Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

TSE rejeita multar Bolsonaro por propaganda antecipada em 2022

TSE rejeita multar Bolsonaro por propaganda antecipada em 2022

Ministros seguiram posicionamento do relator

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (23) manter a decisão de negar reconhecimento de propaganda eleitoral antecipada no pronunciamento da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em cadeia de rádio e televisão no Dia das Mães de 2022.

Por unanimidade, o tribunal negou um recurso protocolado pelo diretório nacional do PT para condenar Michelle e o ex-presidente Jair Bolsonaro ao pagamento de multa pelo pronunciamento.

Na ação, o PT argumentou que a aparição da ex-primeira dama ocorreu para beneficiar a campanha de Bolsonaro à reeleição nas eleições do ano passado. Na ocasião, Michelle apareceu ao lado da ex-ministra da Mulher Cristiane Brito e citou os programas do governo direcionados às mulheres.

Em junho de 2022, o ministro Raul Araújo, relator do caso, julgou a representação improcedente ao entender que não houve pedido de votos ou propaganda política.

Na sessão de hoje, o relator reafirmou seu posicionamento, que foi seguido pelos demais ministros.

Defesa

Durante a sessão, o advogado Thiago Fleury, representante de Bolsonaro no caso, negou que tenha ocorrido propaganda eleitoral e afirmou que a transmissão foi feita para falar sobre as realizações do governo para as mulheres.

“Trata-se de ato de governo, sem qualquer referência ao pleito que se avizinhava. Não existe qualquer referência ao então presidente Jair Bolsonaro”, argumentou.

Foto: Alan Santos/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE rejeita multar Bolsonaro por propaganda antecipada em 2022 Read More »

Canal recebe mais de mil denúncias de preços abusivos de combustíveis

Canal recebe mais de mil denúncias de preços abusivos de combustíveis

Minas Gerais foi o estado que mais recebeu reclamações

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) recebeu 1.059 denúncias no primeiro dia de aberto o canal para receber reclamações sobre preços abusivos praticados por postos de combustíveis.

Os números se referem a registros feitos até as 17h desta terça-feira (23). Minas Gerais lidera a lista, com 149 denúncias. Na sequência, vêm Ceará, São Paulo, Bahia e Alagoas, com 82, 79, 74 e 72 denúncias, respectivamente.

A iniciativa vem como resposta do governo ao anúncio, na semana passada, de redução dos valores dos combustíveis pela Petrobras. Com a abertura do canal de denúncias, a Senacon pretende investigar práticas abusivas e aplicar as sanções cabíveis aos infratores, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Os registros de valores exacerbados estão sendo feitos por formulário online,

Mutirão do Preço Justo

Para verificar se os postos de abastecimento estão repassando de forma adequada as variações de preço ao consumidor final e se estão cumprindo as normas e regulamentações vigentes, a Senacon coordenará, nesta quarta-feira, 24 de maio, o Mutirão do Preço Justo, em todo o Brasil. Com o apoio dos Procons, será feito o monitoramento da precificação dos combustíveis nas cidades brasileiras, com envio para Senacon do maior e do menor valor encontrado nos estabelecimentos. O relatório com os dados será apresentado ao público no dia 30 de maio.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Canal recebe mais de mil denúncias de preços abusivos de combustíveis Read More »

Juíza Gabriela Hardt assume processos da Lava Jato em Curitiba

Juíza Gabriela Hardt assume processos da Lava Jato em Curitiba

Ela assume o lugar do juiz afastado Eduardo Appio

A juíza federal Gabriela Hardt assumiu hoje (23) a condução dos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) afastar o juiz Eduardo Appio.

No auge da Lava Jato, Gabriela atuou como substituta do ex-juiz Sérgio Moro na condução da investigação.

Na primeira decisão proferida ao retornar para a cadeira, a magistrada determinou a inclusão do Ministério Público Federal (MPF) na petição na qual Appio determinou a retomada da investigação sobre o suposto uso de escutas ilegais na cela onde o doleiro Alberto Youssef ficou preso no início das investigações da Lava Jato.

O afastamento de Appio foi determinado após uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli que, no mês passado, pediu para deixar a relatoria de processos oriundos da operação após a divulgação de que ele teria relações pessoais com a família do senador Sergio Moro (União-PR). Malucelli chegou a anular uma decisão proferida por Appio na Lava Jato.

O afastamento de Appio foi baseado na acusação de que ele teria entrado em contato com o filho do desembargador para confirmar o parentesco entre os dois. O advogado João Malucelli é sócio de Moro em um escritório de advocacia.

A assessoria de imprensa da Justiça Federal em Curitiba informou que Appio não vai se manifestar sobre a decisão que o afastou.

Foto: Reprodução/YouTube

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Juíza Gabriela Hardt assume processos da Lava Jato em Curitiba Read More »

Moraes determina execução da condenação de Daniel Silveira

Moraes determina execução da condenação de Daniel Silveira

Decisão foi tomada após STF derrubar decreto de graça constitucional

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (23) determinar a execução imediata da condenação do ex-deputado federal Daniel Silveira a oito anos e nove meses de prisão.

Em fevereiro, após deixar o mandato, Silveira foi preso cautelarmente por descumprir regras da detenção domiciliar e fazer novos ataques ao Supremo.

Pela decisão, Silveira deverá ser submetido a exames médicos oficiais de praxe para dar início ao cumprimento da pena e ter o tempo que está preso provisoriamente descontado da condenação final.

A decisão de Moraes foi tomada após o Supremo derrubar, no mês passado, o decreto de graça constitucional concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao então deputado federal para impedir o início do cumprimento da pena.

Em abril do ano passado, Daniel Silveira foi condenado pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo a que responde por ataques à Corte. Apoiador de Bolsonaro, Silveira fazia parte da base do ex-presidente na Câmara dos Deputados.

A Agência Brasil busca contato com a defesa de Silveira.

Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Moraes determina execução da condenação de Daniel Silveira Read More »

Vinicius Jr. estabelece recorde de pesquisas no Brasil em um único dia na história do Google

Vinicius Jr. estabelece recorde de pesquisas no Brasil em um único dia na história do Google

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

No último domingo (21.mai.2023), o jogador do Real Madrid, Vinicius Jr, foi vítima de racismo, durante partida válida pelo Campeonato Espanhol contra o Valência. Esse incidente ganhou destaque nas redes sociais e na mídia mundial, levando a uma grande repercussão. De acordo com dados fornecidos pelo Google ao portal GR, Vinícius Junior estabeleceu um recorde de buscas no Brasil em um único dia desde o início da série histórica do Google em 2004. Esse recorde ocorreu na última segunda-feira (22.mai.2023). Além disso, o interesse pelo jogador aumentou 41 vezes nas últimas 48 horas, em comparação com o período anterior, representando um aumento de 4.050%.

Embora Vinicius Jr tenha se destacado na internet devido ao incidente de racismo que sofreu, o jogador também gerou interesse e buscas por motivos positivos anteriormente. Em 28 de maio de 2022 ele marcou o gol que garantiu ao Real Madrid mais um título da Liga dos Campeões, o que também impulsionou seu destaque nas pesquisas. Outro momento em que ele gerou um grande volume de buscas foi em 24 de novembro de 2022, quando fez sua estreia na seleção brasileira em uma Copa do Mundo.

Além de Vinícius Jr, outro nome que chamou atenção nas pesquisas no Brasil foi o de Javier Tebas, atual presidente da La Liga. O nome de Tebas nunca havia sido tão pesquisado no Brasil quanto na última segunda-feira. As buscas aumentaram devido às declarações do presidente da liga, que minimizou o caso de racismo sofrido por Vinicius.

O caso envolvendo o jogador do Real Madrid também impulsionou as buscas relacionadas ao tema do racismo no Brasil. Na última segunda-feira, esse tema foi o mais buscado na plataforma, marcando o quarto dia em que ele se destacou nas pesquisas desde o início da série histórica do Google. As buscas relacionadas ao assunto aumentaram sete vezes nas últimas 48 horas, em comparação com o período anterior, representando um aumento de 650%.

Em termos de interesse por país, o Brasil ocupou o segundo lugar entre aqueles que mais se interessaram pelo tema nas últimas 24 horas, ficando atrás apenas da Bolívia. No entanto, na série histórica do Google, o Brasil ocupa a quarta posição, atrás dos Estados Unidos, Canadá e Bolívia.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Vinicius Jr. estabelece recorde de pesquisas no Brasil em um único dia na história do Google Read More »

Polícia prende suspeito por estuprar criança de 10 anos em Extremoz

Polícia prende suspeito por estuprar criança de 10 anos em Extremoz

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Parnamirim (DPCA/Parnamirim), prendeu um homem de 33 anos nesta segunda-feira (22.mai.2023) por estupro de vulnerável no município de Extremoz, na região Metropolitana de Natal.

De acordo com as investigações e exames periciais realizados, ele teria cometido violência sexual contra uma criança de dez anos. A denúncia foi feita pela mãe da vítima.

O mandado de prisão foi expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Parnamirim, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende suspeito por estuprar criança de 10 anos em Extremoz Read More »

Primeira parcela do 13º salário do INSS vai começar a ser paga na quinta (25)

Primeira parcela do 13º salário do INSS vai começar a ser paga na quinta (25)

Abono beneficiará mais de 38 milhões de pessoas com R$ 62,6 bilhões

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) vai iniciar o pagamento antecipado do 13º salário aos beneficiários a partir da próxima quinta-feira (25.mai.2023). A primeira parcela será depositada juntamente com o pagamento mensal e abrange mais de 38 milhões de segurados da Previdência Social.

A antecipação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 4 de maio, permitindo que os primeiros a receber sejam aqueles que ganham até um salário-mínimo e possuem o Número de Identificação Social (NIS) terminando em 1. Os pagamentos continuarão até 7 de junho.

Ao todo, o investimento federal será de R$ 62,6 bilhões. A primeira parcela é isenta de impostos, sendo a tributação aplicada somente na segunda parcela. Para consultar o valor da primeira parcela do 13º salário, os beneficiários podem utilizar o aplicativo ou o site Meu INSS.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Primeira parcela do 13º salário do INSS vai começar a ser paga na quinta (25) Read More »

Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023

Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023

A indústria extrativista foi a mais afetada, com uma redução de -9,3%

A produção industrial no primeiro trimestre de 2023 teve uma queda de -2,7%, segundo a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM – PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta segunda-feira (22.mai.2023).

A indústria extrativista foi a mais afetada, com uma redução de -9,3%. Apesar disso, o estado do Rio Grande do Norte se destacou no crescimento da fabricação de alimentos, com um aumento de 37,4%, e na produção de vestuário e acessórios, com um crescimento de 32,2%.

No entanto, esses resultados não foram suficientes para equilibrar o saldo negativo. Além disso, no acumulado do ano, o Maranhão foi o único estado da região nordeste a apresentar um desempenho positivo, com um crescimento de 8,3%.

A produção industrial nacional teve uma redução de 0,4% no Brasil como um todo, com 12 dos 18 locais pesquisados registrando queda. Os estados do Rio Grande do Sul (-9,2%) e Mato Grosso (-7,4%) foram os mais afetados, apresentando as maiores retrações.

O RN teve um resultado positivo em março, com um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Os setores da indústria de transformação e da indústria extrativista do RN apresentaram desempenhos divergentes, com um crescimento de 4,5% e uma queda de -8,3%, respectivamente.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Produção industrial do RN tem queda de quase 3% no primeiro trimestre de 2023 Read More »

Carteira Meu INSS+ dá desconto em farmácias, cinemas, shows e serviços

Carteira Meu INSS+ dá desconto em farmácias, cinemas, shows e serviços

Aplicativo virtual beneficia aposentados e pensionistas da Previdência

Aposentados, pensionistas e beneficiários de algum auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar a carteira virtual do beneficiário e o cartão Meu INSS+, que dá acesso a dados sem necessidade de impressão do comprovante.

A nova modalidade de acesso virtual foi lançada nesta segunda-feira (22) e também concede aos beneficiários descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone “carteira do beneficiário”, informou o governo.

O clube de vantagens do Meu INSS+ é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, que vão disponibilizar serviços aos usuários, correntistas ou não.

A Portaria que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+ foi assinada pelo ministro da Previdência Carlos Lupi durante cerimônia de lançamento ocorrida no auditório do INSS, em Brasília.

Segundo Lupi, pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos. Além disso, o ministro destacou que bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria. “Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%”, destacou.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carteira Meu INSS+ dá desconto em farmácias, cinemas, shows e serviços Read More »

Brasil declara estado de emergência por gripe aviária

Brasil declara estado de emergência por gripe aviária

A medida visa evitar que a doença atinja a produção de aves comerciais e de subsistência, além de preservar a fauna e a saúde humana

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o país, na noite da segunda-feira (22.mai.2023), devido a casos de gripe aviária em aves silvestres. A medida visa evitar que a doença atinja a produção de aves comerciais e de subsistência, além de preservar a fauna e a saúde humana.

Foram confirmados oito casos de influenza aviária, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. O ministério recomenda que a população não manipule aves doentes ou mortas e acione serviços veterinários. Feiras e eventos com aglomeração de aves estão suspensas, e foi criado um Centro de Operações de Emergência para coordenar as ações de prevenção e controle da doença.

Até o momento, são oito casos confirmados em aves no país: sete no Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim; e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. Além da espécie Thalasseus acuflavidus, há ainda aves da Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

De acordo com o governo, não há mudanças no status brasileiro de livre da influenza aviária de alta patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal, por não haver registro na produção comercial.

Foto: Juan E./VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil declara estado de emergência por gripe aviária Read More »

Sete homens são presos por ataques racistas contra Vinícius Jr.

Sete homens são presos por ataques racistas contra Vinícius Jr.

Jogador expressou frustração com a falta de pressão da LaLiga sobre a federação espanhola

Sete homens foram presos na Espanha, nesta terça-feira (23.mai.2023) por ataques racistas direcionados ao jogador brasileiro Vinícius Jr. Um boneco inflável com a camisa do jogador foi pendurado em uma ponte próxima ao centro de treinamento do Real Madrid, acompanhado por uma faixa com dizeres ofensivos.

Três dos detidos foram presos em Valência durante uma partida entre Valencia e Real Madrid, enquanto os outros quatro foram detidos em Madri e eram membros de um grupo radical de torcedores. O caso ocorreu após denúncias de insultos racistas contra Vinícius Jr. durante jogos anteriores e gera pressão sobre a LaLiga e a federação espanhola para combater o racismo no futebol.

A LaLiga, que enfrenta críticas por sua atuação contra o racismo, afirmou sentir-se “impotente” diante do problema, destacando que a legislação espanhola limita suas ações a detectar e denunciar incidentes racistas. A liga pediu uma modificação na lei após listar uma série de incidentes não levados a julgamento devido à falta de provas.

Vinícius Jr., por sua vez, expressou frustração com a falta de pressão da LaLiga sobre a federação espanhola, que possui autoridade para impor sanções e proibições de estádios. Fontes próximas ao jogador afirmam que ele está insatisfeito com a situação.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sete homens são presos por ataques racistas contra Vinícius Jr. Read More »

Governo do RN planeja cobrar por água bruta no estado

Governo do RN planeja cobrar por água bruta no estado

A cobrança alcança desde os poços artesianos até a água de rios

Produtores rurais, agricultores e pecuaristas, representantes da carcinicultura e da indústria estão preocupados com a possibilidade do Rio Grande do Norte iniciar a cobrança pela água bruta no Estado. A cobrança alcança desde os poços artesianos até a água de rios. O tema está em discussão e já há uma minuta de decreto por parte do Governo do Estado. Segundo interlocutores, a cobrança pode inviabilizar a atividade rural e as agroindústrias no RN. A minuta que está em discussão, obtida pela TRIBUNA DO NORTE, aponta que a cobrança varia entre R$ 0,01 e R$ 0,45 por m³ de água. O Governo aponta que a cobrança faz parte da regulamentação de uma lei aprovada em 1996.

De acordo com a minuta, o uso da água bruta pela indústria, por exemplo, teria uma cobrança de R$ 0,45/m³ e R$ 0,42/m³ para água mineral e potável, as duas maiores taxas. O setor de Serviços e Comércio teria uma taxa de R$ 0,33/m³. Além disso, um artigo específico aponta para uma “tarifa de contingência”, em que o Estado cobraria percentuais de 10% a 50% em situações de escassez hídrica em cima dos valores já cobrados. O Governo aponta que a minuta está em discussão e os valores não estão necessariamente definidos.

O tema chegou a ser discutido recentemente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (SSD). A parlamentar disse que apresentou um PL na Assembleia Legislativa para vetar que essa taxação da água bruta ocorra por meio de decreto governamental. “A taxação da água bruta inviabiliza o pequeno setor produtivo do Rio Grande do Norte. A cobrança proposta para a indústria é de R$ 0,45 centavos por m³, uma cobrança que parece pequena, mas poderá resultar em uma conta alta, levando em consideração o consumo de água para a fruticultura irrigada e plantação de cana de açúcar, por exemplo. Além de que, pela minuta do decreto, a taxação vai atingir do pequeno ao maior produtor rural. Eu sou contra a taxação, pois a cobrança também será feita da água de poços que o Estado não fez nenhum tipo de investimento, mas agora quer se apropriar para aumentar a arrecadação”, aponta a deputada.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira, a cobrança da água bruta inviabiliza a situação de vários segmentos que necessitam da água. Ele critica, por exemplo, a possibilidade cobrança da água salobra e pela água de poço e aponta que a taxação é prejudicial para o setor.

“O RN tem 95% do seu território semiárido. Gerar oportunidades no interior do Estado é um grande desafio. Produzir no semiárido é algo maior ainda. A Faern tem se posicionado contra a cobrança da água bruta, porque os nossos meios de irrigação são eficientes. Nós produtores somos extremamente eficientes no uso da água, porque é um custo alto para obtê-lo, que é a energia elétrica. A proposta do Governo fala que, no período da chuva do inverno, ninguém usa aquela água, mas pelo decreto, fala que teremos que pagar 25% da outorga usando ou não aquele poço. A gente acha isso uma discrepância grande”, aponta.

Aliado a isso, o presidente da Faern questionou os valores que poderão ser cobrados com a instituição da medida e chama atenção para o desperdício da Companhia de Águas e Esgotos do RN. Aliado a isso, disse não saber de que forma o governo chegou aos números apresentados na minuta em discussão.

“A Caern tem um desperdício de 48%. É um número significativo. O governo tem que fazer o seu dever de casa para depois querer cobrar do setor. A Faern tem dialogado com o Governo, não somos adversários do Governo, pelo contrário, mas estamos preocupados com essa situação”, cita.

Cobrança

Para o presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Camarão (ANCC), Origenes Monte Neto, a taxação da água traz um impacto “terrível” para o setor. Ele cita ainda que no caso de seu segmento, a água utilizada é a salgada e salobra, o que não configuraria como um recurso hídrico. O presidente aponta ainda que estuda ajuizar ação na Justiça caso a taxação se concretize.

“Temos que lutar contra esse exagero de cobrança, de burocracia. O Governo precisa arrecadar para poder prover? Tudo bem. Mas ele arrecada dando emprego e renda, dando liberdade para o empresário produzir e gerar empregos. O que vai fazer o Governo arrecadar ICMS não é taxar a água salgada, e sim liberar o produtor para gerar renda e alimentos saudáveis”, cita.

“A questão de taxar água salobra e água salgada: não existe disputa, não vai acabar água do mar e não tem como justificar cobrança de outorga da água do mar. Água salobra é água do mar que encontra a doce. Água salobra é poço salgado que não serve nem para maribondo beber água, mas serve para camarão. Mas vai ter que pagar! É um decreto que precisa ser mais bem pensado. Não sou contra o controle estatal, tem que ser evitado que uma pessoa beba toda a água e deixe outro com sede, tem que haver disciplina, mas o momento não é esse. E em se tratando de água salobra e salgada não é o momento nem nunca será”, cita.

O presidente da Rede Nacional dos Irrigantes, Luiz Roberto Barcelos (Renai), aponta que é favorável à cobrança da água, mas defende haja preços equilibrados para que o setor produtivo não seja penalizado. Barcelos, que é cofundador da Agrícola Famosa, aponta ainda que os recursos precisam voltar para “o setor que irriga”.

“Acho que deva existir a cobrança da água, porque é um bem público, para se evitar desperdícios, agora não pode ser um valor que inviabilize a produção. Tem que se ter um custo que não afete a lucratividade ou a subsistência do irrigante. Ele precisa pagar a água, suas despesas, e receber uma remuneração justa pelo risco que assume. Pode afetar o setor produtivo dependendo do valor que for cobrar. Se for algo muito alto, afeta sim. Tem que ser um valor que não afete a rentabilidade”, avalia.

Secretário de recursos hídricos defende cobrança

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Lopes Varella Neto, aponta que a regulamentação é necessária e que outros estados já fizeram ou estão discutindo a cobrança da água bruta. O gestor aponta que a instituição da taxa faz parte da regulamentação de uma lei aprovada em 1996.

“A cobrança a ser instituída no RN foi aprovada pela ALRN em 1996. Não estamos discutindo que o governo está querendo instituir cobrança, ela já está instituída. O que estamos querendo fazer agora após discussões com comitês de bacias é como podemos regulamentar essa lei. Não existe decreto pronto a ser publicado, o que existe é uma minuta em discussão”, explica.

O secretário Paulo Varella aponta ainda que há “muita desinformação” sobre o tema e diz ainda que os valores apresentados na minuta não estão consolidados. Em março, a Comissão Temática de Meio Ambiente da FIERN debateu o assunto.

“Temos algumas premissas: que o impacto seja o menor possível; que a pequena agricultura evidentemente está isenta, tem uma série de isenções para quem não pode pagar. Vamos cobrar pouco, são centavos por mil litros d’água”, diz.

Entre os objetivos para a cobrança, estão o reconhecimento da água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor; incentivar a racionalização do uso da água e obter recursos financeiros para o financiamento dos programasde recursos hídricos.

“Não existe minuta fechada. Estamos construindo com a sociedade para termos o menor impacto possível. Evidentemente que quem pode pagar mais vai pagar um pouquinho mais. A carcinicultura, por exemplo, pagaria um centavo pela minuta. E que fique claro: a cobrança foi instituída pela ALRN, existe uma lei, e queremos regulamentar com um impacto pequeno”, cita. “A ideia é que, se isso ficar aí, é que num momento de escassez a gente possa aumentar um pouco o preço dos que podem pagar mais”, acrescenta.

Na audiência pública que debateu o tema na ALRN, no último dia 10 de maio, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, disse que o assunto começou a se tornar público desde dezembro do ano passado. “Esse tema é muito delicado para o governo estadual, pois quem recomendou a cobrança foram dois órgãos: primeiro, o Tribunal de Contas da União, o qual afirmou que só aprovaria a transposição do São Francisco para quem aplicasse a cobrança de água. E, segundo, da própria ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), através de resolução, sob o mesmo argumento. Então, a cobrança da água é necessária por lei”, ressaltou o secretário.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Tribuna do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN planeja cobrar por água bruta no estado Read More »

STF inicia julgamento de mais 131 investigados por atos golpistas

STF inicia julgamento de mais 131 investigados por atos golpistas

É o sexto grupo de pessoas denunciadas pela PGR

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (23) o julgamento de mais 131 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. É o sexto grupo de investigados, totalizando 1.176 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Nesse novo lote de denúncias, a principal acusação, em todos os casos, é a de incitação à animosidade das Forças Armadas contra Poder constituído. As denúncias têm como alvo pessoas presas no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, no dia seguinte aos ataques.

Os recebimentos das denúncias estão sendo julgados no plenário virtual, em que os ministros têm uma janela de tempo para votar remotamente, sem deliberação presencial. Essa foi a solução encontrada pelo relator, ministro Alexandre de Moraes, e pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, para lidar com o grande volume de processos, situação inédita na Corte.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, até o momento, 1.390 denúncias com relação ao caso. O Supremo já recebeu 1.044 dessas acusações, passo que resulta na abertura de ação penal, com coleta de provas mais aprofundada e oitiva de testemunhas a pedido de acusação e defesa.

Somente ao final da ação penal o STF deverá julgar, no caso a caso, eventual condenação dos réus. Não há prazo para que isso ocorra.

Do total de denúncias, 225 dizem respeito a pessoas acusadas de participação direta nos ataques aos prédios públicos. Nesse caso, elas são acusadas de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e depredação de patrimônio público protegido, entre outros.

A expectativa é que o eventual recebimento de todas as denúncias seja concluído em meados de junho. Todos os julgamentos são realizados dentro de dois inquéritos, que têm como alvo incitadores e praticantes dos atos golpistas, respectivamente.

Há ao menos mais dois inquéritos no Supremo que têm como alvo eventuais financiadores e autoridades suspeitas de omissão diante dos ataques. À frente das investigações, a PGR ainda não apresentou denúncias nesses casos, que se encontram ainda em fase de investigação pela Polícia Federal (PF), na operação denominada Lesa Pátria.

Nesta terça-feira, foi deflagrada a 12ª fase dessa operação, tendo como alvo pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF inicia julgamento de mais 131 investigados por atos golpistas Read More »

Reservas hídricas do RN acumulam quase 64% da sua capacidade total

Reservas hídricas do RN acumulam quase 64% da sua capacidade total

Atualmente, sete reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos estão com 100% da sua capacidade

Os últimos dados do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgado, nesta segunda-feira (22), pelo Governo do RN, através do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), indicam que as reservas hídricas superficiais totais do RN acumulam 2,804 bilhões de metros cúbicos, percentualmente, 63,90% da sua capacidade total, que é de 4,376 bilhões de metros cúbicos. No dia 22 de maio de 2022 as reservas hídricas somavam 2,147 bilhões de metros cúbicos, equivalentes a 50,24% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1,627 bilhão de m³, correspondentes a 68,57% da sua capacidade total, que é de 2,373 bilhões de m³. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 1,374 bilhão de m³, percentualmente, 57,90% da sua capacidade total.

O segundo maior manancial do RN, Santa Cruz do Apodi, acumula 414,43 milhões de m³, equivalentes a 69,11% da sua capacidade total, que é de 599,71 milhões de metros cúbicos. No mesmo período de maio do ano passado o reservatório estava com 255,24 milhões de m³, correspondentes a 42,56% da sua capacidade total.

Já o reservatório Umari, localizado em Upanema, acumula 289,50 milhões de m³, percentualmente, 98,87% da sua capacidade total, que é de 292,81 milhões de m³. No mesmo período de 2022, o manancial estava com 204,98 milhões de m³, percentualmente, 70% da sua capacidade total.

Atualmente, sete reservatórios, com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Igarn, estão com 100% da sua capacidade, são eles: Mendubim, localizado em Assu; a barragem de Pau dos Ferros; o açude público de Marcelino Vieira; o açude público de Riacho da Cruz; Flechas, localizado em José da Penha; o açude público de Pilões; e o açude público de Encanto.

Outros mananciais que já sangraram no período chuvoso para o interior do RN em 2023 e continuam com mais de 90% da sua capacidade, são eles: o já citado, Umari, localizado em Upanema, com 98,87%; Rodeador, em Umarizal, com 99,63%; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas, com 95,43%; Passagem, em Rodolfo Fernandes, com 98,91%; Beldroega, localizado em Paraú, com 96,90%; Malhada Vermelha, em Severiano Melo, com 91,38%; Morcego, em Campo Grande, com 95,53%; e Santa Cruz do Trairi, com 93,22% da sua capacidade.

O açude Boqueirão de Parelhas acumula 8,66 milhões de m³, percentualmente, 10,21% da sua capacidade total, que é de 84,79 milhões de metros cúbicos. No mesmo período do ano passado, o manancial estava com 8,41 milhões de m³, equivalentes a 9,92% da sua capacidade total.

O açude Bonito II, localizado em São Miguel, acumula 4,27 milhões de m³, correspondentes a 39,28% da sua capacidade total, que é de 10,87 milhões de m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,88 milhão de metros cúbicos, percentualmente, 17,30% da sua capacidade total.

Foto: Raoni Lopes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Reservas hídricas do RN acumulam quase 64% da sua capacidade total Read More »

IPEM/RN realiza fiscalizações em 26 municípios do RN

IPEM/RN realiza fiscalizações em 26 municípios do RN

Foram verificados quase mil instrumentos em diversas regiões do estado

Percorrendo 26 municípios do Rio Grande do Norte, os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN) realizaram a verificação periódica de quase mil instrumentos de medição, no decorrer da semana passada. Foram fiscalizadas 471 bombas de combustíveis, 75 dispensers de GNV e 372 balanças comerciais. Do total de verificações, 6% dos instrumentos foram reprovados por alguma irregularidade e deverão passar por reparo antes de serem utilizados novamente.

“O IPEM/RN está em campo e agindo. Retomamos a fiscalização em várias regiões do interior do Rio Grande do Norte de bombas de combustível, dispensers de GNV e balanças. O objetivo é garantir que esses equipamentos tão essenciais ao cotidiano da população estejam funcionando corretamente e garantir a segurança e a proteção do consumidor. A ida para essas cidades do interior foi uma proposição da nossa coordenação operacional visto que já fazia muito tempo da última operação nessas regiões”, afirma o diretor-geral do IPEM/RN, Hugo Araújo.

No caso dos bicos de bombas de combustível e dispensers de GNV verificados as principais inconsistências encontradas foram: vazão abaixo do permitido (quando é entregue um volume menor de combustível ao consumidor em relação ao apresentado na bomba), erro no interloque (sistema de bloqueio responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar da bomba de combustível a cada novo fornecimento), reparo incorreto pela oficina permissionária.

Em relação às mais de trezentas balanças comerciais avaliadas, os principais erros apresentados foram: pesagem contra o consumidor e a marca de selagem rompida.

Os estabelecimentos comerciais e postos de combustíveis dos seguintes municípios receberam as equipes do IPEM/RN: Mossoró, Assu, Lajes, Santa Maria, Nova Cruz, Santo Antônio, Brejinho, Lagoa de Pedras, Elói de Souza, Boa Saúde, Santa Cruz, Tangará, Serra Caiada, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Touros, Poço Branco, Taipu, Pureza, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Felipe Guerra, Venha ver, Pau dos Ferros, Campo Grande e Triunfo Potiguar.

O cidadão que desconfiar de alguma irregularidade em bomba de combustível, dispenser de GNV ou balança pode fazer informar a Ouvidoria do IPEM/RN pelo e-mail ouvidoriaipem.rn@gmail.com ou pelo whatsapp (84) 3222.9079 e 98147-9433.

Sobre o IPEM/RN

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e também uma autarquia do governo estadual, vinculada administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN).

Possui equipes de fiscalização formadas por especialistas e técnicos em que realizam diariamente, em todo o Rio Grande do Norte, verificações periódicas visando garantir o correto e seguro funcionamento de balanças, bombas de combustíveis, esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial), taxímetros, medidores de velocidade (radares), brinquedos, bicicletas infantis, produtos têxteis, extintores de incêndio, produtos pré-medidos, entre outros materiais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IPEM/RN realiza fiscalizações em 26 municípios do RN Read More »

TRF4 afasta juiz da Lava Jato em Curitiba

TRF4 afasta juiz da Lava Jato em Curitiba

Eduardo Appio terá prazo de 15 dias para apresentar defesa

O Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu nesta segunda-feira (22) afastar o juiz Eduardo Appio, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal em Curitiba.

Com a decisão, Appio terá prazo de 15 dias para apresentar defesa no processo de investigação que apura sua conduta. A íntegra da determinação ainda não foi divulgada.

A decisão foi tomada na tarde de hoje após uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli, que, no mês passado, pediu para deixar a relatoria de processos oriundos da operação após a divulgação de ter relações pessoais com a família do senador Sergio Moro (União-PR), fato que o impediria de analisar os casos.

O afastamento de Appio foi baseado na acusação de que o magistrado teria entrado em contato com o filho do desembargador para confirmar o parentesco entre os dois. O advogado João Malucelli é sócio de Moro em um escritório de advocacia.

A Agência Brasil tenta contato com a assessoria do juiz.

Foto: Reprodução/Justiça Federal

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TRF4 afasta juiz da Lava Jato em Curitiba Read More »

Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis

Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis

Plataforma receberá informações de valores abusivos cobrados em postos

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou nesta segunda-feira (22) um canal de denúncias específico para cobrança de preços abusivos nos postos de combustíveis. Os consumidores poderão registrar reclamações em um formulário online, que já está disponível.

A iniciativa é mais um desdobramento das ações para tentar fazer valer a decisão da Petrobras, que reduziu nesta semana o preço dos combustíveis vendidos às distribuidoras. A redução foi de R$ 0,44 por litro do preço médio do diesel, que caiu de R$ 3,46 para R$ 3,02, e de R$ 0,40 por litro da gasolina, passando de R$ 3,18 para R$ 2,78.

Apesar disso, consumidores de diversas partes do país reclamaram que as reduções nos valores não foram repassados e, em alguns casos, o preço até subiu para em seguida voltar ao patamar anterior, como forma de fraudar uma redução.

Para verificar se os postos de abastecimento estão repassando de forma adequada as variações de preço ao consumidor final e se estão cumprindo as normas e regulamentações vigentes, a Senacon coordenará, na próxima quarta-feira (24), o Mutirão do Preço Justo, em todo o Brasil.

Com apoio dos Procons, será feito o monitoramento da precificação dos combustíveis nas cidades brasileiras, com envio para a Senacon do maior e do menor valor encontrado nos estabelecimentos. O relatório com os dados será apresentado ao público no dia 30 de maio.

Curso

Em outra iniciativa, o governo está com inscrições abertas, até o dia 29 de maio, para o curso Conhecendo o Mercado de Combustíveis. A formação pretende apresentar o funcionamento do mercado de combustíveis, possibilitando conhecer as características dos produtos comercializados e como o poder público age para regular essa atividade por meio da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Segundo o governo, o curso tem carga horária de 20 horas e foi desenvolvido visando, prioritariamente, os consumidores, agentes públicos de órgãos vinculados à proteção da defesa do consumidor e agentes de mercado.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo lança canal de denúncias sobre preço de combustíveis Read More »

Justiça anula posse de Jorge Vianna na presidência da Apex

Justiça anula posse de Jorge Vianna na presidência da Apex

Ex-senador terá que provar fluência em inglês para comandar agência

A Justiça Federal em Brasília determinou, nesta segunda-feira (22), a anulação da posse do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Vianna. A decisão foi tomada pela juíza Diana Vanderlei, da 5ª Vara Federal no Distrito Federal.

A magistrada aceitou pedido de liminar protocolado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para afastar Vianna do cargo.

De acordo com a juíza, a Apex alterou regras internas para permitir que o ex-senador pudesse assumir a chefia da agência sem comprovar fluência em inglês, requisito que era indispensável para comandar o órgão antes das mudanças. “A retirada do requisito fluência ou nível avançado no idioma inglês incorre em nítida ilegalidade por desvio de finalidade, na medida em que vai de encontro aos objetivos da Apex-Brasil e beneficia o atual presidente irregularmente empossado no cargo”, escreveu a juíza.

Na decisão, foi dado prazo até 6 de julho para que Vianna possa comprovar fluência em inglês avançado em conversação de negócios e consiga permanecer no cargo.

“Faculto também ao senhor Jorge Vianna trazer aos autos vídeos direcionados ao juízo, ou vídeos de palestras ou reuniões da Apex-Brasil, demonstrando a conversação do autor no referido idioma, no mais, o que achar oportuno de comprovação do requisito”, concluiu.

Em nota, a Advocacia-Geral da União (AGU) informa que ingressará em caráter de urgência com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) com o objetivo de suspender a decisão liminar. Na avaliação da AGU, os autores não atenderam a requisitos processuais essenciais à propositura da ação e tampouco comprovaram o efetivo prejuízo causado pelo ato de nomeação.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria da Apex e aguarda retorno.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça anula posse de Jorge Vianna na presidência da Apex Read More »

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas

Prioridade é para médicos brasileiros

A partir da próxima sexta-feira (26), o Programa Mais Médicos abre inscrições com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (22) edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do país.

Também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão, segundo a pasta, é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas entre os dias 26 e 31 de maio pelo endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa, sendo que os que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.

Balanço

De acordo com o ministério, atualmente mais de 8 mil médicos atuam no programa e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de mil vagas inéditas para Amazônia Legal.

Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em distritos sanitários indígenas, inclusive no território yanomami em situação de emergência sanitária.

“A expectativa do governo federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS”, informa o ministério.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais Médicos lança edital com 5.970 vagas Read More »

Incêndio destrói quiosque na Praia do Meio; ex-mulher do proprietário confessou crime

Incêndio destrói quiosque na Praia do Meio; ex-mulher do proprietário confessou crime

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), ninguém ficou ferido

Um quiosque na Praia do Meio, na zona Leste de Natal, foi destruído por um incêndio criminoso nesta terça-feira (22.mai.2023). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN), ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros também informou que a ex-companheira do proprietário do quiosque e mais três suspeitos foram detidos pela Força Nacional. Na delegacia, a mulher confessou ter ateado fogo na estrutura.

O incêndio ocorreu por volta de 1h e foi percebido por um garçom que dormia em um quiosque vizinho. Ele acionou imediatamente os bombeiros e o dono do estabelecimento.

O proprietário estima um prejuízo de R$ 100 mil e expressou sua tristeza, uma vez que o quiosque era seu meio de vida há quatro anos. O fogo destruiu freezers, o estoque de bebidas e comidas, sombrinhas, entre outros materiais.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio destrói quiosque na Praia do Meio; ex-mulher do proprietário confessou crime Read More »

Vanessa da Mata apresenta show "Vem Doce" em Natal

Vanessa da Mata apresenta show “Vem Doce” em Natal

Espetáculo une o repertório dos 20 anos de carreira com faixas do novo álbum

Vanessa da Mata volta aos palcos com “Vem Doce”, espetáculo inspirado pelo novo álbum e por seus 20 anos de carreira. O show acontece dia 02 de junho no Teatro Riachuelo Natal às 21h00. Dividido em três atos, o concerto tem direção assinada por Jorge Farjalla e apresenta a artista revisitando sua trajetória pessoal e musical. Vanessa canta com figurino da marca Apartamento03, assinado pelo estilista Luiz Cláudio Silva.

“Estou muito feliz! O show está muito bonito e tem tanto a ver com minha forma de me expressar. Muito animada para que todos vejam”, comenta Vanessa da Mata sobre a turnê “Vem Doce”.

Vanessa une as novas canções aos títulos clássicos de sua carreira, agora reimaginados para o universo criativo do projeto. Cada um dos atos conta com um cenário diferente, inspirados por grandes nomes do modernismo brasileiro, como Oswald de Andrade, Lina Bo Bardi, Hélio Eichbauer, entre tantos outros. “Vem Doce” oferece a potente voz da artista ao lado de sua talentosa banda em um espetáculo que une elementos de grandes gêneros da música e cultura brasileira.

Serviço

Vanessa da Mata – Turnê Vem Doce

Data: 02/06/2023
Horário do show: 21h00
Local: Teatro Riachuelo Natal – Avenida Bernardo Vieira, 3775 – Loja 234 3° Piso – Tirol, Natal – RN, 59051-000
Ingressos: https://uhuu.com/evento/rn/natal/vanessa-da-mata-vem-doce-11041

Foto: Priscila Prade

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vanessa da Mata apresenta show “Vem Doce” em Natal Read More »

SESI-RN vai realizar Ação de Cidadania em Natal e Mossoró

SESI-RN vai realizar Ação de Cidadania em Natal e Mossoró

População terá acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura e lazer

Dia 25 de maio, o Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte realiza em Natal e Mossoró o “SESI Cidadania” com serviços gratuitos nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura e lazer. A ação faz parte das comemorações do Dia da Indústria promovido pela Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN).

Na área de saúde, serão oferecidos atendimentos médico e odontológico gratuitos para os trabalhadores da indústria e público em geral. Os atendimentos acontecerão através de um agendamento prévio no sympla.com/sesicidadania.

Em Natal, na SESI Clínica, que fica na Avenida Capitão Mor Gouveia, perto da Ceasa, serão ofertadas consultas para clínica médica geral, cardiologia, ginecologia e oftalmologia. Já em Mossoró, na SESI Clínica que fica na Rua Silva Jardim, bairro Doze Anos, serão atendidos pacientes nas especialidades de clínica médica geral, ortopedia, otorrinolaringologia e cardiologia.

Completam o SESI Cidadania, que acontece das 8h às 17h, atividades recreativas, ações esportivas, aulões, oficinas técnicas, exposições e apresentações culturais. Tudo aberto ao público de forma gratuita. A programação completa será divulgada em breve no site rn.sesi.org.br

O Dia da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio. Nesta data, a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para a economia nacional: as indústrias.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

SESI-RN vai realizar Ação de Cidadania em Natal e Mossoró Read More »

Grupo de voluntários promove ação para pintura artística de biblioteca em projeto social da Vila de Ponta Negra

Grupo de voluntários promove ação para pintura artística de biblioteca em projeto social da Vila de Ponta Negra

Ação acontece na próxima terça-feira (23) e marca programação em torno do Dia Mundial das Boas Ações

Com a proposta de comemorar o Dia Mundial das Boas Ações em Natal/RN, o grupo Trevo Solidário abraça o Amar Projeto, da Vila de Ponta Negra, e programa para a terça-feira (23), uma ação de pintura artística da biblioteca do projeto, com ajuda de 75 crianças e adolescentes atendidos. A atividade será realizada pela manhã, das 8h às 12h.

À tarde, será realizada uma oficina de culinária vegana, das 14h às 17h, realizada pelo grupo Manas na Rua (@manasnarua), um coletivo de mulheres que produzem comida vegana para a população de rua em Natal.

O grupo Trevo Solidário (@trevosolidario) é formado por designers de interiores, arquitetos, artistas plásticos e educadores e busca reformar bibliotecas comunitárias no Rio Grande do Norte. O coletivo já entregou em março deste ano a reforma da Biblioteca Jorge Amado, existente na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Parnamirim/RN, e agora está reformando a biblioteca do Amar Projeto, onde também funcionará uma escola, a ser fundada em breve.

O Amar Projeto é uma iniciativa social que visa dar suporte a crianças e adolescentes da Vila de Ponta Negra. É baseado nas obras da Irmã Dulce e promove aulas, cultura, alimentação e apoio para esse público. A proposta é fazer com que as crianças passem o máximo de tempo no local, em atividades extracurriculares, como esporte, música e artes. O Amar Projeto tem oito anos de atuação na comunidade e funciona todos os dias, das 7h às 22h, por meio de doações e atuação de voluntários.

O Dia Mundial das Boas Ações acontece por uma semana em mais de 100 países ao redor do mundo e conta com a participação de organizações sociais, voluntários, empresas e outros parceiros, que se mobilizam para realização de diversos eventos, com o intuito de incentivar o trabalho voluntário. No Brasil, é organizado pela Atados (@atados), uma plataforma de voluntários que ajudam coletivos, ONGs e projetos sociais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Grupo de voluntários promove ação para pintura artística de biblioteca em projeto social da Vila de Ponta Negra Read More »

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23

Rede também ampliou a quantidade de mulheres em cargo de liderança no período e doações de alimentos de caráter emergencial

As lojas convertidas de hipermercados para atacarejo puxaram o desempenho de vendas do Assaí Atacadista no 1º trimestre de 2023. Agora com presença em pontos comerciais mais centrais e bem localizados, as novas unidades têm apresentado rápida maturação e atraído um grande fluxo de clientes. Aliada à alta atratividade do modelo de negócio, as lojas já alcançam um faturamento acima de R$ 21 milhões/mês. O patamar é superior à média da Cia. Os resultados foram divulgados ao mercado nesta quinta-feira (4).

Com isso, a rede alcançou um crescimento de 33% de receita ante o mesmo período do ano anterior (faturamento de R$ 16,6 bilhões no total) – alta +24,7% das novas lojas e +7,2% do parque já existente. O desempenho reflete a solidez do projeto de expansão da Cia e uma estratégia comercial bem-sucedida que traz sustentação à inauguração das unidades. Nos últimos 12 meses, 59 lojas foram inauguradas (50 conversões e 9 orgânicas) e, para 2023, 28 lojas estão em fase de obras – sendo 13 conversões de hipermercados e 15 unidades orgânicas (projetos novos).

Avanços em ESG

O período também foi marcado por avanços nos compromissos de ESG do Assaí. No trimestre, a rede ampliou a quantidade de mulheres em cargos de liderança, com o total de 26% em cargos de gerência ou acima na hierarquia. Já as doações de alimentos e itens de higiene e limpeza em caráter emergencial (situações de desastres ou outros fatores de urgência) chegaram a 35 toneladas. Entre os públicos impactados, estiveram famílias em situação de vulnerabilidade afetadas pelas fortes chuvas na Bahia, Acre, Maranhão, Litoral Norte de São Paulo e para os povos indígenas Yanomami.

Desempenho da Cia

Ainda no 1T23, o Assaí registrou um lucro líquido positivo de R$ 72 milhões. Já o EBIDTA Ajustado foi de R$ 951 milhões, sendo 200 milhões superior ao 1T22. Também houve continuidade dos ganhos de market share nas praças de atuação da Companhia e o aprimoramento da estratégia phygital (que une as lojas físicas com o universo digital) com o lançamento do aplicativo Meu Assaí. O app figurou entre os cinco mais baixados na semana de lançamento e a base CRM já inclui mais de 7 milhões de clientes cadastrados.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 70 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” do Valor 1000. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, sendo a 1ª no varejo alimentar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lojas convertidas puxam as vendas do Assaí no 1T23 Read More »

Filho atira contra o pai após discussão em Pau dos Ferros

Filho atira contra o pai após discussão em Pau dos Ferros

O caso aconteceu na tarde do último domingo (21)

Um homem de 45 anos foi baleado pelo próprio filho durante uma briga em sua casa na cidade de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na tarde do último domingo (21.mai.2023).

Após uma discussão familiar, o filho saiu e retornou armado, disparando contra o pai. A vítima foi socorrida e passou por uma cirurgia no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, enquanto o filho fugiu em uma motocicleta e está foragido.

A Polícia Civil está investigando o incidente. Nenhum dos envolvidos possui histórico criminal.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Filho atira contra o pai após discussão em Pau dos Ferros Read More »

MPRN processa Robinson Faria por desvio de recursos em empréstimos consignados

MPRN processa Robinson Faria por desvio de recursos em empréstimos consignados

O órgão pede que os réus sejam condenados a reembolsar o montante de R$ 1.050.805,74 ao Estado

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) entrou com uma Ação Civil contra o ex-governador e atual deputado federal Robinson Faria (PL-RN) e o ex-secretário de Planejamento Gustavo Nogueira por atos de improbidade administrativa. Eles são acusados de causar um dano de R$ 1.050.805,74 ao erário público potiguar.

O MPRN busca o ressarcimento desse valor e destaca que os ex-gestores deixaram de repassar às instituições financeiras os descontos dos empréstimos consignados na folha de pagamento de servidores e pensionistas do Estado. Os problemas nos repasses aos bancos foram conhecidos pelos gestores, que foram notificados pelos credores.

O órgão pede que os réus sejam condenados a reembolsar o montante de R$ 1.050.805,74 ao Estado, correspondente ao prejuízo de R$ 829.342 atualizado até maio de 2023. Segundo a ação, Robinson Faria e Gustavo Nogueira desviaram recursos privados para cobrir despesas ordinárias do Estado, prejudicando as instituições financeiras.

Robinson e Gustavo exerceram os cargos de 2015 a 2018 e tinham conhecimento da inadimplência do Estado com os bancos, pois receberam notificações extrajudiciais dos credores. O MPRN argumenta que essa conduta configurou ato de improbidade e causou prejuízo ao erário.

A ação destaca a obrigação do Estado de reter as parcelas dos empréstimos e repassá-las às instituições financeiras, mas os gestores deixaram de cumprir essa responsabilidade, desviando os recursos para outras despesas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPRN processa Robinson Faria por desvio de recursos em empréstimos consignados Read More »

Polícia Civil prende foragido em condomínio de luxo em Parnamirim

Polícia Civil prende foragido em condomínio de luxo em Parnamirim

Ele foi preso em um condomínio de luxo localizado no bairro Nova Parnamirim

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deram cumprimento, no último sábado (20.mai.2023), a um mandado de prisão em desfavor de um homem foragido da Justiça e suspeito por organização criminosa. Ele foi preso em um condomínio de luxo localizado no bairro Nova Parnamirim, no município de Parnamirim.

O homem estava foragido desde a realização da Operação “Pateta”, deflagrada em abril de 2023. Na ocasião, foram cumpridos seis mandados de prisão em desfavor de outros suspeitos, mas ele não foi localizado pela polícia. O grupo foi preso no condomínio onde residia o chefe da organização criminosa, irmão do homem preso neste sábado (20).

A operação policial derivou de investigação iniciada em dezembro de 2021, após a prisão de quatro traficantes na zona Sul de Natal. Na posse deles, foram encontrados cem quilos de maconha. O homem preso foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil prende foragido em condomínio de luxo em Parnamirim Read More »

América perde para o Volta Redonda por 3 a 0

América perde para o Volta Redonda por 3 a 0

Os gols foram marcados por Marcinho, Douglas Skilo e Júlio César

O América sofreu uma derrota por 3 a 0 para o Volta Redonda no Campeonato Brasileiro da Série C, neste domingo (21.mai.2023), no Rio de Janeiro. Com esse resultado, o time potiguar corre o risco de ficar na última posição da tabela, caso o Remo vença sua partida.

Os gols foram marcados por Marcinho, Douglas Skilo e Júlio César. O Volta Redonda obteve sua primeira vitória no campeonato, saindo da zona de rebaixamento e ocupando a 16ª posição.

O América ainda não conseguiu vencer na Série C, e tem apenas apenas um ponto conquistado em quatro jogos, o que o coloca na 19ª posição da tabela. O próximo desafio será contra o Náutico, fora de casa.

O Volta Redonda enfrentará o Paysandu no Rio de Janeiro na próxima rodada. Ambas as partidas ocorrerão no próximo fim de semana, proporcionando oportunidades para as equipes melhorarem seu desempenho.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América perde para o Volta Redonda por 3 a 0 Read More »

Brasil vai notificar autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr

Brasil vai notificar autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr

Jogador do Real Madrid foi insultado durante partida em Valência

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) informou neste domingo (21) que acionará autoridades da Espanha para tomar providências após mais um caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr., atacante do Real Madrid, no jogo do seu time contra o Valencia, no Estádio Mastalla, casa do adversário.

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos as autoridades espanholas e a La Liga [Liga de futebol da Espanha]. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, diz uma nota da pasta divulgada nas redes sociais.

Durante a derrota da equipe dele para o Valencia por 1 a 0, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas, gritados por milhares de torcedores. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em uma confusão. Nas imagens, ele chegou a ser contido por jogador adversário com um golpe de enforcamento.

Em Hiroshima, no Japão, após participar da Cúpula do G7, presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade ao jogador brasileiro, considerado um dos maiores craques em atividades no mundo. Para o presidente, a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países devem tomar providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

“Não é possível que quase no meio do Século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse. “Não é justo que o menino pobre que venceu na vida, que está se transformando possivelmente em um dos melhores [jogadores] do mundo – certamente do Real Madrid é o melhor – seja ofendido em cada estádio que ele comparece”, acrescentou Lula.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também usou as redes sociais para comentar o episódio. “Repugnantes os insultos racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior, na Espanha. Estádio de futebol é espaço para jogadores e torcedores de todas as cores. Já o lugar de racista é outro!”, escreveu.

Esta não é a primeira vez que o jogador é atacado. Pelas redes sociais, ele manifestou sua revolta com a La Liga.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, desabafou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil vai notificar autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr Read More »

Lula mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Lula mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Presidente ainda defende negociação sem envolvimento no conflito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite deste domingo (21), em declaração à imprensa, após participar da Cúpula do G7, no Japão, que mantém sua posição sobre a guerra na Ucrânia. O conflito militar no país europeu, invadido pela Rússia, foi um dos temas centrais do encontro, que contou a participação do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

“Ouvi atentamente o discurso do Zelensky no encontro. Ele certamente ouviu o meu discurso atentamente no encontro. E eu continuo com a mesma posição que estava antes. Estou tentando com a Índia, a China, a Indonésia e outros países, construir um bloco para a política de paz no mundo”, afirmou o presidente a jornalistas, ainda em Hiroshima, antes de embarcar de volta ao Brasil.

“O mundo não está precisando de guerra, o mundo está precisando de paz, de tranquilidade, para o mundo voltar a crescer e distribuir riqueza para quem passa fome no mundo”, acrescentou. Muito questionado sobre o assunto na coletiva de imprensa, o presidente respondeu que não foi ao encontro do G7 para discutir a guerra. Afirmou que foi debater economia e questões climáticas, e que há um foro específico, a Organização das Nações Unidas (ONU), para resolver o conflito entre russos e ucranianos.

“Eu disse no meu discurso que a discussão da guerra devia estar sendo feita na ONU. Eu sou presidente há cinco meses e nunca fui convidado para uma reunião na ONU para discutir a guerra. É na ONU que tem que ter [o debate]”, disse. Em seguida, fez uma provocação ao Conselho de Segurança da entidade.

“Por que o Conselho de Segurança não discute? Porque os que se envolvem na briga são membros. Então, não tem ninguém para discutir paz, porque estão todos envolvidos. São os membros do conselho que vendem armas, são os membros que fazem guerra. É preciso mudar a lógica de funcionamento das Nações Unidas”.

Mais cedo, o próprio governo brasileiro havia informado que a organização da reunião bilateral entre Lula e Zelensky não foi possível por dificuldade na conciliação das agendas dos dois líderes mundiais. O governo brasileiro sugeriu mais de um horário, mas não houve acerto.

“O fato é muito simples. Tinha um encontro bilateral com a Ucrânia, aqui nesse salão, às 15h15 [de domingo]. Esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, atendi o presidente do Vietnã e quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outros compromissos, não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu”, explicou.

Em entrevista, o presidente ucraniano confirmou a dificuldade. “Encontrei todos os líderes. Quase todos. Todos têm suas agendas próprias. Acho que é por isso que não pudemos encontrar o presidente do Brasil”. Questionado se ficou decepcionado por não ter conseguido realizar essa reunião, Zelensky respondeu: “Acho que ele que ficou decepcionado”.

Cúpula

O G7 reúne lideranças dos sete países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Até 2014, a Rússia integrava o grupo, que era conhecido como G8. Ela, no entanto, foi expulsa devido à anexação da Crimeia, até então vinculada à Ucrânia.

As cúpulas do G7 costumam contar com a presença de países convidados. Nesta edição, o Brasil é o único representante sul-americano. Também foram convidados Austrália, Coreia do Sul, Vietnã, Índia, Indonésia, Comores e Ilhas Cook. O governo brasileiro chegou a ser informado pelos japoneses há algumas semanas que a ida de Zelensky a Hiroshima era uma possibilidade.

O presidente ucraniano aproveitou a oportunidade para buscar mais apoio na guerra contra a Rússia. A organização de uma reunião bilateral entre Brasil e Ucrânia foi inicialmente um pedido do país europeu.

Neutralidade

O Brasil é um dos países, como a Índia e a China, que vem proclamando publicamente uma postura de neutralidade na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Por isso, países europeus e os Estados Unidos, que apoiam os ucranianos no conflito, faziam pressão para que Lula e Zelensky se reunissem. Embora não tenha conversado pessoalmente com o presidente brasileiro, Zelensky chegou a ter um encontro com o premiê da Índia, Narendra Modi.

Durante a coletiva, Lula foi questionado sobre o formato desse coletivo de países que querem atuar pela paz na Ucrânia, e o presidente brasileiro falou da necessidade de um cessar-fogo imediato.

“Só é possível discutir a paz quando o Zelensky e o Putin quiserem discutir a paz. Não é possível construir uma proposta em guerra. O que nós queremos é que, primeiro pare a guerra, parem os ataques e vamos tentar dialogar para construir uma saída entre Ucrânia e a Rússia”.

Ainda segundo o presidente, no momento, não há interesse das partes em falar sobre a paz. E, para que haja uma negociação, os dois lados terão que ceder em alguma medida. “O Celso Amorim [assessor internacional da Presidência] foi lá na Rússia e depois na Ucrânia. E o Amorim falou que, por enquanto, eles não querem conversar sobre paz. Se um tem uma proposta, é a rendição do outro, se o outro tem uma proposta, é a rendição do primeiro. E ninguém vai se render. Negociação não é rendimento. E vai ter um momento que vão querer uma negociação”.

Foto: Ricardo Stuckert

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula mantém posição sobre guerra na Ucrânia Read More »

Vini Jr sofre racismo novamente em derrota do Real Madrid

Vini Jr sofre racismo novamente em derrota do Real Madrid

Jogador brasileiro ainda seria expulso nos minutos finais do jogo

O atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21). Durante a derrota da equipe dele para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vini escutou insultos racistas e gritos de ‘macaco’ vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão.

O lance que deu origem ao episódio aconteceu aos 29 da segunda etapa. Jogando em ambiente hostil, Vinicius Junior tentou jogada pela esquerda quando uma segunda bola que havia sido arremessada no campo instantes antes foi chutada por Eray Cömert, atleta do Valencia, de maneira proposital para interromper o lance. Naquele momento, Vini se dirigiu à parte da torcida valencianista que estava localizada atrás do gol do time local e apontou para torcedores que o insultavam chamando-o de macaco.

O árbitro De Burgos Bengoetxea paralisou a partida e o sistema de som avisou que o jogo só seria retomado se as ofensas parassem. Vini sinalizou que estava bem para retornar e o jogo prosseguiu depois de aproximadamente oito minutos pausado, com a polícia comparecendo ao local das ofensas.

Nos acréscimos da partida, Vini se envolveu em uma confusão com o goleiro Giorgi Mamardashvili e, após ser contido pelo adversário Hugo Duro com uma gravata, acertou o rosto do atleta do Valencia ao tentar se desvencilhar. No fim, apenas o brasileiro foi punido, sendo expulso. Vinicius Junior saiu fazendo gestos mostrando o número dois com a mão, em provocação à torcida do Valencia. O clube briga para não cair para a segunda divisão espanhola.

Após a partida, as figuras envolvidas se manifestaram nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, Vinicius Junior disse que os racistas foram premiados com a expulsão dele e ironizou: “Não é futebol, é La Liga (liga de futebol da Espanha)”

O Valencia emitiu comunicado dizendo que embora se tratasse de um “episódio isolado”, não há lugar para insultos deste tipo no futebol. A nota também reitera que os fatos estão sendo investigados pelo clube.

Também houve comunicado da liga espanhola, que afirmou ter solicitado todas as imagens da partida para melhor investigar o ocorrido e que também está atenta a possíveis ofensas ao brasileiro do lado de fora do estádio Mestalla. Ainda na nota de La Liga, é dito que foram apresentadas denúncias de práticas racistas contra Vinicius Junior em outras nove ocasiões nos últimos dois anos.

Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, se mostrou revoltado e incrédulo com o acontecimento.

“Não quero falar de futebol, mas sim do que aconteceu aqui. Isto não pode ocorrer, um estádio inteiro gritando algo assim. Ele não queria continuar e eu acharia justo, porque é a vítima. Isto não pode acontecer”, opinou Ancelotti.

Foto: Reprodução/LaLiga TV

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vini Jr sofre racismo novamente em derrota do Real Madrid Read More »

Homem é esfaqueado e morre dentro de Mercado Público da Seis

Homem é esfaqueado e morre dentro do Mercado Público da Seis

Após ser atacado, o homem fugiu com a faca ainda cravada em seu peito

Um homem de 56 anos, identificado como Romildo Ribeiro Dantas, foi esfaqueado no bairro Alecrim, Zona Leste de Natal, na manhã do domingo (21.mai.2023). O crime ocorreu em plena via pública, mas a vítima conseguiu correr para o Mercado Público Antônio Carneiro, conhecido como Mercado da Seis, localizado na Rua dos Canindés. Romildo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Após ser atacado, o homem fugiu com a faca ainda cravada em seu peito. Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que chegou rapidamente. No entanto, os esforços dos socorristas não foram suficientes para salvar a vítima. Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) foi chamada para realizar os procedimentos necessários e recolher o corpo.

De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar (PMRN) junto a testemunhas, Romildo era morador de rua. As circunstâncias do crime ainda estão sendo investigadas, e as autoridades estão em busca de informações que possam levar à identificação e captura do autor do homicídio.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é esfaqueado e morre dentro do Mercado Público da Seis Read More »

Idoso é baleado durante assalto na Zona Sul de Natal

Idoso é baleado durante assalto na Zona Sul de Natal

Crime ocorreu durante sequência de roubos na avenida Ayrton Senna

Um homem de 60 anos foi baleado durante um assalto na avenida Ayrton Senna, no bairro Neópolis, na Zona Sul de Natal, na noite deste domingo (21.mai.2023). O crime ocorreu quando quatro criminosos armados em um carro preto roubaram clientes de uma pastelaria e depois assaltaram um bar próximo.

Durante a segunda abordagem, uma mulher reagiu ao crime e um dos assaltantes disparou, atingindo o idoso no abdômen. Os criminosos fugiram e o homem ferido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado consciente ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Idoso é baleado durante assalto na Zona Sul de Natal Read More »

Mulher é encontrada morta em casa em Lajes

Mulher é encontrada morta em casa em Lajes

A vítima apresentava sinais de violência, aparentemente causados por facadas

Uma mulher foi encontrada morta em sua residência no município de Lajes, região central do Rio Grande do Norte, no sábado (20.mai.2023). A vítima, identificada como Jamila Mariana da Silvia, de 33 anos, natural de Pedro Avelino, apresentava sinais de violência, aparentemente causados por facadas.

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 18h40 e, minutos depois, o suspeito do crime, que era o marido da vítima, foi capturado e preso pelo 14º Batalhão da PM na cidade de Caiçara do Norte, distante cerca de 95 km.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Paulo do Potengi, responsável pelas investigações. Segundo informações divulgadas pela polícia, o homem confessou ter cometido o crime, porém, a motivação para o assassinato ainda não foi revelada.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) realizou a identificação oficial da vítima e constatou que ela foi vítima de múltiplas facadas. As autoridades continuam as investigações para esclarecer os detalhes do caso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é encontrada morta em casa em Lajes Read More »

Marisa vai encerrar atividades no Centro de Natal

Marisa vai encerrar atividades no Centro de Natal

Os 18 funcionários atualmente empregados na unidade serão realocados para outras filiais da loja em Natal

A loja de roupas Marisa, situada na avenida Rio Branco, está prestes a encerrar suas atividades no próximo dia 31 de maio. Como parte dos esforços para reduzir o estoque remanescente, a loja lançou uma grande promoção com descontos de 40% em todos os produtos, o que atraiu muitos clientes em busca de peças a preços reduzidos. A demanda foi tão alta que a maioria das mercadorias já se esgotou, e existe a possibilidade de a loja fechar antes da data prevista, caso todo o estoque seja vendido.

Segundo a Marisa, os 18 funcionários atualmente empregados na unidade serão realocados para outras filiais no Partage Norte Shopping e Midway Mall.

Além disso, como parte de um plano de recuperação com o objetivo de melhorar a geração de caixa e a rentabilidade, a Marisa planeja fechar um total de 91 lojas no primeiro trimestre. Esse processo de reestruturação terá um custo aproximado de R$ 62 milhões.

As unidades serão fechadas até junho deste ano. Em um comunicado, a empresa justificou o fechamento das lojas por serem “deficitárias por definição”, além de ser parte do processo de reestruturação da marca.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marisa vai encerrar atividades no Centro de Natal Read More »

Oposição propõe CPI do Abuso de Autoridade após cassação de Deltan Dallagnol

Oposição propõe CPI do Abuso de Autoridade após cassação de Deltan Dallagnol

Até o momento, mais de 144 deputados já assinaram o pedido, e o partido Novo alega ter cerca de 396,7 mil assinaturas em um abaixo-assinado

A cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as recentes operações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm impulsionado a oposição ao governo Lula a buscar a criação da CPI do Abuso de Autoridade no Congresso. As informações foram publicadas pelo Estadão.

O partido Novo lançou uma página na internet para promover a comissão, que investigaria abusos do Judiciário, mencionando o TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF) especificamente. Até o momento, mais de 144 deputados já assinaram o pedido, e o partido alega ter cerca de 396,7 mil assinaturas em um abaixo-assinado.

A cassação do mandato de Deltan Dallagnol pelo TSE se deu com base na Lei da Ficha Limpa, sob a alegação de que o ex-procurador da Lava Jato pediu exoneração do Ministério Público Federal em 2021 para evitar processos internos que poderiam torná-lo inelegível.

Dallagnol afirmou que recorrerá da decisão e questionou a contradição de Lula, condenado por corrupção em três instâncias, manter sua elegibilidade e mandato enquanto ele, que não foi investigado, acusado ou processado, se tornou inelegível. O deputado cassado considerou a decisão do TSE política e alegou que a fraude foi cometida pelo próprio tribunal.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Oposição propõe CPI do Abuso de Autoridade após cassação de Deltan Dallagnol Read More »

“O transporte é a solução, mas os gestores precisam entender isso”, defende presidente da FETRONOR

“O transporte é a solução, mas os gestores precisam entender isso”, defende presidente da FETRONOR

Eudo Laranjeiras participou do 1º Seminário de Mobilidade Urbana em Aracaju (SE). Sua fala ocorreu durante a mesa redonda “Financiamento do Transporte Público para garantia da sua sustentabilidade”

Durante participação no 1º Seminário de Mobilidade Urbana em Aracaju (SE), nesta quarta e quinta-feira (17 e 18 de maio), o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR, Eudo Laranjeiras, defendeu a importância de investimentos que garantam a melhoria do transporte público em todo o Brasil. Eudo participou da mesa redonda “Financiamento do Transporte Público para garantia da sua sustentabilidade”, ao lado de Francisco Christovam – Presidente executivo da Associação Nacional de Transportes Urbanos (NTU); Renato Telles – Presidente Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade; e Alberto Almeida – Presidente da FETRALSE.

“A gente ouve muito sobre ‘o problema do transporte’. Eu vejo o transporte diferente. Vejo como solução. O que está faltando é a capacidade dos gestores em entender dessa forma e desenvolver ações que contribuam para isso. O transporte está na Constituição como serviço essencial, então precisa de investimentos mais significativos, não apenas para as melhorias que podem e precisam ser feitas, mas para a mudança de uma realidade que hoje envolve a falta de prioridade nas vias, frotas antigas, superlotação dos veículos, entre tantos outros pontos que quem utiliza o ônibus, infelizmente conhece bem”, apontou.

Ainda durante o evento, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Alagoas e Sergipe (FETRALSE), Eudo abordou a importância de que o transporte esteja contemplado nos orçamentos das prefeituras e governos. “O transporte é um serviço público – ainda que operado por empresas privadas. Mas, como eu disse, é um serviço público, e isso requer orçamento, de modo a garantir subsídios para os passageiros, melhorando o serviço prestado a eles. Isso é o que acontece no mundo inteiro há muito tempo, e é por isso que há um transporte de melhor qualidade em lugares da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo”.

O presidente da NTU, Francisco Christovam, concordou com a fala de Eudo, destacando os subsídios – na média de R$ 7 bilhões neste ano – para manter a tarifa de ônibus em São Paulo no valor de R$ 4,40, aliado a uma boa prestação de serviços – com ônibus com ar-condicionado, piso baixo e motor traseiro, por exemplo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“O transporte é a solução, mas os gestores precisam entender isso”, defende presidente da FETRONOR Read More »

Wine Natal vende vinhos com 80% de desconto e oferece happy hour de graça

Wine Natal vende vinhos com 80% de desconto e oferece happy hour de graça

A campanha Imposto Zero é conhecida como a ‘Black Friday do primeiro semestre’ e se torna uma ótima oportunidade para abastecer a adega antes do inverno

A Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, está com uma super campanha no ar chamada “Imposto Zero”. A ação celebra o Dia Livre de Impostos e o Dia Nacional do Contribuinte, ambas em 25/05, zerando os impostos durante todo o mês de maio dos mais de 500 rótulos do portfólio do e-commerce e também dos rótulos exclusivos da loja Wine Natal.

“Os descontos chegam a 80% e vale para compras em todos os nossos canais, como aplicativo, e-commerce, lojas físicas e venda B2B, com a Cantu Importadora, para restaurantes, supermercados, adegas e demais estabelecimentos. Realizamos a campanha ‘Imposto Zero’ há cinco anos consecutivos, como forma de respeito aos nossos sócios e clientes, mostrando o impacto das altas cargas tributárias no vinho que chegam a 31,5%, em média”, diz Alexandre Magno, Diretor de Operação da Wine no Brasil.

A ação alavanca as vendas de vinho de tal forma que já é conhecida como a ‘Black Friday do primeiro semestre’ no varejo físico e online. Com a proximidade do inverno, a campanha se torna uma ótima oportunidade para os apaixonados por vinho abastecerem a adega.

Além da entrega em até 2 horas para os pedidos realizados no app da loja física, a Wine Natal também vai oferecer Happy Hour com degustação gratuita de vinhos, todos os dias, a partir das 18h e aos sábados a partir das 14h, durante toda a campanha. E se gosta de presentes, nas compras acima de R$ 349, a pessoa terá direito a participar da roleta premiada ou lucky ‘n lift (tecnologia que apresenta informações dos rótulos) e ganhar um brinde exclusivo.

Com tantos vinhos em promoção, pedimos a ajuda do time de sommelières da Wine para saber quais são os rótulos que não podem ficar de fora no carrinho de compras. Aqui vão algumas dicas:

Chac Chac Cabernet Franc: Chac Chac é a linha de entrada da renomada Viña Las Perdices e preza pela máxima expressão de cada variedade de uva. A Cabernet Franc amadurece 6 meses em carvalho francês e resulta num vinho frutado, fresco, com leve complexidade e saborosa persistência. Fácil e agradável, se torna um coringa para compor sua adega!

Humberto Barberis Gran Reserva Malbec: Este ícone da Bodega Barberis, foi elaborado com as uvas das videiras mais antigas de Malbec em Luján de Cuyo. Um vinho que permaneceu em barris de carvalho francês Tarausand durante 14 meses e foi engarrafado sem filtrar para preservar seus aromas e sabores. Posteriormente, ficou 3 anos amadurecendo em garrafa antes de ser comercializado, sob temperatura controlada em cavas a 10 metros de profundidade, nas propriedades da vinícola. Um Malbec de excelência, marcante e sedutor!

Alma Tierra Carignan: Paixão, inovação, tecnologia e diversidade: uma receita de sucesso que pauta o desenvolvimento da Viña Villaseñor para elaborar vinhos de alta qualidade. A Carignan é uma casta de origem espanhola, que se adaptou muito bem ao terroir do Vale do Curicó, no sul do Chile, produzindo assim vinhos expressivos, especiados e de grande qualidade como este exemplar.

Sobre a Wine

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 14 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil.

A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre.

Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade. Mais informações em https://www.wine.com.br/.

Foto: divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Wine Natal vende vinhos com 80% de desconto e oferece happy hour de graça Read More »

The Coffee Natal anuncia delivery no iFood

The Coffee Natal anuncia delivery no iFood

O menu da The Coffe foi idealizado, criado e desenvolvido por especialistas e baristas renomados

A The Coffee, rede de cafeterias curitibana que tem uma unidade na capital potiguar, no Natal Shopping, agora realiza delivery para clientes de Candelária e região, no iFood. O cardápio traz os carros-chefes da casa, como as bebidas puristas quentes e geladas (americano, true White, matcha latte, chai latte, iced black, iced latte, matcha iced latte, chai iced latte) e as autorais quentes e geladas (vanilla latte, flat caramel, mad mocha, matcha vanila latte, urban chocolate, iced vanila, salted caramel, black ginger, matcha iced mint, chai iced ginger e chocolate mint).

Além delas, também estão disponíveis no cardápio da The Coffee Natal no iFood os cinco sabores de frappé preparados à base de sorvete: Coffee, Matcha, Chai, Mocha e Chocolate. A rede também oferece uma linha de sweets (bolos de limão, laranja e banana; brownie e cookies), bakerys (croissant, pão de queijo e brioches)e sucos detox vermelho, verde e laranja.

O menu da The Coffe foi idealizado, criado e desenvolvido por especialistas e baristas renomados. Além disso, está em constante processo de melhoria, com novidades e novos produtos. O funcionamento do delivery é de todos os dias, das 10h às 20h. Os pedidos podem ser feitos exclusivamente no Ifood, disponível gratuitamente para download na AppStore e na PlayStore, e também pelo link https://www.ifood.com.br/delivery/natal-rn/the-coffee-natal-shopping-candelaria/.

A The Coffee trabalha com cafés especiais produzidos em fazendas brasileiras. Esse tipo de café atinge mais de 80 pontos na Metodologia de Avaliação Sensorial da Specialty Coffee Association (SCA). Ou seja, a The Coffee oferece um menu enxuto, mas com bebidas quentes e geladas feitas com grãos de alta complexidade sensorial.

Em Natal, a operação é administrada por Gabriel Bezerra de Melo, natalense que morou 16 anos em São Paulo e voltou à capital potiguar. A loja está localizada no segundo piso do Natal Shopping. No quiosque, a empresa também comercializa a sua própria marca chamada Product Line com produtos como o Dripper, Paper Filter e Totebag, além dos cafés especiais em formato de grãos ou box sachês.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

The Coffee Natal anuncia delivery no iFood Read More »

Concurso da Polícia Militar do RN é suspenso pela Justiça

Concurso da Polícia Militar do RN é suspenso pela Justiça

MPRN alegou que o edital do concurso não estava em conformidade com as leis estaduais

O concurso de praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) foi temporariamente suspenso pelo Tribunal de Justiça do RN neste sábado (20.mai.2023). A decisão foi tomada em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do RN (MPRN), com pedido de tutela antecipada, que alegou que o edital do concurso não estava em conformidade com as leis estaduais, que exigem a realização de uma prova de redação na primeira etapa do certame.

O concurso, que oferece 1.128 vagas para o Curso de Formação de Praças (CFP) e 30 vagas para o Curso de Formação de Praças Músicos (CFP – Mus), teve seu edital publicado em janeiro deste ano. A prova objetiva foi realizada em abril e o resultado definitivo foi divulgado recentemente. No entanto, a falta da prova de redação levou à suspensão temporária das etapas seguintes, incluindo os exames de habilidade musical e avaliação física, que estavam programados para ocorrer a partir deste fim de semana.

A juíza responsável pela decisão, Ana Nery Lins de Oliveira Cruz, destacou que a prova de redação é uma etapa obrigatória do certame, de acordo com a legislação estadual, e que sua ausência inviabiliza a continuidade do concurso, pois a realização da prova teria impacto na classificação dos candidatos e na sequência das etapas subsequentes.

A PMRN confirmou a suspensão das etapas e informou que irá fornecer mais informações sobre a decisão e as medidas a serem adotadas em breve.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Concurso da Polícia Militar do RN é suspenso pela Justiça Read More »

ABC perde para o Sampaio Corrêa e continua na lanterna da Série B

ABC perde para o Sampaio Corrêa e continua na lanterna da Série B

O único gol da partida foi marcado por Marcinho nos minutos iniciais da partida

O ABC sofreu mais uma derrota na Série B do Campeonato Brasileiro ao perder para o Sampaio Corrêa-MA por 1 a 0, na tarde deste sábado (20.mai.2023), no estádio Castelão, em São Luís, capital do Maranhão. O gol foi marcado por Marcinho nos minutos iniciais da partida.

Com essa derrota, o ABC acumula seis derrotas em sete jogos e está na última posição da competição. Na próxima rodada, o ABC enfrentará o Tombense-MG em casa, buscando se recuperar e começar a tentar sair da zona de rebaixamento. A disputa vai marcar a estreia do novo comandante do ABC, Allan Aal, que foi anunciado pelo Mais Querido na última quinta-feira (18.mai) e chega com a missão de recuperar as vitórias para o time potiguar.

Já o Sampaio Corrêa-MA conquistou mais três pontos e está na 12ª posição da tabela. Na próxima partida, enfrentará a Ponte Preta, também na zona de rebaixamento, em casa. O objetivo do Sampaio Corrêa é continuar somando pontos e se afastar da parte inferior da tabela do campeonato.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Sampaio Corrêa e continua na lanterna da Série B Read More »

Câmara vai votar o arcabouço fiscal na quarta (24)

Câmara vai votar o arcabouço fiscal na quarta (24)

Líderes governistas esperam aprovação do texto com amplo apoio

O plenário da Câmara dos Deputados vai analisar nesta quarta-feira (24) o projeto de lei complementar que fixa novas regras fiscais para as despesas da União, o chamado arcabouço fiscal. A medida substituirá o atual teto de gastos.

Com o requerimento de urgência aprovado na semana passada por 367 votos a favor e 102, contra, o texto poderá ser analisado em plenário sem passar pelas comissões da Casa.

A perspectiva de líderes da base governista é que o projeto seja aprovado com ampla margem, inclusive com apoio de deputados de partidos de oposição. Caso seja aprovado, o projeto segue para análise do Senado.

Proposta

O relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluiu gatilhos para obrigar o corte e a contenção de gastos no caso de descumprimento da meta fiscal. A proposta estabelece o chamado sistema de bandas para o resultado primário, estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada anualmente, e critérios para a correção das despesas públicas. O modelo prevê um piso e um teto para os gastos do governo.

O novo arcabouço fiscal limitará o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. O texto de Cajado altera o período de inflação considerado para a correção das despesas para julho de 2022 a junho de 2023. Segundo o parlamentar, a medida permitirá a aplicação das novas regras no Orçamento de 2024, com um valor já realizado. O governo havia proposto considerar somente a inflação de 2023, fazendo uma estimativa para o valor anual.

“Optamos em não trabalhar com estimativas, mas em dar o realismo orçamentário e ‘possibilitar’ a incorporação na base de tal diferença de inflação. Sem esse ajuste, o substitutivo reduziria cerca de 2% do limite de despesas de 2024 (em torno de R$ 40 bilhões), sem considerar os efeitos na inflação do segundo semestre da nova política de preços de combustíveis anunciada pela Petrobras. O que fizemos no substitutivo foi criar uma regra para que não houvesse essa perda”, afirmou o relator.

Em momentos de maior crescimento da economia, a despesa não poderá crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em momentos de contração econômica, o gasto não poderá aumentar mais que 0,6% ao ano acima da inflação.

Gatilhos

Chamado de Regime Fiscal Sustentável pelo relator, o projeto prevê que, no caso de descumprimento das metas, haverá contingenciamento (bloqueio) de despesas discricionárias. O projeto de Cajado estabelece a adoção, no ano seguinte ao descumprimento, de medidas automáticas de controle de despesas obrigatórias, como a não concessão de aumento real de despesas obrigatórias e a suspensão de criação de novos cargos públicos e da concessão de benefícios acima da inflação.

Caso o descumprimento aconteça pelo segundo ano consecutivo, novas proibições serão acrescentadas às existentes, como o aumento de salários no funcionalismo público, admissão ou contratação de pessoal e realização de concurso público (nos últimos dois pontos, a exceção é para reposição de cargos vagos).

Segundo Cajado, o reajuste real do salário mínimo estará fora dos gatilhos e terá aumento acima da inflação. Inicialmente, havia previsão de também retirar o Bolsa Família do limite de gastos. No entanto, o deputado manteve o benefício sujeito às normas gerais para que seja reajustado acima da inflação.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara vai votar o arcabouço fiscal na quarta (24) Read More »

CPMI dos atos antidemocráticos será instalada na próxima quinta-feira (25)

CPMI dos atos antidemocráticos será instalada na próxima quinta-feira (25)

Congresso Nacional terá quatro CPIs em funcionamento

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os atos antidemocráticos de 8 de janeiro será instalada na próxima quinta-feira (25), às 9h. Deputados e senadores vão apurar os ataques em que o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados em Brasília.

A duração inicial dos trabalhos será de seis meses. A comissão será composta por 32 titulares, divididos igualmente entre deputados e senadores. A maioria dos partidos já indicou seus membros.

No entanto, caso a composição ainda não esteja completa no momento da instalação, caberá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciar os nomes. Após instalada, serão definidos o presidente e o relator da comissão.

Parlamentares

Pelo bloco parlamentar da Resistência Democrática (PSB, PT, PSD e Rede) foram indicados os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSB-BA) e Eliziane Gama (PSD-MA), Fabiano Contarato (PT-ES), Rogério Carvalho (PT-SE) e Ana Paula Lobato (PSB-MA). Pelo bloco Vanguarda (P, Novo) foram indicados os senadores Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Pelo bloco Aliança (PP e Republicanos), os senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Pelo bloco União, PP, Federação PSDB Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota os indicados são os deputados Arthur Maia (União-BA), Duarte (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e um cargo ainda está vago.

Já o bloco MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC escolheu os deputados Rodrigo Gambale (Podemos-SP), Paulo Magalhães (PSD-BA), Aluísio Mendes (Republicanos-MA) e ainda há um cargo vago.

O PL indicou os deputados André Fernandes (CE), Delegado Ramagem (RJ) e Filipe Barros (PR). O bloco PCdoB, PT e PV escolheu os deputados Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O PSOL escolheu a deputada Erika Hilton (SP).

O bloco parlamentar Democracia (PDT, MDB, PSDB, Podemos, União) tem seis vagas, mas ainda não fez indicações.

STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para tornar 795 denunciados réus por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília. Outro bloco com 250 denúncias está em análise pelo plenário virtual do STF, modalidade em que os ministros depositam seus votos eletronicamente, sem deliberação presencial.

Até o momento, apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques têm votado contra. Para eles, as denúncias não conseguiram individualizar a contento a conduta das pessoas presas no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. As divergências também argumentam que os casos deveriam ser remetidos para a primeira instância da Justiça Federal.

Também já foram aceitas denúncias contra 220 pessoas acusadas de incitarem os atos golpistas. A maioria foi presa em frente ao QG do Exército, onde pedia intervenção militar diante do resultado das eleições, no dia seguinte aos atos golpistas. Essas pessoas respondem também por outros crimes como associação criminosa.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 1.390 acusações formais ao Supremo, todas contra pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo ou que incitaram a violência. Até o momento, ninguém foi denunciado por financiar ou idealizar os atos golpistas.

Comissões

Com a instalação desse colegiado, o Congresso Nacional terá quatro CPIs em funcionamento. As outras três instaladas são exclusivas da Câmara dos Deputados: a do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), a das apostas esportivas e a das Americanas.

As CPIs das Americanas e do MST terão 27 titulares e igual número de suplentes. A terceira terá 34 titulares e 34 suplentes. As comissões têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

MST

No requerimento de criação da CPI do MST, parlamentares afirmam querer investigar o “real propósito [das invasões], assim como dos seus financiadores”. Entre os titulares do colegiado há deputados de partidos como PP, PL, União Brasil, MDB, Republicanos e PSDB. Partidos de esquerda estão representados pelas deputadas do PSOL Sâmia Bomfim (SP) e Talíria Petrone (RJ).

A comissão será presidida pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) e terá a relatoria do deputado Ricardo Salles (PL-SP).

Americanas

Em janeiro, o grupo Americanas revelou inconsistências fiscais de R$ 20 bilhões e dívidas de R$ 43 bilhões. Na ocasião, a 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro aceitou o pedido de recuperação judicial do grupo, composto pelas empresas Americanas S.A., B2W Digital Lux e JSM Global. Elas são responsáveis por marcas como Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino, Shoptime e Hortifruti, entre outras.

A comissão será presidida pelo deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE). Para relator, foi escolhido o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC).

Futebol

Investigações do Ministério Público de Goiás (MPGO) revelaram, em abril, a manipulação de resultados em seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022. Além disso, partidas de campeonatos estaduais também estão sob investigação.

De acordo com o MPGO, os atletas envolvidos receberiam entre R$ 70 mil e R$ 100 mil por pênaltis cometidos, escanteios e cartões amarelos e vermelhos nas partidas. A manipulação de resultados daria vantagem a apostadores.

As operações foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do estado.

O deputado Julio Arcoverde (PP-PI) será o presidente da comissão. Os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Daniel Agrobom (PL-GO) e Ricardo Silva (PSD-SP) serão respectivamente primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes. O requerimento de criação da CPI é de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que também será o relator da comissão.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CPMI dos atos antidemocráticos será instalada na próxima quinta-feira (25) Read More »

Presidente do Sinduscon participa de debate sobre pauta sustentável na Fiern

Presidente do Sinduscon participa de debate sobre pauta sustentável na Fiern

Sérgio Azevedo conversou com membros de outras entidades sindicais sobre processamento de resíduos de madeira na Grande Natal

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN) se reuniu na última quarta-feira (17) com representantes de entidades sindicais e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) para discutir uma ação conjunta que colabore com o cumprimento da Lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos.

Durante o encontro, que contou com representantes do Sindicatos das Indústrias de Cerâmica para Construção do RN (Sindicer/RN) e de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias (Sindimoveis/RN), foi apresentada proposta de que sejam coletados resíduos gerados pela indústria de construção civil e marcenaria/móveis, e estes sirvam para abastecer os locais que produzem cerâmica, funcionando como uma espécie de combustível. A proposição partiu do Sindcer/RN, na ocasião representado pelo presidente Carlos Aragão.

Sérgio Azevedo destacou que a ideia cumpre um importante papel ambiental, na mesma medida que auxilia os empresários a destinarem corretamente estes dejetos sólidos. “O resíduo é um problema para as construtoras, que têm dificuldade de destinar essas sobras. Por outro lado, as cerâmicas estão demandando esse material, então a ideia casa perfeitamente”, destacou.

“O Sinduscon/RN parabeniza a iniciativa da Fiern e do Sindcer/RN, e vai colaborar prontamente com o fornecimento dos dados necessários para as análises de viabilidade do projeto”, finalizou o presidente da entidade.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente do Sinduscon participa de debate sobre pauta sustentável na Fiern Read More »

Pipa MPB Fest terá shows de Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão; ingressos já estão à venda

Pipa MPB Fest terá shows de Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão; ingressos já estão à venda

O festival será realizado em Pipa, um dos destinos paradisíacos mais procurados do país

Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão são atrações confirmadas da segunda edição do Pipa MPB Fest que será realizada dias 13 e 14 de outubro na praia de Pipa, litoral sul. O evento surgiu com o objetivo de celebrar a Música Popular Brasileira e o melhor que o Brasil tem e promover um evento de música boa que mescla artistas de grande porte e nomes locais.

O festival será realizado em Pipa, um dos destinos paradisíacos mais procurados do país, com praias espetaculares, ótimo clima e opções de lazer para toda a família. Além da boa música, o evento traz como diferencial o destino, a possibilidade de – além de curtir maravilhosos shows, ir a passeios turísticos, descansar e curtir um excelente fim de semana.

Além dos shows nacionais, o Pipa MPB Fest realizará o Festival de Videoclipes na Praia da Pipa que tem o objetivo de dar visibilidade e divulgar a produção de vídeos na categoria “Videoclipes” produzidos no Estado. O Céu Festival de Videoclipes se destina a pessoas físicas e jurídicas, realizadores, produtores, produtoras audiovisuais, videomakers músicos, bandas e demais profissionais criativos com produções de videoclipes de artistas potiguares nos últimos dois anos.

O evento será na Arena Pipa Open Air. Os ingressos já estão à venda no https://outgo.com.br/pipa-mpb-fest23. O festival é uma realização da Viva Entretenimento e Pipa Open Air. Siga o perfil oficial no instagram e acompanhe todas as novidades: @pipampbfest.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pipa MPB Fest terá shows de Lulu Santos, Nando Reis, Anavitória e Marcelo Falcão; ingressos já estão à venda Read More »

Dia Livre de Impostos será realizado em Natal no próximo dia 25 de maio

Dia Livre de Impostos será realizado em Natal no próximo dia 25 de maio

Natal Shopping, o Shopping Cidade Jardim e grandes redes varejistas já confirmaram sua participação

Os potiguares já podem marcar na agenda: dia 25 de maio será realizado o Dia Livre de Impostos (DLI). Para a 17ª edição, o Natal Shopping, o Shopping Cidade Jardim e grandes redes varejistas já confirmaram sua participação.

Durante o DLI, os produtos são comercializados sem a incidência de tributos, levando à descontos compatíveis com impostos que são pagos pelo consumidor final embutido no preço do produto. Dentre os produtos que serão comercializados sem impostos estão cosméticos, calçados, alimentos, gasolina, carne, vestuário, perfumaria, dentre outros.

A ação tem o objetivo de alertar a população sobre as altas cargas tributárias do país. Além das “promoções”, atos de conscientização serão realizados durante todo o dia. Segundo a CDL Jovem Natal, somente no último ano, os brasileiros trabalharam 149 dias para pagar impostos.

“O Dia Livre de Impostos, além de conscientizar a população e os empresários, busca chamar a atenção do poder público para a urgência da Reforma Tributária. Estamos nesta luta há 17 anos e seguiremos até que haja uma mudança”, explica o presidente da CDL Jovem Natal, Saulo Medeiros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia Livre de Impostos será realizado em Natal no próximo dia 25 de maio Read More »

Mais1.Café anuncia parceria inédita e lança a linha Delícias com Nutella

Mais1.Café anuncia parceria inédita e lança a linha Delícias com Nutella

Franquia é a primeira cafeteria no Brasil com receitas originais aprovadas pela Nutella, a princípio com o legítimo pão de queijo mineiro e o amanteigado croissant francês

O creme de avelã mais famoso do mundo chega às unidades da Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do país, que anuncia a linha de produtos especiais e exclusivos ‘Delícias com Nutella’, composta inicialmente pelos pães de queijo mineiro e croissant francês. No cardápio, agora é possível degustar o croissant amanteigado e importado direto da França, além de uma porção do legítimo pão de queijo mineiro, acompanhados do delicioso creme de avelã.

“Esse é um momento histórico para a nossa rede, já que somos a única cafeteria nacional com receita original aprovada pela Nutella, uma marca com forte posicionamento estratégico e um produto tão amado e apreciado em todo o mundo. Nossa expectativa com a iniciativa é alavancar ainda mais as vendas e aumentar a fidelização de clientes ao conciliar a qualidade das duas marcas”, destaca Vinicius Delatorre, diretor de operações e sócio-fundador da Mais1.Café.

Além destas novidades, a rede conta ainda com mais de 20 opções de bebidas quentes e geladas que podem ser combinadas com doces e salgados. Consulte a unidade mais próxima no site.

Sobre a Mais1.Café

A Mais1.Café foi fundada em dezembro de 2019 pelos empresários Alan Parise, Gare Marques, Hilston Guerim e Vinícius Delatorre e nasceu com o propósito de unir a qualidade do café especial com a agilidade do atendimento “to go”, possibilitando que as pessoas consigam tomar um café da melhor qualidade mesmo que estejam na correria do dia-a-dia. O objetivo é otimizar a experiência do cliente por meio de um atendimento totalmente personalizado e digitalizado. A rede oferece bebidas em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para acompanhar as bebidas, o cardápio tem salgados e doces importados da Europa que possibilitam diversas combinações para potencializar tal experiência. Atualmente, a Mais1.Café está presente em mais de 250 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, e conta com mais de 600 unidades confirmadas no Brasil. Para 2023, a expectativa da rede é ultrapassar as 800 lojas em todo o território nacional. Saiba mais aqui.

Foto: Divulgação/Mais1.Café

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais1.Café anuncia parceria inédita e lança a linha Delícias com Nutella Read More »

Coletivo CIDA (RN) vai realizar temporada no Rio de Janeiro

Coletivo CIDA (RN) vai realizar temporada no Rio de Janeiro

Serão exibidos os espetáculos “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos”, sempre às 20h

Depois do sucesso da última temporada em Natal e Mossoró a um público de mais de 1500 pessoas, o Coletivo CIDA (RN) realiza uma série de apresentações no Rio de Janeiro de 1 a 11 de junho no Sesc Copacabana. Serão exibidos os espetáculos “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos”, sempre às 20h com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição. Ingressos estão sendo vendidos a partir de R$ 7,50 na bilheteria do teatro.

“Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos” fazem parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto traz no elenco nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araújo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

“A tão sonhada temporada no Rio de Janeiro finalmente chegou e veio com bastante força! Estamos muito honrados por apresentar em solo carioca, num dos mais importantes palcos para a dança de nosso país, o Sesc Copacabana. Além disso, estamos muito ansiosos para exibir para outros públicos as duas primeiras obras de nossa trilogia. Sabemos o quão significativo é poder difundir nossa arte para além das fronteiras do nordeste, perfurando esses limítrofes pré-estabelecidos e principalmente atravessando as barreiras invisíveis do circuito de artes do sudeste”, declaram Arthur Moura (produtor do CIDA) e René Loui (coreógrafo e intérprete).

Trilogia

A primeira obra intitulada Corpos Turvos é um grito de socorro para que corpos pretos, pobres, periféricos, soropositivos, corpos pertencentes da ampla comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência deixem de ser números.

Na segunda parte, nomeada Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é Meu Nome, o CIDA continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial.

O ato final teve sua estreia em abril deste ano e ainda não possui previsão para circulação nacional. O espetáculo é livremente inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, mais conhecido como Bispo do Rosário, a peça conta as perspectivas desses seis diferentes indivíduos que convivem num porão e há anos reinventam todas as coisas da Terra. Cada um deles, uma história.

Os três espetáculos complementam-se, mas podem ser vistos, ouvidos e sentidos de modo independente ou em qualquer ordem.

Ingressos

Pessoas interessadas em assistir as apresentações do grupo radicado em Natal podem adquirir os ingressos na bilheteria do teatro Sesc Copacabana pelos seguintes valores: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada), R$ 30 (inteira).

Edital Pulsar

A apresentação do CIDA no Rio de Janeiro foi contemplada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023. A iniciativa se destina a fomentar a produção artística e cultural. Os selecionados são convocados a integrarem parte da programação da instituição.

Prêmio Funarte e Prêmio Sesc de Artes Cênicas

Os espetáculos “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” e “Corpos Turvos” são duas iniciativas do CIDA contempladas, individualmente, pelo Prêmio Fundação Nacional de Artes (Funarte) de Dança Acessível – 2021 e pelo Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

SERVIÇO

COLETIVO CIDA apresenta “REINO DOS BICHOS E DOS ANIMAIS, ESSE É O MEU NOME” e “CORPOS TURVOS”

Dias da semana: de quinta a domingo
Horário: 20h
Local: Arena do Sesc Copacabana
Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia-entrada), R$ 30 (inteira)
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2547-0156
Bilheteria – Horário de funcionamento:
Terça a sexta – de 9h às 20h;
Sábados, domingos e feriados – das 14h às 20h.
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: Aproximadamente 1 hora e 20 minutos
Lotação: 246 ingressos por apresentação – Sujeito à lotação
Gênero: Dança Contemporânea

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Coletivo CIDA (RN) vai realizar temporada no Rio de Janeiro Read More »

STF retoma análise de norma internacional da OIT sobre demissão

STF retoma análise de norma internacional da OIT sobre demissão

Norma prevê proibição da prática de demissão sem justa causa

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou ontem (19) o julgamento que trata da vigência, no Brasil, da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual a demissão sem causa justificada fica vedada aos países signatários.

A norma encontra-se suspensa no Brasil desde 1996, em razão de denúncia apresentada à OIT pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. O Supremo já formou maioria no sentido de que seria necessária manifestação do Congresso para que qualquer tratado internacional tenha sua aplicação suspensa, mas ainda há divergência se tal entendimento se aplica à Convenção 158 da OIT.

Para uma corrente, formada pelos ministros Teori Zavascki, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, o efeito do julgamento deve valer somente daqui em diante, sem afetar a suspensão da norma da OIT. Outra corrente – formada por Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski – votou para que a Convenção da OIT tenha aplicação imediata no país, ao menos até que o Congresso vote a validade da denúncia apresentada por FHC.

Em um terceiro entendimento, os ministros Maurício Corrêa e Ayres Britto votaram para que os efeitos da convenção se mantenham suspensos até a deliberação legislativa. O ministro Nelson Jobim foi o único, até o momento, a ter votado pela eficácia plena da denúncia e, portanto, pela definitiva não aplicação da convenção da OIT no Brasil.

Diante da complexidade e das discussões acaloradas que o tema suscita sempre que volta à pauta do plenário, o julgamento do caso se arrasta há quase 25 anos no Supremo, onde uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) foi aberta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contas) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1997.

Até o momento, já foram sete pedidos de vista por parte de ministros do Supremo, o que fez a controvérsia se prolongar por diversas formações do plenário. Nesta sexta-feira, o julgamento foi retomado no plenário virtual, modalidade em que os ministros têm um período pré-definido para inserir os votos no sistema, sem deliberação presencial. A sessão está marcada para durar até as 23h59 de 26 de maio.

Ainda restam dois votos para a conclusão do julgamento. É possível, entretanto, que haja novo pedido de vista ou de destaque (remessa do caso ao plenário físico), o que postergaria o desfecho.

Justa causa
A Convenção 158 da OIT, a qual o Brasil aderiu após aprovação do tratado internacional pelo Congresso, trata do término da relação de trabalho por iniciativa do empregador, e estabelece que a dispensa de funcionário somente poderá ocorrer se houver “causa justificada relacionada com sua capacidade ou seu comportamento, ou baseada nas necessidades de funcionamento da empresa, estabelecimento ou serviço”.

A norma internacional, criada em 1982, foi ratificada e está vigente em 35 países, dos 180 que compõem a OIT. Entre as nações que aprovaram e aplicam a norma estão, por exemplo, Austrália, Espanha, França, Finlândia, Camarões, Portugal, Suécia e Turquia, entre outros.

Ainda pelo texto da convenção, não podem ser dadas como causa justa para demissão: raça, cor, sexo, estado civil, responsabilidades familiares, gravidez, religião, opiniões políticas, ascendência nacional ou origem nacional.

A justa causa também não pode se aplicar nos casos de: ausência temporal do trabalho por motivos de doença ou lesão; se o empregado for candidato ou representante dos trabalhadores; a filiação a sindicato ou a participação em atividades sindicais; abertura de processo administrativo contra o empregador por violação de normas trabalhistas.

A convenção abre espaço para que os países membros excluam algumas atividades econômica e incluam outras exceções à norma. Contudo, advogados que representam o interesse dos empregadores alegam que a demissão sem justa causa é válida há muitas décadas no Brasil, e que uma mudança de regras pode ocasionar imensa insegurança jurídica.

“Mudar a regra do jogo do dia para a noite, traz uma baita insegurança jurídica para a sociedade inteira, e cria uma situação, até pelo momento da economia que o país passa, social muito complexa”, disse à Agência Brasil o advogado e professor Ricardo Guimarães, especializado em direito do trabalho.

Em síntese, o que Contag e CUT alegam no Supremo é que a Convenção 158 não poderia ter tido sua aplicação suspensa no território nacional em função de ato unilateral do presidente da República. Para isso, seria necessário que a denúncia tivesse sido aprovada também pelo Congresso, uma vez que foi o Legislativo que aprovou a ratificação da norma internacional e sua introdução no ordenamento jurídico nacional, com poder de lei ordinária.

Voto-vista
Esse entendimento, sobre a necessidade de manifestação do Congresso para que se possa denunciar uma norma internacional previamente ratificada pelo Legislativo, tem prevalecido no julgamento. Permanece, contudo, a dúvida sobre se tal entendimento leva à aplicação ou não da Convenção 158 da OIT no Brasil.

No voto-vista que apresentou nesta sexta-feira (19), Gilmar Mendes prestou homenagem ao falecido ministro Teori Zavascki, aderindo ao voto dele e afirmando não ser possível dar efeito retroativo à exigência de manifestação do Congresso, embora tal entendimento deva ser aplicado daqui em diante.

“Entendo que seu voto conciliador [de Teori] congrega não apenas a melhor interpretação dada à questão constitucional ora debatida, mas também a solução mais adequada ao tratamento que deve ser dado aos Tratados até então denunciados nos exatos termos em que este [Convenção 158 da OIT] também o foi, com fundamento no princípio da segurança jurídica”, escreveu Mendes.

Por essa corrente, as denúncias apresentadas até aqui seguiram um “senso comum institucional” centenário, motivo pelo qual não seria razoável tirar a eficácia das denúncias já feitas antes do julgamento. Nessa linha, a aplicação da Convenção 158 ficaria suspensa em definitivo no Brasil, o que manteria, na prática, a demissão sem justa causa nos moldes atuais.

Foto: Marcello Casal Jr. (Agência Brasil)
Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF retoma análise de norma internacional da OIT sobre demissão Read More »

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre, informa BC

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre, informa BC

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos

A atividade econômica brasileira apresentou crescimento no primeiro trimestre deste ano, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (19) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve alta de 2,41% de janeiro a março em relação ao trimestre anterior (outubro a dezembro de 2022), de acordo com dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Em comparação ao trimestre de janeiro a março de 2022, alta foi de 3,87% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Em março de 2023, o IBC-Br teve queda de 0,15%, atingindo 147,09 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2022, houve crescimento de 5,46% (também sem ajuste para o período). Desde agosto do ano passado, o IBC-Br vinha caindo, com interrupção da retração em dezembro, quando houve alta, seguida de estabilidade em janeiro, alta em fevereiro e, agora, nova queda.

No acumulado em 12 meses, o indicador ficou positivo em 3,31%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 13,75% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia – indústria, comércio e serviços e agropecuária –, além do volume de impostos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a expansão da economia. Ainda assim, o resultado do IBC-Br do trimestre aponta uma recuperação da atividade.

O indicador oficial da economia brasileira, entretanto, é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com resultado trimestral, o valor do primeiro trimestre de 2023 será divulgado em 1º de junho. O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país.

Em 2022, o PIB do Brasil cresceu 2,9%, totalizando R$ 9,9 trilhões.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo
Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre, informa BC Read More »

Internações de crianças por síndrome respiratória permanecem em alta

Internações de crianças por síndrome respiratória permanecem em alta

Constatação é da FIOCRUZ, ao divulgar a mais recente edição do Boletim InfoGripe

O Brasil continua com alto número de internações causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas crianças, com ocorrências em 13 dos 27 estados.

Segundo o Boletim InfoGripe, divulgado nesta sexta-feira (19) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no quadro etário geral, em 19 das 27 unidades o crescimento é moderado na tendência de longo prazo, que considera as últimas seis semanas, e de curto prazo, referente às últimas três semanas.

A análise tem como base dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 8 de maio, sendo referente à Semana Epidemiológica (SE) 18, de 30 de abril a 6 de maio. Os resultados laboratoriais por faixa etária apontam predomínio dos casos positivos para Sars-CoV-2 na população adulta, apesar de queda observada em diversos estados. Em contrapartida, mantém-se sinal de aumento nos casos associados ao vírus influenza A e B.

Vírus Sincicial
Entre as crianças pequenas, permanece o predomínio de casos associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o que mantém o número de novas internações em patamares elevados nesse público. O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, esclareceu que já no restante da população, a expansão de casos se deve principalmente à covid-19. Chamou a atenção, entretanto, para as tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos. “Enquanto os casos associados à covid-19 sugerem desaceleração para os vírus influenza A e B, há indício de aumento recente em diversos desses estados”, disse Gomes.

Estados e capitais
O aumento de casos em crianças foi registrado no Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. O boletim indica que embora mais fraco do que na população infantil, há possível sinal de crescimento em algumas das faixas etárias da população adulta no Espírito Santo, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em Alagoas e no Ceará, há manutenção de patamar relativamente elevado na população a partir de 50 anos. No Paraná e Santa Catarina, percebe-se a continuidade do alto nível em crianças e aumento recente na população adulta. Já no Mato Grosso e Rio Grande do Sul, o crescimento em todas as faixas etárias analisadas se mantém, com destaque para o estado gaúcho. No Acre e Tocantins, o sinal de crescimento ainda é compatível com oscilação em período de baixa atividade, aponta o boletim da Fiocruz.

Os números em expansão destacam a necessidade de as pessoas se vacinarem, afirmou o pesquisador da Fiocruz. “O cenário de manutenção da presença de casos de SRAG associados à covid-19, bem como o aumento recente naqueles associados ao vírus influenza A, reforça a importância da adesão às campanhas de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe”, disse.

O estudo mostra ainda que, no quadro etário geral, apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo, que compreende as últimas seis semanas, até a SE 18, os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Entre as capitais, 15 apresentam sinal de crescimento. São elas Belém (PA), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Portoa Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e Teresina (PI).

Este ano, já foram notificados 59.675 casos de SRAG, sendo 23.626 (39,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 27.010 (45,3%) negativos e, pelo menos 5.458 (9,1%) aguardam resultado laboratorial.

Óbitos
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, houve prevalência no país dos casos como resultado positivo para vírus respiratórios, divididos entre influenza A (13,5%); influenza B (7%); VSR (47,5%); e Sars-CoV-2/covid-19 (25,5%). Já entre os óbitos, a presença desses vírus entre os casos positivos alcançou 14,5% (influenza A); 8,5% (influenza B); 10,1% (VSR); e 63,7% (Sars-CoV-2/covid-19).

Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)
Com informações da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Internações de crianças por síndrome respiratória permanecem em alta Read More »

Empresa suíça vence leilão e passa a administrar o Aeroporto de Natal

Empresa suíça vence leilão e passa a administrar o Aeroporto de Natal

Arrematado por R$ 320 milhões, terminal aéreo será comandado por suíços pelos próximos 30 anos

Nesta sexta-feira (19.mai.2023), ocorreu o primeiro leilão de relicitação da aviação nacional. Conduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na Bolsa de Valores de São Paulo, o Aeroporto de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante, foi arrematado pela empresa Zurich Airport International. O lance vencedor atingiu R$ 320 milhões, o que representa um valor 41% acima do mínimo estabelecido para o terminal.

A empresa vencedora do leilão precisará cumprir obrigações prévias antes de assinar o contrato, que será de 30 anos. Após a assinatura, serão realizados os pagamentos de outorga, marcando o início efetivo do contrato com a Zurich Airport.

A governadora Fátima Bezerra (PT) expressou sua satisfação com a aquisição do aeroporto pela empresa suíça Zurich. “Ficamos imensamente felizes com o arremate pela empresa suíça, Zurich, no nosso principal aeroporto. Tenho certeza que teremos excelentes resultados em captação de novas rotas para o Rio Grande do Norte, bem como o protagonismo do nosso destino. Agora é trabalhar com a empresa vencedora”, disse.

Aninha Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, explicou que a parceria com a Zurich possibilitará atrair novas rotas, investimentos e fortalecer a colaboração com o governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). “Ter um concessionária aeroportuária forte é peça fundamental para o desenvolvimento do turismo e para a economia potiguar”, disse.

Além de Fátima Bezerra e Aninha Costa, acompanharam o leilão o vice-governador Walter Alves e pelos secretários de Estado: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Coelho (Infraestrutura), Virgínia Ferreira (SEGRI) e Daniel Cabral (Asscom). Também estiveram presentes o deputado federal Fernando Mineiro, a deputada estadual Divaneide Basílio, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, e o gerente de feiras e mercados da Embratur, Bruno Reis.

A nova controladora do aeroporto
A Zurich Airport Brasil é uma empresa do grupo Zurich Airport, responsável pela operação de 100% dos aeroportos de Florianópolis (SC), Macaé (RJ) e Vitória (ES), por meio de contratos de concessão com duração de 30 anos. Em Belo Horizonte (MG), o grupo suíço também opera, em parceria com os grupos CCR e Infraero, o Aeroporto de Confins desde 2014.

O Grupo Zurich Airport está envolvido na operação de nove aeroportos ao redor do mundo. Além do Aeroporto de Zurique, na Suíça, a empresa concentra seus investimentos na América Latina, onde atua nos aeroportos de Bogotá (COL), Curaçao, Iquique e Antofagasta, no Chile. Em 2019, a empresa também conquistou a concessão para construir e operar o segundo aeroporto de Nova Delhi, na Índia.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Empresa suíça vence leilão e passa a administrar o Aeroporto de Natal Read More »

Sambistas Jane Cortez e Evilásio Galdino lançam canção Incompletude nesta quinta-feira

Sambistas Jane Cortez e Evilásio Galdino lançam canção Incompletude nesta quinta-feira

Canção será divulgada nas principais plataformas de áudio da internet

Um samba de saudade, regado por versos que falam de aconchego, carinho e amor. É assim que os compositores e intérpretes Jane Cortez e Evilásio Galdino traduzem a canção Incompletude, que será lançada nesta quinta-feira (18.mai.2023), às 20h, nas principais plataformas digitais, como Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music e Tindal.

Incompletude tem a direção musical e arranjo de Jubileu Filho e direção-geral de Jane Cortez. “A música veio de um lugar de saudade, dessa partezinha que todo mundo tem e está faltando. Pode ser de uma paixão que foi e daqui a pouco volta, pode ser de que alguém que tá na pátria espiritual, pode ser algum familiar… Então, é aquele pedacinho da gente que falta, né?”, conta a compositora.

Para o sambista Evilásio Galdino, foi uma satisfação compor o dueto. “Jane me pediu pra eu criar a melodia em cima dos versos dela. Comecei com muita simplicidade, acrescentando algumas notas. Imaginei uma situação melódica em cima da letra e sugeri algumas mudanças para adaptar à melodia. O resultado ficou maravilhoso. Ainda mais com os arranjos geniais do maestro Jubileu filho”, detalha o intérprete.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sambistas Jane Cortez e Evilásio Galdino lançam canção Incompletude nesta quinta-feira Read More »

Estudos apontam benefícios da presença dos pais no processo educacional dos filhos

Estudos apontam benefícios da presença dos pais no processo educacional dos filhos

Censo do PISA e psicóloga potiguar mostram que quando os tutores se envolvem no ambiente escolar, o desempenho das crianças é afetado positivamente

Segundo dados divulgados pelo último censo do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), no Brasil, apenas 50,2% dos estudantes dizem que os pais se interessam pelas atividades escolares. Ao olhar mais de perto e comparar o desempenho dos alunos analisados, o estudo ainda constatou que aqueles com pais presentes na vida escolar tinham melhor desempenho em sala de aula e notas mais altas.

Esse levantamento de dados só confirma o que profissionais da pedagogia já falavam há muito tempo: a presença dos pais na escola é um fator determinante para o sucesso educacional dos filhos. Por isso, em Natal, o Colégio Nossa Senhora das Neves incentiva ao máximo os tutores a se manterem em contato com a equipe pedagógica e o ambiente escolar.

Ao contrário do que muitos acham, esse envolvimento é importante durante toda caminhada escolar, não apenas durante a infância. “Assim como a família acompanha as transformações dos adolescentes em casa, fez-se necessário acompanhar também no espaço escolar. Esse envolvimento significa demonstrar a importância que esse espaço tem para o desenvolvimento intelectual e socioemocional dos seus filhos. Além disso, a presença da família no ambiente escolar pode ajudar os pais a entenderem melhor as necessidades do adolescente e apoiá-los em questões emocionais e comportamentais”, explica Sheila Salustino, psicóloga escolar no Colégio das Neves.

Os pais podem desempenhar um papel importante no apoio aos filhos para que eles se tornem alunos bem-sucedidos. Eles podem ajudar com a lição de casa, ler e conversar sobre o que os filhos estão aprendendo na escola e se envolver em atividades extracurriculares. Essas ações simples, mas importantes, demonstram aos filhos que a aprendizagem é importante e que os pais valorizam a educação.

Quem sente os benefícios desse envolvimento na própria família é a potiguar Deborah Oliveira, que adapta toda rotina para incluir o Neves na agenda e se fazer presente na rotina escolar dos três filhos. “Demonstrar interesse na vida escolar dos meus filhos com certeza os deixa mais motivados. Se interessar pelo dia a dia das crianças faz com que elas se sintam importantes, amadas e cuidadas”, conta Deborah.

Por ter estudado na mesma escola, a mãe da Helena, do Lucas e da Maria conta que se envolver nos eventos, ir para as festinhas e conversar com os professores das crianças se torna ainda mais especial. “Como ex-aluna, consigo reviver com eles a expectativa que tinha quando estudante. As festividades na escola são momentos muito especiais em que posso compartilhar com meus filhos a dedicação que eles tiveram em preparar cada momento”.

O desenvolvimento exemplar das três crianças de Deborah só reforça as falas da psicóloga Sheila, que garante que as trocas entre pais e professores facilitam muito o processo de aprendizagem dos pequenos. “Os pais podem fornecer informações valiosas aos professores sobre as necessidades e habilidades de seus filhos. Isso ajuda os professores a adaptarem seu ensino para atender às necessidades específicas dos alunos e ajudá-los a alcançar seu potencial máximo”, conclui a profissional.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudos apontam benefícios da presença dos pais no processo educacional dos filhos Read More »

6ª edição do Prêmio Academia Assaí oferece capacitação e mais de R$ 1,3 milhão em prêmios

6ª edição do Prêmio Academia Assaí oferece capacitação e mais de R$ 1,3 milhão em prêmios

A premiação é voltada para comerciantes, ambulantes e micro e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício, de todas as regiões do Brasil

Nos últimos anos, o Brasil viu um aumento expressivo no número de micro e pequenos empreendedores. De acordo com o SEBRAE, em 2022, o setor foi responsável por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e 99% dos empreendimentos brasileiros, que corresponde a 18,5 milhões de pequenos negócios no País. Para garantir o sucesso desses empreendimentos que, de fato, são os responsáveis por circular a economia, o Assaí Atacadista, por meio do Instituto Assaí, promove a 6ª edição do Prêmio Academia Assaí, que tem suas inscrições abertas até 24 de maio. Desta forma, o atacadista visa desenvolver e capacitar os(as) pequenos(as) empreendedores(as) para que tornem os seus negócios ainda mais estruturados e atrativos.

O Prêmio é voltado exclusivamente para comerciantes, ambulantes e micro e pequenos(as) empreendedores(as) do ramo alimentício, de qualquer região do Brasil. Nesta edição conta com uma etapa regional e uma nacional, além do apoio financeiro de mais de R$ 1,3 milhão em prêmios, os(as) participantes passam por um programa de capacitação que prevê o desenvolvimento de habilidades e competências para a melhor gestão dos seus empreendimentos e ainda recebem o reconhecimento dos seus negócios.

“Esse Prêmio nasceu dentro da Academia Assaí, um programa criado para capacitar empreendedores(as) de alimentação que já alcançou mais de 3 milhões de pessoas. Nosso objetivo com a 6 ª edição do Prêmio é, a partir do incentivo financeiro, oferecer capacitação, apoiar ainda mais o fortalecimento desses negócios e contribuir para o sucesso deles(as) de forma estruturada”, comenta Sandra Vicari, Diretora Executiva do Instituto Assaí. “Nesta edição, a 1ª chancelada pelo Instituto Assaí, estamos felizes pois, além de ampliarmos o número de premiados(as), também conseguiremos destacar os(as) empreendedores(as) e seus negócios na etapa regional e, também, nacional”, pontua Vicari.

Nas cinco edições anteriores do Prêmio Academia Assaí, foram quase 70.000 empreendedores(as) inscritos(as) e mais de 3 mil empreendedores(as) premiados(as). “Mais do que oferecer o apoio financeiro, nós queremos oferecer as ferramentas para que esses(as) pequenos(as) empreendedores(as) triunfem nos seus negócios. No Assaí, entendemos que somos um agente transformador e esses(as) empreendedores(as) são nossos(as) clientes, mas, também, parceiros(as). Queremos crescer junto com a comunidade que estamos e que aqueles(as) que fazem parte deste local, também cresçam conosco”, avalia Vicari.

Como nas outras edições, os(as) empreendedores(as) podem se inscrever em três categorias: Vendas por encomendas; Ponto de venda fixo; e Vendedor(a) ambulante, nas regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para se inscreverem, os(as) interessados devem fazer um curso rápido, online e gratuito na Academia Assaí e responder a algumas questões sobre o seu negócio. Na primeira etapa serão selecionadas 700 pessoas de cada categoria, o que totaliza 2.100 premiados(as), que receberão R$ 300 e quatro dias de capacitação online. Desses, serão selecionados 210 finalistas, que receberão R$ 2 mil em dinheiro e R$ 500 em vales-compra do Assaí e que ainda concorrerão a 30 prêmios de “vencedor(a) regional”. Serão 6 vencedores em cada uma das regiões do País, sendo 2 de cada categoria que, além de ganhar mais R$ 2 mil em dinheiro, levarão também um celular, uma assessoria individual para o seu negócio e uma viagem para São Paulo, com tudo pago, para concorrer ao Prêmio Nacional.

Na etapa nacional realizada na cidade de São Paulo, sede da companhia, os(as) 30 vencedores(as) regionais terão uma semana de imersão, com vivências e capacitações e concorrerão ao prêmio de vencedor(a) nacional da sua categoria, no valor de R$ 10 mil em dinheiro. Nesta edição, além do grande prêmio de vencedor(a) nacional, os(as) participantes desta etapa também concorrerão aos prêmios de: inovação, tecnologia e sustentabilidade, o(a) ganhador(a) de cada um destes prêmios receberá R$ 3.000.

Para participar do Prêmio Academia Assaí 2023 é preciso ter mais de 18 anos, residir no Brasil e ser um(a) empreendedor(a) (formalizado(a) ou não) do setor alimentício. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de maio pelo site da premiação.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

6ª edição do Prêmio Academia Assaí oferece capacitação e mais de R$ 1,3 milhão em prêmios Read More »

América vence o ABC e se torna campeão potiguar de 2023

O mecão entrou em campo com uma estratégia defensiva, buscando segurar o placar em 0 a 0 e garantir a reconquista do título do Campeonato Potiguar

O América venceu o ABC no clássico desta quarta-feira (18.mai.2023) no Estádio Frasqueirão, em Natal. O mecão entrou em campo com uma estratégia defensiva, buscando segurar o placar em 0 a 0 e garantir a reconquista do título do Campeonato Potiguar.

O clássico deixou a desejar em termos de espetáculo, mas o resultado era o mais importante para a América S.A, que comemorou sua primeira conquista e o retorno à fase de grupos da Copa do Nordeste após alguns anos afastada. Enquanto isso, os donos da casa ficaram frustrados com a décima primeira partida consecutiva sem vitória.

Diferentemente do primeiro clássico, no qual o ABC encontrou dificuldades para ameaçar a defesa do América e acabou derrotado por 1 a 0, desta vez a equipe se lançou ao ataque em busca de reverter a desvantagem.

O América podia empatar para garantir o título e entrou em campo sem seu artilheiro, Wallace Pernambucano, suspenso por ter sido expulso no jogo anterior. Sob o comando de Thiago Carvalho, o time adotou uma formação defensiva com duas linhas e buscava explorar a velocidade nos contra-ataques para surpreender o adversário.

A disposição das duas equipes já indicava que a partida seria mais emocionante que a anterior. Mesmo assim, a disputa terminou sem gols.

Foto: Canindé Pereira/América Futebol Clube

América vence o ABC e se torna campeão potiguar de 2023 Read More »

Campeonato Estadual de Futsal começa amanhã (19)

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

O Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Adulto Masculino contará com a participação de vinte equipes nesta edição. Os times foram distribuídos em cinco grupos regionalizados, conforme detalhado abaixo. A rodada de abertura está programada para ocorrer na sexta-feira (19.mai.2023) e no sábado.

De acordo com a Federação Norte-rio-grandense de Futsal, as equipes enfrentarão seus adversários em turno e returno dentro de suas respectivas chaves. As dezesseis melhores colocadas avançarão para as oitavas de final, que também serão disputadas em jogos de ida e volta.

O atual campeão estadual é o Apodi Futsal, que está representando o Rio Grande do Norte na Copa do Brasil e obteve a classificação para a segunda fase no último fim de semana.

Os jogos prometem ser emocionantes e proporcionarão momentos de grande rivalidade e habilidade por parte das equipes participantes. A competição será uma excelente oportunidade para os times mostrarem seu talento e lutar pelo título estadual.
Grupos do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Adulto Masculino:
Grupo A
• ARD Apodi Futsal
• AD Itauense
• ACE São Miguel
• Impacto Futsal
Grupo B
• Cruzeiro Assú
• Bayern/Grossos
• Amarante/Jucurutu
• Potiguar de Mossoró
Grupo C
• ACE Ipanguaçu
• Alto do Rodrigues
• Macau
• AREC/Ponte Preta
Grupo D
• Cadet/Touros
• Jandaíra
• SIAP Golden
• URV Futsal
Grupo E
• Gideões
• Phoenix Futsal
• União Goianinha
• União Potengi
Jogos da primeira rodada
Sexta-feira, 19 de maio
• 20h30 – Apodi Futsal x Impacto (Apodi)
Sábado, 20 de maio
• 20h30 – São Miguel x AD Itauense (São Miguel)
• 20h30 – URV x Cadet/Touros (São Gonçalo do Amarante)
• 20h30 – Phoenix Futsal x União Goianinha (Pedro Velho)
Segunda-feira, 22 de maio
• 20h30 – Potiguar x Amarante/Jucurutu (Mossoró)
Terça-feira, 23 de maio
• 20h30 – Macau x AREC/Ponte Preta (Macau)
Sábado, 27 de maio
• 20h30 – Bayern/Grossos x Cruzeiro Assú (Grossos)
• 20h30 – Alto do Rodrigues x Ipanguaçu (Alto do Rodrigues)
• 20h30 – Jandaíra x SIAP Golden (Jandaíra)
• 20h30 – União Potengi x Gideões (São Paulo do Potengi)

Foto: rifqy/VisualHunt/Ilustração

Campeonato Estadual de Futsal começa amanhã (19) Read More »

GPA amplia iniciativas de venda de ovos de galinhas livres de gaiolas

Proteína passa a ser utilizada no preparo de refeições na Rotisserie e Espaço Café de lojas do Pão de Açúcar; rede tem mais de 60% das vendas de ovos sendo provenientes de galinhas livres de gaiolas

O GPA, primeira varejista alimentar brasileira a estabelecer um compromisso de bem-estar animal para a cadeia de ovos em suas lojas, vem avançando em seu compromisso referente a proteínas animais. Em 2022, a companhia cresceu 10 pontos percentuais, alcançando 40,2% de ovos cage-free do total vendido em todas as suas redes. Apenas nas lojas dos supermercados Pão de Açúcar, esses ovos representam mais de 60% das vendas da categoria, índice maior do que a média da companhia.

“O bem-estar animal tem sido uma pauta relevante na jornada de sustentabilidade da companhia. Diante de consumidores mais conscientes e uma atuação responsável, nossas metas, compromissos e iniciativas visam oferecer opções cada vez mais sustentáveis e com valor agregado, além de sensibilizar nossos clientes sobre os diferentes processos produtivos”, explica Mirella Gomiero, Diretora Executiva de RH e Sustentabilidade do GPA. O compromisso assumido pela companhia em 2017 prevê que até 2025 100% das vendas de ovos das marcas próprias da companhia serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas, e até 2028, 100% dos ovos de todas as marcas vendidas nas bandeiras do Grupo serão deste tipo de criação.

Ainda, para fortalecer o compromisso do grupo nessa frente, mais de 130 lojas do Pão de Açúcar no Brasil passaram a utilizar os ovos de galinhas livres de gaiola desde fevereiro também na produção de itens da Rotisserie e do Espaço Café que são feitos e comercializados nas unidades.

“Os compromissos e o protagonismo em ESG do Pão de Açúcar são grandes diferenciais e pontos de identificação com nossos clientes, tanto que a rede é referência para quem procura opções sustentáveis. O segmento tem se consolidado cada vez mais no Pão e buscamos promover e incentivar o consumo desses produtos, apresentando iniciativas que, além de ampliar a oferta, também facilitem o acesso a alimentos frescos e de qualidade, como nos cafés e pratos das rotisseries”, reforça Paulo Epaminondas, Diretor de Operações do Pão de Açúcar.

Foto: Divulgação

GPA amplia iniciativas de venda de ovos de galinhas livres de gaiolas Read More »

Trens Urbanos da Grande Natal terão nova grade horária

Trens Urbanos da Grande Natal terão nova grade horária

A partir da próxima segunda-feira (22) os trens urbanos terão nova grade horária para aumentar a pontualidade e regularidade

A CBTU informa que, a partir da próxima segunda-feira (22), entrará em vigor nova grade horária. Esta ação é necessária porque a nova gestão da Companhia em Natal recebeu o sistema de trens colapsado e sem intervalos necessários para a manutenção diária.

A nova grade terá programação de viagens com intervalos para que seja realizada a manutenção preventiva dos trens. O objetivo é que não ocorram cancelamentos e atrasos devido às falhas geradas por estresse e fadiga dos trens.

Em circulação há uma década, as composições de VLT precisam de revisões minuciosas, essenciais à garantia da pontualidade e regularidade das viagens.

A grade atual foi reformulada, priorizando a circulação dos trens em horários de pico para diminuir a superlotação e a possibilidade de quebra dos veículos.

Trens Urbanos da Grande Natal terão nova grade horária
Imagem: Divulgação (CBTU Natal)

Durante a próxima semana, o novo superintendente, João Maria Cavalcanti, se reunirá em Brasília com a direção da Companhia e o Ministério das Cidades, em busca de aporte financeiro para a manutenção do sistema, como aquisição de composições modernas e eficientes, tanto no volume de transporte de passageiros quanto na matriz energética, a exemplo, dos trens movidos a hidrogênio verde.

Mais informações no (84) 3221-3355 ou em nosso Instagram @cbtunatal.

Foto: Divulgação (CBTU Natal)
Com informações da CBTU Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trens Urbanos da Grande Natal terão nova grade horária Read More »

Movidos Dança abre inscrições para oficinas em seis municípios do RN

Movidos Dança abre inscrições para oficinas em seis municípios do RN

O grupo também apresentará o espetáculo Nuvem de Pássaros nas cidades onde as aulas serão ministradas

Promover uma nova perspectiva para a dança na investigação de corpos diversificados. Este é o objetivo do grupo Movidos Dança, que abre nesta quinta-feira (18) as inscrições para as oficinas do Laboratório Movidos à Dança em seis municípios do Rio Grande do Norte.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site (www.movidosdanca.com) e nos locais indicados por cada Prefeitura. O número de vagas é limitado a 25 pessoas. As oficinas são voltadas para jovens acima de 14 anos e têm como público-alvo pessoas com ou sem deficiência, pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAP+. Os interessados podem entrar em contato através das redes sociais do grupo de dança (@movidosdanca).

O Centro de Convenções do município de Guamaré será o palco da primeira oficina do Laboratório. Além de Guamaré (26/05), as oficinas serão realizadas em outros cinco municípios do RN: Pendências (27/05), Baía Formosa (02/06), Pedro Velho (03/06), Porta Alegre (09/06) e Carnaúba do Dantas (10/06).

As aulas serão conduzidas pelos bailarinos Ariadna Medeiros, professora de danças urbanas, graduada em Pedagogia e pós-graduada em dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Michael Skimo, professor de breaking e graduando do curso Licenciatura em Dança pela UFRN, e terão como fundamento a coreografia do espetáculo Nuvem de Pássaros, encenado pelo grupo.

Segundo Daniel Silva, um dos fundadores do grupo de dança, a expectativa é que o projeto seja um ponto importante para difundir a arte produzida no estado e que mais pessoas possam enxergar o potencial artístico cultural e social que esses processos levam para as cidades.

O Laboratório Movidos à Dança, explica Daniel, é a continuidade de uma ação iniciada em 2022 e marca a interiorização das ações do grupo. “Esta continuidade nos permite expandir as ações e levar o nosso trabalho para mais pessoas e por várias regiões do RN. Sabemos da importância de levar a arte para fora também dos grandes centros, por isso escolhemos essas seis cidades que contemplam diversas regiões do RN”.

O bailarino ressalta que a maioria dos municípios selecionados não possui equipamentos culturais, mas que isso não pode ser um impeditivo para fomentar a arte e promover as possibilidades de que a cultura possa se estabelecer em cada uma dessas cidades.

Em agosto, o grupo apresentará o espetáculo Nuvem de Pássaros em cada um dos municípios onde realizará as oficinas. O espetáculo é uma obra coreográfica inspirada na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para enfrentar climas e ameaças diversas e conta com a direção e coreografia de Anderson Leão, sendo encenada pelos bailarinos Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimo.

“Com a circulação do espetáculo Nuvem de Pássaros e a realização da oficina de dança contemporânea, esperamos contribuir para a redução de assimetrias existentes no acesso aos bens culturais, propondo como eixo a democratização da arte a partir da realização de atividades gratuitas”, afirma Daniel Silva.

O Laboratório Movidos à Dança conta com o patrocínio do Governo do Estado do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN e o Instituto Neoenergia através do Edital Transformando Energia em Cultura através da Lei Câmara Cascudo, com produção da Mapa Realizações Culturais e realização do grupo Movidos Dança.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Movidos Dança abre inscrições para oficinas em seis municípios do RN Read More »

Dia Livre de Impostos será realizado em Natal no próximo dia 25 de maio

Dia Livre de Impostos será realizado em Natal no próximo dia 25 de maio

A ação tem o objetivo de alertar a população sobre as altas cargas tributárias do país

Os potiguares já podem marcar na agenda: dia 25 de maio será realizado o Dia Livre de Impostos (DLI). Para a 17ª edição, o Natal Shopping, o Shopping Cidade Jardim e grandes redes varejistas já confirmaram sua participação.

Durante o DLI, os produtos são comercializados sem a incidência de tributos, levando à descontos compatíveis com impostos que são pagos pelo consumidor final embutido no preço do produto. Dentre os produtos que serão comercializados sem impostos estão cosméticos, calçados, alimentos, gasolina, carne, vestuário, perfumaria, dentre outros.

A ação tem o objetivo de alertar a população sobre as altas cargas tributárias do país. Além das “promoções”, atos de conscientização serão realizados durante todo o dia. Segundo a CDL Jovem Natal, somente no último ano, os brasileiros trabalharam 149 dias para pagar impostos.

“O Dia Livre de Impostos, além de conscientizar a população e os empresários, busca chamar a atenção do poder público para a urgência da Reforma Tributária. Estamos nesta luta há 17 anos e seguiremos até que haja uma mudança”, explica o presidente da CDL Jovem Natal, Saulo Medeiros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia Livre de Impostos será realizado em Natal no próximo dia 25 de maio Read More »

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades em 72 horas de programação na sua 7ª edição

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades em 72 horas de programação na sua 7ª edição

Evento organizado pela Estácio contará com a participação de grandes empresas, terá lives sobre carreiras e debaterá as últimas tendências do mercado de trabalho

Entre os dias 23 e 25 de maio, pessoas de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio. Durante a realização do evento, serão ofertadas mais de 100 mil vagas em grandes companhias de todo o País, com oportunidades presenciais, híbridas ou até mesmo remotas, além de vagas com e sem exigência de diploma.

Alunos, ex-alunos, estudantes de todas as partes do país – mesmo sendo de outras instituições – e profissionais que buscam recolocação ou até mesmo quem deseja ficar antenado com as tendências do mercado de trabalho vão concorrer a uma das oportunidades de empregos ou estágios. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio. A feira será transmitida via Zoom, totalmente acessível por meio de celular, notebook ou desktop.

“Nesta 7ª edição consecutiva, queremos encorajar nossos alunos e os demais candidatos, afirmando que é possível vencer as adversidades do mercado e que existem sim vagas e oportunidades de estágios e empregos. A Feira trata-se de um ambiente virtual, criado com inteligência artificial em uma plataforma inovadora que permite a interação entre estudantes e empresas que disponibilizam oportunidades de estágios e empregos, promovendo o desenvolvimento e colocação profissional no mercado de trabalho. Ela é destinada para profissionais que desejam uma nova oportunidade e almejam uma evolução em sua jornada profissional”, afirma Fernanda Centurion, Gerente Nacional de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno da Estácio.

Durante 72 horas de feira, será possível conversar com o RH das marcas empregadoras e assistir a 12 lives, que darão ferramentas para que os participantes possam se preparar para os processos seletivos.

Os participantes poderão se candidatar às vagas em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com as empresas IBM, Brasil Center, Dasa, Cia de Talentos, McDonald’s, Multivision, Spread, Infojobs, CIEE, NUBE, Arcos Dourados, 99Jobs, UnitedHelth, Deloitte, Agência de Integração Empresa Escola, BRMED, ICONIC, Clear Sale, TMF Group, Cinemas São Luiz, Symplicity, Super Estágio, Empodera, Vale, Som Livre, Rede D1000, Pepsico, Universia, entre outras.

A programação conta com palestrantes expressivas, como Bruna Castilhos, Head de Customer Success e R&S da Gupy; Mauren Faria, da Multivision; Renata Gusmon, Diretora Executiva de Pessoas da UnitedHealth Group; Isadora Costa, Especialista em Atração de Talentos da Ambev; Arthur Hinrichsen, Analista da área de inovação do SEBRAE Pernambuco; Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação para a América Latina e Ibéria do LINKEDIN; Arturo Edo, Cofundador na Reserva INK. Elas abordarão temas relevantes em todos os pilares do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, autoconhecimento, empreendedorismo, dentre outros.

Com 12 estandes, 12 painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos promete superar as expectativas em relação ao ano anterior, auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira e candidatar-se a diversas oportunidades através de conteúdos para inserção e recolocação no mercado de trabalho. Este ano, as parceiras Elements, Netshoes e Buser também oferecem prêmios para os participantes mais ativos com 3 passagens para viagens nacionais, 1 Voucher da Netshoes e 1 Cadeira Gamer.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades em 72 horas de programação na sua 7ª edição Read More »

PF e Receita Federal investigam esquema de extração e comercialização irregular de minérios no RN

PF e Receita Federal investigam esquema de extração e comercialização irregular de minérios no RN

A operação apura indícios encontrados durante as investigações de extração e aquisição de minérios sem autorização legal

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RFB) deflagraram na manhã desta quarta-feira, (17), a Operação Cordyceps, com o objetivo de combater a extração e venda irregular de minérios, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A ação ocorre simultaneamente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

25 policiais federais e 8 auditores estão sendo cumpridos 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal/RN, nas cidades de Parelhas/RN, Junco do Seridó/PB e Campina Grande/PB.

A operação apura indícios encontrados durante as investigações de extração e aquisição de minérios sem autorização legal, por parte de pequenos produtores locais, os quais depois de beneficiados são comercializados com empresas nacionais e do exterior.

Os levantamentos também buscam comprovar crime contra a ordem tributária, devido a contabilização irregular dos minérios adquiridos em pequenas propriedades, além de crime ambiental, em razão da extração ocorrer sem autorização dos órgãos competentes.

O nome da operação Cordyceps faz referência a um fungo que se apodera do controle de alguns insetos e os faz agir em seu interesse, uma alusão ao fato dos investigados se utilizarem de pequenos produtores para explorar irregularmente minérios.

Foto: Divulgação (Polícia Federal)
Com informações da Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF e Receita Federal investigam esquema de extração e comercialização irregular de minérios no RN Read More »

Policial sofre arrastão em sua residência e suspeitos são presos em Parnamirim

Policial sofre arrastão em sua residência e suspeitos são presos em Parnamirim

Ocorrência foi registrada no bairro Jardim Planalto

Um homem foi preso e um adolescente apreendido suspeitos de terem realizado um arrastão na casa de um policial em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, na noite da última segunda-feira (15.mai.2023). A residência fica no bairro Jardim Planalto.

De acordo com a Polícia Civil, após os criminosos terem descoberto que a residência era de um policial, eles dispararam contra uma mulher e uma criança – os tiros não atingiram ninguém.

Os criminosos fugiram do imóvel roubando celulares e outros objetos. A dupla estava em um veículo que pertencia ao pai do adolescente infrator. Segundo a Polícia Civil, o adolescente havia pego o carro escondido.

Os criminosos foram abordados por policiais no bairro Santos Reis, também em Parnamirim, e tentaram fugir, mas foram capturados.

Os dois foram levados para a Delegacia de Plantão de Parnamirim. O adulto, inclusive, era foragido da Justiça.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial sofre arrastão em sua residência e suspeitos são presos em Parnamirim Read More »

Operação resulta na prisão de três suspeitos por tráfico de drogas em Guamaré

Operação resulta na prisão de três suspeitos por tráfico de drogas em Guamaré

Durante a operação, uma quantidade significativa de drogas, dinheiro e outros objetos foram apreendidos

Na terça-feira (16.mai.2023), três indivíduos foram detidos em flagrante na cidade de Guamaré, na Região Costa Branca do estado, sob suspeita de envolvimento no crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu como resultado da Operação Nômade, uma ação voltada para combater o tráfico na localidade. Além das acusações de tráfico, as duas mulheres e o homem detidos também responderão por associação ao tráfico.

Agentes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos, resultando nas prisões em flagrante. Durante a operação, uma quantidade significativa de drogas, dinheiro e outros objetos foram apreendidos.

“Na manhã de hoje [ontem], durante o cumprimento, logramos êxito em prender em flagrante duas mulheres e um homem. A associação criminosa foi apontada nas investigações como grupo que estava comandando o tráfico de drogas em Guamaré”, explicou o delegado Adeangelo de Melo, de Macau.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações revelaram que os três indivíduos faziam parte de um grupo responsável pelo comando do tráfico de drogas no município de Guamaré.

O nome da Operação Nômade foi escolhido porque, segundo o delegado, “o grupo constantemente mudava de domicílios para dificultar as investigações. Apesar desse artifício, foi identificado com êxito o domicílio, o que levou a apreensão de drogas dessa associação”.

Além das delegacias de Guamaré e Macau, a operação contou com a participação das delegacias de Pendências e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM/MACAU), bem como com o apoio do Grupo Penitenciário de Operações com Cães da Polícia Penal (GPOC).

A Operação Nômade continuará, conforme informou a Polícia Civil, visando identificar outros indivíduos que possam estar associados a esse grupo criminoso.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação resulta na prisão de três suspeitos por tráfico de drogas em Guamaré Read More »

Polícia Civil apreende droga K9 com efeito zumbi em Mossoró e realiza prisões

Polícia Civil apreende droga “K9” com “efeito zumbi” em Mossoró e realiza prisões

190 pinos da substância foram apreendidos na ação

Na tarde de ontem (16.mai.2023), policiais civis efetuaram a apreensão de uma droga conhecida como “K9”, responsável por provocar o chamado “efeito zumbi”. A ação ocorreu em encomendas enviadas pelos Correios com destino à cidade de Mossoró, localizada na Região Oeste do estado. Dois indivíduos suspeitos foram detidos durante a operação.

A Delegacia Especializada em Narcóticos (Dernarc/Mossoró) estava monitorando a droga em questão. As encomendas interceptadas continham um quilo de cocaína e 190 pinos da substância K9. A investigação revelou que o destino final dessas substâncias seria uma residência situada no conjunto Jardim das Palmeiras, no bairro Dom Jaime Câmara.

Com a colaboração da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe) e dos agentes de segurança dos Correios, os policiais civis efetuaram a prisão de um homem que estava de posse da encomenda, bem como de uma mulher, identificada como destinatária final do pacote.

Segundo a delegada Isabella Turl, da Denarc de Mossoró, a ação foi desencadeada após receberem informações do setor de segurança dos Correios sobre o envio de uma remessa suspeita à cidade.

“A gente recebeu uma informação do setor de segurança dos Correios de que havia sido encaminhada para Mossoró uma remessa suspeita. Diligenciamos o local e conseguimos efetuar a prisão em flagrante dessa remessa e constatamos que, de fato, se tratava de substância entorpecente”, explicou a delegada.

Os dois indivíduos detidos serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A suspeita da delegacia é de que a droga tenha origem em São Paulo.

Durante a ação, foi realizada a prisão de um homem que estava foragido da Justiça em uma residência vizinha. Ao notar a movimentação policial, o indivíduo tentou empreender fuga, mas foi capturado pelas autoridades. No entanto, não foi encontrada qualquer relação entre o foragido e a droga apreendida.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil apreende droga “K9” com “efeito zumbi” em Mossoró e realiza prisões Read More »

Mais de 154 mil contribuintes do RN ainda não declararam o Imposto de Renda 2023

Mais de 154 mil contribuintes do RN ainda não declararam o Imposto de Renda 2023

O prazo final para a entrega é o dia 31 de maio e os contribuintes podem utilizar o programa gerador do Imposto de Renda 2023

Até esta terça-feira (16.mai.2023), 252.027 pessoas já enviaram suas declarações de Imposto de Renda no Rio Grande do Norte, de acordo com a Receita Federal. Ainda restam mais de 154 mil declarações a serem feitas, já que se espera um total de 460.615 declarações no estado.

O prazo final para a entrega é o dia 31 de maio e os contribuintes podem utilizar o programa gerador do Imposto de Renda 2023, disponível desde 9 de março.

Os contribuintes têm a opção de preencher a declaração manualmente ou utilizar a declaração pré-preenchida, que utiliza informações fornecidas na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) pelas empresas pagadoras, imobiliárias e prestadores de serviços de saúde.

No entanto, é importante lembrar que o contribuinte é responsável por verificar, modificar, incluir ou excluir dados, se necessário. A declaração pré-preenchida está disponível por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD) no computador, no Meu Imposto de Renda online ou em um aplicativo para iOS ou Android.

Aqueles que devem fazer a declaração são:

  • quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado;
  • contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
  • quem obteve, em qualquer mês de 2022, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;
  • quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
  • quem teve, em 2022, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
  • quem tinha, até 31 de dezembro de 2022, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
  • quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2022.

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais de 154 mil contribuintes do RN ainda não declararam o Imposto de Renda 2023 Read More »

Relator inclui gatilho para descumprimento de regras no projeto do arcabouço fiscal

Relator inclui gatilho para descumprimento de regras no projeto do arcabouço fiscal

Câmara deve votar texto dia 24 próximo

O deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator do projeto do novo arcabouço fiscal (PLP 93/23), incluiu gatilhos para obrigar o corte e a contenção de gastos no caso de descumprimento da meta fiscal. O texto deve ser votado na quarta-feira (24) pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Chamada de Regime Fiscal Sustentável pelo relator, a proposta apresentada prevê que, no caso de descumprimento das metas, haverá contingenciamento (bloqueio) de despesas discricionárias. O texto de Cajado estabelece a adoção, no ano seguinte ao descumprimento, de medidas automáticas de controle de despesas obrigatórias, como a não concessão de aumento real de despesas obrigatórias, a suspensão de criação de novos cargos públicos e a suspensão da concessão de benefícios acima da inflação.

Caso o descumprimento aconteça pelo segundo ano consecutivo, novas proibições serão acrescentadas às existentes, como o aumento de salários no funcionalismo público, admissão ou contratação de pessoal e realização de concurso público (nos últimos dois pontos, a exceção é para reposição de cargos vagos).

Medidas de controle

Nas situações em que despesas obrigatórias superem 95% das despesas primárias (que excluem juros e amortização), medidas de controle também são disparadas automaticamente. Segundo Cajado, estará fora dos gatilhos o reajuste real do salário mínimo, com aumento acima da inflação. A exclusão foi negociada com líderes de partidos da base do governo e o relator, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Inicialmente, havia previsão de também retirar o Bolsa Família do limite de gastos. O deputado explicou que o benefício também estará sujeito às normas gerais para que seja reajustado acima da inflação. “Eu não disse que ia ser excepcionalizado, [mas] que estava preservado. Excepcionalizado foi na vedação da sanção do não cumprimento da meta, o salário mínimo”, afirmou o parlamentar.

Cajado incluiu também a possibilidade de que o Poder Executivo solicite a suspensão parcial de algumas das medidas, caso se verifique que as medidas mantidas são suficientes para compensar o não cumprimento da meta. Para isso, deverá enviar um projeto de lei para análise do Congresso Nacional.

A previsão do relator é que o texto seja aprovado por larga margem pelos deputados, com a perspectiva de 464 votos favoráveis ao texto. “Nós estamos criando aqui uma regra de controle de despesas. A prioridade que o governo dará, depende dele”, afirmou o deputado.

Novas regras fiscais

A proposta condiciona maiores gastos do governo ao cumprimento de metas de resultado primário, buscando conter o endividamento público. Pelo texto, a meta deve flutuar entre -0,25% a +0,25% do crescimento real da economia no ano anterior. Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, as metas para o próximo ano, 2025 e 2026 serão, respectivamente, 0,0%, 0,5% e 1,0% do Produto Interno Bruto (PIB), com banda de 0,25%.

O texto enviado ao Congresso Nacional pelo governo prevê o limite do crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. Ou seja, se no período de 12 meses, de julho a junho, o governo arrecadar R$ 1 trilhão, poderá gastar R$ 700 bilhões.

Dentro desse percentual de 70%, haverá um limite superior e um piso, uma banda, para a oscilação da despesa, com desconto do efeito da inflação.

Em momentos de maior crescimento da economia, a despesa não poderá crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em momentos de contração econômica, o gasto não poderá crescer mais que 0,6% ao ano acima da inflação.

Gastos

Para impedir o descumprimento da meta de 70% de crescimento da receita, as novas regras trarão mecanismos de punição que desacelerarão os gastos, caso a trajetória de crescimento das despesas não seja atendida.

Se o resultado primário ficar abaixo do limite mínimo da banda, o crescimento das despesas para o ano seguinte cai de 70% para 50% do crescimento da receita. Para não descontinuar os investimentos (obras públicas e compra de equipamentos), o novo arcabouço prevê um piso para esse tipo de gasto e permite que, caso o superávit primário fique acima do teto da banda, o excedente seja usado para obras públicas.

A equipe econômica esclareceu que o limite de 70% está baseado nas receitas passadas, não na estimativa de receitas futuras. Dessa forma, futuros governos, ou o Congresso Nacional, não poderão aumentar artificialmente as previsões de receitas para elevar as despesas.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Relator inclui gatilho para descumprimento de regras no projeto do arcabouço fiscal Read More »

CGU abre sigilo de 252 pedidos negados no governo Bolsonaro

CGU abre sigilo de 252 pedidos negados no governo Bolsonaro

Lula assina decretos que atualizam a Lei de Acesso à Informação

A Controladoria-Geral da União (CGU) revisou 252 casos de pedidos de dados via Lei de Acesso à Informação (LAI) que foram negados no governo anterior. Ao tomar posse, em 1º de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a revisão de atos que impuseram sigilo indevido a documentos de acesso público.

Nesta terça-feira (16), a CGU apresentou o balanço dos trabalhos durante evento, em Brasília, em comemoração aos 11 anos de vigência da LAI. Segundo o órgão, na maioria dos 252 casos os sigilos impostos foram revertidos e as informações entregues aos solicitantes.

“Solicitei que essa análise fosse feita sem paixões, mas de forma técnica e imparcial, em pleno respeito ao que está nas leis e na Constituição. O trabalho resultou na derrubada de mais da metade dos sigilos analisados, jogou luz sobre as tragédias e os desmandos dos últimos anos, superou interpretações equivocadas de nossa legislação e foi além, gerou enunciados para que não haja mais dúvidas sobre como disponibilizar ou atribuir sigilo a informações de agora em diante”, disse o presidente Lula, em discurso no evento da CGU.

Entre os temas mais relevantes, objetos da revisão dos sigilos, estão os relacionados à possível atuação irregular de instituições do governo federal durante as eleições presidenciais de 2022 e à má gestão da pandemia da covid-19. Outro tema de repercussão foi o uso dos sigilos sobre a agenda pública e gastos com cartão corporativo de pagamentos, além de assuntos disciplinares.

“A transparência, o acesso à informação e as políticas de dados abertos são aliados da vida”, disse Lula, citando informações sobre a pandemia da covid-19. “Enquanto nossos amigos, vizinhos e parentes tinham a vida ceifada pela doença; enquanto as imagens de hospitais lotados e gente sendo atendida nos corredores invadiam as telas das TVs e dos celulares; enquanto qualquer pessoa séria sabia da gravidade do que estava ocorrendo, o governo anterior tentou minimizar a situação. Informações eram sonegadas nas coletivas de imprensa, agentes públicos eram constrangidos para não relatarem o que ocorria e até a página oficial da internet com os dados da covid foi mudada para dificultar o acompanhamento pela população”, acrescentou o presidente.

Para a CGU, os casos de sigilo indevidos mobilizavam equivocadamente conceitos como a proteção de dados pessoais, garantia da segurança nacional ou do presidente da República e seus familiares, ou ainda a proteção de atividades de inteligência. Com a revisão, a pasta elaborou um parecer técnico para evitar que decisões equivocadas sobre sigilo voltem a ocorrer.

Alguns exemplos de assuntos que foram abertos após revisão da CGU são o crédito consignado do Auxílio Brasil durante o 2º turno das eleições presidenciais; a operação da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno das eleições; o cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro; o estoque de vacinas e medicamentos do Ministério da Saúde; a lista de visitantes nos palácios; e os processos administrativos disciplinares concluídos, como o do ex-ministro da Saúde e general do Exército Eduardo Pazuello.

Com a revisão, também foram divulgados gastos com o cartão corporativo dos ex-presidentes da República entre 2003 e 2022. As informações liberadas abrangem os mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Rousseff (2011-2016), Michel Temer (2016-2018) e Jair Bolsonaro (2019-2022).

A CGU trabalhou a partir de 64.571 pedidos de acesso à informação negados, total ou parcialmente, pelos órgãos da administração pública federal no período de 2019 a 2022. O estudo se concentrou nos casos que chegaram até a terceira instância recursal na CGU e tiveram a negativa de acesso mantida, em um total de 1.335 decisões.

A controladoria selecionou 234 casos concretos para análise. A esse grupo, foram adicionados outros 18 casos correlatos ao longo dos trabalhos, totalizando 252. Desse conjunto, 111 são referentes a segurança nacional, 40 são relativos à segurança do presidente da República e seus familiares, 50 são sobre informações pessoais, 29 sobre atividades de inteligência e 22 sobre assuntos diversos.

No evento da CGU, o presidente Lula também assinou três decretos que atualizam a LAI e o acesso a informações públicas.

Foto: Roberto Suguino/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CGU abre sigilo de 252 pedidos negados no governo Bolsonaro Read More »

Natal Shopping instala Reciclômetro para medir volume de resíduos reutilizados

Natal Shopping instala Reciclômetro para medir volume de resíduos reutilizados

Painel instalado na Praça de Alimentação aponta que, até o mês de abril, 52 toneladas de resíduos foram reciclados com ajuda do empreendimento

Em mais uma ação de comprometimento com a sustentabilidade, o Natal Shopping instalou em sua Praça de Alimentação um “Reciclômetro”, dispositivo que acompanha em tempo real o volume de resíduos que foram reaproveitados ou enviados para o descarte correto com apoio do empreendimento. Neste dia 17 de maio, quando é celebrado o Dia da Reciclagem, o NAT reforça seu envolvimento permanente nas causas de preservação ambiental, sempre com o objetivo de incentivar a população a adotar práticas sustentáveis.

Conforme dados do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SindRecicla-RN), na última década a indústria da reciclagem e de descartáveis do Rio Grande do Norte cresceu mais de 300%. No entanto, atualmente, apenas 18% do lixo produzido localmente é reaproveitado.

Também na Praça de Alimentação do Natal Shopping, os clientes têm à sua disposição um Hub da Reciclagem, onde os resíduos produzidos em casa como papel e papelão, alumínio, vidro, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico e até lâmpadas e óleo de cozinha usado podem ser entregues para o descarte correto.

Todo o material é destinado a cooperativas de reciclagem ou instituições que reaproveitam os resíduos: o óleo de cozinha é destinado para uma Organização Não Governamental onde o material é usado para produção de sabão; e a cada 150 kg de tampinhas plásticas arrecadadas, uma cadeira de rodas é doada a uma instituição social, por exemplo.

Além disso, o shopping também abriga uma Retorna Machine atrelada ao projeto Vale Luz, do grupo Neoenergia, onde os clientes podem depositar seus resíduos sólidos – latas de alumínios, garrafas pet e outros – em troca de pontos que podem ser resgatados como descontos na conta de energia elétrica ou revertidos em doações para as entidades assistenciais. O aparelho fica no Espaço Coworking, no piso L2.

No NAT, ainda acontece uma ação em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) para a reutilização das sobras de alimentos deixadas nas bandejas dos clientes da praça de alimentação. Esse material orgânico é separado na central de bandejas e transportado para a sede da instituição, onde é transformado em adubo antes de retornar para as prateleiras do shopping, no espaço Sustentabilidade Transforma, no piso L2, completando o ciclo de atividade sustentável. Com o valor arrecadado, ações socioeducativas são beneficiadas.

Felipe Furtado, superintendente do empreendimento, reforça que essas iniciativas são prioridade para a governança do Natal Shopping e sua administradora, a Ancar Ivanhoe. “Em 2022, foram 89 toneladas de resíduos destinados para cooperativas de reciclagem ou locais de descarte adequado e, para este ano, queremos aumentar esse volume. Até o mês de abril, já registramos 52 toneladas com esse destino, o que nos dá uma taxa de reciclabilidade de quase 25%, um número muito satisfatório para o ritmo que queremos manter”, afirma.

Outras iniciativas sustentáveis

Além da reciclagem, no Natal Shopping outras iniciativas foram adotadas para diminuir o impacto ambiental do empreendimento, como a substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; a adoção de clarabóias nos corredores para aproveitar a luz natural durante o dia e até estratégias tecnológicas, como um software de automação responsável por monitorar o consumo de água em toda a estrutura para evitar desperdícios por vazamentos.

Outra estratégia para preservar água é o sistema de Osmose Reversa que reaproveita um volume que seria descartado no tratamento da água do poço que abastece o shopping e destina esse volume para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins.

As torneiras do empreendimento também têm instalado um equipamento conhecido como “arejador”: a peça redistribui a saída d’água reduzindo sua vazão, o que diminui o fluxo, mas mantém a sensação de volume na lavagem das mãos. Com isso, até 60% do volume utilizado nas torneiras consegue ser economizado.

Educação ambiental para os pequenos

E educar as próximas gerações também é um dos compromissos do shopping relacionados ao cuidado com o meio ambiente. Com a ajuda da mascote Naty, uma elefantinha muito engajada, o shopping dialoga com o público infantil em ações nas escolas públicas do seu entorno, com apresentação da peça Naty e a Natureza e distribuição do livro homônimo.

“Sabemos que tudo que a gente faz atualmente precisa continuar no futuro, então com a ajuda da Naty conseguimos apresentar o tema da educação ambiental para crianças pequenas, que muitas vezes, levam esse assunto pra casa, conversam com os pais e assim, um passo de cada vez, conseguimos ajudar a construir um futuro diferente”, explica Diana Petta, gerente de marketing do shopping.

Para receber a programação do Naty nas Escolas, os gestores escolares devem entrar em contato com a equipe de marketing do Natal Shopping através do email marketing.nat@natalshopping.com.br.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping instala Reciclômetro para medir volume de resíduos reutilizados Read More »

Uso de equipamentos de proteção reduz acidentes em diversas áreas de atuação profissional

Uso de equipamentos de proteção reduz acidentes em diversas áreas de atuação profissional

Empresa Potiguar oferece sistema digital de monitoramento do uso de EPIs por funcionários

Trabalhar em funções que oferecem algum risco à saúde física do colaborador é a realidade de muitas empresas. Para estas, é muito importante que os funcionários priorizem o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) como forma de garantir a sua integridade física. Em Natal, a startup Faceponto conta com um serviço que garante ao empregador, pelos funcionários, o uso de equipamentos como capacetes, luvas, entre outros, por meio de verificação digital.

Para garantir a segurança da sua equipe e cumprir tudo o que preconizam as legislações trabalhistas nesta área, a empresária e responsável pela Neutron Segurança Privada, Shylana Medeiros, tornou-se uma das clientes da Faceponto. “Nossa relação profissional iniciou em janeiro de 2019, e rapidamente a startup se tornou a nossa ferramenta principal para aferição e controle da jornada de trabalho dos nossos colaboradores”, explica.

Com o software disponibilizado pela Faceponto, a Neutron e outras empresas são capazes de monitorar a entrega e recebimento de qualquer equipamento individual e das EPIs aos colaboradores. “Foi a forma mais eficiente que encontramos para estarmos de acordo com a NR-6 – que estabelece os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de EPI –, além de auxiliar na gestão de estoque”, continua Shylana.

Hoje, a Neutron consegue garantir a integridade física da sua equipe, que conta com mais de 800 colaboradores ativos, de forma inteligente e eficaz. De acordo com Cássio Leandro, CEO da Faceponto, empresas com grande número de colaboradores têm um ganho considerável na otimização de tempo com o uso das ferramentas. “Nossa missão é proporcionar desenvolvimento tecnológico e ferramentas que facilitem o controle de setores chave das empresas dos nossos clientes”, afirma.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Uso de equipamentos de proteção reduz acidentes em diversas áreas de atuação profissional Read More »

Caso Wallace COB não reconhece final da Superliga de vôlei 20222023

Caso Wallace: COB não reconhece final da Superliga de vôlei 2022/2023

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

Após o acordo firmado entre a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) no “caso Wallace”, um dos termos que chamou a atenção foi o não reconhecimento, por parte do COB, da final da Superliga Masculina 2022/2023 vencida pelo Cruzeiro diante do Minas. No entanto, não há consequências práticas em relação ao título conquistado pelo Cruzeiro.

A Superliga Masculina é organizada e realizada pela CBV, sem interferência direta do COB nas decisões e situações do torneio. Portanto, o título do Cruzeiro está homologado e mantido, mesmo com o não reconhecimento por parte do COB.

O acordo foi finalizado na noite de segunda-feira (16.mai.2023), encerrando meses de impasse. Além do não reconhecimento da final da Superliga, a decisão também substituiu a suspensão imposta à CBV por uma multa. A punição de cinco anos aplicada anteriormente à Wallace foi reduzida para 90 dias.

A negociação foi assinada pelos presidentes do COB, Paulo Wanderley; da CBV, Walter Pitombo Laranjeiras (conhecido como Toroca); pelo próprio Wallace; pelo Conselho de Ética do COB e pela Advocacia Geral da União (AGU). Com o documento, todas as partes envolvidas se comprometeram a não questionar mais a decisão em nenhuma instância judicial.

Fotos: Agência i7 / Sada Cruzeiro

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Caso Wallace: COB não reconhece final da Superliga de vôlei 2022/2023 Read More »

Morre Doyle Brunson, o pai poker mundial

Morre Doyle Brunson, o pai poker mundial

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

No dia 14 de maio, a comunidade mundial do poker recebeu uma triste notícia ao saber do falecimento de Doyle Brunson, aos 89 anos. Brunson, conhecido como “Texas Dolly”, foi uma das maiores lendas na história do esporte da mente, encerrando sua carreira com dez braceletes da World Series of Poker (WSOP). Ele conquistou dois títulos consecutivos de Main Event em 1976 e 1977, uma marca compartilhada apenas por outros grandes jogadores, como Johnny Moss, Stu Ungar e Johnny Chan.

Minutos após a notícia, Todd Brunson, filho de Doyle, confirmou a informação através do Twitter, pedindo privacidade para a família durante esse momento difícil. A morte de Brunson deixou um vazio na comunidade do poker, onde ele era altamente respeitado e admirado.

Doyle Brunson entrou para o Hall da Fama do Poker em 1988 e foi o primeiro jogador a alcançar ganhos de US$ 1 milhão em torneios. Durante sua carreira, ele conquistou um total de dez braceletes da WSOP, entre os anos de 1976 e 2005, acumulando impressionantes US$ 6.176.737 em prêmios, nas competições ao vivo, de acordo com o Hendon Mob. Seus títulos na Copa do Mundo de Poker abrangiam várias modalidades, como No-Limit Hold’em, 2-7 Lowball Draw, 7-Card Stud, Razz e HORSE. Mesmo com o passar dos anos, Brunson continuou participando do evento em Las Vegas até o fim de sua vida.

Nascido em Longworth, Texas, em 10 de agosto de 1933, Brunson iniciou sua trajetória esportiva como um jogador de basquete promissor na universidade. No entanto, devido a uma grave lesão no joelho, ele decidiu abandonar o basquete e se dedicar ao poker, um jogo com o qual já tinha familiaridade. Brunson continuou seus estudos em administração na Universidade Hardin-Simmons, onde obteve o título de Mestre em Negócios. Ele compartilhou sua sabedoria no poker através de seus icônicos livros, como o Super/System e o Super/System 2.

A história de Brunson era tão inspiradora e marcante para o universo do poker que várias obras sobre sua vida estavam programadas para serem publicadas. Projetos como um audiolivro, um documentário e um filme biográfico estavam em andamento, retratando suas conquistas e até mesmo suas experiências com incidentes perigosos, envolvendo tiros, mortes e fugas. Além disso, havia planos para relatar sua festa de 90 anos em outra obra. A popularidade de Brunson era tamanha que ele costumava receber itens pelo correio para dar autógrafos, mas decidiu interromper essa prática ao perceber que muitos deles estavam sendo vendidos no mercado de revenda.

Ao longo dos anos, Doyle Brunson enfrentou problemas de saúde, superando o câncer quatro vezes, incluindo um melanoma no final de 2020.

Foto: World Poker Tour/Visualhunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Morre Doyle Brunson, o pai poker mundial Read More »

Petrobras anuncia redução de R$ 0,44 valor do diesel e de R$ 0,40 no da gasolina

Petrobras anuncia redução de R$ 0,44 no valor do diesel e de R$ 0,40 no da gasolina

Valores dizem respeito à venda para distribuidoras

A Petrobras anunciou na manhã desta terça-feira (16.mai.2023) a redução em R$ 0,44 por litro do preço médio do diesel para as distribuidoras, que passará de R$ 3,46 para R$ 3,02. Já o preço médio da gasolina será reduzido em R$ 0,40 por litro, passando de R$ 3,18 para R$ 2,78 – valor pago pelas distribuidoras.

De acordo com a companhia, o valor cobrado ao consumidor final nos postos é afetado por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

O presidente da estatal, Jean Paul Prates, afirmou que “a Petrobras recupera sua liberdade de estabelecer preços. Nos alforriamos de um único e exclusivo fator, que era a paridade”.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Petrobras anuncia redução de R$ 0,44 no valor do diesel e de R$ 0,40 no da gasolina Read More »

Léo Santana, Bruno e Marrone, Cláudia Leitte: confira as atrações do São João de Natal

Léo Santana, Bruno e Marrone, Cláudia Leitte: Confira as atrações do São João de Natal

A Arena das Dunas será o palco principal. O evento terá início em 10 de junho

A prefeitura divulgou, nesta terça-feira (16.mai.2023), a programação oficial do São João de Natal 2023, que promete trazer grandes shows musicais, festival de quadrilhas e arraiás de rua. A Arena das Dunas será o palco principal, onde artistas como Claudia Leitte, Léo Santana, Bruno e Marrone, Walkyria Santos e Ferro na Boneca se apresentarão.

O evento terá início em 10 de junho com o projeto Sol João, na Praia do Meio, e seguirá até o início de julho, com um total de 36 shows musicais, 35 quadrilhas juninas e 40 arraiás de rua em diferentes regiões da cidade. Além disso, a prefeitura lançou uma seleção pública para apoiar 40 arraiás de rua em bairros de Natal, oferecendo apoio financeiro aos projetos selecionados. O centro histórico da cidade, no Espaço Cultural Ruy Pereira, também terá apresentações musicais durante o período festivo.

Na Arena das Dunas, de 20 a 25 de junho, ocorrerão os shows nacionais e regionais do São João de Natal. A programação inclui apresentações de Zé Hilton do Acordeon, Walkyria Santos, Bruno e Marrone, Marina Elali, Waldonys, Toca do Vale, Hugo & Heitor, Zé Cantor, Léo Santana, Papel Gomes, Carol Melo, Kanelinha, Ferro na Boneca, Cláudia Leitte, Carol Benigno, Dani Cruz, Pedro e Erick, Circuito Musical, Zezé de Camargo, Rodolfo Lopes, Banda Grafith e Pedro Lucas.

Já o centro histórico de Natal, no Espaço Cultural Ruy Pereira, também está incluído na programação do São João. Entre 10 de junho e 1º de julho, haverá apresentações musicais de Joquinha Gonzaga, Trio Trancelim, Luizinho Calixto, Nailson Santos, Carol Benigno, Deusa do Forró, Chama Musical, Trio Pio e Nara Costa.

Foto: Angelo Pontes/Prefeitura de Salvador/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Léo Santana, Bruno e Marrone, Cláudia Leitte: Confira as atrações do São João de Natal Read More »

Diretoria da Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis

Diretoria da Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis

Empresa não se baseará mais nos preços de importação

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do produto.

As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são preços competitivos por polo de venda, participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.

“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, segundo nota divulgada pela empresa.

Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros.

“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a nota.

As decisões sobre os preços continuam sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Diretoria da Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis Read More »

Quinta-feira tem stand up 'Fora da Casinha' com Gio Lisboa no Teatro Riachuelo

Quinta-feira tem stand up ‘Fora da Casinha’ com Gio Lisboa no Teatro Riachuelo

O stand up comedy traz um repertório divertido e bem-humorado

Nesta quinta-feira, dia 18, um dos ícones do humor da nova geração, fenômeno na internet e nos palcos, Gio Lisboa chega a Natal com o espetáculo “Fora da Casinha”. Em sessão única, ele se apresenta no Teatro Riachuelo, às 20h. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 60,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

O stand up comedy traz um repertório divertido e bem-humorado. No palco, o comediante garante boas risadas ao público com histórias engraçadas do seu cotidiano. “Nosso show é uma imersão ao universo da comédia. Um evento diferenciado, com música, DJ, efeitos especiais de autotune, tiradas rápidas e divertidas e muita interação com a plateia”, comenta Gio Lisboa.

De norte a sul, “Fora da Casinha” tem datas marcadas em todas as regiões brasileiras, passando pelo Distrito Federal e diversos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Goiás, Mato Grosso e Pará.

Sobre Gio Lisboa

Com apenas 25 anos, Gio Lisboa já faz parte de um seleto time de profissionais de destaque no stand up comedy nacional. Mesmo tão novo, o menino prodígio está nos palcos há mais de dez anos.

Tudo começou aos treze anos de idade, quando Gio já apresentava fortes tendências para atividades artísticas e teatrais. O apoio da família foi fundamental para o começo despretensioso, porém consistente na carreira do humorista.

A percepção do “dom” de trazer alegria, riso e momentos divertidos à vida das pessoas, foi detectada pelos pais que o incentivaram na emancipação precoce. Gio fez cursos de teatro, se aprofundou na arte e foi estudar melhor o desempenho na área que escolheu para ser o seu ofício.

Em 2013 fez a primeira apresentação, num bar na praia do Quintão (RS). O show não atendeu as expectativas, mas serviu para que o jovem soubesse que aquilo era o que queria fazer pelo resto da vida. Essa experiência se tornou uma mola propulsora para a carreira decolar.

No ano seguinte produziu o próprio stand-up e abriu o canal no YouTube. No primeiro mês, já registrou dois mil inscritos. Entre 2014 e 2015 foi convidado para trabalhar como videomaker e roteirista de Cris Pereira. Também dirigiu o show Batendo o Ponto, de Afonso Padilha. Ao mesmo tempo em que participava da produção de stand ups, Gio Lisboa também decidiu se aventurar nos negócios. Abriu assim o primeiro comedy club do Rio Grande do Sul.
Chamando atenção pela expertise, em 2018 o humorista gravou para o programa Stand Up, no maior canal de humor da televisão mundial, o Comedy Central.

Stand Up Comedy

Há oito anos Gio Lisboa se dedica à comédia e ao stand-up comedy. Suas apresentações são adaptadas de região para região além de ter, durante todo o show, a participação da plateia, fazendo com que cada apresentação seja realmente única e surpreendente. Por onde passa é um verdadeiro sucesso entre o público.

Redes Sociais

Em 2019 começou a produzir conteúdo próprio, compartilhando suas experiências, como “o torcedor louco colorado” do Internacional. No ano seguinte, decidiu sair um pouco dos bastidores das comédias e ser o protagonista da sua própria história, focando em conteúdo para as redes sociais.

Começou a fazer turnês pelos clubes de comédia mais importantes do país e a postar trechos na rede social. No TikTok, mostra parte de suas apresentações para quase cinco milhões de seguidores, feito que conseguiu em apenas dois anos na plataforma. Um dos seus posts mais populares registra mais de 19 milhões de views! O conteúdo mostra Gio interagindo com uma pessoa da plateia.

Televisão

Em 2021, surgiu o convite para ser comentarista na TV RBS, do grupo Globo. Gio Lisboa passou a apresentar quadro semanal no Globo Esporte, comentando e fazendo piadas dos principais jogos dos campeonatos de futebol. Além disso, virou comunicador da Rádio Atlântica, nos programas Pretinho Básico e Bola nas Costas, com comentários bem humorados de seu personagem mais famoso, o Colorado. O personagem foi extinto em 2022, causando uma grande comoção para os fãs.

Projetos 2023

Neste ano, Gio Lisboa lança o projeto “Comédia Caótica”, em formato inovador e usando recursos modernos e tecnológicos. Um show totalmente “Fora da Casinha”.

Outra novidade já em andamento é o lançamento de um livro contando sua trajetória, em formato de narrativa.

SERVIÇO:

18 de maio de 2023, 20h
Classificação indicativa: 16 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 120,00 Frisas;
R$ 140,00 Balcão Nobre;
R$ 140,00 Plateia B;
R$ 180,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Quinta-feira tem stand up ‘Fora da Casinha’ com Gio Lisboa no Teatro Riachuelo Read More »

Barroso libera pagamento do piso nacional da enfermagem

Barroso libera pagamento do piso nacional da enfermagem

Por lei, categoria passará a receber R$ 4.750

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (15) o pagamento do piso nacional da enfermagem. Contudo, o ministro entendeu que estados e municípios devem pagar o piso nacional da enfermagem nos limites dos valores que receberem do governo federal.

A decisão do ministro foi proferida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sancionado a abertura de crédito especial de R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso. A medida foi publicada na sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem.

O novo piso para enfermeiros contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de R$ 4.750, conforme definido pela Lei nº 14.434. Técnicos de enfermagem recebem, no mínimo, 70% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de enfermagem e parteiras, 50% (R$ 2.375). O piso vale para trabalhadores dos setores público e privado.

Em setembro do ano passado, Barroso suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro. Segundo os estados, o impacto nas contas locais é de R$ 10,5 bilhões e não há recursos para suplementar o pagamento.

Na nova decisão, o ministro disse que os recursos repassados não serão suficientes para que os estados garantam o pagamento do piso para profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Assim em relação aos estados, Distrito Federal e municípios, bem como às entidades privadas que atendam, no mínimo, 60% de seus pacientes pelo SUS, a obrigatoriedade de implementação do piso nacional só existe no limite dos recursos recebidos por meio da assistência financeira prestada pela União para essa finalidade”, decidiu.

No caso de profissionais da rede hospitalar privada, Barroso entendeu que, diante do risco de demissões, o piso também deve ser pago aos profissionais, mas, poderá negociado coletivamente entre empresas e sindicatos da categoria.

“Ao permitir tão somente que o valor previsto pelo legislador nacional possa ser suplantado por previsão em sentido diverso eventualmente constante de norma coletiva, implementa-se a lei em favor da integralidade da categoria e, ao mesmo tempo, evitam-se os riscos de demissões e fechamento de leitos”, escreveu o ministro.

Para os profissionais que trabalham para o governo federal, o piso deverá ser pago integralmente, conforme lei de criação da medida.

Dados do Conselho Federal de Enfermagem contabilizam mais de 2,8 milhões de profissionais no país, incluindo 693,4 mil enfermeiros, 450 mil auxiliares de enfermagem e 1,66 milhão de técnicos de enfermagem, além de cerca de 60 mil parteiras.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgaçāo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Barroso libera pagamento do piso nacional da enfermagem Read More »

Edina Alves Batista vai apitar final do Campeonato Potiguar

Edina Alves Batista vai apitar final do Campeonato Potiguar

A presença da arbitragem da Fifa foi solicitada pelo América, que assumirá todos os custos relacionados

Edina Alves Batista, árbitra paulista do quadro da Fifa, vai apitar a final do Campeonato Potiguar na próxima quarta-feira (17.mai.2023). O jogo decisivo entre ABC e América-RN será realizado às 20h, no Estádio Frasqueirão, em Natal. A presença da arbitragem da Fifa foi solicitada pelo América, que assumirá todos os custos relacionados, como taxas e despesas de viagem.

A equipe de arbitragem será composta por Edina Alves Batista como árbitra principal, acompanhada pelos assistentes Anne Kesy Gomes de Sá e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. Além disso, a partida contará com a tecnologia do VAR (Árbitro de Vídeo), sendo Adriano de Assis Miranda o responsável por essa função, enquanto Amanda Pinto Matias atuará como AVAR (Assistente de Árbitro de Vídeo).

A partida marcará um momento histórico para Edina Alves Batista, que se tornará a primeira mulher a apitar uma final do Campeonato Potiguar. Ela já havia alcançado esse feito no Campeonato Paulista deste ano, consolidando-se como uma figura importante no futebol brasileiro e abrindo caminho para mais mulheres no mundo da arbitragem.

Sua nomeação para a final ressalta a busca contínua pela igualdade de gênero e o reconhecimento do talento e profissionalismo das mulheres no esporte.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Edina Alves Batista vai apitar final do Campeonato Potiguar Read More »

Homem é preso por armazenamento e venda ilegal de botijões de gás em Guamaré

Homem é preso por armazenamento e venda ilegal de botijões de gás em Guamaré

A ação policial ocorreu no Centro da cidade e foi resultado da Operação Premonição

Um homem de 56 anos foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (15.mai.2023) no município de Guamaré, no interior do Rio Grande do Norte, por envolvimento no armazenamento e comércio ilegal de botijões de gás de cozinha. A ação policial ocorreu no Centro da cidade e foi resultado da Operação Premonição, que visa combater crimes contra a ordem econômica e o sistema de estoques de combustíveis.

Durante a operação, foram encontrados 69 botijões de gás de cozinha em condições irregulares. A prática do suspeito viola o artigo 1º da Lei 8176/91, que trata desses tipos de crimes, podendo resultar em uma pena de um a cinco anos de prisão. Além da questão legal, a comercialização clandestina de botijões de gás representa um perigo em potencial, pois aumenta os riscos de explosão e incêndio, ameaçando a segurança dos moradores e estabelecimentos comerciais da região.

A operação foi realizada em conjunto pela 61ª Delegacia de Polícia Civil de Guamaré, com apoio das equipes da 60ª DP de Pendências e da 20ª DP de Macaíba, abrangendo a Região da Costa Oeste e do Vale do Assu.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso por armazenamento e venda ilegal de botijões de gás em Guamaré Read More »

CGU identifica quase R$ 4 bilhões de pagamento indevido do Auxílio Brasil

CGU identifica quase R$ 4 bilhões de pagamento indevido do Auxílio Brasil

Programa vigorou durante governo de Jair Bolsonaro

A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou nesta segunda-feira (15) o relatório de auditoria que avaliou o Programa Auxílio Brasil, que vigorou entre 2021 e 2022, em substituição ao Bolsa Família, durante o governo de Jair Bolsonaro. De acordo com a apuração do órgão, o cruzamento de diferentes bases de dados aponta que 468 mil famílias fora do perfil de renda do programa receberam o benefício, entre janeiro e outubro de 2022, com pagamentos de mais de R$ 218 milhões por mês, totalizando cerca de R$ 2,18 bilhões no período avaliado.

“Dentre as famílias que tiveram rendimentos identificados pela equipe de auditoria nessas outras bases de dados governamentais, cerca de 75% possuíam membros que receberam benefícios na folha de pagamentos do INSS, enquanto cerca de 17% das famílias possuíam rendimentos registrados em GFIP [informações previdenciárias] no mês anterior à folha de pagamentos do PAB [Programa Auxílio Brasil] analisada”, diz o órgão.

Em outra análise, a CGU estima que falhas de controle no acompanhamento mensal de pagamentos, que deveria incluir procedimentos de atualização de informações sobre situação cadastral, pode ter gerado o pagamento indevido do Auxílio Brasil a cerca de 367 mil famílias, em média, por mês, no período de janeiro a outubro de 2022. A possibilidade de pagamento indevido é da ordem de R$ 171 milhões por mês, o que totaliza, no período, R$ 1,71 bilhão.

“Em relação a esse controle mensal da gestão dos benefícios, é necessário deixar claro que a verificação da renda familiar per capita feita pelo MDS [Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome] considera apenas os rendimentos informados, de forma autodeclaratória pelos próprios beneficiários, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Diante da fragilidade das informações relacionadas a este Cadastro, os auditores da Controladoria avançaram na análise e avaliaram a renda familiar per capita das famílias do PAB a partir de outras fontes de informação, além do CadÚnico, com o objetivo de complementar a análise do controle mensal e verificar, de forma mais ampla, a eventual existência de famílias fora do perfil de renda do PAB”, explica a CGU.

Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu a utilização de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício. Além disso, foi instituído um pagamento do adicional de R$ 150, que começou a vigorar em março, após pente-fino no CadÚnico, a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de R$ 50 por gestante, por criança de 7 a 12 anos e por adolescente de 12 a 18 anos.

Apesar das falhas identificadas, a CGU informou que a auditoria mostrou que o processo de migração das famílias do Auxílio Brasil para o Bolsa Família “ocorreu de forma adequada e sem indicativo de que tenham ocorrido prejuízos aos beneficiários ou ao erário”.

Com base na auditoria, a CGU indicou ao MDS, pasta responsável pelo programa de transferência de renda, a adoção de providências que constam de nove recomendações, incluindo a necessidade de reavaliação da situação das famílias que ingressaram no programa e que possuíam indicativo de impedimento ou de inelegibilidade.

A CGU também recomendou o estabelecimento de procedimentos que utilizem informações atualizadas de base de dados, além do CadÚnico, para aferição da renda das famílias candidatas ao programa, de forma a evitar que aquelas não enquadradas nos limites de renda sejam habilitadas ao recebimento do benefício.

Para receber o Bolsa Família, a principal regra é ter a renda mensal por pessoa de até R$ 218. A adoção das recomendações será monitorada pelo órgão de controle ao longo dos próximos meses.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CGU identifica quase R$ 4 bilhões de pagamento indevido do Auxílio Brasil Read More »

PGR defende que big techs devem retirar fake news do ar após alertadas

PGR defende que big techs devem retirar fake news do ar após alertadas

Entendimento poderá influenciar ações julgadas pelo STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) que as redes sociais devem ser obrigadas a adotar providências para retirar fake news publicadas por usuários dessas plataformas.

O parecer foi enviado nesta segunda-feira (15) ao Supremo para embasar as ações que podem ser julgadas pela Corte. Na próxima quarta-feira (17), os ministros podem iniciar o julgamento sobre a responsabilização dos provedores pela manutenção de conteúdo ilegal.

No entendimento de Aras, as redes sociais não podem fazer juízo e controle prévio das publicações, mas devem retirar as mensagens após serem alertadas, mesmo sem ordem judicial.

“Tanto nos casos em que forem notificados quanto de forma espontânea, hão de adotar as providências necessárias à remoção da informação reputada ofensiva, além de atuar com os devidos cuidados e diligência para evitar a manutenção de conteúdos sabidamente inverídicos, fraudulentos ou ilícitos, podendo ser responsabilizados em casos de omissão”, defendeu Aras.

No caso específico que gerou a causa, o procurador se manifestou contra um recurso para impedir a indenização de uma usuária das redes sociais que foi vítima de um perfil falso criado em seu nome.

“Uma vez constatado que o recorrente falhou na atuação conforme aos devidos cuidado e diligência e, mesmo após a prévia e expressa comunicação da recorrida com as respectivas razões para a exclusão dos dados, manteve conteúdo claramente ofensivo e humilhante, há de se concluir pela responsabilidade do provedor de hospedagem, que deixou de atuar em prol da tutela dos direitos fundamentais da usuária”, concluiu.

Na próxima sessão, estão pautadas ações que tratam sobre as regras definidas no Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que exigem ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores pela manutenção de conteúdo ilegal postado pelos usuários das plataformas. Também deve ser julgado um processo sobre a validade de decisões judiciais que determinaram o bloqueio do aplicativo WhatsApp em todo o país, em 2020.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PGR defende que big techs devem retirar fake news do ar após alertadas Read More »

Brasil confirma primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres

Brasil confirma primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres

Notificações não mudam condição de país livre da doença

O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta segunda-feira (15) a identificação dos dois primeiros casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), conhecida como gripe aviária, em duas aves marinhas resgatadas no litoral do Espírito Santo.

As aves são da espécie Trinta-réis-de-bando e foram encontradas na cidade de Marataízes e em um bairro em Vitória, capital do estado. Esses foram os primeiros casos da doença registrados no Brasil

O ministério e entidades do setor reforçam que as aves não fazem parte do sistema de produção, ou seja não houve contaminação nas fábricas de frangos e ovos ou risco de afetar o abastecimento interno. Os alimentos podem ser consumidos com segurança.

Apesar dos casos, o ministério ressalta que a situação não muda o reconhecimento do Brasil como país livre da gripe aviária. “Cabe destacar que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, diz nota divulgada pela pasta.

Depois de recolhidas, as aves foram analisadas pela equipe do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, que é referência da Organização Mundial da Saúde Animal. A unidade confirmou o diagnóstico. Em seguida, o governo brasileiro fez a notificação à entidade internacional.

O ministro Carlos Fávaro declarou estado de alerta com o objetivo de “aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de IAAP”, com intensificação de ações de comunicação e prevenção, em especial entre criadores de aves.

Gripe aviária

É uma doença viral altamente contagiosa e que afeta aves silvestres e domésticas. Atualmente, o mundo vive uma pandemia da influenza, sendo a maioria por meio do contato de aves migratórias com aves de subsistência, produção ou silvestres de uma região.

O vírus pode ser transmitido ao homem pode meio do contato com aves infectadas, vivas ou mortas. Se encontrar uma ave com os sintomas da doença (andar cambaleante, pescoço deitado e alta mortalidade em uma área), a orientação é acionar o serviço veterinário de sua cidade ou fazer uma notificação no e-Sisbravet.

Não toque ou recolhe aves doentes, pois o vírus fica presente em fezes e secreções respiratórias dos animais.

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.

“ABPA [Associação Brasileira de Proteína Animal] ressalta que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, segundo informações cientificamente respaldadas pela OMSA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e outros órgãos reconhecidos internacionalmente”, aponta nota da associação, que representa avicultores.

Foto: Antonio Araujo/Mapa

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil confirma primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres Read More »

Relatório aponta que acidente aéreo de Marília Mendonça não foi culpa do piloto ou da aeronave

Relatório aponta que acidente aéreo de Marília Mendonça não foi culpa do piloto ou da aeronave

Segundo o advogado da família da cantora, Robson Cunha, a principal causa foi um cabo de energia

De acordo com o relatório divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apresentado nesta segunda-feira (15.mai.2023), o acidente com o avião de Marília Mendonça, que resultou em sua morte e de mais quatro pessoas, não foi causado por falha do piloto ou da aeronave. 

Segundo o advogado da família da cantora, Robson Cunha, a principal causa foi um cabo de energia. O Cenipa sugere a instalação de identificadores nas linhas de transmissão para evitar novos acidentes. A família de Marília Mendonça não compareceu à apresentação do relatório e busca evitar futuros incidentes semelhantes.

O advogado relatou que o trabalho do Cenipa não visa acusar, porém, indicar os responsáveis e criar ambientes para que situações, como a que ocorreu com a cantora e sua equipe, possam ser evitadas. A partir do relatório, o indicado é que sejam colocados identificadores nas linhas de transmissão, “ainda que esteja fora do perímetro de segurança do aeroporto, para evitar novos acidentes”.

O acidente ocorreu em 5 de novembro de 2021, em Piedade de Caratinga, Minas Gerais. O avião, um bimotor Beech Aircraft da PEC Táxi Aéreo, transportava a equipe da cantora e caiu durante o trajeto para um show em Caratinga. Além de Marília Mendonça, faleceram Geraldo Medeiros (piloto), Tarciso Viana (copiloto), Henrique Ribeiro (produtor) e Abicieli Silveira Dias Filho (tio e assessor da artista). 

As vítimas sofreram politraumatismo contuso e morreram após a queda da aeronave. O avião estava regularizado e autorizado para táxi aéreo, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Foto: Prefeitura de Caruaru/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Relatório aponta que acidente aéreo de Marília Mendonça não foi culpa do piloto ou da aeronave Read More »

Homem é abandonado nu em matagal após ser feito refém em assalto em Natal

Homem é abandonado nu em matagal após ser feito refém em assalto em Natal

O caso aconteceu na noite deste domingo (14)

Um homem foi feito refém e abandonado nu em um matagal em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, após ser feito refém em um assalto no bairro Pitimbu, na Zona Sul da capital. O caso aconteceu na noite deste domingo (14.mai.2023).

O assalto ocorreu após ele sair de um culto em uma igreja evangélica com sua família. Os criminosos, disfarçados com uniformes de uma empresa fictícia, abordaram a vítima, roubando seus pertences e o levando em seu próprio carro.

Depois de não encontrarem dinheiro em sua conta bancária, os assaltantes o abandonaram sem roupas próximo à BR-304, em Macaíba. A Polícia Civil está investigando o caso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é abandonado nu em matagal após ser feito refém em assalto em Natal Read More »

Caminhão carregado com soja tomba na RN-117 em Olho d'Água do Borges

Caminhão carregado com soja tomba na RN-117 em Olho d’Água do Borges

O motorista sofreu ferimentos leves e foi levado para o hospital local

Um caminhão carregado de soja tombou na manhã desta segunda-feira (15.mai.2023) na RN-117, em Olho D’Água do Borges, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O motorista sofreu ferimentos leves e foi levado para o hospital local.

O acidente aconteceu por volta das 11h, resultando no derramamento da carga sobre a pista, que precisou ser fechada devido ao bloqueio das duas faixas.

De acordo com a Polícia Militar, o acidente foi causado pelo estouro de um pneu, levando o motorista a perder o controle e tombar o veículo. O caminhão partiu de Catolé do Rocha, na Paraíba, com destino ao Ceará.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caminhão carregado com soja tomba na RN-117 em Olho d’Água do Borges Read More »

Mossoró Palco da Estação das Artes começa a ser montado para o São João

Mossoró: Palco da Estação das Artes começa a ser montado para o São João

A antiga estação ferroviária de Mossoró é palco de grandes apresentações durante o MCJ

Palco de grandes atrações durante o “Mossoró Cidade Junina”, o Polo Estação das Artes começou a ganhar forma neste sábado (13). A estrutura montada pela Prefeitura de Mossoró traz novos conceitos e modernização ao espaço, com layout interativo em LED, sistema de iluminação integrado e painéis digitais.

Além da proposta inovadora do palco da Estação das Artes, o projeto arquitetônico do polo, elaborado pelas secretarias de Cultura e Infraestrutura, dispõe de ampla área de alimentação, com barracas e camarotes.

“Tudo pensado com muito carinho para o povo. O ‘Mossoró Cidade Junina’ vem com esse novo conceito, trazendo modernidade e ao mesmo tempo resgatando a cultura popular. Na Estação das Artes teremos várias apresentações, escolhidas com o povo. Iniciamos a montagem, com todo projeto arquitetônico, com novos elementos e, claro, estrutura de qualidade para a segurança do povo”, destacou Igor Ferradaes, secretário de Cultura.

A antiga estação ferroviária de Mossoró é palco de grandes apresentações durante o MCJ, com a presença ilustre de artistas nacionais e regionais. Neste ano, as noites de shows iniciam no dia 7 de junho, com a presença de Adna Santana, Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon e Simone Mendes.

Outros artistas também farão parte da programação do polo, como Werick Mendes, Eric Land, Xand Avião, Aline Reis, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, Chama as Meninas, Nilson Viana, Zé Cantor, Joelma, André Luvi, Iguinho e Lulinha, Taty Girl, Mari Fernandez, Guilherme Ferri, Desejo de Menina, Nattan, Nataly Vox, Márcia Fellipe, Walkyria Santos, Mara Pavanelly, Jackson Menezes, Felipe Grilo, Leonardo, Guto Fortunato, Junior Vianna e Michele Andrade.

O Polo Estação das Artes fica localizado na antiga Estação Ferroviária de Mossoró, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural. O espaço contará com programação nos dias 7, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22 e 24 de junho.

Foto: Secom/PMM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mossoró: Palco da Estação das Artes começa a ser montado para o São João Read More »

Policial militar mata colegas em batalhão no interior de São Paulo

Policial militar mata colegas em batalhão no interior de São Paulo

Crime ocorreu por volta das 9h desta segunda-feira

O crime ocorreu por volta das 9h nas dependências da 3ª Companhia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior

Um sargento da Polícia Militar (PM) matou dois policiais militares por disparos de arma de fogo, na manhã desta segunda-feira (15), no município de Salto, em São Paulo.

O crime ocorreu por volta das 9h nas dependências da 3ª Companhia do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior (50º BPM/I).

A Polícia Militar informou, em nota, que “todas as providências de Polícia Judiciária Militar estão em andamento neste momento, e a Corregedoria da instituição acompanha as apurações”.

A motivação do crime ainda será esclarecida, segundo a PM.

Foto: Edson Lopes Jr/A2 FOTOGRAFIA

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial militar mata colegas em batalhão no interior de São Paulo Read More »

Saúde anuncia compra de insulina em meio a risco de desabastecimento

Saúde anuncia compra de insulina em meio a risco de desabastecimento

Aquisição emergencial é de 1,3 milhão de unidades

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que assinou um contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida (molécula asparte) para garantir o abastecimento da rede no Sistema Único de Saúde (SUS). O quantitativo, segundo a pasta, é suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes. A previsão, entretanto, é que a primeira entrega seja realizada até 9 de julho. “O Ministério da Saúde mantém tratativas com o distribuidor para antecipação de parte do quantitativo”.

Em nota, a pasta cita “dificuldade de aquisição” da insulina análoga de ação rápida, indicada para o tratamento do diabetes mellitus tipo 1, que concentra de 5% a 10% das pessoas diagnosticadas com a doença. O comunicado lista, além da aquisição emergencial internacional do insumo, outras medidas para evitar o desabastecimento na rede pública, incluindo o remanejamento dos estoques existentes entre os estados e a autorização de compra pelas secretarias estaduais de saúde com ressarcimento por parte do governo federal.

“Cabe reforçar que o país enfrenta cenário de falta de produção nacional de insulina análoga de ação rápida de forma sustentável e capaz de atender às necessidades nacionais”, destacou o ministério.

“A expectativa, a partir do diálogo constante com as secretarias estaduais de saúde e monitoramento intenso por parte do ministério em parceria com o Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde], é que seja possível manter o abastecimento igualitário na rede SUS até o início de junho a partir do remanejamento entre os entes federados. Além disso, o Ministério da Saúde vem ressarcindo os estados que possuem pauta vigente para aquisição direta do fármaco.”

A pasta reforçou que as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com “estoque adequado” e que o caso da insulina análoga de ação rápida está sendo tratado “com máxima prioridade” junto aos fornecedores nacionais e internacionais para garantir o atendimento da população.

Foto: Municipalidad de Miraflores/VisualHunt

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saúde anuncia compra de insulina em meio a risco de desabastecimento Read More »

STF tem maioria para tornar réus mais 245 denunciados por ato golpista

STF tem maioria para tornar réus mais 245 denunciados por atos golpistas

Julgamento está previsto para ocorrer até as 23h59 desta segunda-feira

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (15) maioria para tornar mais 245 denunciados réus por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, data em que o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal foram invadidas e depredadas, em Brasília.

É a quarta leva de denúncias a serem recebidas. As análises ocorrem no plenário virtual do Supremo, modalidade em que o ministros depositam seus votos eletronicamente, sem deliberação presencial. O julgamento atual está previsto para ocorrer até as 23h59 desta segunda-feira (15).

Nesta semana, havia sido marcada a análise de 250 denúncias, mas cinco casos acabaram adiados porque os advogados dos acusados tiveram dificuldades técnicas para o envio da sustentação oral gravada no sistema do Supremo. Apesar de estarem sendo pautadas em bloco, as acusações precisam ser analisadas individualmente, no caso a caso.

Até o momento, votaram pela abertura de ação penal contra mais 245 pessoas o relator, ministro Alexandre de Moraes, que foi seguido por Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Rosa Weber e Gilmar Mendes.

Assim como em votações anteriores, apenas os ministros André Mendonça e Nunes Marques divergiram. Para eles, as denúncias não conseguiram individualizar a contento a conduta das pessoas que foram presas no acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. As divergências também argumentam que os casos deveriam ser remetidos para a primeira instância da Justiça Federal.

Com a maioria desta segunda (15), 795 pessoas se tornaram rés devido ao envolvimento com o 8 de janeiro. Outro bloco com 250 denúncias está com o julgamento marcado para começar nos primeiros instantes de amanhã (16).

Crimes

Nesta semana, foram aceitas denúncias contra 220 pessoas acusadas de incitarem os atos golpistas. A maioria foi presa em frente ao QG do Exército, onde pediam pela intervenção militar sobre o resultado das eleições, no dia seguinte aos atos golpistas. Elas respondem também por outros crimes, como associação criminosa.

Outras 25 denúncias foram aceitas contra pessoas acusadas de participarem diretamente dos atos de vandalismo. Nesse caso, são imputados a elas diversos crimes, como tentativa de golpe de Estado e depredação de patrimônio público tombado, entre outros.

Ao todo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 1.390 acusações formais ao Supremo, todas contra pessoas que participaram diretamente dos atos de vandalismo ou que incitaram a violência. Até o momento, ninguém foi denunciado por financiar ou idealizar os atos golpistas.

A previsão é que o eventual recebimento de todas as denúncias seja apreciado até junho. Após deve ter início a fase de ação penal, com nova instrução processual e possível produção de novas provas e coleta de depoimentos, inclusive a pedido das defesas. Não há prazo definido para o julgamento final.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF tem maioria para tornar réus mais 245 denunciados por atos golpistas Read More »

Caern anuncia parada no abastecimento de água em quatro cidades

Caern anuncia parada no abastecimento de água em quatro cidades

Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte e São Bento do Norte serão os municípios afetados

Quatro cidades do Rio Grande do Norte terão uma interrupção no fornecimento de água nesta terça-feira (16.mai.2023). A parada, que ocorrerá das 8h às 14h, é necessária para a substituição de disjuntores elétricos na Estação de Bombeamento do Boqueirão, localizada em Touros, na região Litoral Nordeste do RN.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), as cidades afetadas serão Parazinho, Pedra Grande, Caiçara do Norte e São Bento do Norte.

A companhia informou que, assim que o serviço for concluído, no começo da tarde, o sistema será religado. No entanto, os moradores afetados terão que aguardar até 72 horas para que o abastecimento esteja completamente normalizado em todas as áreas.

A Caern ainda destacou que os novos disjuntores possuem tecnologia que garante proteção contra curtos-circuitos e proporcionam maior segurança para manobra manual, diminuindo a necessidade de paradas não programadas de abastecimento. A medida faz parte do plano de manutenção preventiva da empresa.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caern anuncia parada no abastecimento de água em quatro cidades Read More »

PRF prende homem por exploração sexual de menores em Mossoró

PRF prende homem por exploração sexual de menores em Mossoró

Segundo a PRF, a prisão foi realizada durante a Operação DOMIDUCA V

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite do sábado (13.mai.2023), um homem por exploração sexual de menores em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a PRF, a prisão aconteceu no km 34 da BR-304, e foi realizada durante a Operação DOMIDUCA V.

Segundo a PRF,o homem de 30 anos foi preso pelo crime de submeter criança ou adolescente à prostituição ou exploração sexual. Os dois adolescentes (15 e 16 anos), em situação de vulnerabilidade, foram identificados e entregues aos cuidados de seus responsáveis.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão de Mossoró. A Operação DOMIDUCA V promove ações ostensivas de caráter preventivo e repressivo com foco no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, fiscalizando diversos pontos vulneráveis levantados pelo Projeto Mapear.

A PRF pede que quem tiver conhecimento de alguma situação relacionada à exploração sexual de crianças ou adolescentes ao longo da BR, pode denunciar de forma anônima através da central da PRF 191.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF prende homem por exploração sexual de menores em Mossoró Read More »

Polícia Civil prende homem que estuprou enteada em Parnamirim

Polícia Civil prende homem que estuprou enteada em Parnamirim

O suspeito foi preso no município de Ilha de Itamaracá, em Pernambuco

Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Parnamirim (DPCA) deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 28 anos, suspeito por estuprar a enteada, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

As informações foram divulgadas pela Polícia Civil nesta segunda-feira (15.mai.2023). O suspeito foi preso no município pernambucano de Ilha de Itamaracá e teria praticado atos libidinosos contra uma criança.

A mãe da criança desconfiou do comportamento do então companheiro, e um dispositivo de filmagem foi instalado no quarto da vítima. No mesmo dia, foram captadas imagens do homem praticando atos libidinosos contra a criança. Ele fugiu do local.

As investigações apontaram que ele estaria escondido no estado de Pernambuco, no município de Ilha de Itamaracá e, após a prisão, o suspeito confessou a prática do crime em interrogatório.

O mandado de prisão foi expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Parnamirim, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil prende homem que estuprou enteada em Parnamirim Read More »

Força Nacional ficará mais 30 dias no RN

Força Nacional ficará mais 30 dias no RN

A chegada dos militares da Força Nacional ao RN aconteceu em resposta à onda de violência provocada por facções criminosas no estado

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prorrogou por mais 30 dias a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Rio Grande do Norte. A Portaria nº 372, de 12 de maio de 2023 do MJSP foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15.mai.2023).

Segundo o documento, os militares vão atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e preservação do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 30 dias, no período de 14 de maio a 12 de junho de 2023.

A chegada dos militares da Força Nacional ao RN aconteceu em resposta à onda de violência provocada por facções criminosas no estado, com incêndios e tiroteios contra prédios públicos, veículos e residências, em retaliação às condições dos presídios, ocorrido no último mês de março. Na ocasião, mais de 300 ataques criminosos foram registrados no estado.

Ainda de acordo com o documento, o contingente de militares a ser disponibilizado “obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJSP”. A capital do RN, Natal, será a sede da operação da FNSP, que terá apoio logístico do governo do Estado.

Atualmente, mais de 800 militares da Força Nacional estão no RN.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Força Nacional ficará mais 30 dias no RN Read More »

Motorista de caminhão coletor morre atropelado pelo próprio veículo em Goianinha

Motorista de caminhão coletor morre atropelado pelo próprio veículo em Goianinha

O acidente ocorreu quando, após descer, o motorista percebeu que o caminhão estava se movendo

Um motorista de um caminhão de coleta de lixo morreu no último sábado (15.mai.2023) em Goianinha, região Agreste do Rio Grande do Norte, após ser atropelado pelo próprio veículo enquanto trabalhava. 

A vítima foi identificada como Júlio Laurentino da Silva, de 64 anos. Segundo informações divulgadas, ele estava na função há pouco mais de um ano, em uma empresa terceirizada que prestava serviços para a prefeitura da cidade.

Júlio estava trabalhando junto com colegas na coleta de entulhos após a feira livre da cidade, que ocorre aos sábados, e enquanto aguardava os garis finalizarem a colega em uma das ruas, o motorista teria descido do veículo.

O acidente ocorreu quando, após descer, ele percebeu que o caminhão estava se movendo. Na tentativa de parar o veículo, o motorista correu em direção ao carro, se desequilibrou, caiu, e acabou sendo atropelado pelo caminhão.

O motorista morreu ainda no local. A prefeitura afirmou que ainda não se sabe se o motorista esqueceu de puxar o freio de mão.

A gestão lamentou o ocorrido e a empresa responsável pelo serviço está prestando apoio à família da vítima.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista de caminhão coletor morre atropelado pelo próprio veículo em Goianinha Read More »

Pagamento do Abono Salarial começa hoje para milhões de trabalhadores

Pagamento do Abono Salarial começa hoje para milhões de trabalhadores

O valor do benefício pode chegar a um salário mínimo, variando de R$ 108,50 a R$ 1.302

Nesta segunda-feira (15.mai.2023), será realizado o pagamento do abono salarial para um novo grupo de trabalhadores. Os nascidos de janeiro a agosto ou com número Pasep terminando em 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 já podem sacar o benefício referente a 2021. Cerca de 22,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial, sendo 20,4 milhões cadastrados no PIS e 2,5 milhões no Pasep.

O valor do benefício pode chegar a um salário mínimo, variando de R$ 108,50 a R$ 1.302, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Recebem o PIS (Programa de Integração Social) trabalhadores da iniciativa privada. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Já os depósitos do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são realizados pelo Banco do Brasil.

Os trabalhadores têm direito ao abono salarial se estiverem cadastrados no programa PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos, tiverem trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou o Pasep, recebido até dois salários mínimos de remuneração mensal no período trabalhado, exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não em 2021, e tiverem os dados informados corretamente pelo empregador na Rais ou no eSocial do ano-base considerado.

Empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física ou equiparada à jurídica não têm direito ao abono salarial.

Para receber o valor total do abono salarial, que pode ser de até um salário mínimo, é necessário ter trabalhado os 12 meses do ano anterior. A consulta das informações sobre o abono salarial, como valor, data e banco de recebimento, pode ser feita na Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158.

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pagamento do Abono Salarial começa hoje para milhões de trabalhadores Read More »

Vacinação contra a gripe passa a ser para toda a população com mais de 6 meses a partir de hoje

Vacinação contra a gripe passa a ser para toda a população com mais de 6 meses a partir de hoje

Até o final de abril, foram confirmadas no Brasil pelo menos 253 mortes causadas pela gripe

Toda a população com mais de 6 meses pode receber a vacina contra a gripe a partir desta segunda-feira (15.mai.2023), de acordo com o Ministério da Saúde. Mais de 80 milhões de doses foram distribuídas em todo o país, e o objetivo é vacinar 90% da população.

A medida visa ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, quando as infecções respiratórias costumam aumentar. A imunização é fundamental para reduzir a carga da doença e prevenir hospitalizações e mortes, especialmente em pessoas com problemas de saúde e idosos.

Até o final de abril, foram confirmadas no Brasil pelo menos 253 mortes causadas pela gripe. Até então, a vacina estava sendo aplicada apenas em grupos específicos, como idosos, gestantes, profissionais da saúde e da educação, entre outros. No entanto, atendendo a solicitações de estados e municípios, o Ministério da Saúde decidiu expandir o público-alvo e permitir que todas as pessoas com mais de 6 meses sejam vacinadas.

Foto: Myke Sena/MS

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacinação contra a gripe passa a ser para toda a população com mais de 6 meses a partir de hoje Read More »

STF julga mais 250 denúncias sobre atos golpistas até esta segunda

STF julga mais 250 denúncias sobre atos golpistas até esta segunda

Tribunal decidirá se abre ações penais

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terminam de analisar às 23h59 desta segunda (15), em plenário virtual, mais 250 denúncias contra envolvidos nos atos antidemocráticos e golpistas de 8 de janeiro.

Esse é o quarto bloco de denúncias submetidas ao colegiado, somando um total de 800 até esse grupo. Com o julgamento virtual, o STF decidirá se abre ações penais contra os acusados.

O julgamento começou à 0h da última terça-feira (9). As acusações foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito dos Inquéritos 4.921 e 4.922.

Caso as denúncias sejam recebidas, os denunciados vão se tornar réus. A fase seguinte é a coleta de provas, que inclui os depoimentos e alegações das testemunhas de defesa e de acusação. Na sequência, caberá ao STF julgar se condena ou absolve os acusados. Não há prazo específico para esse julgamento

Mais 250 denúncias

Nesta terça (16), o STF inicia o julgamento de mais 250 denúncias contra acusados dos atos antidemocráticos. Esse julgamento também será realizado em sessão virtual.

O quinto bloco somará 1.050 denúncias que chegaram ao STF. O julgamento ocorrerá até as 23h59 do dia 22 de maio (a segunda-feira seguinte).

Inquéritos

O inquérito 4.922, que investiga os executores materiais dos atos, inclui as denúncias em relação a crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e dano qualificado.

O inquérito 4.921 investiga os autores intelectuais e pessoas que instigaram os atos. Os acusados podem se tornar réus por incitação ao crime e associação criminosa.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF julga mais 250 denúncias sobre atos golpistas até esta segunda Read More »

ABC perde para o Botafogo (SP) e técnico Fernando Marchiori deixa o clube

ABC perde para o Botafogo (SP) e técnico Fernando Marchiori deixa o clube

A decisão da saída do técnico Fernando Marchiori foi tomada em comum acordo durante uma reunião com a diretoria do clube

O ABC anunciou a saída do técnico Fernando Marchiori após a derrota para o Botafogo-SP pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, neste domingo (14.mai.2023), no Frasqueirão, em Natal. A decisão foi tomada em comum acordo durante uma reunião com a diretoria do clube.

Marchiori não conseguiu reverter a sequência negativa do time, que acumulou nove jogos consecutivos sem vitória. Atualmente, o ABC ocupa a última posição na competição, com apenas um ponto conquistado em seis rodadas.

O jogo

No confronto da sexta rodada da Série B, o ABC foi derrotado por 2 a 1 pelo Botafogo-SP no estádio Frasqueirão, em Natal. O gol de Maycon Douglas abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo, mas Tárik Michel empatou para o time visitante aos 21 minutos. A virada veio com Francisco Wellington aos 35 minutos da primeira etapa.

Apesar de um segundo tempo movimentado e chances de gol para ambos os times, o placar não foi alterado. Com a sequência de nove jogos sem vencer, o ABC está em uma posição desfavorável na tabela da Série B. O Botafogo-SP segue firme na competição, ocupando a liderança com 12 pontos, enquanto o ABC amarga a última posição, somando apenas um ponto.

Histórico do técnico e atuação

Marchiori chegou ao ABC em março de 2022 e teve um início promissor, conquistando o título do Campeonato Potiguar e garantindo o acesso à Série B. Na temporada atual, o treinador levou o clube às semifinais da Copa do Nordeste, à terceira fase da Copa do Brasil e à final do Campeonato Potiguar.

Técnico Fernando Marchiori deixa o ABC. Foto: Reprodução/Redes Sociais/ABC

No entanto, o ABC foi derrotado por 1 a 0 pelo América no primeiro jogo da decisão do estadual, realizado na última quarta-feira (17.mai), na Arena das Dunas. A partida decisiva acontecerá nesta quarta-feira (23.mai) no Frasqueirão, e é provável que a equipe tenha um técnico interino no comando.

A diretoria do ABC busca agora um novo treinador para reverter a situação difícil na Série B e buscar a reabilitação na competição. A expectativa é de que a mudança no comando técnico traga novos ares e impulsione a equipe a conquistar resultados positivos nas próximas partidas.

Foto: Ricardo Oliveira/Divulgação/Botafogo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Botafogo (SP) e técnico Fernando Marchiori deixa o clube Read More »

Goiás vence o líder Botafogo e deixa zona do rebaixamento do Brasileirão

Goiás vence o líder Botafogo e deixa zona do rebaixamento do Brasileirão

Corinthians mantém invencibilidade sobre São Paulo em Itaquera

O Goiás derrotou o líder Botafogo, na noite deste domingo (14) no estádio da Serrinha, para deixar o Z4 (zona do rebaixamento) do Campeonato Brasileiro. Após o triunfo o Esmeraldino alcançou a 15ª posição da classificação com 6 pontos. Já o Glorioso permanece na ponta da classificação mesmo com o revés, mas agora com apenas 1 ponto de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras, que ficou no 1 a 1 com o Bragantino no último sábado.

Apesar de jogar na condição de visitante, o Botafogo saiu na frente graças a gol de Tiquinho Soares logo aos 32 minutos do primeiro tempo. Com este tento o centroavante permanece na liderança isolada da artilharia do Brasileiro, agora com o total de seis.

Porém, o Goiás não se entregou e conseguiu a virada, com gols de Bruno Melo, aos 51 minutos da etapa inicial, e de Maguinho, aos 11 do segundo tempo.

Empate no clássico

O Corinthians empatou em 1 a 1 com o São Paulo. Com este resultado o Timão manteve sua invencibilidade jogando na sua arena em Itaquera diante do Tricolor. A igualdade levou a equipe do Parque São Jorge ao Z4, onde ocupa a 17ª posição com 5 pontos.

O Tricolor, que ocupa a 10ª posição com 9 pontos, abriu o placar na partida com o uruguaio Michel Araújo, após bela trama coletiva aos 14 minutos do primeiro tempo. Porém, um pouco antes do intervalo o Corinthians empatou com gol em cobrança de pênalti de Róger Guedes.

Outros resultados:

Vasco 0 x 1 Santos
Grêmio 0 x 0 Fortaleza
Athletico-PR 3 x 2 Coritiba
América-MG 0 x 4 Cruzeiro

Foto: Vítor Silva/Botafogo/Direitos reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Goiás vence o líder Botafogo e deixa zona do rebaixamento do Brasileirão Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade