Bancos fecham quase 5% das agências no RN enquanto cooperativas de crédito ampliam rede

Bancos fecham quase 5% das agências no RN enquanto cooperativas de crédito ampliam rede

No dia Internacional do Cooperativismo, Sicredi realiza diversas ações sociais voluntárias e revela crescimento de 15,63% de sua rede de atendimento em dois anos no estado

Mesmo depois da pandemia, os grandes bancos continuam fechando agências bancárias e diminuindo sua rede de atendimento ao público. No Rio Grande do Norte, já são oito agências fechadas em apenas dois anos. Na direção contrária, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – anuncia, no Dia Internacional do Cooperativismo, uma ampliação de seus pontos de atendimento, chegando a 37 unidades presenciais no estado, um aumento de 15,63% no mesmo período.

Com a expansão, o Rio Grande do Norte obteve a quinta maior variação percentual no número total de agências e postos de atendimento Sicredi no Nordeste. Enquanto isso, o estado viu sua rede de atendimento bancário reduzir em 4,55% no biênio 2022-2024, a maior queda da região. Conhecido como Dia C, o Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado no primeiro sábado de julho em todo país com ações sociais voluntárias e de prestação gratuita de serviços.

Para o analista de Planejamento Estratégico da Central Sicredi Nordeste, Jonas Marinho, o crescimento do cooperativismo de crédito na região tem sido impulsionado pela expansão da base de associados e a inclusão financeira de áreas remotas nos estados. São quase 255 mil novos associados no Nordeste em dois anos, levando o Sicredi a atingir R$ 11 bilhões em ativos totais, um aumento de 11,63% no mesmo período.

“O Sicredi registrou um crescimento de 16% no número de associados na região Nordeste. As cooperativas de crédito têm desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão financeira, atendendo às necessidades de pessoas físicas e jurídicas, especialmente, em áreas em que as agências bancárias tradicionais não alcançam”, aponta Marinho. “As cooperativas oferecem taxas de juros diferenciadas e um atendimento mais humanizado, além de estarem comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico local”, completa o analista.

Impacto na economia local

O crescimento das cooperativas de crédito impacta na economia local uma vez que elas reinvestem os recursos na comunidade com participação democrática dos associados, destinando parte dos lucros a fundos comunitários e programas de educação financeira. “As cooperativas de crédito contribuem diretamente para o crescimento dos associados e das comunidades. O resultado obtido é distribuído entre os associados, e parte desse valor é destinada a fundos e programas que beneficiam a comunidade”, explica o analista do Sicredi.

Para os próximos anos, a instituição financeira cooperativa tem objetivos claros para continuar seu crescimento no Nordeste. “Nosso objetivo é desenvolver pessoas, estratégias e negócios sustentáveis, aprimorar a gestão de relacionamento com diferentes públicos, potencializar a atuação no segmento de empresas e fortalecer a competitividade no crédito agro”, afirma Marinho.

Dia Internacional do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo, conhecido como Dia C, é celebrado no primeiro sábado de julho com uma série de ações de voluntariado promovidas pelas cooperativas de crédito do Sicredi em toda a região Nordeste. O evento serve para reforçar o compromisso das cooperativas em promover o bem-estar social e a solidariedade nas comunidades onde atuam, beneficiando centenas de entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social.

As ações incluem uma série de iniciativas que fortalecem a essência do cooperativismo, atuando como agentes transformadores na sociedade em todas as cidades onde o Sicredi possui pontos de atendimento. Estão previstas atividades nos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão e Bahia.

Com a participação de centenas de voluntários, serão realizadas doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, kits de higiene pessoal, fraldas geriátricas, ações de educação financeira, atendimentos de saúde, como odontológicos, vacinação, atividades físicas, além de capacitação profissional, corte de cabelo, doação de mudas de plantas, entre outros.

As ações realizadas no Dia C refletem o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento sustentável e o bem comum. O tema inspirador para 2024 é: (#CoopsDay) Cooperativas constroem um futuro melhor para todos. Essa escolha reafirma o papel das cooperativas na construção de um amanhã mais sustentável, com destaque para o compromisso em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

De acordo com Cleber Zequetto, gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Central Sicredi Nordeste, “as cooperativas Sicredi sediadas na região Nordeste estão neste movimento de voluntariado que é contínuo e não se concentra apenas ao Dia C, mas se consolidam em jornadas ao longo de todo ano”.

Para estas realizações, as cooperativas do Sicredi contam com o apoio de entidades locais ligadas ao cooperativismo, como o sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e os Sescoop´s estaduais (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo).

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal