Prefeitura de Natal reinicia projeto de proteção costeira após identificação de nova fonte de areia a 10 km da costa
A Prefeitura de Natal retomou, no último sábado (21.set.2024), a obra de engorda da praia de Ponta Negra, um projeto vital para proteger a costa da erosão, após a descoberta de uma nova jazida de areia a cerca de 10 km da costa. A localização exata foi detalhada em um relatório técnico de uma empresa contratada pela Funpec, incluído no processo de licenciamento da obra.
Os estudos da nova área foram realizados entre os dias 12 e 19 de setembro de 2024, e confirmaram a compatibilidade da areia da jazida com a da praia de Ponta Negra, caracterizada por grãos de granulometria média a grossa, essencial para o sucesso da obra. Apesar da descoberta, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) ainda não confirmou se a jazida se encontra dentro da área originalmente licenciada.
A prefeitura, no entanto, justificou a retomada das obras mesmo sem a anuência do Idema, baseando-se em um parecer jurídico da Procuradoria Municipal que argumenta que a situação de emergência causada pelo avanço do mar sobre o Morro do Careca e hotéis da região permite exceções ao processo de licenciamento. A previsão é de que a obra utilize cerca de 1.004.018 m³ de areia, enquanto a jazida tem um volume estimado de 1.500.000 m³, garantindo a continuidade dos trabalhos.
Paralisada desde 3 de setembro, a obra aguardava a conclusão de estudos que assegurassem a qualidade do material a ser utilizado, após a identificação de cascalho nos sedimentos da jazida anterior. Agora, com a nova fonte de areia, o projeto foi reativado, visando mitigar os riscos ambientais e urbanísticos da região costeira.
Foto: Emanuel Amaral/Secom/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.