Ministério da Justiça coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros

Ministério da Justiça coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros

Pasta alega que divulgação pode comprometer segurança da população e autoridades

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu manter em sigilo os dados referentes às fugas ocorridas nos presídios do Brasil no ano anterior. Apesar de possuir acesso aos números, o ministério classificou essas informações como “reservadas”, determinando que permaneçam em segredo por um período de cinco anos. As informações foram publicadas pelo portal Metrópoles neste sábado (4.mai.2024).

O pedido de acesso às informações foi feito pelo Metrópoles através da Lei de Acesso à Informação (LAI), contudo, a requisição foi negada. A recusa ocorreu em todas as instâncias do ministério e foi confirmada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), órgão ligado ao Ministério da Justiça, justifica a decisão alegando que a divulgação desses dados poderia colocar em risco a vida, a segurança ou a saúde da população, além de representar uma ameaça à segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras, bem como de seus familiares.

Foto: Tom Costa / MJSP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal