Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Lira retira de pauta votação do PL das Fake News

Lira retira de pauta votação do PL das Fake News

Presidente da Câmara atendeu ao pedido do relator do projeto

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu, nesta terça-feira (2), retirar de pauta a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News. Lira atendeu um pedido do relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB -RJ). A proposta estava prevista para ter seu mérito analisado nessa sessão. O pedido do relator acontece após uma sequência de polêmicas envolvendo o texto da proposta.

O texto está apto para ser analisado desde a semana passada, quando o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para agilizar a tramitação da proposta. Também na última semana, Silva apresentou novo parecer retirando trechos polêmicos do texto. No entanto, ao iniciar a sessão, ele argumentou que precisaria de mais tempo para incorporar novos pontos ao projeto.

“Não tivemos tempo útil para examinar todas as sugestões, por isso gostaria de fazer um apelo para, consultados os líderes, que pudéssemos retirar da pauta de hoje a proposta e pudéssemos consolidar a incorporação de todas as sugestões que foram feitas para ter uma posição que unifique o plenário da Câmara dos Deputados em um movimento de combater a desinformação e garantir a liberdade de expressão”.

Segundo o relator, a principal dificuldade de consenso entre os congressistas está na definição sobre a quem caberá fiscalizar o cumprimento e as sanções impostas pela lei. “Ganhou muita força hoje a ideia da Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], mas, ainda assim, muitos parlamentares resistem à hipótese. Esse é um tema em que é necessário um diálogo com o governo, pois da parte do governo há críticas com a possibilidade de a Anatel ser esse órgão responsável. O que era um impasse na semana passada, segue sendo um impasse”.

De acordo com o deputado, ainda não há prazo para que o projeto retorne para análise do plenário. Silva destacou que serão necessárias, pelo menos, duas semanas para que o projeto esteja pronto para ser submetido à apreciação.

Ao chegar à Câmara, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que o texto só seria colocado em votação caso houvesse votos suficientes para aprová-lo. “Se tiver, claro que vota. Se não tiver, o meu intuito é que não vote hoje”, disse.

O PL 2630/20 institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas e mecanismos de transparência para provedores de redes sociais, ferramentas de busca e de mensagens instantâneas, bem como as diretrizes para seu uso.

Impasses

Na tarde desta terça-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou que a Google tome uma série de medidas cautelares para corrigir indícios de que a empresa estivesse censurando o debate público sobre a proposta.

Horas depois, a plataforma retirou o link que direcionava para o texto “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. A frase remetia os internautas para um artigo no qual o diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa no Brasil, Marcelo Lacerda, criticava a medida.

Além da obrigação de sinalizar o conteúdo publicitário deste e de outros conteúdos contrários à aprovação do PL que produzir e divulgar, a Senacon também determinou que a Google passe a informar os consumidores sobre eventual conflito de interesse na questão, já que a eventual aprovação do projeto vai impactar suas operações. Por já ter dado ampla divulgação às críticas à proposta de regulação das plataformas digitais, a Google também terá que começar a veicular, em até duas horas após ser notificada da decisão, as posições favoráveis ao projeto de lei. Se descumprisse as determinações da Senacon, a empresa seria multada em R$ 1 milhão por hora.

STF

Também nesta terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que presidentes de empresas que operaram redes sociais prestem depoimento, no prazo de cinco dias, na Polícia Federal (PF).

A decisão de Moraes foi proferida após a divulgação de denúncias sobre o suposto favorecimento de resultados contrários ao PL das Fake News. As plataformas deverão retirar do ar todos os anúncios que tratam o projeto como PL da Censura. Pela decisão, deverão prestar depoimento os presidentes do Google, Meta (Facebook e Instagram), Spotify e Brasil Paralelo.

Cade

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou um procedimento preparatório de inquérito administrativo para apurar suposto abuso de posição dominante por parte do Google e da Meta, no âmbito das discussões relacionadas à proposta.

A decisão foi tomada depois de órgão receber uma série de denúncias contra as plataformas Google e Meta, apontando para a suposta realização de campanha contra o projeto nestas redes e também no YouTube, Facebook e Instagram. No documento, o Cade diz que as empresas estão sendo investigadas em outros inquéritos que apuram indícios de infração à ordem econômica.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lira retira de pauta votação do PL das Fake News Read More »

PF realiza buscas na casa de Bolsonaro

PF realiza buscas na casa de Bolsonaro

A ação é relacionada à inserção de dados falsos de vacinação da Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde

A Polícia Federal (PF) realizou buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília na manhã desta quarta-feira (3.mai.2023) e prendeu seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, em uma operação chamada Venire. A ação é relacionada à inserção de dados falsos de vacinação da Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde.

Além disso, outros cinco mandados de prisão foram cumpridos em 16 endereços de Brasília e Rio de Janeiro, todos no âmbito do inquérito das milícias digitais no Supremo Tribunal Federal.

A PF indica que as falsas inserções alteraram a verdade sobre a condição de imunização contra a Covid-19 e permitiram a emissão de certificados de vacinação para burlar restrições sanitárias impostas pelo Brasil e pelos Estados Unidos. Tanto Bolsonaro quanto seu aliado terão de prestar depoimento à PF sobre o caso.

Foto: Isac Nóbrega/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF realiza buscas na casa de Bolsonaro Read More »

Mulher é assassinada a tiros pelo marido na zona Norte de Natal e suspeito é preso em flagrante

Mulher é assassinada a tiros pelo marido na zona Norte de Natal e suspeito é preso em flagrante

O marido dela foi preso em flagrante após se entregar à polícia em um motel da região

Uma mulher de 43 anos, identificada como Jussara Kelly de Medeiros, foi assassinada a tiros na madrugada desta segunda-feira (1º.mai.2023) no conjunto Parque dos Coqueiros, bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. O marido dela foi preso em flagrante após se entregar à polícia em um motel da região.

Segundo a PM, o crime teria sido motivado pelo fato de a vítima querer se separar do suspeito. O casal tinha dois filhos e era proprietário de dois comércios localizados vizinhos à casa onde o crime aconteceu, localizada na Avenida dos Expedicionários.

A vítima foi assassinada com um disparo de arma de fogo na cabeça, na casa onde o casal morava. Ao chegarem no local, os policiais constataram que a vítima já estava sem vida e o suspeito havia fugido.

Após fazerem o isolamento do local do crime, os policiais realizaram buscas na área com as informações sobre o suspeito e o veículo que ele conduzia. Com isso, eles conseguiram localizar o homem em um motel, onde ele se entregou e assumiu a autoria do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é assassinada a tiros pelo marido na zona Norte de Natal e suspeito é preso em flagrante Read More »

Caicó: Jovem de 17 anos morre afogado no Rio Seridó

Caicó: Jovem de 17 anos morre afogado no Rio Seridó

Corpo de Bombeiros foi chamado para auxiliar no resgate

Um jovem de 17 anos morreu afogado no Rio Seridó, em Caicó, na tarde de segunda-feira (1º.mai.2023). O Corpo de Bombeiros foi chamado para auxiliar no resgate.

Identificado como Judson Tomaz de Araújo, o adolescente se afogou enquanto tomava banho com amigos na “Pedra da Baleia” – também conhecida como “Pedra do Navio”, que faz parte do Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana.

Após buscas, mergulhadores encontraram o corpo do jovem às 15h30. O corpo foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN).

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caicó: Jovem de 17 anos morre afogado no Rio Seridó Read More »

Petrobras reduz o preço do diesel para distribuidoras

Petrobras reduz o preço do diesel para distribuidoras

Estatal afirmou que a redução tem como objetivo manter a competitividade dos preços da companhia

A Petrobras reduziu em R$ 0,38 por litro o preço do diesel para as distribuidoras, passando de R$ 3,84 para R$ 3,46 por litro a desde o último sábado (29.abr.2023). De acordo com a empresa, a redução tem como objetivo manter a competitividade dos preços da companhia e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino.

De acordo com a Petrobras, a redução no preço do diesel para as distribuidoras já entrou em vigor desde o dia 29 de abril. Com o intuito de manter a competitividade de preços, a empresa afirmou que a redução é necessária para otimização dos ativos de refino. O preço ao consumidor na bomba, em média, será de R$ 3,05 por litro, mas sem levar em conta impostos, mistura de biocombustíveis e margem de lucro do distribuidor.

Foto: Agência Petrobras/Geraldo Falcão

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Petrobras reduz o preço do diesel para distribuidoras Read More »

Ministérios pedem apuração de crimes em retirada de mulher de voo

Ministérios pedem apuração de crimes em retirada de mulher de voo

PF instaurou inquérito para apurar atuação de equipe da Gol

Os ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania enviaram solicitações ao Ministério Público Federal e para a Polícia Federal no sentido de que sejam apurados os crimes que podem ter sido cometidos na retirada de uma passageira de um voo na madrugada de sábado (29), em Salvador (BA). Em vídeos divulgados nas redes sociais, policiais federais retiram a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Samantha Vitena, uma mulher negra, de um avião da Gol durante uma discussão a respeito do despacho de uma mala.

Racismo

Os ministérios afirmam que receberam com “indignação” as notícias da situação ocorrida no voo que tinha como destino o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. “Notificamos a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adoção de todas as medidas cabíveis no sentido de prevenir, coibir e colaborar com a apuração de casos de racismo praticados por agentes de empresas aéreas, aprimorando seus mecanismos de fiscalização”, diz publicação das pastas divulgada no Twitter.

No vídeo, um dos policiais argumenta que a decisão foi tomada por determinação do comandante da aeronave. Também é possível ver o apoio que Samantha teve de outros passageiros. Em sua página no Instagram, a jornalista Elaine Hazin, que estava no mesmo avião que levava Samantha, classifica o episódio como “um caso extremamente violento de racismo”. Segundo ela, os passageiros embarcaram no voo 1575 da Gol Linhas Aéreas com uma hora de atraso e a mulher não conseguia lugar para guardar a mochila, que continha um laptop.

“Conseguimos um lugar para a mochila de Samantha e, nem mesmo assim, o voo decolaria. Mais uma hora de atraso, nenhuma satisfação da companhia área, gente passando mal no avião e eis que três homens da Polícia Federal entram de forma extremamente truculenta no avião para levar a ‘ameaça’ do voo – a Samantha. Ela se defende, mas não reage. Alguns pedem para ela não ir (na maioria mulheres),” disse Elaine.

“Esta história não termina aqui, queremos justiça e respeito para todos, queremos que a Gol, este comandante e a tripulação paguem por este crime e os policiais também respondam por tamanha violência”, concluiu a jornalista no post.

Nota da Gol

Em nota, a Gol Linhas Aéreas informou que, durante o embarque do voo 1575 com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, havia muitas bagagens a serem acomodadas a bordo. “Muito clientes colaboraram despachando volumes gratuitamente. Mesmo com todas as alternativas apresentadas pela tripulação, uma cliente não aceitou a colocação da sua bagagem nos locais corretos e seguros destinados às malas e, por medida de segurança operacional, não pôde seguir no voo”, argumentou a empresa.

“Lamentamos os transtornos causados aos clientes, mas reforçamos que, por medidas de segurança, nosso valor número 1, as acomodações das bagagens devem seguir as regras e procedimentos estabelecidos, sem exceções. A companhia ressalta ainda que busca continuamente formas de evitar o ocorrido e oferecer a melhor experiência a quem escolhe voar com a Gol e segue apurando cuidadosamente os detalhes do caso.”

Polícia Federal

A superintendência da Polícia Federal na Bahia informou que instaurou, neste domingo (30), inquérito policial para apurar crimes de preconceito racial na retirada “compulsória” da passageira do voo Gol 1575. Segundo a corporação, a investigação permanece em sigilo até a conclusão.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato como o Ministério Público Federal, na Bahia, e aguarda resposta sobre o posicionamento a respeito do caso.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que quando toma conhecimento de “qualquer indício de práticas racistas”, encaminha o caso para apuração de autoridades competentes. A agência reforçou que “repudia qualquer tipo de discriminação” e irá colaborar com as investigações do caso.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministérios pedem apuração de crimes em retirada de mulher de voo Read More »

MADA Faz Escola dá continuidade às atividades em Maio

MADA Faz Escola dá continuidade às atividades em Maio

Projeto social do Festival MADA começou dia 13 de Abril e já atuou em seis escolas

O projeto social do Festival MADA, MADA Faz Escola, segue uma programação intensa até o final do mês. A terceira edição da iniciativa já atuou em seis escolas durante o mês de Abril, e até o final de Maio vai realizar atividades em mais 09 escolas nas quatro zonas da rede pública da capital do Rio Grande do Norte.

Cada escola recebe sempre dois artistas e depois de um papo com os jovens estudantes, ilustram o papo sonoramente executando suas músicas. Realizado via Itaú e Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto está inserido no artigo 18, que pontua que a ação musical deve ser do gênero instrumental, portanto as atrações convidadas são deste segmento.

Dentre os representantes da música eletrônica estão Brisa, DJ Samir, Gabriel Souto, Pajux, Tinoc, Um2, além de Elisa Bacche que mistura timbres eletrônicos com percussão ao vivo. Já aqueles que ficam entre o clássico e o popular são Jow Ferreira Trio, Tiquinha Rodrigues e Pau e Lata. Priscila Matos levanta a bandeira do choro, enquanto Jubileu Filho vai levar a música instrumental brasileira para as escolas de Natal. Fechando este grande time, o Frevo do Xico vai falar sobre um dos mais importantes ritmos do Nordeste, enquanto Cajú com Jazz traz os acordes deste elegante gênero e Eduardo Taufic representa o piano popular.

Vale ressaltar que uma das preocupações da direção é levantar discussões que tratam a sustentabilidade também como ponto central e de grande importância a ser discutido. Inclusive ao final da temporada, serão selecionadas duas escolas para receberem a aula sobre “instrumentos reciclados”, com o grupo Pau e Lata.

Programação

Para o mês de Maio, a programação segue assim:

➝ Ter, 02/mai | E. E. Lauro de Castro | Frevo do Xico + Tinoc

➝ Qua, 03/mai | E. E. Ferreira Itajubá | Pau e Lata + Brisa

➝ Qui, 04/mai | E. E. Almirante Newton Braga de Faria | Cajú com Jazz + Gabriel Souto

➝ Sex, 05/mai | E. E. Jorge Fernandes | Priscila Matos + Tinoc

➝ Seg, 15/mai | E. E. Jean Mermoz | Cajú com Jazz + Dj Samir

➝ Ter, 16/mai | E. E. Varela Barca | Pau e Lata + Pajux

➝ Qui, 18/mai | E. E. Desembargador Régulo Tinôco | Tiquinha Rodrigues + Elisa Bacche

➝ Sex, 19/mai | E. E. Prof. Dulce Wanderley | Jubileu Filho + Pajux

➝ Seg, 29/mai | E. E. Desembargador Floriano Cavalcanti | Eduardo Taufic + Um2

AULA/OFICINA SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS RECICLADOS

➝ Ter, 30/mai | Escola a definir | Pau e Lata

➝ Qua, 31/mai | Escola a definir | Pau e Lata

Edição de 25 anos

Com datas marcadas para 13 e 14 de Outubro no Arena das Dunas, o Festival MADA prepara uma grande festa para celebrar os 25 anos. Margareth Menezes, Liniker, Luedji Luna e Matuê são as primeiras atrações confirmadas e em breve, mais nomes serão revelados. A novidade para este ano é que a ocupação do gramado será completa, o que vai proporcionar uma circulação ainda maior do público que ano passado esgotou os ingressos, somando 25 mil pessoas. Os ingressos do primeiro lote vão de R$ 80 a R$ 400 e já estão disponíveis aqui.

LINKS

Youtube

Instagram

TikTok

Site Oficial

SOBRE O FESTIVAL MADA

Idealizado pelo produtor cultural, Jomardo Jomas, o Festival MADA estreou em 1998 e alavancou o histórico bairro da Ribeira, em Natal (RN), para o holofote nacional. Logo de início, o evento integrou o primeiro calendário brasileiro de festivais, ao lado de Abril pro Rock, Porão do Rock, Goiânia Noise e outros tantos pioneiros.

A produção privilegia a música contemporânea e de vanguarda, inserindo o pop, rap, a mpb e indie em seus diversos sotaques, identidades e estilos. Esse equilíbrio fez do MADA o evento musical de maior público do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil. Os palcos lado a lado, idênticos, são exemplo de respeito aos artistas e se equipara às normas de políticas públicas para a cultura — que é oferecer as melhores condições para a atração, independente do seu alcance midiático.

Diferentes lugares já sediaram o festival, como o bairro histórico Ribeira (1998 a 2003), a Arena do Imirá na beira mar da Via Costeira (2004 a 2011), o bairro das Rocas (2012 e 2013) e o Estádio de futebol Arena das Dunas (2014 a 2022). Ao longo de sua trajetória, o MADA realizou shows de mais de 700 bandas e artistas independentes, grandes atrações nacionais e internacionais.

Foto: Vitória Oliveira (@vitolivr_)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MADA Faz Escola dá continuidade às atividades em Maio Read More »

Testemunha diz que mulher com 95% do corpo queimado no RN foi atacada pelo marido

Testemunha diz que mulher com 95% do corpo queimado no RN foi atacada pelo marido

A mulher continua internada em estado grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró

Uma testemunha afirmou à Polícia que o marido da mulher que deu entrada em um hospital do interior do Rio Grande do Norte com 95% do corpo queimado é o responsável pelo ataque. O caso aconteceu na madrugada da última sexta-feira (28.abr.2023), no município de Campo Grande, na região Oeste.

A polícia não informou a relação da testemunha com a mulher e o suspeito. Ainda segundo as últimas informações do caso, os investigadores encontraram uma garrafa vazia com vestígios de material inflamável na residência do casal. A mulher continua internada em estado grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e aguarda transferência para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Testemunha diz que mulher com 95% do corpo queimado no RN foi atacada pelo marido Read More »

ABC perde para o Ceará e segue na lanterna da Série B

ABC perde para o Ceará e segue na lanterna da Série B

Matheus Anjos fez o único gol do ABC

O Ceará venceu o ABC por 2 a 1 na terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com dois gols de Vitor Gabriel, neste domingo (30.abr.2023), no estádio Frasqueirão, em Natal. Matheus Anjos fez o único gol do ABC, enquanto V. Gabriel fez os dois gols do Ceará.

Foi a primeira vitória do Ceará na competição, enquanto o ABC acumula sua terceira derrota consecutiva. Com o resultado, o Ceará soma três pontos e sobe para a 13ª posição. Já o ABC continua sem pontuar e ocupa a lanterna da Série B.

Na quarta-feira (3.mai), o ABC joga contra o Ituano em Itu (SP), às 19h, enquanto o Ceará decide o título da Copa do Nordeste contra o Sport, na Ilha do Retiro, às 21h.

Foto: Fausto Filho / Ceará SC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Ceará e segue na lanterna da Série B Read More »

PM apreende 17 quilos de pasta base de cocaína enterrados em praia do RN

PM apreende 17 quilos de pasta base de cocaína enterrados em praia do RN

A carga, avaliada em cerca de R$ 2 milhões, foi levada para a Delegacia de Plantão de Mossoró

Policiais militares de Areia Branca, na região Oeste do RN, realizaram a maior apreensão de drogas já feita pela corporação na região. Durante patrulhamento na madrugada do domingo (30.abr.2023), os agentes encontraram 17 quilos de pasta base de cocaína enterrados na areia de uma praia.

A carga, avaliada em cerca de R$ 2 milhões, foi levada para a Delegacia de Plantão de Mossoró. A investigação será realizada pela 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca.

Foto: PM/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PM apreende 17 quilos de pasta base de cocaína enterrados em praia do RN Read More »

Sargento da Marinha aposentado está desaparecido em Natal

Sargento da Marinha aposentado está desaparecido em Natal

A família faz campanha em busca de informações sobre o paradeiro de Gildo

Um sargento aposentado da Marinha está desaparecido em Natal desde a segunda-feira, 24 de abril. Gildo Machado de Freitas mora sozinho no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal e trabalha com conserto de máquinas, usando um carro do modelo Gol para fazer os serviços.

O veículo foi encontrado abandonado sem equipamentos de trabalho, estepe, aparelho de som ou chave, próximo ao condomínio Village de Prata, também na Zona Oeste. A arma do militar, uma pistola, também não foi encontrada. A família faz campanha em busca de informações sobre o paradeiro de Gildo.

O sargento participou de um almoço com familiares no dia 23 de abril. Ele mandou uma mensagem no grupo da família no dia seguinte, mas depois não atendeu mais o telefone nem recebeu mais mensagens. A casa de Gildo estava fechada e a cadela dele estava sem comida. O carro foi entregue à Polícia Civil, que vai solicitar uma perícia.

O caso foi registrado como desaparecimento de pessoa e a família pede que quem souber do paradeiro de Gildo entre em contato através do disque-denúncia da Polícia Civil (181) ou dos números pessoais nos cartazes espalhados.

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sargento da Marinha aposentado está desaparecido em Natal Read More »

Criança de 4 anos morre em triplo homicídio na Grande Natal

Criança de 4 anos morre em triplo homicídio na Grande Natal

A família busca justiça e respostas sobre o motivo do crime

Um triplo homicídio ocorreu na madrugada de domingo (30.abr.2023) em São José de Mipibu, na Grande Natal. Davi Lucas Bezerra da Silva, de 4 anos, foi uma das vítimas e recebeu pelo menos 8 disparos de arma de fogo, segundo laudo da perícia. O menino foi morto junto com o pai, Lucas da Silva Bezerra, de 19 anos, e uma amiga da família, Claudiene Francisca Torres, de 26 anos.

A mãe e a irmã mais nova do menino conseguiram escapar dos criminosos. Ainda não se sabe o motivo do crime, mas, segundo informações da Polícia, há informações de que a mulher estava sendo ameaçada pelo seu ex-companheiro.

A família busca justiça e respostas sobre o motivo do crime. O velório de Lucas e Davi aconteceu na comunidade Pau Brasil, em São José de Mipibu, e o sepultamento de pai e filho ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º.mai.2023). Claudiene foi velada e sepultada na comunidade do Mendes, também em São José de Mipibu.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criança de 4 anos morre em triplo homicídio na Grande Natal Read More »

Salário mínimo de R$ 1.320 entra em vigor

Salário mínimo de R$ 1.320 entra em vigor

Valor era previsto no Orçamento, mas gastos do INSS atrasaram reajuste

A partir desta segunda-feira (1º), o trabalhador que recebe salário mínimo tem o segundo reajuste do ano. A remuneração mensal passou de R$ 1.302 para R$ 1.320. A medida provisória com o aumento foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

O valor de R$ 1.320 originalmente estava previsto no Orçamento Geral da União de 2023. No entanto, foi adiado em quatro meses porque o salário mínimo neste valor não permitiria pagar os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante todo o ano.

O aumento para R$ 1.320 ficou em discussão porque os R$ 6,8 bilhões destinados pela Emenda Constitucional da Transição se mostraram insuficientes para bancar o aumento dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atrelados ao salário mínimo. Isso porque a forte concessão de aposentadorias e pensões no segundo semestre do ano passado criou impacto maior que o estimado para os gastos do INSS neste ano.

De acordo com o Ministério da Fazenda, além dos R$ 6,8 bilhões, o governo precisaria de R$ 7,7 bilhões para bancar o aumento do salário mínimo para R$ 1.320 ainda em janeiro. Inicialmente, a equipe econômica queria adiar o reajuste para 2024, mas o governo conseguiu encontrar recursos para o novo aumento do mínimo. O dinheiro veio do recadastramento do Bolsa Família, que eliminou 1,2 milhão de beneficiários em situação irregular apenas em abril.

“O relator [do Orçamento], depois que o projeto foi encaminhado ao governo federal, reforçou o orçamento do Ministério da Previdência em R$ 6,8 bilhões. Só que esse recurso foi consumido pelo andar da fila do INSS [redução da fila de pedidos]. A partir do início do processo eleitoral, a fila começou a andar”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em janeiro.

Segundo o ministro, a aceleração da inclusão de aposentadorias e pensões consumiu os R$ 6,8 bilhões. “Pedimos para a Previdência refazer os cálculos, para repassar na mesa de negociação que será aberta com os sindicatos. O presidente cumpre a palavra este mês e cumprirá a palavra este ano [sobre a valorização do salário mínimo acima da inflação]”, acrescentou o ministro na ocasião.

Projeto

Após os dois reajustes deste ano, um em janeiro e outro agora em maio, o governo busca discutir uma política de valorização permanente do salário mínimo a partir de 2024. Na última sexta-feira (28), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou que o governo em breve enviará um projeto de lei que retoma a fórmula que vigorou de 2012 até 2019.

Pela política anterior, o salário mínimo era corrigido pela inflação do ano anterior, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Caso o PIB encolha, haverá apenas a reposição pela inflação. O Ministério da Fazenda defendia outra fórmula, que incluiria a variação do PIB per capita e teria impacto menor no Orçamento, mas foi vencido.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Salário mínimo de R$ 1.320 entra em vigor Read More »

Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento e corpo nu em Parnamirim

Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento e corpo nu em Parnamirim

O corpo da mulher já estava em estado de decomposição

Uma mulher foi encontrada morta, na madrugada deste domingo (30.abr.2023) dentro de um apartamento no bairro Parque das Árvores, em Parnamirim, na Grande Natal. O corpo estava nu e enrolado em um lençol, com sinais de estrangulamento, e foi encontrado por volta das 1h.

A polícia foi acionada para iniciar as investigações e constatou que o corpo já estava em estado de decomposição. Testemunhas relataram que a vítima era uma advogada e suspeitavam que ela era usuária de drogas, além de afirmarem que o apartamento era frequentado por pessoas suspeitas. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento e corpo nu em Parnamirim Read More »

Lula anuncia política de reajuste do salário mínimo e isenção de IR

Lula anuncia política de reajuste do salário mínimo e isenção de IR

Governo enviará projeto que estabelece reajuste acima da inflação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, neste domingo (30), que vai enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto de lei (PL) que, se aprovado, tornará obrigatório o reajuste do salário mínimo acima da inflação. Lula também se comprometeu a, até o fim de seu atual mandato, em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

“Nos próximos dias, encaminharei ao Congresso Nacional um projeto de lei para que esta conquista seja permanente e o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação”, antecipou Lula ao fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, por ocasião do Dia do Trabalhador, nesta segunda-feira (1º).

Segundo o presidente, a “valorização do salário mínimo” é parte do projeto de governo, que busca “recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras” ao longo dos últimos anos. “A partir de amanhã, o salário mínimo passa a valer R$ 1.320,00 para trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas. É um aumento pequeno, mas real”, reconheceu Lula ao ponderar que, nos últimos seis anos, o reajuste do valor salário mínimo sempre ficou abaixo da inflação acumulada.

Fim do congelamento

Lula também comentou a medida que eleva, a partir de maio, a faixa de isenção do Imposto de Renda cobrado de trabalhadores formais – uma promessa de campanha do presidente. A correção da tabela já tinha sido anunciada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

“Estamos mudando a faixa de isenção do Imposto de Renda, que há oito anos estava congelada em R$ 1.903,98. A partir de agora, até R$ 2.640,00 por mês não pagará mais nenhum centavo de imposto”, pontuou Lula ao classificar esta como “outra medida muito importante”.

“E até o final do meu mandato, a isenção valerá para até R$ 5 mil por mês”, acrescentou Lula, voltando a se comprometer com a elevação gradual da faixa de isenção que, segundo o governo federal, passará a vigorar já a partir de maio por meio da combinação de duas medidas.

Além de, na prática, elevar a faixa de isenção dos atuais R$ 1.903,98 para R$ 2.112, o governo concederá um desconto de R$ 528 sobre o imposto pago na fonte, que é retido automaticamente, todos os meses. A soma dos dois valores totaliza os R$ 2.640,00 anunciados – cifra que equivale a dois salários mínimos de R$ 1.320.

Trabalhadores

“Não haverá reconstrução do Brasil sem a valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras. O Brasil vai voltar a crescer com inclusão social e com novos empregos sendo criados. Podem estar certos de que o esforço de seu trabalho vai ser cada vez mais reconhecido e recompensado. E o 1º de Maio, que sempre foi um dia de luta, voltará a ser um dia de conquista para o povo trabalhador”, disse Lula, ao defender a política de valorização do salário mínimo como um “grande instrumento de transformação social”.

“Foi graças a isso que [nos governos petistas, entre 2003 e 2016], milhões de brasileiros e brasileiras saíram da extrema pobreza, abrindo caminho para uma vida melhor. É preciso lembrar que a valorização do salário mínimo não é essencial apenas para quem o ganha. Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam. A indústria produz mais. A roda da economia volta a girar e novos empregos são criados.”

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula anuncia política de reajuste do salário mínimo e isenção de IR Read More »

Thiago Brennand é levado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros

Thiago Brennand é levado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros

Ele é réu em oito processos e estava nos Emirados Árabes

O empresário Thiago Brennand chegou por volta das 12h deste domingo (30) ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, em São Paulo, segundo informação da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária. Ele estava foragido nos Emirados Árabes Unidos e foi extraditado após tratativas do governo brasileiro.

Herdeiro de uma família rica de Pernambuco, Brennand foi trazido ao Brasil na noite de sábado (29), escoltado por agentes da Polícia Federal (PF). Alvo de cinco mandados de prisão preventiva, ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, algemado e passou por uma audiência de custódia antes de ser encaminhado ao CDP.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, Thiago Brennand é réu em pelo menos oito processos criminais, e teve decretada sua prisão preventiva em cinco deles. Além das agressões e estupros contra mulheres, o empresário ainda é investigado por agredir o filho e por possuir uma coleção de armas ilegais.

Fiança paga

O empresário chegou a ser preso em outubro, em Abu Dhabi, mas acabou solto após pagar fiança. Depois de tratativas do governo brasileiro, os Emirados Árabes Unidos concordaram em extraditar o empresário, após ele ter sido incluído na difusão vermelha da Interpol.

Brennand foi preso novamente em 17 de abril, após serviços de inteligência do país do Oriente Médio identificarem um plano em que ele pretendia fugir para a Rússia. Uma equipe – composta por um delegado e dois agentes da PF – foi aos Emirados Árabes Unidos para trazer o brasileiro. Um escrivão treinado em artes marciais também foi mobilizado, diante do histórico violento do preso.

A defesa de Brennand pleiteia na justiça a revogação da prisão preventiva do empresário, alegando que ele pretende colaborar com as investigações. Além das agressões e estupros, ele deve responder por crimes como cárcere privado e lesão corporal, por ter obrigado uma mulher a tatuar seu nome. Ele alega inocência e se diz perseguido.

Foto: Redes Sociais/Arquivo Pessoal

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Thiago Brennand é levado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros Read More »

Motorista de caminhão bêbado atropela mulher em Porto do Mangue

Motorista de caminhão bêbado atropela mulher em Porto do Mangue

A vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu

Uma mulher de 44 anos morreu depois de ser atropelada por um caminhão na Praia do Rosado, em Porto do Mangue, neste domingo (30.abr.2023). O motorista foi preso por dirigir embriagado e realizar manobras perigosas na praia.

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do atropelamento. A vítima foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A Polícia Civil está investigando o caso como homicídio culposo no trânsito e dirigir sob efeito de álcool.

O motorista do caminhão confessou ter realizado manobras arriscadas na praia, mas disse que não viu as pessoas. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. De acordo com a polícia, o condutor estava claramente embriagado. A polícia está investigando o caso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista de caminhão bêbado atropela mulher em Porto do Mangue Read More »

Mulher que teve 95% do corpo queimado no RN segue em estado gravíssimo

Mulher que teve 95% do corpo queimado no RN segue em estado gravíssimo

A polícia investiga o caso e aguarda o laudo do Itep-RN para esclarecer causa do incêndio

A mulher de 49 anos que teve 95% do corpo queimado na zona rural de Campo Grande está internada em estado gravíssimo no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na quinta-feira (27.abr.2023).

A vítima teria sido atacada com gasolina e fogo pelo companheiro dela, mas as enteadas da mulher afirmam que um curto-circuito provocou uma explosão. O companheiro da vítima não se apresentou à polícia para esclarecer os fatos mas não é considerado foragido.

O inquérito foi remetido ao plantão judiciário para que se estabeleça uma medida protetiva para preservar a integridade da vítima. A casa da vítima foi tomada pelo fogo e uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) esteve no local para investigar a origem do incêndio. A polícia espera que, recuperada, a própria mulher possa dar seu depoimento.

Os médicos estudam a possibilidade de transferência da mulher para Natal, mas isso ainda não ocorreu devido ao estado grave e ao risco de morte.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher que teve 95% do corpo queimado no RN segue em estado gravíssimo Read More »

PM prende mulher com 1 kg de maconha em Tibau do Sul; ela afirmou que seria para consumo próprio

PM prende mulher com 1 kg de maconha em Tibau do Sul; ela afirmou que seria para consumo próprio

Na casa dela, policiais também encontraram uma balança de precisão, sacos plásticos e uma pistola 380

Policiais militares da 4ª CIPM flagraram dois indivíduos entregando um embrulho suspeito a uma mulher no distrito de Bela Vista, Tibau do Sul, no Litoral Sul do RN, na noite desta sexta-feira (28.abr.2023).

Após a entrega, os suspeitos fugiram, mas a mulher confessou que o embrulho continha maconha. Ela afirmou que a droga seria para consumo próprio, permitindo assim que os policiais fossem até a sua residência para tal constatação.

Na casa da acusada, os policias encontraram uma grande quantidade de maconha, além de uma balança de precisão, sacos plásticos e uma pistola 380. A acusada foi presa e encaminhada à delegacia junto com todo o material apreendido e deve responder legalmente pelo caso.

Foto: Divulgação/PM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PM prende mulher com 1 kg de maconha em Tibau do Sul; ela afirmou que seria para consumo próprio Read More »

Índia ultrapassa a China em população

Índia ultrapassa a China em população

A confirmação se deu por meio de projeções, e foi divulgada neste sábado (29)

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que a Índia ultrapassou a China em número de habitantes e agora é o país mais populoso do mundo. A confirmação se deu por meio de projeções, e foi divulgada neste sábado (29.abr.2023). O ‘reinado’ chinês durava desde 1950, quando começou a contagem da ONU.

Esse feito foi possível devido ao encolhimento da população chinesa, que deixou de crescer nos últimos anos. A Índia agora tem 1,428 bilhão de habitantes enquanto a China tem 1,425 bilhão. O crescimento populacional é importante para a economia, sociedade e geopolítica.

O Brasil aparece em 7° lugar na lista dos países mais populosos do mundo, tanto atualmente quanto na projeção para 2050.

Foto: Juan Antonio Sega/Visual Hunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Índia ultrapassa a China em população Read More »

Defesa de Torres alega lapso de memória para justificar senhas erradas

Defesa de Torres alega lapso de memória para justificar senhas erradas

Moraes tinha dado 48 horas para dados incorretos serem explicados

A defesa do ex-ministro Anderson Torres apresentou, nesta sexta-feira (28), ao Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma justificativa por ter fornecido senhas inválidas do celular e do armazenamento em nuvem para a investigação da Polícia Federal (PF) que apura os atos golpistas de 8 de janeiro.

Mais cedo, Moraes determinou que a defesa apresentasse, em 48 horas, a justificativa para o fornecimento incorreto das senhas.

Os advogados citaram o estado de saúde de Torres na prisão e atribuíram o fato a “lapsos de memória”. Segundo a defesa, devido à gravidade do quatro psíquico e aos medicamentos que ele está tomando, é possível que “as senhas tenham sido fornecidas equivocadamente, dado o seu grau de comprometimento cognitivo”.

“Tendo em vista o atual estado mental do requerente, com lapsos frequentes de memória e dificuldade cognitiva, a confirmação da validade das senhas, na hodierna conjuntura, revela-se sobremaneira dificultosa”, justificou a defesa.

Os advogados também sugeriram a Moraes que a senha seja solicitada aos provedores de internet. “A despeito disso, no afã de contribuir e para afastar qualquer especulação acerca da validade das senhas fornecidas, a defesa requer a Vossa Excelência que expeça ofício à Apple e ao provedor Uol, para que estes disponibilizem à Polícia Federal todos os dados referentes à nuvem e ao e-mail pessoal do peticionário”, concluiu a defesa.

Torres está preso desde 14 de janeiro em função das investigações sobre os atos golpistas ocorridos no dia 8 daquele mês. Na ocasião, ele estava à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Defesa de Torres alega lapso de memória para justificar senhas erradas Read More »

Lula vai a Londres acompanhar coroação do Rei Charles III

Lula vai a Londres acompanhar coroação do Rei Charles III

Presidente embarca dia 4 de maio e se reunirá com primeiro-ministro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará novamente para a Europa, no próximo dia 4 de maio, desta vez com destino a Londres, capital do Reino Unido. Ele vai acompanhar a cerimônia de coroação do Rei Charles III. Segundo o Palácio do Planalto, a visita à Inglaterra inclui também uma reunião bilateral entre Lula e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, que é o chefe de governo do Reino Unido (o chefe de Estado é o próprio rei). Esta reunião deverá ser realizada no dia 5. Já a coroação, que reunirá dezenas de chefes de Estado, ocorrerá no dia 6 de maio.

Agora com 74 anos, Charles tornou-se rei automaticamente no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder durante 70 anos, no maior reinado do trono britânico. Em março, Lula e Charles conversaram por telefone, com foco em questões sobre meio ambiente, que tem sido uma pauta histórica de atuação do monarca.

Por tratar-se de um evento de Estado, custeado pelo governo britânico, a coroação envolve convite a líderes estrangeiros, principalmente dos países do Commonwealth, associação de 56 países dos quais quase todos faziam parte do Império Britânico. O processo de organização também costuma demorar meses. Neste caso, são quase oito meses de preparação.

Dos países do Commonwealth, 14 mantêm o monarca do Reino Unido como chefe de Estado: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Barbados tinha a rainha Elisabeth como chefe de Estado até novembro do ano passado, quando rompeu com a monarquia britânica e tornou-se uma república.

O rei Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Antes de ler o juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, em uma cerimônia que envolve músicas e leituras.

Foto: Simon Dawson / No 10 Downing Street / Fotos Públicas / Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula vai a Londres acompanhar coroação do Rei Charles III Read More »

Bahia tem 27 municípios atingidos pelas chuvas

Bahia tem 27 municípios atingidos pelas chuvas

Seis cidades decretaram situação de emergência

O governo da Bahia informou que pelo menos 27 cidades foram atingidas pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias. Dessas, seis já decretaram situação de emergência: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte, Itapebi, Porto Seguro e Caraíbas.

Os demais municípios são: Anagé, Canavieiras, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

Dados mais recentes contabilizam, em todo o estado, 75 pessoas desabrigadas, 7.591 pessoas desalojadas e 9.348 pessoas afetadas em decorrência dos efeitos diretos dos temporais, registrados desde o dia 21 deste mês.

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia informou que duas ocorrências seguem em atenção nas rodovias do estado. O rompimento de um bueiro na BA-283, entre Itabela e Guaratinga, deixou o trecho em meia pista. Outro bueiro rompido, na BA-001, entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, causou a formação de uma cratera e o tráfego de veículos passou a ser feito somente em metade da pista.

Recursos

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, liberou o repasse de R$ 3,9 milhões para atender população atingida nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Ilhéus. Os recursos serão repassados aos municípios em breve. De acordo com a pasta, Santa Cruz de Cabrália irá receber R$ 2,32 milhões e Ilhéus, R$ 1,59 milhão. “O montante para cada município leva em consideração os valores solicitados pelas prefeituras nos planos de trabalho enviados ao MIDR”, informa o ministério.

Fotos: Rafael Martins/GOVBA

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bahia tem 27 municípios atingidos pelas chuvas Read More »

Governo concede reajuste de 9% a servidores do Executivo

Governo concede reajuste de 9% a servidores do Executivo

Presidente Lula sancionou a lei em cerimônia no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reajusta em 9% os salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (28), no Palácio do Planalto, com a presença de representantes sindicais e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que liderou a negociação com os trabalhadores.

“Esse reajuste é uma demonstração clara que o governo não vê os servidores como parasitas”, disse a ministra Esther Dweck, em referência a uma fala do então ministro da Economia, Paulo Guedes, que, em 2020, comparou os servidores públicos com parasitas ao defender uma reforma administrativa para cortar gastos com pessoal.

O acordo entre o governo federal e as entidades representativas foi assinado em março. Para garantir o pagamento dos reajustes, o Executivo enviou projeto de lei ao Congresso Nacional para alterar o Orçamento Geral da União de 2023. O texto ajustou a peça orçamentária sem alterar a dotação de R$ 11,2 bilhões que estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a reposição de perdas salariais.

O reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a valer em 1° de maio, sendo pago no salário de 1° de junho.

Esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016. Neste ano, a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi reaberta com a participação de cerca de 100 entidades sindicais dos servidores públicos.

“Se tem uma coisa que a sociedade brasileira aprendeu no desgoverno que vivemos foi valorizar a democracia, o diálogo, a negociação. Foram anos sem sentar para conversar com sindicatos, governadores, lideranças. Um governo deve ser muito mais gente do que apenas o presidente”, disse Lula.

Concursos públicos

Segundo o presidente, será necessária a realização de concursos para repor pessoal em diversas carreiras. Ele citou, por exemplo, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tinha 1,7 mil servidores e hoje conta com cerca de 700.

Lula defendeu que a prestação de serviços públicos, como em educação e saúde, por exemplo, não pode ser feita apenas por meios digitais. “Você não melhora a educação sem professor, sem funcionários técnicos. Você não melhora a saúde sem mais médicos, sem mais enfermeiros, você tem que contratar”, disse.

“Às vezes é uma incompreensão, eu não sei se por má-fé ou não, mas toda vez que falamos de concurso, algumas pessoas começam a dizer ‘começou a gastança’. Para melhorar qualquer serviço público, em qualquer país do mundo, você tem que contratar seres humanos”, ressaltou Lula.

“Não é porque nós estamos no mundo desenvolvido, do ponto de vista digital, que a gente vai prescindir do ser humano. A nossa relação é uma relação química e nós precisamos de gente atrás do balcão para cumprimentar, para sorrir, para ouvir, para dizer sim, para dizer não”, acrescentou o presidente.

A ministra Esther Dweck explicou que o orçamento prevê R$ 2 bilhões para a realização de concursos este ano. Alguns já foram autorizados e outros devem ser anunciados em breve, como para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Segundo ela, serão priorizados os órgãos com maior déficit de pessoal.

Convenção da OIT

Outra ação do governo federal para valorização dos servidores será a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promulgada em 2013. A norma trata das relações de trabalho na administração pública, como a negociação coletiva e garantias aos representantes de entidades de servidores.

Segundo a ministra Esther Dweck, um grupo de trabalho deve ser montado na próxima semana para se debruçar sobre o tema.

“Com isso, queremos deixar um legado que proteja os servidores mesmo que você tenha à frente do governo alguém que não tenha a sensibilidade e a preocupação do presidente Lula”, disse.

“Nós, servidores públicos, temos um compromisso gigantesco e essencial com a população brasileira. Somos nós que garantimos que as políticas públicas cheguem até a população e esse compromisso de valorização do servidor público é um compromisso, principalmente com a valorização, das políticas públicas”, completou.

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo concede reajuste de 9% a servidores do Executivo Read More »

Mangueira faz 95 anos e lança título do enredo em homenagem a Alcione

Mangueira faz 95 anos e lança título do enredo em homenagem a Alcione

Enredo estará disponível a partir de sábado nas redes sociais

A Estação Primeira de Mangueira escolheu a data de comemoração do seu aniversário de 95 anos, hoje (28), para divulgar oficialmente o título e a logo do enredo para o desfile de 2024, que será em homenagem à cantora Alcione.

O anúncio será feito em uma festa na quadra com início marcado para às 20h desta sexta-feira. A sinopse, que é o texto explicativo do enredo, estará disponível a partir deste sábado (29) no site na internet e nas redes sociais da escola.

A tentativa de convencer a artista a receber o tributo já tinha ocorrido anteriormente, mas ela nunca tinha concordado. “Graças a Deus, desta vez ela aceitou, o que, para nós, é uma honra. Está sendo um processo muito gostoso, porque ela também está acompanhando. Temos um suporte muito grande, não só da Alcione, como de toda a família, dos funcionários e assistentes dela”, contou Guilherme Estevão que, junto com Annik Salmon, compõe a dupla de carnavalescos da verde e rosa.

Agora, finalmente, a Mangueira irá para a avenida para mostrar a vida da cantora, que mesmo tendo nascido no Maranhão, escolheu torcer pela escola do Rio e vai muito além disso. “Nada é por acaso. Tudo tem seu momento e sua hora e a hora era agora. O nosso próximo carnaval ser ela o nosso enredo”, pontuou Annik.

A identidade de Alcione com a verde e rosa é tão grande que existe uma integração verdadeira com o dia a dia da comunidade e com os moradores do morro da zona norte da capital. “Ela escolheu esse lugar. É uma pessoa que não nasceu no Morro da Mangueira, nasceu no Maranhão, mas é como se fosse cria desse morro. Essa identificação que ela tem é muito forte e querendo ou não a Mangueira ficou um pouquinho mais maranhense, graças a Alcione”, completou o carnavalesco.

“Hoje eu vejo que ela é muito mais do que a cantora que o Brasil conhece. Agora que a gente está estudando e vendo a essência dela na Mangueira, ela é um ser humano divino”, concluiu Annik.

Na visão de Annik e Guilherme, a decisão de homenagear a cantora representa um conjunto de desejos da presidente da escola, Guanayra Firmino; da própria comunidade e da própria dupla.

“Antes de acabar, até o outro carnaval [de 2023], a gente já começou a fazer uma pesquisa de como seria o enredo. Quando acabou o desfile [de 2023], a comunidade inteira em peso, pedindo no Twitter, Instagram, todos os mangueirenses pedindo Alcione e a gente atendeu e seguiu com a nossa vontade também”, disse Annik.

A carnavalesca acrescentou que, quando se consegue ter uma temática que abrace a comunidade, que represente a Mangueira, e o público pede, isso se reflete no desfile do Sambódromo e envolve quem está assistindo. Para Guilherme, outro fator fortalece a homenagem, que é o momento muito especial pelo qual passa Alcione, que está em um ciclo de comemoração de 50 anos de carreira. “Acho que tudo, de alguma maneira, está convergindo para este grande festejo que é a importância da Alcione para a música brasileira.”

Annik revelou que, quando foram conversar com a cantora e com as pessoas da família, para explicar como pretendiam desenvolver o enredo, ainda não tinham o texto da sinopse. “Apresentamos uma proposta ainda muito crua do que a gente queria, mas ela acreditou naquilo que a gente ainda podia desenvolver. Na semana passada, quando apresentamos a sinopse, ela e as irmãs ficaram muito felizes e emocionadas.”

Embora não quisesse antecipar as informações que estarão na sinopse, Guilherme Estevão revelou que características como a religiosidade da cantora não poderão ficar de fora do enredo. E também a cultura do Maranhão, estado onde nasceu; a performance com instrumentos musicais, como o trompete com o qual se apresentava no início da carreira, e a participação intensa de Alcione com a comunidade da Mangueira.

“Eu ainda não posso revelar muita coisa que estará na tônica do nosso enredo, mas vamos trazer muito de um lado, não só da artista Alcione, mas o lado humano, que é muito próprio da atuação dela na Mangueira, que é, por exemplo, a que promovia festas de 15 anos de pessoas da comunidade, que trazia os padrinhos artistas e cobrava desempenho das crianças da Mangueira do Amanhã [escola de samba mirim da Estação Primeira], de ir na casa das pessoas para ajudar. Tem um lado humano, além do lado artístico já conhecido. Tem também uma questão muito forte, a fé da Alcione, que transita e não é uma coisa única. É uma coisa das forças do bem”, adiantou, destacando ainda que a cultura popular do Maranhão estará presente.

Guilherme lembrou que a atual Mangueira tem entre os seus componentes muitas pessoas que participaram da escola mirim. “De fato a Mangueira de hoje é um projeto da Mangueira do Amanhã. A gente está vendo a realização disso, que é muito importante. Aí, a Alcione transcende o lado de ser apenas uma sambista. Ela militou em prol desse samba, nunca morreu o que sempre cantou”, indicou.

“Hoje a Mangueira mãe é formada na maioria pelos seus crias, suas crianças que vieram da Mangueira do Amanhã”, disse Annik.

Sintonia

Guilherme e Annik nunca tinham trabalhado juntos até que a presidente da escola fez o convite para a dupla assumir. Eles foram chamados em maio do ano passado e escolheram o enredo As Áfricas que a Bahia canta.

Segundo Guilherme, a dupla discute tudo o que deve ser feito no enredo, ainda que tenham áreas artísticas diferentes. “Tudo é pensado a quatro mãos, todos os figurinos e fantasias são desenhados por mim e por ela. Vamos potencializando aquilo que cada um tem. Realmente, é um carnaval feito em dupla, não é parcelado, onde cada um faz uma coisa”, afirmou.

Para o carnavalesco, a dupla conseguiu imprimir uma assinatura no desfile da verde e rosa e em 2024 não será diferente. Houve a busca da Mangueira festiva, que tem a marca de ser alegre e para cima, o que segundo ele, era uma cobrança que os dois tinham, como artistas, e que pretendem resgatar na escola. Na visão dele, indiscutivelmente, a Mangueira foi a escola que mais mexeu com a avenida em 2023, independente da classificação em 5º lugar. Isso permitiu à escola participar do desfile das campeãs, no sábado seguinte à divulgação do resultado do Grupo Especial.

“Foi uma escolha muito festiva e feliz. Essa questão está também muito presente pela maneira como a gente conduz o enredo e escolhe o tema. No ano passado, ouvimos que as pessoas se sentiam representadas por nossa presença como carnavalescos. É, uma tônica da nova gestão valorizar os crias do morro, as pessoas da comunidade, os talentos que vieram do grupo de acesso. A Mangueira vai continuar mantendo o processo para o próximo ano e o clima festivo. Isso é a cara da Mangueira.”

Para Guilherme é um privilégio estar à frente do carnaval da verde e rosa, especialmente porque, em 2023, ele estreava no grupo especial e o trabalho foi reconhecido pela diretoria e pela escola. “É um privilégio continuar aqui na Mangueira e maior ainda de hoje poder desenvolver essa homenagem, que a Mangueira estava devendo a essa pessoa tão importante para a escola, como é a Alcione. É uma felicidade grande”, afirmou

“A gente só torce para que seja mais um ano muito feliz para a Mangueira e que a gente consiga o que mais almeja que é ganhar o título e homenagear a Alcione”, completou.

Para Annik, a alegria de ser carnavalesca da Mangueira, ainda mais quando a escola completa 95 anos, é uma experiência que difere de tudo que já viveu. “Nossa Senhora! É muito bom. É inexplicável a gente estar aqui. É muito diferente de todas as escolas onde já passei, que trabalhei. É uma potência isso aqui. Quando a gente pisa na quadra e a gente já vê como é essa energia diferente e na avenida este ano foi o meu primeiro estando na Mangueira. Ver o trabalho que eu e Guilherme produzimos artisticamente para a avenida foi surreal, fora do comum. Parece que a gente estava meio anestesiado.”

Hino

Ainda no ano em que a escola chega aos 95 anos, o samba-enredo com o qual a escola desfilou, em 1988 – 100 anos de liberdade – se tornou, por meio de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o hino oficial das comemorações do dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra.

A Lei nº 9.988/23, é de autoria do ex-deputado Chiquinho da Mangueira, que foi sancionada pelo governador do Rio, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do município no dia 10 de abril deste ano. Com o samba composto por Hélio Turco, Alvinho e Jurandir, a Mangueira foi vice-campeã naquele ano.

Foto: Teca Lamboglia/VisualHunt

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mangueira faz 95 anos e lança título do enredo em homenagem a Alcione Read More »

Duplicação da BR-304 entre RN e CE está orçada em quase R$ 3 bilhões

Duplicação da BR-304 entre RN e CE está orçada em quase R$ 3 bilhões

A rodovia corta o estado e liga as duas principais cidades do RN: Natal e Mossoró

A duplicação da BR-304, importante rodovia que corta o Rio Grande do Norte e liga Natal e Mossoró, está gerando expectativa em vários setores, como o salineiro e a fruticultura irrigada. A rodovia corta o estado e liga as duas principais cidades do RN: Natal e Mossoró.

O projeto, que será executado em etapas, já possui empresa definida para elaborar todo o planejamento e deve custar cerca de R$ 2,8 bilhões. A previsão é que as obras iniciem em 2024 e sejam concluídas até o final do governo do presidente Lula, em 2026.

A duplicação deve proporcionar maior fluxo de carga, agilidade e competitividade para os setores beneficiados.

Foto: Gustavo Guedes/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Duplicação da BR-304 entre RN e CE está orçada em quase R$ 3 bilhões Read More »

STF tem placar de 7 a 0 para tornar réus mais 200 envolvidos nos atos de 8 de janeiro

STF tem placar de 7 a 0 para tornar réus mais 200 envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Na quinta-feira (27), foi formada a maioria de votos favoráveis

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (28.abr.2023) a favor do recebimento das denúncias contra mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com isso, o placar do julgamento está em 7 a 0 pela aceitação das denúncias.

Na quinta-feira (27.abr), foi formada a maioria de votos favoráveis, com os votos do relator, Alexandre de Moraes, e outros ministros. A votação virtual vai até a próxima terça-feira (2.mai), e os acusados se tornarão réus no processo e responderão a uma ação penal.

Os acusados que ainda permanecem detidos terão a manutenção da prisão analisada por Moraes após o fim do julgamento. Na semana passada, a Corte aceitou a denúncia e tornou réus os primeiros 100 investigados pela participação nos atos.

A modalidade virtual permite que os ministros depositem os votos no sistema eletrônico, sem deliberação presencial. Ainda faltam os votos de Rosa Weber, André Mendonça e Nunes Marques.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF tem placar de 7 a 0 para tornar réus mais 200 envolvidos nos atos de 8 de janeiro Read More »

Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio

Contas de luz estão sem cobrança extra desde abril de 2022

O consumidor não pagará cobrança extra sobre a conta de luz em maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia, com os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis satisfatórios. O nível de armazenamento dos reservatórios, informou a agência reguladora, atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado em junho de 2022 pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (amarela) a R$ 9,795 (vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima.

Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aneel mantém bandeira tarifária verde para maio Read More »

Dívidas de IPVA no RN podem ser renegociadas em até 12 parcelas

Dívidas de IPVA no RN podem ser renegociadas em até 12 parcelas

A iniciativa visa facilitar a regularização dos débitos e evitar problemas legais e financeiros para os contribuintes

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) está oferecendo aos proprietários de veículos com dívidas de Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) anteriores ao calendário de 2023 a possibilidade de renegociar suas dívidas em até 12 parcelas. A iniciativa visa facilitar a regularização dos débitos e evitar problemas legais e financeiros para os contribuintes.

A negociação pode ser feita de forma simplificada, virtualmente, pelo aplicativo de mensagens da Sudefi da SET ou mesmo presencialmente na Subcoordenadoria de Débitos Fiscais (Sudefi) da SET. No caso de proprietários que já estão inscritos na Dívida Ativa, o procedimento é feito na Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Vale lembrar que, caso o veículo seja abordado em uma fiscalização, a falta de regularização pode resultar na retenção do automóvel ou motocicleta por trafegar sem a documentação atualizada e ainda penalizar o condutor com multas. Além disso, o valor devido acaba sofrendo a incidência de juros e multa de mora, assim como a inscrição dos débitos em dívida ativa, podendo até ter o veículo apreendido.

Para saber se o IPVA está atrasado, é possível consultar o site do Detran ou usar o aplicativo Nota Potiguar. O pagamento pode ser feito por boleto gerado no site do Detran ou no aplicativo, além de presencialmente em qualquer agência bancária ou correspondente bancário. Em caso de dúvidas, a SET disponibilizou um guia prático com perguntas e respostas para orientar os contribuintes.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dívidas de IPVA no RN podem ser renegociadas em até 12 parcelas Read More »

Confira o cronograma de testes de direção veicular de maio no interior do RN

Confira o cronograma de testes de direção veicular de maio no interior do RN

Durante o mês de maio, 22 cidades serão percorridas pelos examinadores do Detran para aplicação dos testes práticos de direção veicular

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN) iniciará na próxima terça-feira (2.mai.2023) o cronograma de exames práticos de direção em 22 cidades do interior do Estado. A primeira cidade a ter os testes para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é Goianinha. O exame de direção veicular é a última etapa para tirar a CNH e só pode ser feito pelo candidato que está apto nos exames médico e psicológico, realizou as aulas teóricas e obteve resultado positivo no teste teórico e prático.

De acordo com a Coordenadoria de Registro de Condutores, o planejamento mensal do exame de direção veicular é feito escolhendo uma cidade polo para atender também os municípios das regiões próximas. Os candidatos em Natal e Mossoró podem agendar o teste diretamente pelo Portal de Serviços do Detran. A aprovação no teste de volante é obtida pelo candidato que não cometeu falta eliminatória e/ou que a soma dos pontos negativos foi menor que três.

Cronograma das cidades que receberão o teste em maio

  • Goianinha (dia 2);
  • São José de Mipibu (dia 3);
  • Assú (dia 4);
  • Angicos (dia 5);
  • Caicó (dias 8 e 9);
  • São Miguel (dia 10);
  • Umarizal (dia 11);
  • Patu (dia 12);
  • Alexandria (dia 15);
  • Pau dos Ferros (dias 16 e 17);
  • Apodi (dia 18);
  • Caraúbas (dia 19);
  • Santa Cruz (dia 22);
  • Tangará (dia 23);
  • Alto do Rodrigues (dia 24);
  • Macau (dia 25);
  • Guamaré (dia 26);
  • Jaçanã (dia 29);
  • Jucurutu (dia 30);
  • Jardim do Seridó (dia 31).

Foto: Assessoria de Comunicação Detran/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Confira o cronograma de testes de direção veicular de maio no interior do RN Read More »

Petrobras reduz preço do diesel

Petrobras reduz preço do diesel

O valor, porém, não leva em conta impostos, a mistura de biocombustíveis e a margem de lucro do distribuidor

A Petrobras anunciou uma redução de R$ 0,38 por litro no preço do diesel para as distribuidoras a partir deste sábado (29.abr.2023), fazendo com que o valor caia de R$ 3,84 para R$ 3,46 por litro.

Segundo a estatal, a medida tem como objetivo manter a competitividade dos preços da empresa frente às principais alternativas de suprimento dos clientes e garantir a participação de mercado necessária para otimização dos ativos de refino.

A parcela da Petrobras no preço ao consumidor, considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, será, em média, R$3,05 a cada litro vendido na bomba.

O valor, porém, não leva em conta impostos, a mistura de biocombustíveis e a margem de lucro do distribuidor, fatores que afetam o preço final.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Petrobras reduz preço do diesel Read More »

Barroso nega soltura de Anderson Torres

Barroso nega soltura de Anderson Torres

Pedido foi negado antes por Moraes, que quer explicação sobre senhas

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta sexta-feira (28), dois habeas corpus para soltar o ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal (DF) Anderson Torres. Ele está preso preventivamente desde 14 de janeiro, em um batalhão da Polícia Militar do DF, por força de uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelas investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Torres é suspeito de ter se omitido diante dos atos antidemocráticos daquele dia. Ele era responsável pela segurança da capital no dia dos ataques, mas havia tirado férias, viajando para a Flórida, nos Estados Unidos, dois dias antes dos episódios de vandalismo.

A soltura de Torres já havia sido negada por Moraes na última segunda-feira (25), mas a defesa decidiu recorrer novamente ao Supremo, alegando risco de suicídio pelo ex-ministro, que estaria manifestando “desânimo com a manutenção de sua vida”. Os advogados apresentaram laudo médico da Secretaria de Saúde do DF sobre o estado mental de Torres.

Por contestar uma decisão de Moraes, o novo pedido de liberdade foi distribuído para outro ministro do Supremo, caindo nas mãos de Barroso, que rejeitou o habeas corpus por questões processuais, sem analisar os argumentos da defesa.

Na decisão, Barroso destacou que a jurisprudência é sólida no sentido de que não cabe apresentar habeas corpus contra decisão monocrático de algum dos ministros do Supremo. Dessa maneira, “não há alternativa senão julgar extinto o processo, sem resolução do mérito, por inadequação da via eleita”, escreveu o ministro.

Senhas

Em paralelo, Moraes deu nesta sexta-feira 48 horas para que a defesa de Torres esclareça por que foram fornecidas senhas incorretas para a Polícia Federal (PF), que quer acessar o serviço de nuvem utilizado por ele. De acordo com informações prestadas pela PF ao Supremo, “nenhuma das senhas fornecidas estava correta, o que inviabilizou a extração dos dados armazenados no serviço”.

Torres não entregou seu celular às autoridades, como havia sido determinado por Moraes. O ex-secretário alegou ter perdido o aparelho durante sua estadia na Flórida. Ele não se encontrava com o celular quando foi preso logo após desembarcar no Brasil.

Por esse motivo, os investigadores tentam acesso à nuvem de dados de Torres, onde esperam encontrar arquivos que auxiliem na apuração sobre a suposta participação ou omissão do então secretário nos atos golpistas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Barroso nega soltura de Anderson Torres Read More »

PL das Fake News traz imunidade parlamentar e é criticado

PL das Fake News traz imunidade parlamentar e é criticado

Entidades da sociedade civil trazem avaliações iniciais sobre parecer

O parecer do PL das Fake News, apresentado na noite da última quinta-feira (27) pelo relator Orlando Silva (PCdoB-SP), já está repercutindo entre algumas das mais de 100 Organizações da sociedade civil e entidades acadêmicas que integram a Sala de Articulação contra a Desinformação (SAD).

Uma dessas entidades é o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Segundo a coordenadora executiva da entidade, Ramênia Vieira, um documento detalhado sobre o parecer apresentado para o PL das Fake News será divulgado em breve. Ela, no entanto, adiantou à Agência Brasil algumas críticas ao texto. Entre elas, a questão da imunidade parlamentar, que poderá ser estendida a conteúdos publicados por deputados e senadores em redes sociais e em mensagens privadas.

A gente já percebeu que, dentro da Câmara dos Deputados, está bem difícil de debater essa questão”, disse. Ela afirmou que essa garantia de imunidade cria uma categoria de usuários acima do restante da população. “Parece uma autorização para que os parlamentares, que são grandes propagadores de desinformação, continuem usando suas redes para distribuir essa desinformação”, complementou.

Religiões

Ramênia também chama atenção para um outro ponto que, de acordo com o Intervozes, causa preocupação: a possibilidade de se criar uma “imunidade religiosa”. Algo que, segundo ela, tem como origem a recente “campanha de desinformação” que usou redes sociais para espalhar a falsa notícia de que trechos da bíblia seriam proibidos nas redes sociais.

A gente vê essa imunidade religiosa com preocupação, porque poderá ser usada para justificar discursos religiosos em ataques a comunidades LGBTQIA+, religiões de matizes africanas e contra o movimento negro, entre tantos outros grupos, como já vemos nas redes sociais”, explicou. Em seu artigo 1º, o projeto garante a livre manifestação religiosa, dentre outras formas de manifestação, como artística e política.

Limitações

Coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, Maria Mello diz que o projeto está limitado ao escopo de redes sociais, ferramentas de busca e mensageria instantânea, e que, dessa forma, acaba por excluir “outros produtos e serviços digitais que podem conter padrões enganosos e de manipulação”, como dispositivos inteligentes, sites e jogos eletrônicos, que são muito voltados a crianças e adolescentes.

Órgão regulador

Sobre a questão do órgão regulador, o Intervozes tem ser a favor de “um mecanismo de regulação; uma entidade reguladora que seja autônoma, e que ela seja criada exatamente com esse objetivo”, uma vez que não existe, atualmente, uma entidade com “formação técnica e cuidado para ser um órgão realmente efetivador dos direitos digitais”. A previsão de criação desse órgão, porém, não foi incluída no relatório de Orlando Silva.

A Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] já tem vários problemas como entidade reguladora das telecomunicações no Brasil, e não tem essa expertise para regulação da internet. Por isso a excluímos completamente deste papel”, acrescentou.

A avaliação de que a Anatel não deve exercer esse papel de órgão regulador é corroborada pela Coalizão Direitos na Rede, entidade que também integra a SAD.

Segundo a integrante da Coalizão – e presidente do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife – Raquel Saraiva, a Anatel tem “falhado recorrentemente” no cumprimento de suas atribuições no setor de telecomunicações.

Além disso, acrescentou, “a Anatel é historicamente refratária à participação da sociedade civil, o que é incompatível com o modelo de governança multissetorial e colaborativa da internet no país”.

Atribuir a regulação das plataformas a essa agência poderá agravar o cenário, prejudicando o avanço da conectividade significativa no Brasil, e levando os interesses econômicos das plataformas e empresas de telecomunicações a prevalecerem sobre os interesses dos usuários”, complementou.

Conquistas

Na avaliação do Intervozes, o texto, de uma forma geral, “vem com várias conquistas importantes”. Ramênia Vieira citou, por exemplo, a questão da transparência de procedimentos.

A gente vê que a relatoria do projeto fez um grande trabalho ao dar maior transparência para o cidadão. Dá, também, mais poder para reivindicar junto às plataformas, porque hoje não há nada nesse sentido. O cidadão não tem a quem recorrer e não tem direito de recurso. E não há transparência de moderação para se saber os motivos de retirada de conteúdos. Acho que a relatoria conseguiu melhorar e mitigar alguns dos problemas que existem”, concluiu.

Maria Mello, do Instituto Alana, destaca que em relação ao tema de crianças e adolescentes, o texto atual é “bastante bem-vindo” por apresentar parâmetros de serviços positivos para o público infantil e por adotar medidas que asseguram privacidade, proteção de dados e segurança desse público.

O texto do parecer prevê, segundo ela, a possibilidade de vedar a criação de perfis comportamentais de usuários crianças e adolescentes. “A adoção e o aprimoramento dos sistemas de verificação da idade; o desenvolvimento e promoção de ferramentas de controle parental; a notificação de abusos e a busca de apoio por parte de crianças e adolescentes são, também, pontos positivos”, acrescentou.

A Agência Brasil entrou em contato com outras entidades ligadas à Sala de Articulação contra a Desinformação. Elas informaram que o parecer do PL das Fake News está sendo avaliado e que, em breve, serão apresentadas novas manifestações.

Relatório

Na véspera da apresentação do parecer, as entidades divulgaram um documento conjunto sobre a regulação das plataformas digitais no Brasil, no qual apresentam seis pontos considerados essenciais para a para a construção de um “ambiente digital democrático, seguro e saudável”.

O maior destaque foi dado à necessidade de criação de um “órgão regulador independente e autônomo” – que acabou sendo retirado da atual versão apresentada por Orlando Silva, para evitar maiores dificuldades na tramitação da matéria.

Entre as reivindicações feitas pelas entidades integrantes da SAD estão, também, a ampliação das exigências de transparências das plataformas digitais; a responsabilização dos provedores pelos conteúdos impulsionados; exigir obrigações específicas para violência política e desinformação socioambiental; ações de fomento à educação; e avanços na regulação econômica.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PL das Fake News traz imunidade parlamentar e é criticado Read More »

Botijão de gás vai ficar até R$ 7,50 mais caro a partir de 1° de maio

Botijão de gás vai ficar até R$ 7,50 mais caro a partir de 1° de maio

A cobrança do imposto sobre os dois combustíveis passará a ser feita em reais por litro, em alíquota única nacional

O preço do botijão de gás começa maio pressionado pela introdução do novo modelo de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na próxima segunda-feira (1º.mai.2023), feriado que comemora o dia do Trabalhador.

O imposto sobre o diesel também mudará, mas o efeito será compensado pela redução de preços nas refinarias anunciada nesta sexta-feira (28.abr).

A cobrança do imposto sobre os dois combustíveis passará a ser feita em reais por litro, em alíquota única nacional, segundo lei aprovada pelo Congresso em 2022. Nos dois casos, a nova alíquota é superior ao valor cobrado atualmente.

Apesar da redução no valor do diesel, o impacto no preço final do botijão de gás ainda é incerto. O botijão poderá ter aumento de até R$ 7,50.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Botijão de gás vai ficar até R$ 7,50 mais caro a partir de 1° de maio Read More »

McDonald’s gera 50 vagas de emprego em nova loja em Natal

McDonald’s gera 50 vagas de emprego em nova loja em Natal

Nova unidade é a segunda dentro do shopping Midway Mall

O McDonald’s inaugurou mais uma unidade em Natal, desta vez na praça de alimentação do Shopping Midway Mall. O novo restaurante abriu cerca de 50 novos postos de trabalho, dos quais grande parte foi destinada a jovens em sua primeira oportunidade de emprego.

O olhar da companhia para empregabilidade tem foco no acesso da população jovem a uma porta de entrada para o universo profissional. No Brasil, 62% dos funcionários da rede têm menos de 24 anos de idade e muitos estão em sua primeira experiência profissional, o que consolida o McDonald’s como um grande gerador de trabalho para jovens no país.

Esta inauguração integra o plano de expansão da Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s na América Latina e Caribe, que está comprometida em gerar neste ano mais de quatro mil novos postos de trabalho formais no Brasil a partir da inauguração de cerca de 50 novos restaurantes.

No Midway Mall, o cliente pode escolher como fazer o pedido: nos totens de autoatendimento ou no balcão. Quem desejar mais agilidade encontra no aplicativo da marca a solução Peça e Retire, função que permite ao cliente fazer sua compra no caminho para o restaurante. O preparo da refeição começa enquanto ele se aproxima e só é necessário retirar o pedido no balcão, já que o pagamento é feito via celular. E se o WhatsApp for a ferramenta escolhida pelo consumidor, o Méqui Zap interage com o cliente e indica as melhores ofertas e cupons disponíveis.

A nova unidade do McDonald’s no Midway Mall é a segunda da rede no shopping e a sétima em Natal, que conta com restaurantes em Ponta Negra, Barro Vermelho, Lagoa Nova, Natal Shopping e Partage Norte Shopping; além de ser o nono em todo o Rio Grande do Norte, com um restaurante em Parnamirim e outro na cidade de Mossoró.

Serviço – McDonald’s Shopping Midway Mall

Endereço: Av. Nevaldo Rocha, 3775 – Tirol – Praça de Alimentação
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 22h
Domingo e feriado das 11h às 21h

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.300 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2022). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

McDonald’s gera 50 vagas de emprego em nova loja em Natal Read More »

Polícia investiga mulher que deu entrada no hospital com 95% do corpo queimado

Polícia investiga mulher que deu entrada no hospital com 95% do corpo queimado

O estado de saúde da vítima é grave

Uma mulher de 49 anos teve 95% do corpo queimado com gasolina e foi internada em estado grave no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Ela relatou aos profissionais que foi atacada pelo companheiro, mas enteadas da mulher acreditam que um curto-circuito causou a explosão, devido ao combustível armazenado na casa.

Segundo as enteadas, o companheiro da vítima tem 65 anos e tentou ajudá-la, apagando as chamas e chamando a ambulância. A mulher mora na zona rural de Campo Grande, também na região Oeste, e foi socorrida inicialmente em um hospital da cidade. Ela foi direcionada para o hospital de Mossoró após dar a versão sobre o ataque.

A Polícia Civil foi informada sobre o caso. A vítima será transferida para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. O estado de saúde da vítima é grave. As informações foram divulgadas pelo portal G1 RN.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia investiga mulher que deu entrada no hospital com 95% do corpo queimado Read More »

Reservas hídricas do RN chegam a 63% da sua capacidade total

Reservas hídricas do RN chegam a 63% da sua capacidade total

Atualmente, 11 reservatórios monitorados pelo Igarn, com capacidade superior a 05 milhões de metros cúbicos, permanecem com 100% da sua capacidade

Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta quinta-feira (27), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam as reservas hídricas superficiais totais do estado já somam 2,709 bilhões de metros cúbicos, percentualmente, 63,01% da sua capacidade total, que é de 4,36 bilhões de m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,605 bilhões de m³, correspondentes a 67,67% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 378,20 milhões de m³, equivalentes a 63,06% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de m³.

O açude público de Marcelino Vieira acumula 10,65 milhões de m³, percentualmente, 95,09% da sua capacidade total, que é de 11,20 milhões de metros cúbicos.

Atualmente, 11 reservatórios monitorados pelo Igarn, com capacidade superior a 05 milhões de metros cúbicos, permanecem com 100% da sua capacidade: Umari, localizado em Upanema; Mendubim, em Assú; Pataxó, em Ipanguaçu; o açude público de Riacho da Cruz; Flechas, em José da Penha; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Apanha Peixe, em Caraúbas; e os açudes públicos de Pilões e Encanto.

Outros 04 mananciais, além do já citado, açude público de Marcelino Vieira, permanecem com volumes superiores a 90% da sua capacidade: Rodeador, em Umarizal, com 99,63%; Morcego, em Campo Grande, com 99,40%; Malhada Vermelha, em Severiano Melo, com 98,67%; e Santa Cruz do Trairi, com 96,51%.

Alguns mananciais ainda estão com baixas reservas hídricas. O açude Boqueirão de Parelhas acumula 9,07 milhões de metros cúbicos, percentualmente, 10,70% da sua capacidade total, que é de 84,79% milhões de m³.

O açude Dourado, localizado em Currais Novos, está com 1,51 milhão de m³, percentualmente, 14,63% da sua capacidade total, que é de 10,32 milhões de m³.

A barragem Gargalheiras, localizada em Acari, acumula 2,30 milhões de m³, equivalentes a 5,18% da sua capacidade total, que é de 44,42 milhões de m³.

Foto: Divulgação Igarn

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Reservas hídricas do RN chegam a 63% da sua capacidade total Read More »

Fetronor participa do 2º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir

Fetronor participa do 2º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir

Encontro é realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT)

A equipe do Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR está em Fortaleza participando do 2º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir. O evento teve início na quinta-feira (27) e segue até hoje (sexta, 28).

Realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e promovido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans-CE), o evento visa capacitar as equipes técnicas das federações de transportes da região Nordeste em Avaliação Veicular Ambiental e Avaliação da Qualidade do Diesel.

O primeiro dia de atividades, realizado na quinta-feira (27), contou com reciclagem prática e teórica das avaliações veiculares e avaliação da qualidade do diesel, e foram realizadas na empresa de transportes Vega S.A, parceira do Despoluir.

Já nesta sexta (28), acontece a excursão até a área portuária do Pecém para visita ao centro de pesquisa envolvido na produção da primeira molécula de hidrogênio verde (H2 verde) – combustível produzido a partir de fonte de energia renovável. À tarde, no auditório da Fetrans, ocorre a apresentação da Série CNT Energia no Transporte: Hidrogênio Renovável.

Além da Fetronor, participam da programação integrantes da Fetrabase (BA), Fetracan (PE) e Fetralse (SE), além de representantes dos setores do transporte e do meio ambiente. O evento ocorre na sede do SEST SENAT em Fortaleza e encerra no fim da tarde de hoje.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fetronor participa do 2º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir Read More »

Prêmio Academia Assaí oferece capacitação e mais de R$ 1 milhão em prêmios

Prêmio Academia Assaí oferece capacitação e mais de R$ 1 milhão em prêmios

A premiação é voltada para comerciantes, ambulantes e micro e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício, de todas as regiões do Brasil; as inscrições vão de 17 de abril até 24 de maio

Nos últimos anos, o Brasil viu um aumento expressivo no número de micro e pequenos empreendedores. De acordo com o SEBRAE, em 2022, o setor foi responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, que corresponde a 18,5 milhões de pequenos negócios no País. Para garantir o sucesso desses empreendimentos que, de fato, são os responsáveis por circular a economia, o Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, promove a 6ª edição do Prêmio Academia Assaí, que tem suas inscrições abertas de 17 de abril até 24 de maio. Desta forma, o atacadista visa desenvolver e capacitar os(as) pequenos(as) empreendedores(as) para que tornem os seus negócios ainda mais estruturados e atrativos.

O Prêmio é voltado exclusivamente para comerciantes, ambulantes e micro e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício, de qualquer região do Brasil. Nesta edição conta com uma etapa regional e uma nacional, além do apoio financeiro de mais de R$ 1,3 milhão em prêmios, os(as) participantes passam por um programa de capacitação que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências para a melhor gestão dos seus empreendimentos e ainda recebem o reconhecimento dos seus negócios.

“Esse Prêmio nasceu dentro da Academia Assaí, um programa criado para capacitar empreendedores(as) de alimentação que já alcançou mais de 3 milhões de pessoas. Nosso objetivo com a 6 ª edição do Prêmio é, a partir do incentivo financeiro, oferecer capacitação, apoiar ainda mais o fortalecimento desses negócios e contribuir para o sucesso deles(as) de forma estruturada”, comenta Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí. “Nesta edição, a 1ª chancelada pelo Instituto Assaí, estamos felizes pois, além de ampliarmos o número de premiados(as), também conseguiremos destacar os(as) empreendedores(as) e seus negócios na etapa regional e, também, nacional”, pontua Vicari.

Nas cinco edições anteriores do Prêmio Academia Assaí, foram quase 70.000 empreendedores(as) inscritos(as) e mais de 3 mil empreendedores(as) premiados(as). “Mais do que oferecer o apoio financeiro, nós queremos oferecer as ferramentas para que esses(as) pequenos(as) empreendedores(as) triunfem nos seus negócios. No Assaí, entendemos que somos um agente transformador e esses(as) empreendedores(as) são nossos(as) clientes, mas, também, parceiros(as). Queremos crescer junto com a comunidade que estamos e que aqueles(as) que fazem parte deste local, também cresçam conosco”, avalia Vicari.

Como nas outras edições, os(as) empreendedores(as) podem se inscrever em três categorias: Vendas por encomendas; Ponto de venda fixo; e Vendedor(a) ambulante, nas regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para se inscreverem, os(as) interessados devem fazer um curso rápido, online e gratuito na Academia Assaí e responder a algumas questões sobre o seu negócio. Na primeira etapa serão selecionadas 700 pessoas de cada categoria, o que totaliza 2.100 premiados(as), que receberão R$ 300 e quatro dias de capacitação online. Desses, serão selecionados 210 finalistas, que receberão R$ 2 mil em dinheiro e R$ 500 em vales-compra do Assaí e que ainda concorrerão a 30 prêmios de “vencedor(a) regional”. Serão 6 vencedores em cada uma das regiões do País, sendo 2 de cada categoria que, além de ganhar mais R$ 2 mil em dinheiro, levarão também um celular, uma assessoria individual para o seu negócio e uma viagem para São Paulo, com tudo pago, para concorrer ao Prêmio Nacional.

Na etapa nacional realizada na cidade de São Paulo, sede da companhia, os(as) 30 vencedores(as) regionais terão uma semana de imersão, com vivências e capacitações e concorrerão ao prêmio de vencedor(a) nacional da sua categoria, no valor de R$ 10 mil em dinheiro. Nesta edição, além do grande prêmio de vencedor(a) nacional, os(as) participantes desta etapa também concorrerão aos prêmios de: inovação, tecnologia e sustentabilidade, o(a) ganhador(a) de cada um destes prêmios receberá R$ 3.000.

Para participar do Prêmio Academia Assaí 2023 é preciso ter mais de 18 anos, residir no Brasil e ser um(a) empreendedor(a) (formalizado(a) ou não) do setor alimentício. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio pelo site da premiação.

SERVIÇO

Prêmio Academia Assaí 2023
Data de inscrições: 17 de abril a 24 de maio
Onde se inscrever:
Hotsite Prêmio Academia Assaí 2023

Critérios:

  • Residir no Brasil;
  • Ter mais de 18 anos;
  • Atuar no setor alimentício. Não é necessário ter negócio formalizado;
    -Podem participar pessoas de todos os estados brasileiros.

Como funciona a inscrição:

  • O primeiro passo é acessar o site da premiação
  • Depois, é preciso fazer o curso rápido e gratuito da Academia Assaí
  • Para finalizar, é necessário preencher um formulário sobre o seu negócio.

Sobre o Instituto Assaí

O Instituto Assaí é o braço social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí, atualmente na 6ª edição. Mais informações: Hotsite instituto Assaí

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prêmio Academia Assaí oferece capacitação e mais de R$ 1 milhão em prêmios Read More »

Imposto de Renda 2023: saiba como declarar doações para projetos sociais

Imposto de Renda 2023: saiba como declarar doações para projetos sociais

Prazo para declarar imposto de renda encerra dia 31 de maio. No RN, 191.897 pessoas enviaram a declaração até agora (28/04)

Você sabia que quem fez doações para fundos e projetos sociais em 2022 pode deduzir parte desse valor do imposto de renda? É possível abater até 6% do imposto devido. Para declarar as doações realizadas em 2022, basta ir até o campo “Doações Efetuadas” no formulário, informar o nome do beneficiário, CPF ou CNPJ, o código da doação e o valor doado.

Mas atenção: só serão consideradas válidas as doações destinadas a fundos municipais, distritais, estaduais ou nacionais de amparo aos idosos ou à criança e ao adolescente e projetos de incentivo ao esporte, à cultura e à atividade audiovisual cadastrados junto ao governo.

Para saber como abater esse valor é simples. “No próprio programa do imposto de renda, existe uma aba que se chama ‘cálculo do imposto’. No campo ‘imposto devido’ já vai aparecer o valor que chamamos de base para dedução. Digamos que nesse campo esteja um valor de R$ 451,79. Sobre esse valor, será possível abater 6%, então R$ 27,10 é o limite que o contribuinte poderá abater no Imposto de Renda”, explica Gustavo Vieira, diretor operacional da Rui Cadete Consultores.

Como todas as informações declaradas precisam ter comprovação, é importante que os contribuintes guardem e organizem todos os comprovantes de depósitos das doações, para caso seja necessário comprovar as transações depois.

Os contribuintes também podem destinar parte da restituição do Imposto de Renda para projetos sociais e culturais, doando um valor ao fundo de sua preferência e lançando esta doação como uma dedução no próximo imposto de renda ou na própria declaração, durante o preenchimento do formulário. Essa última opção é aplicável para quem decide doar na hora de declarar o imposto. A Receita Federal registrou quase R$ 3,4 milhões em doações para fundos sociais na declaração do Imposto de Renda somente nos primeiros 15 dias de entrega da declaração, totalizando 4.655 doações diretas para os fundos sociais voltados a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Neste caso, é necessário optar pelo modelo completo de declaração, preencher os dados, colocar a renda e até eventuais doações efetuadas no ano passado, bens e outras informações. Em seguida, é preciso ir até o campo “Doações Diretamente na Declaração”, clicar na aba “Criança e Adolescente” ou “Idoso” e clicar em “novo”. Depois disso, basta escolher o fundo que será beneficiado, lembrando que o contribuinte pode escolher o fundo Municipal, Estadual ou Nacional que quiser e dizer quanto destinará. Em seguida, é necessário clicar em “ok” e repetir o procedimento com o outro fundo.

O Ministério da Fazenda informa que é necessário imprimir e pagar um DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) para cada destinação informada, porém os valores recolhidos serão depois compensados e o contribuinte não pagará nada além do valor original do seu Imposto Devido. A declaração só termina de ser processada quando o sistema da Receita Federal detectar que o DARF da destinação foi pago e que não há nenhuma outra pendência. O passo a passo pode ser acessado no site da Receita Federal:https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/passo-a-passo/destinacao-de-imposto-de-renda.pdf

De acordo com o Ministério da Fazenda, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido, ou 7%, quando destinado a projetos esportivos. Porém, se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), enquanto as empresas podem destinar até 1% para cada fundo (crianças e adolescentes, e idosos), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais ou audiovisuais (cinema). O cálculo é realizado pelo próprio sistema da Receita Federal.

Quem deixar para declarar no prazo final precisa ficar atento, pois, após o dia 31 de maio, o contribuinte que cometeu algum erro ou precisar retificar a declaração não poderá mudar o regime escolhido, enquanto quem declarar até o dia 10 de maio tem a possibilidade de pagamento pelo débito automático. “Além disso, temos a tradicional lentidão do sistema nos últimos dias que pode trazer dor de cabeça e ocasionar multa por perda de prazo, então o bom mesmo é declarar antes e receber a restituição nos primeiros lotes”, recomenda Gustavo Vieira, contador e diretor operacional da Rui Cadete Consultores.

Estácio Natal oferece atendimento gratuito ao público

Quem ainda não declarou o imposto de renda e está com dificuldades para preencher o formulário, pode procurar o Núcleo de Apoio Fiscal da Estácio, na Avenida Alexandrino de Alencar, 708, no bairro Alecrim. O atendimento é gratuito e ocorre nas segundas e quartas-feiras, entre 16h e 19h, e na quinta-feira, das 15h às 19h.

É necessário apresentar RG, CPF, título de eleitor, informe de rendimentos, comprovante de residência e documentos de aquisição ou venda de imóveis e outros bens e informe de rendimento bancário do ano de 2022 (caso possua investimentos como CDB, LCI, LCA, entre outros), além de informar o nome completo e CPF dos dependentes e apresentar documentos que comprovem as despesas relacionadas a eles, como recibos escolares e médicos.

Serviço – Atendimento gratuito para declaração de IR

Onde: Núcleo de Apoio Fiscal Estácio – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim
Quando: Segundas e quartas, das 16h às 19h | Quinta-feira, das 15h às 19h

Foto: Agência Brasil – EBC/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Imposto de Renda 2023: saiba como declarar doações para projetos sociais Read More »

Trens de Natal não vão circular no feriado

Trens de Natal não vão circular no feriado

Informações foram divulgadas pela CBTU Natal

Os trens urbanos que atendem a Região Metropolitana de Natal não irão circular no feriado do dia do Trabalhador, na próxima segunda-feira (1°.mai.2023). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (28.abr) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Natal), responsável pela operação dos veículos.

Segundo a CBTU Natal, o sistema de trens voltará a operar na terça-feira (2.mai), a partir das 05h04 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal, e das 05h02 na Linha Sul, no percurso São José de Mipibu/Natal. Aos domingos, os trens não circulam.

A CBTU informa que caso seja necessário buscar mais informações, a população pode entrar em contato através do telefone (84) 3221-3355 ou pelo perfil do Instagram @cbtunatal.

Foto: Divulgação/CBTU Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trens de Natal não vão circular no feriado Read More »

PRF inicia Operação Dia do Trabalhador 2023

PRF inicia Operação Dia do Trabalhador 2023

A operação desse feriado prevê reforço de policiamento e fiscalização contra condutas indevidas ao volante

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, nessa sexta-feira (28.abr.2023), à Operação Dia do Trabalhador 2023. A ação nacional, com término previsto para às 23h59 da segunda-feira (1°.mai.2023), terá como tema principal a conscientização dos motoristas e usuários de vias públicas.

De acordo com a PRF, a operação também servirá como pontapé inicial para a Campanha do Maio Amarelo 2023, campanha mundial de conscientização sobre segurança no trânsito, criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Brasil.

A PRF afirmou que a opção pela “conscientização” deve-se ao fato de que 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas.

Segundo os dados apresentados pela Diretoria de Operações da PRF, são exemplos desse tipo de conduta evitável: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito. A operação desse feriado prevê reforço de policiamento e fiscalização no sentido de coibir tais comportamentos.

A expectativa da PRF é de que uma abordagem baseada na educação e na conscientização dos usuários de vias públicas, aliada à fiscalização rigorosa, possa alcançar resultados mais consistentes na redução de mortos e feridos no trânsito.

Campanha Maio Amarelo

O lançamento da Operação Dia do Trabalhador 2023 servirá ainda como início oficial da Campanha Maio Amarelo, da PRF. O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011 a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde então, o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países, visando a redução da violência no trânsito. Como curiosidade, a cor amarela foi escolhida por representar o sinal de “atenção” na sinalização das vias, mais especificamente nos semáforos.

Resolução do CONTRAN estabelece que as campanhas educativas de trânsito em 2023, a serem veiculadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), contenham a mensagem “No trânsito, escolha a vida”.

Para o Maio Amarelo deste ano, a Polícia Rodoviária Federal foi além e acrescentou o tema “Nossas escolhas salvam vidas”, reforçando a necessidade de conscientização e a convicção de que a maior parte dos acidentes pode ser evitada. Entre as ações programadas para a campanha deste ano, destacam-se as iniciativas de educação para o trânsito, como o cinema rodoviário e ciclos de palestras em escolas e empresas, além de ações publicitárias diversas.

Para o Diretor-Geral da PRF, Fernando Oliveira, “na maior parte dos acidentes, vidas são perdidas e pessoas se ferem em razão de um somatório de decisões equivocadas, seja por imprudência ou mesmo por inexperiência”. Ainda para o diretor, o trabalho de conscientização e educação é um dos pilares para a preservação de vidas.

Restrições de tráfego para veículos com cargas ou dimensões excedentes:

  • Sexta-feira (28/04) das 16h às 22h
  • Sábado (29/04) das 06h às 12h
  • Segunda-feira (01/05) das 16h às 22h

No caso de emergência em rodovias federais, ligue 191.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF inicia Operação Dia do Trabalhador 2023 Read More »

Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital

Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital

Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção

O Ministério da Saúde informou que o Programa Mais Médicos alcançou a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. O chamamento ofertou 6.252 vagas, incluindo mil postos para a Amazônia Legal. Dessas, 6.169 foram indicadas pelas cidades para preenchimento.

Das 2.074 regiões com vagas previstas, 2.028 enviaram documentação para a renovação do quadro de profissionais. O ministério informou, também, que 47% das vagas estavam destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou de extrema pobreza.

Dos municípios contemplados, apenas 31 não renovaram a adesão, enquanto 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas. Com isso, 83 vagas ficaram sem preenchimento.

Vale lembrar, contudo, que após a avaliação dos termos enviados pelos gestores locais, as vagas remanescentes serão destinadas para novas regiões”, informou o Ministério da Saúde. Na próxima fase, em um novo edital, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção.

Incentivos

Podem participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, que continuarão atuando com registro do Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. “Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, destacou o ministério.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais Médicos tem 99% de adesão de cidades contempladas em edital Read More »

Segunda edição do Pipa MPB Fest está confirmada para outubro

Segunda edição do Pipa MPB Fest está confirmada para outubro

O festival será realizado dias 13 e 14 de outubro, em Pipa, um dos destinos paradisíacos mais procurados do país

Depois de receber mais de 3 mil pessoas e ser um enorme sucesso no ano passado, a segunda edição do Pipa MPB Fest está confirmada para 2023. O evento surgiu com o objetivo de celebrar a Música Popular Brasileira e o melhor que o Brasil tem e promover um evento de música boa que mescla artistas de grande porte e nomes locais.

O festival será realizado dias 13 e 14 de outubro, em Pipa, um dos destinos paradisíacos mais procurados do país, com praias espetaculares, ótimo clima e opções de lazer para toda a família. Além da boa música, o evento traz como diferencial o destino, a possibilidade de – além de curtir maravilhosos shows, ir a passeios turísticos, descansar e curtir um excelente fim de semana.

Além dos shows nacionais, o Pipa MPB Fest realizará o Festival de Videoclipes na Praia da Pipa que tem o objetivo de dar visibilidade e divulgar a produção de vídeos na categoria “Videoclipes” produzidos no Estado. O Céu Festival de Videoclipes se destina a pessoas físicas e jurídicas, realizadores, produtores, produtoras audiovisuais, videomakers músicos, bandas e demais profissionais criativos com produções de videoclipes de artistas potiguares nos últimos dois anos.

O evento será na Arena Pipa Open Air. As atrações desse ano e mais informações do evento serão divulgadas em breve. O festival é uma realização da Viva Entretenimento e Pipa Open Air. Siga o perfil oficial no instagram e acompanhe todas as novidades: @pipampbfest.

Foto: Bia Azevedo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Segunda edição do Pipa MPB Fest está confirmada para outubro Read More »

Lula vai assinar MP do salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio

Lula vai assinar MP do salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio

Em reunião, presidente definiu nova política do piso nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nos próximos dias a Medida Provisória (MP) para instituir o salário mínimo de R$ 1.320 este ano. A informação foi dada na noite desta quinta-feira (27) pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que participou de uma reunião do presidente com representantes das centrais sindicais, no Palácio da Alvorada. A MP tem efeito imediato, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

Marinho também anunciou que o governo vai enviar um projeto de lei para retomar a política de valorização real do salário mínimo, que vigorou ao longo dos governos petistas. Ela vai assegurar a recomposição da inflação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais o percentual de crescimento do PIB de dois anos anteriores. Ou seja, em 2024, se estiver em vigor, o reajuste será o INPC de 2023 mais o percentual de crescimento do PIB de 2022.

A política de recuperação e valorização permanente do salário mínimo irá por projeto de lei. Tem este ano para tramitar e a primeira validade será janeiro do ano seguinte [2024], considerando a reposição da inflação acrescida do PIB consolidado, ou seja, de dois anos anteriores. Esse é o resultado da conversa de hoje”, disse Marinho a jornalistas na residência oficial.

Nesta sexta-feira (28), após compromissos em Brasília pela manhã, Lula embarca para São Paulo, onde deve passar o fim de semana. Segundo Luiz Marinho, ele deve participar do ato do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, organizado pelas centrais sindicais.

O valor de R$ 1.320 já havia sido anunciado por Lula em fevereiro, quando ele confirmou que o reajuste deveria entrar em vigor em maio. Na mesma ocasião, segundo Lula, deve ser divulgada a nova faixa de isenção do Imposto de Renda, que passará de R$ 1.903,98 para R$ 2.640.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.302, conforme medida provisória editada em meados de dezembro pelo governo anterior. Esse valor considera a variação da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de ganho real de aproximadamente 1,4%.

Entretanto, o valor aprovado pelo Congresso Nacional no Orçamento Geral da União de 2023 é de R$ 1.320, mas, para entrar em vigor, depende justamente uma nova MP do Executivo, que agora será assinada.

Em março de 2023, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas no país deveria ter sido de R$ 6.571,52, ou 5,05 vezes o mínimo de R$ 1.302,00, de acordo com cálculos do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese). No Brasil, o salário mínimo é referência para cerca de 60,3 milhões de trabalhadores e aposentados.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula vai assinar MP do salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio Read More »

STF forma maioria para tornar réus mais 200 investigados pelo 8 de janeiro

STF forma maioria para tornar réus mais 200 investigados pelo 8 de janeiro

Ao todo, 10 ministros estão aptos a votar

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira (27) para tornar réus mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.

Até o momento, o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Dias Toffoli, Cármem Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso se manifestaram pelo recebimento das denúncias.

Com os votos, o placar do julgamento está em 6 a 0 pelo recebimento. Dez ministros estão aptos a votar.

A votação virtual sobre o recebimento das denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) vai até às 23h59 de terça-feira (2). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Após o fim do julgamento, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, Moraes vai analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Na semana passada, na primeira votação sobre o caso, a Corte aceitou denúncia e tornou réus 100 investigados pela participação nos atos.

Presos

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que permaneceram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF forma maioria para tornar réus mais 200 investigados pelo 8 de janeiro Read More »

Influencer que morreu por reação alérgica deixou carta de despedida

Influencer que morreu por reação alérgica deixou carta de despedida

Ele pediu que ela e todos aproveitassem a vida intensamente e também expressou como queria que fosse seu funeral

Brendo Yan da Silva, um influenciador digital de 27 anos, que morreu em Natal após uma reação alérgica a camarão nesta quinta-feira (27.abr.2023), deixou uma carta de despedida para sua esposa, Victoria Figueiredo. Na carta, ele pediu que ela e todos aproveitassem a vida intensamente e também expressou como queria que fosse seu funeral, caso chegasse o dia.

A esposa afirmou que não sabe exatamente quando Brendo Yan escreveu a carta, mas disse que o documento foi entregue a ela assim que eles se casaram, há um ano. “Ele deixou uma carta agradecendo e pedindo como ele queria que fosse feito no funeral, caso chegasse o dia dele. E a gente fez tudo do jeito que ele pediu. Foi difícil? Foi. Mas ele queria a gente feliz, ele queria o frevo, que é uma coisa que ele ama“, disse Victoria ao portal G1 RN.

O cortejo e sepultamento foram realizados na quinta-feira (27.abr), seguindo as instruções do influenciador. O funeral contou com uma banda de frevo e um estandarte do Bloco do Anjinho, criado por Brendo no carnaval deste ano. Victoria disse que manterá o bloco em homenagem ao marido.

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Influencer que morreu por reação alérgica deixou carta de despedida Read More »

Homem ateia fogo no próprio carro após 'chateação'

Homem ateia fogo no próprio carro após ‘chateação’

Proprietário disse que estava chateado com uma dívida e resolveu descontar a raiva no veículo

Um homem ateou fogo em seu próprio carro em Parnamirim, na região Metropolitana de Natal, nesta quinta-feira (27.abr.2023). Inicialmente, o proprietário informou à Polícia Militar (PM) que uma pane elétrica teria provocado o incidente, mas momentos depois, ele assumiu que o incêndio foi intencional. Ele disse que estava chateado com uma dívida e resolveu descontar a raiva no veículo. Imagens de câmeras de segurança mostraram o momento em que o fogo foi iniciado. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

Antes do esclarecimento, as imagens do carro em chamas foram compartilhadas nas redes sociais com a informação falsa de que se tratava de um ataque criminoso após um suposto salve de uma facção criminosa. No entanto, isso foi desmentido pelo proprietário do carro e posteriormente pela Polícia Militar. O homem quase foi atingido pelas chamas, mas não se feriu gravemente. O incidente chamou a atenção da população local, e a notícia viralizou nas redes sociais.

Foto: Via Certa Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem ateia fogo no próprio carro após ‘chateação’ Read More »

Projeto de lei pode fechar unidades do Sesc e Senac em todo o país

Projeto de lei pode fechar unidades do Sesc e Senac em todo o país

Artigos do projeto destinam para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)

O Projeto de Lei de Conversão nº 09/2023 pode causar o fechamento de unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a demissão de milhares de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, caso os artigos 11 e 12 sejam mantidos. Os artigos desviam 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas Sesc e ao Senac para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O Sesc teria que fechar 36 unidades, o que resultaria no corte de quase dois mil empregos e na supressão de 2,6 milhões de toneladas de alimentos distribuídos, além de outros cortes. Já o Senac seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, reduzindo mais de 7 milhões de horas-aula de cursos e demitindo mais de 1,6 mil pessoas.

Para o Sesc e o Senac, a medida é inconstitucional, pois os valores destinados ao Sesc e ao Senac não são recursos públicos e devem ser usados exclusivamente para o fim estabelecido na Constituição Federal.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto de lei pode fechar unidades do Sesc e Senac em todo o país Read More »

Coletivo CIDA celebra o Dia Internacional da Dança com apresentações no TAM

Coletivo CIDA celebra o Dia Internacional da Dança com apresentações no TAM

Ao longo da temporada, mais de 1.600 pessoas assistiram ao novo trabalho do grupo artístico radicado em Natal

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado dia 29 de abril, o Coletivo CIDA (RN) volta a apresentar seu novo espetáculo Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, nos dias 27 e 28 de abril de forma gratuita com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição.

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto traz no elenco nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araújo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

As questões abordadas em ‘Insanos e Beija-Flores’ colocam em debate o pensamento eugênico, o preconceito, os limites entre a insanidade e arte na sociedade. Falamos também sobre o silêncio instaurado sem qualquer humanidade que inviabiliza, violenta e extermina a vida de diferentes indivíduos”, declaram Arthur Moura (produtor do CIDA) e René Loui (coreógrafo e intérprete).

Trilogia

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019. A primeira obra intitulada Corpos Turvos é um grito de socorro para que corpos pretos, pobres, periféricos, soropositivos, corpos pertencentes da ampla comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência deixem de ser números.

Na segunda parte, nomeada Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é Meu Nome, o CIDA continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial.

O ato final é livremente inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, mais conhecido como Bispo do Rosário, o espetáculo conta as perspectivas desses seis diferentes indivíduos que convivem num porão e há anos reinventam todas as coisas da Terra. Cada um deles, uma história.

Nascido em Japaratuba, no estado de Sergipe, em 1909, Bispo do Rosário carregava todos os estigmas de marginalização social, ainda vigentes em nossa sociedade. Homem negro, pobre, louco para uns, viveu asilado em um manicômio por 50 anos. Sua obra propunha a ressignificação do universo para ser apresentado no dia do juízo final, e não era visto por ele como arte, era missão.

Os três espetáculos complementam-se, mas podem ser vistos, ouvidos e sentidos de modo independente ou em qualquer ordem.

Uma temporada para não esquecer

Ao longo da temporada, mais de 1.600 pessoas assistiram ao novo trabalho do grupo artístico radicado em Natal. A obra tem recebido muitos feedbacks positivos e impactado também os intérpretes.

Para a intérprete e co-fundadora Rozeane Oliveira, a temporada tem sido marcante. “Estamos iniciando as comemorações dos sete anos de existência do Coletivo CIDA da melhor forma! Essa temporada tem sido incrível! Estar ao lado de artistas tão grandiosos e poder partilhar o palco com eles é de uma imensidão inexplicável. Dançar no TAM para tantas pessoas foi outra experiência ainda mais maravilhosa, e poder retornar aos palcos de Mossoró, levando essa obra que é muito significativa, sem dúvida, foi outro presente para nós”, declara Rozeane Oliveira.

A intérprete Jânia Santos avalia a temporada como provocadora de reflexões. ”Essa temporada fez surgir uma série de pensamentos sobre o estar e sobre o ser. ‘Insanos e Beija-flores’ foi mais uma nova experiência de me perceber de forma diferente como bailarina, intérprete e pessoa. Isso foi muito grandioso, e ter o teatro cheio onde você mora é maravilhoso. Estamos criando em movimento uma história que lida com o sentir a angústia, a dor e o desprezo do outro. Esta é a nossa vivência, e também, a história de tantas outras pessoas, e precisa ser sentida”, comenta Jânia.

O público natalense pode assistir o espetáculo meditante retirada do ingresso no local 1 hora antes das apresentações. Na quinta-feira (27), a apresentação acontece às 20h. Já na sexta-feira (28), haverá duas apresentações: uma às 15h para escolas e instituições cadastradas em: linktr.ee/coletivocida, e às 20h para o público geral. Em junho, o grupo realiza temporada no Rio de Janeiro, no Sesc Copacabana.

Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro

Esta obra é uma iniciativa do Coletivo CIDA contemplada pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022 que conta com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Criado com o objetivo de fomentar a criação artística de montagens inéditas no campo do teatro, o prêmio tem investimento de um milhão quatrocentos e trinta mil reais. Foram selecionados 10 projetos, entre eles o novo trabalho do Coletivo CIDA com nota máxima na Região Nordeste.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

SERVIÇO

Coletivo CIDA apresenta Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão no TAM
Local: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira)
Dia 27 apresentação às 20h
Dia 28 apresentações às 15h e 20h
Acessibilidade: Tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Quantidade de ingressos: 582 (por sessão)

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Coletivo CIDA celebra o Dia Internacional da Dança com apresentações no TAM Read More »

ABC é eliminado da Copa do Brasil

ABC é eliminado da Copa do Brasil

O jogo, realizado na Arena do Grêmio, terminou em 1 a 1

O ABC foi eliminado da Copa do Brasil pelo Grêmio nesta quinta-feira (27.abr.2023), na partida de volta em Porto Alegre (RS). Com um time com sete mudanças, incluindo dois estreantes, o Alvinegro saiu na frente com um gol de Matheus Anjos, mas perdeu a chance de ampliar o placar no segundo tempo. O jogo, realizado na Arena do Grêmio, terminou em 1 a 1.

O ABC entrou em campo sem cinco titulares, poupados por conta do desgaste físico, e utilizou uma formação inédita para tentar surpreender o Grêmio. Com uma defesa sólida e boas atuações de jogadores como Wallace e Matheus Anjos, o time potiguar teve chances de marcar o segundo gol, mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos do segundo tempo, com um gol de Everton Galdino.

Após a eliminação na competição, o foco é total do alvinegro potiguar será na Série B, onde o ABC busca sua primeira vitória na competição diante do Ceará, no próximo domingo (30.abr), em Natal.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Fotos Públicas/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC é eliminado da Copa do Brasil Read More »

Influenciador digital morre após reação alérgica a camarão

Influenciador digital morre após reação alérgica a camarão

Ele sofreu uma parada cardíaca e teve a morte cerebral confirmada nesta quarta-feira (26

Um influenciador digital de 27 anos morreu depois de uma reação alérgica ao comer um bolinho de camarão em Natal, no último final de semana. Brendo Yan da Silva, que também trabalhava como assistente administrativo, foi internado após passar mal e tomar um antialérgico em casa, mas acabou sofrendo uma parada cardíaca e teve a morte cerebral confirmada nesta quarta-feira (26.abr.2023).

Yan e sua esposa receberam bolinhos de macaxeira de um vizinho, sem saber que o recheio era de camarão. Victória Figueiredo, esposa de Yan, disse que ele começou a passar mal logo após comer o bolinho e tomou um antialérgico em casa.

Ela correu para pedir ajuda aos vizinhos, e ele foi levado a um pronto-socorro, mas acabou sendo transferido para o Hospital Memorial, onde teve a morte cerebral confirmada após tomografias. O velório aconteceu na tarde desta quinta-feira (27.abr) no espaço de eventos Nana Banana, na Redinha, e o sepultamento foi marcado para às 16h.

Victória afirmou que Yan era um homem exemplar, querido por todos e de extrema importância para a comunidade.

Foto: Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Influenciador digital morre após reação alérgica a camarão Read More »

RN tem alertas de chuvas intensas para 113 cidades do RN

RN tem alertas de chuvas intensas para 113 cidades do RN

Em caso de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados pelos números 199 e 193, respectivamente

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas em 113 cidades do estado, que permanecerá em vigor até a manhã de sexta-feira (28.abr.2023). O aviso é amarelo, de perigo potencial, e inclui previsões de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes entre 40 e 60 km/h. Segundo o instituto, há baixo risco de cortes de energia elétrica, quedas de árvores e inundações.

O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e observe alterações nas encostas, desligue os aparelhos elétricos do quadro de energia e proteja os pertences da água em sacos plásticos em caso de inundação. Em caso de emergência, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados pelos números 199 e 193, respectivamente.

Municípios com alerta Amarelo

  • Acari
  • Açu
  • Afonso Bezerra
  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Alto do Rodrigues
  • Angicos
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Areia Branca
  • Augusto Severo
  • Baraúna
  • Bento Fernandes
  • Bodó
  • Caiçara do Norte
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Caicó
  • Campo Redondo
  • Caraúbas
  • Carnaúba dos Dantas
  • Carnaubais
  • Cerro Corá
  • Coronel João Pessoa
  • Cruzeta
  • Currais Novos
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Felipe Guerra
  • Fernando Pedroza
  • Florânia
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Galinhos
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Grossos
  • Guamaré
  • Ipanguaçu
  • Ipueira
  • Itajá
  • Itaú
  • Jandaíra
  • Janduís
  • Jardim de Angicos
  • Jardim de Piranhas
  • Jardim do Seridó
  • João Câmara
  • João Dias
  • José da Penha
  • Jucurutu
  • Lagoa Nova
  • Lajes
  • Lajes Pintadas
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Macau
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Messias Targino
  • Mossoró
  • Olho d’Água do Borges
  • Ouro Branco
  • Paraná
  • Paraú
  • Parazinho
  • Parelhas
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pedra Grande
  • Pedra Preta
  • Pedro Avelino
  • Pendências
  • Pilões
  • Poço Branco
  • Portalegre
  • Porto do Mangue
  • Pureza
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Riachuelo
  • Rodolfo Fernandes
  • Ruy Barbosa
  • Santana do Matos
  • Santana do Seridó
  • São Bento do Norte
  • São Fernando
  • São Francisco do Oeste
  • São João do Sabugi
  • São José do Seridó
  • São Miguel
  • São Miguel do Gostoso
  • São Rafael
  • São Tomé
  • São Vicente
  • Serra do Mel
  • Serra Negra do Norte
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Taipu
  • Tenente Ananias
  • Tenente Laurentino Cruz
  • Tibau
  • Timbaúba dos Batistas
  • Touros
  • Triunfo Potiguar
  • Umarizal
  • Upanema
  • Venha-Ver
  • Viçosa

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN tem alertas de chuvas intensas para 113 cidades do RN Read More »

Itep-RN identifica ossadas de mãe e filhos desaparecidos

Itep-RN identifica ossadas de mãe e filhos desaparecidos

Ossos humanos foram encontrados em Lagoa Salgada, na região Agreste

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou nesta quinta-feira (27.abr.2023) a identificação de ossadas encontradas em um terreno baldio zona rural de Lagoa Salgada, na região Agreste, em agosto de 2021 como sendo de uma mulher e seus três filhos desaparecidos desde o ano passado.

A identificação por meio de DNA foi demorada devido ao estado de degradação do material ósseo. A causa das mortes ainda não foi determinada e a polícia continua investigando o caso.

A confirmação da identidade da quarta ossada ainda pode demorar mais de 10 dias. A família foi informada sobre a identificação das ossadas para providenciar o sepultamento.

Foto: ASSECOM/ITEP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Itep-RN identifica ossadas de mãe e filhos desaparecidos Read More »

Apresentador da Globo responde xingamento ao vivo

Apresentador da Globo responde xingamento ao vivo

Um homem discutia com funcionários e partiu para cima da câmera, xingando a emissora

O apresentador do Bom Dia SP, Rodrigo Bocardi, viralizou na internet ao responder a um xingamento ao vivo durante o programa da manhã desta quinta-feira (27.abr.2023). Durante uma reportagem sobre uma confusão na estação Santo Amaro do Metrô de São Paulo, um homem discutia com funcionários e partiu para cima da câmera, xingando a emissora.

Logo em seguida, Bocardi respondeu: “Ah, vai você também. A gente não tem nada a ver com isso. O cara está com raiva e vem descontar. A gente não tem nada a ver com isso. O cara está com raiva e vem descontar. A gente está mostrando o problema aí pra todo mundo“, o que chamou a atenção dos telespectadores.

A atitude do apresentador gerou repercussão nas redes sociais, com muitos elogiando sua postura diante da situação. Bocardi não se abalou e continuou o programa normalmente após o incidente.

Foto: Reprodução/TV Globo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Apresentador da Globo responde xingamento ao vivo Read More »

Bardallo's inicia programação comemorativa em celebração aos 18 anos de boemia

Bardallo’s inicia programação comemorativa em celebração aos 18 anos de boemia

As comemorações seguem até o dia 29, sempre a partir das 18h

O Bardallo’s Comida & Arte inicia nesta quinta-feira (27.abr.2023) a programação comemorativa em celebração aos 18 anos de boemia com uma programação especial que inclui exposição, muita música e sorteio. As comemorações seguem até o dia 29, sempre a partir das 18h.

Localizado na rua Gonçalves Lêdo, na Cidade Alta, o espaço integra o perímetro cultural do Beco da Lama. O Bardallo’s foi criado pelo empreendedor e carnavalesco Lula Belmont com o objetivo de ser um reduto das artes.

A necessidade de criar o bar veio através do meu envolvimento com a arte e com a cultura. A ideia era ter um espaço que abraçasse a música, as artes plásticas, a literatura e outras expressões artísticas e chegar aos 18 anos de história é uma alegria muito grande, principalmente pela pluralidade da programação e do público que frequenta”, declara Lula Belmont.

Com contribuição de R$ 10, o público poderá participar do sorteio de um Balaio Cultural com 18 itens, dentre eles obras de arte de vários artistas e bebidas. O sorteio será realizado no sábado (29.abr).

A festa da maioridade do espaço inclui ainda a Exposição Coletiva ”Santa Ceia” onde 11 artistas apresentam releituras / versões da obra “A última Ceia” de Leonardo Da Vinci. A visitação pode ser feita no horário de funcionamento do Bardallo’s. Mais informações através do perfil no Instagram: @bardallosnatal.

SERVIÇO

BARDALLO’S 18 ANOS

De 27 a 29 a partir das 18h

Bardallo’s Comida & Arte – R. Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta

Programação:

Dia 27: Tradicional Quinta Discow e a discotecagem de Dj Samir Lemos.

Dia 28: Show de Jaina Elne

Dia 29: Encerramento da festividade terá muito samba com Rosas na Cartola e discotecagem de Dj Sogos.

Foto: Joana Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bardallo’s inicia programação comemorativa em celebração aos 18 anos de boemia Read More »

Av. Felizardo Moura será totalmente interditada no próximo domingo (30)

Av. Felizardo Moura será totalmente interditada no próximo domingo (30)

Segundo a STTU, a via ficará fechada das 7h às 12h.

A avenida Felizardo Moura passará por interdição total no próximo domingo (30.abr.2023). O anúncio foi feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), órgão vinculado à prefeitura de Natal, que executa uma obra no local. Segundo a pasta, a via ficará fechada das 7h às 12h.

De acordo com a STTU, o motivo da interdição total é a implantação e remoção de postes e a instalação da rede de fornecimento de energia. Equipes de agentes de mobilidade estarão no local durante a interdição para garantir o acesso apenas para o transporte público e para os veículos da empresa que estará executando a obra.

A STTU recomenda que, durante a interdição temporária da Felizardo Moura, os motoristas utilizem a ponte Newton Navarro ou o acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Av. Felizardo Moura será totalmente interditada no próximo domingo (30) Read More »

Homem que abandonou falsa bomba em Macaíba é preso por estupro de adolescente

Homem que abandonou falsa bomba em Macaíba é preso por estupro de adolescente

O suspeito foi preso preventivamente devido a antecedentes criminais que incluem violência doméstica, lesão corporal dolosa e difamação

A Polícia Civil prendeu um homem de 37 anos em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, nesta quarta-feira (26.abr.2023), acusado de estuprar uma adolescente de 12 anos em janeiro deste ano. O suspeito foi preso preventivamente devido a antecedentes criminais que incluem violência doméstica, lesão corporal dolosa e difamação, entre outros.

Ele também ficou conhecido na cidade por abandonar uma mala com fiação exposta em via pública para causar medo e pânico na população, enquanto ocorriam os atentados de uma facção criminosa no estado. A polícia solicita informações anônimas da população por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem que abandonou falsa bomba em Macaíba é preso por estupro de adolescente Read More »

Previsão: Chuvas com volumes de normal a abaixo do normal no RN no próximo trimestre de 2023

Previsão: Chuvas com volumes de normal a abaixo do normal no RN no próximo trimestre de 2023

As análises do Sistema de Monitoramento registram a tendência de transição térmica nas águas do oceano Pacífico Tropical, saindo do fenômeno La Ñina

A tendência de ocorrência de chuvas para o próximo trimestre de 2023 (maio, junho e julho) é de volumes de chuva de normal a abaixo do normal no Rio Grande do Norte. O acumulado máximo no estado no período não deve ultrapassar 283,6mm Esse é o resultado da Reunião de Divulgação da Previsão Climática Sazonal, coordenada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE. ocorrida na tarde da última terça-feira(25) e contou com a participação de meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e de centros de pesquisa meteorológica do Nordeste.

As análises do Sistema de Monitoramento registram a tendência de transição térmica nas águas do oceano Pacífico Tropical, saindo do fenômeno La Ñina (águas superficiais mais frias do que o normal), e já entrando no fenômeno de EL Niño (águas mais aquecidas do que o normal). “Essa mudança térmica na superfície do Oceano Pacífico ainda não condicionou uma mudança na circulação geral da atmosfera, mas os modelos matemáticos que projetam o comportamento do Oceano Pacífico indicam um estabelecimento completo do Fenômeno El Niño nos próximos meses, podendo influenciar numa diminuição da ocorrência das chuvas entre a segunda quinzena de maio e a primeira quinzena de junho de 2023, tanto no interior como no litoral do Estado”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A associação entre o aquecimento das águas acima do normal do Pacífico e o aquecimento maior das águas do Atlântico Norte em relação às do Atlântico Sul é outro fator que indica a diminuição de chuvas no próximo trimestre. “Esse cenário implicará numa diminuição das chuvas entre os meses de maio e junho de 2023 no Estado do Rio Grande do Norte. Para o período entre a segunda quinzena de junho e o mês de julho de 2023, as condições do Oceano Atlântico Sul deverão predominar e normalizar a ocorrência de chuvas nos setores Leste e Agreste do Estado”, disse Bristot.

Previsão final de semana

A previsão é de chuvas para o último final de semana do mês de abril no RN. De acordo com o Sistema de Monitoramento a previsão é de ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado. “As chuvas do final de semana não devem causar transtornos para população mas são bem-vindas para o sertanejo”, comentou o meteorologista.

Os Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços eletrônicos: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

Chuva Máxima (mm) esperada para o período de maio a julho de 2023

Região Oeste

Maio 101,4mm
Junho 46,5mm
Julho 27,4mm
Acumulado 175,2mm

Região Central

Maio 71,5mm
Junho 34,7mm
Julho 26,9mm
Acumulado 133,1mm

Região Agreste

Maio 91,0mm
Junho 93,8mm
Julho 81,7mm
Acumulado 266,4mm

Região Leste

Maio 171,1mm
Junho 211,8mm
Julho 176,8mm
Acumulado 559,7mm

Estado

Maio 108,7mm
Junho 96,7mm
Julho 78,2mm
Acumulado 283,6mm

Foto: Assecom/Arquivo/Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Previsão: Chuvas com volumes de normal a abaixo do normal no RN no próximo trimestre de 2023 Read More »

Promotor francês apela de decisão que inocentou Airbus e Air France por acidente aéreo de 2009

Promotor francês apela de decisão que inocentou Airbus e Air France por acidente aéreo de 2009

As empresas negaram as acusações

Um promotor público francês está recorrendo da decisão judicial que absolveu a Airbus e a Air France de acusações de “homicídio involuntário” pelo acidente aéreo que ocorreu em 2009. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (29.abr.2023).

O tribunal francês decidiu inocentar as empresas após um julgamento público histórico que investigou se a Airbus reagiu adequadamente e se a Air France treinou adequadamente seus pilotos. As empresas negaram as acusações. A multa corporativa máxima para a acusação é de 225 mil euros.

As famílias das vítimas tentaram estabelecer responsabilidade criminal pelo pior desastre aéreo da França, que ocorreu quando um avião que partia do Rio de Janeiro para Paris desapareceu durante uma tempestade no Atlântico.

Foto: Aeronáutica/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Promotor francês apela de decisão que inocentou Airbus e Air France por acidente aéreo de 2009 Read More »

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi funcionam no feriado da próxima segunda (1º)

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi funcionam no feriado da próxima segunda (1º)

O projeto Som da Mata está de volta ao palco do Parque das Dunas a partir do domingo (30) com apresentação do grupo Nem Choro Nem Vela

Mais uma opção de programação para as crianças no fim de semana, o Parque das Dunas vai receber o projeto “Semana do Livro Infantil – Ação Sesc Literatura”, no domingo (30), das 9 às 12h, na Unidade. A ação contará com narração de histórias pelo grupo Cordel Animado (PE), a animação com personagens da Companhia Era Uma Vez, e o incentivo à campanha “Doe Um Livro”, em prol da Biblioteca Municipal de Várzea Grande

Som da Mata

No próximo domingo (30), a partir das 16h30, volta ao palco do Parque das Dunas a nova temporada do projeto Som da Mata, brindando o público com o melhor da música instrumental potiguar. Essa nova temporada se inicia com a apresentação do grupo Nem Choro Nem Vela, formado em 2009 por Raphael Almeida (cavaquinho e bandolim), Paulo Pereira (cavaquinho) e Bruno Pessoa (pandeiro), acompanhados pelos músicos Aluízio Pisão (surdo) e Fernando Botelho (violão 7 cordas), fechando a formação que sobe ao palco no final da tarde do próximo domingo. No repertório: Valsa, Baião, Samba e Choro, muito Choro!

O projeto Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e do aporte financeiro da Unimed Natal, além do apoio do Idema e da Padaria Hora do Pão.

Feriado

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” e o Cajueiro de Pirangi, em Pirangi, ambos administrados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, não sofrerão alterações no horário de funcionamento durante o Dia do Trabalho, celebrado na segunda-feira (1º) de maio, sendo alternativas de lazer para potiguares e turistas.

O Parque funciona de terça a domingo, das 7h30 às 17h, mas irá funcionar excepcionalmente nesta segunda. Já o Cajueiro de Pirangi funciona todos os dias, das 7h30 às 17h30.

Serviço:

Parque das Dunas

Dias: 29 e 30/04 e 1º/05

Horário: 7h30 às 17h

Dia: 30/04 (domingo)

Semana do Livro – Ação Sesc Literatura

Horário: 16h30

Local: Anfiteatro Pau-Brasil do Parque das Dunas

Acesso ao Parque: R$1,00

Som da Mata com o grupo Nem Choro Nem Vela

Horário: 16h30

Local: Anfiteatro Pau-Brasil do Parque das Dunas

Acesso ao Parque: R$1,00

Cajueiro de Pirangi

Dias: 29 e 30/04 e 1º/05

Horário: 7h30 às 17h30

Entrada: R$8,00 (crianças de sete a 12 anos pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória).

Foto: Celly Maia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi funcionam no feriado da próxima segunda (1º) Read More »

Parnamirim recebe o Circuito de Exposições com a realização da 2ª Festa do Cavalo

Parnamirim recebe o Circuito de Exposições com a realização da 2ª Festa do Cavalo

Durante a Festa do Cavalo, que deverá atrair um grande público ao longo dos dias, o acesso ao Parque Aristófanes Fernandes será gratuito

A partir desta quinta-feira (27.abr.2023) e até o próximo domingo (30.abr), o Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, endereço da tradicional “Festa do Boi”, se torna também endereço da 2ª Festa do Cavalo. O evento, que está inserido no Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2023, visa promover ainda mais esta importante cadeia produtiva e gera muitos empregos e oportunidades em todos os municípios do Estado.

Durante a Festa do Cavalo, que deverá atrair um grande público ao longo dos dias, o acesso ao Parque Aristófanes Fernandes será gratuito e liberado sempre a partir das 8h. Para este ano, a programação contará com campeonato do Mangalarga Marchador, 1ª Etapa do Campeonato Norte Riograndense de Hipismo, Prova de Morfologia Cavalo Quarto de Milha, Clínica Ranch Shorting, Apresentação Galeria dos Garanhões, entre outros.

A programação contempla ainda, o oferecimento dos Cursos de Doma e Rédeas Avançado e Casqueamento e Ferrageamento de Equinos. As vagas para os cursos são limitadas e os interessados devem preencher um formulário disponível no link da bio do instagram @festadocavalo2023.

O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN) e em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), a Federação da Agricultura do RN (Faern), o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), o Núcleo Margalarga Marchador, a Associação Norte Riograndense de Cavalos Quarto de Milha e a Federação Norte Riograndense de Hipismo.

Foto: Agro Sertão

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Parnamirim recebe o Circuito de Exposições com a realização da 2ª Festa do Cavalo Read More »

Natal Shopping ganha certificado por reduzir emissão de CO2e

Natal Shopping ganha certificado por reduzir emissão de CO2e

Certificado de Energia Renovável 2022 é concedido para empresas que contribuem para a redução de gases do efeito estufa através do uso de energias renováveis

Através da utilização de energias renováveis e boas práticas ambientais em 2022, o Natal Shopping conseguiu evitar a emissão de 447,102 toneladas de gases de efeito estufa no ano passado. Graças a esse feito, o empreendimento recebeu neste mês o Certificado de Energia Renovável 2022, da Simple Singular Energy, por contribuir com o meio ambiente e garantir uma cadeia produtiva mais sustentável.

O certificado é concedido para empresas que contribuem para a redução de gases do efeito estufa através da contratação de energia renovável – como energia solar, eólica e hidrelétrica – ajudando a reduzir a pegada de carbono, volume total de gases de efeito estufa gerado em atividades econômicas e sociais. A metodologia utilizada para a criação do certificado é baseada no Programa Brasileiro GHG Protocol, que calcula a quantidade de emissões evitadas tendo como referência a energia consumida ao longo de 2022.

Além de investir na contratação de energia limpa, o Natal Shopping também mantém um programa de eficiência energética que inclui a otimização do uso de energia por meio da troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED, a instalação de sensores de presença nos banheiros e áreas comuns, e a substituição de equipamentos antigos por outros mais modernos e de alta competência, o que são “práticas muito importantes para redução da emissão de carbono”, conforme aponta Felipe Furtado, superintendente do empreendimento.

As estratégias para tornar o shopping mais sustentável também incluem a instalação de claraboias que permitem a entrada de luz do sol nos corredores e estacionamento de motos, diminuindo a utilização de luzes artificiais; a reutilização da água descartada pelos aparelhos de ar-condicionado e a instalação de torneiras e descargas com baixo consumo capazes de economizar até 40% do volume de água nos banheiros.

Todas essas medidas, segundo Furtado, demonstram que “a governança da Ancar Ivanhoe, administradora do empreendimento, e do Natal Shopping seguem atentas para entender como podem melhorar para reduzir o impacto ao meio ambiente no entorno do empreendimento, buscando entender o que nos espera no futuro e se preparando para ele”.

Responsável por manter as temperaturas médias globais, o efeito estufa é um fenômeno natural importante para a existência de vida na Terra. A elevação da produção de gases de efeito estufa, porém, pode aumentar as temperaturas do planeta e provocar alterações climáticas, por isso vários órgãos internacionais, governos e instituições públicas e privadas têm se comprometido em evitar ou reduzir a emissão de gases de efeito estufa, também conhecidos como CO2 equivalente (CO2e).

Hub de Reciclagem e outras iniciativas

O Natal Shopping também desenvolve outras ações de responsabilidade social e ambiental. O Hub de Reciclagem, localizado na Praça de Alimentação, é um exemplo disso. O espaço é destinado ao descarte de óleo de cozinha, latinhas, plástico, resíduos eletrônicos, pilhas e baterias, tampinhas de garrafa, lâmpadas, papelão e cápsulas de café. Lá, os clientes podem descartar corretamente os resíduos produzidos em suas residências. Tudo é direcionado para Organizações Não Governamentais (ONG’s) e instituições parceiras do shopping que reutilizam e reciclam o material.

Até as bitucas de cigarro descartadas nas bituqueiras do shopping são encaminhadas para o destino correto. Coletadas pelo shopping, elas são transformadas em papel reciclado pela fábrica Votorantim, através de uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB).

Outra iniciativa é o espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, onde os clientes podem adquirir adubo produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos orgânicos deixados pelos clientes nas bandejas da praça de alimentação. A iniciativa conta com a parceria da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), em Macaíba.

O que em outros locais é enviado para aterros sanitários, no Natal Shopping vira matéria prima e retorna ao consumo. Para adquirir o adubo orgânico, é necessário ir até o espaço Sustentabilidade Transforma, pegar o produto, ir até o totem de autoatendimento na loja e depositar o valor referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping ganha certificado por reduzir emissão de CO2e Read More »

Congresso aprova projeto que garante piso salarial da enfermagem

Congresso aprova projeto que garante piso salarial da enfermagem

Ao todo, 867 mil profissionais serão beneficiados

O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (26.abr.2023) um projeto que garante a margem orçamentária para o pagamento do piso salarial da enfermagem. Será aberto no Orçamento um crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões. O dinheiro previsto no projeto será usado para o Ministério da Saúde auxiliar estados, municípios e o Distrito Federal no pagamento dos salários a partir de maio. Ao todo, 867 mil profissionais serão beneficiados. A Lei 14.434/22 define que o piso salarial dos enfermeiros será de R$ 4.750.

A relatora do projeto na Comissão Mista de Orçamento (CMO), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), destacou que a categoria luta há décadas por valorização e foi fundamental durante a pandemia da Covid-19. O senador Fabiano Contarato (PT-ES) fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que revogue a suspensão da Lei 14.434/22, que estabeleceu o valor dos pisos. Em setembro do ano passado, o STF concedeu medida cautelar proposta pela Confederação Nacional de Saúde para suspender os efeitos da lei até que sejam esclarecidos os impactos financeiros da medida.

Os deputados João Daniel (PT-SE), Jorge Solla (PT-BA), Abilio Brunini (PL-MT) também comemoraram a aprovação do projeto.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Congresso aprova projeto que garante piso salarial da enfermagem Read More »

STF vai julgar mais 250 investigados por atos golpistas

STF vai julgar mais 250 investigados por atos golpistas

Será o terceiro grupo a ter as denúncias julgadas pela Corte

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará na próxima semana o julgamento virtual de mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, totalizando 550 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República. Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo.

Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

A Corte está julgando atualmente o segundo grupo de 200 denunciados e na semana passada, os primeiros 100 investigados se tornaram réus pelas acusações. Das 1,4 mil pessoas que permaneceram presas no dia dos ataques, 294 continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal.

O julgamento virtual é uma modalidade em que os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF vai julgar mais 250 investigados por atos golpistas Read More »

Justiça determina suspensão do Telegram no Brasil

Justiça determina suspensão do Telegram no Brasil

Empresa não havia cooperado com investigações sobre grupos neonazistas

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou, na noite dessa terça-feira (25), a suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil. A decisão, do juiz Wellington Lopes da Silva, da 1ª Vara Federal de Linhares, foi proferida após o aplicativo não fornecer informações solicitadas a respeito de grupos neonazistas atuantes no Telegram.

Além disso, a Justiça fixou uma multa diária de R$ 1 milhão por não envio dos dados pedidos ou 5% do faturamento da empresa no Brasil em 2022, o que for menor. Para o magistrado, “os fatos demonstrados pela autoridade policial revelam evidente propósito do Telegram de não cooperar com a investigação em curso”.

Investigação

Wellington Lopes da Silva havia pedido informações sobre os usuários de um canal antissemita e um chat com o mesmo teor, que propagavam conceitos e símbolos neonazistas. Os dados solicitados compreendiam os nomes dos usuários dos grupos, CPF, foto do perfil, e-mail, endereço, dados bancários cadastrados, entre outros. As informações repassadas à Justiça, no entanto, foram consideradas insuficientes.

A despeito da resposta dentro do prazo, as informações fornecidas não atendem à ordem judicial. Salienta-se que a determinação era para que o Telegram encaminhasse os dados cadastrais de TODOS os integrantes do canal e do grupo de chat”, informou o magistrado. O aplicativo havia informado apenas alguns dados e referentes somente ao administrador de um dos grupos.

Até o fim da tarde desta quarta-feira (26), no entanto, o aplicativo de mensagens instantâneas funcionava normalmente.

Flávio Dino

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou o assunto. Para ele, a atuação de grupos antissemitas é parte da estrutura de violência contra crianças e adolescentes no Brasil.

A Polícia Federal pediu e o Poder Judiciário deferiu que uma rede social que não está cumprindo as decisões, no caso o Telegram, tenha uma multa de R$ 1 milhão por dia e suspensão temporária das atividades, exatamente porque há agrupamentos denominados Frentes Antissemitas ou Movimentos Antissemitas atuando nessas redes e nós sabemos que isso está na base da violência contra nossas crianças e nossos adolescentes”.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça determina suspensão do Telegram no Brasil Read More »

Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março

Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março

Transações entre pessoas físicas e empresas chegam a 27% do total

O uso do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), para compras e pagamentos de contas encerrou o primeiro trimestre com recorde. Em março, as transações de pessoas físicas para empresas corresponderam a 27% do total, informou nesta quarta-feira (26) o BC.

Este foi o percentual mais alto da série histórica. Quando o Pix entrou em funcionamento, em novembro de 2020, apenas 5% das transações eram feitas de pessoas físicas para empresas.

Em março, 683,75 milhões de transações no Pix foram de pessoas físicas para empresas, categoria que abrange compras físicas, compras pela internet e pagamento de contas. Esse tipo de transação movimentou R$ 423,27 bilhões no mês passado.

A preferência no uso do Pix continua nas transações entre pessoas físicas, que responderam por 63% das transações em março. Em abril de 2021, o percentual estava em 76%.

Em março, a utilização total do Pix bateu recorde, superando pela primeira vez a marca de 3 bilhões de transações mensais. O valor movimentado também foi recorde, com R$ 1,28 trilhão transferidos no mês passado.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasi

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março Read More »

Criação de CPI das Americanas, das apostas esportivas e do MST avançam na Câmara

Criação de CPI das Americanas, das apostas esportivas e do MST avançam na Câmara

Comissões para investigar MST e apostas também serão criadas

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez, nesta quarta-feira (26), a leitura dos atos de criação de três comissões parlamentares de inquérito (CPI). Uma delas vai investigar as suspeitas de fraude no Grupo Americanas. Outra comissão investigará a manipulação em resultados de jogos de futebol e uma terceira será instalada para investigar o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).

As CPIs das Americanas e do MST terão 27 titulares e igual número de suplentes, enquanto a outra terá 34 integrantes. Os membros serão designados pelos líderes partidários. Após a indicação dos integrantes, Lira determinará a instalação dos colegiados.

Americanas

No início deste ano, o Grupo Americanas revelou inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e dívidas da ordem de R$ 43 bilhões. O caso gerou suspeitas de fraude e está sob investigação. A companhia, gigante do varejo no Brasil, passa por um processo de recuperação judicial.

Manipulação de resultados

Na última semana, o Ministério Público de Goiás (MPGO) revelou que investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do estado indicaram a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022. Além disso, partidas de campeonatos estaduais também estão sob investigação.

De acordo com o MPGO, os atletas envolvidos receberiam entre R$ 70 mil e R$ 100 mil por pênaltis cometidos, escanteios e cartões amarelos e vermelhos nas partidas. A manipulação de resultados daria vantagem a apostadores.

MST

A CPI do MST é um movimento de deputados de oposição ao governo na Câmara. O colegiado vai investigar a atuação do movimento social em invasões de propriedades privadas. A criação da CPI foi proposta pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). Para ele, houve aumento de invasões desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Recentemente, Lira afirmou que as CPIs não vão mudar a rotina de votações na Câmara. “A CPI é um instrumento geralmente de minorias. Se ela acontecer, que ela aconteça, mas o que nós vamos prezar é pela continuidade da pauta”.

As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Pode convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criação de CPI das Americanas, das apostas esportivas e do MST avançam na Câmara Read More »

Flamengo goleia Maringá para se garantir nas oitavas da Copa do Brasil

Flamengo goleia Maringá para se garantir nas oitavas da Copa do Brasil

Corinthians supera Remo nos pênaltis para seguir vivo na competição

O Flamengo goleou o Maringá por 8 a 2, nesta quarta-feira (26) no estádio do Maracanã, e se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado foi mais do que suficiente para o Rubro-Negro compensar a derrota de 2 a 0 para a equipe paranaense no confronto de ida.

Na primeira partida da Copa do Brasil sob o comando do técnico argentino Jorge Sampaoli, a equipe da Gávea começou pressionando para reverter o placar adverso do jogo de ida. E esta postura deu resultado cedo. Logo aos 2 minutos Everton Cebolinha cobrou escanteio na área. A bola foi afastada parcialmente e sobrou para Thiago Maia, que bateu forte para superar o goleiro Dheimison.

E foi na bola parada que o Flamengo voltou a marcar. Aos 18 minutos foi a vez de o centroavante Pedro aproveitar nova cobrança de escanteio de Cebolinha para marcar de cabeça. E o Rubro-Negro conseguiu reverter a vantagem do Maringá aos 29 minutos, quando Gabriel Barbosa cobrou pênalti com muita categoria para fazer o terceiro da equipe carioca.

Mas, aos 38 minutos, a equipe paranaense ensaiou uma reação quando descontou com um gol contra de Fabrício Bruno. Porém, o Flamengo foi para o intervalo em situação confortável graças a um belo gol do meio-campista Gérson aos 48 minutos.

O Rubro-Negro manteve o domínio na etapa final. E, logo aos 12 minutos, chegou ao seu quinto na partida em bela jogada de Everton Cebolinha. Após tabela com Gabriel Barbosa, o atacante driblou o goleiro e tocou para o fundo da meta vazia.

Aos 19, o Maringá voltou a marcar, mas a equipe de Jorge Sampaoli confirmou sua classificação graças a mais três gols de Pedro: aos 21, aos 39 e aos 42 minutos.

Classificação com empate

Outro gigante do futebol brasileiro a avançar foi o Palmeiras. Após triunfar na ida por 4 a 2, o técnico Abel Ferreira mandou ao gramado do Parque do Sabiá, em Uberlândia, uma equipe alternativa que empatou em 1 a 1 com o Tombense.

Mesmo sem contar com alguns de seus principais jogadores, o Verdão abriu o placar aos 12 minutos com Breno Lopes. Já a equipe mineira só conseguiu descontar aos 40 da etapa final, quando Fabinho falhou na saída de bola e permitiu que Alex Sandro dominasse e batesse na saída de Weverton.

Galo avança

O Atlético-MG também se classificou, mas com mais emoção. Depois de uma vitória de 2 a 1 sobre o Brasil de Pelotas na ida, o Galo garantiria sua vaga nas oitavas de forma direta até com um empate. Porém, a equipe mineira começou atrás no placar, após gol de Márcio Jonatan logo aos 17 do primeiro tempo.

A partir daí o Xavante se fechou atrás, apostando nos contra-ataques. Com isso, o Atlético-MG sofreu muito para marcar o gol do empate, que saiu apenas aos 43 minutos da etapa final com Zaracho.

Vaga nos pênaltis

No entanto, a classificação mais emocionante da noite foi a do Corinthians. Após perder na ida de 2 a 0 para o Remo no Mangueirão, em Belém, o Timão devolveu o placar nesta quarta em Itaquera, com gols de Adson e Roger Guedes, e decidiu a vaga nas penalidades máximas. Na disputa de pênaltis a equipe do Parque São Jorge foi mais eficiente para triunfar por 5 a 4.

Outros resultados
Águia de Marabá 0 x 2 Fortaleza
Sport 2 x 0 Coritiba
Santos 1 x 0 Botafogo-SP

Foto: Gilvan de Souza/CRF/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Flamengo goleia Maringá para se garantir nas oitavas da Copa do Brasil Read More »

Padre Patrick é atração no Teatro Riachuelo com espetáculo Fora da Caixinha

Padre Patrick é atração no Teatro Riachuelo com espetáculo “Fora da Caixinha”

Esteja preparado para um evento “Fora da Caixinha”, com respostas divertidas, engraçadas e muita emoção

Fenômeno da internet e dos palcos, Padre Patrick chega a Natal para apresentação do show “Fora da Caixinha”. A primeira vez do espetáculo na capital potiguar será no dia 4 de maio, no Teatro Riachuelo, com ingressos à venda a partir de R$ 60 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. No palco, o sacerdote apresenta reflexões sobre a vida e Deus, respondendo presencialmente às famosas “caixinhas de perguntas” que o fizeram famoso no mundo virtual.

Das redes sociais para os tablados, de forma leve e natural, o sacerdote humaniza a fé, falando de religião com muita irreverência, característica marcante em suas apresentações. “É muito bom poder estar no palco, levar o que eu tenho de melhor para as pessoas e sentir a receptividade do público. Com muita alegria e diversão, passamos mensagens motivacionais e de reflexão à plateia. Abordamos assuntos como o que é a felicidade e os significados da vida com Deus,” comenta Padre Patrick.

Esteja preparado para um evento “Fora da Caixinha”, com respostas divertidas, engraçadas e muita emoção.

Sobre Padre Patrick

Padre Patrick viu sua vida atrair holofotes aos 34 anos, quando meteoricamente ganhou visibilidade nacional, após dez anos dedicados ao sacerdócio. Tornou-se um fenômeno nas redes sociais, onde leva diariamente mensagens de fé, de forma bem-humorada e uma inusitada interatividade, que chama atenção do público.

Natural de Santo Antônio do Canaã, distrito do município de Santa Teresa (ES), teve o primeiro contato com a Igreja Católica em um retiro e viu despertar sua missão. Começou a fazer encontros vocacionais e, aos 25 anos, foi ordenado padre em Marabá (PA). Desde a primeira missa celebrada, encontrou o propósito de ser útil para as pessoas, com sua natural generosidade. Atualmente, está à frente nas celebrações da Paróquia São Sebastião, localizada na cidade de Parauapebas (PA).

Atualmente, Padre Patrick faz parte do casting de influenciadores digitais da Non Stop, agência referência em marketing de influência na América Latina.

Sucesso na Internet

Durante os cinco meses de missas suspensas, devido à pandemia, despretensiosamente encontrou uma aliada na missão de disseminar a fé: a Internet! Em suas redes sociais, começou a gravar vídeos e abriu um canal para escutar os fiéis.

Na época, eram apenas três mil seguidores no Instagram, em sua maioria, frequentadores de sua paróquia. Com muita leveza e naturalidade, passou a humanizar a fé, falando de religião com uma característica irreverência, que sempre se faz presente.

De forma rápida, essa interatividade tomou outra proporção, atraindo diversos seguidores, inclusive de outras religiões. Nas famosas “caixinhas de perguntas”, realizadas todas às segundas-feiras, o padre dá conselhos de forma leve e bem-humorada, com uma linguagem popular, respondendo curiosas perguntas feitas por seus seguidores.

Serviço:

Padre Patrick – Espetáculo “Fora da Caixinha” – Natal
04 de maio de 2023, 19h
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 120,00 Frisas;
R$ 120,00 Plateia B;
R$ 150,00 Plateia A;
R$ 160,00 Balcão Nobre;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Padre Patrick é atração no Teatro Riachuelo com espetáculo “Fora da Caixinha” Read More »

Cuca deixa o comando do Corinthians

Cuca deixa o comando do Corinthians

O treinador alegou que sua saída foi motivada por problemas pessoais e afirmou ter sofrido muita pressão nos últimos dias

Cuca, técnico do Corinthians, deixou o comando do time após apenas duas partidas. A decisão foi anunciada após a vitória sobre o Remo, na Copa do Brasil, na madrugada desta quinta-feira (24.abr.2023). O treinador alegou que sua saída foi motivada por problemas pessoais e afirmou ter sofrido muita pressão nos últimos dias. Desde sua chegada, Cuca foi alvo de protestos da torcida do Corinthians, que não aceitou a contratação de um condenado por estupro em 1989, na Suíça.

A passagem de Cuca pelo Corinthians durou menos de uma semana. Ele foi anunciado como substituto de Fernando Lázaro na última quinta-feira (20.abr) e fez sua estreia no domingo, em derrota para o Goiás. A diretoria do ‘Timão’ afirmou acreditar na inocência do treinador, que se declarou inocente do crime. Cuca disse ter sofrido muita pressão nos últimos dias, inclusive afirmando que a decisão de deixar o cargo se deu na terça-feira (25.abr), antes do jogo contra o Remo. Ele afirmou que quer se concentrar em cuidar de sua família.

Foto: Pedro Souza / Atlético / Ilustração / Arquivo/ Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cuca deixa o comando do Corinthians Read More »

Bolsonaro diz que post com fake news foi acidental

Bolsonaro diz que post com fake news foi acidental

Ex-presidente depôs sobre atos golpistas do dia 8 de janeiro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento à Polícia Federal nesta quarta-feira (26.abr.2023), em uma investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. A defesa do ex-presidente alegou que a publicação das fake news sobre o sistema eleitoral foi um “acidente”.

Segundo a defesa, Bolsonaro repudiou os ataques e afirmou que as eleições de 2022 são página virada para ele. Além disso, a defesa negou qualquer irregularidade em relação às joias recebidas como presente pelo governo da Arábia Saudita, mantidas na casa de Nelson Piquet. A defesa disse que nem Bolsonaro nem a esposa sabiam da existência dos kits de joias.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro diz que post com fake news foi acidental Read More »

Pacheco lê requerimento e cria CPMI do 8 de janeiro

Pacheco lê requerimento e cria CPMI do 8 de janeiro

O colegiado será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração inicial de seis meses

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu, nesta quarta-feira (26.abr.2023) o requerimento para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as invasões e depredações de prédios públicos ocorridas no dia 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiram a sede do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto.

O colegiado será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração inicial de seis meses. Na última semana, o governo anunciou que apoiará os trabalhos da comissão após a divulgação de imagens que mostram o general Gonçalves Dias, então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, e outros funcionários da pasta, interagindo com os vândalos no dia da invasão.

O objetivo da CPMI é investigar os atos de ação e omissão ocorridos no dia 8 de janeiro nos prédios dos três poderes da República em Brasília. Agora, os líderes devem indicar os integrantes da comissão conforme a proporcionalidade contida no documento, que será enviado às lideranças das duas casas legislativas.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pacheco lê requerimento e cria CPMI do 8 de janeiro Read More »

Prefeitura de Natal lança concurso para procurador

Prefeitura de Natal lança concurso para procurador

O edital foi publicado nesta quarta-feira (26). As inscrições iniciam no dia 03 de maio e seguem até o dia 28

A Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, está com inscrições abertas para concurso público para preencher cinco vagas imediatas e formação de cadastro reserva para Procurador do Município. O edital foi publicado nesta quarta-feira (26.abr.2023). As inscrições iniciam no dia 03 de maio e seguem até o dia 28. A taxa de inscrição custa R$ 150. As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de julho deste ano. O salário é de R$ 21.741,04 para 30 horas semanais.

O cargo público de procurador municipal é exclusivo para bacharel em direito com inscrição na OAB e os selecionados vão atuar na defesa judicial e extrajudicial do Município do Natal. A seleção compreenderá prova objetiva, provas discursivas e avaliação de títulos. Serão reservadas vagas aos candidatos negros e pessoas com deficiência.

O concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A iniciativa tem o objetivo de preencher cargos vagos decorrentes de aposentadorias e outros que venham a surgir durante a validade do concurso. As atribuições do cargo de procurador incluem representação judicial e extrajudicial e consultoria jurídica do Município, além de outras previstas na Lei Orgânica do Município de Natal e na Lei Complementar Municipal nº 2/1991.

O edital está disponível através do link https://www.natal.rn.gov.br/dom .

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Read More »

TSE nega recurso e mantém mandatos do prefeito de Assú

TSE nega recurso e mantém mandatos do prefeito de Assú

As decisões foram tomadas em sessão plenária de julgamentos da Corte nesta terça-feira (25)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o recurso da chapa de oposição e manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) favorável à continuidade dos mandatos do prefeito e vice-prefeita de Assú, Gustavo Soares e Fabielle Bezerra, eleitos em 2020.

A acusação de compra de votos com a entrega de cestas básicas com apoio de um carro da prefeitura de Assú foi feita pelo autor da ação, Ivan Lopes Júnior, que teve seus pedidos negados nas instâncias anteriores. O relator do recurso no TSE, ministro Raul Araújo, destacou que não há provas suficientes que os candidatos praticaram atos ilícitos que se enquadrassem na compra de votos.

Em outra ação, o TRE-RN anulou, em fevereiro, uma sentença da primeira instância que determinou a cassação dos mandatos da chapa por abusos de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio por 4 votos a 3. A chapa vencedora nas eleições municipais de 2020 teve apenas cinco votos a mais que a chapa derrotada.

As decisões foram tomadas em sessão plenária de julgamentos da Corte nesta terça-feira (25.abr.2023), em Brasília. Assu fica na região Oeste potiguar.

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE nega recurso e mantém mandatos do prefeito de Assú Read More »

Alckmin nomeia Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro

Alckmin nomeia Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro

A lei foi aprovada pelo Senado em março deste ano

Ayrton Senna, ícone do automobilismo, foi nomeado patrono do esporte brasileiro por meio da lei nº 14.559, sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) nesta quarta-feira (26.abr.2023).

A lei foi aprovada pelo Senado em março deste ano e protocolada pelo deputado Filipe Barros em 2019. A nomeação entrou em vigor após sua publicação no Diário Oficial da União.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alckmin nomeia Ayrton Senna patrono do esporte brasileiro Read More »

Escolha por cremação aponta mudança cultural sobre como lidar com a morte

Escolha por cremação aponta mudança cultural sobre como lidar com a morte

Conheça as vantagens da cremação e como essa opção vem ganhando espaço no Brasil

A cremação é uma opção cada vez mais escolhida por famílias que buscam uma alternativa sustentável para a despedida dos entes queridos e apresenta uma série de vantagens em relação aos sepultamentos. Pioneiro ao disponibilizar o serviço no Rio Grande do Norte, o cemitério e crematório Morada da Paz, empresa do Grupo Morada, começou a oferecer essa possibilidade aos potiguares ainda em 2013.

Na unidade Morada da Paz em Emaús, a cremação é realizada em um ambiente que conta com efeitos visuais e sonoros, chuva de pétalas de rosas e vídeo homenagem exibido em projeção mapeada.

De acordo com o gerente comercial do Morada da Paz, Jarlyson Rocha, muitas pessoas ainda têm a ideia de que a cremação é um serviço de valor mais elevado. “A cremação se mostra como uma alternativa com valor mais acessível, chegando, em determinados casos, a ser no mínimo 50% mais barata em relação ao valor de um jazigo. No Morada da Paz, as condições de pagamento facilitam ainda mais essa aquisição de forma preventiva. Além disso, a cremação não demanda um custo para taxas e manutenções futuras, como ocorre no caso dos jazigos familiares“, explica.

Com o aumento populacional e a crescente evolução urbana que demanda por espaços para infraestrutura, a disponibilidade de jazigos nos cemitérios e a construção de novos empreendimentos torna-se cada vez mais escassa, principalmente nas grandes cidades. Sendo assim, a cremação surge como alternativa viável, uma vez que não requer a necessidade da manutenção de um espaço físico, como nos cemitérios tradicionais que tendem a ocupar grandes áreas.

Outra vantagem ao optar pela cremação é a possibilidade de prolongar os rituais de despedida e homenagens. Muitas pessoas escolhem aspergir as cinzas em lugares significativos ou mantê-las em uma urna cinerária próximas a si, simbolizando a presença contínua do ente querido que partiu. Essas opções podem tornar o processo de luto menos doloroso e ajudar a encontrar conforto em lembranças positivas.

Sobre a cremação

Com tantas mudanças socioculturais, nos últimos anos a cremação no Brasil tem crescentemente se tornado mais procurada pela população. De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF), a taxa de cremação no país saiu de 3% em 2003 para mais de 45% em 2022, indicando uma mudança na forma como as pessoas lidam com a morte.

Apesar do aumento da cremação, muitas pessoas ainda optam pelo sepultamento, sendo importante lembrar que cada família tem o direito de escolher a forma como deseja se despedir de um ente querido. Independentemente da escolha, o mais importante é que a despedida seja feita de forma digna e respeitosa, honrando a memória da pessoa falecida.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Escolha por cremação aponta mudança cultural sobre como lidar com a morte Read More »

Emirados Árabes autoriza extradição de Thiago Brennand

Emirados Árabes autorizam extradição de Thiago Brennand

Empresário enfrenta cinco mandados de prisão preventiva no Brasil

O governo dos Emirados Árabes autorizou, nesta quarta-feira (26.abr.2023) a extradição do empresário brasileiro Thiago Brennand, acusado de estupro, agressão, cárcere privado e ameaça. Brennand está foragido desde setembro do ano passado e foi preso em um hotel em Abu Dhabi no dia 17 deste mês.

Thiago enfrenta cinco mandados de prisão preventiva no Brasil. Uma equipe da Polícia Federal e da Interpol foi enviada para buscá-lo e ele será trazido algemado pelas mãos e pelos pés. Ao chegar em solo brasileiro, será levado para um Centro de Detenção Provisória de São Paulo.

O ministro da Justiça e Defesa Social, Flávio Dino, disse em seu perfil do Twitter que Brennand “será buscado com brevidade”. Já o Itamaraty informou que “ao longo do dia o Itamaraty e os órgãos brasileiros vão ser comunicados para organizar as equipes responsáveis para ir buscá-lo”, declarou.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Emirados Árabes autorizam extradição de Thiago Brennand Read More »

Câmara aprova regime de urgência para votação do PL das fake news

Câmara aprova regime de urgência para votação do PL das fake news

A votação do mérito deve ocorrer na próxima semana

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26.abr.2023), por 238 votos a 192, o pedido de urgência para análise do PL das fake news, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. A votação do mérito deve ocorrer na próxima semana.

A proposta busca aumentar a transparência em relação a conteúdos patrocinados e à atuação do poder público, além de prever a transparência de redes sociais e serviços de mensagens privadas no combate à desinformação. O texto estabelece punições para quem promover ou financiar a disseminação em massa de mensagens que contenham informações inverídicas que possam comprometer a integridade física ou o processo eleitoral.

O projeto de lei das fake news aguarda votação dos deputados desde junho de 2020, quando foi aprovado pelo Senado, e prevê a responsabilização dos provedores no combate à desinformação. O texto estabelece prisão de um a três anos e multa para quem disseminar informações inverídicas que possam comprometer a integridade física ou o processo eleitoral. As plataformas terão de publicar regularmente relatórios semestrais de transparência com informações sobre a moderação de conteúdo falso.

Durante a sessão, deputados contrários à proposta negaram o acordo para a votação de urgência. Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, no entanto, manteve a votação sob o argumento de que a inclusão do texto na pauta era sua “prerrogativa regimental”. A medida foi articulada para que o relator, deputado Orlando Silva (PCdoB), possa negociar as mudanças propostas pelos partidos.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara aprova regime de urgência para votação do PL das fake news Read More »

Lula defende criação do G20 da Paz

Lula defende criação do G20 da Paz

Presidente também vê contradição em críticas ao crescimento da China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (26), que a preocupação de alguns países com o crescimento econômico da China representa uma contradição aos princípios defendidos pelo Consenso de Washington, na década de 1980. O consenso é um conjunto de recomendações neoliberais visando o desenvolvimento econômico. Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente brasileiro defendeu a criação de um G20 da Paz.

A afirmação foi feita durante encontro com o presidente espanhol, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, na Espanha, após a assinatura de três memorandos de entendimento: sobre cooperações no Ensino Superior Universitário; entre os ministérios do Trabalho dos dois países; e uma carta de intenções na área de ciência, tecnologia e inovações.

Quando vejo alguns países preocupados com o crescimento da China, fico me perguntando se a gente está lembrado do discurso que era feito nos anos 80, depois do famoso Consenso de Washington, quando se criou a ideia de que o mundo não teria mais problema se fosse globalizado. Mesmo as ministras mais jovens lembram de um discurso feito há 43 anos, de que a globalização era a saída para humanidade”, disse o presidente brasileiro.

Lula acrescentou que, por conta do Consenso de Washington, “todas as megaempresas americanas investiram, não para desenvolver a China, mas para utilizar a mão de obra barata que a China oferecia naquele instante. Os chineses souberam tirar proveito do investimento. Mas quando o Trump foi candidato [à presidência dos EUA], começou a dizer que era preciso retirar as empresas que estavam na China. Já era tarde, porque a China já é a segunda economia mundial e possivelmente, no próximo ano, seja a primeira economia do mundo”, acrescentou.

O presidente brasileiro disse que o crescimento chinês se diferencia do de outros países pelo fato de ter ocorrido sem que o país passasse por guerra.

Isso é uma demonstração de que somente com muita paz é possível você aproveitar o dinheiro produzido pelo povo para poder gerar emprego e bem-estar social. Por isso eu estou incomodado com a guerra que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia. Ninguém pode ter dúvida de que nós brasileiros condenamos a violação territorial que a Rússia fez contra a Ucrânia. O erro aconteceu e a guerra começou. Agora não adianta ficar dizendo quem tá certo e quem tá errado. Agora o que precisa é fazer a guerra parar.”

Segundo Lula, só se discute um “acerto de contas” quando se para de dar tiros. “É assim nessa guerra e foi assim em todas as outras guerras. Mas nós vivemos um mundo muito esquisito, onde todos os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU [Organização das Nações Unidas] são os maiores produtores e vendedores de arma do mundo. E são os maiores participantes de guerra do mundo”.

Fico, portanto, me perguntando se não cabe a nós, outros países que não são [membros] permanentes do Conselho de Segurança da ONU, fazermos uma mudança. Por que Brasil, Espanha, Japão, Alemanha, Índia, Nigéria, Egito, África do Sul não estão [como membros permanentes]? Quem determina atualmente são os vencedores da 2ª Guerra, mas o mundo mudou. Precisamos construir um novo mecanismo internacional que faça a coisa diferente. Acho que tá na hora da gente começar a mudar as coisas e tá na hora da gente criar um tal de G20 da Paz, que deveria ser a ONU”, acrescentou.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula defende criação do G20 da Paz Read More »

Conmebol anuncia apoio ao Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina

Conmebol anuncia apoio ao Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina

Sede do mundial será definida pela Fifa ano que vem

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta terça-feira (25) o apoio ao Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, ao lado da ministra do Esporte, Ana Moser, em Luque, no Paraguai.

O presidente da Associação Paraguaia de Futebol (APF), Roberto Harrison, também manifestou apoio à candidatura brasileira. Caso seja confirmado, o Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Em entrevista coletiva, Alejandro Domínguez afirmou que a Conmebol está comprometida com o crescimento do futebol feminino no continente. Ele ressaltou ainda que o Brasil reúne todas as condições de infraestrutura, serviços e logística para sediar um evento dessa magnitude.

A ministra do Esporte, Ana Moser, destacou que, além de dar visibilidade para o futebol feminino da América do Sul, a candidatura do Brasil trará ações transversais relacionadas à politica de igualdade de gênero e de combate ao racismo.

O objetivo do Ministério do Esporte é entregar um futebol feminino mais forte e poderoso depois dessa experiência”, disse.

Fortalecimento da mulher

O secretário Nacional de Futebol, José Ferrarezi, reforçou a necessidade de fortalecer a mulher no futebol não apenas em campo, mas em posições de gestão e poder. “Claro que nós queremos sediar a Copa do Mundo, mas queremos principalmente essa integração em prol do futebol feminino sul-americano. A ideia é que os jogos aconteçam no Brasil, mas é uma Copa de toda a América do Sul”, disse.

A busca das mulheres por reconhecimento no futebol brasileiro vem de uma história de luta e resistência. No chamado país do futebol, um decreto presidencial de 1941 proibiu as mulheres de praticarem o esporte. A proibição só caiu na década de 80.

Concorrentes

Estados Unidos e México, África do Sul, Bélgica, Alemanha e Holanda também querem a vaga. O Brasil tem a seu favor o argumento de que o mundial nunca foi disputado no continente sul-americano. Além disso, conta com estrutura de estádios herdada pela Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 2014.

Caso o Brasil consiga sediar o evento, será a terceira vez que uma Copa do Mundo acontece em solo nacional. A primeira foi em 1950 e a segunda, em 2014. O país também recebeu as Copas Américas femininas de 1991 e 1995.

A sede do mundial é definida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 17 de maio de 2024.

Copa do Mundo 2023

Neste ano será realizada a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a seleção brasileira buscará o título inédito. O Brasil estreia no torneio no dia 24 de julho, a equipe integra o Grupo F, ao lado de França, Panamá e Jamaica.

A competição reunirá 32 equipes e será disputada entre 20 de julho e 20 agosto de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia.

Foto: Mariana Raphael/Ministério do Esporte

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conmebol anuncia apoio ao Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina Read More »

Policial é preso por suspeita de estupro de adolescente no RN

Policial é preso por suspeita de estupro de adolescente no RN

Vítima relatou ter sofrido ameaças por parte do policial

Um policial militar foi preso nesta terça-feira (25.abr.2023) sob suspeita de estupro de uma adolescente em Monte Alegre, no Agreste Potiguar. A prisão preventiva foi cumprida pela 27ª Delegacia de Polícia de Monte Alegre e policiais militares da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de São José do Mipibu.

A vítima relatou ter sofrido ameaças por parte do policial, que teria dito que mataria sua família caso ela contasse a alguém. A jovem precisou ser internada devido às crises de ansiedade, incluindo convulsões, após o ocorrido. O crime teria acontecido em 2022 e foi comprovado posteriormente por exames do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN).

Durante o interrogatório, o policial permaneceu em silêncio e foi encaminhado ao Comando da Polícia Militar. A idade da vítima não foi divulgada pelas autoridades.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial é preso por suspeita de estupro de adolescente no RN Read More »

Motorista capota carro ao tentar desviar de buraco em Natal

Motorista capota carro ao tentar desviar de buraco em Natal

O condutor estava sozinho no veículo e seguia no sentido do bairro à BR-101

Um motorista ficou ferido após o carro que ele conduzia capotar na Avenida da Integração, no bairro Candelária, Zona Sul da cidade, na noite de terça-feira (25.abr.2023).

O homem estava sozinho no veículo e seguia no sentido do bairro à BR-101 quando perdeu o controle ao tentar desviar de um buraco e atingiu a proteção do poste no canteiro central da via. Agentes da Força Nacional atenderam à ocorrência e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levaram o homem para um pronto-socorro.

O carro capotou e o motorista ficou preso dentro da estrutura. Os socorristas precisaram quebrar o vidro e arrancar a porta para resgatar a vítima. Apesar do susto, o homem estava aparentemente bem e consciente.

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista capota carro ao tentar desviar de buraco em Natal Read More »

Ônibus da linha 37 tem princípio de incêndio em Natal

Ônibus da linha 37 tem princípio de incêndio em Natal

O caso aconteceu na av. Salgado Filho, na tarde desta terça-feira (25)

Um ônibus da empresa Santa Maria, que operava a linha 37 (Cidade Satélite/Rocas), teve um princípio de incêndio devido a uma pane elétrica no veículo. O caso aconteceu na av. Salgado Filho, na tarde desta terça-feira (25.abr.2023).

O motorista conseguiu apagar as chamas com um extintor. Os 15 passageiros a bordo desembarcaram com segurança e foram realocados em outro ônibus, enquanto o Corpo de Bombeiros inspecionou o veículo danificado para prevenir futuros incêndios.

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ônibus da linha 37 tem princípio de incêndio em Natal Read More »

Guarda Municipal recupera perfumes importados após furto em Mossoró

Guarda Municipal recupera perfumes importados após furto em Mossoró

Os suspeitos não foram capturados, mas o material furtado e o carro utilizado no crime foram levados para a delegacia

A Guarda Municipal de Mossoró recuperou cerca de 500 frascos de perfumes importados que foram furtados de uma loja, na madrugada desta quarta-feira (26.abr.2023), em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

A corporação foi acionada por volta das 2h30 e, ao se deslocar para o local do furto, identificou pelas câmeras de monitoramento que os suspeitos estavam deixando a loja em um carro em direção ao bairro Alto da Conceição. As viaturas da guarda seguiram os suspeitos e encontraram o veículo na altura do bairro Belo Horizonte, mas os ladrões fugiram correndo e pulando muros.

Os suspeitos não foram capturados, mas o material furtado e o carro utilizado no crime foram levados para a delegacia. Pelo menos três suspeitos foram avistados. O dono da loja foi orientado a procurar a delegacia para registrar a ocorrência e receber o material de volta.

Foto: Gilli Maia/O Câmera

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Guarda Municipal recupera perfumes importados após furto em Mossoró Read More »

Dilma perde queixa-crime contra Bolsonaro por injúria

Dilma perde queixa-crime contra Bolsonaro por injúria

O processo foi arquivado pelo juiz do caso, Francisco Antonio Alves de Oliveira

A ex-presidente Dilma Rousseff perdeu uma queixa-crime contra o atual presidente Jair Bolsonaro por injúria na Justiça do Distrito Federal. O processo foi arquivado pelo juiz do caso, Francisco Antonio Alves de Oliveira, do 2º Juizado Especial Criminal de Brasília.

Dilma acusou Bolsonaro de injuriá-la através de uma publicação no Twitter em agosto de 2019, mas o juiz do caso considerou que não houve crime. Bolsonaro não se defendeu no processo e não constituiu advogado. Bolsonaro relembrou seu discurso na Câmara dos Deputados em novembro de 2014 sobre a Comissão da Verdade – órgão que investiga violações a direitos humanos durante a Ditadura Militar.

Comparo a Comissão da Verdade, essa que está aí, como aquela cafetina, que ao querer escrever a sua biografia, escolheu sete prostitutas. E o relatório final das prostitutas era de que a cafetina deveria ser canonizada. Essa é a comissão da verdade de Dilma Rousseff”, afirmou Bolsonaro, à época ainda deputado federal.

O magistrado entendeu que a fala de Bolsonaro, em 2014, embora descortês, estava acobertada pelo princípio constitucional da liberdade de expressão, em tom de crítica e discordância e não ofensa.

Foto: Paulo Pinto / Agencia PT

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dilma perde queixa-crime contra Bolsonaro por injúria Read More »

Brasil e Espanha assinam três acordos

Brasil e Espanha assinam três acordos

Assinatura dos atos aconteceu no Palácio de Moncloa, em Madri

Brasil e Espanha assinaram, nesta quarta-feira (26), três acordos para cooperação nas áreas de educação, trabalho e pesquisa científica. A cerimônia de assinatura de atos aconteceu no Palácio de Moncloa, em Madri, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem oficial à Espanha, e do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

O primeiro documento foi um memorando de entendimento entre os ministérios do Trabalho dos dois países, que prevê o intercâmbio de informações sobre a reforma trabalhista na Espanha, realizada no final de 2021. Entre outras questões, a reforma melhorou as condições de vida dos trabalhadores de aplicativos. Ontem (25), Lula e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também se reuniram, em Madri, com lideranças sindicais espanholas para conversarem sobre o tema.

No Brasil, o governo federal quer apresentar uma proposta de regulamentação dessa forma de trabalho até o fim deste semestre. O Ministério do Trabalho tem ouvido representantes dos próprios trabalhadores e das plataformas de serviços, especialistas e estudado a legislação de outros países para chegar a um consenso sobre uma proposta que assegure direitos à categoria.

Os objetivos centrais do memorando são fomentar o intercâmbio de melhores práticas, posicionar questões do trabalho no centro das estratégias nacionais de desenvolvimento econômico e social e socioambiental, com ênfase no protagonismo das organizações de trabalhadores e empregadores, através do diálogo social e com foco na superação das diversas expressões de desigualdade.

Além disso, o documento prevê mecanismos de cooperação para o aumento da produtividade, sobretudo em pequenas e médias empresas, e de apoio das reformas sindicais, a fim de ampliar a filiação e representatividade das entidades.

O segundo memorando assinado nesta quarta-feira trata da cooperação no ensino universitário, firmado entre o Ministério da Educação e Ministério de Universidades do Reino da Espanha. O objetivo é intensificar o intercâmbio e também o reconhecimento de estudos de lado a lado.

Por fim, foi firmada uma carta de intenções na área de pesquisa científica, entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, o Ministério de Ciência e Inovação da Espanha, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo lado brasileiro, e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha.

O documento trata da coordenação de projetos bilaterais de desenvolvimento e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas. Programas de trabalhos anuais devem ser estabelecidos brevemente definindo os diferentes aspectos da colaboração, como reuniões de análise e controle, calendário de convocações, troca de informações, acompanhamento de projetos e organização das atividades de promoção, entre outros.

As áreas prioritárias desse acordo são pesquisa em saúde, meio ambiente e mudança climática, transição energética, alimentos de maior qualidade e valor agregado, novos recursos para a Indústria 4.0, produção mais limpa ou sustentável, mobilidade e transporte avançado, tecnologias da informação e comunicações.

A lista e a íntegra dos atos assinado hoje estão disponíveis no site do Ministério das Relações Exteriores.

O presidente Lula está em viagem oficial a Europa desde a última sexta-feira (21). A agenda começou por Portugal e ontem (26) a comitiva brasileira desembarcou em Madri. Na capital espanhola, o presidente se reuniu com lideranças sindicais e participou de um fórum de empresários. Nesta quarta-feira, após a cerimônia com Sánchez, no Palácio de Moncloa, Lula tem encontro com o Rei Felipe VI, da Espanha.

No fim da tarde, a comitiva embarca de volta ao Brasil, com previsão de chegada à Brasília às 22h30.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil e Espanha assinam três acordos Read More »

Prefeito se casa com adolescente e nomeia sogra para cargo público

Prefeito se casa com adolescente e nomeia sogra para cargo público

O casamento foi formalizado no dia seguinte ao aniversário da jovem

O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), município da Região Metropolitana de Curitiba (PR), casou-se com uma adolescente de 16 anos, gerando polêmica. O caso foi divulgado nos últimos dias. O casamento foi formalizado no dia seguinte ao aniversário da jovem e de acordo com a lei federal brasileira, é permitido a partir dessa idade, desde que haja permissão legal dos responsáveis.

Além disso, o prefeito nomeou sua sogra, Marilene Rôde, para o cargo de secretária de Cultura e Turismo do município, gerando críticas e questionamentos sobre nepotismo e uso indevido do cargo público para fins pessoais. A nomeação foi defendida pela Prefeitura de Araucária como um “ato discricionário do chefe do Poder Executivo”.

Ainda assim, a decisão levantou discussões sobre a moralidade na política e o papel do poder público em evitar práticas questionáveis de prefeitos pelo país. A nomeação de Marilene Rôde gerou controvérsias, principalmente pelo fato dela ser mãe da adolescente que se casou com o prefeito.

A nova secretária de Cultura e Turismo de Araucária possuía 26 anos de experiência no serviço público, o que, segundo a Prefeitura, a qualificaria para a nova função. O salário de um secretário municipal em Araucária é de R$ 21.416, enquanto o prefeito recebe R$ 17.940,27.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito se casa com adolescente e nomeia sogra para cargo público Read More »

Comediante Nil Agra é a grande atração do Natal Comedy Club neste fim de semana

Comediante Nil Agra é a grande atração do Natal Comedy Club neste fim de semana

A apresentação única será dentro da programação do Natal Comedy Club deste fim de semana

Nesta sexta-feira, 28 de abril, o comediante pernambucano Nil Agra vem a Natal com o seu novo show solo ‘Sem Controle’. A apresentação única será dentro da programação do Natal Comedy Club deste fim de semana. Os últimos ingressos estão à venda na bilheteria da casa ou no site e aplicativo Outgo.

Em seu quinto especial de comédia intitulado “Sem controle”, Nil fala sobre as incongruências da vida moderna e flutua com leveza por temas considerados polêmicos na vida adulta moderna como: identidade de gênero, liberdade sexual, controle de armas e religião levando o público a rir de temas que até então são tabus na sociedade Brasileira provando de fato que o limite do humor é a graça.

A programação do Natal Comedy Club tem início hoje (26) com o projeto “Komédia com Ka”, uma noite de comédia com karaokê. A entrada é gratuita. A casa abre todos os dias às 18h. Na quinta-feira, dia 27, será o último “Batateste” em que vários humoristas divertem o público em uma noite de testes de piadas com um delicioso rodízio de batata frita. A entrada também é grátis com retirada antecipada no site da Outgo.

Já no sábado (29) será a vez do NATCC Apresenta com um time de comediantes da casa: William Wallacy, Amaro Neto, Deeh Sales, Vini Medeiros e Lázaro Otávio. E para fechar a programação, domingo (30), Danilo Praxedes comanda o seu show 100, na noite receberá vários convidados.

O Natal Comedy Club está localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 3510, em Candelária. Mais informações: (84) 99146-0743 e no perfil oficial do instagram @natalcomedyclub.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comediante Nil Agra é a grande atração do Natal Comedy Club neste fim de semana Read More »

Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal

Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal

Três pessoas presas estavam dirigindo veículos automotores em estado de embriaguez

Três pessoas foram presas e outras 14 autuadas durante uma fiscalização da Operação Lei Seca, realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) na noite desta terça-feira e início da madrugada de quarta-feira (25 e 26.abr.2023), em Natal. segundo o CPRE, as três pessoas presas estavam dirigindo veículos automotores em estado de embriaguez.

Um dos presos foi um idoso de 60 anos, que já tinha sido autuado outras duas vezes em menos de um ano. Segundo a polícia, o homem estava a bordo de uma motocicleta, tentou empreender fuga, desacatou os policiais e se recusou a realizar o teste de alcoolemia, mas acabou preso diante dos sinais de alteração da capacidade psicomotora.

O CPRE afirmou que os três casos de autuação deste idoso ocorreram na própria Av. Coronel Estevam, bairro Dix-Sept Rosado. Além deste ponto de bloqueio, o CPRE também realizou fiscalizações nas Av. Romualdo Galvão, Hermes da Fonseca, Café Filho e Coronel Estevam, nas zonas Leste, Oeste e Sul de Natal.

Além dos três condutores presos, outros 14 motoristas foram autuados administrativamente pela mistura de álcool e direção. Todas as ocorrências foram encaminhadas à Central de Flagrantes da Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal Read More »

ALRN rejeita urgência na tramitação de decreto para suspender aumento do ICMS

ALRN rejeita urgência na tramitação de decreto para suspender aumento do ICMS

Imposto aumentou de 18% para 20% em abril deste ano

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte rejeitou nesta terça-feira (25.abr.2023), por maioria, um requerimento do deputado Adjuto Dias (MDB) que pedia urgência na tramitação de um decreto legislativo que pretende suspender o aumento da alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que passou de 18% para 20% em abril deste ano

O projeto de Decreto Legislativo 1/2023, apresentado pelo deputado Gustavo Carvalho (PSDB), tem como objetivo alterar a lei sobre a cobrança do ICMS. Durante a discussão, o líder do governo destacou que a matéria já está em análise nas comissões da Assembleia e que não há urgência na tramitação.

Durante as discussões, os deputados da oposição afirmaram que esperam que o governo federal faça a compensação dos recursos para que o ICMS do estado volte a ser de 18%.

Foto: João Gilberto/ALRN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ALRN rejeita urgência na tramitação de decreto para suspender aumento do ICMS Read More »

Amanda vence o BBB 23

Amanda vence o BBB 23

Ela teve 68,9% dos votos e conquistou o prêmio de R$ 2,88 milhões

Amanda foi a grande vencedora do Big Brother Brasil 23, com 68,9% dos votos, na noite desta terça-feira, (25.abr.2023), conquistando o prêmio de R$ 2,88 milhões, o maior de todas as edições do reality show da TV Globo. Aline ficou em segundo lugar, com 16,96% dos votos, levando para casa R$ 150 mil e os prêmios acumulados ao longo da edição. Já Bruna, que teve 14,14% dos votos, conquistou R$ 50 mil, somados aos outros prêmios que já havia ganhado.

No discurso que consagrou Amanda como campeã, Tadeu Schmidt destacou que o segredo para vencer o BBB é a capacidade de encantar as pessoas, transformando-as em fãs capazes de votar em você. Para isso, é necessário ter admiração, simpatia, carisma e personalidade, além de se conectar de forma especial com o público, o que Amanda conseguiu fazer ao longo do programa.

Foto: Reprodução/Globoplay

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Amanda vence o BBB 23 Read More »

Fonac79 reúne secretários de Administração de todo o país e promove troca de experiências

Fonac79 reúne secretários de Administração de todo o país e promove troca de experiências

Presidente da Sogo Tecnologia, empresa referência na oferta de softwares para a transformação de municípios, esteve entre os palestrantes

Aconteceu nesta segunda (24) e terça (25) o 79ª encontro do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), no auditório do Hotel Serhs, em Natal. Na oportunidade, os titulares das pastas das 27 capitais, além de outras lideranças e convidados estiveram reunidos com o propósito de fomentar a troca de experiências e melhores práticas na área de administração pública, bem como discutiram temas de interesse municipal no contexto nacional.

Esta foi a primeira vez que a capital do Rio Grande do Norte sediou o evento. A abertura do encontro contou com uma palestra realizada pelo prefeito Álvaro Dias, que destacou as principais conquistas à frente do executivo municipal e reforçou a importância de receber o encontro.

Foi uma satisfação receber os secretários de administração de todo o país. Conseguimos mostrar as ações e iniciativas de sucesso implementadas na Prefeitura de Natal, bem como trocamos ideias e experiências com os demais municípios. Essa troca entre as gestões públicas é salutar e auxilia no nosso desenvolvimento”, destacou o Álvaro Dias. Já a secretária anfitriã, Adamires França, que ocupa a pasta de Administração de Natal, disse que a cidade só teve a ganhar com o evento.

Figurando como uma das principais empresas do Nordeste quando o assunto é solução em tecnologia, a Sogo Tecnologia esteve presente no encontro. O vice-presidente da empresa, Antônio Leite, falou sobre a modernização da administração pública das cidades e de soluções para localizar e eliminar a insatisfação dos cidadãos com os serviços públicos.

Atualmente, a Sogo Tecnologia é reconhecida por levar a transformação digital aos órgãos públicos, desenvolvendo produtos e serviços com tecnologias voltadas para as necessidades da população brasileira, possibilitando acesso a mais mecanismos de transparência e cobrança aos governantes, além de serviços aprimorados e mecanismos mais eficazes de participação nas decisões. A empresa ainda dispõe de um ecossistema de soluções digitais capazes de apoiar órgãos e entidades públicas.

A empresa integra o Alfa Group, hoje conhecido em todo o Nordeste pela sua atuação nos mercados de Pesquisa e Tecnologia, além de figurar no mundo empresarial como referência em gestão de pessoas, ambiente de trabalho, boas práticas e cultura organizacional.

Foi mais uma oportunidade incrível para dialogar sobre tecnologia, inovação e processos eletrônicos. Sei que com a nossa ajuda os gestores e servidores poderão adquirir ciência do que pode ser feito através da tecnologia para gerar economia, transparência, eficiência e eliminar de vez as insatisfações. Nós, da Sogo, estaremos sempre à disposição para explicar sobre as novas soluções”, afirmou o vice-presidente da empresa, Antônio Leite.

Soluções em tecnologia

Entre as soluções ofertadas pela Sogo está o mais completo software digital de monitoramento e melhoria da satisfação do cidadão, o TensaiGOV – Plataforma de Sucesso de Governo, que visa dotar o gestor público de uma visão 360° da percepção da população relativa aos serviços ofertados, auxiliando, assim, a implementação de melhorias devidamente direcionadas. A plataforma foi desenvolvida para atender o princípio da eficiência, exigido pela Lei nº 9.784/1999 e a Lei 13.460/2017.

A Sogo oferta ainda o Prefeitura Zero Papel , que tem como objetivo a eliminação completa de papel, tornando os processos 100% digitais, o que gera uma economia mínima de 90% do custo com papel, locação de impressoras, copiadoras e material de expediente, através da transformação digital. Além dos benefícios em agilidade de processos, economia e preservação do meio ambiente, a plataforma também ajuda a gestão a ter dados mais concretos e quantitativos nas secretarias e órgãos municipais.

Ainda entre os programas, a empresa trabalha com soluções para a gestão pública da saúde, educação e transparência, a exemplo do +Transparência, um sistema informatizado integrado e oficial para cumprimento da Lei nº 12.527/2011, que regulamenta a transparência ativa e passiva no âmbito da administração pública. Junto com o sistema, a Sogo presta consultorias constantes para garantir a eficiência do processo, mantendo as prefeituras que utilizam a plataforma entre as mais transparentes do Brasil.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fonac79 reúne secretários de Administração de todo o país e promove troca de experiências Read More »

RN tem alerta para chuvas intensas em 138 cidades

RN tem alerta para chuvas intensas em 138 cidades

De acordo com o Inmet, 137 municípios estão inclusos no alerta amarelo e 17 no laranja – 16 cidades estão nos dois

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas que atingem 138 cidades do Rio Grande do Norte. Os avisos valem até a manhã da quarta-feira (26.abr.2023). Os alertas são das cores amarela (perigo potencial) e laranja (perigo). De acordo com o Inmet, 137 municípios estão inclusos no alerta amarelo e 17 no laranja – 16 cidades estão nos dois.

O alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Já o aviso laranja prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h e de até 100 mm/dia, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

A população deve evitar enfrentar o mau tempo e observar alterações nas encostas, além de desligar aparelhos elétricos do quadro de energia e proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos. Em caso de urgência, é possível acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).

Cidades do Alerta Amarelo

  • Assú
  • Afonso Bezerra
  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Alto do Rodrigues
  • Angicos
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Areia Branca
  • Arês
  • Augusto Severo
  • Baía Formosa
  • Baraúna
  • Bento Fernandes
  • Bom Jesus
  • Brejinho
  • Caiçara do Norte
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Caicó
  • Canguaretama
  • Caraúbas
  • Carnaubais
  • Ceará-Mirim
  • Coronel João Pessoa
  • Cruzeta
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Espírito Santo
  • Extremoz
  • Felipe Guerra
  • Fernando Pedroza
  • Florânia
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Galinhos
  • Goianinha
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Grossos
  • Guamaré
  • Ielmo Marinho
  • Ipanguaçu
  • Itajá
  • Itaú
  • Jandaíra
  • Janduís
  • Januário Cicco
  • Jardim de Angicos
  • Jardim de Piranhas
  • João Câmara
  • João Dias
  • José da Penha
  • Jucurutu
  • Jundiá
  • Lagoa d’Anta
  • Lagoa de Pedras
  • Lagoa Salgada
  • Lajes
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Macaíba
  • Macau
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Maxaranguape
  • Messias Targino
  • Montanhas
  • Monte Alegre
  • Mossoró
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Olho d’Água do Borges
  • Paraná
  • Paraú
  • Parazinho
  • Parnamirim
  • Passa e Fica
  • Passagem
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pedra Grande
  • Pedra Preta
  • Pedro Avelino
  • Pedro Velho
  • Pendências
  • Pilões
  • Poço Branco
  • Portalegre
  • Porto do Mangue
  • Pureza
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Riachuelo
  • Rio do Fogo
  • Rodolfo Fernandes
  • Santa Maria
  • Santana do Matos
  • Santo Antônio
  • São Bento do Norte
  • São Fernando
  • São Francisco do Oeste
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • São José do Campestre
  • São Miguel
  • São Miguel do Gostoso
  • São Paulo do Potengi
  • São Pedro
  • São Rafael
  • Senador Elói de Souza
  • Senador Georgino Avelino
  • Serra Caiada
  • Serra de São Bento
  • Serra do Mel
  • Serra Negra do Norte
  • Serrinha
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Taipu
  • Tenente Ananias
  • Tibau
  • Tibau do Sul
  • Timbaúba dos Batistas
  • Touros
  • Triunfo Potiguar
  • Umarizal
  • Upanema
  • Várzea
  • Venha-Ver
  • Vera Cruz
  • Viçosa
  • Vila Flor

Cidades do Alerta Laranja

  • Arez
  • Baía Formosa
  • Canguaretama
  • Espírito Santo
  • Goianinha
  • Jundiá
  • Montanhas
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Passagem
  • Pedro Velho
  • Santo Antônio
  • São José de Mipibu
  • Senador Georgino Avelino
  • Tibau do Sul
  • Várzea
  • Vila Flor

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN tem alerta para chuvas intensas em 138 cidades Read More »

TCE-RN desaprova contas de Carlos Eduardo

TCE-RN desaprova contas de Carlos Eduardo

O julgamento foi feito na manhã desta terça-feira (25)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Norte emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas da gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) relativas ao ano de 2016. O julgamento foi feito na manhã desta terça-feira (25.abr.2023), durante sessão da 2ª Câmara.

O TCE constatou irregularidades, como a falta de remessa ou remessa incompleta de documentos e informações exigidos, abertura de crédito suplementar superior ao autorizado e contratação de obrigações a serem pagas no exercício seguinte sem disponibilidade de caixa suficiente para quitação das despesas. Agora, a Câmara Municipal de Natal decidirá se aprova ou desaprova definitivamente as contas do Poder Executivo no ano de 2016.

O voto do relator, conselheiro Carlos Thompson, determinou “a imediata constituição de processo de apuração de responsabilidade perante esta Corte (TCE)“, bem como a “imediata representação ao Ministério Público Estadual” para que possa apurar os fatos que levaram à desaprovação das contas. A equipe técnica do ex-prefeito está avaliando o relatório e apresentará defesa explicando as discrepâncias apontadas.

Por fim, o conselheiro relator afirmou que a defesa apresentada pelo gestor no processo não conseguiu “sanar as irregularidades imputadas”. Na conclusão do voto, o conselheiro também determinou recomendar ao chefe do Poder Executivo do Município do Natal que adote medidas quanto à melhoria da qualidade das informações contábeis.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TCE-RN desaprova contas de Carlos Eduardo Read More »

Potiguar Locações vence licitação para construção de trincheira da Hermes com a Alexandrino

Potiguar Locações vence licitação para construção de trincheira da Hermes com a Alexandrino

O resultado foi publicado no Diário oficial do Município nesta terça-feira (25)

A empresa Potiguar Locações e Eventos venceu a licitação para a construção de uma trincheira no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, em Natal. O resultado foi publicado no Diário oficial do Município nesta terça-feira (25.abr.2023).

A proposta vencedora foi de R$ 24,2 milhões e a obra deve durar cerca de nove meses. Segundo a prefeitura, a trincheira permitirá uma melhor vazão do tráfego entre os bairros das zonas Sul e Leste da capital, e também incluirá sinalização para pedestres, ciclofaixa, rampas de acessibilidade e um projeto de arborização ao longo do novo passeio público.

A STTU planeja uma série de desvios para reduzir os transtornos no tráfego durante as obras. O transporte público coletivo contará com faixa exclusiva na Avenida Romualdo Galvão e Rua Alberto Silva durante o período das obras. A STTU estima que circulam 74 mil veículos pelo cruzamento diariamente.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Potiguar Locações vence licitação para construção de trincheira da Hermes com a Alexandrino Read More »

Ministério da Saúde lança campanha contra malária

Ministério da Saúde lança campanha contra malária

Ação tem foco na Região Amazônica, com 99% dos casos no país

O Ministério da Saúde (MS) lançou hoje (25) uma campanha voltada para a prevenção e combate à malária. Com o slogan O combate à malária acontece com a participação de todos: cidadãos, comunidade e governo, a campanha tem como foco a Região Amazônica, que concentra 99% dos casos no país. A doença, cuja incidência ocorre nas populações de maior vulnerabilidade social, representa um grande problema de saúde pública no país. A data marca o Dia Mundial de Luta Contra a Malária e os 20 anos de atuação do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária.

Em 2019, o Brasil registrou mais 153 mil casos de malária; em 202 0 foram 143 mil; em 2021, 193 mil casos e em 2022, foram registrados 129 mil casos da doença e 50 óbitos. Dados preliminares da pasta mostram que, nos dois primeiros meses de 2023, já foram registrados 21.273 casos, um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha de publicidade será veiculada na televisão, rádio, internet, redes sociais e outdoors nos estados da Região Amazônica (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO). A campanha será divulgada também em carros e barcos de som, para que a informação chegue à população das localidades mais vulneráveis.

A malária, também conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles infectada por uma ou mais espécies de protozoário do gênero Plasmodium.

A doença tem cura e o tratamento é eficaz, simples e gratuito. Entretanto, a doença pode evoluir para suas formas graves se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e adequada.

O Plasmodium falciparum é considerado o mais agressivo, por ser associado à forma grave da doença, cujos sintomas são: prostração, alteração da consciência, dispneia ou hiperventilação, convulsões, hipotensão arterial ou choque e hemorragias.

No Brasil, 30 municípios concentraram 80% dos casos da doença. Considerando apenas malária por P. falciparum, 16 municípios concentram 80% dos casos. Na região extra-amazônica, composta pelas demais unidades federativas, as ações se concentram em evitar a transmissão autóctone (local).

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Alda Cruz, disse que a campanha vai ser veiculada nas regiões, consideradas especiais e mais afetadas, com foco em alertas, as formas de prevenção e tratamento da doença.

O dever de casa é diagnosticar e tratar todos os casos de forma adequada e oportuna, com a realização das atividades de prevenção e controle, incluindo educação em saúde e evitar o restabelecimento nas áreas sem transmissão autóctone nos últimos três anos, que vem sendo implementado na região extra-amazônica”, destacou.

Alda informou que todos os medicamentos para o tratamento de malária estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) e que o ministério distribuiu 171,9 mil testes, para atender estados da federação e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Outros 300 mil testes serão entregues em duas etapas ao longo do ano de 2023. Ainda para este ano, o SUS está preparado para tratar mais de 800 mil pessoas com a doença, incluindo malária grave.

Os dados do MS, mostram que houve, entre 2021 e 2022, uma redução na transmissão de malária em áreas especiais, a exceção da área de garimpo, que apresentou um aumento de 11, 4% dos casos, passando de 20.554, em 2021, para 22.889 no ano seguinte.

Na área rural, o número de casos caiu de 50.896 para 47.621, uma redução no período de 6,4%; no assentamento houve diminuição de 7.727 para 6.961, queda de 9,9%; na área urbana o número de casos caiu de 11.976 para 10.483, redução de 12,5%; e na área indígena a queda foi de 15,7%, passando de 46.048 para 38.807.

Para a oficial nacional de malária e doenças neglicenciadas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Sheila Rodovalho, é preciso ter atenção detalhada porque a forma de transmissão da doença varia em cada área. Ela destacou que a organização estuda fortalecer o apoio para a equipe nacional que trabalha na área, especialmente no estado do Amapá.

Estamos avaliando um apoio para fortalecer a equipe nacional, mas também em um estado específico que estamos trabalhando hoje, que é o Amapá. É um estado que conseguimos identificar várias situações: temos área indígena, temos garimpo, ribeirinhos, temos áreas de fronteira onde tem uma ameaça de resistência a medicamentos”, disse.

A secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS, Ethel Maciel, disse que, além da campanha, a pasta deve lançar nos próximos dias, um plano estratégico de combate à malária específico para a Amazônia Legal. Entre as ações que devem ser realizada estão a capacitação de lideranças para a eliminação da doença.

Trabalharemos nessas duas frentes: um plano específico visando o preenchimento de alguns vazios, tanto na vigilância quanto na assistência. Quando olhamos a distribuição, inclusive dos equipamentos de saúde no Brasil, eles são um tanto diferenciados por região e a Região Norte é aquela que precisamos olhar de forma diferenciada para efetivar a equidade em saúde“, explicou.

Foto: Prefeitura de Caraguatatuba/Direitos reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério da Saúde lança campanha contra malária Read More »

Novo app “Meu Assaí” é lançado

Novo app “Meu Assaí” é lançado

O lançamento incorpora novas funcionalidades e aprimora a jornada do(a) cliente. App está alinhado à estratégia phygital da Companhia, que integra as lojas físicas a ofertas e benefícios customizados no digital

Em linha com a estratégia de oferecer aos(as) clientes a melhor experiência em compras, o Assaí Atacadista reforça seu plano de digitalização, iniciado em 2021, ao anunciar o novo aplicativo Meu Assaí. A novidade já está disponível para download gratuito nas principais plataformas em todo Brasil.

O aplicativo da Companhia incorpora um novo layout com descontos e ofertas exclusivas, além de carteira digital e uma roleta que sorteará mais de 40 mil vales-compra de R$ 100. Novas funcionalidades podem ser incorporadas conforme a necessidade do negócio. Com essa mudança, a ferramenta (que nasceu em 2010) deixa de ser um app com conteúdo institucional e se torna um canal de relacionamento totalmente integrado à estratégia de CRM do Assaí.

“Fizemos os testes iniciais do ‘Meu Assaí’ ainda no segundo semestre de 2022, em Curitiba, por meio de uma versão piloto do aplicativo que trazia a funcionalidade de ativação de descontos. Com a alta adesão, em menos de dez meses, trazemos para o mercado um aplicativo totalmente remodelado, com ainda mais funcionalidades e serviços disponíveis para os(as) clientes, agora, em cadeia nacional”, comenta Sérgio Leite, Diretor de Novos Negócios do Assaí.

O lançamento do projeto marca um novo passo da Companhia em sua estratégia de relacionamento com o(a) cliente, evoluindo em ações de CRM e entendendo o seu comportamento de compras para oferecer uma experiência personalizada com o Assaí. E, ainda, alinhado à estratégia phygital, complementa os atributos já oferecidos pela marca, como preços baixos, melhor experiência em lojas de atacarejo e localizações estratégicas.

Após uma expansão recorde em 2022, estamos ainda mais presentes no cotidiano dos(as) brasileiros(as) com um parque novo e excelente de lojas localizadas em regiões estratégicas e dentro de centros com grande densidade urbana, o que nos aproximou de um novo tipo de público”, afirma Wlamir dos Anjos, VP Comercial e de Logística. “Agora, por meio da nova ferramenta de CRM, agregamos valor tanto aos(as) nossos(as) clientes quanto para a indústria e conseguimos melhor nos relacionar com esses públicos, o que nos permite entender o comportamento de compra desses consumidores(as) e, assim, definirmos soluções ainda mais personalizadas e alinhadas à visão da Companhia”, completa o executivo.

Todos os novos serviços e funcionalidades estão disponíveis na plataforma após o cadastro por meio do CPF do(a) consumidor(a), o que permite aos(as) clientes o acesso a preços ainda mais baixos em todas as categorias. “Para este lançamento contamos com o apoio de 32 fornecedores e disponibilizamos mais de 100 ofertas. Assim, potencializamos as categorias desejadas, customizando as ações de acordo com os objetivos das marcas e atingindo com precisão o público de cada uma delas, oferecendo descontos atrativos e relevantes”, pontua o VP.

Com o objetivo de ampliar as opções de compra e entrega, além de promover novas formas de contato com a marca, a Companhia oferece a opção de compra online por meio dos parceiros Cornershop by Uber, Rappi e Clubbi.

Como funciona o Meu Assaí?

Para ter acesso a todas as novas funcionalidades do aplicativo, o primeiro passo é baixar o “Meu Assaí’ na App Store, para usuários de iOS, ou por meio da Google Play, no caso de Android. Depois, é necessário realizar um cadastro com o CPF. Após isso, o(a) cliente deverá selecionar a loja em que realizará suas compras e acessará a “Home”, onde terá acesso ao Menu Principal da ferramenta e a todos os conteúdos disponíveis.

No aplicativo, os(as) clientes poderão olhar os jornais de ofertas vigentes no período; feed de conteúdo (onde encontrarão novidades e informações sobre a marca); descontos exclusivos (em que, ao clicar no item desejado, será aberto os detalhes de desconto deste produto, incluindo a data de ativação e expiração do desconto, quantidade disponível do item, percentual de desconto e o detalhamento dos valores do produto no varejo, atacado e no app); roleta de prêmios (jogo viabilizado no aplicativo para sortear mais de 40 mil vales-compra de R$ 100 no primeiro mês do anúncio); carteira digital (em que o cliente poderá visualizar o seu saldo digital e/ou acumulado de cartões vale-presentes, além de acessar o “economizômetro”, ferramenta que calcula todo o valor economizado ao comprar utilizando o app).

Além disso, o(a) cliente deverá informar o CPF no caixa de pagamento da loja antes de iniciar a passagem dos itens. Após a finalização da compra, ocorre a aplicação do desconto em todos as ofertas disponíveis no app.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Novo app “Meu Assaí” é lançado Read More »

Cantor Alexandre Thai lança clipe Semente de Flor com participação especial de Ananda Botelho

Cantor Alexandre Thai lança clipe “Semente de Flor” com participação especial de Ananda Botelho

O clipe foi filmado no estúdio do Thai, no Rio de Janeiro

O cantor Alexandre Thai, conhecido por ser um grande puxador de trio-elétrico, lançou o clipe da música “Semente de Flor”, com participação especial da carioca Ananda Botelho Mendes (assista abaixo). O clipe foi filmado no estúdio do Thai, no Rio de Janeiro, e é marcado pela conexão dos dois artistas, que mostram sua paixão pela música e seu talento em harmonia.

A música Semente de Flor, composta por Alexandre Thai em parceria com Tiago Picado, é uma mistura cativante de reggae e axé com uma letra romântica que promete conquistar o coração do público. Com mais de 70 mil plays no Spotify, a música já mostrou ser um sucesso, e agora com o lançamento do clipe, os fãs podem esperar por uma experiência audiovisual emocionante.

A cor vermelha é uma presença forte ao longo do vídeo, representando o amor e a paixão que envolve a música. Para aqueles que adoram música com energia e estilo, Semente de Flor é a escolha ideal. Não perca essa chance de conferir uma experiência musical emocionante!

Alexandre Thai está quase atingindo a marca de 2 milhões de plays no Spotify; já gravou um single e um clipe com o cantor Tuca Fernandes; cantou no trio elétrico de Tuca no Cabofolia 2022 e no Carnatal 2021 no trio elétrico com a Banda Eva; É a atração do Bloco Hipnotizados que sai durante o pré-carnaval do Rio de Janeiro, em trio-elétrico, na Praia de Ipanema.

YouTube: www.youtube.com/alexandrethai
Tiktok: www.tiktok.com/@alexandrethaioficial
Instagram: www.instagram.com/alexandrethaioficial
Spotify: Alexandre Thai
Facebook: www.facebook.com/alexandrethaioficial
Site Oficial: www.alexandrethai.com

Contato para shows: (21) 99711-5898

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cantor Alexandre Thai lança clipe “Semente de Flor” com participação especial de Ananda Botelho Read More »

Isaque Galvão apresenta show poético no Solar Bela Vista Cultura

Isaque Galvão apresenta show poético no Solar Bela Vista Cultura

O evento tem entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reserva online de ingresso

A próxima edição do Solar Bela Vista Cultura, promovido pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) – entidade do Sistema FIERN – apresenta dia 6 de maio, às 17h, Sarau Poético com Isaque Galvão e convidados. O evento tem entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reserva online de ingresso, disponível a partir do dia 28 de abril.

A apresentação, que une música e poesia, tem direção de Diana Fontes e além do cantor Isaque Galvão e banda, traz os atores e cantores Zeca Santos e Heli Medeiros, a atriz Carminha Medeiros e o acordeonista Lipe Guedes.

O repertório do Sarau vai ser bastante eclético, passando por autores potiguares, inclusive. Junto a isso, reunimos poesias de Auta de Souza, Diva Cunha, Marize Castro e outras referências para essa apresentação única e especialmente criada para o evento”, conta Diana Fontes, diretora e produtora cultural.

Solar dos Sorrisos

Completa a programação do mês, uma tarde dedicada às crianças com Oficina de bonecos de material reciclado com Leo Prata, atividades recreativas com o Tio Xulé e show com Bisteca e Bochechinha. O evento acontece domingo, dia 7 de maio, a partir das 16h.

Durante o Solar Bela Vista Cultura, o casal de palhaços Bisteca e Bochechinha apresenta o show “A Alegria chegou” com músicas autorais, esquetes circenses e muita interação com a plateia, através de brincadeiras com crianças e adultos. O show conta ainda com as participações especiais de bailarinos, do fantoche Floquinho e do mágico Bisteskoviski.

Reserva de ingressos

Todas as apresentações são gratuitas, mas é preciso fazer reserva online antecipada dos ingressos através do sympla.com.br/solarbelavista. As reservas serão disponibilizadas às 12h, no dia 28 de abril, com limite de ingresso por CPF. No dia do evento cada pessoa pode contribuir com 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade.

A programação cultural e ocupação do prédio histórico, que foi restaurado no último ano pelo SESI-RN, faz parte de uma série de eventos que vão celebrar os 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em 2023, promovidos pelo SESI.

A coordenação e execução das atividades culturais do Solar Bela Vista tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

SERVIÇO

Sábado, 6 de maio, 17h
Sarau Poético
Com Isaque Galvão e convidados

Domingo, 7 de maio, 16h
Solar dos Sorrisos
Oficina de bonecos de material reciclado com Leo Prata, atividades recreativas e show com Bisteca e Bochechinha.

Local: Solar Bela Vista – Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta
Entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reserva online de ingresso, disponível no sympla.com.br/solarbelavista a partir do dia 28 de abril.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Isaque Galvão apresenta show poético no Solar Bela Vista Cultura Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade