Mobilização

Professores estaduais mantêm greve e apresentam contraproposta ao governo

Professores estaduais mantêm greve e apresentam contraproposta ao governo

Categoria rejeita proposta e reivindica reajuste salarial integral até maio

Os professores da rede estadual de ensino decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (24.mar.2025), manter a greve que completa um mês nesta terça-feira (25.mar). A categoria rejeitou a proposta apresentada pelo governo do estado e formulou uma contraproposta.

A greve teve início no dia 25 de fevereiro, apenas 15 dias após o começo do ano letivo. O movimento ocorre devido à reivindicação de um reajuste salarial de 6,27%, conforme a atualização do piso nacional do magistério.

Atualmente, mais de 50% dos 19 mil professores ativos na rede estadual aderiram à paralisação, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN).

A proposta do governo prevê um reajuste escalonado, com 4,83% aplicados em abril e os 1,44% restantes em dezembro. A categoria, porém, defende que a última parcela seja antecipada para maio e também solicita o pagamento retroativo referente a janeiro, fevereiro e março a partir de julho.

O governo do estado destacou que, entre 2019 e 2025, os professores tiveram um aumento acumulado de 98,25% e reforçou o compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Contudo, as negociações seguem sem consenso e a greve continua por tempo indeterminado.

Foto: Divulgação/SINTE-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Professores estaduais mantêm greve e apresentam contraproposta ao governo Read More »

Trens Urbanos de Natal têm serviços suspensos devido às fortes chuvas

Trens Urbanos de Natal têm serviços suspensos devido às fortes chuvas

CBTU interrompe operações das Linhas Norte e Sul após alagamentos e assoreamento nos trilhos

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou a suspensão temporária das operações das Linhas Norte e Sul do sistema de trens urbanos da Grande Natal nesta segunda-feira (17.mar.2025). A decisão foi tomada em decorrência dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região, resultando em alagamentos e assoreamento nos trilhos.

De acordo com a CBTU, as equipes técnicas estão trabalhando desde o início das precipitações para realizar os reparos necessários e garantir a retomada segura das operações. No entanto, ainda não há previsão para a normalização completa dos serviços.

Impactos das chuvas no sistema ferroviário

As chuvas intensas que atingiram a Grande Natal causaram inundações em várias áreas, afetando diretamente a infraestrutura dos trilhos. O assoreamento, acúmulo de sedimentos nos trilhos, também contribuiu para a interrupção dos serviços. Esses fenômenos naturais representam desafios significativos para a manutenção e operação do sistema de trens urbanos.

A CBTU destacou que a segurança dos passageiros e a integridade da infraestrutura são prioridades. Por isso, a suspensão temporária foi necessária para evitar riscos e permitir que as equipes realizem os reparos com eficiência.

Mobilização das equipes técnicas

Desde o início das chuvas, as equipes técnicas da CBTU estão em campo, avaliando os danos e executando as intervenções necessárias. O trabalho inclui a remoção de sedimentos, a verificação da estabilidade dos trilhos e a inspeção de equipamentos para garantir que o sistema esteja seguro para operação.

Apesar dos esforços, a previsão de retorno à normalidade ainda não foi divulgada. A CBTU informou que atualizará os passageiros sobre o andamento dos reparos e a expectativa de retomada dos serviços.

Recomendações para os passageiros

Enquanto os serviços permanecem suspensos, a CBTU orienta os passageiros a buscarem alternativas de transporte e a acompanharem as atualizações por meio dos canais oficiais da empresa. A companhia também pede compreensão diante da situação, que é resultado de fatores climáticos extremos.

Confira a nota na íntegra:

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU informa que devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Grande Natal, como inundação e assoreamento, nesta segunda-feira (17/03), todas as viagens da Linha Norte e Linha Sul estão temporariamente suspensas até o restabelecimento das condições operacionais.

Desde o início das chuvas, a equipe técnica da Companhia vem realizando as intervenções necessárias para restabelecer o funcionamento do sistema de trens urbanos.

Foto: Arquivo/CBTU/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trens Urbanos de Natal têm serviços suspensos devido às fortes chuvas Read More »

MST bloqueia BR-406 em João Câmara

MST bloqueia BR-406 em João Câmara

Manifestantes cobram assentamento de famílias e denunciam impactos do agronegócio e energia eólica

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) interditaram totalmente a BR-406, uma das principais rodovias do Rio Grande do Norte, no município de João Câmara, localizado no Agreste potiguar, na manhã desta quinta-feira (13.mar.2025). O bloqueio, que começou por volta das 7h, também afetou a RN-120, via que dá acesso ao município de Parazinho. A manifestação continuava em andamento até a última atualização desta reportagem.

De acordo com informações divulgadas pelo MST em suas redes sociais, a ação faz parte da programação da Jornada das Mulheres Sem Terra. O objetivo é denunciar crimes ambientais cometidos pelo agronegócio e reivindicar pautas históricas relacionadas à reforma agrária no estado. Entre as principais demandas, está o assentamento de 100 famílias na região do Baixo Assu, que integram um total de 5 mil famílias acampadas em todo o Rio Grande do Norte, aguardando a desapropriação de terras.

Conceição Souza, líder do movimento, destacou que a manifestação visa alertar sobre os impactos do agronegócio e da exploração de energia eólica na região. “Estamos aqui para denunciar o agronegócio e o capital que vêm causando violência contra essas mulheres, contra os trabalhadores rurais. A energia eólica – a gente colheu esse espaço porque aqui está mais concentrada a energia eólica. A gente não é contra a energia, mas a forma como está sendo feita a manutenção”, afirmou.

A BR-406 é uma via estratégica para o transporte de combustíveis, gás de cozinha e equipamentos destinados aos parques eólicos da região. A interdição da rodovia impactou o tráfego de veículos pesados e o escoamento de produtos. A Guarda Municipal de João Câmara e a Polícia Rodoviária Federal enviaram equipes ao local para acompanhar a situação e garantir a segurança durante a manifestação.

A Jornada das Mulheres Sem Terra tem como foco ampliar a visibilidade das lutas das mulheres camponesas, especialmente em relação aos desafios enfrentados por elas no contexto do agronegócio e da exploração de recursos naturais. O MST reforça que a mobilização é pacífica e busca pressionar o governo para a resolução das demandas relacionadas à reforma agrária e à proteção do meio ambiente.

Foto: Divulgação/PRF / Reprodução/MST RN/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MST bloqueia BR-406 em João Câmara Read More »

Greve dos professores do RN entra na terceira semana sem avanços nas negociações

Greve dos professores do RN entra na terceira semana sem avanços nas negociações

Categoria reivindica pagamento integral do reajuste salarial de 6,27% e mantém pressão sobre o governo estadual

A greve dos professores da rede estadual do Rio Grande do Norte, iniciada em 25 de fevereiro, ganhou novo capítulo nesta terça-feira (11.mar.2025) com um ato público em frente à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, localizado no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. O movimento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), mobilizou a categoria e chamou a atenção da comunidade local.

Apesar da pressão exercida pelos grevistas, não houve avanços significativos nas negociações. Uma audiência entre o Sinte-RN e o Secretário-Adjunto do Gabinete Civil, Ivanilson de Souza Maia, foi realizada, mas o governo não apresentou uma nova proposta para atender às reivindicações dos professores.

A principal demanda da categoria é o pagamento integral do reajuste de 6,27% do Piso Salarial Nacional do Magistério, tanto para os profissionais ativos quanto para os aposentados. O impasse já dura três semanas, e os professores seguem firmes na luta por melhores condições salariais.

Ivanilson de Souza informou ao sindicato que aguarda uma possível reunião entre a governadora Fátima Bezerra, que está em Brasília, e o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro é responsável por julgar a Reclamação Constitucional apresentada pelo Sinte-RN, que busca garantir o cumprimento do reajuste salarial.

Enquanto isso, o Sinte-RN continua mobilizando a categoria e a comunidade. A próxima assembleia geral está marcada para o dia 17 de março, quando os professores decidirão os próximos passos da greve. Além disso, nos dias 12 e 13 de março, os educadores farão visitas às escolas para dialogar com pais, alunos e funcionários sobre a importância da luta por melhores salários.

No dia 14 de março, estão previstas reuniões com professores temporários, que também são afetados pela falta de reajuste. O sindicato ainda realiza um levantamento do quadro de greve nas escolas estaduais, avaliando o impacto da paralisação no calendário escolar.

Outra ação programada é a participação dos professores em uma caravana no dia 19 de março, que acompanhará a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jucurutu, cidade do interior do estado. A expectativa é que a presença dos grevistas no evento chame a atenção do governo federal para a situação dos educadores potiguares.

A greve dos professores do Rio Grande do Norte reflete um cenário de insatisfação generalizada entre os profissionais da educação, que enfrentam dificuldades para garantir seus direitos básicos. Enquanto as negociações não avançam, a categoria mantém a mobilização e busca o apoio da sociedade para pressionar o governo estadual a atender suas reivindicações.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Greve dos professores do RN entra na terceira semana sem avanços nas negociações Read More »

Imagem de Nossa Senhora das Graças é furtada de capela em Extremoz

Imagem de Nossa Senhora das Graças é furtada de capela em Extremoz

Ícone religioso de mais de 50 anos desaparece durante o Carnaval; comunidade pede devolução

Uma imagem de Nossa Senhora das Graças, que ficava no altar da capela da comunidade de Estivas, em Extremoz, na Grande Natal, foi furtada durante o período de Carnaval. O desaparecimento do ícone religioso, que estava na comunidade há mais de 50 anos, desde a década de 1970, chocou os fiéis. Os responsáveis pela capela registraram um boletim de ocorrência na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, mas o caso será investigado pela Delegacia de Extremoz.

De acordo com os moradores, o furto teria ocorrido na madrugada da segunda-feira (3.mar.2025). O suspeito entrou na capela por uma janela que estava aberta e com a trave afastada. “Supostamente facilitaram a entrada dessa pessoa ou dessas pessoas. Nós só percebemos o ocorrido na segunda-feira de Carnaval, pois a igreja estava fechada. Só houve atividades no sábado”, relatou Anderson Rodrigues, servidor público e membro da comunidade.

A imagem de Nossa Senhora das Graças tem um significado profundo para os moradores de Estivas. Foi doada pelo Padre Osvaldo, de Natal, na década de 1970, e desde então era um símbolo de fé e devoção. “Essa imagem está conosco desde 1970, tem um valor muito expressivo para a nossa comunidade. Alguns fiéis se desesperaram, choraram. Pedimos a Deus e que Nossa Senhora toque no coração dessa pessoa para que devolva a imagem”, disse Anderson.

A comunidade está mobilizada e pede a colaboração de todos para encontrar o ícone religioso. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181, da Polícia Civil.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Imagem de Nossa Senhora das Graças é furtada de capela em Extremoz Read More »

Acidentes em rodovias federais do RN deixam duas mortes em 24 horas

Acidentes em rodovias federais do RN deixam duas mortes em 24 horas

Ocorrências em Açu e Natal mobilizam PRF e ITEP; investigação dos acidentes ainda está em andamento

O fim de semana começou com tragédia nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. Dois acidentes fatais em menos de 24 horas resultaram na morte de duas pessoas, gerando comoção e intensificando o alerta sobre a segurança viária no estado.

O primeiro acidente ocorreu na tarde de sábado (16.nov.2024), por volta das 16h40, no km 78,8 da BR-101, em Natal. O acidente envolveu uma motocicleta Yamaha/NEO 125 e um ciclista, que não resistiu aos ferimentos. A PRF prestou atendimento imediato e garantiu a segurança do trecho enquanto aguardava a chegada da equipe do ITEP para realizar a análise forense.

A segunda ocorrência aconteceu em Açu, na região Oeste do estado, por volta das 3h40 da madrugada deste domingo (17.nov), no km 104 da BR-101. Uma motocicleta Honda/CG 125 FAN saiu da pista, resultando na morte do condutor. Até o fechamento desta matéria, o motociclista ainda não havia sido identificado.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram acionadas ao local para conduzir a perícia e recolher o corpo, que será submetido a procedimentos de identificação.

A PRF segue investigando as circunstâncias dos acidentes e reforçou a importância de campanhas educativas voltadas para a prevenção de tragédias.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acidentes em rodovias federais do RN deixam duas mortes em 24 horas Read More »

Declaração do G20 Social pressiona governos por ações mais ambiciosas

Declaração do G20 Social pressiona governos por ações mais ambiciosas

Organizações da sociedade civil cobram compromisso

O texto da declaração final do G20 Social pressiona os governos dos países do grupo a adotarem medidas com objetivos mais ambiciosos. É o que avaliam diferentes entidades e organizações da sociedade civil que participaram das discussões que subsidiaram a construção do documento. Para elas, é preciso um compromisso mais firme no enfretamento das mudanças climáticas e das desigualdades.

A taxação dos super ricos é citada na declaração como caminho para financiar políticas sociais e ambientais. Para o Observatório do Clima, rede que reúne diferentes entidades ambientalistas da sociedade civil brasileira, este é um debate central.

“Os países do G20 são responsáveis por cerca de 80% das emissões dos gases de efeito estufa e concentram 80% da riqueza do mundo. Nenhum país pode alegar falta de recursos para financiamento climático se não taxar seus bilionários de forma justa. A taxação progressiva sobre os super-ricos é um passo crucial para financiar a adaptação à mudança do clima e a transição energética justa”, registra manifestação do Observatório do Clima.

O G20 Social teve início na quarta-feira (14) e se encerra neste sábado (16). Trata-se de uma inovação instituída pelo governo brasileiro. O país preside o G20 pela primeira vez desde 2008, quando foi implantado o atual formato do grupo, composto pelas 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana. Nas presidências anteriores, a sociedade civil costumava se reunir em iniciativas paralelas à programação oficial. Com o G20 Social, essas reuniões foram integradas à agenda construída pelo Brasil. O objetivo foi ampliar o diálogo entre os líderes governamentais e a sociedade civil.

Boa parte da programação dos três dias foi composta por atividades autogestionadas propostas por diferentes organizações sociais. A declaração final sintetiza as propostas de consenso do G20 Social. Ela foi entregue ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que a levará aos governos de todas as nações na Cúpula dos Líderes do G20. O encontro, que ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, encerra o mandato brasileiro. A África do Sul sucederá o Brasil na presidência do grupo.

A discussão da taxação dos super ricos tem sido uma das prioridades assumidas pelo governo brasileiro. Em julho, a Trilha de Finanças, um dos grupos de discussão do G20, aprovou sua declaração final com menções ao tema. O Brasil defende que seja pactuada a adoção de um imposto mínimo sobre os super ricos, de forma a evitar uma guerra fiscal entre os países. No entanto, há resistências. Representantes dos Estados Unidos, por exemplo, têm defendido que cabe a cada governo tratar da questão internamente.

A pauta é considerada legítima e urgente por Elisabetta Recine, coordenadora de relações internacionais da Rede Penssan, que reúne pesquisadores no tema da segurança alimentar e nutricional. Para ela, levar o tema para o conjunto de países do G20 é um movimento importante. Em sua visão, a taxação dos super ricos é uma agenda que articula as demandas por justiça climática, por justiça alimentar e por justiça fiscal e tributária.

“Não dá mais para nós convivermos com situações em que as grandes fortunas têm uma série de instrumentos em que elas não pagam nenhum ou muito pouco imposto em relação ao seu padrão de consumo e aos seus bens e seus ganhos. É absolutamente vergonhoso que a gente conviva com uma situação dessa, em que proporcionalmente um trabalhador tenha uma carga tributária muito maior do que uma grande fortuna”, avalia Recine, que é também presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão colegiado composto por representantes da sociedade civil e do governo brasileiro que presta assessoramento à Presidência da República.

“Mesmo que o G20 não banque essa decisão, nós temos a responsabilidade e a urgência no Brasil de fazer decisões em relação a esse processo”, defende ela. Justamente para cobrar mais ambição no financiamento de ações sociais e ambientais, o Observatório do Clima está convocando um protesto para a manhã de segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Prevista para se iniciar às 8h no Posto 11 da Praia do Leblon, a iniciativa se conecta com a campanha “Taxa os Bi”, uma estratégia de pressão on-line para pressionar os líderes do G20 pela taxação de bilionários e destinação dos recursos para combater a fome e a pobreza, fazer a transição energética justa e proteger as populações de eventos climáticos extremos.

Diversidade de temas

Além de defender a taxação dos super ricos, a declaração final do G20 Social, que contém quatro páginas, pede novos esforços para combater as desigualdades, a fome e a pobreza e cobra compromisso como uma transição energética justa, que seja capaz reduzir a emissão de gases de efeito estufa e de proteger as florestas tropicais, sem gerar exclusão social. O texto também defende reformas “inadiáveis” em instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“A declaração sintetiza os grandes chamados, vamos dizer assim. E a importância dessa síntese é que você abre a porta para que os diferentes governos possam olhar os documentos específicos aonde as propostas e as visões estão melhor detalhadas. É uma síntese escrita pela sociedade civil e isso é algo inédito. Então é muito simbólico, é muito importante, mas para ter acesso aos detalhes das discussões e das propostas, nós precisamos ir para as diferentes trilhas de discussão do G20”, afirma Recine.

A inclusão dos principais temas em debate foi destacada por Renato Godoy, gerente de relações governamentais do Instituto Alana, uma organização da sociedade civil que desde 1994 desenvolve sua atuação com foco nos direitos das criança e dos adolescentes. “A declaração final reflete a diversidade e a qualidade dos debates que ocorreram no âmbito do G20 social e apresenta as propostas da sociedade civil brasileira e mundial para as múltiplas crises que o planeta vem enfrentando”.

Para ele, a presidência do Brasil no G20 e as mobilizações da sociedade civil brasileira deixaram duas marcas muito fortes no âmbito do G20. “Uma delas é a grande participação social que ficou evidenciada no G20 Social e a outra sem dúvida é o combate à fome e à pobreza, com a criação da Aliança Global”, disse. Godoy também destacou a riqueza das discussões envolvendo temas como as mudanças climáticas, a segurança digital, a equidade de gênero, o direito à educação e a proteção de crianças e adolescentes.

A criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, citada por ele, foi outra prioridade da presidência brasileira no G20. A iniciativa envolve um compromisso internacional para a mobilização de apoio político, de recursos financeiros e de conhecimento técnico com um único objetivo: disseminar políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes para a insegurança alimentar no mundo. A proposta conta com o apoio do Banco Mundial, organismo internacional de fomento ao desenvolvimento, e já conta com a adesão confirmada de diversos países e instituções.

Para Sônia Mara Maranho, que integra a coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), o G20 Social também destacou a necessidade de uma maior participação popular social em meio à disputa geopolítica. “A gente espera que o Lula tenha o cuidado de prestar atenção no documento e também de levar as propostas na próxima semana na Cúpula dos Líderes do G20 para tratar dos temas junto às grandes corporações, aos governos e aos diplomatas que estarão no Brasil. Mas a gente sabe que temos um grande desafio que é acumular força enquanto classe trabalhadora para enfrentar toda a tentativa que os bancos, os acionistas e os rentistas têm em dominar o mundo a partir de uma concepção capitalista de exploração”, afirmou.

Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Declaração do G20 Social pressiona governos por ações mais ambiciosas Read More »

Julgamento de Lessa e Élcio será na próxima quarta (31)

Julgamento de Lessa e Élcio será na próxima quarta (30)

Ex-policiais militares são acusados de matar vereadora e motorista

Após mais de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, os ex-policiais militares (PMs) acusados do crime, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, irão a júri popular na próxima quarta-feira (30).

A data foi definida pelo juiz Gustavo Kalil, titular do 4º Tribunal do Júri, durante reunião especial no último dia 12, no Fórum Central do Rio, com representantes do Ministério Público, os assistentes de acusação e a defesa dos réus.

Kalil, que presidirá o julgamento, solicitou que compareçam em plenário apenas as pessoas que efetivamente participarão do júri, para evitar aglomeração e tumulto. Defesa e acusação terão prazo de 10 dias para as provas orais finais.

Marielle Franco, vereadora pelo PSOL, foi assassinada no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, na noite de 14 de março de 2018. Ela voltava de um encontro de mulheres negras na Lapa, quando seu carro foi alvejado com vários disparos. O motorista Anderson Gomes também foi atingido e morreu.

Uma assessora da parlamentar foi ferida por estilhaços. O crime ganhou atenção internacional e foi considerado um ataque à democracia.

O crime deu início a uma complexa investigação, envolvendo várias instâncias policiais. Depois de muitas reviravoltas, chegou-se à prisão dos ex-PMs Ronnie Lessa e Elcio Queiroz. Neste ano, foram presos os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, apontados como mandantes dos assassinatos, além do ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa. O processo que envolve os supostos mandantes tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Busca por justiça

O Instituto Marielle Franco considera o julgamento um momento decisivo. “Foram 78 meses e mais de 2 mil dias em que nos juntamos desde que nos tiraram Marielle e Anderson. Marchamos, gritamos, nos emocionamos, amarramos lenços e levantamos placas em busca por justiça. A nossa força nos trouxe até aqui e neste mês a justiça, enfim, vai começar a ser feita”, diz em nota.

“No dia 30 de outubro, vai ter o julgamento dos acusados de assassinarem Marielle e Anderson, por meio do júri popular. Esse é um momento decisivo para todo mundo que luta por justiça e para quem acredita que o Brasil precisa ser um país sério, que não permite que mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e faveladas sejam brutalmente assassinadas”, ressalta.

A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional, que acompanha o caso, considera julgamento “um passo importante em uma busca por justiça se iniciou há mais seis anos. Porém, só haverá justiça, de fato, quando autoridades brasileiras garantirem que todos os responsáveis pelo crime, inclusive pelo planejamento, bem como todos os responsáveis por eventuais desvios e obstruções das investigações, sejam também levados à justiça em julgamentos justos, que atendam aos padrões internacionais, e responsabilizados por seus atos”, diz a ONG em nota.

De acordo com a Anistia Internacional, o Brasil continua sendo um dos lugares mais perigosos para defensores dos direitos humanos. Segundo o relatório da Global Witness, em 2023, o país ocupava a segunda posição no ranking daqueles que mais matam ativistas e ambientalistas, com 25 mortes. Entre 2012 e 2023, 401 defensores foram assassinados no país.

“É dever do Estado brasileiro garantir justiça e reparação para as famílias e medidas de não repetição para que situações como esta não voltem a acontecer”, acrescenta a ONG.

Mobilização

Neste domingo (27), a família de Marielle Franco manda celebrar missa no Cristo Redentor. A cerimônia é organizada pela mãe, o pai e a filha de Marielle, respectivamente, Marinete Silva, Antonio Francisco e Luyara Franco.

No dia 30 de outubro, o Instituto Marielle Franco, a Anistia Internacional e outras organizações parceiras que compõem o Comitê Justiça por Marielle e Anderson realizam, ao amanhecer, ato em memória da vereadora e do motorista, às 7h, em frente à sede do Tribunal de Justiça do Rio. Ativistas se reunirão com faixa, cartazes e lenços, cobrando justiça e reparação. A família de Marielle também participará do ato.

Foto: Renan Olaz/CMRJ

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Julgamento de Lessa e Élcio será na próxima quarta (30) Read More »

Campanha cresce na reta final e o vereador Felipe Alves é apontado como um dos prováveis reeleitos em Natal

Campanha cresce na reta final e o vereador Felipe Alves é apontado como um dos prováveis reeleitos em Natal

Advogado, Felipe Alves é um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de Natal

O vereador Felipe Alves (União Brasil) intensificou as mobilizações de rua nesta última semana de campanha. Com grandes reuniões, caminhadas e carreatas por todas as regiões da capital potiguar, o parlamentar está bastante confiante em relação à renovação do seu mandato. Nesta quarta-feira (02) ele iniciou o dia com uma grande caminhada no bairro Planalto e deu sequência aos eventos, participando de uma grande reunião com moradores dos bairros da zona norte.

“Estamos na reta final da campanha e em franco crescimento. Por onde tenho passado venho recebendo o carinho, apoio e a confiança da população, que reconhece o nosso trabalho em favor de uma Natal com melhores oportunidades e justiça social para todos”, destacou Felipe Alves. Mesmo com o otimismo, o vereador ressalta que vai seguir nas ruas, falando sobre suas ações e propostas até o último momento: “Não vamos descansar até o próximo sábado (05) quando ainda será permitido realizar mobilizações de campanha. Vamos de rua em rua, visitar casa por casa e dialogar para mostrar ao eleitor natalense que o nosso mandato fez muito e ainda tem muito a fazer”, finalizou.

Advogado, Felipe Alves é um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de Natal. Dentre as suas principais realizações estão: a lei que facilitou o acesso ao exame de mamografia para as pacientes do grupo de risco do câncer de mama. Essa medida foi fundamental para a formalização dos mutirões de mamografia que já beneficiaram cerca de 60 mil mulheres em Natal. Ele também é autor da lei, proibindo o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e particulares da cidade, bem como foi o propositor da legislação que provocou a reestruturação do Programa Banco de Alimentos, combatendo a fome e o desperdício de alimentos no Município.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Campanha cresce na reta final e o vereador Felipe Alves é apontado como um dos prováveis reeleitos em Natal Read More »

Potiguar morre em queda de helicóptero em Caruaru

Potiguar morre em queda de helicóptero em Caruaru

Raildo Rodrigues, de Taipu, estava entre as vítimas fatais do acidente que mobilizou equipes de emergência

O piloto potiguar Raildo Rodrigues, de 27 anos, morreu na queda de um helicóptero em Caruaru, Pernambuco, nesta segunda-feira (9.set.2024). Além de Raildo, outro piloto também faleceu, enquanto um terceiro ocupante da aeronave foi socorrido.

A aeronave caiu na zona rural de Caruaru, pegando fogo após o impacto. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco atuou no local para controlar as chamas e prestar os primeiros socorros.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Potiguar morre em queda de helicóptero em Caruaru Read More »

Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa no RN iniciam greve por tempo indeterminado

Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa no RN iniciam greve por tempo indeterminado

Categoria rejeita proposta de reajuste salarial e decide paralisar atividades na próxima segunda-feira (9)

Os funcionários das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (9.set.2024). A decisão foi tomada após a categoria rejeitar, por unanimidade, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que previa um reajuste de 4,64% nos salários e demais benefícios.

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte destacou que a proposta foi considerada insuficiente, especialmente o aumento real de 0,7% para 2024 e 0,6% para 2025. Em outros estados, as assembleias ainda estão sendo realizadas, mas a paralisação já está confirmada no RN.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa no RN iniciam greve por tempo indeterminado Read More »

Jair Bolsonaro chega ao RN para agenda de campanha

Jair Bolsonaro chega ao RN para agenda de campanha

Ex-presidente desembarca em São Gonçalo do Amarante e percorre oito cidades do estado em dois dias de compromissos eleitorais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (15.ago.2024), com chegada prevista para o fim da manhã no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. À tarde, Bolsonaro participará de um evento com candidatos em um hotel de Natal.

A agenda de campanha do ex-presidente na sexta-feira será intensa, com compromissos previstos por 14 horas ininterruptas, abrangendo oito cidades do estado. A primeira atividade estava prevista às 8h em Extremoz, na Grande Natal, onde a prefeita Jussara Sales (PL) disputa a reeleição. Na sequência, Bolsonaro participará de atos em Natal e Parnamirim, seguindo em carreata até Mossoró, onde encerrará sua visita com um comício em apoio ao candidato Genivan Vale (PL).

Durante o percurso, o ex-presidente fará paradas em cidades como Macaíba, Santa Maria, Lajes e Assú, reforçando sua presença e apoio aos candidatos locais. A agenda intensa reflete o esforço de Bolsonaro em mobilizar eleitores e fortalecer as campanhas do Partido Liberal no estado.

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jair Bolsonaro chega ao RN para agenda de campanha Read More »

Trump critica Biden e insinua fraude eleitoral em rede social

Trump critica Biden e insinua fraude eleitoral em rede social

Ex-presidente dos EUA intensifica críticas ao atual governo e questiona capacidade de Biden para o cargo

Em uma série de postagens na rede social Truth Social neste domingo (22.jul.2024), o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição pelo Partido Republicano, Donald Trump, lançou duras críticas ao atual presidente Joe Biden. Trump afirmou que Biden é “incompetente” e “nunca deveria ter sido presidente”, acusando-o de estar “destruindo nosso país”.

Trump também sugeriu que o Partido Republicano deveria ser reembolsado pela “fraude” que, segundo ele, ocorreu em torno da eleição de Biden. “Então, somos forçados a gastar tempo e dinheiro lutando contra o corrupto Joe Biden, ele teve uma péssima votação depois de um debate terrível e desiste da disputa. Agora temos que começar tudo de novo. Não deveria o Partido Republicano ser reembolsado pela fraude, pois todos ao redor de Joe, incluindo seus médicos e a mídia de notícias falsas, sabiam que ele não era capaz de concorrer ou ser presidente?”, questionou Trump na publicação.

O ex-presidente também criticou a ABC News, emissora que transmitirá o próximo debate presidencial americano, sugerindo que ela seja substituída pela Fox News devido ao “viés” percebido. As declarações de Trump evidenciam a contínua polarização política nos Estados Unidos e a sua estratégia de mobilização de base através de discursos inflamados e polêmicos.

Foto: Isac Nóbrega/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trump critica Biden e insinua fraude eleitoral em rede social Read More »

Protesto de servidores da UFRN causa congestionamento na BR-101

Protesto de servidores da UFRN causa congestionamento na BR-101

O trânsito foi liberado pouco antes das 8h e o grupo iniciou uma passeata pelo campus universitário

Servidores em greve da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram uma manifestação nas margens da BR-101, em frente ao campus da instituição, no bairro Candelária, Zona Sul de Natal, nesta segunda-feira (3.jun.2024). Por volta das 7h30, os manifestantes bloquearam a passagem de veículos na marginal da rodovia, causando um grande congestionamento na região. O trânsito foi liberado pouco antes das 8h e o grupo iniciou uma passeata pelo campus universitário.

Os técnicos-administrativos estão em greve há mais de 80 dias, desde 14 de março. Os professores aderiram à paralisação no dia 22 de abril. O movimento reivindica reajuste salarial para 2024 e os próximos anos, além da reestruturação das carreiras e recomposição do orçamento das instituições federais.

Mesmo após um acordo assinado pelo governo com a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) na última segunda-feira (27.mai), os professores da UFRN, parte da federação, não aceitaram o acordo e mantiveram a greve. A proposta também foi rejeitada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Protesto de servidores da UFRN causa congestionamento na BR-101 Read More »

Andes defende continuidade da greve, mas em ações na justiça, tenta impedir o direito aos professores

Andes defende continuidade da greve, mas em ações na justiça, tenta impedir o direito aos professores

Até agora já são 13 processos idênticos espalhados por todo o país, na tentativa de fazer uma espécie de roleta russa no Poder Judiciário

A assessoria jurídica da Federação dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-Federação) está atuando fortemente para contrapor recurso a todas as ações impetradas pelos sindicatos vinculados ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) em diversos estados.

Tudo está sendo monitorado pelo escritório Munemassa Advogados, que está recorrendo em todas as ações. Até agora já são 13 processos idênticos espalhados por todo o país, deixando clara a tática do Andes: fazer uma espécie de roleta russa no Poder Judiciário.

O Andes, em suas ações, requer que o Judiciário impeça os professores de deflagrarem greve, o que atenta ao direito de mobilização. “Tal direito é assegurado pela Constituição Federal como um ganho inalienável dos trabalhadores. Portanto, é inaceitável que uma entidade sindical pretenda impedir os servidores – sejam eles filiados a qualquer sindicato – de exercer o seu direito”, pondera a advogada Andréia Munemassa.

Ocorre que os professores das instituições de Ensino Superior estão há cerca de 50 dias em greve em todo o País. Já houve cinco rodadas de negociação entre o Governo e as entidades que representam a categoria. Semana passada, a PROIFES-Federação assinou o acordo com o Governo, com as seguintes condições:

a) Docentes em início de carreira (doutores em regime de 40h, dedicação exclusiva, como é o caso da maioria), passam dos atuais R$10.4815 para R$13.753,95 em 2026, com aumento nominal 31,22%.

b) Docentes no meio de carreira (adjuntos 4/DIII 4 – idem), passam dos atuais R$14.468,15 para R$16.877,23 em 2026, com aumento nominal de 16,65%.

c) Docentes no final de carreira (titulares – idem), passam dos atuais R$ 22.377,71 para R$26.326,78, com aumento nominal de 17,65%.

Das ações ajuizadas pelo Andes, três já tiveram liminar negada e, em outras três, o pedido de conexão pela PROIFES foi atendido, evitando que existam decisões contraditórias e, para tal, o primeiro processo ajuizado decidirá a situação. Sobre o pedido de suspensão do acordo, a assessoria jurídica da Federação já entrou com agravo, e a decisão será analisada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

A PROIFES-Federação segue atenta às tentativas de cerceamento aos direitos dos professores federais protagonizadas pelo Andes e reforça que segue firme com o seu propósito de exercer com transparência e legalidade sua representação perante sua base.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Andes defende continuidade da greve, mas em ações na justiça, tenta impedir o direito aos professores Read More »

Professores da UFRN decidem continuar greve em novo plebiscito

Professores da UFRN decidem continuar greve em novo plebiscito

Maioria dos professores vota pela continuidade do movimento grevista

Os docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiram, após um novo plebiscito realizado pelo ADURN-Sindicato, manter a greve por tempo indeterminado. A votação ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de maio e contou com a participação de 1.826 professores.

A consulta revelou que 56,95% dos docentes votaram pela continuidade da greve, enquanto 40,58% optaram pelo retorno às atividades e 2,46% preferiram se abster. Este resultado reforça a decisão anterior da categoria, que busca melhores condições de trabalho e reajustes salariais.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, destacou a importância do plebiscito como um instrumento democrático. “Mais uma vez, o plebiscito demonstra sua importância como meio de referendar a vontade da maioria”, afirmou.

Na próxima segunda-feira (3.jun.2024), o Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato e o comando de greve se reunirão para planejar os próximos passos da mobilização. A continuidade da greve implica em um impacto significativo nas atividades acadêmicas e administrativas da universidade, mas os docentes estão determinados a lutar por suas reivindicações.

A greve dos professores da UFRN é parte de um movimento maior que ocorre em diversas instituições de ensino superior no país, refletindo a insatisfação da categoria com as condições atuais de trabalho e os baixos salários. A adesão dos docentes à greve indica um apoio significativo às demandas apresentadas pelo sindicato.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Professores da UFRN decidem continuar greve em novo plebiscito Read More »

Motoristas de ônibus de Natal discutem indicativo de greve em assembleia

Motoristas de ônibus de Natal discutem indicativo de greve em assembleia

Reunião será decisiva para o futuro das negociações entre rodoviários e empresários

Os motoristas de ônibus do sistema de transporte público de Natal vão se reunir em uma assembleia geral nesta terça-feira (28.mai.2024) para discutir um possível indicativo de greve. Organizada pelo Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN), a reunião ocorre devido à falta de progresso nas negociações com os empresários do setor sobre as reivindicações da categoria.

Os trabalhadores rodoviários exigem um aumento salarial de pelo menos 5%, acima da inflação, além de um vale-alimentação de R$ 600, plano de saúde integralmente pago pelas empresas e a renovação da carteira de habilitação dos motoristas também custeada pelos empregadores. Além disso, eles querem a manutenção de todas as cláusulas já estabelecidas na convenção coletiva.

A assembleia geral será realizada em dois turnos, às 10h e às 16h, na sede do Sintro, localizada no bairro do Alecrim. Segundo Júnior Rodoviário, presidente do sindicato, a última reunião com a classe empresarial, realizada na última sexta-feira (24.mai), não trouxe nenhum avanço significativo. “Se não houver progresso, teremos que tomar atitudes mais drásticas e enfrentar os empresários”, afirmou Júnior.

Carlos Silvestre, assessor do sindicato, ressaltou que a pauta de reivindicações foi protocolada no dia 30 de março. “Até o momento, em respeito à sociedade, não fizemos nenhuma mobilização de rua, paralisação ou greve. No entanto, a partir de agora, a dinâmica dessa negociação pode mudar”, declarou Carlos.

A possível greve preocupa tanto os trabalhadores quanto a população, que depende do transporte público para suas atividades diárias. Uma paralisação pode causar grandes transtornos na rotina da cidade, afetando milhares de pessoas que utilizam os ônibus diariamente.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motoristas de ônibus de Natal discutem indicativo de greve em assembleia Read More »

Câmara de Natal derruba veto e aprova lei que autoriza entregas em portarias de condomínios

Câmara de Natal derruba veto e aprova lei que autoriza entregas em portarias de condomínios

Projeto de lei é aprovado após veto da prefeitura, gerando impacto na logística de entregas por aplicativo

A Câmara Municipal de Natal (CMN) derrubou, nesta quinta-feira (16.mai.2024), o veto do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e aprovou o projeto de lei que autoriza entregadores de aplicativos a deixarem os pedidos nas portarias de condomínios residenciais na capital potiguar. A nova lei visa garantir mais segurança e melhores condições de trabalho para os entregadores, além de reduzir o tempo de entrega para os consumidores.

O projeto, de autoria do vereador Daniel Valença (PT), foi aprovado em dezembro de 2023, mas foi vetado integralmente pelo prefeito em janeiro deste ano. O veto foi derrubado em parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da CMN e, após passar por discussão única em plenário, foi aprovado por maioria dos vereadores.

A lei determina que os condomínios residenciais permitam a entrega de pedidos feitos por aplicativos nas portarias, dispensando os entregadores de subir até os andares ou casas dos clientes. A medida visa reduzir o tempo de entrega, diminuir o risco de acidentes e assaltos, e garantir melhores condições de trabalho para os entregadores, que muitas vezes são obrigados a trabalhar longas horas e em condições precárias.

Lei semelhante já foi aprovada em outros estados

Leis semelhantes já foram aprovadas e estão em vigor em Fortaleza (CE) e no estado da Paraíba. Segundo o vereador Daniel Valença, a aprovação da lei em Natal é um passo importante para garantir os direitos dos trabalhadores e melhorar a qualidade do serviço de entrega de aplicativos na cidade.

Exceções para pessoas com deficiência e outros grupos

O projeto de lei prevê algumas exceções. Entregadores e clientes podem combinar a entrega dentro do apartamento mediante pagamento de gorjeta. Além disso, a lei garante que pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo tenham seus pedidos entregues dentro do apartamento, sem a necessidade de pagar gorjeta.

Foto Renato Araújo / Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara de Natal derruba veto e aprova lei que autoriza entregas em portarias de condomínios Read More »

RN envia sete toneladas de alimentos e bombeiros militares ao Rio Grande do Sul

RN envia sete toneladas de alimentos e bombeiros militares ao Rio Grande do Sul

Governo do Estado, em parceria com instituições, envia toneladas de alimentos e equipe de bombeiros para auxiliar vítimas das enchentes no RS

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Consórcio Nordeste e o Corpo de Bombeiros Militar, enviou nesta sexta-feira (10.mai.2024) ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, estado que enfrenta os efeitos de fortes chuvas e inundações. A ação solidária demonstra o compromisso do RN com o auxílio mútuo e a união entre os estados brasileiros em momentos de dificuldade.

Sete toneladas de alimentos arrecadados na Caminhada da Mãe Potiguar, realizada no último sábado (4/5), foram entregues aos Correios para serem distribuídas às vítimas das enchentes no RS. Além disso, três toneladas de gêneros alimentícios foram destinadas ao município de Ipanguaçu, no RN, que também sofreu com chuvas intensas no mês passado.

O Governo do RN também enviou onze bombeiros militares, equipamentos e veículos para reforçar a força-tarefa humanitária no RS. As equipes do Corpo de Bombeiros do RN já estão em solo gaúcho, prontas para auxiliar nas operações de resgate e assistência à população atingida pelas inundações.

Colaboração com o Consórcio Nordeste e os Correios

Os estados do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, firmaram um Termo de Cooperação com os Correios para garantir o transporte rápido e eficiente das doações para o RS. Todas as agências dos Correios no Nordeste estão recebendo doações durante o horário de funcionamento.

Pedido de doações e pontos de coleta

A governadora Fátima Bezerra conclama a população do RN a se unir à corrente de solidariedade e contribuir com doações de alimentos, roupas, cobertores, travesseiros e materiais de higiene pessoal. As doações podem ser feitas em qualquer agência dos Correios no RN ou nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar, que estão funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

União e apoio mútuo em momentos de crise

A ação do Governo do RN reforça a importância da cooperação entre os estados brasileiros e da mobilização da sociedade civil em momentos de crise. A união de esforços é fundamental para garantir o apoio necessário às vítimas de desastres naturais e para a reconstrução das áreas afetadas.

Foto: Carmem Felix/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN envia sete toneladas de alimentos e bombeiros militares ao Rio Grande do Sul Read More »

Ítalo Ferreira vende pranchas autografadas e arrecada R$ 100 mil para vítimas das enchentes no RS

Ítalo Ferreira vende pranchas autografadas e arrecada R$ 100 mil para vítimas das enchentes no RS

Ação solidária mobiliza o campeão mundial de surfe e a comunidade

O campeão olímpico e mundial de surfe, Ítalo Ferreira, protagonizou uma ação inspiradora na tarde desta terça-feira (7.mai.2024). Através de suas redes sociais, o surfista potiguar anunciou a venda de pranchas autografadas, com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A iniciativa teve um alcance imediato e emocionante. Em apenas uma hora após a publicação, todas as pranchas foram vendidas, totalizando a quantia de R$ 100 mil. O atleta, que acompanhou de perto a mobilização, expressou sua gratidão aos compradores e anunciou que pretende aumentar o valor doado com recursos próprios.

“Desde já eu agradeço. O Lennon pegou várias pranchas também. Eu vendi, acho que dezessete pranchas, e provavelmente eu vou vender um pouco mais para que a gente possa ajudar, e eu também vou colocar mais dinheiro em cima para que a gente alcance o máximo de pessoas possível”, afirmou Ítalo em um vídeo publicado em suas redes sociais.

Mobilização nas redes sociais e mensagem de esperança

A ação de Ítalo Ferreira rapidamente viralizou nas redes sociais, inspirando diversas outras iniciativas de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O gesto do campeão mundial de surfe serve como um exemplo de como a união e a solidariedade podem fazer a diferença em momentos de crise.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ítalo Ferreira vende pranchas autografadas e arrecada R$ 100 mil para vítimas das enchentes no RS Read More »

Arquidiocese de Natal lança campanha de solidariedade às vítimas das chuvas no RS

Arquidiocese de Natal lança campanha de solidariedade às vítimas das chuvas no RS

Dom João Cardoso convoca fiéis para contribuírem com doações em dinheiro até 13 de maio

A Arquidiocese de Natal, em um ato de grande compaixão e solidariedade, está mobilizando seus fiéis para auxiliar as milhares de pessoas afetadas pelas fortes chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. O arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso, conclama a todos a se unirem à campanha e realizarem doações em dinheiro até a próxima segunda-feira, dia 13 de maio.

As doações arrecadadas serão direcionadas à conta bancária do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange todas as dioceses gaúchas. A CNBB, por sua vez, se encarregará da devida distribuição dos recursos, priorizando as necessidades das comunidades mais vulneráveis e impactadas pelas enchentes.

“Este é um momento crucial para demonstrarmos, com ações concretas, a nossa solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que tanto sofre com as consequências das inundações”, ressalta Dom João Cardoso. “Cada doação, por menor que seja, fará a diferença na vida de alguém que perdeu tudo”, completa o arcebispo.

Contribuições

Para colaborar com a campanha, basta realizar uma doação em dinheiro através da seguinte conta bancária:

Caixa Econômica Federal:
Agência: 0035
Operação: 1388
Conta Poupança: 738990313-0
As doações também podem ser feitas via PIX:

PIX: 84 996751414 (celular)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Arquidiocese de Natal lança campanha de solidariedade às vítimas das chuvas no RS Read More »

Número de resgatados no Rio Grande do Sul sobe para 46 mil

Número de resgatados no Rio Grande do Sul sobe para 46 mil

Operação integrada das Forças Armadas com policiais e agentes mobiliza 15 mil militares, 42 aeronaves, 243 embarcações e 2.500 viaturas

A prioridade do trabalho integrado entre Governo Federal, estado e municípios do Rio Grande do Sul segue em torno das ações de resgate e ajuda humanitária a pessoas isoladas, ilhadas e em condição de dificuldade em vários pontos do estado em função das chuvas.

Segundo a totalização desta segunda-feira da Operação Taquari 2, coordenada pelas Forças Armadas, mais de 46 mil pessoas já foram resgatadas a partir de um trabalho que envolve mais de 15 mil militares, policiais e agentes. A logística mobiliza 42 aeronaves, 243 embarcações e 2.500 viaturas e equipamentos de engenharia, e fica dificultada pelo registro de 158 pontos de bloqueio em vias no estado. As Forças Armadas também estão empenhadas na logística de levar por via marítima e fluvial querosene para reabastecer aeronaves e embarcações.

Segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil às 16h05 desta segunda, o número de municípios afetados chegou a 380 dos 497 do Rio Grande do Sul. Há 45.237 pessoas em abrigos, 130 mil desalojados e mais de 924 mil pessoas afetadas no estado. O registro oficial indica 85 mortes confirmadas e 310 feridos. Há 134 pessoas desaparecidas e mais de 3,5 mil solicitações de resgate. Mais de 4,3 mil animais foram resgatados.

Cesta de alimentos

Com um investimento de R$ 8,39 milhões, 52 mil cestas de alimentos foram adquiridas e começaram a chegar ao estado nesta segunda-feira. A estimativa da Conab, parceira do MDS nessa iniciativa, é de que até o fim da semana todas sejam distribuídas. As cestas vão suprir cozinhas solidárias, alojamentos e regiões em que forem mais necessárias.

Antecipação de benefícios

O MDS vai investir R$ 807 milhões para antecipar pagamentos a 621 mil integrantes do Bolsa Família, além de liberar o Auxílio Gás e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) a beneficiários no Rio Grande do Sul com antecipação.

Abrigamento

O MDS também separou R$ 10 milhões para o auxílio abrigamento, que pode ser requerido por municípios em situação de calamidade. A cada grupo de 50 pessoas, está previsto um repasse mensal de R$ 20 mil, que pode ter usos diversos, como compra de água, alimentação, cobertores, colchões, aluguel de banheiros químicos e instalação de chuveiros.

Emendas liberadas

O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira a liberação imediata de R$ 580 milhões em emendas parlamentares individuais com aplicação direta em 448 municípios do Rio Grande do Sul. Desse total, R$ 538 milhões são para a área de saúde. As demais envolvem áreas como Cidades, Integração e Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pecuária, Educação, Justiça e Segurança Pública e Esporte.

Emendas a liberar

O secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, ressaltou que há possibilidades de liberação de outros R$ 448 milhões em emendas especiais para o estado, a depender de acordos de bancada para votação no Congresso até a próxima quarta. A ministra Nísia Trindade (Saúde) antecipou que há a expectativa de liberação de outros R$ 83 milhões em emendas de bancada para a Saúde no início desta semana.

Saúde

A ministra Nísia Trindade informou que, além dos 60 profissionais da Força Nacional do SUS que já estão atuando no estado, chegaram mais 23 nesta segunda-feira. Quinze deles integram equipes aeromédicas, duplas de médico e enfermeiro que atuam no atendimento dentro de aeronaves após resgates, numa parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A ministra também reforçou que a questão de fornecimento de oxigênio para hospitais da região foi equacionada com a Marinha e que os insumos chegarão em breve apara evitar desabastecimento.

Energia

A sala de situação do Ministério da Minas e Energia indica que, dos 458 mil pontos sem energia em 162 municípios no estado, 450 mil estão nesta condição por motivo de segurança ou impedimento de acesso pelo nível das águas. Mais de 40 mil unidades foram reativadas entre domingo e segunda-feira no Vale do Taquari. Mais de quatro mil pessoas atuam na operação para restabelecer energia e garantir o suprimento de combustível, e foi autorizada a importação de energia vinda do Uruguai, um investimento de R$ 3,2 milhões por dia. O ministério segue também monitorando a condições de nove barreiras da região. Um hospital de campanha do SUS também passou a operar no município de Estrela.

Combustíveis

Medidas emergenciais adotadas pela Agência Nacional de Petróleo autoriza, entre 3 e 31 de maio, cessão de espaço em tancagem entre distribuidores de combustíveis líquidos nos municípios de Canoas e Esteio. Outra medida autoriza por 30 dias a comercialização de etanol anidro fora de especificação no sistema OPASC (oleoduto Paraná-Santa Catarina) e aprovou a flexibilização de mistura obrigatória de biocombustíveis no Estado do Rio Grande do Sul.

Aeroporto

O Aeroporto de Porto Alegre continua fechado para pousos e decolagens, sem previsão de retorno para as atividades usuais, em função do alagamento da região.

Previsão

Informações do Inmet indicam a possibilidade de chuvas volumosas no sul e oeste do Rio Grande do Sul até, pelo menos, a manhã da quarta-feira (8/5). Ao longo desta segunda e terça-feira, áreas do centro e toda a metade norte do Rio Grande do Sul passam por um breve período de tempo quente e seco. São previstas rajadas de vento acima dos 60 km/h preferencialmente na região de Santa Maria e encostas. Fortes áreas de instabilidade devem causar chuvas volumosas e temporais nas áreas mais ao sul do estado gaúcho e toda a área de fronteira com o Uruguai. No extremo sul do estado, os volumes de chuva podem exceder os 100 milímetros (mm) em 24horas, passando dos 150 mm até o início da quarta-feira (8). Nas cercanias da região de Pelotas, Rio Grande, em direção à Campanha e oeste do estado até a área de Alegrete e São Borja, também são previstos temporais, ventos com rajadas acima dos 70 km/h e queda de granizo.

Foto: Marinha do Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Número de resgatados no Rio Grande do Sul sobe para 46 mil Read More »

Auxílio-fardamento para policiais civis do RN é aprovado na ALRN

Auxílio-fardamento para policiais civis do RN é aprovado na ALRN

Unanimidade entre os deputados garante benefício de R$ 1.500 por ano

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, em votação unânime na quarta-feira (17.abr.2024), a criação do auxílio-fardamento para policiais civis do estado. A medida, reivindicada pela categoria, visa custear a compra de uniformes e demais peças do fardamento, que até então eram pagos pelos próprios policiais com recursos pessoais.

O projeto de lei, de autoria do governo estadual, prevê o pagamento de um valor anual de R$ 1.500, dividido em cinco parcelas de R$ 300. A aprovação na ALRN representa um importante passo para garantir melhores condições de trabalho para os policiais civis do RN, que desempenham um papel crucial na segurança pública do estado.

A conquista do auxílio-fardamento é resultado da mobilização da categoria, que na segunda-feira (15) suspendeu os serviços prestados por diárias operacionais no estado, inclusive nas delegacias de plantão. Na terça-feira (16), os policiais civis protestaram nas galerias da Assembleia Legislativa, cobrando dos deputados a aprovação do benefício.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol-RN), Djair Oliveira, celebrou a aprovação do auxílio-fardamento, destacando que a medida representa uma vitória para a categoria. “Hoje foi um dia histórico para a Polícia Civil do RN. A aprovação desse auxílio é um reconhecimento da importância do nosso trabalho e das dificuldades que enfrentamos para manter a segurança pública do estado”, afirmou Oliveira.

Após a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT), que deve ocorrer nos próximos dias, o governo do RN definirá o calendário para o pagamento do auxílio aos policiais civis.

Foto: João Gilberto/ALRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Auxílio-fardamento para policiais civis do RN é aprovado na ALRN Read More »

Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes e funcionários por falta de insumos

Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes e funcionários por falta de insumos

Acompanhantes e funcionários enfrentam dificuldades devido à falta de insumos

Desde o início da manhã desta quarta-feira (17.abr.2024), acompanhantes de pacientes e funcionários do Hospital Geral Walfredo Gurgel, o maior hospital da rede pública do Rio Grande do Norte, enfrentam a falta de alimentação normalmente fornecida pela unidade de saúde. A Secretaria de Saúde do estado informou que a suspensão ocorreu devido à diminuição no fornecimento dos insumos.

Apesar da garantia de que a alimentação dos pacientes está assegurada, a situação tem gerado preocupação entre os acompanhantes. A última refeição dos acompanhantes foi às 22h de ontem (16.abr).

Com a suspensão da alimentação, muitos se questionam sobre como passarão os dias, já que não há previsão para o fornecimento regular ser retomado. A situação tem gerado indignação e obrigado as pessoas a buscarem soluções alternativas, como comer fora ou depender da solidariedade de terceiros.

O Sindisaúde, sindicato que representa os servidores, aponta que a falta de insumos se deve à ausência de pagamento aos fornecedores, o que agrava ainda mais a situação no hospital.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes e funcionários por falta de insumos Read More »

Incêndio destrói sala em escola municipal de São Gonçalo do Amarante

Incêndio destrói sala em escola municipal de São Gonçalo do Amarante

Fogo atinge sala de vídeo, reuniões e multiuso na Escola Municipal Roberto Bezerra Freire; ninguém fica ferido

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma sala da Escola Municipal Roberto Bezerra Freire, localizada em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite desta quinta-feira (11.abr.2024). As chamas atingiram a sala de vídeo, reuniões e multiuso da unidade escolar, que atende cerca de 1.100 alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 18h, em um aparelho de ar-condicionado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com o diretor da escola, Francisco Canindé, as aulas da noite ainda não tinham sido iniciadas quando o incêndio teve início. “Perdemos algumas cadeiras, carteiras novas que recebemos recentemente, mas conseguimos salvar uma televisão. A ordem foi de que a sala fique fechada, para ser periciada”, disse o diretor.

A prefeitura do município informou que as aulas foram suspensas e que um plano de reposição será elaborado após avaliação da necessidade de reforma da sala. A Defesa Civil do município também irá ao local nesta sexta-feira (12) para uma avaliação da estrutura da escola.

Foto: Alerta São Gonçalo/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio destrói sala em escola municipal de São Gonçalo do Amarante Read More »

Servidores da saúde do RN iniciam greve

Servidores da saúde do RN iniciam greve

Paralisação é resposta ao Governo Estadual, que propõe reajuste salarial smente em 2025

Os servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte deram início a mais uma greve na manhã de quarta-feira (3.abr.2024), com um ato de mobilização dos trabalhadores do setor. A demanda principal da categoria envolve reivindicações por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A mobilização é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), que delineará um cronograma de atividades durante a greve. Uma manifestação está agendada para a próxima terça-feira (9), no Centro Administrativo, com o intuito de pressionar o Governo do Estado por um acordo. O sindicato também alerta para possíveis reduções nos atendimentos das unidades de saúde pública.

Rosália Fernandes, uma das coordenadoras do Sindsaúde-RN, destaca que a paralisação é uma resposta direta ao Governo do Estado, que propôs recomposição salarial somente a partir de 2025. Segundo ela, a proposta inicial do governo envolve um reajuste zero em 2024, enquanto outras categorias já estão recebendo recomposições. O Governo, por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), confirmou a proposta de conceder recomposição somente no próximo ano aos trabalhadores da saúde.

O Estado, até o momento, não agendou uma nova rodada de negociação, ressaltando que os servidores permanecerão em greve por tempo indeterminado. Segundo Fernandes, o governo condiciona um possível aumento para 2025 ou 2026, baseado em 4,62% do IPCA, desde que a receita corrente líquida atinja 7,2%. A líder sindical critica essa condição, considerando-a inadequada.

A greve teve início com uma formação política, visando esclarecer os direitos e deveres dos trabalhadores em situação de greve. Fernandes destaca a importância dessa atividade diante da judicialização das últimas greves, que gerou medo e dúvidas entre os trabalhadores. Além disso, ela ressalta o papel da Justiça e do Governo, que, segundo ela, têm atacado e oprimido os trabalhadores.

A última greve dos servidores da saúde ocorreu em julho do ano anterior e durou cerca de três semanas, até ser suspensa por decisão judicial. Na pauta de reivindicações, estavam presentes a reposição de perdas salariais e melhorias nas condições de trabalho. As demandas continuam, abrangendo não apenas questões salariais, mas também o déficit de pessoal, a renovação de contratos temporários e a convocação do cadastro reserva, que vence em setembro.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Servidores da saúde do RN iniciam greve Read More »

Bombeiros Mirim recebem ação de Páscoa da ONG ReforAMAR

Bombeiros Mirim recebem ação de Páscoa da ONG ReforAMAR

Além da distribuição de chocolates, o momento contou com um bate-papo sobre voluntariado e empreendedorismo social.

Em uma semana movimentada para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), com ocorrências em várias partes do estado devido às fortes chuvas que atingem a região, uma ação levou atenção para quem ver na missão de proteger as pessoas um objetivo de vida. O Programa Bombeiro Mirim recebeu, nessa quarta-feira (3), a visita da ONG ReforAMAR, que distribuiu chocolates com a turma e bateu um papo sobre voluntariado e empreendedorismo social.

A iniciativa faz parte da programação de Páscoa da entidade, que reforma casas e instituições de acolhimento no RN. Para a engenheira civil Fernanda Silmara, presidente da ReforAMAR, o propósito é maior. “Nós sabemos que pequenos gestos têm o poder de transformar o mundo, por isso mobilizamos parceiros e voluntários para levar uma manhã diferente para esses adolescentes que têm um objetivo de vida tão nobre e que, muitas vezes, só precisam de um incentivo”, explica.

O Programa Bombeiro Mirim existe há 34 anos e visa orientar adolescentes de 12 a 14 anos sobre como agir em situações de emergências, além de proporcionar uma maior integração entre a corporação, a escola, a família e a sociedade, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades que vão além do ensino formal. Atualmente, 187 alunos fazem parte do programa.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bombeiros Mirim recebem ação de Páscoa da ONG ReforAMAR Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade