Professores da UFRN rejeitam proposta de reajuste salarial do Governo Federal

Professores da UFRN rejeitam proposta de reajuste salarial do Governo Federal

Categoria decide em assembleia pela continuação da greve; plebiscito decidirá resultado final

Em assembleia geral realizada nesta terça-feira (21.mai.2024), os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) rejeitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal no dia 15 de maio. Segundo o Sindicato dos Docentes da UFRN (Adurn), a decisão final será tomada através de um plebiscito, que ocorrerá das 8h desta quarta-feira (22.mai) às 17h da quinta-feira (23.mai). A categoria está em greve desde o dia 22 de abril.

A assembleia, realizada de forma híbrida, contou com a participação de mais de 400 docentes. A votação resultou em 222 votos contrários à proposta do governo, 182 favoráveis e 10 abstenções. A proposta rejeitada previa um reajuste nominal de 0% para 2024, 9% para 2025 e 3,5% para 2026, além de ajustes nos steps, que foram considerados insuficientes pela categoria.

A greve, que começou em 22 de abril, faz parte de um movimento maior que envolve mais de 20 universidades em todo o Brasil. Os professores e servidores federais da educação exigem um reajuste salarial, que não foi atendido pelo governo. Na UFRN, esta é a primeira greve por tempo indeterminado desde 2003. A última paralisação significativa ocorreu em 2016, durante o governo Temer. Durante o governo Bolsonaro, houve apenas paralisações de um único dia.

Os professores da UFRN estão buscando um reajuste salarial linear de 7,06% ao ano, totalizando 22,8% até 2026, além da reestruturação das carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A proposta de reestruturação enviada pelo PROIFES-Federação sugere reajustes de 9,39% em 2024, 6,82% em 2025 e 6,82% em 2026, totalizando 23,03%.

Foto: Divulgação/Adurn

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal