Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Amapá tem surto de síndromes gripais; governo decreta emergência

Amapá tem surto de síndromes gripais; governo decreta emergência

Força Nacional do SUS dará apoio assistencial, informou ministério

Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública nesse sábado (13).

A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaços para 32 novos leitos clínicos.

O hospital ampliou também o número de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, de 20 para 24.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o fim da semana passada, a rede hospitalar pública e privada registrou mais de 190 casos de internação, sendo 109 no Hospital da Criança e do Adolescente e no Pronto Atendimento Infantil. A maioria dos pacientes tem idade entre sete meses e quatro anos.

Dos pacientes internados, 29 estavam entubados.

Causas

A secretaria de Saúde divulgou que a situação foi provocada pelo vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa doenças como a bronquiolite, inflamação que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões.

Os profissionais de saúde também detectaram casos de Influenza A e B e covid-19.

Vacinação

Em nota, o governador Clécio Luís destacou que são necessárias medidas sanitárias imediatas, o que inclui a busca ativa para imunizar crianças não vacinadas.

“O estado vai fazer sua parte, mas é fundamental o papel da família e de toda a sociedade”, disse em comunicado.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, apenas 16% da população infantil vacinável, que vai de 6 meses a 6 anos incompletos, foi imunizada até o momento. As cidades com menor cobertura vacinal são Macapá, Oiapoque, Santana e Laranjal do Jari.

Providências

Além do aumento do número de leitos, a secretaria estadual de Saúde garantiu que foram tomadas providências para abastecimento de oxigênio para as unidades de saúde e para a ampliação da quantidade de plantonistas.

O Ministério da Saúde informou, em nota, que acompanha a situação e está prestando apoio ao Amapá.

A pasta reforçou que a vacinação é a principal forma de proteção contra doenças respiratórias, especialmente antes do inverno.

“Na última sexta-feira (12), a vacinação contra a Influenza foi ampliada para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A vacina contra covid-19 também está disponível nos serviços de saúde. É fundamental que todas as crianças estejam com a caderneta de vacinação atualizada”, diz o texto.

O Ministério da Saúde acrescentou que está enviando kits de análise laboratorial para diagnóstico, medicamentos, além de uma equipe de epidemiologia de campo para reforçar as ações de emergência e investigação dos casos.

”A Força Nacional do SUS também dará apoio assistencial, especialmente na pediatria”, garantiu o ministério.

Para a investigação do surto, o governo federal explicou que amostras aptas para exame serão enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA).

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Amapá tem surto de síndromes gripais; governo decreta emergência Read More »

Balão atinge avião em abastecimento e quase provoca tragédia no Rio

Balão atinge avião em abastecimento e quase provoca tragédia no Rio

Objeto pegou fogo na pista do Aeroporto Santos Dumont na manhã deste domingo (14)

Um balão caiu neste domingo (14) sobre um avião estacionado no Aeroporto Santos Dumont, situado na região central da cidade do Rio de Janeiro. O avião estava em abastecimento. Em seguida, o balão resvalou para a pista e pegou fogo, que foi controlado por funcionários da própria unidade aeroportuária.

No Santos Dumont, não deram informações e direcionaram a reportagem à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Procurada pela Agência Brasil, a Infraero, que administra o Aeroporto Santos Dumont, informou que “os e-mails com demandas de imprensa são respondidos em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h”.

Campanha

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) não chegou a ser acionado, mas lamentou o ocorrido. No último dia 26 de abril, a corporação lançou a campanha “Balão mata”, com objetivo de mostrar à população as consequências dessa prática, em postagens em suas redes sociais, com vídeos reais. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que intensificará investigações relacionadas à atividade criminosa, principalmente com a proximidade das festas juninas.

O coronel Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, ressaltou, na ocasião, que “soltar balões sempre foi crime”. Admitiu, por outro lado, que atualmente, as redes sociais acabam potencializando essas atividades que podem resultar em verdadeiras tragédias. Monteiro lembrou que recentemente, um balão caiu na Estação de Tratamento de Água do Guandu e poderia ter deixado toda a região metropolitana sem água.

“Em janeiro deste ano, em pleno verão, outro balão caiu na praia do Leme, que estava lotada, e poderia ter causado um verdadeiro desastre. É importante que a população se conscientize. Essa é uma luta de todos nós! Soltar balão não é legal, não é instagramável. É crime!”, afirmou o secretário.

De acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 100 mil balões são soltos a cada ano no país. O estado do Rio de Janeiro está entre os líderes de avistamentos de balões não tripulados de ar quente, informou o CBMERJ.

Foto: Reprodução/Twitter

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Balão atinge avião em abastecimento e quase provoca tragédia no Rio Read More »

Policial civil mata quatro colegas em delegacia no interior do Ceará

Policial civil mata quatro colegas em delegacia no interior do Ceará

O motivo do crime está sendo investigado e o autor dos assassinatos está preso

Quatro policiais civis foram mortos a tiros por um colega que estava de folga na Delegacia Regional de Camocim, no interior do Ceará, na madrugada deste domingo (14.mai.2023). O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), lamentou o episódio nas redes sociais e afirmou, por meio de uma rede social, que o governo dará todo o apoio necessário às famílias das vítimas.

“Estou absolutamente consternado diante do trágico episódio ocorrido na delegacia de Camocim, quando quatro policiais civis perderam a vida após ataque de um colega, segundo registro policial. Manifesto a minha solidariedade às famílias, amigos e profissionais da Segurança Pública do estado. O governo do Ceará dará todo o apoio necessário aos familiares das vítimas”, disse.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará emitiu uma nota lamentando a tragédia e reconhecendo os serviços prestados pelos policiais assassinados à sociedade cearense. O motivo do crime está sendo investigado e o autor dos assassinatos está preso e deve prestar depoimento às autoridades.

“O suspeito, também policial civil, foi preso. A ocorrência está em andamento. O local está isolado e passa por perícia”, disse a pasta.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial civil mata quatro colegas em delegacia no interior do Ceará Read More »

Homem sequestrado e amarrado pula de carro em movimento e é baleado por criminosos em São Gonçalo

Homem sequestrado e amarrado pula de carro em movimento e é baleado por criminosos em São Gonçalo

Segundo a Polícia Militar (PM), o homem havia sido sequestrado na noite do sábado (13)

Um homem de 37 anos pulou de um carro em movimento na manhã deste domingo (14.mai.2023) em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, e foi resgatado de um sequestro no momento em que estava sendo levado pelos criminosos. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem havia sido sequestrado na noite do sábado (13.mai)

Ele estava com braços e pernas amarradas e sofreu disparos de arma de fogo .380 depois de escapar, por volta das 8h30, na Rua Poti Cavalcante, no Centro de São Gonçalo. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Santa Catarina, em Natal.

Segundo a polícia, ele tem passagens criminais e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Plantão da Zona Norte da cidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem sequestrado e amarrado pula de carro em movimento e é baleado por criminosos em São Gonçalo Read More »

Homem é preso suspeito de cárcere privado e estupro de vulnerável em Mossoró

Homem é preso suspeito de cárcere privado e estupro de vulnerável em Mossoró

Equipes policiais chegaram ao local após informações recebidas

A Polícia Militar e a Polícia Civil, em uma ação conjunta contra uma situação de um possível cárcere privado e estupro de vulnerável em Mossoró, na região Oeste do RN, apreenderam uma espingarda calibre 12 (com uma munição), um revólver calibre 32 (com 3 munições), uma quantia de maconha, e uma quantia em dinheiro.

As polícias chegaram ao local após informações recebidas. Lá, foi constatada a presença de uma menor, de apenas 13 anos, que confirmou a veracidade da denúncia. Diante dos fatos, o infrator e o material foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Foto: Divulgação/PM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso suspeito de cárcere privado e estupro de vulnerável em Mossoró Read More »

Mega-Sena acumula e prêmio estimado vai para R$ 10 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio estimado vai para R$ 10 milhões

Veja as dezenas sorteadas: 15 – 17 – 28 – 34 – 35 – 51

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.592. O sorteio foi realizado na noite desse sábado (13), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

O prêmio para o próximo sorteio, na quarta-feira (17), está estimado em R$ 10 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 15 – 17 – 28 – 34 – 35 – 51

A quina registrou 26 apostas vencedoras; cada uma vai pagar R$ 80.203,83. Já a quadra teve 2.783 apostas ganhadoras, os acertadores vão receber, individualmente, um prêmio de R$ 1.070,42.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcado, custa R$ 5.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mega-Sena acumula e prêmio estimado vai para R$ 10 milhões Read More »

América empata em 2x2 com Botafogo (PB) pela Série C

América empata em 2×2 com o Botafogo (PB) pela Série C

O jogo começou com o América pressionando a equipe paraibana e marcando em cima

O América empatou em um jogo movimentado contra o Botafogo (PB) pela terceira rodada do Brasileiro da Série C, na noite deste sábado (13.mai.2023), na Arena das Dunas, em Natal. O jogo começou com o América pressionando a equipe paraibana e marcando em cima, o que acabou resultando em um gol de Iago Silva, que entrou na área e marcou na saída do goleiro Neto.

No entanto, o Botafogo (PB) empatou pouco depois, quando Bismarck chutou, o goleiro Ewerton espalmou a bola na frente de Jaílson, que marcou o gol de empate. Depois do empate, o América não conseguiu produzir tanto e, no segundo tempo, o técnico Thiago Carvalho colocou Elvinho para movimentar o ataque.

O América voltou melhor e foi para o ataque, mas um vacilo custou o gol da virada do Botafogo (PB), marcado por Marco Antônio. O América foi para cima e Wallace Pernambucano foi puxado na área, o que resultou em um pênalti cobrado por ele mesmo, empatando o jogo.

Mesmo precisando da vitória, o América não conseguiu marcar mais um gol e ainda desperdiçou duas oportunidades com Iago Silva. O próximo jogo do América será contra o ABC, o segundo jogo da final do Campeonato Potiguar, na quarta-feira (17.mai), no Frasqueirão, em Natal.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América empata em 2×2 com o Botafogo (PB) pela Série C Read More »

Haddad vira garoto propaganda e Alckmin é chamado de 'guerreiro do povo brasileiro' em feira do MST

Haddad vira garoto propaganda e Alckmin é chamado de ‘guerreiro do povo brasileiro’ em feira do MST

A feira acontece até este domingo (14), no Parque da Água Branca, região oeste de São Paulo

A 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como garoto-propaganda de uma marca de fubá. O evento começou nesta sexta-feira (12.mai.2023) no Parque da Água Branca, região oeste de São Paulo.

Haddad elogiou os produtos feitos pelos sem terra em rede social, mesmo não comparecendo ao evento. “Tenho orgulho de ter participado da campanha publicitária destes produtos”, afirmou. Ele próprio compartilhou a foto de divulgação do produto em suas redes sociais. A feira acontece até domingo (14.mai).

Já o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, esteve no evento elogiou o trabalho feito nos acampamentos e assentamentos do movimento e sugeriu não ser papel da Câmara dos Deputados investigar invasões de terra promovidas pelos sem terra, por meio uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

“O governo do presidente Lula, todos nós, defendemos a reforma agrária. Ela é importante. As pessoas têm a oportunidade de vir aqui, comprar produtos saudáveis e melhorar a renda de quem trabalha”, declarou.

Alckmin foi recebido no evento aos gritos de “guerreiro do povo brasileiro”. Ele circulou entre os stands, conferindo os produtos expostos e atendendo aos pedidos para tirar fotos com simpatizantes. O vice-presidente afirmou ainda que ‘sempre’ participa das feiras do MST.

“Eu sempre venho às feiras [do MST]. A primeira vez foi em 2013, quando eu era governador. Havia uma resistência quanto a eles [sem terra] usarem o Parque da Água Branca. Nós autorizamos e eu vim”, disse. Alckmin afirmou ainda que, quando governador de São Paulo, chegou a dizer que apoiaria a reforma agrária no estado, mas não a invasão de propriedades públicas ou privadas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Haddad vira garoto propaganda e Alckmin é chamado de ‘guerreiro do povo brasileiro’ em feira do MST Read More »

Governo estuda retomada do carro popular na faixa de até R$ 50 mil

Governo estuda retomada do carro popular na faixa de até R$ 50 mil

Proposta é de um carro pequeno, simples e sem alguns itens tecnológicos

O governo brasileiro está discutindo a possibilidade de trazer de volta o carro popular, como forma de impulsionar o mercado automotivo em meio a uma queda de vendas e suspensão de produção em algumas fábricas.

Segundo fontes de mercado, divulgadas pelo Estadão neste sábado (13.mai.2023), o governo estaria trabalhando com a ideia de um carro pequeno, simples e sem alguns itens tecnológicos, com preços na faixa de R$ 45 mil a R$ 50 mil.

Atualmente, os modelos mais baratos no mercado são o Fiat Mobi e o Renault Kwid, vendidos por R$ 69 mil. A Fenabrave, associação dos revendedores de veículos, levou o tema ao Ministério do Desenvolvimento (Mdic), que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Foto: Palácio do Planalto/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo estuda retomada do carro popular na faixa de até R$ 50 mil Read More »

Suspeito de rachadinha no gabinete de Carlos Bolsonaro atuava como tutor do filho do ex-presidente

Suspeito de rachadinha no gabinete de Carlos Bolsonaro atuava como tutor do filho do ex-presidente

As informações foram divulgadas pelo Estadão neste sábado (13)

Jorge Luiz Fernandes, suspeito de liderar um esquema de “rachadinha” no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro, foi nomeado por Jair Bolsonaro como tutor do filho na Câmara de Vereadores do Rio. As informações foram divulgadas pelo Estadão neste sábado (13.mai.2023).

Fernandes é investigado pelo Ministério Público por ter recebido depósitos no valor total de R$ 2 milhões de outros servidores do gabinete de Carlos Bolsonaro. A esposa de Fernandes também é suspeita de participar do esquema. De acordo com o Estadão, a escolha de Jorge foi de Jair Bolsonaro.

O Estadão procurou Fernandes e a assessoria de Carlos Bolsonaro para comentarem o assunto, mas não houve resposta. O próprio Carlos tem ignorado o tema em suas redes sociais. O vereador já foi alvo de outras investigações envolvendo a prática das rachadinhas, além de outros casos como o uso de verbas públicas para contratar uma empresa de comunicação que pertencia a ele próprio.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Suspeito de rachadinha no gabinete de Carlos Bolsonaro atuava como tutor do filho do ex-presidente Read More »

Cabo Telecom se torna Alares

Cabo Telecom se torna Alares

Segundo a empresa, a modernização e as transformações na operação da marca são diversas

A Cabo Telecom, uma das empresas mais antigas do setor de telecomunicações do Rio Grande do Norte, está em processo de mudança de nome para Alares, grupo que integra a empresa. A mudança, segundo o grupo, indica a busca contínua pela modernização e melhoria da qualidade da rede ultra banda larga via fibra óptica, além de causar impacto na economia local com a expansão dos serviços e empregos.

A modernização e as transformações na operação da marca são diversas. De acordo com a empresa, a nova rede – uma das melhorias já realizadas na atualização das redes de fibra óptica – possibilita maior qualidade na conexão dos usuários, com menos instabilidade. Além disso, a empresa disponibiliza proteção antivírus McAfee LiveSafe, que defende sistemas de diferentes aparelhos como smartphones, notebooks de vírus, ameaças online e ransomware. Outra novidade é o modem Wi-Fi 6, um dos mais modernos do mercado, que suporta uma maior quantidade de aparelhos conectados e é mais resistente a interferências.

Entre as novidades agregadas ao novo nome da marca, estão o lançamento do serviço de entretenimento DirecTV Go (DGO), com acesso a inúmeros canais ao vivo (da TV aberta e fechada) e conteúdos sob demanda de outros serviços de streaming conhecidos. A empresa também disponibilizou pacotes de assinatura com o streaming de músicas e podcasts Deezer, que possui mais de 90 milhões de músicas e mais de 100 milhões de playlists.

A empresa afirma ainda contribui para a empregabilidade por meio da geração de empregos diretos com o crescimento da própria marca e suas bases de operações, bem como oportunidades para jovens que buscam o seu primeiro emprego. O fomento da economia também ocorre de forma indireta, com a qualidade da conexão de internet a serviço de empreendedores da capital potiguar. Atualmente, a empresa mantém 600 empregos no RN e na Paraíba. No Estado, um terço dos colaboradores da empresa está em Natal. O Grupo Alares está presente em seis estados do Brasil.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cabo Telecom se torna Alares Read More »

Pão de Açúcar anuncia patrocínio do MasterChef

Pão de Açúcar anuncia patrocínio do MasterChef

Rede vai destacar pilares, produtos e serviços com foco em gastronomia;

O Pão de Açúcar é o mercado oficial do MasterChef Brasil, o maior reality show de gastronomia da televisão brasileira, que estreou sua décima temporada com cozinheiros amadores dia 2 de maio, na Band. A rede irá assinar o mercado do programa onde os participantes farão as compras para realizar as provas. Sob o conceito “Felicidade Pode Ser viver seu momento MasterChef”, o Pão de Açúcar vai explorar os pilares da marca durante as ativações no reality show. Além da gastronomia, com destaque para alimentos frescos e marcas exclusivas, a marca irá explorar o digital no e-commerce e no app e também o seu programa de fidelidade com Stix e o com o cartão de crédito Pão de Açúcar.

“O Pão está no MasterChef faz muito sentido porque o programa traz a gastronomia na essência e a marca também tem isso no seu DNA, que inclusive é um ponto de diferenciação muito importante para nossos clientes. Criamos um conceito que representa essa união, ‘Felicidade Pode Ser viver seu momento MasterChef’. Do lado da marca, essa parceria é uma alavanca muito relevante e que tem sintonia com o que queremos transmitir para o público sobre os nossos serviços e produtos e, acima de tudo, a qualidade do Pão de Açúcar, um mercado digno de um chef”, comenta Christiane Cruz Citrângulo, diretora de Marketing do GPA, grupo controlador do Pão de Açúcar.

Ao longo da temporada, o Pão de Açúcar vai realizar diversas ações. Na prova de estreia, por exemplo, o destaque será para os alimentos frescos e a Entrega em Minutos, grandes diferenciais da rede. Com isso, o Pão vai reforçar sua referência na venda de alimentos orgânicos, saudáveis e frescos, muito importante para o pilar de gastronomia da marca, além de serviços, como a Entrega em Minutos. O Pão de Açúcar ainda vai trazer outros diferenciais em diferentes momentos, como as marcas exclusivas (Taeq, Club des Sommeliers e Qualitá) e os cartões Pão de Açúcar.

“Estamos muito animados em proporcionar ao público provas dinâmicas, que inspirem a viver seu lado MasterChef e que, ao mesmo tempo, mostrem serviços e diferenciais do Pão. Serão ações, experiências e novidades em fidelização. Utilizaremos o MasterChef como vitrine para as maiores iniciativas que traremos para nossos clientes ao longo do ano. E tudo isso os clientes poderão encontrar em nossas lojas, no app ou site do Pão”, complementa Christiane.

A negociação para o novo patrocínio aconteceu por meio de sua agência parceira, a BETC Havas. A estratégia é reforçar a plataforma de gastronomia da marca, além de frentes de negócio e diferenciais. Para Paula Junqueira, Diretora de Criação da BETC, “o Masterchef merecia um mercado à altura do Pão, que sempre esteve associado à gastronomia e ao frescor dos produtos. É uma oportunidade incrível para falar destes diferenciais com toda a emoção e o humor que um reality como o Masterchef permite”.

“Partindo do conceito Meaningful Media da BETC Havas, a mídia segue uma estratégia que se baseia na construção de experiências que geram impacto na vida das pessoas. O patrocínio desta plataforma de conteúdo engloba diversos canais, como televisão, internet e redes sociais, e terá a presença da marca Pão de Açúcar sendo o viabilizador principal na dinâmica do programa, ajudando os participantes e o telespectador a realizarem suas inspirações. A frequência de veiculações e os mais diferenciados formatos serão de extrema importância para o crescimento e manutenção das métricas do negócio”, complementa Thyago Azevedo, Diretor de Mídia da agência.

Sobre o Pão de Açúcar

Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em iniciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 8 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (mais de 190 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com mais de 130 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo Pão de Açúcar Mais – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.

Sobre o MasterChef

Criado por Franc Roddam, o formato MasterChef é representado internacionalmente pela Banijay. O programa é uma produção da Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no Band.com.br e no aplicativo Bandplay. A atração também é exibida toda sexta-feira a, às 19h, no canal Discovery Home & Health e no streaming discovery+. O público ainda pode acompanhar os episódios pelo canal oficial no YouTube.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pão de Açúcar anuncia patrocínio do MasterChef Read More »

Wendel Lagartixa lança candidatura da filha para vereadora em Natal

Wendel Lagartixa lança candidatura da filha para vereadora em Natal

Na publicação, ele afirmou que Wesliane será a mais votada e que confia na candidatura da filha

O policial militar reformado, Wendell Lagartixa, lançou, neste sábado (13.mai.2023), a candidatura de sua filha Wesliane como vereadora de Natal nas eleições do próximo ano, em uma postagem nas redes sociais.

Na publicação, Lagartixa afirmou que Wesliane será a mais votada e que confia na candidatura da filha. Ele também fez uma clara referência aos desentendimentos que já teve com outros políticos, afirmando que se ela vacilar, “vai para a sandália”.

“Será a mais votada como o pai. Nessa eu posso confiar. Se vascilar (sic) vai para a sandália”, afirmou.

Lagartixa foi candidato a deputado estadual em 2022 pelo Partido Liberal (PL) e obteve mais de 88 mil votos, mas teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a sua condenação por posse de arma ou munição de uso restrito. A sentença já transitou em julgado e teve a extinção da punibilidade declarada em junho de 2021.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Wendel Lagartixa lança candidatura da filha para vereadora em Natal Read More »

Criminosos matam homem a tiros e incendeiam casa em São José de Mipibu

Criminosos matam homem a tiros e incendeiam casa em São José de Mipibu

Um dos denunciantes disse que ouviu cerca de 20 disparos

Um homem foi morto a tiros e uma casa foi incendiada por criminosos na madrugada deste sábado (13.mai.2023) em São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal. Os moradores da área ligaram para a polícia informando que os ocupantes de um carro branco atiraram várias vezes na rua, perto de um bar. Um dos denunciantes disse que ouviu cerca de 20 disparos.

Os tiros atingiram pelo menos uma pessoa, segundo os relatos recebidos pela corporação. Ainda de acordo com a Polícia Militar, os militares encontraram uma casa pegando fogo “até o teto”. O Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados ao local para atender à ocorrência. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criminosos matam homem a tiros e incendeiam casa em São José de Mipibu Read More »

Cooperativa anuncia paralisação de médicos no Walfredo Gurgel a partir de segunda-feira (15)

Cooperativa anuncia paralisação de médicos no Walfredo Gurgel a partir de segunda-feira (15)

As escalas de Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica e Cirurgia Geral serão afetadas

A Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) anunciou que irá paralisar serviços no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel a partir de segunda-feira (15.mai.2023) devido a atrasos de seis meses nos honorários médicos. As escalas de Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica e Cirurgia Geral serão afetadas.

A Coopmed-RN afirmou que adiou a decisão o máximo possível, mas diante da falta de sucesso nas negociações com a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap), a paralisação se tornou inevitável.

Os médicos da cooperativa estão sem receber desde dezembro de 2022. A Sesap foi informada que, se não fosse realizado o repasse de algum valor até a sexta-feira (12), haveria a paralisação nos serviços mencionados. A Coopmed-RN comunicou a decisão por meio de nota.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cooperativa anuncia paralisação de médicos no Walfredo Gurgel a partir de segunda-feira (15) Read More »

Carlos Eduardo se filia ao PSD

Carlos Eduardo se filia ao PSD

Ex-prefeito será presidente do diretório de Natal do PSD

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD) em evento realizado neste sábado (13.mai.2023) no diretório estadual do partido, no bairro Nova Descoberta, em Natal. Ele estava filiado ao PDT há 12 anos e afirmou que irá visitar bairros de Natal para decidir sobre uma eventual candidatura à prefeitura em 2024. Carlos Eduardo será presidente do diretório de Natal do PSD.

O político disse que chega ao PSD para “somar” e que tem uma identificação forte com o partido. “Sou um social democrata, um homem público que tem convicção de que o Estado é indutor do desenvolvimento em parceria com a iniciativa privada. Chego ao partido para somar. O PSD é uma grande legenda do Brasil”, disse.

O evento contou com a presença de prefeitos do PSD no RN e nomes como o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, e a senadora Zenaide Maia, presidente do partido no estado. Carlos Eduardo foi prefeito de Natal entre 2002 e 2008 e entre 2013 e 2018, e concorreu aos cargos de Governador do RN e Senador nas últimas eleições gerais – não tendo sido eleito nas duas oportunidades.

Candidatura a prefeito

Carlos disse que ainda não definiu se será candidato à prefeito de Natal nas eleições do próximo ano. “Vou aos bairros conversar com as pessoas. Tenho amizades em toda Natal. Se esse for o desejo da população, no ano que vem vamos reunir o partido e tomar a decisão. Se for o caso de disputar mais uma vez a Prefeitura do Natal se é um desejo do povo ou não. Mas isso sera uma discussão para o proximo ano. Creio que esse ano os gestores precisam esse ano ter tranquilidade para trabalhar, ja que essa atividade é um estado de espírito permanente”, afirmou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carlos Eduardo se filia ao PSD Read More »

Saúde amplia vacinação contra gripe para todos com mais de 6 meses

Saúde amplia vacinação contra gripe para todos com mais de 6 meses

Objetivo é expandir cobertura vacinal contra a doença antes do inverno

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a ampliação da vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (15), toda a população acima de 6 meses pode receber a dose. O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. Até o momento, 21 milhões de pessoas foram imunizadas – 30% do grupo prioritário.

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população”, destacou o ministério, por meio de nota.

A vacina contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário, formado por idosos acima dos 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.

No comunicado, a pasta reforçou que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

“As vacinas influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas”, informa o ministério.

A vacina da gripe é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. A composição e a concentração de antígenos são atualizadas todos os anos conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o ministério, o imunizante pode ser administrado simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saúde amplia vacinação contra gripe para todos com mais de 6 meses Read More »

Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação

Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação

Presidente defendeu amplo diálogo com parlamentares de todos partidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta sexta-feira (12), em Fortaleza, que o governo precisa atuar em cada votação de medidas importantes para obter o apoio do Congresso Nacional. A afirmação foi feita durante lançamento do programa para ampliar as escolas em tempo integral.

“Tem gente que pergunta quantos deputados eu tenho na minha base. Eu digo que tenho 513 deputados e 81 senadores, e eles serão testados em cada votação. Cada votação você tem que conversar com todos os deputados. Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, do jeito que o governo quer. O deputado pode pensar diferente, pode querer fazer uma emenda, querer mudar um artigo, e nós temos que entender que isso faz parte do jogo democrático. Não é o Congresso que precisa do governo. Do jeito que está a Constituição brasileira, é o governo que precisa do Congresso”, afirmou Lula.

Sem uma base parlamentar claramente consolidada no Congresso Nacional, o governo federal tem enfrentado dificuldades para aprovar projetos importantes. Na semana passada, por exemplo, a Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspendeu trechos de decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de regulamentação do novo marco do saneamento básico. O texto ainda será analisado pelo Senado. Há ainda outras medidas provisórias tramitando no Parlamento, incluindo a da reorganização do governo, da retomada do Bolsa Família e do programa Mais Médicos, entre outras.

Em seu discurso no Ceará, Lula ponderou que seu partido, o PT, só conta com 69 deputados federais. E como cada votação importante na Câmara dos Deputados exige o voto favorável de 257 parlamentares, ele precisa conversar com pelo menos 200 congressistas. “Essa MP que assinei aqui [das escolas em tempo integral], ela tem que ser votada. Eu tenho que conversar com quem gosta de mim e com quem não gosta de mim. Quando você não está no governo, você tem partido, você acha. Quando você tá no governo, ou você faz, ou não faz. Por isso, a relação precisa ser civilizada”, destacou.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula diz que base de apoio no Congresso será testada a cada votação Read More »

Motorista embriagado causa acidente em Natal

Motorista embriagado causa acidente em Natal

Condutor tentou escapar subindo em um galpão, mas foi impedido pelas autoridades

Um motorista embriagado foi preso em Natal na manhã deste sábado (13.mai.2023) após causar um grave acidente de trânsito na Avenida Coronel Estevam. Segundo a polícia, o homem estava dirigindo na contramão quando atingiu dois carros, derrubou proteções e invadiu a calçada da Escola Municipal Professor Zuza, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, Zona Oeste da capital.

Apesar da tentativa de fuga, o motorista foi contido pela população algumas ruas depois até a chegada da Polícia Militar, que deu voz de prisão ao suspeito. Algumas pessoas teriam agredido o motorista, que foi encontrado com escoriações. Ele ainda tentou escapar subindo em um galpão, mas foi impedido pelas autoridades.

Durante a abordagem, o homem confessou que havia passado a noite consumindo bebidas alcoólicas e estava embriagado no momento do acidente. Ele também afirmou que perdeu o controle do veículo ao tentar fazer uma ultrapassagem. Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido nos outros veículos envolvidos na colisão.

Fotos: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista embriagado causa acidente em Natal Read More »

30 motoristas são autuados na Lei Seca em Natal

30 motoristas são autuados na Lei Seca em Natal

Autuações ocorreram durante uma fiscalização simultânea nas quatro zonas da capital

23 motoristas foram autuados por misturar álcool e direção em Natal. Além deles, outros seis foram presos por estarem dirigindo em estado de embriaguez e outros dois detidos por porte de entorpecentes. As autuações foram realizadas pela Operação Lei Seca, durante uma fiscalização simultânea nas quatro zonas da capital.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), os pontos de bloqueio foram montados nas Avenidas Hermes da Fonseca, na zona Leste, Cap. Mor Gouveia, zona Oeste, Eng. Roberto Freire, zona Sul, e na João Medeiros Filho, na zona Norte.

Nenhum sinistro de trânsito ocasionado por condutor alcoolizado foi registrado, disse o CPRE.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

30 motoristas são autuados na Lei Seca em Natal Read More »

Câmara de Natal tem perfil no Youtube hackeado

Câmara de Natal tem perfil no Youtube hackeado

Equipe afirmou que está trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível

A Câmara Municipal de Natal informou nesta sexta-feira (12.mai.2023), através de suas redes sociais, que o perfil oficial da TV Câmara Natal no Youtube foi hackeado. A invasão temporária comprometeu as atividades da câmara na plataforma, prejudicando a equipe que utiliza a conta para divulgar as atividades do órgão e os seguidores que acompanham o conteúdo da TV Câmara.

A equipe responsável pela conta oficial da Câmara afirmou que está trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível. Enquanto isso, os seguidores da página foram informados de que as atividades serão suspensas temporariamente no canal, até que seja possível recuperar o controle da conta. A Câmara também pediu a compreensão dos seguidores da página enquanto trabalha para solucionar a situação.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara de Natal tem perfil no Youtube hackeado Read More »

Torcedores invadem treino do ABC e cobram melhorias dos jogadores e comissão técnica

Torcedores invadem treino do ABC e cobram melhorias dos jogadores e comissão técnica

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, mas não foi necessária nenhuma intervenção

O treino do ABC foi interrompido devido a um protesto pacífico de torcedores, que invadiram o gramado do Frasqueirão, em Natal, na tarde desta sexta-feira (12.mai.2023). O grupo pediu para ter uma conversa com jogadores e comissão técnica, em tom de cobrança pelos resultados ruins do time. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, mas não foi necessária nenhuma intervenção.

Apesar do momento tenso, a conversa entre torcedores, jogadores e comissão técnica transcorreu de forma tranquila, segundo o clube. O ABC ocupa a última posição na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, com apenas um ponto em cinco jogos disputados. O próximo desafio será neste domingo, em casa, contra o Botafogo-SP.

O clube atravessa uma má fase, sem vitórias há oito jogos, incluindo a derrota para o rival América-RN no confronto de ida da final do Campeonato Potiguar. A última vez que o ABC venceu foi em abril, quando enfrentou o Santa Cruz de Natal pela segunda fase do Campeonato Potiguar. Desde então, foram seis derrotas e dois empates. A situação preocupa a torcida, que cobra uma melhora da equipe para evitar um possível rebaixamento.

10 últimos jogos do ABC

5/4 – ABC 2 x 0 Potiguar (Campeonato Potiguar)
9/4 – Santa Cruz de Natal 0 x 1 ABC (Campeonato Potiguar)
13/4 – ABC 0 x 2 Grêmio (Copa do Brasil)
16/4 – Londrina 1 x 0 ABC (Série B)
23/4 – ABC 0 x 3 Vitória (Série B)
27/4 – Grêmio 1 x 1 ABC (Copa do Brasil)
30/4 – ABC 1 x 2 Ceará (Série B)
3/5 – Ituano 3 x 0 ABC (Série B)
6/5 – CRB 1 x 1 ABC (Série B)
10/5 – América-RN 1 x 0 ABC (Campeonato Potiguar)

Foto: Iniciativa ABC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Torcedores invadem treino do ABC e cobram melhorias dos jogadores e comissão técnica Read More »

RN tem aumento de pessoas desaparecidas em 2023

RN tem aumento de pessoas desaparecidas em 2023

Itep-RN lançou o projeto “Desaparecidos” em 2021 para ajudar as famílias a encontrar parentes que sumiram e possam estar na listagem do órgão

O número de pessoas desaparecidas no Rio Grande do Norte teve um aumento de cerca de 3% nos primeiros quatro meses de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registradas 203 ocorrências de desaparecimento, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Em todo o ano de 2022, 619 pessoas foram dadas como desaparecidas no estado.

Em resposta a esse cenário, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep-RN) lançou o projeto “Desaparecidos” em 2021 para ajudar as famílias a encontrar parentes que sumiram e possam estar na listagem do órgão.

Recentemente, o projeto foi estendido com a listagem de corpos não identificados no site do Instituto para que as pessoas possam verificar as informações dos corpos que deram entrada no instituto. Desde 2012, cerca de 300 pessoas foram sepultadas sem a família fazer o reconhecimento no Itep.

A orientação para familiares de pessoas desaparecidas é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia e, em seguida, ir ao Itep para preencher um questionário e fornecer documentação. O projeto “Desaparecidos” tem como objetivo reduzir o número de casos de pessoas desaparecidas e identificar corpos não reconhecidos para que sejam sepultados com o devido reconhecimento familiar.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN tem aumento de pessoas desaparecidas em 2023 Read More »

Saiba como era o esquema de manipulação em jogos de futebol

Saiba como era o esquema de manipulação em jogos de futebol

Governo Federal editará MP para regularizar apostas esportivas no país

O noticiário esportivo foi tomado nas últimas semanas por denúncias de esquemas de manipulação de resultados de jogos de futebol para favorecer apostadores. Essas denúncias são resultado de uma operação do Ministério Público de Goiás (MP-GO) chamada de Penalidade Máxima e que envolve jogadores que estiveram em ação em partidas de campeonatos estaduais e das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2022.

Apostas

Atualmente as casas especializadas oferecem várias modalidades de apostas, além do simples resultado de uma partida. É possível palpitar, dentro do chamado mercado secundário, em diferentes eventos que acontecem no decorrer de um jogo, como número de cartões amarelos ou vermelhos, finalizações, escanteios, cobranças de pênaltis, entre outras estatísticas. As apostas são realizadas com diferentes cotações (as chamadas odds), a partir das quais são definidos os valores dos prêmios pagos.

Segundo os promotores que atuaram na operação Penalidade Máxima, organizações criminosas subornavam atletas profissionais de futebol para praticarem determinados eventos em partidas oficiais, como cometer pênaltis ou tomar cartões amarelos ou vermelhos, fazendo com que os apostadores envolvidos no esquema acertassem uma aposta feita previamente.

Denunciados

O MP-GO apontou a participação de alguns jogadores no esquema fraudulento. Entre eles está o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado pelo Santos de forma preventiva. Além do atleta do Peixe, foram denunciados os atletas Gabriel Tota (Ypiranga-RS), Victor Ramos (Chapecoense), Igor Cariús (Sport), Paulo Miranda (Náutico), Fernando Neto (São Bernardo) e Matheus Gomes (que atuou no Sergipe).

Mais nove pessoas (apostadores e membros da organização criminosa) também foram apontadas na denúncia, que, segundo o MP/GO, “esmiúça 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. A organização criminosa visava apostar nos resultados e eventos induzidos e, desta forma, obter elevados ganhos”.

Após a denúncia inicial, prints de conversas de apostadores que estão sob investigação pelo MP-GO chegaram a conhecimento público. Nessas trocas de mensagens apareceram nomes de jogadores que não foram denunciados. Alguns foram afastados de forma preventiva pelas atuais equipes, como Vitor Mendes (Fluminense), Pedrinho (Athletico-PR), Bryan García (Athletico-PR), Richard (Cruzeiro), Maurício (Internacional), Nino Paraíba (América-MG), Raphael Rodrigues (Avaí), Alef Manga (Coritiba) e Jesús Trindade (Coritiba).

Descoberta do esquema

A investigação do Ministério Público de Goiás surgiu em fevereiro, a partir de uma denúncia feita pelo presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo. Naquela oportunidade, o dirigente revelou que o meia Marcos Vinícius Alves Barreira, mais conhecido como Romarinho (que teve o contrato rescindido em 2022), aceitou R$ 150 mil para cometer um pênalti na primeira etapa do jogo contra o Sport, pela Série B. Posteriormente, em abril, o MP-GO ampliou o escopo das investigações, passando a apurar possíveis eventos irregulares em partidas da Série A.

Nesta semana, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal (PF) instaurasse inquérito para investigar indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, iniciativa que tem apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mesmo com a descoberta do esquema criminoso, a entidade máxima do futebol nacional afastou qualquer possibilidade de interromper a edição atual do Campeonato Brasileiro e afirmou que trabalha “em conjunto com a Fifa [Federação Internacional de Futebol] e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação”.

Regulamentação

As apostas esportivas foram instituídas no Brasil em 2018, com a publicação da Lei 13.756. Porém, a atividade ainda carece de regulamentação. Na quinta-feira (11), o Ministério da Fazenda informou que editará uma medida provisória para regularizar o mercado no país. O texto foi encaminhado aos ministérios coautores (Planejamento, Gestão, Saúde, Turismo e Esportes) e será levado à Casa Civil, após avaliação e assinatura, antes de ser submetido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O texto se debruça especificamente sobre a regulamentação de apostas de quota fixa, conhecidas como mercado de bets. Segundo a Fazenda, a partir desse processo, os ministérios terão a possibilidade de editar portarias com regras para criar mecanismos que evitem e coíbam os casos de manipulação de resultados.

Foto: Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saiba como era o esquema de manipulação em jogos de futebol Read More »

Moraes abre inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram

Moraes abre inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram

Pedido de investigação foi feito pela PGR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (12) abrir inquérito para apurar a conduta de dirigentes do Google e do Telegram em relação ao projeto de lei para combater a desinformação nas redes sociais (PL 2.630/2020).

O pedido de investigação foi feito ontem (11) pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A medida foi tomada após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionar a procuradoria e solicitar a investigação. Para Lira, as redes sociais têm feito “contundente a abusiva” ação contra o projeto, que está em tramitação na Casa.

Pela decisão de Moraes, a Polícia Federal (PF) terá prazo de 60 dias para realizar as investigações.

Segundo o presidente da Câmara, as empresas que operam as redes sociais utilizam “campanha de desinformação” e provocam a sobrecarga nos sistemas de tecnologia da informação da Câmara ao fomentar que os usuários pressionem os deputados por meio de link que remete ao portal da Casa na internet.

Na quarta-feira (10), Moraes mandou o Telegram apagar uma mensagem enviada aos usuários da plataforma contra à aprovação do projeto de lei.

Na mensagem em massa disparada na terça-feira, o Telegram Brasil alega que o projeto de lei representa “um ataque à democracia”. Segundo a plataforma, o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a Internet moderna”, se o PL for aprovado pelo Congresso Nacional.

Moraes escreveu na decisão que o inquérito vai investigar os diretores que participaram da “campanha abusiva” contra o projeto.

“Defiro as diligências requeridas e determino a identificação e oitiva dos representados – todos os diretores e demais responsáveis da Google Brasil e Telegram Brasil que tenham participado da campanha abusiva contra o Projeto de Lei n. 2.630/2020”, decidiu.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de comunicação do Google e aguarda retorno. A assessoria do Telegram não foi encontrada.

Foto: Yu. Samoilov/VisualHunt/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes abre inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram Read More »

Bolsonaro afirma que vai processar Lula por falas sobre mansão nos EUA e mortes na pandemia

Bolsonaro afirma que vai processar Lula por falas sobre mansão nos EUA e mortes na pandemia

Ex-presidente negou a informação e disse que processará Lula com ações civil e criminal

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (12.mai.2023) que irá processar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por declarações dadas em um evento sobre a Lei Paulo Gustavo, na Bahia, onde Lula disse que Bolsonaro teria uma mansão nos Estados Unidos no valor de US$ 8 milhões, em nome do seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid.

Bolsonaro negou a informação e disse que processará Lula com ações civil e criminal. Lula também afirmou que Bolsonaro foi responsável por “300 milhões de mortes” de brasileiros durante a pandemia. As declarações de Bolsonaro foram dadas à CNN Brasil.

Vou processar [Lula] com duas ações: civil e criminal. Uma, ele diz que, das 700 milhões (sic) de pessoas [mortas pela Covid-19], eu matei 300 milhões (sic), e a outra, eu teria uma mansão nos Estados Unidos em nome do coronel Cid”, afirmou Bolsonaro.

Falas de Lula

Em um evento em Salvador (BA) Lula afirmou: “Acabaram de descobrir uma casa de US$ 8 milhões do ajudante de ordem do Bolsonaro. Certamente, uma casa de US$ 8 milhões não é para o ajudante de ordem. Certamente, é para o paladino da discórdia, para o paladino da ignorância, para o paladino do negacionismo”.

O presidente também afirmou que Bolsonaro foi responsável por “300 milhões de mortes” (sic) de brasileiros durante a pandemia. “Dos 700 milhões (sic) de brasileiros que morreram da Covid, 300 milhões (sic) morreram por culpa de um governo negacionista que não tem a menor sensibilidade de respeitar a ciência, a medicina”, disse Lula.

Foto: Isac Nóbrega/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro afirma que vai processar Lula por falas sobre mansão nos EUA e mortes na pandemia Read More »

Governo do RN antecipa pagamento da folha salarial de maio

Governo do RN antecipa pagamento da folha salarial de maio

Vencimento de servidores da ativa, aposentados e pensionistas foi depositado nesta sexta-feira (12)

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte antecipou para esta sexta-feira (12.mai.2023) o pagamento dos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas do mês de maio. O pagamento foi feito integralmente para quem ganha até R$ 4 mil e para a categoria da Segurança Pública. Os servidores que recebem acima desse valor receberam 30% dos vencimentos adiantados e terão o restante depositado no final do mês.

A medida foi tomada para facilitar as compras do Dia das Mães e contribuir com o comércio local. Quase R$ 290 milhões serão investidos na conta dos servidores nesta sexta-feira (12), com a folha total de pagamento para este mês chegando a R$ 603,5 milhões. Servidores das pastas com recursos próprios e da Educação receberão o pagamento integral no próximo dia 28.

Foto: Vivi Nobre – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN antecipa pagamento da folha salarial de maio Read More »

Semana de trabalho com quatro dias será testada no Brasil

Semana de trabalho com quatro dias será testada no Brasil

Qualquer empresa do Brasil pode participar do teste, e um formulário já está disponível

O movimento “4 Day Week” iniciará um teste da semana de trabalho com quatro dias no Brasil, em parceria com a Reconnect Happiness at Work, entre junho e dezembro deste ano. O programa visa reduzir a carga horária semanal de trabalho, que atualmente é de cinco dias úteis, para quatro dias úteis.

O modelo 100-80-100 – que significa que significa 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e produzindo 100% – será testado e avaliado em termos de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros, rotatividade e estresse da força de trabalho.

Qualquer empresa do Brasil pode participar do teste, e um formulário já está disponível no site da Reconnect (https://www.4dayweek.com/contact) para ter acesso à mentoria que guiará o experimento. As inscrições efetivamente no teste poderão ser feitas em agosto, para que o início seja feito no mês seguinte.

O modelo já foi testado em outras seis localidades: Emirados Árabes, Reino Unido, Bélgica, Islândia, Suécia e Espanha, e é um case de estudo da universidade americana Boston College.

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Semana de trabalho com quatro dias será testada no Brasil Read More »

Funcionário é preso por desviar mercadorias de loja de segurança eletrônica em Natal

Funcionário é preso por desviar mercadorias de loja de segurança eletrônica em Natal

A prisão aconteceu no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu um homem de 27 anos por furtar e desviar mercadorias de uma loja de segurança eletrônica em Natal. O acusado, que era funcionário da loja, responderá pelo furto qualificado pelo abuso de confiança. A prisão aconteceu no bairro Petrópolis, zona Leste de Natal, nesta quinta-feira (11.mai.2023).

Segundo a polícia, durante a investigação, ficou demonstrado um esquema de desvio de mercadorias de uma empresa de tecnologia localizada no bairro de Petrópolis, com a participação do próprio funcionário, sendo posteriormente entregues a receptadores pré-determinados, bem como anunciados em sites de vendas na internet.

Foram recuperadas mercadorias subtraídas no valor de aproximadamente R$ 30 mil e as investigações continuam para identificar e capturar mais envolvidos no esquema.

Por meio de nota, a Polícia Civil ressaltou a importância de não adquirir produtos sem nota fiscal, por valores duvidosos e de procedência desconhecida. A população pode repassar informações de forma anônima através do canal 181.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Funcionário é preso por desviar mercadorias de loja de segurança eletrônica em Natal Read More »

Duplo homicídio é registrado em Extremoz

Duplo homicídio é registrado em Extremoz

Vítimas foram encontrados com as mãos amarradas e marcas de tiros em uma estrada de terra

Um duplo homicídio foi registrado em Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, na madrugada da última quinta-feira (11.mai.2023). Os corpos das duas vítimas, identificadas como Wallyson Silva Gondim e Manoel de Souza da Silva, foram encontrados com as mãos amarradas e marcas de tiros em uma estrada de terra.

Wallyson trabalhava como motorista por aplicativo e estava desaparecido desde a tarde anterior. Ele havia conversado com o pai um pouco antes do desaparecimento, e relatou que estava pensando em montar uma conveniência 24 horas e iria desistir de trabalhar fazendo as viagens.

Sem ter mais notícias do filho ao longo da tarde e noite da quarta-feira (10.mai), ele acionou a polícia, que deu início às buscas e encontrou os corpos. A polícia, no entanto, ainda não sabe a motivação do crime e está investigando o caso, através da Delegacia de Extremoz.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) realizou a perícia no local e os corpos foram levados para necropsia na sede do órgão.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Duplo homicídio é registrado em Extremoz Read More »

Chico Lopes, compositor do hit "Fã de Eliane", falece aos 85 anos

Chico Lopes, compositor do hit “Fã de Eliane”, falece aos 85 anos

Cantor, nascido em Mossoró, foi vítima de um atropelamento em Fortaleza

Chico Lopes, conhecido como o “Astro de Mossoró”, autor do hit “Fã de Eliane”, morreu ontem (11.mai.2023) em Fortaleza, aos 85 anos. O compositor ganhou notoriedade na década de 1990 com uma música dedicada à renomada cantora cearense, Eliane, considerada a “rainha do forró”.

De acordo com Xampu, vocalista da banda Aquarius, da qual Chico Lopes já fez parte, o compositor foi vítima de um acidente fatal na Avenida Dedé Brasil, em Fortaleza (CE). Ele estava a caminho de um encontro com amigos para tomar café, uma rotina diária que ele mantinha, quando foi atropelado.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro. Chico Lopes sofreu um impacto grave na cabeça. Os paramédicos o encaminharam imediatamente ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas ele não resistiu aos ferimentos.

Reverência da homenageada

A cantora cearense Eliane, que foi homenageada por Chico Lopes em seu maior sucesso, prestou uma homenagem emocionante ao compositor em sua conta no Instagram.

“Grande Chico! Querido Chico! Vim prestar essa singela homenagem com imensa gratidão pelo carinho e por ter declarado para todo o Brasil a admiração por mim em uma canção. Por esse motivo, faço questão de incluir sua música nos meus shows como forma de agradecimento. Espero que encontre um LP de Eliane onde quer que esteja. Descanse em paz”, declarou Eliane.

Na famosa canção “Fã de Eliane”, que impulsionou a carreira do compositor nos anos 1990, Chico Lopes expressava: “Alô, Eliane, ô me atenda pelo telefone. Quem está falando é Chico Lopes, o novo astro lá de Mossoró. Sou louco para te conhecer, sou apaixonado pela sua voz”.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chico Lopes, compositor do hit “Fã de Eliane”, falece aos 85 anos Read More »

OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos

OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos

Varíola dos macacos matou 140 pessoas em 111 países

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o status de emergência em saúde pública de importância internacional da mpox, também conhecida como varíola dos macacos, nesta quinta-feira (11.mai.2023). Em julho de 2022, a entidade decretou o status de emergência em razão do surto da doença em diversos países. Mais de 87 mil casos e 140 mortes foram reportadas em 111 países.

Segundo a OMS, houve uma queda de quase 90% nos casos da doença nos últimos três meses em comparação com o trimestre anterior. No entanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a mpox continua a apresentar desafios significativos que exigem uma resposta robusta, proativa e sustentável, especialmente para pessoas com infecção por HIV não tratada.

“Entretanto, assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável”, explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Varíola dos macacos

A mpox é uma doença zoonótica viral que pode ser transmitida para humanos por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. O período de incubação pode variar de três a 21 dias. Depois que as crostas na pele desaparecem, a pessoa infectada deixa de transmitir o vírus.

Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos Read More »

Lula sanciona mais de R$ 7 bilhões para novo piso nacional da enfermagem

Lula sanciona mais de R$ 7 bilhões para novo piso nacional da enfermagem

Há mais de 2,8 milhões de profissionais do setor no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou projeto de lei que abre crédito especial de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional dos trabalhadores da enfermagem. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem.

O novo piso para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela Lei nº 14.434. Técnicos de enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). O piso vale para trabalhadores dos setores público e privado.

Dados do Conselho Federal de Enfermagem contabilizam mais de 2,8 milhões de profissionais do setor no país, incluindo 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem e 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, além de cerca de 60 mil parteiras.

Foto: Ministério da Saúde/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula sanciona mais de R$ 7 bilhões para novo piso nacional da enfermagem Read More »

Pão de Açúcar lança o Especial Mães by MasterChef Brasil

Pão de Açúcar lança o Especial Mães by MasterChef Brasil

Trata-se de um menu completo e quatro opções de kits para encomendar para o almoço do Dia das Mães e produtos selecionados para presentear

O Pão de Açúcar lançou uma nova campanha para o Dia das Mães com o tema “Do jeitinho dela”. O objetivo da campanha é mostrar que cada mãe é única e pode ser perfeita do jeito que é, com suas qualidades e imperfeições. O filme publicitário retrata mães reais em diferentes situações, como a mãe trabalhadora, a que queima uma porção de pão de queijo e a que medita em meio a brincadeiras.

A campanha também inclui o Especial Mães by MasterChef Brasil, com um menu completo e quatro opções de kits para encomendar para o almoço do Dia das Mães e produtos selecionados para presentear. A música do Pão de Açúcar, que fala de momentos de felicidade do dia a dia, embala a campanha que estará presente em diferentes mídias.

Encomendas

O Especial Mães by MasterChef Brasil conta com quatro opções de kits feitos para encomenda, inspiradas no maior talent show de gastronomia do país, sendo uma opção prática e saborosa para a data, dando mais tempo para aproveitar com a família: o Kit Costela Suína (serve 6 pessoas por R$ 240,00 ou R$ 215,90 para Cliente Mais) vem com costela suína com melado de cana e purê de abóbora rústico, caponata especial e arroz de alho-poró e amêndoas; Kit Frango Surpresa (serve 6 pessoas por R$ 230,00 ou R$ 205,90 para Cliente Mais), composto por frango surpresa ao molho cassé, quiche caprese, arroz de alho-poró e amêndoas e salada verde de pera, gorgonzola, frutas secas e melado de cana; Kit Feijoada (serve até 4 pessoas por R$ 67,00 ou R$ 59,90 para Cliente Mais), com feijoada especial, arroz branco cozido, couve-manteiga refogada e farofa salgada; e o Kit Vegetariano (serve 3 pessoas por R$119,00 ou R$ 105,90 para Cliente Mais) com strudel vegetariano, arroz com alho-poró e amêndoas, caponata de berinjela e kibe de abóbora, quinoa e cream cheese. As encomendas podem ser feitas pelo site (https://www.paodeacucar.com/cheftime/encomendas/categoria/dia-das-maes/menus-completos) até 48h antes da retirada.

Além disso, o especial conta com menu completo de entradas, pratos principais e acompanhamentos para quem preferir montar seu próprio cardápio, e opções de sobremesas de fabricação própria feitas nas lojas do Pão de Açúcar. As compras dos kits e produtos do especial podem ser parceladas em até seis vezes sem juros nos cartões Pão de Açúcar Itaucard, que também garante 20% de desconto em vinhos, espumantes, queijos e nas sobremesas de fabricação própria.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pão de Açúcar lança o Especial Mães by MasterChef Brasil Read More »

Operação combate crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em Mossoró

Operação combate crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em Mossoró

Segundo o MP, as investigações começaram em dezembro de 2022

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram nesta sexta-feira (12.mai.2023) a operação Arcanjos VI para combater crimes cibernéticos de armazenamento de conteúdo com cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes. Um homem de 43 anos, morador de Mossoró, é o suspeito.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN) e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Mossoró apontaram que, em menos de dois meses, o suspeito armazenou em seu computador material que continha cenas de abuso sexual de crianças e/ou adolescentes. Essa prática constitui crimes previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Ao todo, participaram do cumprimento do mandado de busca e apreensão uma promotora de Justiça, quatro servidores do MPRN, uma delegada de Polícia Civil e quatro agentes da PC.

Segundo o MP, as investigações começaram em dezembro de 2022, e as evidências colhidas serão analisadas pelo laboratório forense computacional do Gaeco/MPRN.

O MPRN reforça que continua recebendo denúncias anônimas de crimes, que podem ser realizadas pelo Disque Denúncia 127, WhatsApp ou e-mail. As denúncias podem levar à prisão de criminosos, denúncia de corrupção e crimes de qualquer natureza.

Foto: Divulgação/MPRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação combate crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em Mossoró Read More »

Botafogo vence e reassume a liderança do Brasileiro

Botafogo vence e reassume a liderança do Brasileiro

Vasco fica no 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira

Com dois gols do centroavante Tiquinho Soares, o Botafogo derrotou o Corinthians por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (11) no estádio Nilton Santos, e reassumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de bater o Timão, o Glorioso chegou aos 15 pontos, dois a mais do que o Palmeiras, que goleou o Grêmio por 4 a 1 na última quarta (10).

Já o Corinthians, que contou com o brilho do goleiro Cássio para não perder por um placar mais elástico, encerra a 5ª rodada da competição na 16ª posição com quatro pontos.

O Botafogo não teve grandes dificuldades para se impor diante da equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, que mostrou muitas dificuldades para criar jogadas de ataque. E o Glorioso abriu o marcador cedo, logo aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Tiquinho Soares aproveitou bola que sobrou na área, após Cuesta finalizar de cabeça no travessão, para escorar de primeira.

Tiquinho voltou a marcar, para se isolar na artilharia do Brasileiro (com cinco gols), aos 18 minutos da etapa final em cobrança de pênalti. O terceiro saiu aos 36 minutos, após contra-ataque rápido que culminou em passe de Segovia para Eduardo, que bateu de primeira com categoria para superar o goleiro Cássio.

Empate no Couto Pereira

Outro gigante carioca a entrar em campo nesta quinta foi o Vasco, que ficou no 1 a 1 com o Coritiba em partida disputada no Couto Pereira. Após o resultado, o Cruzmaltino chega ao quarto confronto sem vitória (após três igualdades e uma derrota), passando a ocupar a 13ª posição com seis pontos.

O Coxa, que permanece na vice-lanterna com apenas dois pontos, saiu na frente no marcador com gol de Zé Roberto um pouco antes do intervalo. Mas a equipe de São Januário conseguiu igualar aos 34 minutos da etapa final com Erick Marcus.

0 a 0 no Castelão

A terceira partida do dia, entre Fortaleza e São Paulo, terminou com igualdade de 0 a 0. Este resultado deixou a equipe cearense na 6ª posição com nove pontos, um a mais do que o Tricolor do Morumbi, que ocupa a 7ª posição.

Foto: Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Botafogo vence e reassume a liderança do Brasileiro Read More »

Acusados de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília são condenados

Acusados de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília são condenados

George Sousa e Alan Rodrigues continuarão presos

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta quinta-feira (11) dois acusados de participar da tentativa de explosão de uma bomba perto do Aeroporto Internacional de Brasília na véspera do Natal de 2022. Com a decisão, eles vão continuar presos.

Na sentença, o juiz Osvaldo Tovani condenou o empresário George Washington de Oliveira Sousa a nove anos e quatro meses de prisão. Alan Diego dos Santos Rodrigues foi condenado a cinco anos e quatro meses. As condutas envolvem os crimes de explosão, causar incêndio e posse arma de fogo sem autorização.

Na decisão, o magistrado entendeu que George Washington premeditou o crime e afirmou que os dois acusados se conheceram no acampamento montado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao quartel do Exército em Brasília.

“O acusado e o corréu se conheceram em Brasília, no acampamento montado em frente ao QG do Exército. Ao que consta, as emulsões explosivas vieram do Pará, a pedido do acusado, que realizou pesquisas na internet sobre como montar o artefato e fez a montagem”, escreveu o juiz.

No caso de Alan Diego, a decisão afirma que ele foi o responsável pelo acionamento da bomba, que não chegou a ser detonada por erro na montagem do artefato. “Ao que consta, as emulsões explosivas vieram do Pará, a pedido do corréu [George], o qual, após a montagem, entregou o artefato explosivo para o acusado [Alan], que, por sua vez, se encarregou de tarefa importante (colocação do artefato no local escolhido).”, concluiu o magistrado.

Na mesma decisão, o juiz decidiu manter a prisão dos acusados para preservar a ordem pública. “Não há fato novo que justifique a revogação do decreto prisional. As circunstâncias dos fatos indicam periculosidade concreta, presente, ainda, a necessidade de preservar a ordem pública, mantenho a prisão preventiva de ambos os acusados”.

O processo contra o terceiro envolvido no caso, Wellington Macedo de Souza, foi desmembrado e não foi julgado pelo juiz.

A Agência Brasil ainda não conseguiu contato com a defesa dos acusados.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acusados de atentado a bomba no Aeroporto de Brasília são condenados Read More »

Clubes afastam jogadores suspeitos de participação em fraudes

Clubes afastam jogadores suspeitos de participação em fraudes

Esquema envolvia manipulação de resultados de jogos de futebol

Pelo menos nove jogadores de futebol já foram afastados de clubes por terem envolvimento ou porque foram citados nas investigações da operação Penalidade Máxima, conduzida pelo Ministério Público de Goiás – MP/GO.

O MP/GO anunciou, nessa terça-feira (9), que denunciou à Justiça 16 pessoas por fraudes para manipular resultados de 13 partidas de futebol (oito do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, uma da Série B de 2022 e quatro de campeonatos estaduais de 2023) para favorecer apostas esportivas.

No Paraná, o Athletico Paranaense retirou preventivamente Bryan García e Pedrinho das atividades com o elenco principal. Ainda na capital paranaense, o Coritiba informou que Alef Manga e Jesús Trindade estão fora da partida contra o Vasco.

Em Minas Gerais, o América afastou o lateral Nino Paraíba e o Cruzeiro, o volante Richard. No Rio, o Fluminense anunciou o afastamento do zagueiro Vitor Mendes.

Esses jogadores ainda não foram denunciados, mas aparecem em supostas conversas dos organizadores do grupo criminoso.

Penalidade
Já o meio-campista Fernando Neto foi denunciado na segunda fase da Penalidade Máxima. O São Bernardo o afastou nessa quarta-feira (10). Em nota, o clube explicou que escolheu ouvir o jogador num primeiro momento, mas decidiu pelo afastamento depois da denúncia apresentada pelo Ministério Público.

O Santos já havia anunciado o afastamento do zagueiro Eduardo Bauermann, que também foi denunciado.

A advogada do jogador santista, Ana Paula da Silva Corrêa, informou que ele nega participação no esquema e que a defesa técnica irá provar a inocência.

O advogado Auro Jayme, defensor de Fernando Neto, disse que o jogador, após ser chantageado, só simulou participar do esquema, mas nunca executou os pedidos durante os jogos e devolveu todos os recursos recebidos dos aliciadores. O advogado ainda cobrou a divulgação de todas as conversas entre o atleta e os criminosos para que não haja pré-julgamento.

Foto:Tony Winston/Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Clubes afastam jogadores suspeitos de participação em fraudes Read More »

La Brasa Burger: Hamburgueria "monstruosa" chega a Natal nesta sexta-feira (12)

La Brasa Burger: Hamburgueria “monstruosa” chega a Natal nesta sexta-feira (12)

Com mais de 30 opções de burgers, a La Brasa Burger é um convite aos apaixonados por hambúrgueres

Hambúrgueres e Combos Monstruosos. É com esse slogan que a La Brasa Burger, rede de hamburguerias com mais de 120 unidades em todo o Brasil, chega a Natal nesta sexta-feira (12). A marca, que fatura mais de 150 milhões por ano, foi criada na cidade de São José do Rio Preto e agora chega à capital potiguar com um cardápio de dar água na boca.

Com mais de 30 opções de burgers, entre smash, hot dog, burgers doces e uma variedade imensa de petiscos e porções, a La Brasa Burger é um convite aos apaixonados por hambúrgueres. A hamburgueria também tem canecas de chopp geladas para acompanhar os deliciosos pratos.

A La Brasa Burger destaca-se por seus blends de carnes de alta qualidade, que incluem picanha, fraldinha, toscana, costela, frango e vegetariano, todos com 200 gramas. Os hambúrgueres são preparados com ingredientes frescos e selecionados, garantindo um sabor inigualável.

A nova unidade da La Brasa Burger em Natal conta com um ambiente moderno e acolhedor, perfeito para reunir amigos e família em um momento de descontração. A hamburgueria está localizada em um ponto estratégico da cidade, tornando-se uma excelente opção para quem busca um lugar para comer bem e se divertir.

A La Brasa Burger tem o compromisso de oferecer aos seus clientes uma experiência única e inesquecível, unindo sabor, qualidade e atendimento de excelência. A inauguração da nova unidade em Natal é mais um passo importante na expansão da marca, que tem como objetivo levar seu sabor irresistível para todo o país.

Serviço:

La Brasa Burger Natal
Endereço: Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, Capim Macio, Natal – RN
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 17h30 às 23h.
Redes sociais: @labrasaburgernatal
Telefone:(84) 2226-9298

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

La Brasa Burger: Hamburgueria “monstruosa” chega a Natal nesta sexta-feira (12) Read More »

Samer Agi fará palestra inédita em Natal

Samer Agi fará palestra inédita em Natal

Palestrante aborda a importância de priorizar as principais áreas da vida

Personalidade nas redes sociais e autor de diversos livros, Samer Agi apresenta em Natal, no dia 31 de maio, a partir das 20 horas, a palestra “As Cinco Áreas da Vida: Como manter a mente saudável e equilíbrio na vida profissional”.

Nas suas apresentações pelo Brasil, Samer Agi aborda a importância de priorizar as principais áreas da vida – espiritual, sentimental, financeira, profissional e familiar- já que todas estão interligadas. Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, o palestrante tornou-se conhecido por publicar crônicas semanais em sua página pessoal na internet.

A carreira de Samer Agi, no entanto, começou muito antes da fama nas redes sociais. Ainda na faculdade, foi aprovado no concurso de delegado da Polícia Civil. Atualmente, Samer é mentor d’O Nosso Grupo, professor da Ser Mais Criativo e autor de cinco livros: #Focanatoga, #Focanatoga2, #Focanatoga3, Momentos e Paixão pela Vitória.

Os ingressos estão à venda a partir de R$ 90 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. O evento é uma realização da Viva Promoções e Non Stop Produções. Mais informações: @vivapromocoes e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Serviço:

Samer Agi
“As cinco áreas da vida” em Natal
Dia: 31 de maio de 2023
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 180,00 Frisa;
R$ 200,00 Balcão Nobre;
R$ 220,00 Plateia B;
R$ 240,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Samer Agi fará palestra inédita em Natal Read More »

Av. Felizardo Moura será totalmente interditada no sábado e domingo

Av. Felizardo Moura será totalmente interditada no sábado e domingo

Durante o período de interdição, apenas o transporte público poderá transitar na avenida

A Avenida Felizardo Moura será totalmente interditada no próximo sábado e domingo (13 e 14.mai.2023). O anúncio da interdição foi feito nesta quinta-feira (11.mai) pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). Segundo a pasta, a interdição acontece a partir das 5h de sábado (13) e o trânsito só volta a ser liberado às 5h de segunda-feira (15).

O motivo da interdição, segundo a STTU, será a execução do pavimento nas cabeceiras da ponte de Igapó. De acordo com a pasta, durante o período de interdição, apenas o transporte público poderá transitar na avenida. Os demais veículos credenciados não poderão trafegar pela via no fim de semana.

A operação contará com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Militar e Agentes de Mobilidade da STTU.

Foto: Alex Régis / Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Av. Felizardo Moura será totalmente interditada no sábado e domingo Read More »

Auditor fiscal do RN é agredido com facão durante fiscalização

Auditor fiscal do RN é agredido com facão durante fiscalização

O auditor foi atacado com facão pelo agressor durante uma fiscalização de trânsito e considerada de rotina

Um auditor fiscal foi agredido com um facão durante uma fiscalização de rotina na cidade de Monte Alegre, na Região Metropolitana de Natal, nesta quinta-feira (11.mai.2023). O Sindicato dos Auditores Fiscais do RN (Sindifern) e pela Associação dos Auditores Fiscais do RN (Asfarn) confirmaram a agressão, repudiaram o ato e cobraram providências urgentes.

Segundo informações, o auditor fiscal foi atacado com facão pelo agressor durante uma fiscalização de trânsito e considerada de rotina. O servidor recebeu atendimento médico e foi encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) para realizar exame de corpo de delito.

As entidades também cobram segurança policial para auditores fiscais em atividades de fiscalização e uma estrutura de trabalho e segurança adequadas para o desempenho regular das suas atividades.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Auditor fiscal do RN é agredido com facão durante fiscalização Read More »

Homem é preso suspeito de feminicídio de adolescente em Tibau do Sul

Homem é preso suspeito de feminicídio de adolescente em Tibau do Sul

O crime ocorreu em novembro de 2020 e o corpo da jovem foi encontrado oito dias depois em uma área de mata

Um homem de 31 anos foi preso por policiais da Delegacia de Polícia Civil de Tibau do Sul, no Litoral Sul do RN, na quarta-feira (10.mai.2023) suspeito do feminicídio da adolescente Andreza Nascimento, de 16 anos, ocorrido em Tibau do Sul. De acordo com a polícia, foi cumprido um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça do RN contra ele.

O crime ocorreu em novembro de 2020 e o corpo da jovem foi encontrado oito dias depois em uma área de mata de forma irreconhecível. A jovem só foi identificada oficialmente por exames de DNA, realizados pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN).

O suspeito foi localizado em Igarassu, Pernambuco, e teve um mandado de prisão temporária cumprido pela polícia. A motivação do crime ainda não foi divulgada pela polícia. Andreza deixou uma filha de 1 ano e 7 meses.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso suspeito de feminicídio de adolescente em Tibau do Sul Read More »

TSE multa parlamentares por divulgarem fake news contra Lula

TSE multa parlamentares por divulgarem fake news contra Lula

Multas serão individualizadas, com valores ainda a serem definidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por terem divulgado, via redes sociais, “vídeo desinformativo que atingiu a honra do então candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha das Eleições 2022”.

As multas serão individualizadas, com valores ainda a serem definidos. A decisão foi por maioria de votos (5×2).

Produzido pelo então candidato Nikolas Ferreira, o vídeo em questão foi compartilhado pelos outros parlamentares. Ele continha a falsa notícia de que Lula teria incentivado a prática de diversos tipos criminais, como apoio ao consumo de drogas; à censura; a assassinatos, a aborto, e ao fechamento de igrejas.

Os dois votos contrários à aplicação da multa foram os do ministro Nunes Marques e do relator, ministro Raul Araújo, sob a alegação de que o conteúdo não teria ultrapassado “crítica política ácida”. Os demais votos (5) formaram então maioria, seguindo divergência aberta, em relação à relatoria. A proposta de divergência foi do ministro Sérgio Banhos.

Ao abrir a divergência, Banhos argumentou que as alegações feitas no vídeo, propagado nas redes sociais, desbordou do limite da propaganda eleitoral admitida pela legislação eleitoral.

Em outubro do ano passado, o plenário do TSE determinou que as plataformas digitais responsáveis pelo Twitter, Instagram, TikTok e Facebook retirassem o vídeo do ar, no prazo de 24 horas. A decisão previa multa de R$ 50 mil por dia, caso a determinação judicial fosse descumprida. “As plataformas atenderam a determinação em seguida”, informou o TSE.

Nikolas Ferreira usou sua conta no Twitter para comentar a decisão da Corte. “Segundo o TSE, agora é proibido e passível de multas altas, criticar políticos e suas falas em campanha. A liberdade de expressão está caminhando para o seu fim no Brasil”, tuitou o deputado.

Em outro julgamento, o TSE condenou, por unanimidade, o empresário Pablo Marçal a pagar uma multa de R$ 5 mil por ter divulgado – em sua conta no Instagram, no dia 4 de outubro de 2022 – um vídeo no qual Jair Bolsonaro acusava o Ministério da Educação de ter divulgado, em 2013, durante o segundo governo Lula, uma cartilha de temática sexual voltada a crianças.

Segundo o TSE, em outubro do ano passado, a ministra Maria Claudia Bucchianeri concedeu liminar determinando a remoção do conteúdo propagado por Marçal no prazo de 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, caso a plataforma desrespeitasse a ordem judicial.

As ações foram julgadas a partir de uma representação da coligação de apoio à candidatura de Lula.

A Agência Brasil tenta contato com as defesas dos parlamentares e de Marçal.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE multa parlamentares por divulgarem fake news contra Lula Read More »

PGR pede inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram

PGR pede inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram

Presidente da Câmara acionou procuradoria para solicitar investigação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta quinta-feira (10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para apurar a conduta de dirigentes do Google e do Telegram em relação ao projeto de lei (PL) para combater a desinformação nas redes sociais.

A medida foi tomada após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acionar a procuradoria e solicitar a investigação. Para Lira, as redes sociais têm feito “contundente a abusiva” ação contra o projeto, que está em tramitação na Casa.

Segundo o presidente, as empresas que operam as redes sociais utilizam “campanha de desinformação” e provocam a sobrecarga nos sistemas de tecnologia da informação da Câmara ao fomentar que os usuários pressionem os deputados por meio de link que remete ao portal da Casa na internet.

Ontem (10), o ministro Alexandre de Moraes mandou o Telegram apagar uma mensagem enviada aos usuários da plataforma contra à aprovação do projeto de lei.

Na mensagem em massa disparada na terça-feira, o Telegram Brasil alega que o projeto de lei representa “um ataque à democracia”. Segundo a plataforma, o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a Internet moderna”, se o projeto for aprovado pelo Congresso Nacional.

A Agência Brasil entrou em contato com o Google aguarda retorno. A assessoria do Telegram não foi encontrada.

Foto: Paul Robertson/Visualhunt/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PGR pede inquérito contra dirigentes do Google e do Telegram Read More »

Flávio Dino questionará norma da Anac sobre inspeção em aeroportos

Flávio Dino questionará norma da Anac sobre inspeção em aeroportos

Deputado do Paraná apontou racismo em abordagem da PF dentro de avião

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (11) que vai fazer um questionamento formal sobre uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que regula a inspeção e fiscalização de passageiros dentro de aeroportos. A declaração ocorre após o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR), que é negro, ter sofrido uma abordagem policial atípica já dentro do avião, em Foz do Iguaçu (PR), após embarcar para um voo com destino a Londrina.

Um vídeo gravado no dia 3 de maio e publicado na última quarta-feira (10) nas redes sociais do próprio parlamentar mostra Freitas saindo da aeronave e, em seguida, sendo inspecionado junto com sua bagagem de bordo. No vídeo, um dos agentes da Polícia Federal alega que o procedimento é aleatório e definido pelo sistema. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais, com acusações de racismo, reafirmadas pelo próprio parlamentar na gravação.

“A primeira manifestação do aeroporto de Foz do Iguaçu foi no sentido que essa fiscalização é feita em duas fases. Tem a fase do portal, você passa pelo raio-X [e pode ser fiscalizado]. E há uma resolução da Anac que determina uma fiscalização complementar em algumas pessoas. Eu mesmo, acho que em novembro ou dezembro, tive essa fiscalização complementar, que foi uma resolução nova da Anac”, explicou Dino em uma entrevista ao site de notícias UOL.

“Eu vou indagar ao ministro Márcio [França, de Portos e Aeroportos], formalmente, inclusive, para ver se ele acha que essa resolução deve ser mantida, qual a razão dessa resolução”, acrescentou Dino, que considerou atípica a abordagem policial dentro do avião.

“Em relação à PF [Polícia Federal], estritamente, o doutor Andrei [Passos, diretor-geral] está procedendo à apuração [administrativa]”, prosseguiu o ministro, em relação à conduta dos agentes durante a fiscalização.

Resolução

O normativo a que Flávio Dino se refere é a Resolução n° 515 de 8 de maio de 2019, que dispõe sobre procedimentos de inspeção da aviação civil contra atos de interferência ilícita em aeroportos. O texto prevê que “aleatoriamente e sempre que julgado necessário, os passageiros devem passar por medidas adicionais de segurança, que podem incluir busca pessoal, inspeção manual da bagagem de mão e a utilização de detectores de traços de explosivos e outros equipamentos de segurança”.

Para Flávio Dino, é preciso esclarecer se essa norma assegura que haja um procedimento efetivamente aleatório de inspeção. O ministro não descartou que a prática pode se configurar como racismo. “Infelizmente, nós temos uma sociedade em que o racismo é entranhado em todas as instituições”, observou.

Em nota, a PF informou que no dia 3 de maio foi acionada para auxiliar um agente de proteção da aviação civil na inspeção de um passageiro que teria se recusado a se submeter a medidas adicionais de segurança no aeroporto.

“Este teria se recusado a passar pelo procedimento no local indicado e se dirigido diretamente até a aeronave. Dessa forma, a equipe de inspeção do aeroporto acionou a PF para que a acompanhasse até o avião e procedesse à inspeção devida”.

“A Polícia Federal esclarece que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ressalta ainda que eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão apurados”, conclui a nota.

Contradição

Em resposta à versão da Polícia Federal, a assessoria do deputado Renato Freitas informou que “em nenhum momento houve recusa para a revista”. De acordo com o relato, ele cumpriu o procedimento padrão de passar pelo detector de metais e seus pertences pelo scanner de bagagem, assim como os demais passageiros.

“Depois, no entanto, uma Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) o interceptou, dizendo que, além de passar pelos aparelhos, ele teria sido ‘sorteado’ para uma revista minuciosa”, diz a nota. Segundo o deputado, não houve sinalização visual, apito ou qualquer apontamento dessa vistoria aleatória.

“Freitas atendeu prontamente, sem nenhuma resistência. Por conta do embarque estar sendo encerrado, o deputado pediu à funcionária que avisasse a companhia aérea que ele logo chegaria, para que não perdesse o voo. Em resposta, a funcionária disse que não poderia realizar o pedido e se retirou”, aponta o relato.

O deputado permaneceu na área do raio-x, aguardando o encaminhamento por parte da agente, enquanto reafirmava que “poderiam seguir com a revista nele e nos seus pertences”.

“Como não houve interesse da revista por parte dos funcionários que estavam ali, Renato seguiu para o avião, onde minutos depois foi surpreendido pela Polícia Federal, acompanhada justamente de um dos funcionários que já haviam se negado em fazer a revista no scanner de bagagem. O funcionário, inclusive, admitiu, diante da PF, e da gravação que Freitas fez pelo celular, que o deputado havia permitido a revista no momento do embarque”, acrescenta.

Para o parlamentar, as informações divulgadas pela PF são contraditórias. “O deputado em momento algum se negou a passar pela revista, ainda que seja no mínimo estranho que ele tenha sido o único ‘escolhido’ para tal procedimento durante o embarque. Em todo o momento, Freitas esteve disposto a seguir todas as orientações dos funcionários, como os vídeos demonstram. Além disso, a nota também não menciona as câmeras de segurança do aeroporto, que poderiam esclarecer o caso”.

O parlamentar pede a apuração do caso e considera que a maior responsabilidade pelo constrangimento passado pelo deputado não é da Polícia Federal, mas dos Agentes de Proteção da Aviação Civil, que acionaram os policiais.

Mulher expulsa

Em outro caso recente, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Samantha Vitena, uma mulher negra, foi retirada de um avião da Gol, em Salvador, durante uma discussão a respeito do despacho de uma mala. O caso ocorreu no fim de abril. O caso está sendo investigado por órgãos de governo, inclusive a Polícia Federal.

Foto: Tom Costa / MJSP / Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Flávio Dino questionará norma da Anac sobre inspeção em aeroportos Read More »

Trecho da rua João Pessoa será interditado para obras de requalificação

Trecho da rua João Pessoa será interditado para obras de requalificação

O trecho será interditado para o trânsito de veículos, sendo liberada apenas a circulação de pedestres

A prefeitura de Natal anunciou que um trecho da rua João Pessoa – entre a avenida Rio Branco e a rua Princesa Isabel – na Cidade Alta, será interditado a partir da próxima segunda-feira (15.mai.2023) para as obras de requalificação do centro da cidade. A interdição terá início às 8h.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o trecho será interditado para o trânsito de veículos, sendo liberada apenas a circulação de pedestres. A obra pretende incrementar a área para valorizar o comércio e incentivar o turismo, além de tornar o espaço instagramável.

A interdição da rua será acompanhada pelos agentes da STTU enquanto durar a obra, para orientar os motoristas sobre as vias alternativas de circulação. A obra de requalificação viária inicia pela escavação da via para colocação de dutos para fiação subterrânea e a previsão da STTU é de que a interdição dure 35 dias para a primeira etapa.

O projeto da obra, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), foi apresentado aos integrantes do Viva o Centro, que representa os comerciantes dessa região.

Segundo a prefeitura, a obra vai trazer acessibilidade ao pedestre, melhor arborização para a área e conceitos modernos de convivência. A segunda etapa avança até a calçada da rua Felipe Camarão, com previsão para realização dos serviços nos meses de junho e julho. E por fim, o último trecho a ser trabalhado, até a calçada da avenida Deodoro da Fonseca, de julho até agosto.

A proposta do projeto pretende trazer de volta a convivência no bairro.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da rua João Pessoa será interditado para obras de requalificação Read More »

Vereadores de Natal revogam lei sobre licitação do transporte público

Vereadores de Natal revogam lei sobre licitação do transporte público

O edital de licitação anterior recebeu 20 emendas dos vereadores

A Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, nesta quinta-feira (11.mai.2023), a revogação da lei que determinava os termos para a licitação do transporte público na cidade. O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) solicitou a mudança com a alegação de tornar as condições mais atrativas para as empresas e evitar o esvaziamento da disputa pela concessão.

A prefeitura pretende fazer uma nova licitação com base em um diagnóstico do sistema de transporte da capital feito pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com o objetivo de retirar algumas exigências do processo licitatório anterior e definir novos termos.

O edital de licitação anterior recebeu 20 emendas dos vereadores, como melhorias nos ônibus com a implantação de ar-condicionado, motor traseiro e pisos baixos, o que encareceu o sistema e elevou a tarifa final para os usuários.

Durante a votação desta quinta, o vereador Daniel Valença (PT) chegou a pedir vistas. Ele e o vereador Robério Paulino (PSol) votaram contra a revogação, argumentando que o serviço de transporte público precisa ser regulamentado e que as empresas não devem operar da mesma forma por mais 10 anos.

Foto: Elpídio Júnior/CMN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vereadores de Natal revogam lei sobre licitação do transporte público Read More »

Moraes manda soltar Torres e determina uso de tornozeleira eletrônica

Moraes manda soltar Torres e determina uso de tornozeleira eletrônica

Ex-ministro é acusado de envolvimento em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Pela decisão, em troca de prisão preventiva, Torres deverá usar tornozeleira eletrônica.

Moraes também determinou que o ex-ministro deverá cumprir recolhimento domiciliar no período noturno e aos finais de semana. No despacho, o magistrado também determinou que Torres está proibido de usar as redes sociais, além de ter cancelado seu porte de armas e proibido a sua comunicação com os demais investigados.

Torres está preso desde 14 de janeiro em função das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, ele estava à frente da Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O inquérito no STF apura suposta omissão na contenção dos atos.

O pedido de soltura foi feito pelos advogados de Anderson Torres. Para os advogados, ele pode deixar a prisão por não oferecer riscos à apuração do inquérito sobre os atos de 8 de janeiro. No pedido de soltura, a defesa também citou a situação da família de Anderson Torres.

“Após a decretação da custódia cautelar do requerente, suas filhas, infelizmente, passaram a receber acompanhamento psicológico, com prejuízo de frequentarem regularmente a escola. Acresça-se a isso o fato de a genitora do requerente estar tratando um câncer. O postulante, de seu turno, ao passo que não vê as filhas desde a sua prisão preventiva, entrou em um estado de tristeza profunda, chora constantemente, mal se alimenta e já perdeu 12 quilos”, afirmaram os advogados.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes manda soltar Torres e determina uso de tornozeleira eletrônica Read More »

Pescador desaparecido é encontrado morto em lagoa no RN

Pescador desaparecido é encontrado morto em lagoa no RN

A vítima, conhecida pelos pescadores como “Josimar”, estava pescando com amigos quando desapareceu

Um pescador que estava desaparecido desde quarta-feira (10.mai.2023) na Lagoa Anequim, em Goianinha, Rio Grande do Norte, foi encontrado morto pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros na tarde desta quinta-feira (11.mai). A vítima, conhecida pelos pescadores como “Josimar”, estava pescando com amigos quando desapareceu.

As buscas pelo pescador começaram na quarta-feira pela manhã, com a ajuda de pescadores da região. Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros conseguiram encontrar o corpo dentro da lagoa. O desaparecimento do pescador gerou grande comoção entre os pescadores da região, que se mobilizaram para ajudar nas buscas.

A vítima ainda não foi oficialmente identificada pelas autoridades. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) fará a identificação oficial do corpo e realizará a necropsia em Natal. O instituto vai poder afirmar as causas da morte.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pescador desaparecido é encontrado morto em lagoa no RN Read More »

Oito cidades do RN ficam sem água após roubo de equipamentos da Caern

Oito cidades do RN ficam sem água após roubo de equipamentos da Caern

A Caern já acionou a polícia para investigar o crime e está trabalhando para restabelecer o fornecimento de água

O abastecimento de água de oito cidades na região Agreste do Rio Grande do Norte foi interrompido após criminosos roubarem cabos e equipamentos da estação de bombeamento 4 da Adutora Monsenhor Expedito, em Serra Caiada, na madrugada desta quinta-feira (11.mai.2023).

Os ladrões também levaram uma moto da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e o veículo do operador que estava trabalhando no local durante o roubo.As cidades afetadas são Tangará, Japi, Santa Cruz, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Campo Redondo.

A Caern já acionou a polícia para investigar o crime e está trabalhando para restabelecer o fornecimento de água o mais rápido possível.

Foto: Caern/Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Oito cidades do RN ficam sem água após roubo de equipamentos da Caern Read More »

Comissão da Assembleia convoca secretário para esclarecer atrasos no pagamento de consignados

Comissão da Assembleia convoca secretário para esclarecer atrasos no pagamento de consignados

O requerimento foi apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Luiz Eduardo (SD), e aprovado por unanimidade

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, durante reunião na quarta-feira (10.mai.2023) um requerimento para convocar o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, a prestar esclarecimentos sobre atrasos no pagamento dos empréstimos consignados dos servidores estaduais.

O requerimento foi apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Luiz Eduardo (SD), e aprovado por unanimidade. A data da convocação será decidida em reunião administrativa da Comissão. O não repasse das parcelas dos empréstimos aos bancos já ocorre há vários meses, deixando os servidores estaduais em situação de inadimplência.

O não comparecimento do secretário à convocação poderá acarretar em um processo por improbidade administrativa.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comissão da Assembleia convoca secretário para esclarecer atrasos no pagamento de consignados Read More »

PF busca provas contra financiadores de atos golpistas

PF busca provas contra financiadores de atos golpistas

Polícia cumpre 22 mandados de busca, na 11ª fase da operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (11) a 11ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos de 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Foi determinado também o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, destacou a PF em nota.

Ainda de acordo com a corporação, as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF busca provas contra financiadores de atos golpistas Read More »

Deputado acusa PF de racismo após inspeção em voo

Deputado acusa PF de racismo após inspeção em voo

Ele foi o único escolhido para sair da aeronave e ser revistado

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) afirmou ter sido vítima de racismo após ser abordado por agentes da Polícia Federal (PF) em um voo que seguiria de Foz do Iguaçu (PR) para Londrina (PR). Um vídeo gravado no dia 3 de maio e publicado nas redes sociais do próprio parlamentar mostra Freitas saindo da aeronave e, em seguida, sendo inspecionando junto a sua bagagem de bordo.

No vídeo, um dos agentes explica que o procedimento é aleatório e definido pelo sistema. “Quando o sistema pede para fazer, tem que ser feito na mochila da pessoa e na pessoa. Isso é feito o dia inteiro aqui”, afirma um dos policiais. Ao final da inspeção, já retornando à aeronave, o deputado se refere aos agentes como “bando de racistas ignorantes” e se diz humilhado por ter sido o único passageiro retirado do voo para a revista.

Resolução Anac

Em nota, a PF informou que, no dia 3 de maio, foi acionada para auxiliar um agente de proteção da aviação civil na inspeção de um passageiro que teria se recusado a se submeter a medidas adicionais de segurança no aeroporto.

“Este teria se recusado a passar pelo procedimento no local indicado e se dirigido diretamente até a aeronave. Dessa forma, a equipe de inspeção do aeroporto acionou a PF para que a acompanhasse até o avião e procedesse à inspeção devida”.

“A Polícia Federal esclarece que todos os procedimentos foram realizados em conformidade com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ressalta ainda que eventuais abusos ou falhas na condução do procedimento serão apurados”, concluiu a nota.

O normativo a que a PF se refere é a Resolução n° 515 de 8 de maio de 2019, que dispõe sobre procedimentos de inspeção da aviação civil contra atos de interferência ilícita em aeroportos. O texto prevê que, “aleatoriamente e sempre que julgado necessário, os passageiros devem passar por medidas adicionais de segurança, que podem incluir busca pessoal, inspeção manual da bagagem de mão e a utilização de detectores de traços de explosivos e outros equipamentos de segurança”.

Foto: Orlando Kissner

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deputado acusa PF de racismo após inspeção em voo Read More »

Lula desce rampa do Planalto e defende prédios públicos sem grades

Lula desce rampa do Planalto e defende prédios públicos sem grades

Grades de proteção foram retirados por determinação do presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conferir de perto a entrada do Palácio do Planalto sem grades móveis de proteção, após quase dez anos. De surpresa, Lula desceu a rampa da sede do governo, na tarde desta quarta-feira (10), pouco mais de cinco meses após fazer o trajeto oposto para dar o pontapé do seu terceiro mandato presencial. Horas antes, a Presidência da República havia retirado as grades de proteção que cercavam o Palácio do Planalto.

“O que eu acho é que o Brasil não precisa estar cercado de grades. Deixa livre para a democracia, ela não precisa de muros”, disse Lula a jornalistas ao andar sobre a rampa. Ele estava acompanhado de sua esposa Janja Lula da Silva, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.

Os equipamentos de proteção estavam no local pelo menos desde 2013, quando milhares de brasileiros foram às ruas em protestos violentos em várias cidades do país, nas chamadas Jornadas de Junho.

Os gradis permaneceram ao longo dos anos seguintes, abrangendo o período de protestos durante o processo de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, os mais de dois anos de governo de Michel Temer e os quatro anos da gestão Jair Bolsonaro, além do episódio de tentativa de golpe de Estado organizado por militantes de extrema-direita bolsonaristas, em 8 de janeiro deste ano.

Lula também determinou a retirada dos blocos de concreto posicionados na via que dá acesso às residências oficiais do presidente e vice-presidente, respectivamente o Palácio da Alvorada e o Palácio do Jaburu, que ficam numa área um pouco mais isolada, mas próxima da Praça dos Três Poderes.

“Eu vou tirar aquela muralha na frente do Palácio [da Alvorada]”, disse Lula, lembrando que, ao longo dos seus oito anos de mandato, nunca sofreu protestos em frente à residência oficial. “Se eu quiser cercar o povo e não permitir que ele faça protesto, não tem sentido a democracia”, argumentou.

Após conferir o Palácio do Planalto sem grades, o presidente ainda cumprimentou apoiadores que estavam no local e tirou foto com eles. A primeira-dama Janja também foi bastante solicitada pelos populares, especialmente mulheres.

De acordo com o ministro Paulo Pimenta, a retirada é simbólica e ocorreu a pedido do presidente diante do cenário que o país vive. “Um momento de união e reconstrução não pode ter um monte de gradil”, disse Pimenta a jornalistas mais cedo.

Segundo ele, no entanto, em ocasiões específicas, como solenidades e desfiles, as grades móveis poderão ser recolocadas temporariamente.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula desce rampa do Planalto e defende prédios públicos sem grades Read More »

Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de covid-19

Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de covid-19

Data será celebrada em 12 de março de cada ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) projeto de lei que cria o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data será celebrada em 12 de março de cada ano. A proposta segue para análise do Senado.

Segundo o autor do projeto, deputado Pedro Uczai (PT-SC), a data escolhida é uma homenagem à primeira vítima fatal do novo coronavírus no Brasil, Rosana Aparecida Urbano, falecida em 12 de março de 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Cariccio, na zona Leste de São Paulo.

O parlamentar lembrou que a vítima foi internada na véspera e na sequência de sua morte, em menos de 50 dias, faleceram também sua mãe, seu pai, uma irmã e um irmão.

“A pandemia se transformou em uma inominável tragédia atravessada pela morte, pelo desamparo e pelo luto, um fenômeno social que impactou de forma direta e indelével a vida de milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou o autor, que lembrou haver ainda um projeto de lei do Senado propondo a construção de um memorial às vítimas.

Covid-19

Após mais de três anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na última sexta-feira (5) que a covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.

Dados da entidade indicam que 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados no planeta até o momento, além de quase 7 milhões de mortes registradas. Apenas no Brasil, mais de 700 mil pessoas perderam a vida para a doença. Ainda de acordo com a OMS, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.

Foto Joel Rodrigues / Agência Brasília

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de covid-19 Read More »

STF inicia julgamento que pode condenar ex-senador Fernando Collor

STF inicia julgamento que pode condenar ex-senador Fernando Collor

Vice-procuradora-geral da República, Lindora Araújo pediu a condenação

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na quarta-feira (10) a ação penal aberta pela Corte contra o ex-senador Fernando Collor pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O julgamento vai definir se Collor será condenado pelo tribunal.

Na sessão desta tarde, somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronunciou e defendeu a condenação de Collor, que também é ex-presidente da República. Em seguida, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira (11).

Conforme denúncia aceita pelo Supremo em agosto de 2017, o ex-parlamentar teria recebido R$ 29 milhões em propina pela suposta influência política na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. O caso é oriundo das investigações da Operação Lava Jato.

Durante a sessão, a vice-procuradora-geral da República, Lindora Araújo, pediu a condenação de Collor. Segundo Lindora, o ex-senador foi responsável por indicações políticas na BR distribuidora e recebeu vantagens indevidas em contratos da empresa.

De acordo com a vice-procuradora, as provas não estão baseadas unicamente em delações premiadas, mas em documentos apreendidos e relatórios financeiros que foram analisados em conjunto para confirmar a autoria dos crimes.

“Foi comprovado o pagamento de propinas para o grupo da organização criminosa, chefiada então por Fernando Collor, nas negociações para troca de bandeiras de postos de gasolina e construção de bases de distribuição de combustíveis”, afirmou.

Defesa

Na sessão de amanhã, a defesa de Collor será ouvida pelos ministros. Durante a tramitação do processo, os advogados do ex-parlamentar argumentaram que não há provas de que ele tenha recebido recursos indevidos.

Além disso, os advogados sustentaram que não há ato de ofício que possa comprovar contrapartida por parte do senador para receber a suposta propina.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF inicia julgamento que pode condenar ex-senador Fernando Collor Read More »

Rita Lee modernizou a música brasileira

Rita Lee modernizou a música brasileira

Pesquisa mostra que vetos continuaram mesmo após a ditadura

Rita Lee foi uma das artistas mais censuradas durante a ditadura militar no Brasil, segundo a pesquisadora Norma Lima, doutora em literatura e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Nas minhas pesquisas, eu verifiquei isso, encontrei várias letras dela que tinham sido censuradas e é uma censura de costumes, não é só política”.

Evidência disso é que a artista foi alvo de monitoramento mesmo após o período de repressão no país. “Quando a ditadura acabou, ela foi censurada em um disco de 1988 que é Pega Rapaz, a letra foi censurada: de “frente e de trás eu te amo cada vez mais”, lembrou. Rita Lee morreu na noite da última segunda-feira (8), aos 75 anos.

Entre os casos de vetos no que se refere a costumes e que trazem questões de sexualidade, Norma Lima apontou Lança Perfume e Cor-de-rosa choque. “Mas ela também teve letras que criticavam os políticos, como Arrombou o cofre, essa que foi uma faixa riscada [o disco era vendido com a faixa riscada], e ela falava da corrupção no Brasil, dos escândalos, isso foi denunciado por ela nessa música.”

“O fato de ser mulher já a coloca como uma pessoa perseguida dentro do patriarcado. E uma mulher ousada, ela só foi presa porque ela era ousada, porque ela rompia. Se você olhar o comportamento da mulher nos anos 60, compara com a Rita, ela não ficava em caixinha. Ela falava o que pensava, uma pessoa inteligente, que sabia se expressar, e ela realmente foi muito perseguida por causa disso.”

Rita Lee foi diversas vezes definida por estereótipos relacionados a drogas, enquanto tinha carreira e atuação relevantes, uma figura de vanguarda em diversas questões. De acordo com a pesquisadora, o primeiro beijo gay em TV aberta foi apresentado em um clipe de Rita Lee, em “Obrigado não”, no programa de TV Fantástico, da Rede Globo. A canção aborda diversos assuntos considerados tabu até hoje.

A pesquisadora citou a canção Ambição como representativa da artista e da sua carreira. “Tem uns versos no final em que ela diz assim: “eu quero matar a vontade enquanto tenho saúde e idade, fazer um pouco de tudo, vender a alma para poder comprar o meu mundo”. Ela é uma pessoa que que criou o mundo dela, mas é um mundo extensivo tanta gente.”

“Eu acho que ela mudou muita coisa, ela realmente transformou. Era uma pessoa inquieta, não era uma pessoa acomodada, ela quis um outro mundo, uma outra realidade”, acrescentou. Norma avalia ainda que Rita Lee modernizou a música brasileira e que trouxe contribuições diversas. “Ela colocou o Brasil de uma forma muito futurista. A mensagem da Rita não é datada, pertence a todas as épocas”.

“Na época dos Mutantes, ela era o colorido, a graça do grupo. Quando ela foi cantar com Tutti Frutti, ela pegou as letras em inglês e deu uma qualidade muito grande, em português, tinham mensagens. Depois, me parece que ela abriu muito caminho para as cantoras, ela foi uma mulher ousada nos anos 70 dentro da repressão, como uma mulher que realmente abriu os caminhos para as que vieram depois”, disse a pesquisadora.

Foto: Chevrolet Hall Belo Horizonte

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rita Lee modernizou a música brasileira Read More »

Prefeito de Natal envia projeto de lei para mudar termos da licitação do transporte público

Prefeito de Natal envia projeto de lei para mudar termos da licitação do transporte público

A medida visa revogar os termos da lei anterior, aprovada em 2018, que não atraiu empresas interessadas na concessão do serviço

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), enviou nesta quarta-feira (10.mai.2023) um projeto de lei à Câmara Municipal que propõe mudanças no edital para a licitação do transporte público da capital potiguar. A medida visa revogar os termos da lei anterior, aprovada em 2018, que não atraiu empresas interessadas na concessão do serviço, e colocar novas exigências que tornem o edital mais atrativo.

Recentemente, o prefeito Álvaro afirmou que a tarifa do transporte público passará por um “reajuste importante”, pois está defasada.

Para apresentar as mudanças propostas no edital, o prefeito se reuniu com 16 vereadores que integram sua base. Durante o encontro, os parlamentares puderam apresentar sugestões e discutir o estudo apresentado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), consultoria contrada pela prefeitura por mais de R$ 500 mil para propor ajustes ao sistema de transporte da capital.

O objetivo do encontro foi sensibilizar os vereadores que apoiam o prefeito para retirar algumas exigências – como a obrigatoriedade do ar-condicionado, piso baixo e motor traseiro nos ônibus – do processo licitatório anterior para facilitar a participação de empresas interessadas, já que as licitações deram desertas em 2017 e 2019.

Os vereadores da capital defendem a licitação como forma de trazer mais segurança jurídica ao sistema de transporte público da cidade. Na aprovação do edital anterior, o projeto recebeu 20 emendas dos vereadores, como a implantação de ar-condicionado e pisos baixos nos veículos.

No entanto, segundo a prefeitura, as alterações projetadas na lei encareceram o sistema e a tarifa final aos usuários foi considerada alta. A expectativa é que a votação da revogação do projeto anterior seja votada ainda nesta semana no regime de urgência.

Foto: Matheus Felipe/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito de Natal envia projeto de lei para mudar termos da licitação do transporte público Read More »

Falta de tornozeleiras eletrônicas deixa quase 100 presos do regime semiaberto no RN sem monitoramento

Falta de tornozeleiras eletrônicas deixa quase 100 presos do regime semiaberto no RN sem monitoramento

A Seap deve mais de R$ 2 milhões à empresa fornecedora das tornozeleiras eletrônicas

Quase 100 presos do regime semiaberto do Rio Grande do Norte foram liberados sem tornozeleiras eletrônicas desde março, devido à falta de equipamentos. A Secretaria de Administração Penitenciária do RN (Seap) informou que cumpre uma portaria da Justiça Estadual que permite a liberação do preso para o sistema semiaberto sem o dispositivo.

A Seap deve mais de R$ 2 milhões à empresa fornecedora das tornozeleiras eletrônicas, e o contrato mensal é de R$ 700 mil. Mesmo com os atrasos de pagamento, a Seap afirma que a empresa não tem cumprido o contrato e a falta de tornozeleiras motivou sanções de advertência e de multa por descumprimento aplicadas à empresa fornecedora.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao estado que contratasse emergencialmente um novo fornecedor de tornozeleiras eletrônicas, mas até o momento uma nova empresa não foi contratada.

Atualmente, 3.055 presos com tornozeleira são acompanhados pela Central e Monitoramento Eletrônico do Estado, e a Seap intensificou a fiscalização presencial nos horários de recolhimento domiciliar para os apenados do regime semiaberto sem tornozeleira.

Foto: Divulgação/SSP-DF/Ilustração/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Falta de tornozeleiras eletrônicas deixa quase 100 presos do regime semiaberto no RN sem monitoramento Read More »

Senado aprova projeto de Styvenson que equipara milícias e facções a terroristas

Senado aprova projeto de Styvenson que equipara milícias e facções a terroristas

Projeto passou na CCJ e pode seguir para a Câmara sem ir ao plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto de lei que tipifica como atos terroristas os crimes praticados em nome ou em favor de grupos organizados. O projeto de lei (PL) 3.283/2021 não precisa passar pelo plenário da Casa e pode seguir para a Câmara dos Deputados. Ele só será analisado pelos senadores em sessão plenária se for apresentado recurso nesse sentido.

O projeto equipara à atividade terrorista as ações de grupos criminosos organizados, como milícias e facções. O objetivo é diferenciá-los de criminosos que agem individualmente para garantir uma punição maior, com penas maiores.

“As milícias e outras associações criminosas têm exposto a população brasileira ao terror generalizado que a Lei Antiterror visa coibir. Assim, torna-se necessário aproximar a legislação de combate ao terrorismo daquela destinada à criminalidade organizada, evitando a repressão estatal seletiva e destinada apenas a pequenos delinquentes”, explicou o autor do projeto, Styvenson Valentim (Podemos – RN).

Penas

O texto prevê prisão de cinco a dez anos para quem constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão, para o fim de cometer crime. A pena também prevê pagamento de R$ 2 mil a R$ 3 mil de multa por dia. Pela lei em vigor, a penalidade é de um a três anos de prisão.

São previstas penas de 12 a 30 anos de prisão por manter monopólio territorial ou poder paralelo com uso de violência ou ameaça e por criar obstáculos à livre circulação de pessoas para exercer esse poder paralelo em determinada região.

Exceções

A criminalização não se aplica à conduta individual ou coletiva de pessoas em manifestações políticas, movimentos sociais, sindicais, religiosos, de classe ou de categoria profissional, direcionados por propósitos sociais ou reivindicatórios.

Ela também não se aplica a atos com o objetivo de contestar, criticar, protestar ou apoiar, com o objetivo de defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, sem prejuízo da tipificação penal contida em lei.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Senado aprova projeto de Styvenson que equipara milícias e facções a terroristas Read More »

Guararapes tem prejuízo de R$ 175,6 milhões no primeiro trimestre de 2023

Guararapes tem prejuízo de R$ 175,6 milhões no primeiro trimestre de 2023

Prejuízo representa um aumento de 119,2% em relação ao mesmo período do ano anterior

A Guararapes, controladora da Riachuelo, divulgou nesta quarta-feira (10.mai.2023) um prejuízo líquido de R$ 175,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 119,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações e repercussão dos dados foram divulgados pela Agência Estado.

A empresa atribuiu esse resultado principalmente ao aumento das despesas financeiras devido ao aumento das taxas de juros. No entanto, a empresa teve um aumento de 41,5% no Ebitda e um aumento de 5,3% na receita líquida, impulsionados pelo aumento das vendas de mercadorias.

A Midway Financeira, que continua com políticas de crédito mais conservadoras devido ao cenário macro desafiador, apresentou um Ebitda de R$ 29,5 milhões, uma retração de 21,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Guararapes encerrou março com um patamar de caixa de R$ 2,5 bilhões, correspondente a 176% da dívida de curto prazo. A dívida líquida alcançou R$ 1,7 bilhão ao final de março de 2023.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Guararapes tem prejuízo de R$ 175,6 milhões no primeiro trimestre de 2023 Read More »

Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News

Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News

Aplicativo cumpre decisão judicial do STF no prazo de uma hora

O Telegram Brasil apagou, na tarde desta quarta-feira (10), a mensagem enviada em massa, no dia anterior, aos usuários da plataforma digital no país. O texto da mensagem apagada era contrário à aprovação do Projeto de Lei 2.630, conhecido como PL das Fake News, que tramita no Congresso Nacional para propor medidas de enfrentamento à divulgação de conteúdos falsos e à violência digital.

O aplicativo ainda enviou, às 15h41 desta quarta-feira, nova mensagem a todos os usuários com a comunicação de que o texto anterior continha ilicitudes que atentavam contra os poderes da República e a democracia e, ainda, instigava os seus usuários a coagir parlamentares.

“Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020 e enviar uma nova mensagem aos usuários, que está incluída abaixo”, diz a mensagem enviada hoje.

“Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares”, continua o texto.

As medidas foram adotadas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar que o Telegram apagasse a mensagem da terça-feira e enviasse novo texto com caráter corretivo, no prazo de 60 minutos.

Os representantes do Telegram no Brasil devem ser ouvidos pela Polícia Federal, no prazo de 48 horas, a partir da determinação judicial, pois, o disparo em massa da mensagem pode ser entendido como abuso de poder econômico e prática de desinformação por parte de milícias digitais nas redes sociais, segundo Moraes.

Repercussão

Por meio de uma rede social, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, considerou importante a decisão do ministro da Suprema Corte, em relação ao que Dino classifica como “abusos do Telegram”.

Flávio Dino chama a atenção para a necessidade da fixação de marcos de regulação de empresas digitais. “O faroeste digital é incompatível com a Constituição”.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News Read More »

PF vai investigar fraudes em jogos de futebol

PF vai investigar fraudes em jogos de futebol

CBF afirma que não interromperá o Campeonato Brasileiro

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou, nesta quarta-feira (10), que determinou que a Polícia Federal (PF) instaure inquérito para investigar indícios de manipulação de resultados em competições esportivas.

“Diante de indícios de manipulação de resultados em competições esportivas, com repercussão interestadual e até internacional, estou determinando hoje que seja instaurado Inquérito na Polícia Federal para as investigações legalmente cabíveis”, publicou o ministro da Justiça em seu perfil em uma rede social.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se pronunciou sobre o assunto nesta quarta, informando, por meio de nota enviada à Agência Brasil, que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, “enviou ofício à Presidência da República e ao Ministério da Justiça, solicitando que a Polícia Federal entre no caso, com o objetivo de centralizar todas as informações a respeito dos casos em investigação”.

Além disso, a entidade máxima do futebol brasileiro afastou qualquer possibilidade de interromper a edição 2023 do Campeonato Brasileiro e afirmou que trabalha “em conjunto com a Fifa [Federação Internacional de Futebol] e outras esferas internacionais para um modelo padrão de investigação”.

Denúncia do Ministério Público

O anúncio do ministro da Justiça foi feito um dia após o Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciar à Justiça 16 pessoas por fraudes para manipular resultados de 13 partidas de futebol (8 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2022, 1 da Série B de 2022 e 4 de campeonatos estaduais de 2023) para favorecer apostas esportivas.

Segundo nota da assessoria de imprensa do MP-GO, a denúncia, assinada por promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, é resultado da Operação Penalidade Máxima II.

“Trata-se de atuação especializada visando ao aliciamento e cooptação de atletas profissionais para, mediante contraprestação financeira, assegurar a prática de determinados eventos em partidas oficiais de futebol e, com isso, garantir o êxito em elevadas apostas esportivas feitas pelo grupo criminoso em casas do ramo, como www.bet365.com e www.betano.com. O grupo se vale, ainda, de inúmeras contas de terceiros para aumentar seus lucros, ocultar reais beneficiários e registra a atuação de intermediadores para identificar, fornecer e realizar contatos com jogadores dispostos a praticar as corrupções”, declararam os promotores.

Entre os denunciados está o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado pelo Santos na última terça-feira (9) de forma preventiva, “diante dos novos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima II”.

Além do atleta do Peixe, foram denunciados os seguintes jogadores: Gabriel Tota (Ypiranga-RS), Victor Ramos (Chapecoense), Igor Cariús (Sport), Paulo Miranda (Náutico), Fernando Neto (São Bernardo) e Matheus Gomes (que atuou no Sergipe).

Mais nove pessoas (apostadores e membros da organização criminosa) também foram apontados na denúncia, que “esmiúça 23 fatos criminosos ocorridos durante as partidas, nas quais jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis. A organização criminosa visava apostar nos resultados e eventos induzidos e, desta forma, obter elevados ganhos”.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF vai investigar fraudes em jogos de futebol Read More »

Palmeiras goleia Grêmio e assume a liderança do Brasileirão

Palmeiras goleia Grêmio e assume a liderança do Brasileirão

Fluminense mostra coragem para bater Cruzeiro no Mineirão

O Palmeiras assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após golear o Grêmio por 4 a 1, na noite desta quarta-feira (10) no Allianz Parque. Com este triunfo o Verdão chegou aos 13 pontos, um a mais do que o Botafogo, que recebe o Corinthians na próxima quinta-feira (11) no estádio Nilton Santos.

A equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, quando Mayke levantou a bola na área, onde Raphael Veiga finalizou de cabeça com muita categoria. Um pouco antes do intervalo o Grêmio ainda empatou com Bitello.

Porém, na etapa final o Palmeiras dominou as ações para marcar mais três vezes. Logo aos 10 Raphael Veiga desempatou o marcador em cobrança de pênalti. Aos 22 foi a vez de o lateral Mayke deixar o dele. E aos 27 o zagueiro Luan deu números finais ao marcador de pé direito após Veiga levantar a bola na área.

Flamengo vence no Maracanã

Quem também triunfou na condição de mandante foi o Flamengo, que, graças a gols de Pedro e Everton Ribeiro, bateu o Goiás por 2 a 0 no estádio do Maracanã. Com os três pontos o Rubro-Negro deixou o Z4 (zona do rebaixamento) do Campeonato Brasileiro, passando a ocupar a 12ª posição da classificação com seis pontos conquistados.

Este também foi o primeiro triunfo da equipe da Gávea sob a direção do técnico argentino Jorge Sampaoli na atual edição da competição, após derrotas para o Athletico-PR (2 a 1), para o Botafogo (3 a 2) e para o Internacional (2 a 1).

O placar foi aberto no Maracanã logo aos sete minutos de bola rolando, com o atacante Pedro em cobrança de pênalti. O detalhe negativo é que o centroavante sofreu uma lesão muscular na perna direita na hora da comemoração. O segundo gol veio na etapa complementar, quando Cebolinha cruzou para Everton Ribeiro marcar um golaço de letra.

Tricolor bate Raposa

Já o Fluminense foi ao estádio do Mineirão e mostrou coragem para bater o Cruzeiro por 2 a 0. Este resultado levou o Tricolor das Laranjeiras à 3ª posição da classificação com 10 pontos. O detalhe é que a equipe carioca terminou o confronto com dois jogadores a menos, após a expulsão de André e a lesão de Alexsander em um momento no qual a equipe de Fernando Diniz não podia mais fazer substituições.

Em um primeiro tempo muito disputado, o Fluminense só conseguiu abrir o marcador aos 43 minutos, quando Ganso acertou uma pancada após a bola ficar viva dentro da área. Na etapa final o Tricolor conseguiu se impor e ampliou a vantagem logo aos oito minutos, com o argentino Germán Cano de cabeça após cruzamento de Guga.

Aos 29 minutos o juiz marcou pênalti a favor do Cruzeiro. O volante André reclamou de forma excessiva com o juiz e acabou sendo expulso. Bruno Rodrigues foi para a cobrança e viu o goleiro Fábio defender a primeira. Na segunda o camisa nove da Raposa bateu para fora. A partir daí a equipe de Fernando Diniz se desdobrou em campo para segurar a vitória, em especial após Alexsander se machucar.

Outros resultados:

Santos 3 x 0 Bahia
Bragantino 2 x 2 América-MG
Internacional 0 x 2 Athletico-PR
Cuiabá 0 x 4 Atlético-MG

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Palmeiras goleia Grêmio e assume a liderança do Brasileirão Read More »

Bancos fecham 2022 com lucro de R$ 139 bilhões

Bancos fecham 2022 com lucro de R$ 139 bilhões

De acordo com relatório do BC, rentabilidade caiu no segundo semestre

Em 2022, os bancos tiveram lucro líquido de R$ 139 bilhões, alta de 2% em relação a 2021. Entretanto, após a recuperação a níveis pré-pandemia em 2021 e um crescimento no primeiro semestre de 2022, a rentabilidade no segundo semestre do ano passado teve redução.

De acordo com o Banco Central (BC), a razão principal para o recuo foi o aumento das despesas com provisões (reserva sobre riscos de crédito), acentuada devido ao caso das Lojas Americanas. As informações são do Relatório de Estabilidade Financeira do BC, referente ao segundo semestre de 2022, que foi divulgado hoje (10).

Em recuperação judicial desde janeiro, as Lojas Americanas enfrentam uma crise desde a revelação de “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões. Posteriormente, o próprio grupo admitiu que os débitos com os credores podem chegar a R$ 43 bilhões.

“Embora o forte aumento das despesas de provisão no último semestre de 2022 esteja relacionado a esse evento [das Americanas], a materialização do risco tem resultado no elevado aumento dessas despesas de forma geral. Também contribuíram para a redução da rentabilidade o declínio do ritmo de crescimento das rendas de serviços e a pressão da inflação sobre as despesas administrativas”, diz o documento, citando ainda leve piora da eficiência operacional das instituições.

De acordo com o BC, a rentabilidade do sistema deve continuar sob pressão no médio prazo, considerando a perspectiva de atividade econômica mais fraca em 2023, de menor crescimento do crédito e de inadimplência e inflação elevadas.

O relatório destaca que, embora o mercado de crédito continue crescendo em ritmo elevado, a desaceleração foi mais acentuada nas operações de maior risco do Sistema Financeiro Nacional (SFN) com pessoas físicas, como as ligadas a cartões de crédito.

“No geral, o crédito às pessoas físicas arrefeceu, exceto o crédito rural e o crédito imobiliário, cujas taxas de crescimento mantiveram-se estáveis. O crédito às empresas desacelerou em ritmo mais suave. Isso porque o crédito seguiu elevado devido aos programas emergenciais para microempresas, ao financiamento de capital de giro e investimento para pequenas empresas e ao financiamento de bens e operações de ‘risco sacado’ para empresas médias”, diz o BC, acrescentando que o mercado de capitais manteve-se como fonte relevante de financiamento, sobretudo para as grandes empresas.

Ainda assim, as instituições financeiras permaneceram apostando em carteiras mais arriscadas. “Apesar do recuo no ritmo de crescimento, o crédito ainda cresceu forte em modalidades mais arriscadas às famílias, como cartão de crédito e crédito não consignado”, diz o documento.

Testes de estresse

O relatório do BC apresenta ainda os resultados de diversas análises de risco e dos testes de estresse do sistema bancário, que “continuam indicando não haver risco relevante para a estabilidade financeira”.

“Os testes de estresse de capital indicam que não há ocorrência de desenquadramentos em montante relevante nos cenários macroeconômicos adversos. Os resultados obtidos nas análises de sensibilidade também indicam boa resistência aos fatores de risco, simulados isoladamente, além de estabilidade de resultados em comparação com testes feitos anteriormente. O teste de estresse de liquidez indica quantidade confortável de ativos líquidos em caso de saídas de caixa em condições adversas ou choque nos parâmetros de mercado no curto prazo”, explicou o BC.

No teste de estresse, o BC simula o quanto uma situação de severa inadimplência e de corrida aos bancos impacta o cumprimento dos limites regulatórios mínimos pelas instituições financeiras e quanto a autoridade monetária precisaria aportar ao sistema financeiro. Entre esses limites estão a manutenção de uma reserva em caixa para garantir que os bancos paguem todos os clientes que forem sacar dinheiro em momentos de crise. São testados também os riscos de crédito, juros, câmbio e desvalorização de imóveis.

O BC considerou dois cenários, o primeiro de queda na atividade econômica e no consumo das famílias, aumento do desemprego, queda da inflação e das taxas de juros; e o segundo cenário de um aumento de incerteza na economia, com deterioração fiscal, alta do câmbio, elevação da taxa de juros e pressão da inflação.

Eventos climáticos

O Banco Central pesquisou também questões relacionadas a riscos climáticos e seus efeitos na estabilidade financeira dos bancos. As secas e as inundações são os eventos climáticos físicos de maior impacto nos ativos das instituições financeiras, sobretudo em horizontes acima de cinco anos.

“Os riscos climáticos de transição são classificados como de baixo impacto nos ativos. A inadimplência é a principal forma pela qual os riscos climáticos podem ameaçar a estabilidade financeira. Em 2022, cerca de 16% das instituições financeiras identificaram impactos de risco climático nas suas operações de crédito. O sistema financeiro tem procurado reduzir tanto a exposição a riscos climáticos quanto o seu próprio impacto ambiental”, diz o BC.

De acordo com o relatório, a inadimplência pode resultar de crise financeira nos setores que dependem de maneira intensiva dos recursos naturais, que podem sofrer um efeito climático severo. Entre os exemplos estão quebra de safras, prejuízo nos transportes, diminuição na prestação de serviços e interrupção das cadeias produtivas.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bancos fecham 2022 com lucro de R$ 139 bilhões Read More »

América vence o ABC por 1 a 0

América vence o ABC por 1 a 0

Com a derrota para o América, o ABC chegou ao oitavo jogo sem vitória

O América-RN venceu o ABC por 1 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar na noite desta quarta-feira (10.mai.2023), na Arena das Dunas, em Natal. O gol foi marcado por Gabriel Silva e o América agora tem a vantagem do empate no segundo jogo, que acontece no dia 18 de maio. O ABC precisa vencer por dois gols para ser campeão ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis. A partida teve 11 mil torcedores.

Com a derrota para o América, o ABC chegou ao oitavo jogo sem vitória. A equipe de Fernando Marchiori vai enfrentar o Botafogo-SP no próximo domingo (14.mai), enquanto o América joga contra o Botafogo-PB pela Série C no sábado (13.mai).

No primeiro tempo do clássico, o América teve mais controle, mas não conseguiu criar chances claras. Já o ABC se defendeu com três zagueiros e errou nas tentativas de contra-ataque. No segundo tempo, o América voltou com ímpeto e acabou marcando o gol da vitória após erro do goleiro Simão. O ABC ainda teve uma chance de empatar com um jogador a mais, mas não conseguiu levar perigo ao gol do América.

Público e renda

Público: 11.301 pagantes
115 não pagantes
11.416 presentes no total

Renda: R$ 165.450,00

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América vence o ABC por 1 a 0 Read More »

RN passará a ter voos diários para Lisboa

RN passará a ter voos diários para Lisboa

A partir de 29 de outubro o Estado terá sete frequências semanais

A partir de 29 de outubro, Natal terá voos diários para Lisboa, principal porta de entrada para o continente europeu. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10.mai.2023) pelo Governo do Estado.

O Aeroporto Aluízio Alves voltou a receber voos diretos da TAP Air Portugal no final do ano passado e, entre maio e agosto deste ano, passou a operar com uma aeronave maior, aumentando o número de assentos e servindo também como escoamento de frutas para exportação.

O incremento é resultado das ações de promoção do Governo do Estado e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR) no mercado europeu.

De acordo com a secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Ana Maria da Costa, a ação é fruto do diálogo com parceiros estratégicos, uma vez que o Rio Grande do Norte é uma das portas de entrada mais rápidas para conhecer o Brasil.

“Nos últimos meses, intensificamos a participação do Estado nas principais feiras de turismo, participamos de roadshows na Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, e realizamos campanhas cooperadas com as principais operadoras de Portugal e da Espanha. É natural que essa demanda cresça e que a companhia aérea aumente seu número de oferta de voos”, afirmou Ana Maria.

Mercado Europeu

O mercado no Rio Grande do Norte é prioritário, pois Portugal é o principal mercado emissor do RN na Europa, somente no período de novembro de 22 a fevereiro 23, cerca de 12,5% dos estrangeiros que chegaram no principal aeroporto do estado foram portugueses.

Foto: Assessoria Emprotur

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN passará a ter voos diários para Lisboa Read More »

Moraes manda periciar imagens de 8 de janeiro captadas pelo GSI

Moraes manda periciar imagens de 8 de janeiro captadas pelo GSI

Polícia Federal tem prazo de 30 dias para cumprir determinação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira (9), que a Polícia Federal (PF) realize, em 30 dias, perícia nas imagens dos atos de vandalismo captadas pelas câmeras do Palácio do Planalto, sede do governo federal.

A medida foi determinada após o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão ligado à Presidência da República, enviar ao ministro as imagens da invasão. O material faz parte da investigação que apura a conduta de ex-agentes do GSI durante a contenção dos atos.

No mês passado, o general de Exército Gonçalves Dias foi exonerado da chefia do GSI após imagens divulgadas pela imprensa mostrarem o militar e outros funcionários do gabinete no interior do Palácio do Planalto enquanto vândalos quebravam as instalações do edifício.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes manda periciar imagens de 8 de janeiro captadas pelo GSI Read More »

Governo anuncia promoções e incorpora novos praças à Polícia Militar

Governo anuncia promoções e incorpora novos praças à Polícia Militar

Terão ascensão funcional no quadro da PM 734 praças e sete oficiais

A governadora Fátima Bezerra (PT) autorizou, na manhã desta quarta-feira (10.mai.2023), a efetivação de 734 promoções de praças e sete oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A medida foi anunciada durante a formatura de 11 novos soldados da corporação, aprovados em concurso público de 2018. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

Eles passaram por 1.480 horas-aula em disciplinas como Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Gestão de Cultura Organizacional, Relações Interpessoais, Legislação, abordagem policial, armamento e equipamento, e instrução tática.

Fátima destacou que o governo estadual tem compromisso com a segurança pública e que as promoções estão previstas em lei, sem necessidade de os policiais recorrerem à justiça. Ela também registrou os esforços feitos nos últimos quatro anos, com a realização de cinco concursos na PM e mais de 10 mil promoções.

Segundo o governo, a medida será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (11.mai). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades.

Foto: Carmem Felix – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo anuncia promoções e incorpora novos praças à Polícia Militar Read More »

TSE multa Flávio Bolsonaro em R$ 5 mil por fake news contra Lula

TSE multa Flávio Bolsonaro em R$ 5 mil por fake news contra Lula

Tribunal determinou que vídeo seja retirado definitivamente do ar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu multar em R$ 5 mil o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pela divulgação, no ano passado, de um vídeo com informações falsas contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Postado por Flávio nas redes sociais, o vídeo acusa Lula de ter “relação com o demônio”. Por maioria de votos, os ministros entenderam que o vídeo foi editado para prejudicar a imagem do então candidato. O tribunal também determinou que o vídeo seja retirado definitivamente ao ar.

O julgamento ocorreu no plenário virtual do TSE e foi finalizado na sexta-feira (5).

O vídeo foi gravado durante um encontro de Lula com integrantes do movimento negro e lideranças religiosas em Salvador, em agosto de 2021, e divulgado no início do ano passado.

A ação foi movida pela defesa da campanha eleitoral de Lula. Para a defesa, o senador praticou fake news para influenciar negativamente os eleitores durante as eleições de 2022.

Durante a tramitação do processo, a defesa de Flávio Bolsonaro alegou que a postagem não estava relacionada com o período eleitoral e que, por isso, o conteúdo se tratava de “mera expressão do direito de crítica”.

A Agência Brasil entrou com contato com gabinete do senador e aguarda retorno.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE multa Flávio Bolsonaro em R$ 5 mil por fake news contra Lula Read More »

Dino promete tomar providências legais contra Telegram

Dino promete tomar providências legais contra Telegram

Plataforma disparou mensagem contra PL das Fake News

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou, na tarde desta terça-feira (9), em sua conta do Twitter, mensagem afirmando que providências legais serão tomadas em relação ao Telegram. Horas antes, a plataforma de mensagens instantâneas promoveu o envio em massa de comunicado a seus usuários contra o Projeto de Lei (PL 2630/2020), o PL das Fake News.

No texto, o Telegram afirma aos usuários da rede que o PL “concede poderes de censura ao governo”. O Telegram diz ainda que o monitoramento das postagens pelas próprias redes sociais criaria “um sistema de vigilância permanente, semelhante ao de países com regimes antidemocráticos”.

Em resposta, Flávio Dino classificou o início da postagem do Telegram como “um amontoado absurdo” contra as instituições brasileiras. O ministro ainda questionou se a big tech pretende provocar novos ataques contra a democracia, como os que ocorreram em 8 de janeiro, em Brasília, na tentativa de golpe contra o Estado brasileiro.

“A democracia está sob ataque no Brasil. Assim começa um amontoado absurdo postado pela empresa Telegram contra as instituições brasileiras. O que pretendem? Provocar um outro 8 de janeiro? Providências legais estão sendo tomadas contra esse império de mentiras e agressões”, publicou o ministro da Justiça, em rede social.

O Ministério da Justiça disse à Agência Brasil que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) irá notificar o Telegram a respeito de mensagem divulgada pela plataforma sobre o PL 2630/2020. Além disso, outras medidas poderão ser anunciadas em breve.

Google

Na semana passada, a página principal do Google também exibiu, abaixo da lacuna de buscas, um link de acesso à conteúdo contrário à proposta que tramita no Congresso Nacional deste 2020. O governo federal, por meio da Senacon, notificou o site e este conteúdo foi retirado do ar.

Na ocasião, o órgão ainda determinou ao Google que informe os consumidores sobre eventual conflito de interesse na questão, já que uma aprovação do projeto impactaria nas operações da gigante de serviços online e software.

No entanto, o projeto de lei atacado pelas chamadas big techs teve a votação adiada pela Câmara dos Deputados.

Ainda não foi definido novo prazo para que o PL das Fake News seja votado pelos parlamentares.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dino promete tomar providências legais contra Telegram Read More »

STF anula decreto de Bolsonaro que suspendeu condenação de Daniel Silveira

STF anula decreto de Bolsonaro que suspendeu condenação de Daniel Silveira

Por votos 8 votos a 2, Corte entendeu que medida é inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou hoje (10) a validade do indulto de graça constitucional concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro ao ex-deputado federal Daniel Silveira.

Por votos 8 votos a 2, a Corte entendeu que o decreto é inconstitucional por desvio de finalidade de Bolsonaro para beneficiar Silveira.

Com a decisão, fica restabelecida a condenação do político pelo STF a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo a que responde por ataques à Corte.

O ex-deputado está preso desde fevereiro deste ano por descumprir regras da prisão domiciliar e fazer novos ataques ao Supremo.

No ano passado, Bolsonaro assinou um decreto concedendo graça constitucional à pena de Silveira, apoiador do então presidente e integrante da sua base na Câmara dos Deputados.

O decreto foi editado em 21 de abril, um dia após o parlamentar ter sido condenado pelo Supremo.

Votos

No julgamento, prevaleceu o voto proferido pela presidente da Corte e relatora dos processos, ministra Rosa Weber, para anular o benefício.

Seguiram o entendimento os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram para validar o indulto. Para eles, a Constituição concedeu ao presidente da República o poder de concessão de graça constitucional a condenados, medida que não poder ser revista pelo Judiciário.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF anula decreto de Bolsonaro que suspendeu condenação de Daniel Silveira Read More »

Público diz adeus a Rita Lee no planetário do Ibirapuera em São Paulo

Público diz adeus a Rita Lee no planetário do Ibirapuera em São Paulo

Filas para se despedir da artista começaram cedo

O velório da cantora Rita Lee ocorre na manhã desta quarta-feira (10) no planetário do Parque Ibirapuera, na capital paulista. As filas de fãs e admiradores para se despedir da artista, conhecida como a rainha do rock, começaram cedo. Por volta das 10h, o público começou a entrar no local onde está o corpo da cantora. No teto do planetário, está sendo exibido o céu do dia em que Rita Lee nasceu, em 31 de dezembro de 1947.

A cantora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava da doença. A família confirmou a morte nas redes sociais dela nessa terça-feira (9). Ela morreu em sua residência, em São Paulo, no final da noite de segunda-feira. “Cercada de todo amor e de sua família, como sempre desejou”, informou o comunicado da família.

O velório segue até as 17h. Em seguida, o corpo será cremado em uma cerimônia particular, conforme desejo de Rita.

Homenagens

Luigi Milone Leta, 13 anos, veio do Rio de Janeiro com a mãe Mariana Milone, 43 anos. “Sou muito fã da Rita, há muito pouco tempo, uns dois anos, mas a minha vida mudou desde que eu a conheci. Eu não sou a mesma pessoa e ela abriu a minha cabeça para um monte de coisa. Eu não estava preparado pra ver ela assim, mas eu a amo”, declarou.

Ele conta que a música Orra Meu é a sua preferida, pelo “deboche”. Luigi diz se sentir inspirado pelo espírito livre da artista. “Pela modernidade dela, numa época tão sombria, da ditadura militar, de 1964, ela desacatou autoridades. Ela pode fazer o que ela quiser, para mim isso é uma grande influência, até hoje, parece que o mundo está melhor, a gente ainda precisa de muita Rita Lee para aprender.”

A mãe do adolescente, Mariana, se diz orgulhosa do filho. “Eu admiro muito o Luigi. Desde pequenininho, ele gosta muito de arte e eu incentivo muito. E não só gosta da Rita Lee, mas do Chico Buarque, do Caetano Veloso, que realmente são compositores incríveis e que revolucionaram o mundo”, afirmou à Agência Brasil.

Débora Antunes, 28 anos, que é atleta, atriz e estudante de ciências sociais, também fez questão de se despedir. “A Rita compõe parte da minha identidade. Formou parte de quem eu sou. Ela foi muito importante pra mim num período da minha vida, em que eu li a autobiografia dela. Eu estava em outro país e foi um período muito desafiador. Me identifiquei muito com ela, ouvia muitas músicas e percebi que aquilo me empoderava, me dava força. Quem ela era, representava meu lado que, às vezes, eu tinha medo de ser”.

O escrevente do Judiciário, Luiz dos Reis, 57 anos, lembrou do primeiro disco de vinil que comprou. “Era o álbum Saúde. Comprei quando morava em Minas Gerais, em Sebastião do Paraíso. Era adolescente. Era uma coisa cara e rara, disco de vinil era pra poucos. Eu ouvia várias vezes, até o disco furar, acompanhando a letra no encarte”, lembra com saudosismo. Ele descreve Rita como uma multiartista que teve grande influência na sua vida. “Ela meteu umas coisas na minha cabeça. Para mim, é revolucionária, contestadora, provocadora, irreverente, politizada, um símbolo feminista.”

O Ibirapuera foi escolhido para a cerimônia de despedida por ser um local afetivo para Rita Lee, chamado por ela de “floresta encantada”.

O filho da cantora João Lee retomou a mensagem postada ontem nas redes sociais em que descreve os pais como heróis. “São eles que acabam definindo quem somos. Com certeza, se você perguntar pra uma criança quem é o herói dela, você vai ter uma chance muito grande de saber quem essa criança vai ser ao longo da vida”, disse à imprensa. Ele disse ter sido um privilégio a convivência com a mãe. “Não sei se conheci uma pessoa tão igual na minha vida, mas tive o privilégio de ter passado 43 anos com ela, aprendendo demais, recebendo os valores dela. Pra mim, vai ser eterna. Acho que pra todo mundo.”

João lembrou as muitas realizações da mãe ao longo da carreira: shows, turnês, discos, cenografia, roupa. “É uma loucura a quantidade de realizações que ela teve. Mas não é por isso que é minha heroína, é pela simplicidade, dignidade, pela honestidade, que ela vivia dia a dia, mês a mês. É uma loucura a honestidade dela, de lidar com as pessoas, entender as pessoas, a forma que tinha de se comunicar com o público, com o mundo, era uma pessoa muito única”, acrescentou.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Público diz adeus a Rita Lee no planetário do Ibirapuera em São Paulo Read More »

Planetário Móvel proporciona experiência imersiva para estudantes em escola potiguar

Planetário Móvel proporciona experiência imersiva para estudantes em escola potiguar

A forma imersiva de ensinar conteúdos envolvendo o universo é eficaz para despertar a curiosidade e interesse dos estudantes

Com o intuito de tornar a complexidade do universo palpável para os estudantes, o Colégio Nossa Senhora das Neves apostou em uma experiência imersiva. Disponível para crianças do Nível IV até o 7º ano, o Urânia Planetário Móvel é um domo com aproximadamente 7 metros de diâmetro que conta com uma projeção 360º em seu interior, o que proporciona uma referência visual de como é o universo.

O espaço tem sido motivo de fascinação e curiosidade entre os estudantes. O objetivo da iniciativa é enriquecer o aprendizado dos alunos de uma forma lúdica e interativa, proporcionando uma oportunidade única para que eles possam aprender sobre o universo e o espaço de uma maneira diferente.

Para o educador Gille Rezende, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental do Neves, a novidade está sendo um ótimo jeito de difundir a ciência astronômica entre as crianças, aguçando a curiosidade e incentivando o interesse dos alunos na área. “Os estudantes criaram muita expectativa e se animaram quando falamos da vinda do planetário. Em geral, eles ficam admirados com a experiência, e comentam que se impressionam com o que é visto, o que os faz querer pesquisar e conhecer mais sobre”, conta.

Uma das crianças que adorou aprender nesse formato 100% imersivo foi a aluna Maria Luiza Santos, do 6º ano. “Eu gostei muito de ver os planetas e o sistema solar. Eles também mostraram como o telescópio foi criado e como através dele conseguimos ver os astros”, relata a estudante.

‌No planetário, discussões sobre conceitos complexos de Física, Ciências e Geografia surgem de forma natural entre professores e alunos, o que dá aos estudantes poder e autonomia sobre o próprio processo de aprendizagem. “É gratificante ver todos aprendendo enquanto testemunham uma viagem intergaláctica acontecendo”, conclui o coordenador.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Planetário Móvel proporciona experiência imersiva para estudantes em escola potiguar Read More »

Motoristas de aplicativo farão paralisação na próxima segunda (15)

Motoristas de aplicativo farão paralisação na próxima segunda (15)

A ação ocorrerá de forma coordenada e os motoristas de aplicativo de todo o país irão desligar seus aplicativos em protesto

Uma paralisação dos motoristas de aplicativo em todo Brasil está programada para a próxima segunda-feira (15.mai.2023). Segundo a Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), a ação ocorrerá de forma coordenada e os motoristas de aplicativo de todo o país irão desligar seus aplicativos em protesto contra os baixos ganhos da categoria.

A principal reivindicação dos motoristas é pelo aumento da tarifa mínima paga aos trabalhadores – para o valor de R$ 10 – que segundo eles, está defasada há anos e não cobre mais os custos necessários para a realização do trabalho. Eles reivindicam também um maior valor pelo quilômetro rodado e pelo tempo da viagem.

“Nos últimos anos os profissionais vêm sofrendo uma severa diminuição na rentabilidade do seu trabalho, sem que as plataformas promovam nenhuma espécie de reajuste significativo para seus ganhos, fato que tem provocado a insatisfação dos motoristas e até a desistência de alguns de continuarem prestando o serviço, o que acaba refletindo na diminuição da oferta de veículos para os passageiros e os altos índices de cancelamento de viagens”, diz a nota da AMAPP-RN.

A associação aponta que a paralisação será “a maior da história dos aplicativos de transporte de passageiros”.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motoristas de aplicativo farão paralisação na próxima segunda (15) Read More »

Carlos Eduardo deverá se filiar ao PSD

Carlos Eduardo deverá se filiar ao PSD

Ex-prefeito deixou o PDT no último sábado (6), após 14 anos na legenda

O Partido Social Democrático (PSD) deverá ser o próximo partido do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. Ele deixou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no último sábado (6.mai.2023), após 14 anos na legenda. O ingresso no PSD ocorre após convite da senadora Zenaide Maia, que lidera a legenda no Rio Grande do Norte ao lado do marido, o secretário de Desenvolvimento do RN, Jaime Calado.

Anteriormente, o PSD já foi comandado pelo ex-governador e atual deputado federal Robinson Faria – que trocou a legenda pelo PL – e posteriormente pelo deputado estadual evangélico Jacó Jácome – que foi candidato a deputado federal, fazendo dobradinha com seu pai, Antônio Jácome, para o parlamento estadual. Ambos perderam.

Segundo informações dos bastidores da política local, o ingresso de Carlos Eduardo ao PSD faz parte de uma estratégia de Zenaide e Jaime para se fortalecer diante do PT da governadora Fátima Bezerra. Jaime é pré-candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, onde o atual gestor Eraldo Paiva (PT) deverá tentar a reeleição.

Em Natal, Carlos deverá concorrer novamente à prefeitura municipal, possivelmente concorrendo com a deputada federal Natália Bonavides (PT), que também é pré-candidata à gestão municipal.

Zenaide, por sua vez, deverá disputar a reeleição para o Senado em 2026, quando estarão em disputa duas vagas. Mas, a estratégia do casal considera, desde já, a ampliação dos diretórios municipais do PSD, de olho nas eleições de prefeitos e vereadores em 2024. O partido tem 14 prefeitos atualmente.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carlos Eduardo deverá se filiar ao PSD Read More »

Três policiais e um comerciante são presos por tráfico de drogas em Natal

Três policiais e um comerciante são presos por tráfico de drogas em Natal

Os policiais presos foram conduzidos ao Comando Geral da Polícia Militar do RN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/NATAL), em ação conjunta com a Polícia Militar (PM), deflagrou na manhã desta quarta-feira (10.mai.2023), uma operação que resultou na prisão de três policiais militares envolvidos com tráfico de drogas e associação para o tráfico, em Natal.

Segundo a Polícia Civil, um comerciante também foi preso. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão. Os policiais presos foram conduzidos ao Comando Geral da Polícia Militar do RN.

Além da Polícia Militar do RN, a DENARC contou com os apoios da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e do Departamento de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Três policiais e um comerciante são presos por tráfico de drogas em Natal Read More »

Conselho Deliberativo do América aprova proposta vinculante para a compra da SAF

Conselho Deliberativo do América aprova proposta vinculante para a compra da SAF

Segundo o time, a aprovação contou com cerca de 90% dos votos

O Conselho Deliberativo do América Futebol Clube aprovou, na noite desta terça-feira (9.mai.2023), a proposta vinculante de compra de 80% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) enviada pela Hipe com condicionantes que precisarão ser incorporadas à oferta pela investidora. Segundo o América, a aprovação contou com cerca de 90% dos votos.

De acordo com o vídeo divulgado pelo clube no início do mês de abril – quando houve o anúncio do interesse do time para a criação da SAF – a HI.PE Capital S.A será responsável por “promover incremento das receitas e, consequentemente, da capacidade de investimento no esporte“.

Com a criação da SAF, o América-RN pretende estar entre os maiores orçamentos dos clubes participantes das Séries B e C. A expectativa é que o investimento estrutural possa melhorar a performance dos atletas, tanto profissionais quanto de base, bem como garantir a competitividade em todas as divisões até a Série A.

Foto: Victor Eduardo/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conselho Deliberativo do América aprova proposta vinculante para a compra da SAF Read More »

GreenSea será responsável pela exportação de frutas pelo Porto de Natal

GreenSea será responsável pela exportação de frutas pelo Porto de Natal

A previsão da empresa é embarcar 10 mil pallets por semana na próxima safra de melões e melancias

A empresa Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de frutas do Brasil, anunciou nesta terça-feira (9.mai.2023), a entrada da GreenSea no mercado de transporte das frutas potiguares para outros países, por meio de navios do tipo Reefer, que dispensam o uso de container e usam pallets.

A previsão da empresa é embarcar 10 mil pallets por semana na próxima safra de melões e melancias, representando um aumento na arrecadação e empregabilidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra participou da solenidade e ressaltou a importância da fruticultura para a economia potiguar.

A entrada da GreenSea no mercado de transporte de frutas potiguares irá beneficiar não só a Agrícola Famosa, mas toda a cadeia logística de fornecimento da região Oeste, desde o combustível até a alimentação para caminhoneiros.

Na ocasião, a Governadora destacou que a Codern é uma autoridade portuária do Governo Federal, mas que tem impacto direto no desenvolvimento da região, e ressaltou a dificuldade da Companhia com a perspectiva de uma empresa marítima que atuava no Porto de Natal deixar a região.

A governadora ressaltou entrada da GreenSea representa um novo impulso para o desenvolvimento econômico da região e uma nova opção de transporte de frutas para exportação.

Foto: Codern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

GreenSea será responsável pela exportação de frutas pelo Porto de Natal Read More »

Humorista Ery Soares é uma das atrações do Natal Comedy Club no fim de semana

Humorista Ery Soares é uma das atrações do Natal Comedy Club no fim de semana

O cearense, vencedor do quadro ‘Quem chega lá’, no Domingão do Faustão, em 2017, promete arrancar boas risadas do público com imitações, causos e um arsenal de piadas

Maluco! Doido! Com o famoso bordão, o humorista Ery Soares que popularizou o personagem Tizil, do programa Nas Garras da Patrulha, na TV Diário, é uma das atrações do Natal Comedy Club nesse fim de semana. O cearense, vencedor do quadro ‘Quem chega lá’, no Domingão do Faustão, em 2017, promete arrancar boas risadas do público com imitações, causos e um arsenal de piadas sobre os mais variados assuntos no domingo, dia 14 de maio.

A programação do Natal Comedy Club começa hoje (10) com o projeto “Komédia com Ka”, uma noite de comédia com karaokê. A entrada é gratuita. A casa abre todos os dias às 18h. Na quinta-feira, dia 11, a casa realiza o Fábrica de Piadas Potiguar. O espetáculo terá apresentação de Vini Medeiros e contará com um elenco de peso: Vitor Ricardo, Willian Wallacy, Doris Mayra, Danilo Praxedes, Pedro Vale, Thales Dantas e Robson Queiroz. A noite contará ainda com uma gravação do quadro “Hora Extra”.

Na sexta (12), às 20h, o comediante Shayne Brennand volta a Natal e apresenta no Natal Comedy Club o show “Sem Vergonha de Sorrir”. A noite terá participação de Marquinhos Batista e Marcelo Monteiro. Já no sábado (13). também às 20h, será a vez do sergipano Ramon Coxinha em “Eu sou o show!”. Os ingressos para as apresentações estão à venda na bilheteria da casa ou no site e aplicativo Outgo.

O Natal Comedy Club está localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 3510, em Candelária. Mais informações: (84) 99146-0743 e no perfil oficial do instagram @natalcomedyclub.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Humorista Ery Soares é uma das atrações do Natal Comedy Club no fim de semana Read More »

Mossoró: TSE anula votos do PSDB por candidaturas laranjas e vereadora Larissa Rosado perde mandato

Mossoró: TSE anula votos do PSDB por candidaturas laranjas e vereadora Larissa Rosado perde mandato

Os ministros do TSE determinaram o recálculo dos quocientes eleitoral e partidários

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta terça-feira (9.mai.2023), a anulação dos votos recebidos pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, por uso de “candidaturas laranjas” para fraudar a cota de gênero. Com isso, a vereadora Larissa Rosado – que pertencia ao PSDB e agora está no União Brasil – perdeu o mandato. O primeiro suplente do Democracia Cristã (DC), Marrom Lanche, assumirá a vaga.

Os ministros do TSE determinaram o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, cassando os registros e diplomas de todos os candidatos do PSDB vinculados ao DRAP. Além disso, Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva também foram consideradas “laranjas” e ficarão inelegíveis. A decisão deverá ser cumprida imediatamente pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN).

O julgamento foi unânime e contou com a presença do relator, ministro Carlos Horbach, além dos ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Alexandre de Moraes (presidente).

Larissa nega irregularidades

Por meio de nota, a vereadora Larissa Rosado negou as irregularidades e afirmou que vai apresentar recurso ao TSE. Confira a nota na íntegra:

Nota de Larissa Rosado

Recebemos com surpresa a notícia sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou a chapa de vereador do PSDB nas eleições de 2020, em Mossoró/RN, visto que a Justiça Eleitoral, por três oportunidades, na 33ª Zona Eleitoral, no TRE e no próprio TSE, reconheceu que inexistem provas mínimas de fraude.

Reafirmamos que jamais houve, no PSDB Mossoró, nas eleições 2020, qualquer fraude à cota de gênero. Como é sabido, durante nossos mais de 20 anos de vida pública, sempre defendemos a mulher e o fortalecimento da presença feminina da política e em todos os espaços.

O julgamento, segundo informa nossa assessoria jurídica, diz respeito a um agravo regimental no qual inicialmente o TSE vinha votando pela manutenção da improcedência, mas, após adiamento da votação, mudou o entendimento, cassando toda a chapa.

Apresentaremos recurso e demonstraremos a legitimidade da nossa eleição.

Larissa Rosado

Foto: Edilberto Barros/CMM/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mossoró: TSE anula votos do PSDB por candidaturas laranjas e vereadora Larissa Rosado perde mandato Read More »

Arquidiocese aciona Justiça por reintegração de posse de terreno ocupado por movimento de luta por moradia

Arquidiocese aciona Justiça por reintegração de posse de terreno ocupado por movimento de luta por moradia

A ocupação ao terreno no Bom Pastor ocorre desde o dia 21 de abril. O local era a antiga residência do padre Thiago Theisen

A Arquidiocese de Natal entrou com um pedido de reintegração de posse de um terreno ocupado por cerca de 120 famílias ligadas ao Movimento de Luta por Moradia Popular (MLMP). A ocupação ao terreno no Bom Pastor ocorre desde o dia 21 de abril. O local era a antiga residência do padre Thiago Theisen, que morreu aos 90 anos em outubro de 2021.

A Arquidiocese, proprietária do terreno, justificou o pedido pela falta de diálogo para a saída das famílias. “Não tendo diálogo de saída, nós entramos com o pedido de reintegração de posse. É um direito da Arquidiocese. Esse terreno foi invadido. Esse terreno tem escritura pública, é murado e não julgamos justo o modo com o movimento se apossou do terreno. E como não tem diálogo, a gente solicitou a Justiça para que proceda a partir do que deve ser feito”, afirmou o pároco da Catedral Metropolitana, Valdir Cândido.

O governo do Estado está negociando uma solução para o caso antes que haja uma decisão judicial, e cadastrando as famílias para encaminhar dados ao município visando a inserção delas em futuros programas habitacionais desenvolvidos pelos entes federativos.

Representantes do movimento se reuniram com o governo nesta semana para tratar da ocupação do terreno. O movimento social apresentou solicitações para atender as famílias e as demandas foram acolhidas pelo estado, que vai intermediar com a arquidiocese a melhor solução para a desocupação.

Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Arquidiocese aciona Justiça por reintegração de posse de terreno ocupado por movimento de luta por moradia Read More »

Mulher é agredida pelo companheiro em Parnamirim

Mulher é agredida pelo companheiro em Parnamirim

As lesões foram tão graves que ela perdeu vários tufos de cabelo e vomitou sangue

Uma mulher foi agredida pelo companheiro com socos, chutes e puxões de cabelo em Parnamirim. As agressões ocorreram em 29 de abril, mas a vítima só denunciou o caso à polícia em 2 de maio. As lesões foram tão graves que ela perdeu vários tufos de cabelo e vomitou sangue.

A prisão do suspeito foi pedida após testemunhas e exames que comprovaram as lesões, e ele já estava se preparando para fugir quando os policiais civis chegaram. O homem deverá ser indiciado pelos crimes de injúria e lesão corporal qualificada contra mulher.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é agredida pelo companheiro em Parnamirim Read More »

Ministério Público de Goiás denuncia 16 investigados por fraudes em jogos de futebol

Ministério Público de Goiás denuncia 16 investigados por fraudes em jogos de futebol

A denúncia é resultado da Operação Penalidade Máxima II e seus desdobramentos, e já foi recebida pelo Poder Judiciário

O Ministério Público de Goiás denunciou 16 pessoas por manipulação de resultados em 13 partidas de futebol. A fraude envolveu jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A e B de 2022 e campeonatos estaduais realizados em 2023. Os jogadores se comprometeram a cometer faltas para receber cartões e a cometer pênaltis para garantir o êxito em elevadas apostas esportivas. A denúncia é resultado da Operação Penalidade Máxima II e seus desdobramentos, e já foi recebida pelo Poder Judiciário.

A organização criminosa visava apostar nos resultados e eventos induzidos para obter elevados ganhos. A denúncia traz farto material comprobatório, com prints de conversas e transcrições de áudios entre os denunciados, obtidos por meio de autorização judicial. O grupo se valeu de inúmeras contas de terceiros para aumentar seus lucros, ocultar reais beneficiários e registrou a atuação de intermediadores para identificar, fornecer e realizar contatos com jogadores dispostos a praticar as corrupções.

“Trata-se de atuação especializada visando ao aliciamento e cooptação de atletas profissionais para, mediante contraprestação financeira, assegurar a prática de determinados eventos em partidas oficiais de futebol e, com isso, garantir o êxito em elevadas apostas esportivas feitas pelo grupo criminoso em casas do ramo, como www.bet365.com e www.betano.com. O grupo se vale, ainda, de inúmeras contas de terceiros para aumentar seus lucros, ocultar reais beneficiários e registra a atuação de intermediadores para identificar, fornecer e realizar contatos com jogadores dispostos a praticar as corrupções”, descrevem as promotoras e os promotores.

Os réus são: Bruno Lopez de Moura, Ícaro Fernando Calixto dos Santos, Luís Felipe Rodrigues de Castro, Victor Yamasaki Fernandes, Zildo Peixoto Neto, Thiago Chambó Andrade, Romário Hugo dos Santos, William de Oliveira Souza, Eduardo Gabriel dos Santos Bauermann, Gabriel Ferreira Neris, Victor Ramos Ferreira, Igor Aquino da Silva, Jonathan Doin, Pedro Gama dos Santos Júnior, Fernando José da Cunha Neto e Matheus Phillipe Coutinho Gomes.

Segundo o MPGO, a lista das partidas nas quais o grupo criminoso atuou visando induzir eventos fraudulentos, em ordem cronológica, é a seguinte:

  • Palmeiras X Juventude (10.09.2022)
  • Juventude X Fortaleza (17.09.2022)
  • Goiás X Juventude (05.11.2022)
  • Ceará X Cuiabá (16.10.2022)
  • Sport X Operário (PR) (28.10.2022)
  • Red Bull Bragantino X América (MG) (05.11.2022)
  • Santos X Avaí (05.11.2022)
  • Botafogo X Santos (10.11.2022)
  • Palmeiras X Cuiabá (06.11.2022)
  • Red Bull Bragantino X Portuguesa (SP) (21.1.2023)
  • Guarani X Portuguesa (SP) (08.02.2023)
  • Bento Gonçalves X Novo Hamburgo (11.02.2023)
  • Caxias X São Luiz (RS) (12.02.2023)

Algumas partidas seguem em investigação em outro procedimento criminal, Luverdense x Operário de Várzea Grande (MT) e Goiás x Goiânia entre elas.

MPGO pede R$ 2 milhões dano moral coletivo

O MPGO requereu ainda que seja fixado o valor mínimo de R$ 2 milhões para reparar os danos morais coletivos causados pelos denunciados. O valor deverá ser atribuído globalmente, de forma solidária, a todos os réus, considerando-se os fatos elementos já colhidos ao longo da investigação, bem como aqueles que serão trazidos durante a instrução processual.

O parâmetro utilizado para a definição do valor refere-se a uma das expectativas de lucro do grupo criminoso com a utilização de dezenas de contas que foram empregadas nas apostas manipuladas descritas na denúncia.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério Público de Goiás denuncia 16 investigados por fraudes em jogos de futebol Read More »

Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes

Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes

Deputado Dr. Francisco acatou 43 emendas de parlamentares

Foi adiada para esta quarta-feira (10) a votação da Medida Provisória do Bolsa Família na Comissão Mista no Congresso Nacional. A medida prevê o pagamento de R$ 600 para famílias de baixa renda. A votação está marcada para 14h30.

O adiamento ocorreu após pedido de vista coletivo dos parlamentares.

Lactantes

O relator, deputado Dr. Francisco (PT-PI) aceitou mudanças no parecer, e incluiu 43 das 257 emendas apresentadas. Uma delas garante pagamento de R$ 50 a mulheres que estão amamentando, o que significará impacto de R$ 229,67 milhões ao ano. Segundo o relator, o montante foi alinhado com o governo federal.

A proposta, encaminhada pelo governo federal, previa o valor adicional para dependentes de 7 a 18 anos e gestantes.

Empréstimo com BPC

Já o relator descartou emendas que solicitavam a volta da contratação de empréstimos com desconto em folha para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) “Não julgamos acertada essa permissão, considerando o potencial endividamento dessas famílias devido ao estado de vulnerabilidade em que se encontram”, afirmou o deputado.

Porém, acatou alteração para que o BPC seja usado em empréstimo consignado na margem de 35%, sendo 30% para financiamentos e 5% pagamento de despesas com carão de crédito. Os descontos serão autorizados com período mínimo de cinco dias úteis. “Dando prazo necessário para reflexão antes da tomada final da decisão que pode comprometer parcela elevada da renda do indivíduo atendido pelo BPC”, explica.

O parecer traz ainda concessão do Bolsa Família para famílias que recebem seguro defeso, desde que não acumulem os auxílios.

Foto: MDAS/Divulgação

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Relator do Bolsa Família inclui bônus de R$ 50 para lactantes Read More »

MPF cobra Telegram sobre disparo de mensagem contra PL das Fake News

MPF cobra Telegram sobre disparo de mensagem contra PL das Fake News

Plataforma digital terá 10 dias para responder questionamentos

O Ministério Público Federal (MPF), em São Paulo, cobrou, nesta terça-feira (9), informações ao aplicativo de mensagens Telegram Brasil sobre o disparo em massa de mensagem feito pela plataforma a seus usuários no país, na tarde desta terça-feira. O texto divulgado é contrário à aprovação do Projeto de Lei 2630/2020, o PL das Fake News, que propõe medidas de enfrentamento à divulgação de conteúdos falsos e à violência digital.

Na mensagem disparada, o Telegram Brasil alega que o projeto de lei representa “um ataque à democracia”. Segundo a plataforma, o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a Internet moderna”, se o PL for aprovado pelo Congresso Nacional. O Telegram ainda ameaça que se o PL passar com a redação atual, no Congresso Nacional, “empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil”.

No ofício encaminhado à plataforma digital, o MPF questionou se a big tech dispõe de canal para contestação por parte daqueles usuários que discordam do posicionamento da rede.

O MPF-SP ainda perguntou se a empresa descreve aos consumidores, nos termos de uso do aplicativo, uma autorização de impulsionamento de mensagens não relacionadas a atualizações técnicas ou comunicações sobre recursos da aplicação. O órgão indaga o motivo pelo qual o disparo foi efetuado a todos os usuários da plataforma, e não apenas àqueles inscritos no canal Telegram Notifications.

O ofício foi assinado pelo procurador da República, Yuri Corrêa Luz, da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, do MPF.

O Telegram Brasil terá o prazo de 10 dias para responder aos questionamentos do MPF-SP.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPF cobra Telegram sobre disparo de mensagem contra PL das Fake News Read More »

Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Rita Lee

Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Rita Lee

Cantora morreu em São Paulo, aos 75 anos de idade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias, em todo o país, pela morte da cantora Rita Lee Jones. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A cantora e compositora, um dos nomes mais importantes da música brasileira, ícone do pop e do rock nacionais, morreu nesta terça-feira (9), aos 75 anos, em casa em São Paulo. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava a doença.

Mais cedo, em postagem nas redes sociais, o presidente escreveu que Rita Lee “é um dos maiores e mais geniais nomes da música brasileira. Cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista. Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus a sua trajetória”.

Ainda na mensagem, Lula lembrou que “Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte”.

O velório será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. “De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Neste momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz nota da família.

Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos – Beto, de 45 anos; João, de 44; e Antônio, de 42.

Foto: Chevrolet Hall Belo Horizonte/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Rita Lee Read More »

Gilmar e Toffoli votam para considerar Moro parcial na Lava Jato

Gilmar e Toffoli votam para considerar Moro parcial na Lava Jato

Tese, no entanto, não saiu vencedora na votação na Segunda Turma

Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votaram hoje (9) para considerar o ex-juiz Sergio Moro parcial em mais um processo da Operação Lava Jato.

Para os ministros, Moro condicionou a decretação da prisão preventiva de Sergio Souza Bocaletti, acusado de atuar como operador financeiro do esquema de propina na Petrobras, à aceitação de medidas cautelares diversas da prisão, como apreensão de passaporte e proibição de sair do país.

Apesar da manifestação dos ministros, o entendimento não saiu vencedor na votação ocorrida na Segunda Turma do STF, que terminou com a concessão do habeas corpus somente para liberar o passaporte do condenado e também derrubar restrições para viagens ao exterior.

Os ministros André Mendonça, Nunes Marques e Edson Fachin não acolheram a tese de parcialidade contra Moro.

Sergio Bocaletti foi condenado a sete anos de prisão por lavagem de dinheiro. De acordo com os investigadores da Lava Jato, ele operava contas no exterior para dissimular pagamentos de propina a agentes da Petrobras.

Em 2018, ele foi solto por Sergio Moro após pagar R$ 21 milhões de fiança.

Durante o julgamento, além de votar pela parcialidade de Moro, Gilmar Mendes concluiu que o processo contra Bocaletti deve ser anulado em decorrência de seu entendimento.

Na avaliação de Mendes, a ilegalidade no processo ocorreu quando Moro abriu prazo de cinco dias para que a defesa se manifestasse sobre a substituição da prisão pelas medidas cautelares.

O ministro também voltou a criticar a operação e o que chama de “República de Curitiba”.

“As pessoas só eram soltas depois de confessarem. Isso é uma vergonha, e não podemos ter esse tipo de ônus. Coisa de pervertido. Claramente se tratava de prática de tortura, usando o poder do Estado. Se trata de pervertidos incumbidos de funções públicas”, afirmou.

Em seguida, Toffoli afirmou que a Constituição impede a autoincriminação e considerou que houve “coação para barganhar a prisão”. Para o ministro, a Lava Jato era uma “indústria de condenações”.

“O ministro Gilmar Mendes detectou que houve uma espécie de barganha. Usou-se do poder do Estado-juiz, que não é parte, para instruir o processo para se obter informações. É um pau de arara do século 21”, completou.

Em março de 2021, o colegiado considerou Moro parcial na condução do processo envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do ex-juiz e aguarda retorno.

Foto: Anderson Riedel/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Gilmar e Toffoli votam para considerar Moro parcial na Lava Jato Read More »

Donald Trump é condenado por abusar sexualmente de escritora

Donald Trump é condenado por abusar sexualmente de escritora

A decisão é um revés para as ambições políticas de Trump de retornar à Presidência dos Estados Unidos em 2024

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi considerado culpado, nesta terça-feira (9.mai.2023) de abuso sexual contra a escritora E. Jean Carroll na década de 1990 e de difamá-la ao rotulá-la de mentirosa. Um júri federal concedeu a Carroll cerca de 5 milhões de dólares em indenização. A decisão é um revés para as ambições políticas de Trump de retornar à Presidência dos Estados Unidos em 2024, já que ele é o favorito nas pesquisas para a indicação republicana.

Durante o julgamento civil, Carroll alegou que Trump a estuprou em uma loja de departamentos em Manhattan e depois prejudicou sua reputação. O júri deliberou por pouco menos de três horas antes de chegar a um veredicto unânime contra Trump. A decisão pode afetar a campanha de Trump em 2024 e tem implicações legais para outros casos de difamação em que ele é réu.

Foto: Isac Nóbrega/PR/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Donald Trump é condenado por abusar sexualmente de escritora Read More »

Câmeras registram momento em que homem abandona carro com corpo em frente à UPA de Parnamirim

Câmeras registram momento em que homem abandona carro com corpo em frente à UPA de Parnamirim

A vítima foi encontrada no banco de trás do carro, com vários hematomas pelo corpo

Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que um homem sai do carro em que William de Souza Avelar, de 28 anos, foi encontrado morto. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (8.mai.2023), em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

As imagens mostram um homem de camisa preta saindo do carro logo após ele estacionar com o pisca-alerta ligado. A vítima foi encontrada no banco de trás do carro, com vários hematomas pelo corpo. Familiares que moram próximo à UPA encontraram o corpo e chamaram um médico, mas ele já estava morto.

O Itep foi acionado para a remoção do corpo e a Polícia Civil está investigando o caso. Até o momento, não se sabe a causa da morte de William.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmeras registram momento em que homem abandona carro com corpo em frente à UPA de Parnamirim Read More »

Força-Tarefa prende no RJ líder de facção criminosa suspeito de coordenar ataques no RN

Força-Tarefa prende no RJ líder de facção criminosa suspeito de coordenar ataques no RN

O preso era foragido desde 2018 e acusado de integrar facção criminosa no RN, onde teria participado de ataques ao estado nos anos de 2016 e 2023

A Força Tarefa SUSP/RN do Ministério da Justiça (FT-SUSP/RN), em operação conjunta com a Delegacia da Polícia Federal em Macaé e a Superintendência da PF no Rio de Janeiro (RJ), deu cumprimento nesta terça-feira, (9.mai.2023), em Rio das Ostras (RJ), ao mandado de prisão de recaptura expedido pela Vara Única da Comarca de Nísia Floresta (RN), em desfavor de um homem de 40 anos, condenado pelos crimes de homicídio qualificado, roubo e receptação. Ele estava foragido desde fevereiro de 2018 e é suspeito de integrar facção criminosa no RN e, de também ter coordenado os ataques ocorridos neste estado em março de 2023.

Conhecido das forças de segurança pelo seu grau de periculosidade e envolvimento no mundo do crime, o preso é um dos implicados de participação em um assalto à joalheria de um shopping de Natal, no dia 30 de outubro de 2012, ocasião em que foi deixado em cima do balcão do estabelecimento, um pacote contendo uma bomba, além de ser apontado como um dos 21 presos líderes de uma facção que foram transferidos para presídios federais após os ataques ao RN, no ano de 2016.

Força Tarefa SUSP/RN

A Força-Tarefa de combate ao crime organizado do Sistema Único de Segurança Pública (FT-SUSP/RN) é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais-Senappen, Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN/SEAP) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (SESED).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública atua na articulação dessas ações conjuntas entre as forças de segurança federais e estaduais, juntamente com as secretarias de segurança pública.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Força-Tarefa prende no RJ líder de facção criminosa suspeito de coordenar ataques no RN Read More »

RN registra quase 5 mil casos notificados de dengue até abril

RN registra quase 5 mil casos notificados de dengue até abril

Estado também registrou 1.652 casos de chikungunya e 480 de zika vírus

De acordo com o boletim epidemiológico das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) nesta terça-feira (9.mai.2023), o estado registrou 4.469 casos notificados de dengue, 1.652 casos notificados de chikungunya e 480 casos notificados de zika vírus entre janeiro e abril de 2023.

A incidência da dengue foi de 99,50 casos prováveis por 100 mil habitantes, enquanto a incidência da chikungunya foi de 37,66 casos prováveis por 100 mil habitantes e a incidência da zika foi de 11,30 casos prováveis por 100 mil habitantes.

A Sesap-RN afirmou ter notado um aumento consecutivo nos casos de chikungunya e zika. A pasta destacou a importância de medidas simples de prevenção, como evitar a formação de criadouros do mosquito nas residências e locais de trabalho e receber a visita do agente de endemias.

De acordo com a pasta, os sintomas iniciais das arboviroses podem ser semelhantes e às vezes não tão específicos, por isso é importante observar a diferenciação dos sintomas para que se possa conduzir o tratamento do caso de forma adequada e procurar um serviço de saúde ao apresentar algum sintoma.

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN registra quase 5 mil casos notificados de dengue até abril Read More »

Operação da PRF combate abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no RN

Operação da PRF combate abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no RN

Operação DOMIDUCA e o Projeto Mapear são ações nacionais de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na sexta-feira (05.mai.2023), no Rio Grande do Norte, a operação nacional DOMIDUCA V. Foram fiscalizados pontos vulneráveis nas BR-226, 101 e 406, levantados pelo Projeto Mapear com a finalidade de identificar possíveis situações de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Durante a operação, na madrugada do sábado (06.mai), no Km 151 da BR-406, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal, uma mulher foi encaminhada, para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão da Zona Norte, em Natal, por hospedar uma adolescente de 17 anos em uma casa de prostituição, que configura infração administrativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

De acordo com a PRF, a Operação DOMIDUCA e o Projeto Mapear são ações nacionais de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. A PRF informa que quem tiver conhecimento de alguma situação relacionada à exploração sexual de crianças ou adolescente ao longo de alguma BR, pode informar de forma anônima a central da PRF 191.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação da PRF combate abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no RN Read More »

IBGE abre inscrições do processo seletivo para contratação de estagiários no RN

IBGE abre inscrições do processo seletivo para contratação de estagiários no RN

Não há cobrança de taxa de inscrição

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo público com o objetivo de preencher 316 vagas de estágio no IBGE, espalhadas por 25 estados e no Distrito Federal. As inscrições tiveram início na segunda-feira (8.mai.2023) e seguem até 23 de maio, mesmo período para a realização da prova objetiva online, que será disponibilizada assim que a inscrição for deferida.

Para o Rio Grande do Norte, as vagas são destinadas para as unidades de Natal, e contemplam estágios nas áreas de Administração, Comunicação Social e Informática. Ao todo, há 6 vagas disponíveis para o estado nas categorias ampla concorrência, pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência

Tanto a inscrição quanto a prova online devem ser realizadas pelo site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), onde o candidato pode consultar o edital e o cronograma. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 23 de junho. Este é o primeiro processo seletivo para estagiários do IBGE a ser feito de forma online e as contratações deverão começar a ser efetuadas em julho.

Segundo o instituto, as oportunidades são para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva. Não há cobrança de taxa de inscrição.

O IBGE afirma que estágio terá jornada de 20 ou 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, em horários e turnos a serem definidos pelo IBGE, podendo ser nas modalidades presencial, à distância ou híbrida.

A bolsa-auxílio é de R$ 787,98 para as vagas de 20 horas semanais e de R$ 1.125,9 para as de 30 horas. O estagiário ainda terá direito a auxílio-transporte equivalente a R$ 10 por dia estagiado presencialmente, mas não fará jus a outros benefícios, tais como auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

A prova online terá 20 questões, sendo 5 de Língua Portuguesa, 5 de Matemática e Raciocínio Lógico, 5 de Geografia e 5 de Conhecimentos Gerais e Atualidades. O candidato terá 120 segundos para responder cada questão. Caso não responda dentro do tempo determinado, o sistema gravará a resposta em branco e seguirá automaticamente para a próxima questão.

Segundo a coordenadora de estágios do IBGE, Thais Tomaz, “a unificação da seleção entre todos os estados tem por objetivo ajudar na divulgação e alcance de estudantes por todo o Brasil.” A divisão de vagas por localidade, especialização e quantitativo para cada tipo de concorrência.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IBGE abre inscrições do processo seletivo para contratação de estagiários no RN Read More »

Natal Shopping propõe rodas de conversa sobre questões maternas

Natal Shopping propõe rodas de conversa sobre questões maternas

Ação está alinhada com a campanha Maio Furta-cor, que chama atenção para saúde a mental materna; paralelamente, campanha arrecada potes de vidro para doação de leite

No mês das mães, o Natal Shopping realiza a partir desta quarta-feira (10) a sexta (12), uma série de atividades inspiradas na campanha Maio Furta-cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A proposta do evento é ser um espaço para trocas de experiências sobre a maternidade e questões que permeiam essa vivência.

O evento convida especialistas para falar sobre temas diversos de interesse da comunidade como “Rede de apoio como ferramenta de autocuidado materno”, “Maternidade atípica”, “Exaustão materna” e “Amamentação”. O acesso é gratuito, basta realizar a inscrição pelo aplicativo do shopping.

“Sabemos que o mês de maio e o Dia das Mães são muito voltados para homenagens e presentes, mas pensamos nessa experiência que chama atenção para o dia a dia da maternidade, que pode trazer questões sensíveis diante da grande dedicação dessas mulheres aos seus filhos e família. A ideia é proporcionar às nossas clientes que são mães um momento para falar sobre suas vivências e se sentirem acolhidas por outras que certamente estão passando pelas mesmas situações”, reflete a gerente de marketing do Natal Shopping, Diana Petta.

A psicóloga Marina Costa aponta que atividades como esta e ações de cuidados com o bem-estar emocional das mães são de extrema importância porque essas mulheres, que muitas vezes estão em um contexto de cansaço, sobrecarga e abdicação da sua individualidade em função do bem-estar dos filhos.

“É uma rotina com uma carga muito grande e agora muitas pessoas, felizmente, têm desconstruído aquela ideia de que a mãe precisa ser uma guerreira que dá conta de tudo porque está tudo bem não dar conta de tudo, somos humanos. É um exercício diário tirar esse peso de nós mesmos”, opina.

Doação de leite materno

Ao longo de todo o mês de maio, o shopping também põe em prática uma campanha de arrecadação de potes de vidro com tampa para o Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco. As doações podem ser feitas no Espaço Família, localizado no Piso L2.

SERVIÇO

O que: Rodas de conversa sobre questões maternas
Quando: De 10 a 12 de maio, às 19h
Acesso gratuito, mediante cadastro no aplicativo do shopping.

Programação:

10/05 – Rede de apoio como ferramenta de autocuidado materno, com Flávia Bússolo, Alessandra Maia e Tatiane Ramos
11/05 – A maternidade Atípica, com Maricélia Soares
12/05 – Exaustão materna, com Magna Aragão e Maíra Madruga
12/05, às 20h – Amamentação, com Rhuama Karenina
12/05, às 21h – Encerramento com Mamaço

Foto: Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping propõe rodas de conversa sobre questões maternas Read More »

Cineclube Mulungu promove mostra de cinema negro e indígena produzido no RN

Cineclube Mulungu promove mostra de cinema negro e indígena produzido no RN

Programação inclui exibição de oito filmes seguida por debate com realizadores no dia 18 de maio no Sesc Cidade Alta

Pretos, pardos e indígenas são maioria no Brasil, mas ainda estão subrepresentados no cinema e no audiovisual. Em 2016, no último levantamento realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), apenas 2,1% dos filmes de longa-metragem (com mais de 70 minutos de duração) lançados no Brasil haviam sido dirigidos por diretores negros e nenhum dos 142 filmes lançados no período havia sido dirigido por mulheres negras ou homens e mulheres indígenas.

Mas isto não significa que só pessoas brancas produzam filmes no Brasil. De 2016 até agora, vários longas foram dirigidos por mulheres negras e realizadores indígenas que veem no audiovisual um modo de visibilizar o seu modo de olhar o mundo.

É para dar visibilidade a este tipo de produção que o Cineclube Mulungu realizará a sessão ‘Encruzilhada Potiguar dos cinemas negros e indígenas’ no dia 18 de maio, no SESC Cidade Alta, das 17h às 20h.

A programação inclui a exibição de oito filmes potiguares de curta-metragem, todos de autoria negra ou indígena, seguida de debate com os realizadores. O evento é gratuito e conta com certificados de participação. Para se inscrever, basta acessar o link na bio do cineclube Mulungu (@cineclubemulungu).

Segundo Rosy Nascimento, produtor e curador da sessão, o objetivo da mostra é apresentar um panorama contemporâneo dos cinemas indígenas e negros produzidos no território potiguar, buscando projetar imaginários disruptivos sobre o Rio Grande do Norte.

“A nossa proposta é mostrar que o RN também tem cineastas que estão preocupados com a reelaboração desses imaginários sobre o nosso território, atravessando-os com múltiplas construções identitárias, como classe, gênero, sexualidade e território. É o que nós viemos mostrar aqui, é o que nos move no Cineclube Mulungu: contar a história do Rio Grande do Norte sob outra perspectiva, para o maior número de pessoas possível”, afirma.

Habitar territórios cinematográficos, também no Rio Grande do Norte, sob um predicativo identitário não diz somente sobre quem faz, mas principalmente sobre como se faz, acrescenta Anthony Rodrigues, também produtor e curador da mostra. “Corpos racializados, narrativas outras, imagens que remontam um mundo encoberto pelas representações dominantes. É o que temos como missão projetar”, comenta.

Aprovada no Edital Poti Cultural 2022, na Linha Pluralidade das Artes, a sessão ‘Encruzilhada Potiguar dos cinemas negros e indígenas’ marca o retorno das atividades do cineclube, que iniciou as suas atividades em 2022 com o objetivo de exibir, de forma gratuita e contínua, filmes que apresentam um protagonismo racial na frente e por trás das câmeras com o intuito de levantar discussões sobre Políticas Afirmativas para o setor e contribuir com o debate sobre representação e representatividade racial no Cinema.

Serviço:

Data: 18/05
Horário: 17h às 20h
Local: Auditório Sesc – Cidade Alta (R. Cel. Bezerra, 33 – Cidade Alta, Natal – RN)

Programação (filmes que serão exibidos)

-A tradicional família brasileira – KATU (Rodrigo Sena, 2019, 25min, RN).

Sinopse: Os Guardiões da Mata Atlântica e sua resistência aos problemas atuais em desafios contemporâneos como meio ambiente e agronegócio, evangelização nas aldeias, abuso de drogas, educação indígena e ensino superior.

-Curta os Congos (Raquel Cardozo da Silva, 2021, 9min35, RN).

Sinopse: O Curta os Congos apresenta a história de Mestre Pedro Correia, seus medos e sonhos. Mas não só! Sua história transborda a individualidade e nos chama para a consciência coletiva e fortalecimento da cultura e memória local.

-Encruzilhada (Silvio Guedes, 2022, 15min59, RN).

Sinopse: Encruzilhada é um filme sobre amadurecimento e conta a história de Kamal, um jovem dançarino em sua busca por sentido no início da vida adulta.

-Mapa ao Tesouro – para meu filho não perder a sua criança (Stephanie Moreira, 2020, 2min33, RN).

Sinopse: É um vídeo poesia sobre a maternância, sobre como encontrar magia e abundância entre dois.

-Morada (Osani, 2021, 20min, RN).

Sinopse: “Morada” é um documentário que mostra um pouco sobre a cidade de Acari, localizada no Seridó Potiguar brasileiro.

-Te guardo no bolso da saudade (Rosy Nascimento, 2021, 11min, RN).

Sinopse: Uma filha tece memórias sobre a sua mãe.

-Time de dois (André Santos, 2021, 11min, RN):

Flávio e Wendel são da mesma escolinha de futebol e compartilham o sonho de serem jogadores profissionais. Flávio tem dúvidas se deve continuar tentando e com a possibilidade de sua desistência, Wendel percebe que o que eles sentem um pelo outro pode ser mais que amizade.

-Warao – Tecendo diálogos de igualdade (Aníbal Cardona, Damião Paz e Fábio de Oliveira, 2022, 19min05, RN).

Sinopse: Em um contexto diferente das terras de origem venezuelanas, as famílias Warao apresentam suas narrativas de forma potente e visível sem perderem sua ancestralidade. O presente documentário é uma forma de manter vivo o conhecimento e a beleza da cultura desse povo, que migrou para o Brasil.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cineclube Mulungu promove mostra de cinema negro e indígena produzido no RN Read More »

Confira as atrações de comemoração de 13 anos do Casanova Ecobar

Confira as atrações de comemoração de 13 anos do Casanova Ecobar

A casa fechou essa semana para reforma e montagem do evento, reabrindo na sexta-feira (12) com muitas novidades

Metro quadrado mais hype de Natal, o Casanova Ecobar está comemorando 13 anos de bar balada e inovação continua no cenário local e, para celebrar, terá dois dias de muita festa, nesta sexta (12) e sábado (13). São mais de 40 atrações, grandes nomes do cenário eletrônico e autoral, para brindar, amar e amanhecer. A casa fechou essa semana para reforma e montagem do evento, reabrindo na sexta-feira (12) com muitas novidades, como sempre fazem todos os anos no mês do seu aniversário.

Sucesso nas redes sociais com vídeos de covers e músicas autorais que já bateram a marca de 40 milhões de visualizações nas plataformas digitais, a dupla gaúcha GUPE é uma das atrações da primeira noite de festa. O Round 1, na sexta-feira (12), terá ainda DJ Toinha (JP), DJ Pri Oliveira, Projeto In the House com Gisele Alves, Joélika Dinniz e Amanhda e Ruama, Pajux Frank, DJ Hillary Hilton, DJ Zahi, Débora Cavalcante, DJ Pettros, Justdeeeh vs Renata Araújo, Allan César vs Pedro Monteiro e Elisa Bacche.

Já no sábado (13), o Round 2 terá entre as atrações Heey Cat, considerada uma das principais DJs do cenário LGBTQIA+ do país, e ainda, DJ Fernanda Fox (RJ), DJ Felipe Lira (After), DJ Dany Andrade (JP), KQTUS Eletronic Music, DJ Emma, Cristal Pervenche, DJ Hillary Hilton, DJ Àlvarez, Banda SPGD + Jaina Elne, Renata Falcão e banda, Justdeeeh vs Renata Araújo, Allan César vs Pedro e Janvita.

Além da estrutura já conhecida do bar, o público poderá curtir nas duas noites as recentes inauguradas estruturas do ‘Submarino’ e o ‘Garden’, novos espaços do local. Os ingressos estão disponíveis pelo OutGo (www.outgo.com.br/casanova). Os eventos acontecerão das 20h às 06h. A compra antecipada de ingresso não é obrigatória, mas garante o acesso à casa. Mais informações: (84) 99129-9008 e https://www.instagram.com/casanovaecobar/.

Serviço:
Casanova 13 Anos
12 e 13 de maio de 2023
Horário: a partir das 20h
Atrações: Gupe & banda, DJs Toinha, DJ Heey Cat, Renata Falcão e muito mais!
Ingressos: OutGo.com.br/Casanova
Informações: (84) 99129-9008.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Confira as atrações de comemoração de 13 anos do Casanova Ecobar Read More »

Rita Lee morre aos 75 anos

Rita Lee morre aos 75 anos

A cantora nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, e iniciou sua carreira musical aos 16 anos

A cantora e compositora Rita Lee faleceu aos 75 anos, na noite de segunda-feira (8.mai.2023), em São Paulo, devido a complicações de câncer de pulmão. Ela foi uma das maiores artistas da música brasileira, sendo fundamental no movimento tropicalista com o grupo Os Mutantes, do qual fez parte de 1966 a 1972.

Depois da separação do grupo, iniciou carreira solo e fez parceria com o marido Roberto de Carvalho, lançando vários álbuns de sucesso, incluindo “Rita Lee” (1979) e “Rita e Roberto” (1985). O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947, e iniciou sua carreira musical aos 16 anos, integrando um trio vocal feminino. Em 1964 entrou no grupo Six Sided Rockers, que mais tarde se tornaria Os Mutantes. O grupo foi fundamental na criação do movimento tropicalista, que uniu a psicodelia aos ritmos locais.

Depois de deixar o grupo, Rita Lee continuou a fazer sucesso com sua carreira solo, lançando vários álbuns de pop-rock.

Foto: Chevrolet Hall Belo Horizonte/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rita Lee morre aos 75 anos Read More »

Ex-deputado David Miranda morre aos 37 anos

Ex-deputado David Miranda morre aos 37 anos

O esposo de David Miranda, o jornalista Glenn Greenwald, confirmou a morte do ex-parlamentar

O ex-deputado federal David Miranda (PDT-RJ) morreu aos 37 anos, nesta terça-feira (9.mai.2023), após nove meses internado na UTI de um hospital no Rio de Janeiro por conta de uma infecção generalizada. Ele completaria 38 anos amanhã (quarta, 8 de maio).

O esposo de David Miranda, o jornalista Glenn Greenwald, confirmou a morte do ex-parlamentar em sua conta oficial no Twitter. Greenwald afirmou que Miranda morreu em completa paz, rodeado por seus filhos, familiares e amigos.

A infecção gastrointestinal de Miranda evoluiu para uma generalizada e o levou à morte. Miranda seria candidato à reeleição nas eleições de 2022, mas sua candidatura foi retirada em razão de seu internamento em agosto de 2022, devido às dores intestinais.

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-deputado David Miranda morre aos 37 anos Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade