Projeto que fortalece agro potiguar será lançado este mês

Projeto que fortalece agro potiguar será lançado este mês

Iniciativa reúne cadeia produtiva, empresas de diversos segmentos, startups, academia, além de instituições públicas e privadas interessadas em mudar o cenário do agro

Na próxima terça-feira (19) criadores e produtores de todo o estado vão se reunir na sede da Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores do Rio Grande do Norte (ANORC), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, para o lançamento do Plano de Intervenção Estratégico do Ecossistema Local de Inovação Agro, o ELI Agro. Trata-se de uma espécie de hub do agronegócio potiguar, que nasce com o propósito de unir pequenos e grandes produtores e criadores para fortalecer o setor. O evento, que acontece a partir das 10h, terá degustação de cachaças, queijos e frutas e será seguido por um almoço oferecido aos convidados. Contará ainda com a participação de Luís Roberto Barcelos da Agrícola Famosa e da agropecuarista Jardeline Braga, da Fazenda Zangalheira, que vão dividir suas experiências em suas respectivas áreas.

O encontro começará com a apresentação do Plano de Intervenção pela gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae RN, Mona Nóbrega. Para ela, “a iniciativa atua para estabelecer um ecossistema dotado de um agronegócio e uma agricultura familiar mais competitivos, de bases mais tecnológicas e com mais inovação dentro dessas cadeias produtivas que foram priorizadas”.

Manoel Neto, superintendente do Mapa, é um dos curadores do projeto, que conta com a contribuição de cerca de 90 representantes de instituições envolvidas direta ou indiretamente com o setor produtivo. “Buscamos atrair os grandes empresários, os pequenos produtores, a academia, instituições financeiras, entre outros entes que possam fortalecer esse ecossistema que tem um grande potencial de desenvolvimento em nosso estado. A ideia é construir uma governança que fortaleça a produção local”, pondera Manoel Neto,

Entre as estratégias do ELI Agro como está sendo chamada a iniciativa, está, além de estruturar o hub do agro potiguar, desenvolver programas de inovação nas cadeias produtivas – integrando o Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) e produtores por meio de um circuito tecnológico, identificando dores e inovações a partir dos agentes de campo das diversas instituições envolvidas.

O projeto também visa o desenvolvimento de uma política pública de fomento à regularização facilitada e simplificada para a legalização dos negócios do setor, além da estruturação de um fundo estadual de fomento para soluções inovadoras, ampliando e facilitando o acesso ao crédito.

Os setores prioritários para a iniciativa são os da agricultura, pecuária, aquicultura, pesca e produção florestal, que serão contemplados com ações táticas operacionais, como capacitação em cooperativismo e associativismo no campo, apoio à comercialização, fomento e incentivo ao turismo rural, programas de mentoria, desenvolvimento de lideranças, negócios e técnicas, capacitação a fim de aumentar a taxa de aprovação dos projetos nos bancos, entre outros.

Rodrigo Moura, da RC Agrícola, destaca que, como produtor rural, vê o ecossistema local de inovação como uma oportunidade única para colaborar e impulsionar o desenvolvimento da cadeia produtiva no estado.”Ao trabalharmos juntos para aprimorar nosso ambiente de negócios, estaremos criando condições mais propícias para o crescimento sustentável, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida não apenas para nós, produtores rurais, mas para toda a comunidade do nosso estado”, destaca.

Entre as instituições envolvidas estão: Sebrae, Banco do Nordeste, Emgetec, Faern Senar, Anorc, SWSA, V&Vagro, e outras mais que queiram se agregar são bem-vindas, como reforça Mona Nóbrega. “Queremos atrair entes interessados em transformar o nosso agro em um business inteligente com potencial ecológico, então, a academia é muito bem-vinda com seus programas de graduação e pós-graduação, além de empresas, startups, instituições e demais entes que possam contribuir. Temos muito potencial para levar o nosso agro a um outro patamar, com uma produção sustentável, inovadora, e que possa alimentar a nossa população como deve ser”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar