Economia

Novas tecnologias expandem área de atuação profissional no Dia do Advogado

Novas tecnologias expandem área de atuação profissional no Dia do Advogado

Dia do Advogado: Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante no mundo; expectativa é de que até 2023 haja 2 milhões de profissionais exercendo o ofício.

As inovações tecnológicas trouxeram grandes transformações para a sociedade, e não apenas como ferramentas de trabalho, mas como influência no comportamento e modo das pessoas se relacionarem. De tal forma que o mundo virtual e real se misturam, exigindo, inclusive, adaptações da legislação e até mesmo a criação de novas leis para serem aplicadas ao mundo digital. As novas soluções tecnológicas também modificaram o mercado jurídico, expandindo a atuação do profissional com a advocacia digital.

Nesta quinta-feira, 11, é celebrado o Dia do Advogado, uma das primeiras profissões a ter um curso de ensino superior no Brasil e hoje vive um contexto de adaptação ao universo virtual. Atualmente, o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante no mundo e a expectativa é de que até 2023 haja 2 milhões de profissionais exercendo o ofício.

“O contexto digital está impactando de maneira muito vasta a área da advocacia e os advogados vêm se habituando às mudanças que a tecnologia ocasionou em nossa sociedade. Seja nas novas ferramentas de trabalho, como também nas modificações legislativas. Hoje, a atividade do advogado está muito ligada à tecnologia, desde a forma de autuar um processo, protocolando uma manifestação, por meio exclusivamente letrônico, bem como no uso de ferramentas para buscar subsídios para suas petições”, avalia Vinicius Cipriano, professor do curso de Direito da Estácio.

Para o advogado, as novas áreas de atuação do Direito são recebidas positivamente. “Com as novas tecnologias a gente observa uma maior celeridade dos processos, diminuição da burocracia. Por exemplo, uma pessoa pode participar de uma audiência virtualmente, caso haja necessidade”, pontua Cipriano.

Contudo, para o professor, as novidades do ambiente virtual ocorrem com uma velocidade maior do que tem sido acompanhado pelos profissionais, visto a diversidade de ferramentas – que vão desde o processo eletrônico, até o uso da inteligência artificial. Além disso, são frequentemente criadas leis, surgidas diante da necessidade de regulamentação do comportamento e segurança das pessoas no ambiente digital.

Como exemplo, a conhecida Lei Carolina Dieckmann (Lei Nº 12.737/12) que tipifica crimes informáticos, alterando o Código Penal; o Marco Civil da Internet, estabelecendo direitos e deveres para o uso da internet no Brasil; e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que instrui a preservação e proteção dos dados pessoais pelas grandes corporações.

“Podemos falar também do blockchain e das criptomoedas que envolvem o Direito, já que existem situações de uso para lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas. E ainda, houve uma recente operação da Polícia Federal com busca e apreensão no Metaverso”, exemplifica.

“Diante deste contexto, caberá aos antigos e novos advogados escolherem os aparatos tecnológicos que melhor correspondam à sua carreira, bem como deverão se dedicar a acompanhar as novas possibilidades de atuação que envolvem o direito das pessoas, seja no mundo físico ou virtual. Este é o presente da profissão”, destaca.

Foto: Divulgação

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Salário mínimo em 2023 será de R$ 1.294, prevê Lei de Diretrizes Orçamentárias

Salário mínimo em 2023 será de R$ 1.294, prevê Lei de Diretrizes Orçamentárias

O texto da LDO prevê um salário mínimo em 2023 de R$ 1.294, além de um déficit primário de R$ 65,91 bilhões.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023. O texto prevê um salário mínimo em 2023 de R$ 1.294, além de um déficit primário de R$ 65,91 bilhões para as contas públicas do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central).

O déficit primário representa o resultado das contas do governo desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública. Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que a estimativa é de um crescimento real de 2,5% para Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todos os bens e serviços produzidos) em 2023.

A meta para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que meda a inflação, é de 3,3%, taxa Selic em 10% e taxa de câmbio média de R$ 5,3 no ano que vem. A LDO determina as metas e prioridades para os gastos públicos e oferece os parâmetros para elaboração do projeto da Lei Orçamentária de 2023 (LOA 2023). O texto, publicado hoje (10) no Diário Oficial da União, foi aprovado no Congresso em julho.

De acordo com a Presidência, foi vetada a previsão de direcionamento de recursos do orçamento do Ministério da Saúde para a implantação de sistemas fotovoltaicos (de conversão de energia solar em energia elétrica) em entidades privadas. “Aparentemente, haveria um desvio de finalidade pela ausência de relação com a ampliação ou a manutenção de ações e serviços públicos de saúde”, explicou.

“Foi vetada também a necessidade de devolução dos recursos não utilizados transferidos aos entes federados por meio das transferências especiais à União, tendo em vista que os recursos pertencem ao ente federado no ato da efetiva transferência financeira”, diz a nota.

Outro veto citado pela Presidência é ao trecho que possibilita Organizações Sociais receberem recursos por termo de colaboração ou de fomento, convênio ou outro instrumento congênere celebrado com entidade filantrópica ou sem fins lucrativos. “De acordo com o disposto na Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998, deveria ser utilizado o contrato de gestão como instrumento para formar parceria entre o Poder Público e a organização social”.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

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Dia dos Pais: 88% dos brasileiros pretendem presentear neste domingo (14)

Dia dos Pais: 88% dos brasileiros pretendem presentear neste domingo (14)

Mix de lojas do Natal Shopping aposta no Dia dos Pais e oferece opções para todos os gostos e bolsos nos mais variados produtos e serviços.

O Dia dos Pais está chegando e a maioria dos brasileiros irá às compras. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizada em parceria com a SPC Brasil, cerca de 102 milhões de consumidores devem presentear seus entes queridos no próximo domingo (14.ago.2022). Por isso, o Natal Shopping está com a campanha ‘Mais que tudo é o painho da gente’ e com sugestões para todo estilo de pai.

“Nesse ano tão especial, em que comemoramos 30 anos do Natal Shopping, a campanha ‘Mais que tudo, é o painho da gente’ vem para fortalecer ainda mais o nosso vínculo com os potiguares – que fazem do NAT um lugar de encontros, afetos e memória – e a conexão que existe entre pais e filhos. Esse é o nosso jeito de ser, por isso, homenageamos todos os painhos, como chamamos carinhosamente os nossos pais”, explica Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.

Segundo a pesquisa “Dia dos Pais” da IM – Negócios Globo, 88% das pessoas entrevistadas pretendem presentear as figuras paternas neste fim de semana. Os pais são a maioria, com 64% das intenções, seguidos de esposos/namorados (25%), sogros (12%), avôs (9%) e outros. Ainda de acordo com o estudo, roupas (38%), perfumes (23%) e calçados (19%) são os itens mais procurados pelos brasileiros.

Outros presentes que se destacam na pesquisa são os tópicos ‘almoço/jantar’ e ‘produtos de cuidados pessoais’, tendo apresentando o maior crescimento na intenção de compra, quando relacionados ao ano passado. Em resumo, o estudo aponta que os indivíduos buscam cada vez mais inovar na hora de escolher os presentes e optam por marcas, produtos ou serviços que fortaleçam o laço de afeto entre pais e filhos.

Ticket médio dos consumidores e opções de presentes

Em relação ao ticket médio, 61% dos consumidores pretendem gastar de R$ 50 a R$ 200 nesse Dia dos Pais e outros 12% disseram que esse valor pode chegar a R$ 400. Para os que escolheram presentear com eletrônicos, o investimento será maior: vai de R$ 1.000 a R$ 2.000.

As operações do Natal Shopping estão preparadas para oferecer opções diversificadas de presentes, já que o mix de lojas do shopping oferece uma gama de possibilidades que prometem surpreender os painhos neste domingo (14.ago.2022).

Na Reserva, a camisa ‘O pai tá on’ – que custa R$ 189 – é uma boa opção para aqueles mais jovens e descolados. Seguindo nessa linha, a nova operação Sem Estiqueta dá um show de estilo, regionalidade e bons preços, com camisetas a partir de R$ 89. A Aramis também oferece opções clássicas, como a camisa pólo marrom por R$ 299. 

Outra marca que entrega estilo aos painhos é a Rutra, com camisas básicas coloridas a partir de R$ 95 para o Dia dos Pais. Ainda no setor de vestuários, a Brooksfield têm descontos progressivos nesta campanha: na compra de três camisetas sociais cada uma sai por R$ 159,90. 

E se a ideia é montar o look completo, a Stalker é uma ótima escolha: o kit camisa e calça sai por R$ 309,90. Já a Viggo, tem opções de sapatos por R$ 279,90. E se os painhos são amantes da Leitura, a livraria está com preços especiais em obras que reforçam e privilegiam o sucesso de grandes escritores, como os livros “Do mil ao milhão” e “O investidor inteligente”.

“Mais que tudo, é o painho da gente”

Os clientes do Natal Shopping podem ainda participar da campanha de Dia dos Pais. A cada R$ 400 em compras, dá direito a um balde de cerveja temático do Alpendre, novo espaço de gastronomia e lazer do empreendimento, que será inaugurado em dezembro. 

Para participar, basta cadastrar no aplicativo do shopping as notas das compras realizadas nas lojas participantes durante o período da promoção, que vai até domingo (14). Após o cadastramento, o cliente pode se dirigir ao balcão de trocas para a retirada do brinde. A ação é restrita a uma unidade por CPF ou enquanto durarem os estoques.

Serviço:

Campanha: ‘Mais que tudo, é o painho da gente’
Período: até domingo (14)
Dinâmica: a partir de R$ 400,00 em compras, leva um balde de cerveja personalizado
Resgate do brinde: cupom no aplicativo e retirada no lounge em frente a reserva

Foto: Divulgação

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Setor de Transportes perdeu 10,8 milhões de passageiros em 2021 e crise se intensificou

Setor de Transportes perdeu 10,8 milhões de passageiros em 2021 e crise se intensificou

O Setor de Transportes teve uma redução de 10,8 milhões de viagens realizadas por passageiros pagantes por dia, em todo o país, de acordo com os dados do Anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) 2021-2022, divulgado nesta quinta-feira (9.ago.2022), em um seminário do setor em São Paulo. Os dados são referentes ao ano de 2021, e fazem comparação com o cenário de 2019, anterior à pandemia.

O monitoramento da associação também mostra que a demanda atual de passageiros está oscilando entre 66,8% e 71,3% em relação à situação do período da pré-pandemia. A NTU alerta que não há indicação, até o momento, de que essa perda de passageiros será totalmente revertida, indicando a possibilidade de encolhimento estrutural do setor.

Na avaliação do Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, a pandemia fez com a crise do Setor de Transportes tenha se intensificado. “A pandemia foi um divisor de águas muito forte, em vários aspectos. E com o transporte não poderia ser diferente. Mas ela atingiu o Setor de tal modo que afetou fortemente, a partir da suspensão das atividades comerciais, do funcionamento das escolas, enfim, da necessidade do distanciamento social”, relata.

“A realidade é que o Setor de Transportes também está buscando se recuperar, tentando sair da UTI, e precisa de políticas públicas, precisa de ações do Poder Público para isso, pois o transporte é público, ainda que operado por empresas privadas. Quando não temos essas ações, as consequências permanecem sendo uma frota mais velha, ônibus que demoram mais, até mesmo a retirada de linhas, como tem ocorrido, infelizmente”, comenta o presidente.

O presidente da Fetronor lembra ainda que algumas empresas não conseguiram se manter e fecharam as portas. “Na região nordeste, tivemos diversos casos, o mais recente, agora em Fortaleza, que tem um sistema licitado. Na Grande Natal, só este ano, duas empresas fecharam”, alerta Eudo.

Números

Em números absolutos, em 2019, antes da pandemia, eram realizadas 33,2 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia no país, número que caiu para 22,4 milhões em 2021 (-32,6%). De 2020 para 2021, houve um acréscimo de 50,5%, embora em relação a 2019 a redução seja ainda alta, de 25,1%.

O documento também mostra que a oferta de transporte público por ônibus aumentou 8,5%, em 2021, na comparação com o ano anterior. Já em julho de 2020, pouco mais de quatro meses após o início da pandemia, a oferta do serviço atingiu mais de 70%, da situação observada anteriormente. Em abril de 2022, o nível da oferta subiu para 82,3% do verificado em 2019.

Valores

Os sistemas organizados de transporte público por ônibus urbano, presentes em 2.703 municípios brasileiros, tiveram uma perda acumulada de R$ 27,8 bilhões, do início da pandemia a abril deste ano, segundo revela o levantamento mais recente feito pela associação, que serviu de base para o anuário.

Foto: Divulgação

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Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre, mostra levantamento do Sebrae

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no primeiro semestre, mostra levantamento do Sebrae

As micro e pequenas empresas (MPE) puxaram a criação de empregos formais no primeiro semestre. Dos cerca de 1,33 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a junho, 961,2 mil, o equivalente a 72,1% do total, originaram-se em pequenos negócios.

A conclusão consta de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O desempenho das MPE é bastante superior ao das médias e grandes empresas, que abriram 279,1 mil vagas nos seis primeiros meses de 2022.

Apenas em junho, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 63,6% das vagas formais no mês, com 176,8 mil de um total de 277,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. As médias e grandes empresas abriram 73,9 mil vagas (26,6% do total).

Setores

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano. O destaque entre as micro e pequenas empresas é o setor de serviços, que gerou 533 mil vagas. Apenas em junho, o segmento abriu 78 mil postos.

A construção e a indústria da transformação aparecem na segunda e na terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente. No comércio, as MPE criaram 90,6 mil postos de trabalho de janeiro a junho. As médias e grandes empresas, em contrapartida, fecharam 42,8 mil vagas no período.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

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Natal Shopping inaugura 18 novas operacoes no segundo semestre

Natal Shopping inaugura 18 novas operações no segundo semestre

Renovação do mix de lojas do Natal Shopping traz novidades nos setores feminino, gastronômico e de games; grande projeto de lazer ao ar livre, o Alpendre também será aberto até o final do ano.

A chegada do segundo semestre de 2022 trouxe muitas novidades para o Natal Shopping: inaugurados em meados de julho, o empório de delícias mineiras Cheirin Bão, a marca de camisetas potiguar Sem Etiqueta, a loja referência no varejo online de calçados UZA Shoes e a franquia Mr. Pretzels são as primeiras das 18 novas operações que vão abrir as portas no empreendimento até dezembro deste ano.

“Oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, junto da valorização da identidade local e do que há de mais inovador, é primordial na essência do Natal Shopping como empreendimento da Ancar Ivanhoe. Então, estamos muito felizes em receber essas duas lojas que acabam de abrir e que exaltam produtos das suas culturas e do seu terroir, e ansiosos pelas que já estão confirmadas para os próximos meses: serão ótimas aquisições que vão agradar muito aos potiguares”, adianta Felipe Furtado, superintendente do NAT.

Ainda no final de julho, também inauguraram no shopping quiosque Fábrica di Chocolate, Loucos por Coxinha e Açaí Concept na área de gastronomia e estão previstos para agosto o Espaço Gourmet, mercado de frutos do mar, carnes nobres, adega e cozinha funcional, que contará com uma programação de gravações de vídeos, apresentações e cursos abertos aos clientes e a House of Games – loja local para a venda de jogos, consoles de videogames e consertos desses eletrônicos.

Outra operação focada nos games que vai somar ao mix de lojas neste mês é a MK Academy, a maior escola de desenvolvimento de jogos do país, com cursos de elaboração de games para crianças, jovens e adultos, além de treinamento de e-sports como Free Fire, LoL, Valorant e CS:GO. A Game Station também está confirmada no mall, trazendo diversão em jogos eletrônicos para toda família.

Serão inaugurados ainda nos meses seguintes espaços da rede de restaurantes D’Sampa Express e o Camarões, muito apreciado pelos potiguares, prepara uma expansão do seu espaço para operar com mais 70m². Vêm aí lojas das marcas Damyller, de jeans; Vivara Life – com joias colecionáveis para simbolizar os melhores momentos da vida; Bagaggio, com malas e mochilas de viagem, e Samsung, que já possui um quiosque nos corredores do shopping.

Ainda as marcas Osklen e Mr. Cat, de vestimenta e calçados, estão com contratos assinados e devem iniciar suas obras em breve.

Natal Shopping inaugura 18 novas operacoes no segundo semestre 1

Lazer ao ar livre

Além desse grande mix de novas operações de varejo indoor, o Natal Shopping inicia agosto com a construção e garante ainda para 2022 a inauguração do Alpendre – novo espaço de convivência ao ar livre, com opções gastronômicas e de lazer – como grande projeto em comemoração aos seus 30 anos, celebrados em junho deste ano.

A novidade proporcionará outros ares ao espaço aberto localizado na frente do empreendimento – antigo estacionamento D2 – e promete ser o cenário ideal para viver momentos de lazer com música de qualidade, espaço kids e petfriendly. As obras foram iniciadas após show aberto para o público na última no último dia 29 de julho de 2022.

Entre as marcas já confirmadas para integrar o Alpendre, figuram nomes de destaque local como a cervejaria artesanal Raffe – que tem como charme a valorização da cultura regional; o DD Burguer, com seus sanduíches feitos na brasa, a pizzaria Calígula e o Juáh Gastrobar. Além deles, o boteco Faaca, que veio de Recife e já caiu nas graças do natalense.

Fotos: Divulgação

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Mais de 10 mil famílias receberam lâmpadas de LED da Neoenergia Cosern no primeiro semestre de 2022

Mais de 10 mil famílias receberam lâmpadas de LED da Neoenergia Cosern no primeiro semestre de 2022

Cerca de 10.400 famílias de 55 municípios potiguares foram beneficiadas pela Neoenergia Cosern com a troca de 39.472 lâmpadas ineficientes por LED no primeiro semestre de 2022. A ação acontece numa carreta adaptada, estacionada durante uma semana nas regiões centrais das cidades visitadas, e em um veículo do tipo Fiorino que se desloca até a residência dos consumidores.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), representará uma economia de cerca de 430 mil kWh/ano no sistema elétrico – além de uma redução mensal, estimada em 40% no consumo de energia referente à iluminação de cada residência.

“Nesse período em que estamos saindo de uma pandemia, o projeto Energia com Cidadania é extremamente apropriado para ajudar na redução do valor da conta, gerar economia de energia com a troca de lâmpadas e fomentar ações de sustentabilidade como a descarbonização do planeta”, ressalta a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram 15 mil horas.

A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que possuem mercúrio, gerador de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando estas são descartadas de maneira irregular em rios e aterros.

Critérios para participar do projeto Energia com Cidadania:

  • Ser cliente residencial ou rural-residencial;
  • Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
  • Estar com fornecimento regular junto à distribuidora;
  • Não ter débitos com a Neoenergia Cosern;
  • Não ter trocado lâmpadas em projetos da concessionária nos últimos 6 anos (limite máximo de 8 lâmpadas);
  • Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

As ações de substituição de lâmpadas LED da Neoenergia Cosern também contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

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