Com mais de 4 milhões de inscritos, Rio Grande do Norte se destaca entre os estados com nota máxima na redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou 12 notas mil na redação, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (13.jan.2025). Entre os destaques, está um candidato do Rio Grande do Norte, único representante do estado a alcançar a nota máxima na redação.
Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram com dois candidatos cada que atingiram a nota mil. Nos demais estados, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco e São Paulo tiveram um representante cada.
Rede de ensino e desempenho
Entre os 12 estudantes com nota máxima, 11 frequentaram escolas particulares, enquanto apenas um aluno, do estado de Minas Gerais, foi da rede pública de ensino. Em comparação, o Enem de 2023 registrou 60 estudantes com nota mil, demonstrando uma redução significativa neste ano.
No Rio Grande do Norte, além da nota mil, 74 estudantes obtiveram resultados entre 980 e 1.000 pontos na redação, reafirmando o bom desempenho dos candidatos do estado.
Dados do Enem 2024
- Inscritos: Mais de 4,3 milhões de estudantes.
- Abstenção: 26,5% dos candidatos não compareceram aos dois dias de prova, a menor taxa das últimas três edições.
- Nota média: 546 pontos, superior à média de 543 do ano anterior.
Estados com notas mil na redação
- Alagoas: 1
- Ceará: 1
- Distrito Federal: 1
- Goiás: 1
- Maranhão: 1
- Minas Gerais: 2
- Pernambuco: 1
- Rio de Janeiro: 2
- Rio Grande do Norte: 1
- São Paulo: 1
Resultados do Enem 2024 já estão disponíveis na Página do Participante
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser acessados de forma individual por meio da Página do Participante. O usuário deve utilizar o login do Gov.br, com CPF e senha.
Após a divulgação das notas, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, responsável pela realização do exame, apresenta instabilidade.
Ao todo, 4,3 milhões de pessoas se inscreveram para as provas, que foram aplicadas em 3 e 10 de novembro do ano passado.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil / Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.