Ronda de Proteção Ambiental resgata jiboia de 2,3 metros no bairro Pitimbu, Zona Sul de Natal

Ronda de Proteção Ambiental resgata jiboia de 2,3 metros no bairro Pitimbu, Zona Sul de Natal

Uma jiboia adulta de 2,3 metros de comprimento foi encontrada por populares nesta quinta-feira (26) na Rua Antônio Freire de Lemos, bairro Pitimbu, Zona Sul da capital potiguar. Agentes da Ronda de Proteção Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Ropam/GMN) estavam em patrulhamento quando receberam a informação que o animal estava em uma área urbana.

Os guardas realizaram o resgate da serpente e fizeram uma avaliação prévia de saúde do animal, quando foi detectado que o mesmo estava sem ferimentos nem sinais de adoecimento. De acordo com especialistas, esse tipo de serpente é mais ativo durante a noite. Entretanto, pode ser observada durante o dia em busca de um local para se abrigar. Elas são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores, e não é um animal peçonhento.

De acordo com o guarda municipal Giovani, mesmo a jiboia não sendo venenosa, é preciso que os populares tenham alguns cuidados para não serem picados ou feridos pela serpente. “É sempre mais seguro acionar as equipes de resgates de animais silvestres, pois já temos experiência para fazer a captura com segurança para o agente e para o animal”, explicou.

Além disso, de acordo com o herpetólogo e parceiro do Por Dentro do RN, o biólogo Henrique Charles, o comportamento predatório da jiboia aponta para morte por asfixia e não há “nenhum caso de morte de seres humanos por esses animais”. De acordo com a professora do Departamento de Herpetologia da UFRN, Eliza Freire, o encontro com serpentes nesse período do ano é totalmente comum, uma vez que os animais estão em sua fase reprodutiva e acabam ficando mais expostos nas áreas urbanas das cidades.

Após avaliação, a jiboia foi levada a área da Zona de Proteção Ambiental 01 (ZPA), onde fica localizado o Parque da Cidade do Natal. A serpente foi solta numa parte de mata nativa, sendo dessa forma reconduzida a natureza.

Os resgates desses animais silvestres em Natal estão sendo feitos em todos os bairros e, muitas vezes, a contribuição da população é um fator primordial no acionamento das guarnições para agir no trabalho de amparo, cuidado e destino correto desses animais. Sem essa ação das guarnições, os animais teriam poucas chances de sobrevivência.

Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat em Natal pode solicitar o apoio da Guarda Municipal através do Ciosp, ligando para o número 190.

Foto: Reprodução/Ronda de Proteção Ambiental

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Leia mais sobre serpentes e sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Ronda de Proteção Ambiental da GMN no resgate a animais silvestres em Natal e no RN

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo