Mobilidade urbana

Alagamentos em Natal: veja vias intransitáveis e áreas de risco

Alagamentos em Natal: veja vias intransitáveis e áreas de risco

Secretaria de Mobilidade Urbana alerta motoristas sobre pontos críticos e vias transitáveis após fortes chuvas

Após as fortes chuvas que atingiram Natal nesta segunda-feira (17.mar.2025), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou um relatório atualizado sobre a situação do trânsito na cidade. De acordo com o monitoramento realizado por vídeos e agentes em campo, quatro vias estão completamente intransitáveis devido ao acúmulo de água, enquanto outras 22 permanecem transitáveis, mas com alerta para alagamentos.

Vias intransitáveis: pontos críticos exigem atenção

Os principais pontos críticos identificados pela STTU são:

  • Avenida Solange Nunes, próximo à Unimetais;
  • Avenida da Integração;
  • Avenida Presidente Sarmento, após o mercado;
  • Avenida Itapetinga, na região da Lagoa de Captação.

A STTU recomenda que os motoristas evitem essas áreas até que a situação seja normalizada. O acúmulo de água torna o tráfego impossível, com riscos de danos aos veículos e à segurança dos condutores.

Vias transitáveis, mas com alerta para alagamentos

Apesar das chuvas intensas, a maioria das avenidas de Natal segue liberada para o tráfego. Entre os principais pontos estratégicos que permanecem transitáveis estão:

  • Avenida Ayrton Senna com Avenida das Alagoas;
  • Avenida Nevaldo Rocha, na região da Feira do Carrasco;
  • Avenida Prudente de Morais com Avenida Nascimento de Castro;
  • Viaduto do Quarto Centenário, na marginal;
  • Avenida Hermes da Fonseca com Rua Ângelo Varela.

A STTU alerta, no entanto, que mesmo nas vias transitáveis, os motoristas devem redobrar a atenção. Poças d’água e baixa visibilidade em alguns trechos podem aumentar os riscos de acidentes.

Recomendações para os motoristas

A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça a importância de evitar deslocamentos desnecessários durante períodos de chuvas intensas. Para quem precisa circular, a orientação é:

  • Verificar o estado das vias antes de sair de casa;
  • Reduzir a velocidade em trechos alagados;
  • Manter distância segura de outros veículos;
  • Utilizar faróis baixos para melhorar a visibilidade.

Além disso, a STTU mantém equipes em campo para monitorar a situação e auxiliar no trânsito. A previsão é que, com a diminuição das chuvas, as vias intransitáveis sejam liberadas gradualmente.

Impacto das chuvas no trânsito de Natal

As fortes chuvas têm sido um desafio constante para a mobilidade urbana em Natal. A cidade, que já enfrenta problemas de drenagem em algumas regiões, viu o volume de água aumentar rapidamente, causando alagamentos e interdições. A STTU tem trabalhado para minimizar os impactos, mas a colaboração dos motoristas é essencial para garantir a segurança no trânsito.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alagamentos em Natal: veja vias intransitáveis e áreas de risco Read More »

Chuvas intensas em Natal causam alagamentos e quedas de árvores; veja os pontos afetados

Chuvas intensas em Natal causam alagamentos e quedas de árvores; veja os pontos afetados

Defesa Civil emite alerta vermelho para bairros da capital potiguar; trânsito sofre impactos graves

Natal enfrentou uma manhã de caos nesta sexta-feira (14.mar.2025) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros de Neópolis, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação e Guarapes estão sob alerta vermelho, com acumulado de aproximadamente 100 mm de chuva. A Defesa Civil do Rio Grande do Norte emitiu orientações para a população, incluindo desligar aparelhos elétricos, guardar documentos em sacos plásticos e buscar abrigo seguro em caso de risco de enxurradas.

Trânsito comprometido em várias regiões da cidade

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou a lista de vias transitáveis e intransitáveis após os alagamentos. Entre os pontos críticos, o viaduto do Quarto Centenário, próximo ao estádio Arena das Dunas, está completamente interditado. Outras áreas afetadas incluem a marginal da BR-101, no sentido Natal/Parnamirim, e a Avenida da Integração.

Vias transitáveis:

  • Av. Hermes da Fonseca com Rua Angelo Varela
  • Av. Nevaldo Rocha, entre Rua Manoel Miranda e Rua dos Caicós
  • Av. Cel. Estevam com Rua Baraúna
  • Rua Poty Nóbrega com Rua José Gonçalves
  • Av. Afonso Pena com Rua Mossoró

Vias intransitáveis:

  • Rua Almino Afonso, Ribeira
  • Av. Solange Nunes, próximo à Unimetais
  • Av. Nevaldo Rocha (Feira do Carrasco)
  • Av. Pres. José Bento com Av. Interventor Mário Câmara
  • Av. Paulistana (lagoa de captação)

Quedas de árvores geram preocupação na zona Norte

Além dos alagamentos, as chuvas provocaram quedas de árvores em pelo menos três pontos da cidade. Na zona Norte, uma árvore atingiu o teto de uma sala de aula do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na Rua das Crendices, no conjunto Nova Natal. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado e confirmou que não havia alunos no local no momento do incidente.

Outra ocorrência foi registrada na Rua Dionísio Lopes, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, onde uma equipe foi enviada para cortar a árvore caída. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) também atuou na Avenida Itapetinga para remover uma árvore que caiu ao lado da via.

Riscos e orientações para a população

A Defesa Civil reforça a importância de evitar áreas alagadas e seguir as orientações de segurança. A população deve ficar atenta aos alertas e evitar deslocamentos desnecessários, especialmente em regiões com histórico de alagamentos.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chuvas intensas em Natal causam alagamentos e quedas de árvores; veja os pontos afetados Read More »

Acidente com VLT em Natal deixa homem com pernas amputadas

Acidente com VLT em Natal deixa homem com pernas amputadas

Homem foi atropelado enquanto estava deitado nos trilhos na Zona Oeste da cidade; estado de saúde é grave

Um grave acidente envolvendo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ocorreu na noite de quarta-feira (12.mar.2025) no bairro Cidade da Esperança, localizado na Zona Oeste de Natal. O incidente aconteceu quando um homem, identificado apenas como Alex, foi atropelado pelo VLT enquanto estava deitado sobre os trilhos. O jovem foi socorrido em estado grave e encaminhado ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no hospital Walfredo Gurgel, onde teve as duas pernas amputadas.

De acordo com testemunhas, o VLT realizava sua última viagem do dia em direção a Parnamirim quando passou pela comunidade do Detran. O maquinista não conseguiu parar o veículo a tempo, resultando no atropelamento. Alex foi encontrado deitado sobre os trilhos, e o impacto causou ferimentos graves que levaram à amputação de ambos os membros inferiores.

O estado de saúde do jovem permanece grave, e ele continua internado no hospital Walfredo Gurgel, onde recebe atendimento médico especializado. As autoridades locais investigam as circunstâncias do acidente, incluindo as razões pelas quais a vítima estava deitada sobre os trilhos.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde / Gabriel Jabur/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acidente com VLT em Natal deixa homem com pernas amputadas Read More »

Atlas Schindler oferece bolsas de estudos para curso técnico de manutenção de elevadores em Natal e 10 outras cidades

Atlas Schindler oferece bolsas de estudos para curso técnico de manutenção de elevadores em Natal e 10 outras cidades

Inscrições para a quarta turma da Escola Técnica de Manutenção Atlas Schindler ocorrem entre 24 de fevereiro e 24 de março; o curso é gratuito e acontece em diferentes cidades do país

A Atlas Schindler – líder nacional em transporte vertical – anuncia a abertura de inscrições para o programa “Escola Técnica Atlas Schindler”, projeto de qualificação profissional para a formação de técnicos de manutenção de elevadores. Nesta edição, as cidades contempladas serão São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, além de duas novas localidades: Natal e João Pessoa.

Para se inscrever no programa, os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade, completos na data da inscrição, ensino médio completo, e ter concluído ou estar cursando as áreas de elétrica ou mecânica, em caráter técnico. Além do curso completo, os alunos receberão uma bolsa auxílio de incentivo à educação no valor de R$ 1.500 no fim de cada mês concluído. Ao término do curso, será entregue um certificado emitido pela Atlas Schindler.

Com duração de quatro meses – de maio a setembro de 2025 – o curso terá carga horária de 30 horas semanais e será dividido em quatro módulos. Entre os temas abordados estão a segurança no ambiente de trabalho, funcionamento dos elevadores, seus componentes e métodos de manutenção preventiva, segurança dos clientes e produto, com ênfase na verificação e regulagem de componentes críticos a segurança do elevador, e os comandos e circuitos elétricos específicos dos elevadores.

No intervalo entre cada módulo, os alunos irão a campo para visualizar o trabalho dos técnicos especializados, assistindo na prática todo o conhecimento adquirido durante o curso.

O processo de seleção será conduzido pela Employer e as inscrições podem ser feitas pelo link. As informações e o edital do curso estão disponíveis no site da companhia.

“Oferecer uma especialização com esse nível de profundidade abre novas oportunidade para o desenvolvimento de talentos na área e, ainda, representa a nossa parcela de contribuição para a melhoria da mobilidade nas grandes cidades”, diz Luana Almeida, Gerente Geral de Treinamentos Técnicos da Atlas Schindler.

Sobre a Atlas Schindler

A Elevadores Atlas Schindler Ltda, líder nacional em transporte vertical, está há 106 anos presente no país. A companhia é integrante do Grupo suíço Schindler, uma empresa com 150 anos e atuação em todos os continentes. No Brasil, além da fábrica em Londrina, possui uma planta em São Paulo destinada à produção de peças e componentes. Com mais de 5.000 mil funcionários e 150 postos de atendimento em todo Brasil, a empresa fabrica elevadores, escadas e esteiras rolantes e oferece também serviços de manutenção e modernização para esses equipamentos.

Para saber mais sobre a Atlas Schindler no Brasil, acesse o site e as redes sociais da empresa: www.schindler.com.br

Sobre o Grupo Schindler

Fundado na Suíça em 1874, o Grupo Schindler completa 150 anos e é um dos principais fornecedores mundiais de elevadores, escadas rolantes e serviços relacionados. Inovadores e ambientalmente responsáveis, seus sistemas de acesso e gestão de tráfego dão uma importante contribuição para a mobilidade em centros urbanos.

Em 2023, o Grupo Schindler gerou uma receita de CHF 11,5 bilhões. As soluções de mobilidade da Schindler movimentam mais de 2 bilhões de pessoas, todos os dias, em todo o mundo. Por trás do sucesso da empresa estão cerca de 70.000 funcionários em mais de 100 países.

Foto: cottonbro studio / Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Atlas Schindler oferece bolsas de estudos para curso técnico de manutenção de elevadores em Natal e 10 outras cidades Read More »

Carnaval 2025 terá linha especial de transporte em Parnamirim

Carnaval 2025 terá linha especial de transporte em Parnamirim

Linha especial facilita deslocamento e amplia acesso aos festejos carnavalescos

A empresa Trampolim da Vitória, em parceria com a Prefeitura de Parnamirim, vai operar uma linha especial de ônibus durante o Carnaval para atender aos foliões. A linha municipal Passagem de Areia/Pirangi Praia estará em funcionamento entre os dias 1º e 4 de março, de sábado à terça-feira, garantindo o deslocamento seguro e eficiente entre diferentes pontos do município.

A iniciativa tem como objetivo oferecer uma alternativa de transporte acessível e confiável, facilitando a locomoção dos passageiros durante o período festivo. Com um itinerário abrangente, a linha especial passará por vias estratégicas, conectando áreas residenciais e pontos de concentração de foliões.

Itinerário da linha especial

O trajeto de ida inclui paradas em locais como o Terminal Linha B, bairro Bela Vista, Ginásio Passagem de Areia, Rotatória Vida Nova, Jóquei Clube, Festa do Boi, Posto Chianca, Centro de Parnamirim, Estrada de Pium, Praia de Cotovelo e Cajueiro de Pirangi. Essa rota foi planejada para atender às principais demandas dos moradores e turistas durante o Carnaval.

Horários de funcionamento

Para garantir a comodidade dos passageiros e atender à alta demanda esperada, os horários de operação da linha foram definidos estrategicamente. As saídas ocorrerão regularmente entre 6h e 17h, com frequência que permite aos usuários se programarem com antecedência. Essa iniciativa visa oferecer uma alternativa viável ao transporte particular, evitando congestionamentos e gastos elevados com aplicativos de transporte.

Benefícios para a mobilidade urbana

A operação especial reforça o compromisso da Trampolim da Vitória com a mobilidade urbana e a segurança viária. Durante o Carnaval, o transporte coletivo desempenha um papel fundamental na redução do número de veículos particulares nas vias, contribuindo para a fluidez do trânsito e prevenindo acidentes relacionados ao consumo de álcool e direção.

A parceria entre a empresa e a Prefeitura de Parnamirim busca garantir que os foliões possam curtir a festa com segurança e praticidade, além de promover uma solução sustentável para os deslocamentos durante o período.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carnaval 2025 terá linha especial de transporte em Parnamirim Read More »

Carnaval em Natal: saiba horários e itinerários das linhas gratuitas

Carnaval em Natal: saiba horários e itinerários das linhas gratuitas

Prefeitura de Natal divulga operação especial de ônibus para os polos de festa; confira os detalhes

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou os horários e as atualizações da operação Transporte Folião para o Carnaval 2025. O serviço especial de ônibus funcionará de 27 de fevereiro a 5 de março, com mudanças nos polos de festa e reforço na frota para atender ao público.

A atualização foi necessária devido a novas informações repassadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e pela Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCART). Nos polos Nélio Dias e Ponta Negra, as linhas que operam após os shows ganharam um veículo extra, aumentando de dois para três ônibus simultâneos 30 minutos após o término dos eventos. Já o polo Nazaré Folia foi desmobilizado, pois o evento foi realizado como uma prévia carnavalesca.

Tarifas gratuitas e benefícios

Durante o Carnaval, as linhas do Transporte Folião terão tarifa gratuita, incluindo as da rede Corujão. Já as linhas convencionais manterão a tarifa normal, com aplicação da tarifa social na terça-feira (4 de março).

Operação nos Polos Largo do Atheneu e Centro Histórico

Os polos Largo do Atheneu e Centro Histórico serão atendidos por três linhas de ônibus: duas da rede Corujão e uma criada especialmente para o evento. As linhas são:

  • Corujão A: Rocas/Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Praia do Meio/Zona Norte
  • Corujão O-33: Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais
  • SE1 – Expresso Zona Oeste: Alecrim/Dix-Sept Rosado/Nossa Senhora de Nazaré/Bom Pastor/KM-06/Cidade da Esperança

A linha SE1 – Expresso Centro Histórico/Zona Oeste foi criada para agilizar o deslocamento dos foliões da região oeste após os shows. A linha atenderá diversos bairros, incluindo o Alecrim, na Zona Leste. Após passar pelo polo, a SE1 realizará 16 paradas sinalizadas ao longo do percurso.

Operação no Polo Redinha

O polo Redinha contará com duas linhas especiais para conectar os bairros da Zona Norte ao local do evento:

  • SE2 – Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Pajuçara/Gramoré/Nova Natal
  • SE3 – Redinha/Santarém/Alvorada IV/Jardim Progresso/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros

Essas linhas operarão de 28 de fevereiro a 5 de março, das 10h às 19h, com intervalos de 30 minutos. Além delas, os foliões poderão utilizar a linha N-08 – Redinha/Mirassol, via Rodoviária.

Operação no Polo Nélio Dias

Para o polo Nélio Dias, três linhas especiais foram criadas para ligar os bairros da Zona Norte ao evento:

  • SE4 – Nélio Dias/Nordelândia/Jardim Progresso/Alvorada IV/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros
  • SE5 – Nélio Dias/Santarém/Soledade/Panatis/Igapó
  • SE6 – Nélio Dias/Pajuçara/Parque das Dunas/Brasil Novo/Redinha

A linha SE4 operará das 17h às 21h, com intervalos de 30 minutos. Após às 21h, haverá viagens às 23h30, 00h30, 01h30 e três saídas às 02h30. As linhas SE5 e SE6 seguirão o mesmo esquema de horários.

Operação no Polo Ponta Negra

No polo Ponta Negra, a operação Transporte Folião reforçará as linhas da rede Corujão e criará três linhas expressas:

  • Corujão E: Ponta Negra/Lagoa Nova/Dix-Sept Rosado/Nossa Srª. de Nazaré/Cidade da Esperança/Cidade Nova/Felipe Camarão
  • Corujão N-73: Santarém/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha
  • SE7 – Expresso Zona Norte/Nova Natal: Ponta Negra/Praia do Meio/Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Pajuçara/Gramoré/Nova Natal
  • SE8 – Expresso Zona Norte/Parque dos Coqueiros: Ponta Negra/Igapó/Panatis/Alvorada IV/Jardim Progresso/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros
  • SE9 – Expresso Planalto: Ponta Negra/Neópolis/Cidade Satélite/Planalto

As linhas expressas terão saídas às 23h30, 00h30, 01h00, 01h30 e três veículos saindo às 02h30.

Expresso Interpolos

A linha SE10 – Expresso Interpolos conectará os polos Redinha, Centro Histórico, Largo do Atheneu e Ponta Negra, com oito paradas estratégicas. A operação ocorrerá de 28 de fevereiro a 4 de março, das 08h30 às 22h30, com intervalos de 30 minutos.

Para mais informações, acesse os mapas dos itinerários e os quadros de horários disponibilizados pela STTU.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carnaval em Natal: saiba horários e itinerários das linhas gratuitas Read More »

Aumento de acidentes com ciclistas no RN reacende debate sobre segurança viária

Aumento de acidentes com ciclistas no RN reacende debate sobre segurança viária

Falta de infraestrutura e imprudência no trânsito são apontadas como principais causas de mortes de ciclistas no estado

A morte de um ciclista na avenida Salgado Filho, em Natal, reacendeu a discussão sobre a segurança viária para ciclistas no Rio Grande do Norte. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) revelam que, nos últimos cinco anos, pelo menos 121 ciclistas perderam a vida no estado. Especialistas e entidades representativas de ciclistas atribuem o problema à falta de infraestrutura adequada, imprudência no trânsito e desconhecimento da legislação por parte dos motoristas.

Em 2025, o RN já registrou casos de mortes de ciclistas em Mossoró, Natal e atropelamentos em cidades como Extremoz e Parnamirim. Recentemente, um homem de 29 anos foi preso após atropelar dois ciclistas em Extremoz, deixando uma das vítimas gravemente ferida.

O aumento no número de acidentes envolvendo ciclistas tem sido observado desde a pandemia, período em que o uso de bicicletas como meio de transporte cresceu significativamente. Apesar de ser um avanço na mobilidade urbana, esse crescimento também elevou os índices de acidentes, segundo análises de especialistas. A falta de infraestrutura segura para ciclistas, como ciclovias e faixas exclusivas, é apontada como um dos principais fatores que contribuem para esses incidentes.

Legislação e fiscalização

A legislação de trânsito brasileira estabelece regras específicas para proteger os ciclistas. O artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que os motoristas mantenham uma distância mínima de 1,5 metro ao ultrapassar um ciclista. Já o artigo 220 exige que os condutores reduzam a velocidade ao se aproximarem de ciclistas. Em Natal, o artigo 193 proíbe que veículos trafeguem em ciclovias ou ciclofaixas, com multa de R$ 880 e 7 pontos na carteira em caso de infração.

A cidade de Natal recentemente atingiu a marca de 100 km de ciclovias e ciclofaixas, como parte do Plano Cicloviário local. O objetivo é garantir a segurança e a conectividade dos ciclistas com outros modais de transporte. No entanto, especialistas alertam que, apesar dos avanços, os desafios relacionados à segurança persistem.

Desafios culturais e estruturais

A cultura nacional que prioriza o uso de carros particulares é apontada como um dos principais obstáculos para a integração segura de ciclistas no trânsito. Essa mentalidade, enraizada no Brasil, dificulta a plena implementação de políticas públicas voltadas para a segurança de pedestres e ciclistas.

Em ruas de grande circulação na capital, é comum observar ciclistas dividindo espaço com carros, motos e ônibus. A falta de respeito e a ausência de infraestrutura adequada são frequentemente citadas como fatores que aumentam os riscos para quem pedala.

Caso recente

Na manhã da última segunda-feira (24.fev.2025), o médico oftalmologista Araken Britto morreu após ser atropelado por um caminhão na avenida Hermes da Fonseca, em Natal. Ele pedalava com outros ciclistas por volta das 5h30 quando foi atingido pelo veículo. Britto era conhecido por sua paixão pelo ciclismo e participava regularmente de passeios que reuniam grupos de ciclistas.

O motorista do caminhão foi liberado após prestar depoimento e realizar o teste do bafômetro, que acusou negativo. A Polícia Civil confirmou que ele estava habilitado e que todos os procedimentos legais foram realizados. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Crimes de Trânsito (DECT).

A Federação Norte-Rio-Grandense de Ciclismo emitiu uma nota lamentando a morte do médico e pedindo mais conscientização no trânsito. A entidade reforçou a necessidade de uma cultura de respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres para garantir a segurança de todos.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Gabriel Jabur/Agência Brasília

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Aumento de acidentes com ciclistas no RN reacende debate sobre segurança viária Read More »

Programa Despoluir: FETRONOR reforça compromisso com o meio ambiente

Programa Despoluir: FETRONOR reforça compromisso com o meio ambiente

O Despoluir promove a inspeção ambiental de frotas de ônibus, garantindo que os veículos operem dentro dos padrões de emissão estabelecidos

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental por meio do programa Despoluir. Lançado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e operado pela FETRONOR nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, o programa tem sido um pilar essencial na redução das emissões de poluentes no transporte coletivo, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades nordestinas.

O Despoluir promove a inspeção ambiental de frotas de ônibus, garantindo que os veículos operem dentro dos padrões de emissão estabelecidos. Desde sua implementação, o programa já realizou milhares de aferições, comprovando que os ônibus participantes emitem significativamente menos poluentes do que veículos particulares de passeio. Essa constatação reforça o papel do transporte coletivo na redução do impacto ambiental nas áreas urbanas.

“O transporte coletivo é muitas vezes injustamente apontado como um dos grandes poluidores, mas os dados do programa Despoluir mostram o contrário. Nossos ônibus passam por rigorosos testes de emissão e, com a renovação da frota, estamos cada vez mais alinhados com práticas de sustentabilidade,” explica Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR.

Entre as principais conquistas do programa, destacam-se:

  • Aferição periódica de veículos: Monitoramento constante da frota para garantir baixos índices de emissão;
  • Capacitação de profissionais: Treinamentos voltados para motoristas e mecânicos sobre práticas de condução econômica e sustentável;
  • Renovação da frota: Incentivo à aquisição de veículos com tecnologia Euro 6, menos poluentes.

A FETRONOR destaca que, além de preservar o meio ambiente, o Despoluir proporciona benefícios econômicos, como a redução do consumo de combustível e a ampliação da vida útil dos veículos. Tais fatores contribuem diretamente para a viabilidade do transporte coletivo e ajudam a manter tarifas acessíveis à população.

“Nosso objetivo é mostrar que o transporte coletivo é parte da solução para os desafios ambientais urbanos. Ao oferecer um serviço eficiente, seguro e sustentável, incentivamos a população a deixar o carro em casa e optar pelo ônibus, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana e para um futuro mais limpo,” conclui Eudo.

A expectativa é que, em 2025, o programa Despoluir amplie sua atuação, alcançando ainda mais empresas e consolidando o transporte público como um aliado no combate às mudanças climáticas e na promoção de cidades mais saudáveis e organizadas.

Foto: João Vital/Fetronor/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Programa Despoluir: FETRONOR reforça compromisso com o meio ambiente Read More »

FETRONOR destaca desafios e oportunidades para o transporte público em 2025

FETRONOR destaca desafios e oportunidades para o transporte público em 2025

Para a Federação, subsídios ao transporte e implementação de faixas exclusivas e semi-exclusivas são importantes para o desenvolvimento e melhoria dos sistemas

À medida que 2025 se inicia, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR reforça o compromisso com a inovação e a modernização do transporte público. Diante de desafios como a renovação da frota e a ampliação do transporte sustentável, a Federação destaca a importância de políticas públicas integradas e investimentos contínuos no setor – como os subsídios ao transporte público e pela implementação de faixas exclusivas e semi-exclusivas nas cidades.

Para a Federação, tais medidas são fundamentais para garantir um sistema de transporte mais eficiente, acessível e sustentável, beneficiando diretamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

Importância do subsídio e de faixas prioritárias

Em um contexto onde o transporte coletivo enfrenta desafios como o aumento dos custos operacionais e a necessidade de renovação da frota, a FETRONOR reforça que o subsídio governamental é essencial para equilibrar tarifas e assegurar a continuidade dos serviços. Além disso, a criação de corredores de ônibus e faixas exclusivas pode reduzir significativamente o tempo de deslocamento, tornando o transporte público mais atrativo e competitivo em relação ao transporte individual.

“A priorização do transporte coletivo nas vias é uma solução direta para desafogar o trânsito e reduzir as emissões de carbono. Precisamos de políticas que garantam não apenas a manutenção do transporte público, mas também a sua modernização e expansão,” afirma Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR. “É fundamental que a sociedade compreenda que o subsídio não é para a empresa nem para o empresário, é sim para o cliente, para o passageiro. Isso existe no mundo inteiro – especialmente onde há transporte de qualidade – para que a tarifa não tenha um valor tão alto”, complementa.

A FETRONOR planeja intensificar o diálogo com gestores públicos e autoridades municipais e estaduais, apresentando estudos que comprovam os benefícios das faixas exclusivas e a necessidade de incentivos financeiros para o setor.

“A defesa por subsídios e a criação de faixas exclusivas não é apenas uma demanda do setor, mas uma necessidade da sociedade. Transporte público eficiente é sinônimo de cidades mais organizadas e acessíveis”, afirma o presidente.

A expectativa é que, com o apoio do poder público e da população, o transporte coletivo possa se consolidar como a principal alternativa para deslocamentos urbanos, contribuindo para a redução de congestionamentos e para uma mobilidade mais sustentável em 2025 e nos próximos anos.

Fotos: João Vital/Divulgação/FETRONOR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FETRONOR destaca desafios e oportunidades para o transporte público em 2025 Read More »

Av. Café Filho volta a ser mão dupla em Natal

Av. Café Filho volta a ser mão dupla em Natal

Obras avançam e a avenida Presidente Café Filho é liberada para tráfego nos dois sentidos, oferecendo mais fluidez

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou nesta quarta-feira (22.jan.2025) a liberação do tráfego em ambos os sentidos na avenida Presidente Café Filho, no trecho entre o complexo Chaplin e o antigo Hotel Reis Magos. A medida, que faz parte das obras de requalificação da orla, visa melhorar a fluidez do trânsito na região.

A STTU ressalta que a liberação do tráfego em mão dupla é uma medida temporária e poderá ser alterada conforme o avanço das obras. A sinalização horizontal e vertical já foi instalada, e os semáforos foram ajustados para garantir a segurança dos motoristas.

Além das melhorias no trânsito, a requalificação da orla de Natal prevê a construção de novos quiosques, a instalação de guarda-sóis, a criação de áreas de lazer como skate parks e campos de futebol, além de um projeto paisagístico completo.

Impacto na mobilidade urbana

A mudança na direção da avenida Presidente Café Filho tem como objetivo desafogar o trânsito na Rua do Motor, que era uma das principais vias de acesso à orla. No entanto, é importante que os motoristas redobrem a atenção e respeitem as novas sinalizações.

Foto: STTU/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Av. Café Filho volta a ser mão dupla em Natal Read More »

Uber anuncia volta do serviço de transporte por moto em São Paulo

Uber anuncia volta do serviço de transporte por moto em São Paulo

Prefeitura já pediu na Justiça a proibição da atividade na cidade

A empresa de aplicativo de transportes Uber retomou nesta quarta-feira (22) a operação do seu serviço de transporte de passageiros em motocicletas na cidade de São Paulo. Segundo a empresa, inicialmente, o produto estará presente apenas fora do centro expandido, o que permitirá uma análise cuidadosa da sua demanda e utilização, ao passo que atende quem mais precisa de alternativas acessíveis de mobilidade na capital.

De acordo com a líder da Uber Moto no Brasil, Laura Lequain, esse tipo de modal é uma alternativa de mobilidade que está presente em todas as regiões do Brasil e tem se estabelecido como alternativa em especial onde o transporte público é menos presente, principalmente nas regiões periféricas das cidades, com os preços em média 40% mais baixos do que o UberX. “Um dos seus principais usos é justamente no papel complementar ao serviço público: muitas viagens são a chamada última milha, do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa ou vice-versa”, disse.

A implantação do Uber Moto ocorre uma semana depois de a empresa de aplicativo de transportes 99 passar a oferecer o mesmo tipo de transporte e iniciar uma disputa jurídica em torno da legalidade do serviço 99Moto na capital paulista. A Uber argumenta que o Uber Moto é um serviço privado, ou seja, não se confunde com o mototáxi, que é um serviço público.

Apesar de haver um decreto municipal que proíbe o serviço na cidade de São Paulo, a Uber afirma que se ampara na legislação, com a Lei Federal 13.640/2018, a mesma na qual a 99 tem se amparado para manter o serviço em funcionamento. “A atividade é prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), entendimento que já foi reiterado em mais de 20 decisões judiciais relacionadas ao modal pelo Brasil”, diz a Uber.

99Moto

No início da noite desta terça-feira (21) a Justiça indeferiu o pedido da prefeitura para aplicação de multa diária de R$ 1 milhão e de responder por crime de desobediência caso a empresa 99 continue prestando o serviço 99Moto. “O serviço permanece irregular na cidade e a fiscalização da prefeitura continuará, já que não há nenhuma decisão judicial que tenha afastado a aplicação do decreto que suspendeu a atividade na cidade”, informou a administração municipal por meio de nota.

O 99Moto começou a funcionar na cidade no dia 14 de janeiro e o prefeito Ricardo Nunes se manifestou contrário devido aos riscos inerentes à cidade de São Paulo.

Segundo a prefeitura, A Procuradoria-Geral do Município está tomando todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis e o Ministério Público do Trabalho foi oficiado para providências quanto à proteção dos trabalhadores e a Secretaria já instaurou processo de aplicação de multas administrativas.

O prefeito Ricardo Nunes, informou hoje (22) que apresentará ao delegado-geral da Polícia Civil a instauração de crédito policial com uma queixa-crime pelo descumprimento da empresa 99 com relação à legislação municipal.

“A minha intenção é a de que possamos responsabilizar os donos dessas empresas civil e criminalmente pelos acidentes com óbitos que vierem a acontecer. Eles não podem só ficar com o lucro, eles precisam pagar por isso. Não pode ficar essa conta na dor da família e nos equipamentos da prefeitura”, afirmou.

A prefeitura disse ainda que o serviço permanece irregular na cidade, com base no Decreto Municipal n. 62.144, de janeiro de 2023, que diz “fica suspensa, temporariamente, no Município de São Paulo a utilização de motocicletas para a prestação do serviço de transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos”.

Nunes disse ainda que vê a insistência da 99 com preocupação, mesmo com a prefeitura apresentando dados que comprovam o aumento de acidentes de motocicleta com óbitos na cidade. “Eles acabam pegando o motociclista que está ali na sua luta para melhorar sua renda e sem ter, naquela situação, a consciência do perigo”.

Segundo a administração municipal, a fiscalização da prefeitura continuará, já que não há nenhuma decisão judicial que tenha afastado a aplicação do decreto que suspendeu a atividade na cidade. No dia 14 de janeiro a Justiça negou uma liminar com um pedido da 99 para o fim da determinação da prefeitura de imediata suspensão e interrupção da atividade na cidade. O juiz considerou que essa decisão não era urgente.

O prefeito ressaltou que as medidas serão as mesmas com relação à Uber Moto.

Segundo a 99, a prefeitura não pode proibir o 99Moto, porque este é um transporte privado, diferente dos mototáxis que podem ser vetados pelo prefeito por serem um serviço público.

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Uber anuncia volta do serviço de transporte por moto em São Paulo Read More »

Paulinho Freire anuncia secretariado de Natal para 2025

Paulinho Freire anuncia secretariado de Natal para 2025

Novo secretariado de Natal é divulgado; equipe assumirá em janeiro com metas para educação, saúde e transporte

O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, revelou nesta segunda-feira (30.dez.2024) a lista dos futuros secretários municipais que atuarão a partir de janeiro de 2025. A nova gestão, segundo o prefeito, aposta em profissionais com experiência técnica e compromisso com o desenvolvimento da cidade.

A capital potiguar, que conta com quase 800 mil habitantes, enfrenta desafios expressivos em setores como educação, saúde, mobilidade urbana e habitação. Para 2025, o orçamento municipal é de R$ 5,2 bilhões, valor que, segundo analistas, exige um planejamento rigoroso para garantir o avanço em áreas críticas e atender às demandas da população.

Metas e prioridades da nova gestão

Entre as principais metas do novo governo estão o aumento de vagas na educação infantil, melhorias na rede de saúde pública e a conclusão do processo licitatório do transporte coletivo, que está pendente há quase dez anos.

“Estamos montando uma equipe que reúne competências e experiência para enfrentar os desafios e transformar Natal em uma cidade mais estruturada e eficiente”, destacou Paulinho Freire.

Principais nomes do secretariado

A seguir, confira a lista com os secretários escolhidos para as principais pastas:

  • Governo (SMG): Sérgio Freire
  • Procuradoria Geral (PGM): Celina Lobo
  • Tributação (SEMUT): Marcelo Augusto de Oliveira
  • Planejamento (SEMPLA): Vagner Araújo
  • Educação (SME): Aldo Fernandes
  • Saúde (SMS): Leidimar Murr
  • Assistência Social (SEMTAS): Nina Souza
  • Mobilidade Urbana (STTU): Jódia Melo
  • Infraestrutura (SEINFRA): Shirley Menezes
  • Turismo (SETUR): Sanclair Solon
  • Esporte e Lazer (SEL): Hermes Câmara
  • Habitação (SEHARPE): Iris Machado
  • Serviços Urbanos (SEMSUR): Felipe Alves
  • Meio Ambiente (SEMURB): Thiago Mesquita
  • Comunicação (SECOM): Cristina Vidal Bezerra

Instituições e autarquias

  • FUNCARTE (Cultura): Iracy Azevedo
  • NATALPREV (Previdência): Thiago Costa Marreiros
  • PROCON NATAL: Dina Perez
  • URBANA (Serviços Urbanos): Carlson Gomes

Gestão eficiente e transparente

A expectativa é que o novo secretariado atue com eficiência, garantindo melhorias significativas na qualidade de vida e na infraestrutura da cidade. A licitação do transporte público será um dos maiores desafios do início da nova gestão, ao lado da ampliação de serviços de saúde e educação.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Paulinho Freire anuncia secretariado de Natal para 2025 Read More »

Crescimento do turismo e infraestrutura fortaleceu mercado imobiliário no Nordeste em 2024

Crescimento do turismo e infraestrutura fortaleceu mercado imobiliário no Nordeste em 2024

Infraestrutura na região nordestina evoluiu nos últimos anos e potencializa o mercado imobiliário

A região nordeste do Brasil é uma das principais do país no que diz respeito ao turismo. Apesar de alguns pontos no solo brasileiro se destacarem de forma expansiva nos últimos anos, esse trecho é uma joia rara nas mãos das construtoras e imobiliárias para atrair novos moradores e investimentos.

Conforme citamos acima, o mercado imobiliário tem trabalhado de forma interessante no Nordeste. Nos últimos tempos, existem muitos interessados em adquirir residências ou até mesmo consultar o aluguel de apto em Natal, Recife, Salvador, João Pessoa e outras capitais da região.

De olho nessa possibilidade de investimento, o governo local explora da melhor forma seus horizontes e acredita na força da economia e infraestrutura para aumentar seus lucros e dar mais conforto à população.

Infraestrutura

O termo é muito usado para definir ótimos locais de moradia e no Nordeste não é diferente. Conhecida por ser uma região mais carente no Brasil, as últimas décadas foram mais sofridas para a população.

De olho no cenário melancólico, o entendimento foi reagir da melhor forma possível e repassar o dinheiro para atrair não só investidores, mas como potencializar a qualidade de vida dos moradores.

Sendo assim, diversos empregos foram gerados e a economia nordestina começou a dar resultado. Além disso, a chegada de novas empresas e serviços aumentaram a quantidade de comércios e facilidades para os moradores lidarem com a rotina de forma mais tranquila.

Turismo

Por ser uma região de forte calor e paisagens incríveis, é claro que o Nordeste aposta grande parte da sua economia no turismo. A quantidade de visitantes que a região recebe anualmente é expressiva e ajuda a fomentar a economia.

Além das praias, que chamam a atenção devido às belezas naturais, outros setores também se destacam. Um deles é a gastronomia. Por lá, cada estado tem a sua cultura e entrega ao visitante delícias que são servidas na mesa e ajudam a aumentar a procura para conhecer os pratos e chefs que demonstram qualidade.

Um outro momento do Nordeste que é muito valorizado no Brasil são as festas em determinadas épocas do Ano. No caso de duas capitais: Salvador e Recife, ambos são procurados com muita intensidade no início do ano por causa dos carnavais. Se a capital baiana se destaca pelos trios elétricos, a cidade pernambucana entrega aos visitantes as ladeiras de Olinda e seus bonecos gigantescos.

Por outro lado, alguns municípios ganham brilho no meio do ano com as tradicionais festas juninas, que acontecem com grande entusiasmo no solo cearense e paraibano.

Em resumo, o Nordeste brasileiro é uma região que não para de crescer e, entrega ao seu visitante e, consequentemente investidor, um ótimo ponto para usufruir de uma das maiores belezas naturais que o país pode entregar. Ou seja, comprar imóveis ou até mesmo alugar uma residência na região é sinônimo que a sua qualidade de vida irá aumentar de forma contundente e dar mais tranquilidade para seus moradores.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Crescimento do turismo e infraestrutura fortaleceu mercado imobiliário no Nordeste em 2024 Read More »

Agente de trânsito é agredido em Natal após abordar motociclista em ciclofaixa

Agente de trânsito é agredido em Natal após abordar motociclista em ciclofaixa

Servidor da STTU foi atacado com pedras após abordar condutor em infração de trânsito

Um novo caso de violência contra agentes de trânsito foi registrado em Natal. Na última segunda-feira (18.nov.2024), um servidor da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) foi agredido por um motociclista após abordá-lo por estar transitando em uma ciclofaixa, área exclusiva para bicicletas.

O incidente ocorreu na Avenida Coronel Estevam, no bairro do Alecrim. De acordo com o relato do agente, ele percebeu que o motociclista estava infringindo as leis de trânsito ao utilizar a ciclofaixa e ainda conduzir o veículo com a viseira levantada.

Ao solicitar que o condutor se retirasse da área proibida, o agente foi agredido verbal e fisicamente. O motociclista desceu da moto e o empurrou, além de jogar uma pedra em sua direção, atingindo sua perna. Após o ataque, o agressor fugiu do local.

Em entrevista, o agente relatou o susto e a dor causada pela agressão. “Ele pegou uma pedra e correu em minha direção. Quis jogar na minha cabeça, me evadi para evitar aquele conflito, mas chegou um momento em que precisei virar para ele para me defender. Nessa defesa, ele conseguiu jogar a pedra, ainda, e bateu na minha coxa”, disse o servidor.

A STTU repudiou veementemente a agressão sofrida por seu agente, destacando que a violência contra servidores públicos é um crime inaceitável. A Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte também se manifestou sobre o caso, alertando para o crescente número de infrações cometidas por motociclistas em ciclofaixas e os riscos que essas ações representam para os ciclistas.

O agente de trânsito registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil investiga o caso para identificar e prender o agressor.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Agente de trânsito é agredido em Natal após abordar motociclista em ciclofaixa Read More »

Operação Lei Seca prende motorista embriagado em Natal e autua 10 condutores

Operação Lei Seca prende motorista embriagado em Natal e autua 10 condutores

CPRE intensifica fiscalizações para garantir segurança no trânsito e reduzir infrações

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizou uma fiscalização itinerante em bairros de Natal na noite desta terça-feira (19.nov.2024), resultando na prisão de um homem de 47 anos por embriaguez ao volante. Durante a operação, realizada nos bairros de Morro Branco e Nova Descoberta, outros 10 condutores foram autuados administrativamente por dirigirem sob efeito de álcool.

O infrator preso apresentou 0,45 mg/L no teste do bafômetro, configurando crime de trânsito conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Essas operações integram as ações preventivas do CPRE, visando reduzir acidentes e salvar vidas. As fiscalizações são essenciais em períodos de maior movimento nas vias urbanas, especialmente em Natal, onde o índice de acidentes relacionados ao consumo de álcool ainda preocupa as autoridades.

A Polícia Militar reforça que as blitze continuarão em pontos estratégicos da cidade, buscando conscientizar os motoristas sobre os perigos de misturar álcool e direção.

Foto: Divulgação/CPRE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Lei Seca prende motorista embriagado em Natal e autua 10 condutores Read More »

Prefeitura de Natal entrega requalificação da Avenida do Contorno e revitalização da Praça do Pôr do Sol

Prefeitura de Natal entrega requalificação da Avenida do Contorno e revitalização da Praça do Pôr do Sol

Novo espaço turístico fortalece o Centro Histórico e valoriza o pôr do sol no Rio Potengi

A Prefeitura de Natal entregou, na tarde desta terça-feira (19.nov.2024), duas importantes obras de requalificação urbana na Cidade Alta, Zona Leste da capital. A Avenida do Contorno e a Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, popularmente conhecida como Praça do Pôr do Sol, passaram por um amplo processo de revitalização. Ambas as intervenções fazem parte do projeto de reestruturação da Pedra do Rosário, um dos principais cartões-postais da cidade, localizado às margens do Rio Potengi.

O prefeito Álvaro Dias, presente na cerimônia de inauguração ao lado de autoridades locais, secretários municipais e moradores da região, destacou a importância das obras para o turismo, a mobilidade urbana e a preservação do patrimônio histórico de Natal. “Esse projeto não se limita à infraestrutura. Ele devolve à população e aos visitantes um espaço emblemático, pensado para a contemplação de nossas belezas naturais, em especial o pôr do sol no Potengi, em um ambiente acessível, agradável e seguro”, afirmou o prefeito.

Investimentos e avanços na mobilidade urbana

As intervenções integram um pacote de obras com investimento total de R$ 32 milhões, dividido em quatro lotes. No primeiro lote, foram requalificadas vias como as avenidas Câmara Cascudo, Ulisses Caldas e Rio Branco. A entrega desta terça-feira marca a conclusão do segundo lote, que abrange não apenas a Avenida do Contorno e a Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, mas também a Praça Djalma Maranhão e áreas próximas ao Viaduto do Baldo.

A requalificação incluiu uma série de melhorias: novo asfalto, calçadas acessíveis, ciclovias, pistas de corrida, arborização e iluminação em LED. Um dos destaques é o letreiro “Rio Potengi”, que se soma aos atrativos turísticos da área. Segundo Carlson Gomes, secretário de Infraestrutura, o sucesso das obras deve-se ao trabalho conjunto de várias secretarias municipais. “Esse projeto envolveu uma força-tarefa, incluindo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a STTU e a Sempla, o que garantiu agilidade e eficiência na execução”, explicou.

O terceiro e o quarto lotes do projeto contemplam a requalificação de outras vias e espaços históricos, como as ruas Duque de Caxias, Dr. Barata e Tavares de Lyra, além do Largo do Teatro Alberto Maranhão. Está prevista também a construção de uma estação turística e religiosa na Pedra do Rosário, consolidando a região como um polo de integração entre cultura, história e turismo.

Fotos: Magnus Nascimento/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal entrega requalificação da Avenida do Contorno e revitalização da Praça do Pôr do Sol Read More »

Nova Avenida do Contorno será testada para fluxo de trânsito em Natal

Nova Avenida do Contorno será testada para fluxo de trânsito em Natal

Obra revitaliza Centro Histórico, criando áreas de lazer, ciclovias e facilitando o acesso entre bairros

Nesta terça-feira (19.nov.2024), a Prefeitura de Natal abrirá a nova Avenida do Contorno para teste operacional, visando a avaliação do trânsito de veículos. A operação assistida será monitorada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que ajustará o fluxo conforme necessário. O projeto faz parte da revitalização do Centro Histórico, com investimento de aproximadamente R$ 45 milhões.

O trecho renovado inclui pistas de cooper, ciclovias e espaços de contemplação, transformando a avenida em uma área propícia para lazer e o turismo, com vista para o pôr do sol sobre o Rio Potengi. A gestora da STTU destacou que a obra promove a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.

A segunda etapa da obra removeu o canteiro central da avenida e prevê a instalação de uma rotatória no cruzamento do Viaduto do Baldo, substituindo um semáforo. A reconfiguração da área promete melhorar a mobilidade entre a Ribeira, o Centro e o Alecrim, fortalecendo o turismo na Cidade Baixa.

Além disso, a Prefeitura segue com as obras na Pedra do Rosário, incluindo melhorias nas ruas adjacentes e a construção de um monumento em homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Apresentação.

Foto: Miguel Trigueiro/STTU/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nova Avenida do Contorno será testada para fluxo de trânsito em Natal Read More »

Trecho da Av. Presidente Getúlio Vargas será fechado na próxima terça-feira (19)

Trecho da Av. Presidente Getúlio Vargas será fechado na próxima terça-feira (19)

Interdição de trecho da Av. Presidente Getúlio Vargas afeta tráfego e transporte público no dia 19 de novembro

Em decorrência das obras de reestruturação das praias centrais e da execução da travessia da rede de abastecimento do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou o bloqueio parcial de um trecho da Avenida Presidente Getúlio Vargas, na próxima terça-feira, dia 19 de novembro. A interdição será realizada em dois períodos, impactando diretamente o tráfego e algumas linhas de transporte público na região.

No sentido Petrópolis/Areia Preta, o bloqueio ocorrerá das 7h às 12h, e no sentido contrário, entre meio-dia e 18h. A STTU informou que as linhas de ônibus O-21 e L-56 terão seus itinerários alterados para minimizar os transtornos aos passageiros. Além disso, a linha L-56 realizará embarque e desembarque na Parada Otávio Lamartine, em Petrópolis.

A secretaria recomenda que motoristas evitem a região e que apenas veículos de emergência tenham acesso ao HUOL durante os horários de bloqueio. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones de contato disponíveis.

Foto: Divulgação/STTU/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da Av. Presidente Getúlio Vargas será fechado na próxima terça-feira (19) Read More »

SETURN anuncia retorno provisório do Prae em Natal

SETURN anuncia retorno provisório do Prae em Natal

Serviço de transporte especial será restabelecido até o final de novembro enquanto soluções permanentes estão sendo discutidas

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (SETURN) informou, nesta quinta-feira (14.nov.2024), que o Programa de Acessibilidade Especial (PRAE) Porta a Porta será restabelecido provisoriamente a partir de 18 de novembro. O serviço foi retomado após compromisso assumido com a Câmara Municipal de Natal, em audiência pública, e estará disponível até o final do mês.

O SETURN destacou que espera que, até esse prazo, a Prefeitura de Natal encontre uma solução permanente para a continuidade do programa, que deve ser transferido para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) ou para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Enquanto isso, as empresas de transporte representadas pelo SETURN se comprometeram a manter o serviço, com subsídio ou indenização mensal, até que uma solução definitiva seja encontrada.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

SETURN anuncia retorno provisório do Prae em Natal Read More »

Prefeitura de Natal destina R$ 60 milhões para subsídio do transporte

Prefeitura de Natal destina R$ 60 milhões para subsídio do transporte

Gestão municipal garante R$ 60 milhões para o sistema de transporte em 2025, visando modernizar a frota e oferecer mais conforto aos passageiros

A Prefeitura de Natal propôs um aporte de R$ 60 milhões para salvar o sistema de transporte público da cidade. O valor, que será destinado às empresas operadoras ao longo de 2025, visa garantir a continuidade do serviço e promover melhorias significativas para os usuários. O repasse do valor para as empresas aguarda aprovação da Câmara Municipal. O projeto foi enviado ao legislativo na terça-feira (12.nov.2024), com solicitação de análise em urgência pelos vereadores.

Segundo a atual gestão, o subsídio irá cobrir a diferença entre o valor da tarifa técnica, que corresponde aos custos operacionais das empresas de transporte, e a tarifa pública, paga pelos passageiros. Dessa forma, será possível manter a tarifa atual em R$ 4,50, evitando reajustes que impactariam diretamente no bolso dos usuários.

Além de garantir a acessibilidade ao transporte público, o subsídio também permitirá a modernização da frota. A Prefeitura de Natal pretende realizar uma licitação para contratar novas empresas que operem o sistema, com ônibus mais novos, equipados com ar-condicionado, wi-fi e outras tecnologias que proporcionem mais conforto e segurança aos passageiros.

Licitação

A licitação do transporte público é considerada um marco histórico para a cidade. Atualmente, a tarifa técnica está em R$ 4,81, ou seja, as empresas de ônibus já recebem um subsídio de R$ 0,31 por passageiro. No entanto, esse valor não é suficiente para garantir a qualidade do serviço e a renovação da frota.

Com o subsídio aprovado, a Prefeitura de Natal espera atrair empresas interessadas em investir no transporte público da cidade. A expectativa é que a nova licitação resulte em um sistema mais eficiente, com maior frequência de ônibus, itinerários mais adequados às necessidades da população e, principalmente, veículos mais novos e confortáveis.

Benefícios

A prefeitura afirma que a modernização do transporte público trará diversos benefícios para a população de Natal. Além de mais conforto e segurança, os passageiros poderão contar com um sistema mais eficiente, com menor tempo de espera nos pontos de ônibus e maior facilidade para se locomover pela cidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal destina R$ 60 milhões para subsídio do transporte Read More »

Trânsito será alterado no Viaduto 4º Centenário para teste do DNIT

Trânsito será alterado no Viaduto do 4º Centenário para teste do DNIT

Intervenção do Dnit visa melhorar a fluidez na via e minimizar congestionamentos no trecho próximo à Avenida Lima e Silva

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou, nesta segunda-feira (11.nov.2024), que realizará um teste operacional no Viaduto do 4º Centenário, localizado na BR-101/RN Sul, em Natal. A ação ocorrerá na quarta (13.nov) e na quinta-feira (14.nov), afetando a ligação com a Avenida Lima e Silva, próximo ao Sebrae.

A operação, que começará às 7h, redirecionará o tráfego oriundo das avenidas Coronel Norton Chaves e Senador Salgado Filho. Os veículos que se deslocam em direção à Avenida Lima e Silva terão de seguir pela Rua Morais Navarro, situada ao lado do Sebrae, como parte da mudança temporária.

De acordo com o Dnit, a iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e a Polícia Rodoviária Federal, visa avaliar a eficácia de uma nova estratégia de tráfego. O objetivo é minimizar os conflitos e promover maior fluidez na região, que frequentemente registra congestionamentos.

A expectativa é de que o teste forneça dados para possíveis melhorias permanentes na mobilidade urbana de Natal, especialmente em um trecho crítico para motoristas que transitam pela BR-101.

Foto: Divulgação/STTU

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trânsito será alterado no Viaduto do 4º Centenário para teste do DNIT Read More »

Natal é a única capital brasileira com paridade de gênero em secretarias municipais

Natal é a única capital brasileira com paridade de gênero em secretarias municipais

Com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a Prefeitura de Natal se torna exemplo de igualdade de gênero no Brasil

Natal conquistou um marco inédito: é a única capital do Brasil a alcançar paridade de gênero nas suas secretarias municipais, com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. O resultado foi apontado pelo primeiro Censo das Secretárias, realizado entre novembro de 2023 e março de 2024 pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com apoio da Fundação Lemann e da Open Society Foundations. Em comparação, a média nacional de mulheres em cargos de liderança nas capitais é de apenas 28%.

O prefeito Álvaro Dias celebrou o feito, destacando o papel significativo das gestoras na administração municipal. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, embora entendamos a presença feminina como algo que fortalece nossa gestão. Elas lideram e desenvolvem suas funções com competência, e para nós, é motivo de orgulho ser exemplo para todo o país”, declarou.

Atualmente, mulheres chefiam secretarias estratégicas, como a de Educação (SME), Mobilidade Urbana (STTU), Segurança Pública (SEMDES), e Habitação (SEHARPE), entre outras. A liderança feminina contribui para um ambiente de trabalho mais justo e igualitário, compromisso que a gestão municipal pretende manter e incentivar.

“Esperamos que essa média nacional cresça, para que cada vez mais mulheres ocupem merecidamente cargos públicos de destaque”, completou o prefeito, reforçando a importância de políticas que promovam a equidade de gênero no setor público.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal é a única capital brasileira com paridade de gênero em secretarias municipais Read More »

Ônibus são retirados de circulação após protestos violentos em Felipe Camarão

Ônibus são retirados de circulação após protestos violentos em Felipe Camarão

Linhas de ônibus são suspensas após ataques a veículos e clima de tensão se agrava no bairro

O bairro de Felipe Camarão, localizado na zona oeste de Natal, vive dias de extrema tensão após uma série de protestos violentos. A morte de um jovem, baleado ao ultrapassar uma barreira policial no último domingo (3.nov.2024), desencadeou uma série de manifestações que resultaram no incêndio de ônibus e confrontos com a Polícia Militar.

Na quarta-feira (6.nov), a situação se agravou quando dois ônibus da linha Conceição foram atacados com pedras por manifestantes. Por questões de segurança, a empresa responsável pela linha optou por retirar toda a frota que atende o bairro. “Não temos como manter nossos veículos circulando sob risco de ataques. Precisamos priorizar a segurança dos passageiros e funcionários”, declarou um representante da empresa.

Desde o domingo, quando manifestantes incendiaram um ônibus e impediram o acesso dos bombeiros, o bairro está sob constante patrulhamento. Uma troca de tiros entre moradores e policiais na ocasião aumentou ainda mais a tensão na área.

Moradores relatam o medo e a dificuldade de mobilidade geradas pela suspensão do transporte público. A Secretaria de Segurança Pública do Estado ainda não confirmou se haverá medidas adicionais para conter os atos de violência e assegurar a retomada do serviço.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ônibus são retirados de circulação após protestos violentos em Felipe Camarão Read More »

Mães de crianças com necessidades especiais protestam contra suspensão do Prae em Natal

Mães de crianças com necessidades especiais protestam contra suspensão do Prae em Natal

Programa de transporte essencial para o tratamento de pacientes com necessidades especiais foi suspenso de forma inesperada

Mães de crianças com necessidades especiais realizaram um protesto em Natal na manhã desta terça-feira (5.nov.2024), para reivindicar a continuidade do Programa de Acessibilidade Especial Porta a Porta (Prae). O serviço, que oferece transporte para que pacientes possam comparecer a consultas e tratamentos essenciais, foi suspenso sem aviso prévio, deixando diversas famílias em situação de vulnerabilidade e com dificuldades para garantir a continuidade dos atendimentos de seus filhos.

As famílias foram informadas da suspensão na segunda-feira (4), quando motoristas do programa comunicaram que o atendimento não estaria mais disponível. A notícia pegou todos de surpresa, especialmente as mães e os cuidadores que dependem do Prae para o transporte dos pacientes até clínicas, hospitais e centros de reabilitação em Natal. Com o fim repentino do serviço, muitos ficaram sem alternativa para transportar as crianças e adultos assistidos pelo programa, o que gerou revolta e indignação.

Em resposta ao protesto, a Secretaria de Saúde Pública de Natal informou que estava realizando reuniões internas para discutir a situação do Prae e estudar alternativas para sua reativação.

Prae

O Prae é essencial para muitas famílias que não possuem recursos para um transporte particular adaptado. O programa oferece veículos equipados para transportar pessoas com deficiência e necessidades especiais, permitindo que essas famílias realizem deslocamentos com segurança e dignidade.

Pais e cuidadores ressaltaram que, além da questão do transporte, a suspensão do programa fere o direito de acesso à saúde, uma vez que o atendimento contínuo é fundamental para o desenvolvimento e para a qualidade de vida dessas crianças. Em muitos casos, o Prae é a única forma de locomoção para pacientes que precisam de cuidados intensivos ou que têm mobilidade reduzida.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mães de crianças com necessidades especiais protestam contra suspensão do Prae em Natal Read More »

Tempestade em Barcelona cancela voos e causa atrasos no Aeroporto El Prat

Tempestade em Barcelona cancela voos e causa atrasos no Aeroporto El Prat

Temporais em Barcelona interrompem operações aéreas e afetam transporte ferroviário após fortes enchentes na região de Valência

Uma forte tempestade de chuva e granizo atingiu Barcelona na manhã desta segunda-feira (4.nov.2024) causando o cancelamento de 50 voos e severos atrasos no Aeroporto El Prat. De acordo com a operadora aeroportuária espanhola Aena, outros 17 voos que estavam programados para aterrissar no El Prat foram desviados para aeroportos alternativos, enquanto o aeroporto retomava gradualmente suas operações no fim da manhã.

O temporal é o segundo evento climático extremo na região em menos de uma semana, após enchentes que deixaram mais de 200 mortos na província de Valência, localizada a cerca de 300 quilômetros ao sul de Barcelona. O ministro dos Transportes, Oscar Puente, relatou que o mau tempo também levou ao cancelamento de serviços de trens urbanos em Catalunha, conforme publicou em sua conta no X.

Essas ocorrências climáticas refletem uma temporada de fortes chuvas no leste da Espanha, que tem afetado a mobilidade e a segurança de milhares de passageiros. As autoridades locais recomendam que quem precisa viajar acompanhe as atualizações em tempo real para evitar imprevistos.

Fotos: UME/via fotos Publicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Tempestade em Barcelona cancela voos e causa atrasos no Aeroporto El Prat Read More »

Natal e mais 16 capitais terão passe livre para inscritos no Enem

Natal e mais 16 capitais terão passe livre para inscritos no Enem

Outras cidades vão ampliar número de linhas e horário de funcionamento

Diversos municípios brasileiros anunciaram gratuidade no transporte coletivo para inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que farão as provas neste domingo (3) e no próximo, dia 10 de novembro.

Em 17 capitais brasileiras, o passe livre valerá somente para alguns dos modais disponíveis como metrô, trens, ônibus ou bicicletas compartilhadas.

Em outras cidades brasileiras, os gestores locais anunciam medidas relativas ao transporte como: reforço no número de linhas em circulação, ativação de linhas que normalmente não operam aos domingos, ampliação de horário de funcionamento durante as provas e redução de intervalos entre as viagens.

Durante o mês de outubro, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa cerca de 40 milhões de estudantes do país, solicitou aos governos estaduais e do Distrito Federal e às prefeituras das 27 capitais brasileiras a gratuidade no transporte público para inscritos no exame, com o objetivo de garantir a participação do maior número possível de jovens.

De acordo com a instituição, em média, cerca de 48% dos estudantes inscritos no exame faltaram aos dias de provas por dificuldades financeiras para pagar a passagem do transporte público.

Gratuidade

Levantamento feito pela Ubes e pela Agência Brasil aponta que pelos menos 17 capitais terão ao menos um modal de transporte gratuito aos candidatos do Enem.

  • ⁠Aracaju;
  • Belém e região metropolitana;
  • Belo Horizonte – bicicletas compartilhadas grátis;
  • Boa Vista – a partir de solicitação dos estudantes à prefeitura
  • Campo Grande;
  • Florianópolis – declaração de reembolso;
  • Fortaleza;
  • João Pessoa;
  • Maceió;
  • Natal;
  • Porto Alegre – cartão TRI liberado para estudantes;
  • Porto Velho – para estudantes da rede pública;
  • Rio Branco;
  • Salvador – governo estadual garante gratuidade do metrô
  • São Luís;
  • São Paulo; e
  • Teresina

Em entrevista à Agência Brasil neste sábado (2) o presidente da Ubes, Hugo Silva, enfatizou que assegurar o passe livre nos dias do Enem é essencial para ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior.

“Queremos que nenhum estudante fique para trás fazendo com que a educação seja um caminho possível para cada jovem brasileiro até a universidade. Garantir o passe livre no dia do Enem é garantir que o jovem brasileiro sonhe com a universidade e com uma educação de qualidade.”

“O sonho de todo estudante secundarista é entrar na universidade e, para isso, o Estado brasileiro precisa se responsabilizar para que esses estudantes possam chegar à prova no dia do Enem.”

Outros municípios também oferecerão transporte gratuito neste domingo e no dia 10 para facilitar o deslocamento dos candidatos até os locais de prova:

  • Região metropolitana de Teresina
  • região metropolitana de Belém;
  • Laguna (SC);
  • Lauro de Freitas (BA) – metrô;
  • Maringá (PR);
  • Paraíba – transporte intermunicipal gratuito;
  • Poá (SP);
  • região metropolitana do Recife;
  • Rondonópolis (MT);
  • Santa Cruz do Sul (RS);
  • Sapucaia do Sul (RS);
  • Sobral (CE);
  • Toledo (PR)
  • Quatis (RJ);
  • Mendes (RJ);
  • Paracambi (RJ);
  • Volta Redonda (RJ)

Operações especiais

Algumas capitais não oferecerão gratuidade no transporte mas, diante do aumento da demanda, anunciaram medidas como aumento das frotas de ônibus; ampliação do horário de circulação e até linhas com trajetos excepcionais para contemplar locais de provas.

No Distrito Federal, os horários das linhas de ônibus serão ampliados para duas horas antes do início e duas após o término do Enem em todas as linhas de ônibus que passam pelas instituições onde serão aplicadas as provas, em especial, no trajeto entre a rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital federal, e o campus da Universidade de Brasília (UnB) da Asa Norte, onde mais de 4 mil candidatos farão o exame.

Em Goiânia, a companhia metropolitana de transportes coletivos colocará mais ônibus para atender a demanda dos dias de prova.

A capital do Mato Grosso, Cuiabá, também anunciou reforço da frota.

Em Macapá, a companhia de Transporte Urbano disponibilizará toda a frota de ônibus aos candidatos inscritos e a tarifa do transporte coletivo será de R$ 1,85.

Em Fortaleza, haverá a ampliação da frota de ônibus e veículos reservas nos terminais de integração.

A prefeitura de Palmas reforçará a frota de ônibus em 20% e mais dez ônibus à disposição por demanda.

A Grande Vitória (ES), região metropolitana da capital capixaba, terá ônibus extras durante os dias de prova. Ao todo, 26 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados, caso seja necessário, para atender à demanda.

Em Curitiba também haverá reforço nas principais linhas de ônibus que dão acesso aos locais de prova.

Belo Horizonte reforçará horários de 50 linhas do transporte coletivo, sendo 48 convencionais e 2 suplementares. Ao todo, serão 367 viagens a mais em linhas que atendem aos locais de maior concentração de candidatos. As bicicletas elétricas vão oferecer um plano gratuito de viagens aos domingos.

Na cidade do Rio de Janeiro, os ônibus municipais vão operar com horário especial entre 9h e 15h de domingo. Os serviços funcionarão com a programação equivalente à de sábado.

A prefeitura de Salvador informou que das 10h às 18h, as linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação. O BRT irá funcionará das 5h às 23h10 e terá reforço com frota reguladora;

Estudantes de Florianópolis e Curitiba poderão usar gratuitamente as bicicletas compartilhadas, com cupons de ida e volta que poderão ser retirados diretamente na empresa local prestadora do serviço.

Enem

Ao todo, mais de 4,3 milhões de inscritos farão as provas do Enem em 1.753 municípios. Os exames serão aplicados em cerca de 10 mil locais, como escolas e faculdades, que abrigam cerca de 140 mil salas de aplicação.

Os candidatos devem consultar o local onde farão as provas na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com login e senha do site Gov.br.

O candidato deve ir ao local de provas com antecedência considerando possíveis imprevistos. Nos dois domingos de realização do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília).

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal e mais 16 capitais terão passe livre para inscritos no Enem Read More »

Prefeita Sonyara Ribeiro desponta como possível candidata a deputada estadual pela Região Potengi

Prefeita Sonyara Ribeiro desponta como possível candidata a deputada estadual pela Região Potengi

Atual prefeita de Lagoa de Velhos, com 93% de aprovação, ganha destaque como possível candidata a Assembleia Legislativa

Sonyara Ribeiro, prefeita de Lagoa de Velhos, desponta como uma das líderes políticas mais aprovadas da Região Potengi e surge como um nome forte para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 2024. Com uma taxa de aprovação de 93% entre os habitantes de sua cidade, Sonyara é reconhecida pelo trabalho consistente e pelo diálogo próximo com a população, o que a posiciona como uma opção de representatividade para o Potengi, uma região que carece de voz ativa no legislativo estadual.

Iniciando sua trajetória política como prefeita em 2016, Sonyara consolidou sua liderança ao ser reeleita em 2020. Em 2024, fortaleceu sua base ao apoiar a candidatura vitoriosa de Nildo Galdino como seu sucessor, ampliando sua influência na região. Esse histórico de vitórias reflete seu comprometimento com o desenvolvimento local, tendo conduzido a cidade de Lagoa de Velhos a um crescimento expressivo em infraestrutura e mobilidade urbana. Neste ano, foi premiada pelo grupo BAND RN com o troféu “Cidades Excelentes” em reconhecimento aos avanços da cidade sob sua gestão.

Crescimento da popularidade e reconhecimento nacional

Com o possível lançamento de sua candidatura, a expectativa é que Sonyara traga para o Potengi a força de uma representante que conhece profundamente as demandas locais, fortalecendo a luta por melhorias em educação, saúde e infraestrutura. A Região Potengi tem demandas específicas e Sonyara é vista por lideranças locais como uma figura capaz de levar essas pautas ao cenário estadual.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeita Sonyara Ribeiro desponta como possível candidata a deputada estadual pela Região Potengi Read More »

Justiça Federal nega pedido da prefeitura de Natal para remover canteiro de obras da Ponte de Igapó

Justiça Federal nega pedido da prefeitura de Natal para remover canteiro de obras da Ponte de Igapó

Decisão visa evitar aumento de custo e atraso na obra; prefeito e Dnit divergem sobre melhor localização para o canteiro

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte indeferiu, em decisão na última terça-feira (29.out.2024), o pedido da Prefeitura de Natal para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) remova o canteiro de obras da Ponte de Igapó, que está em reforma. A decisão da juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal, foi fundamentada em uma perícia técnica realizada em setembro, que apontou impacto significativo no custo e no prazo caso o canteiro seja transferido.

A Prefeitura de Natal havia solicitado a remoção do canteiro para um local próximo à cabeceira da ponte, argumentando que a mudança beneficiaria cerca de 350 mil moradores da Zona Norte, reduzindo os congestionamentos provocados pela obra. Segundo a administração municipal, o desvio no tráfego afeta cerca de 70 mil veículos diariamente.

Em contrapartida, o Dnit defendeu a escolha do local atual, destacando que a instalação do canteiro visa diminuir impactos ambientais, dispensando licenciamento ambiental adicional e garantindo a segurança dos trabalhadores e dos transeuntes.

A Justiça considerou que a remoção do canteiro traria um aumento de custos superior a 25%, além de retardar a obra, prevista para conclusão em maio de 2025. Segundo a juíza, “os transtornos temporários são justificáveis pelo benefício duradouro que a infraestrutura oferecerá ao fluxo de veículos e pedestres”.

A Ponte de Igapó, que passa por intervenções desde 2022, permanece com um dos lados interditados e restrição de horários para veículos particulares, visando minimizar os impactos da obra. A reforma é parte do projeto de requalificação da Avenida Felizardo Moura, que deverá melhorar a mobilidade urbana na região.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça Federal nega pedido da prefeitura de Natal para remover canteiro de obras da Ponte de Igapó Read More »

Detran-RN convoca segunda chamada para obtenção da CNH Popular

Detran-RN convoca segunda chamada para obtenção da CNH Popular

Candidatos convocados têm até o dia 3 de dezembro para iniciar o processo; veja requisitos e detalhes

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) publicou nesta quarta-feira (30.out.2024) a lista dos candidatos aprovados na segunda chamada do programa CNH Popular 2023. Esta iniciativa, que busca facilitar o acesso à habilitação de forma gratuita para pessoas de baixa renda, tem por objetivo promover a inclusão social e permitir que cidadãos sem condições financeiras possam ter a CNH.

Os candidatos aprovados nesta segunda chamada têm até o dia 3 de dezembro para dar entrada no processo de habilitação, devendo realizar o agendamento por meio do portal do Detran (portal.detran.rn.gov.br), onde poderão acessar a seção de habilitação e selecionar um centro de atendimento. No momento da entrega da documentação, os aprovados deverão apresentar comprovantes de residência e renda, documentos de identificação, além de declarações que comprovem sua condição socioeconômica e sua participação em programas assistenciais, como o Bolsa Família.

O programa CNH Popular permite que os contemplados adquiram habilitação nas categorias A e B, além de possibilitar a mudança para categorias profissionais, como C, D e E. Nesta edição, o programa oferece um total de 1.000 vagas, das quais 478 já foram preenchidas na primeira chamada, restando ainda 522 vagas para a segunda chamada.

O cronograma do programa prevê o início da análise documental a partir de 4 de dezembro e a divulgação do resultado final em 7 de janeiro de 2025. Após a publicação dos aprovados, os beneficiários terão até um ano para concluir as etapas práticas e teóricas, como exames e aulas no Centro de Formação de Condutores. O Detran-RN reforça a importância de que todos os selecionados atentem aos prazos e cumpram cada etapa para garantir a habilitação. O link com a listagem completa de convocados está disponível no site oficial do Detran-RN.

Foto: Divulgação/Detran-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Detran-RN convoca segunda chamada para obtenção da CNH Popular Read More »

Trânsito das vias próximas aos cemitérios terão alterações no dia de finados em Natal

Trânsito das vias próximas aos cemitérios terão alterações no dia de finados em Natal

STTU realiza bloqueios e oferece tarifa social no transporte público para facilitar o deslocamento no Dia de Finados

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal realizará uma operação especial de trânsito para auxiliar no fluxo de veículos e na segurança nas proximidades dos cemitérios da cidade no próximo sábado (2.nov.2024), Dia de Finados. A ação terá início às 6h e conta com bloqueios parciais e totais em áreas estratégicas.

Locais com bloqueio de trânsito

  • Cemitério do Alecrim: Bloqueio parcial.
  • Cemitério do Bom Pastor I e Bom Pastor II: Bloqueio total em ambos os sentidos das vias.
  • Cemitério Parque Nova Descoberta: Bloqueio parcial.
  • Cemitério do Igapó: Bloqueio parcial.
  • Cemitério da Redinha: Bloqueio parcial.
  • Cemitério de Ponta Negra: Bloqueio parcial.
  • Cemitério do Pajuçara: Bloqueio parcial.

A operação contará com o suporte de agentes de trânsito, viaturas e batedores para orientar a circulação de pedestres e motoristas.

Tarifa Social no transporte público

Durante o sábado, o sistema de transporte público de Natal operará com a Tarifa Social, concedendo 50% de desconto nas passagens para pagamentos com cartão NatalCard. Para dúvidas ou informações sobre trânsito e transporte, a STTU disponibiliza os telefones 3232-9107, 3232-9105, 98870-3862 e 3232-9102.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trânsito das vias próximas aos cemitérios terão alterações no dia de finados em Natal Read More »

Estudantes inscritos no ENEM 2024 terão transporte público gratuito em Natal

Estudantes inscritos no ENEM 2024 terão transporte público gratuito em Natal

Decreto municipal garante gratuidade nos dias de prova para candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio

A Prefeitura de Natal publicou, nesta quinta-feira (24.out.2024), o Decreto nº 13.222/2024, que garante a gratuidade no transporte coletivo urbano para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024. A medida será válida nos dias 3 e 10 de novembro, quando serão realizadas as provas, e abrange o período das 00h00 às 23h59 de cada um desses dias.

Segundo o decreto, os estudantes poderão utilizar o Sistema de Transporte Público de Passageiros por Ônibus (STPPO) gratuitamente mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou do cartão de inscrição emitido pelo INEP. A gratuidade não se estende aos serviços de transporte opcional.

A medida visa assegurar que todos os candidatos possam se deslocar com tranquilidade nos dias de prova, independentemente de sua condição socioeconômica. Os custos operacionais dessa ação serão ressarcidos pelo município, conforme cálculos realizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudantes inscritos no ENEM 2024 terão transporte público gratuito em Natal Read More »

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições

Mobilidade Urbana define operação especial para garantir fluidez no trânsito e transporte gratuito no domingo, 27 de outubro, durante o segundo turno das eleições

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), definiu a operação de trânsito e transporte para o segundo turno das eleições municipais, que será realizado neste domingo (27..out.2024). Seguindo a Resolução nº 23.736, de 27 de fevereiro de 2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o transporte público na capital será gratuito durante todo o dia, com operação equivalente à de um dia útil.

O objetivo da medida é garantir o direito ao voto de toda a população, facilitando o acesso aos locais de votação. Além disso, a STTU organizará a operação de trânsito, com inspetores e agentes de mobilidade monitorando o fluxo de veículos nas principais vias de Natal. A atuação será focada nos principais corredores viários das quatro regiões da cidade, oferecendo suporte aos condutores e pedestres em relação a bloqueios e desvios temporários.

Para atender às demandas da população durante o dia de votação, a STTU disponibilizou números de telefone para informações e atendimento de ocorrências. A ação visa garantir a segurança e fluidez no tráfego, minimizando transtornos durante o pleito eleitoral.

Serviço

Telefones para informações e ocorrências: 3232 9107, 3232 9105, 98870 3862, 3232 9102.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal terá transporte público gratuito no segundo turno das eleições Read More »

Prefeitura de Natal anuncia transporte público gratuito no dia da votação

Prefeitura de Natal anuncia transporte público gratuito no dia da votação

Medida visa garantir acesso irrestrito às urnas com transporte público sem custos durante todo o domingo das eleições municipais

No próximo domingo, 06 de outubro, os moradores de Natal terão à sua disposição transporte público gratuito durante todo o dia das Eleições Municipais. A iniciativa, anunciada por meio de um decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias, foi publicada na edição de quarta-feira (2.out.2024) do Diário Oficial do Município (DOM) e tem como objetivo facilitar o deslocamento dos eleitores até as zonas eleitorais, garantindo a participação democrática de forma acessível e segura.

A decisão da Prefeitura de Natal segue a Resolução nº 23.736, de 27 de fevereiro de 2024, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que recomenda a gratuidade no transporte público em dias de votação. Dessa forma, a gestão municipal visa atender ao direito de ir e vir dos cidadãos, promovendo um ambiente em que a prática do voto seja incentivada, sem barreiras financeiras ou logísticas.

A medida determina, ainda, que as concessionárias e permissionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo não poderão modificar ou reduzir os horários de circulação, itinerários ou o número de veículos disponíveis durante o domingo de votação. Ou seja, o serviço de transporte coletivo será mantido de forma plena, com a mesma quantidade de veículos e a mesma regularidade que em um dia normal. O decreto estipula que a gratuidade será válida por 24 horas, abrangendo desde o início do dia até o final do domingo eleitoral, sem restrições de horários para o uso do serviço.

Além disso, o decreto também detalha como o custo operacional do Sistema de Transporte Público será calculado e ressarcido. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ficará responsável por definir o valor com base no quilômetro rodado, levando em consideração o último cálculo tarifário realizado na cidade. Esse custo será coberto pelo Orçamento Municipal, garantindo que as empresas que operam o transporte coletivo na cidade não sejam prejudicadas financeiramente pela gratuidade.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal anuncia transporte público gratuito no dia da votação Read More »

Inauguração das obras de duplicação da Reta Tabajara é cancelada

Inauguração das obras de duplicação da Reta Tabajara é cancelada

Problemas de logística impedem a presença de ministros, adiando a cerimônia de lançamento sem nova data definida

A tão aguardada inauguração das obras de duplicação da Reta Tabajara, que seria realizada nesta terça-feira (24.set.2024), foi cancelada. O cancelamento foi confirmado por meio de uma nota oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que atribuiu o imprevisto a dificuldades logísticas que impediram a participação dos ministros Renan Filho (Transportes) e Sílvio Costa (Portos e Aeroportos), previamente confirmados no evento.

O evento, previsto para acontecer nas cidades de Macaíba e Natal, incluía uma vistoria técnica nas obras, seguida de uma cerimônia e entrevistas no auditório da Governadoria. A governadora Fátima Bezerra também havia convidado o presidente Lula para o lançamento das obras, mas o chefe do Executivo já havia informado que não poderia comparecer à ocasião.

Em nota, o Governo do Estado lamentou o cancelamento e informou que uma nova data será agendada em breve. “Pedimos desculpas pelo imprevisto”, concluiu o comunicado, deixando em aberto quando o lançamento ocorrerá.

As obras de duplicação da Reta Tabajara são uma importante intervenção no setor de infraestrutura do estado, visando melhorar a mobilidade urbana e a logística no transporte de mercadorias, sendo considerada estratégica para o desenvolvimento econômico da região.

Foto: Ricardo Botelho/MInfra

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inauguração das obras de duplicação da Reta Tabajara é cancelada Read More »

Mobilidade e conectividade: Trampolim da Vitória oferece Wi-Fi em toda a frota

Mobilidade e conectividade: Trampolim da Vitória oferece Wi-Fi em toda a frota

Passageiros podem aproveitar viagens para trabalhar, estudar ou se entreter com internet gratuita a bordo

A empresa Trampolim da Vitória, uma das principais operadoras de transporte público da Região Metropolitana de Natal, acaba de anunciar um marco histórico para o setor de mobilidade urbana na região: a empresa é a primeira a oferecer internet Wi-Fi gratuita em toda a sua frota de ônibus, proporcionando aos passageiros uma experiência de viagem ainda mais moderna, conectada e confortável.

O serviço de internet sem fio já está disponível em todos os veículos da empresa, permitindo que os passageiros permaneçam conectados durante todo o trajeto. A inovação chega para atender uma demanda crescente dos clientes que, cada vez mais, dependem da conectividade em seu dia a dia, seja para trabalhar, estudar ou se manter informado.

Um dos passageiros que elogiou o serviço foi o servidor público Matheus Felipe, que considerou a iniciativa um avanço para o transporte público. “Muitas vezes, nós precisamos utilizar os dados móveis para utilizar a internet, seja para resolver alguma coisa de casa, do trabalho, ou mesmo para acompanhar as redes sociais. Agora, com o Wi-Fi nos ônibus, tudo ficou muito mais prático”, afirma.

A estudante e mãe Carla Nascimento, que utiliza o ônibus com seu filho semanalmente para acompanhamento psicológico em Natal, também destacou a importância da iniciativa. “Meu filho costuma assistir vídeos enquanto estamos no ônibus. O Wi-Fi gratuito facilitou muito nossa rotina, já que não preciso mais me preocupar com o limite do meu plano de internet”, considera.

A importância da conectividade no transporte público

Em tempos em que a conectividade é fundamental para o trabalho, educação e entretenimento, a oferta de Wi-Fi gratuito em transportes coletivos torna-se um diferencial e um serviço essencial para os clientes. A implementação desse serviço pela Trampolim da Vitória é um passo significativo para garantir que os passageiros possam aproveitar melhor seu tempo de viagem.

Além disso, a empresa destaca que a inclusão do Wi-Fi em sua frota está em linha com sua visão de modernização e melhoria contínua dos serviços prestados à população. “Queremos que os nossos passageiros tenham a melhor experiência possível durante suas viagens conosco, e entendemos que a conectividade é uma parte crucial disso. Esse é apenas o começo das inovações que estamos planejando para os próximos meses”, afirma Almir Buonora, diretor de operações da Trampolim.

Conectividade para todos

O Wi-Fi gratuito também ajuda a promover inclusão digital, permitindo que aqueles que têm menos acesso à internet possam usufruir do serviço. Esse tipo de conectividade em transporte público contribui para a democratização da informação, oferecendo oportunidades de acesso a serviços digitais e conteúdo de forma mais ampla.

Foto: Wesly Nascimento

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mobilidade e conectividade: Trampolim da Vitória oferece Wi-Fi em toda a frota Read More »

Trecho da marginal da BR-101 será interditado para obras de drenagem

Trecho da marginal da BR-101 será interditado para obras de drenagem em Natal

Interdição afeta fluxo de veículos no sentido Natal-Parnamirim a partir de segunda-feira (9)

Um trecho da marginal da BR-101 Sul, nas proximidades do túnel da UFRN, em Natal, será interditado a partir da próxima segunda-feira (9.set.2024). A interdição ocorre para adequação do sistema de drenagem de água de chuva no local, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Os serviços ocorrerão diariamente, das 8h às 17h, e, durante esse período, o tráfego no sentido Natal-Parnamirim será interrompido no km 95 da marginal. O Dnit garantiu que a área será devidamente sinalizada e monitorada para minimizar o impacto no trânsito.

A obra visa melhorar a fluidez e segurança no trecho, especialmente durante o período chuvoso.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da marginal da BR-101 será interditado para obras de drenagem em Natal Read More »

Nova frota beneficia 40 mil passageiros por dia na Região Metropolitana de Natal

Nova frota beneficia 40 mil passageiros por dia na Região Metropolitana de Natal

Empresa Trampolim da Vitória reforça operações com novos veículos, garantindo benefícios aos clientes

Os novos ônibus da empresa Trampolim da Vitória estão beneficiando 40 mil passageiros diariamente que utilizam as linhas da empresa na Região Metropolitana de Natal. Os veículos, entregues em cerimônia oficial com a governadora Fátima Bezerra na última terça-feira (3), já estão em operação, atendendo as principais linhas da empresa, que faz a ligação entre os municípios de Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo a Natal.

Com a inclusão dos novos ônibus, a empresa aumentou sua capacidade de atendimento, adicionando 1.060 novas viagens mensais, o que beneficia os milhares de clientes que utilizam as linhas da empresa – principalmente trabalhadores e estudantes que dependem do transporte público para suas atividades diárias. Segundo a empresa, os novos ônibus foram destinados à ampliação da frota.

O diretor da Trampolim da Vitória, Almir Buonora, considera que a renovação tem o propósito da garantir que a empresa ofereça um serviço de qualidade. “A Trampolim da Vitória segue comprometida em investir na melhoria do transporte intermunicipal, com foco na inovação e na excelência do serviço prestado, reafirmando sua posição como uma das principais empresas do setor no estado”, afirmou.

Almir lembrou a inclusão de 18 ônibus 0 km em 2023 e afirmou que até o final do 2024, serão mais 30 ônibus novos em operação. “Trata-se de uma renovação histórica. Através da parceria com o Governo do Estado, que apoia a renovação da frota através de incentivos fiscais e subsídios, como a isenção do ICMS sobre o diesel, estamos mudando a realidade do transporte intermunicipal no RN”, destaca.

Wi-Fi em toda a frota

A empresa Trampolim da Vitória também está implantando a tecnologia de internet wi-fi em toda a frota, garantindo mais conectividade para os passageiros durante suas viagens. “Somos a primeira empresa de transportes do RN a ofertar a internet Wi-Fi em toda a frota. Nosso cliente viaja conectado, sem precisar gastar dos seus dados móveis. Todos os ônibus têm um roteador próprio, onde os passageiros conectam e podem viajar enquanto acessam a internet de excelente qualidade gratuitamente”, explica Almir.

Mais conforto, sustentabilidade e segurança

Os 10 novos veículos foram fabricados pela Marcopolo, no município de São Mateus, no Espírito Santo, e contam com total acessibilidade – incluindo elevador para embarque e desembarque de pessoas com deficiência e assentos preferenciais para idosos, pessoas com deficiência e com crianças de colo, gestantes e autistas.

Os novos ônibus atendem ao protocolo europeu EURO 6, que estabelece limites rigorosos para a emissão de poluentes, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Além disso, os veículos têm câmeras de segurança e sistema de GPS, garantindo mais segurança aos passageiros durante as viagens.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nova frota beneficia 40 mil passageiros por dia na Região Metropolitana de Natal Read More »

FIFA confirma visita de inspeção a Natal para a Copa do Mundo Feminina 2027

FIFA confirma visita de inspeção a Natal para a Copa do Mundo Feminina 2027

Inspeção avaliará infraestrutura esportiva e urbana da capital potiguar; Natal busca se consolidar como cidade-sede do mundial feminino

A cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, receberá em 7 de outubro de 2024 uma visita oficial da FIFA, como parte do processo de seleção das cidades que poderão sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) à Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), que está à frente das negociações para garantir que Natal esteja entre as cidades escolhidas para o torneio.

Durante a visita, representantes da FIFA farão uma análise minuciosa da infraestrutura esportiva e urbana da cidade, com foco principal nos estádios indicados para o evento. Além disso, serão avaliados aspectos como transporte, mobilidade urbana, infraestrutura hoteleira, capacidade dos aeroportos e centros de treinamento que poderão ser utilizados pelas seleções.

O estádio Arena das Dunas, inaugurado para a Copa do Mundo de 2014, é o principal candidato a receber os jogos do mundial feminino. A arena já se consolidou como um espaço para grandes eventos esportivos e culturais, o que pode ser um diferencial para a cidade. A escolha das cidades-sede do evento levará em conta critérios que vão além da qualidade das arenas. A FIFA está preocupada com questões de acessibilidade, mobilidade urbana, segurança e sustentabilidade, bem como com a capacidade de atrair o público local e internacional.

A inspeção da FIFA será essencial para demonstrar que Natal tem condições de sediar um evento dessa magnitude. Se aprovada, a cidade poderá ver um aumento significativo no turismo e na visibilidade global, reforçando sua posição como destino turístico e esportivo no Brasil.

Foto: Divulgação/Arena das Dunas/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FIFA confirma visita de inspeção a Natal para a Copa do Mundo Feminina 2027 Read More »

Rotatória da Ladeira do Sol será interditada para obras de esgotamento sanitário

Rotatória da Ladeira do Sol será interditada para obras de esgotamento sanitário

Bloqueio viário pela STTU começará em 4 de setembro e afetará o tráfego até o final do mês

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou a interdição da rotatória da Ladeira do Sol a partir desta quarta-feira (4.set.2024), devido a obras de esgotamento sanitário conduzidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). O bloqueio viário deve permanecer até 27 de setembro.

O inspetor Carlos Eugênio, chefe do Setor de Intervenção Viária da STTU, explicou que durante este período, a Avenida Café Filho terá sentido único em direção à Ponte Newton Navarro. Os motoristas que se deslocarem da Via Costeira para a Avenida 25 de Dezembro deverão acessar a Rua do Motor. Da mesma forma, aqueles que vierem da Ponte Newton Navarro com destino à Via Costeira também precisarão utilizar a Rua do Motor como desvio.

Para minimizar os transtornos, agentes de mobilidade estarão monitorando o trânsito na região durante toda a execução dos serviços. A população pode entrar em contato com a STTU pelo telefone 156 para esclarecer dúvidas ou reportar ocorrências. A ligação é gratuita.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rotatória da Ladeira do Sol será interditada para obras de esgotamento sanitário Read More »

Prefeitura vai realizar interdição na Av. Presidente Getúlio Vargas e Ladeira do Sol para obras de recapeamento

Prefeitura vai realizar interdição na Av. Presidente Getúlio Vargas e Ladeira do Sol para obras de recapeamento

Interdição ocorrerá das 19h às 23h entre 26 e 30 de agosto; alternativas de tráfego são sugeridas

A Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou a interdição da Av. Presidente Getúlio Vargas e da Ladeira do Sol para obras de fresagem e recapeamento asfáltico entre os dias 26 e 30 de agosto, das 19h às 23h. As obras fazem parte do projeto de reestruturação das praias centrais da cidade.

Durante o período de interdição, motoristas são aconselhados a utilizar a Rua Miramar como rota alternativa para acessar a Praia do Meio. As linhas de ônibus O-21 (Felipe Camarão/Areia Preta) e L-56 (Rocas/Ponta Negra, via Via Costeira) não terão seus itinerários alterados, mas a velocidade dos veículos será reduzida ao transitar pelo trecho em obras.

Para dúvidas e mais informações, a STTU disponibiliza o serviço Alô STTU pelo telefone 156.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura vai realizar interdição na Av. Presidente Getúlio Vargas e Ladeira do Sol para obras de recapeamento Read More »

Transporte intermunicipal: linha Pirangi do Sul/Parnamirim passa a atender o Centro de Parnamirim

Transporte intermunicipal: linha Pirangi do Sul/Parnamirim passa a atender o Centro de Parnamirim

Mudança entra em vigor neste sábado (24) e vai garantir mais conforto e comodidade à população

Os clientes que utilizam o transporte na Região Metropolitana de Natal através da linha Pirangi do Sul/Parnamirim poderão embarcar e desembarcar diretamente no Centro de Parnamirim, a partir deste sábado (24). Com a mudança, a linha vai passar a atender as principais avenidas da região central de Parnamirim, garantindo mais conforto e comodidade à população.

A solicitação foi feita pela empresa Litorânea, responsável pela operação. De acordo com o diretor da empresa, Almir Buonora, a alteração de itinerário vai beneficiar diversos clientes. “Essa alteração é muito importante, pois garante benefícios aos nossos clientes que saem de Pirangi do Sul para o Centro de Parnamirim, que agora vão embarcar e desembarcar diretamente no Centro”, ressalta.

“O pedido de alteração do itinerário, para que a linha também atendesse ao Centro de Parnamirim, era algo feito constantemente por nossos clientes. E agora, estamos fazendo essa implantação, levando mais comodidade a todos que utilizam a linha”, afirma Almir.

Com a mudança, o itinerário da linha passa a ser o seguinte:

Sentido PIRANGI/PARNAMIRIM
Itinerário atual / BR-101 / Av. Brigadeiro Everaldo Breves / Av. Tem. Medeiros / Av. Piloto Pereira Tim …

Sentido PARNAMIRIM/PIRANGI
Av. Piloto Pereira Tim / Av. Tem. Medeiros / Av. Brigadeiro Everaldo Breves / BR-101 / Segue itinerário …

Ainda de acordo com a empresa Litorânea, os clientes da linha também podem fazer a integração temporal através do RN CARD com as linhas A, B, C, P, V (da empresa Trampolim da Vitória) e Natal/São José de Mipibu (da empresa Litorânea), obtendo diversas possibilidades de trajetos pela Grande Natal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Transporte intermunicipal: linha Pirangi do Sul/Parnamirim passa a atender o Centro de Parnamirim Read More »

Interdição na av. Rio Doce afeta trânsito e desvia linhas de ônibus em Natal

Interdição na av. Rio Doce afeta trânsito e desvia linhas de ônibus em Natal

Obra da Caern provoca mudanças no trânsito da Zona Norte de Natal até 20 de setembro; STTU orienta sobre novos itinerários

A partir desta quarta-feira (21.ago.2024), a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal dará início à interdição de um trecho da Av. Rio Doce, na Zona Norte da cidade, devido a uma obra da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A intervenção, que deve durar até 20 de setembro de 2024, afetará o trânsito local e provocará desvios em várias linhas de ônibus que circulam na região.

Entre as linhas de transporte público afetadas estão a N-15, N-60 e N-43, que terão seus itinerários alterados no sentido Ponte de Igapó, passando por vias alternativas até a conclusão da obra. No sentido Pajuçara, a linha N-15 seguirá parcialmente desviada, assim como as linhas N-43 e N-84, que terão mudanças em seus trajetos para atender às necessidades de mobilidade da população durante o período de interdição.

Além disso, a partir do dia 22 de agosto, as obras avançarão pela rua Henrique Dias, no bairro de Igapó, impactando as linhas N-05 e N-72, que também sofrerão desvios. A STTU orienta os usuários a buscarem informações sobre os novos percursos e possíveis dúvidas por meio do telefone 156, com ligação gratuita.

A previsão é que o trânsito na Av. Rio Doce seja normalizado até 20 de setembro, quando as linhas de ônibus afetadas retornarão aos seus itinerários originais. Durante esse período, a STTU reforça a importância de os motoristas e passageiros ficarem atentos às sinalizações e orientações sobre as rotas alternativas.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Interdição na av. Rio Doce afeta trânsito e desvia linhas de ônibus em Natal Read More »

Natal terá operação especial de trânsito e transporte para o CNU no próximo domingo (18)

Natal terá operação especial de trânsito e transporte para o CNU no próximo domingo (18)

Prefeitura do Natal e STTU coordenam estratégias para facilitar deslocamento dos 28.447 inscritos no Concurso Nacional Unificado

A realização do Concurso Nacional Unificado (CNU) no próximo domingo (18.ago.2024) mobiliza a Prefeitura de Natal. Com 28.447 inscritos apenas na capital potiguar, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) preparou uma operação especial para garantir a fluidez do trânsito e facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova.

Para evitar transtornos e atrasos, a STTU recomenda que os candidatos saiam de casa com bastante antecedência. Os portões dos locais de prova abrem às 07h30 e 08h30, para os turnos da manhã e tarde, respectivamente. A orientação é chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Transporte público reforçado

Para atender à demanda, 34 linhas de ônibus realizarão 604 viagens ao longo do dia. É importante que os candidatos consultem os horários especiais e itinerários atualizados no site da STTU (https://acesse.one/AgedJ).

Fiscalização de trânsito

A STTU reforça que a fiscalização de trânsito estará atuante em todos os turnos, com 30 agentes trabalhando para garantir a segurança de todos.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal terá operação especial de trânsito e transporte para o CNU no próximo domingo (18) Read More »

Obras da CAERN alteram itinerários de ônibus em Cidade Satélite

Obras da CAERN alteram itinerários de ônibus em Cidade Satélite

Mudanças temporárias afetam linhas de ônibus entre 7 de agosto e 10 de setembro

Devido a obras realizadas pela CAERN, o cruzamento da Rua Oiti com a Rua Cidade do Sol, em Cidade Satélite, será interditado em duas fases distintas. A primeira fase ocorrerá entre os dias 7 e 11 de agosto, enquanto a segunda fase se estenderá de 12 de agosto a 10 de setembro. Essas mudanças impactarão diversas linhas de ônibus, conforme informado pela prefeitura.

Na primeira etapa, as linhas afetadas incluem a L-37 (Rocas/Satélite, via Praça), 33B (Encanto Verde/Midway Mall, via Rua dos Pintassilgos), 503 (Planalto/Nova Descoberta, via Av. Romualdo Galvão), 0-33 (Planalto/Praia do Meio, via BR 101 e Av. Prudente de Morais) e O-83 (Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite). As rotas sofrerão alterações temporárias para contornar a área interditada.

Durante a segunda etapa, entre 12 de agosto e 10 de setembro, as mudanças nos itinerários continuarão para as linhas mencionadas, garantindo a continuidade do serviço enquanto as obras prosseguem.

Essas alterações são necessárias para permitir a execução das obras sem comprometer a segurança e a eficiência do transporte público. A prefeitura recomenda que os usuários das linhas afetadas estejam atentos às mudanças e planejem suas viagens com antecedência para evitar transtornos.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Obras da CAERN alteram itinerários de ônibus em Cidade Satélite Read More »

FETRONOR explica motivo da tarifa mais barata no VLT da Grande Natal

FETRONOR explica motivo da tarifa mais barata no VLT da Grande Natal

Subsídios federais reduzem custos e promovem inclusão social no transporte público

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) esclareceu, em nota divulgada nesta sexta-feira (2.ago.2024), as razões pelas quais a tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é significativamente mais barata em comparação ao transporte convencional na Grande Natal.

Segundo a Federação, a principal diferença tarifária é atribuída ao subsídio substancial oferecido pelo Governo Federal, que cobre a maior parte dos custos operacionais do VLT. Atualmente, esse subsídio representa 93% do valor da tarifa, permitindo que os usuários paguem menos pelo serviço.

Na nota, a FETRONOR defende que um subsídio semelhante poderia ser estendido ao transporte de passageiros por ônibus, beneficiando ainda mais a população.

A FETRONOR também aponta a necessidade de o Governo Federal estabelecer uma fonte de custeio para as gratuidades que concede, já que essas são atualmente suportadas pelos passageiros pagantes. Tal medida poderia contribuir para a redução das tarifas atuais.

Ainda na nota, a Federação afirma que reduzir o custo das passagens é visto como um meio eficaz de promover a inclusão social, garantindo que mais cidadãos tenham acesso ao transporte público de qualidade, independentemente de sua condição econômica. A FETRONOR acredita que a política de subsídios é, na prática, um investimento essencial para a manutenção, ampliação e modernização do serviço de transporte, crucial para a qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável das cidades.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FETRONOR explica motivo da tarifa mais barata no VLT da Grande Natal Read More »

Governo Federal aprova novos projetos de infraestrutura em Natal

Governo Federal aprova novos projetos de infraestrutura em Natal

Projetos incluem construção de terminais multifuncionais e requalificação de corredor de transporte público

A nova rodada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciada pelo governo federal, trouxe boas notícias para Natal. A capital potiguar teve dois importantes projetos selecionados, totalizando um investimento de R$ 88.416.293,58.

O primeiro projeto aprovado destina-se à construção de cinco terminais de passageiros, com um valor de R$ 63.749.412,01. Esses terminais serão construídos no Parque das Dunas, Parque dos Coqueiros, Santa Catarina, Cidade da Esperança e Cidade Satélite. Além de facilitar a mobilidade urbana, esses espaços serão multifuncionais, oferecendo áreas para lazer e esportes, além de serviços de saúde e educação, beneficiando tanto os trabalhadores quanto os usuários do transporte público.

O segundo projeto, avaliado em R$ 24.666.881,57, prevê a requalificação do corredor de transporte público de acesso à zona norte na Avenida Nevaldo Rocha. As obras incluem pavimentação em concreto rígido nos corredores de ônibus, recapeamento asfáltico, calçadas, iluminação LED e recuperação dos abrigos de passageiros.

Segundo a gestão municipal, os investimentos visam melhorar significativamente a infraestrutura de transporte público de Natal, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. A prefeitura comemorou a aprovação dos projetos, que representam um grande avanço para a mobilidade urbana da cidade.

Fotos: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo Federal aprova novos projetos de infraestrutura em Natal Read More »

Álvaro Dias pede agilidade na licitação do transporte público de Natal

Álvaro Dias pede agilidade na licitação do transporte público de Natal

Prefeito de Natal pressiona por agilidade na finalização do edital de licitação

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, intensificou os esforços para acelerar o processo de licitação do transporte público da cidade. Em uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26.jul.2024), Álvaro se reuniu com a equipe técnica responsável pelo edital, que inclui a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, e representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O objetivo do encontro foi avaliar os pontos discutidos na audiência pública realizada pela manhã, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante a reunião, Álvaro Dias expressou seu otimismo quanto ao avanço do edital. “Estamos confiantes de que a licitação resultará em um sistema de transporte público mais organizado e eficiente, atendendo melhor a população de Natal”, afirmou o prefeito, solicitando maior agilidade da equipe técnica na finalização do documento.

Essa será a primeira licitação consolidada para regular o setor de transporte coletivo operado por ônibus em Natal. A prefeitura busca, assim, implementar um sistema de transporte público de qualidade para os natalenses.

A secretária da STTU, Daliana Bandeira, considerou a audiência pública produtiva e anunciou que as propostas apresentadas serão analisadas para a elaboração do documento final. “Vamos analisar cada ponto, responder às sugestões e incorporar o que for tecnicamente viável. Tivemos algumas sugestões operacionais de atendimento e linhas, que serão consideradas na minuta do edital”, explicou a secretária.

A consulta pública sobre o edital está disponível até às 18h da próxima segunda-feira (29), no site www.licitacaotransporte.natal.rn.gov.br. Após o término da consulta, as contribuições serão sintetizadas e, em um prazo de 15 a 20 dias, a STTU, com a consultoria da ANTP, finalizará o processo de licitação.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Álvaro Dias pede agilidade na licitação do transporte público de Natal Read More »

RN registra aumento na solicitação de atividade remunerada na CNH

RN registra aumento na solicitação de atividade remunerada na CNH

Crescimento no Exercício de Atividade Remunerada é impulsionado por aplicativos de transporte e entregas

O aumento significativo no número de condutores solicitando a inclusão de Exercício de Atividade Remunerada (EAR) na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Norte está fortemente associado à expansão dos serviços de transporte por aplicativo e entregas realizadas por motofretistas. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN) divulgado nesta segunda-feira (22.jul.2024), houve um acréscimo de 21,53% no número de condutores com EAR na CNH, passando de 133.947 em dezembro de 2022 para 162.796 em maio de 2024.

De acordo com o Setor de Estatística do Detran, o total de condutores no estado subiu de 976.749 em dezembro de 2022 para 1.014.207 em 2023, um aumento de 3,83%. No mesmo período, os condutores com EAR aumentaram 16,07%, atingindo 155.483 em 2023. Esse crescimento continuou em 2024, com um aumento de 4,7% nos primeiros cinco meses, totalizando 1.027.829 habilitados, dos quais 15,83% possuem EAR.

Um aspecto notável é o aumento de mulheres solicitando EAR. Em 2022, 4,2% das mulheres habilitadas tinham EAR, percentual que subiu para 5% em 2023 e 5,3% em maio de 2024. Em termos absolutos, o número de mulheres com EAR cresceu de 12.421 em 2022 para 16.687 em 2024, um aumento de 34,34% em 17 meses.

Para adicionar EAR na CNH, o processo pode ser iniciado online, pelo Portal de Serviços do Detran, ou presencialmente, com agendamento. É necessário apresentar a CNH original, comprovante de residência e formulário RENACH. Após o pagamento das taxas, são realizados exames médico e psicológico, sendo obrigatória a avaliação psicológica para renovação da CNH com EAR. Condutores das categorias C, D e E devem realizar também o exame toxicológico.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN registra aumento na solicitação de atividade remunerada na CNH Read More »

Álvaro Dias cumpriu apenas 17,4% das promessas de governo

Álvaro Dias cumpriu apenas 17,4% das promessas de governo

Prefeito de Natal realizou 11 das 63 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020

Com o término de seu mandato se aproximando, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), cumpriu até agora apenas 11 das 63 promessas de governo feitas durante a campanha eleitoral de 2020, o que representa apenas 17,4% de suas metas. Esse levantamento foi realizado pelo portal g1, em uma análise abrangente nas 26 capitais brasileiras, e divulgado neste sábado (20.jul.2024).

Clique aqui e veja o levantamento completo elaborado pelo g1

Segundo o levantamento, além das 11 promessas integralmente cumpridas, outras 12 foram cumpridas apenas parcialmente, apresentando pendências significativas. No entanto, 40 promessas ainda não saíram do papel, refletindo uma série de desafios e obstáculos enfrentados por Álvaro, que agora tenta eleger Paulinho Freire (União Brasil), candidato que ele já declarou apoio.

Os dados, coletados até 30 de junho, fazem parte de um monitoramento contínuo das promessas de campanha, conduzido por uma equipe de mais de 50 jornalistas do g1 em todo o Brasil desde 2015. Este esforço de acompanhamento permite aos cidadãos uma visão clara e detalhada do progresso das administrações municipais.

Áreas de foco das promessas

Segundo a matéria do g1, as promessas de Álvaro Dias abrangeram diversas áreas cruciais para o desenvolvimento de Natal, incluindo administração, direitos humanos e sociais, economia, educação e cultura, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e turismo.

A saúde foi a área com o maior número de compromissos, totalizando 11 promessas. Dessas, apenas duas foram cumpridas, enquanto nove ainda estão pendentes. Entre as promessas não realizadas, destacam-se a conclusão do Hospital Municipal de Natal e a construção de um hospital veterinário na cidade.

Na área de educação e cultura, foram feitas 10 promessas, sendo seis delas não cumpridas e quatro realizadas parcialmente. Um exemplo é a obra no Teatro Sandoval Wanderley, que permanece incompleta, assim como a construção de 11 Centros Municipais de Educação.

Metodologia do monitoramento

De acordo com a matéria, o g1 acompanha o cumprimento das promessas de campanha durante os quatro anos de mandato dos políticos, utilizando critérios rigorosos para avaliar o progresso de cada compromisso. As promessas são classificadas em três categorias:

  • Não cumpriu ainda: quando o prometido não foi realizado e não está em funcionamento.
  • Em parte: quando a promessa foi parcialmente cumprida, mas com pendências.
  • Cumpriu: quando a promessa foi totalmente realizada, sem nenhuma pendência.

O g1 afirmou que a metodologia permite uma avaliação precisa e transparente, essencial para manter a população informada sobre o desempenho de seus representantes eleitos. No caso específico de Natal, a avaliação deixa claro que, a poucos meses do fim do mandato, grande parte das promessas de Álvaro Dias ainda não se concretizou, levantando questões sobre a eficácia e a prioridade das políticas implementadas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Álvaro Dias cumpriu apenas 17,4% das promessas de governo Read More »

STTU anuncia alteração no trânsito da Hermes da Fonseca nesta sexta (19) devido a manifestação

STTU anuncia alteração no trânsito da Hermes da Fonseca nesta sexta (19) devido a manifestação

Mudança temporária na avenida Hermes da Fonseca ocorre devido a manifestação popular

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que haverá uma alteração no trânsito da capital potiguar na tarde desta sexta-feira (19.jul.2024). A modificação ocorrerá na avenida Hermes da Fonseca, na zona Leste de Natal.

Os condutores que precisam trafegar por esse trecho devem estar atentos a partir das 14h30, no sentido Tirol/Centro, na altura da AABB. A mudança será temporária e ocorre devido a uma manifestação que será realizada no local.

Segundo a STTU, os organizadores do evento seguirão ao longo da via até a Rua Apodi, onde se concentrarão próximo ao Colégio Marista. Inspetores e agentes de mobilidade da STTU acompanharão o evento, garantindo a segurança viária dos manifestantes e disciplinando o fluxo de veículos. A orientação é evitar a região e utilizar corredores viários alternativos como Afonso Pena e Rodrigues Alves no sentido Tirol/Centro.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STTU anuncia alteração no trânsito da Hermes da Fonseca nesta sexta (19) devido a manifestação Read More »

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado

Com o lema “Defender a Alegria, Organizar a Rebeldia”, o congresso buscou fortalecer a luta por um projeto que visa a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e digno

No último fim de semana, dias 13 e 14 de julho, a União da Juventude Socialista (UJS) do Rio Grande do Norte realizou seu 15° Congresso Estadual, reunindo cerca de 300 jovens de diversos municípios no Centro Profissionalizante Professora Lourdinha Guerra, na Grande Natal. Com o lema “Defender a Alegria, Organizar a Rebeldia”, o congresso buscou fortalecer a luta por um projeto que visa a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e digno.

A abertura do evento contou com a participação de figuras políticas e sociais do estado, como o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto; a deputada federal e pré-candidata a prefeita, Natália Bonavides; a vereadora Júlia Arruda; o ex-vereador de Natal George Câmara; e Patrícia Santiago, atual presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM). A presença desses convidados reforçou a relevância da UJS no cenário político potiguar e a sua conexão com outras juventudes e esferas governamentais.

Debates e mesas temáticas

Durante o congresso, foram realizados debates sobre temas centrais para a juventude, incluindo mobilidade urbana, luta feminista e antirracista. Entre os palestrantes estavam Jomardo Jomas, produtor do festival Mada, e José Neto, artista do estado. Os debates proporcionaram um espaço de reflexão e formulação de propostas que visam a melhoria da qualidade de vida e a defesa dos direitos dos jovens potiguares.

Movimento estudantil em foco

O movimento estudantil secundarista e universitário teve destaque nas discussões do congresso. A UJS-RN celebrou a ampliação de sua presença em diversas escolas e universidades, além das conquistas recentes, como a eleição de Stefany Kovalski para a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN. No âmbito secundarista, a reorganização da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Natal elegeu Lilian Mirely, estudante do Edgar Barbosa, para representar os sonhos e a luta dos jovens.

Frentes de atuação da UJS Potiguar

O congresso também abordou as frentes de atuação da UJS Potiguar, destacando a importância da cultura, meio ambiente, mobilidade urbana, feminismo, e a luta antirracista. A UJS se comprometeu a formular propostas de políticas públicas e projetos que serão entregues a candidatos e parlamentares, visando representar a juventude potiguar na política e garantir a implementação de medidas que promovam inclusão e justiça social.

Encerramento e eleição da nova direção

O evento contou com uma intensa programação que culminou na eleição de uma nova direção para a UJS-RN. A nova liderança assumiu o compromisso de continuar a luta pelos jovens, defendendo os direitos da juventude e promovendo a transformação social.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado Read More »

Prefeitura de Natal vai realizar audiência pública sobre licitação do transporte público

Prefeitura de Natal vai realizar audiência pública sobre licitação do transporte público

Debate acontecerá no dia 26 de julho no auditório da OAB, em Candelária

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai promover uma audiência pública no próximo dia 26 de julho, das 9h às 13h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na rua Nossa Senhora da Candelária, para discutir a licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Natal (STPP).

O evento visa esclarecer aspectos do processo de concessão do sistema de transporte, apresentar o edital de licitação e seus anexos, além de colher sugestões da população e demais interessados para aprimorar o documento. A audiência foi convocada através de edital publicado no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (15.jul), que também detalha a forma de participação e condução dos trabalhos.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal vai realizar audiência pública sobre licitação do transporte público Read More »

Prefeitura de Parnamirim inicia duplicação da RN-313

Prefeitura de Parnamirim inicia duplicação da RN-313

Obra tem o propósito de melhorar tráfego e desenvolvimento urbano

A Prefeitura de Parnamirim deu início aos trabalhos de duplicação da RN-313, um projeto que promete transformar a mobilidade urbana da região. A primeira etapa da obra se estende da BR-101 até a rotatória de acesso ao bairro de Liberdade, beneficiando diretamente os moradores de Cajupiranga, Pium e Parque das Nações, áreas em franca expansão territorial e econômica.

Com um orçamento de R$ 11 milhões, a duplicação é financiada por recursos da União e do Finisa, acordo de crédito firmado entre a Prefeitura de Parnamirim e a Caixa Econômica Federal (CEF). Além da duplicação da via, a obra incluirá ciclovias, calçadas e outras melhorias que visam proporcionar mais segurança e conforto aos pedestres e ciclistas.

Além de aliviar o tráfego e reduzir congestionamentos, a RN-313 duplicada se tornará uma importante via de escoamento, facilitando o desenvolvimento econômico da região. A previsão é que a obra seja concluída até o final do ano.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Parnamirim inicia duplicação da RN-313 Read More »

Rotas de ônibus são alteradas na zona Norte de Natal devido a alagamento

Rotas de ônibus são alteradas na zona Norte de Natal devido a alagamento

Mudanças no trânsito serão mantidas até a recuperação completa da Avenida Dr. João Medeiros Filho

As linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Dr. João Medeiros Filho, nas proximidades do Rio Doce, Zona Norte de Natal, tiveram suas rotas alteradas a partir desta quinta-feira (4.jul.2024) devido ao alagamento causado pelas chuvas intensas. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que parte da pista foi destruída, dificultando o trânsito e alagando casas na região.

As linhas afetadas incluem N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária), N-35 (Soledade/Candelária, via Av. Prudente de Morais), N-43 (Nova Natal/Morro Branco, via Midway Mall), N-75 (Parque das Dunas/Alecrim, via Petrópolis) e N-78 (Santarém/Nova Descoberta, via Av. Hermes da Fonseca). No sentido Igapó, essas linhas descem pela Ponte Newton Navarro, seguindo pela Rua Conselheiro Tristão, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e Av. Dr. João Medeiros Filho, retomando o itinerário normal. No sentido Redinha, não houve alterações.

Para a linha N-75, no sentido Igapó, o trajeto segue pela Ponte Newton Navarro, Rua Conselheiro Tristão, Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e Rua Caminho de Areia, retornando ao itinerário normal. A STTU informou que as mudanças persistirão até que as condições de circulação sejam restauradas.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER) enviou uma equipe ao local para realizar uma operação tapa-buracos, que só será possível após a chuva cessar e a água secar. Materiais para absorver a umidade serão usados para permitir o uso do asfalto posteriormente. A Polícia Estadual de Trânsito foi solicitada para organizar o fluxo até a solução do problema.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rotas de ônibus são alteradas na zona Norte de Natal devido a alagamento Read More »

Edital de licitação de transporte público em Natal prevê wi-fi e ar-condicionado nos ônibus

Edital de licitação de transporte público em Natal prevê wi-fi e ar-condicionado nos ônibus

Consulta pública busca contribuições para melhorias na mobilidade urbana da capital potiguar

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal divulgou nesta quarta-feira (3.jul.2024) os termos do novo edital de licitação do transporte público, que prevê significativas melhorias no serviço oferecido à população. Entre as novidades estão a redução da lotação dos ônibus, a renovação da frota e a obrigatoriedade de disponibilização de wi-fi e ar-condicionado nos veículos. A consulta pública foi aberta para que a população possa contribuir com sugestões.

Segundo a secretária Daliana Bandeira, os itens mencionados serão obrigatórios na nova licitação, além do aumento da capacidade dos veículos e a incorporação de uma rede de transição em infraestrutura. A abertura da consulta pública foi publicada no Diário Oficial do Município, e a minuta do documento já foi enviada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que emitirá um parecer em até 30 dias.

Elaborado pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) ao custo de R$ 1,45 milhão, o projeto representa a terceira tentativa de Natal licitar o serviço de transporte público. Historicamente, o serviço na capital potiguar funciona por meio de permissões, sem contratos formais com as empresas operadoras.

A consulta pública visa colher contribuições que possam auxiliar na modelagem jurídica, técnica e econômico-financeira do edital de licitação. Esta iniciativa é um passo importante para modernizar o transporte público em Natal, trazendo maior conforto e eficiência para os usuários.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Edital de licitação de transporte público em Natal prevê wi-fi e ar-condicionado nos ônibus Read More »

Prefeitura lança site apresentando licitação do transporte público

Prefeitura lança site apresentando licitação do transporte público

Gestão municipal busca avançar com processo de regulamentação do sistema de transporte público

A Prefeitura de Natal deu um passo decisivo rumo à modernização do sistema de transporte público da cidade ao lançar o edital de licitação para regulamentar o setor. A entrega da minuta do edital, feita pelo prefeito Álvaro Dias e a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gilberto Jales, ocorrida na segunda-feira (1°.jul.2024), marca um momento histórico e significativo para a capital potiguar.

Após a entrega, o edital foi disponibilizado no site oficial da licitação de transporte de Natal: www.licitacaotransporte.natal.rn.gov.br/ . Segundo a prefeitura, o documento é fruto de estudos técnicos e econômicos detalhados e busca atender às demandas da população por um transporte público mais eficiente, seguro e organizado. A iniciativa, que contou com a consultoria da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), pretende transformar o sistema de transporte, oferecendo um serviço de qualidade à altura das necessidades dos cidadãos natalenses.

Transparência e participação pública

A secretária Daliana Bandeira enfatizou que, além da análise técnica do TCE, o processo licitatório incluirá uma série de atividades para ampliar o debate com a sociedade. Serão realizadas consultas públicas e audiências, permitindo que a população participe ativamente e contribua com sugestões e críticas antes do lançamento definitivo do edital. “Queremos garantir que todas as vozes sejam ouvidas para que possamos construir um sistema de transporte que realmente atenda às necessidades de todos”, ressaltou a secretária.

Importância da regulamentação

O prefeito Álvaro Dias destacou que a regulamentação do transporte público é um avanço significativo para Natal. “A falta de um sistema de transporte licitado e organizado tem sido um grande desafio para a cidade. Com esta licitação, estamos não apenas modernizando o setor, mas também assegurando um serviço de qualidade, amparado pela legislação”, afirmou o prefeito. Ele também mencionou outras melhorias recentes na infraestrutura urbana, como a implementação do novo Plano Diretor, que juntos sinalizam um período de desenvolvimento e modernização para a cidade.

Próximos passos e expectativas

O presidente do TCE, Gilberto Jales, explicou que a equipe técnica do Tribunal se dedicará a revisar o edital, verificando todos os aspectos legais e políticos envolvidos. Após essa análise, a licitação seguirá com o município, com o TCE acompanhando de perto o processo para garantir a conformidade e a eficácia das medidas propostas.

Foto: Matheus Felipe/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura lança site apresentando licitação do transporte público Read More »

Lagoa de Velhos foi o único município do RN a vencer etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Lagoa de Velhos foi o único município do RN a vencer etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Cidade potiguar conquista prêmio Band Cidades Excelentes e se torna referência em gestão pública municipal

Em um reconhecimento à excelência em gestão pública municipal, a cidade de Lagoa de Velhos, no Rio Grande do Norte, foi consagrada vencedora na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana (até 30 mil habitantes) do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024. A premiação, realizada na segunda-feira (1º.jul.2024), em Brasília (DF), destaca o município potiguar como referência em boas práticas administrativas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.

Com uma população de 2.732 habitantes, segundo dados do Censo IBGE 2020, Lagoa de Velhos se destacou entre os municípios brasileiros de pequeno porte, demonstrando um compromisso ímpar com o desenvolvimento urbano sustentável e com a oferta de serviços públicos de qualidade. O prêmio, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, avalia o ciclo completo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos, reconhecendo e incentivando iniciativas que contribuem para a transformação da realidade das cidades brasileiras.

Gestão inovadora impulsiona o desenvolvimento de Lagoa de Velhos

O sucesso de Lagoa de Velhos no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 é fruto de um trabalho árduo e dedicado da administração municipal, que priorizou investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade e acessibilidade, proporcionando um ambiente mais seguro, moderno e conectado para seus habitantes.

A conquista do prêmio comprova o compromisso da gestão municipal com a busca por soluções inovadoras e eficientes para os desafios do dia a dia da população, demonstrando que, mesmo em municípios de menor porte, é possível alcançar resultados expressivos em termos de qualidade de vida e desenvolvimento urbano.

Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA): a base para a avaliação

A avaliação dos municípios no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 foi realizada por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma ferramenta inovadora que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma IGMA, estruturada com base em Inteligência Artificial, consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final, abrangendo diversas áreas da gestão pública municipal, como saúde, educação, segurança pública, sustentabilidade e, claro, infraestrutura e mobilidade urbana.

Reconhecimento e inspiração para outras cidades

A premiação de Lagoa de Velhos no Prêmio Band Cidades Excelentes 2024 serve como um importante reconhecimento do trabalho exemplar realizado pela gestão municipal, inspirando outras cidades brasileiras a buscarem por modelos de gestão inovadores e eficientes que priorizem o bem-estar da população e o desenvolvimento sustentável.

O prêmio demonstra que, com planejamento estratégico, investimento em tecnologia e compromisso com a transparência, é possível transformar a realidade dos municípios brasileiros e construir um futuro mais próspero para todos os cidadãos.

Confira as vencedoras

Governança, eficiência e transparência

Menor que 30 mil habitantes
Rinópolis – SP
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Araçoiaba da Serra – SP
Acima de 100 mil habitantes
Belo Horizonte – MG

Educação

Menor que 30 mil habitantes
Santo Antônio do Aracanguá – SP
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
São Bento do Sul – SC
Acima de 100 mil habitantes
Muriaé – MG

Saúde e bem-estar

Menor que 30 mil habitantes
Nova Erechim – SC
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Coruripe – AL
Acima de 100 mil habitantes
Arapiraca – AL

Infraestrutura e mobilidade urbana

Menor que 30 mil habitantes

Lagoa de Velhos – RN
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vacaria – RS
Acima de 100 mil habitantes
Umuarama – PR

Sustentabilidade

Menor que 30 mil habitantes
Formosa do Oeste – PR
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Araçoiaba da Serra – SP
Acima de 100 mil habitantes
Pinhais – PR

Desenvolvimento socioeconômico e ordem pública

Menor que 30 mil habitantes
Rio Quente – GO
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Amparo – SP
Acima de 100 mil habitantes
Itajaí – SC

Prêmio IGMA Geral | Cidade Excelente

Menor que 30 mil habitantes
Indianópolis – PR
Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Lençóis Paulista – SP
Entre 100 mil e 500 mil habitantes
Catanduva – SP
Acima de 500 mil habitantes
Uberlândia – MG
Capitais
Belo Horizonte – MG

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lagoa de Velhos foi o único município do RN a vencer etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes Read More »

Avenida Felizardo Moura recebe pórticos de sinalização e entra em fase final de reurbanização

Avenida Felizardo Moura recebe pórticos de sinalização e entra em fase final de reurbanização

Obras incluem drenagem, pavimentação e ciclovia com investimento de R$ 43 milhões

A Avenida Felizardo Moura, em Natal, passou por uma grande transformação com a conclusão da instalação de cinco pórticos de sinalização horizontal na noite de quinta-feira (20.jun.2024). A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informou que a obra entrou em sua fase final, marcando um importante avanço na infraestrutura urbana da cidade.

A reurbanização da avenida incluiu a implementação de um novo sistema de drenagem, pavimentação renovada, calçadas acessíveis, uma ciclovia e uma faixa reversível para melhorar o fluxo de trânsito. O projeto contou com um investimento total de R$ 43 milhões, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Natal e o Governo Federal.

A STTU garantiu que qualquer nova intervenção no trânsito da avenida será previamente comunicada à população, assegurando transparência e minimizando transtornos aos moradores e motoristas que utilizam a via diariamente.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avenida Felizardo Moura recebe pórticos de sinalização e entra em fase final de reurbanização Read More »

Avenida Felizardo Moura será interditada hoje (18)

Avenida Felizardo Moura será interditada hoje (18)

Interdição total ocorrerá das 22h às 05h para veículos particulares e após 23h para transporte público

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou que a Avenida Felizardo Moura será totalmente interditada na noite desta terça-feira (18.jun.2024). A interdição ocorrerá das 22h às 05h para veículos particulares e, para o transporte público, após 23h, quando o último ônibus passar pelo trecho. O corujão da linha N-73 (Santarém/Ponta Negra) terá o itinerário desviado para a ponte Newton Navarro.

A STTU informou que a interdição é necessária para a instalação dos pórticos de sinalização da avenida. Os equipamentos serão içados com a utilização de caminhões, garantindo a segurança e a eficiência do processo.

Uma operação semelhante está programada para a noite desta quarta-feira (19). Inicialmente, os serviços estavam previstos para a semana passada, nos dias 14, 15 e 16, mas foram adiados devido às chuvas. A STTU orienta os motoristas a planejarem rotas alternativas durante o período de interdição.

Foto: STTU/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avenida Felizardo Moura será interditada hoje (18) Read More »

Interdição da Avenida Felizardo Moura é adiada devido às chuvas

Interdição da Avenida Felizardo Moura é adiada devido às chuvas

Operação de interdição será realizada nos dias 18 e 19 de junho, afetando veículos particulares e transporte público

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), anunciou o adiamento da interdição total da Avenida Felizardo Moura. A interdição, inicialmente prevista para esta sexta-feira (14.jun.2024), foi reprogramada para os dias 18 e 19 de junho, das 22h às 5h, para veículos particulares. Para o transporte público, a interdição começará às 23h, após a passagem dos últimos ônibus em circulação regular.

O adiamento foi necessário devido às fortes chuvas que impossibilitaram os trabalhos prévios e atrasaram a chegada do equipamento de içamento dos pórticos de sinalização. A operação inclui o içamento dos pórticos de sinalização utilizando caminhões e outros equipamentos, garantindo a segurança necessária durante a execução dos trabalhos.

As operações serão realizadas durante a madrugada para minimizar o impacto no trânsito e contarão com a presença de agentes de mobilidade no local para prestar suporte e orientação aos motoristas. A STTU pede a compreensão da população e reforça a importância de seguir as orientações dos agentes de trânsito para evitar congestionamentos e garantir a fluidez do tráfego.

Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a STTU pelo telefone 156.

Foto: Abraão Júnior

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Interdição da Avenida Felizardo Moura é adiada devido às chuvas Read More »

Obras do Pontilhão de Cidade Nova provocam mudanças no trânsito e transporte de Natal

Obras do Pontilhão de Cidade Nova provocam mudanças no trânsito e transporte de Natal

Mudanças no trânsito de Natal: Confira os desvios de ônibus nas linhas O-38, O-40, O-41A e O-83

A Prefeitura de Natal anunciou uma série de alterações no trânsito e transporte público devido às obras de içamento e fixação das estacas de sustentação do Pontilhão de Cidade Nova. A partir do meio-dia desta quinta-feira (13.jun.2024), a Rua Oeste será interditada por um período de quatro meses.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que, apesar da interdição, os impactos para moradores e transeuntes serão minimizados graças às características viárias da área.

Durante a interdição, a Rua Primeiro de Maio passará a operar em mão-dupla entre as ruas Oeste e Bela Vista, onde o estacionamento será proibido. Entre a Rua Bela Vista e a Rua Padre Cícero, a via será mão única no sentido Planalto, com proibição de estacionamento no lado direito. A Rua Bela Vista também terá seu sentido de circulação invertido, tornando-se mão única em direção à Avenida Solange Nunes do Nascimento.

Além disso, a linha férrea onde opera a Linha Sul da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) será interditada até domingo (16.jun). Ônibus gratuitos farão a ligação entre as estações Pitimbú e Promorar, com viagens estimadas em 20 minutos por trecho.

Desvios de itinerários das linhas de ônibus

As linhas de ônibus O-38, O-40, O-41A e O-83 sofrerão desvios em seus itinerários. No sentido Cidade Nova, os ônibus seguirão pela Rua Engenheiro João Hélio Alves da Rocha, Rua Primeiro de Maio, Rua Bela Vista e Avenida Solange Nunes do Nascimento antes de retomar o percurso normal. No sentido Planalto, o desvio começará na Avenida Solange Nunes do Nascimento, passando pela Rua Padre Cícero, Rua Primeiro de Maio e Rua Engenheiro João Hélio Alves da Rocha.

Trens urbanos

A CBTU anunciou que a Linha Sul operará em dois trechos durante as obras: entre as estações Nísia Floresta e Pitimbú, e entre Promorar e Natal-Ribeira. Para facilitar a viagem dos passageiros, ônibus gratuitos disponibilizados pela STTU farão a ligação entre as estações Pitimbú e Promorar. O tempo de viagem estimado é de 20 minutos por trecho, com horários divulgados nas redes sociais da CBTU.

Para mais informações, passageiros e motoristas podem ligar para o Alô STTU no telefone 156.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Obras do Pontilhão de Cidade Nova provocam mudanças no trânsito e transporte de Natal Read More »

Avenida Felizardo Moura é liberada após conclusão de reparo em Natal

Avenida Felizardo Moura é liberada após conclusão de reparo em Natal

Liberação ocorre após reparos emergenciais na via

A Avenida Felizardo Moura, localizada na Zona Oeste de Natal, foi liberada para o tráfego, na tarde desta terça-feira (11.jun.2024), após a conclusão de reparos urgentes devido a um afundamento na pista. A interdição, que começou na noite de segunda-feira (10.jun.2024), afetou significativamente o fluxo de veículos na área, com duas faixas bloqueadas até que os trabalhos fossem finalizados por volta das 16h.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) tomou medidas imediatas para mitigar os transtornos causados pela interdição. Durante a manhã desta terça-feira, a STTU ampliou temporariamente o número de faixas disponíveis para os motoristas que saíam da Zona Norte, buscando minimizar o impacto no tráfego e evitar congestionamentos severos.

A empresa responsável pela obra de revitalização da via informou que uma fissura na caixa de água pluvial foi identificada como a possível causa do afundamento da pista. Essa fissura comprometeu a estrutura da via, necessitando reparos imediatos para garantir a segurança dos motoristas. Os trabalhos de reparo incluíram a inspeção e reforço da caixa de água pluvial, além da repavimentação das faixas afetadas.

Histórico e objetivos da obra de requalificação

A requalificação da Avenida Felizardo Moura faz parte de um projeto iniciado em setembro de 2022. De acordo com a prefeitura, o projeto inclui a implantação de um sistema de drenagem eficiente, pavimentação de alta qualidade, construção de calçadas e ciclovias, além da implementação de uma faixa reversível destinada a aumentar em 30% a capacidade de fluxo de veículos na via. A meta principal é melhorar a infraestrutura urbana, proporcionando maior segurança e eficiência no trânsito.

Foto: Divulgação/STTU

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avenida Felizardo Moura é liberada após conclusão de reparo em Natal Read More »

DNIT fecha alça de acesso na BR-101 em Potilândia

DNIT fecha alça de acesso na BR-101 em Potilândia

Nova rota direciona motoristas para o Shopping Via Direta para acessar a marginal

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fechou, neste domingo (9.jun.2024), a alça de acesso à marginal da BR-101, localizada na altura do bairro Potilândia, no sentido Zona Sul-Centro, como parte de um plano para melhorar a mobilidade na região. A medida, que afeta diretamente o tráfego no km 94 da BR-101, próximo à passarela de Potilândia, visa reduzir os congestionamentos constantes.

A alça era crucial para os motoristas que buscavam acessar o Viaduto do Quarto Centenário, a Avenida Lima e Silva e o próprio bairro de Potilândia. Agora, os condutores devem utilizar a nova alça de acesso recentemente implantada pelo DNIT, próxima ao Shopping Via Direta, para ingressar na marginal da BR-101.

Em fevereiro, durante a construção deste novo acesso, o DNIT explicou que a alteração no fluxo de veículos no sentido Zona Sul – Centro de Natal tinha como objetivo principal mitigar os engarrafamentos registrados durante os horários de pico, especialmente nas proximidades do complexo viário do Quarto Centenário. Com a mudança, o DNIT espera uma fluidez maior no trânsito, beneficiando a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos motoristas e passageiros que trafegam pela área.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DNIT fecha alça de acesso na BR-101 em Potilândia Read More »

Prefeitura anuncia ampliação da linha N-61 em Natal

Prefeitura anuncia ampliação da linha N-61 em Natal

Itinerário da linha N-61 será restaurado, atendendo o bairro de Petrópolis e ampliando o serviço para os passageiros

A partir desta segunda-feira (10.jun.2024), a linha de ônibus N-61 (Soledade I/Ribeira, via Av. Paulistana) terá seu itinerário ampliado, conforme anunciado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). A modificação visa restaurar o trajeto anteriormente utilizado, passando a atender o bairro de Petrópolis.

Segundo a STTU, a mudança no itinerário manterá a quantidade de viagens em 23 nos dias úteis e 15 aos sábados. Os horários de operação também permanecem inalterados, com o serviço disponível entre 05h00 e 21h50 nos dias úteis e 05h25 e 20h15 aos sábados.

Com a restauração do percurso, a linha N-61 circulará por novas vias, além do itinerário atual, incluindo a Av. Rio Branco, Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Prudente de Morais, Av. Nilo Peçanha, Rua Gal. Gustavo Cordeiro de Farias, Av. Tavares de Lira e Av. Duque de Caxias. Essa ampliação beneficiará os passageiros, oferecendo mais opções de deslocamento e acessibilidade na cidade.

Para mais informações, os passageiros podem entrar em contato com o Alô STTU através do telefone 156.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura anuncia ampliação da linha N-61 em Natal Read More »

Acordo entre motoristas e empresários evita greve de ônibus em Natal

Acordo entre motoristas e empresários evita greve de ônibus em Natal

Proposta resultou em um reajuste de 4,23% nos salários dos motoristas e um aumento de 10% no vale-alimentação

Motoristas de ônibus e empresários de Natal chegaram a um acordo nesta quinta-feira (6.jun.2024), evitando assim a greve dos trabalhadores do transporte público. A reunião, realizada na superintendência do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Norte, resultou em um reajuste de 4,23% nos salários dos motoristas e um aumento de 10% no vale-alimentação.

Além dos aumentos, as empresas se comprometeram a pagar integralmente o plano de saúde, a renovação da CNH e o exame toxicológico dos trabalhadores. A proposta foi inicialmente sugerida na última segunda-feira (3.jun) pelo superintendente do Ministério do Trabalho, Cláudio Gabriel, após um impasse entre motoristas e empresários.

A decisão de aceitar o reajuste foi confirmada pelos motoristas em assembleia realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) na terça-feira (4.jun), e posteriormente, pelos empresários do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) na quinta-feira.

Em paralelo, o Seturn solicitou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) o cálculo de uma nova tarifa para o transporte público, que incorpore o reajuste salarial dos motoristas e cobradores. Augusto Maranhão Valle, consultor técnico do Seturn, afirmou que o aumento dos custos operacionais deve ser refletido na tarifa de transporte, e a STTU está encarregada de avaliar esse impacto.

O acordo marca um importante avanço nas negociações trabalhistas em Natal, garantindo a continuidade do serviço de transporte público sem interrupções e melhorando as condições de trabalho dos motoristas.

Foto: Matheus Felipe/Arquivo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acordo entre motoristas e empresários evita greve de ônibus em Natal Read More »

DNIT interdita acesso em Potilândia na BR-101 neste sábado (8)

DNIT interdita acesso em Potilândia na BR-101 neste sábado (8)

Mudança de agulha de acesso no km 94 busca melhorar a mobilidade urbana em Natal

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que, a partir de sábado (8.jun.2024), dará início a mais uma fase de testes na BR-101/RN sul, visando melhorar a mobilidade urbana em Natal. Nesta etapa, a agulha de acesso localizada no km 94, nas proximidades do Estádio Arena das Dunas, será fechada.

Com essa mudança, os veículos que trafegam pela via principal e desejam acessar o Viaduto do 4º Centenário ou o bairro de Potilândia devem utilizar a nova agulha de acesso no km 95,1, próxima ao Shopping Via Direta. O DNIT solicita que os motoristas prestem atenção à sinalização existente para evitar erros de percurso.

Novo acesso fica próximo ao Shopping Via Direta

As modificações fazem parte de um conjunto de intervenções planejadas para aprimorar a fluidez do tráfego na região, contribuindo para a redução de congestionamentos e aumento da segurança viária.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DNIT interdita acesso em Potilândia na BR-101 neste sábado (8) Read More »

Chuva causa alagamentos e congestionamentos em Natal

Chuva causa alagamentos e congestionamentos em Natal

Secretaria de Mobilidade Urbana informa sobre pontos de alagamento e desvios de linhas de ônibus

As fortes chuvas que caem desde a madrugada desta terça-feira (4.jun.2024) em Natal resultaram em diversos pontos de alagamento na capital potiguar, causando congestionamentos significativos em várias ruas e avenidas. De acordo com o monitoramento pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn), até as 7h, Natal já havia registrado 64 mm de chuva.

Na Zona Norte, o conjunto Panatis foi um dos locais mais afetados, com o transbordamento da lagoa de captação e a avenida Paulistana completamente alagada.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal identificou pelo menos 17 pontos críticos de alagamento, incluindo áreas intransitáveis como a marginal da BR-101, ao lado do viaduto da UFRN. Devido a isso, diversas linhas de ônibus foram desviadas para a rua Militão Chaves, em Candelária, Zona Sul.

Veja os principais pontos de alagamento:

  • Avenida Alexandrino de Alencar x rua Jaguarari (intransitável)
  • Avenida Prudente de Morais x Av Nascimento de Castro (parcialmente transitável)
  • Avenida Prudente de Morais x Av Alexandrino de Alencar (transitável)
  • Avenida Presidente Sarmento, em frente ao mercado da avenida quatro, Alecrim (intransitável)
  • Avenida Nevaldo Rocha, em frente à antiga sede da Semtas (parcialmente transitável)
  • Avenida Capitão Mor Gouveia x rua Adolfo Gordo, Cidade da Esperança (parcialmente transitável)
  • Avenida Solange Nunes, próximo ao posto de combustível de Nova Cidade (intransitável)
  • Avenida Coronel Estevam, próximo à avenida Antônio Basílio (transitável)
  • Rua Almino Afonso, próximo à Igreja Bom Jesus (parcialmente transitável)
  • Avenida Nevaldo Rocha x avenida Coronel Estevam (parcialmente transitável)
  • Avenida Amintas Barros, entre a rua dos Caicos e avenida Interventor Mário Câmara (transitável)
  • Avenida Paulistana, próximo à lagoa de captação (parcialmente transitável)
  • Avenida Itapetinga, próximo ao complexo penitenciário (transitável)
  • Rua José Gonçalves (parcialmente transitável)
  • Avenida Afonso Pena x rua Mossoró (transitável)
  • Rua Jaguarari, próximo ao posto de combustível no sentido centro (parcialmente transitável)
  • Avenida Interventor Mário Câmara, próximo a Jerônimo Câmara (intransitável)
  • Avenida Integração, próximo à BR-101 (intransitável)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chuva causa alagamentos e congestionamentos em Natal Read More »

Prefeitura de Parnamirim encaminha projeto de Tarifa Zero no transporte à Câmara

Prefeitura de Parnamirim encaminha projeto de Tarifa Zero no transporte à Câmara

Tarifa Zero propõe transporte público acessível para todos

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, encaminhou, nesta segunda-feira (3.jun.2024), à Câmara Municipal um projeto de lei que visa implementar a tarifa zero no transporte público municipal. A proposta, apresentada ao presidente da Câmara, Wolney França, em reunião no Centro Administrativo, busca oferecer transporte gratuito aos cidadãos, financiado com recursos do orçamento próprio do município.

O projeto tem como principal objetivo beneficiar a população de Parnamirim, facilitando o acesso ao transporte entre os diversos bairros da cidade por meio do sistema interbairros. “Parnamirim será pioneira no Rio Grande do Norte ao implementar essa modalidade de transporte público. Estamos comprometidos em tornar a mobilidade urbana mais acessível e eficiente para todos os nossos munícipes”, afirmou o prefeito Taveira.

O professor Rubens Ramos, consultor da UFRN e da Funpac, destacou os benefícios econômicos e sociais da iniciativa, ressaltando seu potencial para impulsionar o comércio local e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto agora segue para análise e votação na Câmara Municipal, onde será discutido pelos vereadores.

Foto: Ascom/Parnamirim

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Parnamirim encaminha projeto de Tarifa Zero no transporte à Câmara Read More »

Negociação entre rodoviários e empresas fica para segunda-feira (3)

Negociação entre rodoviários e empresários fica para segunda-feira (3)

Motoristas e empresários vão dialogar para tentar evitar greve

O encontro entre representantes dos motoristas de ônibus e empresários do setor de transporte público de Natal, realizado na noite desta quarta-feira (29.mai.2024), terminou sem acordo. O Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) afirmou que a proposta apresentada pelos empresários não atende às reivindicações dos trabalhadores. Uma nova rodada de negociações está marcada para segunda-feira (3.jun).

Os empresários propuseram um reajuste salarial de 3%, dividido em duas parcelas: 1,5% em maio e 1,5% em novembro, além de um reajuste de 3% no vale-alimentação. No entanto, essas propostas foram consideradas insuficientes pelo Sintro-RN. O sindicato também destacou que questões como o pagamento da renovação da CNH dos motoristas e o plano de saúde ainda estão em discussão.

“Essas propostas não atendem às necessidades dos rodoviários. No entanto, entendendo que a população não pode ficar sem o transporte público de cada dia, nós remarcamos para segunda-feira uma nova rodada de negociação”, afirmou Carlos Silvestre, assessor do Sintro-RN.

Os rodoviários aprovaram um indicativo de greve na terça-feira (28.mai), mas decidiram manter os ônibus em operação normal até a próxima reunião. Conforme a lei de greve, qualquer paralisação deve ser comunicada com antecedência mínima de 72 horas.

Carlos Silvestre garantiu que qualquer mudança será comunicada à sociedade: “Qualquer mudança de atitude, o sindicato terá o compromisso e o comprometimento de informar à sociedade, que é a quem mais interessa essas negociações”.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Negociação entre rodoviários e empresários fica para segunda-feira (3) Read More »

STTU altera Itinerário da Linha N-75 em Natal

STTU altera itinerário da linha N-75 em Natal

Secretaria de Mobilidade Urbana anuncia mudanças a partir do próximo sábado (1°)

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) comunicou que a linha N-75 (Parque das Dunas/Alecrim, via Petrópolis) passará por mudanças em seu itinerário na região da Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, a partir de sábado (1º.jun.2024). O objetivo é otimizar o trajeto e proporcionar um serviço de melhor qualidade e eficiência aos usuários.

No sentido Alecrim, a linha N-75 seguirá pelas ruas Amaro Barreto, Dr. Manoel Miranda e Presidente Bandeira, retornando então ao itinerário normal. No sentido Parque das Dunas, o trajeto permanece inalterado. A mudança principal envolve a nova parada de embarque e desembarque na Parada Gentil Ferreira|L210, substituindo a antiga Parada Picolé|L222.

A alteração visa melhorar a cobertura das áreas atendidas pela linha, beneficiando um maior número de passageiros. A Parada Gentil Ferreira|L210, localizada na praça de mesmo nome, proporcionará uma melhor estrutura para os usuários, aumentando a eficiência do serviço de transporte público na região.

Para mais detalhes sobre as mudanças, os passageiros podem entrar em contato com a STTU pelo telefone 156, com ligação gratuita. A secretaria reforça seu compromisso em atender as demandas dos usuários e promover constantes melhorias no sistema de transporte público de Natal.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STTU altera itinerário da linha N-75 em Natal Read More »

Avenida Felizardo Moura inicia faixa exclusiva para o transporte público

Avenida Felizardo Moura inicia faixa exclusiva para o transporte público

Medida visa melhorar o fluxo de ônibus e opcionais entre o Centro e a Zona Norte da cidade

A partir desta segunda-feira (27.mai.2024), a Avenida Felizardo Moura, que conecta o Centro à Zona Norte de Natal, passou a contar com uma faixa exclusiva para o transporte público. O anúncio foi feito pela secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira, na última sexta-feira (24.mai).

De acordo com a STTU, a nova faixa exclusiva funcionará das 16h30 às 19h30, desde a Compal até o acesso à Ponte de Igapó. Inspetores e agentes de mobilidade estarão presentes para orientar o fluxo de ônibus e veículos particulares.

A operação seguirá o modelo já utilizado pela manhã para restringir o tráfego vindo da Zona Norte. A faixa será sinalizada com cones e contará com a presença de um inspetor e seis agentes para orientar os motoristas.

A STTU recomenda que veículos particulares evitem utilizar a ponte durante o horário de operação da faixa exclusiva para garantir a fluidez do transporte público.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avenida Felizardo Moura inicia faixa exclusiva para o transporte público Read More »

Empresas de ônibus de Natal pedem reajuste de tarifa à prefeitura

Seturn justifica pedido devido ao aumento dos custos operacionais e negociação salarial dos motoristas

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) deve protocolar nos próximos dias um ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para recalcular as tarifas de ônibus em Natal. As empresas alegam a necessidade de ajuste devido à data-base salarial dos motoristas e aos custos operacionais com a manutenção do sistema de transporte.

Daliana Bandeira, secretária de Mobilidade Urbana, afirmou que aguarda o pedido de revisão do cálculo tarifário, mas descartou qualquer mudança nos preços de transporte no momento. Ela explicou que a tarifa foi calculada em novembro do ano passado e que as empresas estão negociando o reajuste salarial da categoria.

O dissídio coletivo dos trabalhadores do transporte segue em discussão, com uma reunião marcada para sexta-feira (24.mai.2024) entre os empresários e os motoristas para tratar do aumento salarial. Augusto Maranhão Valle, consultor jurídico do Seturn, destacou que o reajuste dos salários retroage a 1º de maio, o que gera um déficit de R$ 0,45 por passageiro, considerando a tarifa atual de R$ 4,50.

“O valor técnico da tarifa é de R$ 4,95, o que significa que a prefeitura precisa subsidiar 45 centavos por passageiro”, explicou Augusto Maranhão, ressaltando a necessidade de esclarecimentos sobre como esse valor será coberto.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Empresas de ônibus de Natal pedem reajuste de tarifa à prefeitura Read More »

RN fica fora da renovação da frota de transporte do Novo PAC

RN fica fora da renovação da frota de transporte do Novo PAC

Estado perde R$ 10 bi em investimentos em transporte público por falta de projetos; apesar da verba federal, o Estado e os municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim não apresentaram propostas para renovar a frota

O Rio Grande do Norte foi o único estado do Nordeste a não participar da chamada pública do Governo Federal para a renovação da frota de transporte público urbano no âmbito do Novo PAC Seleções. Para participar, estados, municípios com mais de 150 mil habitantes, consórcios públicos ou operadores privados do sistema de transporte deveriam enviar propostas ao Ministério das Cidades até novembro do ano passado.

O Governo Federal disponibilizou R$ 10 bilhões para investimentos em transporte coletivo para 61 municípios. No RN, Natal, Mossoró e Parnamirim foram considerados elegíveis. Segundo o jornal Tribuna do Norte, a Prefeitura do Natal justificou a ausência de propostas devido à saturação da capacidade de endividamento do município e destacou outras renovações de frota realizadas recentemente para diferentes segmentos.

Em Parnamirim, a secretaria de Mobilidade Urbana explicou que a ausência se deve à falta de um sistema de transporte licitado no período da chamada. A expectativa é que na próxima oportunidade, com as concessões contratadas, Parnamirim participe da renovação.

O Governo do Estado informou que não opera transporte coletivo urbano, diferentemente de outros estados como São Paulo ou Rio de Janeiro. O foco da chamada era a aquisição de ônibus elétricos e a modernização da frota com o uso de tecnologias de monitoramento. Já o município de Mossoró não se manifestou sobre a situação.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN fica fora da renovação da frota de transporte do Novo PAC Read More »

Desvio na BR-304 em Lajes é liberado para tráfego após 50 dias de interdição

Desvio na BR-304 em Lajes é liberado para tráfego após 50 dias de interdição

Ponte sobre o rio Ponta da Serra caiu após enxurrada; desvio foi construído pelo Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou para o tráfego o desvio construído na BR-304, no município de Lajes, na segunda-feira (20.mai.2024), após 50 dias de interdição. A interdição foi causada pela queda da ponte sobre o rio Ponta da Serra em 31 de março, devido a uma forte enxurrada.

A construção do desvio provisório enfrentou diversos atrasos devido às chuvas intensas na região. Inicialmente previsto para ser concluído em abril, o desvio só ficou pronto em maio, após várias revisões das datas de entrega. Durante o período de interdição, motoristas utilizaram um desvio improvisado dentro de fazendas locais, pagando R$ 20 por carro de passeio e R$ 30 por caminhonete para acessar o trecho interditado.

Apesar da liberação do desvio, a obra de reconstrução da ponte ainda não foi iniciada, deixando motoristas e moradores preocupados com a segurança e a viabilidade do tráfego no local. Vídeos mostram veículos passando em um único sentido no trecho, o que pode gerar congestionamentos e aumentar o risco de acidentes.

O Dnit não forneceu detalhes específicos sobre o funcionamento do desvio após sua liberação, mas destacou que continuará monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança dos usuários da rodovia. A reconstrução da ponte é uma prioridade, e o Dnit afirmou que está buscando acelerar os processos necessários para iniciar as obras o mais rápido possível.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Desvio na BR-304 em Lajes é liberado para tráfego após 50 dias de interdição Read More »

FETRONOR participa de reunião com presidente da CNT e deputado federal Guilherme Uchoa

FETRONOR participa de reunião com presidente da CNT e deputado federal Guilherme Uchoa

Guilherme Uchoa é vice-presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR, Eudo Laranjeiras, e o diretor da Federação e empresário do segmento nos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, Almir Buonora, participaram da reunião entre o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e o deputado federal Guilherme Uchoa (PSB-PE), ocorrida nesta semana durante visita institucional à sede da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em Brasília.

Guilherme Uchoa é vice-presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados e considerou que a reunião foi de grande importância para que os representantes pudessem apresentar as pautas defendidas pelo setor no Congresso Nacional ao deputado, em especial da região Nordeste.

Os representantes destacaram a importância da atuação do Poder Legislativo para solucionar os entraves que prejudicam o desenvolvimento do transporte de passageiros, debatendo tópicos essenciais para a melhoria do setor, incluindo investimentos em infraestrutura, regulamentação e políticas públicas que incentivem o crescimento sustentável do segmento.

O deputado que já atua a favor de quem utiliza o setor de transportes, ouviu com atenção as demandas do segmento, e demonstrou preocupação em contribuir ainda mais com setor, com ações que garantam avanços para a mobilidade urbana. Seguimos dialogando e avançando em melhorias para o Transporte.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FETRONOR participa de reunião com presidente da CNT e deputado federal Guilherme Uchoa Read More »

Chuvas intensas causam alagamentos em Natal e Região Metropolitana

Chuvas intensas causam alagamentos em Natal e Região Metropolitana

Trânsito lento e alagamentos prejudicam mobilidade na capital potiguar

As fortes chuvas que atingiram Natal e cidades da região metropolitana na manhã desta sexta-feira (17.mai.2024) resultaram em alagamentos e lentidão no trânsito em diversas vias. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) divulgou uma lista de pontos críticos, detalhando as áreas mais afetadas.

Principais pontos de alagamento

  • Avenida Capitão Mor Gouveia x Avenida Adolfo Gordo: Trânsito transitável.
  • Avenida Solange Nunes, próximo ao posto de combustível: Trânsito transitável.
  • Rua dos Canindés x Rua Presidente Sarmento: Trânsito transitável.
  • Avenida Lima e Silva, entre Avenida Interventor Mário Câmara e Rua dos Caicós: Trânsito parcialmente transitável.
  • Avenida Amintas Barros, entre Avenida Interventor Mário Câmara e Rua dos Caicós: Trânsito parcialmente transitável.
  • Avenida Nevaldo Rocha, próximo à antiga SEMTAS, sentido Zona Norte: Trânsito parcialmente transitável.
  • Avenida Prudente de Morais, próximo ao Corpo de Bombeiros, sentido sul: Trânsito parcialmente transitável.
  • Avenida Prudente de Morais x Avenida Nascimento de Castro: Trânsito parcialmente transitável.
  • Avenida Coronel Estevam x Avenida Alexandrino de Alencar: Trânsito transitável.
  • Avenida Senhor do Bonfim, próximo à Avenida Doutor João Medeiros Filho: Alagamento.
  • Rua Mossoró x Avenida Afonso Pena: Trânsito transitável.
  • Avenida Paulistana, próximo à lagoa de captação: Trânsito transitável.
  • Avenida Romualdo Galvão x Avenida Alexandrino de Alencar: Trânsito transitável.
  • Avenida Itapetinga, próximo à igreja católica: Trânsito transitável.

Além dos alagamentos, um incidente foi registrado na Rua Tuiuti, no bairro Petrópolis. Por volta das 6h, uma árvore caiu, atingindo a fiação elétrica e causando a queda de um poste. Apesar do incidente, o fornecimento de energia não foi interrompido. A Neoenergia Cosern informou que uma equipe foi enviada ao local para substituir o poste danificado.

Impacto na mobilidade e segurança

Os alagamentos e a queda da árvore impactaram significativamente a mobilidade dos moradores e motoristas de Natal e região metropolitana. A STTU recomenda cautela e atenção redobrada ao transitar pelas áreas afetadas. É crucial que os motoristas busquem rotas alternativas para evitar congestionamentos e garantir a segurança no trânsito.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chuvas intensas causam alagamentos em Natal e Região Metropolitana Read More »

Agulha de acesso à BR-101 em Potilândia será fechada em 5 de junho

Agulha de acesso à BR-101 em Potilândia será fechada em 5 de junho

Fechamento da agulha de acesso próximo ao conjunto Potilândia visa melhorias na mobilidade urbana

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que, a partir do dia 5 de junho, será fechado o acesso à marginal da BR-101, na altura do conjunto Potilândia, sentido Centro de Natal. Esta mudança faz parte de um conjunto de ações para aprimorar a mobilidade urbana na região.

Segundo comunicado do Dnit, a alteração é parte de uma “fase de testes sobre o funcionamento das agulhas de acesso à pista marginal”, visando avaliar e implementar melhorias no trânsito local. Com a nova configuração, os veículos que trafegam pela via principal e desejam seguir para o Viaduto do 4º Centenário ou para o conjunto Potilândia deverão utilizar a nova agulha de acesso, situada um pouco após o Shopping Via Direta.

O departamento orienta que os motoristas fiquem atentos à sinalização no local para garantir uma transição segura e eficiente.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Agulha de acesso à BR-101 em Potilândia será fechada em 5 de junho Read More »

iFood reforça iniciativas para preservar entregadores no trânsito

iFood reforça iniciativas para preservar entregadores no trânsito

Empresa cria área de Segurança Viária e promove ações de conscientização durante o Maio Amarelo

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, anuncia a criação da área Visão Zero, reforçando sua atuação em torno da segurança viária. Entre os objetivos da nova divisão da companhia, está reforçar iniciativas para prevenção de acidentes envolvendo os entregadores, testar alavancas que ajudem a mudar comportamento no trânsito para quem está em rota de entrega, fomentar a aproximação da companhia com o poder público para colaboração em soluções viárias e criar ações voltadas à conscientização de toda a sociedade sobre a importância da educação no trânsito.

“O iFood começou a operar com entregadores em 2018 e, com isso, passou a fazer parte do ecossistema viário. Entendemos que diminuir sinistros de trânsito precisa envolver diversos agentes e nós queremos ser parte dessa solução, que precisa ser conjunta. Como empresa que tem no delivery um dos seus principais focos de atuação, parte relevante do nosso trabalho é estimular a direção segura dos entregadores, que são pessoas fundamentais no nosso ecossistema. Nossa principal missão é zerar mortes e lesões graves de entregadores no trânsito. Assim, atualmente, testamos alavancas de mudança comportamental, focadas na redução de velocidade, com dados em tempo real durante as rotas de entrega” comenta Rafael Tartaroti, gerente de Segurança Viária do iFood.

Entre as ações voltadas para a segurança dos entregadores, a companhia disponibilizou nove capacitações, curtas e de graça, no iFood Decola, uma plataforma de aprendizado criada pela empresa para os profissionais de delivery. Somando os nove cursos sobre direção segura, manutenção de moto e bike e primeiros socorros, já foram emitidos mais de 100 mil certificados. Em março, o curso ‘Segurança nas Entregas’ se tornou obrigatório aos entregadores recém-chegados ao app.

Já aqueles que atuam por meio do iFood Pedal, programa de compartilhamento de bikes da empresa, participam do treinamento Pedal Responsa, com conteúdos focados em segurança para quem utiliza esse tipo de modal. Mais de 28 mil entregadores ciclistas se formaram no curso.

Além disso, todos os entregadores cadastrados na plataforma têm acesso ao Seguro Pessoal contra acidentes com sete coberturas diferentes, que inclui de despesas médicas e hospitalares em rede credenciada a cobertura por lesão temporária e auxílio para a família. Todos os entregadores também têm acesso à assistência jurídica e psicológica de forma gratuita em casos de agressão e discriminação.

O iFood também participou do 4o Seminário de mobilidade do Observatório Nacional de Segurança Viária, realizado pela entidade em Foz do Iguaçu, nos dias 6 e 7 de maio reunindo especialistas, autoridades, organizações e o público em geral, para discutir e promover a conscientização sobre a segurança viária e mobilidade urbana sustentável. A empresa se tornou mantenedora do Observatório em 2023, passando a apoiar financeiramente a causa da mobilidade segura, além de oferecer sua experiência com tecnologia e dados para guiar ações da entidade.

Campanha Vai Na Boa

A marca também reforça suas iniciativas de conscientização no trânsito com a campanha Vai na Boa, com uma série de ações de comunicação direcionadas tanto aos entregadores quanto à sociedade em geral, destacando que o trânsito seguro é uma responsabilidade compartilhada, e que as ações individuais têm o poder de impactar significativamente a vida de todos. A campanha terá forte presença digital, com ações planejadas para plataformas como Instagram, Facebook, YouTube e Spotify, além do engajamento de criadores de conteúdo e entregadores influenciadores.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile – líder global em marketplaces móveis.

Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

iFood reforça iniciativas para preservar entregadores no trânsito Read More »

Avenida João Medeiros Filho terá interdição parcial até junho

Avenida João Medeiros Filho terá interdição parcial até junho

Manutenção programada pela Caern visa aprimorar infraestrutura na Zona Norte de Natal, com substituição de tubulação

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia na próxima quarta-feira (14.mai.2024) obras para substituição da rede de abastecimento de água na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal. A medida, segundo a Caern, é necessária para garantir a qualidade e confiabilidade do serviço, e vai interditar parcialmente a via no sentido Potengi-Redinha, entre a Rua da Tamarineira e a Avenida Bahia. A previsão de conclusão dos trabalhos é para o dia 6 de junho.

A troca da tubulação antiga de cimento amianto por uma nova em PVC, mais resistente e durável, trará diversos benefícios para os moradores da região. Entre eles, a redução do risco de quebras e vazamentos, além da otimização do sistema de distribuição de água.

Abastecimento e desvios

A Caern informa que o abastecimento de água na região poderá sofrer alterações pontuais durante o período da obra. Os moradores serão avisados com antecedência de 72 horas em caso de qualquer interrupção. Para minimizar os impactos no trânsito, a Companhia pede a colaboração dos motoristas, que devem evitar o trecho interditado e buscar rotas alternativas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avenida João Medeiros Filho terá interdição parcial até junho Read More »

Femurn pede urgência na resolução da BR-304

Femurn pede urgência na resolução da BR-304

Presidente da Federação solicita ações rápidas ao Ministério das Cidades durante evento em Natal

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) está intensificando os esforços para resolver a crise na rodovia BR-304, que conecta Natal a Mossoró, no interior do RN. Durante o 2º RN Cidades, a Feira dos Municípios potiguares realizada em Natal nesta semana, o presidente da Femurn, Luciano Santos, anunciou a intenção de enviar um ofício ao Ministério das Cidades, solicitando medidas urgentes em relação ao problema.

“Solicitaremos oficialmente ao ministério providências em relação à BR-304. É crucial resolver rapidamente esse elo vital para o Oeste potiguar. Estamos ansiosos por isso, contando com a entrega rápida dessa obra pelo DNIT para facilitar a mobilidade entre a capital e o interior do estado”, afirmou Santos.

A ponte da BR-304 desabou no final de março devido às fortes chuvas na região. Como alternativa, os motoristas precisam utilizar desvios para se deslocar entre Natal e Mossoró. O desvio, que terá 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura, incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada, será pavimentado com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Posteriormente, a pista provisória será incorporada como parte do canteiro de obras para a construção da nova ponte.

Durante uma reunião no Ministério dos Transportes, a Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, confirmou que o desvio da ponte da BR-304, próximo ao município de Lajes, deverá ser entregue pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) até esta sexta-feira (10.mai). A expectativa é que o prazo final seja confirmado ainda hoje.

Foto: Arquivo/PRF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Femurn pede urgência na resolução da BR-304 Read More »

DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra

DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra

Essa é a quinta obra consecutiva de recuperação de praias conquistada pela empresa. A previsão é de que o serviço seja finalizado em 5 meses

A DTA Engenharia está pronta para transformar mais uma praia do litoral brasileiro. A empresa integra o consórcio DTA-AJM, que será responsável pela execução das obras de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, uma das mais conhecidas e frequentadas pelos visitantes de Natal. A expectativa é de que após as obras, a faixa de areia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia. O alargamento será feito ao longo de quatro quilômetros com a utilização de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia retirados de um banco de areia no mar. O prazo estimado para esta intervenção é de cinco meses, depois da emissão da ordem de serviço.

O serviço também inclui a complementação do calçadão da orla, interligando-o ao calçadão da via costeira. O investimento total é de aproximadamente R$73 milhões. As ações da DTA envolvem ainda a execução do projeto executivo das duas fases, a ser apresentado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A mobilização das estruturas auxiliares (tubulação e canteiro de obras) deve acontecer já nos próximos dias.

A obra do calçadão deverá ter duração de quatro meses. O objetivo é viabilizar a acessibilidade em toda a extensão da orla de Ponta Negra. Para isso, a DTA propõe o emprego de blocos intertravados de concreto, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Soares Medeiros e o Hotel Aram Natal Mar, com interligação à Rua Coronel Inácio Vale, nas proximidades do Posto de Fiscalização do CPRE – Via Costeira.

Nesse contexto, está prevista a implementação de um pátio de estacionamento para ônibus. “Considerando o desnível entre a cota na qual o calçadão será implantado e a linha costeira, será necessária a realização de uma contenção marítima por meio da aplicação de blocos pré moldados de concreto, seguindo o mesmo padrão utilizado em trechos já existentes ao longo da mesma orla”, apontou o engenheiro Gabriel Dias, gerente comercial da DTA.

Adicionalmente, ao longo do calçadão, explicou Dias, serão construídas contenções em alvenaria de pedra e/ou estacas escavadas para adequação ao terreno. O projeto abrange também a incorporação de serviços de iluminação pública e paisagismo, complementando as melhorias planejadas para a área.

“Essa é a quinta obra consecutiva de recuperação de praias conquistada pela DTA, que comprova a sua liderança e desempenho, gerando emprego, distribuindo renda e fortalecendo a economia regional nas cidades brasileiras onde atua. Um país forte precisa ter empresas dedicadas, independentes e compromissadas com o seu país para que as suas divisas gerem desenvolvimento ao Brasil”, destacou o presidente da DTA, o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto.

Histórico

A DTA é hoje responsável por ter executado mais de 4 milhões de metros cúbicos de aterro hidráulico, apenas em obras de recuperação de praias. Esse tipo de serviço é capaz de garantir o desenvolvimento regional, sobretudo com o incremento do turismo, a valorização imobiliária e a proteção das estruturas costeiras.

Entre as praias que contaram com a expertise da DTA estão a Praia de Jurerê, Balneário Camboriú, Canasvieiras e Ingleses, em Santa Catarina, além da Curva da Jurema e Camburi, no Espírito Santo. Recentemente, a empresa venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma, um marco crucial na preservação e revitalização deste importante patrimônio natural da região.

Sobre a DTA

A DTA é o único grupo 100% brasileiro a atuar no segmento de dragagem portuária pesada no Brasil, liderado mundialmente por empresas européias. A empresa se destaca por ter desenvolvido um modelo de negócio inovador, que lhe permite performar e ser líder do setor, com preços e prazos reduzidos, e qualidade técnica inquestionável. Ela é responsável pelo desenvolvimento de projetos complexos nas mais diversas áreas onde atua,sempre em busca da melhor solução de implantação sob aspectos técnicos, econômicos e ambientais.

Foto: Rosanetur/VisualHunt.com

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra Read More »

Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura

Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura

Medida visa solucionar retenção e garantir fluidez no tráfego durante horários de pico

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) está solicitando à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) a implementação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo no acesso à Ponte de Igapó, no sentido Quintas/Zona Norte, das 16h às 18h30, em dias úteis.

A medida visa reduzir o congestionamento no local, que tem se intensificado nos últimos meses, principalmente no horário de pico, causando transtornos aos usuários do transporte público.

Aumento da demanda e lentidão no retorno para casa

Desde janeiro deste ano, a Ponte de Igapó está com o sentido Zona Norte/Centro interditado para veículos particulares das 6h às 8h, de segunda a sexta-feira, para obras de restauração. Essa medida resultou em um aumento significativo no fluxo de veículos no sentido Quintas/Zona Norte, especialmente no final da tarde, quando os trabalhadores e estudantes retornam para casa.

De acordo com o Seturn, a retenção dos ônibus no acesso à ponte tem causado atrasos consideráveis nas viagens, impactando diretamente a qualidade de vida dos usuários. “Em média, são transportados 105 mil passageiros nas 33 linhas que trafegam pela ponte de Igapó”, explica Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.

“Com a interdição no sentido Zona Norte/Centro, as pessoas estão chegando nos horários programados em seus trabalhos e locais de estudo, mas retornam para casa com longos atrasos devido à retenção dos ônibus”, complementa.

Faixa exclusiva como solução para a fluidez do transporte público

Com base na Lei Federal 12.587/12, que estabelece a prioridade do transporte coletivo sobre o transporte individual e de carga, o Seturn defende a implementação de uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Quintas/Zona Norte, das 16h às 18h30. A medida, segundo o sindicato, contribuiria para a fluidez do trânsito na região, reduzindo os tempos de espera dos usuários e garantindo maior pontualidade nas viagens.

Benefícios para a população natalense

A iniciativa, além de beneficiar diretamente os 105 mil usuários das 33 linhas de ônibus que trafegam pela Ponte de Igapó, também contribuiria para a melhoria da mobilidade urbana na região, reduzindo o congestionamento e estimulando o uso do transporte público.

Sinalização e viabilidade da medida

O Seturn já solicitou à STTU a sinalização vertical para a faixa exclusiva, que seria afixada na Avenida Felizardo Moura, no sentido Quintas/Zona Norte, no horário das 16h às 18h30. A medida, considerada emergencial pelo sindicato, visa amenizar os impactos do congestionamento no local e garantir o direito à mobilidade urbana dos cidadãos natalenses.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seturn propõe faixa exclusiva para ônibus na Av. Felizardo Moura Read More »

Chuvas em Natal causam alagamentos e interdição na BR-101

Chuvas em Natal causam alagamentos e interdição na BR-101

Secretaria de Mobilidade Urbana e PRF alertam para pontos de alagamento e interrupção parcial da rodovia devido às chuvas intensas

As intensas chuvas que caem sobre Natal desde a madrugada desta sexta-feira (26.abr.2024) têm gerado transtornos em diversas áreas da cidade e na BR-101. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), pontos de alagamento foram registrados em várias localidades da capital potiguar, tornando algumas vias intransitáveis.

Entre os pontos mais afetados, destacam-se a rua José Gonçalves, por trás da UNP, a rua Ângelo Varela e a avenida Solange Nunes, próxima ao posto de combustível em Nova Cidade. Além disso, a avenida Hermes da Fonseca apresenta alagamento parcialmente transitável, próximo à AABB.

Enquanto isso, na BR-101, no km 94, a rodovia também enfrenta problemas devido às chuvas. Desde as 09h15 do dia 26 de abril de 2024, a via foi parcialmente interditada devido ao acúmulo de água sobre a pista. O fluxo no sentido decrescente ficou prejudicado, com a pista marginal chegando a ficar totalmente bloqueada e a pista principal parcialmente interrompida.

Segundo a PRF, no entando, o trecho foi parcialmente liberado após o recuo do acúmulo de água por volta das 10h30.

Como resultado, há um congestionamento de aproximadamente 2 km nesse sentido da rodovia. Para lidar com a situação, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estão presentes no local, prestando atendimento e controlando o tráfego para minimizar os impactos causados pelas chuvas.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chuvas em Natal causam alagamentos e interdição na BR-101 Read More »

Câmeras flagram homem furtando placas de sinalização na avenida Jaguarari

Câmeras flagram homem furtando placas de sinalização na avenida Jaguarari

Repaginação da via com mão única e nova sinalização foi concluída recentemente

Na tarde do último domingo (7.abr.2024), câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) flagraram o furto de placas de sinalização na Rua Jaguarari, no bairro do Alecrim, em Natal. O crime aconteceu por volta das 17h21, próximo à Avenida Presidente Bandeira.

A via recentemente passou por uma repaginação completa, incluindo a mudança para mão única, novo asfalto e sinalização, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana na região.

A STTU afirmou que iria à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o furto. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Foto: Divulgação/STTU

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Câmeras flagram homem furtando placas de sinalização na avenida Jaguarari Read More »

Obra de desvio na BR-304 em Lajes começa e deve ser concluída em 15 dias

Obra de desvio na BR-304 em Lajes começa e deve ser concluída em 15 dias

Governo do RN anuncia rotas alternativas enquanto ponte danificada pelas chuvas não é reconstruída.

A obra para a construção do desvio na BR-304, no trecho que ficou destruído em Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, começou nesta quarta-feira (3.abr.2024). O desvio será feito nas margens da própria rodovia para funcionar como uma passagem temporária dos veículos, enquanto a reconstrução da ponte não for concluída.

De acordo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a previsão é que o desvio seja concluído em 15 dias.

Enquanto o desvio não fica pronto, o governo do RN divulgou as vias alternativas que podem ser usadas pelos motoristas que precisam passar pela rodovia.

A previsão para início da obra de reconstrução da ponte e de parte da rodovia, no entanto, não foram divulgados. De acordo com o Ministro das Transportes, em 15 dias o cronograma dessa obra deve ser anunciado.

Estado de emergência e tempo de obra

O ministro dos Transportes, Renan Filho, decretou na segunda-feira (1º) estado de emergência para a reconstrução da ponte que desmoronou no domingo. A contratação emergencial permite que os prazos para a obra sejam abreviados.

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, disse em entrevista coletiva na terça-feira (2) que a obra pode durar entre 6 e 12 meses.

Outras estradas danificadas

Pelo menos três estradas ficaram danificadas e foram interditadas após as chuvas que caíram no fim de semana no estado:

  • BR-304: interditada nos dois sentidos na altura da cidade de Lajes após o rio Ponta da Serra transbordar e destruir a ponte na estrada (veja rotas alternativas);
  • RN-041: interditada nos dois sentidos após a cheia do Rio São Miguel, que destruiu parte da ponte na cidade de Santana do Matos;
  • BR-405: um dos lados da pista interditado em Apodi, após uma erosão na base da pista. Nesse trecho, o tráfego flui por uma das faixas.

Foto: Igarn/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Obra de desvio na BR-304 em Lajes começa e deve ser concluída em 15 dias Read More »

FETRONOR apoia solicitação de faixa exclusiva para o transporte público na BR-101

FETRONOR apoia solicitação de faixa exclusiva para o transporte público na BR-101

Medida visa reduzir congestionamentos e beneficiar mobilidade urbana na região metropolitana.

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR expressou, nesta quarta-feira (27.mar.2024) apoio à proposta de implantação de uma faixa exclusiva para o transporte público ao longo do trecho da BR-101, entre o viaduto de acesso a Ponta Negra e o viaduto do Quarto Centenário, na zona Sul de Natal.

O pedido, anunciado pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) na segunda-feira (25.mar), conta também com o respaldo do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio Grande do Norte – SETRANS/RN e da própria FETRONOR.

O presidente da Federação, Eudo Laranjeiras, ressaltou a relevância da medida, destacando seus potenciais benefícios para a mobilidade urbana na região. “A implantação de uma faixa exclusiva naquele trecho vai impactar positivamente a mobilidade urbana tanto Natal, como de toda a Região Metropolitana, pois ali circulam linhas que atendem a praticamente todos os municípios da Grande Natal”, explica.

Durante os horários de pico, a frota de ônibus enfrenta consideráveis dificuldades para se locomover na região, devido ao intenso fluxo de veículos e à ausência de uma faixa dedicada ao transporte público. Eudo ressaltou que a implantação dessa faixa exclusiva é essencial para garantir maior agilidade no transporte público, o que, por sua vez, é fundamental para melhorar o fluxo do trânsito nas cidades. Ele salientou que isso contribuirá significativamente para a redução do tempo de deslocamento da população, dentre outros benefícios.

Foto: Divulgação/FETRONOR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

FETRONOR apoia solicitação de faixa exclusiva para o transporte público na BR-101 Read More »

Empresas de ônibus pedem medida para desafogar trânsito na zona Sul de Natal

Empresas de ônibus pedem medida para desafogar trânsito na zona Sul de Natal

Objetivo é reduzir congestionamentos e oferecer transporte público mais eficiente para a população

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros do Município do Natal (Seturn) está pleiteando junto à superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-RN) a instalação de uma faixa exclusiva para serviços de transporte público de passageiros na BR 101, no trecho que vai do viaduto de acesso a Ponta Negra até o viaduto do Quarto Centenário. Essa medida visa combater os frequentes congestionamentos que têm prejudicado a mobilidade urbana na capital potiguar.

Com um volume de tráfego diário de 77 mil veículos em uma extensão de 2,4 km, sendo 1.394 ônibus que transportam mais de 90 mil passageiros por sentido, diariamente, distribuídos em 81 linhas regulares, a necessidade de uma faixa exclusiva se torna evidente, especialmente durante os horários de pico. A falta de uma faixa exclusiva tem dificultado a circulação dos ônibus nesse trecho, afetando diretamente o serviço de transporte público.

Além de beneficiar diretamente os usuários do transporte público, a implantação das faixas exclusivas permitirá a continuidade das vias exclusivas já existentes nas Avenidas Engenheiro Roberto Freire e Salgado Filho, tornando o transporte coletivo uma opção mais atrativa para a população da Grande Natal. Isso está em conformidade com a Lei n° 12.587/2012, que estabelece a prioridade do transporte coletivo sobre o individual na política de mobilidade urbana.

A introdução de faixas exclusivas não apenas agilizará o transporte público, atraindo mais passageiros e reduzindo o número de veículos nas ruas, mas também contribuirá para a redução da poluição e dos acidentes de trânsito. Especialistas concordam que priorizar o transporte público é fundamental para melhorar o fluxo do tráfego nas cidades, visto que ele responde por uma parcela significativa dos deslocamentos da população.

Além disso, as faixas exclusivas trarão uma série de benefícios adicionais para a mobilidade urbana, incluindo o aumento da velocidade operacional dos ônibus, a redução do tempo de viagem dos passageiros, a melhoria na fluidez do tráfego, a otimização da frota e o estímulo a formas mais sustentáveis de deslocamento. Portanto, a implantação dessas faixas não só é necessária para o bom funcionamento do transporte público em Natal, como também é fundamental para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Empresas de ônibus pedem medida para desafogar trânsito na zona Sul de Natal Read More »

Trânsito em Natal terá alterações para clássico ABC x América

Trânsito em Natal terá alterações para clássico ABC x América

Prefeitura anuncia interdições no entorno da Arena das Dunas para garantir segurança durante o evento esportivo

A cidade de Natal se prepara para o clássico entre ABC e América, e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), informou que haverá alterações no trânsito no entorno da Arena das Dunas nesta quarta-feira (20.mar.2024), das 16h às 22h.

Para assegurar a segurança e a fluidez durante o evento esportivo, a STTU implementará interdições em vários pontos estratégicos. O acesso à Avenida Lima e Silva será bloqueado a partir do viaduto estaiado da Prudente de Morais. Além disso, o túnel da Romualdo, o acesso da Avenida Romualdo Galvão para a Avenida Lima e Silva, o viaduto do Quarto Centenário e o acesso da Avenida Norton Chaves, no sentido Prudente, estarão fechados, assim como a alça que dá acesso à Avenida Lima e Silva pela Avenida Salgado Filho.

Para minimizar transtornos, a STTU recomenda aos motoristas a utilização de vias alternativas, como as Avenidas Salgado Filho, Prudente de Morais, Rua Jaguarari ou Rui Barbosa.

Cerca de 15 agentes de mobilidade urbana estarão escalados para garantir o suporte necessário durante a operação de trânsito, visando orientar condutores e garantir a segurança de pedestres.

Foto: Divulgação/Arena das Dunas/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trânsito em Natal terá alterações para clássico ABC x América Read More »

Comissão da Câmara de Natal aprova transporte de passageiros por moto2

Comissão da Câmara de Natal aprova transporte de passageiros por moto

Grupo de trabalho aprovou projeto que suprime lei de 1998

A Comissão de Transportes da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (11.set.2023), o Projeto de Lei (PL) 569/2022, que suprime o parágrafo único do artigo 3º da Lei Municipal 5.022 de 8 de julho de 1998, que proíbe o transporte de passageiros por motos na cidade. A matéria é de proposição do vereador Milklei Leite (PV).

Com a aprovação do PL, o transporte de passageiros por moto será permitido em Natal, de acordo com a legislação federal. A Lei Federal nº 12.009 de 20 de julho de 2009 regulamenta, em normas gerais, as profissões de Mototaxista, Motofretista e Motoboy, as quais se aplica também aos transportes por aplicativos.

O parlamentar lembrou que o transporte de passageiros por motocicletas nunca foi exercido de forma remunerada oficialmente em Natal, assim como ocorre em municípios vizinhos como Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

“A intenção da presente proposição legislativa é propiciar a atualização das opções de transporte de passageiros à população natalense, e destravar essa discussão uma vez que o parágrafo único do Artigo 3º da Lei Municipal no 5.022, de 08/07/1998, que diz: é vedada a operação de serviço de transporte remunerado das pessoas em veículos tipo motocicleta, motoneta ou ciclomotor”, justificou o vereador Milklei.

O parlamentar ressaltou, na justificativa do PL, que é inegável a necessidade dos serviços de transporte de passageiros por moto em Natal. Para o vereador, essa opção de transporte “já está profundamente inserida na necessidade de uma significativa parcela da população”.

“Só a regulamentação estabelecerá um modelo operacional padrão, reduzindo assim a insegurança gerada ao usuário em função do desconhecimento da tarifa, da forma como atua esse modo de transporte, dos direitos e deveres dos operadores desse sistema e dos usuários”, concluiu.

O PL 569/2022 ainda precisa ser aprovado em plenário da Câmara Municipal de Natal.

Outro projeto aprovado

Na mesma reunião, também foi aprovado o PL 082/2023, de autoria do vereador Aroldo Alves (PSDB), que prevê a afixação do seguinte informativo nos reboques que realizam a remoção de veículos por estacionamento irregular: “A medida administrativa de remoção do veículo por reboque público ou por empresa prestadora de serviços só é cabível quando o responsável pelo veículo não estiver presente para efetuar a remoção”.

“O objetivo é informar aos motoristas sobre o direito de solicitar que seus veículos não sejam removidos do local, enquanto estiverem presentes ao local de violação das regras de estacionamento”, explicou o vereador.

O PL 082/2023 também precisa ser aprovado em plenário da Câmara Municipal de Natal.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Com informações da Tribuna do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comissão da Câmara de Natal aprova transporte de passageiros por moto Read More »

Acesso ao bairro Nordeste será modificado

Acesso ao bairro Nordeste será modificado

Mudança é necessária para obras de drenagem do túnel em construção

O acesso ao bairro Nordeste, na zona Oeste de Natal, será modificado a partir deste sábado (2.set.2023) por conta das obras na Avenida Felizardo Moura. A entrada no bairro vai ocorrer pela Rua Tomé de Souza, enquanto a saída será pela Rua Jandira. O prazo estimado para essa alteração é de 25 dias.

A mudança é necessária para as obras de drenagem do túnel em construção próximo à Urbana. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que agentes de mobilidade estarão no local trabalhando na operação para orientar o trânsito.

Foto: STTU

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acesso ao bairro Nordeste será modificado Read More »

Prefeitura de Natal anuncia implantação de binário na Av. Jaguarari e Rua São José

Prefeitura de Natal anuncia implantação de binário na Av. Jaguarari e Rua São José

Segundo a prefeitura, a medida tem como objetivo principal aumentar a segurança viária e requalificar a acessibilidade, paisagismo e ciclovias ao longo dessas ruas, além de melhorar a sinalização viária e o asfalto da região

A Prefeitura de Natal revelou, durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12.jul.2023), na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, no bairro da Ribeira, que irá transformar a Av. Jaguarari e a Rua São José em um sistema binário, com sentido único de veículos em cada via. A medida tem como objetivo principal aumentar a segurança viária e requalificar a acessibilidade, paisagismo e ciclovias ao longo dessas ruas, além de melhorar a sinalização viária e o asfalto da região.

A Av. Jaguarari terá sentido único no sentido Sul, entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio, enquanto a Rua São José terá fluxo de veículos no sentido contrário, rumo ao Centro, entre as avenidas Lima e Silva e Alexandrino de Alencar. Durante o anúncio, a STTU também informou que serão feitas melhorias nas calçadas, tornando-as acessíveis, com superfície regular e antiderrapante, além da implementação de ciclovias e aprimoramento da sinalização viária.

Segundo o órgão responsável, essa será a primeira implantação de um binário na cidade em sentido perpendicular aos já existentes, e a obra tem prazo de até 90 dias para ser concluída. As intervenções incluirão a construção de meio-fio em concreto, pavimentação, instalação de piso tátil e plantio de árvores. A Av. Jaguarari recebe diariamente cerca de 30 mil veículos, enquanto a Rua São José registra um fluxo de 20 mil veículos por dia. A mudança de sentido visa melhorar a segurança e a qualidade do tráfego na região, atendendo também às necessidades dos ciclistas e pedestres, que anteriormente não contavam com infraestrutura adequada.

“É importante ressaltar que essa é uma grande obra da gestão do prefeito Álvaro Dias, que proporcionará aos cidadãos de Natal a utilização de novos eixos que conectam regiões importantes da cidade”, destacou Newton Filho, diretor do Departamento de Planejamento da STTU.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal anuncia implantação de binário na Av. Jaguarari e Rua São José Read More »

Trecho da Av. Maria Lacerda será interditado para obras

Trecho da Av. Maria Lacerda será interditado para obras

Segundo a Sesdem, a interdição terá início às 8h

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem) vai interditar, a partir do próximo domingo (16.abr.2023), um trecho da Avenida Maria Lacerda para obras de saneamento.

Segundo a Sesdem, a interdição terá início às 8h. O trecho que será interditado fica próximo ao Shopping Reis Magos.

Duas faixas com sentido Ayrton Senna – BR101 serão bloqueadas, com orientação para que motoristas e motociclistas evitem a região. A previsão é que a obra seja concluída até o final do domingo (16.abr).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Trecho da Av. Maria Lacerda será interditado para obras Read More »

Com nova fase da obra na Av. Felizardo Moura, trecho embaixo do Viaduto da Urbana será interditado

A STTU informou que haverá mudanças no tráfego de veículos na região

A partir desta quarta-feira (29.mar.2023), o trecho que fica embaixo o Viaduto da Urbana, na Zona Oeste de Natal, será interditado. A medida é necessária devido à continuidade das obras de pavimentação e drenagem na avenida Felizardo Moura, principal via de acesso à Zona Norte.

Os detalhes sobre a interdição serão definidos em uma reunião nesta terça-feira (28.mar), entre representantes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (STTU) e da empresa responsável pela obra.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, o bloqueio será necessário para a construção de uma trincheira no local. O trecho interditado será utilizado para realizar sondagens e retirar material para a construção da terceira via na área.

O secretário também informou que haverá mudanças no tráfego de veículos na região. Como já foi realizado quase um quilômetro de asfalto no lado que está interditado desde o início das obras (Zona Norte/Centro), esse trecho será utilizado pelos veículos para que possa ser iniciada a obra no outro lado da via (Centro/Zona Norte). Os veículos que saem da Zona Norte seguirão pelo trecho atualmente em uso e depois mudarão para o lado oposto, onde o asfalto foi recentemente aplicado, seguindo até o final da via, e então retornarão ao trecho antigo.

De acordo com a STTU, as linhas de ônibus que ligam a Zona Norte ao Alecrim, Cidade Alta e Ribeira não sofrerão alterações em seus itinerários, assim como as linhas que ligam a Zona Norte à Zona Sul, via Av. Nevaldo Rocha.

Entretanto, a linha N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) sofrerá desvios a partir da região da Urbana, no sentido Zona Sul, onde passa a subir o Viaduto da Urbana e seguir pela Av. Nevaldo Rocha, entrando na Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), seguindo pela Rua Aristófanes Fernandes e Av. Industrial João Francisco da Mota, até chegar ao KM-06 e retornar ao itinerário normal.

Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Com nova fase da obra na Av. Felizardo Moura, trecho embaixo do Viaduto da Urbana será interditado Read More »

Uber suspende serviço de moto na cidade de São Paulo

Uber suspende serviço de moto na cidade de São Paulo

Prefeitura já havia proibido esse tipo de transporte de passageiros

A Uber anunciou nesta segunda-feira (30) que suspendeu o serviço de transporte de passageiros em motocicletas na cidade de São Paulo. A decisão ocorre 23 dias após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, ter publicado em Diário Oficial (do dia 7 de janeiro) a proibição desse tipo de serviço na capital paulista.

Entendemos que a prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber. Em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o Executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”, disse a empresa, que continuou a oferecer o serviço mesmo após a proibição da prefeitura.

Por meio de nota, a empresa diz que um projeto piloto para avaliar a viabilidade do Uber Moto havia sido iniciado neste mês de janeiro na cidade. Segundo a empresa, em 20 dias de operação, “nenhum acidente com o uso da plataforma foi registrado”.

Começamos a testar o produto em áreas mais afastadas do centro, em horários específicos e onde a oferta de alternativas de mobilidade em duas rodas já é uma realidade por conta dos desafios logísticos e da alta densidade populacional. Testamos o Uber Moto em lugares onde o acesso a um transporte eficiente, seguro e de qualidade ainda encontra barreiras”, informou. A empresa já oferece esse tipo de serviço em outras capitais, como Fortaleza e Recife.

Prefeitura de SP

Em nota, a prefeitura informou hoje que a decisão da Uber foi tomada após um pedido feito pelo prefeito, “em razão da preocupação envolvendo a segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano”. “A segurança dos motociclistas, a redução no número de sinistro fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde são preocupações do prefeito Ricardo Nunes”, diz a nota da prefeitura.

Na semana passada, o prefeito Ricardo Nunes havia reforçado que o serviço de Uber Moto não estava autorizado a funcionar. Na ocasião, o prefeito disse que a proibição era uma questão de segurança. “Os dados e números que a gente tem mostram aumento de acidentes e óbitos aqui na cidade de São Paulo causados por motos. Temos 6,5 pessoas a cada 100 mil habitantes que vão a óbito no trânsito da cidade e temos a meta de chegar em 4,5 por 100 mil habitantes. Seria então ilógico que uma atividade dessa, sem regulamentação, sem plano de segurança, sem saber como isso vai repercutir na questão de acidentes e de óbitos, seja autorizada”, disse Nunes. “Não quero guerra com eles, mas se eles querem guerra com a cidade de São Paulo, eles vão ter”, acrescentou.

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília/Ilustração
Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Uber suspende serviço de moto na cidade de São Paulo Read More »

STTU implanta faixa reversível na Ponte Newton Navarro no sentido zona Norte

STTU implanta faixa reversível na Ponte Newton Navarro no sentido zona Norte

A alteração faz com que a ponte fique com três faixas para o fluxo de veículos que se direcionam no sentido Forte/Redinha

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), órgão da prefeitura municipal responsável pelo trânsito e transporte da capital, anunciou nesta sexta-feira (27.jan.2023) a implantação da faixa reversível na Ponte Newton Navarro no sentido zona Norte.

Segundo a STTU, a faixa já entrou em operação. A alteração faz com que a ponte fique com três faixas para o fluxo de veículos que se direcionam no sentido Forte/Redinha, atendendo a maior demanda de veículos que ocorre entre o final da tarde e o início da noite.

O trajeto inverso – Redinha/Forte – ligando a zona Norte ao centro da capital, fica com apenas uma faixa, durante o período em que a faixa está em operação.

A ação visa contribuir com a alta demanda de veículos no local, que está sobrecarregada devido às obras da avenida Felizardo Moura.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STTU implanta faixa reversível na Ponte Newton Navarro no sentido zona Norte Read More »

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Movidos Dança e a inclusão de corpos diversos

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Movidos Dança e a inclusão de corpos diversos

Criado em 2018, o grupo tem promovido o debate sobre a acessibilidade e a inclusão das pessoas na cena

Neste sábado (03), comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data que surgiu em 1992 e é promovida desde então pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um dos mais importantes objetivos deste dia é mobilizar a sociedade a pensar na inclusão das pessoas com deficiência. Aqui no Estado, o projeto Movidos à Dança vem promovendo há alguns meses debates sobre essa temática junto à juventude potiguar.

O projeto, idealizado em parceria com a Mapa Realizações Culturais destaca as múltiplas possibilidades de inclusão, em especial através da dança.

Atuante em Natal desde 2018, Movidos propõe uma nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem padrões estéticos tradicionais. Para Ariadna Medeiros, 32, bailarina do Movidos, pessoa sem deficiência, a dança é um lugar que acolhe todos os corpos: “ela não limita, não exclui, não julga, não ignora, ela simplesmente existe”, explica a artista.

A importância do grupo para a sociedade é dar protagonismo a existência desses corpos dançantes que contam as suas narrativas e possibilidades de incluir para diversificar. Dançar é um trabalho árduo, requer atenção de qualquer corpo que busca o movimento para dançar e refletir”, completa Ariadna.

Reconhecer corpos diversificados, não é a realidade encontrada, em muitos lugares, por quem quer entrar no mundo da dança, afirma Daniel Silva, 39 anos, pessoa com deficiência, bailarino e idealizador do grupo: “não podemos afirmar que a dança de modo geral acolhe todos os corpos, porque ainda há padrões estéticos estabelecidos por uma sociedade preconceituosa, as pessoas não gozam das mesmas oportunidades para ingressar em grupos de dança e na arte de forma geral”, esclarece Daniel.

Corpos diversos na dança

Conforme apontado, uma das principais características do grupo é o acolhimento de corpos diversos. Sobre isso, o bailarino Michael Skimo, 27 anos, pessoa sem deficiência, reflete: “estar em cena é sempre um privilégio, principalmente com o Movidos, um grupo dá oportunidade para uma pluralidade de corpos raças e inclui referências da dança, como por exemplo, Street Dance, Breaking, Waalcking, Vogue, Hip Hop freestyle e outras mais.

A artista Jamaica, 42 anos, pessoa com deficiência, vê o grupo como uma forma de garantia e promoção do debate social sobre a inclusão. “Conferimos visibilidade, artística e cultural, com obras alegres, vibrantes e reflexivas que abraçam públicos de todas as idades. Me sinto viva, através da dança e com meu corpo único posso transmitir alegria e um olhar positivo da dança sobre rodas”, explica a bailarina.

Espetáculo REMIX e Movidos Dança

Uma das obras do Movidos é o espetáculo REMIX, sob a direção de Denise Stutz e direção Artística de Anderson Leão, que mergulha na dança e trata sobre a inclusão social e dá visibilidade à diversidade artística e cultural. Os jogos em cena que ocorrem nos espetáculos apresentados pelo Grupo Movidos trazem leveza às jornadas e aos corpos que atuam no palco. São movimentos que envolvem o público em narrativas visuais e rítmicas, além de propor questões importantes para discussão social.

Para Rodolpho Santos, 27 anos, bailarino sem deficiência, o Movidos simboliza a diversidade em harmonia e a possibilidade de um futuro mais acolhedor e respeitoso. “Dançar o espetáculo REMIX é reviver uma parte da minha vida e reconstruí-la em forma de arte, sorriso e leveza“, conclui.

Por isso, no Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, falar sobre o trabalho do grupo é um importante apoio às causas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência na sociedade.

Movidos Dança Contemporânea é composto por cinco bailarinos – Rodolpho Santos, Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Jamaica Macedo e Michael Skimó, tem direção artística de Anderson Leão, direção de produção de Tatiane Fernandes e conta com a produção executiva da MAPA Realizações Culturais.

Você pode fazer parte desta iniciativa: @movidosdanca e @maparealizacoes. Acesse, curta, compartilhe e ajude na promoção dos direitos humanos.

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Movidos Dança e a inclusão de corpos diversos Read More »

Prefeitura do Natal pretende lançar licitação dos transportes até o fim do ano

Prefeitura de Natal pretende lançar licitação dos transportes até o fim do ano

Um novo prazo para a licitação dos transportes em Natal foi definido pela prefeitura da capital. Até o fim deste ano, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pretende realizar o certame. O anúncio foi feito pelo titular da pasta, Paulo César Medeiros, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte nesta terça-feira (24).

De acordo com a STTU, o sistema de transporte da capital está passando por uma reformulação, que visa adequar a malha viária para otimizar o fluxo de passageiros e itinerários dos ônibus, considerado imprescindível para que o edital possa atrair interessados.

A STTU já lançou, por duas vezes, em 2017, a licitação dos transportes da capital, mas não houve interessados e as licitações foram desertas. Na ocasião, as empresas alegaram falhas que poderiam gerar prejuízos e que não teriam condições de colocar em prática todas as exigências da secretaria em tempo hábil.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal pretende lançar licitação dos transportes até o fim do ano Read More »

Felizardo Moura

Prefeitura de Natal apresenta projeto da Avenida Felizardo Moura, na Zona Oeste da capital

Projeto de mobilidade da Felizardo Moura prevê adequação do traçado geométrico, visando o alargamento da via, drenagem e pavimentação.

O projeto de reestruturação da Avenida Felizardo Moura, zona Oeste de Natal, foi apresentado na tarde desta segunda-feira (1). Segundo a prefeitura do Natal, o projeto está sendo orçado para entrar em fase de licitação nas próximas semanas. A obra prevê adequação do traçado geométrico, visando o alargamento da via, drenagem e pavimentação, além da adequação do Viaduto da Urbana, com a construção de uma trincheira que passará sob o Viaduto e a Rua Jandira.

O detalhamento do projeto foi apresentado ao prefeito Álvaro Dias (PSDB) com participação do secretário Carlson Gomes, titular da Semov, de Paulo César Medeiros (STTU), Joanna Guerra (Sempla) e Johan Xavier (Secretaria de Governo).

“É uma obra de mobilidade urbana moderna, fundamental para Natal. Iremos refazer as bases da avenida Felizardo Moura e desafogar o fluxo. Estamos dando celeridade aos processos para dar início à obra o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Álvaro. Segundo ele, a intervenção é uma das obras estruturantes de maior impacto para a população que circula na zona Norte da capital.

A prefeitura destaca ainda que a reformulação da via vai otimizar o fluxo de quem trafega entre o Km 6 / Zona Norte. A obra será realizada por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semov) e possui um custo estimado em R$ 20 milhões, através de contrato de mobilidade – pró transporte, com recursos do Governo Federal através de financiamento por meio da Caixa Econômica Federal.

Foto: Joana Lima/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal apresenta projeto da Avenida Felizardo Moura, na Zona Oeste da capital Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade