Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Motorista de ônibus é assaltado na zona Norte de Natal

Motorista de ônibus é assaltado na zona Norte de Natal

Segundo o motorista, os assaltantes o ameaçaram com uma faca, enquanto roubavam o dinheiro do ônibus

Um motorista de ônibus da empresa Guanabara, que operava a linha N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) foi assaltado por dois bandidos na avenida Doutor João Medeiros Filho, em Natal, na noite de segunda-feira (24.abr.2023).

O motorista contou que os assaltantes o ameaçaram com uma faca, enquanto roubavam o dinheiro do ônibus. O veículo seguia em direção ao terminal da Redinha e havia cerca de 30 pessoas. O caso aconteceu por volta das 19h.

O motorista, que estava fazendo a última viagem do dia, registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista de ônibus é assaltado na zona Norte de Natal Read More »

PRF realizará leilão de veículos retidos no RN

PRF realizará leilão de veículos retidos no RN

O leilão será exclusivamente on-line

A Polícia Rodoviária Federal realizará um leilão de veículos retidos no Rio Grande do Norte nos dias 09 e 10 de maio de 2023. Serão leiloados 452 veículos, entre automóveis e motocicletas, distribuídos em 298 lotes, que podem ser destinados à circulação ou sucatas. Os lances já podem ser ofertados pela internet, até o momento da realização do leilão, exclusivamente on-line pelo site do leiloeiro.

O edital do leilão está disponível no site do leiloeiro, que contém detalhes dos veículos, locais para visitação, lances iniciais e direitos e responsabilidades dos arrematantes. Os lotes arrematados com direito à documentação serão disponibilizados sem multas ou débitos de anos anteriores, apenas com as taxas do Detran para transferência e os débitos de licenciamento referentes ao exercício corrente.

As visitações aos veículos estarão disponíveis nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2023, nos locais indicados no edital, e é importante verificar em qual dos pátios está o lote de interesse do participante. O comprador será responsável pela comissão do leiloeiro (8,75%) e o ICMS sobre o valor do lance dado.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Read More »

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em casa de MC de facção criminosa

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em casa de MC de facção criminosa

Homem é responsável por compor e cantar músicas que fazem apologia ao crime

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um “MC” no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal nesta segunda-feira (24.abr.2023).

O cantor é responsável por compor e cantar músicas que fazem apologia ao crime e exaltam as atuações de facções criminosas no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Segundo a polícia, nas canções, ele faz apologia ao crime e exalta as atuações dos faccionados durante os atos criminosos registrados no estado durante o mês de março e cita em suas composições os apelidos dos líderes da organização criminosa e em cada bairro/cidade do RN.

Durante a operação, um celular e um computador foram apreendidos e serão investigados. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações anônimas através do disque denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em casa de MC de facção criminosa Read More »

STF torna réus primeiros 100 investigados pelos atos de 8 de janeiro

STF torna réus primeiros 100 investigados pelos atos de 8 de janeiro

O julgamento virtual terminou com o placar de 8 votos a favor do recebimento integral das denúncias feitas pela PGR

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus os primeiros 100 denunciados envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando vândalos depredaram a sede do STF, o Congresso e o Palácio do Planalto. O julgamento virtual, que começou na madrugada da terça-feira (18.abr.2023), terminou com o placar de 8 votos a favor do recebimento integral das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O relator do caso, Alexandre de Moraes, analisará a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Os ministros André Mendonça e Nunes Marques seguiram parcialmente o relator, com este último rejeitando 50 denúncias contra investigados que estavam em frente ao quartel do Exército em Brasília no dia dos atos golpistas, alegando que não há provas de que os acusados participaram dos atos de vandalismo. No mesmo processo, Mendonça entendeu que as denúncias devem ser analisadas pela primeira instância do Justiça, e não pelo Supremo, mas votou para tornar os 50 acusados réus no processo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF torna réus primeiros 100 investigados pelos atos de 8 de janeiro Read More »

Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana

Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana

Projeto de lei prevê regulamentação das redes sociais

A Câmara dos Deputados pode votar na quarta-feira (26) a urgência e o mérito do projeto que trata do combate às fake news e regulamenta as redes sociais. O texto, que tramita desde 2020, está em negociação com o relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). O parecer pode ser entregue nesta segunda-feira (24) ou terça-feira (25).

Ele trata, por exemplo, de responsabilização, transparência, monetização e impulsionamento de conteúdo. Na prática, a proposta fala em moderação: pretende ampliar a lista de conteúdo que deve ser retirada do ar antes de uma determinação judicial, segundo o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Regulação de Plataformas do Comitê Gestor da Internet, Henrique Faulhaber.

Quando se fala em regulação de plataformas, agora, é para criar uma lista maior de temas que o provedor deve, com o chamado dever de cuidado, fazer intervenções, moderando conteúdo, mesmo antes da ordem judicial. O que teria que ser incluído seria incitação ao ódio, terrorismo e ataques à democracia“.

O projeto estabelece o que é uma conta identificada ou uma inautêntica (aquela que simula a identidade de outra pessoa para enganar o público), rede de distribuição artificial ou uma conta automatizada (gerida por programa de computador, robôs) e também define a respeito de encaminhamento em massa de mensagens (enviadas por mais de cinco usuários no intervalo de até 15 dias para múltiplos destinatários).

O texto trata ainda das responsabilidades dos provedores. O coordenador Henrique Faulhaber ressalta que a proposta não pretende censurar as redes sociais. “Em um assunto que envolve opinião, você não pode deixar à critério das empresas de tirarem do ar aquilo que elas acham que podem dar multa, e, com isso, criar censura“.

A proposta prevê, ainda, a criação de um Conselho de Transparência e Responsabilidade na Internet, composto por 21 conselheiros – entre eles, representantes do Legislativo, do Conselho Nacional de Justiça, do Comitê Gestor da Internet no Brasil e da sociedade civil.

Mesmo com a possibilidade da votação da urgência e do mérito nesta semana, o texto não é unanimidade na Câmara. Parlamentares de partidos como PSOL, PDT e União Brasil apresentaram requerimentos para a criação de uma comissão especial, com isso, o texto seria debatido por mais tempo pelos deputados federais.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana Read More »

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG

Yduqs e Instituto Yduqs realizam no próximo dia 28/04 seu Fórum anual sobre ESG, uma oportunidade para entender as diversas contribuições das instituições de ensino superior para o desenvolvimento socioambiental do nosso país

Para prestar contas à sociedade de sua agenda com 24 compromissos públicos e explorar as diversas formas de as universidades se conectarem ao tema ESG, a Yduqs, um dos maiores grupos educacionais do país, que atende a 1,2 milhão de alunos, irá realizar, no próximo dia 28 de abril, a segunda edição de seu Fórum ESG – uma oportunidade de aprender sobre ESG e de conhecer estratégias, iniciativas e exemplos de vida que tornam tangíveis os impactos positivos da educação sobre a sociedade. O evento gratuito terá a participação de executivos da empresa e de convidados externos de renome em suas áreas. A transmissão será pelo canal da Yduqs no YouTube, a partir das 15h do dia 28.

A promoção da agenda ESG é um processo que envolve intencionalidade, colaboração e governança. Nós, do setor de educação, temos o privilégio de atuar em uma área que é puro impacto social positivo, mas com esse privilégio vem a responsabilidade de ampliar o acesso à informação, às melhores práticas. Esse é o objetivo do Fórum. Não só contar como estamos, mas ajudar organizações e indivíduos a se enxergarem nessa agenda e a entender mais profundamente o tema”, explica Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, o braço social do grupo, que também assina a realização do evento.

A ideia de que a transformação social que a Educação induz acontece, de fato, quando os egressos chegam ao mundo do trabalho serve como tema central do Fórum de 2023. A jornada do ensino médio ao mercado é, no entanto, repleta de desafios, e o evento irá tratar de soluções possíveis para os principais deles — a questão do acesso amplo, o sucesso acadêmico, o suporte na definição de carreira e o papel da tecnologia como ferramenta para docentes e alunos. Para ampliar o debate, o Fórum terá participações especiais de convidados como a deputada federal Tabata Amaral, o educador e filósofo Gabriel Chalita e a presidente do Instituto Península, Heloísa Morel, além de diversos executivos e docentes da Yduqs.

Relatório de Sustentabilidade

O Fórum irá marcar também o lançamento do Relatório de Sustentabilidade da Yduqs referente ao ano de 2022. Este ano, o documento, referência no gênero, terá formato de relato integrado, asseguração externa independente e um conjunto mais amplo de indicadores, das metodologias GRI e SASB. Entre as 24 metas definidas em 22, destacam-se a oferta de conteúdos de capacitação ambiental de forma transversal nas instituições do grupo, e que irão atingir 2 milhões de alunos até 2025, diversas ações pioneiras na frente ambiental (como a conclusão do inventário completo de gases de efeito estufa e a geração própria de energia elétrica) e o atendimento a mais de 700 mil pessoas por meio de atividades de extensão e ações do Instituto Yduqs. A Yduqs é uma das poucas organizações do país e a única do setor de Educação a ter o rating A pela MSCI, consultoria referência internacional em práticas ESG.

SERVIÇO

II Fórum ESG Yduqs
Dia 28 de abril, às 15h
Transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da Yduqs no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ooKL6-q6w9Y

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Como a educação superior se conecta e fortalece a agenda ESG Read More »

Governo do RN condena divulgação de informações sobre novos ataques feitas pelo deputado Sargento Gonçalves

Governo do RN condena divulgação de informações sobre novos ataques feitas pelo deputado Sargento Gonçalves

O vídeo do deputado e a nota emitida pela Sesed foram divulgadas nesta segunda-feira (24)

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Social (Sesed) condenou a divulgação de informações sobre supostos novos ataques criminosos no Rio Grande do Norte (RN), em nota emitida após o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) publicar um vídeo alertando para possíveis novos ataques de facções criminosas no estado.

O vídeo do deputado Sargento Gonçalves e a nota emitida pela Sesed foram divulgadas nesta segunda-feira (24.abr.2023). A pasta afirmou que as forças de segurança continuam unificadas e mobilizadas no combate à criminalidade, com serviços de inteligência atuando diuturnamente.

A nota também ressaltou a importância de tratar as informações com cautela antes de divulgá-las nas redes sociais, e que qualquer declaração que se afaste dessa premissa tem como objetivo causar pânico na sociedade.

Segundo a Sesed, o sistema penitenciário do RN continua sob controle, e as ações de desmonte do crime organizado prossegue com investigações, prisões e apreensões. Recentemente, a polícia prendeu um dos homens mais procurados no RN e no Brasil, que estava no Uruguai.

A nota não cita o nome de Sargento Gonçalves, mas a informação sobre supostos novos ataques criminosos no RN partiu dele, em vídeo publicado na tarde desta segunda-feira (24.abr). O deputado federal esteve reunido com o comando da Polícia Militar e representantes de associações de militares antes de fazer a publicação em suas redes sociais, mas ainda não se manifestou sobre a nota emitida pela Sesed.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) destaca que as forças de segurança do estado e da União continuam com ações unificadas e mobilizadas no enfrentamento à criminalidade no Rio Grande do Norte.

Os serviços de inteligência das polícias permanecem atuando em regime de colaboração, com o objetivo maior de detectar situações adversas e que possam representar risco eventual à sociedade. Esse trabalho é diuturno.

O estado continua mantendo o controle do sistema penal, e as ações de desmonte do crime organizado seguem com investigações, prisões e apreensões.

As ações e informações continuam sendo tratadas com a devida cautela, responsabilidade, respeito e transparência, premissas que a sociedade espera dos gestores e agentes públicos.

Qualquer declaração, ou posicionamento que se afaste dessas premissas, especialmente se propagada por quem ocupa um cargo público, tem como objetivo tumultuar e causar pânico à sociedade. É um desserviço.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN condena divulgação de informações sobre novos ataques feitas pelo deputado Sargento Gonçalves Read More »

PRF encerra Operação Tiradentes 2023 com redução no número de acidentes

PRF encerra Operação Tiradentes 2023 com redução no número de acidentes

Durante a operação, foram fiscalizadas 3.107 pessoas e 2.526 veículos, e 1.885 testes de etilômetro foram realizados

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou a Operação Tiradentes 2023, nas Rodovias Federais do Rio Grande do Norte. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (23.abr.2023), houve uma redução de 37% no número total de acidentes em comparação com o ano anterior, mas um aumento no número de acidentes graves e mortes. Durante a operação, foram fiscalizadas 3.107 pessoas e 2.526 veículos, e 1.885 testes de etilômetro foram realizados.

A operação registrou várias infrações de trânsito, como 85 condutores flagrados dirigindo sob influência de álcool, 130 pessoas flagradas sem cinto de segurança, 146 motociclistas flagrados sem capacete e 221 pessoas autuadas por ultrapassagem em trecho proibido. Além disso, a PRF prendeu 20 pessoas e recuperou um veículo durante a operação, sendo que quatro prisões foram por embriaguez ao volante.

Apesar da redução geral no número de acidentes, o aumento nos acidentes graves e mortes mostra a necessidade contínua de educação e fiscalização no trânsito para garantir a segurança nas estradas. A PRF reforça a importância do cumprimento das leis de trânsito para prevenir acidentes e salvar vidas.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF encerra Operação Tiradentes 2023 com redução no número de acidentes Read More »

Transações mensais via Pix supera marca de 3 bilhões

Transações mensais via Pix supera marca de 3 bilhões

O recorde anterior havia sido registrado em dezembro de 2020, com 2,8 bilhões de operações

O sistema de pagamento Pix bateu recorde em março, com mais de 3 bilhões de transações e R$ 1,28 trilhão transferidos, segundo o Banco Central. Esse crescimento ocorreu após dois meses seguidos de queda na utilização do Pix. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (19.abr.2023)

O recorde anterior havia sido registrado em dezembro de 2020, com 2,8 bilhões de operações. A popularização do Pix é comprovada pelos números, que também mostram que ele é o segundo sistema de transferências instantâneas mais usado no mundo, perdendo apenas para a Índia.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Transações mensais via Pix supera marca de 3 bilhões Read More »

América-RN anuncia novas contratações como reforços para a Série C

América-RN anuncia novas contratações como reforços para a Série C

Atacante Kaio Nunes e o volante Kaio César vão integrar o elenco do ‘Mecão’

O América-RN contratou dois novos jogadores para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro e finais do estadual: o atacante Kaio Nunes e o volante Kaio César. Os anúncios foram feitos pelo time nesta segunda-feira (24.abr.2023).

Os reforços já estão treinando com a equipe sob o comando do técnico Thiago Carvalho no CT do Retrô em Camaragibe. Kaio Nunes já jogou por clubes como Goiás, Chapecoense e CSA, enquanto Kaio César passou por Novo Hamburgo, Mafra e Inter de Limeira.

O América estreia na Série C contra o Ypiranga-RS no dia 3 de maio, na Arena das Dunas em Natal.

Foto: Canindé Pereira/América

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América-RN anuncia novas contratações como reforços para a Série C Read More »

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

Demais ministros do STF têm até dia 2 de maio para votar

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (25) o julgamento de mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, vândalos depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto. Primeiro a votar, o ministro Alexandre de Moraes decidiu pelo recebimento das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados.

A votação começou à meia-noite e vai até às 23h59 da próxima terça-feira (2). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

Com a divulgação do voto do ministro, que é relator das denúncias, os demais nove ministros da Corte também podem começar a votar. Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, o ministro deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Em função de aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro. Em votação já encerrada, a Corte aceitou denúncia contra 100 investigados pela participação nos atos.

Presos

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que foram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas Read More »

Chico Buarque recebe Prêmio Camões

Chico Buarque recebe Prêmio Camões

Solenidade foi no Palácio de Queluz, em Lisboa, com a presença de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, entregaram o Prêmio Camões, o principal da literatura em língua portuguesa, ao músico, dramaturgo e escritor brasileiro Chico Buarque. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (24), no Palácio Queluz, em Lisboa.

Por mais que eu leia e fale de literatura, por mais que eu publique romances e contos, por mais que eu receba prêmios literários, faço o gosto de ser reconhecido no Brasil como compositor popular e, em Portugal, como gajo [moço] que um dia pediu que lhe mandassem um cravo e o cheirinho de alecrim”, disse Chico Buarque, em referência à canção de sua autoria, Tanto Mar.

Durante discurso, Lula destacou que Chico Buarque conseguiu, em suas obras, transformar o cotidiano das pessoas em poesias extraordinárias. “Chico conseguiu sintetizar as paixões e os desejos de tantas Joanas e Joões, de tantas Teresas e Josés Costas, de tantas Genis e Pedros pedreiros, de tantos guris e mambembes de nossa gente”, disse.

Mas a vasta contribuição da obra de Chico Buarque vai além de seus inegáveis aportes à riqueza literária da língua portuguesa e mostra que arte e cultura estão entrelaçados com a política e com nossos ideais de liberdade e democracia”, acrescentou o presidente.

Em 2019, Chico Buarque foi o vencedor da 31ª edição do Prêmio Luiz Vaz de Camões de Literatura, mas o ato de entrega não foi assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro. “É uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos”, disse Lula.

O ataque à cultura, em todas as suas formas, foi uma dimensão importante do projeto que a extrema direita tentou implementar no Brasil. Não podemos esquecer que o obscurantismo e a negação das artes também foram uma marca do totalitarismo e das ditaduras que censuraram o próprio Chico no Brasil e em Portugal”, completou o presidente.

Em seu discurso, Chico lembrou os tantos autores e artistas brasileiros “humilhados e ofendidos nesses últimos anos de estupidez e obscurantismo”.

Reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para assinatura do nosso presidente Lula”, disse.

Lá se vão quatro anos que meu prêmio foi anunciado e eu já me perguntava se me haviam esquecido”, brincou o escritor. “Quatro anos, com uma pandemia no meio, davam às vezes a impressão de que um tempo bem mais longo havia transcorrido. No que se refere ao meu país, quatro anos de governo, funesto, duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás”, disse Chico Buarque.

O Prêmio Camões foi instituído em 1988 por Brasil e Portugal e reconhece, anualmente, autores cuja obra contribua para a projeção e o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Ele é realizado e financiado pela Biblioteca Nacional do Brasil e pela Secretaria de Cultura de Portugal e conta com um grupo seleto de jurados brasileiros, portugueses e africanos.

O prêmio foi concedido a Chico Buarque levando em consideração o conjunto da produção literária. Por ele, o artista receberá 100 mil euros.

Chico transformou em patrimônio literário comum os amores de nossos povos, as alegrias de nossos carnavais, as belezas de nossos fados e sambas, as lutas obstinadas de nossas cidadãs e cidadãos pela conquista da liberdade e da democracia. Em seu cancioneiro, em suas peças de teatro e em seus romances, o autor hoje homenageado nunca deixou de fazer da língua portuguesa instrumento de transmissão de nossas culturas e de nossas lutas”, disse o presidente Lula.

Chico Buarque de Hollanda estreou como escritor de ficção em 1974, com a novela Fazenda Modelo. Em 1979, publica o livro infantil Chapeuzinho Amarelo. O primeiro romance, Estorvo, foi lançado em 1991. Quatro anos depois lança o segundo, Benjamin. Em 2003, publica Budapeste; em 2009, Leite Derramado, e em 2014, Irmão Alemão. Ele também escreveu as peças de teatro Roda Viva (1968); Calabar (1972); Gota D’Água (1974), e Ópera do Malandro (1978).

O autor foi o 13º brasileiro a receber o prêmio, que já foi conferido, entre outros, a Raduan Nassar (2016), Ferreira Goulart (2010), Lygia Fagundes Telles (2005), e Jorge Amado (1994). Depois de Chico Buarque, em 2022, o ensaísta, poeta, professor, contista e romancista brasileiro Silviano Santiago também foi agraciado com a premiação.

Visita

O presidente Lula está em visita oficial a Portugal desde sexta-feira (21). Nesta segunda-feira, mais cedo, ele participou de encontro com empresários. Após a cerimônia do Prêmio Camões, o presidente participa de recepção na residência oficial do Brasil em Lisboa.

Na terça-feira (25), Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. Depois, a comitiva brasileira embarca para Madri, capital da Espanha, onde também faz visita oficial, com eventos até quarta-feira (26).

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chico Buarque recebe Prêmio Camões Read More »

Coletivo CIDA volta a apresentar novo espetáculo no TAM

Coletivo CIDA volta a apresentar novo espetáculo no TAM

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado dia 29 de abril, junto com o sucesso da temporada em Natal e Mossoró, o Coletivo CIDA (RN) volta a apresentar seu novo espetáculo Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, nos dias 27 e 28 de abril de forma gratuita com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição.

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto traz no elenco nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araújo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

As questões abordadas em ‘Insanos e Beija-Flores’ colocam em debate o pensamento eugênico, o preconceito, os limites entre a insanidade e arte na sociedade. Falamos também sobre o silêncio instaurado sem qualquer humanidade que inviabiliza, violenta e extermina a vida de diferentes indivíduos”, declaram Arthur Moura (produtor do CIDA) e René Loui (coreógrafo e intérprete).

Trilogia

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019. A primeira obra intitulada Corpos Turvos é um grito de socorro para que corpos pretos, pobres, periféricos, soropositivos, corpos pertencentes da ampla comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência deixem de ser números.

Na segunda parte, nomeada Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é Meu Nome, o CIDA continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial.

O ato final é livremente inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, mais conhecido como Bispo do Rosário, o espetáculo conta as perspectivas desses seis diferentes indivíduos que convivem num porão e há anos reinventam todas as coisas da Terra. Cada um deles, uma história.

Nascido em Japaratuba, no estado de Sergipe, em 1909, Bispo do Rosário carregava todos os estigmas de marginalização social, ainda vigentes em nossa sociedade. Homem negro, pobre, louco para uns, viveu asilado em um manicômio por 50 anos. Sua obra propunha a ressignificação do universo para ser apresentado no dia do juízo final, e não era visto por ele como arte, era missão.

Os três espetáculos complementam-se, mas podem ser vistos, ouvidos e sentidos de modo independente ou em qualquer ordem.

Uma temporada para não esquecer

Ao longo da temporada, mais de 1.600 pessoas assistiram ao novo trabalho do grupo artístico radicado em Natal. A obra tem recebido muitos feedbacks positivos e impactado também os intérpretes.

Para a intérprete e co-fundadora Rozeane Oliveira, a temporada tem sido marcante. “Estamos iniciando as comemorações dos sete anos de existência do Coletivo CIDA da melhor forma! Essa temporada tem sido incrível! Estar ao lado de artistas tão grandiosos e poder partilhar o palco com eles é de uma imensidão inexplicável. Dançar no TAM para tantas pessoas foi outra experiência ainda mais maravilhosa, e poder retornar aos palcos de Mossoró, levando essa obra que é muito significativa, sem dúvida, foi outro presente para nós”, declara Rozeane Oliveira.

A intérprete Jânia Santos avalia a temporada como provocadora de reflexões. ”Essa temporada fez surgir uma série de pensamentos sobre o estar e sobre o ser. ‘Insanos e Beija-flores’ foi mais uma nova experiência de me perceber de forma diferente como bailarina, intérprete e pessoa. Isso foi muito grandioso, e ter o teatro cheio onde você mora é maravilhoso. Estamos criando em movimento uma história que lida com o sentir a angústia, a dor e o desprezo do outro. Esta é a nossa vivência, e também, a história de tantas outras pessoas, e precisa ser sentida”, comenta Jânia.

O público natalense pode assistir o espetáculo meditante retirada do ingresso no local 1 hora antes das apresentações. Na quinta-feira (27), a apresentação acontece às 20h. Já na sexta-feira (28), haverá duas apresentações: uma às 15h para escolas e instituições cadastradas em: linktr.ee/coletivocida, e às 20h para o público geral. Em junho, o grupo realiza temporada no Rio de Janeiro, no Sesc Copacabana.

Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro

Esta obra é uma iniciativa do Coletivo CIDA contemplada pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022 que conta com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Criado com o objetivo de fomentar a criação artística de montagens inéditas no campo do teatro, o prêmio tem investimento de um milhão quatrocentos e trinta mil reais. Foram selecionados 10 projetos, entre eles o novo trabalho do Coletivo CIDA com nota máxima na Região Nordeste.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

SERVIÇO

Coletivo CIDA apresenta Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão no TAM
Local: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira)
Dia 27 apresentação às 20h
Dia 28 apresentações às 15h e 20h
Horário: 20h apresentação para o público geral / 15h apresentação para escolas e instituições (apenas na sexta-feira)
Acessibilidade: Tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Quantidade de ingressos: 582 (por sessão)

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Coletivo CIDA volta a apresentar novo espetáculo no TAM Read More »

Bebê de um mês morre sufocada em Mossoró

Bebê de um mês morre sufocada em Mossoró

A suspeita é de que a mãe tenha emborcado sobre a criança durante o sono, causando o sufocamento acidental

Uma bebê de um mês de idade morreu sufocada enquanto dormia com a mãe em uma rede em Mossoró, no Oeste potiguar, a madrugada desta segunda-feira (24.abr.2023). O caso aconteceu no bairro Alto do Sumaré. A suspeita é de que a mãe tenha emborcado sobre a criança durante o sono, causando o sufocamento acidental.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, mas a bebê já estava morta quando chegaram ao local. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) coletou o corpo para exames de necrópsia e a investigação ficará a cargo da delegacia distrital responsável pelo bairro.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bebê de um mês morre sufocada em Mossoró Read More »

Jacaré é flagrado 'caminhando' próximo a Lagoa de Extremoz

Jacaré é flagrado ‘caminhando’ próximo a Lagoa de Extremoz

O Batalhão de Policiamento Ambiental não foi acionado para resgatá-lo

Um jacaré foi visto caminhando próximo à Lagoa de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, durante o final de semana. O animal estava em seu habitat natural e não oferecia perigo às pessoas que estavam nas proximidades. O Batalhão de Policiamento Ambiental não foi acionado para resgatá-lo.

Durante o dia, a Lagoa de Extremoz é uma atração turística popular na região, mas o jacaré foi flagrado durante a noite. Também neste fim de semana, policiais ambientais resgataram uma jiboia na mesma cidade, devolvendo-a ao seu habitat natural após a captura.

A orientação é não interagir com animais silvestres e não maltratá-los. Caso seja necessário, o Batalhão de Policiamento Ambiental deve ser acionado para garantir a segurança da população

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jacaré é flagrado ‘caminhando’ próximo a Lagoa de Extremoz Read More »

Lula critica taxa de juros do Brasil

Lula critica taxa de juros do Brasil

Presidente participou do Fórum Empresarial Portugal-Brasil

O presidente Lula criticou, nesta segunda-feira (24.abr.2023) a taxa básica de juros Selic, que está em 13,75% ao ano, em evento empresarial em Portugal. A taxa é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Nós temos um problema no Brasil, primeiro-ministro [António Costa], que Portugal não sei se tem. É que a nossa taxa de juros é muito alta. No Brasil, a taxa Selic, que é a referencial, está em 13,75%. Ninguém toma dinheiro emprestado a 13,75%, ninguém. E não existe dinheiro mais barato“, disse.

Para ele, é preciso que a taxa caia para estimular o crédito e gerar mais crescimento, permitindo que mais pessoas possam consumir e participar da economia.

Lula afirmou que um país capitalista precisa de dinheiro circulando nas mãos de todos e não apenas de alguns. A taxa Selic está no maior nível desde janeiro de 2017 e não sofreu alterações desde agosto do ano passado.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula critica taxa de juros do Brasil Read More »

Presos na operação Sentinela viram réus por integrar organização criminosa

Presos na operação Sentinela viram réus por integrar organização criminosa

Ao todo, sete pessoas já são rés na ação. Grupo atuou nos ataques criminosos registrados no mês passado em todo o Rio Grande do Norte

Após denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), sete pessoas viraram rés por promoverem e integrarem a organização criminosa Sindicato do Crime do RN. O grupo está entre os presos na operação Sentinela, deflagrada pelo MPRN em conjunto com a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar (PM), a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap) e da Força Nacional (FN) no dia 22 de março passado.

A ação teve por objetivo combater a atuação da organização criminosa que promoveu atos criminosos em todo o Estado. Dos sete réus, quatro são mulheres. Todos já vinham sendo investigados desde 2020. Todas as denúncias são referentes ao crime de integrar, promover e constituir organização criminosa.

A operação Sentinela cumpriu 13 mandados de prisão e outros 26, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Canguaretama, Bom Jesus, Santo Antônio, Caiçara do Norte, Acari e Macau. Dois homens foram presos em flagrante na ação. Houve apreensão de armas, drogas, aparelhos de telefonia celular, documentos e dinheiro vivo. Cinco mandados de prisão não foram cumpridos porque os alvos não foram localizados, totalizando 18 prisões decretadas na operação Sentinela.

Além das denúncias, o MPRN também conseguiu a prorrogação de cinco prisões temporárias por mais 30 dias e, ainda, a conversão de outras cinco prisões temporárias em preventivas.

A operação Sentinela contou com a participação de três promotores de Justiça, 16 servidores do MPRN, 60 policiais federais, 38 policiais rodoviários federais, 96 policiais militares e 24 policiais penais. Dois helicópteros das forças de segurança do RN prestaram apoio à ação.

A maioria dos presos na operação Sentinela já tem condenação por envolvimento com organização criminosa, tráfico de drogas, roubos e homicídios, sendo que alguns deles cumpriam pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Já foi apurado que alguns dos presos na operação violaram o sistema de monitoramento eletrônico, coincidentemente antes e durante ataques registrados em março de 2023.

Para os investigadores, não existem dúvidas sobre o poder de mobilização das centenas de membros da organização criminosa. A sensação de terror sentido e presenciado pelos potiguares nos últimos dias, decorrente dos ataques criminosos perpetrados contra instituições públicas e privadas e contra agentes de segurança pública, retrata bem tal panorama.

As investigações que resultaram na deflagração da operação Sentinela apontam que as pessoas presas na ação desta quarta são lideranças da organização criminosa em liberdade que exercem ou exerceram funções relevantes para a facção.

As pessoas presas na operação Sentinela são investigadas por constituírem e integrarem organização criminosa, o que tem pena prevista de reclusão de 3 a 8 anos. As penas delas, caso condenadas, podem ser aumentadas até a metade por usarem arma de fogo; agravada para as pessoas que forem identificadas como líderes sobre os demais faccionados; e ainda ampliada pela conexão com outras organizações criminosas.

Foto: Divulgação/MPRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presos na operação Sentinela viram réus por integrar organização criminosa Read More »

Zilda Arns é incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Zilda Arns é incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Lei foi sancionada pelo presidente Lula

O nome da pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann foi incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. A lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União.

Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha (SC), Zilda Arns atuou para combater a desnutrição infantil e para valorizar a importância do trabalho voluntário. Indicada três vezes para o Prêmio Nobel da Paz e homenageada no Brasil e no exterior, foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança.

Zilda trabalhou junto a comunidades e treinou voluntários para ensinar mães de crianças em situação de vulnerabilidade a usar o soro caseiro, que combate a diarreia e a desidratação. Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as ações alcançaram 72% do território nacional.

Outro papel decisivo de Zilda Arns no combate à mortalidade infantil foi para reverter a síndrome da morte súbita. Em 2009, uma campanha liderada pela Pastoral da Criança reforçou aos pais a necessidade de colocar o bebê para dormir de barriga para cima, já que evidências científicas apontavam que a posição seria mais segura.

Em 2004, Zilda fundou a Pastoral da Pessoa Idosa e capacitou líderes comunitários para auxiliar idosos a controlar vacinas, evitar acidentes em residências e identificar possíveis doenças físicas e emocionais. O projeto atende hoje mais de 100 mil idosos em 579 municípios do país.

Zilda Arns estava em missão de paz no Haiti, em 12 de janeiro de 2010, quando morreu, aos 75 anos, na capital Porto Príncipe. Após um forte terremoto, a brasileira acabou atingida pelos escombros no desabamento do teto de uma igreja onde fazia uma palestra.

Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Zilda Arns é incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria Read More »

Startup potiguar é classificada em 3º lugar no maior evento de construção civil da América Latina

Startup potiguar é classificada em 3º lugar no maior evento de construção civil da América Latina

Dentre 20 startups selecionadas em todo o Brasil, a Faceponto é a única do RN que participará do programa que é responsável por dar suporte às startups na expansão nacional e internacional

Neste mês de abril, a startup Faceponto participou da maior feira de construção civil e arquitetura da América Latina, a FEICON/ENIC, promovendo as soluções do aplicativo de ponto digital inteligente por georreferenciamento, de mesmo nome, que promete revolucionar a área de engenharia civil com tecnologia de ponta para o gerenciamento de pessoas, e a redução de demandas trabalhistas.

Fruto de muito trabalho e empenho, a startup potiguar foi selecionada durante o evento para a seletiva do Sebrae Like a Boss, conseguindo o terceiro lugar, para participar do programa que oportuniza benefícios tecnológicos, bem como a participação nos eventos Case e Startup Summit, assim como a inscrição na Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, que dará a possibilidade do Faceponto se tornar referência tecnológica para todas as empresas da construção civil.

De acordo com o CMO e Expansão do Faceponto, Raphael Torres, a participação na FEICON/ENIC foi extremamente relevante, pois atestou a virada de chave da construção civil, que cada vez mais busca fazer parte do processo de transformação digital, e reduzir impactos diretamente relacionados com a atividade, assim como os indiretos, no caso da gestão de recursos humanos.

Quanto à participação do pitch, fomos extremamente bem recebidos pela banca de jurados, que conhece a fundo as dores do mercado, e sabe do impacto positivo que a utilização do nosso sistema pode gerar, assim sendo, fomos premiados não só com o reconhecimento, como também com a possibilidade de expandir nosso acesso à CBIC e empresas da área de construção civil”, comenta Raphael.

Para Cássio Leandro, CEO da Faceponto, essa premiação consolida a startup como uma das principais do Rio Grande do Norte. “A expansão de maneira efetiva no Brasil, conquistando novos mercados, novos setores, fixa a Faceponto como um dos principais players de RH do Brasil, levando soluções para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Trazendo benefícios de RH, jurídico e de gestão”, finaliza Cássio.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Startup potiguar é classificada em 3º lugar no maior evento de construção civil da América Latina Read More »

Programação cultural gratuita vai agitar a Cidade da Criança no domingo (30)

Programação cultural gratuita vai agitar a Cidade da Criança no domingo (30)

A programação cultural é gratuita e começa a partir das 14h

No próximo fim de semana, a Cidade da Criança recebe mais uma edição do projeto ‘Domingo na Cidade’. A programação cultural é gratuita e começa a partir das 14h, no domingo, dia 30.

A programação musical tem início às 14h com Zumba Kids que promete muita animação e coreografias. Logo após, às 16h, Tio Fernando garante muita diversão para a garotada. E pra encerrar, às 17h, a dupla de palhaços mais amada de Natal Bisteca e Bochechinha sobe ao palco pra fazer um super show.

Além das atrações artísticas no palco, terá ainda no espaço: Praça de Alimentação, Feirinha de Artesanato, Brinquedos Infláveis, Maquiagem Artística, Bikes e Carrinhos, Clube Lego, Pedalinho, Massagem e muito mais — uma excelente programação para toda a família.

A programação é gratuita. O acesso ao parque custa apenas R$ 2,00. Crianças até 5 anos e idosos acima de 65 não pagam.

O projeto ‘Domingo na Cidade’ é uma realização da Idearte Produções, com patrocínio do Colégio Contemporâneo e Prefeitura do Natal, através do Programa Djalma Maranhão e apoio cultural do Governo do RN, Fundação José Augusto e SterBom.

Mais informações: @domingonacidadern.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Programação cultural gratuita vai agitar a Cidade da Criança no domingo (30) Read More »

Associação Cultural Trapiá promove oficina de Movimento e Improvisação em seis cidades do Seridó

Associação Cultural Trapiá promove oficina de Movimento e Improvisação em seis cidades do Seridó

Projeto tem como objetivo contribuir para a profissionalização de grupos de teatro fora do eixo da capital

A Associação Cultural Trapiá inicia mais uma temporada de oficinas na região do Seridó. Desta vez, o enfoque será a improvisação e o movimento dos atores em cena. As oficinas iniciam nesta segunda-feira (24), às 18h, na Escola Estadual Tomaz de Araujo, em Acari.

A formação é voltada para adolescentes e jovens dos seis municípios contemplados pelo projeto Trapiá Semente em 2022, mas também está aberta para quem tiver interesse em participar, explica Mônica Belotto, professora de dança e atriz da Trapiá Cia. Teatral. A expectativa é atender até 120 jovens em Acari, Parelhas, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e Equador.

As oficinas têm como objetivo despertar nos participantes a percepção do próprio corpo para que compreendam as possibilidades de ampliar o repertório de movimento, seja para sair dos padrões corporais estabelecidos socialmente ou para fortalecer sua participação nos processos criativos”, explica Carla Cíntia Dutra, também facilitadora da oficina. Para isso, as professoras promoverão jogos, dinâmicas corporais, improvisação em dança e estimularão a criação de coreografias a partir dos experimentos.

Segundo Carla, a improvisação pode ser considerada uma aliada no processo de construção cênica, permitindo que cada participante possa gerar movimento e dança a partir do que é conhecido em seu corpo. “Fora da cena, desenvolver essa capacidade expressiva e comunicativa através do movimento, nos torna mais presentes e preparados para agir no aqui-agora, já que requer do participante uma disponibilidade corporal que o coloca como um sujeito ativo em suas ações, ajudando-o a desenvolver o seu potencial criativo”, complementa.

Mônica Belotto destaca que há vários grupos de teatro atuando no Seridó, mas que, em sua maioria, possuem pouca visibilidade. “A atuação de forma profissional na região é bastante limitada por falta de recursos, políticas públicas, espaços de estudo e formação”. Promover oficinas como estas permite, porém, que os grupos do interior tenham experiências voltadas para o trabalho com a cena, considerando que é escasso o acesso a projetos, escolas ou cursos de formação nessas áreas na região, afirma Mônica.

Sobre o projeto Trapiá Semente

Dividido em quatro etapas (Semear, Regar, Florescer e Cultivar), o projeto Trapiá Semente foi desenvolvido para criar e profissionalizar grupos de teatro no Rio Grande do Norte, através da realização de oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena e direção de arte, da montagem de espetáculos com a orientação de arte-educadores, e também da apresentação de espetáculos da Trapiá Cia Teatral, como ‘Menino Pássaro’ e ‘As Pelejas deBaltazar’.

O projeto é assessorado pela Mapa Realizações Culturais e está sendo realizado através do edital Transformando a Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, e através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN/Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e apoio das prefeituras dos seis municípios.

Serviço

Oficina Movimento e Improvisação:

  • 24/04 (18h) – Acari – Escola Estadual Tomaz de Araujo
  • 25/04 (18h)– Parelhas – Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos
  • 26/04 (14h) – Currais Novos – Escola Professor Humberto Gama
  • 27/04 (13h30)– Cruzeta – Centro de Múltiplo uso
  • 28/04 (14h)– Carnaúba dos Dantas – CRAS Maria de Lourdes Dantas
  • 29/04 (9h)– Equador – CEMEI

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Associação Cultural Trapiá promove oficina de Movimento e Improvisação em seis cidades do Seridó Read More »

Conexão Elefante Cultural inicia oitava edição

Conexão Elefante Cultural inicia oitava edição

Dez municípios potiguares recebem ações presenciais do projeto ao longo de 2023

O protagonismo dos artistas potiguares volta a ser o foco do Conexão Elefante Cultural em 2023. Na oitava edição do projeto, moradores de 10 cidades do Rio Grande do Norte irão receber formação artística, mentoria e incentivo financeiro para o desenvolvimento de ações. A programação que inicia este mês, vai até dezembro, com atividades online e presenciais, para artistas, agentes culturais e educadores, nas áreas de arte-comunidade, cena, música, customização plástica e audiovisual.

Oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, oficinas em diversas linguagens artísticas para jovens e adultos, prêmio para projetos artísticos locais, intervenções urbanas e apresentações em praça pública, completam as atividades da iniciativa cujo objetivo consiste em fomentar o fazer cultural local, o que corrobora com uma sociedade mais justa e saudável.

Ao todo, 75 municípios do Estado já foram impactados com ações do Conexão Elefante. Desde o último ano, a circulação do projeto foi ampliada. Depois de uma imersão online, os artistas cidadãos da Trupe da Luz realizam um intercâmbio cultural, passando cerca de 4 dias em cada cidade contemplada.

Foi uma experiência incrível circular pelo interior do Estado com mais tempo, conhecendo histórias, projetos culturais e artistas. Em 2023, seguimos com o mesmo desejo: incentivar quem produz arte e cidadania fora das principais cidades do Estado a continuar produzindo”, explica Diana Fontes, idealizadora da ação.

O projeto, que aposta na arte como uma ferramenta de transformação social, está alinhado ainda com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que contribuem para que sejam atingidas as 17 metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2023, o Conexão Elefante Cultural tem patrocínio da NEOENERGIA COSERN, Instituto Neoenergia e da Dore. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

Para acompanhar as ações do projeto, siga @conexaoelefantecultural no Instagram.

Foto: André Rosa

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conexão Elefante Cultural inicia oitava edição Read More »

Ônibus de Giannini Alencar sofre acidente no interior do RN

Ônibus de Giannini Alencar sofre acidente no interior do RN

O acidente aconteceu na madrugada de segunda-feira (24), no trecho que liga a cidade de Santa Cruz à Tangará

O ônibus do cantor e compositor Giannini Alencar se envolveu em um acidente na BR-226, no interior do RN, na madrugada de segunda-feira (24.abr.2023). O veículo colidiu com um carro que trafegava com faróis apagados e apenas os ocupantes do carro tiveram ferimentos leves.

O acidente aconteceu por volta das 3h40, no trecho que liga a cidade de Santa Cruz à Tangará. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro acessava a rodovia por uma via rural. O ônibus vinha no sentido Tangará/Natal, não percebeu a entrada do veículo e os dois colidiram.

Giannini não estava no ônibus no momento do acidente, pois havia viajado de carro durante o fim de semana. Em uma carta aberta publicada em suas redes sociais, o cantor desabafou sobre as dificuldades que tem enfrentado, mas afirmou que Deus o tem mantido de pé.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ônibus de Giannini Alencar sofre acidente no interior do RN Read More »

Caminhão boiadeiro tomba em Serrinha dos Pintos deixando animais mortos

Caminhão boiadeiro tomba em Serrinha dos Pintos deixando animais mortos

O motorista informou à PM que faltou freio no veículo

Um caminhão boiadeiro tombou na tarde de domingo (23.abr.2023) em Serrinha dos Pintos, no Alto Oeste Potiguar. O motorista informou à Polícia Militar (PM) que faltou freio no veículo e pelo menos três animais morreram no acidente.

O caminhão estava carregado com cerca de 10 bois e tinha como destino Pilões, também no Alto Oeste. O acidente aconteceu na RN-117. O motorista se machucou e foi levado a um hospital na cidade.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caminhão boiadeiro tomba em Serrinha dos Pintos deixando animais mortos Read More »

Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições

Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições

As provas serão realizadas em Natal, Caicó e Mossoró, em junho deste ano

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) recebeu 54.842 inscrições para seu concurso público, que oferece 229 vagas para servidores e cadastro reserva. As provas serão realizadas em Natal, Caicó e Mossoró, em junho deste ano. Há vagas para níveis médio e superior, com salários iniciais variando de R$ 3.974,08 a R$ 7.301,18. Este é o primeiro concurso realizado pelo tribunal em 20 anos.

A banca organizadora do concurso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o edital contempla três diferentes cargos: Analista Judiciário – Apoio especializado; Oficial de Justiça e Analista Judiciário – Apoio Especializado em Tecnologia de Informação; e Técnico Judiciário – Área Judiciária. As provas objetivas de múltipla escolha e escrita discursiva serão realizadas nos dias 4 e 11 de junho, de acordo com cada cargo.

Os locais de prova serão divulgados pela FGV. Dos mais de 50 mil inscritos, 10.690 foram isentos da taxa de inscrição. A expectativa é que a concorrência final seja divulgada pela banca organizadora na próxima semana.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Read More »

Homem de 21 anos é morto na zona Norte

Homem de 21 anos é morto na zona Norte

Segundo a PM, o rapaz foi atingido na cabeça e abdômen em via pública

Um homem foi morto a tiros na noite do sábado (22.abr.2023) na Travessa João Paulo II, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar (PM), o rapaz foi atingido na cabeça e abdômen em via pública.

A PM foi acionada após um profissional do SAMU informar sobre o ferimento. Um popular que estava próximo ao local também entrou em contato com a polícia relatando ter ouvido vários disparos. A vítima foi identificada como Wesley Kevin Varela da Silva e o caso está sob investigação da Polícia Civil.

As equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram acionadas e compareceram ao local para realizar os procedimentos necessários. A PM também realizou diligências em busca dos criminosos, mas até o momento ninguém foi preso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem de 21 anos é morto na zona Norte Read More »

GSI divulga imagens do dia da invasão no Palácio do Planalto

GSI divulga imagens do dia da invasão no Palácio do Planalto

Elas estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) divulgou, em seu site, arquivos das imagens das câmeras do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto gravadas no dia 8 de janeiro de 2023. Nesse dia, centenas de manifestantes invadiram e vandalizaram a sede do Poder Executivo.

As imagens estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial que investiga os ataques de 8 de janeiro, mas trechos delas foram divulgadas pela CNN na última quarta-feira (19). Na sexta-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, determinou a quebra do sigilo das imagens para envio à investigação que está em andamento no STF.

O então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão depois de aparecer nas imagens junto com outros funcionários da pasta, no momento em que os vândalos invadiam o Palácio. Pelo menos nove desses servidores foram identificados pelo próprio GSI.

Alexandre de Moraes determinou que todos eles fossem ouvidos pela PF no prazo de 48 horas. A Polícia Federal (PF) está colhendo neste domingo (23) os depoimentos. Dias já prestou seu depoimento antes do fim de semana.

Na última sexta-feira (21), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, em entrevista, que os depoimentos à PF são importantes para apurar responsabilidades.

Imagens, sobretudo quando elas têm algum grau de edição, não são instrumentos que possam provar absolutamente nada. São instrumentos que as instituições que podem fazer a apuração devem utilizar, como outros, para identificar a responsabilidade de todos aqueles que aparecem”, disse o ministro.

Padilha ressaltou que o ex-ministro Gonçalves Dias tem uma “biografia” de serviços públicos prestados nas Forças Armadas e na segurança da Presidência da República em outros governos. “Aquelas imagens, a priori, não desmontam essa biografia, mas é muito importante que ela sirva de instrumento, com outros, para que a apuração seja feita pela Polícia Federal e pelo Judiciário”.

O ministro Padilha afirmou ainda que o presidente Lula solicitou ao ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, que faça um raio-x dos servidores que estão hoje no GSI e que possam ter participado dos atos golpistas.

Em nota divulgada no dia 19, o GSI, informou que os agentes estavam buscando evacuar o quarto e o terceiro piso para concentrar os invasores no segundo andar, onde foram presos depois da chegada da Polícia Militar do Distrito Federal.

Na nota, o GSI informou ainda que as ações dos agentes da pasta no dia da invasão estão sendo investigadas e, caso sejam comprovadas condutas irregulares, eles serão responsabilizados.

CPMI

Na entrevista de sexta-feira, o ministro Alexandre Padilha afirmou que o governo está aguardando a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro para montar sua estratégia.

O que eu sinto, tanto na Câmara quanto no Senado, desde o dia 8 de janeiro, é uma ampla maioria que rechaça os atos terroristas do dia 8. O Legislativo foi atacado, foi invadido, foi violentado. Quem praticou aqueles atos terroristas não queria reconhecer a eleição do presidente da República, mas também não queria reconhecer o papel do Congresso”.

Segundo ele, a CPMI terá o papel de desmontar “uma teoria conspiratória absurda de que as vítimas” foram as responsáveis pelos atos terroristas. Padilha acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ser “responsável moral, espiritual e organizativo” pelos atos. O ministro disse que tanto a PF quanto a CPMI vão atrás daqueles que financiaram, planejaram e mobilizaram e também dos servidores que possam ter auxiliado os invasores dentro do Palácio do Planalto.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

GSI divulga imagens do dia da invasão no Palácio do Planalto Read More »

“Um gol para cada letra”: Vitória-BA provoca o ABC após vencer partida por 3 a 0

“Um gol para cada letra”: Vitória-BA provoca o ABC após vencer partida por 3 a 0

O ABC teve um jogador expulso e foi dominado pelo Vitória no segundo tempo

O Vitória venceu o ABC por 3 a 0 no Frasqueirão, em Natal, pelo Campeonato Brasileiro da Série B, na noite deste domingo (24.abr.2023). Gegê abriu o placar para o Rubro-Negro, enquanto Léo Gamalho marcou duas vezes de pênalti. O ABC teve um jogador expulso e foi dominado pelo Vitória no segundo tempo.

Com o triunfo, o Vitória é o segundo colocado na tabela, com seis pontos em dois jogos. O ABC é o penúltimo colocado, sem pontos em dois jogos. O time baiano provocou o ABC no Twitter após vencer a partida, em um post dizendo que fez “um gol para cada letra”.

Na próxima rodada, o ABC enfrenta o Ceará, novamente em casa, no domingo, às 18h. O Vitória joga na sexta-feira, em casa, contra o Londrina. O ABC também enfrentará o Grêmio na quinta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil.

O jogo

No primeiro tempo, o ABC dominou as ações, mas não conseguiu marcar. No segundo tempo, com um homem a mais – Felipe Garcia, do ABC, foi expulso – o Vitória tomou conta da partida e não deu chances para o ABC reagir.

Foto: Victor Ferreira/Esporte Clube Vitória/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“Um gol para cada letra”: Vitória-BA provoca o ABC após vencer partida por 3 a 0 Read More »

Irmão do prefeito de Mossoró morre em acidente

Irmão do prefeito de Mossoró morre em acidente

Acidente aconteceu na rotatória de acesso a Universidade do Estado do RN (UERN), no Bairro Costa e Silva

O irmão do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD), morreu em um acidente ocorreu na madrugada de domingo (23.abr.2023), na BR 110, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Arlon Wellington Américo da Silva, de 37 anos, perdeu o controle da moto, bateu no canteiro central e caiu, falecendo no local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) compareceu ao local, mas não pôde fazer nada. De acordo com a perícia, um mal súbito pode ter causado o acidente. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) de Mossoró, onde passará por exames necroscópicos para determinar a causa da morte.

O prefeito Allyson Bezerra esteve presente no local do acidente e permaneceu ao lado do corpo do irmão até a chegada da equipe do ITEP. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também esteve no local do acidente, que foi registrado na rotatória de acesso a Universidade do Estado do RN (UERN), no Bairro Costa e Silva.

Foto: Blog Fim da Linha

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Irmão do prefeito de Mossoró morre em acidente Read More »

Fundador da Lampadinha morre aos 81 anos

Fundador da Lampadinha morre aos 81 anos

A empresa divulgou a notícia em suas redes sociais neste sábado (22)

O empresário Severino Ramos de Oliveira, fundador da Lampadinha, faleceu aos 81 anos de idade. A empresa divulgou a notícia em suas redes sociais neste sábado (22.abr.2023). A causa da morte não foi divulgada.

Oliveira saiu de sua cidade natal, Pocinhos, em busca de oportunidades no Rio Grande do Norte. Em 1985, abriu a primeira unidade da Lampadinha em Natal, com a ajuda de um de seus filhos, e transformou a marca em uma referência no setor da construção civil no estado.

O velório está marcado para começar às 17h no Morada da Paz em Emaús, em Parnamirim, e o sepultamento está previsto para as 11h do domingo no mesmo local.

A Lampadinha divulgou uma nota lamentando a perda de “um grande homem que continuará sendo exemplo e inspiração de honestidade e dedicação para todos nós”. A empresa ressaltou que o legado de Oliveira permanece e que continuarão trabalhando pelo sonho de iluminar e servir cada vez mais.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fundador da Lampadinha morre aos 81 anos Read More »

Mulher grávida é agredida pelo ex-companheiro em Natal

Mulher grávida é agredida pelo ex-companheiro em Natal

O marido da vítima também foi agredido

Um caso de violência doméstica foi registrado na noite de sexta-feira (21.abr.2023) no bairro Alecrim, na zona Leste de Natal. Uma mulher grávida e seu marido foram agredidos por seu ex-companheiro e dois comparsas, durante uma comemoração de aniversário.

A mulher, que está nas primeiras semanas de gestação, foi levada ao hospital Hospital Walfredo Gurgel com sangramento após sofrer golpes na barriga. As vítimas foram agredidas com socos e pontapés.

Testemunhas também contaram que a filha do casal, de dois anos, presenciou as agressões. O ex-companheiro da vítima não aceitava o fim do relacionamento e, segundo a polícia, teria chegado acompanhado de mais dois comparsas para cometer o crime.

A polícia continua investigando o caso e busca pelos suspeitos. Até o momento, nenhum dos suspeitos foi localizado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher grávida é agredida pelo ex-companheiro em Natal Read More »

Taty Girl e equipe sofrem acidente em estrada do RN

Taty Girl e equipe sofrem acidente em estrada do RN

A produção da cantora informou que apenas houve danos materiais no veículo e que a agenda de shows dela segue normalmente

A cantora Taty Girl e sua equipe se envolveram em um acidente de trânsito na madrugada deste sábado (22.abr.2023) na BR-226, entre as cidades de Jucurutu e Triunfo Potiguar, no interior do Rio Grande do Norte. O veículo que levava a cantora para Natal colidiu com uma vaca na estrada, mas nenhum dos ocupantes ficou ferido. A produção da cantora informou que apenas houve danos materiais no veículo e que a agenda de shows dela segue normalmente.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quando não há feridos no acidente, as equipes não vão ao local e os próprios envolvidos registram um boletim de ocorrência no site da corporação. Taty Girl tinha acabado de fazer um show em Alto do Rodrigues e seguia para Natal para se apresentar no Baú da Taty Festival, no Arena das Dunas, que está mantido para esta noite. Os portões da Arena abrem às 20h.

Foto: Rivanildo Júnior

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Taty Girl e equipe sofrem acidente em estrada do RN Read More »

Lula reafirma apoio à solução negociada para a paz na Ucrânia

Lula reafirma apoio à solução negociada para a paz na Ucrânia

Presidentes brasileiro e português falam com a imprensa em Lisboa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou neste sábado (22) o apoio do governo brasileiro à solução negociada para a paz na Ucrânia, invadida há mais de um ano pela Rússia, em declaração à imprensa no Palácio de Belém, em Lisboa. Lula começou nessa sexta-feira (21) viagem de Estado à Portugal e Espanha.

Ao mesmo tempo em que meu governo condena a violação à integridade territorial da Ucrânia, defendemos uma solução política negociada para o conflito. Precisamos criar urgentemente um grupo de países que tentem sentar-se à mesa tanto com a Ucrânia como com a Rússia para encontrar a paz”, disse Lula.

O presidente reafirmou que o Brasil condenou a Rússia por ferir a integridade territorial ucraniana desde os primeiros dias do conflito. “Não somos favoráveis à guerra, queremos a paz”, disse Lula. “É melhor encontrar uma saída em torno de uma mesa do que continuar tentando encontrar a saída num campo de batalha. Se você não fala em paz, você contribui para a guerra”.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a necessidade da retirada imediata das forças armadas russas do território ucraniano como condição fundamental para ser possível encontrar uma reparação ao povo que sofreu a agressão, mas também como ponto de partida para a construção de uma paz duradoura.

Comércio exterior

Lula também ressaltou o potencial de Portugal e Brasil de dobrarem o fluxo de comércio exterior, atualmente por volta dos US$ 6 bilhões. “É preciso que a gente seja mais ousado. E é preciso que tanto nossos empresários quanto nossos ministros conversem mais e projetem perspectivas de futuro no financiamento das nossas indústrias e na produção de novos produtos entre os dois países”.

O presidente português reafirmou seu total apoio à ratificação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor, uma tramitação que envolve 31 países. O acordo cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras governamentais, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.

Visita oficial

Mais cedo, Lula participou cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, em frente ao Mosteiro do Jerônimo, e da deposição de flores junto ao túmulo do poeta português Luís de Camões, no interior do mosteiro. Na sequência, Lula teve encontro bilateral com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

Em seguida, haverá almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e, à tarde, ocorre a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente, os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguido de uma plenária com as duas delegações.

De acordo com o Palácio do Planalto, serão assinados pelo menos 13 acordos e parcerias com o governo português.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula reafirma apoio à solução negociada para a paz na Ucrânia Read More »

Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto

Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto

Decisão faz parte de investigação no STF por atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (21) a quebra do sigilo das imagens do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) captadas durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Com a decisão, todas as gravações deverão ser enviadas para investigação que está em andamento da Corte.

A determinação foi tomada após a gestão interina do GSI informar ao Supremo que uma sindicância foi aberta em 26 de janeiro pelo órgão para apurar a condutar de agentes que estavam em serviço, mas as imagens da ação dos vândalos não foram divulgadas em função do sigilo da investigação.

Na mesma decisão, Moraes também mandou que a Polícia Federal (PF) realize, em 48 horas, o depoimento de todos os funcionários do GSI que foram identificados após gravações divulgadas pela CNN Brasil mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos golpistas.

Na decisão, o ministro afirmou que já havia determinado que todas as imagens da invasão deveriam ser anexadas à investigação dos atos que tramita no Supremo.

Responsabilidade

Para Moraes, as gravações são necessárias para apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos.

Portanto, inexiste sigilo das imagens, com base na Lei de Acesso à Informação, sobretudo por serem absolutamente necessárias à tutela jurisdicional dos direitos fundamentais, ao regime democrático e republicano, que foram covardemente desrespeitados no ataque criminoso à nossa democracia, no dia 8/01/2023“, escreveu o ministro.

Alexandre de Moraes ressaltou que a investigação sobre os atos golpistas também apura as responsabilidades de agentes civis e militares que foram coniventes com os atos.

A investigação dos atos golpistas não está restrita somente aos indivíduos e agentes públicos civis e militares que criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado Democrático de Direito, na tentativa de violação de direitos fundamentais e na separação de poderes, mas, também, na identificação e responsabilização das condutas de todos aqueles, inclusive de agentes públicos civis e militares, que, durante a consumação das infrações penais do dia 8/1 ou, posteriormente, comissiva ou omissivamente, foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais“, concluiu.

Mais cedo, o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília.

O depoimento foi determinado ontem (20) pelo ministro Alexandre de Moraes, que deu prazo de 48 horas para que o depoimento fosse realizado.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes determina quebra do sigilo de imagens de vandalismo no Planalto Read More »

Lei Seca apreende quase 1 kg de maconha em Natal

Lei Seca apreende quase 1 kg de maconha em Natal

Os pontos de bloqueio foram montados nas Avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e Ayrton Senna

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, BPRV e ESQUADRÃO ÁGUIA apreendeu quase 1 kg de maconha em uma fiscalização da Operação Lei Seca, realizada na noite da sexta-feira e madrugada do sábado (21 e 22.abr.2023), em Natal.

Segundo a polícia, os pontos de bloqueio foram montados nas Avenidas Hermes da Fonseca, Prudente de Morais e Ayrton Senna, zonas Leste e Sul da capital. Ao todo, 23 pessoas foram autuadas administrativamente por dirigirem bêbadas. Outras três pessoas foram presas por estarem dirigindo veículo automotor em estado de embriaguez.

De acordo com a polícia, durante a blitz na Av. Hermes da Fonseca, o condutor de uma motocicleta, ao perceber a presença da polícia, passou a empreender fuga pela contramão da via, sendo interceptado por meio de motocicletas do Esquadrão Águia. Os policiais encontraram no interior do assento aproximadamente 1kg de maconha, sendo o infrator autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei Seca apreende quase 1 kg de maconha em Natal Read More »

Grande Natal tem três trechos impróprios para banho

Grande Natal tem três trechos impróprios para banho

No total, foram analisados 33 trechos e 30 foram considerados próprios para banho em diferentes municípios costeiros

O Rio Grande do Norte tem três trechos de praia impróprios para banho, de acordo com o 20º Boletim da Balneabilidade das praias do Estado. As informações foram emitidas na última quinta-feira (20.abr.2023).

Os pontos são a Praça da Jangada em Areia Preta e Rio Potengi na Redinha, em Natal, e a Foz do Rio Pirangi em Nísia Floresta. No total, foram analisados 33 trechos e 30 foram considerados próprios para banho em diferentes municípios costeiros.

A avaliação se baseia nas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) sobre a quantidade de coliformes termotolerantes nas águas.

O estudo é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), como parte do Programa Água Azul.

Foto: ASCOM/IDEMA

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Grande Natal tem três trechos impróprios para banho Read More »

TSE multa advogado que fez petição usando inteligência artificial

TSE multa advogado que fez petição usando inteligência artificial

Ele pagará multa de R$ 2,4 mil por utilizar ChatGPT

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu multar em R$ 2,4 mil um advogado que protocolou petição redigida no programa de inteligência artificial ChatGPT.

Na decisão, o ministro considerou que o profissional agiu de má-fé ao tentar ser admitido no processo no qual o tribunal avalia a conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro durante reunião realizada, em 2022, com embaixadores para atacar o sistema eleitoral. O profissional não é ligado a nenhuma parte da investigação.

O advogado apresentou ao TSE argumentos redigidos pelo ChatGPT como justificativa para participar do processo como “amicus curiae”, termo jurídico que significa amigo da Corte – um interessado que contribui com esclarecimentos para o julgamento de uma causa.

O documento admite que seria inadequado o TSE seguir as orientações de um programa de inteligência artificial, mas a “inteligência emocional da Constituição cidadã” recomendaria a condenação de Bolsonaro à inelegibilidade.

“Fábula”

Ao avaliar a petição, Benedito Gonçalves afirmou que o advogado enviou uma “fábula” para o tribunal.

Causa espécie que o instituto [amicus], que exige que o terceiro demonstre ostentar representatividade adequada em temas específicos, tenha sido manejado por pessoa que afirma explicitamente não ter contribuição pessoal a dar e, assim, submete ao juízo uma fábula, resultante de conversa com uma inteligência artificial“, escreveu o ministro.

Além disso, o magistrado disse que o advogado, por ser um profissional da área jurídica, tinha conhecimento sobre a inadequação da petição. Uma resolução do TSE não prevê a intervenção de amicus curiae em matéria eleitoral.

Ademais, expressões utilizadas ao final da petição deixam entrever o objetivo de que, com a juntada dessa manifestação a autos de grande relevo, o protesto ganhasse palco impróprio“, concluiu o ministro.

Além de aplicar multa de R$ 2,4 mil ao advogado, cuja identidade não foi revelada, o ministro determinou que o valor seja pago em 30 dias.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE multa advogado que fez petição usando inteligência artificial Read More »

Ex-ministro do GSI presta depoimento à Polícia Federal

Ex-ministro do GSI presta depoimento à Polícia Federal

Oitiva foi realizada nesta sexta-feira

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República Gonçalves Dias prestou depoimento hoje (21) à Polícia Federal (PF), em Brasília. Ele chegou à sede da corporação por volta das 9h, entrou pela garagem e não deu declarações. A oitiva terminou por volta das 13h30.

O depoimento foi determinado ontem (20) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu prazo de 48 horas para que o depoimento fosse realizado.

Na quarta-feira (19), Dias pediu demissão do cargo após imagens divulgadas pela CNN Brasil mostrarem ele e outros funcionários do GSI no interior do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas.

Na decisão, o ministro disse que houve “conivência e omissão de diversos agentes do GSI” e “atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto“.

Moraes também determinou que todos os funcionários do GSI que aparecem nas imagens sejam identificados e ouvidos pela PF.

Após a determinação do STF, o ministro interino da pasta, Ricardo Capelli, disse que vai passar as informações sobre as pessoas identificadas nos vídeos para a investigação que é conduzida por Alexandre de Moraes.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-ministro do GSI presta depoimento à Polícia Federal Read More »

Policiais militares do RN iniciam uso da nova farda

Policiais militares do RN iniciam uso da nova farda

O evento aconteceu no quartel da Polícia Militar em Natal nesta sexta-feira (21)

O governo do Rio Grande do Norte entregou um novo fardamento para a Polícia Militar do estado em comemoração ao dia de Tiradentes, patrono das polícias militares. A governadora Fátima Bezerra também confirmou a renovação da frota de 400 veículos de segurança pública e o pagamento das diárias operacionais do mês de março, além de autorizar promoções para o dia 2 de maio. O evento aconteceu no quartel da Polícia Militar em Natal nesta sexta-feira (21.abr.2023).

Bezerra enfatizou que investir em segurança pública continua sendo uma prioridade do governo, e que desde 2019 foram realizados cinco concursos públicos para a contratação de pessoal. A governadora também destacou a promoção de 9.557 militares praças e oficiais nos últimos quatro anos e a reestruturação salarial e do sistema de aposentadoria com integralidade e simetria.

Além disso, o governo confirmou a aquisição de 400 novas viaturas para as polícias civil e militar, sendo 300 alocadas e o restante próprias, em um investimento feito em convênio com o governo federal para substituir as antigas viaturas.

Foto: Raiane Miranda

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policiais militares do RN iniciam uso da nova farda Read More »

Consultoria de tecnologia pede falência da Tok&Stok por dívida de R$ 3,8 milhões

Consultoria de tecnologia pede falência da Tok&Stok por dívida de R$ 3,8 milhões

A Tok&Stok contesta o valor cobrado

A consultoria de tecnologia Domus Aurea pediu a falência da Tok&Stok em um tribunal de São Paulo, alegando que a varejista deve R$ 3,8 milhões referentes a um projeto suspenso. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (21.abr.2023) pela Agência Estado.

A Tok&Stok contesta o valor cobrado. O contrato entre as empresas foi firmado em 2019, no valor de R$ 34 milhões, e previa que a Domus Aurea fosse responsável pela estratégia, desenvolvimento, assessoria, gestão e treinamento em tecnologia digital para as operações da Tok&Stok.

A varejista enfrenta um processo de reestruturação, que inclui o fechamento de lojas e a chegada de um aporte de R$ 100 milhões do fundo Carlyle

Foto: Adriano Abreu/TRIBUNA DO NORTE/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Consultoria de tecnologia pede falência da Tok&Stok por dívida de R$ 3,8 milhões Read More »

Segunda edição do Festival MPB84 recebe mais de 260 inscrições e movimenta a cena musical potiguar

Segunda edição do Festival MPB84 recebe mais de 260 inscrições e movimenta a cena musical potiguar

O Festival recebeu inscrições de todo o Rio Grande do Norte

A 2ª edição do Festival MPB 84 encerrou a etapa de inscrições no último dia 17 com sucesso no número de inscrições de participantes. O evento é uma iniciativa para valorizar a música autoral contemporânea produzida por jovens e veteranos músicos do RN. Mais de 260 músicas foram inscritas para participar da seleção e concorrer a prêmios.

O Festival recebeu inscrições de todo o Rio Grande do Norte. Músicos e bandas de várias cidades do Estado participaram da seleção. A próxima etapa do festival contemplará a avaliação das canções cadastradas por uma comissão de jurados que selecionará 12 finalistas para o festival que será realizado dia 05 de maio na Arena das Dunas.

Os vencedores ganharão premiações em dinheiro, troféus e o primeiro lugar vai tocar no palco de encerramento do evento na noite de sábado, 06 de maio, ao lado de grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel.

O Festival MPB84 é uma realização FF Entretenimento e tem produção cultural da Viva Entretenimento. O projeto tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura de Natal e Arena das Dunas, e via lei Câmara Cascudo com o Governo do RN e Sadio Condimentos, e conta com apoio da Acioly Distribuidora.

Mais informações: @festivalmpb84 e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Segunda edição do Festival MPB84 recebe mais de 260 inscrições e movimenta a cena musical potiguar Read More »

Mundi Colégio e Curso realiza ações sobre cultura de paz

Mundi Colégio e Curso realiza ações sobre cultura de paz

Evento ocorreu dentro do movimento “Dia da paz nas escolas” proposto pela União das Escolas do RN

Com o intuito de ressaltar a importância da instituição de uma cultura de paz no ambiente escolar, o Mundi Colégio e Curso — localizado na Zona Norte de Natal – realizou, nessa quinta-feira (20), o evento “A Paz no Mundi começa em mim” dentro do movimento “Dia da paz nas escolas” proposto pela União das Escolas do RN, grupo formado na pandemia. A ação proporcionou muitos abraços, sorrisos, apresentações, mensagens de gentileza e demonstrações de carinho entre alunos, pais, professores e funcionários, nas instalações da escola.

De acordo com a diretora administrativa do Mundi, Kelly Dantas, a escola já tinha saído na frente e iniciado o projeto da cultura de paz com o Aquarela, Socioemocional, Saúde, Maker e Educação Financeira trabalhando o antibullyng, respeito, cumprimento de regras, em diferentes e diversificadas atividades. Com os alunos da educação infantil e fundamental 1, a ação contou também com uma caminhada pela paz e com os alunos do ensino médio está sendo construído por eles próprios uma nova constituição, de normas e condutas dentro da escola, pautados nos princípios da ONU e Unesco pela paz.

Já que estamos na geração da viralização, que possamos viralizar o que é bom, o que é do bem e que a gente possa começar na gente essa mudança no mundo que queremos ver. Então estamos propondo aos nossos alunos que eles possam fazer essa corrente do bem, que eles sejam essas pessoas que vão praticar o bem e isso daqui a pouco vai virar um grande hábito na nossa sociedade de uma forma geral sabendo que a gente vai promover tudo isso pra o mundo ser muito melhor e o nosso Mundi também”, explica a diretora.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mundi Colégio e Curso realiza ações sobre cultura de paz Read More »

Carro de luxo sai da pista e cai em terreno em Ponta Negra

Carro de luxo sai da pista e cai em terreno em Ponta Negra

O motorista deixou o local antes da chegada das autoridades e as circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas

Um carro de luxo da marca BMW saiu da pista, na Avenida Engenheiro Roberto Freire, e caiu dentro de um terreno após passar direto no calçadão. O caso aconteceu na manhã de sexta-feira (21.abr.2023), na zona Sul de Natal.

O motorista deixou o local antes da chegada das autoridades e as circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. O carro foi retirado do local com a ajuda do resgate e guincho.

O acidente chamou a atenção de curiosos que acompanharam a movimentação para retirar o veículo do terreno parcialmente destruído. O ocorrido aconteceu na altura da rotatória que liga a Rota do Sol. Não havia equipe médica ou da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual no local do acidente.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carro de luxo sai da pista e cai em terreno em Ponta Negra Read More »

América de Natal aprova mudança para SAF

América de Natal aprova mudança para SAF

Hype S/A está em negociação com o clube e tem interesse em assumir a maior parte das ações

O Conselho Deliberativo do América de Natal aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (20.abr.2023), a transformação do modelo de gestão do clube para Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A empresa Hype S/A está em negociação com o clube e tem interesse em assumir a maior parte das ações.

A proposta inicial da Hype era injetar R$ 175 milhões em cinco anos, mas o América ficaria apenas com 10% das ações, o que não foi aceito pelo conselho consultivo. Agora, os conselheiros esperam a apresentação dos contratos das empresas interessadas para estudar os detalhes e votar para assinar o contrato vinculante em outra assembleia em dez dias.

Foto: Canindé Pereira/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América de Natal aprova mudança para SAF Read More »

Arrecadação do RN cresce em março mesmo com ataques criminosos

Arrecadação do RN cresce em março mesmo com ataques criminosos

O aumento foi impulsionado pelo recolhimento de ICMS, que representou 615 milhões arrecadados.

Mesmo com a crise na segurança pública que afetou a economia do estado, o Governo do Rio Grande do Norte arrecadou R$ 667 milhões em março, um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. O aumento foi impulsionado pelo recolhimento de ICMS, que representou 615 milhões arrecadados.

No entanto, considerando a inflação do período, a arrecadação teve alta real inferior a 1%. O setor que liderou em volume de negociações realizadas foi o comércio varejista, que encerrou março com um crescimento de 9,3% em relação ao mês anterior, totalizando mais de 31,7 milhões de operações e um faturamento de R$ 3,4 bilhões.

De acordo com a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), a varredura na área de combustíveis realizada pela equipe da pasta com a utilização de ferramentas de Business Intelligence resultou na recuperação de volumes de recursos que seriam sonegados dos cofres públicos do estado.

O setor de comercialização e distribuição de combustíveis apareceu na quarta posição no ranking de faturamento mensal, com um faturamento de mais de R$ 1,7 bilhão em março. As vendas totais de combustíveis caíram 9,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas a gasolina e o diesel tiveram elevação no consumo.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Arrecadação do RN cresce em março mesmo com ataques criminosos Read More »

Bolsonaro prestará depoimento sobre ataques aos prédios dos três poderes

Bolsonaro prestará depoimento sobre ataques aos prédios dos três poderes

PF está buscando os autores intelectuais da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será ouvido pela Polícia Federal na próxima quarta-feira (26.abr.2023), em um dos inquéritos abertos para investigar os ataques aos prédios dos três poderes em 8 de janeiro. A PF está buscando os autores intelectuais da invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF). O depoimento de Bolsonaro faz parte das investigações.

A investida golpista foi alvo de diversas investigações pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF), tendo como objetivo identificar e punir os responsáveis pelo ataque. Além de Bolsonaro, outras autoridades foram convocadas a prestar depoimento na investigação.

Foto: José Dias/PR/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro prestará depoimento sobre ataques aos prédios dos três poderes Read More »

Nikolas Ferreira é condenado por danos morais a parlamentar trans

Nikolas Ferreira é condenado por danos morais a parlamentar trans

No Dia Internacional da Mulher, o deputado se apresentou como “deputada Nikole” e criticou “homens que se sentem mulheres”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado a pagar R$ 80 mil de indenização à também parlamentar Duda Salabert (PDT-MG) por danos morais. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (20.abr.2023).

Segundo a decisão do juiz José Freitas Véras da Comarca de Belo Horizonte, Nikolas cometeu ilícito ao se negar a reconhecer a identidade de gênero de Duda, uma mulher transexual. A defesa do deputado afirmou que a fala está amparada no direito à liberdade de expressão e à manifestação religiosa.

Duda Salabert afirmou no Twitter que os discursos do parlamentar foram transfóbicos e que ele deveria aprender a respeitar as travestis. Nikolas Ferreira também é alvo de três notícias-crime no Supremo Tribunal Federal após discursar na tribuna da Câmara dos Deputados usando uma peruca loira e ironizar mulheres trans.

No Dia Internacional da Mulher, o deputado se apresentou como “deputada Nikole” e criticou “homens que se sentem mulheres”. A decisão da justiça mineira cabe recurso.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nikolas Ferreira é condenado por danos morais a parlamentar trans Read More »

Adolescentes são apreendidos no RN por planejar ataques a escolas

Adolescentes são apreendidos no RN por planejar ataques a escolas

Apreensões aconteceram nos municípios de Jardim do Seridó e Parelhas

Três adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil nos municípios de Jardim do Seridó e Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte, por planejarem ataques contra escolas na região. A polícia teve acesso ao conteúdo publicado pelos jovens na internet articulando ataques que aconteceriam na quinta-feira (20.abr.2023).

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra três menores de idade, sendo dois de 14 anos e um de 16 anos. Após a apreensão, os jovens confessaram que publicaram as mensagens, mas afirmaram que a ação não passava de uma “brincadeira” para amedrontar colegas.

Apesar disso, a Justiça do RN determinou a apreensão provisória dos adolescentes por um período de 45 dias.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adolescentes são apreendidos no RN por planejar ataques a escolas Read More »

Polícia Civil investiga desvio de dinheiro público na Secretaria de Saúde do Estado

Polícia Civil investiga desvio de dinheiro público na Secretaria de Saúde do Estado

Segundo as informações, a fraude começou em 2006

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte descobriu um esquema de corrupção que desviou mais de R$ 1 milhão da folha de pagamento dos servidores do Estado. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (20.abr.2023). Segundo as informações, a fraude ocorria na Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP).

O Departamento de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) identificou que a fraude começou em 2006. Os filhos de uma servidora efetiva foram cadastrados no sistema de folha de pagamento como servidores públicos, mesmo sem nunca terem trabalhado nas unidades de saúde vinculadas à Secretaria.

Os pagamentos irregulares foram realizados por 16 anos, desde 2006 até 2022, e incluíam salário, adicionais de insalubridade, plantões eventuais, gratificações e abono de permanência, além de empréstimos consignados com desconto em folha. A servidora e seus filhos serão acusados de peculato e inserção de dados falsos em sistemas de informação da Administração Pública.

A fraude foi identificada pela atual gestão da SESAP, que encaminhou o caso para os órgãos de controle competentes.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil investiga desvio de dinheiro público na Secretaria de Saúde do Estado Read More »

PRF reforça segurança nas rodovias federais do RN durante Operação Tiradentes 2023

PRF reforça segurança nas rodovias federais do RN durante Operação Tiradentes 2023

Objetivo é garantir a segurança viária e combater a criminalidade nas rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçará o efetivo nas sete rodovias federais do Rio Grande do Norte durante a Operação Tiradentes 2023. O objetivo da operação, que iniciou na quinta-feira (20.abr.2023) e se estenderá até domingo (23.abr), é garantir a segurança viária e combater a criminalidade nas rodovias federais.

A PRF utiliza a análise de dados para concentrar os recursos nos trechos que possuem maior índice de acidentes graves, e também impôs restrições de tráfego para veículos com cargas ou dimensões excedentes nos dias 20, 21 e 23 de abril.

Para garantir uma viagem segura, é recomendado fazer uma revisão no veículo antes de viajar, calcular o tempo de rota e respeitar os limites de velocidade, além de manter distância de segurança em relação aos outros veículos e estar atento ao trânsito. A PRF considera importante evitar dirigir cansado ou com sono e verificar se todas as taxas do veículo foram pagas antes de viajar.

A PRF reforçou que a operação Tiradentes 2023 tem como objetivo reduzir o número de mortos, feridos e acidentados nas rodovias federais do Rio Grande do Norte, garantindo a segurança viária e combatendo a criminalidade.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF reforça segurança nas rodovias federais do RN durante Operação Tiradentes 2023 Read More »

Nordeste concentra quase metade dos ônibus fiscalizados no 2º turno

Nordeste concentra quase metade dos ônibus fiscalizados no 2º turno

Região teve 324 ônibus paralisados, o que representa cerca de 46% do total de veículos abordados em todo o país

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou dados sobre a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições de 2022, após retirar o sigilo de um recurso feito ao órgão com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

De acordo com as informações apresentadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nesta quinta-feira (20.abr.2023), houve uma concentração “atípica” de operações da PRF na Região Nordeste, com 324 ônibus paralisados, o que representa cerca de 46% do total de veículos abordados em todo o país, 696. As demais regiões juntas tiveram 372 veículos parados.

Durante a coletiva de imprensa realizada para apresentar os dados, o ministro afirmou que a operação da PRF no segundo turno das eleições superou até mesmo as fiscalizações realizadas anualmente durante o período de festas juninas no Nordeste, o São João nordestino, que até então era a maior operação executada pela PRF na região, em eventos que duram cerca de um mês.

Além disso, os dados mostram que houve uma quantidade significativamente maior de pontos fixos de fiscalização no Nordeste (290), em comparação às demais regiões do país: Sudeste (191), Sul (181), Centro-Oeste (153) e Norte (96). O efetivo de agentes que atuaram no segundo turno das eleições de 2022 também foi maior no Nordeste (795), seguido pelas regiões Sudeste (528), Sul (418), Centro-Oeste (381) e Norte (230).

Foi empregado um valor total de quase R$ 1 milhão para o pagamento de horas extras para que agentes em folga fossem convocados para atuar no dia da eleição. O valor é bem superior aos cerca de R$ 685 mil usados para “comprar” a folga de agentes no Sudeste, por exemplo.

Essas informações reforçam as suspeitas de que a PRF teria sido mobilizada em favor da campanha à reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL) e em desfavor da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acabou saindo vitorioso do pleito. Na época, a intensidade da fiscalização na Região Nordeste chamou a atenção de eleitores e mobilizou autoridades no país

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, chegou a proibir a PRF de realizar qualquer operação que afetasse o transporte público de eleitores. A Polícia Federal investiga uma viagem do então ministro da Justiça, Anderson Torres, na véspera do segundo turno, que teria sido feita para pressionar a PF a barrar eleitores na região onde Lula tinha mais votos. Torres atualmente está preso preventivamente por suspeita de envolvimento na preparação dos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Foto: PRF/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nordeste concentra quase metade dos ônibus fiscalizados no 2º turno Read More »

Mais de 300 pessoas foram presas na Operação Escola Segura

Mais de 300 pessoas foram presas na Operação Escola Segura

Balanço foi divulgado pelo ministro Flávio Dino

Desde o dia 5 de abril, 302 pessoas foram presas ou apreendidas pela Operação Escola Segura. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, apresentou balanço das ações nesta quinta-feira (20).

Já foram registrados 2.593 boletins de ocorrência. Mais de mil pessoas foram ouvidas pelas polícias e 1.738 casos em investigação. Além disso, foram feitas 270 ações de busca e apreensão de armas a artefatos de grupos extremistas, como neonazistas.

Segundo Flávio Dino, a operação não tem data pra terminar. “Nós vamos continuar a agir até nós combatermos e debelarmos um a um esses agrupamentos extremistas que estão querendo fazer terrorismo contra as crianças, contra os adolescentes e contra a educação. Essas pessoas são inimigas da liberdade.”

O ministro disse que o governo está estudando sugestões recebidas de autoridades de Blumenau (SC) para mudanças legais. No dia 5 de abril, um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, na cidade catarinense, matando quatro crianças e ferindo três.

Segundo Dino, foram feitas 812 solicitações para retirada de conteúdos online. O material será usado como provas das investigações.

O Telegram foi a única plataforma de rede social que não respondeu ao Ministério da Justiça sobre as ações para barrar conteúdos de que incentivem violência na escola. A empresa vai responder a processo administrativo.

Denúncias

Após o registro de ataques a escolas nas últimas semanas, o serviço Disque 100 passou a receber denúncias de ameaças de ataques a escolas. As informações podem ser feitas por WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também dispõe de um canal para receber denúncias de violência escolar. Informações sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais de 300 pessoas foram presas na Operação Escola Segura Read More »

Ministro diz que Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil

Ministro diz que Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil

Empresa também deve aderir ao plano de conformidade da Receita Federal

A empresa de e-commerce chinesa Shein se comprometeu a nacionalizar 85% das vendas no Brasil com produtos feitos no país em até quatro anos, de acordo com uma carta entregue ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (20.abr.2023).

Além disso, a empresa aderiu ao plano de conformidade da Receita Federal e manifestou a disposição de normalizar as relações com o Ministério da Fazenda. Haddad afirmou que a Shein pediu que a regra estabelecida valha para todos e se comprometeu a absorver os custos da conformidade, sem repassá-los para o consumidor.

Haddad destacou que a regulamentação deve ser feita de forma adequada para que ninguém saia prejudicado e que a geração de empregos é uma obstinação do Ministério da Fazenda e do governo federal. Outras plataformas, como Shopee e Ali Express, também manifestaram interesse em aderir ao plano de conformidade.

O ministro se reunirá com governadores para ultimar os detalhes e especificar as medidas para trazer o sistema para dentro da ordem legal e tributária brasileira.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro diz que Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil Read More »

STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical

STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical

Relator e mais dois ministros são favoráveis ao imposto

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar um recurso para analisar a legalidade da extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical, aprovada pelo Congresso na reforma trabalhista de 2017.

O caso é analisado no plenário virtual da Corte desde sexta-feira (14). Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, relator, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia se manifestaram favoravelmente ao retorno do imposto sindical.

Mendes mudou seu entendimento em relação ao julgamento da questão em 2018, quando o Supremo manteve o fim do imposto. Agora, os ministros julgam um recurso dos sindicatos envolvidos no processo.

Em seu voto, o ministro disse que as circunstâncias mudaram e a falta da contribuição impactou a principal fonte de custeio dos sindicatos.

Havendo real perigo de enfraquecimento do sistema sindical como um todo, entendo que a mudança de tais premissas e a realidade fática constatada a partir de tais alterações normativas acabam por demonstrar a necessidade de evolução do entendimento anteriormente firmado por esta Corte sobre a matéria, de forma a alinhá-lo com os ditames da Constituição Federal“, afirmou Mendes.

Desde a reforma, o desconto de um dia de trabalho por ano em favor do sindicato da categoria passou a ser opcional, mediante autorização prévia do trabalhador.

Se a maioria do STF aprovar a volta do imposto, passará a prevalecer a seguinte tese sobre a questão.

É constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais a serem impostas a todos os empregados da categoria, ainda que não sindicalizados, desde que assegurado o direito de oposição“.

O julgamento será encerrado na segunda-feira (24). Faltam os votos de oito ministros.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF tem três votos para liberar retorno da contribuição sindical Read More »

Moraes mantém prisão preventiva de Anderson Torres

Moraes mantém prisão preventiva de Anderson Torres

O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu nesta quinta-feira (20.abr.2023), em Brasília, manter a prisão preventiva do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres.

Ele está preso desde 14 de janeiro em função das investigações sobre os atos golpistas do dia 8 daquele mês. Na ocasião, Torres era secretário de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.

Na decisão, Moraes entendeu que a necessidade da prisão de Torres continua devido a “fortes indícios de que [ele] foi conivente com associação criminosa” dos atos golpistas.

Depoimentos de testemunhas e apreensão de documentos apontam fortes indícios da participação do requerente na elaboração de uma suposta minuta golpista e em uma operação golpista da Polícia Rodoviária Federal para tentar subverter a legítima participação popular no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, bem como em sua conduta omissiva quanto à permanência do acampamento dos manifestantes no SMU (Setor Militar Urbano)“, afirmou.

O ministro também citou que Anderson Torres só entregou o celular às autoridades 100 dias após os atos de 8 de janeiro.

O requerente suprimiu das investigações a possibilidade de acesso ao seu telefone celular, consequentemente, das trocas de mensagens realizadas no dia dos atos golpistas, nos períodos anterior e posterior, e às suas mensagens eletrônicas. Somente – mais de 100 dias após a ocorrência dos atos golpistas e com total possibilidade de supressão das informações ali existentes – autorizou acesso às suas senhas pessoais de acesso à nuvem de seu e-mail pessoal“, disse Moraes.

Parecer da PGR

Na segunda-feira (17), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo parecer a favor da revogação da prisão preventiva.

No documento, o subprocurador Carlos Frederico Santos entendeu que Torres pode cumprir medidas cautelares diversas da prisão, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do Distrito Federal e de manter contato com outros investigados, além de permanecer afastado do cargo de delegado da Policia Federal, função exercida por ele antes de entrar para a vida pública.

Defesa

No pedido de liberdade feito ao Supremo, a defesa do ex-ministro disse que ele não oferece risco às investigações e pediu que a prisão fosse substituída por medidas cautelares, como uso de tornozeleira.

No pedido de soltura, a defesa também citou a situação da família de Anderson Torres. “Após a decretação da custódia cautelar do requerente, suas filhas, infelizmente, passaram a receber acompanhamento psicológico, com prejuízo de frequentarem regularmente a escola. Acresça-se a isso o fato de a genitora do requerente estar tratando um câncer. O postulante, de seu turno, ao passo que não vê as filhas desde a sua prisão preventiva, entrou em um estado de tristeza profunda, chora constantemente, mal se alimenta e já perdeu 12 quilos”, afirmaram os advogados de defesa.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes mantém prisão preventiva de Anderson Torres Read More »

Palmeiras derrota Cerro Porteño de virada na Libertadores

Palmeiras derrota Cerro Porteño de virada na Libertadores

Resultado embola classificação do Grupo C da competição

O Palmeiras mostrou força e derrotou o Cerro Porteño (Paraguai) de virada por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (20) no estádio do Morumbi, para somar os seus três primeiros pontos na edição 2023 da Copa Libertadores. Após este resultado o Verdão permanece na lanterna do Grupo C, mas empatado em número de pontos com todos os adversários da chave.

Mesmo jogando na condição de mandante a equipe comandada pelo português Abel Ferreira não encontrou facilidades, especialmente porque viu o time adversário abrir o placar cedo. Logo aos quatro minutos Morales se livrou de Gustavo Gómez e cruzou para Churín, que bateu para defesa parcial de Weverton. A bola sobrou então para Bobadilla, que empurrou para o fundo da meta de cabeça.

O gol claramente desestabilizou o Palmeiras, que só conseguiu chegar à virada na etapa final. O empate veio aos 18 minutos. Após Dudu levantar a bola na área, Arthur finalizou de carrinho para defesa parcial do goleiro Jean. Porém, o zagueiro Gustavo Gómez estava atento para aproveitar o rebote e bater de primeira.

O primeiro triunfo na competição do Verdão (que estreou com derrota para o Bolívar por 3 a 1) foi garantido apenas aos 30. Artur cruzou, Gustavo Gómez escorou de cabeça para o meio da área e Rafael Navarro só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol. Agora o Palmeiras volta a entrar em campo pela competição no dia três de maio, quando visita o Barcelona de Guayaquil (Equador).

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Palmeiras derrota Cerro Porteño de virada na Libertadores Read More »

Clássico-Rei entre ABC e América é suspenso por problemas elétricos no Frasqueirão

Clássico-Rei entre ABC e América é suspenso por problemas elétricos no Frasqueirão

A partida desta sexta (20) seria válida pela sexta rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar

O jogo entre ABC e América pelo Campeonato Potiguar foi suspenso, na noite desta sexta-feira (20.abr.2023) após um problema elétrico em uma das torres de iluminação do estádio Frasqueirão, que impediu a partida de começar.

O árbitro determinou um prazo de 30 minutos para a equipe mandante resolver o problema, mas o prazo foi prorrogado algumas vezes e a partida foi oficialmente suspensa cerca de 1h40 minutos depois do horário marcado para o início do jogo

O ABC informou que foram realizados testes nas torres de iluminação duas horas antes da partida e que o defeito em um disjuntor só foi constatado instantes antes do início do jogo.

Agora, o próximo jogo do ABC no estádio Frasqueirão está marcado para domingo, contra o Vitória/BA, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

A partida desta sexta (20.abr) seria válida pela sexta rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar, sendo o quarto entre as duas equipes neste ano. O ABC comunicou que todas as providências necessárias serão tomadas para que o reparo seja feito e “garante que tudo estará normalizado para os próximos jogos”.

A final do Campeonato Potiguar já está definida entre as duas equipes que deveriam ter jogado, sendo o primeiro jogo na Arena das Dunas e o segundo no mesmo estádio Frasqueirão.

Foto: Jaqueilton Gomes/NOVO Notícias

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Clássico-Rei entre ABC e América é suspenso por problemas elétricos no Frasqueirão Read More »

Torcedores do Sport tentam saquear conveniência de posto na BR-304

Torcedores do Sport tentam saquear conveniência de posto na BR-304

Caso aconteceu entre os municípios de Assú e Itajá na manhã desta quinta-feira (20)

Torcedores do Sport que voltavam de Fortaleza em ônibus de torcida tentaram saquear uma conveniência em um posto de combustíveis na BR-304, entre os municípios de Assú e Itajá, no interior do Rio Grande do Norte, na manhã desta quinta-feira (20.abr.2023).

A polícia foi acionada e, após negociação, um dos chefes da torcida organizada assumiu a responsabilidade e pagou o prejuízo de cerca de R$ 3.500. Todos os ônibus foram liberados após inspeção.

A ação dos torcedores foi registrada por câmeras de monitoramento interno do estabelecimento. Eles invadiram a conveniência, comeram e roubaram itens antes de sair sem pagar. A Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas e todos os torcedores dos 11 ônibus que estavam no local seriam conduzidos à delegacia.

Foto: Divulgação/PMRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Torcedores do Sport tentam saquear conveniência de posto na BR-304 Read More »

ONGs pedem investigação urgente da ONU sobre presídios no RN

ONGs pedem investigação urgente da ONU sobre presídios no RN

O pedido de investigação foi motivado pelo relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e a organização não governamental Conectas Direitos Humanos protocolaram, nesta quinta-feira (20.abr.2023) um apelo urgente na Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando uma investigação sobre as condições do sistema carcerário no estado do Rio Grande do Norte. O documento pede à ONU que investigue e exija medidas imediatas das autoridades brasileiras em relação às práticas de tortura e outros tratamentos desumanos que violam as normas internacionais de direitos humanos.

O pedido de investigação foi motivado pelo relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que inspecionou os estabelecimentos penais do Rio Grande do Norte em novembro de 2022 e identificou o que foi denominado como “grave quadro de crise humanitária a que estão sujeitas as pessoas privadas de liberdade no estado“. O relatório apontou tortura, comida estragada e contaminação proposital nos presídios do estado.

As organizações também pedem que a ONU solicite ao governo do Rio Grande do Norte e ao governo federal informações sobre a realidade do sistema prisional do estado desde 2017, considerando os ataques iniciados em todo o estado em março de 2023 e sua relação com as violações crônicas de direitos humanos nos estabelecimentos prisionais norte-rio-grandenses. As organizações também pedem a adoção de políticas desencarceradoras para reduzir a superpopulação no sistema prisional e a criação e implementação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, entre outras medidas.

Foto: Acervo do MNPCT 2022

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ONGs pedem investigação urgente da ONU sobre presídios no RN Read More »

Feriadão: Alpendre do Natal Shopping tem shows gratuitos neste fim de semana

Feriadão: Alpendre do Natal Shopping tem shows gratuitos neste fim de semana

Dani Cruz e Dudu Galvão sobem ao palco com clássicos do samba e jazz; espaço conta com corredor gourmet e playground moderno e interativo para crianças

O feriado prolongado será animado no Alpendre do Natal Shopping. Na sexta-feira (21) e no sábado (22), respectivamente, o espaço recebe shows de Dani Cruz e Dudu Galvão, grandes nomes da música potiguar que vão trazer muito samba e jazz para o espaço de lazer e gastronomia ao ar livre. Os eventos são abertos para acesso do público.

Com 2.200m², o Alpendre se tornou o novo ponto de encontro do natalense. O ambiente conta com corredor gourmet com operações gastronômicas diversas e espaço kids com brinquedos interativos, seguros e modernos, como camas elásticas de borracha rentes ao piso, morrinhos para escalada, túnel, escorregadores, entre outros.

Dentre as operações gastronômicas, estão nomes como Calígula Pizzaria, referência há 30 anos na Praia da Pipa; Juáh Gastrobar, com seus petiscos e culinária regional; o recém inaugurado DD Burger, que tem no cardápio hambúrgueres feitos na brasa; Boteco Faaca, especializado em churrasco de parrilla; Maka Sushi, com seu sushi fresco todos os dias; e Meu Cantinho, cujo diferencial são as receitas italianas passadas de geração em geração. Outros nomes seguem em negociação para somar ao mix.

Além disso, o Alpendre conta com área pet friendly – o Auaupendre – e a Praça das Jabuticabeiras, onde os visitantes podem aproveitar a brisa da capital potiguar em um ambiente atrativo. A música tem seu espaço no palco Câmara Cascudo, que recebe pocket shows de artistas locais aos finais de semana.

Desde sua inauguração, em fevereiro, sentimos que o Alpendre veio para ficar no coração dos natalenses. Aqui, toda família pode aproveitar uma noite agradável com o melhor da gastronomia local, boa música e um espaço seguro para as crianças brincarem, tudo em um só lugar e ao ar livre, o que dá uma energia ainda melhor aos momentos vividos nesse espaço”, ressalta Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

SERVIÇO – Programação do Alpendre

O que: Shows de Dani Cruz e Dudu Galvão
Onde: Natal Shopping, Avenida Senador Salgado Filho, 2234, Candelária
Quando: 21 e 22 de abril, às 19h
Acesso livre
Funcionamento: 17h às 00h de segunda a sexta; das 14h às 00h no fim de semana e feriados.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Feriadão: Alpendre do Natal Shopping tem shows gratuitos neste fim de semana Read More »

Grande Natal já registrou 200 prisões por embriaguez ao volante em 2023

Grande Natal já registrou 200 prisões por embriaguez ao volante em 2023

Dados foram divulgados pelo CPRE nesta quinta-feira (20) após mais uma ação de fiscalização

200 prisões por embriaguez ao volante foram registradas nos primeiros quatro meses de 2023 na região Metropolitana de Natal. Os dados foram divulgados pela Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Segundo o CPRE, o número foi alcançado na última fiscalização, realizada entre a noite da quarta e madrugada desta quinta-feira (19 e 20.abr.2023).

Os pontos de bloqueio foram montados em Natal, na av. Hermes da Fonseca, na zona Leste, e no bairro Potengi, na zona Norte. Quatro pessoas foram presas por embriaguez ao volante e outras 12 foram autuadas por dirigir sob o efeito de álcool. Os condutores foram levados para a delegacia.

A embriaguez ao volante é uma infração gravíssima, com pena de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão da permissão para dirigir.

Foto: Divulgação/PMRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Grande Natal já registrou 200 prisões por embriaguez ao volante em 2023 Read More »

Comércio de Natal terá horário diferenciado no feriado de Tiradentes

Comércio de Natal terá horário diferenciado no feriado de Tiradentes

CDL Natal divulgou as informações sobre os horários do comércio

Na próxima sexta-feira, dia 21 de abril, devido ao feriado nacional de Tiradentes, o comércio de Natal funcionará em horário especial. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) divulgou informações sobre o funcionamento dos principais pontos comerciais da cidade.

Confira como será o funcionamento:

Comércio de Rua

  • Alecrim: Lojas fechadas.
  • Centro da Cidade: Lojas fechadas.
  • Zona Norte: Lojas fechadas.

Shoppings

  • Shopping Midway Mall

Das 11 às 21h, sendo praça de Alimentação e lazer: das 11 às 21h.
Demais lojas: 12 e 15h.

  • Natal Shopping

Alimentação: 11h às 22h
Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
Demais lojas e quiosques: 15h às 21h*
Academia: 08h às 16h
Cinema: Conforme Programação *
Fechamento facultativo das 20h às 21h, desde que cumpra a quantidade de horas corridas estipulada por segmento.

  • Praia Shopping

Praça de Alimentação das 11 às 22h
Demais lojas, da 15 a 21h
Shopping Cidade Jardim
Lojas e Quiosques – 14h às 20h
Praça de Alimentação funcionará a partir das 11h

  • Shopping Via Direta

Lojas e Quiosques – 14h às 20h
Praça de Alimentação – 12 às 20h

  • Partage Norte Shopping Natal

Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
Lojas/Quiosques: 15h às 21h, com abertura facultativa, a partir das 11h;
Carrefour: 7h às 21h;
Academia: 08h às 14h;
Cosern: Fechada;
Lotérica: Fechada.
Cinema: Conforme sessões disponíveis

  • Shopping 10

Totalmente fechado

  • Supermercados

Funcionam das 7h às 22h

  • Bancos

Fechados.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Comércio de Natal terá horário diferenciado no feriado de Tiradentes Read More »

Ricardo Cappelli será ministro interino do GSI

Ricardo Cappelli será ministro interino do GSI

Informação foi confirmada pelo ministro Paulo Pimenta

O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, será o chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, no Twitter.

Mais cedo, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro do GSI. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já aceitou o pedido de demissão.

O ministro deixou o cargo no mesmo dia em que vídeos que estavam sob sigilo por fazerem parte de inquérito policial foram divulgados pela CNN. As imagens mostram o general e outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes.

Em nota, o GSI esclareceu que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança para evacuar o quarto e o terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após a chegada de reforços do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal, os golpistas foram presos.

Perfil

Ricardo Cappelli é formado em jornalismo, com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretário de Comunicação do Maranhão no governo Flávio Dino e secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social no governo de Dilma Rousseff.

Nomeado secretário-executivo do Ministério da Justiça, Cappelli assumiu a intervenção na segurança pública do Distrito Federal logo após os atos golpistas de 8 de janeiro.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ricardo Cappelli será ministro interino do GSI Read More »

Supremo tem cinco votos para tornar réus envolvidos em atos golpistas

Supremo tem cinco votos para tornar réus envolvidos em atos golpistas

Votação é eletrônica e segue até as 23h59 de segunda-feira (24)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (19) a favor do recebimento das denúncias contra 100 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, vândalos depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto.

Até o momento, além de Mendes, o relator, ministro Alexandre de Moraes, e os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram a favor do recebimento das denúncias e para tornar os acusados réus no processo.

A votação virtual sobre o recebimento das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados começou à meia-noite de ontem (18) e vai até as 23h59 da segunda-feira (24). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

Se a maioria aceitar as denúncias, os acusados passam a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, Moraes deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Presos

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que foram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Supremo tem cinco votos para tornar réus envolvidos em atos golpistas Read More »

Força-Tarefa Susp Natal prende no Paraguai um dos homens mais procurados pela Justiça do RN

Força-Tarefa Susp Natal prende no Paraguai um dos homens mais procurados pela Justiça do RN

O preso é acusado de enviar cargas de drogas e de armas de estados fronteiriços do Brasil para o Rio Grande do Norte e Paraíba, além de ser apontado com integrante de uma facção criminosa do RN

Uma ação da Força-Tarefa Susp Natal realizada em conjunto com a Polícia Federal no Rio Grande do Norte, no Mato Grosso do Sul, e pela Secretaria Nacional Antidrogas-SENAD/PY, resultou nesta quarta-feira (19.abr.2023), na cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, fronteira com Ponta Porã (MS), na prisão de um homem de 32 anos de idade, considerado um dos foragidos mais procurados pela Justiça do Rio Grande do Norte, por envolvimento com roubos a bancos, carros- fortes, tráfico de drogas e de armas.

Neste trabalho, a FT-SUSP/RN contou ainda com o apoio da DELEPAT/PF/RN, DELEPAT/PF/PA, Delegacia da PF em Ponta Porã/MS, Polícia Civil/PB, Polícia Civil/RN e Polícia Rodoviária Federal.

Alvo da Operação Pélagos deflagrada em 23 de novembro de 2022 pela FT-SUSP/RN, no momento em que foi abordado no dia de hoje, o suspeito ainda tentou enganar os policiais se utilizando de nome falso.

O preso é acusado de enviar cargas de drogas e de armas de estados fronteiriços do Brasil para o Rio Grande do Norte e Paraíba, além de ser apontado com integrante de uma facção criminosa do RN, e de atuar, também, na linha de frente de assaltos, pesando contra ele forte suspeita de ter dado suporte aos recentes atentados ocorridos neste estado.

Contra o homem havia 4 mandados de prisão em aberto expedido pelas comarcas de Marcelino Vieira, São Paulo do Potengi, Alexandria e Natal, por crimes diversos, dentre eles, o do assalto aos bancos em São Paulo do Potengi, no dia 14 de outubro de 2020, quando cerca de 30 criminosos usando armas de grosso calibre atacaram duas agências bancárias e o prédio onde funcionam a base da Polícia Militar e a Polícia Civil.

O envolvido também é suspeito de ataques a carros-fortes no interior do Nordeste e tido como uma das lideranças da quadrilha que em 13 de fevereiro de 2023 entrou em confronto com a Polícia Civil na cidade de Cubati/PB quando se preparava para atacar agências bancárias de Taperoá/PB, cujo embate resultou na morte de sete criminosos e um arsenal apreendido.

Força Tarefa SUSP/RN

A Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-SUSP/RN) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN/SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED). O Ministério da Justiça e Segurança Pública atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Força-Tarefa Susp Natal prende no Paraguai um dos homens mais procurados pela Justiça do RN Read More »

Câmeras registram ação de criminoso que matou prefeito de São José do Campestre

Câmeras registram ação de criminoso que matou prefeito de São José do Campestre

O criminoso fugiu e, até o momento, nenhum suspeito foi preso

Imagens de câmeras de segurança registraram um homem armado e com uma máscara na frente da casa do prefeito de São José do Campestre, Neném Borges (MDB), que foi atingido por três tiros no rosto. O criminoso fugiu e, até o momento, nenhum suspeito foi preso. O caso ocorreu na noite da terça-feira (18.abr.2023).

As imagens registraram um homem com uma arma na mão na frente da casa do prefeito Nenem Borges. O criminoso estava usando uma máscara para esconder o rosto e removeu uma cadeira que estava na frente do portão antes de entrar na residência com a arma em punho.

A gravação não mostram o momento em que o prefeito foi atingido pelos três tiros no rosto, mas registram o criminoso saindo da casa logo em seguida.

A polícia investiga o caso e o governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), determinou prioridade na investigação.

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) classificou o assassinato do prefeito como bárbaro e afirmou que o crime atinge a democracia e a estabilidade política da região Agreste, onde fica o município.

Neném Borges estava em casa, deitado no sofá, quando foi atingido pelos tiros. Outros familiares que estavam no local não foram atingidos. O caso chocou a população e gerou comoção nas redes sociais.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmeras registram ação de criminoso que matou prefeito de São José do Campestre Read More »

Walter pede prioridade na investigação da morte do prefeito Neném Borges

Walter pede prioridade na investigação da morte do prefeito Neném Borges

Governador em exercício do estado comentou o caso por meio de uma publicação em uma rede social nesta quarta-feira (18)

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), lamentou o ocorrido em sua conta no Twitter e pediu que a Secretaria Estadual de Segurança Pública desse prioridade à investigação do caso. Walter comentou o caso por meio de uma publicação em uma rede social nesta quarta-feira (18.abr.2023).

A Polícia Civil do RN emitiu uma nota informando que está investigando o crime desde que tomou conhecimento do ocorrido e que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa está acompanhando o caso com prioridade e importância. Ainda não se sabe a motivação do crime e nem quem são os responsáveis.

O assassinato de Neném Borges gerou comoção na cidade e nas redes sociais, onde amigos e familiares prestaram homenagens e pediram justiça. São José de Campestre tem cerca de 8 mil habitantes e fica a cerca de 80 km de Natal. Neném Borges era agricultor e faria 44 anos no próximo dia 1º de maio, e deixou esposa e dois filhos.

Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges. No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.

Foto: Redes Sociais/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Walter pede prioridade na investigação da morte do prefeito Neném Borges Read More »

Prefeitura de Natal rejeita pedidos de impugnação para obras da Hermes com a Alexandrino

Prefeitura de Natal rejeita pedidos de impugnação para obras da Hermes com a Alexandrino

A data de início da obra está prevista para julho deste ano

A Prefeitura de Natal rejeitou, nesta quarta-feira (19.abr.2023) todos os pedidos de impugnação do edital para contratação de empresa responsável pela construção da trincheira na Avenida Alexandrino de Alencar, no cruzamento com a Salgado Filho, na zona Leste da cidade.

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que as peças técnicas do edital foram disponibilizadas e houve a manifestação do órgão ambiental sobre a licença prévia. A obra deve durar cerca de nove meses e terá um investimento de R$ 25 milhões.

O pedido de impugnação da licitação foi feito pelo condomínio Tirol Way, professor Rubens Ramos, da UFRN, e a empresa GB Comércio de Combustíveis. A construção da trincheira na Alexandrino de Alencar é uma iniciativa para permitir uma melhor vazão do tráfego entre os bairros das zonas Sul e Leste da capital, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). A data de início da obra está prevista para julho deste ano.

A CPL afirmou que os argumentos apresentados pelos impugnantes são levianos e não foram comprovados os requisitos de representatividade. A Comissão reiterou que a licitação permanece para a data prevista e que as cláusulas do edital estão em estrito cumprimento da Lei 8.666/93. A construção da trincheira da Alexandrino de Alencar é uma obra orçada em R$ 25 milhões, com previsão de início para julho deste ano, e está sendo financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Prefeitura de Natal dará uma contrapartida de R$ 88 mil.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal rejeita pedidos de impugnação para obras da Hermes com a Alexandrino Read More »

Governo libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades

Governo libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades

Verba foi viabilizada por emenda do gabinete de transição de Lula

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (19), que vai alocar R$ 2,44 bilhões de reais a mais para recompor o orçamento das universidades e institutos federais de ensino. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, parte dos recursos irão para a recomposição do orçamento discricionário das instituições e parte para obras. “Vamos trabalhar muito para que o presidente possa percorrer esse país e entregar várias obras importantes de melhorias para os nossos estudantes“.

Os recursos foram viabilizados ainda no ano passado, quando o então gabinete de transição do presidente eleito Lula aprovou uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023.

Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as medidas são importantes, uma vez que os institutos federais e as universidades tiveram suas contas comprometidas pelas sucessivas reduções orçamentárias nos últimos anos. “Depois de quatro anos de diminuição crescente dos nossos orçamentos, e mais do que isso, como sabemos, de ataques às universidades, que eram continuamente detratadas, no segundo semestre do ano passado vimos que 2023 seria impossível“.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as obras paradas ainda terão outro reforço. “O presidente deverá, nos próximos dias, anunciar uma ação importante: assinar uma medida provisória garantindo a retomada de toda as obras paralisadas e inacabadas da educação desse país, para que a gente possa entregar todas elas aos municípios e estados brasileiros“, adiantou o ministro.

E nesta semana, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já havia adiantado que não haverá bloqueios na área de educação este ano.

Foto: Katlheen Lopes/POR DENTRO DO RN/Arquivo/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo libera R$ 2,44 bilhões extras para universidades Read More »

“Empreendedorismo como opção de carreira” é tema do novo curso online da Academia Assaí

“Empreendedorismo como opção de carreira” é tema do novo curso online da Academia Assaí

Em parceria com o Sebrae, programa tem o objetivo capacitar e fazer com que o(a) microempreendedor(a) entenda como é administrar um pequeno negócio

Aprender a despertar e identificar características empreendedoras e introduzi-las no mundo dos negócios é um grande desafio para os empreendedores. Pensando nisso, a Academia Assaí – plataforma de capacitação do Instituto Assaí – em parceria com o Sebrae, acaba de lançar o curso online ‘Empreendedorismo como opção de carreira: entenda como é a administrar um pequeno negócio’.

O treinamento é gratuito e destinado para quem quer abrir um negócio ou para pequenos(as) empreendedores(as) iniciantes que querem deslanchar a sua empresa. O conteúdo tem duração de duas horas e acontecerá de forma online, no dia 25 de abril, a partir das 18h.

Os(as) participantes aprenderão sobre os aspectos positivos e negativos de uma carreira empreendedora e um panorama do cenário empreendedor no Brasil, além de saberem mais como construir e dar asas aos sonhos, características do comportamento empreendedor e como mensurar uma boa ideia. A aula será ministrada pela Alessandra Fittipaldi, especialista em pequenos negócios com foco em gestão, mercado e inovação com 30 anos de experiência profissional.

Os(as) interessados(as) devem se inscrever até o dia 24 de abril pelo link: https://www.academiaassai.com.br/eventos e as pessoas que concluírem o curso receberão um certificado de participação.

A iniciativa possui a chancela do Instituto Assaí, organização social e independente do Assaí Atacadista, que tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade. Confira outros cursos de capacitação para microempreendedores(as) do setor alimentício em: https://www.academiaassai.com.br/.

Serviço:

Curso: Empreendedorismo como opção de carreira: entenda como é a administrar um pequeno negócio
Data e Horário: 25/04, a partir das 18h.
Inscrição: Até 24/4 no site:
https://www.academiaassai.com.br/eventos

Sobre o Instituto Assaí

O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e ou esporte. Uma das iniciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí Bons

Negócios, atualmente na 5ª edição. Mais informações: www.assai.com.br/instituto.

Sobre o Assaí

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Gigantes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 76 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” do Valor 1000. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, sendo a 1ª no varejo alimentar.

Foto: Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“Empreendedorismo como opção de carreira” é tema do novo curso online da Academia Assaí Read More »

Colégio das Neves realiza manifesto pela paz nas escolas nesta quinta-feira (20)

Colégio das Neves realiza manifesto pela paz nas escolas nesta quinta-feira (20)

Iniciativa visa alertar e sensibilizar toda a sociedade para a necessidade do combate à violência nas escolas

Após os recentes episódios de violência que assolaram o Brasil, está tramitando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o projeto de lei que institui, no RN, o dia 20 de abril como “Dia da Paz e Gentileza nas Escolas”. Em consonância a esta e outras iniciativas semelhantes, o Colégio Nossa Senhora das Neves realizará um manifesto pela paz nesta quinta-feira (20).

A ação reunirá alunos, professores e demais membros da comunidade escolar e culminará em um momento solene em frente a um dos ginásios da escola, às 9h40, onde estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vão entoar a célebre canção do músico John Lenon, Imagine.

De acordo com a diretora da escola, Irmã Marli Araújo, essa atividade é uma resposta necessária a tantas situações de ódio e violência que vêm acontecendo. “A escola é um lugar de paz, fraternidade, carinho e tolerância”, afirma a religiosa. “Devemos lutar pela proteção deste espaço que garante ao indivíduo o desenvolvimento de suas características únicas e do seu protagonismo social”, complementa.

Durante a realização do manifesto, os alunos vão lançar ao céu balões brancos – como forma de chamar atenção para a necessidade urgente de paz nas escolas – e estão sendo estimulados a realizarem um ato concreto de gentileza, como a troca de bilhetes ou um bombom entre eles.

Esse será um momento de construção de um movimento que, esperamos, ganhe todo o apoio da sociedade”, explica Irmã Marli. “Ações de gentileza, amor e alegria são combustíveis importantes para um mundo melhor dentro e fora das escolas”, finaliza.

Mais gestos concretos

Os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental também vivenciarão um momento em prol da paz e gentileza no Colégio das Neves nesta quinta-feira. Será promovido o Dia da Compaixão, Amor e Gratidão na escola com a celebração de uma missa, lanche coletivo e atividades relacionadas ao tema.

Os alunos irão vestir branco e, durante a missa, farão um gesto concreto de doação e levarão alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, açúcar e macarrão, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Colégio das Neves realiza manifesto pela paz nas escolas nesta quinta-feira (20) Read More »

Cresce o número de indígenas no ensino superior do Brasil

Cresce o número de indígenas no ensino superior do Brasil

Celebrando o Dia dos Povos Indígenas, docente da Estácio fala sobre a importância de abrir espaços para o debate

Agora oficialmente chamado de Dia dos Povos Indígenas, conforme a Lei de Nº 14.402/22, o dia 19 de abril traz na mudança do nome da celebração o objetivo de ressaltar a diversidade das culturas dos povos originários. Cultura esta que tem ocupado cada vez mais espaço no Ensino Superior no Brasil.

Até o final dos anos 1990, os indígenas universitários eram poucos. Segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, eles eram em média 4 mil. Entretanto, nas últimas duas décadas, houve um crescimento expressivo, chegando a 47 mil matriculados em 2020, segundo o Censo da Educação Superior (CenSup).

Um desses estudantes é Haje Kalapalo, de 31 anos, membro da aldeia Tangurinho Kalapalo, um grupo indígena que habita o sul do Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. O indígena foi para Goiânia em busca de uma oportunidade no ensino superior em 2019. “Saí da minha aldeia em busca de uma formação e conhecimento que não tinha acesso na minha terra”, explica.

Haje conta que sempre teve interesse pela área de Ciências Biológicas e hoje cursa Enfermagem em uma unidade de ensino superior da Estácio, em Goiás. “Meu sonho é trabalhar na área da saúde e conseguir ajudar meu povo e as pessoas. Por isso fui atrás de uma formação técnica”, conta.

Quando finalizar o curso quero voltar para a minha aldeia para atuar como enfermeiro, assim vou prestar um serviço para a minha comunidade e estar perto da minha família”, finaliza o indígena. Em um país cujos povos originários foram e continuam tão brutalmente massacrados, conquistas como a criação de um ministério, a ocupação de cargos políticos e espaços na academia devem ser comemorados, sim, mas há de se ressaltar que a luta é constante e envolve atitudes como a de mudar o nome da data que celebra esta população.

De acordo com a historiadora e professora de Direito da Estácio, Anne Caroline Fernandes, o termo ‘indígena’, significa ‘originário ou ‘nativo’ de um local específico, sendo uma forma mais precisa de se referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil.

O estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação, que, por sua vez, instiga a violência física e o esbulho de terras, hoje constitucionalmente protegidas”, explica a docente. Anne acrescenta que a alteração do nome da celebração e a criação de um Ministério dos Povos Originários incentivam o progresso.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cresce o número de indígenas no ensino superior do Brasil Read More »

Gonçalves Dias pede demissão do GSI

Gonçalves Dias pede demissão do GSI

General é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula

O general Gonçalves Dias renunciou ao cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República nesta quarta-feira (19.abr.2023). Sua saída ocorre após um vídeo, divulgado pela CNN Brasil, mostrar sua presença no Palácio do Planalto durante as invasões do prédio em 8 de janeiro.

O general é o primeiro ministro a deixar o governo no terceiro mandato de Lula. A atuação do GSI durante os ataques de janeiro, que foram realizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem sido criticada.

O GSI justificou a presença do general no Palácio do Planalto, afirmando que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”. No entanto, as imagens mostram Gonçalves Dias e outros funcionários do GSI circulando entre os invasores e entregando água aos vândalos.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Gonçalves Dias pede demissão do GSI Read More »

Policiais militares do RN terão novo uniforme a partir de sexta (21)

Policiais militares do RN terão novo uniforme a partir de sexta (21)

A mudança de uniforme foi aprovada no ano passado por uma comissão interna da PM

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte adotará um novo uniforme a partir desta sexta-feira (21.abr.2023), substituindo o atual padrão cinza bandeirante por um cinza-pardo. O objetivo da mudança, segundo a PMRN, é modernizar e padronizar o uniforme, proporcionando mais conforto e segurança aos policiais. A nova padronização é composta por um tecido misto de poliamida e algodão, fabricado com tela “Rip Stop”, que oferece proteção contra raios UV e absorve menos calor.

A mudança de uniforme foi aprovada no ano passado por uma comissão interna da PM, que buscou modernizar o fardamento sem influência política. O novo padrão segue uma tendência nacional e é utilizado por outras 11 corporações policiais de tonalidade semelhante. O comandante-geral da PMRN, Cel. Alarico Azevedo, afirmou que a mudança busca proporcionar mais qualidade de vida aos policiais, especialmente no aspecto climático.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policiais militares do RN terão novo uniforme a partir de sexta (21) Read More »

Novo arcabouço fiscal é entregue ao Congresso com ajustes

Novo arcabouço fiscal é entregue ao Congresso com ajustes

Receitas extraordinárias deixarão de ser consideradas

Quase três semanas após ser apresentado, o novo arcabouço fiscal que substituirá o teto de gastos foi entregue nesta terça-feira (18) ao Congresso Nacional. A entrega ocorreu em evento fechado no Palácio do Planalto, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O projeto de lei complementar terá ajustes, que esclarecem pontos não divulgados no fim de março. A principal mudança diz respeito às arrecadações extraordinárias, que não serão consideradas no cálculo do limite de crescimento real (acima da inflação) de 70% das receitas, limitado a um intervalo entre 0,6% e 2,5% acima da inflação.

A equipe econômica decidiu incluir a medida para evitar que receitas atípicas não corram o risco de se tornarem gastos permanentes. As receitas a serem excluídas do cálculo são as seguintes: privatizações, concessões, permissões, royalties (exploração de recursos naturais) e dividendos das estatais.

Exceções

Outra mudança diz respeito aos tipos de gastos que podem ficar de fora da nova regra fiscal. Inicialmente, o governo tinha anunciado a intenção de excluir do arcabouço apenas o piso da enfermagem e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Agora, também ficarão fora do limite de crescimento de gastos os acordos de precatórios (dívidas com sentença definitiva da Justiça) a serem pagos com desconto, os gastos relativos às eleições e os aumentos de capital da União a empresas estatais não financeiras e não dependentes do Tesouro Nacional.

O teto atual de gastos prevê a exclusão das estatais não dependentes do Tesouro e dos gastos eleitorais dos limites de despesas e dos gastos da Justiça Eleitoral. O projeto de lei complementar, no entanto, manterá dentro da regra fiscal os aportes a bancos oficiais. A mudança tem como objetivo reduzir o espaço para megacapitalizações em bancos públicos, como foi feito entre 2009 e 2015 com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Gastos com projetos socioambientais ou relativos às mudanças climáticas custeados com recursos de doações, bem como despesas com projetos custeados com recursos decorrentes de acordos judiciais ou extrajudiciais firmados em função de desastres ambientais também ficarão fora do marco fiscal, de acordo com integrantes do governo.

A mudança permite que o Fundo Amazônia fique fora do novo arcabouço. Despesas das instituições federais de ensino custeadas com receitas próprias, de doações ou de convênios também ficarão fora da norma. Os gastos ambientais e de doações a universidades federais já estavam fora do teto de gastos desde a Emenda Constitucional da Transição.

Investimentos

Em relação aos investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o governo incluiu uma trava. De 2025 a 2028, caso o governo economize mais que a banda superior da meta de superávit primário estabelecida pelo arcabouço, até R$ 25 bilhões poderão ser remanejados a investimentos. A proposta original apresentada no fim de março previa que toda a sobra poderia ser destinada a investimentos.

A mudança tem como objetivo, segundo o Ministério da Fazenda, acelerar a redução da dívida pública em momentos de elevado crescimento da economia. Esse valor de R$ 25 bilhões será corrigido ano a ano pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O piso de R$ 75 bilhões para investimentos, também corrigido anualmente pelo IPCA, está mantido.

Inflação

Em relação à proposta original, também houve mudança no período do índice de inflação que corrigirá o crescimento das despesas. Foi mantido o sistema vigente no atual teto de gastos, que considera o IPCA apurado de janeiro a junho e uma estimativa de julho a dezembro. Isso dará ao governo atual uma pequena vantagem em 2024, caso o IPCA caia até meados de 2023 e volte a subir antes do fim do ano.

Em relação ao crescimento das receitas, no entanto, o novo arcabouço considerará a inflação entre julho de dois anos antes e junho do ano anterior. Essa é a mesma regra que vigorou até 2021 no teto de gastos, que limitava o crescimento do gasto federal à inflação. O intervalo foi alterado com a Emenda Constitucional dos Precatórios.

O novo arcabouço fiscal limitará o crescimento real (acima da inflação) das despesas a 70% do crescimento real das receitas líquidas (descontadas as transferências para estados e municípios) no acumulado em 12 meses.

Parâmetros

Outra mudança no arcabouço diz respeito à inclusão dos parâmetros da nova regra fiscal em projeto de lei complementar, que necessita de aprovação por maioria absoluta no Congresso. Originalmente, a proposta era enviar as novas regras por projeto de lei complementar e os parâmetros por projeto de lei ordinária, que requer maioria simples no Congresso (metade mais um dos parlamentares presentes).

Para os próximos quatro anos, no entanto, os parâmetros também serão enviados por meio de projeto de lei complementar. A equipe econômica deu a possibilidade de que o próximo governo estabeleça os parâmetros por projeto de lei simples. Segundo o Ministério da Fazenda, a mudança teve como objetivo demonstrar maior rigor com o cumprimento do novo arcabouço e dificultar mudanças pelo Congresso.

Foto: Joádson Alves/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Novo arcabouço fiscal é entregue ao Congresso com ajustes Read More »

Ex-vice-governador de Robinson considera 100 dias da gestão de Fátima como "caos"

Ex-vice-governador de Robinson considera 100 dias da gestão de Fátima como “caos”

Fábio Dantas considera que o estado enfrenta dificuldades em diversos setores, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura

O ex-vice-governador do Rio Grande do Norte na gestão de Robinson Faria e candidato a governador derrotado em 2022, Fábio Dantas (Solidariedade), publicou um vídeo nas redes sociais criticando os primeiros 100 dias da governadora Fátima Bezerra no estado. Segundo Dantas, a atual gestão é um “caos” e o estado enfrenta dificuldades em diversos setores, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.

Dantas afirmou que a educação está em colapso, sendo o pior estado em desenvolvimento educacional do Brasil. A saúde também é um enfrenta dificuldades, com cirurgias eletivas paradas e as pessoas sem atendimento. Para ele, a segurança pública está em uma situação catastrófica, com casos recentes que comprovam a ineficácia das políticas públicas adotadas. Além disso, as estradas estão esburacadas e prejudicando a economia.

O ex-vice-governador ainda criticou a viagem da governadora Fátima para a China enquanto o estado enfrenta problemas graves. Ele afirmou que a chefe do executivo estadual aumentou os impostos, dando reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que vai encarecer ainda mais os produtos básicos, como pão, ovos e sopa.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-vice-governador de Robinson considera 100 dias da gestão de Fátima como “caos” Read More »

Lula assina projeto de lei para pagamento do piso da enfermagem com verba federal

Lula assina projeto de lei para pagamento do piso da enfermagem com verba federal

Texto será enviado ao Congresso Nacional e abre crédito de R$ 7,3 bi

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, nesta terça-feira (18.abr.2023) um projeto de lei que abre crédito especial no Orçamento da União no valor de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem. O projeto destina os recursos ao Ministério da Saúde para possibilitar o atendimento de despesas com o piso nacional de enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.

A legislação define que o piso salarial dos enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será de R$ 4.750.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, mais de 693,4 mil enfermeiros atuam em todo o país, 450,9 mil auxiliares de enfermagem e mais de 1,66 milhão de técnicos de enfermagem.

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem cerca de 60 mil parteiras em todo o Brasil, assistindo a 450 mil partos por ano. As parteiras são responsáveis por cerca de 20% dos nascimentos na área rural, percentual que chega ao dobro nas regiões Norte e Nordeste.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula assina projeto de lei para pagamento do piso da enfermagem com verba federal Read More »

Barragem Armando Ribeiro atinge maior volume desde 2012

Barragem Armando Ribeiro atinge maior volume desde 2012

Os dados estão no Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado

Os reservatórios de água do Rio Grande do Norte apresentaram um aumento no seu volume de água, de acordo com o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn). Os dados estão no Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado desta terça-feira (18.abr.2023).

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves alcançou o seu maior nível desde 2012, acumulando 1,581 bilhão de metros cúbicos, o equivalente a 66,66% da sua capacidade total. A Barragem Santa Cruz do Apodi também atingiu o seu maior volume desde 2012, com 374,81 milhões de metros cúbicos, representando 62,50% da sua capacidade total.

No entanto, outras barragens, como a Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, registraram queda no seu nível de água, acumulando apenas 5,13% da sua capacidade total.

No estado, 14 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos já sangraram. O açude Dourado, que chegou a ficar seco no início de março, acumula agora 14,92% da sua capacidade total, enquanto a barragem Boqueirão, de Parelhas, acumula apenas 10,18% da sua capacidade total. As reservas hídricas superficiais totais do Rio Grande do Norte correspondem a 62,25% da capacidade total, somando 2,676 bilhões de metros cúbicos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Barragem Armando Ribeiro atinge maior volume desde 2012 Read More »

Moraes e Toffoli votam a favor de tornar acusados por atos golpistas réus

Moraes e Toffoli votam a favor de tornar acusados por atos golpistas réus

Julgamento deve terminar no dia 24 no plenário virtual

Os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram, nesta terça-feira (18.abr.2023) para abrir ação penal contra 100 pessoas denunciadas pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro deste ano, quando prédios importantes em Brasília foram invadidos e depredados por vândalos.

O julgamento dos primeiros 100 acusados começou no dia 18 de abril e deve durar até 24 de abril no plenário virtual, em que os ministros depositam seus votos eletronicamente. Uma outra sessão virtual está prevista para começar em 25 de abril, com mais uma leva de denunciados.

As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em relação aos executores e pessoas acusadas de incitar os atos. Ao todo, a PGR apresentou 1.390 denúncias até o momento, todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar os atos. Segundo o STF, está sendo dada prioridade de julgamento a pessoas que continuam presas em decorrência dos atos golpistas. No momento, 86 mulheres e 208 homens seguem encarcerados no sistema penitenciário do Distrito Federal.

O ministro Alexandre de Moraes descreveu como “gravíssima” a conduta de todos os denunciados, uma vez que tinham como objetivo final abolir os Poderes de Estado. Moraes destacou que não existe um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes de Estado, independentes e harmônicos entre si, bem como previsão de direitos fundamentais e instrumentos que possibilitem a fiscalização e a perpetuidade desses requisitos.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes e Toffoli votam a favor de tornar acusados por atos golpistas réus Read More »

Midway Mall celebra 18 anos com sorteio de carros

Midway Mall celebra 18 anos com sorteio de carros

Shopping presenteará seu público com três SUVs 0km e desfiles na Praça Central apresentando a temporada de lançamentos e tendências da moda para 2023

Inaugurado em 27 de abril de 2005, o Midway Mall celebra seus 18 anos com duas comemorações que devem movimentar seus corredores: comemorando sua “maioridade”, o Shopping retomou seu tradicional e desejado sorteio de aniversário, com a campanha “18 anos: vem ser feliz no Midway”, com a premiação de três Jeep Renegade 4×4 Trailhawk 0km, veículos de grande desejo da população, avaliados em mais de R$ 465 mil no total; e um evento de moda especial para seu público: o “Fashion Days”, que começou na terça-feira (18.abr.2023), com uma bela estrutura de passarela, luz e som.

A Campanha de aniversário teve início na terça-feira (18.abr), passará pelo Dia das Mães e Dia dos Namorados, e vai até o dia 14 de junho, com o sorteio dos três carros no dia 15/06. Para concorrer, o consumidor deverá apresentar notas fiscais de compras no Posto de Troca e a cada R$ 50,00 receberá cupons de sorteio. Os valores das compras poderão ser cumulativos e são válidas as notas fiscais emitidas por lojas do Shopping, inclusive do Supermercado Pão de Açúcar, Praça de Alimentação e Área Gourmet.

Para aquecer ainda mais as vendas neste início de promoção, o cliente que realizar compras até o dia 04 de maio terá direito a cupons em dobro para as trocas feitas de segunda a quinta-feira.

Este ano, o posto de trocas será no 3º piso, próximo a Casa Riachuelo e Zara. Já as urnas estarão disponíveis também no 3º piso, nas proximidades da Camicado.

Fashion Days Midway Mall

Dando continuidade a sua comemoração de aniversário, o Midway retoma a temporada de desfiles. Para o esperado recomeço e com o intuito de deixar o público natalense antenado sobre as tendências das próximas estações, o shopping está promovendo, entre os dias 18 e 20 de abril, a partir das 16h na Praça Central, o “Midway Fashion Days”.

O desfile conta com a participação de mais de 40 marcas dos mais variados segmentos, entre elas a Riachuelo, Fio a Fio, Carmen Steffens, Taco, Skyler, Toli, Romance Brazil, Litoraneus, A Graciosa, You Com, Morana, Mioche, Blu K, Pratas Art, Live e Stomp, e muito mais. No setor infantil, desfilarão Lilica & Tigor, Puket, Bibi, Baton com Bola entre outras.

Em sua programação, o Midway também irá promover mesas de debate e talk shows. No primeiro dia, o SENAI apresentou a exposição Cidade Vestida – onde alunos a instituição trabalharam criatividade, sustentabilidade e a pesquisa histórica e iconográfica da cidade de Natal -, seguido pelo desfile Brasilidade, que foi tema da conclusão de curso de Estilo da instituição, na Pinacoteca do Estado, durante o mês de março.

No segundo dia de evento (19), além dos desfiles de inúmeras marcas, a Universidade Potiguar promoverá uma mesa redonda sobre moda circular e se apresentará na passarela em parceria com a LIGA contra o câncer.

As ações são uma retribuição à preferência de seus milhares de clientes que frequentam seus corredores diariamente e marcam o início da comemoração do aniversário do Shopping, que completará 18 anos no dia 27 de abril.

Serviço:

Campanha “18 anos: vem ser feliz no Midway”
Período: 18 de abril à 14 de junho de 2023
Premiação: Três Jeep Renegade 4×4 Trailhawk 0km
Desfile “Fashion Days” Midway Mall
Data: 18, 19 e 20 de abril
Horário: a partir das 16 horas
Local: Praça Central – Shopping Midway Mall

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Midway Mall celebra 18 anos com sorteio de carros Read More »

Bardallo’s celebra 18 anos de resistência e arte no Centro Histórico

Bardallo’s celebra 18 anos de resistência e arte no Centro Histórico

Localizado na rua Gonçalves Lêdo, na Cidade Alta, o espaço integra o perímetro cultural do Beco da Lama

O Bardallo’s Comida & Arte celebra 18 anos de resistência e arte em uma programação especial com exposição, muita música e sorteio. A programação começa no dia 27 de abril e segue até o dia 29, sempre a partir das 18h.

Localizado na rua Gonçalves Lêdo, na Cidade Alta, o espaço integra o perímetro cultural do Beco da Lama. O Bardallo’s foi criado pelo empreendedor e carnavalesco Lula Belmont com o objetivo de ser um reduto das artes.

A necessidade de criar o bar veio através do meu envolvimento com a arte e com a cultura. A ideia era ter um espaço que abraçasse a música, as artes plásticas, a literatura e outras expressões artísticas e chegar aos 18 anos de história é uma alegria muito grande, principalmente pela pluralidade da programação e do público que frequenta”, declara Lula Belmont.

A programação da festividade começa dia 27 com a tradicional Quinta Discow e a discotecagem de Dj Samir Lemos.Na sexta-feira, 28, a animação fica por conta de Jaina Elne.O encerramento da festividade no sábado, 29, terá muito samba com Rosas na Cartola e discotecagem de Dj Sogos. Com contribuição de R$10, o público poderá participar do sorteio de um Balaio Cultural com 18 itens, dentre eles obras de arte de vários artistas e bebidas. Sorteio será realizado no sábado.

A festa da maioridade do espaço inclui a Exposição Coletiva ” Santa Ceia” onde 11 artistas apresentam releituras/ versões da obra “A última Ceia” de Leonardo Da Vinci. A visitação pode ser feita no horário de funcionamento do Bardallo’s.

A programação festiva dos 18 anos de Bardallo’s conta com apoio da Fundação José Augusto. Mais informações através do perfil no Instagram: @bardallosnatal.

SERVIÇO

BARDALLO’S 18 ANOS
De 27 a 29 a partir das 18h
Bardallo’s Comida & Arte – R. Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta

Foto: Joana Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bardallo’s celebra 18 anos de resistência e arte no Centro Histórico Read More »

Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa

Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa

Até o momento, nenhum suspeito foi preso

O prefeito de São José do Campestre, Neném Borges (MDB), foi morto a tiros dentro de casa na noite de terça-feira (17.abr.2023). O crime aconteceu por volta das 23h e Neném Borges sofreu três disparos no rosto. Segundo a polícia, o autor do crime teria pulado o muro de uma escola abandonada, passou por um beco e entrou na casa do prefeito pelo portão, que estava aberto.

O prefeito estava no seu segundo mandado no Poder Executivo, após ser reeleito pelo MDB, em 2020. A cidade de São José do Campestre fica na região do Agreste potiguar e tem uma população estimada em 12,9 mil habitantes, segundo o IBGE. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Neném Borges era agricultor e faria 44 anos no próximo dia 1º de maio, e deixou esposa e dois filhos. Ele havia assumido a prefeitura pela primeira vez em 2018, quando era presidente da Câmara Municipal, por causa da cassação dos mandatos da prefeita e da vice-prefeita da cidade, Maria Alda Romão Soares e Eliza Assis de Oliveira Borges. No mesmo ano, ele foi eleito para o cargo no Executivo, por meio das eleições suplementares.

O corpo do prefeito foi recolhido para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), em Natal, onde passa por perícia. Segundo a polícia, as balas usadas no crime são de calibre 38.

Foto: Redes Sociais/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Read More »

Contas de energia vão ficar mais caras no RN

Contas de energia vão ficar mais caras no RN

Aumento médio será de 4,26% e valerá a partir do próximo sábado (22)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (18.abr.2023) as novas tarifas para a área de concessão da Neoenergia Cosern, no Rio Grande do Norte, com um aumento médio de 4,26% a partir do próximo sábado (22.abr).

Para os clientes residenciais, o reajuste médio será de 4,45%, enquanto para indústrias e comércio de médio e grande portes será de 3,65%. A revisão tarifária afetará cerca de 1,5 milhão de unidades consumidoras.

Segundo a Aneel, os principais fatores que impactaram no cálculo foram os custos com compra de energia e transporte, além da retirada dos financeiros anteriores.

Foto: epmineo/Visualhunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Contas de energia vão ficar mais caras no RN Read More »

Governo desiste de acabar com isenção de imposto para encomendas do exterior de até US$ 50

Governo desiste de acabar com isenção de imposto para encomendas do exterior de até US$ 50

A proposta havia causado preocupação com possíveis aumentos de preços de produtos de varejistas asiáticos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo desistiu de acabar com a isenção do imposto de importação para encomendas de até US$ 50 (R$ 247) enviadas por pessoas físicas e destinadas a pessoas físicas. As informações foram divulgadas nestas terça-feira (18.abr.2023) pela Folha.

Haddad afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para buscar uma solução administrativa em vez de mudar a regra atual, devido à confusão gerada e à possibilidade de prejudicar pessoas que recebem encomendas do exterior de boa-fé.

A proposta havia gerado repercussão negativa, com preocupações sobre possíveis aumentos de preços de produtos de varejistas asiáticos populares, como AliExpress, Shein e Shope.

Foto: Washington Costa/MF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo desiste de acabar com isenção de imposto para encomendas do exterior de até US$ 50 Read More »

Saúde abre vagas do Mais Médicos em 28 municípios do RN

Saúde abre vagas do Mais Médicos em 28 municípios do RN

O programa tem como novidades desta nova versão benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (18.abr.2023) um edital com 74 vagas do projeto Mais Médicos para 28 municípios do RN, sendo 32 vagas para a capital. Em todo o país, o edital prevê 6.252 vagas para cidades interessadas em participar ou renovar sua participação no programa, que visa preencher vagas de atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa, criado em 2013 e relançado neste ano, tem como novidades desta nova versão benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos, como adicional de bolsas, auxílio para pagamento de dívidas do financiamento estudantil, licença-maternidade e licença-paternidade, entre outros.

Confira as vagas no RN:

  • Acari – 2
  • Acu – 2
  • Alexandria – 1
  • Apodi – 1
  • Canguaretama – 1
  • Caraúbas – 2
  • Doutor Severiano – 1
  • Extremoz – 1
  • Ipanguaçu – 2
  • Boa Saúde – 1
  • Jardim de Piranhas – 1
  • José da Penha – 1
  • Lagoa de Velhos – 1
  • Lajes – 1
  • Macaíba – 5
  • Monte Alegre – 1
  • Mossoró – 3
  • Natal – 32
  • Nova Cruz – 6
  • Pureza – 1
  • Rafael Fernandes – 1
  • Riacho de Santana – 1
  • Santana do Matos – 1
  • São Francisco do Oeste – 1
  • São Miguel – 1
  • São Miguel do Gostoso – 1
  • Serra do Mel – 1
  • Touros – 1

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saúde abre vagas do Mais Médicos em 28 municípios do RN Read More »

Juíza indefere ação contra aumento do ICMS no RN

Juíza indefere ação contra aumento do ICMS no RN

Procurador que representou o Estado argumentou que a ação foi inadequada

A juíza da 2ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal, Alba Paulo de Azevedo, indeferiu, nesta terça-feira (18.abr.2023) um pedido das entidades empresariais do Rio Grande do Norte e extinguiu uma ação civil pública aberta em 31 de março contra o aumento do ICMS (Imposto Sobre Mercadorias e Serviços) no estado.

O procurador que representou o Estado argumentou que a ação foi inadequada, pois tratava de tema tributário e inconstitucionalidade de lei, o que deveria ser abordado por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. O governo do Estado alegou que o acordo firmado pela União com os estados não seria suficiente para suspender o aumento do imposto, pois ainda não havia garantias de implementação efetiva das compensações previstas.

As entidades empresariais do Rio Grande do Norte entraram com um pedido de liminar para derrubar o reajuste do ICMS na véspera da lei entrar em vigor, alegando que a legislação condicionou o aumento da alíquota do imposto ao não recebimento de compensações da União. No entanto, a juíza considerou que a ação foi inadequada e indeferiu o pedido, concordando com a defesa do governo do estado de que o assunto deveria ser tratado por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.

As entidades empresariais argumentaram que o aumento do ICMS teria impactos negativos na economia, como o aumento dos custos dos produtos e a redução no volume de vendas das empresas, afetando a geração de empregos e renda.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Juíza indefere ação contra aumento do ICMS no RN Read More »

Dia dos Povos Indígenas: escola de Natal defende a importância da temática no ambiente escolar

Dia dos Povos Indígenas: escola de Natal defende a importância da temática no ambiente escolar

Colégio das Neves aproveita a celebração da data para oportunizar os estudantes um espaço de diálogo para refletir sobre a história, a cultura e a luta desses povos

No dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, antes conhecido como Dia do Índio. A alteração da nomenclatura foi viabilizada por meio da aprovação de uma lei federal de 2022, que busca dar visibilidade e valorizar a diversidade cultural e a riqueza histórica dos povos que habitavam o território brasileiro, antes da chegada dos colonizadores europeus.

A historiadora e professora do Colégio Nossa Senhora das Neves, Amanda Conrado, afirma que a questão da mudança no nome proporciona uma valorização aos povos indígenas.

O termo índio é pejorativo por entrar em um rol de padronizá-los da mesma forma. Quando chegou ao Brasil, o colonizador – primeiramente não de maneira proposital, mas em segunda sim – homogeneizou esses povos utilizando o termo índio. Quando se utiliza esse termo, se revisita um preconceito a essas populações. Hoje, os movimentos indigenistas no Brasil orientam a utilização das nomenclaturas ‘povos indígenas’, ‘povos originários’, ‘povos nativos’, ou até mesmo pelas próprias tribos indígenas”, explica a historiadora.

A história e a cultura dos povos indígenas, ainda pouco conhecidas pela maioria da população, são muitas vezes retratadas de forma estereotipada e preconceituosa. A escola, portanto, tem o papel de desmitificar essas ideias e apresentar aos estudantes uma visão mais ampla e plural da história e da cultura brasileira, que inclui a diversidade indígena.

O geógrafo e também professor do Neves, Felipe Justino, comenta que nos conteúdos de História e Geografia, tem-se a contribuição dos indígenas na sociedade brasileira, tanto do ponto de vista histórico, quanto do ponto de vista do espaço geográfico e formação da população.

Tivemos um sábado letivo como forma de valorização do papel do indígena na formação da sociedade brasileira. Abordamos as lutas atuais como a demarcação de terras, a situação frente as políticas públicas voltadas para os indígenas, as situações de instabilidades como a Covid-19 e questões de saúde dessas populações”, pontua Felipe.

A inclusão da história e cultura indígena nos currículos escolares já é obrigatória por lei, no entanto, ainda é pouco praticada nas escolas brasileiras. É preciso que as instituições de ensino se engajem nesse processo e ofereçam formação aos professores para que eles se sintam preparados para trabalhar a temática de forma adequada.

Nesse contexto, é importante destacar que a escola tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e que a abordagem da temática indígena no ambiente escolar é uma das formas de se contribuir para essa mudança.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia dos Povos Indígenas: escola de Natal defende a importância da temática no ambiente escolar Read More »

Em reunião com governadores e prefeitos, Lula discute segurança nas escolas

Em reunião com governadores e prefeitos, Lula discute segurança nas escolas

Encontro aconteceu no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está liderando uma reunião na manhã desta terça-feira (18.abr.2023) com governadores e prefeitos para discutir políticas públicas que possam proteger o ambiente escolar. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e também contou com a presença de ministros, da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, abriu a reunião enfatizando que o objetivo principal é criar um fórum com a participação dos estados e dos três poderes para elaborar medidas para enfrentar a violência nas escolas. Ele disse que a ideia é estabelecer um “Conselho da República” para definir propostas sobre o assunto.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ressaltou que o número de tragédias em escolas tem aumentado exponencialmente e que essas ações precisam ser combatidas. Ele agradeceu o apoio que o Poder Judiciário tem dado nas investigações.

Dino também mencionou o canal que o ministério estabeleceu para receber denúncias de ameaças à comunidade escolar. Segundo ele, já houve pelo menos 225 prisões de suspeitos de crimes em escolas. No total, a plataforma recebeu 7,4 mil denúncias.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamou a atenção para a responsabilidade das redes sociais na divulgação de conteúdos de risco social.

Durante a reunião desta terça-feira, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um conjunto de medidas para fortalecer a segurança nas escolas, incluindo o fortalecimento da infraestrutura e a ampliação das equipes responsáveis pelo cuidado da saúde mental dos alunos.

Uma das ideias do governo é criar um programa para construir “círculos de paz” nas escolas do país. A medida, que está sendo discutida com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aplicaria os princípios da mediação de conflitos e da justiça restaurativa.

De acordo com Santana, o Ministério da Educação (MEC) antecipará a parcela dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A ideia é que o valor de R$ 1,097 bilhão possa ser usado pela rede de ensino para a proteção das escolas.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com informações do Metrópoles

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em reunião com governadores e prefeitos, Lula discute segurança nas escolas Read More »

Literatura infantil sobre bullying pode ajudar no combate à prática da violência

Literatura infantil sobre bullying pode ajudar no combate à prática da violência

Pedagoga fala sobre a importância de abordar o tema desde cedo e indica livros que podem ajudar no processo de forma didática e lúdica

Mais de 40% dos estudantes adolescentes do país admitem já ter sofrido bullying. O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação não é novidade, muito menos o bullying, mas o tema vem à tona sempre que ocorrem casos envolvendo ataques a escolas e vitimando crianças e professores como os registrados entre março e abril deste ano. Um dos motivadores desse tipo de violência, de acordo com especialista de Educação e Saúde, pode ser o bullying.

Neste mês de abril, em que o dia 07 foi reservado para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, e em que ainda é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil nesta terça-feira (18), a neuropsicopedagoga e especialista em bullying em ambiente escolar, Carollini Graciani, orienta que pais e professores abordem esta prática, caracterizada pela violência psicológica e física, em casa e em sala de aula, preparando as crianças para lidarem com tais situações.

O bullying é um fósforo que acende as piores reações possíveis em uma criança e em um adolescente. Ele precisa ser tratado na escola através de projetos que evidenciem bastante o tema, envolvendo alunos, professores, família e a sociedade de modo geral. Precisa ser uma prática cotidiana da escola e não um assunto a ser debatido apenas através de uma situação que surja. Se não tratar o bullying cotidianamente, o projeto não tem valia. É no dia a dia de sala de aula que acontecem situações pequenas que precisam ser bem mediadas”, avalia.

Segundo Carollini, que é docente do curso de Pedagogia da Estácio, a literatura pode e deve ser utilizada como base para a abordagem do bullying, já que os livros trazem uma linguagem didática e lúdica sobre o tema para cada faixa etária, e indica ainda para as escolas a utilização de palestras, rodas de conversa, estudos de caso e teatro desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Valorizo a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, pois é lá que se forma a base de caráter da criança. Eu percebo que a sociedade e as próprias famílias ainda não valorizam o trabalho feito na Educação Infantil, e que os responsáveis vêm cada vez deixando suas crianças pequenas muito sozinhas e sem orientação, quando a idade até os seis anos é a fase para moldar seu caráter. É nessa fase que a gente tem que falar sobre bullying, tem que falar de valores, de respeito. Se a gente orienta uma criança sobre autonomia e autoestima, dificilmente ela cairá na prática do bullying”, observa.

Para a pedagoga, esse assunto precisa ser abordado nesta fase de vida da criança não apenas com o intuito de prepará-la para enfrentar situações de bullying, mas porque já é possível aos pais observarem se o filho tem algum transtorno psiquiátrico a fim de que busquem tratamento adequado e evitem que ele cresça um adolescente traumatizado ou um possível praticante de atos violentos.

É preciso controlar o uso da internet pelas crianças e adolescentes, que passam horas no mundo virtual e podem sofrer influências de pessoas mal-intencionadas. Se pudermos encher a criança e o adolescente de atividades, de leitura, de jogos, incentivar práticas ao ar livre onde possam tomar sol, seria o ideal, senão teremos crianças e adolescentes doentes”, acrescenta a professora da Estácio.

Dicas de livros

Segundo Carollini Graciani, a literatura oferece uma farta gama de títulos que abordam o bullying e que podem ser selecionados pelos professores e pelos pais e responsáveis. Podem ser livros didáticos ou mesmo de ficção, que irão fazer com que a criança se identifique.

Confira na lista alguns títulos indicados pela pedagoga:

  1. “Ernesto” – de Blandina Franco e José Carlos Lollo (Companhia das Letrinhas). Já imaginou se pudesse interferir no final triste de uma história e mudar o seu rumo? É isso o que sugere este livro.
  2. “Todos zoam todos” – de Dipacho (Pulo do Gato). O livro ironiza o assédio ao falar sobre pluralidade social, construção de identidade e afirmação das diferenças.
  3. “Flicts” – de Ziraldo (Melhoramentos). Conta a história de uma cor que não encontra o seu lugar no arco-íris por ser diferente de todas as outras.
  4. “Bruno e João” – de Jean-Claude Ramos Alphen (Jujuba). Conta a história de uma amizade que se sustenta pelo desejo de proteção de quem se gosta.
  5. “Monstro Rosa” – Olga de Diós (Boitatá). Traz para o universo infantil discussões sobre questões engajadas, como desigualdade e preconceito.
  6. “O pássaro amarelo” – de Olga de Diós (Boitatá). O personagem principal é um pequeno pássaro que tem uma asa mais curta do que a outra e por conta de sua deficiência não consegue voar.
  7. “A história de Julia e sua sombra de menino” – Christian Bruel, Anne Galland e Anne Bozellec (Scipione). O livro trata de questões como respeito, preconceito e valorização das diferenças.
  8. “Pedro e o menino valentão” – de Ruth Rocha. (Melhoramentos). A partir de uma narrativa simples, provoca pais e educadores a pensarem sobre os referenciais de comportamento e sociabilidade que passamos às crianças no ambiente familiar.
  9. “A terra dos meninos pelados” – de Graciliano Ramos (Record). Conta a história de Raimundo, que tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada.
  10. “Este é o Lobo” – de Alexandre Rampazo (Dcl Difusão Cultural). A história traz em primeiro plano o personagem lobo, que todos conhecem como o vilão de Chapeuzinho Vermelho. Porém, nem sempre as coisas são o que aparentam ser. Propõe uma reflexão sobre tolerância e empatia.

Foto: Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Literatura infantil sobre bullying pode ajudar no combate à prática da violência Read More »

PF cumpre 38 mandados em 8 estados, em operação sobre atos golpistas

PF cumpre 38 mandados em 8 estados, em operação sobre atos golpistas

São 16 mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18.abri.2023) mais uma etapa da Lesa Pátria. A décima fase da operação busca identificar pessoas que “participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram” os ataques golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, inconformados com o resultado das eleições de outubro de 2022. 

Segundo a PF, 16 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em oito estados – Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal –, por determinação do Supremo Tribunal Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou, em nota, a PF.

A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Denúncias

A PF abriu um canal de denúncias para identificar pessoas ligadas aos atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF cumpre 38 mandados em 8 estados, em operação sobre atos golpistas Read More »

Polícia Civil finaliza investigação sobre assassinato de policial militar em Areia Branca

Polícia Civil finaliza investigação sobre assassinato de policial militar em Areia Branca

Policial foi morto com um tiro na nuca enquanto pilotava uma moto na praia de Upanema

Foi finalizada a investigação do assassinato do policial militar Joab Leandro Pereira, de 40 anos, ocorrido em 12 de junho de 2022, na praia de Upanema, no município de Areia Branca, na Costa Branca Potiguar. O suspeito do crime é um homem que já estava preso por tráfico de drogas e por outro homicídio. Ele afirmou à polícia que cometeu o crime por estar sofrendo ameaças.

Segundo a Polícia Civil, que investigou o caso, o cabo da PM foi emboscado e morto a tiros enquanto pilotava uma motocicleta na praia de Upanema, sofrendo um tiro pelas costas, na altura da nuca. As investigações foram conduzidas pela 42ª Delegacia de Polícia em Areia Branca, que concluiu o inquérito com autoria definida, através de provas, e solicitou a prisão preventiva do suspeito.

O homem alegou que estava sendo ameaçado pelo policial militar porque havia assassinado um amigo dele. Entretanto, segundo a polícia, a motivação não foi confirmada por meio de provas. Além disso, o suspeito também é acusado do homicídio de Lucenildo Bernardo da Silva, de 35 anos, em 1º de outubro de 2021. Ele deverá responder por crime de homicídio duplamente qualificado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil finaliza investigação sobre assassinato de policial militar em Areia Branca Read More »

Incêndio atinge sala de aula em escola pública no Oeste potiguar

Incêndio atinge sala de aula em escola pública no Oeste potiguar

Caso aconteceu no município de Grossos

Uma escola estadual em Grossos, região Oeste do Rio Grande do Norte, teve uma de suas salas de aula parcialmente destruída por um incêndio na manhã desta terça-feira (18.Abr.2023). A Escola Estadual Coronel Solon teve que suspender as aulas enquanto avalia os danos causados pelo incidente.

De acordo com a direção da escola, ninguém ficou ferido no incêndio, que foi percebido pouco antes do início das aulas. Funcionários da instituição conseguiram controlar as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros. A suspeita é que um curto-circuito nas centrais de ar-condicionado tenha causado o fogo, que se espalhou rapidamente devido aos materiais inflamáveis presentes na sala.

Apenas uma sala de aula foi afetada pelo incêndio, mas o local precisará passar por reformas antes de poder ser utilizado novamente. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) será acionado para realizar uma perícia no local e somente após as avaliações será possível definir quando as aulas poderão ser retomadas. A Escola Estadual Coronel Solon atende alunos dos ensinos fundamental e médio.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio atinge sala de aula em escola pública no Oeste potiguar Read More »

Av. Felizardo Moura passará por interdição total no próximo domingo (23)

Av. Felizardo Moura passará por interdição total no próximo domingo (23)

Apenas o transporte público e os veículos da empresa que estará executando a obra poderão trafegar na via

A avenida Felizardo Moura, importante via de ligação entre a zona Norte e as demais regiões da cidade, passará por uma interdição total no próximo domingo (23.abr.2023). As informações são da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), órgão vinculado à prefeitura da capital. O horário de interdição será das 7h às 17h.

Segundo a STTU, o motivo da interdição total é a implantação e remoção de postes e a instalação da rede de fornecimento de energia. Durante a interdição, equipes de agentes de mobilidade estarão no local para garantir o acesso apenas para o transporte público e os veículos da empresa que estará executando a obra.

Durante a interdição temporária da via, os motoristas deverão utilizar a ponte Newton Navarro ou o acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Av. Felizardo Moura passará por interdição total no próximo domingo (23) Read More »

Polícia Civil prende seis suspeitos de tráfico em Natal

Polícia Civil prende seis suspeitos de tráfico em Natal

A ação teve início em dezembro de 2021 após a prisão de quatro traficantes

Seis suspeitos de tráfico de drogas foram presos em Natal e região metropolitana durante a Operação Pateta, realizada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) nesta segunda-feira (17.abr.2023).

A ação teve início em dezembro de 2021 após a prisão de quatro traficantes e a apreensão de mais de 100 quilos de maconha em um condomínio residencial na Zona Sul de Natal.

A polícia realizou investigações para identificar e prender os demais membros dessa organização criminosa, culminando nas prisões realizadas nesta segunda-feira (17.abr).

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil prende seis suspeitos de tráfico em Natal Read More »

Suspeito de vazar fotos de Marília Mendonça no IML é preso

Suspeito de vazar fotos de Marília Mendonça no IML é preso

A data da prisão e nome do suspeito não foram divulgados.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem em Santa Maria (DF), como parte da Operação Fenir, que combate o compartilhamento ilegal de laudos periciais de cantores famosos, incluindo Marília Mendonça, Cristiano Araújo e Gabriel Diniz. A data da prisão e nome do suspeito não foram divulgados.

O suspeito foi detido por compartilhar as fotografias de laudos periciais de forma indiscriminada no Twitter. As fotografias foram obtidas ilegalmente e distribuídas ilegalmente na internet. No Brasil, o crime de vilipêndio de cadáver pode resultar em multa e detenção de 1 a 3 anos.

No último dia 13, fotos da autópsia do corpo de Marília Mendonça vazaram, levando a equipe da cantora a se pronunciar, afirmando estar chocada com o conteúdo. A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um procedimento administrativo para investigar o vazamento das fotos.

A mãe de Marília, Dona Ruth, fez um pedido para que as imagens não sejam compartilhadas, destacando que as redes não podem ser “terra sem lei” e que a família está profundamente chocada com a situação.

Foto: Prefeitura de Caruaru/Flickr/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Suspeito de vazar fotos de Marília Mendonça no IML é preso Read More »

STF inicia julgamento de denúncias contra envolvidos em atos golpistas

STF inicia julgamento de denúncias contra envolvidos em atos golpistas

Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar no sistema eletrônico

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou madrugada desta terça-feira (18) o julgamento de 100 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, vândalos depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto. Agrediram policiais militares, seguranças dos prédios e deixaram um rastro de destruição.

A votação sobre o recebimento das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados começou à meia-noite e vai até as 23h59 da próxima segunda-feira (24). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

Nos votos que estão entrando no sistema, Moraes está aceitando as denúncias e afirmando que a liberdade de manifestação é garantida, mas atos com objetivo de pregar violência e desrespeito à democracia são “criminosos e inconstitucionais”.

Não existirá um Estado Democrático de Direito sem que haja Poderes de Estado, independentes e harmônicos entre si, bem como previsão de direitos fundamentais e instrumentos que possibilitem a fiscalização e a perpetuidade desses requisitos”, afirmou o ministro.

Com a divulgação do voto de Moraes, que é relator das denúncias, os demais dez ministros da Corte também podem começar a votar. Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, o ministro deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que permanecem detidos.

Presos

Conforme levantamento dos presos, dos 1,4 mil pessoas que foram detidas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) permanecem no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF inicia julgamento de denúncias contra envolvidos em atos golpistas Read More »

Minha Casa, Minha Vida vai financiar 2 milhões de moradias até 2026

Minha Casa, Minha Vida vai financiar 2 milhões de moradias até 2026

As informações foram dadas pelo ministro das Cidades, Jader Filho

O programa Minha Casa, Minha Vida planeja contratar 2 milhões de habitações até 2026 com mudanças no teto de subsídios e na faixa de renda. As informações foram dadas pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.

A faixa 1, destinada a famílias de menor renda, teve seu limite de renda mensal aumentado de R$ 1,8 mil para R$ 2,64 mil. As faixas 2 e 3 também tiveram seus limites de renda elevados. O objetivo é ampliar o benefício para um maior número de famílias de acordo com o reajuste do salário mínimo.

Além disso, o governo também ampliou os limites de subsídios para moradias do programa, permitindo um maior acesso aos recursos de financiamento.

Jader afirmou que os imóveis financiados deverão estar localizados próximos a centros urbanos, para garantir acesso a serviços básicos como saúde e educação. Ele também destacou que as metas de construção das 2 milhões de unidades habitacionais serão distribuídas de acordo com o déficit habitacional de cada região e estado.

Até o momento, o programa já retomou mais de 11 mil obras que estavam paralisadas, com previsão de entrega de cerca de 9 mil unidades até o fim de abril. Cerca de 6 mil famílias já receberam as moradias, beneficiando especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade como locatários, moradores de rua e áreas de risco.

Fotos: Guilherme Rosa/Blog do Planalto

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Minha Casa, Minha Vida vai financiar 2 milhões de moradias até 2026 Read More »

PGR se manifesta a favor da soltura de Anderson Torres

PGR se manifesta a favor da soltura de Anderson Torres

Ex-ministro é investigado por omissão em ataques de 8 de janeiro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta segunda-feira (17) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da revogação da prisão preventiva do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Na semana passada, a defesa de Torres pediu a concessão de liberdade ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A partir da ação, o ministro pediu o parecer da PGR, que respondeu hoje.

Desde 14 de janeiro, Torres está preso em função das investigações sobre os atos golpistas ocorridos no dia 8 daquele mês. Na ocasião, Ex-ministro estava à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.

No documento, o subprocurador Carlos Frederico Santos entendeu que Torres pode cumprir medidas cautelares diversas da prisão, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do Distrito Federal e de manter contato com outros investigados, além de permanecer afastado do cargo de delegado da Policia Federal, função exercida por ele antes de entrar para a vida pública.

Considerando o cenário atual das investigações, existem medidas cautelares diversas da prisão que cumprem de forma mais adequada as finalidades em tela”, opinou a procuradoria. Os advogados afirmaram ao Supremo que o ex-ministro não oferece risco às investigações e pediram que a prisão fosse substituída por medidas cautelares.

No pedido de soltura, a defesa também citou a situação da família de Anderson Torres. “Após a decretação da custódia cautelar do requerente, suas filhas, infelizmente, passaram a receber acompanhamento psicológico, com prejuízo de frequentarem regularmente a escola. Acresça-se a isso o fato de a genitora do requerente estar tratando um câncer. O postulante, de seu turno, ao passo que não vê as filhas desde a sua prisão preventiva, entrou em um estado de tristeza profunda, chora constantemente, mal se alimenta e já perdeu 12 quilos”, afirmam os advogados.

Não há prazo para decisão de Moraes sobre o pedido de liberdade.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PGR se manifesta a favor da soltura de Anderson Torres Read More »

Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra

Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra

Sergey Lavrov está no Brasil onde se reuniu com ministro Mauro Vieira

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, agradeceu o empenho do Brasil para negociar o fim da guerra na Ucrânia e disse que o governo russo está interessado em solucionar o conflito o mais rápido possível. Lavrov se reuniu, nesta segunda-feira (17), com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Para a tarde, está previsto encontro dos chanceleres, no Palácio da Alvorada, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde o início do governo, Lula tem defendido a criação de um grupo de países neutros para negociar uma saída pacífica entre Rússia e Ucrânia.

A guerra já dura mais de um ano, desde que as forças russas invadiram o território ucraniano, em meio a conflitos regionais e à atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em países próximos à fronteira com a Rússia.

Hoje, Vieira renovou a disposição brasileira em contribuir para uma solução pacífica para conflito. “Reiterei nossa posição em favor de um cessar fogo imediato, do respeito ao direito humanitário e de solução negociada com vistas a uma paz duradoura e que contemple as preocupações de ambos os lados”, disse o chanceler brasileiro em declaração à imprensa após o encontro.

Em viagem à China na semana passada, o presidente Lula disse que, com “boa vontade” mútua, seria possível convencer os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, de que a paz interessa a todo o planeta.

O presidente brasileiro pediu paciência para convencer os países que estão fornecendo armas à Ucrânia, dizendo que os Estados Unidos devem parar de “incentivar a guerra” e sugerindo que a União Europeia e os demais países comecem a falar em paz.

Já a China não condena a invasão da Ucrânia e, desde que vários países impuseram sanções à Rússia, o país passou a depender ainda mais do comércio com os chineses. De acordo com Lula, o país asiático está disposto a buscar o fim da guerra, apesar de o Brasil ter saído sem um compromisso formal sobre a criação do grupo pela paz.

Sanções

O conflito tem impactado o comércio global, com as sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos, Japão e países europeus. Além disso, Rússia e Ucrânia são grandes produtores agrícolas e a guerra está causando aumento nos preços dos alimentos em todo o mundo. A Europa também está sendo fortemente impactada pela falta do fornecimento de gás natural da Rússia.

Nesta segunda-feira, Mauro Vieira reiterou a posição brasileiro contrária à aplicação de sanções unilaterais. “Tais medidas, além de não contarem com a aprovação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, tem impacto negativo a todo o mundo, em especial aos países em desenvolvimento, muitos dos quais ainda não se recuperaram plenamente da pandemia”, disse.

Para o Brasil, a Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes, insumo essencial para o agronegócio brasileiro. No ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, garantiu o fornecimento ininterrupto de fertilizantes para o país. Hoje, os chanceleres conversaram sobre medidas para garantir o fluxo desse insumo.

Além do expressivo relacionamento comercial, que atingiu o recorde de US$ 9,8 bilhões em 2022, Brasil e Rússia mantém laços históricos de amizade e cooperação. As relações diplomáticas entre os dois países completam 195 anos em 2023.

Para Lavrov, a cooperação entre Brasil e Rússia é baseada em princípios de igualdade e respeito e não depende de mudanças na conjuntura mundial.

Relações bilaterais

Segundo Mauro Vieira, com os resultados de 2022, a Rússia tornou-se o décimo terceiro maior parceiro comercial do Brasil. “Estamos de acordo em trabalhar para profundar e diversificar nosso intercâmbio comercial e investimentos, o que nos permitirá ultrapassar a meta de US$ 10 bilhões no comércio bilateral”, disse.

Entre os temas tratados pelos chanceleres estão a expectativa de ampliar o número de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar produtos de origem animal para Rússia, além de iniciativas de cooperação em ciência e tecnologia, meio ambiente e energia.

Coincidimos quanto à necessidade de estimular maiores contatos entre pesquisadores e empreendedores do setor tecnológico. Brasil e Rússia são líderes em inovação e há margem para incrementar a cooperação entre nossas startups”, explicou Vieira.

Na questão ambiental, o ministro lembrou que Brasil e Rússia abrigam as duas maiores extensões florestais do mundo e as afinidades de visões sobre desenvolvimento sustentável podem refletir-se em maior coordenação nas instâncias internacionais e nos acordos ambientais multilaterais.

Por fim, na questão energética, há a perspectiva de desenvolvimento de cooperação visando aproveitar a complementaridade das indústrias de energia dos dois países.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra Read More »

Legião Urbana: Dado e Bonfá fazem show em Natal em agosto

Legião Urbana: Dado e Bonfá fazem show em Natal em agosto

O show na capital potiguar será dia 18 de agosto

Integrantes do Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá se reúnem novamente para turnê especial que irá celebrar os álbuns “As Quatro Estações” (1989) e “V” (1991), da banda brasileira que marcou o rock nacional desde a década de 1980.

Com apresentações marcadas para percorrer diversos estados do Brasil, a turnê intitulada “As V Estações” irá iniciar no dia 5 de maio, no município de Sorocaba, em São Paulo, e terá Natal na agenda.

O show na capital potiguar será dia 18 de agosto, mais uma super produção da Viva Promoções.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Legião Urbana: Dado e Bonfá fazem show em Natal em agosto Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade