Professora Maria Carolina Gonzalez, do ISD em Macaíba, vence prêmio internacional de neurociências

Professora Maria Carolina Gonzalez, do ISD em Macaíba, vence prêmio internacional de neurociências

À frente do Memory Research Lab [Laboratório de Pesquisas da Memória] do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, a professora-pesquisadora Carolina Gonzalez foi a vencedora do prêmio internacional concedido a pesquisadores no começo da carreira pela International Brain Research Organization (IBRO), entidade global que reúne neurocientistas a fim de promover e apoiar pesquisas na área. O Early Career Award, prêmio vencido pela pesquisadora, aceita concorrentes de todo o mundo, e tem como objetivo oferecer suporte financeiro a laboratórios independentes criados ao longo dos últimos cinco anos.

Natural de Buenos Aires, na Argentina, onde começou a estudar a memória ainda no ano de 2009, Carolina Gonzalez chegou ao estado brasileiro do Rio Grande do Norte em 2015, através do programa Ciências Sem Fronteiras. A partir daí, começou a desenvolver pesquisas no Memory Research Lab do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde concluiu o pós-doutorado. Desde 2019, trabalha como professora e pesquisadora no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), onde continua a desenvolver estudos sobre o funcionamento da memória.

Com o prêmio, no valor de 5 mil euros, a pesquisadora espera financiar a compra de insumos e equipamentos para continuar pesquisas que buscam compreender o papel da dopamina, um neurotransmissor responsável pela detecção de novidades pelo cérebro, na aquisição de novos conhecimentos que estarão relacionados a outros previamente existentes. “Ao lembrar, ao recuperar uma memória, ela pode tornar-se suscetível a modificações. Nós estamos focados em entender esse processo: como as memórias podem ser atualizadas e ganhar ou perder informação”, explica Carolina.

De acordo com a pesquisadora, compreender como a memória é armazenada em condições fisiológicas vai permitir compreender melhor como funciona o processo de aprendizado do cérebro. “Entender como a memória é armazenada em condições fisiológicas vai nos permitir saber melhor como o cérebro funciona e como aprendemos coisas novas, mas também pode nos ajudar a conhecer melhor certas patologias. A perda da memória é um dos principais déficits detectados na doença do Alzheimer, por exemplo, então entender esse processo pode ajudar no futuro a desenvolver fármacos e tratamentos para essa doença”, destaca.

Quem é Maria Carolina Gonzalez?

Maria Carolina Gonzalez possui graduação em Biotecnologia com ênfase em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Nacional de Quilmes (Argentina), Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência nas áreas de neurofisiologia e neuropsicofarmacologia, estudando os mecanismos de formação e expressão das memórias por meio de abordagens comportamentais, bioquímicas, farmacológicas e eletrofisiológicas.

Foto: Divulgação/ISD

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo