Trabalhador de atestado que postou foto de hotel no celular da empresa tem justa causa

Trabalhador de atestado que postou foto de hotel no celular da empresa tem justa causa

TRT-RN manteve decisão que considerou uso do aparelho em período de atestado médico como falta grave

Um vendedor foi demitido por justa causa após publicar fotos de lazer no celular corporativo da empresa durante um período de atestado médico. A decisão foi mantida pela Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), por unanimidade.

O vendedor, que trabalhava para a Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda., foi afastado do trabalho nos dias 29 e 30 de setembro de 2022, apresentando atestado médico. No entanto, no dia 30, ele publicou fotos de bebidas e pratos com lagosta na praia no status do WhatsApp do celular corporativo.

A empresa alegou que o uso do celular corporativo em período de atestado médico, sem autorização, e a viagem de lazer caracterizam uma falta grave. Para a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, relatora do caso, a conduta do vendedor foi “conduta faltosa” e uma “falta grave ensejadora da quebra de fidúcia que deve existir entre empregado e empregador”.

O vendedor, por sua vez, afirmou que as fotos eram de eventos passados, com referência aos stories TBT. Ele também disse que não aparece em nenhuma das fotos postadas e que não há regulamento na empresa para uso de redes sociais.

No entanto, a desembargadora ressaltou que “não há regras para utilização da expressão (TBT), mas normalmente em caso de fotos antigas há expressa consignação da expressão ‘TBT’ na foto; aliás, nas fotos vindas aos autos, há indicação de atualidade pela expressão ‘hoje 12:41’ ou “há 40 minutos””.

A decisão da Segunda Turma do TRT-RN foi por unanimidade e manteve o julgamento inicial da Vara do Trabalho de Goianinha.

Foto: Lachlan Ross/Pexels/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal