Petrobras estuda novos projetos de energia eólica na costa brasileira

Image

RN é um dos projetos abrangidos pelo projeto

A Petrobras anunciou que irá estudar a viabilidade de sete projetos de geração de energia eólica offshore ao longo da costa brasileira. Os projetos abrangem os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, e têm o potencial de gerar até 14,5 gigawatts de energia. A análise será realizada em conjunto com a empresa privada Equinor, que atua no país desde 2001.

A Petrobras e a Equinor já haviam firmado uma parceria em 2018 para a implantação de dois parques eólicos na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O novo acordo inclui a análise dos parques de Mangara, no Piauí, Ibitucatu, no Ceará, Colibri, no Rio Grande do Norte/Ceará, e Atobá e Ibituassu, no Rio Grande do Sul, e tem prazo de vigência até 2028.

A energia eólica offshore está entre as prioridades do plano estratégico da Petrobras para o período de 2023 a 2027, com o objetivo de diversificar a matriz energética do país e neutralizar as emissões de gases do efeito estufa nas atividades sob controle da companhia até 2050. A tecnologia aproveita a força dos ventos no mar para produzir energia renovável.

Segundo a Petrobras, as principais vantagens da energia eólica offshore são a velocidade alta e a estabilidade dos ventos em alto-mar, que não sofrem interferência de barreiras geográficas naturais nem de construções urbanas. Além desse projeto, a Petrobras também está realizando testes da Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore (chamada de Bravo) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Rio Grande do Norte e em Santa Catarina.

Foto: Jumanji Solar/VisualHunt

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar