Lula acusa EUA e Europa de prolongarem guerra na Ucrânia

Lula acusa EUA e Europa de prolongarem guerra na Ucrânia

A fala ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou, neste domingo (16.abr.2023) os Estados Unidos e a Europa de contribuírem para prolongar a guerra na Ucrânia e defendeu a criação de um “G20 pela paz”. A fala ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Lula afirmou que tanto o presidente russo Vladimir Putin quanto o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não tomam a iniciativa de paz, e que a Europa e os EUA estão dando continuidade à guerra. Lula também acusou a Ucrânia de ter participação no início do conflito.

As declarações ocorrem após Lula ter defendido o fim do envio de armamentos para a Ucrânia e solicitado aos EUA a pararem de incentivar a guerra.

A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o país vizinho. Kiev tem recebido armamentos e munições de vários países europeus e dos EUA, o que tem possibilitado resistir ao avanço russo. Lula afirmou que a construção da guerra foi mais fácil do que a saída da guerra, pois a decisão da guerra foi tomada por dois países.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar