Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Homem é encontrado morto dentro de carro em Parnamirim

Homem é encontrado morto dentro de carro em Parnamirim

O veículo estava em frente à UPA de Nova Esperança

Um homem de 28 anos, identificado como William de Souza Avelar, foi encontrado morto dentro do próprio carro na noite de segunda-feira (8.mai.2023), em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

O veículo estava estacionado em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança. Familiares da vítima foram avisados e encontraram o corpo no banco de trás, apenas de cueca e com diversos hematomas pelo corpo.

Um médico da UPA foi acionado, mas constatou que o jovem já estava morto. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: PM/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é encontrado morto dentro de carro em Parnamirim Read More »

Polícia prende segundo suspeito de envolvimento na morte de policial penal no RN

Polícia prende segundo suspeito de envolvimento na morte de policial penal no RN

O suspeito é apontado como um dos líderes locais da facção Sindicato do RN na região de Barreiros

A Polícia Civil prendeu um homem, na manhã desta terça-feira (9.mai.2023) acusado de ser um dos responsáveis pelo assassinato do policial penal Carlos Eduardo Nazário, ocorrido em março deste ano em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. O suspeito, de 23 anos, é apontado como um dos líderes locais da facção Sindicato do RN na região de Barreiros. Em 2017, ele já havia sido preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.

A investigação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) contou com o apoio de várias equipes policiais da Grande Natal e do helicóptero Potiguar 1. O policial penal Carlos Eduardo Nazário foi morto durante os ataques criminosos comandados pela facção Sindicato do Crime no estado em março deste ano. Na época do assassinato, um outro homem já havia sido preso e apontado como um dos envolvidos no crime, além da morte de um comerciante atribuída aos ataques.

O policial penal foi baleado em um comércio do bairro Jardim Lola, durante seu dia de folga. Ele foi levado para o Hospital Santa Catarina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende segundo suspeito de envolvimento na morte de policial penal no RN Read More »

Luiz Almir é internado com urgência em Natal

Luiz Almir é internado com urgência em Natal

Ele afirmou estar passando por um momento difícil de saúde

O comunicador, ex-vereador de Natal e ex-deputado estadual Luiz Almir foi internado com urgência em Natal na manhã desta terça-feira (9.mai.2023), para tratar uma infecção no estômago, rins e bexiga.

Ele publicou um vídeo em seu Instagram informando estar passando por um momento difícil de saúde, após ter sido diagnosticado com uma infecção que se somou a um problema na próstata, que foi benigno.

“Eu tive um problema de próstata, mas graças a Deus foi benigno. Não foi maligno. Estou fazendo tratamento. Mas aí deu uma infecção no estômago, nos rins e na bexiga”, disse.

Apesar de ter passado a manhã e a tarde no Hospital São Lucas, ele voltou para casa sem conseguir um leito. No vídeo, ele pediu orações e afirmou que deverá ficar de oito a dez dias internado no Hospital Rio Grande.

“Não tinha apartamento. Só tinha enfermaria, e lotada. Um atendimento super complicado por causa da superlotação. Então, eu vim pra casa. Tô com febre, tô com frio. Dr Baltazar Mário veio aqui, me passou uns remédios e me deu um internamento urgente. Então, amanhã às 6h eu estou internado no Hospital Rio Grande”, disse.

O comunicador pediu orações. “Eu tenho que tomar dez tipos de um soro que mexe com todas as infecções. E só tem nos hospitais, não tem em farmácia. (…) Não sei se passo oito ou dez dias [internado]. Rezem por mim, por que essa infecção é muito séria. Deus tem que estar na frente disso”, relatou.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Luiz Almir é internado com urgência em Natal Read More »

STF julga mais 250 denunciados por atos golpistas

STF julga mais 250 denunciados por atos golpistas

Moraes aceitou a denúncia contra quarto grupo de investigados

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou julgar denúncias contra mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento virtual foi iniciado à meia-noite e será finalizado na segunda-feira (15). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

O primeiro voto foi proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, que se manifestou a favor das acusações pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo, podendo ser condenados ou absolvidos ao final da tramitação.

Até o momento, a Corte tornou réus 550 investigados.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF julga mais 250 denunciados por atos golpistas Read More »

Impasse sobre retorno de 100% da frota de ônibus de Natal permanece

Impasse sobre retorno de 100% da frota de ônibus de Natal permanece

Juiz determinou o retorno da operação de 100% das linhas do sistema público da capital potiguar

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), o procurador geral do Município, Thiago Tavares, e a secretária Daliana Bandeira, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), participaram, nesta segunda-feira (8.mai.2023), de uma audiência de conciliação para tratar da Ação Popular 0816121-07.2022, que envolve a diminuição da frota do transporte público da cidade.

A reunião contou com a presença do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Município (Seturn) e da deputada federal Natália Bonavides (PT), que propôs a ação. No entanto, não houve acordo entre as partes envolvidas.

Durante sua participação, o prefeito Álvaro Dias solicitou o apoio da deputada para que o governo Federal apoie a aprovação de um projeto de lei que permita o pagamento do subsídio para custear as passagens dos idosos nos sistemas de transporte coletivo do País.

“Essa é uma problemática nacional, mas todas as reclamações costumam cair no colo dos gestores municipais. Estamos trabalhando e nos esforçando para melhorar o transporte público de Natal, mas é preciso um suporte maior do Governo Federal e do Governo Estadual no compartilhamento dos custos, assim como um apoio maior dos nossos congressistas na análise de projetos envolvendo essa temática”, afirmou Álvaro.

O prefeito lembrou que o passageiro comum acaba pagando pelas gratuidades e benefícios previstos em lei para idosos, estudantes e outras categorias. Ele também admitiu que a Prefeitura está estudando a forma de melhorar o equilíbrio ao sistema de transporte, já que houve uma queda no número de passageiros transportados desde a pandemia que não foi retomada até hoje.

Durante a reunião, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Arthur Cortez Bonifiácio, determinou o retorno da operação de 100% das linhas do sistema público da capital potiguar, até o julgamento do mérito da ação.

Para solucionar a questão do transporte público de Natal, o prefeito também informou que a gestão contratou um estudo junto à Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) para embasar as ações relacionadas ao sistema de transporte público da cidade, visando oferecer um serviço de qualidade e com um preço acessível aos usuários.

O trabalho foi entregue à STTU, que fez alguns apontamentos: “Recebemos o material, analisamos e fizemos alguns questionamentos, trazendo a nossa realidade de operação. A equipe da ANTP vai fazer os ajustes e dentro desse período de 60 dias iremos apresentar o resultado final para embasar as nossas ações relacionada ao sistema de transporte pública de Natal, pensando sempre em oferecer um serviço de qualidade e com um preço acessível aos usuários”, explicou o prefeito.

Foto: Alex Regis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Impasse sobre retorno de 100% da frota de ônibus de Natal permanece Read More »

Taxa de Licenciamento de veículos com placas finais 7 e 8 deve ser quitada nesta semana

Taxa de Licenciamento de veículos com placas finais 7 e 8 deve ser quitada nesta semana

O valor do licenciamento de veículos no RN continua R$ 90,00 e não passa por reajuste desde 2018, continuando a ser uma das menores taxas cobradas entre os estados brasileiros

Os proprietários de veículos cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) com placas finais 7 e 8 devem quitar a taxa de licenciamento nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), respectivamente. Aproximadamente 304 mil (20,29% da frota) automóveis estão aptos a executar o pagamento nesta semana. No Rio Grande do Norte, o valor do licenciamento de veículos continua R$ 90,00 e não passa por reajuste desde 2018, continuando a ser uma das menores taxas cobradas entre os estados brasileiros.

Até o momento, o Calendário de Licenciamento contemplou os veículos com placas finais 1, 2, 3, 4, 5 e 6, alcançando um total de 894.649 automóveis. Os proprietários de veículos com essas terminações de placas e que ainda não quitaram o débito, estão circulando com automóvel não licenciado, podendo ser legalmente penalizados por essa infração, já que, de acordo com o Art.230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o fato de conduzir veículo com o licenciamento atrasado configura infração gravíssima. O proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser apreendido e removido aos pátios do Detran.

O Licenciamento é uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário possa ter acesso ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente. É exigido que o condutor tenha sempre esse documento em mãos quando dirige veículo automotor e que deve ser apresentando nas blitzen de fiscalização veicular.

O licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores angariados são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão, nas ações de educação e fiscalização empreendidas pela Instituição no estado, além de serviços operacionais de trânsito e desenvolvimento de tecnologias.

O Calendário de Licenciamento de Veículos foi iniciado em fevereiro deste ano e tem previsão de conclusão no próximo mês de junho, onde se encontra programado o pagamento da taxa para os veículos com placas finais 9 e 0. Essa faixa compreende 303.908 (20,23% da frota) automóveis. Atualmente a frota do RN é de 1.502.439 veículos.

Pague assim o licenciamento

Boleto Digital – Site

No Portal de Serviços do Detran o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico (portal.detran.rn.gov.br). Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – Consulta de Veículos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.

Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

Banco do Brasil

Para correntista do Banco do Brasil o pagamento também pode ser feito pelo o aplicativo da instituição bancária, indo em “Pagamentos –Impostos e Taxas – Débitos Veículos – Rio Grande do Norte – Débitos Veículos” e digita Renavam e Placa do automóvel.

Boleto Digital – PágFácil

Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Taxa de Licenciamento de veículos com placas finais 7 e 8 deve ser quitada nesta semana Read More »

Novo show de Jorge Vercillo "Raça Menina" será apresentado dia 26 em Natal

Novo show de Jorge Vercillo “Raça Menina” será apresentado dia 26 em Natal

O cantor, compositor e músico carioca promete um espetáculo versátil

O cantor e compositor Jorge Vercillo apresentará seu novo show Raça Menina, nome de seu novo álbum, em Natal, no Teatro Riachuelo. O artista apresentará suas novas canções, onde se destaca o single Endereço, além de seus grandes sucessos, dia 26 de maio, às 21h.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 80,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. A produção local é da Idearte Produções.

O cantor, compositor e músico carioca promete um espetáculo versátil, que propiciará ao público saborear tanto a intimidade de momentos voz e violão, quanto ao vigor dos arranjos com banda. O show atende o público que aprecia a intimidade de um voz e violão e também para os amantes do vigor de arranjos com a sua versátil banda.

O repertório da apresentação será composto por músicas novas, como o recente sucesso “Endereço”, além de grandes sucessos de seus mais de 30 anos de carreira, como “Ela Une Todas as Coisas”, “Monalisa”, “Talismã sem Par”, “Melhor Lugar” e “Final Feliz”.

Dividem o palco com Jorge: André Neiva (contrabaixo e direção musical), Claudio Infante (bateria), Misael da Hora (teclados) e seu filho, Vini Vercillo (guitarra).

Serviço:
26 de maio de 2023, 21h
Classificação indicativa: 12 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 160,00 Balcão Nobre;
R$ 160,00 Plateia B;
R$ 180,00 Camarote;
R$ 180,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @idearteproducoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Novo show de Jorge Vercillo “Raça Menina” será apresentado dia 26 em Natal Read More »

Maio Furta-cor levanta debate sobre saúde mental das mães

Maio Furta-cor levanta debate sobre saúde mental das mães

Psicóloga destaca importância do autocuidado e do reconhecimento individual para manter o bem-estar emocional

No mês de maio, o Dia das Mães é a data comemorativa que se destaca e movimenta a sociedade: são compras de presentes, homenagens e encontros em família. Entretanto, o mês como um todo carrega uma campanha importante para o grupo, o Maio Furta-cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

A psicóloga Marina Costa, responsável técnica pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Estácio Natal, aponta que os cuidados com o bem-estar emocional das mães são de extrema importância porque essas mulheres muitas vezes estão em um contexto de cansaço, sobrecarga e abdicação da sua individualidade em função do bem-estar dos filhos.

Segundo Marina, um dos motivos que aflige essas mães é fruto da pressão social depositada na figura materna, que carrega a alcunha de “super-mulher”. “Nas redes sociais, existem perfis quase como tutoriais do que fazer, como fazer, é como se houvesse um manual que, na prática, não existe. Cada mãe tem uma personalidade, um histórico familiar e a autocobrança acaba sendo mais nociva do que benéfica neste processo, porque antes de ser mãe, se é ser humano que não pode ser perfeito sempre”.

Todo esse contexto afeta as mães desde a gravidez, principalmente para aquelas de primeira viagem. “Tudo que é novo pode assustar, então é importante que essa mãe busque uma rede de apoio, tome os cuidados com a saúde em geral, inclusive com o acompanhamento médico no pré-natal, para que ela possa manter seu autocuidado na alimentação, com exercício físico e nas relações afetivas de forma saudável dentro do que for possível, para que esse processo seja levado da melhor forma e sem cobranças”, orienta a especialista.

E após o parto? Segundo estudo da Fiocruz, em cada quatro mulheres no Brasil, mais de uma apresenta sintomas de depressão no período do puerpério – de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê. A psicóloga aponta que o quadro pode vir de (ser provocado por) um acúmulo dos sentimentos não elaborados durante a gravidez, ou antes.

“A depressão pós-parto não é sobre o bebê, é sobre como a mãe se sente nesse período após reprimir seus sentimentos ao longo da gestação. Muitas vezes é o acúmulo em cima de uma questão que já existia antes com a autocobrança de dar o seu melhor para o filho, então tem um histórico. Não é uma rejeição sobre o bebê, mas como ela se sente diante de tudo e que nunca foi cuidado”, explica.

Por isso, é importante o filtro do que vem de fora, diz a psicóloga. Enxergar quem se é e o que se pode fazer. “É uma carga muito grande e agora muitas pessoas, felizmente, têm desconstruído isso de ser guerreira, de dar conta de tudo não só sobre o papel mãe, mas sobre ser mulher em geral, porque está tudo bem não dar conta de tudo, somos humanos. É um exercício diário tirar esse peso de nós mesmos”, disserta.

Marina alerta que é comum ouvir de pacientes mães que elas fazem tudo pelos filhos, mas acabam se perdendo de si mesmas em um período de muitas mudanças e desgastes físicos que é a maternidade. “Às vezes, o que se precisa é de tempo para si mesmas, se permitir contar com a ajuda de alguém próximo, um familiar ou amigos que possam disponibilizar tempo para criar relações com a criança enquanto a mãe faz algo sozinha e cuida de si”.

A questão perpassa também por problema público, como aponta a especialista. “Muitas mulheres não têm essa rede de apoio, não existem creches públicas em período integral, por exemplo. Então, não só em maio, é importante ver o lado da mãe em um cenário que todos os olhares estão direcionados para a criança. Ela também precisa de ajuda”, afirma.

Maternidade na terceira idade

Outra angústia que atinge o grupo é a Síndrome do Ninho Vazio, um quadro de melancolia que as mães podem enfrentar ao ter que lidar com a partida dos filhos adultos de casa.

“Muitas mães trazem para a consulta que quando o filho sai de casa, a vida perde o sentido, a casa é vazia. É como se aquela mulher atribuísse o sentido da vida para viver em função dos filhos e não compreendesse a própria existência sem ele”, descreve a psicóloga.

A orientação neste caso é que a mulher encontre atividades com que se identificam e que tragam prazer. “Muitas vezes são atividades que elas faziam antes e pararam, hidroginástica, crochê, por exemplo”, exemplifica Marina “É importante trazer à tona a possibilidade de novos vínculos com amizades ou outros familiares, sem depender da frequência de visita dos filhos porque o mais saudável é valorizar aquela pessoa que existe e que tem outras vivências, independente da idade porque cuidar de si é pra toda vida”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Maio Furta-cor levanta debate sobre saúde mental das mães Read More »

Colégio das Neves vivencia Páscoa para além do Domingo da Ressureição

Colégio das Neves vivencia Páscoa para além do Domingo da Ressureição

Escola vivencia o período de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica e estimula ações concretas de doação nos alunos

Páscoa – do hebraico Pessach – quer dizer passagem. Para os cristãos católicos, a data é o ápice da fé, a maior e mais importante festa de sua liturgia. É um período em que os cristãos se reúnem como povo de Deus para celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo. Diferentemente do que muitos pensam, as festividades pascoais se estendem, em 2023, até meados de maio.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Ensino Religioso (SER) do Colégio Nossa Senhora das Neves, Irmã Marilda Oliveira Tavares, “a Páscoa não está restrita apenas a um dia, mas é celebrada por um período mais longo, o qual chamamos de Tempo Pascal, que compreende 50 dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo”.

Em consonância com os tempos litúrgicos da Igreja Católica, o Colégio Nossa Senhora das Neves celebra intensamente este período. “Para tal momento, realizamos as celebrações da Santa Missa com todas as turmas, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que têm a graça de participar da Eucaristia e vivenciar este momento de fé”, destaca Irmã Marilda.

A vivência da Páscoa na escola é uma iniciativa que está diretamente relacionada à proposta pedagógica do Colégio das Neves, que oportuniza o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos necessários, além de vivências de cunho espiritual e socioemocional, bem como o suporte à construção do projeto de vida de seus estudantes, por meio de metodologias diversificadas desenvolvidas por educadores competentes.

A Educação Infantil celebra este momento de forma mais lúdica e criativa geralmente com apresentações teatrais e músicas alusivas ao período, “para que a mensagem da Páscoa possa chegar ao coração das nossas crianças”, explica a coordenadora do SER.

“Este ano, em especial, nas nossas celebrações da Páscoa, demos continuidade às atividades da Campanha da Fraternidade 2023 e como gesto concreto, as nossas crianças ofertaram alimentos não perecíveis para doação aos nossos irmãos mais necessitados”, finaliza Irmã Marilda.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Colégio das Neves vivencia Páscoa para além do Domingo da Ressureição Read More »

Prefeito de Natal confirma que tarifa de ônibus deverá passar por reajuste

Prefeito de Natal confirma que tarifa de ônibus deverá sofrer reajuste

Gestor afirmou que o valor ainda está sendo estudado pela STTU. O aumento não tem data definida e nem o valor confirmado

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou em entrevista à Inter TV Cabugi nesta segunda-feira (8.mai.2023) que a tarifa do transporte público em Natal está defasada e deverá passar por um “reajuste importante”, que ainda está sendo estudado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). O aumento não tem data definida e nem o valor confirmado.

“O preço do bilhete da passagem está muito defasado. Há dois anos que não tem aumento. Em João Pessoa, está R$ 4,70. Aqui está a R$ 3,90 ainda. Então a solução para o sistema com certeza passa também por um reajuste importante na tarifa, que deverá acontecer, mas tudo isso está sendo discutido dentro do contexto de um pacote que estamos elaborando com os técnicos da STTU e de acordo com o estudo feito pela ANTP”, disse o prefeito.

Álvaro participou de uma audiência de conciliação na Justiça, que terminou sem acordo, sobre a retomada das linhas de transporte público suspensas na pandemia. O prefeito também cobra subsídios do governo federal e estadual para tentar reduzir o custo da operação do transporte público.

O prefeito também confirmou que o município estuda um novo edital de licitação para o transporte público, que nunca foi realizado em Natal. A licitação já foi ensaiada algumas vezes, mas não houve interesse das empresas por causa de problemas de aumento de custos e dificuldades que impediram a licitação.

Álvaro afirmou ainda que a situação do transporte coletivo se agravou em Natal durante o período da pandemia e que o problema do transporte público é comum a todas as capitais nordestinas.

Foto: Matheus Felipe/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito de Natal confirma que tarifa de ônibus deverá sofrer reajuste Read More »

Conselho de Ética do COB aumenta suspensão de Wallace para 5 anos

Conselho de Ética do COB aumenta suspensão de Wallace para 5 anos

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu aumentar a suspensão do jogador Wallace, de 90 dias para cinco anos de suspensão, além de cortar as verbas destinadas à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por causa do comportamento do jogador em uma partida da Superliga masculina de vôlei em fevereiro de 2021.

Wallace foi acusado de ter feito gestos obscenos para o banco de reservas do seu adversário durante a partida. Após uma investigação, o Conselho de Ética do COB concluiu que o jogador violou o código de ética do comitê e decidiu aumentar sua suspensão para 5 anos. Além disso, o conselho decidiu cortar as verbas destinadas à CBV por causa da falta de punição da confederação ao jogador.

Essa decisão do Conselho de Ética do COB mostra que as instituições esportivas estão cada vez mais rigorosas em relação ao comportamento ético dos atletas e que as violações desse tipo podem ter consequências graves para os envolvidos. É importante que os esportistas sejam conscientes de suas ações dentro e fora das quadras, pois suas atitudes podem ter impacto não apenas na sua carreira, mas também no esporte como um todo.

Confira a nota oficial do Conselho de Ética do COB:

“Por este motivo, DECIDE o Conselho de Ética, por UNANIMIDADE:

a) agravar as suspensões punitivas de 90 dias para 5 (cinco) anos e de 1 (um) ano para 5 (cinco) anos aplicadas ao atleta Wallace Leandro de Souza, mantendo-o afastado por este período de todo e qualquer evento referente ao voleibol e que seja caracterizado como evento de Federação, ou Confederação ou Comitê Olímpico, e por via de consequência:

i) Oficiar ao senhor ministro da Justiça dando conta do presente procedimento, e perquiridor acerca da existência de inquérito policial, representação criminal ou ação penal acerca dos fatos aqui noticiados, tendo por inculpado o referido atleta.

b) Suspender por 6 (seis) meses a Confederação Brasileira de Voleibol do sistema COB, e por via de consequência:

i) Determinar ao Comitê Olímpico do Brasil que suspenda todo e qualquer repasse financeiro – de quaisquer fontes, origens ou rubricas – à Confederação Brasileira de Voleibol, inclusive referentes à lei Agnello/Piva e decorrentes de loterias e jogos de prognósticos.

ii) Determinar ao Comitê Olímpico do Brasil que suspenda o auxílio material à Confederação Brasileira de Voleibol, aí incluído cessão de espaços físicos, material humano, auxílio tecnológico ou de know how.

iii) Oficiar ao Ministério dos Esportes comunicando a suspensão de todo e qualquer vínculo entre a CBV e o COB – e por via de consequência do movimento olímpico, por idêntico prazo, para fins de cancelamento de todo e qualquer financiamento ou ajuda material à referida Confederação que tenha por pressuposto a sua vinculação ao Comitê Olímpico do Brasil e ao movimento olímpico. Tudo sem prejuízo de outras sanções que a senhora ministra entender cabíveis.

iv) Oficiar ao Banco do Brasil e demais entidades – públicas ou privadas – que tenham vínculo com a CBV comunicando a suspensão por 6 (seis) meses da Confederação Brasileira de Voleibol da sua relação com o COB e movimento olímpico para fins de cancelamento de todo relacionamento patrimonial ou não patrimonial que as entidades privadas possuam com a CBV e que tenha por pressuposto a participação da entidade no sistema Olímpico, cujo vínculo deixa de existir na presente data. Tudo sem prejuízo das demais medidas que quaisquer entidades desejem tomar.

v) Oficiar ao TCU – Tribunal de Contas da União – comunicando a suspensão do vínculo por 6 (seis) meses sugerindo Tomada de Contas Especial tendo por objeto os valores públicos federais aplicados sob o pálio da entidade ora suspensa, inclusive acerca dos valores pagos pela entidade à guisa de honorários e serviços de arbitragem ao CBMA, com o objetivo de frustrar decisão da Entidade Máxima do Olimpismo Brasileiro”.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Conselho de Ética do COB aumenta suspensão de Wallace para 5 anos Read More »

Empresário paulista é encontrado morto na própria pousada em São Miguel do Gostoso

Empresário paulista é encontrado morto na própria pousada em São Miguel do Gostoso

Ainda não se sabe a motivação do crime e se foi um homicídio ou tentativa de assalto que resultou na morte do empresário

Um empresário paulista de 39 anos, identificado como Guilherme Deiroz Tosetti, foi encontrado morto na pousada em que morava sozinho, localizada em São Miguel do Gostoso, litoral Norte do Rio Grande do Norte, na manhã desta segunda-feira (8.mai.2023). Ele era dono da pousada.

Guilherme apresentava um ferimento na cabeça e ao lado dele havia uma pedra suja de sangue, sugerindo que ele foi vítima de uma pedrada. O vizinho do empresário encontrou o corpo no jardim da pousada e acionou a polícia. Ainda não se sabe a motivação do crime e se foi um homicídio ou tentativa de assalto que resultou na morte do empresário.

A Polícia Militar do município está analisando as câmeras de segurança da região para auxiliar na investigação. A Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Gostoso é responsável pelo caso. A pousada do empresário foi criada em 2018 e fica na Rua das Anchovas, no centro da cidade.

Foto: Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Empresário paulista é encontrado morto na própria pousada em São Miguel do Gostoso Read More »

UFRN anuncia aumento de valor das bolsas estudantis

UFRN anuncia aumento de valor das bolsas estudantis

O valor passará de R$ 400 para R$ 700. Medida foi possível graças à reorganização financeira da UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou nesta segunda-feira (8.mai.2023) que irá aumentar o valor das bolsas estudantis de R$ 400 para R$ 700, com o objetivo de equipará-las às bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a universidade, a medida foi possível graças à reorganização financeira da universidade, já que não houve aumento nos recursos repassados para a assistência estudantil em relação ao ano anterior. A expectativa é de que o valor reajustado passe a valer já neste mês de maio.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFRN, Edmilson Lopes Júnior, afirmou que o aumento foi fruto de diálogo constante com as representações estudantis. A universidade fará os encaminhamentos necessários para alterar a resolução que disciplina os valores das bolsas, a fim de que o aumento entre em vigor o mais rápido possível.

Com esse reajuste, a UFRN busca oferecer condições melhores para que os estudantes possam se dedicar integralmente aos estudos, sem se preocupar com questões financeiras.

Foto: Katlheen Lopes/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

UFRN anuncia aumento de valor das bolsas estudantis Read More »

Casal negro é agredido em supermercado da rede Carrefour e agressor está foragido

Casal negro é agredido em supermercado da rede Carrefour e agressor está foragido

Vídeo mostra o casal sendo xingado e agredido com tapas no rosto, enquanto a mulher mostra sacos de leite em pó em uma mochila, confessando o furto

Um casal negro foi agredido em um supermercado do Big Bom Preço, em Salvador (BA) após ser acusado de furto de leite em pó. O caso foi registrado na sexta-feira (5.mai.2023). As imagens da agressão viralizaram nas redes sociais e o agressor, que tem uma tatuagem na mão, ainda não foi encontrado pela polícia.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver o casal sendo xingado e agredido com tapas no rosto, enquanto a mulher mostra sacos de leite em pó em uma mochila, confessando o furto.

A empresa dona do supermercado, Rede Carrefour, afirmou que o agressor não trabalha para a empresa, mas mesmo assim demitiu a equipe de segurança da loja, além de rescindir o contrato com a empresa terceirizada responsável pela segurança da área externa da loja onde ocorreu a agressão.

“As características do agressor não são compatíveis com a de nenhum colaborador próprio, ou terceirizado, que atue em nossa unidade”, afirmou o vice-presidente de transformação em operação da Rede Carrefour, Marcelo Tardim. “Mesmo assim, nós não podemos aceitar que este ato de violência tenha ocorrido em nossas dependências”, disse.

Após o registro de boletim de ocorrência pela Rede Carrefour, a Polícia Civil abriu uma investigação sobre as agressões sofridas pelo um casal. A rede repudiou a situação e ofereceu suporte psicológico e médico às vítimas, além de buscar contato para se desculpar pessoalmente.

A Polícia Militar da Bahia informou que não foi chamada para atender a ocorrência.

Foto: Reprodução/Grupo BIG

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Casal negro é agredido em supermercado da rede Carrefour e agressor está foragido Read More »

Polícia Civil prende suspeito por agredir idoso em Macaíba

Polícia Civil prende suspeito por agredir idoso em Macaíba

Suspeito teria agredido um idoso de 74 anos, sem motivo aparente, com vários chutes e socos, em 1° de janeiro de 2023

Policiais civis da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência de Natal (DEPID/Natal) deram cumprimento, nesta segunda-feira (8.mai.2023), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem suspeito por lesão corporal grave. Ele foi preso no bairro Mangabeira, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.

Segundo as investigações, o homem teria agredido um idoso de 74 anos, sem motivo aparente, com vários chutes e socos, em 1° de janeiro de 2023. Ele também teria utilizado um pé de cabra para quebrar o braço do idoso, o qual mudou de endereço após a alta hospitalar, pois temia por sua vida.

O suspeito também ameaçou testemunhas antes de fugir do local do crime, localizado no bairro Felipe Camarão, em Natal. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil prende suspeito por agredir idoso em Macaíba Read More »

Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer

Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer

Ela havia sido diagnosticada com câncer no sistema linfático no dia 23 de abril

A influencer potiguar trans Flávia Big Big morreu nesta segunda-feira (8.mai.2023) aos 26 anos de idade após complicações em outros órgãos enquanto estava internada no hospital Onofre Lopes, em Natal. Ela havia sido diagnosticada com câncer no sistema linfático no dia 23 de abril.

O linfoma é um tipo de câncer que afeta as células do sistema imunológico e pode se manifestar em diferentes partes do corpo. A morte foi confirmada por Fabíola Gomes, irmã da influenciadora, nas redes sociais. “O sofrimento da nossa Big acabou. Ela agora está com papai do céu”, escreveu.

Flávia era muito admirada por sua autenticidade e carisma na internet. Ela tinha 263 mil seguidores no Instagram, onde se identificava como “travesti preta”. Ela também se tornou a mulher trans mais vista do TikTok, com mais de 380 milhões de visualizações na plataforma, em 2021.

Foto: Redes Sociais/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Read More »

Hospital Infantil Varela Santiago vai realizar Bazar Solidário com produtos doados pela Receita Federal

Hospital Infantil Varela Santiago vai realizar Bazar Solidário com produtos doados pela Receita Federal

São smartphones, eletrônicos, perfumes importados, vestuário, kits de maquiagem, entre outros

O Hospital Infantil Varela Santiago recebeu um contêiner de produtos da Receita Federal e nos próximos dias 11, 12 e 13 de maio vai realizar um bazar solidário com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção e investimento nas ações de saúde realizadas na instituição.

O Bazar acontecerá no Midway Mall, ao lado da loja Camicado, localizada no 3º piso, das 10h30 às 16h30, com itens a preços diferenciados. São smartphones, eletrônicos, perfumes importados, vestuário, kits de maquiagem, entre outros.

Para participar do evento, é necessária a inscrição no site https://www.sympla.com.br/evento/bazar-solidario-do-hospital-infantil-varela-santiago/1973621 no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco) reais por participante, com entrada e horários agendados.

A mercadoria foi dividida por lotes, para garantir produtos suficientes para todos os horários. Não será permitido fazer fotos e vídeos na área de compras do bazar. Mais informações: 84 3209-8200.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hospital Infantil Varela Santiago vai realizar Bazar Solidário com produtos doados pela Receita Federal Read More »

Ministra da Saúde pede intensificação na vacinação contra covid-19

Ministra da Saúde pede intensificação na vacinação contra covid-19

Nísia Trindade fez pronunciamento em cadeia de rádio e TV

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou neste domingo (7) que infecções pelo vírus Sars-COV 2, responsável pela covid-19, vão continuar ocorrendo e que o momento é de fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação.

Segundo ela, o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, os cuidados devem ser mantidos.

“É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas”, destacou a ministra em cadeia de rádio e televisão.

“Por esta razão, o Ministério da Saúde, ao lado de estados e municípios, realiza desde fevereiro um movimento nacional pela vacinação de reforço para covid- 19. Esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”, acrescentou.

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. “Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso país recebe essa notícia com esperança”, afirmou Nísia.

“O momento é de transição do modo de emergência para enfrentamento continuado como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas.”

Durante o pronunciamento, a ministra lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanitário.

“Outro teria sido o resultado se o governo anterior, durante toda a pandemia, respeitasse as recomendações da ciência. Se fossem seguidas e cumpridas as obrigações de governante de proteger a população do país. Não podemos esquecer. Precisamos preservar esta memória para construir um futuro digno”, reforçou.

Ela agradeceu os cientistas e os laboratórios que desenvolveram os imunizantes e fez uma referência especial aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Apesar do negacionismo, dos ataques à ciência e da política de descaso, muitas vidas foram salvas devido ao SUS e ao esforço sem limites dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde”, destacou a ministra.

“A eles, agradeço em meu nome e em nome do presidente Lula, que tem se dedicado desde o primeiro dia de nosso governo à política do cuidado e ao fortalecimento do SUS”, reforçou Nísia.

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministra da Saúde pede intensificação na vacinação contra covid-19 Read More »

Quarta-feira tem Xangai e Babal e Galvão Filho no projeto Seis e Meia

Quarta-feira tem Xangai e Babal e Galvão Filho no projeto Seis e Meia

A abertura fica por conta dos irmãos potiguares Babal e Galvão Filho

Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, o Projeto Seis e Meia recebe no palco do Teatro Riachuelo Natal, uma noite de violeiros e cantadores, o cantor e compositor baiano Xangai apresentando, no formato de voz e violão, o show “O cantador”. A abertura fica por conta dos irmãos potiguares Babal e Galvão Filho.

A apresentação é uma referência à caatinga, à canção popular e aos cantadores do Brasil. Agraciado com o Prêmio Sharp (1998) e o Prêmio da Mùsica Brasileira (2016), ele passeia, com originalidade, por diversas vertentes da música regional nordestina. Xangai, que também atuou como ator na novela “Velho Chico”, vai cantar canções conhecidas pelos fãs, como “Estampas Eucalol”, “Campo branco” e “Raízes”.

Os ingressos custam a partir de R$ 30,00 e estão à venda na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

O Projeto Seis e Meia tem o patrocínio da Unimed Natal, Arena das Dunas e Grupo Dunas, via Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal. Grupo SterBom e Água Mineral Cristalina, via Lei Câmara Cascudo do Governo do RN. E também da Fecomercio/SESC, Sesc-RN. O show é uma realização da Idearte Produções e SuperStar Promoções. Mais informações: @idearteproducoes.

Serviço:
Seis e Meia – Maio 2023
Atrações: Xangai e Babal e Galvão Filho
Dia: 10 de maio de 2023
Horário: 19h
Local: Teatro Riachuelo
Classificação indicativa: 12 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 60,00 Frisas;
R$ 80,00 Balcão Nobre;
R$ 100,00 Plateia B;
R$ 100,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
50% funcionários e cooperados Fecomércio (2 ingressos, apenas na bilheteria);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Quarta-feira tem Xangai e Babal e Galvão Filho no projeto Seis e Meia Read More »

Associação Cultural Trapiá apresenta Menino Pássaro

Associação Cultural Trapiá apresenta Menino Pássaro

A Associação também promoverá oficinas de Iniciação Teatral nas cidades onde o espetáculo será apresentado

Inspirado no cordel de Edcarlos Medeiros, o espetáculo Menino Pássaro narra a história da amizade de um pássaro e um menino que usa cadeira de rodas. Juntos, eles aprendem que é preciso liberdade para crescer em meio à insegurança e ao medo da solidão.

A encenação marca a fase Semear do projeto Trapiá Semente e será apresentada em cinco municípios do Rio Grande do Norte: São José do Seridó (10), São Fernando (17), Ipueira (22) e Ouro Branco (24). O primeiro município a receber o espetáculo foi Santana do Seridó, onde crianças e adolescentes se reuniram no Espaço Cultural Felino Ivo Bezerra, no dia 03, para conhecer a fábula que utiliza referências da cultura regional para evocar as vivências da infância nos sertões.

Vencedor do prêmio Melhor Espetáculo Cênico do Troféu Cultura RN 2022, Menino Pássaro é mais um trabalho que traz o sertão como espaço de desenvolvimento da trama numa tentativa de mostrar um sertão conectado com o resto do mundo, como explica a Associação Cultural Trapiá.

Na encenação, a música que sai do rádio e que tanto marca as vidas dos sertanejos é o elemento que une o passado e o presente das personagens. Para criar essa conexão, foram escolhidas músicas de dez países, algumas delas orquestradas e outras interpretadas em seis línguas diferentes, além de músicas do folclore e cantigas populares.

Outros dois elementos de destaque no espetáculo são a utilização de boneco e máscara que contracenarão com os atores, o que dá ao espetáculo um caráter híbrido, e o cenário, concebido para ser adaptado para espaços diversos, aproximando atores e público, mantendo sempre a ideia de um terreiro em que as personagens vivenciam suas experiências na cena.

Além da apresentação do espetáculo, a Associação também promoverá oficinas de Iniciação Teatral nos cinco municípios a fim de incentivar a criação de grupos de teatro no Seridó. O foco desta vez será a iniciação teatral.

Voltadas para adolescentes e jovens contemplados pelo projeto Trapiá Semente em 2022, a oficina terá como objetivos estimular a imaginação e a criatividade a partir de exercícios de expressividade cênica, estimular o senso de coletividade e preparar os grupos para a montagem de seu primeiro espetáculo.

“Ao assistir ao espetáculo, eles já começam a compreender que para criar um espetáculo profissional de teatro é necessário passar por várias etapas de uma montagem. Então, a gente leva a oficina de iniciação teatral e já inicia com dinâmicas de grupos, com jogos teatrais para mostrar que a gente precisa preparar o corpo, mas também a mente de cada integrante do grupo para montar um espetáculo de teatro profissional. No projeto Trapiá Semente, eles vão passar por todo este passo a passo. A nossa expectativa é que esse pontapé inicial possa contribuir para a formação de vários grupos de teatro e, principalmente, para a montagem do espetáculo deles”, afirma Alexandre Muniz, facilitador da oficina e ator da Trapiá Cia Teatral.

Através da experimentação de jogos teatrais, que incluem desde aquecimentos e improvisos até dinâmicas que envolvem os diversos níveis de inteligência lúdica, motora, afetiva e intelectual, a oficina abordará o desenvolvimento inicial do aluno nas práticas cênicas, aplicando técnicas de desenvoltura corporal e finalizando com improvisações de cenas curtas.

Alexandre ressalta que não se trata apenas de facilitar uma oficina, mas de promover uma ação, cujo objetivo final é criar grupos de teatro e fomentar a montagem de novos espetáculos autorais no estado. “A região Seridó ainda carece de atividades assim. Então, iniciativas como essa dão um retorno muito significativo para esses jovens tanto no que diz respeito à formação de atores quanto à formação de arte educadores que começam a compreender melhor essa linguagem do teatro e da montagem de um espetáculo profissional. O projeto tem se mostrado muito eficaz em regiões que ainda carecem dessas atividades”, comenta.

Sobre o projeto Trapiá Semente

Dividido em quatro etapas (Semear, Regar, Florescer e Cultivar), o projeto Trapiá Semente foi desenvolvido para criar e profissionalizar grupos de teatro no Rio Grande do Norte, através da realização de oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena e direção de arte, da montagem de espetáculos com a orientação de arte-educadores, e também da apresentação de espetáculos da Trapiá Cia Teatral, como ‘As Pelejas de Baltazar’ e ‘Menino Pássaro’.

O projeto é assessorado pela Mapa Realizações Culturais e está sendo realizado através do edital Transformando a Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia, e através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN/Fundação José Augusto, da Neoenergia Cosern e apoio das prefeituras dos municípios, onde as oficinas serão realizadas.

Serviço:

Apresentações do espetáculo Menino Pássaro

10/05 ( 9h e 14h )– São José do Seridó, no Centro Paroquial Bento XVI
17/05 (9h e 17h30) – São Fernando, na Praça de eventos de São Fernando
22/05 (9h e 14h)– Ipueira, no Macedão
24/05 (9h e 14h)– Ouro Branco, na Quadra Michael Jackson

Oficina de Iniciação Teatral

10/05 ( 18h ) – São José do Seridó, no Espaço da Arte
17/05 (18h) – São Fernando, no Espaço do ensino integral
22/05 (18h) – Ipueira, no Cemureb
24/05 (18h) – Ouro Branco, na Secretaria de Assistência social

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Associação Cultural Trapiá apresenta Menino Pássaro Read More »

Homem morre após ser espancado por acusação falsa de roubo de moto em São Paulo

Homem morre após ser espancado por acusação falsa de roubo de moto em São Paulo

O dono do veículo informou à Polícia Militar (PM) ter emprestado a moto à vítima

Um homem de 49 anos, identificado como Osil Vicente Guedes, morreu neste domingo (7.mai.2023) após ser espancado por três pessoas acusado injustamente de roubar uma moto no Guarujá, no interior de São Paulo. O dono do veículo informou à Polícia Militar (PM) ter emprestado a moto à vítima.

O espancamento aconteceu na última quarta-feira (3.mai). Osil foi atacado com pedaços de madeira e capacete. Um vídeo gravado por celular mostra o momento da agressão. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santo Amaro, onde foi declarada a morte encefálica.

Testemunhas relataram à PM que as agressões começaram após um grito de “pega ladrão” direcionado a Osil. No entanto, após averiguação da Polícia Civil, o dono da moto afirmou que havia emprestado o veículo a Osil naquele mesmo dia e que mantinha contato com a vítima há anos.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a natureza da ocorrência foi modificada para homicídio e que o irmão da vítima foi ouvido. Diligências estão sendo feitas para esclarecer os fatos.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem morre após ser espancado por acusação falsa de roubo de moto em São Paulo Read More »

Campanha oferece documentos gratuitamente no RN

Campanha oferece documentos gratuitamente no RN

Atendimentos serão das 9h às 13h, em uma estrutura montada na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta

Começou hoje (8.mai.2023) no Rio Grande do Norte a campanha “Registre-se”, que tem como objetivo fornecer documentos básicos para pessoas vulneráveis. A campanha segue até a sexta-feira (12.mai.2023) e terá atendimento ao público em Natal, com atendimentos das 9h às 13h, em uma estrutura montada na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, na Zona Leste da capital.

A iniciativa, promovida pela Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), faz parte da Semana Nacional do Registro Civil, e oferece gratuitamente registros de nascimento, identidades, CPFs e carteiras de trabalho. A ação espera atender cerca de 350 pessoas.

A ideia do projeto é combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação básica, com um foco especial na população em situação de rua, povos originários, população ribeirinha, refugiados e pessoas em cumprimento de medidas de segurança e egressos do cárcere.

A campanha busca ser realizada anualmente, sempre na segunda semana de maio.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Campanha oferece documentos gratuitamente no RN Read More »

Mulher é presa após tentar agredir médica e danificar hospital em Extremoz

Mulher é presa após tentar agredir médica e danificar hospital em Extremoz

Ela foi conduzida à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal por policiais do 16º Batalhão da PM

Uma mulher foi presa em flagrante neste domingo (7.mai.2023) no Hospital e Maternidade Presidente Café Filho, em Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, suspeita de tentar agredir uma médica e de danificar o patrimônio público.

A Polícia Militar (PM) foi acionada após uma denúncia e a mulher foi presa pelos crimes de dano, resistência e ameaça a profissional de saúde. Ela foi conduzida à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal por policiais do 16º Batalhão da PM.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é presa após tentar agredir médica e danificar hospital em Extremoz Read More »

Homem morre após sofrer infarto em praia do RN

Homem morre após sofrer infarto em praia do RN

As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN

Um homem morreu neste domingo (7.mai.2023) na praia de Camurupim, em Nísia Floresta, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, após sofrer um infarto enquanto nadava no mar. As informações foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN).

Banhistas retiraram a vítima da água e um médico que estava na praia confirmou o óbito. A equipe de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 9h25. Ao chegar no local, encontrou o homem sem vida.

Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) e da Polícia Civil foram chamados e o corpo foi levado para a sede do Itep, em Natal.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem morre após sofrer infarto em praia do RN Read More »

IFRN oferece 1.044 vagas em cursos técnicos gratuitos

IFRN oferece 1.044 vagas em cursos técnicos gratuitos

As vagas estão distribuídas em 12 campi do IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está oferecendo 1.044 vagas gratuitas em cursos técnicos profissionalizantes para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e buscam qualificação profissional. As vagas estão distribuídas em 12 campi do IFRN, incluindo Natal (Central, Cidade Alta e Zona Norte), Apodi, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim e Santa Cruz. As inscrições, que começaram em 5 de maio, seguem abertas até 4 de junho, e a seleção será realizada por meio de provas de Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual Escrita.

As vagas são destinadas a pessoas que buscam qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos técnicos profissionalizantes são uma oportunidade para se especializar em áreas específicas, aumentando as chances de conseguir um emprego com salários melhores. As provas de seleção serão aplicadas para avaliar o conhecimento dos candidatos em Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual Escrita. As inscrições podem ser feitas pela internet, até 4 de junho.

ProITEC também está com vagas abertas

O IFRN também está oferecendo o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) como preparação para estudantes de escolas públicas que desejam fazer o Exame de Seleção para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O curso, disponível na modalidade de Educação a Distância, inclui disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania e não há limite de vagas.

Para participar, os interessados devem estar matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública e ter cursado todas as séries anteriores exclusivamente em escola pública. As inscrições estão abertas pela internet.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IFRN oferece 1.044 vagas em cursos técnicos gratuitos Read More »

STF tem maioria para tornar réus mais 250 acusados em atos golpistas

STF tem maioria para tornar réus mais 250 acusados em atos golpistas

Voto de Gilmar Mendes definiu placar em 6 a 1 para aceitar denúncia

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor do recebimento das denúncias contra 250 pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas por vândalos. Com isso, o total de réus sobe para 550.

Com a manifestação do voto eletrônico do ministro Gilmar Mendes neste domingo (7), o placar ficou em 6 a 1. Ele acompanhou o voto do relator dos processos, ministro Alexandre de Moraes, para tornar réus os denunciados. Seguiram também o voto do relator, aceitando as acusações, os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Rosa Weber.

O único voto contrário foi o de André Mendonça, que rejeitou a denúncia contra 200 pessoas, mas votou pela aceitação contra outras 50. Mendonça não incluiu os acusados que foram presos um dia após o ocorrido, quando estavam acampados no Quartel-General do Exército.

Ainda faltam votar Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Luiz Fux. Devido à aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro.

O julgamento começou na última quarta-feira (3) e segue até segunda-feira (8), no plenário virtual do STF, modalidade em que os ministros depositam seus votos eletronicamente, sem deliberação presencial.

Terceiro grupo

Este é o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1.390 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar a depredação de prédios públicos no centro da capital.

Em dois julgamentos anteriores, iniciados a partir do fim de abril, por maioria, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 300 pessoas acusadas de participação nos atos antidemocráticos.

O julgamento do quarto grupo, com 250 denunciados, foi marcado para a semana que vem. Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo.

Eles vão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime. Haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo para ocorrer.

No dia 5, o ministro Alexandre de Moraes mandou soltar 40 pessoas. Com isso, dos 1,4 mil detidos inicialmente, permanecem presas 253 pessoas (67 mulheres e 186 homens).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF tem maioria para tornar réus mais 250 acusados em atos golpistas Read More »

Rei Charles III pede a Lula que Brasil cuide da Floresta Amazônica

Rei Charles III pede a Lula que Brasil cuide da Floresta Amazônica

Declaração foi dada após cerimônia de coroação neste sábado (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado (6), durante conversa com a imprensa, em Londres, que ouviu do rei Charles III, coroado nesta manhã, um pedido para que o Brasil cuide da Floresta Amazônica.

“A primeira coisa que o rei falou pra mim foi para eu cuidar da Amazônia”, afirmou Lula. “E eu falei: ‘eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. Eu preciso de ajuda e de muitos recursos'”, completou.

Na última sexta-feira (5), o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou que o país investirá no Fundo Amazônia. O valor será de 80 milhões de libras, cerca de R$ 500 milhões. O premiê afirmou que a entrada do Reino Unido no fundo é um reconhecimento ao trabalho e à liderança do presidente Lula no tema da preservação ambiental.

Durante conversa com a imprensa neste sábado, Lula afirmou ainda que convidou Sunak a visitar o Brasil nos próximos meses.

O presidente afirmou que, em agosto, haverá o primeiro encontro de líderes de países amazônicos da América do Sul. O intuito, segundo ele, é discutir uma agenda comum de preservação da floresta.

“É preciso que a gente tome uma decisão comum. Porque não adianta o Brasil preservar só a nossa, que nós vamos preservar. Nós vamos cumprir a promessa que fizemos de acabar com o desmatamento até 2030. Isso é uma questão de honra”, disse Lula.

Foto: Ian Jones/Buckingham Palace

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rei Charles III pede a Lula que Brasil cuide da Floresta Amazônica Read More »

Brasil Sorridente será relançado hoje pelo governo

Brasil Sorridente será relançado hoje pelo governo

Solenidade será às 11h no Palácio do Planalto

O governo federal retoma, nesta segunda-feira (8), o programa Brasil Sorridente. A cerimônia de sanção do Projeto de Lei 8.131/2017, que institui a Política Nacional de Saúde Bucal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), está marcada para as 11h no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Hoje, tenho a alegria de retomar o Brasil Sorridente, uma política de saúde bucal que trouxe dignidade para muitos brasileiros que puderam resolver dores de dentes, se alimentar normalmente e sorrir”, postou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu perfil no Twitter.

Pacote de programas

No sábado (6), Lula já havia comentado a volta do programa. Segundo ele, o relançamento completa o pacote de programas sociais, considerados referência em gestões passadas e serão retomados pelo governo federal.

“Estamos retomando, colocando em funcionamento, todas as políticas públicas que deram certo em nossos governos”, disse. Para o presidente, a sanção do projeto de lei – que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal na Lei Orgânica da Saúde – vai garantir “acesso universal, equânime e contínuo”.

O Brasil Sorridente foi criado em 2004, durante o primeiro mandato de Lula na Presidência da República. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em dez anos, mais de 80 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa, recebendo diversos tipos de atendimento odontológico.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil Sorridente será relançado hoje pelo governo Read More »

Palmirinha morre aos 91 anos

Palmirinha morre aos 91 anos

A notícia de sua morte foi divulgada pela família em seu Instagram oficial

Palmirinha Onofre, cozinheira e apresentadora de TV, faleceu aos 91 anos de idade, em decorrência de problemas renais crônicos neste domingo (7.mai.2023). Ela era conhecida por seu jeito doce e seu estilo ‘vovó’, e fez sucesso em diversas emissoras, como Band, Record e TV Gazeta.

Nos últimos anos, também ganhou popularidade nas redes sociais. A notícia de sua morte foi divulgada pela família em seu Instagram oficial. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, afirmou o post na conta oficial dela.

O velório acontecerá na segunda-feira (8.mai), no Cemitério do Morumby, em São Paulo, das 9h às 17h, e estará aberto ao público das 11h às 13h. O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares. Palmirinha deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.

Foto: Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de SP/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Palmirinha morre aos 91 anos Read More »

Lei Seca autua e prende mais de 20 motoristas dirigindo bêbados em Natal

Lei Seca autua e prende mais de 20 motoristas dirigindo bêbados em Natal

O CPRE lembrou que na noite da última sexta feira (5), outros 11 condutores já tinham sido notificados por alcoolemia ao volante, sendo três deles presos em flagrante

18 motoristas foram autuados e outros quatro presos por dirigirem sob efeito de álcool em Natal. A fiscalização que flagrou os condutores foi realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, entre a noite do sábado e início da madrugada deste domingo (6 e 7.mai.2023).

As prisões foram feitas em flagrante. Segundo a polícia, os condutores presos estavam dirigindo veículo automotor em estado de embriaguez. Além deles, outros 18 condutores pela mistura de álcool e direção. O ponto de bloqueio foi montado na Redinha, na zona Norte de Natal.

O CPRE lembrou que na noite da última sexta-feira (5.mai), durante blitzen nos bairros de Candelária e Alecrim, outros 11 condutores já tinham sido notificados por alcoolemia ao volante, sendo três deles presos em flagrante.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei Seca autua e prende mais de 20 motoristas dirigindo bêbados em Natal Read More »

América perde para o Amazonas por 2 a 0

América perde para o Amazonas por 2 a 0

A próxima partida do América será contra o rival ABC, na quarta-feira (10)

O América perdeu para o Amazonas (AM) por 2 a 0 na segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série C na noite deste sábado (6.mai.2023), no Estádio Carlos Zamith.

O jogo começou com uma quase falha do zagueiro Edson Silva, mas o América dominou a partida e teve mais posse de bola, porém sem eficiência nas ações ofensivas.

No segundo tempo, Sassá marcou o primeiro gol para o Amazonas e Luan Santos, ex-jogador do América, marcou o segundo.

A próxima partida do América será contra o rival ABC, na quarta-feira (10.mai), pelo primeiro jogo da final do estadual, contra o ABC.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América perde para o Amazonas por 2 a 0 Read More »

ABC empata com o CRB em Maceió

ABC empata com o CRB em Maceió

Com o resultado, o ABC somou seu primeiro ponto na competição, mas ainda está em último lugar

O ABC empatou com o CRB em 1 a 1 no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), durante partida válida pela 5ª rodada da Série B, neste sábado (6.mai.2023). O jogo foi válido pela 5ª rodada do Brasileiro da Série B.

O alvinegro saiu na frente, mas sofreu um gol nos acréscimos do segundo tempo. Luiz Gustavo marcou para o ABC e Copete para os alagoanos. A partida terminou no empate em 1 a 1.

Com o resultado, o ABC somou seu primeiro ponto na competição, mas ainda está em último lugar. Na próxima rodada, o ABC enfrenta o Botafogo (SP) no Frasqueirão, em Natal, no domingo (14.mai).

Antes disso, o clube joga a primeira partida da final do Campeonato Potiguar contra o América na Arena das Dunas, na quarta-feira (10.mai).

Foto: Francisco Cedrim/CRB – Clube de Regatas Brasil/Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC empata com o CRB em Maceió Read More »

Homem é assassinado a tiros em Mossoró

Homem é assassinado a tiros em Mossoró

Ele foi interceptado por um carro nas imediações da Fazenda São João e atingido por pelo menos dois tiros

Um homem foi morto a tiros enquanto andava de bicicleta na RN-015, entre Mossoró e Baraúna, na zona rural de Mossoró, na manhã deste sábado (6.mai.2023). Ele foi interceptado por um carro nas imediações da Fazenda São João e atingido por pelo menos dois tiros de escopeta calibre 12.

A polícia ainda não sabe a motivação do crime e quantos criminosos participaram da ação. Familiares revelaram que ele havia retornado a Mossoró há três meses após cumprir pena de cinco anos de prisão em Pernambuco. Drogas foram encontradas com o homem.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

Foto: Inter TV Costa Branca

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é assassinado a tiros em Mossoró Read More »

Polícia apreende 25 kg de crack e pistolas em Extremoz; suspeito morre durante confronto

Polícia apreende 25 kg de crack e pistolas em Extremoz; suspeito morre durante confronto

Suspeito que morreu era foragido da Justiça por homicídio e suspeito de liderar uma facção criminosa na Zona Norte de Natal

Uma operação policial resultou na apreensão de 25 kg de crack, duas pistolas e na morte de um suspeito em Extremoz, na Região Metropolitana Natal, na tarde da última sexta-feira (5.mai.2023).

O homem, identificado como Jefferson Hugo Matias de Lima, conhecido como “Jeffinho do Sarney”, era foragido da Justiça por homicídio e suspeito de liderar uma facção criminosa no Loteamento José Sarney, na Zona Norte de Natal.

A polícia chegou ao local após denúncias anônimas sobre a grande quantidade de droga guardada no loteamento Portal do Sol. Durante a ação, houve confronto e o suspeito foi atingido e não resistiu aos ferimentos.

Uma das pistolas apreendidas pertencia à Polícia Civil e a outra havia sido roubada de um policial militar aposentado que foi assassinado em um parque eólico de São Miguel do Gostoso.

O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Plantão da Polícia Civil na Zona Norte de Natal.

Foto: Divulgação/PM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia apreende 25 kg de crack e pistolas em Extremoz; suspeito morre durante confronto Read More »

Rei Charles III é coroado em Londres

Rei Charles III é coroado em Londres

Para o evento, a segurança foi reforçada e contou com a presença 30 mil policiais nas ruas de Londres

O Rei Charles III foi coroado neste sábado (6.mai.2023) na Abadia de Westminster, em Londres. Centenas de líderes estrangeiros, incluindo o presidente do Brasil, Lula, estiveram presentes na cerimônia.

Charles se tornou rei aos 74 anos, em setembro de 2022 após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Ele é o 40º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster em uma cerimônia que acontece há mais de 900 anos.

A coroação passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. A cerimônia foi conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade do anglicanismo.

Para o evento, a segurança foi reforçada e contou com a presença 30 mil policiais nas ruas de Londres.

Foto: Mazur/cbcew.org.uk/Fotos Públicas/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rei Charles III é coroado em Londres Read More »

Incêndio destrói lanchonete em São Gonçalo

Incêndio destrói lanchonete em São Gonçalo

Ninguém ficou ferido, mas o estabelecimento foi completamente destruído

Um incêndio destruiu uma lanchonete na Avenida Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. O fogo começou por volta das 18h30 deste sábado (6.mai.2023) e durou cerca de 15 minutos. Ninguém ficou ferido, mas o estabelecimento foi completamente destruído.

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) foi acionado para conter as chamas em dois momentos e suspeita-se que o incêndio tenha sido causado por um vazamento de gás.

Segundo informações preliminares, a esposa do proprietário e dois clientes conseguiram sair da lanchonete sem ferimentos. O incêndio ainda está sendo investigado para determinar a causa exata do ocorrido.

Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio destrói lanchonete em São Gonçalo Read More »

Carlos Eduardo deixa o PDT

Carlos Eduardo deixa o PDT

Ex-prefeito de Natal enviou uma carta pedindo a desfiliação da legenda ao presidente do partido, André Figueiredo

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido no qual estava filiado desde 2009. O anúncio foi feito neste sábado (6.mai.2023) pelo blog do Heitor Gregório, na Tribuna do Norte.

Segundo a publicação, Carlos Eduardo enviou uma carta pedindo a desfiliação da legenda ao presidente do partido, deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Na carta, ele agradeceu pelo apoio que recebeu durante o período em que participou do partido.

“Minha primeira palavra é de agradecimento pelo acolhimento e cordialidade nesses 14 anos de convivência no bravo PDT, que sempre honrou a história de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro na luta por um Brasil mais justo e humano”, afirmou.

Carlos disse ainda que “só tem boas lembranças” e também agradeceu aos correligionários do partido. “Aos amigos do PDT, deixo meu abraço fraterno e a certeza de que estaremos caminhando sempre pela construção de um Brasil mais fraterno, solidário e democrático”, finalizou.

Histórico no PDT

Carlos Eduardo se filiou ao PDT em 2009, após ter sido preterido no PSB – partido ao qual ele estava filiado na época – na disputa para o Governo do Estado. Carlos queria ser o nome de sucessão de Wilma de Faria, que acabou escolhendo seu vice, Iberê. Ele perdeu para Rosalba (à época no DEM).

Ao sair do PSB, Carlos ingressou no PDT, na época presidido pelo então deputado estadual Álvaro Dias, e se lançou candidato ao Governo do Estado pelo partido, tendo Álvaro como vice numa chapa puro-sangue – a coligação recebeu o apoio do PCdoB e do PRP. Eles ficaram em 3° lugar, atrás de Rosalba – eleita no primeiro turno – e de Iberê.

Em 2012, Carlos foi eleito para o terceiro mandato de prefeito de Natal. Em 2016, foi reeleito para o cargo, que deixou para concorrer ao Governo do Estado em 2018. Ele chegou ao segundo turno contra Fátima Bezerra (PT), que foi eleita. Carlos gerou polêmica ao abraçar o bolsonarismo no Estado.

Nas eleições municipais de 2020, Carlos Eduardo indicou Aíla Cortez pelo PDT como vice do prefeito Álvaro Dias (à época no PSDB). Álvaro e Aíla atualmente não têm uma boa relação, mas não romperam oficialmente.

Em 2022, Carlos concorreu ao Senado, se aliando à chapa da ex-concorrente Fátima Bezerra (PT) e tendo o nome do então senador Jean Paul Prates – atualmente presidente da Petrobras – como um dos suplentes. Carlos, no entanto, perdeu para Rogério Marinho (PL), aliado de Bolsonaro.

Durante a última campanha, também foi destaque a falta de compromisso de Carlos Eduardo com o candidato à presidente pela legenda, Ciro Gomes. Na reta final da campanha, Carlos declarou apoio a Lula. Mesmo assim, o gesto não foi suficiente para fazer com que ele fosse eleito para o Senado.

O ex-prefeito ainda não anunciou em qual partido vai se filiar.

Foto: Arquivo/Redes sociais/Carlos Eduardo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carlos Eduardo deixa o PDT Read More »

Mulher que teve 95% do corpo queimado no interior do RN morre após uma semana internada

Mulher que teve 95% do corpo queimado no interior do RN morre após uma semana internada

O principal suspeito do crime é o marido da vítima, que se entregou à polícia e foi preso

A mulher de 49 anos que teve 95% do corpo queimado com gasolina e fogo em Campo Grande, no interior do Rio Grande do Norte, morreu nesta sexta-feira (5.mai.2023). O principal suspeito do crime é o marido da vítima, que se entregou à polícia e foi preso. Ele será indiciado por feminicídio. A casa onde os dois moravam também foi incendiada.

O nome da mulher só foi divulgado após o óbito. Ela se chamava Maria da Conceição da Silva. A informação foi confirmada pela assessoria da unidade de saúde e pela sobrinha da vítima, Francisca Alves, que foi avisada pelo hospital na tarde da sexta (5) sobre a morte de Maria da Conceição. O enterro deverá acontecer na cidade de Messias Targino.

Segundo o delegado responsável pelo caso, uma testemunha confirmou que o homem teria ateado fogo na vítima. A mulher foi encontrada próxima a um açude, no Sítio Maravilha, após ter ligado para o hospital de Campo Grande.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher que teve 95% do corpo queimado no interior do RN morre após uma semana internada Read More »

Polícia prende suspeitos de tiroteio que matou três em jogo de futebol em Currais Novos

Polícia prende suspeitos de tiroteio que matou três em jogo de futebol em Currais Novos

A Operação Terceiro Tempo foi deflagrada pela 92ª Delegacia de Polícia (DP de Currais Novos)

Nesta sexta-feira (5.mai.2023), a Polícia Civil (PC) prendeu um suspeito e cumpriu dez mandados de busca e apreensão em uma operação que investiga a morte de três pessoas após uma partida de futebol em Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A motivação do crime ainda está sendo investigada. A Operação Terceiro Tempo foi deflagrada pela 92ª Delegacia de Polícia (DP de Currais Novos).

Durante as diligências, um suspeito foi preso por ter um mandado de prisão temporária em aberto contra ele, além de também ter sido autuado em flagrante por tráfico de drogas. Além dele, outra pessoa foi presa por fraude processual e um adolescente foi apreendido por atos infracionais análogos aos crimes de resistência, ameaça, fraude processual, desacato, e por crimes contra o meio ambiente. O crime do adolescente não tem relação com o caso.

O crime aconteceu no dia 7 de janeiro deste ano, quando dois homens armados com pistolas aguardaram o fim de uma partida de futebol para atirar em quatro pessoas, deixando três mortas e uma ferida. Dois suspeitos foram presos na operação desta sexta-feira, que contou com a participação de várias delegacias da região e cumpriu todos os mandados em Currais Novos.

Foto: Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende suspeitos de tiroteio que matou três em jogo de futebol em Currais Novos Read More »

Ministro manda soltar mais 40 presos nos atos golpistas

Ministro manda soltar mais 40 presos nos atos golpistas

Dos 1,4 mil presos, 253 permanecem detidos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar 40 pessoas que foram presas durante os atos de golpistas de 8 de janeiro. Os acusados se tornaram réus na Corte após serem denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Pela decisão, 26 homens e 14 mulheres que foram soltos deverão cumprir medidas cautelares diversas de prisão, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do país, suspensão de autorizações de porte de arma e de certificado de CAC, entrega do passaporte e apresentação semanal à Justiça.

Com a decisão de Moraes, dos 1,4 mil presos nos atos antidemocráticos, 253 pessoas (67 mulheres e 186 homens) permanecem detidas.

Os envolvidos respondem pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Novo julgamento

Na próxima semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar denúncias contra mais 250 envolvidos. Será o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento virtual será iniciado na segunda-feira (8). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Até o momento, a Corte tornou réus 300 investigados. Mais 250 estão em outro julgamento virtual que está em andamento e vai até segunda-feira.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro manda soltar mais 40 presos nos atos golpistas Read More »

Moraes mantém prisão de Anderson Torres

Moraes mantém prisão de Anderson Torres

Ex-ministro é investigado por atos golpistas de 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (5) manter o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres preso no Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Distrito Federal.

A decisão foi tomada após a corporação informar que tem condições de garantir assistência de saúde de Torres e a defesa concordar com a medida. Na semana passada, Moraes pediu que fosse avaliada a possibilidade de transferência para um hospital penitenciário depois que os advogados dizerem que Torres está apresentando pensamentos suicidas.

Anderson Torres está preso desde 14 de janeiro em função das investigações sobre atos golpistas ocorridos no dia 8 daquele mês. Na ocasião, Torres estava afastado da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão dele e de outras autoridades na contenção dos atos.

Na mesma decisão, Moraes não autorizou os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a visitarem o ex-ministro na prisão. Ambos são investigados por fatos conexos aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Contudo, o ministro autorizou 38 senadores a realizarem a visita ao ex-ministro e estabeleceu diversas regras. Entre elas, os parlamentares deverão comparecer ao local em grupos de cinco e não poderão entrar com assessores, jornalistas e parentes.

Também está proibido o acesso de celulares, máquinas fotográficas, computadores e qualquer outro aparelho eletrônico. Eles também estão impedidos de levar mensagens de terceiros para Anderson Torres.

Defesa

Nesta semana, a defesa de Anderson Torres fez um novo pedido de liberdade ao Supremo. No recurso, os advogados anexaram o laudo produzido por uma médica psiquiatra da rede pública do Distrito Federal a favor de prisão domiciliar.

Segundo a médica, Torres está apresentando crises de ansiedade, angústia, sensação de falta de ar, tristeza profunda, com choros intensos e ininterruptos.

Os advogados também reafirmaram que ele não foi conivente com a invasão de prédios públicos no dia 8 de janeiro e que ele deve ser solto por não oferecer riscos às investigações.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes mantém prisão de Anderson Torres Read More »

Câmara aprova a igualdade salarial entre homens e mulheres

Câmara aprova a igualdade salarial entre homens e mulheres

Proposta segue para apreciação do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercerem atividades de igual valor ou mesma função.

O empregador que descumprir a lei terá de pagar multa equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, será aplicada a multa em dobro. Mesmo com pagamento da multa, a pessoa discriminada pode ingressar com pedido de indenização por danos morais.

A proposta foi enviada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março e a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) o substitutivo apresentado pela relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES). Foram 325 votos a favor e 36 contra, após acordo entre os líderes partidários. O texto segue agora para votação no Senado.

No Brasil, uma mulher ganha, em média, 78% dos rendimentos de um homem, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso de mulheres pretas ou pardas, o percentual cai para menos da metade dos salários dos homens brancos (46%).

Uma das mudanças na proposta é que a empresa fica dispensada da exigência de igualdade salarial quando adotar, por meio de negociação coletiva, plano de cargos e salários, regra que não está prevista atualmente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

De acordo com o projeto, as empresas deverão apresentar relatórios para que fiscais possam comparar os valores pagos a homens e mulheres.

Outras medidas previstas são a disponibilização de canais específicos para denúncias; promoção e implementação de programas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho por meio da capacitação de gestores, lideranças e empregados(as) sobre a temática da equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, com aferição de resultados; e fomento à capacitação e formação de mulheres para ingresso, permanência e ascensão no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens.

Apesar de aprovado, o texto não é consenso entre os deputados. Os favoráveis argumentam que a equiparação salarial propicia a emancipação das mulheres no mercado de trabalho. Os contrários alegam que há uma série de responsabilizações para as empresas, o que pode inibir a contratação de mulheres.

Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados/Direitos reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara aprova a igualdade salarial entre homens e mulheres Read More »

STF julgará na próxima semana mais 250 denunciados por atos golpistas

STF julgará na próxima semana mais 250 denunciados por atos golpistas

Julgamento é virtual e começa na segunda-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga na próxima semana denúncias contra mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Será o quarto grupo de investigados, totalizando 800 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento virtual será iniciado na segunda-feira (8). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Até o momento, a Corte tornou réus 300 investigados. Mais 250 estão em outro julgamento virtual que está em andamento e vai até segunda-feira.

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que permaneceram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF julgará na próxima semana mais 250 denunciados por atos golpistas Read More »

Sábado tem MPB84 com vencedor do festival e Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel

Sábado tem MPB84 com vencedor do festival e Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel

A 2ª edição do Festival MPB 84 encerrou a etapa de inscrições com sucesso no número de participantes

Nesta sexta e sábado, dias 5 e 6 de maio, Natal será palco da segunda edição do Festival MPB 84, um evento que celebra a Música Popular Brasileira. O projeto é uma iniciativa para valorizar a música autoral contemporânea produzida pelas bandas e por jovens e veteranos músicos do RN.

A 2ª edição do Festival MPB 84 encerrou a etapa de inscrições com sucesso no número de participantes. Mais de 260 músicas foram inscritas para participar da seleção e concorrer a prêmios. O Festival recebeu inscrições de todo o Rio Grande do Norte. Músicos e bandas de várias cidades do Estado participaram da seleção.

Com a quantidade incrível de inscrições recebidas pela produção, a curadoria composta pela cantora e professora de canto Sâmela Ramos e pelos produtores musicais Sergio Groove e Jovas Oliveira ampliou de 12 para 15 finalistas que foram selecionados e irão se apresentar na sexta dia 05, a partir das 19h, com acesso gratuito e doação de 1 kg de alimento não perecível, na Arena das Dunas.

Os vencedores ganharão premiações financeiras, troféus e o primeiro lugar vai tocar no palco de encerramento do evento na noite de sábado, 06 de maio, ao lado de grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel.

O Festival MPB84 é uma realização FF Entretenimento e tem produção cultural da Viva Entretenimento. O projeto tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura de Natal , Unimed Natal, Holiday Natal e Arena das Dunas, e via lei Câmara Cascudo com o Governo do RN e Sadio Condimentos.

Os ingressos para os shows de sábado (06) na Arena das Dunas estão à venda pelo site/aplicativo da @outgooficial e na Sol Bijoux do Midway Mall. Mais informações: @festivalmpb84 e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sábado tem MPB84 com vencedor do festival e Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel Read More »

Senac-RN abre inscrições para 484 bolsas em cursos à distância

Senac-RN abre inscrições para 484 bolsas em cursos à distância

Os participantes receberão certificados com validade nacional ao final da formação

O Senac do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (5.mai.2023) a abertura de inscrições para 484 vagas de bolsas de estudo em 64 cursos de ensino a distância em diversas áreas de atuação, incluindo gestão, informática e mídias sociais.

As inscrições são limitadas ao número de vagas disponíveis para cada capacitação e alguns cursos têm início imediato. Os participantes receberão certificados com validade nacional ao final da formação. Para se inscrever, o interessado deve ter uma renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos.

Segundo o Senac, os formatos remotos para trabalho e estudo estão cada vez mais estabelecidos como opções viáveis e a oferta da instituição se adapta a essas novas realidades, oferecendo oportunidades únicas de qualificação.

O programa de bolsas de estudos é viabilizado por meio do PSG e os interessados devem verificar os pré-requisitos de cada curso antes de se inscrever. As inscrições ficam abertas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Senac-RN abre inscrições para 484 bolsas em cursos à distância Read More »

Lula envia ao Congresso projeto de valorização do salário mínimo

Lula envia ao Congresso projeto de valorização do salário mínimo

Medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional o texto do projeto de lei para restabelecer a política de valorização do salário mínimo. O despacho presidencial foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5).

De acordo com o Planalto, o texto prevê que os reajustes anuais no salário mínimo têm por base a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos 12 meses anteriores, acrescido da taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo ano anterior ao vigente.

Medida similar foi colocada em prática no ano de 2007, foi convertida em lei em 2011. No entanto, foi interrompida pelo governo de Jair Bolsonaro.

A valorização desses ganhos foi fundamental, segundo o Planalto, “para que o mínimo alcançasse aumento real de 77% entre 2003 e 2015”, contribuindo, também, para a retirada do país do Mapa da Fome e para a redução da desigualdade social.

Roda da economia

Nota divulgada pela Presidência da República, destaca trecho do pronunciamento feito por Lula no dia 30 de abril. Na ocasião, o presidente diz que a valorização do salário mínimo beneficia a sociedade como um todo.

“Com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais. A roda da economia volta a girar e novos empregos são criados”, disse o presidente durante o pronunciamento veiculado em rede nacional de rádio e televisão.

O texto prevê que, caso o PIB (Produto Interno Bruto – soma de todas as riquezas produzidas no país) seja negativo, o reajuste do salário mínimo será pelo índice da inflação vigente no período. “O projeto de lei é para que esta conquista seja permanente e que o salário mínimo volte a ser reajustado todos os anos acima da inflação, como acontecia quando governamos o Brasil”, complementou o presidente.

Referência

O governo federal lembra que o salário mínimo é referência para repasses diretos feitos a mais de 25 milhões de brasileiros, via aposentadorias, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Seguro Desemprego. Juntos, esses repasses chegam a R$ 470 bilhões por ano.

A proposta será analisada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula envia ao Congresso projeto de valorização do salário mínimo Read More »

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23

Rede também ampliou a quantidade de mulheres em cargo de liderança no período e doações de alimentos de caráter emergencial

As lojas convertidas de hipermercados para atacarejo puxaram o desempenho de vendas do Assaí Atacadista no 1º trimestre de 2023. Agora com presença em pontos comerciais mais centrais e bem localizados, as novas unidades têm apresentado rápida maturação e atraído um grande fluxo de clientes. Aliada à alta atratividade do modelo de negócio, as lojas já alcançam um faturamento acima de R$ 21 milhões/mês. O patamar é superior à média da Cia. Os resultados foram divulgados ao mercado nesta quinta-feira (4).

Com isso, a rede alcançou um crescimento de 33% de receita ante o mesmo período do ano anterior (faturamento de R$ 16,6 bilhões no total) – alta +24,7% das novas lojas e +7,2% do parque já existente. O desempenho reflete a solidez do projeto de expansão da Cia e uma estratégia comercial bem-sucedida que traz sustentação à inauguração das unidades. Nos últimos 12 meses, 59 lojas foram inauguradas (50 conversões e 9 orgânicas) e, para 2023, 28 lojas estão em fase de obras – sendo 13 conversões de hipermercados e 15 unidades orgânicas (projetos novos).

Avanços em ESG

O período também foi marcado por avanços nos compromissos de ESG do Assaí. No trimestre, a rede ampliou a quantidade de mulheres em cargos de liderança, com o total de 26% em cargos de gerência ou acima na hierarquia. Já as doações de alimentos e itens de higiene e limpeza em caráter emergencial (situações de desastres ou outros fatores de urgência) chegaram a 35 toneladas. Entre os públicos impactados, estiveram famílias em situação de vulnerabilidade afetadas pelas fortes chuvas na Bahia, Acre, Maranhão, Litoral Norte de São Paulo e para os povos indígenas Yanomami.

Desempenho da Cia

Ainda no 1T23, o Assaí registrou um lucro líquido positivo de R$ 72 milhões. Já o EBIDTA Ajustado foi de R$ 951 milhões, sendo 200 milhões superior ao 1T22. Também houve continuidade dos ganhos de market share nas praças de atuação da Companhia e o aprimoramento da estratégia phygital (que une as lojas físicas com o universo digital) com o lançamento do aplicativo Meu Assaí. O app figurou entre os cinco mais baixados na semana de lançamento e a base CRM já inclui mais de 7 milhões de clientes cadastrados.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” do Valor 1000. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, sendo a 1ª no varejo alimentar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23 Read More »

Musical 'A pequena sereia in concert' será apresentado em Natal neste domingo (7)

Musical ‘A pequena sereia in concert’ será apresentado em Natal neste domingo (7)

Organizado pela BRZ Produções, o musical será 100% cantado ao vivo e promete encantar o público infanto-juvenil

Inspirado no clássico conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, o musical A pequena sereia in concert chega a Natal. Orquestra e elenco sobem ao palco do Teatro Riachuelo, neste domingo, dia 7 de maio, em sessão às 16h. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 50,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. A produção local é da Idearte Produções.

Organizado pela BRZ Produções, o musical será 100% cantado ao vivo e promete encantar o público infanto-juvenil. Na história, Ariel é uma sereia curiosa que demonstra insaciável desejo por conhecer o mundo dos humanos. Juntamente com o peixinho Linguado e o caranguejo Sebastião, a jovem recorre à bruxa do mar Úrsula para ir à superfície e lá acaba se apaixonando pelo príncipe Eric.

A pequena sereia in concert conta com a produção geral de Flávia Mengar e Leonardo Isaac e produção executiva de Daniela Schiarreta. A direção musical ficou ao encargo do maestro Eduardo Pereira, a direção de elenco por Ewerton Novaes e as coreografias por Tatiana Abbiati. Bruno Rizzo é o diretor geral do espetáculo, reunindo repertório extenso de direção em outros projetos, como Queen experience in concert, Embalos de sábado à noite, o musical, A bela e a fera in concert, Pink Floyd experience in concert e Broadway in night.

Serviço:
07 de maio de 2023, 16h
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos LOTE 1
R$ 100,00 Balcão Nobre;
R$ 100,00 Frisas;
R$ 130,00 Plateia B;
R$ 150,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
50% assinantes Tribuna do Norte (2 ingressos, apenas na bilheteria);
50% assinantes Cabo Telecom (2 ingressos, apenas na bilheteria);
50% clientes Sicoob (2 ingressos, apenas na bilheteria);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @idearteproducoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Musical ‘A pequena sereia in concert’ será apresentado em Natal neste domingo (7) Read More »

Natal recebe espetáculo musical em homenagem a banda sueca ABBA no próximo domingo (7)

Natal recebe espetáculo musical em homenagem a banda sueca ABBA no próximo domingo (7)

A turnê já percorreu mais de 70 cidades brasileiras

O grupo musical ABBA, de grande influência e popularidade nos anos 1970 e 1980, receberá homenagem em Natal. O Teatro Riachuelo será palco para o espetáculo ABBA experience in concert, no dia 07 de maio. A apresentação será às 20h. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 70,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. A produção local é da Idearte Produções.

“Abba Experience In Concert” traz aos palcos um espetáculo magnífico que conta a história de uma das maiores bandas de todos os tempos, através de seus maiores sucessos. Uma megaprodução, com 30 integrantes no palco, num espetáculo totalmente cantado e tocado ao vivo, além de um belíssimo ballet, dos quatro cantores, banda e orquestra, que interpretam com maestria as músicas conhecidas por todos.

O cenário, coreografias, trocas de figurinos e uma iluminação de última geração completam este belíssimo espetáculo, que fará com que todos se sintam na era “Disco”, em uma viagem musical e visual que surpreenderá e encantará o público.

O espetáculo conta com produção geral de Flávia Mengar e Leonardo Isaac, produção executiva de Daniela Schiarreta e a direção de grandes mestres da cena artística da atualidade. Com direção musical do maestro Eduardo Pereira, coreografias de Tatiana Abbiati e direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo.

A turnê já percorreu mais de 70 cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, João Pessoa, Boa Vista, Brasília, Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, entre outras. Impactando um público de mais de 100.000 pessoas

Serviço:

07 de maio de 2023, 20h
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 140,00 Balcão Nobre;
R$ 140,00 Frisas;
R$ 160,00 Plateia B;
R$ 180,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
50% assinantes Tribuna do Norte (2 ingressos, apenas na bilheteria);
50% assinantes Cabo Telecom (2 ingressos, apenas na bilheteria);
50% clientes Sicoob (2 ingressos, apenas na bilheteria);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @idearteproducoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal recebe espetáculo musical em homenagem a banda sueca ABBA no próximo domingo (7) Read More »

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19

Vírus agora é “problema de saúde estabelecido e contínuo”

Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença.

Durante a última sessão deliberativa, iniciada ontem (4), membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população.

“Ontem, o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Entretanto, isso não significa que a covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. na semana passada, a covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, completou o diretor-geral.

Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda de acordo com a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

Foto: Valdo Leão/Semcom/Fotos Públicas/Arquivo/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

OMS declara fim da emergência em saúde por covid-19 Read More »

Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína

Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína

O motorista, de 40 anos, foi preso junto com outro homem de 45 anos em Pau dos Ferros

Um motorista de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Pau dos Ferros, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi preso em flagrante por tráfico de drogas nesta quinta-feira (4.mai.2023).

A prisão ocorreu durante uma operação policial que investigava o transporte de drogas entre os municípios de João Dias, também no Oeste do RN, e Catolé do Rocha, na Paraíba.

O motorista, de 40 anos, foi preso junto com outro homem de 45 anos. Ambos foram encontrados em atitude suspeita em uma motocicleta. Com eles, foram encontradas 23 embalagens de cocaína e maconha.

Na casa do motorista de ambulância, a polícia encontrou mais materiais utilizados para venda de drogas, além de uma arma e rádios comunicadores. Segundo a polícia, o servidor também utilizava a ambulância para vender entorpecentes.

A Polícia Civil de Alexandria irá solicitar a prisão preventiva dos suspeitos à Justiça. De acordo com a polícia, os suspeitos também são investigados por possuírem relações com pistoleiros no município de Catolé do Rocha (PB).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Read More »

Finais do Campeonato Potiguar contarão com VAR

Finais do Campeonato Potiguar contarão com VAR

O anúncio foi feito pelo presidente da FNF, José Vanildo da Silva

O Campeonato Potiguar terá o auxílio do VAR nas finais entre ABC e América-RN. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4.mai.2023) pelo presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo da Silva, por meio de uma rede social.

As partidas serão disputadas nos dias 10 e 17 de maio, às 20h, na Arena das Dunas e no Frasqueirão, respectivamente.

A FNF afirmou que a tecnologia do Video Assistant Referee, ou árbitro assistente de vídeo – conhecido como VAR – é composto por um sistema em que o árbitro assistente analisa imagens gravadas para ajudar o árbitro de campo a tomar decisões em lances duvidosos.

De acordo com a Federação, em um clássico ABC e América, “a tecnologia será mais uma medida para garantir que o futebol brilhe com ainda mais clareza”, considera.

Datas das finais

América x ABC, dia 10 de maio, às 20h, na Arena das Dunas
ABC x América, dia 17 de maio, às 20h, no Frasqueirão

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Finais do Campeonato Potiguar contarão com VAR Read More »

Barragem de Pau dos Ferros sangra após 14 anos

Barragem de Pau dos Ferros sangra após 14 anos

O reservatório tem capacidade para 54,8 milhões de metros cúbicos de água e havia chegado a 96% de sua capacidade total

Após 14 anos sem atingir sua capacidade total, a barragem de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, sangrou na noite de quinta-feira (4.mai.2023). O reservatório tem capacidade para 54,8 milhões de metros cúbicos de água e havia chegado a 96% de sua capacidade total, segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn).

A população local comemorou a cheia e a expectativa pela sangria foi atendida. Com isso, já são 15 reservatórios que sangraram este ano no estado.

Foto: Raffael Nunes/Cedida/Igarn

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Barragem de Pau dos Ferros sangra após 14 anos Read More »

Polícia cumpre mandado de busca por pornografia infantil em residência universitária da Ufersa

Polícia cumpre mandado de busca por pornografia infantil em residência universitária da Ufersa

Operação ocorreu dentro da residência masculina, localizada no campus da universidade

Policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência universitária da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, em uma investigação de combate à pornografia infantil.

A operação ocorreu na quarta-feira (3.mai.2023) dentro da residência masculina, localizada no campus da Ufersa. Foram apreendidos um celular, um notebook e um tablet, mas ninguém foi preso.

Por meio de nota, a universidade confirmou a presença da polícia na residência e informou que o estudante envolvido já tem advogado constituído.

A operação foi realizada pelas Delegacias Especializadas na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) de Natal e Mossoró, com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Foto: Eduardo Mendonça/Ufersa/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia cumpre mandado de busca por pornografia infantil em residência universitária da Ufersa Read More »

Governo antecipa para maio o pagamento do 13º de beneficiários do INSS

Governo antecipa para maio o pagamento do 13º de beneficiários do INSS

O repasse será feito em duas parcelas, sendo a segunda em junho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (5) um decreto que antecipa o pagamento do décimo terceiro dos beneficiários da Previdência Social. Ao todo, 30 milhões de pessoas receberão o repasse em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O investimento total será de R$ 62,6 bilhões. Recebem o abono os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O abono é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. Na avaliação do governo, a medida “representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais”.

São Paulo é o estado que receberá o maior repasse para pagamento do abono anual considerando os dois meses de pagamento. Serão R$ 17,7 bilhões em recursos. Na sequência aparece Minas Gerais, com R$ 6,9 bilhões em repasses, seguido pelo Rio de Janeiro (R$ 6 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 5 bilhões), Paraná (R$ 3,67 bilhões) e Bahia (R$ 3,6 bilhões).

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo antecipa para maio o pagamento do 13º de beneficiários do INSS Read More »

Policial militar é preso suspeito de homicídio em Natal

Policial militar é preso suspeito de homicídio em Natal

Ele é suspeito de ter assassinado Vinicius Silva Souza em março deste ano, enquanto estava de folga

Um policial militar de 40 anos foi preso pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte na quarta-feira (3.mai.2023). Ele é suspeito de ter assassinado Vinicius Silva Souza em março deste ano, enquanto estava de folga.

O crime ocorreu em 18 de março, no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal. A polícia Civil, no entanto, não divulgou a motivação do crime e nem a relação entre o suspeito e a vítima.

O policial foi capturado no bairro Lagoa Nova e encaminhado ao Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial militar é preso suspeito de homicídio em Natal Read More »

Homem é preso suspeito de abusar de três crianças no RN

Homem é preso suspeito de abusar de três crianças no RN

Segundo a Polícia Civil, o suspeito possui histórico de violência doméstica e familiar

Um homem de 24 anos foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte na tarde desta quinta-feira (4.mai.2023), sob a suspeita de abusar sexualmente de três crianças. As investigações são da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Parnamirim, na Grande Natal. O local da prisão, no entanto, não foi informado.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito possui histórico de violência doméstica e familiar. As idades das crianças e a relação de parentesco com o agressor não foram divulgadas. A polícia afirmou que os crimes vieram à tona no segundo semestre de 2022. “As investigações continuam e o inquérito policial será remetido para o Judiciário assim que for concluído”, informou.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido e o suspeito passou por audiência de custódia. Ele foi encaminhado para o sistema prisional e aguardará a conclusão do inquérito policial. As investigações continuam em andamento.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso suspeito de abusar de três crianças no RN Read More »

PF prende mulher com 3,5 kg de maconha no aeroporto de Natal

PF prende mulher com 3,5 kg de maconha no aeroporto de Natal

Acusada de envolvimento com o tráfico de entorpecente, ela disse que foi contratada por um desconhecido no centro de Manaus para levar a droga até a capital potiguar

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (4.mai.2023) no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, uma confeiteira, amazonense, 33 anos, acusada de tráfico de drogas. Com ela foram apreendidos cerca de 3,5 kg de maconha ocultos em uma mala.

A prisão aconteceu no momento em que os policiais realizavam ação de repressão ao tráfico de entorpecentes com ajuda de cães detectores de drogas, ocasião em que “Iron” indicou a presença de drogas na bagagem de mão de uma das passageiras que havia desembarcado de um voo procedente de Manaus (AM), e que aguardava para pegar uma outra bagagem na esteira.

Diante da suspeita, os policiais esperaram que ela, que aparentemente estava bastante nervosa, pegasse a outra bagagem despachada e, em seguida, foi feita a abordagem. Questionada sobre o que trazia ela logo confessou e, ao abrir a mala, foram encontrados 7 tabletes de droga, envoltos em plástico. De imediato, a mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada para autuação na Superintendência da PF.

Durante o seu depoimento, ela disse que recebeu a mala de uma pessoa desconhecida que lhe abordou no centro de Manaus prometendo uma gratificação de R$ 3 mil, além de custear a sua viagem, para que entregasse a maconha na capital potiguar, onde seria procurada logo que chegasse.

Indiciada por crime capitulado na Lei Antidroga e, após passar por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (ITEP-RN), a presa se encontra custodiada na sede da PF, à disposição da Justiça.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF prende mulher com 3,5 kg de maconha no aeroporto de Natal Read More »

Nova secretária de Saúde do RN é empossada

Nova secretária de Saúde do RN é empossada

Lyane Ramalho assume cargo em substituição a Cipriano Maia que foi o gestor por mais de 4 anos

A governadora Fátima Bezerra empossou nesta quinta-feira (4.mai.2023), a médica Lyane Ramalho como secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN). Ela substitui o também médico Cipriano Maia que exerceu o cargo no período de janeiro de 2019 até hoje.

Também foram empossadas Leidiane Fernandes de Queiroz na secretaria adjunta da Sesap, Kátia Maria Queiroz Correia, na subsecretária de gestão das regiões e redes de atenção e Talita Araújo de Souza na chefia de Gabinete.

Lyane será a terceira mulher a comandar a Sesap. A primeira foi Nilma Rodrigues em 1994, e a segunda, Eulália de Albuquerque Alves em 2016.

“Esta solenidade é singular, envolve sentimento de emoção, alegria e, sobretudo, gratidão. Ao dar posse aos novos dirigentes da Sesap externo imensa gratidão ao doutor Cipriano. Somos da mesma geração, lutamos por um mundo fraterno e de igualdade à todos. Cipriano é uma das maiores referências para o RN e para o Brasil. A Cipriano, minha gratidão, meu orgulho pelo seu trabalho empenho e correção”, disse a governadora.

Aos novos gestores, Fátima Bezerra declarou ter “certeza de que a nova equipe manterá a honestidade, ética e dedicação aos serviços públicos. E continuaremos avançando, estamos concluindo a licitação para reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Também para a Policlínica em Canguaretama. Vamos investir R$ 48 milhões nas unidades de saúde e vamos viabilizar o novo hospital de trauma para região metropolitana de Natal”.

A secretária empossada, Lyane Ramalho afirmou: “estamos aqui porque queremos fazer diferença na vida das pessoas. O Sistema Único de Saúde exige dedicação e abnegação. Estamos em um momento de virada de chave na saúde pública. Nos últimos quatro anos o Governo do Estado fez muitos investimentos, contratou mais de 3 mil por concurso e 2 mil temporários, investiu na construção e reforma das instalações físicas e equipamentos. Temos hoje uma nova realidade na saúde estadual.”

Lyane Ramalho acrescentou que a determinação da governadora Fátima Bezerra é continuar investindo, qualificar a atenção primária na saúde, resgatar a estratégia saúde da família, inaugurar novas policlínicas e fortalecer o SUS. “O SUS precisa de cada um de nós, vamos fortalecer o SUS e atender aqueles que mais precisam, aqueles que muitas vezes focam invisíveis. Com apoio e dedicação da Governadora chego com a responsabilidade também de promover a política de ação integral de saúde às mulheres. Continuaremos construindo o SUS”.

Cipriano Maia agradeceu a confiança e o apoio da governadora Fátima Bezerra na reconstrução do RN e relatou realizações: “alcançamos muitos êxitos graças a participação ativa e colaboração de todos. Destaco a parceria e relação respeitosa com os municípios, seja com prefeitos ou Cosems. Iniciamos processo de reconstrução do SUS, com muita dificuldade devido à desatenção do Governo Federal e diante da pandemia e da maior crise fiscal e financeira do RN. Mas vencemos a negação da ciência, as fake news e a infâmia. Fortalecemos conselhos, consórcios interfederativos, a vigilância sanitária, qualificamos hospitais regionais, instalamos tomógrafos, raios X, construímos o hospital mulher, reformamos e adequamos unidades, contratamos profissionais, instituímos a Escola de Saúde Pública”.

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nova secretária de Saúde do RN é empossada Read More »

Praia Shopping presenteia as mães com serenata e brinde em ação promocional

Praia Shopping presenteia as mães com serenata e brinde em ação promocional

Animados com uma boa expectativa de vendas para o período, lojistas do Praia Shopping investem em opções de presentes que agradem a todos os gostos e bolsos

O Praia Shopping preparou uma programação especial para celebrar as mamães na data em homenagem a elas. Além disso as lojas preparam kits excelentes como opção para presente ideal neste mês de maio. Além da grande variedade de lojas e produtos, o mall lança a campanha “Calor de Mãe”, onde irá dar um presente extra pra os clientes que escolherem comprar lá.

No período de 04 a 14 de maio, aqueles que comprarem acima de R$150,00 nas lojas do Praia ganharão de brinde um protetor solar Boti.Sun de O Boticário. Basta levar as notas fiscais (emitidas durante o período promocional) e documento oficial até o stand mall montado no centro do shopping para fazer a troca. Será permitido apenas 1 brinde por CPF, que deverá ser o mesmo cadastrado nos comprovantes.

“A campanha Calor de Mãe foi criada para aquelas que dão todo amor, afeto e cuidado que só uma mãe pode proporcionar. E pensamos em cada detalhe com muito carinho: ela tem tudo a ver com o shopping e nosso público. O brinde é um produto de grande valor e utilidade, que dará uma super incrementada em no presente das mães”, afirmou Danielle Leal, gerente geral do Praia.

E no dia 13, véspera do Dia das Mães, será realizada uma linda serenata comandada pelo grupo Violovoz, a partir das 18:30, homenageando essas mulheres com músicas especialmente dedicadas a elas. São mais de 80 integrantes que estarão caminhando pelo shopping, enchendo os corredores de música e amor.

SERVIÇO – Dia das Mães no Praia Shopping

Campanha Calor de Mãe: Brindes para compras acima de R$150,00.
Data: 04 a 14 de maio
Local: Praia Shopping

Apresentação musical
Grupo Violovoz
Data: 13 de maio (Sábado)
Horário: 18h30
Local: Praia Shopping
Gratuito

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Praia Shopping presenteia as mães com serenata e brinde em ação promocional Read More »

Fábrica de Piadas estreia em Natal

Fábrica de Piadas estreia em Natal

Em Natal, projeto acontecerá todas às quintas-feiras, às 20h

Nesta quinta-feira, 04 de maio, o Natal Comedy Club estreia um novo projeto, o Fábrica de Piadas Potiguar. O espetáculo – a noite de testes mais famosa de Recife – foi criado por Rafael Tibério em 2018, com o objetivo de expandir a cena de comédia na cidade. A ideia começou com uma pequena barbearia e ganhou força e público.

Em Natal, acontecerá todas às quintas-feiras, às 20h. Nessa primeira edição, o projeto terá apresentação de Gian Danves e contará com um elenco de peso: Vitor Ricardo, Vini Medeiros, Wiallian Wallacy, Doris Mayra, Amaro Neto, Danilo Praxedes e Majimba. A noite contará ainda com uma gravação do quadro “Hora Extra”.

A programação do Natal Comedy Club teve início na quarta-feira (03) com o projeto “Komédia com Ka”, uma noite de comédia com karaokê. A entrada é gratuita. A casa abre todos os dias às 18h. Na sexta-feira, dia 05,os comediantes Robson Queiroz, Thales Dantes, Amaro Neto e Abraão Segundo apresentam “Incompetência Coletiva”.

Já no sábado (06) terá dois shows no Natal Comedy Club. Às 19h será a vez do aclamado espetáculo A Mulher Monstro com o premiado ator José Neto Barbosa. A apresentação marca o retorno da obra à capital potiguar após o sucesso no prestigiado Festival de Teatro de Curitiba, o maior da América Latina.

“Tivemos que adiar a sessão passada por causa da situação de violência que passou o estado. Mas, agora, estamos de volta e bem entusiasmados com a apresentação do Natal Comedy Club. Com os últimos acontecimentos políticos e sociais, a dramaturgia está repleta de novas cenas e tenho certeza que quem assistir vai gostar bastante. Temos um público muito fiel em Natal”, pontua o ator José Neto.

E ainda no sábado, às 21h, Linnyke Alves apresenta o show “Linnykinho O Show Stand Up Comedy” onde o comediante paraibano promete muitas risadas e uma apresentação única. Para fechar a programação, domingo (07), vai rolar Cadeira Elétrica – Uma “homenagem” a LC Almeida com Yves Justino, Amaro Neto, Márcio Jeferson, Deeh Sales, Vini Medeiros e Lázaro Otávio.

Os ingressos para as apresentações estão à venda na bilheteria da casa ou no site e aplicativo Outgo. O Natal Comedy Club está localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 3510, em Candelária. Mais informações: (84) 99146-0743 e no perfil oficial do instagram @natalcomedyclub.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fábrica de Piadas estreia em Natal Read More »

É hoje! Padre Patrick apresenta "Fora da Caixinha" em Natal

É hoje! Padre Patrick apresenta “Fora da Caixinha” em Natal

Padre divulga mensagens diárias de fé, em tom bem-humorado e tem conquistado a atenção do público

O Teatro Riachuelo recebe hoje, dia 4 de maio, a partir das 19h, o evento ‘Fora da Caixinha’, com o Padre Patrick. Com 34 anos de idade, o padre se tornou um fenômeno nas redes sociais e reconhecido nacionalmente após oito anos dedicados ao sacerdócio. Ele divulga mensagens diárias de fé, em tom bem-humorado e tem conquistado a atenção do público.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 60 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. No palco, o sacerdote apresenta reflexões sobre a vida e Deus, respondendo presencialmente às famosas “caixinhas de perguntas” que o fizeram famoso no mundo virtual.

Das redes sociais para os tablados, de forma leve e natural, o sacerdote humaniza a fé, falando de religião com muita irreverência, característica marcante em suas apresentações. “É muito bom poder estar no palco, levar o que eu tenho de melhor para as pessoas e sentir a receptividade do público. Com muita alegria e diversão, passamos mensagens motivacionais e de reflexão à plateia. Abordamos assuntos como o que é a felicidade e os significados da vida com Deus,” comenta Padre Patrick.

Esteja preparado para um evento “Fora da Caixinha”, com respostas divertidas, engraçadas e muita emoção.

Serviço:

Padre Patrick – Espetáculo “Fora da Caixinha” – Natal
04 de maio de 2023, 19h
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 120,00 Frisas;
R$ 120,00 Plateia B;
R$ 150,00 Plateia A;
R$ 160,00 Balcão Nobre;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

É hoje! Padre Patrick apresenta “Fora da Caixinha” em Natal Read More »

Marido suspeito de atear fogo na esposa se entrega à polícia

Marido suspeito de atear fogo na esposa se entrega à polícia

O homem “se reservou ao direito de permanecer em silêncio” e não prestou esclarecimentos sobre o crime

O homem suspeito de ter ateado fogo na esposa, que teve 95% do corpo queimado com gasolina, em Campo Grande, na região Oeste do RN, foi preso nesta quarta-feira (3.mai.2023). O suspeito se entregou à polícia após ter ficado foragido.

Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de tentar feminicídio. Ele, no entanto, “se reservou ao direito de permanecer em silêncio” e não prestou esclarecimentos sobre o crime. A vítima continua internada em estado grave. Os investigadores encontraram vestígios de material inflamável na residência onde o crime ocorreu.

A mulher, de 49 anos, foi internada no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, após o ataque. Ela afirmou ter sido atacada pelo marido com gasolina e fogo, mas as enteadas da vítima disseram que um curto-circuito teria provocado uma explosão. A polícia foi acionada e está investigando o caso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marido suspeito de atear fogo na esposa se entrega à polícia Read More »

Comerciante é morto a tiros no próprio bar em Luís Gomes

Comerciante é morto a tiros no próprio bar em Luís Gomes

A ação aconteceu por volta das 15h40 no bairro Sol Nascente

Um comerciante de 40 anos foi morto a tiros dentro de sua casa, onde também funcionava um bar, no município de Luís Gomes, na região do alto oeste potiguar, nesta quarta-feira (3.mai.2023). A ação aconteceu por volta das 15h40 no bairro Sol Nascente, zona urbana do município.

Segundo a polícia, dois homens chegaram ao local em uma moto, perguntaram o nome da vítima e pediram uma cerveja. Quando a vítima foi pegar a bebida, um deles atirou várias vezes e a vítima morreu no local. Os suspeitos fugiram e a polícia instaurou um inquérito para apurar o caso. Ainda não se sabe o que pode ter motivado o crime.

A esposa e o filho da vítima estavam em casa, em um outro cômodo, e ouviram os disparos. Imagens de câmeras de segurança instaladas na casa mostram o momento em que os suspeitos chegam sem capacete. As imagens já estão sendo analisadas pela polícia. A Polícia Civil pede que quem tiver informações sobre os suspeitos, entre em contato de forma anônima através do número 181.

Fotos: Arquivo da família

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comerciante é morto a tiros no próprio bar em Luís Gomes Read More »

Polícia resgata vítimas de extorsão mediante sequestro em Macaíba

Polícia resgata vítimas de extorsão mediante sequestro em Macaíba

Um homem foi preso em flagrante por extorsão mediante sequestro e roubo

Três vítimas de extorsão mediante sequestro foram resgatadas pela Polícia Civil após estourarem um cativeiro na cidade de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, na madrugada desta quinta-feira (4.mai.2023). Um homem foi preso em flagrante por extorsão mediante sequestro e roubo. Ele teria recebido dinheiro de uma das vítimas por meio de PIX.

O suspeito estava associado a um grupo de pelo menos quatro pessoas que invadiu uma granja na zona rural de Macaíba, roubou objetos e ameaçou colocar fogo no local caso a quantia de R$ 100 mil não fosse paga. Durante a ação, o caseiro da granja também foi preso, tendo em seu desfavor dois mandados de prisão.

Os policiais civis foram acionados após a invasão da granja e, ao chegarem ao local, os suspeitos fugiram para uma área de mata. Eles foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. As vítimas foram resgatadas sem ferimentos. A polícia solicita que informações anônimas sejam enviadas através do Disque Denúncia 181.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia resgata vítimas de extorsão mediante sequestro em Macaíba Read More »

Militar preso em operação disse que sabe quem mandou matar Marielle

Militar preso em operação disse que sabe quem mandou matar Marielle

PF investiga fraude em cartões de vacina e captou conversa

O militar da reserva do Exército Ailton Barros, preso nesta quarta-feira (3) pela Polícia Federal (PF) na operação sobre cartões de vacina fraudados, disse que sabe quem mandou matar a vereadora Marielle Franco. O crime ocorreu em 2018. A afirmação de Barros foi feita durante uma conversa entre o militar e o então ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, também preso na operação.

Em uma das conversas que foram captadas com autorização judicial pelos investigadores, Ailton Barros citou o nome do ex-vereador do Rio de Janeiro Marcelo Siciliano, eximindo-o de responsabilidade no assassinato de Marielle e Anderson Gomes, motorista da vereadora na noite do crime.

Ao justificar que o ex-vereador não tem relação com o caso e que teria sido alvo de perseguição política, Barros citou que sabe quem foi o responsável pelo assassinato de Marielle. “Eu sei dessa história da Marielle, toda irmão, sei quem mandou. Sei a p**** toda. Entendeu? Está de bucha nessa parada aí”, afirmou.

A fala sobre o assassinato foi captada aleatoriamente pela polícia e deve ser investigada no inquérito específico sobre o caso Marielle.

Em 14 de março de 2018, Marielle Franco e Anderson Gomes foram baleados dentro do carro em que transitavam na região central do Rio de Janeiro. Há duas investigações em curso. A primeira apura quem são os mandantes dos assassinatos. Em outro processo sobre investigação, o policial militar reformado Ronnie Lessa deve ser levado a júri popular. Ele é acusado de ser um dos executores do assassinato.

Siciliano foi alvo de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira. O nome dele foi envolvido na investigação sobre o assassinato de Marielle e Anderson por uma pessoa que se identificou como testemunha, mas que retirou as acusações posteriormente.

Cartões de vacina

De acordo com o relato da Polícia Federal (PF) na Operação Venire, Cid articulou a emissão de cartões falsos de vacinação para covid-19. Primeiro para sua esposa, Gabriela Santiago Cid, e suas duas filhas, e depois para o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua filha, menor de idade.

O ex-vereador, segundo Barros, teria intermediado a inserção de dados falsos no sistema do SUS para beneficiar a esposa de Cid, Gabriela Santiago Cid.

Na avaliação dos investigadores da PF, Ailton Barros solicitou que, em troca da ajuda com os cartões de vacina, Cid intermediasse um encontro de Siciliano com o cônsul dos Estados Unidos para resolver um problema com o visto do ex-vereador devido ao seu suposto envolvimento no caso Marielle.

A Agência Brasil não conseguiu contato com a defesa de Ailton Barros.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Militar preso em operação disse que sabe quem mandou matar Marielle Read More »

TSE torna Hang inelegível e cassa prefeito em Santa Catarina

TSE torna Hang inelegível e cassa prefeito em Santa Catarina

Empresário é punido por abuso de poder econômico em campanha

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (4), por 5 a 2, cassar o mandato do prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020.

A decisão se deu em razão da utilização da estrutura da varejista Havan, maior empresa da cidade, em favor dele, em sucessivos vídeos publicados pelo empresário Luciano Hang, conhecido como Véio da Havan, nas redes sociais.

Pela decisão, o próprio Hang fica inelegível até 2028, por ter praticado o abuso de poder econômico – o prazo equivale aos oito anos previstos na Lei da Ficha Limpa, mas contados a partir das eleições municipais de 2020.

Com a decisão, o TSE reverte julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que não havia visto abuso de poder econômico na campanha promovida por Hang em favor de Vequi. A corte regional considerou que a sequência de vídeos publicados pelo empresário seria uma mera opinião política protegida pela liberdade de expressão.

A ação original havia sido aberta por Podemos, PT, PSB e Partido Verde, que recorreram ao TSE. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, considerou que não seria possível reverter a decisão do TRE-SC, pois para isso seria necessário reexaminar as provas, o que não seria permitido pela jurisprudência.

Contudo, segundo a votar, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, decidiu não considerar essa questão processual, diante do que considerou provas robustas do abuso de poder econômico. Ele apontou a reiterada utilização da logomarca e de ativos da Havan – entre os quais caminhões, lojas e recursos humanos – para fazer “campanha paralela”, sem prestação de contas, em favor de Vequi e contra os demais candidatos.

Moraes destacou o que considerou serem exemplos mais graves dessa atuação indevida. Num dos vídeos publicados nas redes sociais, com cerca de 180 mil visualizações, Hang veste camisa da Havan e promove uma espécie de evento político com funcionários numa de suas lojas, em 14 de novembro de 2022, véspera do pleito municipal.

Nesse vídeo, Hang simula entrevistas com funcionários, que são questionados se “votarão certo” para prefeito. Moraes frisou que tal comportamento configura, em tese, também o crime de assédio eleitoral. O ministro instou o Ministério Público Eleitoral (MPE) a apurar o caso.

“Nesse contexto, impõe-se ao Tribunal Superior Eleitoral, a partir da sucessão de fatos narrados, aferir a legitimidade da atuação de Luciano Hang no âmbito da disputa eleitoral ou se os comportamentos praticados, por meio da indevida vinculação da pessoa jurídica Lojas Havan com a campanha, representaram quebra da isonomia do pleito em benefício dos candidatos Recorridos [Ari Vequi e seu vice, Gilmar Doerner], decorrente de abuso do poder econômico”, disse Moraes.

Seguiram o entendimento do presidente do TSE os ministros Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Sergio Banhos e Carlos Horbach. Ficaram vencidos o relator, Lewandowski, e o ministro Raul Araújo.

Pela decisão, a cassação dos diplomas do prefeito Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (Republicanos) deve ser comunicada ao TRE-SC e ter efeitos imediatos, sem que seja necessário aguardar a publicação do acórdão (decisão colegiada) do TSE.

A Agência Brasil tenta contato com a defesa das pessoas mencionadas na reportagem.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE torna Hang inelegível e cassa prefeito em Santa Catarina Read More »

Ministério da Saúde lança campanha após aumento dos casos de dengue

Ministério da Saúde lança campanha após aumento dos casos de dengue

De janeiro a abril casos de dengue cresceram 30%

Em meio ao aumento de casos de dengue, Zika e chikungunya no Brasil, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (4) a campanha nacional de combate às três arboviroses. Com a mensagem Brasil unido contra a dengue, Zika e chikungunya, a pasta alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito, em particular o Aedes aegypti, popularmente conhecido como pernilongo rajado em razão das listras brancas nas pernas.

A reintrodução do vírus da dengue no Brasil aconteceu em 1986. Já o chikungunya foi registrado pela primeira vez em 2014, enquanto o Zika foi identificado no país em 2015.

De acordo com a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Alda Cruz, o Brasil registra epidemias sucessivas de dengue com intervalos cada vez mais curtos entre os surtos, enquanto Zika e chikungunya também se mantêm com taxas endêmicas ao longo dos anos.

Fumacê

Este ano, foram investidos mais de R$ 84 milhões na compra de insumos para o controle vetorial do Aedes aegypti. Popularmente conhecido como fumacê, um dos inseticidas usados no controle do mosquito na forma adulta, será distribuído ao longo das próximas semanas após atraso no fornecimento causado por problemas na aquisição pela gestão passada, segundo o ministério. A expectativa é que a pasta receba cerca de 275 mil litros do produto ainda neste mês, normalizando o envio aos estados e Distrito Federal.

Situação epidemiológica

Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a abril deste ano, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022. As ocorrências passaram de 690,8 mil no ano passado para 899,5 mil neste ano, além de 333 óbitos confirmados. Os estados com maior incidência são Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Acre e Rondônia.

Fatores como a variação climática e aumento das chuvas no período em todo o país, o grande número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, destacou o ministério.

Já em relação ao chikungunya, de janeiro a abril foram notificados 86,9 mil casos da doença, com taxa de incidência de 40,7 casos por 100 mil habitantes. Quando comparado com o mesmo período de 2022, houve um aumento de 40%. Este ano, até o momento, 19 óbitos foram confirmados. As maiores incidências da doença estão no Tocantins, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Mato Grosso do Sul.

Os dados de Zika indicam que, até o final de abril, foram notificados 6,2 mil casos da doença, com taxa de incidência de três casos por 100 mil habitantes. De acordo com o ministério, houve um aumento de 289% nos casos se comparados com o mesmo período de 2022, quando o país registrou 1,6 mil ocorrências de Zika. Até o momento, não houve óbitos pela doença. Os estados com maior incidência são Acre, Roraima e Tocantins.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação do ministério é que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sinais de qualquer uma das três arboviroses.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar acúmulo de inservíveis, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, receber a visita do agente de saúde são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, coloca os seus ovos”, recomenda o ministério.

Painel

A partir desta quinta-feira, a pasta disponibiliza um painel atualizado regularmente com os principais dados de dengue, Zika e chikungunya e a situação epidemiológica das três doenças do país. Na plataforma, é possível filtrar as informações por estado e por tipo de arbovirose, além de visualizar orientações e recomendações sobre sintomas e prevenção.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério da Saúde lança campanha após aumento dos casos de dengue Read More »

Natal Shopping recebe primeiro show do Te Encontro Na Música neste sábado (6)

Natal Shopping recebe primeiro show do Te Encontro Na Música neste sábado (6)

Projeto inaugura segunda temporada com homenagem a Caetano Veloso; entrada é gratuita e sujeita a lotação

A segunda temporada do projeto “Te Encontro na Música” está chegando. Neste sábado (6), o primeiro show do evento traz uma homenagem à incrível carreira de Caetano Veloso com apresentação dos músicos Igor Fortunato, Luiz Gadelha, Ana Morena, Yves Fernandes e Thiago Andrade.

O show acontece no Alpendre do Natal Shopping às 19h com entrada gratuita (sujeita a lotação) e o público poderá aproveitar uma ação promocional no aplicativo do empreendimento: serão 100 chopes distribuídos para quem resgatar o cupom na aba de Eventos.

Para essa temporada o “Te Encontro na Música” homenageará bambas da música brasileira. A atividade, que tem como objetivo dar palco para artistas potiguares em shows gratuitos, vai colocar em ação 25 músicos distribuídos em cinco apresentações até o mês de setembro.

“Serão shows especiais montados por grupos de artistas interpretando e dando novo olhar sobre as obras de Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Alcione e Beth Carvalho. Um mergulho fascinante nesse conteúdo poderoso da música brasileira”, diz Anderson Foca, diretor artístico do projeto.

O Te Encontro na Música é uma realização do DoSol com patrocínio do Natal Shopping, por meio da Lei Djalma Maranhão e Prefeitura do Natal.

SERVIÇO – Te Encontro na Música 2023

O que: Homenagem a Caetano Veloso
Quando: Sábado, 06 de maio, 19h
Atrações: Igor Fortunato, Luiz Gadelha, Ana Morena, Yves Fernandes e Thiago Andrade
Entrada gratuita por ordem de chegada (não precisa retirar ingresso)

Foto: Divulgação/Luana Tayze

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping recebe primeiro show do Te Encontro Na Música neste sábado (6) Read More »

Polícia prende homem suspeito de estuprar a filha de 10 anos em Caicó

Polícia prende homem suspeito de estuprar a filha de 10 anos em Caicó

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu há mais de quatro anos, em 2018

Um homem de 37 anos foi preso em Caicó, na região Oeste do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (3.mai.2023), suspeito de estuprar sua filha de 10 anos. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu há mais de quatro anos, em 2018.

A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Caicó (DEAM/Caicó) realizou a prisão do suspeito no bairro João XXIII após investigação do caso e decisão judicial em desfavor do homem. A prisão foi definitiva.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende homem suspeito de estuprar a filha de 10 anos em Caicó Read More »

Câmara impõe primeira derrota a Lula e derruba parte de decretos sobre saneamento

Câmara impõe primeira derrota a Lula e derruba parte de decretos sobre saneamento

O projeto recebeu 295 votos a favor e 136 contra

O governo Lula sofreu, nesta quarta-feira (3.mai.2023) sua primeira grande derrota no Congresso, com a aprovação pela Câmara dos Deputados de um projeto que derruba parte dos decretos que alteram as regras de saneamento. O projeto recebeu 295 votos a favor e 136 contra.

O projeto foi relatado pelo deputado Alex Manente (Cidadania-SP) e segue agora para votação no Senado. As normas atingidas deram sobrevida à operação das estatais de saneamento. A derrota do governo acontece em um contexto maior de preocupação para Lula, que tem enfrentado reclamações da articulação do governo com o Congresso.

Em abril, o presidente Lula assinou dois decretos que modificam o Marco Legal do Saneamento, que prevê aumentar a concorrência e melhorar a qualidade da infraestrutura. Os decretos abrem caminho para que estatais estaduais continuem operando serviços de água e esgoto sem licitação.

O marco também determina a universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, com fornecimento de água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara impõe primeira derrota a Lula e derruba parte de decretos sobre saneamento Read More »

América estreia na Série C com derrota

América estreia na Série C com derrota

Ypiranga-RS ainda ficou com dois jogadores a menos nos minutos finais, mas mesmo assim, garantiu a vitória sobre o ‘Mecão’

O América de Natal estreou na Série C do Campeonato Brasileiro com derrota para o Ypiranga-RS por 2 a 1, nesta quarta-feira (3.mai.2023), na Arena das Dunas, em Natal. O time gaúcho ainda ficou com dois jogadores a menos nos minutos finais, mas mesmo assim, garantiu a vitória sobre o ‘Mecão’.

Os dois gols do Ypiranga foram marcados por Erick Farias, enquanto Vini Guedes descontou para os donos da casa. O próximo jogo do Ypiranga será contra o CSA no Colosso da Lagoa, enquanto o América enfrentará o Amazonas no Estádio Carlos Zamith.

O Ypiranga abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, mas o América passou a atacar mais e empatou aos 35 minutos com o estreante Vini Guedes. No segundo tempo, o Ypiranga voltou mais ligado e marcou o segundo gol logo aos três minutos com Erick Farias.

Apesar de ter perdido dois jogadores expulsos – Heitor e Netto – o Ypiranga resistiu à pressão do América e garantiu a vitória. O público total da partida foi de 9.063 pessoas, com renda de R$ 178.285,00.

Foto: Enoc Júnior/Ypiranga Futebol Clube

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América estreia na Série C com derrota Read More »

ABC perde mais uma na Série B

ABC perde mais uma na Série B

O ABC continua na lanterna, com quatro derrotas em quatro jogos e ainda não pontuou na Série B

O Ituano venceu o ABC por 3 a 0 em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (3.mai.2023). O jogo foi disputado no estádio Novelli Júnior, em Itu, e o destaque da partida foi o atacante Quirino, que marcou dois dos três gols do Galo.

Com o resultado, o Ituano subiu para a oitava posição na tabela da Série B, com seis pontos. Essa foi a segunda vitória do Ituano na competição, que tem um saldo positivo de dois gols. Já o ABC continua na lanterna, com quatro derrotas em quatro jogos e ainda não pontuou na Série B, com um saldo negativo de oito gols.

O próximo jogo do paulista será no sábado (7.mai), contra o Sampaio Corrêa, fora de casa. Já o ABC terá uma partida difícil contra o Botafogo, em casa, no mesmo dia. O time potiguar precisa urgentemente de uma vitória para começar a reagir na Série B e não se distanciar ainda mais dos líderes da competição.

Foto: Miguel Schincariol/Ituano Futebol Clube

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde mais uma na Série B Read More »

Ministra anuncia Casas da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró

Ministra anuncia Casas da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró

Aparecida Gonçalves também tratou da Marcha Nacional Contra a Misoginia

A ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves anunciou nesta quarta-feira (03) em Natal a instalação de duas Casas da Mulher Brasileira, sendo uma na capital e outra em Mossoró. A ministra foi recepcionada pela governadora Fátima Bezerra e tratou também da definição da Marcha Nacional Contra a Misoginia. As duas iniciativas integram as políticas públicas dos Governos Federal e Estadual de enfrentamento à violência contra a mulher. Na região Nordeste, o RN é o primeiro Estado a receber a ministra para tratar do assunto.

“Misoginia é o ódio contra as mulheres. Não temos como contar a história das mulheres do Brasil sem citar o Rio Grande do Norte. Por que foi aqui que as mulheres se mobilizaram primeiro e temos uma governadora de coragem e com a determinação de enfrentar os problemas e vencê-los. Há no Brasil hoje um movimento nas redes sociais muito forte contra as mulheres, o Machosfera, que tem 35 milhões de seguidores. Apesar de campanhas em defesa da mulher, a violência aumenta. Tivemos um presidente que xingava jornalistas. Não vamos admitir sermos agredidas, xingadas e mortas”, afirmou Aparecida Gonçalves.

A ministra explicou que vai fazer a Marcha com muito diálogo, respeito e solidariedade. “Ouvi do presidente Lula da Silva que as mulheres são prioridade do Governo, e, como prioridade, vamos instalar a Casa da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró. Vamos marchar pela democracia e pela vida das mulheres, com coragem e a garra da mulher brasileira. Venham todos construir conosco o Brasil da dignidade e do respeito”, conclamou.

A governadora Fátima Bezerra pontuou que foi eleita para trabalhar pelo bem estar do povo do RN, por melhores condições de vida com respeito e dignidade. “E é disso que trata a campanha que a ministra das Mulheres traz ao nosso Estado. O Rio Grande do Norte é terra onde as mulheres fizeram e fazem história, a exemplo de Nísia Floresta, Alzira Soriano e Celina Guimarães com o primeiro voto feminino em Mossoró”.

Fátima Bezerra disse que sua gestão vem fortalecendo a luta das mulheres, cultivando valores da solidariedade, do carinho, do amor. “E a marcha traz dignidade às mulheres. Digo do nosso compromisso de fortalecer cada vez mais a estrutura do Estado de combate à violência. A casa da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró, anunciadas pela ministra é uma grande conquista, é apoio, assistência e proteção”.

O QUE É

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. Há hoje sete Casas neste modelo no Brasil. A lista das 40 cidades que receberão as novas construções será anunciada em 30 de maio.

Foto: Palácio do Planalto/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministra anuncia Casas da Mulher Brasileira em Natal e Mossoró Read More »

IBGE vai divulgar o resultado do censo no final de junho

IBGE vai divulgar o resultado do censo no final de junho

Operação obteve sucesso nos territórios censitários, segundo instituto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) distribuiu comunicado nesta quarta-feira (3) informando que as ações finais, da etapa de apuração do Censo Demográfico, que envolvem a coleta de informações, ocorrerão até o dia 28 deste mês e “que os dados definitivos de população do censo serão divulgados, pelo instituto, impreterivelmente, em 28 de junho próximo”.

A nota diz que a etapa de apuração do censo, iniciada neste ano, foi realizada com sucesso junto a diversos territórios censitários, como a Terra Indígena Yanomami, comunidades em grandes capitais e regiões metropolitanas e também junto a bairros de alto padrão. E “o trabalho técnico realizado por servidores do IBGE e o acompanhamento de especialistas externos convidados para avaliação dos dados do censo foram realizados com êxito”.

Diante disso, a Comissão Executiva do Censo, por unanimidade, comunicou que os trabalhos de pesquisa de campo terminam até o final de maio.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IBGE vai divulgar o resultado do censo no final de junho Read More »

Morador de rua é morto a golpes de pá em calçada de igreja em Natal

Morador de rua é morto a golpes de pá em calçada de igreja em Natal

O vídeo das câmeras de segurança mostra o criminoso se aproximando da vítima com uma pá e agredindo-a até quebrar o equipamento

Um homem foi assassinado a golpes de pá enquanto dormia na calçada de uma igreja no bairro do Alecrim, em Natal. O caso aconteceu no dia 15 de abril, mas só foi exposto nesta quarta-feira (3.mai.2023). Câmeras de segurança registraram o crime, mas tanto a vítima quanto o assassino ainda não foram identificados pelas autoridades. Segundo o delegado responsável pelo caso, o crime é tratado como homicídio qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima.

A vítima era conhecida como “Barba” pelos frequentadores do bairro e costumava dormir na calçada da igreja. De acordo com as investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 4h40 da madrugada e foram desferidos onze golpes contra a região do pescoço e cabeça da vítima, que causaram seu óbito imediatamente.

O vídeo de uma câmera de segurança mostra o criminoso se aproximando da vítima com uma pá e agredindo-a até quebrar o equipamento. O homem recolhe os pedaços da pá e deixa o local. A polícia acredita que o assassino tenha tido acesso ao objeto em algum ponto de apoio próximo ao local do crime.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morador de rua é morto a golpes de pá em calçada de igreja em Natal Read More »

Líder do PL afirma que operação contra Bolsonaro foi retaliação do governo Lula

Líder do PL afirma que operação contra Bolsonaro foi retaliação do governo Lula

Deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ) disse estar perplexo com a Operação Venire

O líder do PL – partido de Bolsonaro – na Câmara, deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), disse estar perplexo com a Operação Venire, deflagrada nesta quarta-feira (3.mai.2023) e sugeriu que a operação poderia estar ligada ao que chamou de derrota do governo diante do adiamento da votação do Projeto de Lei 2.630, conhecido com PL das Fake News.

“Na política, a gente não quer sempre ligar os fatos. Mas o governo teve uma derrota na tentativa de aprovar o texto das Fake News, foi aberta a CPMI de 8 de janeiro, Bolsonaro foi à Agrishow e a população toda abraçando ele. Chega agora e acontece um fato como esse”, afirmou o parlamentar em conversa com jornalistas.

Foto: Alan Santos/PR/Ilustração/Arquivo

Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Líder do PL afirma que operação contra Bolsonaro foi retaliação do governo Lula Read More »

Rei Charles III será coroado no próximo sábado (6)

Rei Charles III será coroado no próximo sábado (6)

Várias pessoas já estão acampadas em frente ao Palácio de Buckingham

Várias pessoas já estão acampadas entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, em Londres, aguardando as cerimônias de coroação do rei Charles III, no próximo sábado (6).

A segurança foi reforçada e 30 mil policiais estarão nas ruas de Londres nos próximos dias. Na noite passada, um homem foi detido no exterior do Palácio de Buckingham.

Nenhum outro herdeiro do trono britânico esperou tanto tempo para ser coroado.

A rainha Elizabeth II morreu em setembro do ano passado, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de cumprir 70 anos de reinado. Ela assumiu o trono britânico em 1952 e foi a monarca mais longeva da história da coroa britânica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhará, em Londres, a cerimônia de coroação. A visita à Inglaterra inclui também reunião bilateral com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, o chefe de governo do Reino Unido (o chefe de Estado é o próprio rei).

O rei Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Antes de ler o juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, em cerimônia que envolve músicas e leituras.

Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street / Ilustração / Fotos Públicas

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rei Charles III será coroado no próximo sábado (6) Read More »

Bolsonaro diz à PF que não irá depor

Bolsonaro diz à PF que não irá depor

As informações foram divulgadas pela Folha após a apreensão ocorrida na casa do ex-presidente nesta quarta-feira (3)

A Polícia Federal (PF) intimou o ex-presidente Jair Bolsonaro a prestar depoimento sobre suposta fraude no sistema de vacinação do Ministério da Saúde, mas ele se recusou a comparecer. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo após a apreensão ocorrida na casa do ex-presidente nesta quarta-feira (3.mai.2023).

A investigação também envolve a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e apura se dados falsos foram inseridos no sistema do ministério para permitir uma viagem aos Estados Unidos.

A investigação aponta que, em janeiro de 2021, servidores teriam inserido informações falsas no sistema do Ministério da Saúde para incluir os nomes de pessoas que não faziam parte dos grupos prioritários na lista de vacinação. Isso teria sido feito para que Bolsonaro e sua comitiva pudessem viajar aos Estados Unidos e participar de um evento. A suspeita é de que a viagem teria sido financiada por empresários que negociavam a compra de vacinas com o governo.

Foto: José Dias/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro diz à PF que não irá depor Read More »

Michelle afirma ser a única a ter sido vacinada em sua casa

Michelle afirma ser a única a ter sido vacinada em sua casa

A operação também resultou na prisão do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro, afirmou em suas redes sociais que apenas o celular do marido foi apreendido durante a Operação Venire, realizada nesta quarta-feira (3.abr.2023) pela Polícia Federal (PF) em sua residência. Michelle ainda declarou que apenas ela foi vacinada contra a Covid-19 na casa.

“Hoje a PF fez uma busca e apreensão na nossa casa, não sabemos o motivo e nem nosso advogado não teve acesso aos outros. Apenas o celular do meu marido foi apreendido. Ficamos sabendo, pela imprensa, que o motivo seria ‘falsificação de cartão de vacina’ do meu marido e de nossa filha Laura. Na minha casa, apenas EU fui vacinada”, escreveu Michelle.

A ação faz parte de uma investigação sobre possível fraude nos cartões de vacinação de Bolsonaro, familiares e colaboradores próximos para burlar as regras sanitárias que exigiam a imunização para viagens aos Estados Unidos. A operação também resultou na prisão do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e outras quatro pessoas ligadas ao ex-presidente.

Bolsonaro não foi alvo de mandado de prisão, mas deverá prestar depoimento.

Foto: Carolina Antunes/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Michelle afirma ser a única a ter sido vacinada em sua casa Read More »

PRF registra aumento de acidentes e infrações no feriado do Trabalhador no RN

PRF registra aumento de acidentes e infrações no feriado do Trabalhador no RN

Segundo a PRF, foram registradas 17 ocorrências, quatro delas graves em Mossoró, e uma morte

A Operação Dia do Trabalhador 2023, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), encerrou com mais de 3 mil veículos fiscalizados nas rodovias federais do RN. Em comparação com o ano anterior, houve um aumento significativo no número de acidentes graves e no total de mortes. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (2.mai.2023)

Segundo a PRF, foram registradas 17 ocorrências, quatro delas graves em Mossoró, e uma morte. Além disso, houve um grande número de infrações de trânsito, incluindo dirigir sob influência de álcool e ultrapassagem em trechos proibidos.

A PRF também combateu a criminalidade durante a operação e prendeu 14 pessoas. Duas armas de fogo e 57 munições foram apreendidas, e três prisões foram realizadas por embriaguez ao volante.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF registra aumento de acidentes e infrações no feriado do Trabalhador no RN Read More »

Seu Jorge e Alexandre Pires apresentam a turnê "Irmãos" no Teatro Riachuelo

Seu Jorge e Alexandre Pires apresentam a turnê “Irmãos” no Teatro Riachuelo

Projeto que reúne dois dos mais populares artistas brasileiros, nasceu durante a pandemia, após uma das lives mais assistidas no YouTube – somando aproximadamente 20 milhões de views

Alexandre Pires e Seu Jorge seguem encantando o Brasil com a já consagrada turnê “Irmãos”. Eleito o “Melhor Show” no Prêmio Multishow 2022, a turnê com dois dos pilares da música brasileira está arrastando milhares de pessoas por onde passa. O projeto é sinônimo de sucesso ao protagonizar irretocáveis performances com ingressos esgotados. A dupla se apresenta, no dia 25 de maio, no Teatro Riachuelo.

Durante mais de duas horas, os artistas prometem esbanjar simpatia e carisma ao desfilar um repertório repleto de clássicos de suas carreiras, sucessos do samba e do pagode, além de relembrar grandes nomes da música brasileira como Tim Maia e Renato Russo, do Legião Urbana. “Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical. Até o momento, esta tour soma mais de 35 performances.

A ideia do projeto inédito começou a crescer durante a pandemia, após os artistas protagonizarem uma das lives mais assistidas no YouTube, que atualmente soma quase 20 milhões de views, ou seja, ficou claro que o próximo passo seria dar vida ao projeto no palco.

O espetáculo é bem informal, intimista e conduz os fãs a caírem no samba e pagode, entre bate-papo sempre num tom descontraído e alegre, que caracteriza as conversas entre amigos.

O nome “Irmãos” é, precisamente, uma homenagem à história de amizade e união entre os artistas, que agora realizam um sonho antigo e dão vida a um projeto há muito desejado por meio da música.

A banda do projeto “Irmãos” é composta por:

Seu Jorge – vocal e violão
Alexandre Pires – vocal, baixo e violão
Adriano Canetta – diretor musical e saxofone
Davidson Douglas – violão e guitarra
Didi Pinheiro – cavaquinho
Cláudio Bonfim – baixo
Naldo Souza – teclados
Daniel Cardoso – bateria
Doug Bone – trombone
Azeitona – trompete
João Jr – backing vocal
Luiz Tiazinha – backing vocal
Saulo Houston – backing vocal
Kaue Damazzio – backing vocal
Michael dias – percussão
Kadu Silva – percussão

Foto: Rafael Strabelli

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seu Jorge e Alexandre Pires apresentam a turnê “Irmãos” no Teatro Riachuelo Read More »

Dia das mães: Natal Shopping lança campanha que envolve a comunidade

Dia das mães: Natal Shopping lança campanha que envolve a comunidade

Ação inclui rodas de conversa e palestras com temas sobre a maternidade e incentiva arrecadação de potes para leite materno

O Dia das Mães está chegando e, com ele, uma das datas mais esperadas do varejo. Para atender à demanda de clientes à procura de um presente à altura para homenagear a figura materna, o Natal Shopping está mobilizando o empreendimento e lojistas com a campanha “Amor que Inspira”. A ideia é envolver também a comunidade em torno dos temas que dizem respeito à maternidade.

Para tanto, está sendo programada uma série de atividades que se estendem ao longo dessas primeiras duas semanas de maio, com rodas de conversa e palestras com temas de interesse das mães, como “Rede de apoio como ferramenta de autocuidado materno”, “Maternidade atípica” e “Exaustão materna”. O acesso é gratuito, bastando se inscrever pelo APP do Nat.

Ao longo de todo o mês de maio também será desenvolvida uma campanha de arrecadação de potes de vidro com tampa para o Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco. As doações podem ser feitas no Espaço Família, localizado no Piso L2.

E, como o mote da campanha de mães deste ano é inspiração, será instalado no mall um “inspirômetro”, onde os clientes poderão demonstrar o quanto amam suas mães colando post-its com declarações para este amor o mais alto que conseguirem.

Para entender o comportamento dos clientes para a data, o Natal Shopping fez um levantamento sobre o perfil do consumidor por meio de um mapeamento. Identificou seis tipos: os engajados, que priorizam a diversidade e a natureza dos presentes; os prevenidos, que solucionam a homenagem com antecedência; os que buscam as melhores homenagens e os presentes perfeitos; os sem ideia, que não sabem o que vão escolher; os que deixam para a última hora e os que ainda não identificaram a figura materna que podem homenagear.

“É importante termos claro qual é o perfil do nosso cliente para compreendermos quais são suas necessidades e oferecermos a solução de que precisa. Por meio da nossa atendente virtual, a Ana, estamos também identificando, com um quiz, o perfil das mães que serão homenageadas. Com isso, poderemos auxiliar os nossos lojistas a disponibilizar os presentes perfeitos para filhos e filhas prestarem a homenagem merecida para suas mães ou as figuras maternas que desejam festejar”, aponta Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.

Para ajudar a inspirar os clientes na busca do presente ideal, os lojistas irão expor suas sugestões no lounge que será montado no mall em frente ao The Coffee. Eles também poderão sugerir ofertas exclusivas por meio do APP do empreendimento.

Amor que inspira

E para colocar todo esse amor e carinho incondicionais no destaque que merecem, o empreendimento lança a campanha Amor que Inspira: nas compras a partir de R$500, os clientes ganham uma bolsa exclusiva Anacapri. Com mais R$300, personaliza uma tag da Luna B com as iniciais da mãe.

A promoção vai de 04 a 14 de maio, é restrita a uma unidade por CPF e acontece enquanto durarem os estoques. Para participar, basta cadastrar no aplicativo do NAT os cupons das compras realizadas entre os dias da ação. Depois, é só ir ao balcão de trocas para a retirada do brinde, montado no piso L2, em frente à Rio Center.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia das mães: Natal Shopping lança campanha que envolve a comunidade Read More »

Solar Bela Vista Cultura de maio apresenta show poético com Isaque Galvão e convidados

Solar Bela Vista Cultura de maio apresenta show poético com Isaque Galvão e convidados

Evento tem acesso gratuito com reserva antecipada de ingressos pela internet

A próxima edição do Solar Bela Vista Cultura, que acontece neste sábado, 6 de maio, às 17h, une música e poesia com um Sarau Poético com Isaque Galvão e convidados. O evento, promovido pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) – entidade do Sistema FIERN – tem entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reserva online de ingresso, já disponível no Sympla.com.

A apresentação tem direção de Diana Fontes e além do cantor Isaque Galvão, traz os atores e cantores Zeca Santos e Heli Medeiros, a atriz Carminha Medeiros e o acordeonista Lipe Guedes.

“O repertório do Sarau vai ser bastante eclético, passando por autores potiguares, inclusive. Junto a isso, reunimos poesias de Auta de Souza, Diva Cunha, Marize Castro e outras referências para essa apresentação única e especialmente criada para o evento”, conta Diana Fontes, diretora e produtora cultural. A programação traz ainda um show completo com Isaque Galvão e banda.

Reserva de ingressos

A apresentação é gratuita, mas é preciso fazer reserva online antecipada dos ingressos através do sympla.com.br/solarbelavista. No dia do evento cada pessoa deve contribuir com 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade.

A programação cultural e ocupação do prédio histórico, que foi restaurado no último ano pelo SESI-RN, faz parte de uma série de eventos que vão celebrar os 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em 2023, promovidos pelo SESI.

A coordenação e execução das atividades culturais do Solar Bela Vista tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

SERVIÇO

Sarau Poético
Sábado, 6 de maio,17h
Com Isaque Galvão e convidados
Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta
Entrada gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível e reserva online de ingresso, disponível no sympla.com.br/solarbelavista

Foto: Canindé Soares/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Solar Bela Vista Cultura de maio apresenta show poético com Isaque Galvão e convidados Read More »

Kopenhagen Rio Grande do Norte apresenta sugestões deliciosas para presentear neste Dia das Mães

Kopenhagen Rio Grande do Norte apresenta sugestões deliciosas para presentear neste Dia das Mães

Novidades chegam em embalagens exclusivas, que tornam o gift ainda mais marcante

Não há presente mais delicioso que chocolate para surpreender e encantar a pessoa mais importante de nossas vidas. Para celebrar este Dia das Mães, a Kopenhagen apresenta uma seleção especial de chocolates em formatos exclusivos e embalagens elegantes, ideais para presentear.

Os chocolates da marca são elaborados com ingredientes que proporcionam uma experiência única e inesquecível, que vão agradar a todos. Entre as opções, destaque para as caixas de bombons, que reúnem os clássicos da marca em uma apresentação encantadora, se tornando verdadeiras joias para presentear.

Com 84 lojas na região Nordeste, divididas em oito Estados, entre eles o Rio Grande do Norte, a Kopenhagen traz uma grande novidade para essa sazonalidade. Os consumidores poderão tornar o presente ainda mais especial com a opção de personalização. Será possível escolher embalagens especiais e rechear com os clássicos da marca, tornando o gift único e exclusivo.

Maricy Porto, Diretora Executiva da Kopenhagen, conta que as novidades para essa sazonalidade estão muito especiais. “São opções com embalagens exclusivas, presenteáveis e que podem ser personalizadas com os nossos chocolates, de acordo com o perfil de cada mãe”. A executiva conta ainda que a expectativa é de um aumento nas vendas em relação ao ano passado. “O Dia das Mães é uma data importante e acreditamos que essa é uma oportunidade para os filhos presentearem suas mães ou pessoas queridas com produtos de qualidade, demonstrando todo o carinho e cuidado que sentem por elas”.

Entre as sugestões da Kopenhagen estão a caixa Bombons Recheados Frutas, 187g, uma verdadeira explosão de sabores frutados e intensos. Composto por 5 bombons de chocolate branco com recheio tipo geleia de frutas vermelhas, 5 bombons de chocolate ao leite com recheio de chocolate ao leite e 5 bombons de chocolate amargo com recheio tipo geleia de maracujá, este conjunto é perfeito para aqueles que adoram a combinação de frutas e chocolate. Cada mordida é uma experiência única e surpreendente, que combina a doçura do chocolate com o sabor intenso e refrescante das frutas. Preço sugerido: R$ 89,90

A Coleção Coração Língua de Gato, 265G, traz o ícone da marca em uma linda caixa especial com 2 bombons de chocolate ao leite em formato de coração, 6 chocolates em formato de Língua de Gato e 3 trufas de chocolate ao leite, que derretem na boca com sua textura única. Uma opção perfeita para demonstrar amor e carinho! Preço sugerido: R$ 119,90

Já a Coleção Mil Delícias Especial Mães, 148G, é uma opção sofisticada de presente. Sua embalagem elegante conta com 2 Minitabletes de chocolate ao leite, 2 minitabletes de chocolate branco, 3 minitrufas coberta com chocolate ao leite, 3 minitrufas sabor avelã coberta com chocolate ao leite e 3 minitrufas com pistache coberta com chocolate ao leite. Preço sugerido: R$ 54,90

Os Bombons Coração Cores, 84g, são um verdadeiro deleite para os amantes de chocolate. Composto por 4 bombons de chocolate branco na cor rosa, 4 bombons de chocolate ao leite e 4 bombons de chocolate 70% cacau, este conjunto é perfeito para aqueles que desejam experimentar uma variedade de sabores em um só produto. Combina a suavidade do chocolate branco, a intensidade do chocolate ao leite e o sabor marcante do chocolate 70% cacau. Preço sugerido: R$ 39,90

Todas as opções podem ser encontradas nas lojas físicas Kopenhagenl, no site, no app da marca e em apps parceiros, como Rappi e Ifood. Saiba mais em: https://www.kopenhagen.com.br

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Kopenhagen Rio Grande do Norte apresenta sugestões deliciosas para presentear neste Dia das Mães Read More »

'A Mulher Monstro' retorna a Natal para única sessão

‘A Mulher Monstro’ retorna a Natal para única sessão

Espetáculo acontecerá no dia 06 de maio, no Natal Comedy Club; Ingressos já estão à venda.

Natal vai receber o aclamado espetáculo A Mulher Monstro neste sábado (06/05), no Natal Comedy Club. A sessão única inicia às 19h, e os ingressos já estão disponíveis no Instagram do premiado ator José Neto Barbosa (https://www.instagram.com/josenetobarbosa/). A apresentação marca o retorno da obra à capital potiguar após o sucesso no prestigiado Festival de Teatro de Curitiba, o maior da América Latina.

“Tivemos que adiar a sessão passada por causa da situação de violência que passou o estado. Mas, agora, estamos de volta e bem entusiasmados com a apresentação do Natal Comedy Club. Com os últimos acontecimentos políticos e sociais, a dramaturgia está repleta de novas cenas e tenho certeza que quem assistir vai gostar bastante. Temos um público muito fiel em Natal”, pontua o ator José Neto.

A peça da S.E.M. Cia. de Teatro, que trabalha na itinerância entre Natal e Recife, já foi visto por mais de 25 mil pessoas. Há 07 anos em cartaz, já fez apresentações marcantes em diversos palcos da capital potiguar, obtendo sempre sucesso de público e de crítica. “Aqui em Natal já assisti mais de 08 vezes e sei que muita gente também acompanha. Eles estão sempre atualizando a peça. Sempre que assisto tenho insights diferentes, é um monólogo que mexe com o mais profundo do nosso psicológico. É divertido, me emociono e saio impactado todas as vezes. José Neto é um ator de uma interpretação arrebatadora, valeu a pena todas as vezes”, comenta um dos espectadores assíduos, o terapeuta Jader Alves.

A obra já foi premiada como Melhor Monólogo do Teatro Nacional e também reúne reconhecimentos, como Melhor Ator e Melhor Espetáculo do Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos. Tem circulado em quase todo o Brasil e, recentemente, foi selecionado para a abertura do Festival Janeiro Brasileiro da Comédia em São José do Rio Preto/SP, um dos mais importantes festivais do gênero no país. Após a passagem por Natal, seguindo turnê, as futuras sessões serão no sertão cearense e paraibano.

A tragicomédia é baseada em declarações lamentáveis, polêmicas e verídicas das redes sociais, de políticos e de figuras públicas. Como Drag Queen, o ator trata a atualidade brasileira expondo violências cotidianas e a personalidade de uma burguesa cis, falsa religiosa, perseguida pela própria intolerância. Provocando gatilhos emocionais na plateia, indo nos limites do humor e os questionando na performance, presa numa pequena jaula, há a transformação de um verdadeiro monstro. A dramaturgia é inspirada também em conto de Caio Fernando Abreu e na Monga dos circos nordestinos.

Serviço

Peça teatral A Mulher Monstro – Natal Comedy Club
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 3510 – Candelária, Natal
R$ 60,00 inteira / R$ 30,00 meia-entrada
Informações: https://www.instagram.com/josenetobarbosa/
Não é indicada para menores de 14 anos, bem como para pessoas com sensibilidade/disfunção sensorial.

Foto: Pat Mattos

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

‘A Mulher Monstro’ retorna a Natal para única sessão Read More »

PF apreende celulares de Bolsonaro e Michelle

PF apreende celulares de Bolsonaro e Michelle

A ação desta quarta foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes

Nesta quarta-feira (3.mai.2023), os celulares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foram apreendidos durante a Operação Venire da Polícia Federal. Inicialmente, Bolsonaro e Michelle se negaram a dar acesso ao seu aparelho, mas liberaram os celulares para os agentes após algum tempo.

A ação desta quarta foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e faz parte de uma investigação sobre possível fraude nos cartões de vacinação do ex-presidente e de seus familiares e colaboradores próximos.

A investigação apura suspeitas de que cartões de vacinação foram fraudados para burlar as regras sanitárias que exigiam a imunização contra a covid-19 para viajar aos Estados Unidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, foram informados sobre a operação, que ocorreu no mesmo dia em que tinham um almoço marcado com o comando do Exército.

Foto: Carolina Antunes/PR/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF apreende celulares de Bolsonaro e Michelle Read More »

Ex-assessor de Bolsonaro é preso pela PF

Ex-assessor de Bolsonaro é preso pela PF

Ação investiga adulteração em cartão de vacinação para covid-19

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Venire, que investiga a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

Entre os seis detidos na manhã de hoje está o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A informação foi confirmada pela defesa do ex-assessor.

Por meio de nota, a corporação informou que também está sendo feita análise do material apreendido durante as buscas e a realização de oitivas de pessoas que detenham informações sobre o caso.

“As inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários”, destacou a PF.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa”, completou.

Ainda conforme a corporação, o objetivo do grupo seria “manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a covid-19”.

As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das chamadas milícias digitais, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF). Os fatos investigados configuram crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Foto: Alan Santos/PR/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-assessor de Bolsonaro é preso pela PF Read More »

Frota do RN ultrapassa 1,5 milhão de automóveis

Frota do RN ultrapassa 1,5 milhão de automóveis

Na frota estadual, entraram em circulação 535.677 novos automóveis no período de 2013 a 2023, alcançando um total de 1.501.657 veículos

Dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) apontam que o Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 1,5 milhão de veículos cadastrados no sistema do Órgão. O número registra um aumento de 55% da frota de veículos automotores, levando em consideração os últimos dez anos.

Em números absolutos, entraram em circulação na frota estadual 535.677 novos automóveis no período de 2013 a 2023, alcançando um total de 1.501.657 veículos em circulação nas rodovias e ruas das cidades do Rio Grande do Norte, sendo 41,9% (629.063) de transporte automotor do tipo automóveis leves e 40,74% (611.742) composto de veículos de duas rodas, entre eles motocicletas, motonetas e ciclomotores. O RN alcançou a soma de 1 milhão de veículos em junho de 2014.

Um dado relevante é o índice de motorização, que leva em consideração a conexão da quantidade populacional do Estado e o número de veículos em circulação. Nessa situação, o Rio Grande do Norte conta atualmente com 455 veículos para cada mil habitantes residentes no Estado. Nessa ótica, o RN soma pouco mais de duas pessoas por automóvel registrado no banco de dados do Detran. Essa informação leva em consideração o dado populacional divulgado previamente pelo IBGE, em dezembro do ano passado, que registra uma população de 3.303.953 no RN.

Em termos percentuais, a ampliação da frota vem diminuindo ao longo dos últimos anos quando comparado os dados do ano atual com o ano anterior. Em 2013/2012 a ampliação foi de 8,85%, em 2014/2013 de 7,85%, em 2015/2014 de 6,43%, até 2022/2021, que mostra um aumento de 3,15% em relação ao ano anterior. A informação deixa claro que o aumento da frota se mostra constante, porém numa velocidade menor do que há 10 anos.

O município com maior número de automóveis em circulação continua sendo a capital. Natal registra 29,43% de toda a frota do estado, chegando a 441.867 veículos. Em seguida, temos Mossoró com 12,78%, alcançando 191.896 automóveis. Em relação a capital do Oeste, chama a atenção a quantidade de veículos em duas rodas que supera os automóveis de passeio em mais de 11%. As motocicletas, motonetas e ciclomotores correspondem a 46,76% (89.740) da frota da cidade, enquanto os veículos de passeio é 35,73% (68.576) do total da frota municipal.

Já no tocante a idade da frota estadual, o Detran contabiliza que 35,54% dos veículos cadastrados no estado foram fabricados entre os anos de 2013 e 2023, o que mostra uma frota relativamente nova. São 535.677 veículos dentro dessa faixa de tempo de fabricação.

Os dados emitido pelo Detran vêm subsidiar o planejamento de ações que devem ser empregadas no Rio Grande do Norte, principalmente as relacionadas a políticas públicas de tráfego visando a consolidação de um trânsito seguro.

Ações de educação para o trânsito empregadas pelo Órgão na capital, cidades do interior do estado, escolas e empresas levam em consideração essas informações com o plano de atingir maior efetividade. Outro ponto amparado pelos dados são as medidas de fiscalização e sinalização viária, onde o Detran age na missão de zelar pela segurança no tráfego, diminuindo acidentes, preservando vidas e melhorando a mobilidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Frota do RN ultrapassa 1,5 milhão de automóveis Read More »

Vendas no comércio varejista do RN caem em fevereiro

Vendas no comércio varejista do RN caem em fevereiro

Entretanto, no acumulado do ano, a taxa segue positiva com um crescimento de 0,6%

O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou uma queda de 0,7% no volume de vendas em fevereiro deste ano em comparação com o mês anterior. A receita das vendas também caiu. Entretanto, no acumulado do ano, a taxa segue positiva com um crescimento de 0,6%. Os dados foram divulgados na terça-feira (2.mai.2023) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no RN.

A queda nas vendas em fevereiro foi uma tendência nacional e 13 das 27 unidades federativas pesquisadas tiveram variação negativa, com a Paraíba liderando a queda em -11,5%.

Apesar da queda em fevereiro, as taxas do acumulado do ano e dos últimos 12 meses continuaram positivas no estado. O resultado também apresenta crescimento, neste caso de 1,7%, quando são considerados os últimos 12 meses. A receita nominal de vendas também caiu em relação a janeiro, mas se comparado ao mesmo mês do ano anterior, a receita de vendas subiu.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vendas no comércio varejista do RN caem em fevereiro Read More »

Moraes determina retirada de anúncios online sobre o PL das Fake News

Moraes determina retirada de anúncios online sobre o PL das Fake News

PF tem cinco dias para tomar depoimento de presidentes de plataformas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (2), que presidentes de empresas que operaram redes sociais prestem depoimento, no prazo de cinco dias, na Polícia Federal (PF).

A decisão de Moraes foi proferida após a divulgação de denúncias sobre o suposto favorecimento de resultados contrários ao chamado Projeto de Lei das Fake News (PL 2.630/20), em discussão no Congresso Nacional. As plataformas deverão retirar do ar todos os anúncios que tratam o projeto como PL da Censura.

Pela decisão, deverão prestar depoimento os presidentes do Google, Meta (Facebook e Instagram), Sportfy e Brasil Paralelo.

Segundo Moraes, eles terão que esclarecer à PF as razões de terem autorizado o uso dos mecanismos de propaganda contra o projeto.

Na decisão, o ministro entendeu que a conduta pode configurar “abuso de poder econômico” e “ilícita contribuição com desinformação”.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes determina retirada de anúncios online sobre o PL das Fake News Read More »

Mais 200 investigados por atos golpistas se tornam réus

Mais 200 investigados por atos golpistas se tornam réus

Oito ministros acompanharam integralmente o relator

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais 200 denunciados envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, vândalos depredaram a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto.

O placar do julgamento virtual foi finalizado por volta das 23h, com oito votos que seguiram totalmente o relator, ministro Alexandre de Moraes, pelo recebimento integral das denúncias.

André Mendonça e Nunes Marques divergiram parcialmente do relator e aceitaram a acusação somente para os acusados que participaram da depredação, não incluindo quem foi preso no quartel do Exército, em Brasília, um dia após os atos.

Em função de aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro.

Até o momento, 300 investigados se tornaram réus após decisão da Corte. Cerca de 1,3 mil pessoas foram denunciadas ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além do relator, votaram pelo recebimento das denúncias os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Luiz Fux e a presidente, Rosa Weber.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais 200 investigados por atos golpistas se tornam réus Read More »

STF inicia o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos de 8 de janeiro

STF inicia o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos de 8 de janeiro

Alexandre de Moraes votou por aceitar as denúncias

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, a favor do recebimento das denúncias, foi o primeiro a ser inserido no sistema.

O julgamento virtual começou à meia-noite e será finalizado na próxima segunda-feira (8). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Eles deverão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Até o momento, 300 investigados se tornaram réus pelo STF.

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que permaneceram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF inicia o julgamento de mais 250 envolvidos nos atos de 8 de janeiro Read More »

Lula tentará ajuda financeira dos Brics à Argentina

Lula tentará ajuda financeira dos Brics à Argentina

Presidente brasileiro se encontrou com Alberto Fernández no Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (2), que o governo brasileiro vai articular junto ao Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para socorrer a Argentina, em grave crise econômica. O anúncio foi feito ao lado do presidente argentino Alberto Fernández. Os dois se reuniram por quase quatro horas no Palácio da Alvorada.

Lula afirmou que é preciso fazer com que o FMI “tire a faca do pescoço da Argentina”. A articulação será coordenada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou da reunião na Alvorada. “O FMI sabe como a Argentina se endividou, sabe para quem emprestou o dinheiro. Portanto, não pode ficar pressionando um país que só quer crescer, gerar empregos e melhorar a vida do povo”, ressaltou Lula.

“Do ponto de vista político, eu me comprometi com meu amigo Alberto Fernández que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina neste momento difícil”, acrescentou.

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova crise na economia, com desvalorização do peso – a moeda local – perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação no país vizinho chegou a 104% ao ano.

Em relação ao Brics, o presidente Lula informou que já conversou com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, para verificar a possibilidade de o grupo ajudar a Argentina. Segundo ele, atualmente, as normas do bloco não permitem apoio a países não membros. No entanto, uma mudança no regulamento, com aval dos ministros da Fazenda do bloco, pode possibilitar algum tipo de socorro financeiro.

“[Alberto Fernández] chegou apreensivo, e vai voltar mais tranquilo. É verdade, sem dinheiro. Mas com muita disposição política”, brincou Lula.

Linha de crédito

Outro tema da reunião é a criação de uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino. Um dos pontos a ser acertado é qual garantia os importadores argentinos podem oferecer, já que a moeda e os títulos nacionais perderam valor com a crise econômica. As equipes dos dois países irão se reunir nas próximas semanas para encontrar uma solução aos entraves.

“O que quero deixar bem claro é que nós não estamos fazendo uma discussão para ajudar a Argentina. A discussão é outra. É que nós precisamos ajudar os empresários brasileiros que exportam para Argentina e financiar as exportações brasileiras, como a China faz para os produtos chineses”, explicou Lula.

“Estamos discutindo para que a gente ache uma forma para que nossos exportadores continuem com as suas empresas funcionando, gerando empregos e que as exportações e importações entre Brasil e Argentina possam continuar crescendo”, acrescentou.

Já o presidente da Argentina, Alberto Fernández, ressaltou que deseja que o Brasil retome o espaço ocupado pelos chineses. “O Brasil perdeu, em grande parte, as exportações que eram feitas para Argentina. Isso aconteceu porque a China financiou as empresas chineses e ganhou parte do mercado ao longo de três anos. O que eu quero é que o Brasil recupere esse espaço. Precisamos que o Brasil recupere esse espaço”, afirmou Fernández.

Ele ainda agradeceu o apoio declarado do presidente Lula em buscar socorro financeiro. “Celebro a posição do governo brasileiro em relação à Argentina e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Como vocês sabem, estamos negociando com o fundo o programa com o qual nos comprometemos, porque de fato as situações mudaram, não só pela guerra e pela seca. E saber que posso contar com a ajuda do Brasil e do presidente Lula é de grande valia”, disse.

Participaram do encontro o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula tentará ajuda financeira dos Brics à Argentina Read More »

Maioria do STF vota para manter prisão de Roberto Jefferson

Maioria do STF vota para manter prisão de Roberto Jefferson

Ex-deputado está preso desde outubro do ano passado

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta terça-feira (2), maioria de votos para manter a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson.

O ex-parlamentar foi preso em outubro do ano passado após oferecer resistência armada ao cumprimento do mandado de prisão decretado pelo ministro Alexandre de Moraes.

O mandado foi expedido depois que o Jefferson publicou um vídeo na internet no qual ofendeu a ministra Cármen Lúcia com palavras de baixo calão.

Na ocasião, o ex-deputado deu tiros de fuzil e lançou granadas contra os policiais que foram ao local. Em função do episódio, ele foi indiciado pela Polícia Federal por quatro tentativas de homicídio e virou réu.

Até o momento, seis ministros se manifestaram pela manutenção da prisão. Cármen Lúcia, alvo dos ataques de Jefferson, não votou e se declarou suspeita para julgar o caso.

Além do relator, Alexandre de Moraes, votaram para manter a prisão os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.

A votação é realizada no plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento vai até as 23h59.

Após a prisão, a defesa do ex-deputado alegou problemas de saúde e tentou transferi-lo do presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro, para um hospital, mas o pedido foi negado.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Maioria do STF vota para manter prisão de Roberto Jefferson Read More »

Incêndio atinge apartamento em Nova Parnamirim

Incêndio atinge apartamento em Nova Parnamirim

Segundo moradores, o fogo começou a partir de um curto-circuito no ventilador do quarto de uma criança de 10 anos

Um incêndio em um apartamento causou a evacuação de um prédio no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, na madrugada desta quarta-feira (3.mai.2023). Segundo moradores, o fogo começou a partir de um curto-circuito no ventilador do quarto de uma criança de 10 anos. O incêndio se espalhou para outros imóveis, mas ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e fará uma perícia junto com o Itep para definir a causa do fogo.

Um alarme foi acionado e vizinhos ajudaram na evacuação do prédio. O Corpo de Bombeiros chegou em cerca de 15 minutos após ser acionado e controlou o fogo. A criança que estava no quarto onde o incêndio começou foi retirada sem ferimentos. Uma equipe deve fazer uma perícia no local para determinar a causa do fogo.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio atinge apartamento em Nova Parnamirim Read More »

Maurício Gurgel é condenado a 18 anos de prisão por desvio de verbas públicas

Maurício Gurgel é condenado a 18 anos de prisão por desvio de verbas públicas

Além dele, outras quatro pessoas também foram condenadas a penas de prisão pelo desvio dos recursos públicos

O ex-vereador de Natal, Maurício Gurgel (PV), foi condenado a 18 anos de prisão por desvio de R$ 596 mil durante seu mandato na Câmara Municipal entre janeiro de 2009 e novembro de 2011. A prisão foi divulgada nesta terça-feira (2.mai.2023) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Além dele, outras quatro pessoas também foram condenadas a penas de prisão pelo desvio dos recursos públicos – um ex-assessor parlamentar (18 anos), uma contadora (20 anos), um advogado (15 anos) e um empresário (13 anos). O dinheiro desviado era disponibilizado como verba de gabinete e a Justiça determinou a devolução de mais de R$ 800 mil aos cofres públicos.

Maurício Gurgel afirmou que os recursos foram utilizados de acordo com a legislação vigente na época, e que confia que o judiciário irá “corrigir equívocos já apontados na sentença em recurso pelos meus advogados desde 24 de abril de 2023”. Ele também teve decretada a perda de cargos ou mandatos eletivos que ocupava na época dos fatos, além da perda de seus direitos políticos.

Confira a nota divulgada por Maurício na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

Ao tempo em que repudio a divulgação seletiva de decisões judiciais contra as quais já foram apresentados os recursos previstos em lei, visando restabelecer a verdade, informo que a sentença questiona a utilização de verba de gabinete referente ao meu primeiro mandato de vereador na Câmara Municipal do Natal, no período de janeiro de 2009 a novembro de 2011, portanto, há mais de 10 anos.

Esclareço também que os recursos foram utilizados de acordo com a legislação vigente à época, inclusive sem qualquer questionamento, seja pelo Tribunal de Contas do Estado ou pela Controladoria interna.

Desta forma, reitero a minha confiança na Poder Judiciário potiguar que certamente irá prontamente corrigir equívocos já apontados na sentença em recurso pelos meus advogados desde 24 de abril de 2023.

Maurício Gurgel

Foto: Elpídio Júnior/CMN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Maurício Gurgel é condenado a 18 anos de prisão por desvio de verbas públicas Read More »

Marido suspeito de atear fogo em mulher no RN tem prisão determinada pela Justiça

Marido suspeito de atear fogo em mulher no RN tem prisão determinada pela Justiça

A vítima continua internada em estado grave

A Justiça determinou a prisão preventiva do marido de uma mulher que teve 95% do corpo queimado na madrugada da última sexta-feira (28.abr.2023) em Campo Grande, no Oeste do Rio Grande do Norte. A polícia investiga o caso como tentativa de feminicídio e o homem é considerado foragido. A vítima continua internada em estado grave.

Uma testemunha confirmou que o homem teria ateado fogo na vítima e a polícia encontrou uma garrafa vazia com vestígios de material inflamável na residência onde o caso aconteceu. A Polícia Civil divulgou o telefone da delegacia para receber denúncias anônimas sobre o paradeiro do suspeito: (84) 99974-1591.

A mulher de 49 anos foi internada após ter 95% do corpo queimado com gasolina e relatou aos profissionais da saúde que foi atacada com gasolina e fogo pelo companheiro dela. As enteadas da mulher, no entanto, deram outra versão e afirmaram na ocasião que acreditavam que um curto-circuito provocou uma explosão.

Os investigadores encontraram uma garrafa vazia com vestígios de material inflamável, além de outros objetos que foram apreendidos para serem periciados pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) na casa onde o incêndio aconteceu.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marido suspeito de atear fogo em mulher no RN tem prisão determinada pela Justiça Read More »

TJD decreta W.O. a favor do América-RN em clássico contra o ABC não disputado

TJD decreta W.O. a favor do América-RN em clássico contra o ABC não disputado

A vitória por 3 a 0 foi concedida ao América-RN

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) decretou, nesta terça-feira (2.mai.2023), W.O. no clássico ABC x América-RN, que não foi disputado em 20 de abril devido a problemas na iluminação do Estádio Frasqueirão. A vitória por 3 a 0 foi concedida ao América-RN.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) afirmou que a decisão foi tomada porque a remarcação da partida seria difícil e porque o resultado não mudaria a classificação geral da competição.

O presidente do TJD, Murilo Mariz, disse que a possibilidade de punição será avaliada em uma comissão. O TJD já havia decidido anteriormente que o clássico não deveria ser remarcado.

A FNF havia solicitado o cancelamento da partida e a manutenção da tabela de classificação. O presidente do TJD argumentou que a partida não afetaria a classificação final dos clubes, que já estavam classificados para a final do campeonato.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TJD decreta W.O. a favor do América-RN em clássico contra o ABC não disputado Read More »

Homem é preso após atirar e arrastar cachorro por 1 km com moto no interior do RN

Homem é preso após atirar e arrastar cachorro por 1 km com moto no interior do RN

O animal foi socorrido por uma clínica veterinária e passa bem

Um homem de 71 anos foi preso após atirar em um cachorro e arrastá-lo por cerca de 1 km com uma moto, na RN-074, entre as cidades de Rafael Godeiro e Almino Afonso, no Alto Oeste do RN. A população local testemunhou o crime e acionou a Polícia Militar (PM), que prendeu o suspeito por maus-tratos e posse ilegal de arma.

O caso aconteceu na manhã da terça-feira (2.mai.2023), segundo informações do major Adelino Alves, comandante da 3ª Companhia Independente da PM. O homem foi detido após ser interceptado por populares. O animal foi socorrido por uma clínica veterinária e passa bem.

O suspeito foi levado à delegacia de Umarizal, também na região Oeste, onde foi apreendida uma espingarda. Segundo o major, o homem atirou no animal, mas não conseguiu matá-lo e, em seguida, arrastou-o pela estrada. O suspeito responderá por maus-tratos e posse ilegal de arma.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso após atirar e arrastar cachorro por 1 km com moto no interior do RN Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade