Iphan embarga obras de requalificação do Centro Histórico de Natal após descoberta arqueológica

Iphan embarga obras de requalificação do Centro Histórico de Natal após descoberta arqueológica

Itens datados dos séculos XVII a XIX foram encontrados durante escavações para nova tubulação

As obras de requalificação do Centro Histórico de Natal foram parcialmente embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após a descoberta de itens arqueológicos significativos. De acordo com o Iphan, os artefatos encontrados datam dos séculos XVII a XIX e estão sendo catalogados.

A intervenção na obra foi documentada em um relatório de vistoria, que detalha a descoberta de um cachimbo holandês, azulejos decorados, fragmentos de vasos ingleses e até vestígios de ossos. Esses itens foram descobertos durante escavações para a instalação de uma nova tubulação na Rua João Pessoa e na Praça Padre João Maria.

A área onde as escavações ocorrem é tombada, e a paralisação das obras foi determinada imediatamente após o Iphan identificar os itens arqueológicos. João Gentil, superintendente do Iphan/RN, explicou que as obras começaram sem o licenciamento e acompanhamento do instituto, resultando em denúncias de moradores sobre a destruição de artefatos arqueológicos.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), responsável pela obra, afirmou que colaborará com a catalogação dos materiais arqueológicos, seguindo as normativas do Iphan. Newton Filho, engenheiro da STTU, mencionou que estão discutindo a metodologia a ser adotada e se decidirão pela continuidade das escavações ou pela conclusão da parte superior da obra, deixando a prospecção arqueológica para um momento posterior.

Essa etapa da obra tem um custo de R$ 2,4 milhões. Mesmo com o embargo, a Prefeitura de Natal planeja concluir o serviço até o fim do ano.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo