Projeto busca reforçar a segurança alimentar e saberes ancestrais de comunidade indígena no RN

Projeto busca reforçar a segurança alimentar e saberes ancestrais de comunidade indígena no RN

“Quintais Produtivos” implementa hortas comunitárias e, por meio de oficinas, ajuda a desenvolver vocação local baseada na agricultura familiar

A comunidade indígena Caboclos, na zona rural de Assú (RN), ganhou um projeto de agroecologia que, entre outros benefícios, deve garantir a segurança alimentar e nutricional e oferecer uma alternativa de geração de renda aos participantes.

Trata-se do projeto “Quintais Produtivos”, que está implementando hortas comunitárias destinadas ao cultivo de leguminosas, PANCs, hortaliças e ervas medicinais integradas à prática de criação de galinhas caipiras.

Das 45 famílias da comunidade, 18 estão diretamente envolvidas com o projeto. Como todas elas praticam a agricultura familiar de subsistência, o Projeto também espera contribuir para o fortalecimento da vocação local. Por meio de oficinas, vai transmitir conhecimentos práticos e teóricos e reforçar saberes ancestrais. Com isso, promoverá o empoderando das agricultoras da localidade.

A ideia é reunir sensibilização, capacitação e produção para que os locais possam ter nos seus quintais, além de um mecanismo de sobrevivência, uma fonte de geração de renda a partir da produção excedente, diminuindo assim a dependência do meio externo. Outro ponto importante é garantir a produção ao longo do ano em resposta as dificuldades relacionadas às constantes estiagens que dificultam o cultivo no local.

A iniciativa é da ONG Valer e patrocinada pelas empresas Construtora Barbosa Mello e pela Elastri Engenharia.

Sobre a Construtora Barbosa Mello

Com 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, infraestrutura, energia, rodovias, aeroportos. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada. Em 2024, a CBM recebeu pela quarta vez o Prêmio Inova Infra e, pela quinta vez consecutiva, o Prêmio Valor Inovação. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação; e foi TOP 3 do ranking setorial Valor 1000. Em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico. A construtora é ainda Top 10 no ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal