Governo de SP confirma quarta morte por febre maculosa

Governo de SP confirma quarta morte por febre maculosa

A Secretaria de Saúde de Campinas considera a situação como um surto localizado

O Instituto Adolfo Lutz confirmou, nesta terça-feira (13.jun.2023), o diagnóstico de febre maculosa em uma adolescente de 16 anos, residente em Campinas, que faleceu recentemente. Outras três pessoas também morreram devido à doença, após terem participado de um evento na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio.

A Secretaria de Saúde de Campinas considera a situação como um surto localizado, já que o distrito é uma área de risco para a febre maculosa.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em 2023 foram registrados 17 casos da doença, resultando em oito óbitos, incluindo os quatro casos confirmados recentemente. Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados, e em 2021, foram registrados 87 casos e 48 óbitos.

Um alerta foi emitido pela secretaria estadual para as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida entre 27 de maio e 11 de junho. Caso apresentem febre, dor no corpo, dor de cabeça ou manchas avermelhadas na pele, é recomendado buscar atendimento médico imediatamente e informar sobre a visita à região.

A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril grave transmitida pela picada desse inseto. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Entre as medidas de prevenção, é importante verificar regularmente se há carrapatos no corpo, usar roupas claras com mangas longas, calças compridas e sapatos fechados.

Em caso de remoção do carrapato, é recomendado usar uma pinça com cuidado, torcendo o parasita para que a boca se solte da pele, evitando esmagá-lo e aumentar o risco de infecção.

A doença não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa e, se não tratada, pode levar rapidamente à morte. O diagnóstico precoce e o tratamento com antibióticos específicos nos primeiros três dias dos sintomas são fundamentais para a cura. No entanto, uma vez que a bactéria se espalha pelos vasos sanguíneos, o quadro pode se tornar irreversível.

Foto: Erik Karits/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo