A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte decidiu pela redução do prazo para aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Atualmente, é necessário esperar três meses para tomar a D2. Com o novo prazo, fica estabelecido a completude do ciclo em 21 dias.
A proteção da vacina para as novas variantes da Covid-19 e a garantia do envio de novas doses do imunizante pelo Ministério da Saúde foram os fatores considerados para a decisão da Câmara Técnica.
Além disso, também foi decidido que as gestantes que iniciaram o esquema vacinal com vacina da Oxford, deverão completar o esquema vacinal com a vacina da Pfizer de forma imediata. Para tanto, o Estado enviará doses da reserva técnica aos 167 municípios para que seja concluído o esquema vacinal das grávidas; e 411 delas estão nessa situação no Rio Grande do Norte.
A decisão de reduzir o intervalo entre as doses da vacina tem como objetivo tentar conter o avanço da variante Delta. De acordo com uma pesquisa do laboratório francês Pasteur, a primeira dose da Pfizer tem uma proteção de apenas 10% contra a cepa indiana. Já com a imunização com as duas doses, a taxa sobe para 95%.
Foto: Hélia Scheppa/SEI
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.