Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Coletivo CIDA apresenta novo espetáculo em Mossoró

Coletivo CIDA apresenta novo espetáculo em Mossoró

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019

Depois do sucesso da temporada em Natal com oito apresentações e um público de mais de 1200 pessoas, o Coletivo CIDA (RN) apresenta seu novo espetáculo Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró, no dia 22 de abril às 19h de forma gratuita com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição.

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto traz no elenco nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araújo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

As questões abordadas em ‘Insanos e Beija-Flores’ colocam em debate o pensamento eugênico, o preconceito, os limites entre a insanidade e arte na sociedade. Falamos também sobre o silêncio instaurado sem qualquer humanidade que inviabiliza, violenta e extermina a vida de diferentes indivíduos”, declaram Arthur Moura (produtor do CIDA) e René Loui (coreógrafo e intérprete).

Trilogia

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019. A primeira obra intitulada Corpos Turvos é um grito de socorro para que corpos pretos, pobres, periféricos, soropositivos, corpos pertencentes da ampla comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência deixem de ser números.

Na segunda parte, nomeada Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é Meu Nome, o CIDA continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial.

O ato final é livremente inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, mais conhecido como Bispo do Rosário, o espetáculo conta as perspectivas desses seis diferentes indivíduos que convivem num porão e há anos reinventam todas as coisas da Terra. Cada um deles, uma história.

Nascido em Japaratuba, no estado de Sergipe, em 1909, Bispo do Rosário carregava todos os estigmas de marginalização social, ainda vigentes em nossa sociedade. Homem negro, pobre, louco para uns, viveu asilado em um manicômio por 50 anos. Sua obra propunha a ressignificação do universo para ser apresentado no dia do juízo final, e não era visto por ele como arte, era missão.

Os três espetáculos complementam-se, mas podem ser vistos, ouvidos e sentidos de modo independente ou em qualquer ordem.

Primeira vez em Mossoró

Esta é a primeira vez que o CIDA apresenta um trabalho no Teatro Lauro Monte Filho. O grupo esteve na cidade em 2019 em uma apresentação coletiva junto ao projeto Conexão Elefante Cultural.

Para a co-fundadora e intérprete Rozeane Oliveira, retornar aos palcos de Mossoró é uma alegria muito grande. “Retornar aos palcos de Mossoró, cidade onde fomos tão bem recepcionados em 2019, em uma breve passagem com o projeto Conexão Elefante Cultural, é uma alegria muito grande. Após 4 anos retornamos à cidade com “Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão”, obra cênica que finaliza a nossa primeira trilogia e essa apresentação em Mossoró faz parte das comemorações dos 7 anos de existência do Coletivo CIDA”.

Estar nos palcos dessa cidade linda e acolhedora, comemorando conquistas e levando essa obra que é muito significativa, sem dúvida, é um presente para nós. Teremos uma noite muito especial, onde partilharemos com o espectador mossoroense essa experiência em dança-tragédia”, completa Rozeane Oliveira.

Em única apresentação, o público mossoroense pode assistir o espetáculo meditante retirada do ingresso no local 1 hora antes das apresentações, que acontecem às 19h. Escolas e instituições podem se cadastrar em: linktr.ee/coletivocida

O CIDA apresenta-se ainda nos dias 27 e 28 de abril no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Em junho, o grupo realiza temporada no Rio de Janeiro, no Sesc Copacabana.

Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro

Esta obra é uma iniciativa do Coletivo CIDA contemplada pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022 que conta com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Criado com o objetivo de fomentar a criação artística de montagens inéditas no campo do teatro, o prêmio tem investimento de um milhão quatrocentos e trinta mil reais. Foram selecionados 10 projetos, entre eles o novo trabalho do Coletivo CIDA com nota máxima na Região Nordeste.

Residência artística na França

O grupo acaba de ser contemplado no Edital Bolsa Funarte e Aliança Francesa de Residências Artísticas em Artes Cênicas Brasil/França – 2022. Com maior nota, o Coletivo CIDA irá remontar o espetáculo “Sucre”, desenvolvido pela companhia francesa Ateka Compagnie em 2019. Em novembro, o grupo norte-rio-grandense passará uma temporada no Chaillot – Teatro Nacional da Dança, em Paris, França.

Apoiado pela “La Fabrique des Résidences” do Instituto Francês, o programa “Cruzamentos” é o primeiro programa de residência da Villa Tijuca. Dedicado às artes cênicas é fruto de uma geminação entre a rede de Allianças Francesas no Brasil com Chaillot – Teatro Nacional da Dança – Paris, França e o MC2: Casa de Cultura de Grenoble – Grenoble, França em cooperação com a Funarte – Brasil. A bolsa tem como foco incentivar ações de residências artísticas relacionadas às áreas de circo, dança, teatro e performance de artistas brasileiros e franceses.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

SERVIÇO

Coletivo CIDA apresenta Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão
Local: Teatro Lauro Monte Filho (R. Dr. Almeida Castro – Centro, Mossoró)
Dia: 22 de abril
Horário: 19h
Acessibilidade: Tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Quantidade de ingressos: 480

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Coletivo CIDA apresenta novo espetáculo em Mossoró Read More »

PGR denuncia Moro ao Supremo por calúnia contra Gilmar Mendes

PGR denuncia Moro ao Supremo por calúnia contra Gilmar Mendes

Denúncia alega que ex-juiz acusou ministro de negociar decisão

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, denunciou nesta segunda-feira (17.abr.2023) o senador Sergio Moro (União-PR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de calúnia.

Em vídeo divulgado nas redes sociais no último fim de semana, Moro aparece em uma conversa com pessoas não identificadas. Durante o diálogo, o parlamentar afirmou: “Não, isso é fiança, instituto…para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.

Para Lindôra Araújo, Moro acusou o ministro de “negociar a compra e a venda de decisão judicial para a concessão de habeas corpus”.

“Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o denunciando agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do país”, escreveu a procuradora.

A denúncia foi motivada por uma representação feita pelo advogado de Mendes após o vídeo com a fala de Moro circular na imprensa e nas redes socais. 

Em nota, a assessoria de Moro disse que o vídeo foi editado e não revela qualquer acusação contra Gilmar Mendes.

“O senador Sergio Moro sempre se pronunciou de forma respeitosa em relação ao Supremo Tribunal Federal e seus ministros, mesmo quando provocado ou contrariado. Jamais agiu com intenção de ofender ninguém e repudia a denúncia apresentada de forma açodada pela PGR, sem base e sem sequer ouvir previamente o senador”, declarou.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Da Agência Brasil

PGR denuncia Moro ao Supremo por calúnia contra Gilmar Mendes Read More »

Em novo depoimento, Daniel Alves afirma ter havido penetração com consentimento

Jogador é acusado de agressão sexual em Barcelona

Na manhã desta segunda-feira (17.abr.2023), o jogador Daniel Alves prestou um novo depoimento sobre a acusação de estupro ocorrido em uma boate em Barcelona. Durante o novo depoimento, Alves solicitou falar com a juíza. Na sessão com a Promotoria, o jogador admitiu que houve penetração na vítima, mas que foi consensual.

Daniel Alves afirmou ter mentido em seu depoimento anterior porque queria esconder a infidelidade de sua então esposa, Joanna Sanz. Entretanto, como ela pediu o divórcio após a prisão do jogador, não haveria motivos para esconder a verdade, segundo ele.

Essa não é a primeira vez que Daniel Alves altera sua versão do ocorrido. Em depoimentos anteriores, o jogador primeiro alegou que não conhecia a vítima. Depois, ele afirmou que houve relação sexual oral, mas com consentimento da vítima. Agora, ele mudou novamente sua versão e admitiu que a penetração ocorreu.

Este último depoimento teve duração de 20 minutos e agora, a juíza responsável pelo caso decidirá se Daniel Alves será acusado formalmente ou não. O jogador é acusado de agressão sexual, crime que teria acontecido entre os dias 30 e 31 de dezembro na boate Sutton, em Barcelona.

Ele teve a prisão decretada no dia 20 de janeiro, após prestar depoimento sobre o caso. A decisão foi tomada depois que o Ministério Público da Espanha pediu a prisão preventiva do jogador, sem direito a fiança. No mesmo dia, o Pumas, clube mexicano no qual Daniel Alves estava jogando, anunciou que o contrato havia sido rescindido por justa causa.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em novo depoimento, Daniel Alves afirma ter havido penetração com consentimento Read More »

Mais de mil CNHs devolvidas ao Detran aguardam motoristas

Mais de mil CNHs devolvidas ao Detran aguardam motoristas

Depois de três tentativas de entrega, Correios devolvem os documentos ao Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está convocando os motoristas que solicitaram Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, por algum motivo, tiveram os documentos devolvidos pelo Correios e estão sob a guarda do órgão. Atualmente, mais de mil carteiras de Habilitação se encontram nas unidades do Detran de todo o estado aguardando a retirada.

A entrega da CNH via Correios é uma facilidade que o Detran possibilitou para levar mais comodidade aos motoristas e hoje é a única forma de recebimento da carteira. Após a emissão da CNH, os Correios fazem três tentativas de envio, quando há algum problema na entrega, o documento fica retido na unidade dos Correios durante 20 dias corridos e depois é devolvido ao Detran.

O Coordenador de Registro de Condutores do Detran, Rodrigo Fernandes, explica que a entrega nem sempre é feita por razões diversas. “Sempre reforçamos que o comprovante de residência seja dos últimos 90 dias e esteja atualizado corretamente”, enfatizou o coordenador.

O mais importante é que os usuários devem estar atentos em fornecer um endereço preciso e que esteja cadastrado nos Correios do mesmo jeito que está escrito no comprovante de residência apresentado ao Detran. Sugerimos sempre faturas de energia, de cartões de crédito, que normalmente estão atualizadas e o CEP confere com o que está registrado nos Correios” esclarece Rodrigo Fernandes.

Em todas as unidades do órgão, cerca de 1000 documentos se acumulam à espera dos seus donos. São documentos devolvidos pelos Correios dos anos 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. O Detran reforça que as CNH´s emitidas em 2018 se vencem este ano, pois foram emitidas antes da mudança na legislação, que aumentou o prazo de validade para até 10 anos.

O cidadão pode fazer a retirada da CNH no Detran mediante agendamento antecipado. Basta acessar o Portal de Serviços no endereço https://portal.detran.rn.gov.br e escolher a opção “Habilitação”, clicar em “Agendamento de Serviços”. Quando abrir uma nova guia, seleciona novamente a opção “Habilitação”, depois “Entrega CNH Emitida”, preenche os dados pessoais e marca o dia e horários de sua preferência.

Foto: Divulgação Detran

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais de mil CNHs devolvidas ao Detran aguardam motoristas Read More »

Secretário da Receita afirma que tributação de importados não será revertida

Secretário da Receita afirma que tributação de importados não será revertida

Segundo Barreirinhas, não haverá meio-termo para pessoa física

O governo não pretende reverter, parcialmente ou totalmente, o cerco a empresas estrangeiras que usam brechas para venderem produtos sem pagarem imposto, disse nesta segunda-feira (17) o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. Ele disse que a alíquota de 60% passará a incidir sobre o envio de mercadorias de até US$ 50 em todas as circunstâncias, inclusive nas remessas entre pessoas físicas.

Não vamos voltar atrás porque a lei é muito clara. Há uma tributação hoje e ela não está sendo efetivada. A Receita Federal já está tomando medidas em relação à efetivação dessa legislação atual e as propostas que estamos indicando e deverão ser anunciadas muito em breve se referem a instrumentalizar a Receita Federal para fazer valer a lei que já existe hoje”, afirmou Barreirinhas durante entrevista coletiva para explicar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

O secretário deu a declaração ao responder a uma pergunta sobre se o governo pretendia chegar a um meio-termo na taxação de encomendas vindas do exterior. Na semana passada, o Ministério da Fazenda e a Receita anunciaram a intenção de reforçar a fiscalização de encomendas, por meio do preenchimento de uma declaração antecipada da empresa vendedora e do fim da isenção de encomendas entre pessoas físicas de até US$ 50, benefício regulado por uma instrução normativa do Fisco.

De acordo com Barreirinhas, não está em debate a retirada da alíquota de 60% do Imposto de Importação sobre as encomendas. “Se a empresa declara adequadamente, não coloca o nome de uma pessoa física qualquer como remetente. Se ela declara o bem corretamente, esse imposto já é recolhido”, completou.

O secretário reiterou que as medidas não configuram criação de imposto porque o governo está apenas combatendo brechas e reforçando uma cobrança que já existe, ao tributar encomendas de empresas para pessoas físicas. Segundo ele, a medida garantirá concorrência justa perante as empresas de comércio eletrônico que recolhem impostos.

Para essas empresas que atuam corretamente, não muda nada. Para o consumidor que compra delas, nada muda. O que estamos fazendo inclusive é uma justiça em relação às empresas que competem nesse ambiente”, comentou Barreirinhas.

Reações

Apesar da reação negativa de consumidores nas redes sociais, o secretário da Receita disse ter recebido elogios de empresas de comércio eletrônico nacionais. “Muitas das empresas já vieram a público apoiar a medida”, declarou o secretário. Atualmente, varejistas brasileiras e estrangeiras com filiais no país reclamam de concorrência desleal de sites asiáticos que enviam mercadorias com remetente de pessoa física e fracionam encomendas para serem isentas.

Barreirinhas reiterou que o novo arcabouço fiscal, que deverá ser enviado ao Congresso nesta terça-feira (18), não prevê aumento de impostos, mas o fechamento de algumas brechas para o não pagamento de tributos. O secretário afirmou que algumas medidas para aumento de arrecadação já foram anunciadas e outras serão divulgadas no segundo semestre.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Secretário da Receita afirma que tributação de importados não será revertida Read More »

Escola intensifica programa que busca aproximar familiares da rotina estudantil

Escola intensifica programa que busca aproximar familiares da rotina estudantil

Objetivo dos encontros, que serão mensais, é fortalecer o diálogo dentro da comunidade escolar

No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, uma das prioridades do corpo pedagógico é fortalecer a relação entre famílias e equipe escolar. Com esse foco, em 2023, o Serviço de Orientação Educacional e Psicologia Escolar dá continuidade ao programa “Pais na Escola”.

O programa tem como principal objetivo dialogar com as famílias acerca dos principais assuntos referentes ao processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, facilitando o acompanhamento de pais e mães sobre a rotina, e alinhando expectativas com o projeto pedagógico e as temáticas trabalhadas na escola.

De acordo com a psicóloga e orientadora educacional da escola, Priscila Navarro, a expectativa com o programa é positiva. “Esperamos aproximar as famílias das crianças nos seus processos de aprendizagens, apresentando melhor as necessidades individuais dos seus filhos, proporcionando uma relação cada vez mais saudável, que valoriza ainda mais as questões socioemocionais”, afirma.

As reuniões acontecem uma vez por mês e sempre tratarão de um tema específico, que será decidido previamente pela equipe escolar. A decisão será pautada levando em consideração as necessidades apresentadas pelos alunos e suas famílias.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Escola intensifica programa que busca aproximar familiares da rotina estudantil Read More »

Areia Branca: casal se envolve em acidente de trânsito e agride socorristas do Samu

Areia Branca: casal se envolve em acidente de trânsito e agride socorristas do Samu

O casal apresentava sinais de embriaguez e pediu aos socorristas que não chamassem a PRF

Um casal se envolveu em um acidente de trânsito e agrediu socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que os atenderam, durante a madrugada deste domingo (16.abr.2023), no interior do Rio Grande do Norte. Por volta das 2h30 na BR-110, em Areia Branca, o veículo conduzido pelo homem perdeu o controle e caiu dentro de um mangue. 

Após o acidente, o homem e a mulher se dirigiram a um motel nas proximidades, onde pediram ajuda à proprietária, que acionou o Samu. Durante o atendimento, o casal, que apresentava sinais de embriaguez e algumas escoriações, pediu aos socorristas que não chamassem a Polícia Rodoviária Federal. 

No entanto, o homem suspeitou que um dos socorristas estava entrando em contato com a PRF e agrediu um técnico de enfermagem com um soco. A mulher também partiu para cima dos profissionais de saúde. O homem ainda deu um soco na ambulância.

Os socorristas acionaram a Polícia Militar, mas o casal fugiu do local antes da chegada da viatura. Eles não foram localizados até o início da manhã desta segunda-feira (17.abr).

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Areia Branca: casal se envolve em acidente de trânsito e agride socorristas do Samu Read More »

Supremo pode julgar na quinta-feira revisão do FGTS pela inflação

Supremo pode julgar na quinta-feira revisão do FGTS pela inflação

Potencial de ganhos para quem tem carteira assinada é significativo

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quinta-feira (20.abr.2023) o julgamento que deve definir a taxa de correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com potencial de ganhos significativos para os trabalhadores com carteira assinada.

Na ação, aberta pelo partido Solidariedade, os ministros podem determinar que os valores nas contas do FGTS deveriam ter sido corrigidos sempre pela inflação, e não pela Taxa Referencial (TR), como ocorre desde o início dos anos 1990. A ação tramita desde 2014 no Supremo.

O julgamento tem grande relevância tanto para os trabalhadores quanto para o próprio Judiciário, que, ao menos nos últimos 10 anos, viu-se inundado com centenas de milhares de ações individuais e coletivas reivindicando a correção do saldo do FGTS por algum índice inflacionário.

Desde 2019, o andamento de todos os processos está suspenso por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, relator do assunto no Supremo. Ele tomou a decisão depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em 2018, depois de receber milhares de recursos, unificar o entendimento e manter a TR como índice de correção do FGTS, em decisão desfavorável aos trabalhadores.

Isso criou o risco de que as ações sobre o assunto fossem indeferidas em massa antes de o Supremo se debruçar sobre o tema, razão pela qual o relator determinou a suspensão nacional de todos os processos, em qualquer instância, até a decisão definitiva do plenário do STF.

Esta é a quarta vez que a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) sobre o assunto entra na pauta de julgamentos do plenário do Supremo. As outras foram em 2019, 2020 e 2021. Em todas as ocasiões, houve uma corrida para a abertura de ações individuais e coletivas, na expectativa de se beneficiar de uma possível decisão favorável aos trabalhadores.

Segundo estimativas do Instituto Fundo de Garantia, grupo que se dedica a evitar perdas no FGTS por seus associados, chegam a R$ 720 bilhões, no período de 1999 a março de 2023, as perdas dos trabalhadores com a correção pela TR no lugar do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – um dos índices oficiais de inflação.

O instituto disponibiliza uma calculadora em que é possível saber qual seria a diferença no saldo do FGTS em caso de correção pela inflação.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Supremo pode julgar na quinta-feira revisão do FGTS pela inflação Read More »

PRF realiza em São Gonçalo do Amarante a maior apreensão de cigarros contrabandeados da história

PRF realiza em São Gonçalo do Amarante a maior apreensão de cigarros contrabandeados da história

Foram apreendidos mais de dois milhões de maços de cigarros e cinco caminhões

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou em São Gonçalo do Amarante a maior apreensão de cigarros contrabandeados da história do país. Na última quarta-feira (12.abr.2023), a PRF apreendeu mais de dois milhões de maços de cigarros contrabandeados e cinco caminhões, avaliados em um prejuízo ao crime organizado superior a 12 milhões de reais.

A apreensão ocorreu após uma denúncia anônima, quando equipes da PRF compareceram a um pátio de um posto de combustível às margens da BR 101, em São Gonçalo do Amarante. No local, foram encontrados cinco caminhões carregados de cigarros contrabandeados, mas nenhum motorista ou responsável pela carga foi localizado. A contagem final indicou 2.297.500 maços de cigarros. Tanto a carga quanto os veículos foram encaminhados à Receita Federal do Brasil.

Essa foi a maior apreensão de cigarros contrabandeados realizada pela PRF no país. Até então, a maior apreensão havia acontecido em Macau, também no Rio Grande do Norte, quando foram apreendidos 2.200.000 maços de cigarros, uma embarcação grande e outra menor, dois automóveis, dois caminhões e uma carreta.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF realiza em São Gonçalo do Amarante a maior apreensão de cigarros contrabandeados da história Read More »

Maior empresa que atuava no Porto de Natal deixa o RN

Maior empresa que atuava no Porto de Natal deixa o RN

A estimativa inicial de prejuízo é de R$ 5 milhões por ano

O Porto de Natal enfrentará uma queda imediata de mais de 50% em suas operações devido à saída da empresa francesa CMA-CGM. A estimativa inicial de prejuízo é de R$ 5 milhões por ano. A CMA-CGM informou à Companhia das Docas do Rio Grande do Norte (Codern) no ano passado que não operaria mais no estado devido à limitação de altura da Ponte Newton Navarro, que impossibilita manobras de navios maiores na foz do Rio Potengi.

A limitação de altura da Ponte Newton Navarro e a falta de defensas tem sido um desafio para o Porto de Natal, já que apenas barcos com altura inferior a 52 metros e 220 metros de comprimento podem entrar no terminal potiguar. A CMA-CGM, que realizava a principal atividade de transporte de cargas para a Europa, especialmente frutas, no Porto de Natal, agora transferirá suas operações para um porto no Ceará. A Codern está em negociação com uma grande empresa do setor de fruticultura para utilização do terminal, mas ainda não há confirmação dessa parceria.

Foto: Eastleighbusman/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Maior empresa que atuava no Porto de Natal deixa o RN Read More »

Apoiador de Bolsonaro é indicado para comandar o DNIT no RN

Apoiador de Bolsonaro é indicado para comandar o DNIT no RN

Getúlio Batista deverá ser indicado como superintendente do DNIT-RN

O presidente do PTB no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, deverá ser indicado como superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Norte pelo grupo do vice-governador Walter Alves (MDB). As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (17.abr.2023) pelo jornal Tribuna do Norte.

Getúlio Batista é administrador e empresário, já ocupou cargos públicos e é suplente de deputado estadual. Apesar de sua proximidade com Walter Alves, ele se manteve neutro em relação ao Governo do Estado. Sobre o pleito nacional de 2022, Batista apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não se reelegeu. A indicação já está em Brasília, mas ainda não foi nomeada.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Apoiador de Bolsonaro é indicado para comandar o DNIT no RN Read More »

Jovem de 19 anos morre ao tentar salvar irmã de afogamento em Macaíba

Jovem de 19 anos morre ao tentar salvar irmã de afogamento em Macaíba

A vítima foi identificada como Luiz Fernando Lino de Andrade

Um jovem de 19 anos morreu ao tentar salvar irmã de afogamento no Rio Potengi, na altura do distrito de Boa Vista, próximo a Macaíba na região metropolitana de Natal, na tarde deste domingo (16.abr.2023).

A vítima foi identificada como Luiz Fernando Lino de Andrade. Ele estava com a família quando percebeu que a irmã estava se afogando e entrou no rio para salvá-la, mas acabou se afogando e morrendo no local.

O pai conseguiu resgatar a irmã, mas não chegou a tempo de salvar Luiz. O corpo foi retirado da água pelos bombeiros e aguarda liberação para sepultamento após perícia.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jovem de 19 anos morre ao tentar salvar irmã de afogamento em Macaíba Read More »

Homem é preso em flagrante após tentar matar mulher a facadas

Homem é preso em flagrante após tentar matar mulher a facadas

A mulher foi socorrida e levada ao hospital, mas o seu estado de saúde não foi divulgado

Um homem foi preso em Macaíba, na Grande Natal, após esfaquear sua companheira na madrugada do sábado (15.abr.2023). A Polícia Militar (PM) foi acionada pela população e encontrou o suspeito no local, sendo preso em flagrante por tentativa de feminicídio.

A mulher foi socorrida e levada ao hospital, mas o seu estado de saúde não foi divulgado. O homem foi encaminhado à Delegacia de Plantão em Parnamirim, onde ficará sob custódia até ser apresentado à Justiça.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso em flagrante após tentar matar mulher a facadas Read More »

Instrutor de autoescola arrastado por carro em briga de trânsito morre

Instrutor de autoescola arrastado por carro em briga de trânsito morre

Segundo a PM, Alessandro acompanhava um aluno em uma aula prática quando um carro bateu em seu veículo

Um instrutor de autoescola morre após briga de trânsito em Belo Horizonte. O caso aconteceu na última quarta-feira (12.abr.2023), mas a morte foi confirmada apenas na manhã deste domingo (16.abr).

Alessandro Gomes de Carvalho, de 48 anos, teve morte cerebral após ser arrastado por um carro durante uma discussão de trânsito na região Norte da cidade. Segundo a Polícia Militar (PM), Alessandro acompanhava um aluno em uma aula prática quando um carro bateu em seu veículo. O instrutor e o outro condutor desceram dos veículos para tentar resolver a situação.

A briga teria começado após a vítima sugerir acionar a polícia para registrar um boletim de ocorrência. O homem entrou no carro e disse que iria embora. Alessandro tentou impedir a fuga do motorista colocando-se à frente do veículo, mas foi arrastado até cair no asfalto de outra rua. O suspeito, após a queda da vítima, teria continuado a dirigir e atropelado Alessandro.

A vítima foi socorrida para o Hospital Risoleta Neves, mas não resistiu. O motorista suspeito, um idoso de cabelos grisalhos e camisa azul, ainda não foi localizado pela polícia.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Instrutor de autoescola arrastado por carro em briga de trânsito morre Read More »

Carlos Bolsonaro anuncia que deixará comando das redes do pai

Carlos Bolsonaro anuncia que deixará comando das redes do pai

Em uma publicação no Twitter, Carlos desabafou sobre ser tratado de forma desrespeitosa

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou, neste domingo (16.abr.2023) que irá deixar o gerenciamento das redes sociais de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), em breve, após mais de uma década à frente dessa função.

Em uma publicação no Twitter, Carlos desabafou sobre ser tratado de forma desrespeitosa e afirmou que pretende iniciar um novo ciclo de vida com foco pessoal, embora não tenha especificado o motivo de sua saída.

Ele ainda mencionou pessoas “ruins” que se beneficiam do trabalho alheio e expressou descrença naquilo que o trouxe até o momento atual.

Carlos afirmou que não deixará suas funções nas redes sociais sem avisar, e que tentará se manter ativo, embora sozinho, com muita energia. Ele destacou que não acredita mais “no que o trouxe até o presente momento, mas deseja sucesso para todos”.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carlos Bolsonaro anuncia que deixará comando das redes do pai Read More »

Tribunal francês inocenta Airbus e Air France em caso de acidente aéreo AF447

Tribunal francês inocenta Airbus e Air France em caso de acidente aéreo AF447

Avião caiu no Oceano Atlântico em 2009, matando todos os 228 passageiros a bordo

A fabricante de aviões Airbus e a companhia aérea Air France foram inocentadas da acusação de “homicídio involuntário” relacionado ao acidente do voo AF447, que caiu no Oceano Atlântico em 2009, matando todos os 228 passageiros a bordo.

O veredito foi anunciado pelo tribunal criminal de Paris nesta segunda-feira (17.abr.2023) após o primeiro julgamento da França por homicídio involuntário corporativo, com uma multa máxima de 225 mil euros.

Embora os investigadores tenham identificado negligências por parte das empresas, o juiz considerou que não havia provas suficientes para estabelecer uma responsabilidade firme pelo desastre aéreo.

O acidente do voo AF447 ocorreu em junho de 2009 e foi causado por uma resposta inadequada dos pilotos a um problema com sensores de velocidade congelados, levando à perda de sustentação e queda livre da aeronave.

O julgamento também destacou discussões prévias entre a Air France e a Airbus sobre problemas com os sensores externos de velocidade, conhecidos como “tubos de Pitot”. Embora tenham sido identificadas negligências por parte das empresas, o juiz considerou que não havia provas suficientes para estabelecer uma responsabilidade criminal.

Foto: Aeronáutica/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tribunal francês inocenta Airbus e Air France em caso de acidente aéreo AF447 Read More »

Petrobras reduz preço do gás natural em 8,1%

Petrobras reduz preço do gás natural em 8,1%

Novo valor passa a vigorar a partir de maio

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (17), uma redução média de 8,1% no preço do gás natural, em relação ao trimestre encerrado em abril. Os novos valores serão cobrados a partir de 1º de maio, segundo nota divulgada pela estatal.

De acordo com a empresa, os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais do preço do gás e vinculam os reajustes às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Ainda segundo a empresa, o petróleo recuou 8,7% no período e o real teve uma valorização de 1,1% ante o dólar. Já a parcela referente ao transporte do gás é atualizada anualmente nos meses de maio e, neste ano, sofrerá reajuste de 0,2%, de acordo com a variação do IGP-M.

Com o reajuste anunciado nesta segunda-feira, o gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula redução de 19% no ano, disse a Petrobras.

A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Companhia, mas também pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV- Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, informa a estatal.

Segundo a Petrobras, a atualização do preço do gás natural anunciada nesta segunda-feira não afeta o gás de cozinha (GLP), envasado em botijões ou vendido a granel.

Foto: Agência Petrobras

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Petrobras reduz preço do gás natural em 8,1% Read More »

‘Bibi Perigosa’ é transferida para o RN

‘Bibi Perigosa’ é transferida para o RN

Transferência contou com um reforçado esquema de segurança

Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como Bibi Perigosa e apontada como chefe de uma facção criminosa no Rio Grande do Norte, foi transferida pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro de volta para o RN na manhã desta segunda-feira (17.abr.2023).

A transferência foi solicitada pela Seap e deferida pela vice-presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, uma vez que Bibi não enfrenta processos no estado carioca. Ela foi capturada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) em abril e é apontada como uma das principais articuladoras dos ataques que ocorreram no Rio Grande do Norte no mês anterior.

Bibi Perigosa foi presa pelos agentes quando estava saindo de um shopping no Rio de Janeiro, após viver escondida na Vila Kennedy desde 2020. Ela negou participação nos ataques e afirmou não ter mais ligações com o tráfico, mas enfrentava um mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte.

A transferência de Bibi foi financiada pelo Governo do Rio Grande do Norte e contou com um reforçado esquema de segurança.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

‘Bibi Perigosa’ é transferida para o RN Read More »

ABC perde para o Londrina na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro

ABC perde para o Londrina na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro

Foi o primeira jogo do time potiguar no Campeonato Brasileiro em 2023

O ABC perdeu para o Londrina por 1 a 0 em partida válida pela primeira rodada da Série B do Brasileiro 2023. O gol foi marcado por Diego Jardel aos 43 minutos do segundo tempo. Foi o primeiro jogo do time potiguar no Campeonato Brasileiro em 2023.

A partida foi realizada no Estádio do Café, em Londrina, no Paraná. Após a derrota, o ABC volta a jogar no próximo domingo contra o Vitória, no Frasqueirão, em Natal.

Na temporada atual, o ABC teve bons resultados, chegando à final do Campeonato Potiguar, à semifinal da Copa do Nordeste e à terceira fase da Copa do Brasil, onde perdeu para o Grêmio. O Londrina, após disputar o acesso em 2022, enfrenta dificuldades técnicas e financeiras, tendo demitido dois treinadores em dois meses.

Foto: Londrina Esporte Clube/Ilustração/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC perde para o Londrina na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro Read More »

Confira os novos valores das tarifas de ônibus intermunicipais do RN

Confira os novos valores das tarifas dos ônibus intermunicipais do RN

O realinhamento tarifário entrou em vigor neste domingo (16)

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande do Norte – SETRANS/RN divulgou nota, neste sábado (15.abr.2023), informando os novos valores das tarifas intermunicipais que passaram a vigorar no Estado. O realinhamento tarifário entrou em vigor neste domingo (16.abr).

De acordo com o sindicato, o reajuste tarifário do sistema de transportes metropolitano e intermunicipal do RN foi autorizado pelo Governo do Estado após a conclusão de estudo realizado Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), que aponta uma defasagem no valor das tarifas dos transportes intermunicipais.

O resultado da pesquisa mostra que foi considerado o custo de operação das empresas, que contou com aumento significativo em todos os itens desde 2018, incluindo combustível, pessoal e valores dos veículos, além da inflação acumulada no período.

A pesquisa foi solicitada à FAPERN pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído para analisar a situação dos transportes após o apontamento das empresas operadoras sobre a insustentabilidade do valor atual das tarifas. O reajuste que chegará para a população a partir de domingo (16/abril) será de 8,74% no transporte intermunicipal e metropolitano.

O Sindicato patronal explicou que, no caso das linhas do transporte intermunicipal rodoviário, os valores são definidos de acordo com a quilometragem de cada operação, sendo adicionado o reajuste de 8,74% em cada uma das tarifas.

Com isso, os novos valores no segmento metropolitano de acordo com as operações de cada empresa, são os seguintes:

Empresa Trampolim da Vitória

Linhas C, CV, D, E, I, L, S, U, V
Valor: R$ 4,60

Linhas A, B, P, J, M, G, R
Valor: R$ 4,85

Empresa Guanabara (intermunicipal)

Linha 124
Valor: R$ 4,50

Linhas 120, 121, 122, 125
Valor: R$ 4,85

Empresa Litorânea

Linhas Pirangi do Sul/Natal e Pirangi do Sul/Parnamirim
Valor: R$ 4,85

Linha São José de Mipibu/Natal (até Túnel UFRN)
Valor: R$ 7,10

Linhas São José de Mipibú/Natal e Tabatinga/Natal
R$ 8,10

Linha Nísia Floresta/Natal
R$ 8,60

Empresas Guanabara (intermunicipal), Cidade das Dunas e Expresso Cabral

Linhas 134 e 135 (Ceará-Mirim/Centro e Ceará-Mirim/Rodoviária)
Valor: R$ 6,45

Associações ASTOMP, ASPTRAN e ASTORN (transporte opcional)

Linhas de Parnamirim

B1, F1 e PN
Valor: R$ 4,85

C1
Valor: R$ 4,60

Linhas de Macaíba

G1 e M1
Valor: R$ 4,85

Linhas de São Gonçalo do Amarante

S1
Valor: R$ 4,60

R1
Valor: R$ 4,85

Linhas de Extremoz (Centro e Natal Shopping)

Valor: R$ 4,85

Linha São José de Mipibu/Natal (até Túnel UFRN)
Valor: R$ 7,10

Linha São José de Mipibu/Natal
R$ 8,10

Linha Nísia Floresta/Natal
Valor: R$ 8,60

Foto: Matheus Felipe/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Confira os novos valores das tarifas dos ônibus intermunicipais do RN Read More »

Wesley Safadão será uma das atrações do São João de Assú; confira outros artistas

Wesley Safadão será uma das atrações do São João de Assú; confira outros artistas

Festa acontecerá de 14 a 25 de junho no largo da Igreja Matriz de São João Batista

A prefeitura de Assú divulgou as atrações do São João Mais Antigo do Mundo, que acontecerá de 14 a 25 de junho no largo da Igreja Matriz de São João Batista, conhecido como “Buraco do Prefeito”.

A programação contará com artistas nacionais como Wesley Safadão, Bell Marques, Mari Fernandez, Jorge e Mateus, e o Padre Fábio de Melo, e terá acesso gratuito.

Ainda de acordo com a prefeitura, outras atrações locais também serão anunciadas para completar a grade de shows do evento, que terá duração de 11 dias.

Confira a programação:

  • Dia 14 – Mari Fernandez e Brasas do Forró
  • Dia 15 – Pegada do Coyote e Iguinho e Lulinha
  • Dia 16 – Bell Marques e Márcia Fellipe
  • Dia 17 – Flávio José e Michele Andrade
  • Dia 18 – Nattan e Henry Freitas
  • Dia 20 – Wesley Safadão e Thullio Milionário
  • Dia 21 – Jorge e Mateus e Nuzio Medeiros
  • Dia 22 – Zé Cantor e Yuri Pressão
  • Dia 23 – Bonde do Brasil e Rafinha Rapaziada
  • Dia 24 – Padre Fábio de Melo e Kadu Martins
  • Dia 25 – Rafa e Pipo Marques e Gabriel de Pádua (Rebuliço)

Foto: Prefeitura de Caruaru/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Wesley Safadão será uma das atrações do São João de Assú; confira outros artistas Read More »

Sinte-RN não está satisfeito com proposta do governo

Sinte-RN não está satisfeito com proposta do governo

A greve dos trabalhadores da educação do Estado foi encerrada na última semana

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE-RN) expressou, através de nota divulgada na última quinta-feira (13.abr.2023), insatisfação com o resultado da última assembleia que referendou a proposta do governo estadual de implementação do piso do magistério. A greve dos trabalhadores da educação do Estado foi encerrada na última semana após acordo entre o sindicato e o governo do Estado.

O sindicato alega que o pagamento do reajuste em parcelas espaçadas e com sobras para o ano seguinte viola a Lei do Piso, embora reconheça ganhos econômicos na proposta final do governo. O Sinte ressalta que a greve cumpriu seu papel de proteger a educação pública e a categoria, mas também destaca a importância de saber começar e terminar um movimento grevista para preservar sua força e representatividade, e se mantém disposto a retornar à greve se necessário.

Confira a nota na íntegra:

“Os trabalhadores e trabalhadoras em educação encerram mais uma luta que chamou a atenção de todo o Rio Grande do Norte. Em âmbito geral, a greve cumpriu o papel de proteger a educação pública do esquecimento político, trazendo à luz os seus problemas e exigindo soluções que no final, são de interesse de toda a sociedade.

Especificamente, nossa luta teve o objetivo de proteger nossa categoria. Proteger da perda de direitos, da redução no poder de compra, do desestímulo causado pela injustiça salarial, das agressões infundadas e desnecessárias da Secretária de Educação e de outros membros do governo.

Não estamos satisfeitos com o resultado. Afinal, o pagamento do reajuste em parcelas espaçadas e com sobras atiradas para o ano seguinte, fere a Lei do Piso. Mas não temos dúvida de que saímos vitoriosos, também economicamente. Basta ver a diferença entre a proposta rejeitada que nos levou à paralisação e a que foi finalizada pelo governo. Isso sem falar na Lei das Escolas de Tempo Integral; Lei do Porte das Escolas; Plano de Carreira dos Funcionários e a comissão do Concurso Público.

Foram mais de 30 dias de movimento, no qual o Sindicato fez uso de todos os seus recursos para organizar e fortalecer a luta. Da mesma forma que a proteção foi a tônica da deflagração do movimento grevista, também foi para sua finalização. Soberanamente a categoria entendeu que chegara a hora de se proteger do desgaste de um movimento já pobre em adesão e com risco iminente de perda da sua simpatia social.

O voto da maioria dos presentes na Assembleia, também serviu para proteger nossos estudantes e suas famílias dos prejuízos de uma queda de braço sem maiores perspectivas. Por fim, saber começar e saber terminar um movimento grevista é fundamental para proteger esse poderoso instrumento de luta da sua banalização e consequente perda de força e representatividade.

Nossos mais profundos agradecimentos aos pais, mães, estudantes e familiares que nos apoiaram, aos veículos de comunicação que repercutiram nossa luta e a sociedade em geral. Temos o passado como prova de que encerramos apenas um estágio da nossa luta, que continuará hoje e sempre. Esperamos que não precisemos tão cedo lançar mão de outra greve. No entanto, estamos prontos e prontas para fazê-lo a qualquer momento, sempre que seja necessário.”

SINTE/RN

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sinte-RN não está satisfeito com proposta do governo Read More »

Lula acusa EUA e Europa de prolongarem guerra na Ucrânia

Lula acusa EUA e Europa de prolongarem guerra na Ucrânia

A fala ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou, neste domingo (16.abr.2023) os Estados Unidos e a Europa de contribuírem para prolongar a guerra na Ucrânia e defendeu a criação de um “G20 pela paz”. A fala ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Lula afirmou que tanto o presidente russo Vladimir Putin quanto o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky não tomam a iniciativa de paz, e que a Europa e os EUA estão dando continuidade à guerra. Lula também acusou a Ucrânia de ter participação no início do conflito.

As declarações ocorrem após Lula ter defendido o fim do envio de armamentos para a Ucrânia e solicitado aos EUA a pararem de incentivar a guerra.

A guerra na Ucrânia começou em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu o país vizinho. Kiev tem recebido armamentos e munições de vários países europeus e dos EUA, o que tem possibilitado resistir ao avanço russo. Lula afirmou que a construção da guerra foi mais fácil do que a saída da guerra, pois a decisão da guerra foi tomada por dois países.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula acusa EUA e Europa de prolongarem guerra na Ucrânia Read More »

Thiago Brennand tem extradição confirmada pela Secretaria Nacional de Justiça

Thiago Brennand tem extradição confirmada pela Secretaria Nacional de Justiça

Prisão do empresário foi decretada em cinco de oito processos

A Secretaria Nacional de Justiça confirmou, neste domingo (16.abr.2023) que os Emirados Árabes concederam a extradição do empresário Thiago Brennand, acusado de agredir mulheres, incluindo um caso registrado por câmeras de uma academia em São Paulo.

A prisão preventiva de Brennand foi determinada pela Justiça de São Paulo em setembro do ano passado, e ele estava na lista de procurados da Interpol.

A defesa do empresário havia prometido que ele retornaria ao Brasil para comparecer às audiências, mas ele não cumpriu e está nos Emirados Árabes.

O presidente Lula confirmou a extradição durante uma coletiva de imprensa em Abu Dhabi, e expressou que Brennand merece ser punido pelo crime de agressão contra mulheres.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Thiago Brennand tem extradição confirmada pela Secretaria Nacional de Justiça Read More »

Advogada aponta que redes sociais devem garantir ambiente seguro

Advogada aponta que redes sociais devem garantir ambiente seguro

Especialista concorda com portaria do Ministério da Justiça

As plataformas de redes sociais têm atuado com práticas que violam obrigações previstas no direito do consumidor, de assegurar ambientes seguros de utilização do serviço que não ponham em risco a saúde, a vida e a dignidade das pessoas. A opinião é de Flávia Lefèvre Guimarães, advogada especializada em direito do consumidor e direitos digitais.

A posição coincide com o teor de uma portaria editada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na última quarta-feira (12), que define uma série de obrigações para essas empresas, incluindo um fluxo de remoção imediata de conteúdos que fazem apologia à violência nas escolas.

Eu apoio a portaria. Estamos falando de conteúdos ilícitos, danosos, que fazem apologia à violência. É algo inequivocamente ilegal e, para tanto, considerando que as plataformas têm obrigação de garantir um ambiente seguro aos seus usuários, ela não pode ficar omissa e passiva diante do que tem acontecido nas redes“, sustenta a advogada.

Nas últimas semanas houve mais dois atentados desse tipo e ameaças de ataques têm se propagado no país inteiro, disseminando pânico e temor entre alunos e familiares. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Escola Segura já resultou em centenas de prisões, apreensões de adolescentes e buscas em todo o país nos últimos dias.

A edição da plataforma levantou preocupações de especialistas e entidades da sociedade civil sobre impactos na liberdade de expressão e também por ser um ato administrativo com poder de remoção de conteúdos das redes sociais, além de, no limite, até suspender o serviço, como anunciou o ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, caso as empresas não cumpram as obrigações previstas. Para Flávia Lefèvre, a medida é correta e tem uma incidência definida, que é especificamente a remoção de conteúdos ilegais de propagação de violência, o que justificaria a ação do Estado de forma emergencial.

Quando a gente tem um aparente conflito entre dois direitos, a própria Constituição diz que é preciso aplicar o princípio da proporcionalidade. Quais os bens jurídicos estão em jogo e contemplados na portaria? A segurança das crianças e adolescentes e dos seus pais, que estão sujeitos a essa campanha terrorista, e a liberdade de expressão. A medida, portanto, é proporcional diante dos bens [jurídicos] colocados em risco“, observa.

A única crítica que eu faria é que, como a própria portaria coloca, essas medidas são dotadas de caráter excepcional, emergencial, então teria sido importante que a norma previsse um prazo de vigência“, acrescenta.

Omissão

Flávia Lefèvre aponta também que a portaria ajuda a romper com um ciclo grave de omissão por parte dessas empresas, o que gerou consequências desastrosas para o ambiente democrático do país, ao menos nos últimos cinco anos.

A gente tem visto uma escalada muito grande, desde 2017, com participação ativa das plataformas na difusão de ódio, discursos ilegais e que comprometem a saúde pública, como vimos durante a pandemia, e a própria democracia, como ocorreu nas eleições de 2018 e também de 2022“, argumenta.

Como exemplo, a advogada cita uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do ano passado, que aponta 75% da desinformação em relação a medicamentos ineficazes contra a covid-19 e desestímulo à vacina. O material foi veiculado pelo Facebook.

Um dos pontos que a portaria tenta rebater é a ideia de que as plataformas seriam meras reprodutoras de conteúdos gerados por terceiros. “As plataformas de redes sociais não são simples exibidoras de conteúdos postados por terceiros, mas mediadoras dos conteúdos exibidos para cada um dos seus usuários, definindo o que será exibido, o que pode ser moderado, o alcance das publicações, a recomendação de conteúdos e contas, e, assim, não são agentes neutros em relação aos conteúdos que nela transitam“, diz um dos trechos do ato normativo do Ministério da Justiça.

Modelo de negócios

Uma das explicações para uma situação generalizada de omissão por parte das plataformas de redes sociais está ligada ao próprio modelo de negócios dessas multinacionais, que se estrutura sobre o uso de dados dos usuários para a venda de aplicações e perfilização de clientes para oferta de serviços e produtos. Daí que conteúdos que geram engajamento nessas redes são financeiramente atrativos para as empresas.

Infelizmente, esse tipo de conteúdo de violência e de ódio gera mais engajamento e mais ganhos para a plataforma”, diz Lefèvre. Mesmo sendo empresas privadas, o alcance sem precedentes dessas plataformas no contexto de influência sobre o debate público torna sua regulação uma garantia democrática.

São empresas privadas cuja atuação afeta direitos fundamentais e o interesse público, porque elas têm controle, com suas práticas algorítmicas, sobre fluxo de informação. É um poder imenso. E o uso de sistemas algorítmicos e inteligência artificial, somado ao controle mundial de mercado, exige uma regulação pública“, defende a advogada.

Regras

Entre outros pontos, a portaria exige o compartilhamento, entre as plataformas de redes sociais e as autoridades policiais, de dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal da conexão com a internet que o usuário disponibilizou o conteúdo considerado violento contra escolas. Este trabalho ficará sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), também vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Também segundo a portaria, a Senasp poderá determinar às plataformas que impeçam a criação de novos perfis a partir dos endereços de protocolo de internet (endereço IP) em que já foram detectadas atividades ilegais, danosas e perigosas.

Ainda de acordo com a portaria, a Senasp vai instituir um banco de dados de conteúdos ilegais, contendo links, imagens e vídeos, entre outros, com o objetivo de facilitar a identificação pelos sistemas automatizados das plataformas para que sejam rapidamente removidos.

A portaria não determina prazos específicos de remoção, mas o ministro da Justiça disse que deverá adotar como padrão o prazo máximo de duas horas, o mesmo usado pela Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022, para a retirada de conteúdos ilegais nas redes sociais.

No âmbito do direito do consumidor, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vai instaurar processos administrativos para apuração de responsabilidade de cada empresa em relação à eventual violação do que o ministro Flávio Dino chamou de “dever de segurança e de cuidado” das plataformas em relação a conteúdos violentos contra comunidades escolares.

O descumprimento das medidas, segundo Flávio Dino, poderá acarretar aplicação de multas que podem chegar a R$ 12 milhões ou, nos casos mais graves, até mesmo na suspensão administrativa dos serviços das redes sociais no país.

Outro lado

Após enviar uma representante para se reunir com o ministro da Justiça na última segunda-feira (10), o Google (que controla o YouTube) afirmou, em nota, que participou do encontro “em uma demonstração do comprometimento com as autoridades públicas brasileiras no enfrentamento de desafios sociais, como os recentes episódios de violência em escolas“.

Também temos trabalhado em parceria com outros órgãos públicos e organizações da sociedade civil em prol da segurança das pessoas contra conteúdos nocivos que violam nossas políticas e desrespeitam nossas Diretrizes de Comunidade, a exemplo daqueles que propagam discursos de ódio e outras violências, como demonstra nosso relatório de transparência. Além disso, anualmente, produzimos dados em resposta a milhares de pedidos de autoridades para instrução de investigações criminais no Brasil“, acrescentou o Google.

A Agência Brasil também entrou em contato com as assessorias da Meta (Instagram e o Facebook), mas não recebeu manifestação.

A reportagem não conseguiu contato com representantes do Tik Tok. Já o Twitter não tem mais assessoria de comunicação no Brasil e costuma responder solicitações da imprensa, através de um e-mail internacional, com emoji de fezes.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Advogada aponta que redes sociais devem garantir ambiente seguro Read More »

Lei Seca autua 21 motoristas dirigindo bêbados em Natal

Lei Seca autua 21 motoristas dirigindo bêbados em Natal

Dos 21 motoristas autuados, três deles foram presos em flagrantes e encaminhados à delegacia

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) autuou 21 motoristas dirigindo alcoolizados em Natal. A fiscalização da Operação Lei Seca foi realizada na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado (14 e 15.abr.2023).

Segundo a PM, os pontos de bloqueios foram montados nos bairros de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal, em Candelária, na zona Sul, e na Av. Hermes da Fonseca, na zona Leste da capital potiguar.

Dos 21 motoristas autuados, três deles foram presos em flagrante e encaminhados à delegacia.

Ainda de acordo com a PM, um dos presos era um motorista de uma Fiat Strada que, durante a blitz na Av. Hermes da Fonseca, transportava cinco pessoas em compartimento de carga, sendo duas crianças. Ele estava embriagado e teve seu veículo, cujo licenciamento se encontrava em atraso, removido ao depósito.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei Seca autua 21 motoristas dirigindo bêbados em Natal Read More »

Homem é preso suspeito de matar o pai em Mossoró

Homem é preso suspeito de matar o pai em Mossoró

A vítima foi identificada como Francisco Sueldo Silva, de 62 anos de idade

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante por suspeita de matar o próprio pai, de 62 anos, com golpes de foice e pedradas em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na manhã deste sábado (15.abr.2023).

A vítima foi identificada como Francisco Sueldo Silva, de 62 anos de idade. Ele trabalhava ambulante e tinha um comércio de verduras na própria casa.

O crime ocorreu na casa onde ambos moravam. A esposa da vítima, que também era madrasta do suspeito desde que ele tinha 2 anos, relatou à polícia que essa não foi a primeira vez que o filho tentou matar o pai.

O suspeito, que é dependente químico e já havia sido internado em hospitais psiquiátricos, foi preso quando tentava fugir da residência e foi levado para o hospital devido a ferimentos antes de ser encaminhado para a delegacia.

A polícia acredita que o pai tentou se defender durante o crime.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso suspeito de matar o pai em Mossoró Read More »

Governo do Estado aumenta tarifa dos ônibus intermunicipais no RN

Governo do Estado aumenta tarifa dos ônibus intermunicipais no RN

O pleito era solicitado pelos empresários do setor há meses

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN), publicou decreto na edição deste sábado (15.abr.2023), estabelecendo o reajuste de 8,74% das tarifas dos transportes intermunicipais. O pleito era solicitado pelos empresários do setor há meses.

Com a publicação ocorrida hoje (15.abr), estima-se que as linhas devem começar a operar com a nova tarifa a partir deste domingo (16.abr.2023). A medida vale para todo o transporte intermunicipal, e não tem interferência com o transporte urbano de Natal, gerido pela prefeitura da capital, que enfrenta uma enorme crise.

Os novos valores passam a ser o seguinte:

Linhas do Anel II

Novo valor: R$ 4,60
Linhas C, CV, C1, D, I, L, S, V, Natal/Pirangi Praia, 120, 123, 124

Novo valor: R$ 4,85
Linhas A, B, B1, F1, G, J, M, P, PN, R, 121, 122, 125

Novo valor: R$ 5,90
Linha Natal/Barra do Rio (via Contendas)

Novo valor: R$ 6,45
Natal/Ceará Mirim, Natal/Pitangui, Natal/Jacumã, Natal/Traíras.

Novo valor: R$ 7,10
Natal/São José de Mipibu

Novo valor: R$ 8,10
Natal/Nísia Floresta, Natal/Barreta, Natal/Coqueiros, Natal/Monte Alegre.

O reajuste ocorre para linhas que estão inseridas a partir do chamado “Anel II” do DER/RN. Além das linhas da Grande Natal, o reajuste também ocorre para as linhas dos interiores. Neste caso, de acordo com a portaria, “as Linhas de Característica Rodoviária, empregar-se-á como referência para obtenção da tarifa, o reajuste de um percentual médio de 8,74% (oito vírgula e setenta e quatro por cento) sobre o coeficiente definido na Portaria nº 090/2018”.

Para conceder o aumento, o órgão considerou:

  • Que o presente reajuste busca aproximar os atuais custos operacionais calculados pelo órgão gestor;
  • Que compulsado os índices econômicos e respeitados os acordos coletivos;
  • Que a realidade socioeconômica do usuário merece atenção no que concerne à sua capacidade de resposta ao reajuste desejável;

Foto: Matheus Felipe/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do Estado aumenta tarifa dos ônibus intermunicipais no RN Read More »

Suspeito de estuprar menina de 12 anos é preso em igreja evangélica em Natal

Suspeito de estuprar menina de 12 anos é preso em igreja evangélica em Natal

O crime ocorreu em 2018 e o acusado estava foragido desde então

Um homem de 44 anos foi preso dentro de uma igreja evangélica em Natal nesta sexta-feira (14.abr.2023), acusado de estuprar a filha menor de 12 anos de idade de sua ex-companheira. O crime ocorreu em 2018 e o acusado estava foragido desde então, com um mandado de prisão em seu nome.

A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) em apoio ao Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do RN.

O acusado era autônomo e também atuava como obreiro na igreja onde foi preso, sendo detido momentos antes de uma ação religiosa no local. Ele foi encaminhado à delegacia e ficará à disposição da Justiça. Detalhes sobre o município onde o crime ocorreu e a idade exata da vítima não foram divulgados devido ao segredo de Justiça.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Suspeito de estuprar menina de 12 anos é preso em igreja evangélica em Natal Read More »

Trecho da Av. Maria Lacerda será interditado para obras

Trecho da Av. Maria Lacerda será interditado para obras

Segundo a Sesdem, a interdição terá início às 8h

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) vai interditar, a partir do próximo domingo (16.abr.2023), um trecho da Avenida Maria Lacerda para obras de saneamento.

Segundo a Sesdem, a interdição terá início às 8h. O trecho que será interditado fica próximo ao Shopping Reis Magos.

Duas faixas com sentido Ayrton Senna – BR101 serão bloqueadas, com orientação para que motoristas e motociclistas evitem a região. A previsão é que a obra seja concluída até o final do domingo (16.abr).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da Av. Maria Lacerda será interditado para obras Read More »

Governo propõe salário mínimo sem aumento real para 2024

Governo propõe salário mínimo sem aumento real para 2024

Reajuste segue previsão de 5,16% do INPC para este ano

O salário mínimo em 2024 será de R$ 1.389 e, por enquanto, não terá aumento acima da inflação. O reajuste consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, enviado nesta sexta-feira (14) ao Congresso Nacional.

O reajuste segue a projeção de 5,16% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para este ano. A estimativa também consta do PLDO.

O projeto também apresentou previsões de R$ 1.435 para o salário mínimo em 2025 e de R$ 1.481 para 2026. As projeções são preliminares e serão revistas no PLDO dos próximos anos.

Até 2019, o salário mínimo era reajustado segundo uma fórmula que previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de dois anos anteriores mais a inflação oficial do ano anterior.

Nos últimos anos, o reajuste passou a seguir apenas a reposição do INPC, por causa da Constituição, que determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo. O novo governo está discutindo uma nova política de valorização real (acima da inflação) do salário mínimo.

Eventuais novas regras de reajuste, que prevejam aumentos reais para o salário mínimo, serão oportunamente incorporadas ao cenário fiscal quando da elaboração da lei orçamentária anual”, divulgou em nota o Ministério do Planejamento.

Segundo o Planejamento, cada aumento de R$ 1 no salário mínimo tem impacto de aproximadamente R$ 368,5 milhões no orçamento. Isso porque os benefícios da Previdência Social, o abono salarial, o seguro-desemprego, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e diversos gastos são atrelados à variação do mínimo. A conta considera uma alta de R$ 374,8 bilhões nas despesas e ganhos de R$ 6,3 bilhões na arrecadação da Previdência Social.

O valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado, dependendo do valor efetivo do INPC neste ano e da nova política de reajuste. Pela legislação, o presidente da República é obrigado a publicar uma medida provisória até o último dia do ano com o valor do piso para o ano seguinte.

Em 2023, o salário mínimo está em R$ 1.304, com ganho real de 1,41%. Com o reajuste para R$ 1.320, previsto para 1º de maio, a valorização subirá para 2,8% acima da inflação de 2022.

O projeto original da LDO foi enviado ao Congresso com o teto de gastos ainda em vigor. O texto, no entanto, traz a permissão para que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 preveja despesa primária em valor superior ao teto de gastos, condicionada à aprovação do novo arcabouço fiscal pelo Congresso Nacional.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo propõe salário mínimo sem aumento real para 2024 Read More »

CBF oficializa candidatura do Brasil para sediar Copa feminina de 2027

CBF oficializa candidatura do Brasil para sediar Copa feminina de 2027

Iniciativa tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (14) que oficializou junto à Federação Internacional de Futebol (Fifa) a candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. O processo de apresentação de candidatos a receberam a competição foi iniciado no final de março.

A CBF acabou de oficializar a candidatura do Brasil para receber a Copa do Mundo feminina. Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que vamos fazer um belo Mundial […]. Receber a Copa do Mundo faz parte do nosso projeto de desenvolver cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

No dia 23 de março a Fifa iniciou oficialmente o processo de candidatura para definir o país-sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. Em nota enviada à imprensa, a entidade máxima do futebol mundial informou que “as associações membro terão até o dia 21 de abril de 2023 para enviarem suas manifestações de interesse em sediar a Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027”.

A candidatura brasileira para receber o Mundial feminino tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em evento realizado no dia 30 de março no Palácio da Alvorada para apresentação da taça da Copa do Mundo de 2023, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, Lula afirmou: “Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem”.

Candidatura do Brasil

A informação de que o Brasil apresentaria uma proposta para sediar a competição foi dada inicialmente pela ministra do Esporte, Ana Moser, em entrevista concedida ao programa Sem Censura, da TV Brasil, no início de março.

Estamos conversando com os parceiros, com a CBF e desenhando uma possibilidade de o Brasil pleitear a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027”, disse Ana Moser na oportunidade. “Vamos fazer esse movimento para tentar trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2027”, acrescentou.

Na entrevista ao programa da TV Brasil, a ministra destacou que a proposta de sediar a Copa do Mundo Feminina faz parte de estratégia para estruturar o futebol feminino no país. Entre as iniciativas estão ampliar o número de campeonatos, promover a inclusão de meninas no esporte, criar locais de treinamento e medidas de proteção para as atletas durante a gestação.

Mundial de 2023

A próxima edição da Copa do Mundo de futebol feminino será disputada entre 20 de julho e 20 agosto de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. A competição contará com 32 participantes, entre eles o Brasil, que buscará um título inédito. A equipe comandada pela técnica sueca Pia Sundhage está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá, equipe diante da qual a seleção canarinho estreia no torneio, no dia 24 de julho em Adelaide (Austrália).

Foto: Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CBF oficializa candidatura do Brasil para sediar Copa feminina de 2027 Read More »

PF prende homem com 4 kg de cocaína no aeroporto de Natal

PF prende homem com 4 kg de cocaína no aeroporto de Natal

A ação aconteceu durante fiscalização de rotina visando reprimir o tráfico de entorpecentes no terminal de passageiros. A droga chegou ao Rio Grande do Norte vinda do Mato Grosso

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante no início da tarde desta sexta-feira (14.abr.2023) no aeroporto internacional Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante, na Região metropolitana de Natal, um motorista de aplicativo mato-grossense, de 39 anos, residente em Cuiabá/MT, acusado de tráfico de drogas. Com ele foram apreendidos 4 kg de cocaína.

A ação aconteceu quando os policiais realizavam fiscalização de rotina com o objetivo de reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes, contando com o auxílio dos cães Ice e Iron, nas esteiras e nas bagagens de mão dos passageiros que desembarcavam dos voos domésticos. No momento em que vistoriavam o “finger” que recebia um voo que partiu de Guarulhos/SP, um dos cães indicou a presença de droga na cintura de um passageiro, enquanto que o outro cão detectou o entorpecente na sua bagagem de mão.

O homem foi então interpelado sobre o que estava transportando e logo confessou que se tratava de substância entorpecente. Conduzido para a sala da PF naquele terminal, o suspeito passou por uma busca pessoal minuciosa, oportunidade em que foram encontrados três invólucros de plástico contendo a droga, sendo que dois deles apresentavam o formato de pasta base. Ainda no local, foi realizado o exame preliminar com o narcoteste que acusou resultado positivo para cocaína.

De imediato, o acusado recebeu voz de prisão e foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, no bairro de Lagoa Nova, visando os procedimentos de autuação.

Durante o seu depoimento ele declarou que foi abordado por um desconhecido numa praça da cidade de Várzea Grande/MT, que lhe propôs o pagamento de R$ 4 mil, e mais as despesas de passagem, hospedagem e alimentação para que entregasse a droga em Natal, onde seria procurado por uma pessoa que alegou também desconhecer, tão logo desembarcasse.

Na sede da PF, a cocaína apreendida foi periciada e terá o seu laudo definitivo conhecido nos próximos dias.

Autuado por tráfico interestadual de drogas, o homem passou por exame de corpo de delito no ITEP e permanece custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.

Esta foi a primeira apreensão de drogas realizada este ano pela Polícia Federal no aeroporto Aluízio Alves.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF prende homem com 4 kg de cocaína no aeroporto de Natal Read More »

Inmet alerta para chuva em todos os municípios do RN

Inmet alerta para chuva em todos os municípios do RN

Segundo o órgão, o estado vai enfrentar chuvas em alerta laranja e amarelo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (14.abr.2023), alertas de chuvas para todo o estado do Rio Grande do Norte. Segundo o órgão, o estado vai enfrentar chuvas em alerta laranja e amarelo.

Um dos alertas é de legenda laranja, de grau intermediário de severidade, e abrange 44 cidades ao Leste do estado, com riscos potenciais de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. As demais áreas do estado estão sob aviso de legenda amarela, com riscos potenciais menores.

O Inmet recomenda precauções como evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas e desligar aparelhos elétricos em áreas sob aviso de legenda laranja, além de proteger pertences em caso de inundação

Para rajadas de vento, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para mais informações, a população pode consultar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios sob aviso de legenda laranja no RN

  • Arês
  • Baía Formosa
  • Bento Fernandes
  • Bom Jesus
  • Brejinho
  • Canguaretama
  • Ceará-Mirim
  • Espírito Santo
  • Extremoz
  • Goianinha
  • Ielmo Marinho
  • Januário Cicco
  • Jundiá
  • Lagoa de Pedras
  • Lagoa Salgada
  • Macaíba
  • Maxaranguape
  • Montanhas
  • Monte Alegre
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Parnamirim
  • Passagem
  • Pedro Velho
  • Poço Branco
  • Pureza
  • Rio do Fogo
  • Santa Maria
  • Santo Antônio
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • São Miguel do Gostoso
  • São Pedro
  • Senador Elói de Souza
  • Senador Georgino Avelino
  • Serra Caiada
  • Serrinha
  • Taipu
  • Tibau do Sul
  • Touros
  • Várzea
  • Vera Cruz
  • Vila Flor

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inmet alerta para chuva em todos os municípios do RN Read More »

Hoje tem virada de lote da 2ª edição do Festival MPB84

Hoje tem virada de lote da 2ª edição do Festival MPB84

O evento reunirá Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel, e o grande vencedor do concurso MPB84

Hoje tem virada de lote dos ingressos para a segunda edição do Festival MPB84 em Natal. O evento reunirá Alceu Valença, Os Paralamas do Sucesso e Nando Cordel, e o grande vencedor do concurso MPB84, dia 6 de maio, na Arena das Dunas. O valor do 1º lote está disponível até 23h59 desta sexta-feira (14) pelo site/aplicativo da @outgooficial e na Sol Bijoux do Midway Mall.

Além dos nomes nacionais, a noite terá também a apresentação do vencedor do concurso, escolhido na noite anterior, dia 5. As inscrições para participar e concorrer já estão abertas no https://drive.google.com/drive/folders/19J4pJaAt0YzqE3EXrkpBj8dIDXWvsTsF.

Os vencedores receberão premiações em dinheiro, além do troféu. As inscrições acontecem até o dia 17 de abril. O evento terá como setores a pista, frontstage, mesa ouro e mesa prata (Ingressos de mesa são equivalente a 4 entradas).

Inspirado nos festivais da canção das décadas de 60/70, o Festival MPB 84 é uma iniciativa para valorizar a música autoral contemporânea produzida pelas bandas e por jovens e veteranos músicos do RN. O projeto é uma realização FF Entretenimento e tem produção cultural da Viva Entretenimento.

O Festival MPB84 tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura de Natal e Arena das Dunas, e via lei Câmara Cascudo com o Governo do RN e Sadio Condimentos, e conta com apoio da Acioly Distribuidora. O projeto é uma realização FF Entretenimento e tem produção cultural da Viva Entretenimento.

Mais informações: @festivalmpb84 e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hoje tem virada de lote da 2ª edição do Festival MPB84 Read More »

Expofruit 2023 está com estandes à venda

Expofruit 2023 está com estandes à venda

A mais importante feira de fruticultura do Brasil acontece em agosto com um número maior de estandes e presença de novos mercados

Com o tema “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”, a próxima Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit acontece entre os dias 23 a 25 de agosto, em Mossoró, e traz muitas expectativas para o setor produtivo com a consolidação da exportação das frutas da região para novos mercados, como o europeu, asiático e norte-americano.

Estamos muito entusiasmados com a Expofruit que este ano contará com a participação de representantes de 16 países, maior em toda a história da feira. O setor frutícola se torna cada dia mais importante social e economicamente para o Rio Grande do Norte. Atualmente a cadeia produtiva é responsável pela geração de 22 mil empregos diretos”, afirma o presidente do Coex – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, Fábio Queiroga.

O evento, que está completando 30 anos, deve se tornar o maior da América Latina no segmento com o incremento na estrutura e tamanho da feira. “A estrutura do evento terá um acréscimo de 30% na quantidade de estandes. Mesmo assim, os interessados devem se adiantar já que a procura está muito grande, já comercializamos quase 300 estandes, o que representa 60% do total que será disponibilizado”, alerta João Manoel da Silveira Neto, diretor comercial da feira.

A Expofruit 2023 contará com 420 estandes, cem a mais em relação à última edição, distribuídos numa área total de 15 mil m2, comercializados a R$ 4.600. Os interessados podem obter mais informações sobre o evento e a venda dos estandes pelo pelos telefones (84) 3312.6939 e 99950-7931 e pelo email expofruit@gmail.com.

A Expofruit 2023 é uma realização do COEX – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) e conta com a promoção da PromoExpo.

SERVIÇO:

Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2023
Data: 23 a 25 de agosto
Local: Estação das Artes – Mossoró/RN
Site: www.expofruit.com.br
Facebook: www.facebook.com.br/expofruit2023
Instagram: @feiraexpofruit2023oficial

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Expofruit 2023 está com estandes à venda Read More »

Fim de Semana tem show de samba e caça aos ovos de Páscoa no Solar Bela Vista

Fim de Semana tem show de samba e caça aos ovos de Páscoa no Solar Bela Vista

Os eventos são gratuitos, mas é preciso fazer a retirada de ingressos antecipados pela internet

Neste sábado e domingo (15 e 16.abr.2023) o projeto Solar Bela Vista Cultura, promovido pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) – entidade do Sistema FIERN -, volta a animar o Centro Histórico de Natal. Sábado, dia 15 de abril, tem Samba no Solar com Mesa Doze e Sambaduzé. Já no domingo, 16 de abril, é a vez da criançada com o evento Toca do Coelho, com atividades recreativas e caça aos ovos de chocolate. Os eventos são gratuitos e têm início às 16h.

A primeira edição do Samba do Solar vai contar com seis horas de música. A banda Mesa Doze abre a festa e promete não deixar ninguém parado com um repertório vasto entre samba, pagode e atualidades. Muito conhecida por fazer a festa no Beco da Lama, a banda Sambaduzé também não fica para trás no quesito animação.

A programação do domingo é voltada para crianças de todas as idades com uma divertida Caça aos Ovos de Páscoa pelo jardim do Solar Bela Vista. A recreação do evento fica por conta do Tio Xulé e a Turma X.

Reserva de ingressos

Toda a programação do Solar Bela Vista Cultura é gratuita, mas é preciso fazer reserva online antecipada dos ingressos através do sympla.com.br/solarbelavista. O último lote de ingressos para o evento Samba no Solar será distribuído nesta sexta (14), a partir das 14h.

Ambos os eventos terão fila de espera no local. O acesso será liberado a partir das 17h, conforme a capacidade do espaço. No dia do evento, cada pessoa pode contribuir com 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade.

70 ANOS FIERN

A programação cultural faz parte dos eventos de celebração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), promovidos pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN). A coordenação e execução da atividade tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

SERVIÇO

Samba no Solar
15 de abril (sábado), 16h
Mesa Doze e Sambaduzé

Toca do Coelho
16 de abril (domingo), 16h
Caça aos ovos de Páscoa e Atividades recreativas

Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta
Reserva gratuita dos ingressos através do sympla.com.br/solarbelavista

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fim de Semana tem show de samba e caça aos ovos de Páscoa no Solar Bela Vista Read More »

Prefeitura de Mossoró vai apresentar Mossoró Cidade Junina 2023 em Natal; confira as atrações

Prefeitura de Mossoró vai apresentar Mossoró Cidade Junina 2023 em Natal; confira as atrações

A nova proposta do evento busca ampliar e profissionalizar o São João de Mossoró

O “Mossoró Cidade Junina 2023” será apresentado ao trade turístico e imprensa do Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (20.abr.2023), às 8h30, no auditório do Sesc Rio Branco, em Natal.

A nova proposta do evento busca ampliar e profissionalizar o São João de Mossoró, consolidando-o como o maior e melhor MCJ de todos os tempos.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD), destaca a importância de potencializar o evento para todo o Estado e Nordeste, ressaltando a relevância dessa festa que atrai público de todo o Brasil.

O encontro de apresentação do MCJ conta com parceria da CDL Mossoró, Sindilojas Mossoró e do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte.

MCJ 2023

O “Mossoró Cidade Junina 2023” foi lançado no dia 28 de fevereiro, apresentando conceito e nova identidade visual.

O MCJ 2023 é composto pelos seguintes polos: Estação das Artes, Cidadela, Polo Igreja São João e Circo do Forró, e Polo Circo do Forró, que este ano acontecerá na Praça da Convivência, no Corredor Cultural.

Este ano foram lançados novos polos: Polo Antônio Francisco, que homenageia o poeta mossoroense; e Polo Arraiá do Povo.

O evento já conta com diversas atrações confirmadas: Bell Marques e Raí Saia Rodada para o “Pingo da Meia Dia”, no dia 3 de junho; Cláudia Leitte e Parangolé para o “Boca da Noite”, além de outros, como Nattan, Mari Fernandez, Walkyria Santos, Waldonys, Cavaleiros do Forró e Kátia Cilene.

Foto: Arquivo PMM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Mossoró vai apresentar Mossoró Cidade Junina 2023 em Natal; confira as atrações Read More »

Trecho da Av. Romualdo Galvão é interditado para obra

Trecho da Av. Romualdo Galvão é interditado para obra

Interdição ocorre entre a rua Alberto Silva e a avenida Alexandrino de Alencar, no sentido Centro

A prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), interditou um trecho da avenida Romualdo Galvão, no bairro do Tirol. A interdição começou na quinta-feira (13.abr.2023) e não há prazo divulgado para conclusão.

Segundo a pasta, está sendo realizado um serviço na rede de drenagem. A interdição ocorre entre a rua Alberto Silva e a avenida Alexandrino de Alencar, no sentido Centro.

Motoristas devem desviar pela rua Souza Pinto para acessar a avenida Alexandrino de Alencar, ou optar por vias alternativas como Prudente de Morais e Hermes da Fonseca. As orientações são da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da Av. Romualdo Galvão é interditado para obra Read More »

Polícia Civil realiza ação de combate ao tráfico de drogas e prende três suspeitos na Grande Natal

Polícia Civil realiza ação de combate ao tráfico de drogas e prende três suspeitos na Grande Natal

Os policiais civis da 21ª Delegacia de Polícia (DP) de São Gonçalo do Amarante efetuaram as prisões

Nesta quinta-feira (13.abr.2023), a Polícia Civil realizou uma ação de combate ao tráfico de drogas na Grande Natal, resultando na prisão de três suspeitos. Os policiais civis da 21ª Delegacia de Polícia (DP) de São Gonçalo do Amarante efetuaram as prisões durante diligências em dois bairros diferentes.

No bairro Amarante, em São Gonçalo do Amarante, um suspeito foi preso em flagrante com mais de cem gramas de crack em sua posse. Já no bairro Santos Reis, na Zona Leste de Natal, um casal foi encontrado e preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, sendo apreendido um revólver. Os três suspeitos foram conduzidos à delegacia e posteriormente encaminhados ao sistema prisional, onde aguardarão a decisão da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil realiza ação de combate ao tráfico de drogas e prende três suspeitos na Grande Natal Read More »

Briga de torcidas acaba em invasão de escola em Natal

Briga de torcidas acaba em invasão de escola em Natal

Um segurança da instituição disparou tiros para o alto para conter a confusão

Uma briga entre torcedores rivais invadiu a Escola Estadual José Fernandes Machado, em Natal, na noite de quinta-feira (13.abr.2023). O incidente ocorreu após o término das aulas, quando alguns estudantes esperavam do lado de fora da escola pelo ônibus escolar. Um segurança da instituição disparou tiros para o alto para conter a confusão. Não houve feridos.

De acordo com informações confirmadas pela Polícia Militar (PM), o confronto começou quando duas pessoas, em um carro e uma moto, brigaram com um estudante que estava vestindo uma camisa de torcida organizada. Os envolvidos correram para dentro da escola e o segurança efetuou disparos para o alto para dispersar a confusão. Agentes da Ronda Escolar escoltaram os ônibus escolares e o aluno envolvido até em casa após a situação ser controlada.

A Escola Estadual José Fernandes Machado oferece aulas noturnas para cerca de 160 alunos da EJA. A escola está localizada no bairro Ponta Negra, Zona Sul de Natal.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Briga de torcidas acaba em invasão de escola em Natal Read More »

Atraso no pagamento de tornozeleiras eletrônicas gera liberação de presos no RN

Atraso no pagamento de tornozeleiras eletrônicas gera liberação de presos no RN

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (14)

O atraso no pagamento das tornozeleiras eletrônicas no Rio Grande do Norte resultou na liberação de pelo menos 64 presos que progrediram do regime fechado para o semiaberto sem o monitoramento dos equipamentos, de acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (14.abr.2023) pelo jornal Tribuna do Norte.

Segundo o jornal, o juiz titular da Vara de Execuções Penais de Natal confirmou a informação e afirmou que os presos têm direito à progressão mesmo sem as tornozeleiras. A Seap, no entanto, garante que os serviços não teriam descontinuidade mesmo em função do atraso no pagamento.

No Rio Grande do Norte, as tornozeleiras eletrônicas são utilizadas para monitorar presos do regime semiaberto, permitindo o acompanhamento 24 horas por dia. No entanto, devido ao atraso no pagamento dos contratos mensais, pelo menos 64 presos foram liberados sem o uso do equipamento.

O Ministério Público do RN (MPRN) abriu um inquérito para apurar as irregularidades no contrato de locação das tornozeleiras eletrônicas. O Governo do Estado confirmou o atraso no pagamento, que varia entre R$ 600 e 700 mil mensais, afetando cerca de 3 mil presos que utilizam o equipamento.

Foto: Divulgação/SSP-DF/Ilustração/Arquivo/Via Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Atraso no pagamento de tornozeleiras eletrônicas gera liberação de presos no RN Read More »

Lula e Xi Jinping assinam 15 acordos

Lula e Xi Jinping assinam 15 acordos

Presidente brasileiro reforçou que o país asiático foi parceiro essencial para a criação dos BRICS

Nesta sexta-feira (14.abr.2023), o presidente brasileiro Lula e o presidente chinês Xi Jinping assinaram 15 acordos bilaterais, que incluem mecanismos de facilitação do comércio, cooperação em pesquisa e inovação, coprodução para televisão, cooperação entre agências de notícias, certificações sanitárias e requisitos para exportação de carne do Brasil para a China.

Também houve a assinatura de um protocolo conjunto para o desenvolvimento do satélite CBERS-6, que será utilizado para monitorar o desmatamento na Amazônia e outros biomas. Esses acordos buscam fortalecer os laços entre Brasil e China em diversas áreas de cooperação.

Lula ressaltou que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a China como economia de mercado. Reforçou que o país asiático foi parceiro essencial para a criação dos BRICS e que a relação bilateral entre as nações tem o potencial de consolidar uma nova relação sul-sul no âmbito global.

É importante dizer que a China tem sido uma parceira preferencial do Brasil nas suas relações comerciais. É com a China que a gente mantém o mais importante fluxo de comércio exterior. É com a China que nós temos a nossa maior balança comercial e é junto com a China que nós temos tentado equilibrar a geopolítica mundial discutindo os temas mais importantes“, afirmou o presidente Lula. “Queremos elevar o patamar da parceria estratégica entre nossos países, ampliar fluxos de comércio e, junto com a China, equilibrar a geopolítica mundial“, completou.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula e Xi Jinping assinam 15 acordos Read More »

TSE nega pedido para tirar sigilo de investigação contra Bolsonaro

TSE nega pedido para tirar sigilo de investigação contra Bolsonaro

Processo discute encontro de ex-presidente com embaixadores, em 2022

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta quinta-feira (13) negar pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para retirar o sigilo da investigação que pode torná-lo inelegível.

O pedido foi feito após os advogados se queixarem da divulgação do parecer no qual o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a inelegibilidade de Bolsonaro. A solicitação ocorreu no âmbito do processo que discute a legalidade do encontro do ex-presidente com embaixadores para criticar o sistema eletrônico de votação, em 2022.

Na decisão, o ministro disse que o sigilo das peças processuais é necessário para proteger as provas e que a própria defesa pode divulgar as informações que achar necessárias.

Considerando-se que os sujeitos processuais foram relembrados, no despacho anterior, que é dever de todos preservar as informações sigilosas transcritas ou avaliadas nas referidas peças, conclui-se que os próprios investigados, se assim entenderem, poderão adotar as providências para assegurar que a divulgação pública de suas alegações finais observe essa diretriz, seja por meio de tarjamento ou de outra providência suficiente para a finalidade consignada no despacho”, decidiu.

O despacho foi proferido na ação de investigação na qual o PDT contesta a legalidade da reunião com embaixadores. O processo está na fase de alegações finais, a última antes do julgamento, que pode ocorrer no primeiro semestre deste ano.

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TSE nega pedido para tirar sigilo de investigação contra Bolsonaro Read More »

Pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro

Pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro

Em números absolutos, foram 206.697 vagas abertas

Foi como descobrir a arte. Mas, não foi de um dia para o outro que o maranhense Ricardo Silva Carvalho, de 41 anos, nascido em Sambaiba (MA) e radicado em Brasília há quase 20 anos, aprendeu a fazer sushi. “Demorei um ano e as aulas foram no restaurante que eu trabalhava”. Ele se tornou chef.

Durante a pandemia, passou a prestar um serviço para complementar renda: entregar comida japonesa na casa das pessoas. Economizou tudo o que podia. Deu tão certo que o sonho iria se tornar realidade em 2023. “Abri meu próprio fast food de sushi com minha esposa neste ano.” O casal contratou seis funcionários.

Segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a história do empreendimento do Ricardo e da Patrícia está longe de ser um caso isolado. Esse tipo de empresa respondeu pela criação de 85% das vagas de trabalho geradas em fevereiro.

Em números absolutos, foram 206.697 vagas abertas (85% dos 241.785 novos postos de trabalho criados).

Para o economista Roberto Piscitelli, professor da Universidade de Brasília (UnB), as vagas geradas pelas pequenas empresas reduzem a concentração de economia. Ele explica que esse tipo de negócio ajuda a capilarizar os circuitos econômicos e tende a desconcentrar a riqueza.

Além disso, essas oportunidades tendem a absorver uma mão de obra que depende de menos tecnologia. Por isso, é tão importante que sejam oferecidos programas de incentivo para pequenas e médias empresas”, considera o economista. São vagas geradas também mais próximas das casas das pessoas.

Na avaliação da professora de economia Juliana Bacelar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o levantamento ressalta o peso das pequenas empresas na geração de emprego, que vai melhor nos serviços do que no comércio.

Segundo o Caged, o ramo de serviços foi o que mais contratou: foram 135.238 empregos em fevereiro. Depois, vem a indústria de transformação, que respondeu por 37.429 vagas; enquanto a construção teve 22,6 mil novos postos gerados. O comércio teve saldo negativo (-1.344 novos postos de trabalho).

Não é a toa que, quando a gente fala quais são os segmentos que estão puxando a economia, é o setor de serviços porque é onde elas, de fato, estão mais presentes e contratam mais. Os setores que estão crescendo mais são alimentação e educação. Eu acho que reflete muito o movimento da dinâmica econômica. Mas o comércio não está decolando em termos de atividade econômica.”

Recuo

As médias e grandes empresas tiveram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais demissões do que contratações. No acumulado de 2023, dos 326.356 novos empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas (MPEs).

Para o Sebrae, os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, o que gera renda e contribui para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. “Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, apontou o presidente da entidade, Décio Lima.

Os dados acompanham o histórico que já vinha se mostrando promissor no ano passado, quando, a cada dez postos de trabalho gerados no Brasil, aproximadamente oito foram criados pelas micro e pequenas empresas.

O acumulado do ano ultrapassou 2 milhões de novas vagas, sendo que quase 1,6 milhão de empregos foram nos pequenos negócios: cerca de 78,4% do total. Em 2021, a participação das MPEs no saldo total foi de 77%. A média é maior em 2023 (83% do total).

Investimento

No caso do restaurante de sushi, o casal está otimista. “Está sendo melhor do que o esperado. A gente acha que, em um ano, conseguimos ter retorno do nosso investimento”, diz a sócia e esposa, Patricia Souza Moreira, de 44 anos. O casal calcula ter investido inicialmente cerca de R$ 50 mil no negócio. Eles também têm um food truck itinerante com o mesmo tipo de comida. “Temos a expectativa de até o final do ano conseguir abrir um segundo restaurante”, diz Patrícia Moreira.

A boa notícia é também para os empregados deles. O sushiman Luiz Carlos Pereira, de 37 anos, diz que, durante a pandemia, ficou um ano desempregado. Ele tem três filhos. “Estava vivendo de bicos. Finalmente, consegui um emprego ‘fichado’ (com registro na carteira de trabalho) fazendo algo que eu gosto. É gratificante”.

O arroz, o salmão, as algas e os peixes com os quais mexe todos os dias ganharam um sabor de recomeço.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pequenos negócios respondem por 85% das contratações em fevereiro Read More »

Dia do Café: receitas e dicas para diversificar e harmonizar a bebida

Dia do Café: receitas e dicas para diversificar e harmonizar a bebida

Um cafezinho pode ser harmonizado com diferentes alimentos e ser o ingrediente principal de um drink, por exemplo

O Dia Mundial do Café, bebida indispensável no dia a dia do brasileiro, é comemorado no dia 14 de abril. O Pão de Açúcar é referência na categoria e oferece um sortimento de cafés que vão de solúveis, em grãos, torrado e moído até cápsulas, contando com opções de cafés premiums e especiais.

Um cafezinho pode ser harmonizado com diferentes alimentos e ser o ingrediente principal de um drink, por exemplo. No Blog do Pão, a rede separou dicas de como harmonizar o café e celebrar a data com estilo.

A dica básica de harmonização entre bebidas e comidas é que elas podem ser feitas por semelhança ou contraste. Por semelhança se baseia na soma das características entre o café e o alimento, o que faz com que elas fiquem acentuadas. A harmonização por contraste ajuda a complementar uma característica específica da bebida ou da comida.

Quando se trata de pratos salgados, a bebida combina muito bem. Os mais recomendados são pães (em especial o pão de queijo), queijos, tortas e quiches. Já quando se trata de doces, os bolos tradicionais (fubá, cenoura e milho), biscoitos e panquecas harmonizam com cafés coados, adocicados e suaves. Para sobremesas com o sabor doce mais forte, como petit gateau e tortas, os cafés mais fortes como expresso ou preparado na prensa francesa são os sugeridos.

Confira algumas receitas do Blog do Pão:

Coffee Tonic

Ingredientes

  • 25 mL de Gin;
  • 100 mL de água tônica gelada;
  • 35 mL de expresso suave frio;
  • 3 cubos de gelo;
  • 3 unidades de zimbro;
  • 1 rodela de limão.

Modo de preparo

Coloque na taça o gelo, o gin, o limão e o zimbro. Acrescente a água tônica e, por cima, delicadamente o café frio.

Canapés de queijo coalho e melaço de café

Ingredientes

  • 1 pacote de queijo coalho;
  • 2 colheres (sopa) de grãos de café;
  • 1 copo de melado de cana

Modo de preparo
Aqueça em forno médio, durante 5 minutos, os grãos de café para deixá-los bem sequinhos. Em uma tigela, misture-os com o melado de cana e coloque em banho-maria durante 10 minutos. Reserve na geladeira por 4 horas para apurar o sabor do café. Tire da geladeira meia hora antes de preparar os canapés.

Corte o queijo coalho em quadradinhos e coloque-os na chapa ou frigideira para grelhar. Jogue o melado com café em temperatura ambiente por cima do queijo e sirva.

Para mais dicas e receitas, acesse https://content.paodeacucar.com/.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia do Café: receitas e dicas para diversificar e harmonizar a bebida Read More »

ABC é derrotado pelo Grêmio na Copa do Brasil

ABC é derrotado pelo Grêmio na Copa do Brasil

O Grêmio marcou os gols na parte final do jogo, aos 30 e 35 minutos do segundo tempo

O Grêmio (RS) venceu o ABC por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (13.abr.2023), no Estádio Frasqueirão, em Natal, quebrando a invencibilidade de 32 jogos do ABC como mandante, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

As equipes voltam a se enfrentar em 27 de abril, em Porto Alegre (RS), com o Grêmio tendo a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para garantir a vaga nas oitavas de final.

O Grêmio marcou os gols na parte final do jogo, aos 30 e 35 minutos do segundo tempo, e agora se prepara para a estreia no Brasileiro da Série B contra o Londrina/PR, no domingo (16).

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC é derrotado pelo Grêmio na Copa do Brasil Read More »

Força Nacional prorroga presença no RN por mais 30 dias

Força Nacional prorroga presença no RN por mais 30 dias

A Força Nacional foi enviada ao estado em março devido a ataques violentos realizados por uma facção criminosa

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte por mais 30 dias, atendendo a um pedido do governo estadual. A medida publicada nesta sexta-feira (14.abr.2023).

A Força Nacional foi enviada ao estado em março devido a ataques violentos realizados por uma facção criminosa, que resultaram em danos a prédios públicos e privados, e afetaram os serviços públicos.

A prorrogação permitirá que os agentes continuem a atuar em ações de segurança até pelo menos 13 de maio, juntamente com a força-tarefa de intervenção na Penitenciária do Estado do Rio Grande do Norte.

Em março, mais de 300 ataques criminosos foram registrados no estado, coordenados por uma facção criminosa em protesto à transferência de chefes do grupo para fora do estado, resultando em mortes e prisões.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Força Nacional prorroga presença no RN por mais 30 dias Read More »

Haddad diz que não conhece Shein e defende taxação

Haddad diz que não conhece Shein e defende taxação

Ministro negou que a medida da taxação tenha como alvo empresas específicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, nesta quinta-feira (13.abr.2023) a decisão do governo de acabar com a isenção de encomendas internacionais de até US$ 50, afirmando que busca garantir isonomia na concorrência entre varejistas brasileiras e empresas estrangeiras.

Haddad negou que a medida tenha como alvo empresas específicas, como a Shein, uma empresa chinesa que tem ganhado popularidade no Brasil, e afirmou que o único portal de compras que ele conhece é o da Amazon, onde ele compra um livro todos os dias.

Vocês falam da Shein como se eu conhecesse. Eu não conheço a Shein. Único portal que eu conheço é o da Amazon, eu compro um livro todo dia, pelo menos“, disse o ministro.

Foto: Washington Costa/MF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Haddad diz que não conhece Shein e defende taxação Read More »

Assessoria de Marília Mendonça repudia vazamento de fotos no IML e vai buscar justiça

Assessoria de Marília Mendonça repudia vazamento de fotos no IML e vai buscar justiça

Equipe da cantora expressou estar “chocada” com o conteúdo publicado nas redes sociais

A assessoria de imprensa da cantora Marília Mendonça emitiu uma nota, na tarde desta quinta-feira (13.abr.2023) em resposta ao vazamento de dados do laudo do Instituto Médico Legal (IML), que incluiu fotos da artista falecida em um acidente de avião em novembro de 2021.

A equipe da cantora expressou estar “chocada” com o conteúdo publicado nas redes sociais e afirmou que o advogado de Marília Mendonça está em contato com as autoridades para tomar medidas legais contra os responsáveis. Eles fizeram um apelo aos fãs e ao público em geral para não compartilharem o material e preservarem a imagem positiva da cantora.

Foto: Prefeitura de Caruaru/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assessoria de Marília Mendonça repudia vazamento de fotos no IML e vai buscar justiça Read More »

América anuncia Thiago Carvalho como novo treinador

América anuncia Thiago Carvalho como novo treinador

Ele substituirá Leandro Sena, que foi desligado após uma derrota para o ABC

O América de Natal anunciou, nesta quinta-feira (13.abr.2023), o nome de Thiago Carvalho, ex-treinador do Caxias-RS, como seu novo técnico. Ele substituirá Leandro Sena, que foi desligado após uma derrota para o ABC.

Carvalho tem 34 anos e se destacou como treinador, sendo vice-campeão gaúcho em 2023 e chegando às quartas de final da Série D em 2022 com o Caxias. Ele também foi campeão da Série D com a Aparecidense em 2021.

O novo técnico assumirá o comando do América para a Série C e as finais do Campeonato Estadual de Futebol.

Foto: Reprodução/Redes Sociais S.E.R. Caxias Oficial

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América anuncia Thiago Carvalho como novo treinador Read More »

Servidores de Saúde do RN encerram greve

Servidores de Saúde do RN encerram greve

A decisão foi tomada por maioria de votos após governo estadual propor diversas medidas

Os servidores da saúde do Rio Grande do Norte encerraram, nesta quinta-feira (13.abr.2023) a greve iniciada há dois dias, conforme decidido em assembleia do Sindsaúde em Natal.

A decisão foi tomada por maioria de votos, após o governo estadual propor o pagamento de progressão de nível a partir de maio, implantação de gratificação de incentivo à qualificação, abono de permanência e adicional de insalubridade automáticos até dezembro, além de aumentos nas diárias pagas aos servidores que viajam a serviço da Secretaria Estadual de Saúde.

Outras propostas, incluindo o reajuste salarial de 21,87% reivindicado pela categoria, serão avaliadas em junho, e a implantação do piso para os trabalhadores da enfermagem aguardará definições do Governo Federal sobre nova legislação e financiamento dos aumentos.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Servidores de Saúde do RN encerram greve Read More »

Lula é eleito uma das 100 pessoas mais influentes de 2023 pela revista Time

Lula é eleito uma das 100 pessoas mais influentes de 2023 pela revista Time

Presidente do Brasil foi destacado por seu envolvimento com a questão da Amazônia e seu compromisso com a ação climática

A revista Time escolheu o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma das cem pessoas mais influentes de 2023. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (13.abr.2023).

Lula foi destacado por seu envolvimento com a questão da Amazônia e seu compromisso com a ação climática, sendo considerado fundamental nesta década decisiva para o clima, de acordo com o ativista ambiental Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos.

A seleção anual da Time é baseada em uma avaliação de personalidades que se destacaram em diferentes áreas ao longo do ano.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula é eleito uma das 100 pessoas mais influentes de 2023 pela revista Time Read More »

Céu de outono: 5 lugares para contemplar o pôr do sol em Campos do Jordão

Céu de outono: 5 lugares para contemplar o pôr do sol em Campos do Jordão

Rodeado de montanhas e muito ar puro, o destino é um dos lugares mais procurados no Brasil

Quem ama contemplar o céu, certamente já percebeu que quando o outono chega ele fica ainda mais bonito. Isso se dá por conta dos raios solares que, neste período, ficam mais afastados do Hemisfério Sul e interagem com outros elementos como gotículas de vapor de água, cristais de gelo e grãos de poeira, que acabam contribuindo para o característico tom alaranjado e cheio de contraste. O resultado transforma um simples fim de tarde numa verdadeira obra de arte.

Localizada na Serra da Mantiqueira, com paisagens privilegiadas, clima ameno e cenários de tirar o fôlego, a cidade de Campos do Jordão é um dos maiores palcos desse espetáculo da natureza. Rodeado de montanhas e muito ar puro, o destino é um dos lugares mais procurados no Brasil, para quem deseja admirar o pôr do sol na época mais romântica do ano.

Confira 5 locais incríveis na cidade mais alta do país para assistir este fenômeno natural de camarote:

Mirante Parque da Cerveja

Localizado dentro do Parque da cerveja, o Mirante Mantiqueira proporciona ao visitante sensações únicas. O lugar é cercado por natureza e os sons dos pássaros e das águas se unem, deixando o ambiente ainda mais especial. Lá, é possível admirar as paisagens da Serra da Mantiqueira com uma vista de 180º, privilegiando os visitantes com muita paz de espírito. Quando o sol começa a se pôr, o espetáculo fica ainda mais fascinante.

Mirante Aventoriba

Em clima romântico ou em família, o Mirante Aventoriba é um passeio que impressiona. A experiência começa com uma trilha leve que leva até o mirante exclusivo, com vista para a Pedra do Baú. Lá, os visitantes são recepcionados com fogueira e um piquenique gourmet, composto por sanduíches especiais, frutas, iogurtes, sucos naturais e um delicioso vinho, sem contar com o tradicional marshmallow espetado. Ao final da experiência, os turistas são contemplados com um pôr do sol mágico e inesquecível.

Pico do Imbiri

O Pico do Imbiri é um mirante que fica a mais de 1.800 metros de altitude acima do nível do mar. Considerado uma das vistas mais bonitas de Campos do Jordão, o local não tem um acesso tão simples e o percurso pode ser feito por moto, quadriciclo, bicicleta, cavalo e carro 4X4. Há quem prefira fazer o circuito a pé, mas já adiantamos que o nível de dificuldade é bastante alto. É claro que o fim do trajeto faz cada dificuldade valer a pena, porque o cenário é deslumbrante e o pôr do sol é único. São 360° de beleza, céu colorido e magia.

Sítio Mata Comprida

O sítio Mata Comprida, a cerca de 1.600 metros de altitude, possui uma área de mais de 27 hectares preservados no topo da Serra da Mantiqueira. O passeio na propriedade particular é uma verdadeira imersão na floresta, com trilhas guiadas, araucárias centenárias, cachoeiras de águas cristalinas, pinhos bravos e uma exuberante vista ao poente. Beleza natural digna de filme.

Museu Felícia Leirner

O Museu Felícia Leirner também tem um fim de tarde deslumbrante. Localizado em uma área de mata com 35 mil m², o local reúne um conjunto de 86 obras de bronze, cimento branco, granito e gesso da artista Felícia Leirner, distribuídas ao ar livre. Lá, também fica o exuberante Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.

O espetáculo do pôr do sol pode ser observado no mirante natural, com uma vista incrível para a Pedra do Baú. Um programa clássico e inesquecível para quem passa por lá.

Serviço:

Mirante Parque da Cerveja
Endereço – Rod. Floriano Rodrigues Pinheiro, 636-678 – V Matilde, Campos do Jordão
Telefone – (12) 3663 1122 | (12) 99790 6955

Mirante Aventoriba
Endereço – Av. Ernesto Diederichsen, 2962 – V Matilde, Campos do Jordão
Telefone – (12) 99747-1332

Sítio Mata Comprida
Telefone – (12) 99673-5359

Museu Felícia Leirner
Endereço – Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão
Telefone – (12) 3662-6000

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Céu de outono: 5 lugares para contemplar o pôr do sol em Campos do Jordão Read More »

Nutricionista explica quem deve evitar o consumo do café

Nutricionista explica quem deve evitar o consumo do café

Pesquisa aponta que consumo da bebida pode causar aumento de palpitações cardíacas; Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo tem uma data comemorativa só sua que é celebrada nesta sexta-feira: dia 14 de abril é o Dia Mundial do Café. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida do mundo, e entre novembro de 2021 e outubro de 2022, foram consumidas 21,3 milhões de sacas do grão, uma leve queda de 1,01% em relação ao período anterior, o que pode ter sido um reflexo da crise econômica gerada pela pandemia.

A nutricionista Marcela Tamiozzo afirma que o hábito de tomar um cafezinho, além do prazer que proporciona, pode ser muito benéfico à saúde. “Trata-se de uma bebida rica em minerais, niacina (vitamina B) e cafeína, cuja dose considerada segura é de até 400mg por dia, o que corresponde a aproximadamente 4 xícaras”, explica a professora do curso de Nutrição da Estácio.

E os benefícios não param por aí. A profissional destaca ainda que a cafeína atua no sistema nervoso central, estimulando a atenção e a concentração. “A bebida também possui antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres. Seu consumo diário e moderado também pode ajudar a combater a depressão”, diz Marcella.

Apesar de todos os benefícios apontados, o consumo de café também traz algumas desvantagens que devem ser levadas em conta. Segundo a nutricionista, estudos recentes mostram a relação entre o consumo de café e o aumento de palpitações cardíacas.

Segundo pesquisas feitas sobre a bebida, pessoas que a consomem apresentam maior atividade ao longo do dia, redução do sono à noite e aumento das palpitações. Portanto, pessoas que têm diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, bem como outras doenças cardíacas e pessoas com dificuldade de dormir, devem evitar seu consumo”, orienta a docente de Nutrição, citando o estudo realizado pelo The New England Journal of Medicine, publicado no final de março de 2023.

De acordo com a professora da Estácio, a pesquisa observou o hábito de consumo de 100 adultos saudáveis e sugere atenção. “O café, por conta da cafeína, também não é indicado para pessoas com gastrite, já que esta substância é um irritante da mucosa gástrica, podendo piorar os sintomas. Mas com exceção desses casos citados, o café ainda tem seus benefícios. A dica é ficar atento aos seus efeitos no organismo e em caso de suspeita de que esteja causando alguma reação, procurar atendimento médico para uma avaliação”, analisa a nutricionista.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nutricionista explica quem deve evitar o consumo do café Read More »

Seturn representa prefeito de Natal no TCE para que seja realizada a licitação dos transportes

Seturn representa prefeito de Natal no TCE para que seja realizada a licitação dos transportes

Sindicato quer que seja fixado um prazo para Álvaro Dias (Republicanos) realize a licitação em Natal

Empresários do setor de transportes públicos de passageiros de Natal tiveram uma reunião com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) na manhã desta quinta-feira (13.abr.2023), porém não houve definições sobre melhorias para o serviço.

Após o encontro, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros (Seturn) protocolou uma ação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo a publicação da licitação do transporte público e a divulgação de um estudo encomendado pela STTU, no valor de R$ 527 mil com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O Seturn quer, junto ao TCE/RN, que seja fixado um prazo para o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), realize a licitação em Natal.

O setor também alega enfrentar problemas financeiros devido ao fim da isenção do ICMS para combustíveis e ao pedido de reajuste salarial dos motoristas.

A licitação do transporte público de Natal se arrasta há mais de 11 anos e ainda não tem um desfecho próximo. A STTU realizou reuniões nos bairros da cidade para debater mudanças na rede de transporte, mas o lançamento do edital foi adiado para 2022, sem data confirmada até o momento.

Empresários e manifestantes cobraram a continuidade do processo licitatório durante a reunião desta quinta-feira, mas não houve avanços. A STTU não se manifestou sobre o encontro.

Foto: Matheus Felipe/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seturn representa prefeito de Natal no TCE para que seja realizada a licitação dos transportes Read More »

Grêmio recebe plateia com crianças no espectro Autista em treino fechado na Arena das Dunas

Grêmio recebe plateia com crianças no espectro Autista em treino fechado na Arena das Dunas

O treino foi uma preparação para o duelo decisivo contra o ABC pela terceira fase da Copa do Brasil

Em uma ação proposta pela Arena das Dunas, com o objetivo de destacar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – comemorado no dia 2 de abril –, o Grêmio e a Arena aderiram à causa e receberam, no início da noite de ontem (12.abr.2023), cerca de 40 crianças no espectro autista para assistirem, com exclusividade, um treino fechado do clube gaúcho no estádio potiguar.

O treino foi uma preparação para o duelo decisivo contra o ABC pela terceira fase da Copa do Brasil.

O objetivo do evento foi promover uma ação de acolhimento e de atenção às pessoas que apresentam o transtorno do espectro autista, por meio de atividades de inclusão. As crianças foram recebidas pelos jogadores e a comissão técnica do clube, ao final do treino.

As crianças fazem parte de um grupo de pacientes da clínica Núcleo Desenvolve, especializada no tratamento e intervenção comportamental de crianças e adolescentes.

O mês de abril foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para propagar informações e exaltar a importância do diagnóstico, além de conscientizar e mobilizar ações e atividades que ajudem a reduzir o preconceito e a discriminação.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O time do Grêmio também recebeu durante o treino cerca de 60 alunos da sua escolinha de futebol sediada em Natal.

O confronto contra o ABC, que vale uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, está marcado para quinta-feira (13), às 21h30 no estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. O jogo de volta ocorre uma semana depois, no mesmo horário, em Porto Alegre.

Foto: Matheus Soares

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Grêmio recebe plateia com crianças no espectro Autista em treino fechado na Arena das Dunas Read More »

Dani Cruz e Perfume de Gardênia são atrações do Festival Sabores D´Praia neste fim de semana

Dani Cruz e Perfume de Gardênia são atrações do Festival Sabores D´Praia neste fim de semana

O festival acontece em formato de feira gastronômica e conta também com Espaço Kids para as crianças

Evento gratuito que traz como objetivo a valorização da cultura e identidade gastronômica do Rio Grande do Norte, o Festival Sabores D´Praia dá continuidade à sua programação neste fim de semana com shows culturais, oficinas com chefs renomados e espaço kids.

Neste sábado (15.abr.2023), às 19h, a programação musical será com a cantora Dani Cruz e domingo, 16, com a banda Perfume de Gardênia. As oficinas acontecerão no sábado com o chef Welder Albuquerque, e domingo, com o chef Josifran Gomes, ambas a partir das 16h.

As vagas para a oficina são gratuitas e limitadas. Para participar, basta se inscrever nos links https://outgo.com.br/sabores-d-praia-7a-oficina e https://outgo.com.br/sabores-d-praia-8a-oficina.

O festival acontece em formato de feira gastronômica e conta também com Espaço Kids para as crianças, um espaço especial para a criançada brincar com conforto e responsabilidade.

O espaço kids oferece oficina, parquinho inflável, brincadeiras com recreadores e muito mais, além de área com mesas e cadeiras pra os pais. O ingresso para uma criança e até dois responsáveis custa R$ 40,00.

O D´Praia oferece música, gastronomia e arte para os turistas e potiguares em uma estrutura com três mil metros quadrados, casa de espetáculo e praça de alimentação. A casa está localizada na rua Francisco Gurgel, 899, Ponta Negra (Em frente ao Hotel Esmeralda).

Mais informações: @saboresdpraia ou (84) 99601-9329.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dani Cruz e Perfume de Gardênia são atrações do Festival Sabores D´Praia neste fim de semana Read More »

MADA Faz Escola começa hoje (13) em Natal

MADA Faz Escola começa hoje (13) em Natal

Terceira edição do projeto vai atuar em 15 escolas de Natal entre Abril e Maio

Música Alimento da Alma – para quem não sabe, é o que significa MADA, nomenclatura que dá título a um dos mais importantes festivais de música do país, mas que não vive só de shows. A iniciativa, dirigida por Jomardo Jomas, também é a responsável pelo MADA Faz Escola, projeto social que dá início à terceira edição nesta próxima quinta-feira (13.abr.2023), atuando em 15 escolas nas quatro zonas da rede pública da capital do Rio Grande do Norte.

Com produção da Pinote Produções, esta é a maior edição do projeto que tem como um dos principais objetivos educar através da música sob os pilares da tecnologia e sustentabilidade. Segundo a coordenadora Nathalia Santana, além das 15 escolas contempladas, 15 artistas estarão em circulação. “Em cada escola recebemos sempre dois artistas, que batem um papo com os jovens estudantes e ilustram o papo sonoramente executando suas músicas”, explica.

Realizado via Itaú e Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto está inserido no artigo 18, que pontua que a ação musical deve ser do gênero instrumental, portanto as atrações convidadas são deste segmento. “Os artistas vão desde a música clássica e popular, passando pelo jazz ao frevo, do chorinho ao eletrônico, e por aí vai”, comenta Nathalia.

Dentre os representantes da música eletrônica estão Brisa, DJ Samir, Gabriel Souto, Pajux, Tinoc, Um2, além de Elisa Bacche que mistura timbres eletrônicos com percussão ao vivo. Já aqueles que ficam entre o clássico e o popular são Jow Ferreira Trio, Tiquinha Rodrigues e Pau e Lata. Priscila Matos levanta a bandeira do choro, enquanto Jubileu Filho vai levar a música instrumental brasileira para as escolas de Natal. Fechando este grande time, o Frevo do Xico vai falar sobre um dos mais importantes ritmos do Nordeste, enquanto Cajú com Jazz traz os acordes deste elegante gênero e Eduardo Taufic representa o piano popular.

A ideia é justamente trabalhar com artistas de diferentes frentes para poder compor um alcance mais democrático, inclusivo, e de interesse popular. “Entendemos que dessa forma ampliamos o leque de sonoridades, mas também dessa possibilidade dos jovens conhecerem artistas com trajetórias mais amplas e a turma mais jovem que vem construindo seus caminhos”. Ainda segundo Nathalia, os encontros entre os jovens estudantes e os artistas vão transitar entre temas como composição, processo criativo, referências artísticas, mercado de trabalho, distribuição, consumo, carreira, entre outros que naturalmente são levantados no processo de troca.

Vale ressaltar que uma das preocupações da direção é levantar discussões que tratam a sustentabilidade também como ponto central e de grande importância a ser discutido. Inclusive ao final da temporada, serão selecionadas duas escolas para receberem a aula sobre “instrumentos reciclados”, com o grupo Pau e Lata.

Programação mês de Abril

A programação começa pela manhã, a partir das 10h de hoje, dia 13 de Abril, na E. E. Winston Churchill, com Eduardo Taufic e Brisa. A segunda ação será na segunda-feira, dia 17, na E. E. Rômulo Wanderley com presença de Frevo do Xico e Pajux. No dia seguinte, será a vez da E. E. Berilo Wanderley com Priscila Matos e Elisa Bacche.

Quarta-feira, dia 19, o Instituto Ary Parreiras recebe o MADA Faz Escola e os artistas Jubileu Filho e Um2. Depois, na quinta, Tiquinha Rodrigues e DJ Samir participarão da ativação no Instituto Padre Miguelinho.

Na semana seguinte, dia 26, será o único dia a partir das 10h e vai acontecer na E. E. Prof. Edgar Barbosa com Jow Ferreira Trio e Gabriel Souto.

E as demais ações, em Maio, serão divulgadas posteriormente.

Edição de 25 anos

Com datas marcadas para 13 e 14 de Outubro no Arena das Dunas, o Festival MADA prepara uma grande festa para celebrar os 25 anos. Margareth Menezes, Liniker, Luedji Luna e Matuê são as primeiras atrações confirmadas e em breve, mais nomes serão revelados. A novidade para este ano é que a ocupação do gramado será completa, o que vai proporcionar uma circulação ainda maior do público que ano passado esgotou os ingressos, somando 25 mil pessoas. Os ingressos do primeiro lote vão de R$80 a R$400 e já estão disponíveis aqui.

LINKS

Youtube

Instagram

TikTok

Site Oficial

SOBRE O FESTIVAL MADA

Idealizado pelo produtor cultural, Jomardo Jomas, o Festival MADA estreou em 1998 e alavancou o histórico bairro da Ribeira, em Natal (RN), para o holofote nacional. Logo de início, o evento integrou o primeiro calendário brasileiro de festivais, ao lado de Abril pro Rock, Porão do Rock, Goiânia Noise e outros tantos pioneiros.

A produção privilegia a música contemporânea e de vanguarda, inserindo o pop, rap, a mpb e indie em seus diversos sotaques, identidades e estilos. Esse equilíbrio fez do MADA o evento musical de maior público do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil. Os palcos lado a lado, idênticos, são exemplo de respeito aos artistas e se equipara às normas de políticas públicas para a cultura — que é oferecer as melhores condições para a atração, independente do seu alcance midiático.

Diferentes lugares já sediaram o festival, como o bairro histórico Ribeira (1998 a 2003), a Arena do Imirá na beira mar da Via Costeira (2004 a 2011), o bairro das Rocas (2012 e 2013) e o Estádio de futebol Arena das Dunas (2014 a 2022). Ao longo de sua trajetória, o MADA realizou shows de mais de 700 bandas e artistas independentes, grandes atrações nacionais e internacionais.

Foto: Luana Tayze

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MADA Faz Escola começa hoje (13) em Natal Read More »

MPE defende suspensão de direitos políticos de Bolsonaro

MPE defende suspensão de direitos políticos de Bolsonaro

Para o MPE, Bolsonaro abusou do poder político

O Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou um parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (12.abr.2023) defendendo a suspensão dos direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que o tornaria inelegível por oito anos.

O parecer assinado pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, foi anexado à ação que trata da reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado, na qual espalhou notícias falsas sobre as urnas e lançou suspeitas infundadas sobre o processo eleitoral, sendo acusado de abuso de poder político.

Para o MPE, Bolsonaro abusou do poder político. A situação ocorre quando um candidato usa o cargo para tentar influenciar indevidamente a eleição. A punição prevista na legislação eleitoral é a inelegibilidade por oito anos.

Foto: Alan Santos/PR/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPE defende suspensão de direitos políticos de Bolsonaro Read More »

Lei Seca autua oito motoristas dirigindo bêbados em Natal

Lei Seca autua oito motoristas dirigindo bêbados em Natal

As fiscalizações ocorreram com o propósito de coibir a acidentalidade e garantir a paz pública

Oito motoristas foram autuados por estarem dirigindo alcoolizados em Natal. Eles foram flagrados em ações de fiscalização do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), realizadas na noite desta quarta-feira e início da madrugada desta quinta (12 e 13.abr.2023).

Segundo o CPRE, os pontos de bloqueio foram montados nos bairros das Rocas, Soledade e Av. João Medeiros Filho, zonas Leste e Norte da capital potiguar. As fiscalizações ocorreram com o propósito de coibir a acidentalidade e garantir a paz pública.

Os infratores receberão multas no valor de R$ 2.934.70 e terão o direito de dirigir suspenso por um período de um ano.

Ainda de acordo com o CPRE, nenhum óbito decorrente de sinistro de trânsito ocasionado por condutor alcoolizado tem sido registrado em Natal nos últimos meses.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei Seca autua oito motoristas dirigindo bêbados em Natal Read More »

Taxista é preso com dinheiro e armas de organização criminosa

Taxista é preso com dinheiro e armas de organização criminosa

A investigação revelou que o suspeito tinha uma atuação relevante na logística da organização criminosa

Um taxista que fazia parte de uma organização criminosa no Rio Grande do Norte foi preso em flagrante na terça-feira (11.abr.2023) no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal, com R$ 141 mil em dinheiro vivo e armas. A prisão foi efetuada por policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (Denarc) após cerca de 15 dias de investigação.

O suspeito, de 37 anos, vai responder por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, munição de arma restrita e lavagem de dinheiro. A investigação aponta que o taxista realizava a logística de transporte de dinheiro, drogas, munições e armas de fogo para a facção criminosa durante os ataques ocorridos em março.

Após ser abordado pelos policiais, o taxista tentou induzir os agentes dizendo que morava em outra casa, mas os policiais o conduziram até sua residência onde encontraram uma bolsa com R$ 141.385,00, além de revólveres, munições, caderno de anotações e capa de colete.

A investigação revelou que o suspeito tinha uma atuação relevante na logística da organização criminosa, sendo responsável pelo transporte de dinheiro, drogas, munições e armas de fogo durante os ataques ocorridos em março. A prisão foi resultado de uma operação da Denarc em combate ao tráfico de drogas e crime organizado no estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Taxista é preso com dinheiro e armas de organização criminosa Read More »

PRF apreende cinco caminhões carregados de cigarros contrabandeados em São Gonçalo

PRF apreende cinco caminhões carregados de cigarros contrabandeados em São Gonçalo

Os veículos foram encontrados em um posto de combustíveis na BR-101 norte, após uma denúncia anônima

Cinco caminhões carregados de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, no fim da tarde desta quarta-feira (12.abr.2023).

Os veículos foram encontrados em um posto de combustíveis na BR-101 norte, após uma denúncia anônima. Os motoristas ou responsáveis pela carga não foram localizados e não houve prisões.

A quantidade total de cigarros apreendidos não foi divulgada, e os caminhões foram encaminhados à Receita Federal.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF apreende cinco caminhões carregados de cigarros contrabandeados em São Gonçalo Read More »

Crianças em Natal caminham 3 km para chegar à escola devido a falta de transporte público

Crianças em Natal caminham 3 km para chegar à escola devido a falta de transporte público

Linha fazia o trajeto circular do Village de Prata até o terminal do bairro Guarapes, na Zona Oeste da cidade, não funciona desde março

Crianças que moram no conjunto habitacional Village de Prata, na Zona Oeste de Natal, precisam caminhar por cerca de três quilômetros, atravessando uma área de mata e até um córrego, para chegar à escola.

Essa é a realidade desde que a linha de ônibus que atendia a comunidade deixou de passar no local, em março, por causa dos ataques criminosos que ocorreram no estado.

A linha 587, que fazia o trajeto circular até o terminal do bairro Guarapes, foi retirada de circulação. Cerca de 7 mil pessoas moram no local e estão sem o serviço.

Algumas crianças que estudam em escolas mais distantes ainda contam com o transporte escolar. Porém, as demais precisam fazer caminhadas para conseguir estudar no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marilanda Bezerra ou à Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcante.

Entre os estudantes, há crianças pequenas, como o Levy, de 5 anos de idade, filho de Ana Paula Mendonça. Ele estuda no CMEI.

É matagal, é lixo, em tempo de acontecer algo com essas crianças. Um perigo para todos“, relata Ana Paula. A caminhada é repleta de obstáculos. Para chegar, os estudantes começam a caminhada por área de mata. Pelo local, eles conseguem cortar caminho e reduzir o tempo de trajeto para cerca de 30 minutos. Cerca de 50 estudantes fazem o caminho diariamente.

Pelo trajeto de cerca de 3 km há muito lixo. O chão batido é repleto de fissuras. Os estudantes precisam prestar atenção. Eles relatam já terem sofrido acidentes no meio do caminho e que precisaram assistir aula com a farda suja.

Todo dia fazemos essa caminhada para chegar na escola. As vezes a diretora libera mais cedo para a gente não voltar para casa no escuro“, diz Lilian Bezerra, de 14 anos.

A secretária de mobilidade de Natal, Daliana Bandeira, diz que a linha foi “devolvida” pela empresa que era responsável pelo trajeto.

A gente já tinha dificuldade de atendimento nessa região e agora com a devolução dessa linha circular o problema se agrava mais ainda. A gente sempre tenta, através da empresa que operava, que ela retorne esse atendimento. Outra opção que a gente tem no momento é verificar outra linha ativa e que possa ter seu itinerário adequado também para fazer o atendimento. Estamos buscando uma solução para que o atendimento retorne“, afirmou a secretária.

Moradores também reclamam de outras linhas, como a 38 e a 40. A secretária afirma que há tratativas com a empresa e representantes da população para se chegar a uma solução. Daliana afirmou que as linhas são sociais – ou seja – deficitárias, porém importantes para atender à necessidade da população local.

A Secretaria de Educação da capital disse que foi notificada na última segunda-feira (10), sobre a situação dos alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Varela Cavalcante e enviou ofício à instituição para solicitar informações, a fim de garantir o transporte dos alunos.

Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Do G1 RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Crianças em Natal caminham 3 km para chegar à escola devido a falta de transporte público Read More »

Especialistas apontam que segurança é mais do que criar barreiras à escola

Especialistas apontam que segurança é mais do que criar barreiras à escola

Para pesquisadora, por um militar na porta não vai resolver o problema

Na entrada da escola, barreiras. Nas cercanias, policiais por todos os lados. Botões escondidos de pedidos de socorro. Quais são, afinal, as medidas mais adequadas como prevenção à violência em unidades de ensino? Para especialistas no tema, as soluções principais para temores de ameaças não estão em medidas paliativas.

Na opinião da especialista Katia Dantas, consultora para implementação de práticas em proteção infantil e ambientes escolares, a violência que tem ocorrido em unidades de ensino é multifacetada e complexa. “A gente precisa entender que segurança é diferente de proteção. Colocar um segurança na porta não vai resolver o problema. Hoje, observamos que muitos dos atentados são de crianças cometendo violência contra outras crianças e professores. São raros os que vêm de fora pra cometer um atentado dentro da escola”.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Heleno Araújo, também entende que desigualdades marcantes nos ambientes escolares contextualizam o problema. “Há muito a ser feito em busca de um ambiente minimamente em condições de garantir segurança e paz, tranquilidade e solidariedade dentro do espaço da escola e fora dela”. Escolas em boas condições e outras sem energia elétrica, por exemplo, Profissionais que recebem em dia e com adequadas condições, outros não.

Para se ter uma ideia da complexidade humana, o Brasil tem 2,2 milhões de professores e mais de 1,9 milhão de outros profissionais que trabalham na educação – população acima de 4 milhões de pessoas.

As escolas são muito diferentes umas das outras em um país do tamanho de um continente. Ele conta que recebeu foto de uma turma em município goiano, em que as crianças apareciam em uma espécie de exercício de tiro, como tarefa de uma escola cívico-militar. “Isso desconfigura completamente a perspectiva de formação humana que nós queremos. Então, é importante que a família dê bom exemplo às crianças

Parceria no currículo

Katia Dantas defende uma série de medidas, considerando que grande parte desses atentados tem foco em violência sistemática na vida da pessoa que agride, como histórico de bullying, intimidações e abusos familiares. É difícil que alguém com essa característica não tenha demonstrado sinais na escola.

É urgente que as escolas aprendam a identificar um abuso. A gente precisa começar a modificar essa percepção. Hoje, por exemplo, nós sabemos que as habilidades socioemocionais partem da base curricular nacional. Mas pouquíssimos pais sabem exigir das escolas”, diz Katia Dantas. A parceria entre família e escola não deve ficar na teoria, uma vez que as redes sociais e os jogos eletrônicos têm ocupado espaço central na vida de crianças e adolescentes.

Também por esse motivo, conforme avalia Heleno Araújo, na CNTE, é fundamental fortalecer a participação social, a gestão democrática, a participação de pais, mães, responsáveis, e grupos organizados da comunidade onde a escola está inserida. “Todos devem estar envolvidos no processo de discussão, no Conselho Escolar, de um projeto político-pedagógico para escola. A participação social e o envolvimento com as políticas da escola, o sentimento de pertencimento, tudo é importante”.

Orientações

A especialista entende que é vital que professores e outros funcionários do ambiente escolar possam receber orientações em caso de violência. “Que eles aprendam a saber o que fazer do mesmo jeito que muitas escolas têm treinamento para incêndio, evacuação, por exemplo”. Mas um treinamento com característica pedagógica sem criar medo, pânico ou alarde nas crianças.

Mais do que isso, os profissionais precisam estar treinados em como identificar situações de conflito, mudanças de comportamento que possam estar demonstrando um sofrimento dessa criança”. A resposta, segundo ela, deve ser da escola como um todo e não só de professores. “É importantíssimo que todos os profissionais da escola estejam treinados para fazer a proteção infantil e identificar essas situações”.

Na mesma linha, o presidente da CNTE defende que todos os profissionais da educação têm que ser profissionalizados e receber cursos para as suas atividades. “Porteiro tem que ter curso de infraestrutura e meio ambiente. Temos que ter uma formação inicial voltada para as concepções de educação”.

Isso inclui saber olhar para algum sinal de que há algo de errado. “Os profissionais devem ter sim formação em atendimento e primeiros socorros, atenção, perceber o olhar dos alunos”. Araújo lamenta que nem todas as escolas, por exemplo, dispõem de equipes de psicólogos e de outros profissionais de apoio. Ele acredita que a segurança começa com a possibilidade de que os profissionais estejam conectados à complexidade dos seres humanos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Especialistas apontam que segurança é mais do que criar barreiras à escola Read More »

Norma obriga redes sociais a retirar conteúdo de apologia à violência

Norma obriga redes sociais a retirar conteúdo de apologia à violência

Ministério da Justiça cria regulação de plataformas e prevê punições

Em meio ao ambiente de pânico envolvendo ameaças e casos de violência no ambiente escolar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nesta quarta-feira (12) a edição de uma nova portaria com uma série de obrigações para as plataformas de redes sociais. De acordo com o ministro Flávio Dino, a norma assinada por ele traz “medidas práticas e concretas” de regulação do serviço prestado pelo setor, com foco específico na prevenção de violência contra escolas. Nas últimas semanas, ocorreram dois atentados desse tipo e ameaças de ataques têm se propagado no país inteiro.

Pela primeira vez temos um regramento claro de como combater condutas a partir da responsabilização das empresas, que, durante anos, disseram que elas eram neutras e que, portanto, elas não eram responsáveis. E são. O que a portaria afirma é que são responsáveis politicamente, socialmente e juridicamente. Porque essas empresas são prestadoras de serviços, eles selecionam conteúdo que nós visualizamos, eles impulsionam conteúdos, eles influenciam, portanto, no conteúdo que circula na internet“, afirmou em coletiva de imprensa para anunciar a medida.

A portaria prevê, por exemplo, que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, instaure processos administrativos para apuração de responsabilidade de cada empresa em relação à eventual violação do que o ministro chamou de “dever de segurança e de cuidado” das plataformas em relação a conteúdos violentos contra comunidades escolares. É no âmbito desses processos que as plataformas deverão atender a diversas requisições da pasta prevista na norma, como, por exemplo, a obrigação de apresentar relatórios de avaliação de riscos sistêmicos sobre propagação de conteúdos ilícitos, informações sobre risco de acesso de crianças e adolescentes a conteúdos inapropriados para idade, além de conteúdos considerados ilegais, nocivos e danosos, segundo a portaria.

A Senacon também poderá requerer informações sobre risco de propagação e viralização de conteúdos e perfis que exibam extremismo violento, incentivem ataques ao ambiente escolar ou façam apologia e incitação a esses crimes ou a seus perpetradores.

O descumprimento das medidas, segundo o ministro Flávio Dino, poderá acarretar aplicação de multas que podem chegar a R$ 12 milhões ou, nos casos mais graves, até mesmo na suspensão administrativa dos serviços das redes sociais no país.

O que desejamos é a adequação desses serviços. Mas, o processo administrativo estará instaurado e, claro, se não houver o atendimento dessa normatividade ditada sobre violência contra escolas, o processo administrativo vai adiante para que haja aplicação dessas sanções, que vão desde multas até, eventualmente, a suspensão das atividades“, ressaltou Dino. Apesar de ser editada em contexto de crise, a portaria tem prazo indeterminado.

Identificação de autores

Outra determinação da portaria exige o compartilhamento, entre as plataformas de redes sociais e as autoridades policiais, de dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal da conexão com a internet que o usuário disponibilizou o conteúdo considerado violento contra escolas. Este trabalho ficará sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), também vinculada ao MJSP.

Também segundo a portaria, a Senasp poderá determinar às plataformas que impeçam a criação de novos perfis a partir dos endereços de protocolo de internet (endereço IP) em que já foram detectadas atividades ilegais, danosas e perigosas.

Ainda de acordo com a portaria, a Senasp vai instituir um banco de dados de conteúdos ilegais, contendo links, imagens, vídeos, entre outros, com o objetivo de facilitar a identificação pelos sistemas automatizados das plataformas, para que sejam rapidamente removidos.

A portaria não determine prazos específicos de remoção, mas o ministro da Justiça disse que deverá adotar como padrão o prazo máximo de duas horas, o mesmo usado pela Justiça Eleitoral, durante as eleições de 2022, para a retirada de conteúdos ilegais nas redes sociais.

Preocupação

A decisão de regular redes sociais por meio de uma portaria ministerial, e não uma lei, levantou preocupações de especialistas e entidades da sociedade civil, apesar da situação de emergência envolvendo atos e ameaças de violência nas escolas. A própria regulação ampla das redes sociais está em discussão atualmente no Congresso Nacional, e é defendida pelo atual governo, que apresentou sugestões ao Projeto de Lei 2.630/2020 ainda no mês passado.

O Estado deve sim olhar para essa questão das escolas com a urgência que ela merece, mas me parece preocupante que, em meio a esse processo de discussão regulatória no Congresso, uma única pasta do governo federal adote uma portaria que prevê medidas muito duras, como a possibilidade de sanções com bloqueio do serviço“, aponta a jornalista e pesquisadora Bia Barbosa, representante do terceiro setor no Comitê Gestor da Internet (CGI.br) e integrante do coletivo DiraCom – Direito à Comunicação e Democracia.

Para Bia Barbosa, o maior problema é a escolha do instrumento legal de regulação. “Hoje temos um governo comprometido com a democracia, mas se a gente muda de contexto, um governo autoritário poderia usar esse tipo de instrumento com sérias ameaças à democracia“, pondera. Segundo a pesquisadora, o ideal teria sido o envolvimento de outros órgãos, incluindo o próprio Poder Judiciário, a quem deveria caber ordens de remoção. “Acho que essa seria uma tarefa para a Procuradoria de Defesa do Estado Democrático de Direito, da Advocacia Geral da União, que poderia acionar a Justiça para dar ordens de remoção num curtíssimo prazo, sem ser um ato administrativo unilateral e sem prazo determinado“.

A pesquisadora defende ainda que o Brasil crie, assim como a União Europeia – citada por Flávio Dino como referência regulatória -, um órgão com atribuição legal para orientar as plataformas no âmbito da moderação de conteúdos. “Em um contexto de crise como este, um órgão regulador poderia adotar medidas excepcionais de definição moderação de conteúdo, num determinado contexto e intervalo de tempo, mas não o governo de plantão. Os padrões internacionais restringem esse tipo de atuação por parte de governantes do Poder Executivo por entender que isso causa um risco excessivo ao exercício da liberdade de expressão”, observa.

A proposta de regulação das plataformas de redes sociais apresentada pelo governo prevê a criação de uma autoridade supervisora independente, nos moldes de outras experiências internacionais.

Rondas escolares

Nesta terça-feira (11), o ministro Flávio Dino assinou um edital de chamamento público para ampliar o programa de segurança nas escolas. Ao todo, serão investidos R$ 150 milhões com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). As secretarias de segurança de estados e municípios, ou equivalentes, poderão apresentar projetos em seis diferentes áreas temáticas.

Canais

Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Norma obriga redes sociais a retirar conteúdo de apologia à violência Read More »

MPF questiona Twitter sobre postagens que incentivam violência escolar

MPF questiona Twitter sobre postagens que incentivam violência escolar

Órgão aponta falha da rede social no enfrentamento à desinformação

Mais responsabilidade das plataformas pelo conteúdo veiculado nas redes sociais. A cobrança é do Ministério Público Federal que pediu, na terça-feira (11), ao departamento jurídico do Twitter Brasil, informações sobre quais providências estão sendo adotadas para a moderar conteúdos que incentivam a violência nas escolas.

No ofício, o MPF questiona falha da rede social no enfrentamento à desinformação e na fiscalização de conteúdos que causam danos à sociedade no ambiente digital.

O documento, assinado pelo procurador adjunto regional dos Direitos do Cidadão, em São Paulo, Yuri Corrêa, solicita a relação de todos os perfis e conteúdos apontados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como propagadores de informações que estimulem a violência.

Para a presidente do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Renata Mielli, não existe justificativa aceitável para que as plataformas digitais não atuem para remover conteúdo impróprio, principalmente quando colocam em risco crianças e adolescentes. “A postura, particularmente do Twitter, de manter perfis e conteúdos dando visbilidade a agressores é completamente ilegal e não tem sintonia com a legislação nacional.

Nessa terça-feira (11.abr.2023), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, disse que espera que as empresas que operam as redes sociais tomem medidas para evitar publicações com conteúdo nazista, homofóbico e antidemocrático nas plataformas.

Procurado, o Twitter não se manifestou até o fechamento desta reportagem.

Canais

Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.

Foto: Solen Feyissa/VisualHunt

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPF questiona Twitter sobre postagens que incentivam violência escolar Read More »

Vendedor ambulante morre após ser atropelado por ônibus em Natal

Vendedor ambulante morre após ser atropelado por ônibus em Natal

No momento do acidente, ele empurrava um carrinho de lanches, que também foi destruído

O dono de um carrinho de lanches morreu nesta quarta-feira (12.abr.2023), após ser atropelado por um ônibus na marginal da BR-101, ao lado do viaduto de Ponta Negra, no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal.

A vítima, identificada como Jaques Quirino da Silva, de 50 anos, estava empurrando o carrinho de lanches com um ajudante em direção à calçada de um supermercado quando foi atingido pelo veículo. O carrinho de lanches também foi destruído.

O irmão da vítima, Aldo Quirino, afirmou que o homem fazia o percurso diariamente há mais de 10 anos e nunca tinha sofrido acidentes. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do ônibus permaneceu no local do acidente.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local orientando o trânsito. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN) também esteve no local realizando o recolhimento do corpo e a perícia do acidente.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vendedor ambulante morre após ser atropelado por ônibus em Natal Read More »

Walter solicita prorrogação da Força Nacional no RN

Walter solicita prorrogação da Força Nacional no RN

Governador em exercício considera à continuidade das operações de segurança em andamento

O governo do Rio Grande do Norte solicitou, nesta quarta-feira (12.abr.2023) ao Ministro da Justiça, Flávio Dino, a prorrogação por mais 30 dias da presença da Força Nacional no estado, devido à continuidade das operações de segurança em andamento desde que começaram os ataques de uma facção criminosa no dia 14 de março.

O pedido foi confirmado pelo governador em exercício, Walter Alves, durante a visita do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão, ao estado. O ministro também apresentou um programa chamado “Registre-se” para fornecer certidões de nascimento à população de rua, visando obter benefícios sociais e capacitação para emprego.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Walter solicita prorrogação da Força Nacional no RN Read More »

Aplicativo potiguar promove soluções em feira de construção e arquitetura da América Latina

Aplicativo potiguar promove soluções em feira de construção e arquitetura da América Latina

Evento acontece entre os dias 11 a 14 de abril, em São Paulo, e terá startup potiguar selecionada pelo Sebrae como um dos expositores no evento que pretende agregar tecnologia na área

A startup potiguar Faceponto é uma das 20 startups brasileiras selecionadas para participar da 27ª edição da FEICON, maior feira de construção civil e arquitetura da América Latina. O evento é a principal plataforma de apresentação e desenvolvimento de tendências e tecnologias destes setores, e também se configura como um momento excelente para construir conexões, impulsionar negócios e oferecer aos profissionais deste mercado oportunidades de relacionamento e acesso às principais inovações do setor.

Contando com mais de 40 construtoras de médio a grande porte no portfólio do Faceponto, a expertise na área coloca a startup em destaque num dos setores que mais carecem de tecnologia de ponta em questão de gerenciamento de pessoal.

De acordo com Raphael Torres, CMO e Expansão do Faceponto, a área de construção civil é uma das que possuem maior quantitativo de demandas trabalhistas relacionadas à jornada de trabalho.

Com a utilização de uma tecnologia de ponta como a nossa, é possível gerir a contabilização automática de horas-extras, oferecer assinatura digital, escalas próprias para a área, e todo aporte de dados que oportuniza maior segurança jurídica que evitam demandas trabalhistas inoportunas. Nesses últimos dois anos adentramos em um grande número de construtoras, como a DoisA, Agaspar, Delta Engenharia, entre outras, otimizando o controle de jornada e reduzindo essas demandas trabalhistas” – explica Raphael.

Ainda segundo Raphael, apesar do setor carecer de tecnologias na área de pessoal, nos últimos anos vem virando o jogo, investindo em inovação e melhorando a sua capacidade competitiva, por isso esse é o melhor momento para apresentar a tecnologia do Faceponto e conquistar novos clientes na engenharia civil.

Com mais de 500 expositores, o evento promete ser histórico, com uma programação diversificada de atrações com palestras, workshops, rotas e inovações,  que abordam as principais tendências, tecnologias e tudo que o profissional da indústria de construção civil e arquitetura precisa saber para se atualizar sobre o mercado.

Foto: Divulgação/FEICON

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aplicativo potiguar promove soluções em feira de construção e arquitetura da América Latina Read More »

PF ouve militares sobre 8 de janeiro, incluindo comandantes

Objetivo é esclarecer participação ou omissão em atos golpistas

A Polícia Federal (PF) começou a ouvir hoje (12.abr.2023) cerca de 80 militares do Exército sobre os episódios de invasão e vandalismo em prédios públicos ocorridos em 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Os investigadores buscam esclarecer a possível participação ou omissão desses militares antes ou durante os atos golpistas, que deixaram as sedes dos Três Poderes amplamente depredadas. 

Entre os militares já ouvidos nesta quarta-feira (12.abr) está o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que era responsável pelo Comando Militar do Planalto (CMP) no dia 8 de janeiro. Ele já foi ouvido pelos agentes da PF. No Diário Oficial da União desta quarta-feira (12), o militar foi exonerado da chefia do CMP. A medida era esperada desde 16 de fevereiro, quando havia sido anunciada pelo Exército.

Outro militar ouvido nesta quarta é o coronel Jorge Fernandes da Hora, que no dia dos ataques era o chefe do Batalhão de Guarda Presidencial, responsável pela proteção do Palácio do Planalto. 

Uma força-tarefa com aproximadamente 50 agentes foi montada pela PF para colher os depoimentos dos militares. As oitivas ocorrem na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. A ideia é ouvir a todos num único dia, técnica que visa evitar que um saiba o que foi dito por outros. 

A PF quer esclarecer, por exemplo, as declarações do coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da Polícia Militar do DF, que em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Democráticos, conduzida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, disse que membros do Exército teriam tentado impedir a prisão de manifestantes. 

Outro ponto a ser esclarecido é o fato de tanques do Exército terem sido colocados entre policiais militares e o acampamento de bolsonaristas em frente ao Quartel-General, em Brasília, na noite do 8 de janeiro. As pessoas acampadas no local, que pediam abertamente uma intervenção militar para reverter o resultado das eleições, só foram presas no dia seguinte. 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu, no mês passado, apuração preliminar para investigar a eventual responsabilidade de militares do Exército nos atos antidemocráticos. A medida foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que os militares envolvidos com atos golpistas devem ser julgados pela Justiça comum, e não pela Justiça Militar.

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

Da Agência Brasil

PF ouve militares sobre 8 de janeiro, incluindo comandantes Read More »

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo

Mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a primeira morte por gripe aviária no mundo. A mulher, de 56 anos, morava na província de Guangdong, na China, e começou a apresentar sintomas em 22 de fevereiro. No dia 3 de março, ela precisou ser hospitalizada em razão de uma pneumonia grave e morreu no dia 16 do mesmo mês. No último dia 27, o governo chinês confirmou que a paciente foi infectada pelo vírus H3N8, causador da gripe aviária.

O caso foi detectado por meio do sistema de vigilância de infecções respiratórias agudas graves. A mulher tinha comorbidades e um histórico de exposição a aves vivas antes do início dos sintomas da doença, além de contato com pássaros selvagens dentro da própria casa.

De acordo com a OMS, apenas três casos de gripe aviária foram identificados em humanos em todo o mundo – todos na China. “Uma investigação epidemiológica e o rastreamento de contatos próximos foram realizados. Não foram encontrados outros casos entre pessoas próximas ao indivíduo infectado”, destacou a entidade, por meio de nota.

“Com base nas informações disponíveis, o vírus não parece ter a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e, portanto, o risco de se espalhar entre humanos em níveis nacional, regional e internacional é considerado baixo”, avaliou a organização. “Entretanto, devido à natureza de constante evolução dos vírus influenza, a OMS enfatiza a importância da vigilância global para detectar alterações virológicas, epidemiológicas e clínicas associadas aos vírus influenza circulantes.”

Entenda

Os vírus da gripe aviária são comumente detectados em animais em todo o mundo. São alguns dos subtipos mais frequentemente encontrados em aves, causando pouco ou nenhum sinal de adoecimento em pássaros domésticos e selvagens. A chamada transmissão entre espécies do H3N8 foi reportada em diversos mamíferos, inclusive de forma endêmica entre cães e cavalos.

Brasil

No último dia 30, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou portaria que suspende, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A medida, de caráter preventivo, tem validade inicial de 90 dias e foi tomada em função do risco de ingresso e de disseminação de casos de gripe aviária no país.

Em janeiro, nota técnica da pasta já alertava para a necessidade de adoção de medidas preventivas contra a gripe aviária em razão do aumento de notificação de casos em diversos países. Na ocasião, o govrno federal determinou o aumento das atividades de vigilância sanitária nos estabelecimentos avícolas por parte de órgãos estaduais de vigilância sanitária animal.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

OMS confirma primeira morte por gripe aviária no mundo Read More »

Operação da PF combate lavagem de dinheiro do tráfico transnacional de drogas; RN teve dois presos

Valor dos bens apreendidos pode superar R$ 150 milhões

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quarta-feira (12.abr.2023), a Operação Match Point, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que se dedica à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A organização é dividida em duas grandes células, com atuação em várias cidades do país, em especial nos estados do Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante as investigações, a PF, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, prendeu em flagrante sete suspeitos e apreendeu cerca de 65 quilos de cocaína e 225 quilos de skunk.

Entre os líderes da organização criminosa, há um cidadão islandês residente no Brasil, que já havia sido investigado pela PF e pela polícia da Islândia. Para realizar a Operação Match Point, a PF contou com a cooperação internacional da Itália, por meio da Interpol, e da Islândia, em coordenação com os escritórios de ligação junto à Europol. Representantes da polícia da Islândia acompanharam a deflagração da operação com autorização judicial.

Ao todo, foram cumpridos nesta manhã 49 mandados de busca e apreensão em nove estados (13 em São Paulo, 12 no Rio de Janeiro, 10 em Santa Catarina, 6 em Minas Gerais, 3 na Bahia, 2 no Rio Grande do Norte e 1 na Paraíba, em Pernambuco e em Goiás); e 33 mandados de prisão preventiva em seis estados (11 em São Paulo, 7 em Santa Catarina, 6 no Rio de Janeiro, 5 em Minas Gerais, 3 na Bahia e 1 no Ceará). Além disso, foram sequestrados 57 bens imóveis já individualizados e com matrícula, sendo 17 em Santa Catarina, 26 em São Paulo, 11 na Bahia e 3 no Rio de Janeiro. Também foram bloqueadas contas bancárias de 43 pessoas físicas.

Os crimes investigados incluem lavagem e ocultação de bens, organização criminosa e tráfico internacional de drogas com associação ao tráfico, com penas que podem chegar a mais de 40 anos de prisão. De acordo com a PF, o valor dos bens apreendidos pode superar R$ 150 milhões. Cerca de 250 agentes participaram da ação.

Foto: Divulgação/PF

Operação da PF combate lavagem de dinheiro do tráfico transnacional de drogas; RN teve dois presos Read More »

Cardiologista potiguar morre após sofrer acidente doméstico em casa

O médico estava verificando a caixa d’água quando caiu da escada e bateu com a cabeça

Na madrugada desta quarta-feira (12.abr.2023), o cardiologista potiguar Francisco Edênio Rêgo Costa, de 52 anos, morreu após sofrer um acidente doméstico em casa. Segundo relatos, a casa do médico estava sem água e, quando foi verificar o que estava acontecendo na caixa d’água na noite de terça-feira (11.abr), ele caiu da escada e bateu a cabeça.

Os vizinhos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que socorreu o médico e o levou para o hospital. Edênio foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu por volta das 3h.

O cardiologista era membro efetivo do Conselho Regional de Medicina (CREMERN), onde ocupava o cargo de corregedor. O CREMERN emitiu uma nota de pesar comunicando o falecimento do médico e as informações sobre o velório, que acontecerá no Cemitério Morada da Paz, em Emaús, com início previsto para as 16h.

Foto: Reprodução/Facebook

Cardiologista potiguar morre após sofrer acidente doméstico em casa Read More »

MPF processa União e deputado General Girão por estímulo a atos antidemocráticos no RN

MPF processa União e deputado General Girão por estímulo a atos antidemocráticos no RN

Postagens do parlamentar e nota de comandantes das Forças Armadas à época fomentaram acampamentos em quartéis

O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação contra o deputado federal Eliéser Girão (PL) e a União por danos morais coletivos ao fomentar atos antidemocráticos em frente a quartel no Rio Grande do Norte. O MPF aponta que os então comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, integrantes da União, divulgaram nota estimulando os acampamentos, e que o deputado fez reiteradas postagens em suas redes sociais conspirando contra o Estado Democrático de Direito.

A União, o estado do Rio Grande do Norte e o município de Natal também foram processados por omissão na proteção à democracia ao permitirem a manutenção dos acampamentos. Na ação, o MPF argumenta que as condutas foram fundamentais aos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília em 8 de janeiro deste ano, e pede que o deputado e os três entes públicos sejam condenados ao pagamento de indenizações que, somadas, chegam a R$ 5 milhões.

Redes sociais

Segundo o MPF, General Girão, nome pelo qual é conhecido o deputado, usou ativamente suas redes sociais, em claro abuso da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar, para encorajar condutas que atentavam contra a ordem democrática, inclusive a continuidade do acampamento existente à época em frente ao 16° Batalhão de Infantaria Motorizada em Natal.

Em postagem feita um mês antes da invasão dos prédios do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, o réu já instigava a violência contra as instituições, especialmente o Congresso”, ressalta o MPF ao afirmar que Girão, na qualidade de deputado federal e general da reserva do Exército, foi importante articulador e motivador dos atos criminosos. “A vontade do réu em ver a concretização de um golpe de Estado, como se sabe, quase se consumou pouco mais de um mês de tal postagem, havendo nexo de causalidade entre conduta e dano”.

Forças Armadas

De acordo com a ação, os comandantes das Forças Armadas à época, em nota, defenderam que a liberdade de expressão e reunião podem ser utilizadas inclusive para estimular a prática de crimes. “A emissão da nota demonstra politização inconstitucional das Forças Armadas e estimulou a manutenção dos atos antidemocráticos e golpistas em frente aos quartéis a partir do desenvolvimento da narrativa de que as eleições foram fraudadas, fomentando a busca pela quebra da ordem democrática”, sustentam os procuradores da República Victor Manoel Mariz, Emanuel De Melo Ferreira e Fernando Rocha de Andrade.

As pessoas reunidas nesses acampamentos defenderam o fechamento do Supremo Tribunal Federal e a necessidade de uma intervenção federal, feita por militares, para ter-se um verdadeiro golpe de Estado”, destacam os procuradores da República. “Tratou-se de reunião realizada por associação antidemocrática, não protegida pela liberdade de expressão e reunião, incitando animosidade entre Forças Armadas e Poderes constituídos”.

Para o MPF, que requereu liminar para que Twitter, Facebook e Instagram retirem do ar as postagens do General Girão, manifestações de ódio à democracia não estão protegidas pela liberdade de expressão, já que infligem risco de dano real e iminente às instituições democráticas, sobretudo no contexto das eleições. “É contra tal manobra autoritária que o Ministério Público Federal, na sua vocação constitucional em prol do regime democrático, se insurge na presente ação”.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Com informações do MPF RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPF processa União e deputado General Girão por estímulo a atos antidemocráticos no RN Read More »

Sesap alerta sobre estoque crítico de soro antirrábico

Sesap alerta sobre estoque crítico de soro antirrábico

Fornecidos pelo Ministério da Saúde, os imunobiológicos para a profilaxia da raiva humana enfrentam instabilidade de abastecimento

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) fez um alerta a população, nesta quarta-feira (12.abr.2023) sobre a falta de soro antirrábico (SAR) e Imunoglobulina Antirrábica Humana (IGHAR) nos hospitais regionais de Mossoró e Pau dos Ferros. Esses imunobiológicos são usados para a profilaxia da raiva humana, realizada em cinco unidades de referência no Rio Grande do Norte.

Os insumos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e a instabilidade de abastecimento ocorre desde 2014. Segundo o Ministério, esse cenário se deve à necessidade de adequação pelos laboratórios produtores, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Instituto Vital Brasil (IVB), para cumprir as normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dessa forma, atualmente apenas a Fundação Butantan (FB) está fornecendo os imunobiológicos e sua capacidade produtiva máxima não atende a toda demanda do país. Agravando o quadro, em novembro de 2022, houve uma intercorrência na produção do SAR na Fundação Butantan, resultando na interrupção do processo produtivo.

Até o último dia 10, o estoque na rede de frio estadual é de 10 ampolas de SAR e 30 de IGHAR, quantitativo capaz de abastecer o RN no máximo por uma semana e que ficará concentrado no Hospital Giselda Trigueiro. A Sesap já fez um pedido emergencial ao Ministério da Saúde, mas não há previsão para liberação. Desde o fim de 2022, a Secretaria tem emitido documentos e realizado reuniões com as unidades de referência e profissionais de saúde, para alertar sobre a situação e estimular o uso racional do produto, seguindo as normas de profilaxia da raiva humana.

A raiva e sua prevenção

A raiva é uma doença grave, 100% letal, caso não seja prevenida. É transmitida por mamíferos através da mordedura, arranhadura e até mesmo lambedura. Em geral, o soro antirrábico é utilizado em conjunto com a vacina quando uma pessoa é mordida ou ferida de forma grave por um animal suspeito e há maior risco de adquirir a doença, como nos casos envolvendo animais silvestres. Nesses casos o SAR ou a IGHAR deve ser infiltrado no local da lesão para uma maior efetividade e uso racional. Para os casos leves, apenas a observação do animal ou a aplicação da vacina é suficiente para prevenir a doença.

Desde o início do ano até 10 de abril, já foram diagnosticados pelo Lacen 14 animais positivos para raiva, sendo 10 morcegos, 2 bovinos, 1 cavalo e 1 jumento. Em 2022 foram registrados um total de 64 animais positivos: 52 morcegos, 7 raposas, 1 felino, 3 equinos e 1 bovino.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até 03 de abril deste ano, já foram registrados no RN 2.441 atendimentos antirrábicos. Em 2022 foram 11.246 agressões, das quais 94,4% foram decorrentes de cães e gatos e 2,2% relacionadas a animais silvestres, como morcegos, raposas e saguis. Quanto ao uso do soro, as agressões por cães e gatos consumiram 85% do quantitativo total utilizado, enquanto os animais silvestres, 9%.

Dessa forma, a Sesap alerta a população sobre as medidas preventivas, de modo a evitar acidentes com animais potencialmente transmissores da raiva, especialmente animais silvestres, como morcegos, raposas e saguis, ou cães e gatos desconhecidos ou de rua.

Para evitar acidentes, recomenda-se:

• Não tocar em animais silvestres, desconhecidos, estranhos, feridos ou doentes;
• Não perturbar animais quando estiverem comendo, bebendo ou dormindo;
• Não separar animais que estejam brigando;
• Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair;
• Não entrar em grutas ou furnas e tocar em qualquer tipo de morcego (vivo ou morto);
• Não criar animais silvestres ou tirá-los de seu “habitat” natural.
• Manusear com cuidado animais de grande porte, como bovinos e equinos, evitando colocar a mão na boca ou tocar na saliva do animal.

Para prevenir a raiva, deve-se:

• Vacinar anualmente contra a raiva os animais domésticos (cães, gatos, bovinos, equinos, suínos, entre outros);
• Procurar sempre o Serviço de Saúde no caso de agressão por animais;
• Manter seu animal em observação se ele agredir alguém.

Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesap alerta sobre estoque crítico de soro antirrábico Read More »

Mossoró: famílias deixam casas e se alojam em abrigo da prefeitura por causa de cheia do rio

A Defesa Civil e caminhões foram utilizados para retirar móveis e eletrodomésticos

Famílias deixam suas casas e procuram abrigo na escola de artes da cidade de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, devido à cheia do Rio Mossoró. Pelo menos cinco famílias foram afetadas e precisaram deixar suas residências. Algumas pessoas ainda resistem em sair, com medo de que a água do rio leve seus pertences embora.

O nível do rio vem aumentando nas últimas semanas devido às chuvas intensas na região. A água já invadiu ruas próximas a uma barragem no centro da cidade. Na tarde desta terça-feira (11.abr.2023), alguns moradores da rua Flávio de Oliveira, no bairro Alto da Conceição, também precisaram deixar suas casas.

As cinco famílias afetadas estão alojadas na Escola de Artes, onde recebem assistência de assistentes sociais e alimentação. Elas precisaram levar seus pertences pessoais, móveis e eletrodomésticos para o abrigo.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o trabalho de retirada dos moradores ribeirinhos começou antes mesmo de a água atingir algumas casas. A Defesa Civil e caminhões foram utilizados para retirar móveis e eletrodomésticos.

Foto: Pedro Hugo/Inter TV Costa Branca

Mossoró: famílias deixam casas e se alojam em abrigo da prefeitura por causa de cheia do rio Read More »

PRF prende homem com drogas em ônibus que ia de Natal para Jaçanã

PRF prende homem com drogas em ônibus que ia de Natal para Jaçanã

O passageiro transportava substância análoga a maconha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um passageiro de ônibus por tráfico de entorpecentes, nesta terça-feira (11.abr.2023), no Km 295 da BR-304, no município de Macaíba, na região Metropolitana de Natal. O passageiro foi abordado em um ônibus que fazia a linha Natal/Jaçanã.

Com o homem, foram encontrados 71 gramas de substância análoga a maconha embalada em papel filme. O homem de 25 anos informou que havia comprado 75g de maconha no valor de 500 reais, em Natal e estava levando a droga para a sua cidade.

O passageiro e a droga foram encaminhados para a unidade Central de Flagrantes da Polícia Civil em Natal.

Foto: Ilustração/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF prende homem com drogas em ônibus que ia de Natal para Jaçanã Read More »

Governo sanciona lei que aumenta salários dos servidores da Assembleia Legislativa do RN

Texto foi sancionado pelo governador em exercício Walter Alves

Nesta quarta-feira (12.abr.2023), o governo do Rio Grande do Norte sancionou uma lei que aumenta em 5,60% os salários dos servidores da Assembleia Legislativa. A proposta da lei foi apresentada pela mesa diretora do Legislativo, como uma forma de recompor a inflação no período de março de 2022 a fevereiro de 2023.

Segundo o texto assinado pelo governador em exercício, Walter Alves (MDB), o aumento será aplicado sobre a remuneração de servidores efetivos, estáveis, estabilizados e em comissão na Assembleia. A lei estabelece que a “recomposição” será implantada pelo Poder Legislativo, com efeitos financeiros retroativos a 1º de março de 2023. A lei entra em vigor a partir da sanção.

O aumento salarial no Legislativo acontece em meio a uma busca por aumentos salariais por parte dos servidores do Executivo estadual. 

Foto: Divulgação/ALRN

Governo sanciona lei que aumenta salários dos servidores da Assembleia Legislativa do RN Read More »

Greve dos professores do RN é encerrada

Greve dos professores do RN é encerrada

Os professores retomarão o trabalho nas salas de aula amanhã (13)

A greve dos professores da rede pública estadual de Educação no Rio Grande do Norte foi encerrada nesta quarta-feira (12.abr.2023) após acordo entre a categoria e o Governo do Estado.

A proposta aceita pelos sindicalistas inclui um reajuste salarial de 14,95% para aqueles que ganham abaixo do piso a partir de maio, e um reajuste parcelado de 7,21% em abril, 3,61% em agosto e 3,49% em dezembro para os que ganham acima do piso.

A proposta também prevê o pagamento dos retroativos em 14 parcelas, invadindo o ano de 2024. A decisão de encerrar a greve não foi unânime, com 272 votos favoráveis ao fim da greve em uma assembleia com aproximadamente 450 votantes.

Os professores retomarão o trabalho nas salas de aula amanhã (13.abr).

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Greve dos professores do RN é encerrada Read More »

Governo Federal vai acabar com isenção de imposto para compras internacionais até US$ 50

Governo Federal vai acabar com isenção de imposto para compras internacionais até US$ 50

Isenção estaria sendo utilizada de forma ilegal por plataformas estrangeiras

A Receita Federal vai acabar com a isenção de imposto em compras internacionais entre pessoas físicas até US$ 50, alegando combate ao “contrabando digital”. Segundo a Receita, a isenção estaria sendo utilizada de forma ilegal por plataformas estrangeiras, que estariam enviando as encomendas como se fossem de pessoas físicas, para driblar a tributação.

A medida não significa a criação de um novo tributo, mas sim uma tentativa de combater a sonegação de impostos no comércio eletrônico, uma vez que as compras por meio dessas plataformas já estão sujeitas ao imposto de importação por lei. “Nunca houve isenção de US$ 50 para comércio eletrônico. Esse benefício é apenas para envio de pessoa física para pessoa física, mas vem sendo amplamente utilizado fraudulentamente, para vendas realizadas por empresas estrangeiras”, afirmou a Receita.

Com a alteração, segundo a Receita, não haverá mais distinção de tratamento nas remessas por pessoas jurídicas e físicas. Segundo o órgão, as remessas entre pessoas físicas hoje são “absolutamente inexpressivas”. “Essa distinção só está servindo para fraudes generalizadas nas remessas”, diz a nota.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Federal vai acabar com isenção de imposto para compras internacionais até US$ 50 Read More »

Assaí leva taça da Copa do Nordeste para visitação ao público em Parnamirim no próximo domingo (16)

Assaí leva taça da Copa do Nordeste para visitação ao público em Parnamirim no próximo domingo (16)

A ação acontece na unidade da Av. Maria Lacerda Montenegro, das 10h às 16h

A loja do Assaí Atacadista, localizada na Avenida Maria Lacerda Montenegro, nº 900, recebe, neste domingo (16.abr.2023), o troféu da Copa do Nordeste 2023 para uma visitação aberta ao público, das 10h às 16h. Atacadista oficial do principal campeonato da região pelo terceiro ano consecutivo, o Assaí traz a “orelhuda” e o mascote Zeca Brito para perto dos(as) torcedores(as) potiguares em um evento gratuito e que acontecerá no interior da unidade.

Junto com a exposição do troféu, estão previstas diversas atividades. Dentro da loja os(as) torcedores(as) poderão conhecer e ter acesso a um espaço “instagramável” com painel oficial do torneio para se divertirem e fazerem fotos e stories para as redes sociais. Ainda, brincadeiras como o tradicional desafio de Chute ao Gol, estarão disponíveis para quem quiser mostrar que é bom de bola. Todos(as) os(as) que participarem das atividades podem concorrer a brindes especiais, como copos exclusivos, sacolas retornáveis e vales-compra no valor de R$ 50.

Serviço | Visita da Taça – Copa do Nordeste 2023
Local: Avenida Maria Lacerda Montenegro, nº 900
Data: 16 de abril – domingo
Horário: das 10h às 16h
Como participar: Evento gratuito e aberto ao público

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de Cash & Carry (ou atacarejo), que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral, seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Com faturamento de aproximadamente R$ 60 bilhões em 2022, é a 2ª maior empresa de varejo do país e uma das 10 melhores empresas brasileiras para se trabalhar do seu segmento (categoria “Super Grandes”, de acordo com o GPTW 2022). Está presente nas cinco regiões do País com mais de 260 lojas distribuídas em 23 estados (além do Distrito Federal), e possui mais de 76 mil colaboradores(as). Desde 2021 tem suas ações negociadas tanto na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) – sob o ticker ASAI3 – quanto na Bolsa de Nova York (NYSE), sendo a única do seu segmento listada em ambas. Em 2022, a Companhia foi considerada Top of Mind na categoria “Atacado” em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha; e eleita a melhor empresa do ramo de “Comércio Varejista” do Valor 1000. O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, sendo a 1ª no varejo alimentar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assaí leva taça da Copa do Nordeste para visitação ao público em Parnamirim no próximo domingo (16) Read More »

Solar Bela Vista Cultura anima o fim de semana com samba de qualidade e caça aos ovos de Páscoa

Solar Bela Vista Cultura anima o fim de semana com samba de qualidade e caça aos ovos de Páscoa

Os eventos são gratuitos, mas é preciso fazer a retirada de ingressos antecipados pela internet

A programação do Solar Bela Vista Cultura está de volta e, no próximo sábado, dia 15 de abril, tem Samba no Solar com seis horas de música. Mesa Doze e Sambaduzé animam a festa que começa às 16h. No domingo, 16 de abril, é a vez da criançada com o evento Toca do Coelho, com atividades recreativas e caça aos ovos de chocolate. O Solar Bela Vista Cultura é um projeto do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN), entidade do Sistema FIERN.

Na primeira edição do Samba do Solar, Mesa Doze promete não deixar ninguém parado com um repertório vasto entre samba, pagode e atualidades. Muito conhecida por fazer a festa no Beco da Lama, a banda Sambaduzé também não fica para trás no quesito animação.

Já a programação do domingo tem início às 16h com uma divertida Caça aos Ovos de Páscoa voltada para as crianças. A recreação fica por conta do Tio Xulé e a Turma X.

Reserva de ingressos

Toda a programação do Solar Bela Vista Cultura é gratuita, mas é preciso fazer reserva online antecipada dos ingressos através do sympla.com.br/solarbelavista. As reservas para a Toca do Coelho serão disponibilizadas a partir desta segunda-feira, 10, às 12h. O Samba no Solar tem distribuição de ingressos a partir do dia 11, também às 12h.

No dia do evento, cada pessoa pode contribuir com 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade.

70 ANOS FIERN

A programação cultural faz parte dos eventos de celebração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), promovidos pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN). A coordenação e execução da atividade tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

SERVIÇO
Samba no Solar
15 de abril (sábado), 16h
Mesa Doze e Sambaduzé

Toca do Coelho
16 de abril (domingo), 16h
Caça aos ovos de Páscoa e Atividades recreativas

Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta
Reserva gratuita dos ingressos através do sympla.com.br/solarbelavista

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Solar Bela Vista Cultura anima o fim de semana com samba de qualidade e caça aos ovos de Páscoa Read More »

Coletivo CIDA celebra estreia de novo espetáculo com avaliação positiva

Coletivo CIDA celebra estreia de novo espetáculo com avaliação positiva

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019

Após oito apresentações no Teatro Alberto Maranhão de forma gratuita com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição, o Coletivo CIDA (RN) celebra o encerramento da temporada de estreia do novo espetáculo Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão com avaliação positiva.

Insanos e Beija-flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto traz no elenco nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araújo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

“‘Intensidade’ é a palavra que define essa temporada de estreia de Insanos e Beija-flores a Dois Metros do Chão. Aliás, essa intensidade vem desde do primeiro dia que nos reunimos para começar o processo de montagem e criação da obra, e foi nessa temporada de estreia que ela se intensificou e tomou conta dos nossos corpos e mentes de uma forma absurda”, comenta o intérprete Marconi Araújo.

A intensidade de fazer uma temporada com duas sessões diárias, nos levou a uma viagem profunda nas histórias dos indivíduos que cada um de nós personificava, e a cada sessão vivida no palco, nos levava a um lugar que beirava a exaustão física e mental, porém, sempre na sessão seguinte estávamos renovados graças a troca imensa com a plateia. As devolutivas que fomos recebendo nas redes sociais e principalmente nos olhos de cada pessoa ao final de cada espetáculo, nos motivaram a fazer uma entrega ainda maior em cada apresentação. Terminamos a temporada com o sentimento de dever cumprido e inspirados para a próxima temporada”, completa Marconi.

Para a intérprete Rozeane Oliveira, a temporada de estreia desse novo espetáculo foi impactante. “Essa temporada foi incrível!!! Estar ao lado de artistas tão grandiosos e poder partilhar o palco com eles é de uma imensidão inexplicável. Dançar no TAM para tantas pessoas foi outra experiência ainda mais maravilhosa. Apresentamos esse novo trabalho para instituições de ensino pela manhã e ver os alunos atentos com os olhos curiosos foi muito impactante, pois sei a diferença que ações como esta causam no imaginário delas, até mesmo porque provavelmente deve ter sido o primeiro contato com o teatro em si. As apresentações da noite para o público geral foram igualmente maravilhosas, ainda mais porque vimos o teatro cheio em pleno feriadão”, declara Rozeane Oliveira.

Trilogia

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019. A primeira obra intitulada Corpos Turvos é um grito de socorro para que corpos pretos, pobres, periféricos, soropositivos, corpos pertencentes da ampla comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência deixem de ser números.

Na segunda parte nomeada Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é Meu Nome, o CIDA continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial.

O ato final é livremente inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, mais conhecido como Bispo do Rosário, o espetáculo conta as perspectivas desses seis diferentes indivíduos que convivem num porão e há anos reinventam todas as coisas da Terra. Cada um deles, uma história.

Nascido em Japaratuba, no estado de Sergipe, em 1909, Bispo do Rosário carregava todos os estigmas de marginalização social, ainda vigentes em nossa sociedade. Homem negro, pobre, louco para uns, viveu asilado em um manicômio por 50 anos. Sua obra propunha a ressignificação do universo para ser apresentado no dia do juízo final, e não era visto por ele como arte, era missão.

As três obras complementam-se, mas podem ser vistas, ouvidas e sentidas de modo independente ou em qualquer ordem.

Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro

Esta obra é uma iniciativa do Coletivo CIDA contemplada pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022 que conta com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Criado com o objetivo de fomentar a criação artística de montagens inéditas no campo do teatro, o prêmio tem investimento de um milhão quatrocentos e trinta mil reais. Foram selecionados 10 projetos, entre eles o novo trabalho do Coletivo CIDA com nota máxima na Região Nordeste.

Aceitação do público

Ao longo da temporada, mais de 1.200 pessoas assistiram ao novo trabalho do grupo artístico radicado em Natal. A obra tem recebido muitos feedbacks positivos.

De acordo com o mestre em Artes Cênicas Alleff Emanuell, a obra provocou muitas reflexões. “Nessa dança-tragédia não são somente os insanos e os beija-flores que ficam a dois metros do chão. Como espectador fiquei flutuando entre as muitas reflexões que permeiam entre existências, corpos dissidentes e loucura. São muitas coisas a dizer sobre esse trabalho que provavelmente não há verbo inventado que consiga mensurar a experiência estético-sensorial que é vivenciada”, relata Alleff.

A produtora cultural Carla Alves destacou que esse é um trabalho que merece ser visto. “Recomendo a todas as pessoas que assistam! Pelo talento dos integrantes do coletivo CIDA, pela beleza estética do espetáculo e pela experiência de assistir a um espetáculo com total acessibilidade. A voz de Nara Kelly envolve o público no ritmo da narrativa, proporcionando a visão do palco em palavras, e a tradução de Brígida Paiva é sutil, precisa e poética em movimentos que transbordam emoção. Sem exagero algum, é uma experiência única! Aplausos de pé ao coletivo CIDA”, aponta Carla Alves.

Para quem não conseguiu assistir a estreia de Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão, o CIDA informa que em breve serão divulgadas novas datas de apresentação.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Coletivo CIDA celebra estreia de novo espetáculo com avaliação positiva Read More »

Governo do RN atrasa pagamento a empresas que fornecem tornozeleiras eletrônicas

Governo do RN atrasa pagamento a empresas que fornecem tornozeleiras eletrônicas

Juiz de Execuções Penais alertou que a situação pode gerar problemas futuros

O governo do Rio Grande do Norte está com uma dívida de R$ 4,2 milhões com as empresas fornecedoras de tornozeleiras eletrônicas, resultando em atraso nos pagamentos há aproximadamente quatro meses. Isso tem causado problemas no cumprimento da progressão de regime para os presos que têm direito, uma vez que a lei determina que mesmo sem tornozeleiras disponíveis, o benefício deve ser concedido. O juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, alertou que a situação pode gerar problemas futuros, uma vez que a polícia penal é obrigada a liberar os presos por falta de equipamentos, o que pode impactar o monitoramento adequado dos detentos.

Apesar de reconhecer a dívida, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) negou que houve corte de sinal nas tornozeleiras eletrônicas e assegurou que os serviços de monitoramento não terão descontinuidade. O Rio Grande do Norte possui cerca de 3 mil presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas, e a falta de equipamentos tem prejudicado o cumprimento das regras de progressão de regime e o acompanhamento do cumprimento de pena pelos presos. O juiz Baltazar destacou que a situação afeta não apenas o Poder Judiciário, mas também a sociedade como um todo, uma vez que o monitoramento eletrônico é fundamental para garantir a conformidade com as regras estabelecidas para os presos em regime semiaberto.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN atrasa pagamento a empresas que fornecem tornozeleiras eletrônicas Read More »

Lagartixa anuncia novo rompimento com Sargento Gonçalves

Lagartixa anuncia novo rompimento com Sargento Gonçalves

Este é o segundo rompimento entre Wendel Lagartixa e Sargento Gonçalves em dois meses

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez, conhecido como Wendel Lagartixa, anunciou seu segundo rompimento político com o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) por meio das redes sociais. Lagartixa, que foi eleito deputado estadual, mas é considerado inelegível até 2029 pelo Tribunal Superior Eleitoral, afirmou que não tem mais contato com Gonçalves, que não dá retorno às demandas da população e o chamou de “covarde e desmoralizado”. Lagartixa pediu desculpas à população por ter pedido votos para Gonçalves e declarou que vai continuar cobrando e buscando ajuda de outros políticos, caso tenham interesse.

Este é o segundo rompimento entre Wendel Lagartixa e Sargento Gonçalves em dois meses. O primeiro ocorreu em fevereiro deste ano, quando Lagartixa acusou o parlamentar de mau-caratismo político e cobrou explicações sobre o funcionamento do gabinete, como revelado em conversas de áudio vazadas. Lagartixa anunciou o rompimento através das redes sociais e pediu desculpas à população por ter apoiado Gonçalves, destacando que não tem amizade ou intimidade com o deputado e que continuará cobrando e buscando ajuda de outros políticos.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lagartixa anuncia novo rompimento com Sargento Gonçalves Read More »

Homem é preso no interior do RN suspeito de planejar ataques a escolas

Homem é preso no interior do RN suspeito de planejar ataques a escolas

O suspeito foi identificado após postar vídeos em redes sociais com ameaças e portando armas brancas

Um homem foi preso pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte na cidade de Luís Gomes nesta terça-feira (11.abr.2023), suspeito de planejar ataques a escolas no município de Joca Claudino, na Paraíba. O suspeito foi identificado após postar vídeos em redes sociais com ameaças e portando armas brancas.

Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil local e as investigações ficarão sob responsabilidade da Polícia Civil da Paraíba, que enviou agentes para acompanhar a condução do suspeito de volta ao estado de origem.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso no interior do RN suspeito de planejar ataques a escolas Read More »

Sessão com Dino é marcada por tumulto

Sessão com Dino é marcada por tumulto

Ministro compareceu à comissão para esclarecer mudanças na política de controle de armas do governo

A sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi encerrada prematuramente após tumulto nesta terça-feira (11.abr.2023). Deputados governistas e de oposição se envolveram em discussões, mas o destaque foi para as interrupções promovidas por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio Dino compareceu à comissão para esclarecer mudanças na política de controle de armas do governo e também falar sobre ações de seu ministério após ataques recentes. O ministro se queixou do episódio no Twitter, chamando-o de desrespeito ao povo brasileiro e ao Poder Legislativo.

Flávio Dino foi chamado à comissão para esclarecer mudanças na política de controle de armas do governo, ações de seu ministério após ataques e também a visita que fez ao Complexo da Maré. Durante a sessão, ocorreram várias interrupções por parte de deputados aliados de Bolsonaro, o que levou o presidente da comissão a encerrar o debate e marcar nova data. O ministro se queixou do episódio no Twitter, classificando as atitudes dos deputados como ameaçadoras, ofensivas e agressivas.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sessão com Dino é marcada por tumulto Read More »

Idoso é preso por estupro em Brejinho

Idoso é preso por estupro em Brejinho

Investigações apontam que o estupro ocorria há dois anos

Um homem de 72 anos foi preso em Brejinho, na região Agreste do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (11.abr.2023), acusado de estuprar filha de 14 anos e enteada de 25.

Ele foi preso preventivamente pela Polícia Civil após investigações apontarem que o estupro ocorria há dois anos. O suspeito se entregou à polícia durante a ação policial, estando proibido de se aproximar das vítimas por medida protetiva.

O homem já havia sido preso em março deste ano, em flagrante, por posse ilegal de arma, mas foi solto na audiência de custódia.

A Polícia Civil ressalta que qualquer denúncia de crimes contra crianças e adolescentes pode ser comunicada pelos meios oficiais: delegaciavirtual.sinesp.gov.br ou Disque Denúncia 181, de forma anônima.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Idoso é preso por estupro em Brejinho Read More »

STF inicia julgamento de envolvidos em atos golpistas

STF inicia julgamento de envolvidos em atos golpistas

Denunciados respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado

O STF começará a julgar, na próxima semana, 100 pessoas denunciadas por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento será realizado de forma virtual, entre 18 e 24 de abril, com os ministros depositando os votos eletronicamente.

Os denunciados respondem por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Dos 1,4 mil presos no dia dos ataques, 294 continuam detidos, segundo levantamento do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos.

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STF inicia julgamento de envolvidos em atos golpistas Read More »

STJ mantém prisão de policiais acusados da morte de Genivaldo Santos

STJ mantém prisão de policiais acusados da morte de Genivaldo Santos

A decisão foi tomada pela Sexta Turma do tribunal, que considerou que os policiais agiram com força desproporcional

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve, nesta terça-feira (11.abr.2023) a prisão de dois policiais rodoviários federais acusados de causar a morte de Genivaldo de Jesus Santos por asfixiamento dentro de uma viatura da corporação em maio de 2022.

A decisão foi tomada pela Sexta Turma do tribunal, que considerou que os policiais agiram com força desproporcional e contrariamente às normas internas, levando em conta que a vítima tinha problemas mentais e não ofereceu resistência à abordagem.

Em janeiro, a Justiça de Sergipe determinou que os agentes sejam submetidos a júri popular pelos crimes de tortura e homicídio triplamente qualificado. O Ministério Público Federal (MPF) deu parecer favorável para que a União seja condenada a pagar R$ 128 milhões em danos morais coletivos pela morte de Genivaldo, porém a questão ainda será analisada pela Justiça.

Imagens divulgadas na internet mostram a ação policial em que a vítima ficou presa dentro de uma viatura esfumaçada, debatendo-se com as pernas para fora enquanto um policial rodoviário segurava a tampa do porta-malas, impedindo Genivaldo de sair ou respirar.

O homem teria sido abordado pelos agentes por estar trafegando de moto sem capacete. A prisão preventiva dos policiais foi mantida pelo STJ devido à força desproporcional utilizada e à violação das normas internas, além da condição de saúde mental da vítima e a falta de resistência durante a abordagem.

Foto: Ilustração/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STJ mantém prisão de policiais acusados da morte de Genivaldo Santos Read More »

Nova direção da JFRN é empossada

Nova direção da JFRN é empossada

O evento de posse aconteceu no auditório da JFRN, em Natal

O Juiz Federal Hallison Rêgo Bezerra assumiu hoje, terça-feira (11.abr.2023), como novo diretor da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. O vice-diretor é o magistrado José Carlos Dantas Teixeira de Souza. Eles assumem os cargos anteriormente ocupados pelos Juízes Federais Carlos Wagner Dias Ferreira e Fábio Luiz de Oliveira Bezerra, respectivamente.

O evento de posse aconteceu no auditório da JFRN, em Natal, e contou com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de magistrados e servidores do Judiciário Federal potiguar.

E o que é ser Diretor do Foro para mim? Ser diretor é proporcionar uma experiência de trabalho agradável para todos e todas que aqui vêm laborar, presencialmente ou à distância. Ser diretor é me empenhar ao máximo para que o colega saia da sua casa e se sinta indo para um outro lar”, destacou o novo Diretor.

O Juiz Federal Carlos Wagner Dias Ferreira, que atuou à frente da gestão no período de 2019 a 2023, agradeceu a toda equipe, ressaltou os desafios que enfrentou, sobretudo no período da pandemia, e destacou: “tenho certeza como fiz uma gestão de transição, envolvendo todos as dificuldades e desafios impostos pela pandemia”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nova direção da JFRN é empossada Read More »

Victor Camejo se apresenta sábado no Natal Comedy Club

Victor Camejo se apresenta sábado no Natal Comedy Club

Ele escreveu inúmeras edições de talk shows nacionais, além do programa A Culpa é do Cabral, por 4 temporadas

Um dos grandes nomes no stand up nacional, Victor Camejo se apresenta em Natal neste sábado, 15, no Natal Comedy Club. Ele é uma das atrações da programação que tem início hoje (12.abr.2023) com o projeto “Komédia com Ka”, uma noite de comédia com karaokê. A entrada é gratuita.

Victor Camejo é comediante stand up e roteirista há 11 anos. Sua performance como comediante stand up faz dele presença constante nas melhores casas de comédia do país. Escreveu inúmeras edições de talk shows nacionais, além do programa A Culpa é do Cabral, por 4 temporadas. Atualmente apresenta o quadro Jornal de Casa em seu canal no youtube.

Na capital potiguar, Victor apresenta seu show “Novo Solo”, no sábado (15), em duas sessões, às 20h e 22h. A abertura da casa é às 18h. Já na quinta, dia 13, será dia de “Batateste” em que vários humoristas divertirão o público em uma noite de testes de piadas com rodízio de batata frita. A entrada também é grátis com retirada antecipada no site da Outgo.

Na sexta, dia 14, o humorista Amaro Neto apresenta às 20h o show “Quase”. Pra fechar a programação, domingo (16) é dia de “Os Comédia Convidam Victor Ricardo”. No palco, Lázaro Otávio, Vini Medeiros, Deeh Sales e Victor Ricardo. O Natal Comedy Club está localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 3510, em Candelária.

Mais informações: (84) 99146-0743 e no perfil oficial do instagram @natalcomedyclub.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Victor Camejo se apresenta sábado no Natal Comedy Club Read More »

Farejar é hábito saudável para os cães e exige cuidados durante o passeio

Farejar é hábito saudável para os cães e exige cuidados durante o passeio

Segundo especialista, o olfato canino é extremamente potente e é o sentido que o animal utiliza para reunir informações sobre o ambiente ao seu redor

A cena de um cão farejando é bastante comum e inerente ao animal. Todo mundo já deve ter visto no cinema ou na TV um cachorro farejando em busca de algo, e essa representação ajudou a criar uma imagem de que esse hábito está relacionado com habilidades investigativas do animal. Essa afirmação não está totalmente errada.

De acordo com a tutora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), Caroline Maia, um terço do cérebro do cão é voltado ao olfato, por isso eles são capazes de detectar odores em concentrações cem milhões de vezes menores que os humanos.

Os cães possuem uma especial aptidão para detecção de odores. Essa aptidão difere inclusive de sua respiração normal, que se interrompe na presença de um odor, direcionando-a para uma cavidade óssea específica no compartimento nasal”, explica a tutora, que também é médica veterinária.

O processamento do odor estabelece conexão com o sistema límbico, associado à experiência e expressão das emoções e comportamento social, assim como ao hipocampo, que se relaciona com o armazenamento da memória dos cães.

Sendo assim, as memórias relacionadas aos odores, vem demonstrando ao longo dos estudos como mais intensas, quando comparadas com aquelas que tiveram sua percepção e ativação por outros sentidos, como visão, tato ou paladar”, destaca Caroline.

Os cães além de apresentarem uma zona olfatória no cérebro mais desenvolvida, possuem uma superfície epitelial na cavidade nasal 40 vezes maior, que contêm mais células olfatórias. “Um cão da raça Pastor Alemão, por exemplo, possui 220 milhões de células com receptores olfatórios, enquanto os humanos possuem cinco milhões”, exemplifica a especialista.

A capacidade olfativa dos cães também é afetada por fatores como o temperamento, a motivação, o estado físico e emocional, a idade, a experiência, a relação com seu condutor, além de fatores externos, como a temperatura e umidade do ar.

Atenção redobrada

Apesar de fazer parte da natureza do animal, o hábito de farejar, especialmente quando associado a passeios com o cachorro, deve vir acompanhado de alguns cuidados. “Nessas oportunidades, o pet pode acabar inalando ou ingerindo algum inseto, fezes de outros animais, entre outros elementos nocivos para a sua saúde“, alerta.

Se possível, ao longo do passeio com o cachorro, escolha um momento específico e um lugar seguro para soltá-lo da coleira e deixá-lo explorar o ambiente com tranquilidade e segurança“, recomenda a veterinária Carolina.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Farejar é hábito saudável para os cães e exige cuidados durante o passeio Read More »

Homens são presos por maus-tratos a cavalos arrastados em açude

Homens são presos por maus-tratos a cavalos arrastados em açude

Eles tentaram atravessar um açude com dois cavalos, que foram arrastados pela correnteza

Dois homens, de 25 e 33 anos, foram presos em flagrante no município de Caraúbas, na região Oeste do Rio Grande do Norte, no último domingo (9.abr.2023), por maus-tratos aos animais. Eles tentaram atravessar um açude com dois cavalos, que foram arrastados pela correnteza.

Os animais foram resgatados e estão em bom estado de saúde. O caso gerou repercussão nas redes sociais e organizações de proteção animal exigiram uma resposta das autoridades. Os suspeitos foram detidos, mas liberados posteriormente, aguardando julgamento.

A cena foi registrada em vídeos e gerou repercussão nas redes sociais.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homens são presos por maus-tratos a cavalos arrastados em açude Read More »

Câmara de Natal aprova projeto que exige consulta à população sobre alterações no transporte coletivo

Câmara de Natal aprova projeto que exige consulta à população sobre alterações no transporte coletivo

Projeto é de autoria do vereador Daniel Valença (PT) e busca garantir que qualquer alteração de rotas ou corte de itinerários de ônibus em Natal seja previamente discutida com a população

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (11.abr.2023) o Projeto de Lei nº 27/2023, de autoria do vereador Daniel Valença (PT), que busca garantir que qualquer alteração de rotas ou corte de itinerários de ônibus em Natal seja previamente discutida com a população, por meio do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (CMTMU).

O transporte coletivo em Natal tem sido alvo de muitas críticas por parte dos usuários, devido à precarização do serviço. Mesmo com isenções fiscais concedidas e uma decisão judicial em resposta a uma ação proposta pela deputada federal Natália Bonavides (PT) exigindo o retorno de linhas suspendas durante a pandemia, ainda não houve o retorno total das operações.

Além disso, as empresas de ônibus seguem modificando linhas, como no recente caso envolvendo cinco operações que deixaram de circular no bairro das Rocas por uma semana.

O vereador autor da lei, Daniel Valença, comentou sobre o projeto. “O poder de decisão sobre a operação do transporte público de Natal não pode ficar apenas nas mãos dos empresários. A lei aprovada permite que a população seja ouvida e possa opinar, exercendo um controle social sobre seu direito de ir e vir. Já havíamos protocolado o projeto há mais de dois meses, no entanto, a situação tem se tornado cada dia mais crítica“, destacou.

O que diz o projeto

O projeto estabelece que o Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) deverá ser consultado sempre que a concessionária de transporte coletivo quiser retirar ou alterar itinerários, linhas ou horários de circulação dos ônibus. O Conselho deverá emitir uma recomendação que poderá ser acatada ou não pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

O CMTMU é um órgão de controle social e participação popular nos serviços públicos de mobilidade urbana, composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, incluindo estudantes.

Além disso, o projeto determina que, sempre que a concessionária justificar a necessidade de alteração com base no princípio do equilíbrio econômico-financeiro, deverá apresentar cálculos contábeis que justifiquem a medida.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmara de Natal aprova projeto que exige consulta à população sobre alterações no transporte coletivo Read More »

Lewandowski mantém no STF acusação de extorsão contra Moro e Deltan

Advogado acusa ex-juiz de extorsão no âmbito da Lava Jato

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, na noite de ontem (10.abr.2023), que é competência da Corte tratar da notícia-crime apresentada pelo advogado Rodrigo Tacla Duran, que acusou o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro de extorsão no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-procurador da República e atual deputado federal Deltan Dallagnol também é citado. 

O caso é antigo, mas voltou a ser relatado em novo depoimento prestado a Eduardo Appio, atual juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam os casos remanescentes da Lava Jato. A força-tarefa da operação, que era coordenada por Dallagnol, já foi desmontada pelo Ministério Público Federal (MPF). 

Ao colher o depoimento, Appio decidiu enviar o caso ao Supremo a fim de que o tribunal decidisse a competência para investigar os fatos narrados por Duran. Lewandowski ouviu a Procuradoria-Geral da República (PGR), que se posicionou para que o caso fique no Supremo. 

Segundo a PGR, no depoimento, além da tentativa de extorsão, Tacla Duran narra fatos que teriam ocorrido quando Moro já era ministro da Justiça no governo Jair Bolsonaro, “bem como ainda a notícia de suposta interferência do senador da República Sérgio Moro, na condição de ex-Juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba na prática de atos decisórios, nos autos da Ação Penal no 5019961-43.2017.4.04.7000/PR”. 

Por esse motivo, a PGR se manifestou pela manutenção do caso no Supremo, onde os parlamentares têm foro por prerrogativa de função. O ministro concordou. “Assim, verifico que, ao menos nesta fase inicial, a competência para a supervisão e apuração dos fatos noticiados no presente expediente é do Supremo Tribunal Federal, a teor do art. 102, I, b, da Constituição da República”, escreveu Lewandowski. 

“Aplica-se ao caso o precedente firmado na Ação Penal 937/DF quanto à prorrogação da competência, considerando que, segundo a PGR, alguns dos supostos atos podem ter sido praticados no exercício de cargos com foro especial por prerrogativa de função”, acrescentou o ministro. 

O ministro reenviou o processo para a PGR. Desta vez, para que o órgão analise se há indícios e suspeitas suficientes para seguir com o caso. Essa foi uma das últimas decisões de Lewandowski como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele se aposenta nesta terça-feira (11).

Procurado, o senador Sergio Moro disse, por meio de nota enviada por sua assessoria, que “a manifestação da PGR acolhida pelo ministro Ricardo Lewandowski contraria precedentes do próprio STF relativos ao foro privilegiado”. 

O texto diz ainda “que o processo com as falsas acusações não é de competência do Supremo, visto que os fatos inventados seriam anteriores ao meu mandato de senador. Por essas razões, aliás, já disse que abro mão do privilégio e luto no Senado para o fim dessa excrescência jurídica, verdadeira causa de impunidade. Recorrerei tão logo tenha acesso aos autos”.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Lewandowski mantém no STF acusação de extorsão contra Moro e Deltan Read More »

Anvisa libera fabricação de produtos da marca Fugini

Empresa passou por nova inspeção sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou, nessa segunda-feira (11.abr.2023), a resolução que suspendia a fabricação, comercialização, distribuição e o uso de todos os alimentos em estoque fabricados pela Fugini Alimentos Ltda.

De acordo com a Anvisa, a revogação foi publicada após a empresa passar por nova inspeção sanitária conduzida pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela vigilância sanitária municipal entre os dias 3 e 5 de abril. 

“A equipe avaliou as reformas no estabelecimento e as adequações em seus procedimentos de modo a cumprir com as determinações da vigilância sanitária. O estabelecimento foi considerado apto para retomar a fabricação de seus produtos na unidade de Monte Alto, no estado de São Paulo. 

Já o processo de fabricação que contêm ingredientes alergênicos, de acordo com a agência, ainda precisa ser adequado para impedir a contaminação entre produtos. Também é necessária avaliação complementar da documentação de controle de qualidade dos produtos em estoque para obter mais informações sobre a segurança e a qualidade.

Seguem mantidas, portanto, a suspensão da fabricação de produtos com ingredientes alergênicos e a distribuição, comercialização e o uso de itens acabados em estoque da empresa fabricados até o dia 27 de março de 2023, além de polpas de tomate utilizadas como matéria-prima, fabricadas ou adquiridas até essa data. 

Entenda

Em março, a Fugini passou por inspeção conjunta realizada entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e vigilância sanitária municipal, quando foram verificadas falhas consideradas graves no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e, por isso, as atividades da empresa foram suspensas. 

“Até o momento, a empresa Fugini cumpriu grande parte das determinações da autoridade sanitária, adequou rapidamente sua planta fabril e seu processo de fabricação, podendo retomar parte da fabricação no local”, informou a Anvisa, em Brasília. 

As chamadas Boas Práticas de Fabricação são um conjunto de procedimentos a serem seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessárias para garantir a qualidade sanitária desses produtos. 

Elas englobam uma série de regras relacionadas à fabricação de um alimento e abrangem desde as condições físicas e higiênico sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias primas e do produto final, passando também por questões como saúde e capacitação dos trabalhadores, controle de pragas, armazenamento, transporte, documentação, dentre outros.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Anvisa libera fabricação de produtos da marca Fugini Read More »

Preparatório para o ENEM em comunidade na zona oeste de Natal inicia aulas gratuitas nesta terça-feira (11)

Cursinho busca diminuir desigualdade social no acesso à educação; inscrições podem ser realizadas pela internet

“O ENEM muda a vida das pessoas e tem que ser para todo mundo”, partindo do fato de que o acesso ao ensino superior tem potencial de transformar realidades e considerando que esse acesso ainda é restrito a determinados grupos, apesar dos avanços das políticas de inclusão, como as cotas, o Cursinho Popular Dona Militana propõe diminuir a desigualdade social no acesso à educação, por meio de acompanhamento presencial gratuito. De acordo com dados apresentados pelo Instituto Semesp, com base nas estatísticas do Inep, somente 17,7% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados nas universidades. 

O número reforça a percepção de inacessibilidade do ensino superior para a maioria dos brasileiros, que, como Renan Felipe, 19 anos, aprovado em audiovisual, em 2022.1, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos alunos da 1ª edição do cursinho, em 2021, antes de participar do cursinho popular, percebia o ensino superior como distante: “um sonho impossível de ser realizado”, destaca. 

Estudar em universidade pública também era visto dessa forma por Ana Júlia, 19 anos, aluna do preparatório em 2022, aprovada neste ano, na graduação em Serviço Social na UFRN: “enxergava muito como algo elitizado, como ainda é”. Nas duas trajetórias de estudo, os alunos relataram que sem o preparatório Dona Militana não teriam uma base do que deveriam estudar para o ENEM. 

O aprovado em História neste ano, também na UFRN, Guilherme Felipe, ao pontuar que está gostando muito da Universidade Federal, agradeceu: “a parte que mais me ajudou foi a oportunidade proporcionada aos mais humildes, como eu, estudar com qualidade de forma gratuita”. O preparatório para o ENEM, criado por movimentos sociais para atender estudantes em situação de vulnerabilidade econômica de Natal, iniciará as aulas de 2023 nesta terça-feira (11.abr.2023). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet (neste link: https://forms.gle/dFxgm1F1u5Y5DXsc8).

As aulas serão presenciais e ocorrerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 9 às 12h15, na Escola Estadual Prof. Luís Soares, no bairro de Dix-Sept Rosado, zona oeste de Natal. 

O plano pedagógico contempla todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As matérias serão lecionadas por professores voluntários e em formação (graduandos e graduandas) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A realização do cursinho se dá por meio de execução de emenda parlamentar, destinada em 2022, pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), através da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), projetos de extensão da UFRN, apoio do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT – Natal) e atuação dos educadores populares da Democracia Socialista (DS, tendência do Partido dos Trabalhadores – PT). 

Segundo uma das idealizadoras, Júlia Almeida, a criação do curso, um desejo antigo, foi motivada não só pela compreensão dos privilégios que o atual formato do ENEM proporciona aos estudantes que podem cursar preparatórios particulares, como também pelas transformações de vida provocadas pelo acesso à universidade. Ela explica que muitos dos estudantes precisam começar a trabalhar para complementar a renda em casa e não conseguem conciliar estudos e trabalho, o que, muitas vezes, conduz à desistência de ingressar na universidade ou até mesmo a evasão escolar durante o ensino médio. “Os estudantes de escolas públicas encontram inúmeros desafios econômicos, sociais e políticos que muitas vezes o impedem de tentar o acesso a uma universidade pública”, disse Júlia.

O nome do curso é uma homenagem à Dona Militana, considerada a maior romanceira do Brasil.

Serviço:

Cursinho Popular Dona Militana 2023 | Gratuito | Presencial

Local: Escola Estadual Prof. Luís Soares, no bairro de Dix-Sept Rosado, zona oeste de Natal

Horários: Terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h e aos sábados das 9 às 12h15

Início das aulas: Terça-feira (11.abr)

Formato da inscrição: Formulário Google 

(https://forms.gle/dFxgm1F1u5Y5DXsc8) 

Informações: (84) 99710-7852 (WhatsApp)

Foto: Divulgação

Preparatório para o ENEM em comunidade na zona oeste de Natal inicia aulas gratuitas nesta terça-feira (11) Read More »

Servidores estaduais da saúde entram em greve no RN

Alguns serviços continuarão funcionando com 30% ou até 40% da equipe de servidores

Os trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (11.abr.2023). De acordo com o sindicato que representa a categoria, a paralisação está afetando os atendimentos em hospitais estaduais, serviços de urgência e emergência e o Samu Metropolitano.

Durante a manhã desta terça-feira (11.abr), parte dos trabalhadores participou de um protesto em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde do estado. Agentes de mobilidade de Natal foram ao local para acompanhar o impacto no trânsito.

Conforme o sindicato, alguns serviços continuarão funcionando com 30% ou até 40% da equipe de servidores, dependendo da unidade de saúde. Uma reunião com o governo foi marcada para o dia 27 de abril.

As principais reivindicações do sindicato fazem parte da campanha salarial de 2023. Segundo o Sindsaúde, os servidores querem o pagamento das perdas salariais para ativos e aposentados, no percentual de 21,87%, revisão da Lei de Produtividade e o cumprimento da data-base da categoria.

Outros pontos em pauta são o pagamento dos plantões eventuais (extras) dentro do mês trabalhado, implementação e pagamento do piso salarial da enfermagem e do piso salarial dos técnicos em radiologia, além de condições dignas de trabalho.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) informou que realizou uma reunião na última quarta-feira (5.abr) para tratar alguns pontos levantados pelo sindicato para o indicativo de greve. O governo pediu o adiamento da greve, pelo menos até que houvesse uma nova reunião.

“Na ocasião, foram apresentados dados, como os incrementos de ativos de 2019 até hoje, de mais de R$ 36 milhões, com aumento salarial através da implantação do Plano de Cargos e Salários, além do incentivo à qualificação constante para todos os servidores”, diz a nota.

Ainda de acordo com o governo, “foi demonstrada a queda da arrecadação do ICMS no Estado e foi solicitado o adiamento da greve, para que no próximo dia 27 de abril, em uma nova Mesa SUS extraordinária, a Sesap devolva a resposta de alguns pontos elencados pelo sindicato”.

Foto: Cedida

Servidores estaduais da saúde entram em greve no RN Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade