moradia

MRV lança Feirão da Casa Própria com descontos em quatro empreendimentos no RN

MRV lança Feirão da Casa Própria com descontos em quatro empreendimentos no RN

Campanha segue até 5 de março e oferece condições especiais para quem deseja realizar o sonho da casa própria

A MRV, maior construtora da América Latina, lança o Feirão da Casa Própria MRV, uma oportunidade para quem deseja conquistar o seu lar com condições especiais. A campanha acontece ao longo de fevereiro e segue até 5 de março, com descontos exclusivos em 622 unidades de quatro empreendimentos nas cidades de Natal e Parnamirim.

Essa é uma oportunidade para quem já planeja a compra de um imóvel, principalmente com o cenário de disparada no preço dos aluguéis e as facilidades e taxas de juros diferenciadas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), mais baixas que as taxas oferecidas no mercado.

“O Feirão da Casa Própria é uma das nossas principais iniciativas para facilitar o acesso à moradia e acelerar o sonho da casa própria para milhares de brasileiros. Com condições especiais e facilidades no processo de compra, queremos oferecer aos clientes uma oportunidade única de conquistar um imóvel”, destaca Alessandro Almeida, Diretor comercial da MRV no Nordeste.

Os clientes que adquirirem um imóvel durante o Feirão e assinarem o contrato até 5 de março terão direito a um desconto especial, que será automaticamente aplicado no valor da unidade escolhida. O pagamento do ato também deve ser realizado dentro desse período.

Em Natal, os empreendimentos participantes são o Beach Plaza Residence e o Norte Plaza Residence. E em Parnamirim são o Torres do Seridó e o Ville dos Ventos. Corretores especializados estarão à disposição nas lojas da MRV para auxiliar os interessados, garantindo um processo ágil e transparente.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MRV lança Feirão da Casa Própria com descontos em quatro empreendimentos no RN Read More »

Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país

Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país

De acordo com a UFMG, mais de 327 mil viviam nesta situação em 2024

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil aumentou aproximadamente 25%. Se em dezembro de 2023 havia 261.653 pessoas nesta situação, esse número chegou a 327.925 no final do ano passado. A informação é do levantamento mais recente divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG). O número apurado em dezembro de 2024 é 14 vezes superior ao registrado onze anos atrás, quando haviam 22.922 pessoas vivendo nas ruas no país.

O levantamento foi feito com base nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e serve como indicativo das populações em vulnerabilidade para quantificar os repasses do governo federal aos municípios.

A Região Sudeste é onde estão concentradas 63% das pessoas em situação de rua do país, com 204.714 pessoas, seguida da Região Nordeste, com 47.419 pessoas (14%).

Só no estado de São Paulo, que representa 43% do total da população em situação de rua do país, esse número saltou de 106.857 em dezembro de 2023 para 139.799 pessoas em dezembro do ano passado. Essa quantidade é 12 vezes superior ao que foi observado em dezembro de 2013, quando eram 10.890. Em seguida aparecem os estados do Rio de Janeiro, com 30.801, e Minas Gerais, com 30.244.

De acordo com o coordenador do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, André Luiz Freitas Dias, o aumento desta população pode ser explicado pelo fortalecimento do CadÚnico como principal registro desta situação e de acesso às políticas públicas sociais do país e também pela ausência ou insuficiência de políticas públicas estruturantes voltadas para essa população, tais como moradia, trabalho e educação.

O levantamento apontou ainda que sete em cada dez pessoas em situação de rua no país não terminaram o ensino fundamental e 11% encontra-se em condição de analfabetismo, dificultando o acesso das pessoas às oportunidades de trabalho geradas nas cidades.

Em entrevista à Agência Brasil, Robson César Correia de Mendonça, do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, lembrou que o Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que a cidade de São Paulo conta com cerca de 590 mil imóveis particulares vazios, valor bem superior à quantidade de pessoas em situação de rua que vivem atualmente na capital paulista, em torno de 92.556, segundo o Observatório da UFMG.

Para Mendonça, se há crescimento na população em situação de rua e uma grande quantidade de moradias ociosas em todo o país, isso significa que “está faltando interesse político para resolver o problema”.

“Se nós temos 588 mil e poucos prédios ociosos na cidade de São Paulo e 90 mil de população em situação de rua, isso quer dizer que se fosse feita uma reforma nesses prédios, tornando-os habitacionais, nós teríamos resolvido uma boa parte dessa demanda e tirado essas pessoas da situação de rua. Isso tornaria muito mais barata a questão da moradia do que o custeio com albergue e outras questões que o governo busca fazer para tentar solucionar o problema e que nunca consegue solucionar”, defende.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo não forneceu dados sobre a quantidade de pessoas vivendo nas ruas do estado paulista, mas informou que, no ano passado, dos cerca de R$240 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social destinados aos municípios, foram alocados pelas gestões municipais cerca de R$156 milhões em serviços de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aumenta em 25% o número de pessoas em situação de rua no país Read More »

Setor da Construção debate em Natal o financiamento para a habitação no Brasil em 2025

Setor da Construção debate em Natal o financiamento para a habitação no Brasil em 2025

O evento é direcionado especialmente aos empresários e profissionais da construção civil e do mercado imobiliário

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoverá em Natal (RN), nesta segunda-feira (18/11), a primeira edição do seminário Diálogos de Habitação, com o tema ‘Parcerias por um novo amanhã’. Realizado em parceria com os sindicatos da Indústria da Construção do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN) e Sinduscon Oeste-RN, o evento reunirá dirigentes e especialistas do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, de entidades representativas e de empresas do setor para definir um panorama das principais tendências e desafios para o financiamento da construção de moradias no Brasil.

“O nosso principal objetivo é deixar claro quais serão as condições de financiamento para a construção e para a aquisição de imóveis, em um cenário de incertezas sobre crédito. Por isso, discutiremos questões relativas ao programa Minha Casa, Minha Vida e aos fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de Arrendamento Residencial (FAR), como manutenção, garantia de recursos e previsibilidade orçamentária”, afirma o presidente da CBIC, Renato Correia.

A abertura do Diálogos de Habitação será às 14h, com a presença do secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira; do diretor de Habitação da Caixa, Roberto Ceratto; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz; e dos presidentes do Sinduscon-RN, Sérgio Azevedo, e Sinduscon Oeste-RN, Pedro Escossia; e do vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Clausens Duarte, além de representantes do governo do estado e do município.

Em seguida, os painéis terão como temas:

  • Contextualização dos desafios da Construção Civil no cenário atual
  • O programa Minha Casa, Minha Vida Cidades e emendas parlamentares
  • Sustentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • FGTS: execução orçamentária 2024 e previsão orçamentária 2025
  • Fundo de Arrendamento Residencial (FAR): contratações, expectativas e pendências de contratações em 2024; e execução orçamentária, novas regras e especificações para 2025.

O Diálogos de Habitação é direcionado especialmente aos empresários e profissionais da construção civil e do mercado imobiliário. Ele será realizado no auditório Joaquim Victor de Holanda, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A participação é gratuita e também terá transmissão via Youtube.

Com foco no fortalecimento da indústria da construção, o evento também visa estimular novas parcerias e fomentar o desenvolvimento do mercado de habitação, que é um dos pilares para o crescimento econômico regional e nacional. O tema tem interface com o projeto ‘Responsabilidade Social na Indústria da Construção’, objetivo 2.6 –‘Segurança habitacional e moradia digna ao trabalhador’, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Serviço

O que: Seminário Diálogos da Habitação – Parcerias por um novo amanhã
Quando: Segunda-feira, 18 de novembro de 2024, das 14h às 19h.
Onde: Sede da FIERN – avenida Senador Salgado Filho, 2860, Lagoa Nova, Natal (RN)

Foto: Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Setor da Construção debate em Natal o financiamento para a habitação no Brasil em 2025 Read More »

Caern anuncia suspensão de abastecimento de água em 10 bairros de Natal no próximo sábado (21)

Caern anuncia suspensão de abastecimento de água em 10 bairros de Natal no próximo sábado (21)

Manutenção emergencial na Estação Elevatória de Água Tratada de Lagoa Nova interromperá o fornecimento de água em diversos bairros da capital potiguar por 12 horas

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que realizará uma manutenção emergencial na Estação Elevatória de Água Tratada de Lagoa Nova no próximo sábado (21.set.2024), interrompendo o abastecimento de água em 10 bairros de Natal. A suspensão ocorrerá das 7h às 19h, afetando diversas áreas da cidade.

De acordo com a Caern, o objetivo da manutenção é garantir o funcionamento eficiente do sistema de abastecimento de água. Após o término dos reparos, o fornecimento será retomado às 19h, mas o abastecimento de água nas áreas afetadas poderá levar até 48 horas para ser completamente normalizado.

Confira abaixo a lista dos bairros que serão impactados pela suspensão:

  • Nova Descoberta
  • Morro Branco
  • Lagoa Nova
  • Parte de Lagoa Seca
  • Parte do Alecrim
  • Bom Pastor
  • Quintas
  • Bairro Nordeste
  • Dix Sept Rosado
  • Nazaré

A Caern recomenda que os moradores das áreas afetadas façam uso consciente da água durante o período de suspensão, armazenando o necessário para o consumo básico até que o abastecimento seja restabelecido.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caern anuncia suspensão de abastecimento de água em 10 bairros de Natal no próximo sábado (21) Read More »

Famílias do MLB desocupam prédio antigo do Diário de Natal e são transferidas para galpão na Ribeira

Famílias do MLB desocupam prédio antigo do Diário de Natal e são transferidas para galpão na Ribeira

Transferência faz parte de acordo com o Governo do Estado; ocupação completa cinco meses

As famílias ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) começaram a deixar o prédio do antigo Diário de Natal na tarde desta terça-feira (30.jul.2024). Utilizando um caminhão fornecido pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), órgão do Governo do Estado, as famílias estão sendo realocadas para um galpão na Ribeira, onde já estavam anteriormente.

Segundo o MLB, essas famílias se unirão a outras 20 que já se encontram no galpão e permanecerão lá por aproximadamente três semanas, antes de serem transferidas para outro imóvel que será disponibilizado pelo governo. A desocupação foi motivada por uma decisão judicial concedida na última sexta-feira (26.jul), que deu um prazo de 30 dias para a saída do prédio ocupado.

O juiz Bruno Lacerda Fernandes, da 5ª Vara da Fazenda Pública, atendeu a um pedido do Governo do Estado e da Defensoria Pública. Na semana anterior, o governo estadual fechou um acordo com o MLB para desocupar o terreno. Pelo acordo, as famílias serão transferidas para um imóvel escolhido pelo movimento e alugado pelo governo.

Em nota, o governo afirmou ter contratado uma empresa para limpar e preparar o imóvel que abrigará as famílias “o mais breve possível”. O prédio do antigo Diário de Natal estava ocupado desde 29 de janeiro por famílias do MLB, em protesto contra a demora na entrega de imóveis definitivos e pelas condições degradantes do galpão da Ribeira, para onde retornarão temporariamente.

As famílias permanecerão no prédio cedido pelo governo por tempo indeterminado, aguardando a entrega de imóveis dos programas Pró-Moradia ou Minha Casa Minha Vida. A mudança para o novo local será um alívio temporário até que as condições de moradia definitiva sejam atendidas.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Famílias do MLB desocupam prédio antigo do Diário de Natal e são transferidas para galpão na Ribeira Read More »

Justiça homologa acordo para desocupação do terreno do Diário de Natal

Justiça homologa acordo para desocupação do terreno do Diário de Natal

Integrantes do MLB têm 45 dias para encontrar novo imóvel com apoio do Governo do Estado

O juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, homologou um acordo mediado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Norte (DPERN) para a desocupação do terreno do antigo Diário de Natal, localizado na avenida Deodoro da Fonseca, zona Leste da capital potiguar. A decisão foi assinada na noite de quinta-feira (13.jun.2024).

Pelo acordo, os integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) têm 45 dias para apontar um novo imóvel para ocupação, cujas despesas serão custeadas pelo Governo do Estado. A Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab) comprometeu-se a pagar o aluguel de um novo imóvel até a entrega das unidades habitacionais do Programa Pró-Moradia, prometidas pelo Governo do Estado. Caso as chaves não sejam entregues até o fim do próximo ano, novas negociações serão realizadas.

O terreno onde funcionou o jornal Diário de Natal foi invadido pelo MLB em 29 de maio, completando quatro meses de ocupação. Mais de 30 famílias da ocupação Emmanuel Bezerra, formada em 2020, participaram da invasão. Anteriormente, elas haviam ocupado o prédio da antiga faculdade de Direito da UFRN e foram transferidas para um galpão na Ribeira, que apresentava problemas de alagamento e saneamento.

As negociações com o poder público resultaram na promessa de construção de 90 casas pelo Governo do Estado, das quais 30 seriam destinadas aos ocupantes da Emmanuel Bezerra. Contudo, o compromisso não foi cumprido, levando à invasão do terreno na Deodoro da Fonseca.

Foto: Divulgação/MLB RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça homologa acordo para desocupação do terreno do Diário de Natal Read More »

ReforAMAR promove 6ª Feijoada Beneficente

ReforAMAR promove 6ª Feijoada Beneficente

Evento será realizado neste sábado (18), das 12h às 17h, e vai contar com música ao vivo e sorteio de brindes. Ingressos no valor de R$ 30 podem ser adquiridos no Sympla ou via Pix

A ONG ReforAMAR vai realizar, neste sábado (18), a 6ª edição da sua tradicional Feijoada Beneficente. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para as iniciativas da organização, que incluem reformas de casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, equipamentos públicos e instituições de acolhimento, além de cursos de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho.

A 6ª Feijoada Beneficente da ReforAMAR será na sede da ONG (Rua Pastor Manoel Leão, 2160, Candelária), das 12h às 17h. Os ingressos no valor de R$ 30 podem ser adquiridos no Sympla ou pelo Pix reforamar@gmail.com e dão direito a feijoada completa à vontade, água e refrigerante. Na programação, show de Gilson do Acordeon e sorteio de brindes entre os participantes.

“A ReforAMAR já transformou a vida de muita gente e isso só é possível graças à ajuda de parceiros e voluntários. Seja a turma que vai para a obra e coloca literalmente a mão na massa, quem doa parte do seu tempo trabalhando em nosso Bazar ou quem ajuda financeiramente a custear toda nossa estrutura, logística e materiais”, explica a presidente da ONG, a engenheira Fernanda Silmara.

Segundo ela, mais do que um evento, a Feijoada Beneficente representa a oportunidade de contribuir com causas sociais relevantes. A ReforAMAR é uma organização não-governamental potiguar que atua desde 2018 no enfrentamento à pobreza por meio do direito fundamental à moradia. A entidade reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, instituições de acolhimento e espaços comunitários.

“Mas essa também é uma oportunidade para confraternizar, conhecer a sede da ONG, o Bazar e fazer conexões com um monte de gente bacana que faz tudo isso acontecer”, finaliza Fernanda.

Serviço

6ª Feijoada Beneficente da ReforAMAR
Quando? Sábado (18)
Horário? 12h às 17h
Onde? Sede da ONG (R. Pastor Manoel Leão, 2160 – Candelária)
Ingresso: R$ 30 disponível no Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/6-feijoada-beneficente-reforamar/2412383 ou diretamente com a ONG pelo Pix reforamar@gmail.com
(inclusos feijoada completa à vontade, água e refrigerante)
Mais informações: (84) 98820-2018 ou pelo instagram.com/reforamar_

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ReforAMAR promove 6ª Feijoada Beneficente Read More »

RN terá mais 3.872 residências do Minha Casa Minha Vida

RN terá mais 3.872 residências do Minha Casa Minha Vida

Mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a nova etapa do programa, que contempla áreas urbanas e rurais

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na sexta-feira (26.abr.2024) a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), com a construção de 3.872 casas em 62 municípios de todas as regiões do estado. As novas unidades habitacionais, divididas em 16 projetos urbanos e 49 rurais, serão destinadas a famílias de baixa renda, agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais.

A solenidade de lançamento da nova etapa do MCMV aconteceu no auditório da Escola de Governo em Natal e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Walter Alves, de prefeitos, secretários municipais, representantes da Caixa Econômica Federal e de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Em seu discurso, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do programa para garantir moradia digna à população mais necessitada do RN. “Depois de um longo período sem investimentos, hoje temos um dia de conquista e alegria por mais um passo na luta por moradia digna para quem mais precisa no RN”, afirmou. “O MCMV é a realização de sonhos, cumprimento de direitos por Governos e gestores públicos que têm sensibilidade, compromisso com o social, com o cumprimento dos direitos e da cidadania”, completou.

Ampliação do programa e atendimento a demandas antigas

Inicialmente, o número de unidades habitacionais previstas para o RN era de 933. No entanto, após articulações do governo estadual junto ao governo federal, o número foi ampliado para 3.872, beneficiando mais de 15 mil pessoas. Além disso, o programa foi aprimorado para atender às demandas específicas da população urbana e rural do estado.

O vice-governador Walter Alves ressaltou que a retomada do MCMV vai além da construção de casas. “O programa também vai fomentar a economia, promover o desenvolvimento, o bem estar social, a cidadania, emprego e renda para o povo do RN é do Brasil”, declarou.

Foto: Rodrigo de Oliveira / Agência Caixa de Notícias / Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN terá mais 3.872 residências do Minha Casa Minha Vida Read More »

Internos de Alcaçuz recebem capacitação em construção civil

Internos de Alcaçuz recebem capacitação em construção civil

Curso de Produção e Instalação de Piso Intertravado é ministrado pela ONG ReforAMAR, em parceria com a SEAP e o TJRN.

Como parte da preparação para futura instalação de uma fábrica no estabelecimento prisional, 40 internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, estão participando de capacitação para Produção e Instalação de Piso Intertravado. O curso integra projeto envolvendo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e a ONG ReforAMAR, instituição responsável pelas aulas.

Os internos foram escolhidos a partir dos registros da Comissão Técnica de Classificação (CTC) e, de acordo com o órgão, todos são aptos ao estudo e ao trabalho, com histórico de “excelente conduta carcerária”. Eles estão participando de aulas teóricas e práticas que contemplam desde noções básicas de edificação, passando pela seleção dos materiais até o processo de cura do concreto utilizado na produção dos bloquetes pré-moldados. Ao final, o piso produzido será instalado na própria penitenciária.

O secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, explica que a produção de piso no sistema prisional já é uma realidade exitosa no Maranhão. “A SEAP fez um intercâmbio com os gestores do sistema prisional para conhecer as boas práticas de outros estados e adaptá-las à nossa realidade para avançarmos na oferta de trabalho no RN”, diz.

Ainda segundo o titular da SEAP, a iniciativa contribui para reduzir a reincidência criminal, favorece o retorno do interno ao convívio social e conta para a remição da pena. Além disso, 25% da remuneração paga ao interno trabalhador retorna ao Estado como forma de compensação financeira.

Promovido pela ONG ReforAMAR, o curso foi selecionado em um dos editais lançados pelo Programa Novos Rumos, do TJRN, e se estenderá até julho. “Acreditamos que a dignidade e a educação são os pilares fundamentais da transformação positiva do mundo. Assim, esperamos contribuir para a reintegração social dessas pessoas, devolvendo para a sociedade profissionais qualificados no mercado da construção civil”, destaca a engenheira Fernanda Silmara, presidente da instituição.

Para o juiz Gustavo Marinho, coordenador do Programa Novos Rumos, a iniciativa está conectada à linha de atuação de trabalho e renda. “Este projeto se traduz na abertura de perspectiva para a reinserção ao mercado de trabalho das pessoas privadas de liberdade, tanto no período do encarceramento quanto na fase pós cárcere, sendo uma importante ferramenta para a não reincidência e para a ressocialização dos beneficiários”, enfatiza o magistrado.

A ReforAMAR é uma organização não-governamental potiguar que atua desde 2018 no enfrentamento à pobreza por meio do direito fundamental à moradia. A entidade reforma casas de famílias em situação de vulnerabilidade social, instituições de acolhimento e promove formação profissional de mão de obra para a construção civil.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Internos de Alcaçuz recebem capacitação em construção civil Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade