Escola homenageia obra de Jackson do Pandeiro em festa junina

Escola homenageia obra de Jackson do Pandeiro em festa junina

Ideia da Casa Escola é ampliar o olhar sobre as tradições juninas e celebrar um dos ícones da música popular brasileira, que influenciou diretamente o forró e outros ritmos brasileiros

A Casa Escola vai realizar, neste sábado (15), sua tradicional festa junina. Com o tema “A Ema Gemeu no Tronco do Juremá”, o evento vai homenagear a obra de Jackson do Pandeiro a partir de uma imersão cultural que envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O objetivo é resgatar a memória e celebrar um dos ícones da música popular brasileira, que influenciou diretamente a popularização do forró.

Conhecido como “Rei do Ritmo”, Jackson do Pandeiro combinava elementos de diferentes gêneros musicais nordestinos, como o coco, o xaxado, a embolada e o baião, criando um estilo único que marcou gerações. Na Casa Escola, o trabalho de pesquisa sobre o seu legado teve início ainda no Carnaval, como relata a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ramona Menezes.

“As crianças ouviram suas canções, estudaram sua história e sua influência na música brasileira. A partir daí, desenvolvemos atividades que contaram com a significação de suas obras, das letras e dos ritmos. Foi perceptível como o universo de Jackson do Pandeiro e tudo que ele representa para a cultura popular nordestina e brasileira encantaram as crianças”, comenta Ramona.

No Fundamental 2, o coordenador Jorge Raminelli explica que a escolha temática deste ano buscou resgatar as raízes do Nordeste profundo. “As festas juninas são tradicionais em todo o Brasil, mas especialmente no Nordeste, esta festividade vem acompanhada de crenças, mitos, muito forró e alegria. É uma homenagem aos verdadeiros homens e mulheres do campo, os matutos, como são orgulhosamente chamados”, enfatiza.

Para ele, a preparação e execução do evento refletem a essência das antigas festas juninas. “Assim como nos tradicionais festejos, onde as famílias se uniam para preparar os pratos, a fogueira e tudo mais, a ideia e importância do trabalho coletivo também estão presentes em nossas atividades. Tudo isso realizado graças ao trabalho de todos, alunos e equipe da escola”, completa Jorge.

A ideia é realizar, ainda neste ano, uma visita ao Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, e a Cabaceiras, município paraibano onde nasceu o artista. “É fascinante perceber como ele influenciou e foi influenciado por outros grandes artistas da música brasileira. A conexão entre as composições de diferentes autores, incluindo referências ao trabalho de Jackson do Pandeiro, demonstra a riqueza e a interconexão da nossa herança musical”, destaca a diretora Priscila Griner.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal