Valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021
Trabalhadores da iniciativa privada nascidos nos meses de março e abril receberão hoje (15.mar.2023) o abono salarial referente ao ano-base 2021. A Caixa Econômica Federal começou a efetuar os pagamentos em 15 de fevereiro e seguirá com as liberações até 17 de julho, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
O abono salarial, que pode chegar a um salário mínimo, é destinado a trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Terá direito ao benefício quem trabalhou formalmente por no mínimo 30 dias em 2021, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos.
Para os servidores públicos, militares e empregados de estatais cadastrados no Pasep, a liberação do abono será feita pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Em ambos os casos, PIS e Pasep, o dinheiro estará disponível até o dia 28 de dezembro deste ano. Depois dessa data, os recursos serão devolvidos ao governo.
Os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021. Cerca de 22 milhões de trabalhadores devem receber o benefício, totalizando mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Desde o dia 15 de fevereiro de 2023, aproximadamente 400 mil trabalhadores que não sacaram o abono do PIS/Pasep referente a 2020 podem solicitar o dinheiro ao Ministério do Trabalho. Os valores estiveram disponíveis até o dia 29 de dezembro do ano passado, mas aqueles que perderam o prazo têm até cinco anos para retirar os recursos, desde que entrem com recurso administrativo.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.