Governo do RN solicita revogação da interdição da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Governo do RN solicita revogação da interdição da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Remanejamento de internos e avaliação de segurança são medidas após tentativa de fuga

O Governo do RN, através da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), anunciou que vai solicitar à 1ª Vara de Execução Penal, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a reconsideração da interdição da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, especificamente do Pavilhão nº 2 de Alcaçuz.

A medida foi tomada após uma tentativa de fuga ocorrida no dia 21 de maio, que levou ao remanejamento provisório de todos os 109 internos do Pavilhão nº 2 para o Pavilhão nº 1, a fim de permitir uma avaliação detalhada da estrutura física e das rotinas de segurança do local.

Atualmente, a penitenciária abriga 607 detentos, embora sua capacidade máxima seja de 900 vagas. Na decisão proferida nesta quinta-feira (6.jun.2024), o TJRN determinou a interdição parcial da unidade, proibindo o recebimento de novos presos, sejam provisórios ou condenados.

O juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, da 1ª Vara Regional de Execução Penal, destacou que a Penitenciária está superlotada, com 607 presos em um pavilhão projetado para 402 internos. Além disso, a unidade abriga membros das três principais facções criminosas do estado.

A SEAP argumenta que o remanejamento dos presos foi necessário para garantir a segurança e avaliar possíveis reformas na infraestrutura da penitenciária. A secretaria espera que, com essas medidas, seja possível revogar a interdição e normalizar o recebimento de novos detentos.

Foto: Vivian Galvão/Arquivo/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal