RN registra saldo positivo na geração de empregos em janeiro

RN registra saldo positivo na geração de empregos em janeiro

Estado criou 1.457 novos postos de trabalho com carteira assinada no período

O estado do Rio Grande do Norte registrou um saldo positivo na geração de empregos formais no mês de janeiro de 2024, conforme revelado pelo último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira (16.mar.2024).

De acordo com os dados, o estado criou 1.457 novos postos de trabalho com carteira assinada no período, resultado da diferença entre o número de admissões e demissões. Em números concretos, foram 17.836 admissões contra 16.374 demissões.

Comparando com dezembro de 2023, o aumento na criação de empregos formais foi de 0,11%. Já ao considerar os últimos 12 meses, observa-se um crescimento de 5% nesse indicador.

Em âmbito nacional, o Brasil gerou mais de 180 mil novas vagas de emprego em janeiro, com um salário médio de admissão de R$ 2.118,32.

Mossoró e Natal lideram

No panorama municipal, Mossoró se destacou como a cidade com o maior saldo positivo na abertura de empregos formais no Rio Grande do Norte em janeiro, contabilizando 583 novas vagas. A cidade registrou 2.959 admissões contra 2.376 demissões.

Em segundo lugar, aparece a capital, Natal, com 381 novos postos formais, resultado de 7.135 contratações e 6.754 demissões.

Por outro lado, Macaíba e Apodi enfrentaram desafios, com uma redução de 184 e 127 novos postos formais de trabalho, respectivamente. Ambas as cidades tiveram mais demissões do que contratações.

Serviços despontam na criação de empregos formais

O setor de serviços se destacou como o principal responsável pela criação de novos postos de trabalho formais em janeiro de 2024, segundo dados do Caged. Ao todo, foram abertas 1.232 novas vagas nessa área.

Em contrapartida, outros setores enfrentaram desafios, com destaque para a Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que apresentou uma redução de 450 postos de trabalho, seguido pelo Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com uma diminuição de 64 vagas. No entanto, a Indústria geral registrou um saldo positivo de 47 postos de trabalho, enquanto a Construção civil apresentou um incremento de 692 novas vagas.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar