Cerca de 35 alunos participaram da ação, e relataram terem sido empurrados pela segurança e terem uma arma apontada contra eles na chegada ao prédio
Um grupo de estudantes de escolas técnicas estaduais e institutos federais ocuparam a Secretaria Estadual de Educação em Natal na tarde de sexta-feira (31.mar.2023), reivindicando o fretamento de ônibus para participar do Encontro Nacional de Estudantes em Ensino Técnico no Rio de Janeiro, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de abril, e a reforma imediata das escolas.
Cerca de 35 alunos participaram da ação, e relataram terem sido empurrados pela segurança e terem uma arma apontada contra eles na chegada ao prédio. Os estudantes trouxeram colchonetes e afirmaram estar preparados para dormir no local até que sejam recebidos pela titular da pasta, Socorro Batista.
De acordo com a coordenadora-geral da Federação Nacional de Estudantes em Ensino Técnico (Fenet), Adriane Nunes, os estudantes já haviam protestado na secretaria na última sexta-feira (24.mar) e alegam que a secretaria havia marcado reuniões para esta semana com os alunos, mas que foram desmarcadas. A secretária de educação também teria se reunido com os estudantes anteriormente, explicando que não era possível atender ao pedido de custeio de transporte para o evento no Rio de Janeiro.
Governadora determina apuração de supostas agressões a estudantes
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ordenou uma investigação sobre o comportamento da segurança privada durante a ocupação e disse em suas redes sociais que seguirá acompanhando atentamente a apuração do ocorrido.
“Já determinei a apuração rigorosa das circunstâncias do serviço de vigilância privada no episódio lamentável ocorrido na tarde desta sexta-feira (31) durante a ocupação de um grupo de estudantes ao prédio da Secretaria de Educação. Quero ressaltar que a secretária Socorro Batista já havia recebido o grupo e, na ocasião, expôs a impossibilidade de atender ao pleito — o custeio de transporte desses estudantes para participarem de um evento em outro estado, a realizar-se na próxima semana. Seguirei acompanhando atentamente a apuração do ocorrido”, afirmou Fátima pelo Twitter.
Foto: Reprodução