Páscoa deve movimentar quase R$ 500 milhões na economia potiguar

Páscoa deve movimentar quase R$ 500 milhões na economia potiguar

Comércio celebra aumento nas vendas e projeções de gastos para o feriado religioso

A Páscoa se destaca como um dos feriados mais aguardados pelo comércio no Rio Grande do Norte, especialmente em Natal e Mossoró, onde a procura por chocolates e peixes impulsiona as vendas. Segundo dados do Instituto Fecomércio RN (IFC), a expectativa é de que este ano a data movimente cerca de R$ 194,2 milhões nas cidades mencionadas, representando um aumento de mais de 10% em comparação ao ano anterior.

O crescimento nas vendas não se restringe apenas à capital e a Mossoró, mas se estende por todo o estado, impulsionado também pelo alto número de pessoas que planejam viajar durante o feriado. Estima-se que a Páscoa movimentará aproximadamente R$ 498 milhões em todo o Rio Grande do Norte.

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, ressalta não apenas o crescimento nas vendas, mas também a expectativa de uma distribuição mais ampla dos gastos pelo interior do estado.

“Nossa pesquisa revelou que mais de 16% dos natalenses e quase 19% dos mossoroenses pretendem viajar durante o feriado da Páscoa – gastando cerca de R$ 400 para visitar, principalmente, outros municípios do RN. As cidades do interior serão o destino de mais de 60% dos natalenses e de 50% dos mossoroenses, então esperamos uma capilaridade maior dos gastos pelo estado”, explicou.

Expectativas de consumo e tendências de gastos

De acordo com a pesquisa realizada pelo IFC, uma parcela significativa dos natalenses e mossoroenses planeja viajar durante o feriado da Páscoa, com destinos principalmente dentro do próprio estado. Mais de 60% dos natalenses e 50% dos mossoroenses escolherão cidades do interior como seu destino, o que indica uma dispersão dos gastos pelo estado.

Em Natal, 63,7% dos moradores planejam fazer compras para a Páscoa, com destaque para os shoppings como principais locais de compra (57,9%). A pesquisa revela ainda que o público-alvo majoritário é masculino, na faixa etária de 25 a 34 anos, com ensino superior completo e renda familiar de 5 a 10 salários mínimos.

Crescimento nos gastos com chocolates e peixes

Comparando com o ano anterior, espera-se um aumento nos gastos com chocolates, cerca de 6,6% em Natal, e uma intenção de consumo maior de peixes, com 73,1% dos entrevistados planejando adquiri-los. Os gastos esperados para este ano indicam um crescimento moderado em relação a 2023.

Em Mossoró, os números também são positivos, com um aumento previsto de 19,6% nos gastos totais para a Páscoa. O comércio de rua é o preferido por 52,3% dos consumidores mossoroenses, que compartilham características semelhantes aos de Natal em termos de faixa etária, escolaridade e renda familiar.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN entrevistou um total de 600 pessoas em Natal e 500 em Mossoró ao longo do mês de março. Ambos os levantamentos possuem uma margem de erro de 3 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

Foto: Gildo Bento/Prefeitura de Mossoró/Ilustração/Arquivo

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