Governo do RN propõe alíquota de 20% de ICMS para 2025

Governo do RN propõe alíquota de 20% de ICMS para 2025

Projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa busca aumentar arrecadação com a elevação da alíquota modal de ICMS

O Governo do Rio Grande do Norte encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (24.set.2024), o projeto de lei que define o orçamento estadual para 2025, prevendo um aumento da alíquota modal do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para 20%. Atualmente, a alíquota vigente no estado é de 18%, e a proposta visa reforçar a arrecadação do governo para viabilizar políticas públicas e garantir o equilíbrio fiscal.

Segundo o texto enviado pelo governo, a projeção de arrecadação com o ICMS para 2025 é de R$ 7,4 bilhões, o que representa 32,35% da receita total do estado. Deste montante, 25% são destinados aos municípios potiguares. A proposta de aumento da alíquota, entretanto, depende da aprovação pelos deputados estaduais.

O ICMS incide sobre a maior parte dos produtos comercializados no estado, desde alimentos até combustíveis e energia elétrica. A governadora Fátima Bezerra defendeu a medida como essencial para que o estado possa honrar suas obrigações, inclusive a implementação de reajustes salariais para servidores públicos, cuja proposta também está condicionada ao aumento do imposto.

O projeto enfrentará debates intensos na Assembleia, já que, em 2023, uma proposta similar para manter a alíquota de 20% não foi aprovada, gerando desafios na capacidade de investimento do estado.

Foto: Heros Lucena/Assecom/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal