Esquerda comemora inelegibilidade de Bolsonaro e usa ironia nas redes sociais

Esquerda comemora inelegibilidade de Bolsonaro e usa ironia nas redes sociais

Políticos de oposição ressaltam defesa da democracia e criticam abuso de poder do ex-presidente

Nas redes sociais, políticos de esquerda reagiram à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. Os representantes da antiga oposição destacaram a defesa da democracia e provocaram os apoiadores do ex-presidente com frases emblemáticas utilizadas por ele na internet.

A inelegibilidade de Bolsonaro foi determinada em resposta a uma acusação feita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que alegou abuso de poder em uma reunião com embaixadores estrangeiros, na qual questionou a integridade do sistema eleitoral brasileiro. O presidente do PDT, Carlos Lupi, e o candidato do partido à Presidência em 2022, Ciro Gomes, consideraram que a justiça foi feita pelo tribunal.

Carlos Lupi, atual ministro da Previdência Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou: “A justiça foi feita! O ‘belzebu’ desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros, e está enfrentando as consequências. O PDT trabalhou arduamente com a justiça brasileira para cumprir nossa responsabilidade histórica contra os antidemocráticos. Vencemos!”

Ciro Gomes, que obteve o quarto lugar nas eleições presidenciais com 3,04% dos votos, ressaltou a intenção do PDT de “defender a democracia” e punir o “abuso de poder político” praticado pelo ex-presidente. Ciro, que tem se posicionado como uma voz opositora ao governo de Lula, enfatizou que os brasileiros agora podem exigir mudanças do governo sem o receio de que Bolsonaro volte ao poder.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou que a condenação de Bolsonaro teve uma “enorme força didática” para punir atos da extrema-direita. Hoffmann também ironizou o jargão “Grande dia!”, frequentemente utilizado por Bolsonaro com seus apoiadores nas redes sociais.

Além disso, o deputado Rui Falcão, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, também usou ironia com a frase “tchau, querido!”, versão feminina usada pela direita brasileira durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou que a decisão do TSE transmitiu duas mensagens para os brasileiros: que a política não permite a mentira como ferramenta de poder e que não vivemos em uma “lei da selva” onde o “mais forte tudo pode”. Em outra postagem, o ministro informou que enviará um requerimento para a Advocacia Geral da União (AGU) a fim de analisar uma possível indenização de Bolsonaro ao Poder Judiciário.

Foto: André Carvalho/CNI/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal