monitoramento

DNIT interdita agulha de acesso na BR-101 a partir desta quinta (20)

DNIT interdita agulha de acesso na BR-101 a partir desta quinta (20)

Motoristas devem seguir desvio de 900 metros; teste operacional avalia funcionalidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a agulha de acesso localizada no km 98,8 da BR-101/RN-Sul, sentido Natal/Parnamirim, será interditada a partir das 8h desta quinta-feira (20.mar.2025). A interdição, que ocorre após a passarela da Avenida Abel Cabral, deve durar dez dias e tem como objetivo avaliar a funcionalidade da estrutura por meio de um teste operacional.

Inicialmente, o fechamento estava previsto para o sábado (15.mar), mas foi adiado. O DNIT orienta os motoristas a utilizarem o próximo acesso à via principal, localizado a 900 metros da agulha interditada, seguindo pela marginal em direção a Parnamirim. A medida visa garantir a segurança e a eficiência do tráfego na região.

A BR-101 é uma das rodovias mais importantes do Rio Grande do Norte, conectando diversas cidades e facilitando o transporte de cargas e passageiros. O trecho em questão é conhecido por seu alto fluxo de veículos, especialmente durante os horários de pico.

Detalhes sobre a interdição

Durante os dez dias de interdição, equipes do DNIT estarão no local para monitorar o tráfego e garantir que o desvio seja sinalizado de forma adequada. O teste operacional é uma etapa importante para identificar possíveis problemas na estrutura da agulha de acesso e evitar futuras interrupções.

O DNIT reforça a importância de os motoristas planejarem suas rotas com antecedência e seguirem as orientações de trânsito. A interdição pode causar lentidão no trecho, principalmente nos horários de maior movimento.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DNIT interdita agulha de acesso na BR-101 a partir desta quinta (20) Read More »

Artigo - Cidades inteligentes: IA e a revolução da gestão de redes de energia e iluminação pública

Artigo – Cidades inteligentes: IA e a revolução da gestão de redes de energia e iluminação pública

*Por André Sih

A transformação digital não é mais uma tendência, mas uma necessidade para cidades modernas. Redes elétricas inteligentes e iluminação pública conectadas são peças-chave dessa revolução, e a inteligência artificial tem acelerado esse avanço de forma inédita.

O conceito dessa ideia conversa diretamente com a administração de recursos básicos que tornam um município moderno e funcional para seus habitantes. Nesse sentido, ativos fundamentais, como essas redes de energia e iluminação, necessitam de uma visão detalhada e de um planejamento criterioso para que haja constantes melhorias na utilização dos espaços públicos, impulsionando o crescimento como um todo, não apenas das grandes capitais, mas também de cidades menores.

Nesse contexto, a modernização da iluminação pública tem ganhado destaque. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP) e pela consultoria EY indica que as Parcerias Público-Privadas (PPPs) para iluminação pública iriam triplicar até 2024. Afinal, o sistema de iluminação pública pode ser considerado um candidato promissor para a incorporação de novas tecnologias às cidades inteligentes, como, por exemplo, a inteligência artificial.

No entanto, apesar do potencial de inovação, a realidade mostra que a instalação e o gerenciamento de redes de iluminação pública ainda carecem de equipamentos de última geração. A distribuição de energia elétrica também, sendo que, até pouco tempo, era majoritariamente unidirecional, sem capacidade de prever picos de consumo ou falhas na rede, resultando, muitas vezes, em interrupções imprevisíveis e prejudiciais a hospitais, escolas e serviços essenciais. Esse tipo de lacuna pode impactar a rotina das pessoas, seja na saúde, lazer ou comércio, além de evidenciar desigualdades sociais.

Outro desafio associado a esse modelo tradicional era o alto custo operacional. A falta de monitoramento em tempo real levava a desperdícios e ao aumento dos custos de geração e distribuição, o que tornava tudo ainda mais difícil. Também devemos lembrar o fato de que para realizar as manutenções, esse tipo de fornecimento depende quase 100% de inspeções manuais, com reações que poderiam levar dias ou até mesmo semanas.

Com isso, empresas de tecnologia encontram potencial abrangente para os negócios, utilizando inovações em ferramentas de IA para aquecer o mercado e modernizar o serviço. A medição inteligente por meio de IA e a análise de imagens, por exemplo, surgem como uma alternativa eficiente e econômica em comparação aos métodos tradicionais. Soluções que permitem uma gestão mais precisa e em tempo real do consumo energético facilitam a identificação de falhas e otimizam recursos.

Estamos falando de abordagens especialmente vantajosas para municípios que buscam modernizar sua infraestrutura sem os altos custos, fortalecendo o desenvolvimento urbano.

Além disso, a identificação de vegetação próxima à rede elétrica pode ser outro diferencial para cidades que querem ser inteligentes e que focam na prevenção de problemas como quedas de árvores e postes. Acontecimentos como esses, assim como sabemos, podem causar interrupções no fornecimento de energia, bem como acidentes e outros prejuízos. Com esses recursos tecnológicos em mãos, é possível promover ações preventivas e garantir a continuidade dos serviços essenciais.

Com plataformas No Code, esses setores tornam acessível o processo de inovação para as cidades na administração dessas novas tecnologias, o que traz otimização de tempo, redução de desperdício de recursos público e naturais, entre outras vantagens. Ou seja, gestores que não se atualizarem nesse sentido ou não desenvolverem planejamentos para modernização e sustentabilidade das cidades inteligentes ficarão para trás, afinal, a IA está cada vez mais presente no nosso dia a dia, seja como consumidor ou cidadão.

*André Sih é Founder & Managing Partner da Fu2re.

Sobre a Fu2re

A Fu2re é especializada em soluções de inteligência artificial que transformam operações e otimizam processos nas indústrias de energia, óleo e gás. Com uma equipe altamente qualificada, desenvolve tecnologias de ponta, como o SmartVision AI, uma plataforma no-code que combina visão computacional e IA, permitindo atualizações rápidas nos modelos de inteligência artificial. Com diversas soluções já em operação, a Fu2re se destaca por entregar resultados mensuráveis e assertivos, atendendo às necessidades específicas de grandes empresas. Reconhecida no ranking 100 Startups to Watch pelo segundo ano consecutivo, está no TOP3 entre scale-ups de IA e no TOP100 geral, consolidando-se como referência em inovação e transformação digital.
Site: www.fu2re.com.br

Este texto não representa necessariamente a opinião do POR DENTRO DO RN.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília/Ilustração / Pedro ventura/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Artigo – Cidades inteligentes: IA e a revolução da gestão de redes de energia e iluminação pública Read More »

RN deixa de investir R$ 480 milhões no sistema carcerário, aponta ação civil pública

RN deixa de investir R$ 480 milhões no sistema carcerário, aponta ação civil pública

Falta de recursos ameaça segurança em presídios e gera déficit de vagas e equipamentos, segundo Ministério Público

O Governo do Rio Grande do Norte deixou de aplicar R$ 480 milhões no sistema carcerário nos últimos seis anos, conforme uma ação civil pública protocolada na 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal. Os recursos, que deveriam ter sido destinados à Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) entre 2019 e 2024, foram contingenciados, o que, segundo a ação, coloca em risco a segurança dos presídios e a sociedade em geral. A Seap reconhece o contingenciamento, mas afirma que o sistema carcerário permanece seguro.

O caso foi evidenciado neste domingo (16.mar.2025) após publicação de matéria sobre o tema no jornal Tribuna do Norte.

A ação, movida pela 70ª promotoria de Justiça da comarca de Natal, aponta que a falta de investimentos afetou políticas públicas essenciais, como o pagamento de dívidas, a execução de contratos básicos (alimentação, tornozeleiras eletrônicas e kits de higiene) e a abertura de vagas em presídios superlotados. O contingenciamento no custeio atingiu R$ 103,7 milhões, gerando dívidas de R$ 13,6 milhões em restos a pagar.

Impactos no sistema prisional

A falta de tornozeleiras eletrônicas deixou 800 presos do regime semiaberto sem monitoramento. O estado optou pelo regime semiaberto com tornozeleiras devido à falta de presídios adequados. No entanto, a falta de pagamento às empresas fornecedoras resultou em um déficit significativo de equipamentos. Atualmente, cerca de 500 presos estão sem tornozeleiras, e a expectativa é que a situação seja regularizada até o final de maio.

Déficit de vagas e superlotação

Os contingenciamentos também impactaram os investimentos no sistema prisional. Dos R$ 428,2 milhões orçados entre 2019 e 2024, apenas R$ 50,6 milhões foram executados, uma redução de 88,2%. Isso resultou na falta de criação de vagas, agravando o déficit de 2.679 vagas nos estabelecimentos prisionais do estado.

A Seap abriu algumas vagas no Complexo Agrícola Mário Negócio (424 vagas), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz (416 vagas) e no Rogério Coutinho Madruga (315 vagas). No entanto, a falta de investimentos em novas construções e melhorias nas estruturas existentes prejudica a qualidade dos serviços oferecidos aos presos.

Superlotação e desafios do regime semiaberto

A superlotação é apontada como o principal problema do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Ela dificulta a observância dos direitos dos presos e aumenta a necessidade de serviços repressivos. Além disso, o regime semiaberto, que deveria ser executado conforme a lei, depende quase exclusivamente de tornozeleiras eletrônicas devido à falta de presídios adequados.

Apesar das críticas, o Ministério Público reconhece que, desde o “Massacre de Alcaçuz” em 2017 e a intervenção federal no sistema, as prisões potiguares estão sob controle. O número de mortes e fugas caiu drasticamente, graças ao engajamento dos policiais penais e ao aumento do efetivo.

Falta de investimentos histórica

A falta de investimentos no sistema prisional do Rio Grande do Norte é considerada histórica. A abertura de vagas é um processo demorado, e presídios como a Penitenciária de Caicó necessitam de reformas urgentes. A criação da APAC Macaíba, por exemplo, está parada há anos devido à falta de repasses de recursos.

Resposta da Seap

A Seap afirmou que o estado está trabalhando para abrir 500 vagas em Mossoró, Caicó e no Complexo de Alcaçuz. O secretário de Administração Penitenciária destacou que o sistema carcerário permanece seguro, apesar das dificuldades financeiras. Sobre os contingenciamentos, explicou que eles são uma medida de controle comum em momentos de escassez de recursos.

A ação civil pública pede a liberação imediata das verbas de custeio e investimento, além do pagamento em dia dos contratos de alimentação, kits de higiene e tornozeleiras eletrônicas em até 90 dias.

Foto: Vivian Galvão/Governo do RN / Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN deixa de investir R$ 480 milhões no sistema carcerário, aponta ação civil pública Read More »

Seis praias do RN estão impróprias para banho neste fim de semana

Seis praias do RN estão impróprias para banho neste fim de semana

Boletim de Balneabilidade aponta contaminação por coliformes fecais em pontos do litoral potiguar

O litoral do Rio Grande do Norte registra pelo menos seis pontos impróprios para banho neste fim de semana, conforme o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) neste sábado (15.mar.2025). O estudo, realizado pelo programa Água Azul, analisa semanalmente a qualidade da água em praias e rios do estado, identificando locais com níveis elevados de contaminação.

Entre os trechos considerados inadequados para os banhistas estão:

  • Praia de Areia Preta (na escodaria de Mãe Luíza), em Natal
  • Redinha (Rio Potengi), em Natal
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
  • Pirangi do Sul (Igreja), em Nísia Floresta
  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta

A classificação de água imprópria ocorre quando a quantidade de coliformes fecais ultrapassa os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Nos locais mencionados, os níveis de contaminação estão acima do máximo permitido, representando riscos à saúde dos banhistas.

Como funciona a classificação da balneabilidade

O programa Água Azul utiliza critérios rigorosos para determinar a qualidade da água. Os pesquisadores analisam os resultados de cinco semanas consecutivas para avaliar se um local é seguro para banho. Se dois ou mais desses resultados apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. Além disso, se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, o local é automaticamente considerado inadequado, mesmo que os resultados anteriores estejam dentro do limite.

Esses parâmetros são definidos pela Resolução do Conama, que estabelece padrões para garantir a segurança ambiental e sanitária das águas destinadas à recreação.

Impactos na saúde e no turismo

A contaminação por coliformes fecais pode causar diversos problemas de saúde, como infecções gastrointestinais, dermatites e outras doenças transmitidas pela água. Por isso, é fundamental que os banhistas evitem os trechos identificados como impróprios e busquem informações atualizadas antes de frequentar as praias.

Além dos riscos à saúde, a balneabilidade inadequada pode impactar negativamente o turismo, setor vital para a economia do Rio Grande do Norte. A divulgação desses dados é essencial para orientar turistas e moradores, além de pressionar autoridades a adotarem medidas para melhorar a qualidade da água.

Monitoramento contínuo

O Idema reforça a importância do monitoramento contínuo das praias e rios do estado. O programa Água Azul coleta amostras semanalmente, garantindo que os dados estejam sempre atualizados e disponíveis para a população. A transparência nas informações é um dos pilares para a preservação ambiental e a promoção do turismo sustentável.

Para quem planeja visitar o litoral potiguar, é recomendável consultar o boletim de balneabilidade antes de escolher os locais de banho. Acesse o site do Idema ou acompanhe as atualizações por meio de canais oficiais para garantir uma experiência segura e agradável.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seis praias do RN estão impróprias para banho neste fim de semana Read More »

Neoenergia Cosern recupera energia suficiente para abastecer o RN por um dia

Neoenergia Cosern recupera energia suficiente para abastecer o RN por um dia

Ações de combate ao “gato” de energia resultaram em 4.868 fraudes desativadas em 2023

A Neoenergia Cosern divulgou os resultados da “Operação Varredura” referentes ao ano de 2023. A iniciativa, que conta com a parceria das polícias Civil e Militar, tem como objetivo combater ligações clandestinas de energia, conhecidas popularmente como “gato”. Ao longo do ano, a distribuidora recuperou quase 18 milhões de kWh de energia que estavam sendo desviados de forma irregular em todo o Rio Grande do Norte. Para contextualizar o volume, esse montante seria suficiente para abastecer o consumo médio de uma residência potiguar por mais de 120 mil meses, considerando um gasto mensal de 150 kWh.

Em uma comparação mais ampla, os 18 milhões de kWh recuperados poderiam suprir a demanda de energia de todo o estado por um dia ou de cidades como Caicó, Macau ou Pau dos Ferros por um mês inteiro. O resultado foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções, que identificaram e desativaram 4.868 fraudes no sistema elétrico em 2023.

Operação Sucata: Dois responsáveis por sucatas são detidos por desvio de energia

No dia 27 de fevereiro, dois indivíduos responsáveis por sucatas localizadas no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, foram conduzidos à delegacia após serem flagrados desviando energia elétrica. A ação faz parte da “Operação Sucata”, realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) do Governo do Estado, com o apoio da Neoenergia Cosern.

A operação reforça o compromisso da distribuidora em combater práticas ilegais que prejudicam o sistema elétrico e colocam vidas em risco. Segundo Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, a empresa tem investido em sistemas de inteligência e monitoramento para identificar e reduzir fraudes. “Nos últimos anos, desenvolvemos ferramentas mais robustas para detectar ligações clandestinas, que representam riscos tanto para quem as faz quanto para a comunidade ao redor”, destacou.

Riscos e consequências do “gato” de energia

O desvio de energia, além de ser um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, pode resultar em pena de até oito anos de reclusão para os responsáveis. A prática também representa um grave risco à segurança, podendo causar acidentes fatais devido a curtos-circuitos e incêndios. Além disso, as ligações clandestinas podem provocar instabilidades no fornecimento de energia na região, afetando residências e empresas vizinhas, e até mesmo danificar eletrodomésticos.

A Neoenergia Cosern reforça que a população pode contribuir denunciando casos de fraude de forma anônima e segura por meio do telefone 116. A iniciativa visa coibir práticas ilegais e garantir a segurança e a qualidade do fornecimento de energia em todo o estado.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern recupera energia suficiente para abastecer o RN por um dia Read More »

PRF anuncia redução de 16% em acidentes no Carnaval 2025 no RN

PRF anuncia redução de 16% em acidentes no Carnaval 2025 no RN

Fiscalização intensa e ações preventivas contribuíram para queda de 37% no número de feridos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte divulgou, nesta quinta-feira (6), os resultados da Operação Carnaval 2025, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. O balanço apontou uma redução de 16% no número de acidentes nas rodovias federais do estado, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Durante a operação, foram registrados 21 acidentes, com destaque para a queda de 37% no número de feridos. No total, 20 pessoas foram vítimas de acidentes, sendo que 16 apresentaram ferimentos leves e 4 ficaram em estado grave. A PRF atribuiu essa redução ao reforço nas ações preventivas e à fiscalização intensificada ao longo do feriado.

Apesar dos resultados positivos, quatro acidentes resultaram em mortes. Dois desses casos envolveram motociclistas que não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um dos acidentes, o condutor utilizava capacete desafivelado, enquanto no outro, o motociclista estava sem capacete. Esses fatores contribuíram para a gravidade das ocorrências.

A PRF destacou que, durante o Carnaval, foram realizadas fiscalizações em pontos estratégicos para coibir infrações como excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e consumo de álcool ao volante. Além disso, a operação contou com ações educativas voltadas para a conscientização dos condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito e do uso correto dos equipamentos de segurança.

A PRF reforça a necessidade de prudência e do cumprimento das normas de trânsito para garantir a segurança de todos os usuários das rodovias. A operação segue monitorando as estradas e promovendo ações que visam à redução de acidentes e à preservação de vidas.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF anuncia redução de 16% em acidentes no Carnaval 2025 no RN Read More »

Carnaval 2025 no RN: Criminalidade cai com redução de roubos e furtos

Carnaval 2025 no RN: Criminalidade cai com redução de roubos e furtos

Operação Carnaval registra queda de 50,6% nos roubos de celulares e 54,8% nos assaltos em via pública

O Carnaval de 2025 no Rio Grande do Norte foi marcado por uma significativa redução nos índices de criminalidade, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). A Operação Carnaval, realizada durante o período festivo, apontou quedas expressivas em crimes como roubos de celulares, furtos de veículos e assaltos em via pública.

Um dos destaques foi a redução de 50,6% nos roubos de celulares em comparação ao Carnaval de 2024. Enquanto no ano anterior foram registrados 83 casos, em 2025 esse número caiu para 41. Os furtos de aparelhos também apresentaram queda, com uma redução de 25,2%, passando de 210 ocorrências em 2024 para 157 neste ano.

A diminuição nos índices de criminalidade foi atribuída à intensificação das abordagens policiais e à presença ostensiva da Polícia Militar (PM) nas áreas de maior concentração de foliões. As autoridades de segurança destacaram que a estratégia de atuação integrada entre as forças de segurança, incluindo Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, foi fundamental para os resultados positivos.

Além dos roubos de celulares, os assaltos em via pública também registraram uma queda significativa. Em 2025, foram contabilizados 38 casos, uma redução de 54,8% em relação aos 84 registros do ano anterior. O aumento do monitoramento em pontos estratégicos das festas e a maior integração entre as forças de segurança foram apontados como fatores determinantes para essa redução.

Durante os dias de Carnaval, a Operação Carnaval realizou 9.404 abordagens a pessoas e 8.359 a veículos. Apesar dos números positivos, um homicídio foi registrado na cidade de Pendências, em área de festa. Além disso, uma arma de fogo foi apreendida durante as operações.

A Sesed reforçou que os resultados refletem o planejamento e a execução de ações preventivas e repressivas, com foco na segurança dos foliões e no combate à criminalidade. A presença policial em locais de grande aglomeração e a utilização de tecnologias de monitoramento contribuíram para o sucesso da operação.

Foto: Humberto Sales/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carnaval 2025 no RN: Criminalidade cai com redução de roubos e furtos Read More »

Banco Central muda regras do Pix para garantir mais segurança

Banco Central muda regras do Pix para garantir mais segurança

Pessoas e empresas em situação irregular na Receita perderão a chave

O Banco Central (BC) alterou o regulamento do Pix para excluir chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal. Segundo a autoridade monetária, a medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix, utilizando nomes diferentes daqueles armazenados na base de dados da Receita Federal.

A norma, publicada nesta quinta-feira (6), determina que CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” não poderá ter chave Pix registrada na base de dados do BC.

No caso das empresas, o CNPJ com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” também não poderá ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.

O BC ressalta que a inconformidade de CPF e CNPJ que restringirá o uso do Pix não tem relação com o pagamento de tributos, mas apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.

Segundo o Banco Central, as mudanças visam exigir que as instituições financeiras e instituições de pagamento participantes do Pix “garantam que os nomes das pessoas e das empresas vinculadas às chaves Pix estejam em conformidade com os nomes registrados nas bases de CPF e de CNPJ da Receita Federal.”

Ainda de acordo com o BC, a verificação de conformidade deverá ser efetuada sempre que houver uma operação envolvendo uma chave Pix, como um registro, uma alteração de informações, uma portabilidade ou uma reivindicação de posse.

“Com as novas medidas, será mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal. Para garantir que os participantes do Pix cumpram as novas regras, o BC irá monitorar periodicamente a conduta dos participantes, podendo aplicar penalidades para aquelas instituições que apresentem falhas nesse processo”, informou a autoridade monetária.

O BC informou ainda que atuará ativamente para detectar chaves Pix com nomes diferentes do registrado na Receita, para garantir que os participantes excluam ou ajustem essas chaves.

A nova regulamentação também proíbe a alteração de informações vinculadas a chaves aleatórias e a reivindicação de posse de chaves do tipo e-mail.

“Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias e que queiram alterar alguma informação vinculada a essa chave não poderão mais fazê-lo. A partir de agora, deve-se excluir a chave aleatória e criar uma nova chave aleatória, com as novas informações”, explicou o BC.

Ainda de acordo com o BC, as chaves do tipo e-mail não poderão mais mudar de dono. Com isso, pessoas e empresas que queiram reivindicar a posse de um e-mail também não poderão mais fazê-lo.

Apenas chaves do tipo celular continuam a ter acesso a essa funcionalidade, para permitir que números de celular pré-pago, que podem mudar de dono, também possam mudar de dono quando registradas como chave Pix.

Devolução

O BC informou ainda que liberou a realização de devolução de qualquer valor em dispositivos de acesso não cadastrados. De acordo com a instituição, a medida aprovada em novembro do ano passado, e que restringiu as transações Pix em dispositivos de acesso não cadastrados no valor de até R$ 200 estava impedindo que transações de devolução de boa-fé iniciadas pelo próprio recebedor pudessem ser feitas a partir de dispositivos não-cadastrados.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Banco Central muda regras do Pix para garantir mais segurança Read More »

Papa Francisco mantém estado estável

Papa Francisco mantém estado estável

Pontífice de 88 anos segue em tratamento para pneumonia bilateral; prognóstico ainda é reservado

O Vaticano informou na manhã desta quarta-feira (5.mar.2025), que o papa Francisco “descansou bem” após retomar a ventilação mecânica não invasiva durante a noite. O pontífice, de 88 anos, continua recebendo tratamento para pneumonia bilateral, condição que o mantém sob cuidados médicos há 20 dias.

No boletim vespertino divulgado na terça-feira (4.mar), a Santa Sé destacou que o estado de saúde do papa permanece “estável” e que ele não apresentou novos episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo, como havia ocorrido anteriormente. No entanto, o prognóstico ainda é considerado reservado, indicando que Francisco não está completamente fora de perigo.

Na segunda-feira, 3, o papa enfrentou dois novos quadros de insuficiência respiratória aguda. Esses episódios ocorreram após a equipe médica remover “grandes quantidades” de muco acumulado em seus pulmões, o que desencadeou um broncoespasmo. Desde o início da internação, Francisco já lidou com insuficiência renal leve, necessitou de transfusão de sangue e enfrentou múltiplos casos de dificuldades respiratórias.

Apesar dos desafios, o Vaticano tem mantido atualizações regulares sobre a saúde do pontífice, reforçando a transparência em relação ao seu tratamento. A pneumonia bilateral, condição que afeta ambos os pulmões, exige cuidados intensivos e monitoramento constante, especialmente em pacientes da idade de Francisco.

A recuperação do papa tem sido acompanhada de perto por fiéis ao redor do mundo, que demonstram apoio e orações pelo seu restabelecimento. A situação delicada reforça a importância de cuidados médicos especializados para idosos e pacientes com condições respiratórias graves.

Foto: Tânia Rêgo/ABr/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Papa Francisco mantém estado estável Read More »

Cadastro Único em Natal ficará indisponível para atualizações

Cadastro Único em Natal ficará indisponível para atualizações

Nova plataforma do Governo Federal promete modernizar gestão de dados e aprimorar políticas públicas

O Cadastro Único (CadÚnico) estará temporariamente indisponível para atualizações em Natal entre os dias 28 de fevereiro e 16 de março. A medida foi determinada pelo Governo Federal para implementar uma nova plataforma, que visa modernizar e tornar mais eficiente o processo de inclusão e gestão das informações das famílias cadastradas.

A operação do sistema será transferida para a Dataprev, substituindo o modelo atualmente gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Durante o período de suspensão, não será possível realizar novas inscrições ou atualizar cadastros existentes.

A partir de março de 2025, o Cadastro Único contará com um sistema totalmente renovado. A modernização tem como objetivo aprimorar a gestão de políticas públicas, oferecendo uma ferramenta mais eficiente para estados, municípios e a população em geral.

Principais mudanças do novo sistema

Com a migração, o Cadastro Único passará por uma série de melhorias, incluindo:

  • Portal de gestão integrado: Um sistema mais seguro e automatizado para entrada e alimentação de dados.
  • Plataforma de capacitação: Ferramentas para treinar operadores do CadÚnico, garantindo maior eficiência no uso do sistema.
  • Monitoramento de fraudes: Novas funcionalidades para identificar e prevenir irregularidades, assegurando a segurança das informações.
  • Gestão de acessos aprimorada: Controle mais rigoroso para garantir que apenas usuários autorizados possam manipular os dados.
  • Relatórios analíticos: Dados detalhados para auxiliar no planejamento e execução de programas sociais.

Cronograma de migração

  • 28 de fevereiro a 16 de março: Indisponibilidade do sistema atual para adequação e migração.
  • 17 de março: Disponibilização do novo portal da Dataprev com o Cadastro Único atualizado.
  • 18 de março: Retorno completo do sistema à normalidade, com todas as funcionalidades disponíveis.

A modernização do Cadastro Único é uma iniciativa importante para garantir maior transparência, segurança e eficiência na gestão de políticas públicas. A população de Natal e demais regiões do país poderá contar com um sistema mais ágil e confiável a partir de 2025.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cadastro Único em Natal ficará indisponível para atualizações Read More »

Cid diz que juiz do TSE ajudou a espionar Alexandre de Moraes

Cid diz que juiz do TSE ajudou a espionar Alexandre de Moraes

A confirmação está em um dos vídeos da delação

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse, em depoimento de delação premiada, que o ministro Alexandre de Moraes foi monitorado por um juiz que atuava no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, época na qual o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) presidia a Justiça Eleitoral.

A confirmação está em um dos vídeos da delação, cujo sigilo foi retirado nesta quinta-feira (20) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 investigados no inquérito do golpe.

No início do depoimento, Moraes, que presidiu a delação, perguntou a Mauro Cid se ele tinha conhecimento das ações que foram realizadas para monitorá-lo.

Cid disse que cumpriu ordens de Bolsonaro e repassou a determinação para que fossem obtidas informações sobre Alexandre de Moraes.

“Solicitei ao coronel Câmara [um dos denunciados]. Não sei quem era o contato dele. Nunca perguntei. O que eu sei era aquele ministro, aquele elemento do TSE”, afirmou o tenente-coronel.

Após a confirmação, o próprio ministro pediu a palavra e afirmou que o juiz foi identificado. O nome ainda não foi divulgado.

“Não é um ministro, é um juiz que nós identificamos”, confirmou Moraes.

Nesta quarta-feira (19), a retirada do sigilo dos depoimentos escritos também confirmou que Moraes foi monitorado em outros momentos.

“Indagado sobre o motivo da determinação feita pelo então presidente Jair Bolsonaro para que fosse realizado o acompanhamento do ministro Alexandre de Moraes, respondeu que um dos motivos foi o fato de que o então presidente havia recebido uma informação de que o general Mourão estaria se encontrando com o ministro Alexandre de Moraes, em São Paulo.”

De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), além do monitoramento de Moraes, Bolsonaro estava ciente e concordou com o planejamento e a execução de ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o plano intitulado “Punhal Verde Amarelo” foi arquitetado e levado ao conhecimento do então presidente da República.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cid diz que juiz do TSE ajudou a espionar Alexandre de Moraes Read More »

Alerta de chuvas intensas no RN Inmet emite aviso para todo o estado

Alerta de chuvas intensas no RN: Inmet emite aviso para todo o estado

Previsão indica precipitação de até 50 mm e ventos de até 60 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todo o estado do Rio Grande do Norte. O aviso, classificado como de “Perigo Potencial”, tem validade entre as 10h desta terça-feira (4.fev.2025) e as 10h de quarta-feira (5.fev), indicando chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia, além de ventos fortes, com velocidade entre 40 e 60 km/h.

O alerta abrange todas as regiões do estado, incluindo Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Oeste Potiguar e Central Potiguar. O aviso também se estende a estados vizinhos, como Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão. Inicialmente, o alerta contemplava apenas Natal e outras 18 cidades, mas foi ampliado para todo o território potiguar.

Riscos associados e recomendações de segurança

Apesar de o risco ser considerado baixo, o Inmet alerta para possíveis impactos, como quedas de galhos de árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

Diante da previsão de chuvas e ventos intensos, o órgão recomenda que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de quedas de galhos e descargas elétricas. Além disso, não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem ser derrubadas pela força do vento.

Outra medida preventiva é evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as chuvas, prevenindo acidentes elétricos. A população também deve acompanhar as atualizações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que podem emitir novos alertas caso a situação se agrave.

Entenda os níveis de alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia classifica seus avisos meteorológicos em três níveis de severidade:

Perigo Potencial (amarelo): risco moderado associado ao fenômeno, sem previsão de impactos severos.
Perigo (laranja): condições meteorológicas mais intensas, com maior potencial de danos e transtornos.
Grande Perigo (vermelho): situação de risco extremo, com possíveis danos significativos e ameaças diretas à segurança da população.

O alerta vigente para o Rio Grande do Norte é de Perigo Potencial, o que significa que, embora os impactos não sejam considerados severos, medidas de precaução devem ser adotadas.

Acompanhamento e novas atualizações

A população pode acompanhar atualizações sobre o alerta por meio do site oficial do Inmet (
www.inmet.gov.br) e dos canais da Defesa Civil. Em caso de emergência, a recomendação é acionar os bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alerta de chuvas intensas no RN: Inmet emite aviso para todo o estado Read More »

Idema aponta que sete trechos do litoral do RN estão impróprios para banho

Idema aponta que sete trechos do litoral do RN estão impróprios para banho

Boletim de balneabilidade aponta pontos impróprios em praias como Pipa e Ponta Negra

Sete trechos do litoral do Rio Grande do Norte foram considerados impróprios para banho neste fim de semana, 1º e 2 de fevereiro, de acordo com o último boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

O relatório, publicado na sexta-feira (31.jan.2025), indica que os locais permanecerão inadequados para banhistas até a próxima quinta-feira (6.fev), quando um novo boletim será emitido.

Os pontos identificados como impróprios incluem:

  • Sibaúma (trecho do Restaurante Sabores do Mar), em Tibau do Sul;
  • Pipa, em Tibau do Sul;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
  • Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Ponta Negra (trecho da Rua Cláudio Gomes Teixeira – Escadaria), em Natal;
  • Touros (Av. Bom Jesus), em Touros;
  • Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape.

Ampliação do monitoramento no verão

Durante o verão, o Idema aumentou o número de praias monitoradas, passando de 33 para 51. Das 51 praias analisadas, 44 foram consideradas próprias para banho no fim de semana. O estudo abrange praias de 14 municípios do estado, incluindo Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau.

Critérios de avaliação da balneabilidade

A classificação das praias como próprias ou impróprias para banho é baseada na análise da quantidade de coliformes termotolerantes, também conhecidos como coliformes fecais, presentes na água. O método segue as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Quando a concentração desses microrganismos excede os limites permitidos, o local é considerado impróprio para atividades de lazer, como natação e mergulho.

Programa Azul: parceria para monitoramento

O boletim de balneabilidade faz parte do Programa Azul, uma iniciativa do Idema em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN). O programa tem como objetivo monitorar a qualidade das águas costeiras e orientar a população sobre os locais seguros para banho.

Impacto no turismo e na população local

A divulgação do boletim é essencial para garantir a segurança dos banhistas e evitar problemas de saúde, como infecções e doenças transmitidas pela água contaminada. Além disso, a informação é crucial para o setor turístico, que depende da qualidade das praias para atrair visitantes.

Como acessar o boletim de balneabilidade

O boletim completo com a lista de praias próprias e impróprias para banho está disponível no site oficial do Idema. A população pode consultar o relatório semanal para se informar sobre as condições das praias antes de planejar passeios e atividades à beira-mar.

Foto: Danny Nunes/Idema/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Idema aponta que sete trechos do litoral do RN estão impróprios para banho Read More »

Açude Dinamarca, em Serra Negra do Norte, é o primeiro reservatório do RN a sangrar em 2025

Açude Dinamarca, em Serra Negra do Norte, é o primeiro reservatório do RN a sangrar em 2025

Relatório do Igarn aponta situação dos principais reservatórios do RN

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou, nesta sexta-feira (24.jan.2025), o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN. O documento apresenta a situação atual dos reservatórios que abastecem os municípios potiguares, destacando o açude Dinamarca, em Serra Negra do Norte, como o primeiro manancial a atingir 100% de sua capacidade em 2025.

https://twitter.com/pordentrodorn/status/1883097911111860466

O açude Dinamarca, que possui capacidade de 2.724.425 m³, começou a verter suas águas às 15h do dia 23 de janeiro. No ano passado, o mesmo reservatório atingiu sua capacidade máxima em 4 de março.

Situação dos principais reservatórios

O relatório apresenta dados detalhados sobre os maiores reservatórios do estado. Confira a situação atual e comparativos com 2024:

  1. Barragem Armando Ribeiro Gonçalves

Capacidade total: 2.373.066.000 m³
Volume atual: 1.576.283.957 m³ (66,42%)
Volume em janeiro de 2024: 1.261.837.873 m³ (53,17%)

  1. Barragem Santa Cruz do Apodi

Capacidade total: 599.712.000 m³
Volume atual: 423.552.600 m³ (70,63%)
Volume em janeiro de 2024: 349.470.875 m³ (58,27%)

  1. Barragem Umari (Upanema)

Capacidade total: 292.813.650 m³
Volume atual: 225.496.694 m³ (77,01%)
Volume em janeiro de 2024: 223.804.217 m³ (76,43%)

  1. Açude Marechal Dutra (Gargalheiras)

Capacidade total: 44.421.480 m³
Volume atual: 32.479.591 m³ (73,12%)
Volume em janeiro de 2024: 710.706 m³ (1,60%)

  1. Açude Dourado (Currais Novos)

Capacidade total: 10.321.600 m³
Volume atual: 5.018.380 m³ (48,62%)
Volume em janeiro de 2024: 185.059 m³ (1,84%)

Reservas hídricas totais

Atualmente, as reservas hídricas superficiais do RN somam 2.787.852.875 m³, correspondendo a 61,28% da capacidade máxima de 4.549.292.624 m³. No mesmo período de 2024, o índice era de 50,23%.

Reservatórios em situação crítica

Apesar das chuvas registradas nas primeiras semanas de 2025, alguns reservatórios permanecem com volumes críticos. Entre eles, destaca-se o açude Itans, em Caicó, com apenas 441.064 m³, o que representa 0,58% de sua capacidade total de 75.876.405 m³.

Outros reservatórios com volumes abaixo de 10% incluem:

  • Sabugi (São João do Sabugi): 7,52%
  • Esguicho (Ouro Branco): 4,30%
  • Carnaúba (São João do Sabugi): 8,40%
  • Jesus Maria José (Tenente Ananias): 3,88%
  • Tourão (Patu): 8,48%
  • Brejo (Olho D’Água do Borges): 5,52%
  • Mundo Novo (Caicó): 0,49%

Impactos e monitoramento

O Igarn reforça que o monitoramento contínuo dos reservatórios é essencial para planejar o uso racional da água, especialmente nas regiões com volumes críticos. As informações do relatório orientam ações de gestão e distribuição para atender às necessidades da população e das atividades econômicas no estado.

O acompanhamento periódico pode ser consultado no site oficial do Igarn, onde os dados são atualizados regularmente.

Foto: Divulgação/IGARN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Açude Dinamarca, em Serra Negra do Norte, é o primeiro reservatório do RN a sangrar em 2025 Read More »

Litoral da Grande Natal tem cinco trechos impróprios para banho

Litoral da Grande Natal tem cinco trechos impróprios para banho

Análise de balneabilidade do Idema aponta águas contaminadas em áreas do litoral potiguar

O boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na última sexta-feira (27.dez.2024), revelou que cinco trechos do litoral da Grande Natal estão impróprios para banho nesta última semana do ano. A avaliação é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, conforme as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Trechos com balneabilidade imprópria

O relatório aponta os seguintes locais como impróprios para o banho:

  • Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
  • Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
  • Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)

Esses trechos foram analisados pelo Idema com base em amostras de água que detectaram a presença de coliformes termotolerantes, substâncias que indicam a presença de contaminação fecal nas águas.

Reavaliação e novas publicações do boletim

O boletim tem validade de uma semana. Isso significa que, após este período, o Idema realizará uma nova avaliação nos trechos e publicará um novo boletim de balneabilidade. A reavaliação garantirá que a população e os turistas tenham informações atualizadas sobre as condições de segurança para o banho no litoral da região.

Análise de balneabilidade em 51 trechos

Ao todo, 51 trechos de banho das praias da Grande Natal estão sendo monitorados semanalmente. O Idema realiza uma análise rigorosa da qualidade da água em locais das cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.

A balneabilidade das águas é fundamental para garantir a saúde pública, especialmente para aqueles que frequentam as praias da região durante as férias e feriados.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Litoral da Grande Natal tem cinco trechos impróprios para banho Read More »

PF afirma que Investigados tentaram prender Alexandre de Moraes

PF afirma que Investigados tentaram prender Alexandre de Moraes

Residência do ministro do STF foi monitorada, diz relatório

Militares investigados pela Polícia Federal (PF) pela suspeita de planejar um golpe de Estado após as eleições de 2022 realizaram o monitoramento do residência oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Os investigadores concluíram que os acusados tinham objetivo de prender Moraes, mas o plano foi cancelado após o adiamento de uma sessão do STF.

“As mensagens trocadas entre os integrantes do grupo Copa 2022 demonstram que os investigados estavam em campo, divididos em locais específicos para, possivelmente, executar ações com o objetivo de prender o ministro Alexandre de Moraes”, diz trecho do relatório.

Segundo os investigadores, a suposta operação para prender Moraes foi cancelada após a divulgação do adiamento da sessão do Supremo que julgou a questão do orçamento secreto do Congresso.

A notícia do adiamento foi compartilhada no grupo de mensagens instantâneas criado pelos acusados.

Em seguida, a operação clandestina foi cancelada. “Abortar… Áustria… volta para local de desembarque… estamos aqui ainda”, disse um dos investigados.

Operação

As informações constam no relatório de inteligência da Operação Contragolpe, deflagrada nesta terça-feira (19) para prender cinco militares que pretendiam impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conforme as investigações, os acusados executaram uma operação clandestina identificada como Copa 2022 no dia 15 de dezembro de 2022, três dias após a cerimônia na qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era presidido por Moraes, ter diplomado Lula e Geraldo Alckmin na condição de presidente e vice eleitos nas eleições de outubro daquele ano.

Para não deixar rastros, os membros da operação usaram linhas telefônicas de terceiros e os codinomes Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Japão e Gana para serem usados durante a comunicação, que foi realizada por meio do aplicativo Signal, cujo conteúdo é criptografado.

Após analisar as mensagens apreendidas durante a investigação e com análise da localização dos aparelhos celulares, a PF concluiu que é “plenamente plausível” que a residência funcional de Alexandre de Moraes tenha sido monitorada por um dos investigados.

Lula e Alckmin

Na mesma investigação, a PF indica que os investigados tinham um plano para assassinar Lula e Alckmin. Nesta data, Lula estava em São Paulo, participando de um evento com catadores de materiais recicláveis. Alckmin se reunia com governadores em um hotel em Brasília.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF afirma que Investigados tentaram prender Alexandre de Moraes Read More »

Incêndio criminoso atinge Parque das Dunas em Natal

Incêndio criminoso atinge Parque das Dunas em Natal

Autoridades investigam origem do incêndio que ameaça fauna e flora da Unidade de Conservação

Um incêndio de origem criminosa foi identificado nesta quinta-feira (24.out.2024) no Parque Estadual Dunas de Natal, uma das principais áreas de preservação ambiental da cidade. As chamas foram detectadas nas proximidades do cercamento da Via Costeira, e equipes de monitoramento, Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) estão atuando para conter o fogo e evitar maiores danos à fauna e flora.

Segundo os agentes de segurança, indícios apontam para a ação criminosa, com recipientes de líquido inflamável encontrados próximos ao local. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) está conduzindo investigações em parceria com as autoridades para identificar os responsáveis.

O Parque das Dunas, reconhecido como uma das maiores Unidades de Conservação urbanas do Brasil, permanece aberto ao público, e as áreas afetadas pelo incêndio estão sob monitoramento para garantir a segurança de todos os visitantes. Em nota, o Idema reforçou a importância da denúncia de atividades suspeitas nas proximidades do parque, solicitando à população que ligue para o número 190 em caso de irregularidades.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio criminoso atinge Parque das Dunas em Natal Read More »

Incêndio na Serra do Lima é controlado após 24 horas de combate

Incêndio na Serra do Lima é controlado após 24 horas de combate

Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e voluntários atuam para debelar fogo em área de vegetação densa em Patu

Após mais de 24 horas de intenso combate, o incêndio que atingiu a vegetação da Serra do Lima, no município de Patu, a 320 km de Natal, foi controlado nesta quarta-feira (23.out.2024). De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, o fogo foi inicialmente contido por volta das 13h, mas pequenos focos ainda persistiam. Durante vistorias feitas na madrugada desta quinta-feira (24.out), não foram encontrados novos focos.

A operação para debelar as chamas contou com a participação de pelo menos 15 bombeiros, além do apoio de voluntários locais e unidades de cidades vizinhas. Uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Potiguar 01, foi utilizada para auxiliar no combate ao fogo em áreas de difícil acesso, como regiões íngremes e cobertas por vegetação densa.

Apesar da gravidade do incêndio, não houve vítimas ou danos a edificações. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas pelas autoridades, mas o monitoramento na região continuará ao longo do dia para evitar novos focos.

Vale lembrar que, em 2019, a Serra do Lima enfrentou outro grande incêndio que ameaçou o Santuário do Lima, principal ponto turístico da região. Na ocasião, 45 bombeiros e voluntários levaram 15 dias para controlar totalmente as chamas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio na Serra do Lima é controlado após 24 horas de combate Read More »

Bombeiros tentam combater incêndio na Serra do Lima

Bombeiros tentam combater incêndio na Serra do Lima

Incêndio de grandes proporções em Patu está sendo contido com apoio de voluntários e equipe aérea para conter o avanço das chamas em áreas de difícil acesso

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) está atuando desde a manhã desta terça-feira (22.out.2024) no combate a um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra do Lima, no município de Patu, localizado a 320 km de Natal. Até o momento, não há registros de vítimas ou edificações danificadas pelo fogo, mas a situação permanece crítica, com as chamas sendo monitoradas continuamente.

Cerca de 15 bombeiros estão no local, contando com o apoio de equipes de municípios vizinhos e voluntários da região. A operação também inclui o Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAR), que enviou a aeronave Potiguar 01 para auxiliar no combate às chamas em áreas de difícil acesso devido à topografia montanhosa e à vegetação densa.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, Franklin Araújo, destacou a colaboração da comunidade local no combate ao incêndio. “A prefeitura está apoiando com equipamentos, viaturas e pessoas da região que conhecem bem a área da Serra do Lima, ajudando os bombeiros a se deslocarem com segurança e evitando que fiquem cercados pelas chamas”, afirmou.

O comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro, reforçou o empenho das equipes e ressaltou a necessidade de ação rápida. “Estamos empregando todos os recursos disponíveis para conter o incêndio o mais rápido possível. Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para evitar que o fogo se alastre ainda mais”, afirmou.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bombeiros tentam combater incêndio na Serra do Lima Read More »

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições

Mobilidade Urbana define operação especial para garantir fluidez no trânsito e transporte gratuito no domingo, 27 de outubro, durante o segundo turno das eleições

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), definiu a operação de trânsito e transporte para o segundo turno das eleições municipais, que será realizado neste domingo (27..out.2024). Seguindo a Resolução nº 23.736, de 27 de fevereiro de 2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o transporte público na capital será gratuito durante todo o dia, com operação equivalente à de um dia útil.

O objetivo da medida é garantir o direito ao voto de toda a população, facilitando o acesso aos locais de votação. Além disso, a STTU organizará a operação de trânsito, com inspetores e agentes de mobilidade monitorando o fluxo de veículos nas principais vias de Natal. A atuação será focada nos principais corredores viários das quatro regiões da cidade, oferecendo suporte aos condutores e pedestres em relação a bloqueios e desvios temporários.

Para atender às demandas da população durante o dia de votação, a STTU disponibilizou números de telefone para informações e atendimento de ocorrências. A ação visa garantir a segurança e fluidez no tráfego, minimizando transtornos durante o pleito eleitoral.

Serviço

Telefones para informações e ocorrências: 3232 9107, 3232 9105, 98870 3862, 3232 9102.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições Read More »

Prefeitura de Natal intensifica medidas de proteção na orla devido à iminência de marés altas

Prefeitura de Natal intensifica medidas de proteção na orla devido à iminência de marés altas

Álvaro Dias anuncia reforço no monitoramento e proteção da orla de Natal, com ações preventivas para minimizar impactos ambientais e garantir a segurança do turismo local

Com a previsão de marés altas entre os dias 17 e 19 de outubro, a Prefeitura de Natal, sob a gestão do prefeito Álvaro Dias, está intensificando as medidas de proteção na orla da cidade. O anúncio foi feito em uma reunião com representantes do setor turístico nesta terça-feira (15.out.2024), no Palácio Felipe Camarão, onde foram discutidas ações em curso e novas propostas para reduzir os danos causados pela força das águas. A preocupação principal é com a conservação do patrimônio ambiental e turístico, especialmente em áreas de grande fluxo como Ponta Negra.

De acordo com a Capitania dos Portos, a previsão aponta um agravamento da situação, o que motivou a prefeitura a reforçar o monitoramento com equipes da Guarda Municipal e a instalação de barreiras de sacos de areia ao longo da costa. “Estamos atuando intensamente para proteger a nossa orla. Nossa prioridade é garantir a segurança do ambiente natural e do turismo, fundamentais para a economia da cidade”, afirmou Álvaro Dias.

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil irão realizar uma nova vistoria para identificar áreas de risco e implementar medidas de contenção. Carlson Gomes, secretário da Seinfra, explicou que já foram instaladas barricadas em diversas áreas, e destacou a recuperação de dissipadores na drenagem de Ponta Negra como parte das ações de mitigação.

Outro ponto de destaque foi o avanço das obras de engorda da Praia de Ponta Negra, que já alcançaram 20% de execução, com a conclusão prevista para os próximos 70 dias. O projeto inclui a dragagem e aterro hidráulico, criando uma faixa de areia de até 100 metros durante a maré seca, o que trará mais segurança e fomentará o turismo na região. A prefeitura também planeja expandir esse tipo de intervenção para outras partes da orla.

Foto: Emanuel Amaral/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal intensifica medidas de proteção na orla devido à iminência de marés altas Read More »

Tremor de terra de magnitude 1.7 atinge zona rural de Riachuelo e preocupa moradores da região

Tremor de terra de magnitude 1.7 atinge zona rural de Riachuelo e preocupa moradores da região

Abalo foi registrado próximo à falha de Samambaia, região conhecida pela atividade sísmica no RN

Um tremor de terra de magnitude 1.7 na escala Richter foi registrado na zona rural de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte, na noite de segunda-feira (9.set.2024). O fenômeno foi detectado pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), e, apesar de ser considerado de baixa magnitude, o tremor foi percebido por moradores de cidades próximas, como São Paulo do Potengi, que relataram ouvir um forte estrondo seguido de vibrações nas estruturas de suas casas.

O professor Eduardo Menezes, especialista do LabSis, explicou, em entrevista ao portal g1 RN, que o tremor ocorreu em uma área próxima à falha geológica de Samambaia, uma das maiores falhas ativas do Brasil, localizada no município de João Câmara. Segundo ele, o fato de o tremor ter acontecido em uma profundidade rasa fez com que fosse mais facilmente sentido pela população local, mesmo sendo um evento de baixa magnitude.

A falha de Samambaia é conhecida pela série de terremotos que atingiu a região de João Câmara na década de 1980, com eventos sísmicos que chegaram a magnitudes acima de 5.0 na escala Richter, causando destruição e forçando a realocação de moradores. Desde então, a região vem sendo monitorada constantemente, e os tremores de baixa intensidade continuam a ocorrer de forma esporádica.

Apesar de não haver tecnologia para prever novos tremores, o LabSis mantém uma rede de monitoramento sismológico que abrange o Nordeste do Brasil, permitindo a detecção rápida de abalos sísmicos e o estudo das características geológicas da região. O último tremor significativo registrado no estado foi em julho de 2022, quando um evento de magnitude 3.7 foi detectado na região litorânea do estado, também causando apreensão entre os moradores.

Foto: Joalison Pires/Eu Amo Riachuelo/RN / Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tremor de terra de magnitude 1.7 atinge zona rural de Riachuelo e preocupa moradores da região Read More »

Trecho da marginal da BR-101 será interditado para obras de drenagem

Trecho da marginal da BR-101 será interditado para obras de drenagem em Natal

Interdição afeta fluxo de veículos no sentido Natal-Parnamirim a partir de segunda-feira (9)

Um trecho da marginal da BR-101 Sul, nas proximidades do túnel da UFRN, em Natal, será interditado a partir da próxima segunda-feira (9.set.2024). A interdição ocorre para adequação do sistema de drenagem de água de chuva no local, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Os serviços ocorrerão diariamente, das 8h às 17h, e, durante esse período, o tráfego no sentido Natal-Parnamirim será interrompido no km 95 da marginal. O Dnit garantiu que a área será devidamente sinalizada e monitorada para minimizar o impacto no trânsito.

A obra visa melhorar a fluidez e segurança no trecho, especialmente durante o período chuvoso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da marginal da BR-101 será interditado para obras de drenagem em Natal Read More »

Idema afirma que lancha que virou em Rio do Fogo deixando dois mortos não tinha autorização para passeios

Idema afirma que lancha que virou em Rio do Fogo deixando dois mortos não tinha autorização para passeios

Embarcação não autorizada operava na Área de Proteção dos Recifes dos Corais; Idema suspende passeios na região após tragédia

Uma lancha que operava de forma irregular causou um grave acidente no litoral de Rio do Fogo, Rio Grande do Norte, deixando duas pessoas mortas nesta quinta-feira (5). A embarcação fazia um passeio turístico na Área de Proteção dos Recifes dos Corais (Aparc) sem autorização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que monitora a região.

Segundo o Idema, a lancha já havia sido autuada anteriormente por operar sem licença. Após o acidente, que ocorreu durante o retorno do passeio, o instituto suspendeu todos os passeios na área até o domingo (8). Apenas embarcações autorizadas, que exibem um adesivo de identificação oficial, têm permissão para operar.

Entre as vítimas fatais está a turista baiana Nerinha Magalhães Lopes, de 60 anos, residente em Brasília. A identidade da segunda vítima não foi divulgada.

O acidente mobilizou equipes de resgate, incluindo 30 bombeiros, mergulhadores e apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que transportou os feridos para hospitais locais. Ao todo, a lancha transportava 17 passageiros e dois tripulantes no momento da tragédia.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Idema afirma que lancha que virou em Rio do Fogo deixando dois mortos não tinha autorização para passeios Read More »

Sesed aponta que RN registrou queda de 26% nas mortes violentas em agosto

Sesed aponta que RN registrou queda de 26% nas mortes violentas em agosto

Dados apontam para uma tendência de redução da violência no estado, com destaque para diminuição em homicídios e feminicídios

O Rio Grande do Norte encerrou o mês de agosto com uma redução significativa nas mortes violentas intencionais (MVIs), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o estado registrou uma queda de 26,1% no número de ocorrências, consolidando agosto como o segundo mês menos violento de 2024.

Foram registradas 65 mortes violentas em agosto deste ano, contra 88 no mesmo mês de 2023, uma diferença de 23 casos. No acumulado de 2024, de janeiro a agosto, o estado contabiliza uma redução de 16,4% nas MVIs, com destaque para a diminuição de 20,7% nos homicídios dolosos e 27,8% nos feminicídios.

Apesar da redução nas principais tipologias criminais, a lesão corporal seguida de morte apresentou um aumento de 41,3% no período analisado. A Sesed continua monitorando esses indicadores para ajustar suas estratégias de segurança pública, buscando manter a tendência de queda nos índices de violência no estado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesed aponta que RN registrou queda de 26% nas mortes violentas em agosto Read More »

Prefeitura de Natal vai iniciar obra de engorda de Ponta Negra em 10 dias

Prefeitura de Natal vai iniciar obra da engorda de Ponta Negra em 10 dias

Licença do Idema permite início da obra que promete revitalizar 4 km da principal praia da capital potiguar

Após a autorização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) nesta terça-feira (13.ago.2024), a Prefeitura de Natal planeja começar a obra de engorda da praia de Ponta Negra em até 10 dias. O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, confirmou a informação na quarta-feira (14.ago), destacando o trabalho em conjunto com a DTA Engenharia para estabelecer um cronograma preciso de execução.

Thiago Mesquita explicou que o primeiro passo será a montagem do canteiro de obras, essencialmente o acoplamento das tubulações que serão usadas para bombear a areia da draga até a praia. Esta etapa é crucial para o início do processo de aterramento, que deve cobrir um trecho de 4 km, desde o hotel Serhs até o Morro do Careca. A previsão é de que a obra seja concluída em até 90 dias, caso não haja intercorrências.

O município contará com o apoio de equipes especializadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para monitorar a fauna local, garantindo a segurança e o controle de possíveis impactos ambientais.

A autorização para o início da obra foi possível após a apresentação de relatórios pela Prefeitura de Natal, atendendo a 19 das 83 condicionantes impostas inicialmente pelo Idema. Segundo Werner Farkatt, diretor-geral do Idema, as condicionantes que ainda precisam ser cumpridas poderão ser respondidas ao longo da execução do projeto, permitindo maior flexibilidade no andamento das obras.

A obra, orçada em R$ 73,7 milhões, envolve logística complexa e a utilização de maquinário pesado, demandando a instalação de um canteiro de obras robusto e o cumprimento de rigorosos critérios de segurança para banhistas e turistas. A expectativa é que a obra traga melhorias significativas para a infraestrutura e o turismo de Natal.

O licenciamento ambiental foi um processo marcado por impasses e manifestações, incluindo a ocupação da sede do Idema por manifestantes, entre eles o prefeito Álvaro Dias e o secretário Thiago Mesquita, pressionando pela emissão da licença necessária para o início das obras. Com a draga holandesa finalmente autorizada a operar, a obra de engorda da praia de Ponta Negra está prestes a começar, marcando um novo capítulo para uma das praias mais icônicas do Brasil.

Foto: Sandro Menezes/Assecom-RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal vai iniciar obra da engorda de Ponta Negra em 10 dias Read More »

Polícia Federal prende funcionário dos Correios por furto de encomendas na Grande Natal

Polícia Federal prende funcionário terceirizado dos Correios por furto de encomendas na Grande Natal

Operação conjunta com setor de segurança dos Correios flagra auxiliar de serviços gerais desviando pacotes

A Polícia Federal, em parceria com o setor de segurança dos Correios, prendeu em flagrante na última quinta-feira (8.ago.2024), um auxiliar de serviços gerais de 28 anos acusado de furtar encomendas do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios em Nova Parnamirim, na Grande Natal. A ação ocorreu após a identificação de desaparecimento de várias encomendas desde o final de julho de 2024. O homem era funcionário terceirizado dos Correios.

A equipe de segurança dos Correios iniciou uma investigação interna ao notar a falta constante de pacotes. O monitoramento do circuito interno de TV revelou o comportamento suspeito do funcionário terceirizado, que ocultava encomendas em um saco de lixo, posteriormente levado ao local de armazenamento de materiais de limpeza. Essa descoberta levou à intervenção da Polícia Federal, que organizou uma operação para capturar o responsável.

Ao final do expediente, o suspeito foi abordado pela equipe policial. Durante a revista em sua mochila, foram encontradas diversas encomendas desviadas. O funcionário confessou imediatamente o crime e cooperou com os agentes, indicando o local onde descartava os itens que não lhe interessavam. Ele também conduziu os policiais até sua residência, no bairro de Felipe Camarão, onde foram recuperados outros objetos furtados.

Entre os itens apreendidos pela Polícia Federal estavam telefone celular, aparelho de barbear, microfone, aparelho odontológico, tênis, relógio, teclado e projetores. A lista de objetos subtraídos mostra a diversidade e o valor dos produtos desviados pelo suspeito.

O indivíduo, que já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi preso e levado à Superintendência da Polícia Federal. Lá, ele foi autuado pelo crime de furto e passou por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Atualmente, ele está provisoriamente custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.

A operação conjunta entre a Polícia Federal e os Correios destaca a importância da vigilância e da cooperação entre instituições para garantir a segurança e a integridade dos serviços de entrega de encomendas.

Fotos: Divulgação/Polícia Federal

Atualização às 12h11min de 09/08/2024 para alteração no texto, onde informamos que o suspeito era funcionário terceirizado dos Correios

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal prende funcionário terceirizado dos Correios por furto de encomendas na Grande Natal Read More »

RN fica sem tornozeleiras para presos pela terceira vez em 14 meses

RN fica sem tornozeleiras para presos pela terceira vez em 14 meses

Falta dos equipamentos eletrônicas no estado preocupa autoridades

O estado do Rio Grande do Norte enfrenta novamente problemas com o monitoramento eletrônico de presos que progridem para o regime semiaberto. Cerca de 500 presos que recentemente mudaram do regime fechado para o semiaberto não estão sendo monitorados com tornozeleiras eletrônicas, o que representa a terceira vez que esse problema ocorre num intervalo de 14 meses.

A denúncia foi feita por fontes da segurança pública potiguar ao jornal Tribuna do Norte e confirmada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). Atualmente, o estado possui cerca de 3,2 mil presos no regime semiaberto.

Segundo a justiça, é obrigação do Estado disponibilizar o dispositivo eletrônico de monitoramento para quando o preso progredir do regime fechado para o semiaberto. Contudo, mesmo na falta de tornozeleiras, a lei obriga o magistrado a conceder o alvará de progressão.

A Seap reconheceu a demanda reprimida de pelo menos 500 tornozeleiras e citou a falta de equipamento no mercado como um dos principais obstáculos. A secretaria informou que está realizando agendamentos para a desinstalação e manutenção de dispositivos danificados, mas não estipulou um prazo para a regularização do serviço.

O problema não é novo no Rio Grande do Norte. Em fevereiro deste ano, a Seap suspendeu o fornecimento de tornozeleiras ao judiciário devido a uma remessa de equipamentos presa em Guarulhos, São Paulo, em uma operação da Receita Federal. Na ocasião, cerca de 500 tornozeleiras estavam embargadas.

Antes disso, em maio de 2023, o estado já enfrentava dificuldades em instalar tornozeleiras, alegando falta de envio por parte de uma das empresas fornecedoras, o que levou o judiciário a suspender a pena de alguns presos.

Foto: Divulgação/SSP-DF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN fica sem tornozeleiras para presos pela terceira vez em 14 meses Read More »

Sefaz descobre depósito clandestino com mais de R$ 1 milhão em mercadorias sem impostos na Grande Natal

Sefaz descobre depósito clandestino com mais de R$ 1 milhão em mercadorias sem impostos na Grande Natal

Operação desarticula esquema de sonegação fiscal em Parnamirim

Uma operação da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN) autuou uma empresa por estocar mais de R$ 1 milhão em mercadorias sem o devido recolhimento de impostos. A descoberta ocorreu em um depósito clandestino no município de Parnamirim, na Grande Natal, nesta quinta-feira (25.jul.2024).

Entre os produtos apreendidos estavam alimentos e ração animal, que seriam introduzidos no mercado a preços abaixo do custo, gerando concorrência desleal com comerciantes locais. A ação, resultado do monitoramento do setor de inteligência da Sefaz, impediu um desvio de aproximadamente R$ 254 mil dos cofres públicos.

O depósito funcionava de forma disfarçada, com uma residência como fachada. Essa prática configura crime contra a ordem tributária, segundo a Sefaz. A operação faz parte do plano de monitoramento da secretaria para identificar e combater práticas ilícitas.

Após a autuação, os produtos foram apreendidos, e a empresa foi responsabilizada pela ilicitude. A empresa terá que devolver ao Estado o valor referente ao imposto sonegado, acrescido de multa.

Foto: Divulgação/Sefaz-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sefaz descobre depósito clandestino com mais de R$ 1 milhão em mercadorias sem impostos na Grande Natal Read More »

Obra da engorda de Ponta Negra recebe licença do Idema

Obra da engorda de Ponta Negra recebe licença do Idema

Projeto que visa aumentar faixa de areia em até 100 metros na maré seca tem 83 condicionantes e validade de 10 anos

A obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal, está prestes a iniciar após o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) emitir a Licença de Instalação e Operação (LIO). A licença foi emitida nesta terça-feira (23.jul.2024) e autoriza a Prefeitura de Natal a começar os serviços de aterro hidráulico, com validade de 10 anos e 83 condicionantes. A decisão veio após uma decisão judicial na última sexta-feira (19.jul).

A LIO foi expedida com 83 condicionantes, baseadas no documento “Informação Técnica Conjunta”, assinado pelo diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, e diversos técnicos do órgão. Essas condicionantes incluem projetos de drenagem, questões socioambientais e a inclusão de estruturas de acessibilidade nas áreas de influência do projeto.

Uma das principais condicionantes determina que atividades socioeconômicas no local das obras sejam completamente suspensas durante operações de bombeio de material e terraplanagem. Além disso, a prefeitura deve apresentar relatórios mensais e bimestrais sobre o andamento da obra, incluindo monitoramento e execução do Plano de Resíduos Sólidos, monitoramento da fauna e alternativas de mitigação dos impactos locais.

A emissão da LIO ocorreu cerca de 40 dias após a Prefeitura de Natal responder às primeiras condicionantes da Licença Prévia (LP), emitida no ano passado com 52 condicionantes. Em duas ocasiões, o Idema solicitou mais informações, que foram fornecidas com o auxílio da Fundação de Pesquisa Norteriograndense (Funpec).

Foto: Joana Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Obra da engorda de Ponta Negra recebe licença do Idema Read More »

Governo do RN não implementou política de combate à desertificação

Governo do RN não implementou política de combate à desertificação

Auditoria do TCE revela lacunas graves na execução de medidas ambientais e propõe 29 recomendações para enfrentar a desertificação

O Rio Grande do Norte não implementou a Política Estadual de Combate e Prevenção à Desertificação, estabelecida por uma lei estadual de 2017. Essa falha foi constatada por uma auditoria operacional realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que revelou uma série de lacunas e omissões na gestão ambiental do estado.

A auditoria também apontou que o Rio Grande do Norte não criou o Fundo Estadual de Combate à Desertificação, um mecanismo essencial para financiar políticas e ações de enfrentamento à seca. As conclusões foram apresentadas durante uma sessão do pleno do TCE, realizada no dia 16 de julho, na qual foram aprovadas 29 recomendações contidas no relatório.

As secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar; Agricultura; e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) têm um prazo de 90 dias para apresentar um plano de ação detalhado com as medidas a serem tomadas em resposta às recomendações do TCE.

De acordo com o TCE, a auditoria revelou que a desertificação não é tratada como uma questão prioritária nos municípios do Rio Grande do Norte. A fragilidade na gestão ambiental e o controle social fragmentado contribuem para essa negligência. Além disso, as unidades de conservação relacionadas ao bioma caatinga não têm recebido a devida atenção, resultando em uma criação e manutenção deficientes dessas áreas.

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

As ações de combate à desertificação, que deveriam focar na pequena produção familiar e comunitária e no uso de tecnologias sociais hídricas, também foram consideradas frágeis. O relatório destacou que a política estadual de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca carece de práticas efetivas de monitoramento e avaliação, o que agrava ainda mais a situação.

Reações e comentários

O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes, em seu voto, destacou que apenas a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos se posicionou durante a auditoria.

Recomendações do TCE

As 29 recomendações aprovadas pelo TCE incluem:

Criação do Fundo Estadual de Combate à Desertificação: Este fundo é essencial para destinar recursos específicos para políticas de combate à seca.
Regulamentação e Atualização do Cadastro Estadual: É necessário realizar e manter atualizado o cadastro das áreas susceptíveis à desertificação.
Fortalecimento da Agricultura Familiar: Inclui a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o apoio à implantação de Sistemas Agroflorestais (SAF).
Educação Ambiental: Introdução e implementação de programas de educação ambiental nas escolas municipais, com foco em ações específicas de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN não implementou política de combate à desertificação Read More »

Criminosos roubam portão da delegacia na zona Oeste de Natal

Criminosos roubam portão da delegacia na zona Oeste de Natal

Ação audaciosa na 14ª Delegacia da Polícia Civil é investigada; suspeitos estão foragidos

O portão da 14ª Delegacia da Polícia Civil, localizada na zona Oeste de Natal, foi roubado por criminosos na madrugada desta quinta-feira (11.jul.2024). O incidente ocorreu no bairro de Felipe Camarão, e até o momento, ninguém foi preso.

Segundo informações dos policiais, nada além do portão foi levado da delegacia. Dois homens são considerados suspeitos do crime, e a Polícia Civil está utilizando os registros das câmeras de monitoramento da própria unidade para identificar os responsáveis pela ação criminosa.

Os suspeitos teriam forçado a estrutura que conectava o portão à parede, arrancando-o e fugindo em seguida. O caso está sendo investigado, e as autoridades esperam identificar e prender os responsáveis em breve.

Foto: Ilustração/Arquivo/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criminosos roubam portão da delegacia na zona Oeste de Natal Read More »

Canguaretama enfrenta aumento no volume dos rios e entra em estado de alerta

Canguaretama enfrenta aumento no volume dos rios e entra em estado de alerta

Defesa Civil monitora situação e realiza ações preventivas para mitigar impactos

Nas últimas 48 horas, Canguaretama, município do Agreste Potiguar, registrou um acumulado de chuvas superior a 130 milímetros. A principal preocupação das autoridades locais é o aumento significativo no volume dos rios Curimataú e Pituaçu, que cruzam a região.

O Rio Curimataú já apresenta sinais de elevação devido à cheia do Rio Piquiri, que transbordou na manhã de domingo (16.jun.2024). O Rio Pituaçu também mostra um aumento no volume, apesar das chuvas terem cessado temporariamente. A única área afetada por alagamentos é a ponte no bairro de Lagoa de São João.

A Defesa Civil está monitorando de perto a situação e implementando ações preventivas para minimizar possíveis danos. Os moradores foram orientados a permanecerem vigilantes e seguirem todas as orientações de segurança fornecidas pelas autoridades competentes.

A gestão municipal reforça a importância de os munícipes se manterem informados sobre atualizações e, em caso de emergência, contatarem imediatamente os serviços de assistência. A situação dos rios continua sob observação constante para garantir a segurança da população.

Foto: Marinelson Almeida Silva/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Canguaretama enfrenta aumento no volume dos rios e entra em estado de alerta Read More »

Prefeitura de Natal reúne Gabinete de Crise e mantém em estado de alerta

Prefeitura de Natal reúne Gabinete de Crise e mantém em estado de alerta

Gabinete de crise permanece em alerta para enfrentar possíveis novas chuvas intensas no final de semana

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu nesta sexta-feira (14.jun.2024) com o gabinete de crise do município para avaliar os danos causados pelas chuvas intensas que ocorreram entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de hoje. A reunião também discutiu as providências a serem tomadas caso as previsões de mais chuvas para o final de semana se confirmem.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), foram registrados 97mm de chuva em Natal, causando uma série de transtornos, como alagamentos e desabrigamento de famílias. O prefeito Álvaro Dias destacou que todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar os impactos das chuvas e que o gabinete de crise está em alerta para novas ações. “Nossa preocupação é com a noite de hoje. Nos reunimos para definir outras providências necessárias caso as previsões se confirmem”, afirmou o prefeito.

O secretário de Infraestrutura do município, Carlson Gomes, informou que a secretaria está de plantão, atuando principalmente na limpeza das bocas de lobo para evitar alagamentos. As equipes responsáveis pelas vias afetadas também estão prontas para intervir quando necessário. “Estamos de prontidão. Juntamente com a Urbana, seguimos fazendo a limpeza das bocas de lobo, pois o acúmulo de lixo dificulta o escoamento e consequentemente as vias ficam alagadas. Por isso, estamos em alerta e prontos para amenizar os transtornos”, reforçou Carlson Gomes.

Além do secretário Carlson Gomes, participaram da reunião a secretária de Planejamento Shirley Cavalcanti, a secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas Danielle Mafra, e representantes das secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação Social (Secom), Defesa Civil Municipal e Guarda Municipal.

As chuvas recentes provocaram o transbordamento de quatro lagoas de captação e afetaram 350 famílias, que estão sendo monitoradas pelo município. Embora nenhuma situação de gravidade tenha sido registrada, 33 famílias ficaram desabrigadas e estão recebendo assistência. Um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) foi disponibilizado, mas as famílias preferiram se abrigar na Escola Estadual Dom Avelino Dantas, localizada próxima à lagoa do Santarém.

A Prefeitura de Natal solicita que a população fique atenta às previsões meteorológicas e, em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo telefone 190 para receber ajuda imediata.

Foto: Joana Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal reúne Gabinete de Crise e mantém em estado de alerta Read More »

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 36 cidades do RN

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 36 cidades do RN

Aviso de perigo potencial é válido até quarta-feira (12) e inclui a capital, Natal

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de acumulado de chuvas para 36 cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Natal. O alerta, de cor amarela (perigo potencial), está vigente até as 10h desta quarta-feira (12.jun.2024) e é o mais baixo na escala de severidade, que inclui também os níveis laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

O alerta amarelo indica a possibilidade de chuvas com intensidade entre 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Embora o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas de risco seja baixo, o INMET recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações em encostas e evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados. O INMET continua monitorando a situação e poderá atualizar o alerta conforme necessário.

Confira as cidades que fazem parte do alerta:

  • Arês
  • Baía Formosa
  • Brejinho
  • Canguaretama
  • Ceará-Mirim
  • Espírito Santo
  • Extremoz
  • Goianinha
  • Ielmo Marinho
  • Jundiá
  • Lagoa de Pedras
  • Lagoa Salgada
  • Macaíba
  • Maxaranguape
  • Montanhas
  • Monte Alegre
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Parnamirim
  • Passagem
  • Pedro Velho
  • Pureza
  • Rio do Fogo
  • Santo Antônio
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • São Miguel do Gostoso
  • São Pedro
  • Senador Georgino Avelino
  • Taipu
  • Tibau do Sul
  • Touros
  • Várzea
  • Vera Cruz
  • Vila Flor

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 36 cidades do RN Read More »

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

Está previsto o avanço de frente fria na região

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesse domingo (9) aviso sobre a possibilidade de novas chuvas no estado entre a próxima sexta-feira (14) e a segunda-feira da semana seguinte (17). De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria.

A previsão, de acordo com os modelos da Sala de Situação nesse domingo, é que os volumes acumulados para o período de 14 a 17 sejam de 50 a 120 milímetros (mm) nas regiões das Missões, centro e noroeste gaúchos.

Em Porto Alegre e na região metropolitana, nos Vales e Serra, a previsão é de volume menor: entre 45 e 75 mm.

“Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informa a Defesa Civil.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana Read More »

Praia de Areia Preta tem nível de coliformes fecais 92 vezes acima do permitido

Praia de Areia Preta tem nível de coliformes fecais 92 vezes acima do permitido

Boletim de Balneabilidade revela alto índice de poluição nas Praias da Região Metropolitana de Natal

A praia de Areia Preta, localizada na Zona Leste de Natal, apresentou níveis alarmantes de coliformes fecais, 92 vezes acima do limite permitido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), conforme o boletim de balneabilidade das praias da região metropolitana, publicado nesta sexta-feira (31.mai.2024).

Segundo o relatório, o litoral da capital potiguar possui pelo menos oito pontos impróprios para banho neste fim de semana. As cidades de Parnamirim e Nísia Floresta também registraram áreas com altos índices de poluição na água.

Os pesquisadores do programa Água Azul, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), identificaram a presença de 92.000 coliformes fecais por amostra de 100 ml de água coletada na praia de Areia Preta. Esta praia tem sido considerada imprópria para banho há mais de um ano devido aos constantes altos índices de poluição.

De acordo com o projeto, a análise da balneabilidade leva em conta os resultados das últimas cinco semanas. Se dois ou mais desses resultados mostrarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E, se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, a praia já é considerada imprópria automaticamente.

Além de Areia Preta, a praia de Ponta Negra, um dos cartões postais de Natal, também registrou níveis elevados de coliformes fecais, com 16 mil coliformes por 100 ml de água em 25 de maio. Um dos pontos de análise chegou a registrar 35 mil coliformes fecais na amostra mais recente.

Pontos impróprios para banho na Grande Natal:

  • Nísia Floresta: Foz do Rio Pirangi
  • Parnamirim: Rio Pirangi (Ponte Nova), Pirangi do Norte (APURN), Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
  • Natal: Ponta Negra (Morro do Careca, Acesso principal, Rua M.S. Medeiros), Via Costeira (Cacimba do Boi), Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), Forte, Redinha (Rio Potengi, Igreja)

Foto: R.Lucena/Visualhunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Praia de Areia Preta tem nível de coliformes fecais 92 vezes acima do permitido Read More »

Quatro baleias morrem após encalhe no Litoral Norte do RN

Quatro baleias morrem após encalhe no Litoral Norte do RN

Grupo de 21 baleias encalhadas mobiliza projeto Cetáceos da Costa Branca e Cemam

Quatro baleias-piloto morreram após um grupo de 21 animais encalhar nas praias de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. O incidente ocorreu na manhã de sexta-feira (31.mai.2024) e foi confirmado pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Inicialmente, uma fêmea de cerca de 4 metros foi encontrada morta na praia de Zumbi na tarde de sexta-feira, sem sinais de interação antrópica, ou seja, sem evidências de envolvimento humano. Durante a madrugada, os biólogos e veterinários identificaram outras duas baleias mortas, elevando o número para três. Na manhã de sábado (1°.jun), foi registrado o quarto óbito.

As equipes de resgate realizaram coletas biológicas dos animais mortos, incluindo amostras das cabeças para análise do aparato auditivo, responsável pelo equilíbrio e orientação dos indivíduos. Segundo o professor Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca, embora os animais estejam em águas rasas, a profundidade é insuficiente para a segurança dos resgatadores humanos. “O protocolo indica que a área segura para o humano é com a água até a cintura, e a parte onde a maioria delas está não permite isso”, explicou Lima.

Cerca de 15 profissionais do Projeto Cetáceos e do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) estão no local monitorando e prestando assistência aos animais. Uma força-tarefa também está sendo organizada para enterrar os animais mortos, conforme os protocolos ambientais.

As baleias-piloto, apesar do nome, são uma espécie de golfinho de grande porte, semelhante às orcas. O encalhe de grupos como este pode ocorrer devido à desorientação de um ou mais líderes, possivelmente causada por doenças. Esses animais, comuns em águas profundas, raramente são vistos próximos às praias do Rio Grande do Norte.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Quatro baleias morrem após encalhe no Litoral Norte do RN Read More »

Tentativa de fuga por buraco em cela é impedida por policiais na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Tentativa de fuga por buraco em cela é impedida por policiais na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Policiais penais e GOE agem rapidamente para evitar fuga na Grande Natal

O efetivo de plantão da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, localizada em Nísia Floresta, identificou danos estruturais em uma cela do Pavilhão 2 no início da manhã desta terça-feira (21.mai.2024). Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), havia claros indícios de preparativos para uma fuga.

A descoberta foi possível graças à vigilância contínua das câmeras de monitoramento e à rápida intervenção dos policiais penais e do Grupo de Operações Especiais (GOE), que estavam em patrulhamento no complexo prisional.

Com capacidade para 600 presos, a Penitenciária Rogério Coutinho Madruga atualmente abriga esse número total de detentos. Os danos estruturais foram localizados em uma cela específica do Pavilhão 2, e a ação eficiente das autoridades impediu que qualquer tentativa de fuga fosse concretizada. A Seap informou que medidas adicionais de segurança serão implementadas para evitar futuras tentativas de evasão.

A identificação precoce dos danos e a rápida resposta das forças de segurança são um exemplo do trabalho diligente e coordenado que é realizado na penitenciária. As autoridades continuam monitorando de perto todas as atividades dentro do complexo para garantir a segurança e a ordem.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tentativa de fuga por buraco em cela é impedida por policiais na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga Read More »

Famílias ficam desabrigadas em Natal após chuvas

Famílias ficam desabrigadas em Natal após chuvas

Transbordamento de lagoas causa desalojamento e transtornos na capital potiguar

Pelo menos 15 famílias foram abrigadas na Escola Estadual Adelino Dantas após o transbordamento da lagoa de captação do conjunto Santarém, na Zona Norte de Natal, inundar suas casas na madrugada desta sexta-feira (17.mai.2024). Além dessa lagoa, outras duas também transbordaram na capital potiguar, agravando a situação de emergência.

As famílias desabrigadas são residentes da Rua Taraucá, localizada nas proximidades da lagoa de captação. A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) informou que o abrigo provisório na escola foi uma medida imediata para garantir a segurança das famílias afetadas pelas enchentes.

Duas das famílias desalojadas receberam o benefício de aluguel social, enquanto as demais preferiram não aderir ao programa neste momento. A Semtas esclareceu, em nota, que a permanência das famílias na escola é temporária, aguardando a melhoria das condições climáticas e a diminuição do nível da água para que possam retornar com segurança às suas residências.

Para suprir as necessidades emergenciais, foram fornecidos alimentos, kits de dormitórios e colchões. Essa decisão foi tomada pelo gabinete de crise estabelecido pelo município na manhã desta sexta-feira, em resposta às intensas chuvas que acometeram a cidade.

Chuva causa transbordamento de lagoas e alagamentos em Natal

Na sexta-feira (17), três lagoas de captação – Santarém, Sarney e Makro – transbordaram devido às chuvas intensas, conforme informações da Defesa Civil de Natal. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 104 mm de precipitação na capital potiguar entre quinta e sexta-feira.

O volume de chuva resultou em alagamentos em diversas ruas e avenidas, complicando o trânsito e a rotina dos moradores. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para acumulado de chuvas em todo o Rio Grande do Norte, vigente até a manhã deste sábado (18), recomendando cautela aos cidadãos.

Prefeitura convoca Gabinete de Crise

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, convocou uma reunião do Gabinete de Crise. Em pronunciamento, o prefeito afirmou que a situação está “sob controle”, mas que o grupo permanecerá de sobreaviso devido à previsão de mais chuvas para o fim de semana.

Apesar das chuvas intensas, não houve registros de ocorrências graves. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está instalando uma nova bomba na Lagoa do José Sarney para auxiliar no escoamento e isolando áreas nas demais lagoas.

A Secretaria de Educação está em contato com gestores de escolas municipais para utilização dos espaços como abrigos, se necessário. A Semtas continua monitorando os bairros e atendendo as demandas emergenciais.

Foto: Semtas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Famílias ficam desabrigadas em Natal após chuvas Read More »

Ministério da Saúde alerta para disseminação da febre Oropouche no país

Ministério da Saúde alerta para disseminação da febre Oropouche no país

Autoridades contabilizam, neste momento, 5.102 casos da doença

Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde mostram que os casos de febre Oropouche estão se espalhando pelo Brasil. O país contabiliza, neste momento, 5.102 casos da doença, sendo 2.947 no Amazonas e 1.528 em Rondônia.

Os demais casos foram registrados ou estão em investigação na Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

Os dados foram atualizados até o dia 15 de março.

“Há algumas semanas está acontecendo um espalhamento para outras regiões do Brasil. A gente não está só naquela concentração na Região Norte, que foi o primeiro momento. A gente acreditou que ia ficar concentrado, mas vimos que houve um espalhamento”, alerta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

“Introduzimos a vigilância dessa nova doença, fizemos a construção das orientações para observação clínica. A gente não tinha nenhum manual ou protocolo para febre Oropouche. Distribuímos os testes para toda a rede Lacen [laboratórios centrais] e, por isso, estamos conseguindo captar, fazer o diagnóstico correto para essa doença. Estamos monitorando de perto e entendendo melhor essa nova arbovirose”, esclarece.

A maioria dos casos de febre Oropouche no país foi diagnosticada em pessoas com idade entre 20 e 29 anos. As demais faixas etárias mais afetadas pela doença são 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 10 a 19 anos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério da Saúde alerta para disseminação da febre Oropouche no país Read More »

Canoas lidera ranking de desabrigados

Canoas lidera ranking de desabrigados

Cidade concentra quase 27% do total de desabrigados no estado

A cidade de Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, reúne menos de 3,2% da população do Rio Grande do Sul. Segundo o Censo de 2022, são 347.657 canoenses frente a 10.882.965 gaúchos. Ainda assim, a cidade, a terceira mais populosa do estado, responde por quase 27% do total de pessoas desabrigadas pelas consequências das chuvas que atingem o estado.

A informação está disponível em uma plataforma que o governo do Rio Grande do Sul disponibilizou nesta terça-feira (14), na internet. E dá uma noção do desafio que Canoas e outros municípios atingidos pelos efeitos adversos das recentes chuvas (enchentes, alagamentos, enxurradas, deslizamentos, desmoronamentos etc.) enfrentam.

Produzida pelo Escola de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (EdSocial), a ferramenta contém dados atualizados sobre os cerca de 830 abrigos que estão funcionando em 93 cidades gaúchas. Até as 14h30 de hoje, esses espaços já tinham recebido 79.494 desabrigados – 21.294 deles só em Canoas, onde há 80 abrigos em funcionamento.

Cidade mais populosa do estado, com pouco mais de 1,33 milhão de habitantes, a capital, Porto Alegre, contabilizava 14.313 pessoas espalhadas por 167 abrigos, o que representa 18% do total de abrigados de todo o Rio Grande do Sul. Já a segunda cidade mais populosa, Caxias do Sul, que tem 463.501 habitantes e decretou estado de calamidade pública em 2 de maio, contabiliza apenas 42 pessoas desabrigadas.

Em conjunto, a região metropolitana de Porto Alegre responde por 60,67% do total de pessoas em abrigos. A região é composta por 11 municípios: Canoas e Porto Alegre, além de Guaíba; Gravataí; Cachoeirinha; Sapucaia do Sul; Eldorado do Sul; Esteio; Nova Santa Rita; Viamão e Alvorada. Ainda em termos regionais, quase 28% das pessoas afetadas pela tragédia ambiental que tiveram que ir para abrigos estão nos vales dos Sinos (17.403) e do Taquari (4.739). Só na cidade de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, ao menos 13.907 chegaram a ser levadas para um dos 93 abrigos em funcionamento, o que corresponde a quase 80% de todos os desabrigados da região.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), a ferramenta será atualizada diariamente, com dados fornecidos pelas prefeituras. De acordo com o secretário adjunto da pasta e coordenador do Observatório Social da EdSocial, Gustavo Saldanha, a plataforma dá mais transparência às informações relativas aos abrigos.

De acordo com o secretário, o monitoramento das instalações vem sendo feito “desde o segundo dia dos eventos climáticos, com o objetivo de identificar a quantidade de municípios que possuem abrigos e [o total] de abrigos, bem como uma noção do número de pessoas que estão nestes abrigos. O objetivo é termos a noção da dimensão e da localização desses espaços”.

Foto: Jürgen Mayrhofer/Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Canoas lidera ranking de desabrigados Read More »

Show de Madonna injetou mais de R$ 300 milhões na economia do RJ

Show de Madonna injetou mais de R$ 300 milhões na economia do RJ

Megaoperação do Governo do Estado atrai multidões para show de pop na praia mais famosa do Rio

Mais de 1,6 milhão de pessoas assistiram ao show da Rainha do Pop, Madonna, em Copacabana no último sábado (4.mai.2024), em um evento que marcou o retorno da cidade ao cenário internacional de grandes eventos. Para garantir a segurança do público, o Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu uma megaoperação envolvendo mais de 5 mil agentes de segurança, tecnologia de ponta e integração entre os diversos órgãos públicos.

O resultado positivo da operação foi apresentado em detalhes durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6.mai) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, destacou a atuação das forças de segurança, que garantiram a proteção do público antes, durante e após o show.

“Mais uma vez o Rio de Janeiro protagonizou um evento desse porte, que trouxe um retorno de mais de R$ 300 milhões para a economia do Rio. Fluminenses e turistas puderam aproveitar o show em paz. Nossa força-tarefa trabalhou duro para proporcionar tudo o que vimos no sábado. Tecnologia, inteligência, além de todos os profissionais envolvidos nesta operação são parte desse saldo positivo que mostramos aqui hoje”, afirmou Victor.

Tecnologia a serviço da segurança

Entre as ferramentas tecnológicas utilizadas na operação, destacaram-se o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, instalado na Praça do Lido, e os 18 pórticos com câmeras de reconhecimento facial que monitoraram o público em tempo real. O caminhão de comando possibilitou o auxílio imediato às equipes de agentes espalhadas pela orla, enquanto as câmeras de reconhecimento facial permitiram a identificação rápida de indivíduos com pendentes na justiça.

Integração entre órgãos garante sucesso da operação

O sucesso da operação também foi resultado da estreita integração entre os diversos órgãos de segurança pública do estado. A Polícia Militar, a Polícia Civil, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Mulher trabalharam em conjunto para garantir a segurança do público e atender a eventuais necessidades. “A grande integração entre todos os órgãos de segurança pública foi fundamental para obtermos o resultado aqui apresentado”, ressaltou a diretora do Departamento Geral de Polícia da Capital, delegada Raissa Celles.

Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Show de Madonna injetou mais de R$ 300 milhões na economia do RJ Read More »

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN

Especialistas da EMPARN analisam tendências climáticas e destacam impacto das temperaturas oceânicas no RN

A previsão climática para os próximos meses (maio, junho e julho) aponta para um cenário de chuvas acima da média no Rio Grande do Norte, especialmente ao longo do seu litoral. Esse prognóstico é resultado da análise conduzida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em conjunto com especialistas de meteorologia da região nordestina, durante uma reunião realizada no último dia 25.

Contrariando as expectativas inicialmente anunciadas para os meses de março e abril, as chuvas no estado superaram as médias históricas, desafiando previsões estabelecidas em outubro de 2023. Esse fenômeno inesperado ocorreu em meio à presença do El Niño, que, globalmente, tem sido associado a condições de seca no Nordeste.

No entanto, segundo Gilmar Bristot, chefe da unidade de Meteorologia da EMPARN, há indícios de enfraquecimento do El Niño e uma possível transição para o padrão oposto, conhecido como La Niña, que favorece a ocorrência de chuvas na região. Esse cenário é corroborado pelo aumento das temperaturas superficiais do oceano Atlântico, que têm atingido marcas históricas, oscilando entre 29°C e 30°C.

Desde novembro de 2023, o Rio Grande do Norte tem registrado chuvas regulares, com volumes acima da média em diversas áreas, incluindo o Seridó Oriental, normalmente menos chuvoso. Com base nos modelos meteorológicos atuais, a previsão é de um trimestre mais úmido, o que demanda acompanhamento constante para orientar as ações governamentais.

Chuvas e Monitoramento

O Sistema de Monitoramento da EMPARN registrou chuvas em todas as regiões do estado na sexta-feira (26.abr.2024), com maiores acumulados no Leste Potiguar, onde se encontra a região metropolitana de Natal. Destacam-se os volumes em Natal (36,2 mm), São Gonçalo do Amarante (26,8 mm), Ceará Mirim (22,2 mm) e Parnamirim (14,4 mm) nas últimas 6 horas.

Para o fim de semana, a previsão é de continuidade das chuvas em todo o estado, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical, associada ao sistema ondulatório de leste, que favorece a circulação de ventos do oceano em direção ao território.

Chuva mínima esperada – maio, junho e julho 2024

  • Estado: 283,6mm
  • Leste: 559,7mm
  • Agreste 266,4mm
  • Oeste 175,2mm
  • Central 133,1mm

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Previsão para próximo trimestre é de chuvas acima da média no RN Read More »

Reservatórios do RN atingem 74% da capacidade total

Reservatórios do RN atingem 74% da capacidade total

Monitoramento revela aumento significativo nos principais reservatórios potiguares

O mais recente Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Rio Grande do Norte, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), traz excelentes notícias para o estado. As reservas hídricas superficiais atingiram a marca de 3,37 bilhões de metros cúbicos, representando 74,47% da capacidade total do estado, que é estimada em 4,52 bilhões de metros cúbicos.

Entre os destaques deste relatório, está a barragem Santa Cruz do Apodi, que alcançou um volume de 480,37 milhões de metros cúbicos, correspondendo a impressionantes 80,10% de sua capacidade total de 599,71 milhões de metros cúbicos. Outro destaque é o açude Corredor, localizado em Antônio Martins, que atingiu sua capacidade máxima, com 4,64 milhões de metros cúbicos.

A barragem Umari, em Upanema, também merece destaque, pois está próxima de sangrar, acumulando 288,29 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 98,45% de sua capacidade total de 292,81 milhões de metros cúbicos. Enquanto isso, o reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, o maior do RN, conta com 1,87 bilhão de metros cúbicos, representando 78,77% de sua capacidade total de 2,37 bilhões de metros cúbicos.

Além desses, diversos outros reservatórios já ultrapassam a marca dos 90% de sua capacidade, sinalizando um cenário muito positivo para o abastecimento hídrico do estado.

Foto: Cássio Morais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Reservatórios do RN atingem 74% da capacidade total Read More »

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves ultrapassa 75% da capacidade de armazenamento

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves ultrapassa 75% da capacidade de armazenamento

Volume dos principais reservatórios do estado está próximo da capacidade máxima, segundo dados atualizados

As chuvas que banharam o Rio Grande do Norte nos últimos meses continuam impactando positivamente os níveis das barragens do estado. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, atingiu 75,82% de sua capacidade total, acumulando mais de 1,799 bilhão de metros cúbicos de água.

Já a Barragem de Umari, terceiro maior reservatório, está a apenas 35 centímetros de sangrar, com 96,39% de sua capacidade total, o que equivale a 282,25 milhões de metros cúbicos de água armazenados.

Armando Ribeiro Gonçalves rumo à sangria

O volume de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves aumentou consideravelmente em abril, com um acréscimo de cerca de 238 milhões de metros cúbicos. De acordo com o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), a última vez que a barragem sangrou foi em 2011. Se as chuvas continuarem, a sangria pode acontecer em breve, o que representaria um grande benefício para o abastecimento de água na região do Vale do Açu.

Umari à beira do sangramento

A Barragem de Umari também está em um nível bastante elevado, com a sangria se tornando cada vez mais próxima. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), a última sangria do reservatório ocorreu em 9 de abril de 2023. O aumento no nível da barragem é um importante indicador da boa situação hídrica do estado, o que garante segurança no abastecimento de água para a população e para as atividades agrícolas.

Foto: ASCOM/IGARN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves ultrapassa 75% da capacidade de armazenamento Read More »

Estado do Rio de Janeiro registra primeiros casos de dengue tipo 3

Estado do Rio de Janeiro registra primeiros casos de dengue tipo 3

Sorotipo 3 não circulava no estado desde 2007

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou nesta sexta-feira (5) os primeiros dois casos de dengue tipo 3 ocorridos este ano. Trata-se de uma mulher de 39 anos, de Paraty, na Costa Verde, e uma criança de um ano, de Maricá, na região Metropolitana II. Os dois casos ocorreram nos dias 25 e 26 de fevereiro, respectivamente, e foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lancen-RJ) e pelo Laboratório de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As duas pacientes foram tratadas e passam bem.

Os municípios vão investigar os dois casos para saber se são autóctones, isto é, se aconteceram dentro dos territórios, ou se são importados. O sorotipo 3 não circulava no estado do Rio de Janeiro desde 2007, o que amplia a margem de pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. Levantamento da SES-RJ estimou que cerca de 4,8 milhões de pessoas estariam vulneráveis a esse sorotipo.

Alerta

“Este é um ponto de atenção para redobrarmos os cuidados e continuarmos em alerta. Como o tipo 3 não circula no estado há muito tempo, existe uma boa parcela da população mais suscetível à doença”, explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. A Secretaria vai manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas caso identifique uma mudança de cenário.

Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4. Os principais são febre alta (superior a 38°C); dor no corpo e articulações; náuseas e vômitos; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Este ano, o estado vinha registrando somente casos de dengue dos tipos 1 e 2, com predomínio do sorotipo 1. O Boletim Panorama da Dengue, divulgado nesta sexta-feira (5), indica que o atual cenário da doença ainda é de Emergência em Saúde Pública, com o estado se mantendo no nível 3, o mais alto de alerta contra a dengue.

Decreto

A SES-RJ manteve o decreto de epidemia de dengue no Rio de Janeiro em razão de o estado ainda apresentar altos índices da doença. Embora as projeções mostrem tendência de queda, o número de casos prováveis de dengue ainda é considerado alto pelos técnicos e especialistas da Secretaria, que monitoram a situação nos 92 municípios fluminenses.

Até esta sexta-feira (5), foram registrados 186.624 casos prováveis de dengue e 91 óbitos confirmados em todo o estado. A taxa de incidência está em 1.162 casos / 100 mil habitantes.

O principal indicador epidemiológico para estabelecer o nível de alerta é o Excesso de Casos (EC), que permaneceu acima de dez vezes por três semanas consecutivas, embora tenha apresentado tendência de queda nos últimos sete dias. Os dados analisados se referem às semanas epidemiológicas (SE) 10 a 12, que correspondem ao período de 3 a 23 de março deste ano.

A SES-RJ mantém também o monitoramento diário de casos e ações, entre os quais capacitação de profissionais de saúde e técnicos de vigilância dos municípios; salas de hidratação em 11 unidades de pronto atendimento (UPAs) estaduais e centros de hidratação nas cidades, com envio de medicamentos e insumos.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estado do Rio de Janeiro registra primeiros casos de dengue tipo 3 Read More »

Fugitivos passam por audiência de custódia e voltam para o presídio de Mossoró

Fugitivos passam por audiência de custódia e voltam para o presídio de Mossoró

A audiência foi conduzida pelo juiz federal corregedor do presídio, Walter Nunes

Dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, capturados no Pará nesta quinta-feira (4.abr.2024), enfrentaram uma audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (5.abr), ao retornarem para a unidade prisional. A audiência foi conduzida pelo juiz federal corregedor do presídio, Walter Nunes.

O juiz corregedor dirigiu-se pessoalmente à penitenciária para interrogar os detentos. Conforme informado pela assessoria da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, o foco dos questionamentos foi sobre as circunstâncias da recaptura dos fugitivos, não tratando da manutenção ou relaxamento das prisões.

Durante o procedimento, o juiz Walter Nunes procurou esclarecer “se houve emprego de violência” ou se havia algum relato dos fugitivos sobre a recaptura, além de mencionar a necessidade de laudos de exame para verificar se houve lesões durante o processo de detenção.

Embora os laudos não tenham identificado lesões decorrentes da recaptura, um dos fugitivos alegou ter sido vítima de violência. O juiz esclareceu que “um deles afirmou que houve violência, porém, é necessário considerar o contexto da captura, o que será definido posteriormente após uma investigação”.

Os fugitivos retornaram à penitenciária de Mossoró durante a madrugada desta sexta-feira (5). A segurança da unidade foi reforçada, a direção foi substituída, e os detentos foram alojados em celas individuais, sob constante vigilância, de acordo com o Ministério da Justiça.

Após uma busca que se estendeu por 51 dias, os fugitivos foram recapturados na tarde de quinta-feira (4), durante uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Rogério e Deibson escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró em 14 de fevereiro, uma Quarta-Feira de Cinzas. Originários do Acre e membros do Comando Vermelho, os dois presos estavam na unidade desde setembro de 2023.

A fuga dos detentos representou o primeiro incidente desse tipo na história do sistema penitenciário federal, que inclui ainda as penitenciárias de Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

Para escapar, os detentos abriram uma passagem atrás de uma luminária na prisão e cortaram duas cercas de arame. As investigações indicaram o uso de ferramentas de uma obra em andamento na penitenciária.

Após a fuga, uma força-tarefa formada por autoridades locais e federais foi mobilizada para capturar os fugitivos, incluindo agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.

Nos primeiros dias de fuga, Rogério e Deibson invadiram residências e fizeram uma família refém. Além disso, suspeita-se que uma facção criminosa tenha auxiliado os fugitivos, pagando R$ 5 mil ao proprietário de uma fazenda que facilitou a fuga.

A dupla conseguiu deixar o Rio Grande do Norte e, em 18 de março, utilizaram um barco pesqueiro para viajar de Icapuí (CE) até a Ilha de Mosqueiro, em Belém do Pará.

Bastidores da Prisão

A TV Globo informou que por volta das 10h da manhã desta quinta-feira, um delegado da PF alertou a PRF em Marabá sobre a passagem dos fugitivos pela cidade de Tailândia (MA), a 300 km de Belém.

A polícia passou a monitorar os criminosos e, ao se aproximarem de Morada Nova, a 25 km de Marabá, os fugitivos foram interceptados, juntamente com quatro homens que os auxiliavam na fuga.

Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares. O Ministério da Justiça afirmou que os fugitivos planejavam fugir para o exterior.

De acordo com informações da GloboNews, apenas com as forças federais, a operação de busca consumiu R$ 2,1 milhões dos cofres públicos.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fugitivos passam por audiência de custódia e voltam para o presídio de Mossoró Read More »

Especialistas advertem para o riscos da dengue durante a gestação

Especialistas advertem para o riscos da dengue durante a gestação

Até 21 de março, o Brasil já notificou dois milhões de casos prováveis de dengue só no primeiro trimestre de 2024, o maior número registrado da série histórica; médicos também destacam importância do diagnóstico precoce

Na semana passada, médicos ginecologistas e residentes se reuniram na sede da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn) para discutir o manejo da dengue na gestação. Como especialistas, foram convidados o médico infectologista Kleber Luz e a médica ginecologista e obstetra especialista em gravidez de alto risco Ana Cristina Pinheiro Araújo, membro da Sogorn. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de participar de uma atualização científica sobre a problemática que afeta milhares de pacientes todos os anos.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, até 21 de março, o Brasil já notificou dois milhões de casos prováveis de dengue só no primeiro trimestre de 2024, o maior número registrado da série histórica. Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a doença pode evoluir para dengue hemorrágica, quadro que tende a ser fatal, principalmente para as gestantes e outras populações de risco.

Segundo o professor do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kleber Luz, o atendimento às gestantes com sintomas de dengue é uma prioridade. “O profissional deve identificar os sinais de gravidade, se houver, ela (a gestante) precisa ingressar em uma unidade de emergência para ser tratada e monitorada”, notifica o especialista.

Para a professora do Departamento de Tocoginecologia da UFRN, Ana Cristina Pinheiro Araújo, as mulheres acometidas pela dengue no final da gravidez são o grupo de pacientes com maior risco. “O acompanhamento obstétrico é fundamental para todas as gestantes, em especial, nos casos de suspeita da dengue, pois, a doença eleva muito a mortalidade materna. Nesse caso, o ideal é a resolução do parto somente após controle do quadro clínico, evitando contaminação neonatal”, adverte a médica ginecologista e obstetra.

O presidente da Sogorn, Robinson Dias, reforça a importância dos cuidados prioritários com as grávidas acometidas pela dengue e esclarece as razões que motivaram o encontro na sede da instituição para tratar do tema. “É muito importante que os especialistas estejam preparados e sensíveis para a gravidade que a doença representa para as gestantes, por isso, consideramos por bem promover o debate, a exemplo do que tem feito a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) em nível nacional. Precisamos estar alertas para promovermos os cuidados necessários às mulheres grávidas, visando garantir a integralidade da sua saúde e do bebê”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Especialistas advertem para o riscos da dengue durante a gestação Read More »

Abastecimento de água suspenso em 10 bairros da zona Leste de Natal

Abastecimento de água suspenso em 10 bairros da zona Leste de Natal

Vazamento de grande porte na Cidade Alta causa transtornos desde segunda-feira (11)

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento de água está suspenso em 10 bairros da zona Leste de Natal desde a manhã de segunda-feira (11.mar.2024). A causa é um vazamento de grandes proporções na rua José de Alencar, no bairro de Cidade Alta.

A Caern informa que a manutenção é complexa devido ao tipo de rede e a profundidade em que se encontra. A previsão dos técnicos da companhia é de que o serviço seja finalizado até a manhã desta quarta-feira (13), com a retomada gradual do abastecimento a partir desse momento.

Bairros afetados:

  • Tirol
  • Petrópolis
  • Barro Vermelho
  • Alecrim
  • Areia Preta
  • Cidade Alta
  • Praia do Meio
  • Rocas
  • Santos Reis
  • Mãe Luiza

Normalização do abastecimento

Após a retomada do abastecimento, o prazo de normalização é de até 72h. A Caern pede aos moradores da zona Leste que utilizem a água com consciência durante este período.

Outras ocorrências

Além dos 10 bairros da zona Leste, o site da Caern registrava ontem mais 24 ocorrências de falta de água, sendo duas delas em Natal. No total, foram afetadas com falta de água as cidades de Serra do Mel, Rafael Godeiro, Natal, Mossoró, Macau, Upanema, Nova Cruz, Assu, Mossoró, Umarizal, Guamaré, Barcelona, Afonso Bezerra, José da Penha, Guamaré, Timbaúba dos batistas, Parnamirim, Areia Branca, Lagoa de Velhos e Apodi. Grande parte das ocorrências de falta de água eram motivadas por vazamentos na rede.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Abastecimento de água suspenso em 10 bairros da zona Leste de Natal Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade