Assembleia dos docentes da UFRN decide realizar plebiscito sobre a greve

Assembleia dos docentes da UFRN decide realizar plebiscito sobre a greve

Categoria Docente Avalia Cenário e Participa Ativamente de Decisões Cruciais

Em uma assembleia marcada pela ampla participação dos docentes sindicalizados ao ADURN-Sindicato, a categoria decidiu, na tarde desta segunda-feira (17.jun.2024), pelo encaminhamento de um novo plebiscito sobre a greve dos professores e pela não continuidade da discussão sobre a desfiliação da entidade ao PROIFES-Federação. A atividade ocorreu de forma híbrida, com presença no auditório da reitoria e participação remota via Zoom.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, destacou a importância do debate e do respeito às divergências. “Vivemos um momento estratégico. A Assembleia é um espaço para confronto de ideias e posicionamentos políticos e ideológicos. É fundamental prezar pelo respeito e pelo debate qualificado”, afirmou Negrão, em referência às ameaças recebidas pela direção da entidade nas redes sociais nos últimos dias. Ele alertou sobre o perigo de tratar opositores como inimigos, prejudicando o debate qualificado e o Estado Democrático de Direito.

A discussão sobre a permanência do ADURN-Sindicato no PROIFES-Federação durou mais de quatro horas, com manifestações favoráveis e contrárias. A votação seguinte resultou em 344 votos pela não continuidade da discussão sobre a desfiliação, mantendo assim a entidade filiada à federação, enquanto 241 votaram pela continuidade e 16 docentes se abstiveram.

Na segunda parte da assembleia, foi debatida a continuidade ou não da greve geral por tempo indeterminado da categoria. Os docentes decidiram pela realização de um plebiscito com a seguinte pergunta: “Você concorda com o encerramento da greve geral por tempo indeterminado da categoria docente da UFRN?”. A consulta ocorrerá das 8h de quarta-feira (19) às 17h de quinta-feira (20), no site do ADURN-Sindicato.

Oswaldo Negrão ressaltou a importância da participação de todos nos debates. “Os professores e professoras da UFRN demonstraram a força de mobilização da categoria. Tivemos intervenções qualificadas no debate de duas discussões importantes para o Movimento Docente. Foi um momento histórico”, afirmou o dirigente.

Além dos debates sobre a greve e a filiação ao PROIFES-Federação, a assembleia também abordou outras pautas relevantes, como a atualização das estratégias de negociação com o governo e a necessidade de fortalecer a unidade da categoria diante dos desafios impostos pela conjuntura atual. A direção do sindicato reafirmou seu compromisso com a defesa dos direitos dos docentes e com a busca por melhorias nas condições de trabalho e na qualidade da educação oferecida pela UFRN.

Foto: Adurn-Sindicato

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal