Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Carro-forte fica preso em buraco na Av. Jerônimo Câmara, em Natal

A via está com um canteiro de obras há cerca de uma década devido a um projeto planejado para a Copa do Mundo de 2014

Um carro-forte ficou preso em um buraco aberto na avenida Jerônimo Câmara, em Natal, na noite desta segunda-feira (10.abr.2023). O caso ocorreu por volta das 19h30 no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul da capital do Rio Grande do Norte.

A via está com um canteiro de obras há cerca de uma década devido ao projeto de macrodrenagem da região, planejado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando Natal foi uma das cidades-sede dos jogos. 

Os pneus do lado esquerdo do veículo ficaram completamente dentro do buraco, fazendo com que o carro ficasse inclinado e não conseguisse sair do local. As luzes do veículo ficaram piscando em sinal de alerta. Um guincho foi chamado para ajudar a retirar o carro-forte e o incidente atraiu a atenção dos condutores que passavam pelo local.

Enquanto o carro-forte continuava preso, os motoristas se moveram para o outro lado da pista em um desvio improvisado. Alguns também reclamaram da falta de iluminação na área.

Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi

Carro-forte fica preso em buraco na Av. Jerônimo Câmara, em Natal Read More »

Mossoró: homem é sentenciado a 24 anos de prisão por matar ex-companheira a facadas na frente dos filhos

Crime aconteceu em julho de 2022, no bairro Aeroporto

Na última segunda-feira (10.abr.2023), a Justiça do Rio Grande do Norte condenou Franceildo Cardoso de Sousa a 24 anos de prisão pelo assassinato a facadas de sua ex-companheira em Mossoró, na região oeste do estado. Ana Carolina Ferreira de Oliveira, de 22 anos, foi surpreendida em sua casa pelo ex-marido em 16 de julho de 2022 e o crime foi cometido na presença dos filhos do casal.

Franceildo confessou o crime e foi condenado por homicídio quadruplamente qualificado em um julgamento popular presidido pelo juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros. O júri considerou que o assassinato foi um feminicídio e a pena foi aumentada em um terço devido à presença dos filhos, um dos quais autista.

Franceildo está detido desde setembro do ano passado, quando se entregou à polícia na Paraíba, e começará a cumprir sua pena em regime fechado. A acusação foi apresentada pelo promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro. O advogado de defesa de Franceildo, Vinícius Almeida, declarou que planeja recorrer da decisão, já que discorda da pena estabelecida.

Ana Carolina, de 22 anos, foi assassinada a facadas dentro de casa na manhã de 16 de julho de 2022, no bairro Aeroporto, em Mossoró. Na época, a polícia informou que os moradores ouviram gritos da vítima e a encontraram gravemente ferida na sala de estar. Quando a polícia chegou, Ana Carolina ainda estava viva. Uma ambulância do Samu foi chamada para prestar atendimento, mas ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Testemunhas relataram à polícia que a vítima e o suspeito eram casados, mas estavam separados. No entanto, Franceildo não aceitava o fim do relacionamento e ameaçava a ex-mulher de morte. Ele trabalhava em um supermercado da região e fugiu após o crime.

Foto: Divulgação

Mossoró: homem é sentenciado a 24 anos de prisão por matar ex-companheira a facadas na frente dos filhos Read More »

Psicóloga Luma Praxedes dá dicas de como diferenciar e diagnosticar Transtorno de Ansiedade

Quase 19 milhões de pessoas sofrem com os sintomas de ansiedade no Brasil

O Brasil se tornou o país mais ansioso do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 19 milhões de pessoas no país sofrem com os sintomas de ansiedade, quase 10% da população brasileira. O número é alto, mas plausível quando pensamos que é praticamente impossível não sentir ansiedade nos tempos modernos, como afirma a psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Luma Praxedes.

Segundo Luma, existe a ansiedade “normal”, uma vez que é uma emoção inerente ao ser humano em certos momentos mais decisivos da vida, e a ansiedade “patológica”, quando passa a atrapalhar o bom funcionamento das rotinas e, de certa forma, começa a impactar em outras áreas da vida da pessoa.

“A ansiedade é uma emoção adaptativa, ou seja, serve como um alerta para possíveis perigos. É como um sistema de alarme do nosso corpo e é essencial para a nossa sobrevivência. Em casos extremos, a ansiedade nos ajuda a evitar situações que colocam a nossa vida em perigo. Já em situações menos extremas, a ansiedade nos ajuda a nos prepararmos para algo com o qual nos importamos. Ela é problemática quando interfere no seu funcionamento ou causa mais estresse do que a situação justifica”, explica.

Ainda de acordo com a psicóloga, nem toda ansiedade problemática é transtorno de ansiedade. “Para ser considerado transtorno, precisa haver frequência e intensidade. No caso do TAG (transtorno de ansiedade generalizada), é precisa haver uma intensidade dos sintomas por um período de 6 meses, segundo o Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM). É importante lembrar que na maioria dos casos, a ansiedade não será patológica. A prevalência no mundo é de 4,3%. Para ser considerado transtorno, precisar haver frequência, intensidade e sofrimento clinicamente significativo”, acrescenta.

E de que forma se pode fazer diferenciação, da ansiedade que é transtorno e da que não é transtorno? Luma enumera: 1) As preocupações associadas ao TAG são excessivas e geralmente interferem de forma significativa no funcionamento psicossocial. Enquanto as preocupações da vida diária não são excessivas e são percebidas como mais manejáveis; 2) As preocupações associadas ao TAG são mais disseminadas, intensas e angustiantes; tem maior duração; e frequentemente ocorrem sem precipitantes e 3) As preocupações diárias são muito menos prováveis de ser acompanhadas por sintomas físicos (por exemplo, inquietação e sensação de estar com os nervos a flor da pele).

As características principais para diagnosticar o transtorno de ansiedade generalizada, revela Luma, são ansiedade e preocupação excessivas; dificuldade em controlar essa preocupação ; ansiedade ou preocupação associada a sintomas como inquietação, fadiga, dificuldade de concentração ou sensação de branco na mente, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono; a ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida e esses sintomas não podem estar associados aos efeitos de substâncias.

“É importante ressaltar que a intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado. Quando a gente fala de prejuízo no funcionamento, a gente pode falar sobre o indivíduo ter muita dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que os pensamentos preocupantes interfiram na atividade em questão”, finaliza.

Foto: Divulgação

Psicóloga Luma Praxedes dá dicas de como diferenciar e diagnosticar Transtorno de Ansiedade Read More »

Walter Alves assume interinamente o Governo do RN

Vice-governador assume em decorrência de viagem da governadora Fátima Bezerra à China, de hoje até dia 19 de abril

O vice-governador Walter Alves assumiu interinamente na manhã desta terça-feira (11.abr.2023) a cadeira de governador do Rio Grande do Norte. A transferência oficial do cargo foi feita na sala de reuniões da governadoria. Essa é a segunda vez que Walter Alves assume temporariamente a chefia do Executivo potiguar.

Ele substitui a governadora Fátima Bezerra, que iniciou nesta terça-feira a viagem à China como integrante da comitiva federal que acompanha o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. O governador em exercício deverá ficar no cargo até o dia 19 de abril, período no qual a governadora estará em viagem internacional.

A primeira vez que Walter Alves assumiu a titularidade do governo do RN ocorreu em 27 de fevereiro. Ele ficou no cargo por sete dias enquanto a governadora participava de viagem a Portugal. Agora, além de acompanhar o presidente Lula, Fátima Bezerra e representantes do governo potiguar terão reuniões com autoridades do governo chinês e empresários daquele país.

De acordo com o Governo do Estado, o objetivo é apresentar projetos como o do Porto-indústria Verde, discutir o fornecimento de turbinas eólicas, o potencial na área da mineração e também a possibilidade de exportação do camarão da espécie Vannamei, que é produzido no RN.

Foto: Roberto Lucena

Walter Alves assume interinamente o Governo do RN Read More »

Lei Seca autua motoristas bêbados e detém suspeito de porte de maconha

Lei Seca autua motoristas bêbados e detém suspeito de porte de maconha

As fiscalizações ocorreram nas zonas Oeste e Leste de Natal

Na noite desta segunda-feira (10.abr.2023), o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, realizou mais uma operação com o intuito de coibir acidentes e garantir a paz pública. As fiscalizações ocorreram nas zonas Oeste e Leste de Natal.

Durante um ponto de bloqueio na Avenida Interventor Mário Câmara, em Dix Sept Rosado, na zona Oeste, quatro pessoas foram autuadas por dirigirem sob a influência de álcool. Além disso, uma detenção por porte de maconha também foi registrada.

Já naa Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, zona Leste de Natal, outros quatro condutores alcoolizados foram notificados, sendo que um deles foi preso em flagrante após o teste de alcoolemia apontar um valor de 0,49 mg/l. Além disso, seu veículo, cujo licenciamento estava em atraso desde 2019, foi removido ao depósito.

Todas as ocorrências foram encaminhadas à Central de Flagrantes para a realização dos procedimentos legais.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lei Seca autua motoristas bêbados e detém suspeito de porte de maconha Read More »

Chuvas de 2023 enchem reservatórios do RN

Chuvas de 2023 enchem reservatórios do RN

Atualmente, 12 reservatórios no estado alcançaram sua capacidade máxima, graças às chuvas dos últimos dias

As chuvas que têm caído no RN em 2023 estão causando um impacto significativo, com um cenário não observado há pelo menos três anos. De acordo com informações do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), atualmente, 12 reservatórios no estado alcançaram sua capacidade máxima, graças às chuvas dos últimos dias.

Destaca-se a Barragem de Umari, localizada na cidade de Upanema, na região Oeste Potiguar, que atingiu sua capacidade máxima na tarde de domingo (9.abr.2023). Com uma capacidade de 292,81 milhões de m³, é o terceiro maior reservatório do estado, ficando atrás apenas das barragens Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e Santa Cruz do Apodi, na cidade de Apodi.

Atualmente, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 62,66% de sua capacidade preenchida, equivalente a 2,373 bilhões de m³, enquanto Santa Cruz do Apodi está com 60,28% de sua capacidade de 599,71 milhões de m³ preenchida.

Outro reservatório que atingiu 100% de sua capacidade é o açude Mendubim, localizado em Assu, sendo o oitavo maior reservatório do RN, com uma capacidade de 77,6 milhões de m³. De acordo com dados da ANA desta segunda-feira (10.abr), o estado tem atualmente 59,48% de sua capacidade total de todos os reservatórios preenchida, o que corresponde a um volume de 2,557 bilhões de m³.

A ANA monitora atualmente 54 reservatórios no Rio Grande do Norte e 17 deles estão com mais de 80% de sua capacidade nesta segunda-feira (10.abr). Outros cinco reservatórios estão com volumes de água entre 60% e 80% de sua capacidade máxima de armazenamento.

Vale ressaltar que o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) registra um reservatório adicional em sua contagem daqueles que já atingiram a capacidade máxima de armazenamento. Segundo o órgão estadual, o Açude Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, também alcançou 100% de sua capacidade.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chuvas de 2023 enchem reservatórios do RN Read More »

Amanhã tem Ana Cañas Canta Belchior no Seis e Meia

Amanhã tem Ana Cañas Canta Belchior no Seis e Meia

Os ingressos custam a partir de R$ 30,00

Nesta quarta-feira (12.abr.2023) o Projeto Seis e Meia recebe no palco do Teatro Riachuelo Natal o espetáculo Ana Cañas Canta Belchior. Para abrir a noite, tem o show da cantora potiguar Edja Alvess .O show será às 19h. Os ingressos custam a partir de R$ 30,00 e estão à venda na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

Em 2021, a cantora e compositora paulistana Ana Cañas lançou o projeto em disco, marcando seu primeiro trabalho como intérprete. Desde então segue em turnê pelo Brasil com um repertório de canções do compositor cearense, morto em 2017. Há hinos da MPB, como Velha Roupa Colorida, A Palo Seco e Apenas um Rapaz Latino-Americano, e outras pérolas do artista, como Na Hora do Almoço, Galos, Noites e Quintais e Paralelas.

Será nossa segunda vez em Natal cantando Belchior e tenho certeza que será muito emocionante. Adoro o público potiguar e sei que Belchior também atravessa o coração deles e poder levar o projeto para este palco, para o público de Natal, me deixa muito emocionada”, comenta Cañas sobre sua expectativa para a apresentação. A banda que acompanha Ana Cañas neste show será formada por Fabá Jimenez (guitarra e violão), Adriano Grineberg (teclado), Fernando Nunes (baixo) e Loco Sosa (bateria).

Natural de Natal, Edja Alvess iniciou sua carreira artística no ano de 1999, sempre interpretando tanto artistas potiguares quanto vários nomes da Música Popular Brasileira, nos diversos projetos em que atuou. Em 20 anos de carreira, Edja passou pelos palcos de importantes eventos do estado. Ainda em 2019, a cantora realizou 8 edições do especial Edja Canta Gal, em que reúne clássicos de compositores brasileiros já interpretados pela Gal Costa.

O Projeto Seis e Meia tem o patrocínio da Unimed Natal, Arena das Dunas e Grupo Dunas, via Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal. Grupo SterBom, via Lei Câmara Cascudo do Governo do RN. E também da Fecomercio/SESC, Instituto de Radiologia e Sicoob. O show é uma realização da Idearte Produções e SuperStar Promoções. Mais informações: @idearteproducoes.

Serviço:

Seis e Meia – Abril 2023
Atrações: Ana Cañas e Edja Alvess
Dia: 12 de abril de 2023
Local: Teatro Riachuelo
Classificação indicativa: 12 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
🎟 Ingressos
R$ 60,00 Frisas;
R$ 80,00 Balcão Nobre;
R$ 100,00 Plateia B;
R$ 100,00 Plateia A;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
50% assinantes Tribuna do Norte (2 ingressos, apenas na bilheteria);
50% assinantes Cabo Telecom (2 ingressos, apenas na bilheteria);
50% clientes Sicoob (2 ingressos, apenas na bilheteria);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
📍 Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @idearteproducoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Amanhã tem Ana Cañas Canta Belchior no Seis e Meia Read More »

MEC disponibiliza lista de espera do Prouni

MEC disponibiliza lista de espera do Prouni

Consulta fica disponível até 19 de abril

Os participantes que manifestaram interesse em disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni) pela lista de espera já podem conferir se foram pré-selecionados para o Programa. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Ministério da Educação (MEC), no ambiente do Prouni, no portal Acesso Único, e ficará disponível para consulta até 19 de abril.

Os pré-selecionados da lista de espera também terão até o dia 19 de abril para comprovar as informações da inscrição diretamente na instituição que escolheram. A primeira edição do Prouni 2023 ofertou mais de 290 mil bolsas.

O processo seletivo do Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo a população que não possui diploma de nível superior.  

Requisitos

Para obter uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa da família.

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior para aqueles que nunca concluíram um curso de graduação.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MEC disponibiliza lista de espera do Prouni Read More »

Ministro exige retirada de mensagens de ameaça a escolas de redes sociais

Ministro exige retirada de mensagens de ameaça a escolas de redes sociais

Plataformas serão notificadas sobre perfis e conteúdos suspeitos

O governo federal vai exigir que plataformas criem canais abertos e ágeis para atender solicitações das autoridades policiais sobre conteúdos com apologia à violência e ameaças a escolas nas redes sociais, como a retirada desses perfis, informou nesta segunda-feira (10) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

O ministro cobrou ainda monitoramento ativo das plataformas em relação a ameaças. As plataformas serão notificadas formalmente nesta semana sobre os perfis e conteúdos suspeitos identificados pela pasta da Justiça em conjunto com as polícias dos estados.

Quem descumprir a notificação poderá sofrer sanções, como ser alvo de investigação da Polícia Federal e de medidas determinadas pelos ministérios públicos.

Estamos vendo pânico sendo instalado no seio das escolas e das famílias e não identificamos ainda a proporcionalidade de reação das plataformas com essa epidemia de violência que ameaçam nossas escolas nesse momento”, disse em entrevista à imprensa. “Deixei claro na reunião que, se a notificação não for atendida, vamos tomar as providências policiais e judiciais contra as plataformas. Obviamente, não desejamos isso. Desejamos que as plataformas nos ajudem.”

O ministro reuniu-se hoje com representantes das empresas Meta, Kwai, Tik tok, Twitter, YouTube, Google e WhatsApp para debater ações de prevenção à violência nas escolas e evitar ataques como o ocorrido em uma creche em Blumenau, Santa Catarina, na semana passada, que levou à morte de quatro crianças e deixou várias feridas.

Até o momento, o ministério identificou mais de 511 perfis com divulgação de conteúdo violento contra escolas, identificados nos dias 8 e 9 de abril, somente no Twitter.

De acordo com o ministro, para não retirar o conteúdo e os perfis, as empresas argumentam respeito aos termos de uso e liberdade de expressão. Dino citou um caso em que foi solicitada a retirada de perfis com nome e fotos de homicidas. A plataforma alegou que somente pode derrubar se o perfil postar alguma mensagem de apologia à violência.

O ministro ressaltou que os termos de uso “não se sobrepõem à Constituição, à lei, não são maiores que a vida das crianças e adolescentes brasileiros”.

Estamos em uma fronteira em que oportunistas vão ensaiar o argumento falso de que nós estamos tentando, de algum modo, limitar a chamada liberdade de expressão. Liberdade de expressão não existe para veicular imagens de adolescentes mutilados. Não existe liberdade de expressão para quem está espalhando pânico e ameaças contra escolas. Não existe liberdade de expressão para quem quer matar crianças nas escolas. Não há termo de uso que consiga, juridicamente, servir de escudo para quem quer se comportar de maneira irresponsável”, afirmou.

Sobre o funcionamento do algoritmo das redes e o fato de recomendarem a visualização de conteúdos violentos, o ministro ressaltou que as plataformas devem ser responsabilizadas por esse tipo de recomendação. “Não estamos dizendo que as plataformas de tecnologia são as únicas responsáveis pelo discurso de ódio nas escolas. Sabemos que há múltiplas determinações. Porém, não há dúvida de que, no modo como a sociedade contemporânea se estrutura, um nó fundamental, um elo fundamental na cadeia da violência nas escolas está exatamente na propagação desse discurso por intermédio dessas postagens”, disse.

O Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça, registrou grande circulação, no Brasil e no exterior, de mensagens com conteúdo de violência referente ao dia 20 de abril. Na entrevista, Flávio Dino descartou risco de ataques na data e ressaltou que a pasta faz monitoramento diário.

Não há nenhuma razão, neste momento, para pânico. O que há é necessidade de fortalecimentos dos mecanismos institucionais e é decisivo o comportamento das plataformas de tecnologia para que possamos ter uma prevenção geral”, disse. No dia 20 de abril de 1999, ocorreu o massacre na escola Columbine, nos Estados Unidos.

Outro lado

A Agência Brasil entrou em contato com as assessorias da Meta (Instagram e o Facebook) e do Google (que controla o YouTube), mas ainda não recebeu manifestação.

A reportagem busca também contato com representantes do Tik Tok e do Twitter. O último não tem mais assessoria de comunicação no Brasil.

Foto: Tracy Le Blanc/Pexels

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro exige retirada de mensagens de ameaça a escolas de redes sociais Read More »

Alta dos juros e veículos mais caros impedem retomada da produção

Alta dos juros e veículos mais caros impedem retomada da produção

Preço mais elevado diminui tamanho do mercado consumidor

A alta das taxas de financiamentos está impactando a venda e a produção de veículos. No entanto, segundo os especialistas ouvidos pela reportagem da Agência Brasil, os preços dos automóveis também tiveram um aumento significativo nos últimos anos, o que deve dificultar a retomada do mercado, mesmo se houver queda nos juros.

O que nós tivemos de novo foi a elevação brutal dos preços dos automóveis que foi ditada pelo reajuste significativo de partes componentes, semicondutores, pela desvalorização cambial e até pela inflação reinante nos últimos anos. Isso fez com que, a partir de 2021, nós tivéssemos esse reajuste galopante dos preços, sem que de uma forma geral fosse acompanhado pelo poder de compra da sociedade”, resume o professor da Fundação Getulio Vargas Antônio Jorge Martins sobre os elementos que encareceram os veículos.

Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos registrou alta de 8% no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2022. Foram fabricadas nos primeiros três meses deste ano 496,1 mil unidades. Apesar de o número representar uma alta, a base de comparação, o ano passado, é um patamar ruim, quando foi registrado o pior resultado da indústria automobilística desde 2004.

Juros

O principal elemento que tem dificultado a retomada nas vendas e na produção, na avaliação da Anfavea, é a alta da taxa de juros. Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano.

Bastante evidente que o nível da taxa de juros impede o retorno da produção a níveis superiores. Ele vem funcionando como um freio de mão em relação a uma retomada mais significativa dos volumes de produção”, concorda o assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Luis Paulo Bresciani.

Carros mais caros

Porém, Bresciani também avalia que, além do aumento dos juros, houve um encarecimento dos automóveis que, na prática, diminui o tamanho do mercado consumidor. “Taxa de juros e, portanto, condições de crédito e financiamento muito prejudicadas, por um lado. E por outro lado, nós temos uma oferta de veículos concentrada em modelos que saem de um ponto de partida bastante elevado, e portanto afastam uma boa parte dos potenciais compradores”, pontua.

O foco em modelos mais caros foi, segundo Antônio Jorge Martins, uma das estratégias da indústria para conseguir lidar com a necessidade de repassar o aumento dos custos de produção, puxados também pelos investimentos em tecnologia. “Até então, o foco de todas essas montadoras era volume, produzir o máximo de volume possível. Isso deixou de existir na medida em que realmente houve um novo objetivo estratégico a ser atendido que foi de obtenção de margem de lucro, de tal forma a permitir a continuidade desses investimentos que não podem deixar de acontecer”, explica.

Por isso, o especialista diz que somente a queda nos juros, melhorando as condições de financiamento, não vai ser suficiente para que o mercado de veículos volte aos patamares anteriores a 2015. “Há uma série de fatores que deverão ser atingidos para que se alcance uma melhora acentuada do mercado como um todo”, enfatiza. A redução dos preços dos componentes e a valorização do real em relação ao dólar são pontos que, na opinião de Martins, podem ajudar a indústria a retomar espaço.

Emprego

De acordo com Luis Paulo Bresciani, caso a indústria não melhore os resultados, poderá haver uma redução no número de pessoas empregadas no setor. Algumas fábricas já têm adotado medidas como férias coletivas e redução do número de turnos de produção. “O passado nos mostra que, sempre que existe uma redução dos patamares de produção e de vendas, existe um ajuste de emprego. E o ajuste está sendo feito neste momento nessa perspectiva. Não são medidas de redução automáticas, mas elas sinalizam isso”, destaca.

Para ele, é preciso que as empresas, o governo e os sindicatos discutam com urgência medidas para reverter essa tendência. “Existe uma série de medidas que podem ser adotadas, não necessariamente desoneração ou mexer em tributação, mas que precisam ser discutidas pelos três segmentos que fazem parte dessa governança compatível com a tomada de decisão democrática, envolvendo o governo, sindicatos e o setor empresarial”, diz.

Como exemplo, Bresciani citou incentivos para renovação de frotas de carros que prestam serviços coletivos, como ônibus, táxis e transporte por aplicativos. Ele ressaltou ainda que historicamente os sindicatos defendem que sejam oferecidos nacionalmente veículos com valor acessível e atualizados tecnologicamente.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alta dos juros e veículos mais caros impedem retomada da produção Read More »

CFM proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos

CFM proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11)

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de esteroides anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11.abr.2023) foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo a regulamentação sobre o uso dessas substâncias para tais fins.

A norma também proíbe a prescrição de hormônios “bioidênticos” ou “nano” sem comprovação científica de superioridade clínica, assim como a divulgação e apologia a terapias androgênicas em cursos, eventos e publicidade. As sociedades médicas que assinaram a carta destacaram a preocupação com o aumento de complicações pelo uso indevido de hormônios e a disseminação de informações deturpadas em redes sociais.

A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Foto: Olia Danilevich/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CFM proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos e esportivos Read More »

Prefeitura vai licitar obra da Hermes com a Salgado Filho

Prefeitura vai licitar obra da Hermes com a Salgado Filho

A obra deverá durar cerca de nove meses e está orçada em R$ 25 milhões

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), órgão da prefeitura de Natal responsável pela mobilidade urbana, trânsito e transporte, vai licitar, no próximo dia 20 de abril, a trincheira viária que será construída no cruzamento das avenidas Hermes da Fonseca e Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol, na zona Leste de Natal.

A obra deverá durar cerca de nove meses, está orçada em R$ 25 milhões, oriundos do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). Há ainda uma contrapartida de R$ 88 mil da Prefeitura de Natal.

De acordo com a STTU, 74 mil veículos circulam na região diariamente. A prefeitura alega que o objetivo da obra é melhorar o fluxo de tráfego entre as zonas Sul e Leste da capital.

A obra também inclui a instalação de sinal para pedestres e ciclofaixa, além de rampas de acessibilidade nas calçadas do entorno e um projeto de arborização ao longo do novo passeio público.

No entanto, a obra é alvo de investigações pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que apuram os possíveis impactos ambientais e socioeconômicos do projeto associados ao empreendimento, levantando preocupações sobre o impacto na população local e ao licenciamento da obra.

Durante o período de obras, a STTU planeja implementar desvios no trânsito, incluindo o uso de uma faixa exclusiva para o transporte público coletivo na Avenida Romualdo Galvão e Rua Alberto Silva.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura vai licitar obra da Hermes com a Salgado Filho Read More »

Governo Federal aumenta valor das apostas lotéricas

Governo Federal aumenta valor das apostas lotéricas

Caixa informou que o reajuste foi necessário para repor a inflação acumulada desde novembro de 2019

A Caixa Econômica Federal anunciou que os preços das apostas lotéricas terão um aumento de R$ 0,50 a partir do fim do mês. Este será o primeiro reajuste após mais de três anos sem elevação dos preços. Outras duas modalidades terão aumento no início do próximo mês.

A partir de 30 de abril, os novos preços valerão para a Mega-Sena, Lotofácil, Quina e Lotomania. Já para o Timemania e o Dia de Sorte, o aumento entrará em vigor em 3 de maio. A Caixa informou que o reajuste foi necessário para repor a inflação acumulada desde novembro de 2019, quando ocorreu o último aumento.

Confira os novos valores:

A Caixa não informou se os prêmios serão ajustados em função do aumento dos preços das apostas, mas é provável que ocorra, uma vez que os prêmios são definidos com base em um percentual do valor arrecadado em cada concurso.

Formas de apostar

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e também no portal Loterias Online. Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem fazer suas apostas na Mega-Sena pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, é preciso ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. As apostas pelo Internet Banking podem ser feitas das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios, quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Para jogar pela internet, no Portal Loterias Online, o apostador precisa ser maior de 18 anos e efetuar um pequeno cadastro. O cliente escolhe seus palpites, insere no carrinho e paga todas as suas apostas de uma só vez, utilizando o cartão de crédito. O valor mínimo da compra no Portal (que pode conter apostas de todas as modalidades disponíveis no site) é de R$ 30,00 e máximo de R$ 500,00 por dia. Também pelo portal, os apostadores podem optar pelos combos de apostas, que podem ser de apenas uma modalidade ou de várias modalidades. Na seleção do combo, o cliente pode escolher entre visualizar os números selecionados em cada aposta ou o formato “Surpresinha”, no qual o sistema escolhe aleatoriamente os números da aposta.

Para usuários da plataforma iOS, já está disponível na Apple Store o aplicativo Loterias Caixa. As modalidades disponíveis para apostas são: Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Timemania, Dupla Sena, Loteca, Lotogol e Dia de Sorte. As apostas podem ser feitas todos os dias e a qualquer hora, durante o período de captação de cada concurso. Em breve, segundo a Caixa, o aplicativo estará disponível na loja Google Play.

Bolão

Para as modalidades Mega-Sena, Dia de Sorte, Lotofácil, Quina, Dupla Sena e Loteca, há a possibilidade de fazer bolão. Basta formar um grupo, escolher os números da aposta, marcar a quantidade de cotas e registrar em qualquer uma das lotéricas do país. Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante que, em caso de premiação, poderá resgatar a sua parte do prêmio individualmente.

O apostador também pode adquirir cotas de bolões organizados pelas lotéricas. É preciso solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio. Nesse caso, poderá pagar uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, a critério da lotérica. Com o reajuste, as cotas mínimas e máximas dos bolões também serão adequadas, de acordo com cada modalidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Federal aumenta valor das apostas lotéricas Read More »

Ricardo Lewandowski deixa o STF após 17 anos

Ricardo Lewandowski deixa o STF após 17 anos

Ele completa 75 anos em maio, quando sairia compulsoriamente

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixa hoje (11) o cargo, após ter antecipado em um mês sua aposentadoria. Ele completa 75 anos em 11 de maio, data em que seria aposentado compulsoriamente.

Lewandowski deixa o gabinete com um acervo de 780 processos, que devem ser herdados por seu sucessor. A partir desta terça-feira (11), cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo nome para a cadeira do ministro. Quando anunciou sua aposentadoria, o ministro disse não ter feito indicações a Lula.

Não há prazo para a nova indicação. Lula embarca nesta terça para a China, de onde retorna no próximo domingo (16). Em café da manhã com jornalistas no início do mês, o presidente disse “não ter pressa” para fazer a indicação. “A escolha do substituto dele [Lewandowski] será feita por mim no momento que eu achar que tenha que fazer”, afirmou.

Até o momento, o único nome citado publicamente por Lula foi o do advogado Cristiano Zanin, que o defendeu nos processos da Operação Lava Jato. Nas últimas semanas, intensificaram-se as pressões e campanhas por outros cotados, em especial uma mulher, preferencialmente negra. Lula, contudo, tem rejeitado assumir qualquer compromisso sobre o perfil do indicado.

Antes de assumir, o indicado pelo presidente deverá ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois ser aprovado no plenário da Casa, por maioria absoluta (41 votos).

Carreira

Com a saída do Supremo, Lewandowski deverá voltar a advogar e focar na carreira acadêmica, segundo contou a jornalistas. Ele é formado pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição pela qual se tornou mestre e doutor e na qual leciona desde 1978.

Sua passagem pelo Supremo, onde chegou em 2006 por indicação do próprio Lula, ficou marcada pelo chamado garantismo, corrente que tende a dar maior peso aos direitos e garantias dos réus em processos.

Ele votou, por exemplo, durante o julgamento do mensalão, do qual foi revisor, pela absolvição dos ex-ministros de Estado José Dirceu e José Genoíno, no que foi vencido. Na ocasião, chamou a denúncia contra os dois de “vagas”, pois estariam baseadas sobretudo em declarações.

O julgamento do mensalão rendeu discussões acaloradas em plenário, com o relator da ação penal e presidente do Supremo à época, Joaquim Barbosa, chegando a acusar Lewandowski de fazer “chicana” por querer adiar uma das sessões plenárias. O ministro exigiu retratação imediata do colega, e a confusão levou à suspensão da análise do caso.

Lewandowski foi o primeiro ministro do Supremo a apontar desvios na atuação da Lava Jato e depois viria a ser relator da apelidada “Vaza Jato”, caso que revelou trocas de mensagens entre o juiz Sergio Moro e procuradores responsáveis pela Lava Jato. As conversas depois levaram à anulação da condenação de Lula no caso, como também à suspensão das ações relativas a diversos outros réus.

O ministro suspendeu pessoalmente diversos processos da operação, o mais recente em meados de março, quando mandou parar uma ação baseada em informações repassadas pela Odebrecht, provas que depois foram consideradas imprestáveis pelo Supremo. Entre os beneficiados estavam o ex-ministro e ex-senador Edson Lobão, o advogado Rodrigo Tacla Duran, que trabalhou para a empreiteira, e o vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclar.

Decisões importantes

Outras decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ficaram associadas ao nome de Lewandowski, por ter sido o relator dos temas na Corte. Ele foi o responsável, por exemplo, por habeas corpus coletivo para conceder prisão domiciliar a milhares de presas grávidas ou mães de menores de até 12 anos. A decisão foi depois confirmada pela Segunda Turma do Supremo.

Ele também foi relator da ação em que o Supremo julgou, por unanimidade, serem constitucionais as cotas para candidatos negros em universidades públicas. Devido a essa decisão, o ministro da Educação, Camilo Santana, marcou uma homenagem para Lewandowski nesta manhã, na sede do ministério.

Mais recentemente, durante a pandemia de covid-19, Lewandowski foi relator de uma ação no Supremo em que determinou ao governo acelerar e apresentar um plano de vacinação da população contra a doença, com cronogramas de aquisição e distribuição dos imunizantes. A liminar seria depois confirmada por unanimidade em plenário.

Presidências

O ministro presidiu o Supremo Tribunal Federal entre 2014 e 2016, ano em que presidiu também o impeachment da presidente Dilma Rousseff, entre maio e agosto, no Senado, conforme previsão constitucional.

Uma de suas decisões na ocasião foi a de permitir uma votação fatiada, com os parlamentares decidindo primeiro sobre o afastamento da mandatária e somente depois as sanções que seriam impostas. Com isso, ela acabou não se tornando inelegível após deixar o cargo.

Ele foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. No cargo, esteve à frente da aplicação da Lei da Ficha Limpa, que havia sido aprovada em 2010. Como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinou a adoção em todo o país das audiências de custódia – em que qualquer preso deve ser apresentado à Justiça em 24 horas.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ricardo Lewandowski deixa o STF após 17 anos Read More »

Lula viaja para a China

Lula viaja para a China

Visita mobiliza empresários, ministros, governadores e parlamentares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa o que promete ser uma das mais importantes e estratégicas viagens internacionais do seu terceiro mandato. Junto com uma comitiva de empresários, governadores, deputados, senadores e ministros, o líder brasileiro embarca na manhã desta terça-feira (11) para uma visita de Estado à China, o maior parceiro comercial do Brasil.

A programação oficial, que começa a partir de quarta-feira (12), se estende até sexta-feira (14) nas cidades de Xangai e Pequim, respectivamente, e inclui desde encontros de negócios até reuniões bilaterais com as principais autoridades do país asiático. Entre elas, o presidente chinês, Xi Jinping.

Em sua última entrevista antes do embarque, concedida ao programa A Voz do Brasil, Lula destacou o propósito da viagem, que será uma espécie de relançamento das relações com o país, que havia se esfriado nos últimos anos.

Na China, nós vamos consolidar nossa relação com a China, eu vou convidar o [presidente] Xi Jinping para vi ao Brasil, conhecer o Brasil numa reunião bilateral, para mostrar os projetos de interesse. O que nós queremos é construir parceria com os chineses, fazer sociedade com os chineses, para que eles possam fazer investimentos em coisas que não existem, uma nova rodovia, ferrovia, hidrelétrica, uma coisa qualquer que signifique algo novo para o Brasil”, afirmou.

Em 2022, a China importou mais de US$ 89,7 bilhões em produtos brasileiros, especialmente soja e minérios, e exportou quase US$ 60,7 bilhões para o mercado nacional. O volume comercializado, US$ 150,4 bilhões, cresceu 21 vezes desde a primeira visita de Lula ao país, em 2004. Esta será a terceira viagem de Lula como presidente brasileiro ao gigante asiático.

Lula deveria ter feito essa viagem no fim do mês passado, mas um quadro de pneumonia o obrigou a adiar o compromisso. A viagem à China é a quarta visita internacional de Lula após a posse no cargo. O presidente já foi à Argentina, ao Uruguai e aos Estados Unidos. Lula também recebeu, em Brasília, o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, no fim de janeiro.

Acordos

Mesmo com o adiamento da visita de Lula à China, parte da comitiva que chegou antes do presidente conseguiu avançar em pendências importantes. Umas delas foi o fim do embargo à venda de carne bovina brasileira após 29 dias de suspensão. A decisão, segundo o Ministério da Agricultura, foi tomada após reunião entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, em Pequim, no dia 23 de março.

Com a presença de Lula, a expectativa que mais de 20 acordos entre China e Brasil sejam assinados. Um deles será para a construção do CBERS-6, o sexto de uma linha de satélites construídos na parceria bilateral. De acordo com o governo brasileiro, o diferencial do novo modelo é uma tecnologia que permite o monitoramento de biomas como a Floresta Amazônica mesmo com nuvens.

Outro ponto que o presidente quer discutir com Xi Jinping é a possibilidade de o país asiático promover um diálogo com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, pelo fim da Guerra na Ucrânia. Em café da manhã com jornalistas, na última quinta-feira (6), Lula já havia abordado a questão. “Nós não concordamos com a invasão da Rússia à Ucrânia. Estou convencido que tanto a Ucrânia quanto a Rússia estão esperando que alguém de fora fale: vamos sentar para conversar”.

Programação

Pela programação divulgada, a visita da comitiva brasileira à China começa na quarta-feira, em Xangai. Pela manhã, o presidente Lula participará da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco de fomento dos BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. À tarde, ele terá encontros com empresários e à noite viajará para Pequim.

Na sexta, a agenda oficial na capital chinesa inclui uma reunião, pela manhã, com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, no Grande Palácio do Povo. Depois, o presidente depositará flores em uma cerimônia na Praça da Paz Celestial.

À tarde, Lula se encontrará com lideranças sindicais e depois voltará ao Grande Palácio do Povo, onde se reunirá com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e depois será recebido em cerimônia oficial pelo presidente Xi Jinping. A programação terá um encontro aberto, uma cerimônia para assinatura de acordos bilaterais e depois um encontro bilateral fechado. Depois disso, haverá uma cerimônia de troca de presentes, registro de fotos e, por fim, um jantar oficial.

No retorno ao Brasil, o avião presidencial irá pousar em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para uma visita oficial no próximo sábado.

O ano de 2023 também marca cinquentenário do início das relações comerciais entre Brasil e China. A primeira venda entre os dois países aconteceu em 1973, um ano antes do estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras.

Em 2022, o produto brasileiro mais vendido para o mercado chinês foi a soja, com 36% do total exportado, seguido pelo minério de ferro com 20% e o petróleo com 18%. O perfil da exportação mudou um pouco em janeiro e fevereiro de 2023, com o petróleo na liderança com 23%, seguido pela soja (22%) e o minério de ferro (21%).

Comitiva

A delegação oficial liderada por Lula inclui a presença de oito ministros: Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social). Além disso, estarão presentes os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Elmano de Freitas (Ceará), Carlos Brandão (Maranhão), Helder Barbalho (Pará) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também integra a comitiva, que ainda reúne mais de 20 parlamentares, entre deputados federais e senadores.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula viaja para a China Read More »

O que já se sabe sobre a morte de MC Biel Xcamoso

O que já se sabe sobre a morte de MC Biel Xcamoso

Imagens das câmeras de segurança registraram o acidente

O cantor de brega pernambucano MC Biel Xcamoso, de 24 anos, faleceu na madrugada da segunda-feira (10.abr.2023) após o veículo que dirigia colidir com a fachada de um prédio no bairro de Boa Viagem, no Recife. Imagens das câmeras de segurança registraram o acidente.

O corpo do artista foi sepultado na tarde da segunda-feira, cerca de doze horas após o acidente, no Cemitério de Santo Amaro, localizado no Centro da cidade. O velório e sepultamento contaram com a presença de fãs, amigos e parentes.

MC Biel Xcamoso, cujo bordão era “Novidade nova, é o Biel Xcamoso”, ganhou destaque como cantor e produtor no cenário do brega em Pernambuco. Ele foi criado na Favela do Canal, no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 4h, e o artista estava sozinho no veículo, que colidiu com a entrada do Edifício Maria Leopoldina, na esquina da Avenida Boa Viagem com a Rua Coronel Benedito Chaves. Imagens das câmeras de segurança mostram o carro capotando em frente ao prédio.

Os bombeiros foram acionados por volta das 4h15 e ao chegarem ao local constataram que MC Biel estava preso nas ferragens e não apresentava sinais vitais, de acordo com informações oficiais. A perícia revelou que o carro sofreu sérias avarias e o impacto no corpo do artista foi intenso, resultando em desfiguração do rosto, conforme declarado pelo perito Alcides Albuquerque à TV Globo.

Antes do acidente, MC Biel se apresentou em uma boate no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Segundo informações do DJ Mateus à TV Globo, o cantor consumiu bebida alcoólica durante o show e dissolveu a banda antes do acidente. DJ Mateus também relatou que houve um desentendimento entre o artista e a banda devido a um atraso no show, e MC Biel dispensou o empresário, produtor, dançarinas e outros membros da banda, incluindo o DJ Mateus. Os integrantes da banda tentaram impedir que o artista dirigisse sob efeito de álcool.

A equipe do Instituto de Criminalística (IC) emitiu uma nota informando que solicitou exames para determinar se houve consumo de bebidas ou drogas antes do acidente. As investigações ainda estão em andamento para esclarecer os detalhes do caso.

Ainda segundo o instituto, os laudos do Instituto de Medicina Legal (IML) serão encaminhados à Polícia Civil de Pernambuco, que está responsável pelas investigações, no prazo de nove dias, que pode ser prorrogado.

Foto: Reprodução Instagram

Com informações do Portal G1 PE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

O que já se sabe sobre a morte de MC Biel Xcamoso Read More »

Pix bate recorde e supera 120 milhões de transações em um dia

Recorde anterior havia sido registrado em dezembro

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde na última quinta-feira (6.abr.2023). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 120 milhões de transações em 24 horas.

Somente no último dia 6, foram feitas 122,4 milhões de transferências via Pix para usuários finais. A alta demanda não comprometeu o funcionamento da funcionalidade. Segundo o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia.

O recorde anterior tinha sido registrado em 20 de dezembro, com 104,1 milhões de transações num único dia. Naquela data, tinha acabado o prazo de pagamento da segunda parcela do décimo terceiro.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumula 146,4 milhões de usuários, dos quais 134,8 milhões pessoas físicas e 11,6 milhões pessoas jurídicas. Em setembro de 2022, o sistema superou a marca de R$ 1 trilhão movimentados por mês.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Pix bate recorde e supera 120 milhões de transações em um dia Read More »

Levantamento aponta crescimento de 32,8% em denúncias ao Disque 100 no RN em 2023

Maioria das denúncias está relacionada à violência contra crianças ou adolescentes

Denúncias ao Disque 100 aumentaram 32,8% no Rio Grande do Norte em 2023, segundo um levantamento. No primeiro trimestre deste ano, foram registradas 2.277 denúncias de violação de Direitos Humanos no estado, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2022, quando 1.714 denúncias foram protocoladas. Os dados são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

O RN é o quarto estado com mais violações de Direitos Humanos no Nordeste, atrás apenas da Bahia, Pernambuco e Ceará, segundo o levantamento. Janeiro foi o mês com mais incidências, com 950 denúncias, seguido por fevereiro, com 665, e março, com 662. A maioria das denúncias está relacionada à violência contra crianças ou adolescentes, representando 35% do total, com 801 ocorrências.

O segundo grupo vulnerável mais atacado foi o de pessoas idosas, com 625 denúncias, ou 27,4% do total registrado entre janeiro e março deste ano. A maioria das denúncias refere-se à integridade física e psicológica das vítimas, seguidas por violações aos direitos sociais, à liberdade, aos direitos civis e políticos, à igualdade, à vida e ao meio ambiente.

Em termos de localização das violações denunciadas, Natal lidera com 946 denúncias, seguida por Ceará-Mirim, com 267, e Parnamirim, com 177. No entanto, as denúncias foram registradas em apenas 113 dos 167 municípios do estado.

Quanto aos cenários mais comuns para as violações, a casa onde a vítima e o suspeito residem é o principal lugar anotado, com 972 denúncias. Em seguida, está a casa da vítima, com 662 denúncias, e o terceiro local com mais denúncias de violação dos Direitos Humanos no RN é a unidade prisional.

Das denúncias registradas, 1.674 afirmam que as violações ocorrem diariamente, enquanto 177 são únicas e outras 154 denúncias apontam que as violações ocorrem semanalmente. Em todo o Brasil, a plataforma Disque 100 já registrou mais de 121,5 mil denúncias de janeiro a março deste ano.

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Levantamento aponta crescimento de 32,8% em denúncias ao Disque 100 no RN em 2023 Read More »

Colisão entre carro e moto deixa pai e filho mortos na Grande Natal

Acidente aconteceu próximo ao município de Ceará-Mirim

Um acidente na BR-101, próximo à cidade de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, resultou na morte de um pai e seu filho, que estavam em uma motocicleta que colidiu frontalmente com um carro. O acidente aconteceu às 19h30 deste domingo (9.abr.2023).

O acidente ocorreu entre os distritos de Caiana e Aningas, onde pai e filho residiam. As vítimas foram identificadas como Rikelme Silva de Araújo, de 18 anos, e Josiélio Soares de Araújo, de 43 anos, que faleceram imediatamente após a colisão.

Josiélio havia ido buscar Rikelme na casa da namorada e os dois estavam voltando para casa quando aconteceu a colisão com um veículo do tipo TR4. Os dois ocupantes do carro ficaram feridos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Uma kombi também colidiu com o carro posteriormente, mas não houve feridos. Os corpos das vítimas fatais foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Foto: Divulgação

Colisão entre carro e moto deixa pai e filho mortos na Grande Natal Read More »

Número de acidentes de trânsito reduziram após instalação de radares eletrônicos, afirma Detran

O levantamento do órgão comparou os três primeiros meses de funcionamento dos radares na Via Costeira e Av. Dr. João Medeiros Filho

Os índices de acidentes de trânsito reduziram nas vias estaduais que receberam o sistema de controle eletrônico de velocidade. Os dados são do setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), comparando os primeiros meses de funcionamento dos radares em relação ao mesmo período do ano passado. 

O levantamento do Detran comparou os três primeiros meses de funcionamento dos radares na Via Costeira e Avenida doutor João Medeiros Filho, que receberam os equipamentos em 1º de Dezembro de 2022, com o mesmo período trimestral de um ano atrás. 

Já para as Avenidas Engenheiro Roberto Freire, Omar O’Grady e a Rota do Sol, o relatório estatístico considerou o bimestre Janeiro e Fevereiro de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, uma vez que essas vias foram contempladas com o sistema de controle eletrônico de velocidade posteriormente, no dia 13 de janeiro deste ano. 

As informações coletadas mostram uma redução mais acentuada na Rota do Sol (-84,6%), Avenida Omar O’Grady (-57,1%), Avenida Engenheiro Roberto Freire (-32,7%) e Via Costeira (-40%). Apenas a Avenida João Medeiros Filho teve uma variação (+6,1%). 

O diretor-geral do Detran/RN, Jonielson Oliveira, ressalta que essa queda expressiva no número de acidentes demonstra o caráter educativo dos controladores eletrônicos de velocidade, que é o principal objetivo do Detran com esses equipamentos. “Em janeiro deste ano, por exemplo, a Rota do Sol não teve registro de acidente de trânsito, em pleno período de veraneio e de muito tráfego. Em fevereiro, mês do Carnaval, foram 2 acidentes, o menor registro dos últimos anos”, destaca Jonielson. 

O Detran/RN projeta que a redução de acidentes verificada seja ampliada nos próximos anos, motivada tanto pela instalação dos equipamentos controladores de velocidade bem como pela adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A meta do Pnatrans é a ampliação da segurança no trânsito estadual focando em 160 ações de maneira programada até 2028, estimulando a redução em 50% no total de mortes e lesões decorrentes de acidentes no tráfego. 

Foto: Divulgação/Detran

Número de acidentes de trânsito reduziram após instalação de radares eletrônicos, afirma Detran Read More »

Dalai Lama se desculpa após beijar menino na boca e vídeo viralizar

Dalai Lama se desculpa após beijar menino na boca e vídeo viralizar

O incidente ocorreu em um evento público na presença de uma plateia que aplaudia e ria

O líder espiritual dos tibetanos, Dalai Lama, de 87 anos, se desculpou publicamente nesta segunda-feira (10.abr.2023) por um vídeo que circula nas redes sociais no qual é visto puxando o rosto de um menino para beijá-lo na boca e, segundo a agência de notícias Reuters, pedindo para que o menino chupe sua língua. O incidente ocorreu em um evento público na presença de uma plateia que aplaudia e ria.

Em uma nota divulgada, o Dalai Lama chamou o ato de “inocente e brincalhão”, porém reconheceu a veracidade do vídeo, mas afirmou que se tratou apenas de um abraço.

Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente na qual um menino me perguntou se poderia me dar um abraço. Desejo me desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos ao redor do mundo, pela dor que minhas ações podem ter causado“, disse o comunicado.

O comunicado ainda destacou que o líder espiritual frequentemente interage de forma inocente e brincalhona com as pessoas, mesmo em público e diante das câmeras, e que ele lamenta o incidente.

O Dalai Lama, que fugiu para a Índia em 1959 após um levante fracassado contra o domínio chinês no Tibete, é considerado por Pequim um líder separatista. Ele tem trabalhado por décadas para obter apoio global para a autonomia linguística e cultural na região. Atualmente, vive em um complexo próximo à cidade de Dharamshala, no norte da Índia.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dalai Lama se desculpa após beijar menino na boca e vídeo viralizar Read More »

Açude no interior sangra e Defesa Civil recomenda retirada da população de áreas de risco

Açude no interior sangra e Defesa Civil recomenda retirada da população de áreas de risco

O alerta foi emitido devido ao aumento da vazão do Açude Apanha Peixe no município de Apodi

Fortes chuvas no RN causam risco de alagamentos e levam o município de Apodi, na região Oeste, a recomendar a retirada de idosos, mulheres grávidas e crianças de áreas de risco no Vale do Apodi. O alerta foi emitido devido ao aumento da vazão do Açude Apanha Peixe, que está sangrando há aproximadamente oito dias, após as chuvas intensas que ocorreram no fim de semana na região.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, cerca de 1.500 pessoas residem nas áreas de risco, principalmente em comunidades próximas ao Sítio Pindoba. Até a manhã desta segunda-feira (10.abr.2023), não haviam sido registrados prejuízos no município de Apodi, apesar do alerta.

A vazão aumentada do açude Apanha Peixe é resultado das chuvas intensas que ocorreram em Caraúbas, onde transbordaram açudes na região e romperam a rodovia RN-117. A água está se deslocando para Apodi, e do açude do Apanha Peixe, está seguindo para os municípios de Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado.

A Defesa Civil do Estado enviou uma equipe para a região Oeste e está agendada uma reunião com as defesas civis municipais na manhã desta segunda-feira (10.abr) para avaliar a situação. A Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê mais chuvas para esta semana em todo o estado.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Açude no interior sangra e Defesa Civil recomenda retirada da população de áreas de risco Read More »

Presidente do PL é internado em Brasília

Presidente do PL é internado em Brasília

De acordo com a assessoria do PL, Valdemar está em condição estável e a internação foi realizada por precaução

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), foi hospitalizado no domingo (9.abr.2023) devido a um mal-estar e está internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Um procedimento de cateterismo está marcado para esta segunda-feira (10.abr), em decorrência de dores no peito que surgiram durante uma viagem pelo Nordeste. De acordo com a assessoria do PL, Valdemar está em condição estável e a internação foi realizada por precaução.

O presidente do PL, que é ex-deputado, está implementando uma estratégia política que envolve viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle pelo país, com o objetivo de fortalecer o partido. Bolsonaro, que recentemente retornou de uma estadia de três meses em Orlando, nos Estados Unidos, agora ocupa o cargo de presidente de honra do PL. Já Michelle lidera o PL Mulher, uma ala feminina do partido. Valdemar Costa Neto defende uma possível candidatura de Bolsonaro à Presidência da República em 2026.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente do PL é internado em Brasília Read More »

RN tem previsão de chuva em todas as regiões nos próximos dias

RN tem previsão de chuva em todas as regiões nos próximos dias

Dados foram divulgados pelo Sistema de Monitoramento da Emparn

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) indica que os próximos dias terão céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado. Desde às 9h15 do sábado (8.abr.2023) até o mesmo horário do domingo (9.abr), foram registradas chuvas acima de 100 milímetros (mm) em diversos municípios.

Canguaretama recebeu o maior volume do período, com 127 mm, seguido por Vila Flor com 110 mm e Baia Formosa com 104 mm. Na capital, Natal, choveu 45,9 mm. No total, 81 postos de monitoramento registraram ocorrência de chuvas.

De acordo com Gilmar Bristot, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, o RN está em período chuvoso devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI) sobre o Nordeste do Brasil, que deve se estender até o mês de maio. “As chuvas devem continuar nos próximos dias com mais regularidade em todas as regiões do Estado“, ressaltou Bristot. É possível acessar o Sistema de Monitoramento da Emparn por meio dos endereços: emparn.rn.gov.br, na aba Meteorologia, ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

Danos causados pelas chuvas intensas no estado

As chuvas intensas que atingiram todo o estado na noite de sábado e madrugada de domingo (9.abr.2023) causaram danos em alguns municípios e rodovias estaduais. O Governo do Estado está atuando nas áreas afetadas pelas fortes chuvas durante o final de semana.

Ação da Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN está com equipes de plantão e em constante contato com as prefeituras, por meio das coordenadorias municipais, nas áreas que registraram eventos adversos. A Defesa Civil reitera o alerta à população para que adote todos os cuidados necessários ao utilizar áreas de açudes, barragens ou rios com o objetivo de evitar acidentes e tragédias, uma vez que é comum o uso dessas áreas para lazer nesta época do ano. Em caso de emergência, é importante acionar as autoridades por meio do telefone 190 ou 193.

Atuação da Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está com equipe técnica em campo realizando vistorias nos reservatórios sob responsabilidade do estado. Até o momento, não foram identificados riscos de segurança ou de rompimento na infraestrutura. Os técnicos da secretaria estão acompanhando de perto a sangria da Barragem de Umari.

A Semarh destaca que estão sendo tomadas continuamente todas as medidas necessárias para garantir a segurança das barragens do estado, visando proteger a população e realizar a gestão adequada dos recursos hídricos.

Pontos de atenção:

  • Estrada de Estivas (Genipabu-BR-101): a limpeza e retirada de material que deslizou para a estrada será realizada nesta segunda-feira (10).
  • RN-233 (Caraúbas-Campo Grande): equipe está no local e instalou sinalização. Todo o serviço de recuperação será realizado nos próximos dias.
  • RN 118 (São Rafael-Jucurutu): a equipe já está no local para instalar a sinalização necessária para a ocorrência (fuga de material na cabeceira de uma ponte) e realizar o levantamento técnico. O reparo será feito nos próximos dias.

Confira a previsão do tempo para a semana:

10/04/23 – segunda-feira – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.
11/04/23 – terça-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
12/04/23 – quarta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
13/04/23 – quinta-feira – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
14/04/23 – sexta-feira – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.
15/04/23 – sábado – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.
16/04/23 – domingo – Céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, em todas as regiões.

Foto: Arquivo/Assecom/Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN tem previsão de chuva em todas as regiões nos próximos dias Read More »

Barragem de Umari volta a sangrar após 14 anos

Barragem de Umari volta a sangrar após 14 anos

A capacidade total do reservatório é de 292.813.650 m³ de água

A Barragem de Umari, em Upanema, na região Oeste do RN, terceiro maior reservatório de água do estado, voltou a sangrar após 14 anos, registrando sua segunda sangria desde sua conclusão em 2002. A capacidade total do reservatório é de 292.813.650 m³ de água.

A prefeitura de Upanema discutiu um plano de ação com a Defesa Civil do Estado para prevenir danos causados pela água do reservatório, que estava sendo aguardada com expectativa pela população local.

Atualmente, o RN possui 17 reservatórios com mais de 80% de capacidade de armazenamento, sendo a Barragem de Umari a terceira a sangrar recentemente.

A maior barragem do estado, Armando Ribeiro Gonçalves, está com 62,15% de sua capacidade total de 2,37 bilhões de m³, e os reservatórios potiguares, em média, estão com 58% de capacidade de água, o maior percentual para o mesmo período do ano desde 2020.

Foto: Renato Medeiros

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Barragem de Umari volta a sangrar após 14 anos Read More »

Trecho de rodovia em Caraúbas se rompe após chuvas

Trecho de rodovia em Caraúbas se rompe após chuvas

As imagens que circularam nas redes sociais e veículos de comunicação mostram a gravidade da situação

Parte da RN-117, rodovia que liga as cidades de Caraúbas a Olho d’água do Borges, localizada na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, sofreu danos significativos após uma forte chuva que caiu na região na noite de sábado (8.abr.2023). Um trecho da rodovia, que passa sobre uma pequena ponte, se rompeu devido à intensidade das águas, causando transtornos para a comunidade.

As imagens que circularam nas redes sociais e veículos de comunicação mostram a gravidade da situação, com o trecho da rodovia completamente destruído, com buracos e rachaduras, e o intenso fluxo de águas passando sobre a ponte danificada. Os moradores da região relataram que a chuva foi intensa e durou várias horas, causando um aumento repentino no volume de água nos rios e riachos próximos.

A ponte que estava localizada na rodovia não suportou a carga das águas e acabou cedendo, se rompendo parcialmente. O trecho da rodovia é uma importante via de acesso para as duas cidades, sendo utilizada por moradores e comerciantes que se deslocam entre as localidades.

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), divulgou nota, afirmando que deslocou equipe técnica ao local. Além disso, o órgão destacou que monitora outro trecho da da RN-117 entre Dix-sept Rosado a Caraúbas.

NOTA

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) deslocou equipe técnica ao trecho da RN-117, que interliga os municípios de Caraúbas e Olho-d’Água do Borges, que foi danificado em função das chuvas na região. Parte da rodovia foi destruída, seccionando a estrada, e impedindo o deslocamento entre as duas cidades através deste acesso. Um outro trecho da mesma rodovia, entre Governador Dix-sept Rosado a Caraúbas está sob monitoramento em função do alagamento de trechos da pista, possivelmente após transbordamento de açudes na região.

Além dos técnicos do DER-RN, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acionou as coordenadorias municipais até que as equipes do estado cheguem ao local. O objetivo é verificar a dimensão do problema e, havendo necessidade de atendimento a eventuais famílias afetadas, que essa assistência chegue o mais breve possível. As informações preliminares é que não há vítimas. Trecho entre Governador Dix-sept Rosado a Caraúbas também será verificado.

O DER-RN vai verificar quais intervenções serão necessárias para restabelecer o tráfego, de forma segura, pela rodovia RN-117. O serviço será iniciado tão logo o nível da água baixar. As equipes dos distritos de Mossoró e Pau dos Ferros estão indo ao local para sinalizar os dois lados da rodovia.

O diretor de obras e operações do DER, o engenheiro Jairo Frutuoso coordena a equipe. Por orientação da governadora Fátima Bezerra, todos os esforços devem ser mobilizados em sintonia com as prefeituras para que os serviços e assistência sejam garantidos às populações.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho de rodovia em Caraúbas se rompe após chuvas Read More »

ABC vence Santa Cruz de Natal por 1 a 0

ABC vence Santa Cruz de Natal por 1 a 0

O gol da vitória alvinegra foi marcado pelo estreante Luiz Gustavo, no segundo tempo

Em partida válida pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar, o ABC jogou mal, mas conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz de Natal neste domingo (9.abr.2023), no Barretão, em Ceará-Mirim. O gol da vitória alvinegra foi marcado pelo estreante Luiz Gustavo, no segundo tempo.

Com o resultado, o ABC chegou aos 12 pontos e assumiu a liderança do quadrangular, ultrapassando o América-RN, que tem 10 pontos. Além disso, o Alvinegro também confirmou a melhor campanha na classificação geral do estadual, com 34 pontos, o que lhe rendeu a vantagem de fazer o segundo jogo da final contra o América-RN em casa.

O Santa Cruz de Natal segue com três pontos, na lanterna da segunda fase, mas ainda tem chances de terminar na terceira posição, atualmente ocupada pelo Potiguar, que tem quatro pontos.

Os próximos jogos do Santa Cruz serão contra o Potiguar, na quarta-feira (12.abr), pela sexta rodada do quadrangular. A partida acontecerá no Estádio Nogueirão, em Mossoró, às 20h, e definirá a terceira posição do estadual, além da vaga para a pré-Copa do Nordeste de 2024.

Pelo estadual, o ABC ainda enfrentará o América-RN na segunda fase, no próximo dia 20, às 20h, no Frasqueirão. Antes disso, o Alvinegro terá um confronto contra o Grêmio pela terceira fase da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (19.abr), às 21h30, também no Frasqueirão.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vence Santa Cruz de Natal por 1 a 0 Read More »

Governo quer atrelar despesas de saúde e educação a gasto por habitante

Governo quer atrelar despesas de saúde e educação a gasto por habitante

A proposta é vincular esses pisos a uma regra de gasto per capita, em vez de atrelá-los à arrecadação, como ocorre atualmente

O governo Lula está considerando uma mudança na vinculação dos pisos constitucionais de gastos em saúde e educação como parte do novo arcabouço fiscal em discussão. A proposta é vincular esses pisos a uma regra de gasto per capita, em vez de atrelá-los à arrecadação, como ocorre atualmente. A intenção é proteger os gastos nessas áreas de variações na arrecadação decorrentes dos ciclos econômicos de alta e desaceleração.

Atualmente, os pisos de saúde e educação estão vinculados a percentuais da arrecadação, sendo 15% da chamada receita corrente líquida para a saúde e 18% da receita de impostos para a educação. No entanto, essa vinculação pode levar a cortes de gastos nessas áreas em momentos de queda na receita do governo. Com a nova proposta de vinculação per capita, a ideia é garantir uma maior estabilidade aos gastos em saúde e educação, evitando que esses gastos cresçam excessivamente em momentos de alta econômica e não sejam reduzidos drasticamente em momentos de baixa atividade econômica.

Além disso, o governo também planeja recompor cerca de R$ 30 bilhões em recursos para saúde e educação como forma de compensação pelas perdas durante a vigência do teto de gastos, como parte da estratégia para evitar críticas de que a mudança nas regras fiscais busca reduzir os gastos nessas áreas. A proposta ainda está em discussão, e integrantes da equipe econômica também estão analisando o impacto da nova política de correção do salário mínimo, que busca garantir um ganho acima da inflação, na evolução do novo arcabouço fiscal.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo quer atrelar despesas de saúde e educação a gasto por habitante Read More »

Palmeiras vence o Campeonato Paulista 2023

Palmeiras vence o Campeonato Paulista 2023

Goleada foi de 4 a 0 sobre o Água Santa no Allianz Parque

O Palmeiras venceu o Campeonato Paulista de 2023 com uma goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa neste domingo (9.abr.2023), repetindo o mesmo roteiro da edição anterior. Sob o comando do técnico Abel Ferreira, o time mostrou um futebol irretocável e dominou o jogo, com destaque para Gabriel Menino, que marcou dois gols, e Endrick, que também balançou as redes. O argentino Flaco López fechou o placar com mais um gol, garantindo a 25ª conquista estadual da história do Palmeiras, que também venceu a Supercopa do Brasil em 2023.

O Palmeiras impôs sua estratégia de intensidade e agressividade desde o início do jogo, aproveitando o apoio de mais de 41 mil torcedores no Allianz Parque, que registrou o maior público desde sua inauguração em 2014. A vantagem obtida pelo Água Santa no primeiro jogo foi desfeita em apenas 15 minutos, com Gabriel Menino marcando dois gols. Endrick, escalado como titular, também deixou sua marca, aproveitando um rebote do goleiro. O Palmeiras controlou o jogo na segunda etapa e ainda ampliou o placar com um gol de Flaco López, fechando o jogo com uma goleada e o título do Campeonato Paulista.

Além do título estadual, terá pela frente a disputa da Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, e demonstra ser um forte candidato nas três frentes.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Palmeiras vence o Campeonato Paulista 2023 Read More »

Incêndio em subestação deixa cidades do Seridó sem energia

Incêndio em subestação deixa cidades do Seridó sem energia

A ocorrência foi registrada por volta das 21h, afetando 16 municípios do Seridó

Uma subestação de energia da Neoenergia Cosern em Acari pegou fogo no sábado (8.abr.2023) à noite, deixando várias cidades da região temporariamente sem energia. A ocorrência foi registrada por volta das 21h, afetando 16 municípios do Seridó.

Acari, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Caicó, Cruzeta, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São José do Seridó, Equador, Santana do Seridó, São João do Sabugi, Ipueira e Ouro Branco foram os municípios afetados.

A empresa enviou uma subestação móvel para restabelecer o serviço, mas até a manhã de domingo (9.abr), cerca de 6.865 clientes ainda estavam sem energia. A subestação móvel chegou a Acari às 6h30 de domingo para auxiliar na retomada do fornecimento de energia.

A causa do incêndio ainda está sob investigação, mas a empresa suspeita de descargas atmosféricas devido às condições climáticas na região, com registros de um alto número de raios este ano, superando o total de 2022, de acordo com informações da Cosern.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio em subestação deixa cidades do Seridó sem energia Read More »

Homem é preso em Natal ao apresentar documento falso de irmão também foragido

Homem é preso em Natal ao apresentar documento falso de irmão também foragido

O caso aconteceu no sábado (8) em uma barreira policial na ponte Newton Navarro

Um homem foi preso em uma barreira policial na ponte Newton Navarro, que liga a zona Norte ao centro de Natal, furante a Operação Semana Santa da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, após se identificar como Marcos Antônio da Silva e apresentar um documento falso. O caso aconteceu no sábado (8.abr.2023).

Ao chegar à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal, verificou-se que a identificação estava incorreta e o documento era adulterado. O homem na verdade era Marcos Rossini da Silva, irmão do indivíduo procurado, e também possuía um mandado de prisão em aberto por roubo. Ele foi preso novamente, dessa vez por falsidade ideológica e pela condição real do mandado de prisão em aberto.

A PM destacou que a situação evidencia o despreparo intelectual do indivíduo em forjar documentos falsos e ressalta a importância do trabalho de fiscalização durante a Operação Semana Santa.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso em Natal ao apresentar documento falso de irmão também foragido Read More »

RN registra chuvas acima de 100mm no fim de semana

RN registra chuvas acima de 100mm no fim de semana

As informações foram fornecidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn)

Chuvas intensas nas últimas 24 horas afetaram o Leste do Estado do Rio Grande do Norte, com mais de 100 mm de precipitação registrados em várias regiões. As informações fornecidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) referem-se ao período entre às 7h do sábado (8.abr.2023) até às 7h deste domingo (9.abr.2023).

Cidades como Canguaretama, Vila Flor e Baía Formosa foram as mais atingidas, com volumes acima de 100 mm. Outras cidades, incluindo Patu, Almino Afonso e Luis Gomes, também tiveram chuvas significativas.

O Inmet emitiu um alerta laranja de chuvas e ventos intensos válido até às 12h deste domingo para regiões Central, Agreste e Oeste Potiguar, e as autoridades locais pedem que os moradores redobrem a atenção e sigam as orientações da Defesa Civil para se protegerem de possíveis deslizamentos de terra e enchentes.

Confira os volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas em alguns municípios do RN

  • Canguaretama: 127.0mm
  • Vila Flor: 110.4mm
  • Baía Formosa: 104.2mm
  • Patu: 62.0mm
  • Almino Afonso: 54.2mm
  • Luis Gomes: 53.4mm
  • Ielmo Marinho: 49.6mm
  • Acari: 18.8mm

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN registra chuvas acima de 100mm no fim de semana Read More »

Homem é assassinado a pauladas por "amigo" no interior do RN

Homem é assassinado a pauladas por “amigo” no interior do RN

O autor do crime foi detido pela Polícia Militar (PM)

Um homem foi brutalmente assassinado a pauladas na madrugada do último sábado (8.abr.2023) em Pau dos Ferros na região Oeste do Rio Grande do Norte. O autor do crime foi detido pela Polícia Militar (PM).

De acordo com informações da Polícia Civil, o assassino teria utilizado um pedaço de pau para golpear Francisco Maciel, que estava dormindo, causando sua morte imediata. Em seguida, o acusado empreendeu fuga, mas foi capturado por uma guarnição do 7° Batalhão da PM.

Ao ser conduzido à delegacia, o homem confessou ter cometido o crime, porém, não soube explicar a motivação por trás do ato hediondo. Testemunhas afirmaram não ter presenciado qualquer discussão entre os dois envolvidos antes do homicídio.

O autor do crime foi preso em flagrante por homicídio e posteriormente transferido para o Sistema Prisional, onde ficará à disposição da Justiça. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer os detalhes e a motivação desse brutal assassinato.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é assassinado a pauladas por “amigo” no interior do RN Read More »

RedeTV! encerra contrato com Sikêra Jr.

RedeTV! encerra contrato com Sikêra Jr.

Até o momento, Sikêra Jr. não se pronunciou publicamente sobre o término de seu contrato com a tv

A RedeTV! confirmou neste sábado (8.abr.2023), por meio de uma nota oficial, o término do contrato com o polêmico apresentador Sikêra Jr., que também afeta a TV A Crítica, emissora responsável pela geração do programa “Alerta Nacional”, transmitido em rede nacional. Sikêra Jr. ingressou na TV A Crítica em junho de 2019, onde passou a apresentar o programa policial “Alerta Amazonas”. Em dezembro do mesmo ano, ele assinou um contrato com a RedeTV! para transmitir o programa em todo o Brasil, com o nome alterado para “Alerta Nacional”, que estreou em janeiro de 2020.

Durante seu tempo no ar, “Alerta Nacional” conquistou altos índices de audiência e gerou uma enorme repercussão nas redes sociais, com Sikêra Jr. se tornando conhecido por suas opiniões contundentes e seu estilo polêmico. No entanto, o programa também enfrentou críticas e controvérsias devido a várias falas do apresentador, que foram consideradas ofensivas por alguns espectadores e levaram a acusações de discurso de ódio e racismo. Além disso, a perda de anunciantes do programa também foi relatada, com empresas optando por se distanciar após as polêmicas envolvendo Sikêra Jr.

Até o momento, Sikêra Jr. não se pronunciou publicamente sobre o término de seu contrato com a RedeTV! e a TV A Crítica.

Foto: Alan Santos/PR/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RedeTV! encerra contrato com Sikêra Jr. Read More »

Vacinação contra Influenza terá início no RN amanhã (10)

Vacinação contra Influenza terá início no RN amanhã (10)

A campanha nacional de vacinação acontecerá até 31 de maio e é considerada uma medida importante de prevenção contra a Influenza

O Rio Grande do Norte inicia a vacinação contra a Influenza na segunda-feira (10.abr.2023), com o objetivo de imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A campanha nacional de vacinação acontecerá até 31 de maio e é considerada uma medida importante de prevenção contra a Influenza, uma infecção respiratória aguda altamente transmissível.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também anunciou que 15 de abril será o Dia D de multivacinação, com a oferta de vacinas influenza, bivalente (contra a Covid-19) e febre amarela, como uma estratégia para reforçar a busca pela proteção pela população.

Até o momento, foram aplicadas 35.998 doses da vacina bivalente no estado, de acordo com dados do sistema RN Mais Vacina. A pasta ressaltou a importância da vacinação, citando que a Influenza já causou mais de 1.700 mortes no Brasil apenas em 2022, sendo que 70% dos óbitos são de pessoas pertencentes aos grupos prioritários da campanha.

A Sesap reforça que a vacinação é uma estratégia para reduzir as complicações, internações e mortalidade relacionadas à infecção pelo vírus da Influenza, além de contribuir para a redução da circulação viral, especialmente em pessoas de risco.

Grupos prioritários

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Para a população indígena e pessoas com comorbidades, a vacina está indicada para as crianças de 6 meses a menores de 9 anos de idade;
  • Trabalhadores da Saúde dos serviços públicos e privados;
  • Gestantes;
  • Puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto);
  • Professores do ensino básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;
  • Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
  • Trabalhadores portuários;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Foto: Erasmo Salomão/MS/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacinação contra Influenza terá início no RN amanhã (10) Read More »

Criança de 6 anos é assassinada após sair de casa para brincar com amiga

Criança de 6 anos é assassinada após sair de casa para brincar com amiga

O corpo de Alice estava enterrado nos fundos da casa da amiga e de um adolescente suspeito

A cidade de Araci, localizada a 200 km de Salvador, na Bahia, foi abalada por uma notícia chocante. Alice Oliveira de Moura, uma criança de apenas 6 anos, foi encontrada morta na quinta-feira (6.abr.2023) pelos policiais civis da delegacia de Serrinha, após sair de casa para brincar com uma amiga na quarta-feira (5.abr). O corpo de Alice estava enterrado nos fundos da casa da amiga e de um adolescente suspeito, de acordo com informações da família da vítima.

O adolescente confessou o crime em depoimento à polícia, alegando que matou a menina porque ela o irritava ao frequentar sua casa constantemente. A presença de Alice na casa era motivada pela amizade com a irmã da suspeita. As suspeitas sobre o adolescente surgiram quando a polícia descobriu que ele estava sozinho em casa no momento em que a menina foi procurar sua amiga.

O corpo de Alice apresentava evidências de estrangulamento, com um cinto amarrado no pescoço e um saco plástico na cabeça. O adolescente suspeito foi apreendido e conduzido à delegacia de Serrinha, onde foi autuado por ato infracional análogo a homicídio qualificado e ocultação de cadáver. O velório de Alice ocorreu na sexta-feira (7.abr).

Foto: Arquivo Pessoal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criança de 6 anos é assassinada após sair de casa para brincar com amiga Read More »

Jogador do ABC distribui chocolate para crianças carentes em Natal

Jogador do ABC distribui chocolate para crianças carentes em Natal

Ele distribuiu caixas de chocolate para crianças carentes do projeto social “Talentos da Vila”

O jogador de futebol Fábio Lima, que atua como atacante no time ABC, realizou uma ação solidária na noite de sexta-feira, na Vila de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. Ele distribuiu caixas de chocolate para crianças carentes do projeto social “Talentos da Vila”, tornando a Páscoa dessas crianças mais especial.

Fábio Lima expressou o motivo de sua ação: “Não consegui dormir durante a madrugada. Estava em minha mente fazer essa ação e poder ajudar aqueles que precisam. Nem todos terão a oportunidade de comer chocolate na Páscoa, então pensei muito em realizar essa ação”.

O jogador contou com o apoio de Cláudio Porpino, assessor da presidência, para realizar a ação e ficou emocionado durante o encontro realizado em uma quadra de futsal.

O projeto “Talentos da Vila” foi fundado em janeiro de 2018 por três amigos: Patrick de Lima Sousa, Josuel de Oliveira Marco e Renato Walleyton Gomes da Silva. Atualmente, mais de 100 pessoas participam do projeto, incluindo crianças de 6 a 18 anos, além de uma equipe adulta e feminina.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jogador do ABC distribui chocolate para crianças carentes em Natal Read More »

Pai e filho são presos em operação policial no bairro Alecrim em Natal

Pai e filho são presos em operação policial no bairro do Alecrim

A ação foi conduzida por agentes da Denarc, que estavam cumprindo um mandado de prisão contra o jovem de 22 anos

Um homem de 50 anos e seu filho de 22 foram detidos pela Polícia Civil durante uma operação policial realizada no sábado (8.abr.2023) no bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal.

A ação foi conduzida por agentes da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (Denarc), que estavam cumprindo um mandado de prisão contra o jovem de 22 anos, suspeito de integrar uma facção criminosa, como parte da “Operação Trem Bala” deflagrada na última terça-feira (4.abr), que investiga tráfico de drogas e associação criminosa.

Os policiais se dirigiram a uma loja de personalização de veículos que pertence ao pai do suspeito. No entanto, o homem tentou impedir a prisão de seu filho e chegou a solicitar ajuda aos funcionários para obstruir o trabalho da polícia.

De acordo com a polícia, o homem desacatou os policiais e ainda tentou apagar os dados de um dos celulares, na tentativa de destruir evidências no aparelho.

Após a situação ser controlada, pai e filho foram conduzidos pela Denarc e encaminhados à central de flagrantes.

O pai foi autuado pelos crimes de desobediência e desacato. Já o filho, segundo informações da polícia, é membro de uma facção criminosa que atua no estado e será encaminhado ao sistema prisional.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pai e filho são presos em operação policial no bairro do Alecrim Read More »

PRF já realizou sete prisões na Operação Semana Santa

PRF já realizou sete prisões na Operação Semana Santa

As prisões ocorreram entre os dias 6 e 8 de abril

A Polícia Rodoviária Federal (PRF/RN) realizou sete prisões nos três primeiros dias da Operação Semana Santa 2023, no Rio Grande do Norte. As prisões ocorreram entre os dias 6 e 8 de abril.

De acordo com a PRF, os registros ocorreram nos municípios de Janduís (km 310 da BR 226), João Câmara, (km 103 da BR 406), Maxaranguape, (km 45 da BR 101), Macau (km 25 da BR 406), Mossoró (km 45 e 57 da BR 304) e Macaíba (km 296 da BR 304)

Entre os motivos das prisões, estão veículos roubados, porte ilegal de arma de fogo, mandados de prisão em aberto, embriaguez ao volante, tráfico e descaminho.

As ocorrências foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil responsável pela apuração do crime.

Foto: Divulgação/PRF RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF já realizou sete prisões na Operação Semana Santa Read More »

Páscoa amarga: atrasos na Cacau Show preocupam clientes

Páscoa amarga: atrasos na Cacau Show preocupam clientes

Empresa emitiu uma nota lamentando a situação e afirmando que esse tipo de experiência não condiz com sua forma de atuação

Clientes da fabricante de chocolates Cacau Show estão enfrentando contratempos na véspera da Páscoa deste ano. Nas redes sociais, diversos consumidores relatam que não receberão os ovos de chocolate encomendados no site da empresa a tempo para o domingo de Páscoa (9.abr.2023). As informações foram publicadas pelo Estadão.

Ao longo da última quinta-feira, 6 de abril, inúmeros compradores manifestaram sua insatisfação nas redes sociais da marca, especialmente no Instagram. Muitos deles afirmaram ter feito a encomenda e efetuado o pagamento com antecedência, porém não receberam o produto dentro do prazo informado pela Cacau Show.

Em resposta às reclamações, a Cacau Show emitiu uma nota lamentando a situação e afirmando que esse tipo de experiência não condiz com sua forma de atuação. A empresa declarou que apenas 0,3% dos pedidos estão com atraso e que estão trabalhando intensivamente para cumprir os prazos, com a expectativa de entregar os produtos até sábado, dia 8 de abril.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Páscoa amarga: atrasos na Cacau Show preocupam clientes Read More »

Desmatamento na Amazônia e Cerrado atinge níveis preocupantes em 2023

Desmatamento na Amazônia e Cerrado atinge níveis preocupantes em 2023

As informações foram publicadas neste sábado (8) pelo Estadão

O desmatamento na Amazônia e no Cerrado atingiu níveis preocupantes no primeiro trimestre de 2023, de acordo com o sistema de alertas do Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As informações foram publicadas neste sábado (8.abr.2023) pelo Estadão.

Na Amazônia, foram desmatados 844,7 km² no período, sendo que em março foram registrados 357,68 km² de desmatamento. No Cerrado, houve um recorde de devastação, com 1.357,38 km² perdidos entre janeiro e março deste ano, com um aumento de 99% em fevereiro em comparação com o ano anterior.

A falta de estrutura do Ibama, com menos de 350 agentes para fiscalizar todo o Brasil, tem sido apontada como um dos desafios para conter o desmatamento.

Em fevereiro, o novo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, afirmou que a meta do governo é reduzir pela metade o índice de desmatamento em relação ao ano anterior. Ele destacou que o Ibama voltou a atuar após anos de paralisação, mas a estrutura do órgão ainda precisa ser recuperada, já que atualmente conta com menos de 350 agentes para fiscalizar todo o país, em comparação com os 2 mil fiscais que já chegou a ter em campo.

Mesmo com a expectativa de redução do desmatamento em março devido às chuvas, os dados indicam um aumento crescente do desmatamento na Amazônia em 2023.

Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Desmatamento na Amazônia e Cerrado atinge níveis preocupantes em 2023 Read More »

Novo espetáculo do Coletivo CIDA segue em cartaz no TAM até domingo

Novo espetáculo do Coletivo CIDA segue em cartaz no TAM até domingo

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019

O Coletivo CIDA (RN) apresenta seu novo espetáculo Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão até domingo (9) no Teatro Alberto Maranhão de forma gratuita com tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição.

Insanos e Beija-flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior (SC), pesquisadora da dança. O projeto traz no elenco nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araújo, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

As questões abordadas em ‘Insanos e Beija-Flores’ colocam em debate o pensamento eugênico, o preconceito, os limites entre a insanidade e arte na sociedade. Falamos também sobre o silêncio instaurado sem qualquer humanidade que inviabiliza, violenta e extermina a vida de diferentes indivíduos”, declaram Arthur Moura (produtor do CIDA) e René Loui (coreógrafo e intérprete).

Trilogia

Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão faz parte de uma trilogia que vem sendo pensada desde 2019. A primeira obra intitulada Corpos Turvos é um grito de socorro para que corpos pretos, pobres, periféricos, soropositivos, corpos pertencentes da ampla comunidade LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência deixem de ser números.

Na segunda parte nomeada Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é Meu Nome, o CIDA continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos em ambiente manicomial.

O ato final é livremente inspirado na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, mais conhecido como Bispo do Rosário, o espetáculo conta as perspectivas desses seis diferentes indivíduos que convivem num porão e há anos reinventam todas as coisas da Terra. Cada um deles, uma história.

Nascido em Japaratuba, no estado de Sergipe, em 1909, Bispo do Rosário carregava todos os estigmas de marginalização social, ainda vigentes em nossa sociedade. Homem negro, pobre, louco para uns, viveu asilado em um manicômio por 50 anos. Sua obra propunha a ressignificação do universo para ser apresentado no dia do juízo final, e não era visto por ele como arte, era missão.

As três obras complementam-se, mas podem ser vistas, ouvidas e sentidas de modo independente ou em qualquer ordem.

Aceitação do público

Desde o início da temporada, mais de 950 pessoas já assistiram ao novo trabalho do grupo artístico radicado em Natal. A obra tem recebido muitos feedbacks positivos.

Para a publicitária Alana Cascudo, a obra propõe uma importante reflexão. “Um espetáculo que lança luz sobre os ‘loucos’ e excluídos, acertando na dose de incômodo e na reflexão sobre como tratamos os que não se encaixam em um padrão de ‘normalidade’ estabelecido pela sociedade. Vale pontuar a acessibilidade como um dos personagens principais, com audiodescrição e tradução para libras”, comentou Alana.

Foi possível ver a real representação de transtornos mentais como depressão, esquizofrenia, depressão pós-parto, muito atual e necessário. Ver pessoas com deficiência em cena, mostrando suas potências, mexeu muito comigo. Muito bem elaborado, muito bem produzido. As luzes incríveis, é outro patamar. Fazia muito tempo que eu não via um trabalho tão bom. Que outras pessoas possam ver e refletir sobre a saúde mental”, declarou o expert de atendimento bilíngue Brayan Rendon.

Temporada continua

A temporada segue até o dia 9 de abril, sempre às 10h da manhã, no Teatro Alberto Maranhão para escolas e instituições cadastradas.

Público geral pode assistir o espetáculo mediante retirada do ingresso no local 1 hora antes das apresentações, que acontecem às 20h.

Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro

Esta obra é uma iniciativa do Coletivo CIDA contemplada pelo Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro – 2022 que conta com recursos do Ministério da Cultura e Governo do Brasil.

Criado com o objetivo de fomentar a criação artística de montagens inéditas no campo do teatro, o prêmio tem investimento de um milhão quatrocentos e trinta mil reais. Foram selecionados 10 projetos, entre eles o novo trabalho do Coletivo CIDA com nota máxima na Região Nordeste.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea e performance, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

SERVIÇO

Coletivo CIDA apresenta Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão
Local: Teatro Alberto Maranhão (TAM)
Dias: 6 a 9 de abril
Horário: 10h para escolas e instituições cadastradas / 20h para o público em geral
Acessibilidade: Tradução para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Quantidade de ingressos: 582

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Novo espetáculo do Coletivo CIDA segue em cartaz no TAM até domingo Read More »

Motorista bêbado e sem CNH foge de blitz e acaba preso em Natal

Motorista bêbado e sem CNH foge de blitz e acaba preso em Natal

A ação ocorreu nas zonas Sul e Leste da capital potiguar

A Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizou, entre a noite desta última sexta-feira e o início da madrugada deste de domingo (7 e 8.abr.2023) ações de fiscalização da Operação Lei Seca em Natal para coibir a condução de veículos sob efeito de álcool. As fiscalizações foram realizadas nas zonas Sul e Leste da capital potiguar.

Quatro condutores foram autuados por embriaguez durante a fiscalização na zona Sul, realizada na Avenida Nascimento de Castro, no bairro Morro Branco. A fiscalização também foi realizada em outro ponto da capital, onde um condutor tentou fugir pela contramão.

Segundo o CPRE, o condutor do automóvel de placa KIW 5646, ao perceber a presença policial, em um ponto de bloqueio na Avenida 9, no bairro Alecrim, realizou manobra evasiva pela contramão e tentou fugir. O motorista foi interceptado após perseguição com o apoio de motocicletas do Esquadrão Águia da Polícia Militar.

Durante a tentativa de fuga, o motorista quase atropelou um agente da Polícia Militar. No veículo foram encontradas várias garrafas de bebida alcoólica e o condutor, que não possuía habilitação, se recusou a fazer o teste de alcoolemia. No entanto, devido ao visível estado de embriaguez, foi confeccionado um termo de constatação.

O condutor foi encaminhado à Central de Flagrantes e autuado por direção perigosa, embriaguez ao volante, desobediência e por dirigir sem carteira de habilitação, colocando em risco a segurança. O veículo, que estava com o licenciamento atrasado, foi removido ao depósito.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista bêbado e sem CNH foge de blitz e acaba preso em Natal Read More »

Jiboia é encontrada em Maternidade no RN

Jiboia é encontrada em Maternidade no RN

O animal foi descoberto próximo ao local onde os motoristas da unidade de saúde costumam descansar

Uma cobra da espécie jiboia, de quase 2 metros, foi encontrada nas instalações do Hospital Maternidade Clotilde Santina, na cidade de Cerro Corá, região Central Potiguar, na noite da última quinta-feira (6.abr.2023). O animal, que não é venenoso, foi descoberto próximo ao local onde os motoristas da unidade de saúde costumam descansar.

A administração do hospital acionou a Polícia Militar (PM) para realizar a remoção da cobra, que é o segundo exemplar da mesma espécie encontrado na unidade apenas este ano, em 2023. Os militares compareceram ao local, capturaram a serpente e a soltaram em uma área de mata na zona rural do município.

Foto: Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jiboia é encontrada em Maternidade no RN Read More »

Estrada em Pendências rompe devido a cheias do Rio Piranhas-Açu

Estrada em Pendências rompe devido a cheias do Rio Piranhas-Açu

O trecho foi destruído na manhã de sexta-feira (7), após o aumento considerável do nível do rio

Uma estrada não pavimentada que liga a cidade de Pendências a municípios da Região da Costa Branca do Rio Grande do Norte foi rompida devido a uma cheia do Rio Piranhas-Açu causada pelas chuvas intensas no estado. O trecho foi destruído na manhã de sexta-feira (7.abr.2023), após o aumento considerável do nível do rio.

A prefeitura de Pendências afirmou que está tomando medidas emergenciais, incluindo o uso de barcos para a travessia de trabalhadores. Devido à cheia do rio, os moradores estão preocupados com a possibilidade de outro acesso, o que liga o município a Alto do Rodrigues, também ser afetado, já que uma ponte pode ser afetada pelo aumento do nível do rio devido às chuvas.

Conhecida como “Estrada do Camarão”, a rota é a principal o acesso de Pendências à Região da Costa Branca potiguar, onde estão localizadas algumas das maiores fazendas de camarão do Brasil. A cidade é líder na produção de camarão no país.

Foto: Rádio Vale

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estrada em Pendências rompe devido a cheias do Rio Piranhas-Açu Read More »

Lula retira 10 empresas públicas federais de programas de privatização

Lula retira 10 empresas públicas federais de programas de privatização

O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prestes a completar 100 dias de seu mandato, cumpriu uma de suas promessas de campanha ao determinar a retirada de 10 empresas públicas federais de programas de privatização. O decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (6.abr.2023), e afeta estatais como os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Essa medida já estava prevista no relatório da equipe de transição do governo para os primeiros meses de gestão. As empresas foram retiradas definitivamente do Programa Nacional de Desestatização (PND) e do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo, sendo este último uma etapa prévia que qualifica a modelagem de privatização das empresas públicas.

Em janeiro, por meio de despacho presidencial, já havia sido determinado o início de estudos para a revisão das privatizações, e agora essa decisão se consolida por meio de decreto. Algumas estatais, como os Correios, haviam tido sua privatização aprovada pela Câmara dos Deputados e aguardavam ainda a aprovação pelo Senado.

Empresas públicas excluídas do PND:

  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
  • Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
  • Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev)
  • Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep)
  • Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
  • Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF)
  • Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec)

Revogação de qualificação pelo PPI:

  • Armazéns e imóveis da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
  • Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. (PPSA)
  • Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula retira 10 empresas públicas federais de programas de privatização Read More »

Presidente fala em reduzir filas da saúde e levar médicos às periferias

Presidente fala em reduzir filas da saúde e levar médicos às periferias

Lula publicou mensagem sobre o Dia Mundial da Saúde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem alusiva ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta sexta-feira (7). No texto, ele cita a garantia constitucional da saúde como um direito universal, principalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Lula menciona os principais desafios do Brasil na área, incluindo a necessidade de alocação de médicos nas comunidades do interior e nas periferias das grandes cidades, além de acabar com as filas para exames, consultas e cirurgias.

No Brasil, felizmente, temos a garantia constitucional de um Sistema Único de Saúde, o SUS, que assegura o acesso gratuito aos serviços por toda a população. E nos esforçamos constantemente para transformar em serviços cada vez melhores aquilo que determina a nossa Constituição“, escreveu.

Isso passa por fortalecer o SUS, levando médicos e todos os profissionais da saúde às periferias das grandes cidades e às distantes comunidades do interior brasileiro. Também passa pela realização de intensas campanhas para superar os problemas que ainda decorrem da pandemia do covid-19: as filas acumuladas de consultas, exames e cirurgias eletivas e a queda dos índices de vacinação“, acrescenta a mensagem.

O presidente também ressaltou a importância da Organização Mundial da Saúde (OMS) e elogia o trabalho da atual gestão da entidade, comandada pelo etíope Tedros Adhanom.

A OMS tem dado contribuições extraordinárias à humanidade. E merece uma profunda homenagem por estar comemorando seus 75 anos de criação também neste 7 de abril. Assim, deixo aqui registrado meu muito obrigado ao diretor-geral, Tedros Adhanon, pela sua liderança à frente da Organização“.

Em rede social, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou a mensagem do presidente Lula e ressaltou que a saúde de um depende da saúde de todos.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente fala em reduzir filas da saúde e levar médicos às periferias Read More »

Prefeito anuncia volta de cinco linhas de ônibus para as Rocas

Prefeito anuncia volta de cinco linhas de ônibus para as Rocas

A suspensão das linhas 51, 52, 46, 54 e 56 havia sido implementada na última segunda-feira (3)

Na noite desta quinta-feira (7.abr.2023), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), utilizou sua conta no Twitter para anunciar que as cinco linhas de ônibus suspensas pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) voltarão a atender o bairro das Rocas normalmente. A suspensão das linhas 51, 52, 46, 54 e 56 havia sido implementada na última segunda-feira (3.abr), sem autorização do Município, e afetou diretamente a mobilidade da população local.

Álvaro Dias informou também que na próxima segunda-feira (10.abr) se reunirá com a titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira, e o procurador-geral do Município, Thiago Tavares, para discutir problemas relacionados ao transporte público na capital. Questões ligadas à licitação do transporte público serão abordadas durante a reunião, de acordo com a Secretaria de Comunicação do Município.

A suspensão das linhas de ônibus pelo Seturn foi justificada pelas empresas de transporte como uma medida de segurança, falta de logística de trânsito e problemas econômicos. No entanto, a Prefeitura de Natal havia investido R$ 256.701,07 na reforma do terminal da Rocas para melhor atender à população local, e a suspensão das linhas comprometia a utilização dessa obra. Na última terça-feira, foi realizada uma reunião para tentar resolver o impasse, porém, não houve acordo.

Além disso, a semana foi marcada pelo início de uma campanha promovida pelo Seturn em defesa da licitação dos ônibus em Natal. A situação do transporte público na capital tem sido alvo de debates e discussões entre a Prefeitura, as empresas de transporte e a população, buscando soluções para melhorar a qualidade e a eficiência do serviço oferecido à comunidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito anuncia volta de cinco linhas de ônibus para as Rocas Read More »

Chefe de facção preso no Rio é transferido para o RN

Chefe de facção preso no Rio é transferido para o RN

Ele é apontado como o principal chefe da facção que ainda estava em liberdade

“Berg Curinga”, um dos chefes da facção criminosa responsável pelos ataques ocorridos em março no Rio Grande do Norte, foi preso no Rio de Janeiro na última quarta-feira (5.abr.2023) e transferido para a região metropolitana de Natal na noite desta quinta-feira (6.abr) após trabalho integrado entre as polícias civis dos dois estados.

Ele é apontado como o principal chefe da facção que ainda estava em liberdade e possui seis processos criminais por homicídios, roubos e organização criminosa, além de mandados de prisão. Outra integrante da facção, Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como “Bibi Perigosa”, também foi presa no Rio de Janeiro.

“Berg Curinga” foi preso em uma casa no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, após sete meses de investigação e troca de informações entre as polícias do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte. Andreza Cristina Lima Leitão, conhecida como “Bibi Perigosa” e também integrante da facção criminosa, foi presa em um shopping em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Ela é apontada como herdeira das bocas de fumo do marido, outro conselheiro da facção, que foi morto em 2016.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chefe de facção preso no Rio é transferido para o RN Read More »

Incêndio atinge loja de calçados em Canguaretama

Incêndio atinge loja de calçados em Canguaretama

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes para controlar as chamas

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja de calçados em Canguaretama, na região agreste do Rio Grande do Norte, na noite de quinta-feira (6.abr.2023). A loja, localizada no Centro do município, próxima à praça central, foi consumida pelas chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes para controlar as chamas. Não há informações sobre vítimas ou a causa do incêndio, que foi registrado em vídeos por moradores, mostrando o fogo se alastrando rapidamente pela loja.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incêndio atinge loja de calçados em Canguaretama Read More »

Mulher é assassinada a tiros durante a madrugada no Planalto

Mulher é assassinada a tiros durante a madrugada no Planalto

A vítima vinha sofrendo ameaças de seu ex-namorado, supostamente vinculado a uma facção criminosa

Uma mulher foi brutalmente assassinada a tiros na madrugada desta Sexta-feira Santa (7.abr.2023) no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. Segundo informações obtidas junto à Polícia Militar, a vítima vinha sofrendo ameaças de seu ex-namorado, supostamente vinculado a uma facção criminosa.

A vítima, identificada como Renata Costa dos Santos, trabalhava em uma pizzaria e recentemente havia terminado o relacionamento com o homem, que, de acordo com as autoridades policiais, seria membro de um grupo criminoso. Familiares da vítima estiveram presentes no local do crime, que foi registrado pela polícia por volta das 2h36.

Diante das características do caso, há indícios de que tenha ocorrido feminicídio. As autoridades vão continuar as investigações sobre o assassinato de Renata.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulher é assassinada a tiros durante a madrugada no Planalto Read More »

Programação de Páscoa do Praia Shopping terá vacinação e diversão para todos os públicos

Programação de Páscoa do Praia Shopping terá vacinação e diversão para todos os públicos

O fim de semana também contará com música ao vivo no Praia Musical, com a Kitanda do Praia e muita brincadeira no Playground do Praia

Neste domingo (9.abr.2023), o coelho da Páscoa estará no Praia Shopping pra animar o dia da criançada, tirar foto com os pequenos e dar aquele incentivo na vacinação de diversos imunizantes para crianças a partir dos 2 meses de idade. O personagem estará das 16h às 20h no local.

O fim de semana também contará com música ao vivo no Praia Musical, com a Kitanda do Praia e muita brincadeira no Playground do Praia com acesso gratuito.

Pra quem quiser participar da super ação de vacinação, os imunizantes disponíveis são: Covid, Febre amarela, Varicela (Catapora), Tríplice Viral, Poliomielite, HPV, Meningites, Pentavalente, Hepatite A, Pneumocócica e DTP.

Confira a programação completa:

  • Vacinação – Domingo, das 16h às 20h;
  • Praia Musical – Sexta e sábado às 18h30, e domingo às 13h;
  • Kitanda do Praia – Sábado, das 8h às 13h;
  • Presença do Coelho – Domingo, das 16h às 20h;
  • Playground do Praia – Sábado e domingo das 16h às 20h. Acesso gratuito.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Programação de Páscoa do Praia Shopping terá vacinação e diversão para todos os públicos Read More »

Natal receberá workshop sobre comunicação e formação política

Natal receberá workshop sobre comunicação e formação política

Através de ampla programação, especialistas renomados preparam um treinamento excepcional que será realizado no auditório do IFRN

No dia 29 de abril, o Rio Grande do Norte receberá palestrantes e profissionais da comunicação para formação política no auditório do IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – no Campus Central, no Tirol, a partir das 9h.

Serão apresentadas diversas técnicas de apresentação, oratória, linguagens, postura, normas do processo eleitoral, comunicação assertiva e muitas soluções para os políticos que desejam aperfeiçoar e se atualizarem através da metodologia do Workshop de Comunicação e Formação Política.

Através de ampla programação, especialistas renomados preparam um treinamento excepcional que será realizado no auditório do IFRN das 09 às 17h. A jornalista Anna Ruth Dantas será uma das palestrantes com o tema: Gerenciamento de crise de comunicação. Anna Ruth Dantas é pós-graduada em Marketing e Redes Sociais pela Universidade Estácio, pós-graduanda em Marketing, Branding e Growth pela PUC-RS, pesquisadora e escritora e consultora em gerenciamento de crise de comunicação e assessoria de comunicação. Ela também é apresentadora dos programas diários Jornal da Cidade, da 94 FM, Band Cidade, da Band Natal, e Panorama do RN, da 91,9 FM. Ela será uma das palestrantes, versando sobre assessoria de imprensa, crise de comunicação e suas variáveis.

A programação conta ainda com modernos painéis de apresentações de orientações técnicas, como a palestra da Dra. Lígia Limeira, servidora do TRE-RN – Tribunal regional do Rio Grande do Norte, com o tema: Regras básicas do processo eleitoral.

Também ocorrerão painéis acadêmicos com o professor Silvio Augusto, com o tema: O diferencial linguístico na comunicação, e com o professor George Lall, com o tema: Campanhas vencedoras. Para finalizar o ciclo de palestras, o Workshop de Comunicação e Formação Política conta com a palestra da fonoaudióloga Liliane Azevedo, com o tema: Comunicação, voz corpo e emoção.

As inscrições possuem o valor de R$100,00 as 75 primeiras vagas e R$120,00 as demais 75 vagas através do ingresso solidário mais 1kg de alimento não-perecível para o Mesa Brasil do SESC RN. Para aderir ao Workshop de Comunicação e Formação Política basta entrar em contato com a KM & NPCSTUDIOS através do whatsapp (84) 99645-8526 , sendo quórum limitado de 150 vagas.

Serviço:

Workshop de Comunicação e Formação Política.
Investimento: R$100,00 as 75 primeiras vagas e R$120,00 as demais 75 vagas através do ingresso solidário mais 1kg de alimento não-perecível para o Mesa Brasil do SESC RN.
Realização: KM & NPC STUDIOS.
Local: Auditório IFRN – Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, 1692, Tirol.
Inscrições via Whatsapp: (84) 99645-8526 (Marcílio Dantas).
E-mail: marciliodantas@hotmail.com
Informações: (84) 99645-8526 – Whatsapp.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal receberá workshop sobre comunicação e formação política Read More »

Inglaterra vence Brasil nos pênaltis e fica com título da Finalíssima

Inglaterra vence Brasil nos pênaltis e fica com título da Finalíssima

Seleção brasileira joga bem diante de campeãs europeias

A esperada vitória não veio, mas o Brasil deixou uma boa impressão na derrota de 4 a 2 nos pênaltis para a Inglaterra (após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar), na tarde desta quinta-feira (6) diante de um público de 83.132 pessoas no estádio de Wembley, na partida que valeu o primeiro título da Finalíssima (confronto entre as campeãs sul-americana e europeia).

Diante de uma das equipes apontadas como favoritas ao título da Copa do Mundo de futebol feminino (que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia entre 20 de julho e 20 de agosto) a técnica sueca Pia Sundhage optou por iniciar a partida com uma defesa reforçada, com uma linha de cinco jogadoras (três zagueiras e duas laterais).

Porém, esta formação não conseguiu impedir a Inglaterra, atual 4ª colocada do ranking de seleções da Fifa, de mandar na partida nos primeiros minutos. E foi justamente no início do confronto que as Leoas abriram o placar. Aos 22 minutos a lateral Lucy Bronze tabelou com a meio-campista Stanway e tocou para Toone, que chegou batendo de primeira para superar Lelê.

Aos 28 a equipe da casa chegou a superar novamente a goleira brasileira com Lauren James, mas o lance foi anulado após a árbitra assinalar impedimento na jogada.

Nos 15 minutos da segunda etapa a seleção brasileira viveu o seu melhor momento na partida. A equipe comandada por Pia Sundhage adiantou suas linhas e pressionou muito a saída de bola das inglesas. Com isso, roubou algumas bolas e criou ao menos seis chances de marcar.

Depois a partida ficou igual, com as duas equipes alternando oportunidades. Porém, o Brasil foi muito corajoso nos minutos finais e, na base da vontade, arrancou o empate já aos 47. Adriana cruzou rasteiro para área e a goleira Earps defendeu apenas de forma parcial. Andressa aproveitou o rebote e chutou firme para empatar e levar a decisão para as penalidades máximas.

Nos pênaltis, Stanway e Adriana não falharam na primeira rodada. Depois Lelê encheu o Brasil de esperança de ficar com o título ao defender o chute de Toone. Mas logo depois Earps defendeu o chute de Tamires, enquanto Daly não vacilou. Rafaelle chutou no travessão e Alex Greenwood marcou. Kerolin manteve a equipe canarinho viva, mas Chloe Kelly não perdoou e fechou a disputa em 4 a 2.

Agora o Brasil se prepara para o amistoso contra a Alemanha, o último antes da Copa do Mundo. A partida contra o time que ocupa a 2ª posição do ranking da Fifa será disputada na próxima terça-feira (11) na cidade de Nuremberg (Alemanha).

Foto: Thais Magalhães/CBF/Direitos Reservados

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inglaterra vence Brasil nos pênaltis e fica com título da Finalíssima Read More »

Crescem casos de ataques em escolas: especialistas dizem o que fazer

Crescem casos de ataques em escolas: especialistas dizem o que fazer

Antes incomum no país, crimes têm aumentado

Há doze anos, um jovem de 23 anos invadiu a escola onde havia estudado no bairro de Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, e produziu um massacre que chocou o país: armado com dois revólveres, ele disparou contra os alunos, matando doze deles e cometendo suicídio em seguida. Na época, o episódio assustador foi tratado pela imprensa como de fato era até então: algo fora do comum no Brasil. Há alguns anos, no entanto, a ocorrência de diversos casos similares tem exigido atenção das autoridades e gerado preocupação em pesquisadores, que apontam caminhos para enfrentar esse cenário.

Na quarta-feira (5), uma creche em Blumenau (SC) se tornou alvo de um homem de 25 anos que tirou a vida de quatro crianças. Nesse caso, investigações preliminares não apontaram nenhum vínculo do agressor com a instituição. Há menos de dez dias, outro ataque causou uma morte e deixou cinco pessoas feridas na Escola Estadual Thomazia Montoro, no bairro Vila Sônia, em São Paulo. O crime foi cometido por um de seus alunos, de 13 anos.

Nos últimos anos, outros episódios similares que tiveram grande repercussão no país também foram promovidos por estudantes ou ex-estudantes, como os registrados em Aracruz (ES) no ano passado e em Suzano (SP) em 2019.

Ataques pelo país

De acordo com mapeamento da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre casos de ataques em escolas por alunos ou ex-alunos, o primeiro episódio foi registrado em 2002. À época, quando um adolescente de 17 anos disparou contra duas colegas dentro da sala de aula de uma escola particular de Salvador. O levantamento da Unicamp deixa de fora episódios de violência não planejados, que podem ocorrer, por exemplo, em decorrência de uma briga.

Foram listadas 22 ocorrências desde 2002, sendo que em uma ocasião o ataque envolveu duas escolas. Em três episódios, o crime foi cometido em dupla. Em cinco, os atiradores se suicidaram na sequência. Ao todo, 30 pessoas morreram, sendo 23 estudantes, cinco professores e dois funcionários das escolas.

Do total de casos, 13 (mais da metade) estão concentrados apenas nos últimos dois anos.

Extremismo de direita

A preocupação com a situação levou o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara, a coordenar a criação de um grupo formado por 11 pesquisadores de universidades de diversos estados do país. No final do ano passado, eles elaboraram um documento analisando o cenário e propondo estratégias concretas para a ação governamental.

Segundo os pesquisadores, esses casos devem ser classificados como extremismo de direita, pois envolvem cooptação de adolescentes por grupos neonazistas que se apoiam na ideia de supremacia branca e masculina e os estimulam a realizar os ataques. Esses grupos disseminam um discurso que valoriza o preconceito, a discriminação, o uso de força e que encoraja direta e indiretamente atos agressivos e violentos. Para os pesquisadores, medidas de prevenção só serão eficazes se atuarem sobre esse cenário.

É necessário compreender que o processo de cooptação pela extrema-direita se dá por meio de interações virtuais, em que o adolescente ou jovem é exposto com frequência ao conteúdo extremista difundido em aplicativos de mensagens, jogos, fóruns de discussão e redes sociais“, registra o documento.

A presença de símbolos associados a ideologias de extrema-direita tem sido recorrente nestes atos violentos. O autor de um ataque realizado em fevereiro deste ano com bombas caseiras em uma escola em Monte Mor (SP), que não resultou em mortos ou feridos, vestia uma braçadeira com a suástica nazista. Artigo similar foi usado no massacre que deixou quatro mortos e diversos feridos em duas escolas de Aracruz em novembro do ano passado. O jovem responsável pelo episódio de violência usava sobre a manga de sua roupa camuflada uma braçadeira com um emblema que era usado por nazistas alemães.

Siege mask

No recente ataque registrado na Vila Sônia, em São Paulo, assim como no de Aracruz no ano passado, o autor vestia ainda uma máscara de esqueleto. Usada pelo personagem Ghost da franquia de jogos Call Of Duty, ela é conhecida como siege mask e se popularizou em fóruns de gamers extremistas para depois se tornar um aparato de identificação de simpatizantes neonazistas em todo o mundo. É hoje uma marca em atos da extrema-direita.

Ela aparece, por exemplo, em janeiro de 2021 na invasão do Capitólio, edifício que abriga o Congresso dos Estados Unidos, por uma multidão descontente com a derrota do ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais do país. Esteve presente também nos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro desse ano. Imagens de câmeras de segurança captaram a imagem de um homem utilizando a máscara em meio ao grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que depredaram o Palácio do Planalto e defendiam uma intervenção militar para depor o recém-iniciado governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo sustentam alguns pesquisadores, a siege mask foi adotada por grupos de extrema-direita por suas semelhanças com a caveira que era usada como emblema pela Totenkopf, uma divisão da SS, organização paramilitar ligada ao Partido Nazista que atuou diretamente no Holocausto. Essa máscara também está associada com o massacre realizado por uma dupla que deixou oito mortos em 2019 na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano. Um dos responsáveis pelo crime a utilizava em fotos compartilhadas nas redes sociais.

“Sensação de pertencimento”

A educadora Telma Vinha, coordenadora da pesquisa realizada pela Unicamp, observa que há um perfil mais frequente entre os autores dos ataques: homens jovens brancos geralmente com baixa autoestima e sem popularidade na escola. “Não são populares na turma. Eles têm muitas relações virtuais, mas não tanto presenciais. E nutrem uma falta de perspectiva, de propósito em termos de futuro“, pontuou em entrevista levada ao ar no dia 30 de março pela TV Unicamp.

A pesquisadora também afirma ser comum a existência de transtornos mentais não diagnosticados ou sem o devido acompanhamento. Esses quadros podem se desenvolver ou se agravar pela dificuldade de relacionamento nas escolas, o que pode ocorrer, por exemplo, com os que são alvos de bullying. Alguns também vivem situações prolongadas de exposição a processos violentos em casa, incluindo negligências familiares e autoritarismo parental, o que contribuem para desenvolver um perfil de agressividade no âmbito doméstico.

Telma observa que a cooptação tem ocorrido por meio de jogos online, onde há chats paralelos. Dali, se deslocam para fóruns e redes sociais onde há incentivo de violência e discursos misóginos e racistas. No ambiente virtual, esses jovens podem experimentar uma sensação de pertencimento a um grupo que não possuem na escola. O crescimento dos ataques também tem sido relacionado como um possível desdobramentos da pandemia de covid-19. Isso porque o consumo de jogos eletrônicos cresceu durante os períodos de isolamento social, o que deixaria os jovens mais expostos à cooptação por grupos que propagam discursos de ódio.

Segundo a educadora, na maioria das vezes, não se tratam de crimes passionais, motivados unicamente por vingança ou raiva desencadeada por um tratamento recebido. Os autores os planejam para fazer o maior número de vítimas, pois têm como objetivo a busca por notoriedade pública e reconhecimento da comunidade virtual.

Mesmo agindo de forma isolada, acreditam que fazem parte de um movimento, se sentem parte de algo maior“, explica. Ela também ressalta que o Brasil não está vivendo um fenômeno isolado, mas que casos com características muito similares também estão sendo registrados em outros países.

Nos Estados Unidos, onde massacres produzidos por jovens em escolas ocorrem há mais tempo e com mais frequência, um levantamento realizado pelo jornal Washington Post (link: https://www.washingtonpost.com/education/interactive/school-shootings-database/) mapeou 377 incidentes desde 1999. Considerando somente 2021 e 2022, foram 88, quase um quarto do total.

No Brasil, de acordo com o mapeamento da Unicamp, os ataques registrados desde 2002 aconteceram em 19 escolas públicas, entre estaduais e municipais, e em quatro particulares. Segundo Telma, os perfis das instituições são distintos. Por isso, não há razão para responsabilizá-las. Ela conta que já conheceu professores que se perguntavam se fizeram algo de errado.

Não há nada que explique porque aconteceu em determinada escola e não em outra. Pode acontecer em qualquer lugar. Tem escolas localizadas em regiões mais violentas dos que as que foram atacadas. Ataques ocorrem em escolas com diferentes níveis de estrutura“, pondera.

Caminhos

Após os últimos ataques, o governo paulista se apressou em anunciar algumas medidas, entre elas a alocação de policiais dentro das escolas e a ampliação de investimento em um programa de mediação de conflitos nas unidades de ensino. Em Santa Catarina, o prefeito de Blumenau prometeu a criação de um protocolo de prevenção para evitar novos casos.

A repercussão dos casos recentes também levou a adoção de medidas em outros estados. O governo do Rio de Janeiro anunciou a criação de um Comitê Permanente de Segurança Escolar com representantes da Segurança Pública e da Educação para atuar na prevenção às situações de violência nas escolas públicas e privadas. Por sua vez, o governo federal criou um grupo interministerial para analisar propostas de políticas públicas.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Crescem casos de ataques em escolas: especialistas dizem o que fazer Read More »

Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas

Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas

Parceria com os estados vai ampliar atuação em ações preventivas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) começou, nesta quinta-feira (6), a Operação Escola Segura, com o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas contra ataques nas escolas de todo o país. A operação conta com a participação das delegacias contra crimes cibernéticos das principais regiões brasileiras, que atuarão de forma alinhada com as estratégias da pasta.

De acordo com o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, a integração entre as forças de segurança estaduais e o MJSP será fundamental para enfrentar essa onda de criminalidade no ambiente escolar. “Numa questão como essa, que comove o país, nós temos que dar as mãos, juntar esforços, temos que reunir uma energia muito grande porque vem a indignação, vem a comoção, mas vem a nossa responsabilidade de fazer esse enfrentamento”, afirmou Alencar.

As autoridades da área de segurança pública reforçam a necessidade de ampliação do diálogo com as plataformas responsáveis pelas redes sociais em atuação no Brasil. De acordo com delegados presentes no lançamento da Operação Escola Segura, a cooperação entre todos os atores envolvidos será fundamental para prevenir e reagir aos casos de violência nas escolas, bem como para identificar pessoas que incentivem ataques.

Na próxima segunda-feira (10), está prevista uma reunião com representantes das redes sociais para alinhar um protocolo de ação. Segundo especialistas em segurança pública, muitos jovens são recrutados por essas redes, que se tornou uma espécie de “vitrine” para grupos extremistas que impulsionam discurso de ódio.

Outro ponto importante é o papel da mídia na divulgação destes tipos de casos. Segundo o MJSP, as recomendações vão no sentido de não divulgar os nomes dos autores, nem quaisquer tipos de imagens, vídeos ou símbolos que os identifiquem, sob nenhuma hipótese. Essa medida previne o chamado “efeito contágio”, que pode desencadear outros ataques ou eventos semelhantes em um curto período e em uma área geográfica próxima.

Edital

Dentro do pacote de ações do Ministério da Justiça para o combate à violência, a pasta deve investir R$ 150 milhões no apoio às rondas escolares ou ações similares. A medida, autorizada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, será feita por meio de um edital, a ser divulgado já na próxima semana. Os recursos sairão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e serão ofertados aos estados e municípios, que detém a competência constitucional para fazer o patrulhamento ostensivo.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas Read More »

Justiça restabelece data inicial da recuperação do Grupo Americanas

Justiça restabelece data inicial da recuperação do Grupo Americanas

Magistrado acolhe recurso contra o Banco Safra

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, concedeu liminar ao Grupo Americanas, suspendendo os efeitos do acórdão proferido no dia 21 de março pela 18ª Câmara de Direito Privado do tribunal. Com a decisão, fica restabelecida a data de 12 de janeiro de 2023 como termo inicial da recuperação judicial das Americanas.

A medida liminar restabelece decisão do juiz titular da 4ª Vara Empresarial, Paulo Assed Estefan, que proíbe o levantamento dos valores que tenham sido determinados em razão do acórdão a partir desta data.

O desembargador Maldonado de Carvalho acolheu o recurso especial cível ajuizado pelo Grupo Americanas contra o Banco Safra que, com a decisão da 18ª Câmara de Direito Privado do TJRJ, estabelecendo a data de 19 de janeiro como termo inicial de suspensão de todas as ações e execuções contra o Grupo, havia recuperado o direito de promover a compensação do valor de R$ 95 milhões, referentes a créditos junto ao Grupo Americanas.

À vista do exposto, defiro o requerimento ora formulado para atribuir efeito suspensivo ativo ao recurso especial interposto nos autos do agravo de instrumento, a fim de suspender, imediatamente, os efeitos do acórdão prolatado pela 18ª Câmara de Direito Privado no dia 21/3/2023, mantendo-se o dia 12/1/2023 como termo inicial da recuperação judicial, nos termos da decisão proferida pelo juízo recuperacional”, detalhou o magistrado na decisão.

Tutela de urgência

Na liminar, o desembargador destacou a interpretação de vários tribunais onde se têm admitido – sem ressalvas – o cabimento de tutela de urgência em caráter antecedente, preparatória de processo de recuperação.

O fundamento para a concessão da tutela cautelar de natureza antecedente a pedido de recuperação judicial se situava exatamente na preservação da sobrevivência do Grupo Americanas, no qual anunciava-se um estado pré-falimentar que recomendava a antecipação de alguns dos efeitos da recuperação judicial diante do enorme número de acionistas, clientes, fornecedores e empregos envolvidos no negócio. Esse cenário ainda aparenta perdurar, daí a urgência da prestação jurisdicional ora invocada”, externou o desembargador Maldonado de Carvalho.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça restabelece data inicial da recuperação do Grupo Americanas Read More »

Veículos de imprensa mudam política de cobertura de ataques a escolas

Veículos de imprensa mudam política de cobertura de ataques a escolas

Objetivo é evitar o chamado efeito contágio

Veículos de imprensa anunciaram mudanças na forma de noticiar ataques a escolas. Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou ao menos 24 atentados.

CNN, Band, Grupo Globo e Canal Meio decidiram não divulgar nomes, fotos e vídeos dos acusados. A Empresa Brasil de Comunicação já adota esse protocolo em sua cobertura.

As medidas seguem recomendações de especialistas e de instituições para que a imprensa evite usar imagens, nomes e informações de suspeitos, de vítimas e da tragédia. O objetivo é evitar o chamado efeito contágio, que é estimular outros atentados.

Entidades médicas apontam conexão causal entre violência na mídia e comportamento agressivo em algumas crianças.

O Ministério Público de Santa Catarina e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também pediram que os profissionais de comunicação evitem a exposição de agressores e vítimas.

A professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Danila Zambianco diz que o ideal é não trazer espetáculo e notoriedade para os autores desses atos.

Não publicizar o seu nome, não publicizar a sua imagem, não trazer detalhes de como a situação aconteceu, de como eles construíram esse percurso. Às vezes, a notícia é quase um tutorial do massacre, de como se fazer. Então esse tipo de informação não tem que ser publicizado, não tem que ser veiculado“, disse.

Danila Zambianco destaca qual seria o papel da mídia na cobertura. “O papel da imprensa precisa focar nas vítimas, na reconstrução daquele espaço, na reconstrução do sentido dessa escola, Cantinho Bom Pastor, para que ela possa adquirir agora um novo significado para essas pessoas, para que essa política pública de promoção da convivência [seja difundida], o acompanhamento disso junto às instituições estaduais, esse é o papel da imprensa.” Na quarta-feira (5), um homem invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), matando quatro crianças e ferindo três. A Polícia Civil informou que o autor do atentado foi preso depois de se entregar.

Após o ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital paulista, em 27 de março, a Polícia Civil de São Paulo identificou, no ambiente virtual ou escolar, um aumento de situações que indicam planos de possíveis ataques em escolas. Em uma semana, foram registrados 279 casos.

Foto: Cottonbro Studio/Pexels

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Veículos de imprensa mudam política de cobertura de ataques a escolas Read More »

Homem morre em acidente de moto na Ponte Newton Navarro

Homem morre em acidente de moto na Ponte Newton Navarro

O acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem

Um homem morreu em uma colisão envolvendo duas motocicletas na Ponte Newton Navarro, que faz a ligação entre as zonas Leste e Norte de Natal, na tarde desta quinta-feira (6.abr.2023). Até o momento desta atualização, a vítima não havia sido identificada pelas autoridades.

Outras duas pessoas também foram afetadas pelo acidente, ambas estavam conduzindo as motos e ficaram feridas, sendo que uma delas sofreu uma fratura na perna.

Segundo informações da equipe de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem.

A vítima fatal estava na condição de passageiro de uma das motos e foi arremessada para o sentido oposto da Ponte Newton Navarro.

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem morre em acidente de moto na Ponte Newton Navarro Read More »

Ezequiel rejeita pedido de impeachment de Fátima

Ezequiel rejeita pedido de impeachment de Fátima

Decisão apontou a falta de justa causa na denúncia

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), rejeitou, nesta quarta-feira (5.abr.2023) a denúncia feita pelo deputado federal Sargento Gonçalves (PL) contra a governadora Fátima Bezerra por suposto cometimento de crime de responsabilidade no exercício da função pública, que poderia resultar em impeachment da chefe do Executivo.

A decisão de Ferreira foi baseada no parecer nº 35/2023 do procurador-geral da Casa, Sérgio da Costa Freire, que apontou a falta de justa causa na denúncia. Em seu despacho publicado no “Diário Oficial Eletrônico” da Assembleia, Ferreira destacou que a denúncia não possui suporte mínimo de prova dos fatos ou indicativo de autoria em relação à governadora do Estado.

Ferreira ressaltou que sua decisão foi tomada de forma imparcial e dedicada ao exame legítimo do pedido de instauração do processo, exercendo sua função de jurisdição legislativa no aspecto fiscalizador do Poder. Além disso, determinou a notificação dos denunciantes, Sargento Gonçalves e o advogado Thomas Magnus da Câmara Medeiros, sobre a rejeição da denúncia e o envio de cópia da decisão à governadora Fátima Bezerra para conhecimento.

Foto: João Gilberto/ALRN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ezequiel rejeita pedido de impeachment de Fátima Read More »

Governo do RN oferece crédito via AGN para empreendedores vítimas de atentados criminosos

Governo do RN oferece crédito via AGN para empreendedores vítimas de atentados criminosos

As linhas de crédito da AGN-RN são destinadas a atender desde empreendedores informais (sem CNPJ) até empresas de médio porte

Empreendedores de diversos portes que foram vítimas da onda de atentados criminosos no Rio Grande do Norte têm à disposição linhas de financiamento disponibilizadas pela Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN), uma instituição financeira com recursos próprios e com o Governo do Estado como acionista majoritário. As linhas de crédito da AGN-RN são destinadas a atender desde empreendedores informais (sem CNPJ) até empresas de médio porte.

A disponibilidade de linhas de financiamento por parte da AGN-RN para os empreendedores afetados é resultado da orientação da governadora Fátima Bezerra e das ações da gestão estadual voltadas para o desenvolvimento econômico e social, visando apoiar o setor produtivo do Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra destaca a importância da ação coordenada entre os diversos órgãos do governo estadual para combater de forma efetiva os atos criminosos, desarticular a atuação das facções e garantir a segurança dos cidadãos potiguares, bem como oferecer condições para que os empreendedores afetados possam retomar suas atividades o mais rápido possível.

A AGN tem um papel importante em situações como essa, na vida do empreendedor, operando linhas de crédito em condições diferenciadas. É importante ressaltar que estamos abertos ao diálogo permanente para cumprir nossa missão prioritária de contribuir para o crescimento dos empreendedores do Rio Grande do Norte e impulsionar a economia do estado“, destaca Fátima Bezerra.

Os limites das linhas de financiamento variam de R$ 3 mil a R$ 400 mil, de acordo com a natureza jurídica do negócio, porte do empreendimento, capacidade de pagamento, entre outros fatores que serão analisados durante o processo de solicitação de crédito. As taxas de juros variam entre 1,5% e 1,7% ao mês, e a concessão de carência e prazo para pagamento também varia de acordo com a linha de financiamento.

Para microempreendedores, a AGN-RN oferece produtos com bônus de adimplência, ou seja, não há cobrança de juros sobre o valor financiado para aqueles que pagarem suas parcelas em dia, uma condição única no Sistema Nacional de Fomento (SNF) do Brasil.

A diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, destaca o papel contínuo que a instituição tem desempenhado no apoio aos empreendedores em situações extremas, como a pandemia da Covid-19 e os recentes episódios ligados à segurança pública. “Recebemos a missão da governadora Fátima Bezerra de atuar nesse movimento de apoio, fomento e defesa do empreendedor, e é isso que temos buscado“, afirma Márcia Maia.

Ela ressalta ainda a disponibilidade de recursos da AGN-RN para apoiar empreendedores que buscam retomar ou normalizar o funcionamento de seus empreendimentos, adquirir equipamentos, repor estoque ou necessidades diversas de seu negócio. “Integramos essa ação conjunta do Governo do Estado e vamos cumprir nosso papel“, conclui.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN oferece crédito via AGN para empreendedores vítimas de atentados criminosos Read More »

Trapiá Semente apresenta 'As pelejas de Baltazar'

Trapiá Semente apresenta ‘As pelejas de Baltazar’

Com abertura de temporada prevista para o próximo domingo (9), o espetáculo será apresentado em seis municípios da região do Seridó

Rosinha suspeita que está grávida. Para confirmar a suspeita, ela pede para Baltazar, seu marido, procurar uma benzedeira. Quando ele retorna com a benzedeira, descobre que Rosinha foi engolida pelo Papa Figo, um dos personagens da cultura popular nordestina. As pelejas enfrentadas por Baltazar para salvar Rosinha viraram espetáculo e serão apresentadas no próximo domingo (9.abr.2023) no município de Equador. Estão previstas duas apresentações na cidade: às 10h na comunidade Alto da Boa Vista e às 19h em frente à igreja matriz. A entrada é gratuita. A caravana também vai passar pelos municípios de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Parelhas e Acari. 

O espetáculo faz parte do repertório da Trapiá Cia Teatral e integra a fase Cultivar do projeto Trapiá Semente, sendo apresentado sempre em duas sessões aos domingos em todas as seis cidades que foram contempladas em 2022 pelo projeto cultural.

A saga de Baltazar é acompanhada de perto por vários personagens da cultura popular nordestina e brasileira: mula sem cabeça, Nego d’água, lobisomem. A narrativa é contada pelos brincantes Mateo e Birico, que utilizam o teatro de bonecos para criar uma maior interação entre atores e plateia.

Um dos diferenciais da montagem é que o espetáculo ocorre também fora da tolda, já que diversas cenas são trazidas para muito próximo do público através dos atores e da tridimensionalidade do cenário. Por ser um trabalho apresentado na rua, o espetáculo valoriza a interação com o público e o improviso, trazendo a plateia para dentro da história.

Segundo Alexandre Muniz, ator da Trapiá Cia Teatral, proporcionar essa experiência com a arte levanta importantes discussões nas comunidades e ajuda a estabelecer novas perspectivas e sonhos dos moradores de forma que valoriza e, ao mesmo tempo, transforma a cultura local. 

Retornaremos nas cidades que fizeram parte do projeto Trapiá Semente em 2022 e sabemos o quanto o público desses municípios que acolheram tão bem o nosso projeto esperam por mais essa atividade da Trapiá Cia Teatral. O Sertão é a nossa casa e fazer arte para o nosso povo é o que nos move a cada projeto que desenvolvemos na Associação Trapiá. É lindo ver a intensa mobilização das pessoas que moram nesses lugares para receber um espetáculo de teatro”, afirma Alexandre.

Além da fase Cultivar, o projeto Trapiá Semente contempla também outras três etapas: Semear, Regar e Florescer. Na Semear, os municípios recebem duas apresentações do espetáculo ‘Menino Pássaro’. Na fase Regar, os jovens das cidades contempladas pelo projeto participam de um curso de teatro e de oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena e direção de arte. Na etapa Florescer, os participantes apresentam espetáculos criados por eles, com a orientação do arte-educador, enquanto na fase Cultivar, as cidades recebem duas apresentações do espetáculo ‘As Pelejas de Baltazar’ e oficinas de som e improvisação.

Segundo Tatiane Fernandes, diretora geral da Mapa Realizações Culturais, esta é uma forma de compartilhar o pensamento e a forma do fazer Teatral da Cia Trapiá com os grupos que nasceram com o projeto no ano passado, além de ser uma oportunidade para todos os moradores dessas cidades terem acesso a um espetáculo de teatro profissional.

A Mapa Realizações Culturais fomenta as ações da Trapiá Semente e de vários projetos culturais no estado, como os projetos Movidos Dança Contemporânea, o Movimento Sinfônico e o Musical Universo Fantástico. Todos esses projetos são realizados através da Lei Câmara Cascudo, com recursos do Governo do RN/Fundação José Augusto e patrocínios do Edital Transformando Energia em Cultura, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern, além de outras empresas parceiras. 

Sobre a Trapiá Cia Teatral

Com o pé fincado nas artes cênicas, a Trapiá Cia Teatral nasceu em 2014 com a proposta de descobrir obras teatralizáveis e convidar um dramaturgo para fazer a transposição do texto literário ou científico para a linguagem cênica. A companhia é formada por artistas da área do teatro, música e artes visuais, que decidiram se juntar para desenvolver novas pesquisas no campo da teatralidade, desde o processo formativo teórico até os processos de montagem de espetáculos, partindo de textos adaptados e inspirados em obras literárias e científicas. Uma das questões que determina as escolhas da Trapiá é sempre dialogar com o espaço em que atua, o sertão.

Serviço:

Programação

09/04 – Equador (Alto da Boa Vista e em frente à igreja matriz)
16/04 – Carnaúba dos Dantas (Povoado Ermo e em frente ao Caetano Dantas)
23/04 – Cruzeta (Alto dos Remédios e praça de eventos – praça central)
30/04 – Currais novos (Comunidade Negros do Riacho e praça Cristo Rei)
07/05  – Parelhas (Bairro São José e em frente à Casa de Cultura)
14/05  – Acari (Comunidade de Gargalheiras e praça de eventos de Acari ou átrio da igreja matriz)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trapiá Semente apresenta ‘As pelejas de Baltazar’ Read More »

Festival Sabores D´Praia tem mais um fim de semana de atividades com shows de Duda Pereira e Jaina Elne

Festival Sabores D´Praia tem mais um fim de semana de atividades com shows de Duda Pereira e Jaina Elne

O festival acontece até 16 de abril em formato de feira gastronômica e conta também com Espaço Kids para as crianças

Mais uma fim de semana de atividades vai movimentar o Festival Sabores D´Praia, em Ponta Negra. O evento gratuito traz como objetivo a valorização da cultura e identidade gastronômica do Rio Grande do Norte e tem shows culturais, oficinas com chefs renomados e espaço kids.

Neste fim de semana, a programação musical será às 19h com as cantoras Duda Pereira, no sábado (8.abr.2023) e Jaina Elne, no domingo (9.abr).

O festival acontece até 16 de abril em formato de feira gastronômica e conta também com Espaço Kids para as crianças, um espaço especial para a criançada brincar com conforto e responsabilidade.

O espaço kids estará disponível no domingo, dia 9, com oficina, parquinho inflável, brincadeiras com recreadores e muito mais, além de área com mesas e cadeiras pra os pais. O ingresso para uma criança e até dois responsáveis custa R$ 40,00.

O D´Praia oferece música, gastronomia e arte para os turistas e potiguares em uma estrutura com três mil metros quadrados, casa de espetáculo e praça de alimentação. A casa está localizada na rua Francisco Gurgel, 899, Ponta Negra (Em frente ao Hotel Esmeralda). Mais informações: @saboresdpraia ou (84) 99601-9329.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Sabores D´Praia tem mais um fim de semana de atividades com shows de Duda Pereira e Jaina Elne Read More »

Páscoa: nutricionista alerta para o consumo de açúcar por crianças

Páscoa: nutricionista alerta para o consumo de açúcar por crianças

Contato com doces antes dos dois anos de idade aumenta risco de sensibilidade à glicose, de diabetes, sobrepeso e obesidade infantil

A Páscoa está chegando e os mercados estão lotados de ovos de chocolate que chamam a atenção da criançada. Nesta época, em que a casa costuma ficar cheia de chocolates, os pais devem controlar o consumo dos filhos para evitar desequilíbrio na alimentação e os efeitos negativos associados ao açúcar e às gorduras presentes no doce. Além disso, é importante se atentar para a idade mínima em que as crianças podem consumir o açúcar, um dos ingredientes mais presentes nos ovos de Páscoa.

De acordo com o nutricionista Erival Amorim, docente de Nutrição da Estácio, existe uma recomendação de que as crianças não devem consumir açúcar até os dois anos de idade. Ele lembra que como os ovos da Páscoa são basicamente feitos de chocolate, leite e açúcar, não é recomendado que crianças com menos de dois anos consumam esses alimentos.

Erival explica que o trato gastrointestinal infantil ainda não está completamente formado até os dois anos de idade e em contato com o açúcar aumenta o risco de sensibilidade à glicose, de diabetes, além de aumentar o risco de sobrepeso e obesidade infantil. O professor de Nutrição da Estácio ainda destaca que o consumo de açúcar em excesso por crianças também está relacionado com a ocorrência de problemas dentários, como o surgimento de cáries.

Como os pais devem agir?

De acordo com o nutricionista, a melhor maneira dos pais lidarem com as crianças e o consumo de açúcar neste período do ano é dando exemplo em todos os momentos da vida. Além disso, controlar o consumo e não proibir é outra dica importante.

Muitas vezes os pais consomem uma quantidade grande de açúcar e as crianças vivenciam isso no dia a dia. Com a proibição, as crianças vivem uma restrição e podem desenvolver transtornos alimentares. Por isso os pais devem orientar seus filhos sobre uma alimentação saudável e a família também deve ter bons hábitos alimentares. Não adianta a família propor algo para os pequenos e não ser o exemplo”, frisou.

O especialista lembra ainda que o ovo da Páscoa é uma tradição, onde as crianças têm contato no supermercado, com os coleguinhas da escola e às vezes os familiares dão de presente. Por isso, a dica é ter cuidado com a quantidade e a frequência do consumo do alimento nesse período, mas não restringir completamente para as crianças em idade em que o consumo é liberado.

Os pais não devem colocar o chocolate como uma recompensa para a criança comer o almoço todo, por exemplo. Eles precisam orientar e controlar a quantidade e a frequência do consumo desse alimento. Mas para os menores de dois anos, não deve haver consumo do açúcar”, afirmou.

Erival ainda lembra que existem opções de ovo da Páscoa com um teor de cacau maior e menos açúcar. Ele destaca a importância de observar o rótulo para saber a quantidade de açúcar no produto e também de aditivos e conservantes.

A dica é: quanto maior a lista de ingredientes, mas prejudicial à saúde aquele alimento é. Por isso é importante analisar bem os rótulos antes de levar o produto para casa”, afirmou.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Páscoa: nutricionista alerta para o consumo de açúcar por crianças Read More »

PF vai investigar atuação interestadual de grupos neonazistas

Determinação ocorre após ataque a creche em Blumenau

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, informou, nesta quinta-feira (6.abr.2023), que determinou a instauração de inquérito pela Polícia Federal (PF) para investigar a atuação interestadual de organismos nazistas. A medida foi anunciada em publicação nas redes sociais.

“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure inquérito policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89”, anunciou o ministro.

A lei prevê punição para os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A determinação ocorre após ataque a uma creche em Blumenau (SC), onde um homem invadiu a unidade, matou e feriu crianças. Na semana passada, uma escola em São Paulo também foi alvo de um atentado e uma professora foi morta.

No mês passado, o massacre na escola Raul Brasil, em Suzano (SP), completou quatro anos. O crime resultou na morte de sete pessoas e os autores, que eram ex-alunos da instituição de ensino, se suicidaram após a tragédia.

De acordo com as investigações, os autores do crime eram ativos em fóruns da internet, onde predominam os discursos de ódio misóginos, supremacismo branco, bullying e nazismo. Esses discursos continuam reverberando entre a juventude.

Um relatório com diagnóstico desse tipo de violência nas escolas e possíveis soluções foi elaborado na transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2022, intitulado “O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental.”

O documento mostra que no Brasil – desde a primeira década dos anos 2000 – houve 16 ataques em escolas, dos quais quatro no segundo semestre do ano passado, com 35 mortos e 72 feridos.

Ontem (5.abr), o governo se comprometeu com ações de promoção à cultura de paz e não violência na sociedade e instituiu Grupo de Trabalho Interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. O ministro Flávio Dino também anunciou a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

PF vai investigar atuação interestadual de grupos neonazistas Read More »

Assú: duas pessoas morrem após colisão frontal entre dois caminhões na BR-304

Os motoristas dos veículos foram as vítimas fatais

Dois caminhões colidiram de frente na BR-304 em Assú, resultando na morte de duas pessoas. O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (5.abr.2023), por volta das 19h40. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os motoristas dos veículos foram as vítimas fatais. Apesar de a equipe do Samu ter sido chamada, os motoristas já haviam falecido quando chegaram ao local.

Um dos falecidos foi identificado como Eliezer Coelho de Souza, de 59 anos. O corpo da segunda vítima ainda aguarda a liberação da família no Itep de Mossoró. Tanto a PRF quanto a Polícia Civil investigam as causas do acidente.

Foto: Reprodução

Assú: duas pessoas morrem após colisão frontal entre dois caminhões na BR-304 Read More »

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 47 milhões

Confira os números: 03 – 04 – 13 – 29 – 36 – 43

As seis dezenas do concurso 2.580 foram sorteadas na noite dessa quarta-feira (5), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio de R$ 38.605.860,02 não teve ganhadores na faixa principal e a estimativa para o próximo concurso, no sábado (8), é R$ 47 milhões.  

Confira os números: 03 – 04 – 13 – 29 – 36 – 43  

A quina registrou 109 apostas ganhadoras e cada uma vai pagar R$ 35.731,67. A quadra teve 8.175 pessoas vencedoras e vão receber, individualmente, R$ 680,60. 

As apostas podem ser feitas até as 19 horas (horário de Brasília), do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Dupla de Páscoa

As apostas exclusivas para a Dupla de Páscoa continuam sendo feitas nas casas lotéricas e pela internet. O sorteio será realizado neste sábado (8), às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio estimado é de R$ 35 milhões. A aposta simples custa R$ 2,50.  

Como sempre ocorre nos concursos especiais promovidos pelas Loterias Caixa, a Dupla de Páscoa não acumula. Caso nenhum apostador acerte os números da faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da quina do primeiro sorteio e, assim, sucessivamente.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 47 milhões Read More »

Lula assina aposentadoria do ministro Lewandowski

Ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (6)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que oficializa a aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, a partir da próxima terça-feira, dia 11 de abril. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta (6.abr.2023). O ato também foi assinado pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).

Lewandowski antecipou sua saída em um mês, que estava prevista para o dia 11 de maio, quando completa 75 anos, a idade na qual os magistrados são obrigados a se aposentar da Suprema Corte. De acordo com o ministro, o motivo para a antecipação da aposentadoria do ministro são compromissos acadêmicos e profissionais.

Ricardo Lewandowski é bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Ele também é mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Na mesma instituição, é professor titular de Teoria Geral do Estado. Lewandowski entrou na magistratura em 1990 pelo Quinto Constitucional, como juiz no antigo Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo, permanecendo na função até 1997, quando foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O ministro chegou ao Supremo Tribunal Federal em março de 2006, indicado no segundo mandato de Lula. Ele presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012 e o STF de 2014 até 2016. Nessa época, Lewandowski presidiu o julgamento de impeachment de Dilma Rousseff (PT) no Senado.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Lula assina aposentadoria do ministro Lewandowski Read More »

Aumento do ICMS no RN deixa o botijão R$ 3 mais caro, diz sindicato

ICMS passou de 18% para 20% no dia 1º deste mês

O Sindicato dos Revendedores Autorizados de Gás LP do Rio Grande do Norte (Singás-RN) divulgou que o preço médio do botijão de gás de cozinha teve um aumento de R$3 no estado. Com isso, o preço nas distribuidoras varia entre R$108 e R$113 desde o último sábado (1.abr.2023), conforme informou o presidente do Singás, Francisco Correia.

O aumento, segundo o sindicato, se deve ao aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, que passou de 18% para 20% neste mês de abril. Em nota, o Singás afirmou que “são inevitáveis os impactos nos custos da atividade comercial de seus afiliados, visto que a nova alíquota não só incide sobre insumos fundamentais como, por exemplo, o Diesel”.

A nota ainda destacou que o aumento do ICMS teve um impacto direto no preço do botijão de gás de cozinha, que antes era comercializado por um valor entre R$105 e R$110 e agora sofreu um aumento médio de ao menos R$3.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aumento do ICMS no RN deixa o botijão R$ 3 mais caro, diz sindicato Read More »

Polícia aponta que adolescente matou colega de forma proposital

Polícia aponta que adolescente matou colega de forma proposital

Caso aconteceu no dia 14 de fevereiro deste ano, no bairro do Bom Pastor

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA-Natal), realizou nesta quarta-feira (5.abr.2023) o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um adolescente de apenas 12 anos, acusado de praticar um ato infracional análogo ao crime de homicídio em 14 de fevereiro deste ano, no bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.

A vítima, um outro adolescente, de 14 anos, teria sido morta com um disparo frontal efetuado pelo autor do ato infracional, contrariando as informações conflitantes registradas anteriormente, que sugeriam que o incidente teria sido resultado de uma brincadeira imprudente entre os adolescentes, envolvendo “roleta russa”.

As investigações, que ainda estão em andamento, resultaram em elementos probatórios que levaram a polícia a solicitar a internação provisória do adolescente. O pedido foi deferido pela justiça, e o jovem foi encaminhado para o sistema socioeducativo. O sigilo do caso ainda é mantido.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia aponta que adolescente matou colega de forma proposital Read More »

Abastecimento de água é suspenso em seis cidades do RN por conta de vazamentos

Abastecimento de água é suspenso em seis cidades do RN por conta de vazamentos

Cinco desses municípios fazem parte da Região do Mato Grande e outro da região Oeste

Seis municípios do Rio Grande do Norte sofreram suspensão no abastecimento de água na quarta-feira (5.abr.2023), devido a vazamentos, informou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Cinco desses municípios fazem parte da Região do Mato Grande: Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jardim de Angicos e Riachuelo, além da comunidade de Cachoeira do Sapo.

O abastecimento de água nessas localidades foi interrompido devido a um vazamento no sistema produtor integrado ao Sertão Central Cabugi, causado pelas chuvas. A força da água derrubou um pilar de sustentação da adutora.

A Caern estima que o serviço seja concluído no início da noite desta quinta-feira (6), quando o sistema será religado. No entanto, a normalização do abastecimento de água ocorrerá apenas 48 horas após a religação.

Outro município afetado por vazamento na adutora foi Rafael Fernandes, localizada na Região Oeste do estado. Como resultado, o abastecimento de água na cidade foi suspenso na manhã de quarta-feira (5.abr).

De acordo com a Caern, a previsão é de que o sistema seja religado na tarde de quinta-feira (6.abr). A compainha reitera, porém, que após a religação, a normalização do fornecimento de água para todas as áreas afetadas pode levar até 48 horas.

Foto: Pedro França/Agência Senado/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Abastecimento de água é suspenso em seis cidades do RN por conta de vazamentos Read More »

ABC vence o Potiguar e enfrentará o América na final do estadual

ABC vence o Potiguar e enfrentará o América na final do estadual

Com a vitória, o ABC alcançou nove pontos e assegurou também a vaga do América-RN, que é o líder da segunda fase com 10 pontos, na final do campeonato

O ABC venceu o Potiguar por 2 a 0 em jogo válido pelo campeonato estadual, nesta quarta-feira (6.abr.2023) e garantiu sua vaga na final da competição contra o arquirrival América-RN. A partida, que aconteceu no Estádio Frasqueirão, teve gols de Allan Dias e Maycon Douglas, que entraram em momentos decisivos do jogo. Com essa vitória, o ABC alcançou nove pontos e assegurou também a vaga do América-RN, que é o líder da segunda fase com 10 pontos, na final do campeonato.

Durante o jogo, o ABC teve várias oportunidades, com destaque para as jogadas pelo lado direito do campo, protagonizadas por Gedeilson e Felipe Garcia. Allan Dias abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, aproveitando uma sobra de bola na área e finalizando rasteiro para as redes. No segundo tempo, o ABC seguiu buscando o gol e foi premiado com mais um gol aos acréscimos, quando Maycon Douglas marcou de cabeça após um rebote do goleiro do Potiguar. A partida ainda teve uma confusão nos acréscimos, com a expulsão do zagueiro Victor Souza, do Potiguar, por agressão a Gedeilson.

Com a vitória, o ABC agora enfrentará o Santa Cruz de Natal no próximo domingo, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, em mais um jogo decisivo pelo campeonato estadual. O Potiguar, por sua vez, aguarda a definição da Federação Norte-rio-grandense de Futebol para saber seu próximo adversário na última rodada do quadrangular, que também será o Santa Cruz. A expectativa para a final entre ABC e América-RN é alta, já que são dois dos clubes mais tradicionais do Rio Grande do Norte e promete ser um confronto emocionante para decidir o campeão estadual.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC vence o Potiguar e enfrentará o América na final do estadual Read More »

Petrobras poderá ter nova política de preços

Petrobras poderá ter nova política de preços

Ministro Alexandre Silveira defende mais autossuficiência em derivados

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (5) que a União, principal acionista e controladora da Petrobras, vai propor uma nova política de preços para a companhia com o objetivo de ajudar “a combater perdas e solavancos inflacionários”.

Vamos tratar isso com todo rigor, cuidado e sensibilidade social“, afirmou Silveira a jornalistas, no Palácio do Planalto, após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o ministro, a ideia é que uma nova política de preços comece a ser discutida assim que tomarem posse todos os integrantes dos conselhos que dirigem a companhia, o que está previsto para o fim deste mês.

O que eu disse é que, na assembleia geral, que será feita dia 27, com o novo conselho definido, tanto o Conselho de Administração quanto o Conselho Fiscal, o governo federal, como acionista majoritário, e como controlador da Petrobras, vai, sim, discutir qual será a melhor política de preços, para a Petrobras cumprir sua função social, que está na Constituição, está na Lei das Estatais“, afirmou.

Mais cedo, em nota, a Petrobras reafirmou o compromisso com a “prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional”, evitando o repasse imediato de volatilidades externas, provocadas por agentes conjunturais, bem como de oscilações da taxa de câmbio. A nota foi uma resposta indireta às declarações do ministro em entrevistas.

Opep

Alexandre Silveira defendeu um papel maior da Petrobras para evitar a alta volatilidade dos preços internacionais de combustíveis, e citou a recente decisão dos maiores produtores mundiais de petróleo, reunidos em torno da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).

Nós não podemos [aceitar], por exemplo, que o cartel da Opep possa influenciar e esmagar o poder de compra dos brasileiros. E, portanto, o governo do presidente Lula vai ter uma linha muito clara, nós somos acionistas majoritários, respeitaremos a governança da empresa, sua natureza jurídica, mas seremos vigorosos na defesa dos interesses do povo brasileiro“, afirmou.

No início da semana, a Opep anunciou corte na produção de cerca de 1 milhão de barris de petróleo por dia, após o preço do produto cair para a faixa de US$ 70. A medida vai vigorar de maio até o fim do ano e deve elevar o preço do barril.

Derivados

O ministro também defendeu investimentos no parque de refino do petróleo no país para ampliar autossuficiência em derivados, especialmente gasolina e óleo diesel. De acordo com Silveira, atualmente, o Brasil importa 13% da gasolina e 25% do diesel consumidos no mercado interno.

Ou seja, teremos que nos tornar autossustentáveis na gasolina e, no médio prazo, na questão do diesel“, afirmou, em uma referência à necessidade de buscar independência das oscilações internacionais de preços.

Silveira acrescentou que, para o governo federal, os custos de produção da Petrobras, que são balizados em real, não podem ser calculados em dólar, como a política de preços atual da empresa. “A Petrobras produz em real e não pode ter seu custo calculado em dólar. Isso não faz sentido no nosso governo“, disse.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Petrobras poderá ter nova política de preços Read More »

Governo vai liberar R$ 150 milhões para ampliar rondas escolares

Governo vai liberar R$ 150 milhões para ampliar rondas escolares

Flávio Dino afirmou que 50 policiais vão monitorar ameaças na internet

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta quarta-feira (5.abr.2023) a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país, em resposta à onda de ataques a escolas e creches. As rondas escolares, realizadas pela Polícia Militar ou Guardas Civis, visam reforçar a segurança nas unidades escolares e creches, que são locais com grande circulação de crianças e adolescentes. Além disso, o governo também pretende intensificar o monitoramento de ameaças na internet, com a designação de 50 policiais federais para esse fim.

Um grupo de trabalho interministerial será criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob coordenação do Ministério da Educação, para propor medidas de prevenção à violência nas escolas. O grupo envolverá diversos ministérios, incluindo o da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Esporte, Cultura, Comunicações, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência. Com duração inicial de 90 dias, o grupo deverá propor ações imediatas e concretas, como eventual edição de decretos e projetos de lei, incluindo mecanismos de regulação da internet, onde ocorre a proliferação de grupos de ódio que estimulam ataques a escolas.

Flávio Dino também destacou a importância do envolvimento de meios de comunicação e entidades privadas em uma mobilização nacional em favor da cultura de paz, que inclua a adoção de protocolos para evitar uma exposição excessiva dos autores de ataques a escolas, que muitas vezes buscam notoriedade. O presidente Lula também abordou o assunto durante um evento com governadores, pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas e suas famílias.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo vai liberar R$ 150 milhões para ampliar rondas escolares Read More »

PRF inicia Operação Semana Santa

PRF inicia Operação Semana Santa

Polícia recomenda que condutor não dirija mais de 4 horas seguidas

A Operação Semana Santa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) teve início nesta quinta-feira (6.abr.2023) e ocorrerá em todas as rodovias federais do país, se estendendo até o domingo de Páscoa (9.abr). Durante esses quatro dias, os agentes da PRF estarão em ação para coibir infrações de trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, uso de celular ao volante, falta de uso de cinto de segurança e de cadeirinhas para crianças.

A PRF destaca que, nos feriados prolongados, o fluxo de veículos nas estradas aumenta, o que aumenta o risco de acidentes. Por isso, o órgão faz um alerta aos motoristas para redobrarem a atenção e respeitarem as normas de trânsito, a fim de garantir uma viagem segura até o destino.

Os motoristas são orientados a verificar as condições do carro antes de viajar, especialmente em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização.

A PRF recomenda que a viagem seja planejada de forma a não exigir que o condutor dirija por mais de quatro horas ininterruptas. É importante que o motorista esteja descansado e em condições físicas e psicológicas adequadas para a direção.

Além disso, a PRF considera que é fundamental respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante do veículo e garantir que todos os ocupantes utilizem o cinto de segurança. As bagagens devem ser transportadas no porta-malas, evitando o compartimento de passageiros, para prevenir possíveis deslocamentos e machucados em caso de acidente.

Foto: Kathleen Lopes/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF inicia Operação Semana Santa Read More »

Transporte intermunicipal terá até 78 horários extras para a Semana Santa

Transporte intermunicipal terá até 78 horários extras para a Semana Santa

Projeção é da Transpasse, associação que reúne as quatro empresas que atuam no transporte intermunicipal do RN

As empresas de transporte que atuam no setor intermunicipal rodoviário do Rio Grande do Norte vão disponibilizar até 78 horários extras no feriado da Semana Santa. A projeção é da Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN – Transpasse, entidade que reúne as cinco viações que atuam no segmento: Alves, Cabral, Jardinense, Nordeste e Riograndense.

Segundo o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, as empresas esperam um aumento de demanda em até 40% para o período. “É um momento de união para muitas pessoas, que vão se reunir com suas famílias, passar o feriado ao lado dos familiares, enquanto outras querem descansar e curtir uma praia, por exemplo. Então, acreditamos que haverá o aumento na demanda“, afirma.

Wellington considera que os 78 horários extras vão atender toda a população que queira se locomover para os interiores do RN. “Vamos disponibilizar até 78 horários extras, que já começam a sair nesta quinta-feira (6). Certamente, este número vai suprir o atendimento a todos que estejam se locomovendo no período”, pontua.

O diretor destaca a importância da compra antecipada de passagens que pode ser feita no guichê da Transpasse, na Rodoviária Nova. “Comprando a passagem de forma antecipada, o cliente escolhe o assento onde vai viajar, o que garante mais conforto. O guichê da Transpasse vai permanecer funcionando das 5h às 22h para atender a toda população“, destaca.

Caicó, Mossoró, Pau do Ferros, Macau, Touros, Nova Cruz, Pipa e São Miguel do Gostoso são os destinos mais procurados.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Transporte intermunicipal terá até 78 horários extras para a Semana Santa Read More »

Tiago Dionisio é uma das atrações do Natal Comedy Club desta semana

Tiago Dionisio é uma das atrações do Natal Comedy Club desta semana

Desde a semana passada, o a programação do primeiro clube de comédia do RiN passa a funcionar a partir da quarta-feira até o domingo

Tiago Dionisio, um dos fenômenos da internet, que conta hoje com mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais, e vem crescendo bastante com seu novo quadro dos recrutas, é uma das atrações do Natal Comedy Club neste fim de semana. Ao lado Amaro Neto, Marcio Jeferson, Deeh Sales, Vini Medeiros e Lazaro Otavio apresentam o especial Cadeira Elétrica, que terá como “homenageado” o comediante Nenel Lucas, no domingo, 09 de abril, às 20h.

Desde a semana passada, o a programação do primeiro clube de comédia do Rio Grande do Norte passa a funcionar a partir da quarta-feira até o domingo. Hoje (5.abr.2023), às 20h, vai rolar Komédia com Ka, uma noite de comédia com karaokê. A entrada é gratuita. A abertura da casa é às 18h. Já na quinta, dia 06, será dia de “Batateste” em que vários humoristas divertirão o público em uma noite de testes de piadas com rodízio de batata frita. A entrada também é grátis com retirada antecipada no site da Outgo.

Na sexta-feira, dia 07, Seu Dedé e João Resenha apresentam no Natal Comedy Club o show “Em toda família tem um…”. O stand-up começa às 20h. E para animar o sábado (8.abr.2023) dos potiguares a casa traz Gian Daves em “Notificações”, com a partipação de Victor Ricardo, Dóris Mayra, Vini Medeiros e Willian Wallacy. A abertura da casa é às 18h.

O Natal Comedy Club está localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 3510, em Candelária. Mais informações: (84) 99146-0743 e no perfil oficial do Instagram @natalcomedyclub.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tiago Dionisio é uma das atrações do Natal Comedy Club desta semana Read More »

Bolos Alpino® e Abacaxi ganham preço promocional em abril na Sodiê Doces

Bolos Alpino® e Abacaxi ganham preço promocional em abril na Sodiê Doces

Desconto é válido pelos 30 dias nas 350 lojas da marca.

Alpino® e Abacaxi são os dois sabores eleitos pela Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do país, para ganharem desconto durante os trinta dias de abril. A cada mês, dois sabores fazem parte da promoção Bolos do Mês nas 350 lojas da marca.

O Alpino® #113 é feito com massa de chocolate, recheio de Alpino® trufado e mousse de chocolate. Na cobertura, mais trufado meio amargo, lascas de chocolate ao leite e bombom Alpino®. Já o Abacaxi #35 é composto por massa branca, recheado com creme gelado de abacaxi e mousse branca com a fruta. Mousse branca, pedaços de abacaxi e cerejas cobrem o bolo. Os dois sabores fazem parte do cardápio de bolos clássicos da rede.

A Sodiê Doces, franquia 100% brasileira, dispõe de 80 tipos de bolos, além da linha Zero Açúcar (com 12 sabores), bolos caseiros e uma versão vegana. A rede oferece ainda em seu cardápio docinhos (belgas, finos, tradicionais e bombom), balas de coco (com e sem cobertura), além de uma linha exclusiva de salgados, fritos e assados, que podem ser consumidos nas lojas ou levados para casa (congelados).

As duas opções estão disponíveis em todas as unidades. Em Natal, as lojas estão localizadas na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho (funcionamento: segunda a sábado 11h às 19h e domingo e feriados 11h às 17h), na Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, em Ponta Negra (funcionamento: segunda a sábado 11h às 21h e domingo e feriados 12h às 21h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30)

Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Barro Vermelho 84 9423-5680 | Ponta Negra 84 9815-089 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces

A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 350 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades.

A rede fechou 2022 com faturamento de 560 milhões de reais, registrando crescimento de 20,5% em comparação com 2021 (465 milhões de reais). Para 2023, a marca projeta abrir, ao menos, mais 30 unidades no território brasileiro.

Site: www.sodiedoces.com.br

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolos Alpino® e Abacaxi ganham preço promocional em abril na Sodiê Doces Read More »

Bolsonaro chega à Polícia Federal para depor sobre joias sauditas

Bolsonaro chega à Polícia Federal para depor sobre joias sauditas

Ex-presidente falará sobre kits recebidos e não declarados à Receita

O ex-presidente Jair Bolsonaro já está na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde vai prestar depoimento na investigação aberta sobre os kits de joias recebidos do governo da Arábia Saudita durante visita de autoridades brasileiras ao país.

Para o depoimento de Bolsonaro, a área em frente à PF foi isolada e um forte esquema de segurança está sendo feito homens da corporação e da Polícia Militar.

Nesta terça-feira (4), a defesa de Bolsonaro informou ter devolvido a terceira caixa de joias recebida da Arábia Saudita em 2019. As joias foram entregues à Caixa Econômica Federal.

Os advogados de Bolsonaro já haviam devolvido, também por ordem do Tribunal de Contas da União (TCU), um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário da marca suíça Chopard, avaliados em R$ 500 mil.

As joias não foram declaradas à Receita Federal quando ingressaram no país.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Bolsonaro chega à Polícia Federal para depor sobre joias sauditas Read More »

Rio Grande do Norte registra chuvas em todas as regiões e Inmet emite alerta para o estado

Rio Grande do Norte registra chuvas em todas as regiões e Inmet emite alerta para o estado

O alerta é válido até as 10h da quinta-feira (6)

O Rio Grande do Norte registrou chuvas em todas as regiões do Estado, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgados nas últimas 24 horas. Grossos, na região Oeste, teve o maior acumulado de precipitação, com 76,8mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para todo o estado, com risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h, além de perigo potencial (laranja) de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h da quinta-feira (6.abr.2023) e afeta as regiões do Oeste, Central, Agreste e Leste potiguar.

O Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rio Grande do Norte registra chuvas em todas as regiões e Inmet emite alerta para o estado Read More »

América dispensa técnico Leandro Sena um dia após anunciar Sociedade Anônima do Futebol

América dispensa técnico Leandro Sena um dia após anunciar Sociedade Anônima do Futebol

Time será comandado interinamente pelo técnico da equipe sub-20, João Paulo Oliveira

Um dia após anunciar a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o time potiguar América F.C. comunicou oficialmente na tarde desta quarta-feira (5.abr.2023) a saída do técnico Leandro Sena. De acordo com o comunicado divulgado pelo clube, a decisão de dispensar o treinador foi tomada durante uma reunião realizada na manhã de hoje com a diretoria.

Leandro Sena conduziu o Alvirrubro ao título brasileiro da Série D em 2022. Em 2023, o time disputou 16 jogos sob o comando do técnico, obtendo 10 vitórias, três empates e três derrotas. Das três derrotas, duas foram para o arquirrival ABC – a última ocorreu no último domingo (03), na Arena das Dunas.

Nesta temporada, Sena não conseguiu levar o América à fase de grupos da Copa do Nordeste – sendo eliminado pelo CSA – e amargou a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, em duelo contra o Iguatu. Já no Campeonato Potiguar, o treinador deixou o Alvirrubro na liderança da segunda fase, com 10 pontos, e classificado para a final.

O América informou que a equipe será comandada interinamente pelo técnico da equipe sub-20, João Paulo Oliveira, juntamente com a comissão técnica do clube.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América dispensa técnico Leandro Sena um dia após anunciar Sociedade Anônima do Futebol Read More »

Marinha realiza buscas por pescador desaparecido no litoral potiguar

Marinha realiza buscas por pescador desaparecido no litoral potiguar

Jovem desapareceu durante uma pescaria em Muriú

A Capitania dos Portos está em busca do pescador Judson Michael Peixoto da Silva, de 21 anos, que desapareceu no último domingo (2.abr.2023) durante uma pescaria em Muriú. Segundo relatos de familiares, ele mergulhou e não retornou mais.

Judson estava acompanhado do padrasto, um amigo e o chefe do barco, totalizando quatro pessoas. O grupo buscava peixes para a Semana Santa. Um dos rapazes que estava na água percebeu que Judson estava desfalecendo, mergulhou e tentou trazê-lo à superfície, mas também estava sem fôlego e não conseguiu. 

O local onde Judson mergulhou tem cerca de 43 metros de profundidade, mas as correntes marítimas podem ter levado o pescador para longe dali. A Marinha segue com as buscas pelo jovem desaparecido.

Foto: Arquivo da família

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marinha realiza buscas por pescador desaparecido no litoral potiguar Read More »

Ataque em escola de Santa Catarina deixa quatro crianças mortas e outras quatro feridas

Ataque em escola de Santa Catarina deixa quatro crianças mortas e outras quatro feridas

Um homem de 25 anos foi preso

Quatro crianças foram mortas e outras quatro ficaram feridas em um ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (5.abr.2023). Segundo a Polícia Militar, um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor, que é particular, com uma machadinha e atacou as crianças antes de se entregar no Batalhão da PM.

Ainda não está claro se há mais envolvidos no ataque. Os pais das crianças foram ao local após saber do ataque e o clima era de desespero. As vítimas foram resgatadas pelos agentes de segurança e os sobreviventes foram liberados pouco a pouco. As crianças feridas foram levadas para o Hospital Santo Antônio, onde estão em observação e passando por suturas.

Este ataque ocorre menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

Foto: Divulgação/CBMSC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ataque em escola de Santa Catarina deixa quatro crianças mortas e outras quatro feridas Read More »

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 37 milhões nesta quarta-feira (5)

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 37 milhões nesta quarta-feira (5)

Apostas podem ser feitas até as 19h

O concurso 2.570 da Mega-Sena sorteia hoje (5.abr.2023) um prêmio acumulado de R$ 37 milhões. O sorteio das seis dezenas acontece às 20h, horário de Brasília, no Espaço da Sorte, na Avenida Paulista, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa. As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas credenciadas em todo o país ou pela internet, pelo valor de R$ 4,50 para a aposta simples, com seis dezenas marcadas.

As apostas exclusivas para a Dupla de Páscoa continuam sendo feitas nas casas lotéricas e pela internet, com sorteio marcado para o próximo sábado (8.abr), às 20h. O prêmio estimado é de R$ 35 milhões e a aposta simples custa R$ 2,50. Vale lembrar que, nos concursos especiais da Loterias Caixa, a Dupla de Páscoa não acumula. Caso nenhum apostador acerte os números da faixa principal, o prêmio será dividido entre os acertadores da quina do primeiro sorteio e, sucessivamente, para outras faixas de premiação.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 37 milhões nesta quarta-feira (5) Read More »

Haddad discute com Campos Neto parcelamento de dívidas pelo Pix

Haddad discute com Campos Neto parcelamento de dívidas pelo Pix

Ministro diz que governo prepara 12 medidas para melhorar crédito

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu na última segunda-feira (3.abr.2023) ao presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, a possibilidade de parcelamento de dívidas no Pix, sistema de transferências instantâneas do BC. Segundo o ministro, a ferramenta ajudaria a baratear o crédito no país.

Falava ontem com Roberto Campos Neto sobre o parcelamento de débito pelo Pix. Pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário você parcelar usando essa ferramenta. Isso melhora as condições de competitividade e de crédito no país”, disse o ministro em evento virtual promovido por um banco de investimentos.

De acordo com Haddad, a proposta integra um pacote de estímulo ao crédito. O ministro voltou a informar que o governo prepara 12 medidas para melhorar as condições de crédito, das quais a metade teve aval do Banco Central.

Desenrola

O ministro também falou sobre o Programa Desenrola, que pretende renegociar até R$ 50 bilhões em dívidas de 37 milhões de pessoas físicas. Segundo Haddad, a medida provisória do programa está pronta e só espera a B3, a bolsa de valores brasileira, concluir o sistema que será usado pelo governo e pelos credores.

Em relação ao fundo que vai cobrir as negociações, já existem R$ 11 bilhões reservados no Orçamento. No mês passado, o ministro havia afirmado que o fundo, formado com recursos do Tesouro Nacional, teria cerca de R$ 10 bilhões, mas o valor foi recentemente aumentado para R$ 15 bilhões.

Esse fundo garantidor cobrirá eventuais calotes de pessoas que aderirem às renegociações. O Desenrola abrangerá todas as pessoas físicas negativadas, mas aquelas que ganham até dois salários mínimos (R$ 2.604) poderão renegociar em condições mais vantajosas, porque contarão com os aportes do Tesouro no fundo garantidor.

Metas de inflação

Haddad também disse ter debatido com Campos Neto nesta segunda-feira uma possível mudança no calendário de metas de inflação para os próximos anos. O ministro, no entanto, negou qualquer intenção de alterar a meta de inflação deste ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional em 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

[Nos próximos anos] será o momento de verificar se as metas foram bem calibradas. Se é o caso de manter, se é o caso de não adotar o calendário gregoriano, se é o caso fazer aquela meta contínua que a maioria dos países adota”, declarou Haddad. Segundo ele, apenas o Brasil e a Turquia fixam metas para o ano-calendário. Os demais países adotam o sistema de calendário contínuo, no qual o Banco Central atinge a meta pouco a pouco, por aproximação.

O ministro repetiu a intenção de buscar a harmonização das políticas monetária e fiscal. Segundo Haddad, o envio do novo arcabouço fiscal ao Congresso e a aprovação da reforma tributária poderão gerar um “choque de crescimento” em 2024, caso o Banco Central contribua com a redução dos juros.

Se a política monetária vier ao encontro dos resultados fiscais anunciados, com as bênçãos do Congresso e do Judiciário, vamos chegar ao fim do ano com um ambiente econômico favorável”, ressaltou o ministro.

O encontro entre Haddad e Campos Neto ocorreu no fim da tarde de segunda-feira, no prédio do Ministério da Fazenda. O presidente do BC entrou e saiu pela garagem, sem falar com a imprensa. Cerca de uma hora depois da reunião, Haddad disse que o encontro foi uma “reunião de rotina”, em que vários assuntos foram tratados.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Da Agência Brasil

Haddad discute com Campos Neto parcelamento de dívidas pelo Pix Read More »

Operação combate desvio de recursos públicos federais destinados à aquisição de medicamentos no RN

Operação combate desvio de recursos públicos federais destinados à aquisição de medicamentos no RN

Desvios teriam acontecido em prefeituras de municípios potiguares

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Norte, realizou nesta quarta-feira (5.abr.2023) a Operação Lambujem, com o objetivo de investigar possíveis crimes de frustração do caráter competitivo de licitação e peculato na aquisição de medicamentos e produtos hospitalares prefeituras do estado.

Cerca de 60 policiais federais e 7 servidores da CGU cumpriram 13 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 15ª Vara Federal do RN, em cidades como Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macaíba, Canguaretama, Parazinho e Recife (PE).

A operação se baseou em um inquérito policial instaurado em março de 2022, após denúncia de um cidadão ao MPF, relatando a existência de um esquema de fraude em processos licitatórios envolvendo algumas empresas e prefeituras de municípios do Rio Grande do Norte.

Segundo a denúncia, as empresas ofereciam itens por preços abaixo do mercado, com o objetivo de vencer as licitações. Durante a execução do contrato, entregavam medicamentos em quantidade inferior à pactuada, causando prejuízo ao erário.

Durante fiscalização da CGU em prefeituras de Ceará-Mirim, Macaíba, Canguaretama e Parazinho, foram encontradas irregularidades que corroboraram a denúncia inicial, incluindo pagamentos por medicamentos não entregues. Em uma análise preliminar, apenas com uma amostra, foi estimado um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões.

As buscas e apreensões buscam reunir novas evidências para esclarecer completamente os fatos, avaliar o dano real ao erário e identificar todos os autores e participantes dos crimes.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação e peculato e, se condenados, cumprir penas de até 20 anos de prisão.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação combate desvio de recursos públicos federais destinados à aquisição de medicamentos no RN Read More »

Professores da rede pública do RN decidem manter greve

Professores da rede pública do RN decidem manter greve

Última proposta apresentada pelo governo estadual foi recusada pelos professores

Os professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte decidiram manter a greve da categoria, iniciada em 7 de março, após nova assembleia realizada na última terça-feira (4.abr.2023). O movimento reivindica um reajuste salarial de 15%. A última proposta apresentada pelo governo estadual foi recusada pelos professores em 29 de março.

O governo do RN afirmou que aguarda uma contraproposta dos professores para negociar. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte-RN) afirmou que apresentará uma nova proposta de reajuste salarial, que consiste em um aumento de 7,21% em abril, 3,61% em agosto, 3,41% em setembro, além de um pagamento retroativo em 2023, para ativos e aposentados.

Segundo o Sinte-RN, atualmente, o estado conta com cerca de 10 mil professores na rede de educação. A última proposta apresentada pelo governo estadual previa a aplicação imediata de um reajuste de 14,95% para os educadores que estivessem abaixo do piso, com efeito retroativo a janeiro de 2023. Já para os demais, o reajuste seria de 7,21% em maio, 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, totalizando 14,95%. O pagamento do retroativo ocorreria em oito parcelas com início em maio de 2024.

A continuidade da greve foi motivo de divergência entre os educadores presentes na assembleia. Enquanto alguns defendem a continuidade do movimento, outros afirmam que a paralisação deve ser encerrada. Ainda não há previsão para uma nova rodada de negociações entre governo e professores.

Foto: Lenilton Lima/SInte-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Professores da rede pública do RN decidem manter greve Read More »

Polícia prende suspeito de assassinato de motorista por aplicativo no RN

Polícia prende suspeito de assassinato de motorista por aplicativo no RN

O corpo da vítima foi encontrado no porta-malas do próprio carro

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (4.abr.2023) o principal suspeito do assassinato do motorista por aplicativo Pedro Gabriel da Silva Quirino, de 29 anos, em Monte Alegre, no interior do Rio Grande do Norte. O corpo da vítima foi encontrado no dia 15 de março de 2022 no porta-malas do próprio carro, parcialmente queimado e com um tiro na cabeça.

A perícia constatou que o motorista foi morto com requintes de crueldade, sendo asfixiado, alvejado e queimado antes de ter o corpo abandonado dentro do veículo em uma área de mata.

A prisão foi realizada por policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia (DP de Monte Alegre) com base em um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, que nega ter cometido o crime.

As investigações duraram cerca de um ano e a Polícia analisou dados fornecidos pelas empresas de transporte por aplicativo, verificando que o suspeito utilizou um nome falso para solicitar uma corrida até o distrito de Carnaúba, na zona rural de Monte Alegre. Depois, o veículo seguiu para Lagoa Salgada, onde foi avistado perto da residência da mãe da vítima, sendo abandonado posteriormente nas proximidades do rio Trairi.

O caso chocou a população da região. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o assassinato de Pedro Gabriel.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende suspeito de assassinato de motorista por aplicativo no RN Read More »

Saiba o horário do comércio de Natal durante a Semana Santa

Saiba o horário do comércio de Natal durante a Semana Santa

Empresas que desejarem abrir as portas durante o feriado precisam de autorização através do Termo de Adesão do Sindilojas RN

O feriado prolongado da Semana Santa vai impactar o horário de atendimento do comércio em Natal. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), o comércio de rua na capital potiguar estará fechado na Sexta-feira Santa (7.abr.2023). As lojas em shoppings, por sua vez, vão operar em horários especiais entre sexta e domingo.

As empresas do comércio varejista que desejarem abrir as portas durante o feriado precisam de autorização através do Termo de Adesão do Sindicato do Comércio Varejista no Estado do RN (Sindilojas RN). A medida visa garantir o cumprimento das normas trabalhistas e evitar possíveis irregularidades nas atividades comerciais.

Confira os horários:

Shoppings

Midway Mall

Sexta-feira: Alimentação e lojas – 11h às 21h
Sábado: Alimentação e Lojas – 10h às 22h
Domingo: Alimentação e lojas – 11h às 21h

Natal Shopping

Sexta-feira: Lojas – 15h às 21h; Âncoras e Mega Lojas – 12h às 21h; Praça de Alimentação – 11h às 21h; Cinema: Conforme Programação
Sábado: Lojas – 10h às 22h; Praça de Alimentação – 10h às 22h; Cinema: Conforme Programação
Domingo: Lojas – 15h às 21h; Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h; Praça de Alimentação -11h às 21h; Cinema: Conforme Programação
*horário facultativo das 20h às 21h.

Praia Shopping

Sexta-feira: Lojas e Quiosques – 15h às 21h; Praça de Alimentação – 11h às 22h
Sábado: Lojas e Quiosques – 10h às 22h; Praça de Alimentação – 11h às 22h
Domingo: Lojas e Quiosques – 15h às 21h; Praça de Alimentação – 11h às 22h

Shopping Cidade Verde

Sexta-feira: Lojas – 15h às 20h; Alimentação e lazer – 12h às 22h; Clínicas fechadas
Sábado: Lojas – 9h às 20h; Alimentação e lazer – 12h às 23h; Clínicas fechadas
Domingo: Lojas – 15h às 20h; Alimentação e lazer – 12h às 22h; Clínicas fechadas.

Shopping Cidade Jardim

Sexta-feira: Lojas – 14h às 20h; Alimentação – 14h às 21h;
Sábado: Lojas – 9h às 21h; Alimentação – 11h às 22h;
Domingo: Lojas – 14h às 20h; Alimentação – 14h às 21h;

Shopping Via Direta

Sexta-feira: Lojas, quiosques e box – 14h às 20h (facultativo); Alimentação – 12h às 20h (facultativo);
Sábado: Lojas, quiosques, box e Alimentação – 9h à 21h;
Domingo: Fechado
Comércio de Rua

Alecrim

Sexta-feira: Fechado
Sábado: 8h às 17h

Cidade Alta

Sexta-feira: Fechado
Sábado: 8h às 13h

Mossoró

Sexta-feira: Funcionamento facultativo (mediante solicitação de termo de abertura ao Sindilojas Mossoró)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saiba o horário do comércio de Natal durante a Semana Santa Read More »

América-RN fecha acordo milionário para criar SAF

América-RN fecha acordo milionário para criar SAF

Criação da Socieddade Anônima de Futebol ainda depende da aprovação do Conselho Deliberativo do

O América-RN firmou, na noite de terça-feira (4.abr.2023), um acordo de parceria com a HI.PE Capital S.A para a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A previsão é de investimento direto no futebol no valor de R$ 174 milhões nos próximos cinco anos, que deve garantir a “competitividade por divisão até a chegada à Série A, investimentos estruturais no Centro de Treinamento Abílio Medeiros e na Arena América, buscando a alta performance dos atletas profissionais e de base“, como afirmou o presidente Souza.

Para que a SAF seja validada, é necessária a aprovação do Conselho Deliberativo do América, que acontecerá em uma assembleia no dia 20. Antes disso, os conselheiros do clube terão acesso a todos os detalhes do acordo no dia 14. De acordo com o vídeo divulgado pelo clube, a HI.PE Capital S.A será responsável por “promover incremento das receitas e, consequentemente, da capacidade de investimento no esporte“.

Com o montante anunciado, o América-RN pretende estar entre os maiores orçamentos dos clubes participantes das Séries B e C. A expectativa é que o investimento estrutural possa melhorar a performance dos atletas, tanto profissionais quanto de base, bem como garantir a competitividade em todas as divisões até a Série A.

Foto: Diego Simonetti/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América-RN fecha acordo milionário para criar SAF Read More »

Governo Federal suspende implementação do Novo Ensino Médio

Governo Federal suspende implementação do Novo Ensino Médio

Não houve diálogo aprofundado sobre o tema, segundo ministro

O governo federal oficializou a suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio. A decisão, que vinha sendo aguardada nos últimos dias, será publicada em portaria do Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU), mas já foi antecipada pelo titular da pasta, Camilo Santana, em entrevista a jornalistas, na tarde desta terça-feira (4), em Brasília.

Nós reconhecemos que não houve um diálogo mais aprofundado da sua implementação, não houve uma coordenação por parte do Ministério da Educação. O ministério foi omisso, principalmente no período difícil que foi a pandemia nesse país, e há a necessidade de a gente poder rever toda essa discussão“, afirmou Santana.

Mais cedo, ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, onde discutiu o assunto. Esta nova portaria suspenderá por 60 dias todos os prazos de uma outra portaria editada em 2021, também pelo MEC, incluindo o prazo para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atualizasse as mudanças de avaliação com base no Novo Ensino Médio.

A revogação do Novo Ensino Médio tem sido uma reivindicação de entidades estudantis e de muitos especialistas. No início do mês passado, o MEC abriu consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio, que ainda deve durar cerca de dois meses, com possibilidade de prorrogação.

Essa comissão está se reunindo, teve quatro reuniões, nós estamos num processo de consulta, de discussão, para que a gente possa aperfeiçoar e melhorar todo o ensino médio“, destacou o ministro, dizendo que essa revisão incorpora a participação de amplos setores da sociedade e dos governos.

De forma democrática, vamos ouvir as entidades, vamos ouvir os estados que executam as políticas, vamos ouvir os professores, as entidades estudantis, para que a gente possa tomar decisões com responsabilidade“, acrescentou.

Para o ministro da Educação, não houve orientação adequada na formação de professores nem adaptação de infraestrutura necessária nas escolas. “Não se faz uma mudança no ensino médio de um país de uma hora para outra. Isso é um processo“.

Novo Ensino Médio

A atual política do Ensino Médio foi criada pela Lei 13.415 de 2017, no governo de Michel Temer, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa, implantar o ensino integral e evitar que os estudantes abandonem os estudos.

Com o modelo, parte das aulas deverá ser comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.

A implementação ocorre de forma escalonada até 2024. Em 2022, começou pelo 1º ano do ensino médio com a ampliação da carga horária para, pelo menos, cinco horas diárias. Pela lei, para que o novo modelo seja possível, as escolas devem ampliar a carga horária para 1,4 mil horas anuais, o que equivale a sete horas diárias. Isso deve ocorrer aos poucos.

Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), mesmo em meio à pandemia de covid-19, as secretarias estaduais mantiveram o cronograma e todos os estados já estão com os referenciais curriculares do novo ensino médio homologados. Em 2023, a implementação segue com 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas. Em 2024, o ciclo termina, com os três anos do ensino médio.

Sobre o Enem, Camilo Santana explicou que nenhuma alteração na prova ocorrerá este ano, como já estava previsto, e que eventuais mudanças na prova para 2024, quando os três anos do Novo Ensino Médio estiverem implantados nas redes de ensino, serão definidas após a discussão dessa comissão criada pelo MEC. Como o ano letivo já está em andamento, e 2023 corresponde à implantação do Novo Ensino Médio para alunos do segundo ano, não há mudanças imediatas para as escolas que já promoveram as adaptações.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Federal suspende implementação do Novo Ensino Médio Read More »

Justiça concede liberdade a garimpeiros presos em Terra Yanomami

Justiça concede liberdade a garimpeiros presos em Terra Yanomami

Liberdade é provisória e eles deverão cumprir medidas cautelares

A Justiça Federal em Roraima concedeu liberdade provisória a três pessoas presas no último domingo (2), pela Força Nacional, dentro da Terra Indígena Yanomami, na região de Palimiú. O trio portava armas de fogo, munição e balança de precisão, além de uma pequena quantia em ouro. Eles foram liberados nesta segunda-feira (3) após passarem por uma audiência de custódia em Boa Vista, mas deverão cumprir diversas medidas cautelares.

De acordo com o auto de prisão em flagrante, havia quatro garimpeiros armados pernoitando em uma comunidade indígena próxima ao rio Araricoera. A equipe policial avistou uma canoa suspeita durante uma ação de monitoramento na região. Quando os policiais se aproximaram, um dos suspeitos teria apontado uma arma e, por isso, conseguiu fugir; os demais se renderam.

O relatório policial mostra que a equipe ainda tentou encontrar o foragido realizando buscas na região. Com os suspeitos presos, foram encontrados dois revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 20, munições, ouro e balança de precisão. Quando indagados sobre o que estavam fazendo na reserva indígena, os suspeitos admitiram que eram garimpeiros, mas que estavam deixando a região.

A decisão do juiz federal Rodrigo Mello impõe uma série de medidas restritivas, como o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica; o comparecimento mensal em juízo e a proibição de se ausentar da cidade de Boa Vista sem autorização judicial. Além disso, os garimpeiros estão proibidos de ser aproximar de qualquer zona de garimpo, mineração ilegal ou proteção ambiental; além da proibidos de mudar de endereço sem prévia comunicação.

Combate ao garimpo ilegal

Desde o início de fevereiro, policiais da Força Nacional atuam na região das Terras Indígenas Yanomami, em Roraima, para retirar garimpeiros ilegais que atuam em áreas demarcadas. A estimativa oficial é de que mais de 20 mil garimpeiros estavam atuando na reserva indígena.

A força-tarefa do governo busca retomar o controle da região, inviabilizando a estrutura usada pelos garimpeiros e interrompendo o envio de suprimentos para o garimpo e o escoamento do minério extraído ilegalmente.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça concede liberdade a garimpeiros presos em Terra Yanomami Read More »

Proibição para novos cursos de medicina será encerrada

Proibição para novos cursos de medicina será encerrada

Camilo Santana disse que medida teve efeito contrário ao esperado

A proibição da abertura de novos cursos de medicina no Brasil, que está em vigor desde 2018, será encerrada a partir desta quarta-feira (5). A informação é do ministro da Educação, Camilo Santana, que afirmou que a medida teve um efeito contrário ao pretendido, já que acabou sendo superada por meio de decisões judiciais.

Houve uma portaria de moratória em 2018, com o objetivo de suspender a ampliação de vagas e cursos de medicina no Brasil. O que aconteceu de 2018 pra cá? Foi o período que mais se criou vaga de medicina no Brasil. Saímos praticamente de 109 mil vagas, das [faculdades] privadas, para 158 mil. Foi um aumento de quase 50 mil vagas, e temos 225 processos judiciais para serem definidos“, afirmou em entrevista a jornalistas.

A proibição para novos cursos de medicina foi definida por uma portaria do Ministério da Educação (MEC) em abril de 2018, com validade de 5 anos, como forma de controlar a qualidade dos novos cursos abertos no país.

Agora, segundo Camilo Santana, o governo estuda uma nova regra, que inclua o lançamento de editais ou modelos de autorização de novos cursos que levem em conta critérios regionais, como a baixa presença de médicos, por exemplo. O texto deve ser discutido com o Ministério da Saúde.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Proibição para novos cursos de medicina será encerrada Read More »

SESI Big Band apresenta Concerto de Páscoa na Catedral Metropolitana de Natal

SESI Big Band apresenta Concerto de Páscoa na Catedral Metropolitana de Natal

Evento acontece dia 13 de abril. A apresentação será gratuita, com retirada antecipada de ingressos online.

A SESI Big Band, orquestra do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte, entidade do Sistema FIERN, apresenta dia 13 de abril, na Catedral Metropolitana de Natal, o Concerto de Páscoa. O evento começa às 20h e terá acesso gratuito, mas é necessário fazer a retirada do ingresso antecipado pela internet.

Com regência e direção artística do maestro português Eugénio Graça, para esta apresentação a Big Band conta com a participação dos cantores líricos Alzeny Nelo, Ariadne Mendes, César Leonardo e José Fernandez. O coral Canto Paramirins, de Parnamirim (RN), completa o time de convidados do concerto.

O repertório da noite remete ao tempo pascal com músicas sacras e gospel, passando por clássicos como “Ave Maria”, “Nossa Senhora”, “Hallelujah” e “Oh happy day”. O concerto traz ainda “Ode à Alegria”, da Nona Sinfonia de Beethoven, uma das grandes obras-primas do compositor.

O maestro Eugénio Graça explica que a SESI Big Band tem essência jazzística, mas sempre aberta ao diálogo com outros repertórios. “Preparamos uma seleção de músicas que têm a ver com o momento de Páscoa e de celebração do amor em diversos estilos. Músicas conhecidas, mas executadas pela Big Band em roupagens únicas, com uma pegada de jazz e swing, e que serão exclusivamente apresentadas nesta noite”, conta.

A apresentação integra uma série de concertos da SESI Big Band, que em 2023 irá circular por diferentes espaços da cidade, com o intuito de descentralizar e popularizar o acesso à música.

RESERVA DE INGRESSOS

A reserva online antecipada dos ingressos inicia dia 6 de abril, às 12h, através do sympla.com/sesibigbandrn. No dia do evento cada pessoa pode contribuir com 1kg de alimento não perecível que será destinado a instituições de caridade.

70 ANOS FIERN

A programação cultural faz parte dos eventos de celebração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), promovidos pelo SESI. A coordenação e execução da atividade tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

SERVIÇO:

Concerto de Páscoa – Circulação SESI Big Band 2023
Quando: 13 de abril (segunda-feira)
Horário: 20h
Onde: Catedral Metropolitana – Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, Cidade Alta.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

SESI Big Band apresenta Concerto de Páscoa na Catedral Metropolitana de Natal Read More »

Trump afirma que seu único crime foi defender EUA de quem quer destruí-lo

Trump afirma que seu único crime foi defender EUA de quem quer destruí-lo

Em um pronunciamento à imprensa, Trump se declarou inocente

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciou publicamente nesta terça-feira (4.abr.2023) sobre as 34 acusações criminais em que é investigado pelo procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg. Em um pronunciamento à imprensa, Trump se declarou inocente e afirmou que seu único crime foi defender o país de seus inimigos.

“Nunca pensei que algo assim pudesse acontecer na América. O único crime que cometi foi defender destemidamente nossa nação daqueles que procuram destruí-la”, afirmou. Ele também afirmou que a acusação apresentada contra ele não tem base legal e que “praticamente todos” que a analisaram, inclusive membros do partido Democrata, acreditam que ela nunca deveria ter sido apresentada.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trump afirma que seu único crime foi defender EUA de quem quer destruí-lo Read More »

Inmet emite alerta de fortes chuvas no RN

Inmet emite alerta de fortes chuvas no RN

Órgão emitiu recomendações para a população do Estado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (4.abr.2023) três alertas de chuvas para o estado do Rio Grande do Norte. Os avisos estão em vigor até a manhã da quarta-feira (5.abr).

O alerta laranja, o mais grave, é direcionado à Região Oeste do estado, enquanto os outros dois alertas amarelos são para as regiões Leste, Agreste, Central e Oeste.

De acordo com o Inmet, o alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Segundo o órgão, há baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas durante esse tipo de chuva.

Já o alerta laranja prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h e de até 100 mm/dia. Nesse tipo de chuva, o órgão informa que há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e observe alterações nas encostas. Se possível, é importante desligar aparelhos elétricos do quadro de energia e, em caso de inundação, proteger os objetos da água envoltos em sacos plásticos. Em caso de urgência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Ainda segundo o órgão, é importante manter-se atualizado com as informações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades competentes durante períodos de chuva intensa.

Municípios com alerta Laranja

Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Itaú
João Dias
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Paraná
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Francisco do Oeste
São Miguel
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Umarizal
Venha-Ver
Viçosa

Municípios com alerta Amarelo

Acari
Açu
Afonso Bezerra
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Arês
Baía Formosa
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Canguaretama
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Cruzeta
Currais Novos
Equador
Espírito Santo
Extremoz
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Galinhos
Goianinha
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Macaíba
Macau
Maxaranguape
Messias Targino
Monte das Gameleiras
Montanhas
Monte Alegre
Mossoró
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho d’Água do Borges
Ouro Branco
Paraú
Parazinho
Parelhas
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Patu
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Poço Branco
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Fernando
São Gonçalo do Amarante
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Tangará
Taipu
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Tibau do Sul
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inmet emite alerta de fortes chuvas no RN Read More »

Homem é preso após passageira pular de carro e denunciá-lo por importunação sexual

Homem é preso após passageira pular de carro e denunciá-lo por importunação sexual

A denúncia partiu de uma mulher que havia pego carona com ele de Macaíba

Um homem foi preso na noite de segunda-feira (3.abr.2023) em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, sob acusação de importunação sexual. A denúncia partiu de uma mulher que havia pego carona com ele de Macaíba, na região metropolitana de Natal, com destino ao Ceará. A vítima relatou à polícia que tinha medo de ser morta pelo suspeito.

De acordo com o delegado Luiz Antonio, da delegacia de plantão de Mossoró, o homem e a mulher saíram da Grande Natal por volta das 15h da segunda-feira (3). A vítima informou que já tinha pego carona com o suspeito em outras ocasiões, mas sempre havia outras pessoas no carro. Dessa vez, estavam apenas os dois.

Durante a viagem, o homem começou a mudar de assunto, com assuntos inapropriados e conotação sexual, e em determinado momento, parou o carro e cometeu atos libidinosos com a vítima. A fim de fazê-lo parar, a mulher sugeriu que fossem a um motel em Mossoró, mas o verdadeiro objetivo era encontrar uma oportunidade para pedir ajuda.

Ao chegarem em um supermercado em Mossoró, a mulher saltou do carro, correu e pediu ajuda a um casal. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o homem, que negou as acusações, mas foi autuado em flagrante. Segundo a polícia, a suspeita é de que o homem não tenha pego outros passageiros por premeditar o crime. A vítima informou que o homem disse ter se interessado por ela desde a primeira vez que a viu. O suspeito foi encaminhado para o exame de corpo de delito no Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep-RN) e, em seguida, para a cadeia pública.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é preso após passageira pular de carro e denunciá-lo por importunação sexual Read More »

Instituto propõe indulto emergencial para aliviar superlotação em presídios do RN

Instituto propõe indulto emergencial para aliviar superlotação em presídios do RN

O documento foi enviado ao governo, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros órgãos governamentais

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) apresentou uma lista de sugestões para resolver a crise de segurança no estado do Rio Grande do Norte. O documento foi enviado ao governo, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros órgãos governamentais. Entre as propostas, destaca-se a criação de um indulto emergencial para liberar pessoas acusadas por crimes sem violência ou grave ameaça.

O IBCCrim alerta para a gravidade da onda de ataques violentos que aconteceu no estado em março, apontando a falta de medidas adequadas do Poder Público. Os especialistas também ressaltam a superlotação dos presídios, que possuem atualmente 8.521 presos, 2,1 mil a mais do que a capacidade. Além disso, apontam o racismo no sistema carcerário, já que a maioria da população carcerária é composta por negros e pardos.

As sugestões do IBCCrim foram encaminhadas para o CNJ, ministérios da Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e Saúde, bem como para o governo do Rio Grande do Norte.

Sugestões:

  1. Edição emergencial de decreto de indulto, sem prejuízo da elaboração do tradicional decreto natalino, concedendo-se o perdão a todas as pessoas acusadas por crimes sem violência ou grave ameaça;
  2. Regulamentação da saída antecipada;
  3. Implantação efetiva das equipes mínimas de atenção à saúde referenciadas pela PNAISP – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional;
  4. Criação de gabinete transitório ou observatório da crise penitenciária no Rio Grande do Norte no âmbito do ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos;
  5. Constituição de força-tarefa pelas Defensorias Públicas do Brasil para análise e postulação nos processos dos presos do Rio Grande do Norte;
  6. Regulamentação, pelo CNPCP – Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, acerca da assistência material e da proibição do racionamento de água;
  7. Constituição e efetiva implementação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte;
  8. Fiscalização, pelo MNCPT – Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, das unidades prisionais de mulheres no Estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Instituto propõe indulto emergencial para aliviar superlotação em presídios do RN Read More »

Forças de segurança prendem mais um foragido da Operação Normandia

Forças de segurança prendem mais um foragido da Operação Normandia

Operação foi deflagrada no dia 17 de março de 2023, no estado

A Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil, em ação conjunta com a Força-Tarefa Susp Natal, cumpriram na última segunda-feira (3.abr.2023), mais um mandado de prisão contra um foragido da Operação Normandia, a qual foi deflagrada no dia 17 de março de 2023, no estado.

O homem foi encontrado em Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal e tem ligações com uma facção criminosa que age no Rio Grande do Norte.

Quando foi deflagrada a Operação Normandia, a justiça do RN expediu um total de 30 mandados judiciais de prisão, dos quais 23 já foram devidamente cumpridos.

Esta foi mais uma ação no interesse do inquérito policial instaurado pela PF em 2022, que identificou uma facção criminosa voltada ao tráfico de drogas, roubos e homicídios.

Entre os alvos anteriormente presos na citada operação, está um dos líderes da facção que é apontado como responsável por ordenar os recentes atos de vandalismo acontecidos em Natal e em diversos municípios do interior potiguar.

A Força-Tarefa Susp de Natal/RN, de enfrentamento ao crime organizado, é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed).

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Forças de segurança prendem mais um foragido da Operação Normandia Read More »

Governadora anuncia liberação de R$ 62 milhões para obras do Ramal Apodi e Barragem de Oiticica

Governadora anuncia liberação de R$ 62 milhões para obras do Ramal Apodi e Barragem de Oiticica

Anuncio foi feito pelas redes sociais da governadora Fátima Bezerra (PT)

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), utilizou suas redes sociais na tarde desta terça-feira (4.abr.2023) para anunciar a confirmação da liberação de recursos para importantes obras no estado. Em ligação com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a gestora confirmou a liberação de R$ 43 milhões para o Ramal Apodi e R$ 19 milhões para a Barragem de Oiticica.

O Ramal Apodi é uma obra de grande relevância para o estado, pois liga o Ceará ao Rio Grande do Norte, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas. Já a Barragem de Oiticica é considerada uma obra de segurança hídrica essencial, pois irá garantir o abastecimento de água em 17 municípios potiguares.

A governadora ressaltou a importância dessas obras para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e comemorou a liberação dos recursos. “É o governo do presidente Lula chegando junto e garantindo a continuidade destas importantes obras de infraestrutura e segurança hídrica para o querido Rio Grande do Norte“, afirmou Fátima Bezerra em suas redes sociais.

Com a liberação dos recursos, o estado pode dar continuidade a essas obras importantes e fundamentais para o bem-estar da população potiguar.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governadora anuncia liberação de R$ 62 milhões para obras do Ramal Apodi e Barragem de Oiticica Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade