5ª edição do Festival da Música Carnaubense Tonheca Dantas acontece no mês de julho

5ª edição do Festival da Música Carnaubense Tonheca Dantas acontece no mês de julho

A abertura do evento será realizada no dia 7 de julho; A programação é gratuita e vai contar com representantes de 13 cidades do RN, PB e PE

Considerado um dos principais eventos de valorização da música instrumental do Rio Grande do Norte, a 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”, já tem data marcada! O evento acontecerá entre os dias 07 e 14 de julho, na cidade de Carnaúba dos Dantas, a “Terra da Música”. Serão oito dias de atividades com a presença de talento potiguares e da região nordeste, com a presença de músicos, bandas, orquestras e apaixonados pelos mais variados estilos da música instrumental.

Sob a direção do maestro João Batista, conhecido como João da Banda, o Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” tem como objetivo democratizar e valoriza a música instrumental, por meio de apresentações culturais e atividades de formação. “Dizem que o Seridó é uma civilização, talvez sejamos civilizados porque estudamos música desde que nascemos. Se há uma linguagem universal no planeta, eu te garanto: é a música!”, disse o organizador do evento.

O Festival da Música Carnaubense vai oferecer mais de dez oficinas formativas na área musical. A ação é voltada para a população e serão realizadas na Sede da Filarmônica Onze de dezembro e na Escola Estadual João Cândido Filho, ambas localizadas no centro de Carnaúba dos Dantas.

O evento também se destaca por oferecer a população apresentações musicais gratuitas de bandas e orquestras convidadas. Treze cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, estarão participando do evento com suas bandas filarmônicas e/ou orquestras locais. Além disso, o evento vai contar com a presença do Maestro Forró, criador da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) e um dos maiores embaixadores da cultura brasileira pelo mundo afora.

O artista pernambucano vai se apresentar junto com o Maestro João da Banda no dia 13 de Junho, reunindo a Big Band Dantas da cidade de Carnaúba dos Dantas e Big Band Jerimum Jazz da Escola de Música da UFRN. No dia 14 de junho, durante o encerramento do evento, o Maestro Forró se apresenta com a banda de Música do V Festival Tonheca Dantas. A praça de eventos Caetano Dantas vai receber a programação musical gratuita, a partir das 20h. As apresentações vão poder ser acompanhadas pelo canal do youtube (https://www.youtube.com/@FestivalTonhecaDantas) e outras informações através do instagram oficial do evento – instagram.com/festival.tonheca .

A 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” é uma produção da JBS Produções artísticas e Associação Musical e Cultural 11 de dezembro. Conta com patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e Massas Real Sabor, além de apoio cultural da Escola De Música da UFRN, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, Senadora Zenaide Maia e do Deputado Federal Vicentinho (SP).

Carnaúba dos Dantas – A cidade da Música

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Hermano Morais foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em maio de 2021, e concedeu a cidade de Carnaúba dos Dantas o titulo de “Cidade da Música”. O título é um reconhecimento à vocação musical do município, em especial a duas pessoas que levaram o nome do Rio Grande do Norte para o mundo: Tonheca Dantas e o seu primo Felinto Lúcio Dantas. A cidade localizada na região seridó é considerada um celeiro de música.

Quem foi Tonheca Dantas?

Nascido em 13 de junho de 1871, em Carnaúba dos Dantas, Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, faleceu em 07 de fevereiro de 1940 em Natal. Foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.

Seu repertório autoral é formado principalmente pelo gênero musical valsa, mas também dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a Valsa Delírio, a suíte Melodia do Bosque, Valsa A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana, dobrado Tenente José Paulino, Embaixador na Paraíba, Correio do Norte.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal