modernização

Abastecimento de água será suspenso por 24h na Zona Norte de Natal e em bairros de São Gonçalo

Abastecimento de água será suspenso por 24h na Zona Norte de Natal e em bairros de São Gonçalo

Interrupção começa às 7h de terça-feira (11) para modernização da Estação Elevatória da Lagoa de Extremoz

Abastecimento de água será suspenso por 24h na Zona Norte de Natal e em bairros de São Gonçalo

O abastecimento de água será interrompido por 24 horas na próxima terça-feira (11) em todos os bairros da Zona Norte de Natal e em localidades de São Gonçalo do Amarante, devido à execução de serviços de modernização da Estação Elevatória de Água Bruta da Lagoa de Extremoz. A unidade é o principal ponto de captação que abastece cerca de 350 mil pessoas na capital potiguar.

A parada programada terá início às 7h da manhã e afetará os seguintes locais:

  • Todos os bairros da Zona Norte de Natal
  • Amarante
  • Jardim Lola
  • Olho D’Água dos Carrilhos
  • Conjunto Nova Zelândia (São Gonçalo do Amarante)

O abastecimento começará a ser retomado às 7h da manhã do dia seguinte, com normalização total prevista em até 72 horas, após a conclusão dos trabalhos e estabilização do sistema.

Abastecimento de água será suspenso por 24h na Zona Norte de Natal
Abastecimento de água será suspenso por 24h na Zona Norte de Natal

Segundo informações da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte), o investimento na modernização da estação é de R$ 4,9 milhões. O projeto inclui a substituição de três bombas antigas por quatro novas motobombas anfíbias, além da modernização completa dos painéis elétricos e de automação.

A expectativa da companhia é que a atualização da estrutura resulte em redução de pelo menos 20% no consumo de energia elétrica da unidade, além de melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado à população.

Outro ponto destacado pela Caern é o aumento da segurança operacional. Com a modernização, a estação passará a contar com duas bombas reservas, o que deve reduzir significativamente as interrupções no sistema e garantir maior estabilidade no fornecimento de água para os moradores da região.

A companhia orienta os moradores das áreas afetadas a fazerem reserva de água para uso durante o período de suspensão e a evitarem desperdícios, especialmente nos dias de paralisação e retomada gradual do serviço.

A Lagoa de Extremoz é uma das principais fontes de abastecimento de água da capital potiguar, e sua modernização é considerada estratégica para garantir a continuidade do fornecimento diante do crescimento populacional e da demanda por serviços públicos de qualidade.

A Caern reforça que a intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura hídrica da região e que está tomando todas as medidas para minimizar os impactos à população durante o período de suspensão.

Fotos: Divulgação/Assecom/Caern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Abastecimento de água será suspenso por 24h na Zona Norte de Natal e em bairros de São Gonçalo Read More »

Dia Mundial da Água Solar Coca-Cola investe mais de R$ 70 milhões em gestão eficaz de recursos hídricos

Dia Mundial da Água: Solar Coca-Cola investe mais de R$ 70 milhões em gestão eficaz de recursos hídricos

Até 2027, a fabricante do Sistema Coca-Cola pretende reduzir o consumo hídrico para 1,50 litro de água captada por litro de bebida produzida e, desde 2015, reduziu em 29% o volume de água consumido por litro de bebida produzida

Na indústria de bebidas, onde a água é a principal matéria-prima, uma gestão adequada desse recurso é fundamental para assegurar a eficiência hídrica do processo e, sobretudo, preservar esse bem vital para a humanidade. Abraçando essa responsabilidade, a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), adota uma gestão estratégica dos recursos hídricos, considerando a água como um de seus principais ativos. Somente no último ano, a empresa investiu mais de R$ 70 milhões em modernizações fabris para redução do consumo hídrico.

Ações que incluem a redução do uso de água em processos industriais, a recuperação de efluentes, iniciativas para conservação de bacias hidrográficas e a proteção de ecossistemas críticos têm se expandido nas unidades da empresa de Norte a Nordeste do país, bem como em parte da região Centro-Oeste. Nas unidades, o foco é na atualização das tecnologias para eficiência hídrica, incluindo processo de ultrafiltração, reaproveitamento de vapor, modernização de lavadoras e sistemas de captação de água da chuva.

Entre as principais ações da empresa, destaca-se a meta de reduzir o consumo hídrico para 1,50 litro de água captada por litro de bebida produzida até 2027. Estes esforços da empresa não são recentes. De acordo com o diretor de Supply Chain da Solar, Orlando Fiorenzano, a empresa investe continuamente na redução do consumo de água há décadas. “Desde 2015, a Solar reduziu em 29% o volume de água consumido por litro de bebida produzida. Estes resultados levaram nossa empresa a ser reconhecida como a primeira franquia da Coca-Cola na América Latina a receber a certificação Alliance Water Stewardship (AWS)”, destaca Fiorenzano.

Capilaridade de ações

Utilizando sua capilaridade ímpar no mercado, a Solar expande essas iniciativas por todo seu território em 70% do Brasil. No Nordeste, a empresa realizou a expansão da segunda etapa de modernização da Estação de Tratamento de Água de Maracanaú (CE), resultando em 6% de redução no consumo na unidade. No Rio Grande do Norte, a fabricante implementou a primeira etapa de um novo sistema de adicionamento de gás em Natal, onde consequentemente terá um envase em alta temperatura, resultando em melhoria na qualidade do processo de limpeza e set up das linhas de produção, assim como ganho de energia elétrica e água em condensadores.

No estado de Alagoas, foi implementado um novo piloto de Clean-In-Place (CIP), processo de limpeza automatizado, na fábrica de Maceió. O método, ainda em teste, visa reduzir o consumo de água em cerca de 15% frente ao processo utilizado anteriormente para a limpeza das linhas de produção. Também com relação ao CIP, a fabricante executou a primeira etapa deste novo sistema em Suape (PE) visando a redução da microbiologia e consequente redução de limpeza semanal, economizando aproximadamente 10% de água.

No Mato Grosso, estado de grande importância estratégica para a Solar, um sistema de tratamento de água adicional foi implantado em Várzea Grande, localização de uma das unidades fabris da engarrafadora. Como resultado, foi possível recuperar 5% a mais de água no processo industrial de floculação.

Projetos socioambientais

Para além dos muros das fábricas, a Solar aposta em impactar positivamente as comunidades nas quais está inserida. Para isso, mantém também iniciativas ambientais externas, como o projeto Mangue Vivo, em Alagoas, e o projeto de reflorestamento da Fazenda Raposa, no Ceará. Ambos com foco na recuperação de ecossistemas estratégicos, como manguezais e áreas de recarga hídrica.

Buscando promover acessibilidade à água, a empresa apoia ainda o Água + Acesso, projeto que leva infraestrutura hídrica para comunidades rurais, beneficiando famílias em regiões de escassez. O programa está sendo expandido, com intuito de beneficiar mais escolas e comunidades no Nordeste e na Amazônia. Outro empenho é o apoio ao projeto Águas para Educar, que leva acesso à água potável para escolas, e a expansão dos agregadores de resíduos plásticos, reforçando o compromisso ambiental da empresa. Todas essas iniciativas somam esforços para combater as mudanças climáticas e o estresse hídrico.

“A Solar Coca-Cola entende que as mudanças climáticas impactam a disponibilidade hídrica e, por isso, estamos empenhados em adotar estratégias para mitigar seus efeitos. Vale ressaltar, que trabalhamos alinhados ao ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima e ao Pacto Global da ONU, priorizando a redução do impacto ambiental das nossas operações”, finaliza o diretor de Supply Chain.

Sobre a Solar Coca-Cola – A Solar está entre uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, e conta atualmente com 13 fábricas. Com cerca de 60 centros de distribuição e 58 distribuidores autorizados e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. A companhia conta com mais de 19 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda, impactando positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia Mundial da Água: Solar Coca-Cola investe mais de R$ 70 milhões em gestão eficaz de recursos hídricos Read More »

Artigo - Cidades inteligentes: IA e a revolução da gestão de redes de energia e iluminação pública

Artigo – Cidades inteligentes: IA e a revolução da gestão de redes de energia e iluminação pública

*Por André Sih

A transformação digital não é mais uma tendência, mas uma necessidade para cidades modernas. Redes elétricas inteligentes e iluminação pública conectadas são peças-chave dessa revolução, e a inteligência artificial tem acelerado esse avanço de forma inédita.

O conceito dessa ideia conversa diretamente com a administração de recursos básicos que tornam um município moderno e funcional para seus habitantes. Nesse sentido, ativos fundamentais, como essas redes de energia e iluminação, necessitam de uma visão detalhada e de um planejamento criterioso para que haja constantes melhorias na utilização dos espaços públicos, impulsionando o crescimento como um todo, não apenas das grandes capitais, mas também de cidades menores.

Nesse contexto, a modernização da iluminação pública tem ganhado destaque. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP) e pela consultoria EY indica que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) para iluminação pública iriam triplicar até 2024. Afinal, o sistema de iluminação pública pode ser considerado um candidato promissor para a incorporação de novas tecnologias às cidades inteligentes, como, por exemplo, a inteligência artificial.

No entanto, apesar do potencial de inovação, a realidade mostra que a instalação e o gerenciamento de redes de iluminação pública ainda carecem de equipamentos de última geração. A distribuição de energia elétrica também, sendo que, até pouco tempo, era majoritariamente unidirecional, sem capacidade de prever picos de consumo ou falhas na rede, resultando, muitas vezes, em interrupções imprevisíveis e prejudiciais a hospitais, escolas e serviços essenciais. Esse tipo de lacuna pode impactar a rotina das pessoas, seja na saúde, lazer ou comércio, além de evidenciar desigualdades sociais.

Outro desafio associado a esse modelo tradicional era o alto custo operacional. A falta de monitoramento em tempo real levava a desperdícios e ao aumento dos custos de geração e distribuição, o que tornava tudo ainda mais difícil. Também devemos lembrar o fato de que para realizar as manutenções, esse tipo de fornecimento depende quase 100% de inspeções manuais, com reações que poderiam levar dias ou até mesmo semanas.

Com isso, empresas de tecnologia encontram potencial abrangente para os negócios, utilizando inovações em ferramentas de IA para aquecer o mercado e modernizar o serviço. A medição inteligente por meio de IA e a análise de imagens, por exemplo, surgem como uma alternativa eficiente e econômica em comparação aos métodos tradicionais. Soluções que permitem uma gestão mais precisa e em tempo real do consumo energético facilitam a identificação de falhas e otimizam recursos.

Estamos falando de abordagens especialmente vantajosas para municípios que buscam modernizar sua infraestrutura sem os altos custos, fortalecendo o desenvolvimento urbano.

Além disso, a identificação de vegetação próxima à rede elétrica pode ser outro diferencial para cidades que querem ser inteligentes e que focam na prevenção de problemas como quedas de árvores e postes. Acontecimentos como esses, assim como sabemos, podem causar interrupções no fornecimento de energia, bem como acidentes e outros prejuízos. Com esses recursos tecnológicos em mãos, é possível promover ações preventivas e garantir a continuidade dos serviços essenciais.

Com plataformas No Code, esses setores tornam acessível o processo de inovação para as cidades na administração dessas novas tecnologias, o que traz otimização de tempo, redução de desperdício de recursos público e naturais, entre outras vantagens. Ou seja, gestores que não se atualizarem nesse sentido ou não desenvolverem planejamentos para modernização e sustentabilidade das cidades inteligentes ficarão para trás, afinal, a IA está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja como consumidor ou cidadão.

*André Sih é Founder & Managing Partner da Fu2re.

Sobre a Fu2re

A Fu2re é especializada em soluções de inteligência artificial que transformam operações e otimizam processos nas indústrias de energia, óleo e gás. Com uma equipe altamente qualificada, desenvolve tecnologias de ponta, como o SmartVision AI, uma plataforma no-code que combina visão computacional e IA, permitindo atualizações rápidas nos modelos de inteligência artificial. Com diversas soluções já em operação, a Fu2re se destaca por entregar resultados mensuráveis e assertivos, atendendo às necessidades específicas de grandes empresas. Reconhecida no ranking 100 Startups to Watch pelo segundo ano consecutivo, está no TOP3 entre scale-ups de IA e no TOP100 geral, consolidando-se como referência em inovação e transformação digital.
Site: www.fu2re.com.br

Este texto não representa necessariamente a opinião do POR DENTRO DO RN.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília/Ilustração / Pedro ventura/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Artigo – Cidades inteligentes: IA e a revolução da gestão de redes de energia e iluminação pública Read More »

Avião de Lula arremete em Sorocaba devido a ventos fortes; ministros estavam a bordo

Avião de Lula arremete em Sorocaba devido a ventos fortes; ministros estavam a bordo

Presidente e comitiva aterrissaram com segurança após manobra; episódio reacende debate sobre frota aérea presidencial

O avião que transportava o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Fazenda, Fernanda Haddad, e do Trabalho, Luiz Marinho, arremeteu durante o procedimento de pouso no aeroporto de Sorocaba, em São Paulo, nesta terça-feira (18.mar.2025). A manobra foi necessária devido a ventos fortes, mas a aterrissagem foi concluída com sucesso pouco tempo depois.

https://twitter.com/pordentrodorn/status/1902120396138090680

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a arremetida ocorreu no início da tarde, mas o tempo entre a manobra e o pouso foi rápido. Após a aterrissagem, Lula seguiu para uma visita à fábrica da Toyota, onde cumpriu agenda oficial.

O episódio não é o primeiro envolvendo problemas durante voos do presidente. Em outubro do ano passado, Lula enfrentou uma situação semelhante ao decolar do México rumo ao Brasil. Na ocasião, um problema técnico foi identificado logo após a partida, obrigando a aeronave a sobrevoar o espaço aéreo mexicano por cerca de cinco horas para gastar combustível e garantir um pouso seguro.

Debate sobre a frota presidencial

Após o incidente no México, Lula mencionou a necessidade de adquirir “alguns aviões” para o transporte de autoridades em viagens oficiais. Em entrevista à rádio cearense O Povo/CBN, o presidente classificou o ocorrido como “uma lição” e reforçou a importância de modernizar a frota aérea presidencial.

A aeronave utilizada no voo desta terça-feira é a mesma que enfrentou problemas em 2023, o VC-1. A situação reacendeu o debate sobre a segurança e a eficiência dos veículos aéreos utilizados pela Presidência da República.

Agenda em Sorocaba

Após o pouso bem-sucedido, Lula seguiu para a fábrica da Toyota, onde participou de uma agenda relacionada à indústria automotiva e ao desenvolvimento econômico.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil / Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avião de Lula arremete em Sorocaba devido a ventos fortes; ministros estavam a bordo Read More »

Trampolim da Vitória disponibiliza 16 ônibus novos com tecnologia Euro 6 na Grande Natal

Trampolim da Vitória disponibiliza 16 ônibus novos com tecnologia Euro 6 na Grande Natal

Novos veículos trazem mais sustentabilidade, acessibilidade e conforto para o transporte intermunicipal

A Trampolim da Vitória, empresa responsável pelo transporte intermunicipal na Grande Natal, acaba de incorporar 16 novos ônibus zero quilômetro à sua frota. Os veículos são equipados com a tecnologia Euro 6, considerada a mais avançada em termos de redução de emissões de poluentes. A iniciativa marca um importante passo para a mobilidade urbana da região, promovendo maior sustentabilidade ambiental e melhorando a qualidade do ar.

A modernização da frota faz parte de um processo contínuo de renovação. Nos últimos dois anos, a empresa já adicionou 50 ônibus novos às suas operações, consolidando a maior renovação de frota da Grande Natal. Com isso, a Trampolim da Vitória reforça seu compromisso com um transporte público mais eficiente, seguro e confortável para os passageiros.

Acessibilidade e tecnologia a bordo

Os novos ônibus atendem a todas as normas de acessibilidade, garantindo maior inclusão e comodidade para todos os usuários. Entre os recursos disponíveis estão elevadores para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de assentos prioritários para idosos, gestantes e autistas.

Além disso, os veículos contam com internet Wi-Fi gratuita, proporcionando maior conectividade durante as viagens. Essa inovação visa melhorar a experiência dos passageiros, que podem aproveitar o tempo de deslocamento para trabalho, estudo ou entretenimento.

Compromisso com a sustentabilidade e o conforto

De acordo com Almir Buonora, diretor da Trampolim da Vitória, a iniciativa reflete o compromisso da empresa em aprimorar constantemente seus serviços. “Sabemos da importância do transporte público na vida das pessoas e, por isso, trabalhamos continuamente para trazer melhorias. Esses novos ônibus representam um avanço significativo na operação, oferecendo mais conforto, eficiência e sustentabilidade para nossos passageiros”, afirmou.

A tecnologia Euro 6, presente nos novos veículos, reduz drasticamente a emissão de gases poluentes, contribuindo para um meio ambiente mais saudável. Essa modernização também impacta positivamente os profissionais do setor, proporcionando melhores condições de trabalho para os motoristas.

Novidades para 2025

A Trampolim da Vitória não para por aí. A empresa já anunciou que continuará investindo na modernização do transporte público, com mais novidades previstas para 2025. O objetivo é oferecer um serviço cada vez mais alinhado às necessidades da população, garantindo conforto, eficiência e inovação.

As ações da empresa reforçam seu papel na mobilidade da Grande Natal, promovendo um transporte público moderno, acessível e sustentável. A expectativa é que a nova frota contribua para uma experiência mais positiva dos passageiros e para a otimização dos serviços oferecidos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trampolim da Vitória disponibiliza 16 ônibus novos com tecnologia Euro 6 na Grande Natal Read More »

Governo do RN rescinde contrato e retoma obras do Hospital Tarcísio Maia em Mossoró

Governo do RN rescinde contrato e retoma obras do Hospital Tarcísio Maia em Mossoró

Nova empresa assume reforma e ampliação do hospital, com foco em melhorias estruturais e agilidade na entrega

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta segunda-feira (17.mar.2025), a rescisão do contrato com a empresa Marbella Residence, responsável pelas obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. A segunda colocada no processo licitatório, a empresa WSC, foi convocada e já está em fase de mobilização para iniciar os trabalhos nos próximos dias.

A decisão foi comunicada pelos secretários de Infraestrutura, Gustavo Coelho, e de Saúde, Alexandre Motta, que destacaram a necessidade de solucionar o impasse e garantir a continuidade dos serviços sem prejuízos para a população. Segundo Coelho, a rescisão ocorreu de forma amigável após a Marbella enfrentar dificuldades para cumprir o cronograma da obra, o que resultou em paralisações e notificações por parte do Estado.

A reforma do Hospital Tarcísio Maia inclui a modernização do setor de pediatria, necrotério, centro cirúrgico, central de materiais esterilizados e lavanderia, além da ampliação da unidade de nutrição e dietética. Também está prevista uma revisão completa do sistema elétrico, com a instalação de novos geradores e melhorias na linha de alimentação de energia, garantindo maior autonomia para a unidade.

A WSC, empresa contratada para assumir as obras, é sediada em Mossoró e possui experiência em projetos na região. De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Motta, a empresa já demonstrou compromisso com a agilidade na execução, prometendo conduzir os trabalhos de forma intensiva para garantir a entrega no menor prazo possível.

“Nosso objetivo é assegurar que os serviços do hospital continuem funcionando enquanto a obra avança. Estamos alinhando com a direção da unidade e as equipes técnicas a melhor forma de executar os trabalhos sem prejudicar o atendimento à população”, afirmou Motta.

O valor do contrato será reajustado conforme os índices previstos no edital e está sendo analisado pela equipe técnica do governo, com acompanhamento da Caixa Econômica Federal. O prazo inicial para a conclusão da obra é de 360 dias, mas a expectativa é que os serviços sejam finalizados em um período menor, considerando que parte da estrutura já está em estágio avançado de reforma.

A governadora Fátima Bezerra acompanha de perto o andamento do projeto e reforçou a importância da iniciativa para garantir um hospital mais moderno, seguro e eficiente para a população de Mossoró e região.

Com a retomada das obras, o Hospital Regional Tarcísio Maia se prepara para oferecer um atendimento ainda mais qualificado, com melhorias estruturais essenciais para a saúde pública no Oeste Potiguar.

Sobre o Hospital Tarcísio Maia

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) é um dos principais hospitais do Oeste Potiguar e referência em urgência e emergência para mais de 60 municípios da região. A unidade, de média e alta complexidade, presta serviços essenciais para a população que depende do SUS.

O HRTM desempenha um papel fundamental no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, traumas e casos de emergência. Entre os serviços oferecidos, destacam-se cirurgia geral, ortopedia e traumatologia, neurocirurgia, clínica médica, unidade de terapia intensiva (UTI) e pediatria, além de setores de imagem, como raio-X e tomografia, e laboratório de análises clínicas.

Nos últimos anos, o hospital tem enfrentado desafios estruturais devido à alta demanda e à necessidade de modernização, o que levou o governo a realizar obras de reforma e ampliação para melhorar a qualidade do atendimento e garantir um serviço mais eficiente para a população.

Foto: Carlos Costa/Assecom/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN rescinde contrato e retoma obras do Hospital Tarcísio Maia em Mossoró Read More »

Papa Francisco aprova reformas na Igreja em meio à melhora de saúde

Papa Francisco aprova reformas na Igreja em meio à melhora de saúde

Pontífice amplia sínodo dos bispos e discute inclusão de mulheres e LGBTQ+ na igreja

O Vaticano anunciou neste sábado que o Papa Francisco aprovou um novo processo de três anos para considerar reformas na Igreja Católica global. A decisão foi tomada enquanto o pontífice de 88 anos está internado no hospital Gemelli, em Roma, onde se recupera de uma pneumonia dupla. A medida indica que Francisco planeja continuar como papa, apesar de sua saúde frágil.

O Sínodo dos Bispos, uma iniciativa central do papado de Francisco, será ampliado para incluir consultas com católicos de todo o mundo nos próximos três anos. O objetivo é discutir reformas significativas, como a possibilidade de mulheres servirem como diaconisas e uma melhor inclusão de pessoas LGBTQ+ na Igreja. Uma nova cúpula está prevista para 2028.

Francisco aprovou o novo processo na terça-feira, enquanto ainda estava hospitalizado. Ele está internado há mais de um mês, e sua prolongada ausência pública gerou especulações sobre uma possível renúncia, seguindo os passos de seu antecessor, Bento XVI. No entanto, amigos e biógrafos do papa insistem que ele não tem planos de renunciar.

O cardeal Mario Grech, líder do processo de reforma, afirmou ao canal de mídia do Vaticano que o papa está ajudando a impulsionar a renovação da Igreja. “Este é realmente um sinal de esperança”, disse Grech.

Desde que assumiu o papado em 2013, Francisco tem sido visto como um líder que busca modernizar a Igreja Católica. No entanto, sua agenda de reformas tem causado controvérsia entre alguns setores mais conservadores da Igreja, incluindo cardeais seniores. Eles criticam o papa por diluir os ensinamentos da Igreja em questões como casamento entre pessoas do mesmo sexo, divórcio e novo casamento.

Massimo Faggioli, acadêmico norte-americano especializado no papado, destacou que o novo processo de reforma é uma forma de Francisco reafirmar sua liderança sobre os 1,4 bilhão de católicos do mundo. “O pontificado de Francisco não acabou, e esta decisão que ele tomou sobre o que acontecerá entre agora e 2028 terá um efeito no resto dele”, afirmou Faggioli, professor da Universidade Villanova.

A cúpula do Vaticano realizada em outubro do ano passado não resultou em ações concretas sobre as reformas propostas, o que levantou dúvidas sobre a força do papado de Francisco. Na época, autoridades do Vaticano disseram que o papa ainda estava considerando mudanças futuras e aguardava relatórios detalhados sobre possíveis reformas, que devem ser entregues em junho.

Os últimos boletins médicos do Vaticano indicam que o estado de saúde do papa está melhorando, e ele não corre mais risco imediato de morte. No entanto, ainda não há previsão para sua alta hospitalar.

Foto: Tânia Rêgo/ABr

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Papa Francisco aprova reformas na Igreja em meio à melhora de saúde Read More »

Assaí reduz em 10% suas emissões de gases de efeito estufa em 2024

Assaí reduz em 10% suas emissões de gases de efeito estufa em 2024

Resultado reforça compromisso da Companhia com a redução do impacto ambiental e transição para uma economia de baixo carbono

O Assaí Atacadista reduziu em 10% suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos escopos 1 e 2 em 2024 no comparativo do quatro trimestre do ano anterior sobre o mesmo período de 2023. O avanço reflete a evolução da estratégia da Companhia para tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis, com foco na transição para uma economia de baixo carbono. Neste cenário, a empresa mantém a meta de reduzir em 38% as emissões brutas de CO₂ dos escopos 1 e 2 até 2030, tendo como base os dados de 2015 (quando tinha um parque de lojas com uma quantidade que era cerca de 1/3 em relação às 302 unidades atuais).

Redução das emissões diretas: transição para gases refrigerantes de menor impacto

No escopo 1, que abrange as emissões diretas da operação, 85% das emissões do Assaí estão relacionadas aos gases refrigerantes utilizados na refrigeração dos balcões e climatização das lojas. Para mitigar esse impacto, a Companhia investe continuamente na modernização de seus sistemas de refrigeração, substituindo equipamentos antigos por tecnologias que utilizam gases naturais com menor potencial de aquecimento global (GWP – Global Warming Potential). Atualmente, as lojas operam com sistemas refrigerantes mais eficientes, reduzindo significativamente as emissões de GEE e otimizando o consumo energético das unidades. Esse avanço se alinha às melhores práticas globais do setor e reforça o compromisso do Assaí com a mitigação das mudanças climáticas.

Eficiência energética e expansão do uso de fontes renováveis

No escopo 2, que se refere ao consumo de eletricidade adquirida, o Assaí vem ampliando o uso de energia limpa em suas operações. A migração para o Mercado Livre de Energia – iniciada em 2019 – prioriza fontes renováveis, como energia eólica, solar, de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.

Hoje, 97% das lojas já operam sob esse modelo, e a meta é atingir 100% ainda em 2025. Além disso, todas as novas lojas da rede são equipadas com tecnologias de ecoeficiência, como iluminação 100% LED e sistemas de economia de água e energia.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil).

Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores).

As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões.

Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assaí reduz em 10% suas emissões de gases de efeito estufa em 2024 Read More »

Cadastro Único em Natal ficará indisponível para atualizações

Cadastro Único em Natal ficará indisponível para atualizações

Nova plataforma do Governo Federal promete modernizar gestão de dados e aprimorar políticas públicas

O Cadastro Único (CadÚnico) estará temporariamente indisponível para atualizações em Natal entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março. A medida foi determinada pelo Governo Federal para implementar uma nova plataforma, que visa modernizar e tornar mais eficiente o processo de inclusão e gestão das informações das famílias cadastradas.

A operação do sistema será transferida para a Dataprev, substituindo o modelo atualmente gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Durante o período de suspensão, não será possível realizar novas inscrições ou atualizar cadastros existentes.

A partir de março de 2025, o Cadastro Único contará com um sistema totalmente renovado. A modernização tem como objetivo aprimorar a gestão de políticas públicas, oferecendo uma ferramenta mais eficiente para estados, municípios e a população em geral.

Principais mudanças do novo sistema

Com a migração, o Cadastro Único passará por uma série de melhorias, incluindo:

  • Portal de gestão integrado: Um sistema mais seguro e automatizado para entrada e alimentação de dados.
  • Plataforma de capacitação: Ferramentas para treinar operadores do CadÚnico, garantindo maior eficiência no uso do sistema.
  • Monitoramento de fraudes: Novas funcionalidades para identificar e prevenir irregularidades, assegurando a segurança das informações.
  • Gestão de acessos aprimorada: Controle mais rigoroso para garantir que apenas usuários autorizados possam manipular os dados.
  • Relatórios analíticos: Dados detalhados para auxiliar no planejamento e execução de programas sociais.

Cronograma de migração

  • 28 de fevereiro a 16 de março: Indisponibilidade do sistema atual para adequação e migração.
  • 17 de março: Disponibilização do novo portal da Dataprev com o Cadastro Único atualizado.
  • 18 de março: Retorno completo do sistema à normalidade, com todas as funcionalidades disponíveis.

A modernização do Cadastro Único é uma iniciativa importante para garantir maior transparência, segurança e eficiência na gestão de políticas públicas. A população de Natal e demais regiões do país poderá contar com um sistema mais ágil e confiável a partir de 2025.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cadastro Único em Natal ficará indisponível para atualizações Read More »

RN lança sistema online para emissão da Carteira de Identidade

RN lança sistema online para emissão da Carteira de Identidade

Agendamento digital promete agilizar processo e facilitar acesso ao documento único

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) anunciou o lançamento de um novo sistema de agendamento online para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir da próxima segunda-feira (17.fev.2025), os cidadãos potiguares poderão agendar sua visita às Centrais do Cidadão de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de deslocamento prévio para reservar horários.

O processo é simples e rápido: basta acessar o site https://agendamento.itep.rn.gov.br, selecionar a unidade desejada e reservar a vaga. Após a escolha do horário, o cidadão terá 10 minutos para preencher os dados necessários e confirmar o agendamento. Caso o cadastro não seja concluído nesse prazo, a vaga será liberada para outro solicitante.

A atualização do sistema foi desenvolvida pela Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação do Itep-RN e tem como objetivo principal facilitar o acesso da população ao serviço, tornando o processo mais ágil e eficiente.

Documentos necessários para emissão da CIN

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. Para solicitá-la, é preciso apresentar os seguintes documentos:

Obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada)
  • Comprovante de residência
  • CPF

Opcionais:

  • PIS e Carteira de Trabalho
  • Título de Eleitor
  • Tipo sanguíneo e fator RH
  • Cartão do SUS
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Documento unificado

Vantagens da Carteira de Identidade Nacional

A CIN é um documento único, válido em todo o território nacional, que substitui os antigos RGs estaduais. Anteriormente, era possível que uma mesma pessoa tivesse até 27 números de RG, um para cada estado. Com a CIN, o cidadão passa a ter apenas um número de identificação, que é o CPF.

Além da versão física, a Carteira de Identidade Nacional também terá uma versão digital, seguindo o modelo já adotado pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Prazo para atualização

De acordo com o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a versão antiga da carteira de identidade continuará válida até 2032. No entanto, o Itep-RN recomenda que os cidadãos atualizem o documento em casos de fotos desatualizadas, desgaste, dados ilegíveis ou alteração de nome.

A implementação do novo sistema de agendamento online é mais um passo na modernização dos serviços públicos, visando oferecer maior comodidade e eficiência aos cidadãos.

Foto: Vinícius de Melo/Agência Brasília / Andre Borges/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN lança sistema online para emissão da Carteira de Identidade Read More »

Crescimento do turismo e infraestrutura fortaleceu mercado imobiliário no Nordeste em 2024

Crescimento do turismo e infraestrutura fortaleceu mercado imobiliário no Nordeste em 2024

Infraestrutura na região nordestina evoluiu nos últimos anos e potencializa o mercado imobiliário

A região nordeste do Brasil é uma das principais do país no que diz respeito ao turismo. Apesar de alguns pontos no solo brasileiro se destacarem de forma expansiva nos últimos anos, esse trecho é uma joia rara nas mãos das construtoras e imobiliárias para atrair novos moradores e investimentos.

Conforme citamos acima, o mercado imobiliário tem trabalhado de forma interessante no Nordeste. Nos últimos tempos, existem muitos interessados em adquirir residências ou até mesmo consultar o aluguel de apto em Natal, Recife, Salvador, João Pessoa e outras capitais da região.

De olho nessa possibilidade de investimento, o governo local explora da melhor forma seus horizontes e acredita na força da economia e infraestrutura para aumentar seus lucros e dar mais conforto à população.

Infraestrutura

O termo é muito usado para definir ótimos locais de moradia e no Nordeste não é diferente. Conhecida por ser uma região mais carente no Brasil, as últimas décadas foram mais sofridas para a população.

De olho no cenário melancólico, o entendimento foi reagir da melhor forma possível e repassar o dinheiro para atrair não só investidores, mas como potencializar a qualidade de vida dos moradores.

Sendo assim, diversos empregos foram gerados e a economia nordestina começou a dar resultado. Além disso, a chegada de novas empresas e serviços aumentaram a quantidade de comércios e facilidades para os moradores lidarem com a rotina de forma mais tranquila.

Turismo

Por ser uma região de forte calor e paisagens incríveis, é claro que o Nordeste aposta grande parte da sua economia no turismo. A quantidade de visitantes que a região recebe anualmente é expressiva e ajuda a fomentar a economia.

Além das praias, que chamam a atenção devido às belezas naturais, outros setores também se destacam. Um deles é a gastronomia. Por lá, cada estado tem a sua cultura e entrega ao visitante delícias que são servidas na mesa e ajudam a aumentar a procura para conhecer os pratos e chefs que demonstram qualidade.

Um outro momento do Nordeste que é muito valorizado no Brasil são as festas em determinadas épocas do Ano. No caso de duas capitais: Salvador e Recife, ambos são procurados com muita intensidade no início do ano por causa dos carnavais. Se a capital baiana se destaca pelos trios elétricos, a cidade pernambucana entrega aos visitantes as ladeiras de Olinda e seus bonecos gigantescos.

Por outro lado, alguns municípios ganham brilho no meio do ano com as tradicionais festas juninas, que acontecem com grande entusiasmo no solo cearense e paraibano.

Em resumo, o Nordeste brasileiro é uma região que não para de crescer e, entrega ao seu visitante e, consequentemente investidor, um ótimo ponto para usufruir de uma das maiores belezas naturais que o país pode entregar. Ou seja, comprar imóveis ou até mesmo alugar uma residência na região é sinônimo que a sua qualidade de vida irá aumentar de forma contundente e dar mais tranquilidade para seus moradores.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Crescimento do turismo e infraestrutura fortaleceu mercado imobiliário no Nordeste em 2024 Read More »

Parceria entre Liga DOOH e The Led visa fortalecer pequenos e médios negócios no NE com painéis de LED de alta tecnologia

Parceria entre Liga DOOH e The Led visa fortalecer pequenos e médios negócios no NE com painéis de LED de alta tecnologia

Investimento busca ampliar o acesso à mídia digital OOH, impactando mais de 2 mil m² em novas telas e promovendo negócios locais

A empresa potiguar Liga DOOH e a The Led anunciam uma parceria de R$20 milhões para reforçar a presença da Mídia Digital Out of Home (DOOH) no Nordeste e expandir oportunidades para pequenos e médios negócios. Esse investimento por parte da Liga inclui a aquisição de mais de 2 mil metros quadrados de painéis de LED, com foco em tornar a mídia digital mais acessível para empresários locais até o final de 2025. Com essa expansão, pequenos e médios negócios terão acesso a um formato de comunicação altamente eficaz e inovador, distribuída em pontos estratégicos da região.

A iniciativa também visa fortalecer a presença da mídia digital por meio de colaborações com 30 empresas nordestinas, promovendo a midiatização de pequenos e médios negócios, criando oportunidades para grandes redes de varejo digitalizarem seus pontos de venda com painéis de LED em locais estratégicos e de grande circulação. “O investimento na mídia DOOH oferece uma plataforma de publicidade moderna e acessível, com vídeos curtos e impactantes que engajam o público em movimento pelas cidades”, destaca Marcelo Vasconcelos, diretor de expansão da Liga DOOH.

Esse movimento é reforçado por dados do relatório Inside OOH 2023, da Kantar IBOPE Media, que revela que a mídia OOH atinge 89% da população brasileira, tornando-se o segundo meio de comunicação mais consumido no país, atrás apenas da internet. E entre o público que consome OOH no país, 66% afirmam estar em contato com esse tipo de mídia no formato digital. Com recursos visuais interativos e a capacidade de captar a atenção de consumidores em seu trajeto diário, a mídia OOH proporciona uma alternativa custo-efetiva para empresários que buscam aumentar a visibilidade de suas marcas.

Além disso, a forte expansão do mercado de mídia digital OOH reflete a evolução da comunicação urbana no Brasil. Dados do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) indicam um crescimento de 35% nas vendas de OOH em 2024, comparado ao ano anterior, evidenciando a popularidade e o impacto crescente desse formato. Com a presença cada vez mais forte desse tipo de publicidade nas cidades, a OOH promove uma integração com o ambiente urbano e marca a evolução digital dos meios de comunicação.

A parceria entre a Liga DOOH e a The Led reforça o compromisso com a modernização do setor de publicidade exterior, oferecendo soluções flexíveis e altamente escaláveis para empresas que buscam inovação em suas campanhas. “A gente adquiriu R$20 milhões em painéis de LED para criar uma rede digital robusta nas principais cidades do Nordeste. Depois de instalados, os anunciantes poderão contar com uma mídia de alta tecnologia e com dados precisos sobre o alcance de seus anúncios junto ao público-alvo”, conclui Vasconcelos.

Com esse avanço, a Liga DOOH se posiciona como uma das principais empresas de Mídia Out of Home no Nordeste, ajudando a conectar empresas regionais e nacionais e facilitando o processo de compra de mídia para campanhas publicitárias. Com escritórios em São Paulo, Brasília, Recife e Natal, a Liga DOOH atende a uma ampla gama de anunciantes, proporcionando soluções personalizadas para aumentar o impacto das campanhas de seus clientes e agências.

Sobre a Liga DOOH

A Liga DOOH é uma empresa nordestina especializada em Mídia Out of Home (OOH) que tem como missão facilitar a comunicação entre empresas, agências de publicidade e anunciantes, simplificando o processo de compra de espaços publicitários e ampliando o impacto em todas as regiões. Com uma presença forte no Nordeste, a Liga DOOH oferece um atendimento que conecta as oportunidades regionais às necessidades nacionais de clientes e agências, garantindo soluções personalizadas que maximizam o impacto das campanhas publicitárias.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Parceria entre Liga DOOH e The Led visa fortalecer pequenos e médios negócios no NE com painéis de LED de alta tecnologia Read More »

Sicoob impulsiona o agronegócio com o programa Pró-Trator

Sicoob impulsiona o agronegócio com o programa Pró-Trator

O programa possibilita a aquisição de equipamentos agrícolas modernos e eficientes, como tratores de até 125 cv e implementos compatíveis, todos de fabricação nacional

O Sicoob proporcionou a três de seus cooperados uma oportunidade única: serem os primeiros beneficiados pelo programa Pró-Trator do Governo de São Paulo. Essa iniciativa visa auxiliar produtores de pequeno porte na aquisição de maquinário, reforçando a posição do Sicoob como um parceiro estratégico para o crescimento do setor agrícola.

Francisco Reposse Junior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, destaca a importância do programa para a modernização da agricultura. “Com a aquisição de novos equipamentos, os produtores poderão aumentar significativamente sua eficiência, reduzindo custos com mão de obra e otimizando o tempo de realização das tarefas. A mecanização é fundamental para garantir a competitividade do produtor rural no mercado atual, em que a demanda por alimentos de qualidade e produzidos de forma sustentável é cada vez maior”, afirma o executivo.

O programa possibilita a aquisição de equipamentos agrícolas modernos e eficientes, como tratores de até 125 cv e implementos compatíveis, todos de fabricação nacional. Cada produtor pode obter um conjunto de máquinas, com o benefício restrito a uma única vez por participante. O valor máximo do rebate, via Feap, é de R$ 25.000,00.

A iniciativa é voltada para pessoas físicas com renda bruta anual de até R$ 1,2 milhão, desde que pelo menos 50% dessa receita seja proveniente da atividade agropecuária. No caso de pessoas jurídicas, o limite de faturamento é de R$ 2,4 milhões, com a mesma exigência de que metade da renda seja gerada pelo setor agropecuário.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sicoob impulsiona o agronegócio com o programa Pró-Trator Read More »

Mobilidade e conectividade: Trampolim da Vitória oferece Wi-Fi em toda a frota

Mobilidade e conectividade: Trampolim da Vitória oferece Wi-Fi em toda a frota

Passageiros podem aproveitar viagens para trabalhar, estudar ou se entreter com internet gratuita a bordo

A empresa Trampolim da Vitória, uma das principais operadoras de transporte público da Região Metropolitana de Natal, acaba de anunciar um marco histórico para o setor de mobilidade urbana na região: a empresa é a primeira a oferecer internet Wi-Fi gratuita em toda a sua frota de ônibus, proporcionando aos passageiros uma experiência de viagem ainda mais moderna, conectada e confortável.

O serviço de internet sem fio já está disponível em todos os veículos da empresa, permitindo que os passageiros permaneçam conectados durante todo o trajeto. A inovação chega para atender uma demanda crescente dos clientes que, cada vez mais, dependem da conectividade em seu dia a dia, seja para trabalhar, estudar ou se manter informado.

Um dos passageiros que elogiou o serviço foi o servidor público Matheus Felipe, que considerou a iniciativa um avanço para o transporte público. “Muitas vezes, nós precisamos utilizar os dados móveis para utilizar a internet, seja para resolver alguma coisa de casa, do trabalho, ou mesmo para acompanhar as redes sociais. Agora, com o Wi-Fi nos ônibus, tudo ficou muito mais prático”, afirma.

A estudante e mãe Carla Nascimento, que utiliza o ônibus com seu filho semanalmente para acompanhamento psicológico em Natal, também destacou a importância da iniciativa. “Meu filho costuma assistir vídeos enquanto estamos no ônibus. O Wi-Fi gratuito facilitou muito nossa rotina, já que não preciso mais me preocupar com o limite do meu plano de internet”, considera.

A importância da conectividade no transporte público

Em tempos em que a conectividade é fundamental para o trabalho, educação e entretenimento, a oferta de Wi-Fi gratuito em transportes coletivos torna-se um diferencial e um serviço essencial para os clientes. A implementação desse serviço pela Trampolim da Vitória é um passo significativo para garantir que os passageiros possam aproveitar melhor seu tempo de viagem.

Além disso, a empresa destaca que a inclusão do Wi-Fi em sua frota está em linha com sua visão de modernização e melhoria contínua dos serviços prestados à população. “Queremos que os nossos passageiros tenham a melhor experiência possível durante suas viagens conosco, e entendemos que a conectividade é uma parte crucial disso. Esse é apenas o começo das inovações que estamos planejando para os próximos meses”, afirma Almir Buonora, diretor de operações da Trampolim.

Conectividade para todos

O Wi-Fi gratuito também ajuda a promover inclusão digital, permitindo que aqueles que têm menos acesso à internet possam usufruir do serviço. Esse tipo de conectividade em transporte público contribui para a democratização da informação, oferecendo oportunidades de acesso a serviços digitais e conteúdo de forma mais ampla.

Foto: Wesly Nascimento

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mobilidade e conectividade: Trampolim da Vitória oferece Wi-Fi em toda a frota Read More »

Secretária de Educação comemora índice do RN no Ideb; estado teve a pior nota do país no ensino médio

Secretária de Educação comemora índice do RN no Ideb; estado teve a pior nota do país no ensino médio

Socorro Batista destaca avanços na educação pública estadual, apesar dos desafios persistentes

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, comemorou o aumento de quatro décimos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 para o ensino médio na rede pública estadual. O índice subiu para 3,2, ainda nove décimos abaixo da média nacional, o que representa o pior desempenho entre os estados brasileiros.

Socorro Batista destacou que a melhoria no Ideb é fruto do esforço conjunto de toda a equipe de educação, das escolas, dos professores e dos estudantes. “Investimos não apenas em políticas pedagógicas, mas também em infraestrutura que acolhe e valoriza o aprendizado. Cada obra realizada, cada escola reformada, faz parte de uma estratégia maior para garantir que nossos alunos tenham um ambiente propício à aprendizagem”, afirmou.

Apesar do crescimento, o Rio Grande do Norte manteve a última posição no ranking nacional do Ideb pelo segundo levantamento consecutivo. Em 2021, a nota foi de 2,8. A nota geral do estado, que inclui escolas públicas e privadas, chegou a 3,7 em 2023.

A secretária ressaltou a importância da formação continuada de professores como um dos principais fatores para a melhora no índice. “Esse movimento tem sido crucial para garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e proporcionar um ensino de qualidade”, disse Socorro Batista.

Além disso, de acordo com a secretária, a gestão escolar foi fortalecida, a rede estadual de ensino foi reestruturada, e o acesso a recursos tecnológicos foi ampliado. O Governo do Rio Grande do Norte investiu na modernização das escolas, equipando-as com computadores, chromebooks, e ampliando o acesso à internet, além de implementar plataformas digitais de aprendizagem.

“Nosso desafio agora é manter essa trajetória de crescimento, garantindo que cada vez mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e possam alcançar seu pleno potencial”, concluiu Socorro Batista.

Foto: Eduardo Maia/ALRN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Secretária de Educação comemora índice do RN no Ideb; estado teve a pior nota do país no ensino médio Read More »

União Brasil oficializa Paulinho Freire como candidato à Prefeitura de Natal

União Brasil oficializa Paulinho Freire como candidato à Prefeitura de Natal

Convenção do partido confirma Joanna Guerra como vice em sua chapa

Neste sábado (3.ago.2024), o União Brasil oficializou a candidatura do empresário Paulinho Freire para a Prefeitura de Natal durante convenção no ginásio Nélio Dias, no bairro Lagoa Azul. Joanna Guerra, gestora pública e ex-secretária de Planejamento de Natal, foi confirmada como candidata a vice-prefeita.

Paulinho Freire destacou suas principais propostas, que incluem modernizar Natal, fomentar o turismo, ampliar a rede de escolas de tempo integral e melhorar o atendimento na saúde com a construção de um novo hospital. Freire ressaltou a importância de gerar emprego e renda para a cidade e garantir que os cidadãos sejam atendidos com dignidade e eficiência.

Durante a convenção, também foram oficializadas 60 candidaturas à Câmara Municipal de Natal. Conforme o calendário eleitoral, as convenções partidárias devem definir os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito até 5 de agosto, com o prazo para registro na Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

Conheça Paulinho Freire (União Brasil)

Paulinho Freire, 59 anos, é natural de Natal e começou sua carreira política como vereador em 1992, cargo que ocupou por seis mandatos. Foi presidente da Câmara Municipal de Natal seis vezes e também atuou como deputado estadual e secretário estadual de Articulação com os Municípios. Em 2008, foi eleito vice-prefeito na chapa com a jornalista Micarla de Souza e assumiu interinamente a Prefeitura em 2012. Em 2022, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Este ano, disputa pela primeira vez a prefeitura de Natal.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

União Brasil oficializa Paulinho Freire como candidato à Prefeitura de Natal Read More »

Rafael Motta homologa candidatura à Prefeitura de Natal pelo Avante

Rafael Motta homologa candidatura à Prefeitura de Natal pelo Avante

Ex-deputado federal enfatiza desafios da campanha e destaca amor pela cidade como diferencial

O partido Avante oficializou a candidatura do ex-deputado federal Rafael Motta à Prefeitura de Natal, em uma convenção que se transformou em uma celebração para os militantes, na última sexta-feira (2.ago.2024). Apesar do clima festivo, Motta alertou sobre os desafios que enfrentará na campanha eleitoral, destacando a necessidade do apoio de seus correligionários.

“É o momento em que vou precisar muito de vocês. É uma campanha que não vai ser fácil, teremos pouco tempo de televisão, poucos recursos, mas a gente tem uma coisa que eles (concorrentes à eleição) não têm, que é dentro do coração, muito amor para poder transformar nós mesmos”, afirmou.

Durante seu discurso, Rafael Motta posicionou-se como uma alternativa moderna para Natal, afirmando que a cidade parou no tempo e que as pessoas têm se contentado com a mesmice. Ele destacou que pesquisas qualitativas de opinião pública mostram seu nome bem aceito pela população, sem rejeições significativas, o que ele acredita ser o segredo para o crescimento de sua campanha.

Motta enfatizou a importância dos militantes, filiados e candidatos a vereadores do Avante como multiplicadores de uma campanha que ele descreveu como “quase franciscana, mas transparente e honesta”. Ele criticou, sem citar nomes, seus concorrentes ao cargo de prefeito, incluindo o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), que “já teve oportunidade de ser prefeito de Natal quatro vezes e não resolveu os problemas da cidade”, e a aliança de oito partidos que apoia o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), composta por “gregos e troianos em uma mesma chapa, pessoas que se odeiam no mesmo lugar apenas por uma situação casuística”.

Em relação à pré-candidata do PT, deputada federal Natália Bonavides, Motta afirmou que ela “está marcando presença apenas para ocupar o espaço político através de sua militância” e que é uma candidata com alta rejeição. As críticas diretas e a análise das estratégias dos adversários mostraram a determinação de Motta em destacar-se como uma escolha diferenciada para os eleitores de Natal.

Apresentação do Vice-Prefeito

Rafael Motta também apresentou seu candidato a vice-prefeito, José Abdon, um ativista em defesa das pessoas com deficiência há décadas. Abdon é morador da Zona Norte, uma área que, segundo Motta, tem sido esquecida por diversas gestões ao longo dos anos.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rafael Motta homologa candidatura à Prefeitura de Natal pelo Avante Read More »

Prefeitura promete modernização do transporte público em Natal sem aumento de tarifa

Prefeitura promete modernização do transporte público em Natal sem aumento de tarifa

Nova rede de transporte público urbano de Natal será lançada em agosto

Em agosto, Natal poderá dar um passo significativo na modernização do transporte público urbano. Com uma rede integrada e veículos novos equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, a licitação prevista pretende melhorar a qualidade do serviço sem aumentar a tarifa atual de R$ 4,50. A promessa é da prefeitura da capital potiguar.

A secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, anunciou que o município subsidiará o sistema para garantir um transporte acessível e de qualidade. Uma consulta pública foi aberta até 24 de julho para que a população possa enviar sugestões.

De acordo com Daliana Bandeira, a tarifa técnica será mantida em R$ 4,50, com o custo do transporte não sendo totalmente repassado para os usuários. “Haverá subsídio para assegurar um transporte de qualidade sem tarifas altas que a população não poderia pagar”, afirmou a secretária. Uma audiência pública está agendada para o final de julho ou início de agosto para discutir o assunto.

Redução da lotação e frota renovada

O edital da licitação estabelece a limitação de seis passageiros em pé por m² para reduzir a lotação nos ônibus. A frota, com idade média de seis anos e limite máximo de 12 anos, será renovada e equipada com ar-condicionado e Wi-Fi. Veículos convencionais terão capacidade para até 78 passageiros, enquanto os miniônibus comportarão até 35 passageiros.

O edital da licitação estabelece a limitação de seis passageiros em pé por m² para reduzir a lotação nos ônibus. A frota, com idade média de seis anos e limite máximo de 12 anos, será renovada e equipada com ar-condicionado e Wi-Fi. Veículos convencionais terão capacidade para até 78 passageiros, enquanto os miniônibus comportarão até 35 passageiros.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) defende o subsídio como uma solução para melhorar o sistema. Atualmente, seis empresas operam o sistema sem contrato formal: Guanabara, Nossa Srª. da Conceição, Cidade do Natal, Reunidas, Santa Maria e Transflor (ViaSul).

Daliana Bandeira destacou a importância do aporte financeiro municipal para elevar a qualidade do serviço sem onerar o usuário. A isenção do ISS também foi trabalhada no edital.

Nova rede de transporte: mais linhas e menor tempo de viagem

A nova rede de transporte, chamada “Rede Meta da Concessão”, promete viagens mais curtas e integradas, aumentando a oferta de viagens em 62% e melhorando a velocidade operacional das linhas de 19 km/h para 34 km/h. A rede será composta por 78 linhas, categorizadas em “estruturais”, “diretas”, “bairros” e “regionais”, além de dez linhas noturnas “Corujão”. Estão previstos sete terminais estruturais e 15 terminais comuns.

Consulta pública disponível até 24 de julho

Os documentos da licitação, incluindo informações sobre itinerários, localizações de terminais e detalhes da frota, estão disponíveis em licitacaotransporte.natal.rn.gov.br. A população pode consultar os documentos e enviar sugestões até 24 de julho.

Divisão das linhas em cinco estruturas

  • Bairro: Linhas que passarão perto das residências, conectando os passageiros a um Terminal Estrutural.
  • Regional: Linhas que ligarão os bairros aos centros comerciais e outros Terminais Estruturais.
  • Estrutural: Linhas que conectarão as regiões da cidade, partindo dos Terminais Estruturais.
  • Direta: Linhas que ligarão os bairros próximos ao centro diretamente a esses locais.
  • Corujão: Linhas noturnas que circularão na madrugada, conectando os centros da cidade aos bairros.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura promete modernização do transporte público em Natal sem aumento de tarifa Read More »

Edital de licitação de transporte público em Natal prevê wi-fi e ar-condicionado nos ônibus

Edital de licitação de transporte público em Natal prevê wi-fi e ar-condicionado nos ônibus

Consulta pública busca contribuições para melhorias na mobilidade urbana da capital potiguar

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal divulgou nesta quarta-feira (3.jul.2024) os termos do novo edital de licitação do transporte público, que prevê significativas melhorias no serviço oferecido à população. Entre as novidades estão a redução da lotação dos ônibus, a renovação da frota e a obrigatoriedade de disponibilização de wi-fi e ar-condicionado nos veículos. A consulta pública foi aberta para que a população possa contribuir com sugestões.

Segundo a secretária Daliana Bandeira, os itens mencionados serão obrigatórios na nova licitação, além do aumento da capacidade dos veículos e a incorporação de uma rede de transição em infraestrutura. A abertura da consulta pública foi publicada no Diário Oficial do Município, e a minuta do documento já foi enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitirá um parecer em até 30 dias.

Elaborado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) ao custo de R$ 1,45 milhão, o projeto representa a terceira tentativa de Natal licitar o serviço de transporte público. Historicamente, o serviço na capital potiguar funciona por meio de permissões, sem contratos formais com as empresas operadoras.

A consulta pública visa colher contribuições que possam auxiliar na modelagem jurídica, técnica e econômico-financeira do edital de licitação. Esta iniciativa é um passo importante para modernizar o transporte público em Natal, trazendo maior conforto e eficiência para os usuários.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Edital de licitação de transporte público em Natal prevê wi-fi e ar-condicionado nos ônibus Read More »

Prefeitura lança site apresentando licitação do transporte público

Prefeitura lança site apresentando licitação do transporte público

Gestão municipal busca avançar com processo de regulamentação do sistema de transporte público

A Prefeitura de Natal deu um passo decisivo rumo à modernização do sistema de transporte público da cidade ao lançar o edital de licitação para regulamentar o setor. A entrega da minuta do edital, feita pelo prefeito Álvaro Dias e a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gilberto Jales, ocorrida na segunda-feira (1°.jul.2024), marca um momento histórico e significativo para a capital potiguar.

Após a entrega, o edital foi disponibilizado no site oficial da licitação de transporte de Natal: www.licitacaotransporte.natal.rn.gov.br/ . Segundo a prefeitura, o documento é fruto de estudos técnicos e econômicos detalhados e busca atender às demandas da população por um transporte público mais eficiente, seguro e organizado. A iniciativa, que contou com a consultoria da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), pretende transformar o sistema de transporte, oferecendo um serviço de qualidade à altura das necessidades dos cidadãos natalenses.

Transparência e participação pública

A secretária Daliana Bandeira enfatizou que, além da análise técnica do TCE, o processo licitatório incluirá uma série de atividades para ampliar o debate com a sociedade. Serão realizadas consultas públicas e audiências, permitindo que a população participe ativamente e contribua com sugestões e críticas antes do lançamento definitivo do edital. “Queremos garantir que todas as vozes sejam ouvidas para que possamos construir um sistema de transporte que realmente atenda às necessidades de todos”, ressaltou a secretária.

Importância da regulamentação

O prefeito Álvaro Dias destacou que a regulamentação do transporte público é um avanço significativo para Natal. “A falta de um sistema de transporte licitado e organizado tem sido um grande desafio para a cidade. Com esta licitação, estamos não apenas modernizando o setor, mas também assegurando um serviço de qualidade, amparado pela legislação”, afirmou o prefeito. Ele também mencionou outras melhorias recentes na infraestrutura urbana, como a implementação do novo Plano Diretor, que juntos sinalizam um período de desenvolvimento e modernização para a cidade.

Próximos passos e expectativas

O presidente do TCE, Gilberto Jales, explicou que a equipe técnica do Tribunal se dedicará a revisar o edital, verificando todos os aspectos legais e políticos envolvidos. Após essa análise, a licitação seguirá com o município, com o TCE acompanhando de perto o processo para garantir a conformidade e a eficácia das medidas propostas.

Foto: Matheus Felipe/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura lança site apresentando licitação do transporte público Read More »

Ministério da Saúde anuncia nova policlínica em Natal

Ministério da Saúde anuncia nova policlínica em Natal

Projeto do Novo PAC visa modernizar atendimento e beneficiar mais de 19 milhões de pessoas em 24 estados

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (26.jun.2024), a construção de uma nova policlínica em Natal, capital do Rio Grande do Norte, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Com um investimento de R$ 1,65 bilhão, a iniciativa busca modernizar as instalações e aprimorar o atendimento à população. Ao todo, 55 policlínicas serão distribuídas por 24 estados, beneficiando mais de 19 milhões de pessoas.

Segundo Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva (SE) da pasta, esta é a primeira vez que policlínicas são construídas com financiamento federal. O valor médio por unidade poderá chegar a R$ 30 milhões, incluindo obras, equipamentos e mobiliário.

O projeto prevê que as policlínicas funcionem como centros integrados de cuidado, atendendo núcleos de atenção ao homem, mulher, crianças e outros públicos que necessitam de acompanhamento especial. Além disso, incluirão espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias.

A arquiteta responsável pela planta, Mirela Pessatti, destacou a proposta de centralização dos procedimentos em um único local para otimizar o tempo dos pacientes e melhorar os resultados dos tratamentos. “Com isso, desafogamos outros pontos de atenção como os hospitais, otimizamos tempo e salvamos mais vidas, agindo em tempo oportuno”, explicou.

As novas unidades oferecerão exames gráficos e de imagem, consultas clínicas de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades e pequenos procedimentos cirúrgicos. Também servirão como espaços de formação, qualificação e fixação de profissionais de saúde, além de apoiar a inteligência sanitária nos territórios através da tecnologia da informação e regulação interna.

Seguindo parâmetros de sustentabilidade, as policlínicas serão projetadas para maximizar a ventilação e iluminação natural, reutilização de água e captação de energia solar, priorizando materiais de baixa manutenção. Os consultórios e espaços de exames estarão equipados para a implementação da telessaúde, com instalações de dados e lógica adequadas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério da Saúde anuncia nova policlínica em Natal Read More »

Antigo prédio das Americanas na Cidade Alta será novo shopping

Antigo prédio das Americanas na Cidade Alta será novo shopping

Empresários esperam que o empreendimento proporcione nova vida ao bairro

A Cidade Alta, situada na zona Leste de Natal, se prepara para receber um novo shopping no espaço anteriormente ocupado pelas Lojas Americanas, na Avenida Rio Branco. O anúncio foi feito por Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação Viva o Centro (Avicen). O novo empreendimento comercial está previsto para começar a operar até o final deste ano, prometendo revitalizar a região.

Segundo Rodrigo Vasconcelos, além das diversas lojas e franquias que ocuparão o espaço, o novo shopping contará com uma praça de alimentação e uma escola que funcionará no andar superior do prédio. A localização estratégica, entre os bancos Itaú e Bradesco, é vista como uma vantagem adicional, pois atrairá tanto os estudantes quanto a clientela dos três bancos situados na Cidade Alta.

Apesar de ainda não ter sido divulgado o nome da empresa responsável pela gestão do shopping, Rodrigo adiantou que os investidores são oriundos do Rio Grande do Sul. “Estamos confiantes de que essa iniciativa, juntamente com a requalificação da rua João Pessoa, trará um novo impulso ao bairro, transformando a Cidade Alta em um polo de desenvolvimento até 2025”, afirmou Vasconcelos.

A expectativa é que o novo shopping e as obras de infraestrutura contribuam significativamente para o crescimento econômico e a modernização da Cidade Alta, oferecendo novas oportunidades de emprego e lazer para os moradores e visitantes da região.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Antigo prédio das Americanas na Cidade Alta será novo shopping Read More »

Corpo de Anderson Leonardo será velado neste domingo no Rio

Corpo de Anderson Leonardo será velado neste domingo no Rio

Enterro deve ocorrer às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade

O velório do cantor e compositor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, será neste domingo (28), das 10h às 15h30, na capela 9, do Cemitério Parque Jardim da Saudade, no bairro da Sulacap, zona oeste do Rio de Janeiro.

O enterro será logo em seguida. O vocalista morreu nesta sexta-feira (26), aos 51 anos, em decorrência de um câncer inguinal, na região da virilha, diagnosticado em 2022.

O artista era dono de umas das vozes mais conhecidas e animadas do pagode, principalmente na década de 90. O timbre se misturava com risadas que acompanhavam o cantor em apresentações e entrevistas. Fez sucesso com músicas como Cilada, Brincadeira de Criança e Dança da Vassoura.

Em 2016, para celebrar os mais de 30 anos de carreira, o grupo lançou o álbum Molejo Club, apostando na modernização de suas músicas, ao mesmo tempo em que mantinha o repertório clássico de alto-astral.

Foto: Instagram/cantorandersonleonardo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Corpo de Anderson Leonardo será velado neste domingo no Rio Read More »

Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers

Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers

IEEE elaborou uma pesquisa que analisa as tendências tecnológicas em 2024

O crescimento significativo da Inteligência Artificial (IA) está mudando não apenas os processos de negócios, mas também as infraestruturas que os sustentam. E, esse movimento, não é uma onda passageira. O Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), elaborou uma pesquisa que analisa as tendências tecnológicas em 2024. Conforme o estudo, 65% dos entrevistados estão convencidos de que a inteligência artificial generativa permanecerá como a principal força impulsionadora da tecnologia ao longo de 2024.

Atualmente, o cenário traz um rápido aumento na adoção da IA por diversos setores. Um estudo da IBM, de janeiro de 2024, aponta que cerca de 42% das organizações com mais de 1.000 colaboradores já utilizam aplicações baseadas em inteligência artificial nos negócios. Além disso, a previsão é que o mercado de IA alcance US$ 66 bilhões no ano de 2024. Segundo o site de inteligência de dados Statista, é esperado uma taxa de crescimento anual de mais de 20%, o que movimentaria pelo menos US$ 207 bilhões até 2030. Estados Unidos é o país que mais movimenta esse mercado, apenas em 2023, atingiu US$ 16 bilhões e, em 2024, deve ultrapassar US$ 23 bilhões.

Em resumo, a inteligência artificial tem assumido um papel cada vez mais relevante na definição das operações comerciais e das interações com os clientes. Nesse contexto, os data centers nunca foram tão essenciais, já que possuem a responsabilidade de armazenar, processar e compartilhar os vastos volumes de dados necessários para alimentar as aplicações baseadas em IA. Portanto, compreender as implicações desse avanço é crucial para garantir que a infraestrutura tecnológica esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a IA proporciona.

Assim, à medida que as aplicações baseadas em IA se tornam mais sofisticadas, as demandas por capacidade computacional e armazenamento crescem exponencialmente. Isso coloca os data centers tradicionais diante de desafios significativos, como limitações de escalabilidade, gestão eficiente de energia e espaço físico limitado.

Para lidar com esses desafios, é essencial adotar estratégias de modernização que permitam aos data centers acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. A integração de hardware específico para IA, como GPUs e TPUs, é fundamental para otimizar o processamento de algoritmos de IA. Aceleradores de hardware, que fornecem desempenho e eficácia no processamento de algoritmos de inteligência artificial, auxiliam a capacitar os data centers de forma a gerenciar cálculos com mais eficiência, além de acelerar o treinamento de modelos de IA e atividades de inferência.

Além disso, soluções avançadas de refrigeração e aprimoramentos na eficiência energética ganham ainda mais importância para garantir a operação eficaz dos data centers em um ambiente de IA. Ao dissipar o calor, essas soluções melhoram a eficiência energética, reduzem as despesas operacionais e as chances de superaquecimento ou mau funcionamento da estrutura.

Energia em si é um tema muito importante nesse cenário e que precisa ser mais debatido. A mudança para fontes de energia renováveis e a autoprodução podem ajudar a reduzir a dependência de combustíveis. Complementando com sistemas inteligentes de gestão de consumo, é possível ajustar a utilização com base nas necessidades da carga de trabalho. Tudo isso auxilia no aumento da eficiência e da sustentabilidade.

Ainda, a escalabilidade e a adaptabilidade também são aspectos cruciais a serem considerados. Assim, a adoção de modelos de data center modular e o aproveitamento de soluções baseadas em nuvem permitem que as organizações atendam às crescentes demandas das aplicações de IA de maneira eficiente e flexível.

Em suma, à medida que a inteligência artificial continua a moldar o futuro dos negócios e da sociedade, os data centers desempenham um papel vital na sustentação dessa revolução tecnológica. Temos a responsabilidade de garantir que nossas infraestruturas estejam preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que a IA oferece. Somente assim poderemos garantir um futuro digital próspero e sustentável.

Sobre a ODATA, uma empresa da Aligned Data Centers

A ODATA, uma empresa da Aligned Data Centers, é uma provedora de data center, que fornece infraestrutura de TI escalável, confiável e flexível nas Américas. A empresa atende às crescentes demandas por energia, espaço e confiabilidade de organizações de vários setores, oferecendo soluções de data center inovadoras e eficientes, desde colocation gerenciado até projetos built-to-suit. Para mais informações, visite https://odatacolocation.com/.

*Fernando Ribeiro é Coordenador de Sistemas da ODATA.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Como a IA pode influenciar as demandas dos data centers Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade