mobilidade

Transporte intermunicipal volta a circular após acordo mediado pelo Governo do RN

Transporte intermunicipal volta a circular após acordo mediado pelo Governo do RN

Acordo prevê retomada da circulação de ônibus e mesa permanente de negociação até sexta-feira

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte intermediou, na tarde desta segunda-feira (6), uma reunião entre representantes dos trabalhadores e das empresas do transporte intermunicipal da Região Metropolitana de Natal, resultando na suspensão da paralisação e na retomada imediata da circulação dos ônibus.

Participaram do encontro o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN), Natécia Nunes, o procurador-geral adjunto do Estado, José Santana, além de representantes do Sindicato dos Rodoviários (Sintro/RN), da Fetronor e empresários do setor.

Durante a reunião, foi pactuada a suspensão do movimento paredista, a retomada das operações e a instalação de uma mesa permanente de negociação. O objetivo é construir uma solução consensual até a próxima sexta-feira (11). Também foi acordada a suspensão das demissões anunciadas pelas empresas e a regularização do pagamento dos salários dos trabalhadores.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, destacou o papel do diálogo na condução das negociações e na retomada do serviço. Segundo ele, o Governo atuou como mediador entre as partes e como representante do Estado, responsável pela concessão do serviço de transporte intermunicipal.

De acordo com o secretário, a paralisação foi suspensa a partir do entendimento firmado durante o encontro, com o compromisso de continuidade das negociações. A mesa permanente deverá discutir medidas que assegurem o funcionamento do sistema e os direitos dos trabalhadores.

Raimundo Alves também afirmou que não há débitos do Estado relacionados à gratuidade de passagens no sistema de transporte. Segundo ele, a legislação vigente não define de forma objetiva o modelo de compensação financeira, tema que será discutido nas reuniões previstas.

O secretário informou ainda que o Governo possui políticas de apoio ao setor e que irá avaliar alternativas em conjunto com as partes envolvidas. Entre os fatores citados nas discussões está o impacto do aumento no preço do óleo diesel, apontado como um dos elementos que influenciam a situação do sistema.

Representando os trabalhadores, o dirigente sindical Júnior Rodoviário confirmou o acordo estabelecido durante a reunião e a decisão da categoria de retomar as atividades. Segundo ele, a suspensão da paralisação ocorre com o compromisso das empresas de regularizar os salários e suspender as demissões anunciadas.

Com o entendimento firmado, os ônibus intermunicipais voltaram a circular, restabelecendo o atendimento à população da Região Metropolitana de Natal. As negociações seguem até a definição de uma solução para as demandas apresentadas por trabalhadores e empresas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Transporte intermunicipal volta a circular após acordo mediado pelo Governo do RN Read More »

Assembleia Legislativa aprova projeto de repactuação do contrato da Arena das Dunas

Assembleia Legislativa aprova projeto de repactuação do contrato da Arena das Dunas

Projeto visa ajustar condições financeiras e operacionais para garantir a sustentabilidade da concessão

Na sessão plenária desta terça-feira (16), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovaram o projeto de lei que autoriza a repactuação do contrato de concessão da Arena das Dunas. A medida tem como objetivo alterar as condições financeiras e operacionais do contrato de concessão da arena, a fim de garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo.

O projeto foi tramitado em regime de urgência e, conforme o Executivo estadual, a repactuação é necessária para ajustar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A proposta prevê a reorganização das contraprestações públicas mensais e a utilização de recursos do fundo garantidor, como parte das medidas para viabilizar a concessão.

De acordo com o governo estadual, a alteração do contrato visa assegurar a continuidade e a viabilidade da Arena das Dunas, considerada um patrimônio importante para o Rio Grande do Norte, especialmente em eventos esportivos e culturais. A repactuação do contrato busca corrigir distorções e garantir que as condições da concessão sejam mantidas favoráveis ao longo do tempo.

Durante a mesma sessão, a Assembleia Legislativa também aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2026, bem como outras 15 matérias que estavam na pauta do dia. As propostas aprovadas abrangem diversas áreas, incluindo saúde, segurança pública, educação, cultura, meio ambiente, mobilidade e finanças públicas. Entre elas, estão projetos de lei e requerimentos de iniciativa tanto do Poder Executivo quanto do Legislativo.

Foto: Arena das Dunas/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assembleia Legislativa aprova projeto de repactuação do contrato da Arena das Dunas Read More »

Programa Despoluir encerra 2025 com resultados inéditos e maior alcance ambiental no Nordeste

Programa Despoluir encerra 2025 com resultados inéditos e maior alcance ambiental no Nordeste

Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

O Programa Despoluir, coordenado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), encerra o ano de 2025 com resultados expressivos e expansão significativa de suas ações ambientais. Responsável por promover sustentabilidade no setor de transporte de passageiros e cargas, o programa registrou marcas históricas, com mais de 22 mil avaliações de emissões veiculares, além do fortalecimento de iniciativas educativas nos três estados atendidos: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Ao longo do ano, as equipes técnicas do Despoluir ampliaram o atendimento presencial às empresas, reforçando práticas de redução de poluentes, conscientização ambiental e eficiência energética nas frotas. O conjunto das ações contribuiu diretamente para uma operação mais limpa, econômica e alinhada às metas ambientais da atividade transportadora.

Segundo a coordenadora do programa, Samara Freire, 2025 foi um marco para o avanço das políticas ambientais no setor. “2025 foi um ano de consolidação e inovação. O Despoluir reafirmou seu papel fundamental no cuidado com o meio ambiente e no apoio às empresas, ampliando resultados e reforçando a importância do transporte sustentável na região”, destacou.

Para Samara Freire, os resultados acumulados reforçam o impacto positivo do Despoluir: “O alto número de aferições e aprovações comprova que o programa tem feito a diferença para o meio ambiente, garantindo que os veículos avaliados operem dentro dos padrões técnicos e sem contribuição relevante para a poluição atmosférica.”

O Programa Despoluir

Criado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Despoluir é considerado o maior programa ambiental da iniciativa privada no Brasil e é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como promotor da sustentabilidade. Seu objetivo é reduzir os impactos ambientais do transporte e disseminar práticas responsáveis entre empresas e trabalhadores.

Desde sua criação, o programa acumulou mais de 4 milhões de avaliações veiculares em todo o país, envolvendo mais de 55 mil transportadores. Além das aferições, também desenvolve ações de capacitação, disseminação de boas práticas, orientações técnicas e atividades voltadas à educação ambiental.

Expansão e impacto em 2025

Com a ampliação das atividades em 2025, o Despoluir reforçou sua presença em empresas de pequeno, médio e grande porte, integrando ações de campo, oficinas educativas e atendimento especializado. O aumento no número de avaliações veiculares e a realização de campanhas educativas ampliaram o impacto do programa, contribuindo para:

  • Redução de emissões atmosféricas;
  • Melhoria da qualidade do ar nas cidades;
  • Diminuição do consumo de combustível;
  • Prolongamento da vida útil dos veículos;

Promoção de uma cultura de responsabilidade socioambiental no setor.

A FETRONOR destaca que o esforço conjunto entre empresas, equipes técnicas e parceiros institucionais permitiu a consolidação de mais um ciclo de ações em defesa da sustentabilidade e da qualidade de vida no transporte brasileiro.

O Programa Despoluir segue, em 2026, reafirmando seu compromisso com uma mobilidade cada vez mais limpa, eficiente e sustentável.

Foto: João Vital/Augusto Ratis/Divulgação

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Programa Despoluir encerra 2025 com resultados inéditos e maior alcance ambiental no Nordeste Read More »

Faltam calçadas em mais de 26% dos domicílios em favelas do RN, aponta IBGE

Faltam calçadas em mais de 26% dos domicílios em favelas do RN, aponta IBGE

Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (5) revela um grave problema de infraestrutura urbana nas favelas e comunidades do Rio Grande do Norte: 26,29% dos domicílios nesses locais não possuem calçadas ou áreas de passeio para pedestres. Fora das favelas, o índice é menor, porém ainda preocupante, chegando a 9,82%.

Os dados fazem parte do estudo Entorno de Favelas e Comunidades Urbanas, produzido a partir do Censo Demográfico 2022. No estado, agentes do IBGE mapearam áreas de cinco municípios onde foram identificadas favelas: Natal, Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Mossoró.

Extremoz registra pior situação

Entre as cidades potiguares analisadas, Extremoz apresentou o maior percentual de domicílios em favelas sem calçadas: 35,42%. Curiosamente, o município também foi o único em que o índice fora das favelas é ainda maior — 36,42%.

Natal aparece com 27,92% dos domicílios em favelas sem calçadas, ocupando a 6ª posição entre as capitais brasileiras com melhores índices. No extremo oposto do país, Campo Grande (MS) registrou o pior cenário, com 93,54%.

Obstáculos dificultam circulação e acessibilidade

O estudo também avaliou as condições das calçadas existentes. No Rio Grande do Norte, 65,62% das calçadas de favelas possuem algum tipo de obstáculo, o que compromete a circulação de pedestres — especialmente idosos, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Esses obstáculos incluem:

  • Árvores, arbustos e galhos,
  • Postes, placas e equipamentos urbanos,
  • Buracos, desníveis e pavimentação danificada,
  • Entradas irregulares para veículos.

Entre os municípios analisados, Mossoró lidera com o pior índice: 82,69% das calçadas em favelas apresentam obstáculos. Em seguida aparecem:

  • São Gonçalo do Amarante – 77,21%
  • Parnamirim – 73,44%
  • Extremoz – 64,58%
  • Natal – 62,75%

Estudo reforça urgência em investimentos urbanos

O levantamento evidencia a necessidade de políticas públicas voltadas à mobilidade, acessibilidade e infraestrutura básica em áreas urbanas vulneráveis. A ausência de calçadas padronizadas e a presença de obstáculos afetam diretamente a segurança, o deslocamento diário e a qualidade de vida dos moradores.

O estudo completo pode ser consultado no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Faltam calçadas em mais de 26% dos domicílios em favelas do RN, aponta IBGE Read More »

Criminosos usam patinetes alugados com cartões clonados para traficar drogas em Natal

Criminosos usam patinetes alugados com cartões clonados para traficar drogas em Natal

Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

Uma nova polêmica cerca o sistema de patinetes elétricos compartilhados de Natal. Criminosos estão utilizando cartões de crédito clonados para alugar os veículos e realizar tráfico de drogas em diferentes regiões da capital potiguar, de acordo com informações do 1º Batalhão da Polícia Militar e divulgadas pelo Portal da Tropical.

Segundo a empresa responsável pela operação, cerca de 500 patinetes foram alugados de forma irregular nas últimas 24 horas, todos com dados de um mesmo cartão clonado. Os casos se concentram principalmente nos bairros Ponta Negra, Rocas e Mãe Luíza, áreas de maior uso dos equipamentos.

Durante um patrulhamento na madrugada desta segunda-feira (27), policiais militares abordaram um adolescente de 17 anos trafegando em um dos patinetes na Avenida José Bento, no bairro Alecrim. Com ele, foram encontrados entorpecentes e dinheiro fracionado. O jovem confessou que utilizava o veículo para entregar drogas e admitiu ter feito o aluguel com cartão clonado.

A empresa operadora confirmou o golpe e afirmou que está colaborando com as autoridades para identificar os responsáveis e reforçar os mecanismos de segurança. O caso foi encaminhado à Delegacia de Plantão da Zona Sul, que dará continuidade às investigações.

Como funciona o sistema de patinetes em Natal

O serviço de patinetes elétricos compartilhados foi lançado em Natal no fim de semana de 21 de setembro, em fase experimental, dentro da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro.

Operado pela empresa Jet, o sistema disponibilizou 600 equipamentos com rastreamento por GPS, freios, campainha, faróis de LED e limite de velocidade de 20 km/h. A proposta era incentivar a mobilidade sustentável e ampliar as opções de micromobilidade urbana em sintonia com o Plano Cicloviário de Natal, que já conta com mais de 113 km de malha cicloviária.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e a Secretaria de Parcerias e Inovação (Sepae) ficaram responsáveis pela fiscalização e regulamentação do uso, que deveria obedecer a regras básicas — como uso por maiores de idade, proibição de transporte de cargas ou passageiros, e circulação apenas em ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas.

Irregularidades e mau uso preocupam autoridades

Desde o início da operação, a Prefeitura já havia alertado sobre o uso incorreto dos patinetes, que vinha gerando reclamações de moradores e usuários nas redes sociais.

Em alguns casos, veículos foram deixados em locais inadequados, dificultando a circulação de pedestres. Outros foram usados em vias não permitidas, ou até mesmo sob efeito de álcool — o que é expressamente proibido.

De acordo com a diretora de Fiscalização e Vistoria da STTU, Emily Vasconcelos, há um mapa de circulação no aplicativo, indicando as zonas liberadas e restritas. “A prioridade é sempre o uso dentro das ciclofaixas que temos disponíveis na cidade”, afirmou à época do lançamento.

A gerente da Jet, Eduarda Brito, explicou que os pontos de estacionamento estão marcados no aplicativo e que retirar o patinete de áreas permitidas faz com que o veículo trave automaticamente.

Empresa promete reforçar segurança e monitoramento

Com a descoberta das fraudes com cartões clonados, a Jet informou que está adotando novas medidas de rastreamento e verificação de dados, incluindo bloqueio preventivo de contas suspeitas e cruzamento de informações com operadoras de cartão.

A empresa também destacou que todos os veículos são monitorados em tempo real por GPS, o que deve facilitar a identificação das rotas usadas pelos criminosos.

A STTU, por sua vez, afirmou que o caso será analisado junto às forças de segurança e que a prefeitura “mantém diálogo constante com a operadora para garantir que o serviço não seja desvirtuado de sua finalidade original”.

O projeto que nasceu para a mobilidade sustentável

O serviço de patinetes foi inicialmente recebido como uma inovação no transporte urbano da capital, integrando o programa Conexão ODS, voltado à sustentabilidade e ao desenvolvimento urbano moderno.

Com a recente onda de crimes envolvendo o sistema, cresce o debate sobre segurança digital, fiscalização e controle de usuários em plataformas de micromobilidade.

Enquanto a investigação prossegue, autoridades reforçam o alerta: o uso de dados falsos ou clonados para acessar o serviço é crime de estelionato, sujeito a penas previstas no Código Penal.

Foto: Reprodução / Arquivo

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criminosos usam patinetes alugados com cartões clonados para traficar drogas em Natal Read More »

Tarifas do transporte intermunicipal no RN sofrem reajuste de 5,35% a partir deste domingo (20)

Tarifas do transporte intermunicipal no RN sofrem reajuste de 5,35% a partir deste domingo (20)

Portaria do DER-RN define novos valores com base na inflação e em acordo firmado com entidades do setor

Usuários do transporte público intermunicipal no Rio Grande do Norte devem se preparar para um reajuste médio de 5,35% nas tarifas a partir deste domingo, 21 de julho. A atualização dos valores foi oficializada por meio da Portaria nº 0029/2025-DG, publicada neste sábado (20.jul.2025) no Diário Oficial do Estado (DOE), pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN).

O reajuste foi definido com base na inflação registrada entre julho de 2024 e junho de 2025 e decorre de um acordo firmado em janeiro de 2023 entre o DER-RN e entidades representativas do setor privado do transporte público coletivo. O acordo considerou dados de um estudo elaborado em parceria com a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern), que apontou uma defasagem de 50,42% nos valores das tarifas à época.

A medida afeta apenas o transporte intermunicipal. As tarifas do sistema urbano de Natal permanecem inalteradas.

Detalhes da nova estrutura tarifária

De acordo com a portaria, permanecem as tarifas únicas e fixas do Anel I, que seguem equiparadas ao valor da tarifa técnica do transporte urbano da capital. Para os serviços semiurbanos da Região Metropolitana de Natal, no Anel II, as tarifas foram definidas conforme níveis de distância, da seguinte forma:

Nível – Quilometragem (Km) – Tarifa (R$)
1 – 11,55 a 20,37 – 5,50
2 – 20,38 a 29,77 – 5,80
3 – 29,78 a 38,02 – 7,65
4 – 38,03 a 44,50 – 9,60

Além disso, para algumas linhas específicas, foram estabelecidas tarifas diferenciadas com base em características como origem, destino e tipo de carregamento. Entre os destaques:

Linha Natal – São José de Mipibu (via Túnel da UFRN): R$ 8,45
Linha Natal – Barra do Rio (via Contendas): R$ 7,00

Para as linhas alimentadoras e transversais, o cálculo da tarifa será feito com base na quilometragem percorrida e um coeficiente quilométrico estabelecido em R$ 0,2645511, referente ao pavimento tipo asfalto.

O reajuste também se aplica aos serviços de transporte rodoviário de característica convencional, com base no mesmo coeficiente e percentual médio de 5,35%.

Regras específicas e cláusulas adicionais

Segundo o texto da portaria, caso haja um aumento na tarifa técnica do sistema urbano de Natal que reduza a diferença entre esta e a tarifa do Anel II – Nível 1 a menos de 5%, o DER-RN poderá aplicar um acréscimo automático de 5% à nova tarifa urbana para manter a margem mínima de diferença.

As tarifas do serviço opcional regular também deverão acompanhar os mesmos valores do transporte regular, respeitando par origem/destino e similaridade de itinerário.

Qualquer pedido de promoção tarifária, de caráter eventual ou extraordinário, deverá ser previamente analisado pela Diretoria de Transportes do DER-RN, seguindo a política tarifária vigente e assegurando o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

Vigência

A nova estrutura tarifária entra em vigor neste domingo, dia 21 de julho de 2025, com a revogação das disposições contrárias. O documento completo com os detalhes das faixas tarifárias, coeficientes e regras aplicáveis está disponível no Diário Oficial do Estado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tarifas do transporte intermunicipal no RN sofrem reajuste de 5,35% a partir deste domingo (20) Read More »

Empresas aceitam reajuste e greve dos rodoviários intermunicipais no RN é cancelada

Empresas aceitam reajuste e greve dos rodoviários intermunicipais no RN é cancelada

Categoria havia aprovado proposta em assembleia; transporte segue operando normalmente após acordo entre Sintro e Setrans

O início da greve dos trabalhadores do transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte foi cancelado após os empresários do setor aceitarem a proposta de reajuste salarial e de benefícios aprovada previamente pela categoria em assembleia.

A confirmação foi feita pelo secretário-geral do Sindicato dos Rodoviários do Estado (Sintro/RN), Arnaldo Dias, após a segunda rodada de negociação com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do RN (Setrans), realizada na noite de quarta-feira (16.jul.2025).

Segundo o Sintro, a reunião que selou o acordo contou com a mediação do Ministério do Trabalho. “Fizemos um acordo, a greve está encerrada e o transporte roda normalmente amanhã. Foi um acordo que a categoria tinha aprovado em assembleia, mas os empresários ainda não estavam aceitando. Mas, na audiência de hoje, eles cederam e aceitaram a proposta”, informou Arnaldo Dias.

O edital de greve havia sido publicado no sábado (12), com previsão de paralisação a partir de terça-feira (15.jul). No entanto, a pedido do Ministério do Trabalho, a categoria suspendeu temporariamente o movimento para viabilizar uma nova rodada de negociação, o que ocorreu na quarta-feira.

A convenção coletiva acordada entre as partes tem validade de 24 meses. O documento estabelece os seguintes direitos e reajustes para motoristas e manobreiros:

Reajuste salarial

  • A partir de 01/06/2025: salário passa para R$ 2.583,37 (+5,53%)
  • Em abril de 2026: novo reajuste de 0,67%, elevando o salário para R$ 2.600,00

Vale-refeição

  • Em 2025: reajuste de 13,6%, passando para R$ 500,00
  • Em 01/05/2026: novo valor de R$ 550,00

Plano de saúde

  • Aumento de 15,5% em janeiro de 2026
  • Reajuste de até 10% em janeiro de 2027

Outros benefícios

  • Abono de até três dias no vale-refeição mediante apresentação de atestado pela Hapvida
  • Empresas arcarão com custos de renovação da CNH e exame toxicológico para motoristas e manobreiros efetivos

Pagamento de retroativos

  • Folha de julho: R$ 2.583,37 + R$ 67,68 = R$ 2.651,05
  • Folha de agosto: R$ 2.583,37 + R$ 67,68 = R$ 2.651,05

Com a formalização do acordo, o transporte intermunicipal no estado segue funcionando normalmente nesta quinta-feira (17), sem alterações nos horários e itinerários das linhas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Empresas aceitam reajuste e greve dos rodoviários intermunicipais no RN é cancelada Read More »

Semana Santa impulsiona transporte aéreo e rodoviário no RN com mais de 200 voos e aumento de 28% na demanda de ônibus

Semana Santa impulsiona transporte aéreo e rodoviário no RN com mais de 200 voos e aumento de 28% na demanda de ônibus

Movimentação no Natal Airport e no transporte intermunicipal reflete alta no turismo e demanda por viagens no feriadão de Páscoa e Tiradentes

O Rio Grande do Norte registra aumento expressivo na movimentação de passageiros durante o feriadão de Semana Santa e Tiradentes, entre os dias 17 e 21 de abril de 2025. A demanda ampliada atinge tanto o transporte aéreo, com operações no Aeroporto Internacional de Natal, quanto o sistema rodoviário intermunicipal, que projeta crescimento de até 28% no fluxo de usuários.

Natal Airport programa mais de 200 voos

De acordo com dados da Zurich Airport Brasil, operadora do Natal Airport, estão programados 202 voos para o período do feriadão, sendo 190 operações domésticas e 12 internacionais. Para atender à elevação no número de passageiros, o terminal contará com 16 voos extras com origem ou destino em cidades estratégicas como Guarulhos (SP), Confins (MG), Recife (PE), Viracopos (SP) e Belém (PA).

A movimentação reforça a importância do aeroporto potiguar como ponto de conexão regional e nacional durante datas de maior fluxo, contribuindo para o turismo e a economia local. As operações seguem monitoradas para garantir fluidez nos embarques e desembarques, além do atendimento aos protocolos operacionais.

Transporte rodoviário intermunicipal cresce 28%

O transporte rodoviário intermunicipal do estado também recebe reforço. Segundo a Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), a previsão é de um aumento de até 28% no número de passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior. A operação especial foi organizada com antecedência, a partir da análise da procura nas principais rotas do estado.

Para absorver a demanda, 32 ônibus extras foram disponibilizados pelas empresas associadas, com início da operação na quarta-feira (16.abr.2025) e maior concentração de viagens na quinta-feira (17), véspera do feriado nacional. A associação destaca que a segunda-feira (21.abr) será também feriado de Tiradentes, ampliando o período de deslocamento dos viajantes.

As regiões com maior volume de embarques foram o Seridó, com destaque para os municípios de Currais Novos, Pau dos Ferros e Parelhas, além de Mossoró, na região Oeste, e Macau, no litoral. A Transpasse informa que os ônibus extras estão sendo direcionados conforme a demanda em tempo real, com possibilidade de reforços adicionais até o domingo de Páscoa.

Planejamento e fiscalização

De acordo com o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, o planejamento da operação especial foi feito em parceria com o terminal Rodoviário de Natal e o Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN). A estrutura inclui medidas para garantir mais conforto e segurança aos usuários.

A movimentação de passageiros nos guichês da associação já apresentava crescimento desde a segunda semana de abril. Esse cenário permitiu uma leitura antecipada da demanda, possibilitando o planejamento da frota e horários com maior precisão.

“Monitoramos o aumento de interesse nas rotas e reforçamos a frota com antecedência, garantindo maior capacidade de atendimento especialmente para as regiões com histórico de alta demanda”, afirmou Oliveira.

A orientação da associação aos passageiros é que antecipem a compra das passagens e cheguem com antecedência ao terminal para evitar filas. As empresas continuam monitorando o fluxo e poderão adicionar novos veículos conforme necessário.

Integração e foco na mobilidade

Tanto o transporte aéreo quanto o rodoviário no Rio Grande do Norte atuam com operações reforçadas neste feriado prolongado, refletindo uma tendência nacional de aumento na procura por deslocamentos regionais. A integração entre operadoras, órgãos reguladores e terminais é apontada como essencial para garantir o atendimento à população durante períodos de alta demanda.

O planejamento das viagens, tanto aéreas quanto por ônibus, tem sido estruturado para garantir fluidez, segurança e agilidade no embarque dos passageiros, alinhando a operação com o crescimento da atividade turística e o fortalecimento da mobilidade no estado.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN / Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Semana Santa impulsiona transporte aéreo e rodoviário no RN com mais de 200 voos e aumento de 28% na demanda de ônibus Read More »

Projeto da UFRN oferece reabilitação gratuita para pós-covid-19

Projeto da UFRN oferece reabilitação gratuita para pós-covid-19

Iniciativa inspirou lei estadual que garante reabilitação pós-covid no RN

O projeto de extensão Caminágua, vinculado ao Departamento de Educação Física da UFRN, oferece reabilitação gratuita para pessoas com sequelas motoras há mais de duas décadas. Coordenado pelo professor Raimundo Nonato Nunes, o programa atende pacientes com dificuldades de locomoção, incluindo aqueles afetados pela covid-19.

Em 2024, a experiência do Caminágua contribuiu para a criação da Lei Estadual nº 11.980/2024, que instituiu um programa de reabilitação pós-covid-19 no Rio Grande do Norte. A legislação prevê atividades físicas especializadas para recuperação de sequelas respiratórias e motoras, além de parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil.

Metodologia baseada em exercícios aquáticos

O Caminágua utiliza uma metodologia fundamentada em exercícios aquáticos, auxiliando na recuperação da mobilidade, fortalecimento muscular e reeducação postural. Entre os beneficiados estão pacientes em recuperação pós-AVC, indivíduos com Parkinson e Alzheimer, além de idosos com limitações motoras.

Para Felipe Gabriel Teixeira, estudante de Biomedicina e integrante do projeto, a iniciativa tem um impacto significativo na qualidade de vida dos participantes, especialmente idosos.

Como participar do projeto

Interessados podem se inscrever na área da Piscina Semiolímpica da UFRN, de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h. A TV Universitária (TVU/UFRN) produziu uma reportagem sobre o projeto, disponível para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho.

Foto: Divulgação Caminágua – SIGAA/UFRN / Wallacy Medeiros / Cícero Oliveira – Agecom/UFRN / Divulgação Caminágua – SIGAA/UFRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto da UFRN oferece reabilitação gratuita para pós-covid-19 Read More »

5 benefícios dos tablets Samsung para empresas

5 benefícios dos tablets Samsung para empresas

Segurança, durabilidade e alto desempenho são alguns dos diferenciais dos tablets da linha Galaxy para contribuir com produtividade em negócios de pequeno, médio e grande porte

Conhecidos pela mobilidade graças ao design fino e leve, os tablets do Ecossistema Samsung também entregam segurança elevada, robustez e durabilidade, desempenho avançado e uma integração única com outros dispositivos do portfólio da marca. Com esses e outros diferenciais, eles se tornam grandes aliados nas rotinas de trabalho, inclusive as mais intensas, com deslocamentos frequentes, cronogramas imprevisíveis e ambientes que podem apresentar condições adversas, com maior risco de quedas e impactos em geral.

“O portfólio de tablets da Samsung reflete o compromisso da empresa em oferecer soluções inteligentes para contribuir com negócios de diferentes tamanhos. Disponibilizando modelos que atendem ao mercado B2B em termos de segurança, durabilidade e robustez, além de um desempenho único para acompanhar toda a jornada de trabalho com eficiência e mobilidade, nós estamos sempre em busca de desenvolver serviços e produtos capazes de otimizar rotinas de trabalho nos mais diversos ambientes corporativos”, afirma Kauê Melo, diretor da divisão de B2B da Samsung Brasil.

Veja abaixo detalhes de como os diferentes tablets Samsung podem contribuir com a produtividade dos funcionários em sua empresa.

Segurança

A proteção de dados e informações sensíveis é um compromisso da Samsung direcionado a todos os perfis de usuários. E para entregar um nível de segurança avançado em diferentes ambientes de conexão, a marca disponibiliza em seus dispositivos a ferramenta de proteção Samsung Knox, incluindo os modelos da série Galaxy Tab S10 e o Galaxy Tab Active5. A plataforma foi desenvolvida para proteger os aparelhos Samsung por meio de um conjunto abrangente de soluções avançadas de segurança.

Suportados por soluções avançadas de hardware, os recursos de segurança do Samsung Knox protegem os tablets da sua empresa desde que o dispositivo é ligado, com proteção para uma inicialização segura, criptografia de dados em várias camadas, além das proteções convencionais, como senhas, biometria, PINs, chaves criptográficas, oferecidas pelo Knox Vault1.

Além disso, dentro do Samsung Knox existe a solução Knox Suite, que oferece uma proteção robusta para simplificar os fluxos de trabalho das equipes de TI, fornecendo informações úteis para elevar a eficiência e produtividade com total segurança. Um exemplo disso é o Gerenciamento de Ativos, recurso fundamental para que as equipes de TI acessem os dispositivos da empresa a fim de localizar, monitorar e até bloquear aparelhos quando necessário. O Knox Suite é reconhecido por mais de 35 mil companhias em 134 países, atendendo a empresas de todos os portes, desde pequenas startups a multinacionais. Clique aqui para saber mais.

Performance

Rotinas mais intensas de trabalho podem exigir alto desempenho de dispositivos eletrônicos, seja para abrir programas pesados ou para gerir um alto volume de documentos e arquivos. Pensando nisso, a Samsung lançou o Galaxy Tab S10 Ultra, um modelo topo de linha entre os tablets premium da marca, para elevar a produtividade no dia a dia de trabalho. Oferecendo 18% mais performance2 na CPU, 28% na GPU e 14% na NPU em comparação ao modelo anterior, o Galaxy Tab S10 Ultra entrega maior capacidade de processamento inclusive para atender aos recursos de inteligência artificial. Além disso, o dispositivo acompanha a caneta S Pen na caixa, junto à uma capa teclado para maximizar a versatilidade do dispositivo e a produtividade em tarefas de rotina, como assinatura de documentos, memorandos e criação de documentos extensos.

Robustez

Para ambientes que exigem equipamentos robustos, como estoques, centros de distribuições, fábricas, forças de segurança e obras, a Samsung oferece o Galaxy Tab Active5. O dispositivo conta com certificação militar MIL-STD-810H e classificação IP68, que atesta sua resistência à água, quedas e poeira3. Além de oferecer durabilidade, o modelo ainda conta com sistema antichoque, podendo ser utilizado inclusive em ambientes úmidos. A resistência do dispositivo é garantida também para sanitizantes, possibilitando limpeza eficaz para ambientes controlados. Já sua tela, que é sensível ao toque mesmo quando o usuário estiver usando luvas, é composta pelo vidro temperado com tecnologia Corning® Gorila® Glass 5, e seus botões físicos na parte frontal facilitam a operação mesmo em condições extremas. Já para ocasiões em que se faz necessária, a S Pen fica acoplada a capa de proteção do dispositivo para assinaturas, vistos ou checklists.

Mobilidade

Algumas rotinas de trabalho podem exigir um deslocamento frequente, seja para reuniões e viagens a trabalho ou para acompanhar o andamento de obras, por exemplo. Nesse sentido, é importante contar com dispositivos que ofereçam diferenciais em termos de design, com peso e tamanho reduzidos sempre que possível. No caso da série Galaxy Tab S10, composta pelos modelos Galaxy Tab S10 Ultra e Galaxy Tab S10+, os modelos pesam 718g e 571g4, respectivamente, além de terem cerca de 5,4mm e 5,6mm de espessura. Além da mobilidade elevada, as telas de 14,6 e 12,4 polegadas5 entregam tecnologia antirreflexo, que favorece a visualização da imagem independentemente do ângulo da luz incidente sobre a tela.

Ecossistema

Por fim, a conectividade elevada com os demais dispositivos do Ecossistema é uma importante aliada para otimizar a rotina de trabalho. Utilizando seu Galaxy Tab de forma integrada com os notebooks da família Galaxy Book4 e smartphones B2B da série Galaxy S24 FE, é possível acionar recursos como o Samsung Studio6, para continuar editando em seu tablet um arquivo que começou a ser trabalhado no notebook ou celular; o Phone Link, para acompanhar, pelo seu Galaxy Tab, os aplicativos e sites navegados recentemente pelo seu smartphone Galaxy ou Galaxy Book; e até o Segunda Tela7, para usar seu smartphone Galaxy como um monitor adicional expandindo a área de visualização do tablet.

E falando em área de visualização, a Samsung ainda oferece uma série de soluções em displays voltados para empresas. Acesse o Portal Samsung para Empresas para obter mais informações sobre produtos que podem ser aplicados ao seu negócio. Já para novidades em produtos e serviços da Samsung, acesse o site oficial e a Samsung Newsroom Brasil.

1 Disponível para as linhas Galaxy S, Galaxy A e Galaxy Tab S. A disponibilidade do Knox Vault pode variar dependendo do modelo.
2 As opções, os recursos, os serviços e a disponibilidade podem variar de acordo com o mercado, a solução de terceiros e/ou o dispositivo.
3 Resistencia a entrada de poeira, Resistencia a jato de água a partir de mangueira de bico de 6,3mm 12,5L/min por 3 minutos. Resistência a queda de 1,8m com a capa protetora ou de 1,5m sem a capa protetora.
4 O peso do dispositivo pode variar de acordo com o mercado.
5 Tela medida na diagonal como um retângulo inteiro sem considerar os cantos arredondados. A área visível real é menor devido aos cantos arredondados
6 Para usar o aplicativo Samsung Studio para PC pode ser necessário atualizar o aplicativo na Microsoft Store.
7 Ambos os dispositivos devem estar conectados à mesma conta Samsung. Requer a linha Galaxy Tab S7 ou posterior e Tab Active4 Pro com One UI 3.1 ou posterior.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED e oferece uma experiência conectada perfeita por meio do seu ecossistema SmartThings e da colaboração aberta com parceiros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

5 benefícios dos tablets Samsung para empresas Read More »

Interbairros de Parnamirim tem frota envelhecida e falhas na acessibilidade

Interbairros de Parnamirim tem frota envelhecida e falhas na acessibilidade

Micro-ônibus antigos e vans ainda circulam, comprometendo transporte inclusivo; Usuários denunciam falta de acessibilidade no transporte municipal

O sistema municipal de transporte Interbairros, em Parnamirim, cidade da Região Metropolitana de Natal, enfrenta problemas que comprometem a mobilidade dos passageiros, especialmente daqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Relatos de usuários apontam que a frota é composta por micro-ônibus antigos e, em alguns casos, até mesmo por vans – veículos que, por suas características, não oferecem acessibilidade adequada.

Após a publicação que destacou a falta de acessibilidade no transporte intermunicipal – envolvendo também linhas de Parnamirim, porém, as que ligam o município à capital – o POR DENTRO DO RN recebeu reclamações de passageiros que também enfrentam problemas com o transporte municipal da cidade.

Embora as leis de acessibilidade no transporte público determinem que toda a frota deve ser adaptada para atender pessoas com deficiência, o Interbairros ainda conta com veículos sem elevadores ou espaço adequado para cadeirantes. A falta de manutenção dos micro-ônibus também agrava a situação, tornando o embarque e desembarque mais difícil até para idosos e gestantes.

Frota envelhecida agrava dificuldades de mobilidade

Outro ponto preocupante é a idade dos veículos em circulação. De acordo com uma pesquisa realizada no portal Ônibus Brasil, que funciona como referência na catalogação dos veículos em todo país, muitos micro-ônibus do sistema Interbairros já ultrapassaram o tempo médio de vida útil recomendado para o transporte público. A operação de veículos com mais de 10 anos sem renovação adequada não apenas compromete a acessibilidade, mas também impacta a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado.

Além disso, a presença de vans no transporte municipal representa um retrocesso em termos de acessibilidade. Por serem veículos menores e não projetados para o transporte público coletivo, as vans dificultam ainda mais o acesso de pessoas com deficiência. O uso desse tipo de veículo já foi amplamente substituído por ônibus adaptados em diversas cidades, mas ainda persiste em Parnamirim, evidenciando a falta de modernização do sistema.

Legislação exige transporte público acessível, mas realidade é diferente

De acordo com as normas federais, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e o Decreto 5.296/2004, todos os veículos de transporte público devem ser acessíveis. No entanto, a permanência de veículos inadequados no Interbairros mostra que essas determinações ainda não são cumpridas integralmente.

A falta de fiscalização e de investimentos na renovação da frota impede que a população tenha acesso a um transporte público de qualidade. Passageiros relatam dificuldades diárias, como a ausência de elevadores, degraus altos nos micro-ônibus antigos e a inexistência de espaço para cadeirantes dentro das vans.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Interbairros de Parnamirim tem frota envelhecida e falhas na acessibilidade Read More »

DNIT interdita agulha de acesso na BR-101 a partir desta quinta (20)

DNIT interdita agulha de acesso na BR-101 a partir desta quinta (20)

Motoristas devem seguir desvio de 900 metros; teste operacional avalia funcionalidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a agulha de acesso localizada no km 98,8 da BR-101/RN-Sul, sentido Natal/Parnamirim, será interditada a partir das 8h desta quinta-feira (20.mar.2025). A interdição, que ocorre após a passarela da Avenida Abel Cabral, deve durar dez dias e tem como objetivo avaliar a funcionalidade da estrutura por meio de um teste operacional.

Inicialmente, o fechamento estava previsto para o sábado (15.mar), mas foi adiado. O DNIT orienta os motoristas a utilizarem o próximo acesso à via principal, localizado a 900 metros da agulha interditada, seguindo pela marginal em direção a Parnamirim. A medida visa garantir a segurança e a eficiência do tráfego na região.

A BR-101 é uma das rodovias mais importantes do Rio Grande do Norte, conectando diversas cidades e facilitando o transporte de cargas e passageiros. O trecho em questão é conhecido por seu alto fluxo de veículos, especialmente durante os horários de pico.

Detalhes sobre a interdição

Durante os dez dias de interdição, equipes do DNIT estarão no local para monitorar o tráfego e garantir que o desvio seja sinalizado de forma adequada. O teste operacional é uma etapa importante para identificar possíveis problemas na estrutura da agulha de acesso e evitar futuras interrupções.

O DNIT reforça a importância de os motoristas planejarem suas rotas com antecedência e seguirem as orientações de trânsito. A interdição pode causar lentidão no trecho, principalmente nos horários de maior movimento.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DNIT interdita agulha de acesso na BR-101 a partir desta quinta (20) Read More »

Trampolim da Vitória disponibiliza 16 ônibus novos com tecnologia Euro 6 na Grande Natal

Trampolim da Vitória disponibiliza 16 ônibus novos com tecnologia Euro 6 na Grande Natal

Novos veículos trazem mais sustentabilidade, acessibilidade e conforto para o transporte intermunicipal

A Trampolim da Vitória, empresa responsável pelo transporte intermunicipal na Grande Natal, acaba de incorporar 16 novos ônibus zero quilômetro à sua frota. Os veículos são equipados com a tecnologia Euro 6, considerada a mais avançada em termos de redução de emissões de poluentes. A iniciativa marca um importante passo para a mobilidade urbana da região, promovendo maior sustentabilidade ambiental e melhorando a qualidade do ar.

A modernização da frota faz parte de um processo contínuo de renovação. Nos últimos dois anos, a empresa já adicionou 50 ônibus novos às suas operações, consolidando a maior renovação de frota da Grande Natal. Com isso, a Trampolim da Vitória reforça seu compromisso com um transporte público mais eficiente, seguro e confortável para os passageiros.

Acessibilidade e tecnologia a bordo

Os novos ônibus atendem a todas as normas de acessibilidade, garantindo maior inclusão e comodidade para todos os usuários. Entre os recursos disponíveis estão elevadores para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de assentos prioritários para idosos, gestantes e autistas.

Além disso, os veículos contam com internet Wi-Fi gratuita, proporcionando maior conectividade durante as viagens. Essa inovação visa melhorar a experiência dos passageiros, que podem aproveitar o tempo de deslocamento para trabalho, estudo ou entretenimento.

Compromisso com a sustentabilidade e o conforto

De acordo com Almir Buonora, diretor da Trampolim da Vitória, a iniciativa reflete o compromisso da empresa em aprimorar constantemente seus serviços. “Sabemos da importância do transporte público na vida das pessoas e, por isso, trabalhamos continuamente para trazer melhorias. Esses novos ônibus representam um avanço significativo na operação, oferecendo mais conforto, eficiência e sustentabilidade para nossos passageiros”, afirmou.

A tecnologia Euro 6, presente nos novos veículos, reduz drasticamente a emissão de gases poluentes, contribuindo para um meio ambiente mais saudável. Essa modernização também impacta positivamente os profissionais do setor, proporcionando melhores condições de trabalho para os motoristas.

Novidades para 2025

A Trampolim da Vitória não para por aí. A empresa já anunciou que continuará investindo na modernização do transporte público, com mais novidades previstas para 2025. O objetivo é oferecer um serviço cada vez mais alinhado às necessidades da população, garantindo conforto, eficiência e inovação.

As ações da empresa reforçam seu papel na mobilidade da Grande Natal, promovendo um transporte público moderno, acessível e sustentável. A expectativa é que a nova frota contribua para uma experiência mais positiva dos passageiros e para a otimização dos serviços oferecidos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trampolim da Vitória disponibiliza 16 ônibus novos com tecnologia Euro 6 na Grande Natal Read More »

Cratera se abre no bairro Rocas em Natal e interdita ruas; itinerários de ônibus são modificados

Cratera se abre no bairro Rocas em Natal e interdita ruas; itinerários de ônibus são modificados

Vazamento em encanamento e chuva intensa causaram buraco que prendeu carro e alterou rotas de ônibus

Uma cratera se abriu no bairro Rocas, localizado na Zona Leste de Natal, na noite do último sábado (8.mar.2025). O buraco, que fica na esquina das ruas Belo Horizonte e Vereador Cauby Barroca, causou a interdição parcial do trecho e a mudança nas rotas de duas linhas de ônibus.

De acordo com relatos de moradores, um carro caiu na cratera durante a madrugada e ficou preso no local. Felizmente, ninguém se feriu no incidente. O veículo foi retirado na manhã de domingo (9), e o local foi isolado com sinalizações e cavaletes pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

A Caern informou que o buraco foi causado por um vazamento no encanamento. Técnicos da companhia estiveram no local no domingo para realizar os reparos necessários. Além disso, a cratera aumentou devido às chuvas que caíram durante a noite e a madrugada na capital potiguar.

Moradores relataram que o cano estourou ainda no sábado, antes da passagem do veículo. Com o problema, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) precisou alterar os itinerários das linhas de ônibus 38 (Planalto/Praia do Meio) e 59 (Guarapes/Praia do Meio), que passam pelo trecho afetado.

A interdição da área e a mudança nas rotas de transporte público causaram transtornos para os moradores e usuários do sistema. A Caern e a STTU continuam monitorando a situação para garantir a segurança no local e a normalização do tráfego.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cratera se abre no bairro Rocas em Natal e interdita ruas; itinerários de ônibus são modificados Read More »

Carnaval 2025 no RN: Transporte Intermunicipal terá aumento de 22% na demanda

Carnaval 2025 no RN: transporte intermunicipal terá aumento de 22% na demanda

Transpasse reforça frota com ônibus extras para atender foliões em polos carnavalescos do estado

O Carnaval de 2025 no Rio Grande do Norte promete movimentar ainda mais o transporte intermunicipal, com um aumento estimado de 22% na demanda de passageiros. A Transpasse, por meio de suas empresas associadas, já se prepara para atender ao fluxo de foliões entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. A expectativa é que a operação especial inclua ônibus extras para garantir o deslocamento seguro e eficiente dos turistas que viajam para os principais polos carnavalescos do estado.

No último Carnaval, em 2024, a Transpasse transportou 7.432 passageiros para diversas cidades do interior potiguar. Para 2025, a meta é superar esse número, ampliando as opções de transporte e reforçando a estrutura operacional. Entre os destinos mais procurados estão Caicó, na região do Seridó, Macau, na região Salineira, e Touros, no Litoral Norte. Além desses, cidades como São Miguel do Gostoso, Zumbi, Maracajaú, Praia da Pipa, Tibau do Sul, Baía Formosa, Barra do Cunhaú, Areia Branca e Apodi também recebem um grande fluxo de turistas durante o período festivo.

O diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, destaca a importância do reforço na operação para garantir a tranquilidade dos foliões. “Ano após ano, percebemos um aumento significativo na movimentação dos passageiros durante o Carnaval. O reforço na operação é essencial para garantir que todos cheguem ao seu destino com segurança e conforto”, afirma.

A operação especial do guichê da Transpasse funcionará diariamente das 4h30 às 22h durante o Carnaval, com ampliação da frequência das viagens e reforço na estrutura para atender a demanda com eficiência. A associação reconhece que a mobilidade intermunicipal é um fator crucial para o sucesso dos eventos carnavalescos, promovendo a integração entre as cidades e fomentando o turismo regional.

“A ampliação da nossa operação reforça nosso compromisso com a mobilidade dos foliões e também com a segurança. Estamos trabalhando para proporcionar uma experiência de transporte eficiente e confortável para todos que vão aproveitar o Carnaval”, acrescenta Wellington Oliveira.

Com o aumento da demanda, o fortalecimento da malha de transporte intermunicipal se torna essencial para garantir que os foliões cheguem aos destinos com segurança e conforto. A expectativa é que o Carnaval 2025 consolide ainda mais o Rio Grande do Norte como um dos principais destinos turísticos do Nordeste durante o período festivo.

Foto: Divulgação/Setrans-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carnaval 2025 no RN: transporte intermunicipal terá aumento de 22% na demanda Read More »

Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, fala sobre o papel público-privado nos desafios do planejamento urbano

Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, fala sobre o papel público-privado nos desafios do planejamento urbano

Por Eduardo Fischer*

Olhando para as cidades brasileiras, vejo que os principais desafios, como mobilidade, saneamento, habitação, educação e segurança, são reflexos de um planejamento urbano inadequado ou tardio. Ao falharmos em alinhar o desenvolvimento das cidades com o ritmo de crescimento populacional, geramos um déficit urbano que repercute em diversas áreas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram registrados mais de 970 mil casamentos no Brasil em 2022, o que, somado ao crescimento natural da população e à formação de novas famílias, reforça a constante necessidade por moradias.

Mas a infraestrutura urbana e a oferta habitacional não acompanham essa demanda. Como consequência, surgem moradias irregulares e informais, sem os requisitos básicos de habitabilidade e segurança, que impõem uma sobrecarga aos serviços públicos. A lentidão da aprovação e a complexidade das regulações afetam o setor de construção civil e retardam a oferta de soluções habitacionais seguras e regulamentadas. Mas é o setor privado que tem um papel fundamental na oferta de moradias, especialmente para as faixas de renda mais baixas, onde a demanda por habitação é maior.

Curitiba, eleita este ano como a comunidade mais inteligente do mundo, é exemplo de planejamento urbano com continuidade e coesão. Independente das mudanças de administração, a cidade mantém um plano urbano de longo prazo, o que assegura uma lógica de desenvolvimento que transcende ciclos eleitorais.

Um exemplo marcante de estratégia de planejamento urbano foi a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) em 1965. Responsável por transformar a identidade da cidade, o IPPUC idealizou marcos importantes como o Teatro Paiol, o primeiro calçadão do Brasil (Rua XV de Novembro) e o emblemático Jardim Botânico. Como um órgão independente, o IPPUC formula e acompanha a implementação de projetos urbanos, assegurando que as políticas públicas tenham uma visão integrada e de longo prazo.

Maringá, também no Paraná, apesar de ser uma cidade jovem, já possui mais de 400 mil habitantes e se destaca por contar com o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), um órgão que colabora na definição de diretrizes de longo prazo. O CODEM é formado por um grupo de cidadãos que ajudam a cidade no planejamento, que é respeitado pelas administrações locais, o que permite que o planejamento urbano da cidade mantenha uma linha contínua, independente das mudanças de governo.

No exterior, a eficiência e a previsibilidade do planejamento urbano são modelos inspiradores. Nos Estados Unidos, por exemplo, os planejamentos são aprovados em meses, permitindo uma rápida execução. Os órgãos reguladores estabelecem normas claras e acessíveis para que o setor privado possa planejar e construir sem demoras excessivas. Esse sistema, além de ágil, é baseado em previsões de crescimento demográfico, seja pela taxa de natalidade ou pela imigração, e permite que a infraestrutura seja desenvolvida antecipadamente, preparando as cidades para atender à população.

A simplificação, padronização e agilização dos processos regulatórios são essenciais para atender à crescente demanda por infraestrutura habitacional e urbana. Essa mudança facilita a atuação do setor privado em projetos habitacionais e de mobilidade, e assegura que as soluções implementadas sejam regularizadas, seguras e acessíveis, contribuindo para a qualidade de vida das populações, especialmente as mais vulneráveis.

*Eduardo Fischer é o CEO da MRV&CO, uma plataforma habitacional composta por marcas que oferecem a solução de moradia adequada para cada necessidade e momento de vida.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO, fala sobre o papel público-privado nos desafios do planejamento urbano Read More »

Carnaval de Natal 2025 terá ônibus gratuitos e linhas especiais

Carnaval de Natal 2025 terá ônibus gratuitos e linhas especiais

Transporte Folião garante conexão entre os principais polos do evento com operação especial de 27 de fevereiro a 5 de março

A Prefeitura de Natal anunciou, nesta sexta-feira (14.fev.2025), que o Carnaval 2025 contará com linhas de ônibus especiais e tarifa zero para os foliões. A operação Transporte Folião ocorrerá de 27 de fevereiro a 5 de março, garantindo conexão entre os polos carnavalescos da cidade.

Linhas especiais e conexão entre os polos

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que as linhas especiais conectarão os principais polos do evento, incluindo serviços expressos e reforço na rede Corujão para atender o público durante a madrugada.

Os foliões que utilizarem as linhas especiais e os ônibus da rede Corujão nos dias de festa terão acesso gratuito ao transporte. No entanto, as linhas convencionais manterão a tarifa normal.

Atendimento aos Polos Largo do Atheneu e Centro Histórico

Os polos Largo do Atheneu e Centro Histórico contarão com três linhas especiais:

  • Corujão A – Rocas/Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Praia do Meio/Zona Norte
  • Corujão O-33 – Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais
  • SE1 – Expresso Zona Oeste – Alecrim/Dix-Sept Rosado/Nossa Senhora de Nazaré/Bom Pastor/KM-06/Cidade da Esperança

A novidade é a linha SE1 – Expresso Centro Histórico/Zona Oeste, criada para facilitar o deslocamento dos foliões da Zona Oeste. A linha realizará 16 paradas e contemplará bairros ao longo do percurso.

Horários e itinerários das linhas especiais

27 de fevereiro:

  • SE1 – Expresso Centro Histórico/Zona Oeste, A e O-33 terão saídas às 1h30 (duas viagens simultâneas por linha).
  • Corujão A: viagens regulares às 23h40.
  • Corujão O-33: saídas às 1h06 e 3h20.

28 de fevereiro a 4 de março:

Todas as linhas da operação sairão dos polos às 0h30 (duas viagens simultâneas).

  • Corujão A: viagens regulares às 23h40 e 1h30.
  • Corujão O-33: saídas às 1h06 e 3h20.

Polo Redinha: Conexão com a Zona Norte

Para atender o Polo Redinha, serão criadas duas linhas especiais:

  • SE2 – Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Pajuçara/Gramoré/Nova Natal
  • SE3 – Redinha/Santarém/Alvorada IV/Jardim Progresso/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros

Essas linhas operarão entre 28 de fevereiro e 5 de março, das 10h às 19h, com intervalos de 30 minutos. Os foliões também poderão utilizar a linha N-08 – Redinha/Mirassol, via Rodoviária.

Polo Nélio Dias: Três linhas especiais para a Zona Norte

Para os shows no Polo Nélio Dias, três linhas especiais serão disponibilizadas entre 28 de fevereiro e 4 de março:

  • SE4 – Nélio Dias/Nordelândia/Jardim Progresso/Alvorada IV/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros
  • SE5 – Nélio Dias/Santarém/Soledade/Panatis/Igapó
  • SE6 – Nélio Dias/Pajuçara/Parque das Dunas/Brasil Novo/Redinha

A linha SE4 operará das 17h às 21h, com intervalos de 30 minutos. Após esse horário, as saídas ocorrerão às 23h30, 0h30, 1h30 e duas às 2h30.

Polo Ponta Negra: Linhas expressas e reforço na rede Corujão

A operação incluirá três linhas expressas para conectar Ponta Negra a diferentes regiões:

  • SE7 – Expresso Ponta Negra/Nova Natal
  • SE8 – Expresso Ponta Negra/Parque dos Coqueiros
  • SE9 – Expresso Ponta Negra/Planalto

As saídas serão às 23h30, 0h30, 1h, 1h30 e duas viagens às 2h30.

Já a rede Corujão contará com:

  • Corujão E – Ponta Negra/Lagoa Nova/Dix-Sept Rosado/Nossa Srª. de Nazaré/Cidade da Esperança/Cidade Nova/Felipe Camarão
  • Corujão N-73 – Santarém/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha

Expresso Interpolos: Conectando os principais polos do Carnaval

A linha SE10 – Expresso Interpolos operará conectando os polos Redinha, Centro Histórico, Largo do Atheneu e Ponta Negra. O serviço funcionará de 28 de fevereiro a 4 de março, das 9h às 21h, com intervalos de 30 minutos e oito paradas estratégicas.

Com essas medidas, a Prefeitura de Natal busca facilitar o deslocamento dos foliões e garantir acesso gratuito ao transporte durante o evento.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carnaval de Natal 2025 terá ônibus gratuitos e linhas especiais Read More »

FETRONOR alerta para impactos do aumento do diesel no transporte coletivo

FETRONOR alerta para impactos do aumento do diesel no transporte coletivo

O novo valor do diesel para as distribuidoras teve um aumento de 6,3%, o equivalente a R$ 0,22 por litro

O setor de transporte público enfrenta um novo desafio desde o último sábado (1º) com o reajuste no preço do diesel anunciado pela Petrobras. A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR manifesta preocupação com os impactos diretos que a medida trará para as empresas de transporte de passageiros.

O novo valor do diesel para as distribuidoras teve um aumento de 6,3%, o equivalente a R$ 0,22 por litro. Com o combustível representando um dos principais insumos do transporte público, a medida resulta em um aumento significativo dos custos operacionais das empresas, que já enfrentam dificuldades econômicas desde a pandemia.

De acordo com a FETRONOR, o reajuste ameaça a sustentabilidade do transporte de passageiros, dificultando a manutenção e ampliação da frota, a melhoria da qualidade do serviço e a manutenção dos empregos no setor. “O transporte público é essencial para a mobilidade urbana e para a economia, e esse aumento no custo do diesel impacta diretamente a qualidade do serviço”, alerta Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR.

A entidade reforça que, sem mecanismos de equilíbrio econômico-financeiro, o setor pode enfrentar dificuldades ainda maiores, comprometendo a qualidade do serviço prestado à população. “É necessário que se discuta soluções que permitam a manutenção do transporte de passageiros como um serviço público essencial, sem que os reajustes penalizem tanto as empresas quanto os clientes”, acrescenta Eudo.

A FETRONOR segue acompanhando a situação e reforça a necessidade de um debate mais amplo sobre a política de preços dos combustíveis e os impactos para setores estratégicos da sociedade.

Sobre a FETRONOR

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR representa as empresas do setor nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, promovendo o desenvolvimento e a melhoria do transporte de passageiros na região.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FETRONOR alerta para impactos do aumento do diesel no transporte coletivo Read More »

Prefeito de Nísia Floresta solicita recuperação de estradas ao DER-RN

Prefeito de Nísia Floresta solicita recuperação de estradas ao DER-RN

Com a solicitação formalizada, a expectativa é de que as demandas sejam atendidas o quanto antes, beneficiando moradores e visitantes de Nísia Floresta e região

O prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos, participou nesta quinta-feira (30) de uma reunião na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN). O encontro contou com a presença do engenheiro Ivens Sátiro, do secretário de Obras e Limpeza Urbana, Walterlei Andrade, da diretora do DER/RN, Natécia Nunes, e do chefe da divisão de conservação e melhoramento do órgão, Wellington Sena.

Na ocasião, o prefeito solicitou a recuperação do asfalto da RN-002, nos trechos de Golandim, Currais e Genipapeiro, além da fiscalização da ponte sobre o Rio Santo Alberto, que liga Nísia Floresta a Georgino Avelino. A solicitação visa garantir melhorias na infraestrutura viária, proporcionando mais segurança e mobilidade para a população.

“A recuperação da RN-002 e a fiscalização da ponte sobre o Rio Santo Alberto são demandas urgentes para nossa cidade. Estamos empenhados em buscar soluções junto ao DER/RN para garantir melhores condições de tráfego e segurança para todos”, destacou o prefeito Gustavo Santos.

Com a solicitação formalizada, a expectativa é de que as demandas sejam atendidas o quanto antes, beneficiando moradores e visitantes de Nísia Floresta e região.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito de Nísia Floresta solicita recuperação de estradas ao DER-RN Read More »

DNIT confirma cronograma de obras de duplicação da BR-304

DNIT confirma cronograma de obras de duplicação da BR-304

Governo do RN e DNIT avançam em projetos de infraestrutura rodoviária que visam melhorar o desenvolvimento regional

Em uma reunião virtual realizada na terça-feira (1°.out.2024), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Oliveira Galvão, detalhou à governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, o andamento dos projetos para a duplicação dos primeiros trechos da BR-304 e a federalização da BR-104. A audiência, que contou também com a presença de secretários estaduais de infraestrutura e transportes, marcou um importante passo para a execução dessas obras que são vistas como cruciais para o desenvolvimento do estado e de regiões vizinhas.

Fabrício Galvão reafirmou o compromisso do DNIT de publicar, ainda em 2024, os editais para a duplicação de trechos da BR-304. Os primeiros trechos a serem contemplados incluem áreas estratégicas para a logística regional, como a que passa pelo município de Macaíba. A duplicação dessa rodovia é aguardada com grande expectativa, já que sua ampliação irá melhorar significativamente o fluxo de veículos e o escoamento de produtos, além de contribuir para a redução de acidentes em uma via que é vital para o transporte no estado.

A governadora Fátima Bezerra enfatizou a importância de garantir que os prazos sejam cumpridos, destacando a parceria entre o Governo do Estado e o governo federal como elemento chave para o sucesso do projeto. “Estamos acompanhando de perto o progresso dessas obras porque entendemos o impacto positivo que elas terão na infraestrutura do nosso estado. A duplicação da BR-304 e a federalização da BR-104 são demandas antigas da população e fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, ressaltou a governadora.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a federalização da BR-104, rodovia que liga Macau (RN) a Maceió (AL), com extensão de 672,3 quilômetros. No trecho do Rio Grande do Norte, a rodovia possui 215 quilômetros, passando por diversas cidades importantes, como Pendências, Afonso Bezerra e Cerro Corá, até alcançar a divisa com a Paraíba, no município de Jaçanã. A federalização dessa via trará uma série de benefícios, incluindo a maior possibilidade de investimentos federais para a manutenção e ampliação da rodovia, o que impactará positivamente a economia local.

O secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, que também participou da reunião, reforçou a relevância da parceria entre os governos estadual e federal para a execução dessas obras. Segundo ele, o diálogo constante entre as esferas governamentais tem sido fundamental para a concretização dos projetos. “Estamos avançando, e em breve esperamos ver os resultados dessas importantes iniciativas que não só melhoram a infraestrutura, mas também geram oportunidades de desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Além das obras na BR-304 e BR-104, o DNIT também está realizando um inventário detalhado dos trechos que serão federalizados, o que permitirá uma gestão mais eficiente da rodovia a longo prazo. Esses projetos integram um conjunto de ações coordenadas para aprimorar a infraestrutura rodoviária no estado e facilitar a mobilidade, não só de veículos de passeio, mas também do transporte de cargas, um fator essencial para o desenvolvimento das regiões atendidas por essas rodovias.

Fotos: Sandro Menezes/Assecom-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DNIT confirma cronograma de obras de duplicação da BR-304 Read More »

Ministro Renan Filho vai entregar obras da Reta Tabajara ainda este mês

Ministro Renan Filho vai entregar obras da Reta Tabajara ainda este mês

Pasta reforça compromisso com infraestrutura rodoviária do Rio Grande do Norte e avança em novos projetos para a BR-304

O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará no Rio Grande do Norte no dia 24 de setembro para entregar oficialmente as obras da Reta Tabajara, um trecho estratégico da BR-304. Além dessa entrega, será lançada a licitação para a travessia urbana de Macaíba, importante obra que visa melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. O anúncio foi realizado após uma reunião entre o ministro, a governadora Fátima Bezerra e representantes do Ministério dos Transportes, em Brasília.

Foto: Fábio Duarte

Renan Filho destacou a relevância da travessia de Macaíba, afirmando que, além de facilitar o acesso ao aeroporto, o projeto deverá ser iniciado ainda no segundo semestre de 2024. O ministro também mencionou a conclusão das obras da Reta Tabajara como um marco para a mobilidade e o desenvolvimento regional.

Durante o encontro, outro ponto relevante foi a duplicação da BR-304, que está incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). A rodovia conecta Natal à divisa com o Ceará e, de acordo com Renan Filho, a licitação para sua duplicação será lançada ainda em 2024, com previsão para início das obras em 2025.

A governadora Fátima Bezerra comemorou os avanços, reforçando o compromisso do governo federal com a melhoria da infraestrutura no estado. Segundo ela, os projetos executivos estão em andamento, garantindo que a licitação seja realizada conforme o cronograma previsto.

Manutenção de rodovias estaduais

Outro tema abordado foi a manutenção das rodovias estaduais RN-233, RN-118 e RN-041, que foram usadas como desvios após o desabamento de um trecho da BR-304 em Lajes, em março de 2024. O secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, informou que essas rodovias receberão recursos para obras de restauro, reforçando a parceria entre os governos federal e estadual.

Foto: Ricardo Botelho/MInfra

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro Renan Filho vai entregar obras da Reta Tabajara ainda este mês Read More »

Obras de duplicação da RN-313 em Parnamirim começam hoje

Obras de duplicação da RN-313 em Parnamirim começam hoje

Intervenções prometem melhorar infraestrutura e mobilidade na Grande Natal

A primeira fase das obras de duplicação da RN-313, em Parnamirim, na Grande Natal, terá início nesta segunda-feira (22.jul.2024). Um trecho da rodovia até a BR-101 será interditado a partir das 7h, e a interdição permanecerá enquanto durarem os serviços.

Para minimizar o impacto no tráfego, a prefeitura de Parnamirim implementou um desvio no local. Motoristas que trafegam no sentido Cajupiranga até a BR-101 deverão desviar pela Rua Campo Azul, seguindo pela Rua Monte Carlos. No sentido contrário, o tráfego seguirá em contrafluxo.

A duplicação da RN-313 é uma obra aguardada pela população local, especialmente pelos moradores dos bairros de Cajupiranga, Pium e Parque das Nações, áreas que têm experimentado significativa expansão territorial e econômica. A obra, com custo estimado em R$ 11 milhões, será financiada com recursos da União e do Finisa, um acordo de crédito entre a prefeitura de Parnamirim e a Caixa Econômica Federal (CEF).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Obras de duplicação da RN-313 em Parnamirim começam hoje Read More »

Rodovias estaduais do RN serão incorporadas à malha federal

Rodovias estaduais do RN serão incorporadas à malha federal

Governadora Fátima Bezerra anuncia federalização de rodovias estaduais para integrar BR-104

O Governo do Rio Grande do Norte deu um passo significativo na melhoria da infraestrutura rodoviária ao autorizar a incorporação de cinco trechos de rodovias estaduais à malha federal. A governadora Fátima Bezerra (PT) formalizou a entrega da documentação ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, permitindo a integração dos trechos à BR-104.

Serão federalizados os trechos das rodovias RN-118, RN-263, RN-104, RN-042 e RN-023, que formarão a nova BR-104. Esta rodovia partirá de Macau, passando por várias cidades até a divisa com a Paraíba, totalizando 215 quilômetros em solo potiguar. A BR-104 conectará as rodovias BR-226, BR-304 e BR-406, facilitando a mobilidade e a integração entre as regiões.

Com 672 quilômetros de extensão, a BR-104 fortalecerá os principais polos econômicos do Nordeste, impulsionando o comércio e o turismo. A inclusão do trecho potiguar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) visa acelerar o desenvolvimento da região e melhorar a infraestrutura rodoviária do estado.

Foto: João Vital/Assecom-RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rodovias estaduais do RN serão incorporadas à malha federal Read More »

Trânsito na Avenida do Contorno é interditado após tombamento de poste em Natal

Trânsito na Avenida do Contorno é interditado após tombamento de poste em Natal

STTU recomenda rotas alternativas enquanto reparos emergenciais são realizados pela Neoenergia

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) anunciou a interdição temporária do trânsito na Avenida do Contorno, nas proximidades da estação da CAERN, em Natal. A interdição se tornou necessária após o tombamento de um poste de energia no local, que ocorreu por volta da meia-noite desta sexta-feira (14.jun.2024). Para garantir a segurança e permitir os reparos emergenciais, equipes da Neoenergia foram acionadas e estão trabalhando intensamente para resolver a situação.

De acordo com a STTU, para minimizar os transtornos aos motoristas, foram sugeridas rotas alternativas para acessar os bairros Cidade Alta e Ribeira. As principais opções são a Avenida Rio Branco e a Avenida Deodoro da Fonseca. As rotas alternativas visam manter a fluidez do trânsito enquanto os reparos são realizados. No entanto, ainda não há uma previsão exata de quanto tempo os trabalhos de reparo irão durar.

O tombamento do poste causou um impacto significativo na mobilidade da área, uma vez que parte do trecho já estava interditado para obras no local.

Foto: Divulgação/STTU

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trânsito na Avenida do Contorno é interditado após tombamento de poste em Natal Read More »

Cratera na RN-117 isola município de Rodolfo Fernandes

Cratera na RN-117 isola município de Rodolfo Fernandes

Abertura de cratera na RN-117 provoca interdição total da rodovia e cria desafios para a mobilidade e economia local

Uma cratera se abriu na RN-117, levando à interdição total da rodovia em Rodolfo Fernandes, no Oeste potiguar, a noite de quarta-feira (12.jun.2024). A abertura da cratera, localizada próxima ao sangradouro de um açude, deixou o município sem acesso para caminhões e ônibus, forçando veículos menores a utilizarem estradas rurais em Severiano Melo.

O problema teve início por volta das 18h, quando um buraco começou a se formar na via. Com o passar das horas, o buraco cresceu e se transformou em uma cratera, necessitando a intervenção imediata das autoridades locais.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo foi acionada e interditou o trecho nos dois sentidos. O Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER), responsável pela rodovia, foi notificado e orientou a prefeitura a não realizar nenhuma intervenção até que uma avaliação técnica fosse realizada.

Na quinta-feira (13.jun), uma equipe do DER foi enviada ao local para analisar a gravidade do dano. No entanto, até o momento, os resultados da vistoria não foram divulgados. Enquanto isso, a prefeitura iniciou a construção de um desvio provisório para minimizar os transtornos causados pela interdição.

A situação tem gerado grandes dificuldades para a população local. Com a estrada principal inacessível, as entregas de mercadorias foram suspensas e os alunos que precisam se deslocar para outros municípios ficaram sem transporte, uma vez que os ônibus não conseguem passar pelas estradas alternativas. Veículos de grande porte, em particular, estão impossibilitados de utilizar as estradas vicinais, agravando ainda mais os problemas logísticos da região.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cratera na RN-117 isola município de Rodolfo Fernandes Read More »

DER realoca temporariamente parada de ônibus intermunicipal devido a problemas na BR-101

DER realoca temporariamente parada de ônibus intermunicipal devido a problemas na BR-101

Medida visa garantir segurança dos usuários durante manutenção na rede de abastecimento de água

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou hoje (14.mai.2024) que precisou realocar temporariamente a parada de ônibus intermunicipal que anteriormente se situava em frente ao Carrefour, na marginal da BR-101. Esta mudança é decorrente da necessidade de manutenção na rede de abastecimento, sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

De acordo com o DER, a medida foi adotada visando garantir a segurança dos usuários do transporte público na região, uma vez que o asfalto cedeu após o rompimento de uma tubulação de água na tarde de segunda-feira, resultando na completa interdição da marginal da BR-101.

A parada de ônibus agora está operando no local onde costumava ser a antiga estação de transferência, logo após a esquina do shopping, desde a última segunda-feira (13.mai), e permanecerá assim até a conclusão dos reparos. O DER ressalta que essa nova disposição foi acordada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal.

Confira a nota do órgão na íntegra:

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) precisou realocar temporariamente a parada de ônibus intermunicipal, antes localizada em frente ao Carrefour, marginal da BR 101. A Caern realiza serviço de manutenção da rede de abastecimento naquele trecho.

A medida foi adotada para permitir a realização dos serviços e preservar a segurança do usuário de transporte público no local (cujo asfalto cedeu em um trecho da marginal da BR-101).

A parada está funcionando onde era a antiga estação de transferência, depois da esquina do shopping, desde esta segunda-feira (13), até que seja concluído o reparo. O novo direcionamento foi feito em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal.

Secretaria de Infraestrutura (SIN) | Departamento de Estradas e Rodagem (DER)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DER realoca temporariamente parada de ônibus intermunicipal devido a problemas na BR-101 Read More »

Mercur e Sinete apoiam atletas de times paulistas de futebol de amputados com novas muletas

Mercur e Sinete apoiam atletas de times paulistas de futebol de amputados com novas muletas

A parceria auxilia 40 jogadores amadores e profissionais na promoção da saúde física e mental para uma melhor performance em campo

Desde janeiro de 2024, a Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, e a Sinete, rede de lojas de produtos cirúrgicos, se uniram em um projeto piloto para fornecer os modelos de Muleta Canadense Fixa e Articulada para os times de Corinthians Mogi e Portuguesa, contemplando 40 jogadores de futebol de amputados. Essa modalidade esportiva tem como um dos seus artilheiros Rogério Rodrigues de Almeida, o Rogerinho R9, que atua também na seleção brasileira.

A Mercur cedeu os primeiros recursos da Linha Apoio que possibilitou maior mobilidade aos jogadores melhorando a performance em campo. A Sinete, desde então, passou a fornecer as muletas aos jogadores dos dois principais times do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. “A competição reúne atletas amadores e profissionais. Esses jogadores celebram a determinação, habilidade e paixão pelo esporte. A tecnologia dos novos recursos chega para possibilitar uma maior performance dentro dos campos. Esse apoio chega para possibilitar que as práticas esportivas sejam mais acessíveis e seguras para as pessoas amputadas”, explica Brian de Oliveira, Analista de Relacionamento da Mercur.

O futebol de amputados emergiu como um esporte adaptado. Times como o Corinthians Mogi e a Portuguesa participam ativamente de campeonatos e demonstram o compromisso contínuo com a inclusão e o desenvolvimento esportivo para todas as pessoas. “O grande desafio para quem pratica o futebol de amputados e outras modalidades esportivas paraolímpicas é encontrar muletas resistentes. Em esportes de contato o recurso quebra e pode causar outros danos. “Com o uso das Muletas Canadense Articuladas senti diferença nos movimentos. Por serem mais leves, ganhei agilidade, conforto, segurança e aproveitamento durante os jogos e em outras atividades diárias”, comenta Washington Pereira da Silva, jogador que atua no time do Corinthians.

A Mercur tem cocriado produtos e soluções para as pessoas com deficiências ao ouvir e compreender suas necessidades reais. Dessa forma, o uso de Muleta Canadense nos modelos fixa e articulada propiciam resistência com conforto e segurança. “A prática esportiva adaptada oferece uma gama diversificada de benefícios para pessoas com deficiência, desde a promoção da saúde física até o fortalecimento da autoconfiança e da resiliência mental. É uma ferramenta poderosa para quebrar barreiras e promover a igualdade de oportunidades”, finaliza Brian. Para conhecer mais sobre a Mercur e a Categoria Mobilidade acesse www.mercur.com.br

Sobre a Mercur

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br

Foto: Arquivo pessoal atleta

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mercur e Sinete apoiam atletas de times paulistas de futebol de amputados com novas muletas Read More »

Governo do RN autoriza início das obras de restauração de rodovias estaduais

Governo do RN autoriza início das obras de restauração de rodovias estaduais

Recuperação de piso e pavimentação de 210,5 quilômetros de rodovias no Oeste começam nos próximos dias; obras serão realizadas em três frentes de trabalho

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assinou na sexta-feira (3.mai.2024) a ordem de serviço para a restauração de nove trechos de rodovias estaduais, abrangendo os distritos rodoviários de Mossoró e Pau dos Ferros. Essas obras integram o Lote 1 do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais, recentemente licitado pela Secretaria da Infraestrutura, totalizando 210,5 quilômetros.

Entre os trechos contemplados, destacam-se a RN-015, entre Mossoró e Baraúna; o segmento Mossoró/Governador Dix-sept Rosado da RN-117, e 41 quilômetros da RN-177, de Pau dos Ferros a São Miguel. O financiamento provém da primeira parcela do empréstimo do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), no valor de R$ 428 milhões, abrangendo quase 800 quilômetros de estradas nos sete distritos rodoviários do Estado.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, realizada no Auditório da Governadoria e com a presença de prefeitos, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância dessas obras, ressaltando que este é apenas o primeiro de três lotes planejados, cujos trechos foram selecionados levando em conta as condições precárias das estradas, a atividade econômica e o turismo.

Fátima Bezerra anunciou a antecipação do início das obras em 30 dias, enfatizando o comprometimento da Secretaria de Infraestrutura e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN). Além disso, informou sobre o início iminente das obras do Lote 2, que abrange as estradas do Seridó.

“Lembramos que este é o primeiro lote, representando investimento de R$ 134 milhões. E adiciono mais outra boa notícia: o lote 2 já está a caminho, foi homologado ontem e, provavelmente na próxima semana, estarei dando a ordem de serviço para o início da recuperação também do chamado lote 2, que contempla as estradas do Seridó. Hoje é um dia muito especial para nosso governo porque conseguimos criar as condições para a recuperação de nossas estradas. É um dia para celebrar”, comemorou Fátima.

Os trabalhos nos trechos do primeiro lote serão iniciados em três frentes: de Mossoró a Baraúna; de Mossoró a Governador Dix-sept Rosado; e de Pau dos Ferros a São Miguel. O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, enfatizou que a restauração não se limitará a operações de tapa-buracos, mas envolverá uma reforma estrutural, incluindo o recapeamento e a sinalização.

A restauração desses trechos tem um impacto significativo nas regiões envolvidas. A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, expressou otimismo com os benefícios que as obras trarão para a cidade e para a região do Alto Oeste Potiguar.

A RN-177, em especial, desempenha um papel vital no transporte de pessoas e mercadorias na região Oeste Potiguar, conectando diversas cidades e facilitando o acesso a instituições de ensino. Trechos como o entre Mossoró e Governador Dix-sept Rosado são cruciais para a atividade econômica local, que inclui produção agrícola e exploração de recursos naturais.

O programa de restauração de rodovias estaduais visa não apenas melhorar a infraestrutura viária, mas também impulsionar o desenvolvimento regional e garantir a segurança dos usuários das estradas.

Foto: Elisa Elsie/Governo do RN/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN autoriza início das obras de restauração de rodovias estaduais Read More »

Estudo mostra que tarifa zero aumenta número de passageiros

Estudo mostra que tarifa zero aumenta número de passageiros

Aumento por viagens de ônibus variou de 33% a 371%

Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra um aumento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a tarifa zero no transporte coletivo público. No total, segundo a pesquisa, há 106 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus, a tarifa zero universal.

O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. Em todos os municípios pesquisados houve elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%.

Entre as cidades pesquisadas estão Caucaia (CE), que adotou a tarifa zero em 2021, e 2 anos depois viu o número de passageiros subir 371%, de 510 mil mensais para 2,4 milhões mensais. Luziânia (GO) teve elevação de 202% no número de passageiros em um período de 2 meses, de 4,3 mil por dia, em outubro de 2023, quando adotou o passe livre, para 13 mil por dia, em dezembro de 2023.

Maricá (RJ) teve aumento de 144% após três anos da adoção da tarifa zero; Ibirité (MG), de 106%, após três meses; São Caetano do Sul (SP), de 218%, após quatro meses; Paranaguá (PR), de 146%, após um ano; Balneário Camboriú (SC), de 43%, após seis meses; Itapeva (SP), de 267%, após um ano e meio; Cianorte (PR), de 99%, após um ano; Lins (SP), de 150%, após um mês; Mariana (MG), de 145%, após dois anos; e Santa Isabel (SP), de 33%, após um ano e meio.

“O aumento da demanda indica o potencial de uso do transporte público pela população. A tarifa zero promove uma maior mobilidade e acessibilidade, facilitando deslocamentos para as atividades essenciais no ambiente urbano, em diferentes horários do dia, não só em horário de pico”, avalia o diretor executivo da NTU, Francisco Christovam.

“Esse aumento da demanda precisa ser considerado pela prefeitura que planeja adotar a tarifa zero. Não basta ter recursos para cobrir o custo atual, é preciso avaliar a necessidade de aumento da frota e definir fontes permanentes de recursos, para que a tarifa zero tenha sustentação”, acrescentou Christovam.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caucaia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudo mostra que tarifa zero aumenta número de passageiros Read More »

Trampolim da Vitória vai ampliar operações em Macaíba

Trampolim da Vitória vai ampliar operações em Macaíba

Empresa proporciona uma maior oferta para quem utiliza o transporte na ligação com outras cidades da Região Metropolitana

A empresa Trampolim da Vitória vai ampliar suas operações nas linhas que atendem a cidade de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, através do aumento das viagens na próxima segunda-feira (8), na ligação entre o município e a capital, Natal.

Com a ampliação, a empresa proporciona uma maior oferta para quem utiliza o transporte na ligação com outras cidades da Região Metropolitana.

A empresa afirmou que a solicitação do aumento nas operações atende um pedido da população, e é fruto de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento das ações, feito junto ao órgão gestor de transportes do Estado, o DER/RN, que tem atuado para contribuir com a melhoria do Setor de Transportes na Grande Natal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trampolim da Vitória vai ampliar operações em Macaíba Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade