Programa Vida no Trânsito lança movimento do Maio Amarelo no Walfredo Gurgel

Programa Vida no Trânsito lança movimento do Maio Amarelo no Walfredo Gurgel

Ações educativas marcam lançamento do movimento em meio a crescente de acidentes

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, referência em atendimento a traumas em todo o Rio Grande do Norte, registra números alarmantes de acidentes com motocicletas. Somente entre os dias 6 e 7 de maio, 77 vítimas deram entrada na unidade. Para marcar o início do Maio Amarelo 2024, uma ação educativa foi realizada na manhã de segunda-feira (8.mai.2024) no pronto-socorro Clóvis Sarinho, reunindo autoridades e reforçando a necessidade de conscientização e fiscalização no trânsito.

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o crescente número de acidentes com motos, o movimento Maio Amarelo foi lançado no Walfredo Gurgel com a instalação do laço amarelo, símbolo da campanha, e ações educativas para pacientes e acompanhantes. A secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap), Lyane Ramalho, alertou para a grave situação: “Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes, principalmente com motos. O Walfredo e todas as unidades de saúde estão sob pressão constante. Por isso, precisamos nos unir para conscientizar e fiscalizar”.

Entre fevereiro e abril deste ano, o Walfredo Gurgel atendeu 2.164 vítimas de acidentes de moto. O mês de março foi o recorde histórico, com 765 casos, o equivalente a um acidentado por hora dando entrada no hospital. Os dados do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar da unidade revelam que a maioria dos atendimentos é proveniente da Região Metropolitana de Natal, com destaque para os bairros de Lagoa Nova, Potengi e Alecrim.

Perfil das vítimas: Jovens são os mais afetados

As estatísticas indicam que as vítimas de acidentes de moto são majoritariamente jovens em idade produtiva. Quase 60% dos pacientes atendidos no Walfredo Gurgel têm entre 21 e 40 anos. As principais lesões são fraturas na perna, traumatismo craniano e fraturas no antebraço, pé e ombro/braço.

Ciente da gravidade da situação, a Sesap vem implementando medidas para reduzir o número de acidentes e melhorar o atendimento às vítimas. O Walfredo Gurgel recebeu 15 novos leitos para ortopedia no fim do ano passado e está em processo de ampliação do centro cirúrgico e enfermarias, com um investimento de R$ 9 milhões. Além disso, 20 leitos exclusivos para atendimento ortopédico foram abertos no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

No interior do estado, a Sesap também está investindo na linha de atendimento ortopédico de urgência, com estruturas em funcionamento nos hospitais regionais de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros e Caicó. Pela primeira vez na história do RN, procedimentos ortopédicos eletivos estão sendo realizados em Assu e Pau dos Ferros.

Foto: Divulgação/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal