Oncoguia explica sobre o câncer no peritônio, que tirou a vida de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, nesta quarta-feira

Oncoguia explica sobre o câncer no peritônio, que tirou a vida de Dudu Braga, filho de Roberto Carlos, nesta quarta-feira

O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros). O câncer no peritônio, em sua grande maioria, inicia-se na parte inferior do abdômen conhecida como pélvis.

Na maioria das vezes, não apresenta nenhum sintoma durante um longo período. Quando os sintomas ocorrem, podem apresentar-se das seguintes formas:

  • Perda de apetite;
  • Inchaço no abdômen;
  • Dor abdominal;
  • Constipação ou diarreia;
  • Necessidade de urinar com frequência.

Tratamento para o câncer no peritônio

Cirurgia

A cirurgia pode ser um dos tratamentos a serem utilizados para o câncer no peritônio. De acordo com os médicos, o intuito é retirar o maior volume de tumor ou tumores possíveis.

Quimioterapia

A quimioterapia consiste na utilização de drogas, geralmente administradas após a cirurgia, para destruir as células cancerosas. No entanto, há casos em que opta-se por administrá-la primeiro, para posteriormente realizar a cirurgia. O objetivo é diminuir o tamanho do tumor e facilitar a retirada cirúrgica do mesmo.

Radioterapia

Já a radioterapia trata o câncer utilizando raios X de alta energia para destruir as células cancerosas. Ocasionalmente, também utiliza-se a radioterapia no tratamento de câncer no peritônio.

Sobre o Oncoguia

O Oncoguia “nasceu” em 2009, da união de um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, liderados pela psico-oncologista Luciana Holtz de C. Barros, que deu início à ONG, uma associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.

A ONG foi um segundo passo tomado por Luciana Holtz após a criação, em 2003, do portal Oncoguia. Uma necessidade que surgiu da observação clínica da psico-oncologista de que as informações disponíveis na internet, muitas vezes sem qualidade e falsas, deixavam o paciente com câncer assustado, preocupado e desamparado.

O portal, então, se tornou um canal de informação seguro e de muita qualidade para esses pacientes, seus familiares e cuidadores, e segue, até hoje, como estrutura central do trabalho do Oncoguia. Com conteúdos embasados cientificamente e revisados por um comitê de especialistas na área.

Foto:

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar