Assessora do Ministério da Igualdade Racial é exonerada por ofensas a torcedores do São Paulo

Assessora do Ministério da Igualdade Racial é exonerada por ofensas a torcedores do São Paulo

Publicação de Marcelle Decothé em rede social foi considerada incompatível com os valores da pasta

O Ministério da Igualdade Racial exonerou, nesta terça-feira (26.set.2023), a assessora especial de Assuntos Estratégicos Marcelle Decothé. A decisão foi tomada após a publicação de ofensas a torcedores do São Paulo Futebol Clube em uma rede social.

No último domingo (24.set), Marcelle Decothé publicou um story no Instagram com uma foto da torcida do São Paulo no estádio Morumbi, durante a final da Copa do Brasil. A legenda da publicação dizia: “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade. Pior tudo de pauliste”.

O Ministério da Igualdade Racial, em nota divulgada nesta terça, disse que a exoneração foi “para evitar que atitudes não alinhadas” com o propósito da pasta “interfiram” no cumprimento institucional do ministério.

“As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR”, diz a nota.

Em entrevista à imprensa, Anielle Franco disse que a exoneração foi uma “decisão difícil”, mas que foi tomada “para preservar o compromisso do ministério com a igualdade racial”.

Confira a íntegra da nota divulgada pela pasta:

“O Ministério da Igualdade Racial reafirma seu compromisso inegociável com a promoção de direitos e com a igualdade étnico-racial, a partir de princípios como a transparência e o cuidado.

Com nove meses de atual gestão e um legado de luta de muitas e muitos que constroem as políticas de enfrentamento ao racismo no país, reerguemos a agenda de ações afirmativas e colocamos em prática medidas fundamentais de inclusão e valorização da população negra.

Esta é uma luta que se configura como compromisso de governo e política de Estado, por isso seguiremos realizando as transformações sociais que a sociedade brasileira e os povos negros, quilombolas e ciganos almejam, prezando pela boa conduta das servidoras e servidores que compõem o nosso quadro.

De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de hoje. As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR.

Recém-instalado pelo Ministério, o Comitê de Integridade, Transparência, Ética e Responsabilização – instância interna de debate e deliberação sobre situações que envolvam temas de transparência, integridade pública, ética e questões disciplinares de caráter abrangente – vai investigar o caso e atuar para prevenir ocorrências que contrariem os princípios norteadores da missão do Ministério”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar