Guerra na Ucrânia: Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin

Guerra na Ucrânia: Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin

Motivo seria a deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia

O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, emitiu nesta sexta-feira (17.mar.2023) mandados de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, e a Comissária para os Direitos da Criança da Rússia, Alekseyevna Lvova-Belova. O motivo seria o cometimento de crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.

De acordo com o comunicado emitido pelo TPI, a Câmara de Pré-Julgameno II considerou que os dois acusados são responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.

Desde o início da guerra na Ucrânia, há um ano, a Rússia vem sendo acusada por organizações não-governamentais, Kiev e até mesmo por uma investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) de sequestrar crianças em regiões ucranianas tomadas pelo Exército russo e de levá-las para centros de “reeducação” em território russo.

O Kremlin já admitiu o envio dos jovens ucranianos para a Rússia, mas alega que se trata de órfãos. O procurador-chefe do TPI, Karim Khan, afirmou que centenas de crianças ucranianas foram levadas de orfanatos para a Rússia.

A Rússia considera que a decisão do TPI não tem sentido, principalmente do ponto de vista jurídico, já que o país não é membro do estatuto do tribunal e, portanto, não ratificou o documento como lei.

Criado com base no Estatuto de Roma de 1998, o Tribunal Penal Internacional se reporta aos países que o ratificaram internamente como lei. A Rússia, que assinou, mas não ratificou o documento, os Estados Unidos, que assinaram o estatuto, mas retiraram a assinatura posteriormente, e a China, que não assinou, não são membros do estatuto do tribunal.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar