Sesap aumenta vigilância para Febre do Oropouche no RN

Sesap aumenta vigilância para Febre do Oropouche no RN

Pasta intensifica ações de monitoramento e prevenção contra a doença

Desde o fim de maio, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte tem reforçado a vigilância contra a Febre do Oropouche. Em resposta ao cenário nacional, com 16 estados confirmando casos, o Laboratório Central do RN (Lacen-RN) iniciou em junho a testagem de amostras aleatórias de casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus.

Até o momento, não há casos confirmados de Febre do Oropouche no RN. A doença, causada por um arbovírus, apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como dores de cabeça, musculares e articulares, náusea e diarreia. O diagnóstico laboratorial é crucial para o acompanhamento dos casos.

Em junho, a Sesap emitiu uma nota técnica aos municípios potiguares sobre ações de vigilância. Em julho, o Ministério da Saúde também emitiu uma nota técnica sobre a doença. A transmissão ocorre principalmente pelo mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim.

O tratamento inclui repouso e cuidados dos sintomas, com acompanhamento médico. A fase aguda dura de dois a sete dias. As principais medidas de prevenção incluem evitar áreas com maruim, usar roupas protetoras e repelentes, e eliminar criadouros de mosquitos.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo