Secretário do RN admite ter se reunido com líder de facção criminosa

Secretário do RN admite ter se reunido com líder de facção criminosa

Encontro em 2023 com ‘Alicate’ gerou polêmica entre sindicato e governo

O secretário estadual de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Helton Edi Xavier, confirmou ter se reunido com José Kemps Pereira de Araújo, conhecido como ‘Alicate’, apontado como líder de uma facção criminosa no estado. A revelação gerou polêmica entre o sindicato dos policiais penais e o governo.

Em janeiro de 2023, após a recaptura de Alicate, Helton Edi Xavier se reuniu com o preso na sede da Polícia Federal. O objetivo, segundo o secretário, era avisá-lo sobre as regras do sistema prisional potiguar e evitar que ele causasse problemas.

Após a conversa, Alicate foi transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde ficou até março. Em seguida, devido aos ataques criminosos no RN, ele foi transferido para um presídio federal.

Helton Edi Xavier justificou a reunião com Alicate devido ao receio de servidores com a volta do preso ao sistema prisional. Ele afirmou que o encontro foi necessário para garantir a segurança e o controle dentro das penitenciárias.

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilma Batista, criticou a reunião e questionou os motivos e o conteúdo do encontro. Ela alegou que o secretário agiu com negligência e que o sindicato merece explicações.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal