Últimas Notícias

Confira as últimas notícias do Por dentro do RN.

Prazo para recadastramento de armas é prorrogado até maio

Medida foi divulgada pelo governo federal nesta quarta-feira (29)

O governo federal publicou nesta quarta-feira (29.mar.2023) um decreto prorrogando o prazo de recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) até 3 de maio. O prazo, que começou em 1º de fevereiro, tinha previsão de encerrar em 30 de março.

De acordo com nota técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a prorrogação tem como objetivo garantir uma “melhor adequação da Polícia Federal no cumprimento da atividade de recadastramento atribuída ao órgão policial”, tendo em vista as dimensões continentais do país.

O Sinarm, que é da responsabilidade da Polícia Federal, é o sistema de registro de armas de uso permitido de civis e concentra dados de armas mantidas por empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte. Já o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), do Exército, registra as armas de uso restrito pertencentes a colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s).

Com o recadastramento, todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sinarm, mesmo que já tenham sido registradas em outros sistemas.

Na terça-feira (28.mar), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o processo tem sido tão bem sucedido que o número de armas recadastradas já é maior do que o de armas originalmente cadastradas nos sistemas oficiais.

No último balanço, divulgado na semana anterior, 81% das 762.365 armas de CACs registradas no Sigma haviam sido recadastradas na Polícia Federal. As mais de 613 mil armas recadastradas superaram a meta do governo, que era atingir 80% de recadastramentos realizados.

Os proprietários que não desejarem mais manter suas armas poderão entregá-las em um dos postos de coleta da Campanha do Desarmamento, autorizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Outra mudança trazida pelo decreto diz respeito à composição do grupo de trabalho, que passará a contar com dois novos integrantes: uma representação da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e uma representação da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal.

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Prazo para recadastramento de armas é prorrogado até maio Read More »

Flávio Dino retorna ao RN para lançamento de projeto na próxima sexta-feira (31)

Esta será a segunda visita do ministro ao estado no mês de março

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, estará no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (31.mar.2023) para o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Segurança (Pronasci 2). Esta será a segunda visita do ministro ao estado no mês de março.

No dia 20 de janeiro, Dino veio ao estado para anunciar investimentos em segurança pública e acompanhar as ações de combate aos ataques a veículos e prédios públicos em diversos municípios do estado.

O evento em Natal será o primeiro compromisso de Flávio Dino após a audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça-feira (28.mar). A audiência foi marcada por embates do ministro com deputados e senadores de oposição que divulgaram notícias falsas associando a ida de Flávio Dino à Comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, a um suposto envolvimento com grupos criminosos.

O Pronasci 2, que será lançado pelo ministro em Natal, tem como objetivo reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher e a diminuição dos índices de feminicídio. Segundo o Ministério da Justiça, serão repassadas mais 230 viaturas para polícias militares e guardas militares de todas as Unidades da Federação, em um investimento de R$ 34 milhões.

Além disso, será anunciada a construção de mais 40 Casas da Mulher Brasileira, espaços que oferecerão assistência às vítimas de violência doméstica, projeto em parceria com o Ministério das Mulheres e com investimento de R$ 344 milhões.

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Flávio Dino retorna ao RN para lançamento de projeto na próxima sexta-feira (31) Read More »

Brasil ganha 72 km² de território com atualização das fronteiras

Três municípios do RN tiveram seus limites atualizados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29.mar.2023) um levantamento que mostra o aumento de 72,2 quilômetros quadrados (km²) no território brasileiro em 2022. A área total do país foi ajustada para 8.510.417,771 km².

De acordo com o IBGE, o acréscimo do território deve-se a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A atualização ocorreu devido à realidade física dos rios da região e está em conformidade com dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, o IBGE também divulgou hoje (29.mar) mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa dessas cidades aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

O instituto informou que as atualizações decorrem da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE.

O Rio Grande do Sul foi o estado com maior número de mudanças nos limites municipais (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

Três municípios do Rio Grande do Norte também tiveram seus limites atualizados: Campo Grande, Janduís e Messias Targino.

Foto: Google Maps

Brasil ganha 72 km² de território com atualização das fronteiras Read More »

Incêndio atinge apartamento em Parnamirim, na Grande Natal

A suspeita inicial é de que as chamas se propagaram a partir de um notebook

Um incêndio ocorreu na manhã desta quarta-feira (29.mar.2023) em um apartamento localizado no bairro Parque das Nações, em Parnamirim, na Grande Natal. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 8h e enviou duas equipes com caminhões ao local para combater as chamas.

De acordo com as informações fornecidas pela corporação, o apartamento atingido está situado no segundo andar do bloco 11. Felizmente, não houve registro de feridos.

Segundo relatos dos moradores do condomínio Esplanada dos Jardins III, a administração informou que não havia ninguém no apartamento no momento em que o incêndio começou. A suspeita inicial é de que as chamas se propagaram a partir de um notebook que estava conectado à tomada.

As equipes de bombeiros conseguiram controlar as chamas, evitando que o incêndio se espalhasse para outras áreas do edifício.

Foto: Cedida

Incêndio atinge apartamento em Parnamirim, na Grande Natal Read More »

Mulher enterrada viva em MG está na UTI em estado grave

A suspeita é que ela tenha ficado presa pelo menos 10 horas no túmulo

Uma mulher de 36 anos, que foi enterrada viva no Cemitério Municipal de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São João Batista. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (29.mar.2023) pelo hospital.

A mulher foi encontrada na manhã da terça-feira (28.mar) por coveiros, que chegaram para trabalhar e encontraram sangue e a estrutura fechada com cimento fresco. A suspeita é que ela tenha ficado presa pelo menos 10 horas no túmulo.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher foi colocada no local como forma de vingança por não entregar armas e drogas que supostamente estaria guardando a pedido dos autores do crime. Ela teria alegado que os produtos foram “extraviados”.

Ao saber do fato, a dupla foi até a casa da vítima e começou a agredi-la. O companheiro da mulher, que também estava na residência, conseguiu escapar.

A mulher foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para a unidade de saúde com ferimentos na cabeça e inconsciente. Duas pessoas estão sendo procuradas pela polícia, que já iniciou uma investigação para apurar o caso.

Foto: Divulgação/Polícia Militar

Mulher enterrada viva em MG está na UTI em estado grave Read More »

Professores da rede pública do RN recusam proposta do governo; greve é mantida

A reivindicação é pela implantação do reajuste de quase 15% no piso salarial da categoria

Durante assembleia na manhã desta quarta-feira (29.mar.2923) os professores da rede pública estadual de educação do Rio Grande do Norte decidiram recusar a proposta do governo. A reivindicação é pela implantação do reajuste de quase 15% no piso salarial da categoria. Com a decisão, a greve dos profissionais, que foi iniciada em 7 de março, será mantida por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), Bruno Vital, a categoria entendeu que a proposta apresentada pelo governo na terça-feira (28.mar) era igual às que já haviam sido apresentadas anteriormente. O sindicato informou que, segundo um levante feito antes dos ataques criminosos ocorridos entre os dias 14 e 24 de março, cerca de 60% da categoria já havia aderido à paralisação.

A proposta do governo apresentada na terça-feira (29.mar) previa que todos os educadores que estão abaixo do piso salarial teriam, de maneira imediata, a aplicação do reajuste de 14,95%, com efeito retroativo a janeiro de 2023. Já para os demais, a implantação seria de 7,21% em maio, 3,61% em novembro e 3,49% em dezembro, totalizando 14,95%. O pagamento do retroativo ocorreria em oito parcelas com início em maio de 2024.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o impacto do reajuste para as prefeituras do Rio Grande do Norte é de R$ 222 milhões. O reajuste gerou críticas principalmente dos municípios, que alegam não ter condições de arcar com o novo aumento.

Foto: Lenilton Lima/Divulgação Sinte RN

Professores da rede pública do RN recusam proposta do governo; greve é mantida Read More »

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões nesta quarta-feira (29)

Aplicado na poupança, o prêmio de R$ 75 milhões pode render R$ 485 mil no primeiro mês

Hoje (29.mar.2023), às 20h (horário de Brasília), o Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo, será palco do sorteio das seis dezenas do concurso 2.578 da Mega-Sena. A transmissão ao vivo será feita pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país, ou pela internet. O valor de uma aposta simples – com seis números marcados – é de R$ 4,50.

Segundo a Caixa, o prêmio de R$ 75 milhões pode render R$ 485 mil no primeiro mês, caso seja aplicado na poupança.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões nesta quarta-feira (29) Read More »

Ano letivo da rede municipal de ensino de Natal teve início nesta quarta (29)

Início das aulas havia sido adiado devido aos ataques criminosos registrados no RN

As 146 escolas municipais de Natal tiveram seu ano letivo iniciado nesta quarta-feira (29.mar.2023). Originalmente previsto para o dia 21 de março, o início das aulas na rede municipal de educação foi adiado devido aos ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte.

Em relação aos dias perdidos devido aos atos criminosos, o secretário substituto de educação, Aldo Fernandes Neto, informou que os departamentos da Secretaria Municipal de Educação estão analisando alternativas para recuperar os dias de aula perdidos na última semana.

Mesmo com o retorno das aulas, ainda é possível fazer a matrícula dos alunos pelo Sistema Online. Depois de preencher os dados solicitados no cadastro virtual, os pais devem ir à escola em que desejam incluir a criança para concluir o processo de matrícula. Natal conta atualmente com mais de 57 mil estudantes na rede de ensino.

Foto: Manoel Barbosa/SME

Ano letivo da rede municipal de ensino de Natal teve início nesta quarta (29) Read More »

Conselho cassa registro profissional de anestesista acusado de estuprar mulher durante parto

Anestesista foi preso em flagrante e responde por estupro de vulnerável

Nesta terça-feira (28.mar.2023) o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) anunciou que decidiu cassar definitivamente o registro profissional do anestesista Giovanni Quintella Bezerra. Ele foi preso em julho do ano passado sob a acusação de ter estuprado uma mulher durante o parto dela em um hospital em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

De acordo com o Cremerj, “a cassação definitiva do registro é a penalidade mais alta, de acordo com a legislação vigente”. Com isso, ele fica totalmente impedido de exercer a medicina no Brasil.

Profissionais que trabalhavam com Giovanni Quintella começaram a desconfiar da conduta do anestesista e esconderam um telefone celular com a câmera ligada durante um parto. O celular registrou o anestesista passando o seu órgão genital no rosto da paciente enquanto ela estava desacordada e deitada na maca. As imagens mostram ainda que o órgão foi introduzido na boca da mulher, enquanto a equipe trabalhava na cirurgia.

Quintella foi preso em flagrante no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart e agora responde por estupro de vulnerável na 2ª Vara Criminal de São João de Meriti. Na denúncia, o Ministério Público ressalta que o crime foi cometido contra uma gestante e com violação do dever inerente à profissão.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Rio de Janeiro

Conselho cassa registro profissional de anestesista acusado de estuprar mulher durante parto Read More »

Carnaval de Natal movimentou R$ 126 milhões, aponta pesquisa da Fecomércio RN

Do total, R$ 61,6 milhões foram provenientes de visitantes e turistas

Durante o Carnaval de 2023 em Natal, tanto os moradores locais quanto os turistas injetaram R$ 126,8 milhões na economia da capital potiguar. Do total, R$ 65,2 milhões vieram dos participantes residentes em Natal, enquanto R$ 61,6 milhões foram provenientes de visitantes e turistas. Os dados foram apresentados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta terça-feira (28.mar.2023).

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio RN traçou o Perfil de Participantes e Percepção dos Empresários durante o período carnavalesco. No geral, somando as avaliações dos participantes residentes e turistas, o Carnaval em Natal obteve uma média de aprovação geral de 8,7. De acordo com o levantamento, 88,6% do público participante pretende retornar na próxima edição do evento.

A pesquisa também revelou que fatores como o acesso ao local dos eventos (93,5%), organização (92,8%), espaço físico/estrutura do evento (92,7%) e segurança (92,6%) foram os itens mais relevantes observados pelos foliões. Os locais mais frequentados dentro da programação oferecida pelo evento foram os shows musicais (78,6%), blocos de rua (45,4%), praias (28%) e marchinhas (11,1%). A pesquisa ouviu 700 pessoas no período de 16 a 21 de fevereiro.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, os dados apresentados revelam a força e a importância do Carnaval para a cultura e, sobretudo, para a economia de Natal. “É importante se debruçar sobre a pesquisa para analisar quais pontos foram apontados pelos entrevistados que precisam de melhorias e verificar aqueles bem avaliados como aprimorar ainda mais”, afirmou o dirigente da Federação. 

Por ser uma data festiva que conta com uma programação variada e em diversos polos da cidade, a maioria dos entrevistados responderam que as atrações musicais (36,4%) é o principal motivo apontado pelo folião para ir ao Carnaval de Natal. Em seguida, fatores como gratuidade (29,7%), tradição (18,6%), amigos/familiares (16,3%), comodidade/localização (13,3%), também foram levados em consideração pelos foliões.

Foto: Divulgação/Fecomércio RN

Carnaval de Natal movimentou R$ 126 milhões, aponta pesquisa da Fecomércio RN Read More »

UFRN retoma aulas presenciais noturnas do Campus Central nesta quarta-feira (29)

Decisão foi tomada após anúncio do retorno integral do transporte público em Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) retomará as atividades presenciais noturnas no Campus Central a partir desta quarta-feira (29.mar.2023). A decisão foi feita após a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informar que o serviço de transporte público em Natal foi completamente restabelecido.

No início da terça-feira (28.mar), a UFRN havia decidido manter a suspensão das aulas presenciais noturnas do Campus Central. A medida foi adotada devido à limitação da oferta de transporte público em Natal. No entanto, as aulas do turno matutino e vespertino, bem como as atividades nos campi do interior (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz), ocorreram no horário normal.

Com a retomada das atividades noturnas, a universidade voltará a funcionar plenamente em suas atividades acadêmicas e administrativas. A suspensão das aulas noturnas ocorreu devido à paralisação do transporte público na região desde o dia 14 de março, quando houve os primeiros ataques criminosos em várias localidades do estado.

Foto: Igor Jácome/G1

UFRN retoma aulas presenciais noturnas do Campus Central nesta quarta-feira (29) Read More »

Desde 2002, Brasil sofreu 23 ataques em escolas, aponta estudo

Especialistas defendem que ação recente segue padrão das anteriores

Desde 2002, o Brasil já registrou 23 ataques em escolas, de acordo com levantamento de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Após ataque mais recente ocorrido nesta segunda na escola da Vila Sônia, na capital paulista, o governador de São Paulo anunciou a presença mais ostensiva de policiais militares dentro das instituições de ensino. No entanto, para o secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, Ariel de Castro Alves, medidas como essas não ajudam a resolver o problema

“Nós precisamos ver com certa cautela esse tipo de medida, assim como ter detectores de metais em todas as escolas. A educação não pode estar vinculada à repressão. Então, é necessário tratar com certa cautela essas situações para que a gente não tenha também abusos e maiores violências, inclusive casos que possam ser de violência policial. O que precisamos é de medidas para investigar essas situações logo que elas acontecem”, disse o secretário.

O ataque ocorrido segue um mesmo padrão dos anteriores levantados pelo estudo da Unicamp, de meninos ou homens, quase sempre brancos, atraídos por discursos de ódio e racismo dentro de grupos da internet, conforme explicou Cleo Garcia, mestranda em educação na Unicamp e especialista em justiça restaurativa. 

“Discurso de ódio, misoginia principalmente, talvez baseada em baixa auto estima, em ter sido rejeitados por meninas, mas todos eles tem um discurso muito forte contra meninas. Outra coisa é essa questão de frequentarem esses chats que a gente considera que fazem especificamente discursos de ódio voltados para esse público, e fazem uma cooptação e engajamento desse adolescentes”, defende a mestranda.

Dessa forma, Ariel de Castro Alves falou da necessidade de haver nos currículos escolares conteúdo a respeito de cultura de paz e direitos humanos para prevenir as situações de violência dentro das escolas. Cleo Garcia por sua vez, trouxe reflexão a partir do caso de violência ocorrido nessa segunda-feira, de qual deve ser o caminho trilhado pela sociedade.

“Eu sei que as pessoas olham muito para essas questões sobre se parece que vai haver uma impunidade, o adolescente vai sair em três anos, mas precisamos pensar o que a gente quer para o adolescente que foi internado, ou sabemos que ele vai sair e a gente vai ter que ressocializar. A gente quer vingança ou uma justiça que traga uma transformação dessa pessoa?”, questionou.

Um dos caminhos propostos para a resolução de conflitos dentro das escolas é a Justiça Restaurativa, a de resolução dos conflitos sem, necessariamente, envolver punição e com o foco voltado a reparar danos às vítimas.

Desde 2010, o estado de São Paulo regulou a figura do professor mediador nas escolas estaduais, no entanto, Cleo Garcia avalia que não é o suficiente, sendo necessário o envolvimento de todos da comunidade escolar, alunos, professores e pais para que os conflitos sejam resolvidos dentro da lógica da justiça restaurativa.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Desde 2002, Brasil sofreu 23 ataques em escolas, aponta estudo Read More »

Haddad afirma que reforma tributária terá regra de transição de 20 anos

O prazo teria como objetivo evitar perdas de recursos por parte das prefeituras

O Ministro da Economia, Fernando Haddad, afirmou na terça-feira (28.mar.2023) durante a Marcha em Defesa dos Municípios, que a reforma tributária terá uma regra de transição “suave” de 20 anos. Ele destacou que esse prazo tem como objetivo evitar que as prefeituras sofram perdas de recursos.

Haddad defendeu com urgência a aprovação da reforma tributária, ressaltando a quantidade de processos judiciais em torno de disputas envolvendo impostos no país. O Ministro pediu “um pouquinho de desprendimento” aos municípios, destacando a importância da união para aprovar a reforma tributária, o que mudaria o sistema e incentivaria o crescimento econômico.

Além da mudança no sistema tributário, Haddad citou a reforma no sistema de crédito e o novo marco fiscal como as principais medidas do governo na área econômica.

Também presente no evento, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, reiterou o argumento de Haddad de que a reforma tributária não retirará recursos dos municípios e poderá resultar em mais receitas, devido ao crescimento da economia. Ela ainda afirmou que os prefeitos não devem temer a unificação do Imposto sobre Serviços (ISS), atualmente administrado pelos municípios, com o Imposto sobre a Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS).

O Relator da reforma tributária, Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), declarou que os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, estão comprometidos com o tema. Ele ressaltou que ambos têm a disposição de votar o assunto ainda este ano e garantiu que as discussões levam em conta os municípios.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Haddad afirma que reforma tributária terá regra de transição de 20 anos Read More »

Moraes mantém multa de R$ 30 mil a deputado Nikolas Ferreira

Multa diz respeito à vídeo veiculado pelo deputado durante a campanha eleitoral

Nesta terça-feira (28.mar.2023) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a multa de R$ 30 mil imposta ao deputado federal Nikolas Ferreira durante as eleições do ano passado. A decisão foi tomada após o julgamento de um recurso apresentado pela defesa do parlamentar, que buscava suspender a decisão.

Além da multa, Moraes havia determinado a retirada de um vídeo publicado por Nikolas contra a campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. A coligação do PT entrou com uma ação no TSE para retirar do ar um vídeo no qual Nikolas afirmou que o partido teria desviado R$ 242 milhões da saúde.

Ao analisar o recurso, Moraes manteve sua decisão, afirmando que a medida tinha como objetivo coibir a desinformação durante o pleito. Os ministros Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves, Sergio Banhos e Carlos Horbach acompanharam o voto de Moraes.

A ministra Cármen Lúcia também votou a favor da manutenção da multa e argumentou que o julgamento não se tratava de liberdade de expressão. “Neste caso, houve desinformação com dados inverídicos, promovendo discurso de ódio, que vicia o processo eleitoral porque impede que o eleitor tenha acesso a informações corretas”, avaliou.

O ministro Raul Araújo foi o único a votar a favor do recurso de Nikolas. Para ele, não houve irregularidade na veiculação do vídeo. Durante o julgamento, a defesa de Nikolas pediu o arquivamento definitivo do caso e argumentou que o deputado fez críticas políticas durante o período eleitoral.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Moraes mantém multa de R$ 30 mil a deputado Nikolas Ferreira Read More »

Comissão do Senado aprova projeto que equipara atos do crime organizado aos de terrorismo

A proposta também altera as penas para esses atos

A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (28.mar.2023) o projeto de lei que tipifica como atos terroristas as condutas praticadas em nome ou em favor de grupos criminosos organizados, além de alterar as penas para esses atos.

O PL 3.283/2021 foi apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e modifica a Lei Antiterrorismo (Lei 13.260/2016), a Lei Antidrogas (Lei 11.343), a Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850) e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) para equiparar as ações de grupos criminosos organizados à atividade terrorista.

O parecer foi elaborado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e lido pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), incluindo algumas emendas. Alessandro também adicionou atentados e ameaças à vida de funcionários públicos nas ações tipificadas como crime. A mudança ocorreu após uma operação da Polícia Federal (PF) que prendeu nove integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) no dia 22 de março. O PCC planejava atacar servidores e autoridades públicas.

Com a aprovação, as condutas de participação, promoção, planejamento, organização, ameaça, comando, facilitação ou financiamento de atentados à vida ou integridade dessas pessoas serão equiparadas ao crime de terrorismo. A proposta agora segue para a decisão final da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Comissão do Senado aprova projeto que equipara atos do crime organizado aos de terrorismo Read More »

Dilma Rousseff assume a presidência do Banco do Brics

Ela foi eleita na última sexta-feira (24) e presidirá o NDB até julho de 2025

Nesta terça-feira (28.mar.2023), a ex-presidente da República, Dilma Rousseff, assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), também conhecido como Banco do Brics. Ela foi eleita na última sexta-feira (24.mar) e presidirá o NDB até julho de 2025.

O perfil oficial da instituição financeira divulgou no Twitter as primeiras imagens de Dilma na função de presidente do banco, que tem sede em Xangai, na China. Ela substitui Marcos Troyjo, ex-secretário especial do antigo Ministério da Economia, que ocupava o cargo desde julho de 2020.

Estava prevista para o final desta semana uma cerimônia oficial de posse de Dilma, que ocorreria durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. No entanto, o adiamento da viagem de Lula por problemas de saúde fez a solenidade ser cancelada.

No dia 10 deste mês, o NDB anunciou a substituição de Troyjo por Dilma. A eleição no Conselho de Administração do banco ocorreu duas semanas mais tarde. Cada país do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – preside o banco por mandatos rotativos de cinco anos.

Criado em dezembro de 2014 para ampliar o financiamento para projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável no Brics e em outras economias emergentes, o NDB atualmente tem cerca de US$ 32 bilhões em projetos aprovados. Desse total, cerca de US$ 4 bilhões estão investidos no Brasil, principalmente em projetos de rodovias e portos.

Em 2021, o Banco do Brics teve a adesão dos seguintes países: Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

Foto: Divulgação/New Develop Bank

Dilma Rousseff assume a presidência do Banco do Brics Read More »

São Gonçalo do Amarante: polícia prende mulher suspeita de mandar matar o próprio marido

Mulher também é suspeita de fazer parte da organização criminosa responsável pelos ataques cometidos no RN

A polícia divulgou nesta terça-feira (28.mar.2023) a prisão de uma mulher de 28 anos, suspeita de fazer parte de uma facção criminosa e de ter ordenado o assassinato do próprio marido. A prisão aconteceu na última sexta-feira (24.mar) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

De acordo com a polícia, em setembro de 2022, a mulher entrou em contato com o líder de uma organização criminosa para encomendar o assassinato de seu marido, de 23 anos. O crime aconteceu em frente à casa do casal enquanto a vítima estacionava sua moto. Dois suspeitos realizaram vários disparos de arma de fogo e Júlio César morreu no local.

A operação “Viúva Negra” foi realizada pela Polícia Civil da 12ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de São Gonçalo do Amarante. A mulher foi presa em sua casa, localizada no bairro Golandim, e poderá responder por homicídio qualificado e de fazer parte de uma organização criminosa.

Durante as investigações, a polícia descobriu que a mulher também fazia parte da organização criminosa responsável pelos ataques cometidos no Rio Grande do Norte nas últimas semanas. Ela foi levada para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

São Gonçalo do Amarante: polícia prende mulher suspeita de mandar matar o próprio marido Read More »

Transporte público de Natal volta a operar com frota completa nesta quarta-feira (29)

Com a retomada, as 64 linhas de ônibus urbanos voltarão a funcionar normalmente

O transporte público de Natal voltará a operar com a frota completa a partir desta quarta-feira (29.mar.2023), após a onda de ataques que afetou o serviço nas últimas semanas. Com a retomada, as 64 linhas de ônibus urbanos, incluindo o sistema de transporte opcional, voltarão a funcionar normalmente na capital potiguar.

A decisão foi tomada em reunião na manhã desta quinta-feira (28.mar) entre representantes da cúpula da segurança pública, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte e Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (SETURN).

A Polícia Militar reafirmou o compromisso na manutenção da “Operação Terminal Seguro” e vai seguir com o planejamento estratégico de policiamanto em vários locais, com o apoio Guarda Municipal de Natal.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Transporte público de Natal volta a operar com frota completa nesta quarta-feira (29) Read More »

Quadro de saúde do ex-deputado Raimundo Fernandes é grave, mas estável, afirma família

Ex-deputado sofreu uma queda e precisou ser internado

Após sofrer um acidente doméstico nesta segunda-feira (27.mar.2023), o ex-deputado estadual Raimundo Fernandes, de 80 anos, está internado no Hospital São Lucas em Natal. De acordo com informações divulgadas pela família do político, Raimundo apresenta sinais vitais e boa resposta, mas ainda requer cuidados. Seu quadro é grave, porém estável.

Raimundo Fernandes, com 40 anos de atuação no Legislativo estadual, caiu de uma escada na noite de ontem (27.mar) e foi levado desacordado para o Hospital Walfredo Gurgel. Após atendimento de urgência, ele foi transferido para o Hospital São Lucas, onde está internado atualmente.

A equipe médica responsável pelo tratamento do político ainda não divulgou novos detalhes sobre a evolução do seu estado de saúde.

Foto: João Gilberto/ALRN

Quadro de saúde do ex-deputado Raimundo Fernandes é grave, mas estável, afirma família Read More »

Alckmin defende reforma tributária em evento da Confederação Nacional dos Municípios

Vice-presidente afirmou que o modelo tributário brasileiro atual é “caótico” e “injusto”

O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu uma reforma tributária que traga eficiência econômica para o país durante a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nesta terça-feira (28.mar.2023).

Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin afirmou que o modelo tributário brasileiro atual é “caótico” e “injusto”, tanto na cobrança quanto na distribuição de recursos, e que há uma disparidade significativa na distribuição que varia de R$ 30 a quase R$ 9 mil per capita para os municípios.

De acordo com Alckmin, a complexidade tributária é alta e leva a uma judicialização elevada, além de ter um custo muito elevado para pagar impostos. Ele comparou o Brasil aos Estados Unidos, onde os tributos sobre consumo são em torno de 20%, enquanto no Brasil, eles chegam a quase 50%. Além disso, ele afirmou que o modelo tributário dificulta a exportação e não estimula o investimento.

“Ele [o modelo tributário] dificulta a exportação porque acumula crédito. Ele não estimula investimento. Essa é uma reforma que traz eficiência econômica que é o que o Brasil precisa para crescer mais forte. Estamos confiantes e o caminho é o diálogo. Os prefeitos eram um dos setores de preocupação, mas hoje há um entendimento que a questão federativa se resolve e o importante é a economia crescer mais forte”, afirmou Alckmin.

A reforma tributária e o pacto federativo são os temas centrais para os prefeitos nesta edição da marcha, que reúne cerca de 10 mil gestores. A CNM defende a mudança na legislação para que o tributo fique na cidade onde houve o consumo. Atualmente, o dinheiro vai para o município da sede da empresa fornecedora.

Atualmente, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) para a reforma tributária que tramitam no Congresso são defendidas pelo Ministério da Fazenda. Elas sugerem a unificação de vários tributos e não vão diminuir a arrecadação dos municípios, segundo o governo federal.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Alckmin defende reforma tributária em evento da Confederação Nacional dos Municípios Read More »

Operação Carteiras: mais uma advogada que repassava ‘salves’ de facção é condenada no RN

A advogada foi condenada a 3 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de organização criminosa

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação de mais uma advogada que integrava uma facção criminosa que atua dentro e fora de presídios potiguares. A advogada foi condenada a 3 anos e 6 meses de reclusão pelo crime de organização criminosa. Além dela, um preso com quem ela trocou mensagens para cometimento de crimes também foi condenado e recebeu nova pena de 5 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão.

A advogada foi alvo da operação Carteiras, deflagrada pelo MPRN em 8 de junho de 2022. A investigação apontou que a advogada exercia a função de “gravata” dentro da facção criminosa. Ela foi investigada pelo MPRN no período entre janeiro de 2021 e junho de 2022.

Em 12 de julho de 2021, na penitenciária estadual Rogério Coutinho, ela foi flagrada trocando ‘catataus’ (bilhetes) com Carlos Alessandro. No bilhete apreendido, o detento repassava ordens para os faccionados libertos de sua ‘quebrada’ (local onde domina).

A operação Carteiras já cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta. Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga.

A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal. Ao todo, cinco promotores de Justiça, 11 servidores do MPRN, 20 policiais militares e quatro policiais penais participaram do cumprimento dos mandados.

No início deste mês, outra advogada foi condenada nesta operação e teve a pena fixada em quatro anos, nove meses e cinco dias de reclusão e 16 dias-multa, considerando o dia multa equivalente a 1/30 do salário-mínimo em vigor ao tempo do fato. Ela deverá inicialmente cumprir a pena de reclusão em regime semiaberto.

Na semana passada, um outro advogado também foi condenado por transmitir bilhetes e “salves” entre integrantes de uma facção criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais do Estado. O advogado foi condenado pelo crime de organização criminosa armada à pena de 4 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão e ainda multa. A pena deverá ser inicialmente cumprida em regime semiaberto, em prisão domiciliar, com o uso tornozeleira eletrônica.

Foto: Divulgacão/MPRN

Operação Carteiras: mais uma advogada que repassava ‘salves’ de facção é condenada no RN Read More »

Coelho da Páscoa chega ao Natal Shopping no próximo sábado (01)

Cortejo comandado pela banda Clarins anuncia “A melhor Páscoa das nossas vidas”, que vem recheada de muitas guloseimas e brincadeiras

A época mais doce do ano está se anunciando e quem também tem data certa para chegar no Natal Shopping é o personagem mais amado da temporada: o Coelho da Páscoa. Ele será recebido pela mascote do empreendimento, a elefantinha Naty, no sábado (01.mar.2023) a partir das 16h, com direito a cortejo comandado pela banda Clarins, acompanhado de vários personagens encantados, anunciando “A melhor Páscoa das nossas vidas”.

Depois de passar pelos corredores, o cortejo seguirá para a Toca do Coelho, nas imediações da escada rolante que dá acesso ao Cinépolis, onde as crianças darão as boas vindas ao felpudo. Para homenagear o personagem, elas receberão orelhas de coelho que podem ser retiradas com antecedência pelo app do Nat. Depois, irão se divertir a valer na programação montada especialmente para elas, no Parque da Nat, que segue até às 19h.

A Toca do Coelho é uma atração à parte: é interativa e instagramável, para que a meninada possa fazer registros inesquecíveis junto com a Naty e seu amigo, o Coelho da Páscoa. Nos finais de semana (01, 02, 06 e 09) eles estarão com uma programação especial no local, para receber as crianças em tardes de muita diversão.

No próximo domingo (02.mar) haverá ainda uma Caça aos Ovos, que deve movimentar os corredores do shopping. A criançada irá sair à procura das delícias nas operações especializadas em chocolate, além das que trabalham com doces e das demais que desejarem receber a meninada com doces. Será uma grande festa!

Também nos domingos (02.mar) e (08.mar) serão realizadas oficinas de decoração temática com biscoitos da Biscoitê em quatro sessões, sempre a partir das 16h. E para marcar ainda mais a data, a Criamigos irá sortear no dia 06 de abril três pelúcias pelo app do Nat.

“A nossa programação da Páscoa já é aguardada pelas famílias natalenses, então, cientes dessa expectativa, planejamos com muito carinho essa ação, tanto o momento da chegada do Coelho, quanto as atividades desenvolvidas até a chegada da Páscoa propriamente dita. Nossa intenção com a campanha ‘A melhor Páscoa das nossas vidas’ é tornar esses momentos inesquecíveis”, aponta Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.

Serviço:

“A melhor Páscoa das nossas vidas”

Chegada do Coelho – sábado (01) -16h

Caça aos Ovos – domingo (02) – 16h

Encontro com o Coelho da Páscoa e a Naty – 01, 02, 06 e 09 de abril – 16h

Oficinas de biscoito – 02 e 08 de abril – quatro sessões a partir das 16h

Sorteio Criamigos – 06 de abril

Foto: Divulgacão

Coelho da Páscoa chega ao Natal Shopping no próximo sábado (01) Read More »

Leilão do Detran oferece 100 lotes de veículos, incluindo carros, motos e sucatas

Os interessados poderão visitar os lotes nos dias 28 e 29 de março

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) irá realizar um leilão online nesta quinta-feira (30.mar.2023) às 10h, contendo exclusivamente veículos. O leilão ocorrerá através do site www.lancecertoleiloes.com.br e serão leiloados 100 lotes, sendo 60 de veículos e 40 de sucatas.

Os interessados poderão visitar os lotes nos dias 28 e 29 de março, das 8h às 16h, no pátio credenciado ao Detran, localizado na Avenida Ruy Pereira dos Santos, Nº 2565, Bairro Olho D’agua, em São Gonçalo do Amarante/RN.

De acordo com a Comissão de Leilão do Detran, serão leiloados 60 lotes de veículos, sendo 45 motos e 15 carros, e 40 lotes de sucatas, sendo 8 de carros e 32 de motos. É necessário que os interessados em adquirir sucatas estejam devidamente cadastrados no site da Lance Certo Leilões como Pessoa Jurídica.

As sucatas indicam veículos que não poderão ser recuperados e não possuem documentação, os quais não podem ter seus motores instalados e regularizados em outros veículos. Eles só poderão ser desmanchados para a reutilização de peças e reciclagem de materiais.

A Presidente da Comissão de Leilão do Detran explicou que os itens destinados à sucata só podem ser arrematados por empresas de desmontagem devidamente credenciadas ao Detran, conforme a lei. A participação no leilão é garantida com o cadastro dos arrematantes no site da Lance Certo Leilões 72 horas antes da abertura do leilão.

A Comissão de Leilão informa que as empresas interessadas em adquirir sucatas precisam enviar a documentação de autorização do Detran para que o arremate seja liberado. Toda a documentação dos clientes é conferida pela Comissão para aprovar os lances ofertados.

As imagens dos carros, motocicletas e sucatas estão disponíveis no site da Lance Certo Leilões, onde é possível conferir marca, modelo e ano de fabricação dos veículos, bem como o valor inicial do lance de cada item. Não é permitido manusear, retirar ou fazer registro de fotos ou vídeos das peças.

O edital do leilão pode ser consultado no site www.lancecertoleiloes.com.br. Para mais informações sobre o leilão, são disponibilizados os telefones (84) 99865-2897 e (84) 3223-4146, além do e-mail leilao@detran.rn.gov.br.

Foto: Detran/RN

Leilão do Detran oferece 100 lotes de veículos, incluindo carros, motos e sucatas Read More »

Mulher invade escola e mata 3 crianças e 3 adultos em Nashville, nos EUA

A atiradora foi morta pela polícia

Em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos, uma mulher de 28 anos invadiu uma escola nesta segunda-feira (27.mar.2023) e matou 3 crianças e 3 adultos com armas de fogo, de acordo com informações da polícia local. A atiradora foi morta em confronto com as autoridades.

De acordo com o porta-voz da Polícia Metropolitana de Nashville, Don Aaron, os policiais receberam uma chamada de tiroteio por volta das 10h13, horário local. Quando chegaram à escola, ouviram tiros no segundo andar e se depararam com a atiradora, que portava dois fuzis e uma pistola.

Aaron confirmou que a atiradora foi morta às 10h27 em um confronto com os policiais, totalizando sete mortos no incidente. As vítimas foram identificadas como: Evelyn Dieckhaus, Hallie Scruggs e William Kinney, todos de 9 anos; Cynthia Peak, Mike Hill e Katherine Koonce, com idades entre 60 e 61 anos.

Em coletiva de imprensa, John Drake, chefe da polícia local, identificou a suspeita como Audrey Elizabeth Hale, de 28 anos, residente da área de Nashville, e se referiu a ela utilizando pronomes femininos. No entanto, ao responder a perguntas de jornalistas, o chefe disse: “Ela se identifica como transgênero”. Não ficou claro se a suspeita se identifica como homem ou mulher.

O prefeito de Nashville, John Cooper, lamentou o ocorrido em sua conta no Twitter: “Em uma manhã trágica, Nashville se junta à temida e longa lista de comunidades que experimentaram um tiroteio em uma escola. Meu coração está com as famílias das vítimas. Toda a nossa cidade está com vocês”.

Segundo o porta-voz da polícia, houve apenas uma vítima não fatal, uma pessoa que ficou ferida com estilhaços de vidro. Os demais alunos foram escoltados para uma área segura próxima à escola, onde foram recebidos pelos pais.

Foto: Reprodução/Polícia Metropolitana de Nashville

Mulher invade escola e mata 3 crianças e 3 adultos em Nashville, nos EUA Read More »

Gio Lisboa apresenta stand up ‘Fora da Casinha’ em Natal

Humorista se apresenta no Teatro Riachuelo em maio

Se você é do tipo que não perde uma boa piada, tem mais um show de humor chegando em Natal. No dia 18 de maio, tem o humorista Gio Lisboa em Natal, que apresenta seu novo solo “Fora da Casinha”.

O evento acontecerá no Teatro Riachuelo, com sessão às 20h. Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 60,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com

Aos 25 anos de idade, Gio é um dos grandes nomes do stand up nacional, sendo que há oito anos se dedica à comédia.

Além das diversas apresentações pelo Brasil, o humorista também gravou para o Programa de Stand Up, no canal Comedy Central, considerado um dos maiores canais de humor da televisão mundial.

Também já fez participação no especial do grupo 4 Amigos, e agora se prepara para o lançamento de seu primeiro especial de comédia.

Com o espetáculo “Fora da Casinha”, Gio Lisboa conta histórias engraçadas de sua vida e cotidiano, também garante muita interação com a plateia e boas gargalhadas – tudo isso com a participação de um DJ, que deixa o show ainda mais divertido.

Serviço:

18 de maio de 2023, 20h

Classificação indicativa: 16 anos

*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.

Ingressos

R$ 120,00 Frisas;

R$ 140,00 Balcão Nobre;

R$ 140,00 Plateia B;

R$ 180,00 Plateia A;

*valores de inteira

% Descontos:

50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);

50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);

50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);

30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);

*descontos limitados e não cumulativos

Pontos de venda:

– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)

– @uhuuoficial

Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Gio Lisboa apresenta stand up ‘Fora da Casinha’ em Natal Read More »

Com nova fase da obra na Av. Felizardo Moura, trecho embaixo do Viaduto da Urbana será interditado

A STTU informou que haverá mudanças no tráfego de veículos na região

A partir desta quarta-feira (29.mar.2023), o trecho que fica embaixo o Viaduto da Urbana, na Zona Oeste de Natal, será interditado. A medida é necessária devido à continuidade das obras de pavimentação e drenagem na avenida Felizardo Moura, principal via de acesso à Zona Norte.

Os detalhes sobre a interdição serão definidos em uma reunião nesta terça-feira (28.mar), entre representantes das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (STTU) e da empresa responsável pela obra.

Segundo o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, o bloqueio será necessário para a construção de uma trincheira no local. O trecho interditado será utilizado para realizar sondagens e retirar material para a construção da terceira via na área.

O secretário também informou que haverá mudanças no tráfego de veículos na região. Como já foi realizado quase um quilômetro de asfalto no lado que está interditado desde o início das obras (Zona Norte/Centro), esse trecho será utilizado pelos veículos para que possa ser iniciada a obra no outro lado da via (Centro/Zona Norte). Os veículos que saem da Zona Norte seguirão pelo trecho atualmente em uso e depois mudarão para o lado oposto, onde o asfalto foi recentemente aplicado, seguindo até o final da via, e então retornarão ao trecho antigo.

De acordo com a STTU, as linhas de ônibus que ligam a Zona Norte ao Alecrim, Cidade Alta e Ribeira não sofrerão alterações em seus itinerários, assim como as linhas que ligam a Zona Norte à Zona Sul, via Av. Nevaldo Rocha.

Entretanto, a linha N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária) sofrerá desvios a partir da região da Urbana, no sentido Zona Sul, onde passa a subir o Viaduto da Urbana e seguir pela Av. Nevaldo Rocha, entrando na Rua Dr. Manoel Miranda (Av. 11), seguindo pela Rua Aristófanes Fernandes e Av. Industrial João Francisco da Mota, até chegar ao KM-06 e retornar ao itinerário normal.

Foto: Kléber Teixeira/Inter TV Cabugi

Com nova fase da obra na Av. Felizardo Moura, trecho embaixo do Viaduto da Urbana será interditado Read More »

Tacla Duran faz acusações contra Sérgio Moro e Deltan Dallagnol

Juíz pediu que o caso fosse enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF)

O advogado Rodrigo Tacla Duran mencionou em depoimento remoto à Justiça Federal de Curitiba o senador Sergio Moro (União Brasil) e o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) em um caso de suposta extorsão. Segundo Tacla Duran, ele foi vítima de um esquema de extorsão, no qual menciona Moro e Dallagnol.

Tacla Duran fez as declarações na audiência de processo em que é réu por lavagem de dinheiro para a empreiteira Odebrecht. Este foi o primeiro depoimento de Tacla à Justiça brasileira em sete anos.

O juiz Eduardo Fernando Appio, da 13ª Vara Federal, que assumiu recentemente os processos da operação, encerrou a audiência após a citação e pediu que o caso fosse enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que Moro e Dallagnol são parlamentares.

O juiz Appio encaminhou Tacla Duran ao programa federal de testemunhas protegidas “por conta do grande poderio político e econômico dos envolvidos”.

Moro disse em nota que “não teme qualquer investigação” e que Tacla fez “falsas acusações”. Dallagnol afirmou via Twitter que o caso “é uma história falsa”.

Foto: Jornal Nacional

Tacla Duran faz acusações contra Sérgio Moro e Deltan Dallagnol Read More »

Natal e Grande Natal tem noite de operações e trocas de tiros entre policiais e suspeitos

Cinco monitorados por tornozeleira eletrônica foram presos

Uma operação de fiscalização da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), deflagrada entre a noite da segunda-feira (27.mar.2023) e a madrugada desta terça-feira (28.mar.2023), nas zonas Sul e Oeste de Natal, resultou na prisão de cinco detentos do regime semiaberto monitorados com uso de tornozeleiras eletrônicas. Quatro descumpriram as regras do monitoramento e um, era foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto.

Policiais da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) intensificaram as inspeções externas dos monitorados com o equipamento de rastreamento. Ontem, sob supervisão da CEME e da Coordenadoria Executiva de Administração Penitenciária (COEAPE), um efetivo de 44 servidores em 11 viaturas, realizou diligências nos bairros Planalto, Felipe Camarão, Guarapes e Vila de Ponta Negra, averiguando a situação dos tornozelados.

No bairro do Planalto, três monitorados que estavam violando as medidas impostas pela decisão judicial foram recolhidos. Segundo sentença da 1ª Vara das Execuções Penais, eles deveriam estar recolhidos ao domicílio às 20 horas. Nas ruas, acabaram presos. Em Felipe Camarão, além de um tornozelado detido por violar as regras do monitoramento, um outro acabou flagrado com mandado de prisão em aberto, sendo considerado foragido da Justiça. Nos demais bairros alvos da fiscalização não foram detectadas violações.

Além disso, ainda na noite da segunda-feira (27.mar), na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul da capital, a Polícia Militar informou que um homem foi baleado durante troca de tiros com os policiais. Durante o confronto, o suspeito foi atingido e encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no pronto-socorro.

Em Parnamirim, na Grande Natal, um grupo de 10 pessoas que estava soltando fogos de artifício no bairro Vida Nova perceberam a chegada da polícia e atiraram contra a viatura. Durante a troca de tiros, um suspeito foi atingido. Os demais integrantes do grupo conseguiram fugir. A polícia apreendeu ainda uma arma de fogo, um carregador de pistola, dois celulares e três motos.

Foto: Divulgação/Governo do RN

Natal e Grande Natal tem noite de operações e trocas de tiros entre policiais e suspeitos Read More »

Serviço de recuperação da Av. Felizardo Moura é concluído; trânsito já foi liberado

Trecho da avenida havia desabado devido às fortes chuvas do último final de semana

O trecho da Avenida Felizardo Moura, localizado no bairro Nordeste de Natal, que foi afetado pelas chuvas deste domingo (26.mar.2023), já foi totalmente recuperado. O tráfego de veículos na via está liberado nos dois sentidos desde o final da tarde desta segunda-feira (27.mar).

As fortes chuvas que atingiram a cidade no último final de semana provocaram o desabamento de uma parte da pista da Avenida Felizardo Moura no sentido Centro-Zona Norte cedeu, exigindo a interdição parcial da via para a realização da recuperação.

A via ficou totalmente fechada entre a noite de domingo (26.mar) e a manhã de segunda-feira (27.mar), quando o tráfego de veículos voltou em sistema de rodízio utilizando apenas uma das faixas da pista. Essa medida ocasionou lentidão durante boa parte do dia, apesar da orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para que a população utilizasse a Ponte Newton Navarro.

A conclusão da obra de recuperação e a volta do tráfego de veículos nos dois sentidos foram anunciados no final da tarde de segunda-feira (27.mar). A recuperação foi realizada pela empresa responsável pelas obras de revitalização na avenida, iniciadas em setembro de 2022.

Foto: Divulgação/STTU

Serviço de recuperação da Av. Felizardo Moura é concluído; trânsito já foi liberado Read More »

RN terá mudança nas audiências de custódia

Com mudança, esse tipo de audiência deverá ser realizadas em até 24h para todos os casos envolvendo prisão

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) deu início aos preparativos para regulamentar as audiências de custódia, seguindo a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece a realização das audiências em até 24 horas para todos os casos envolvendo prisão. Este procedimento é realizado atualmente apenas em casos de prisão em flagrante.

A decisão do STF, emitida em 3 de março, afirma que as práticas que limitam a realização da audiência somente aos casos de flagrante são inadequadas. As mudanças determinam que os presos em casos de prisões preventivas, temporárias, preventivas para fins de extradição, decorrentes de descumprimento de medidas cautelares diversas, de violação de monitoramento eletrônico e definitivas para fins de execução da pena também devem comparecer à presença de um juiz em até 24 horas.

O TJRN está trabalhando em conjunto com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) para regulamentar as novas regras e realizar as adequações necessárias para cumprir a decisão.

O poder judiciário potiguar realiza audiências de custódia em quatro polos regionais: Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. Nesses locais, os juízes revezam-se para atender à demanda. Em 2022, foram realizadas 3.717 audiências de custódia pelo TJRN, expedidos 2.454 mandados de prisão e 1.263 alvarás de soltura.

A implantação de audiências de custódia é vista como uma garantia de direitos para os cidadãos presos, mas é considerada controversa para alguns setores da segurança pública.

Foto: Tasso Pinheiro/TJRN

RN terá mudança nas audiências de custódia Read More »

Pipa: espanhol é preso em flagrante com mais de 230 comprimidos de ecstasy

Homem foi preso em uma pousada suspeita de funcionar como ponto de venda de entorpecentes

Um homem de nacionalidade espanhola foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (27.mar.2023), na Praia de Pipa, litoral sul do Rio Grande do Norte, com 238 comprimidos de ecstasy.

Além do ecstasy, o homem de 39 anos foi encontrado com uma porção de maconha, um cogumelo alucinógeno e cinco frascos de lança-perfume. A prisão foi realizada por policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia, de Tibau do Sul.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que o local em que o homem foi preso, uma pousada, funcionava como ponto de venda de entorpecentes.

O espanhol foi autuado pelo crime de tráfico de drogas e será investigado pela Delegacia de Polícia de Tibau do Sul.

Foto: Divulgação

Pipa: espanhol é preso em flagrante com mais de 230 comprimidos de ecstasy Read More »

Conmebol divulga sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores

Ao todo, clubes brasileiros jogam em cinco dos oito grupos desta fase

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta segunda-feira (27.mar.2023) o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América.

O atual campeão da competição, Flamengo, enfrentará o Racing, da Argentina, o Aucas, do Equador, e o Ñublense, do Chile, no Grupo A.

No Grupo B, Internacional jogará com o Metropolitanos, da Venezuela, Nacional, do Uruguai, e Independiente de Medellín, da Colômbia.

Palmeiras está no Grupo C, com Barcelona, do Equador, Bolivar, da Bolívia, e Cerro Porteño, do Paraguai.

O Fluminense, no Grupo D, enfrentará River Plate, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Sporting Cristal, do Peru.

Corinthians, no Grupo E, jogará com Independiente Del Valle, do Equador, Argentinos Juniors, da Argentina, e Liverpool, do Uruguai.
Dois times brasileiros estão no Grupo G: Athletico-PR e Atlético-MG. Eles jogarão contra Libertad, do Paraguai, e Alianza Lima, do Peru.

Já grupo H terá Olimpia, do Paraguai, Atlético Nacional, da Colômbia, Melgar, do Peru, e Patrotano, da Argentina.

Confira os grupos:

Grupo A

  • Flamengo
  • Racing-ARG
  • Aucas-ECU
  • Ñublense-CHI

Grupo B

  • Nacional-URU
  • Internacional 
  • Metropolitanos-VEN
  • Independiente de Medellín-COL

Grupo C

  • Palmeiras
  • Barcelona-ECU
  • Bolivar-BOL
  • Cerro Porteño-PAR

Grupo D

  • River Plate-ARG
  • Fluminense
  • The Strongest-BOL
  • Sporting Cristal-PER

Grupo E

  • Independiente Del Valle-ECU
  • Corinthians
  • Argentinos Juniors-ARG
  • Liverpool-URU

Grupo F

  • Boca Juniors-ARG
  • Colo-Colo-CHI
  • Monagas-VEN
  • Deportivo Pereira-COL

Grupo G

  • Athletico-PR
  • Libertad-PAR
  • Alianza Lima-PER
  • Atlético-MG

Grupo H

  • Olimpia-PAR
  • Atlético Nacional-COL
  • Melgar-PER
  • Patrotano-ARG

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Conmebol divulga sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores Read More »

Ônibus circularão até 21h em Natal nesta terça-feira (28)

Números de veículos em operação também será maior

Ônibus do transporte público em Natal vão operar até às 21h desta terça-feira (28.mar.2023). A decisão foi tomada após reunião entre a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), empresários e agentes de segurança na segunda-feira (27.mar). Nos últimos dias, a circulação de ônibus estava restrita até às 19h.

A frota continua em estado emergencial e com horário reduzido em comparação ao período prévio aos ataques criminosos ocorridos no Rio Grande do Norte. No entanto, o número de veículos em operação nesta terça-feira é o maior desde a redução.

Vão circular 260 ônibus na capital potiguar. A STTU divulgou as linhas que estarão em funcionamento: 02, 04, 05, 07, 08, 15, 21, 22, 24, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 37, 38, 39, 40, 41A, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 599, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 76, 77, 79, 83, 84 e 588. Além disso, haverá uma frota de 72 veículos do sistema opcional, com as linhas 301, 302, 303, 304, 308, 309, 310, 311, 312, 403, 503, 600 e 604.

A Guarda Municipal também atuará no reforço da segurança nas linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema.

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte informou na segunda-feira que não registrou novos ataques criminosos nos últimos dois dias. Com a redução da violência, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que irá retomar 100% das viagens a partir desta terça-feira (28.mar).

A operação de quarta-feira (29.mar) será definida após a reunião da STTU com a Polícia Militar e outros agentes de segurança na terça-feira.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Ônibus circularão até 21h em Natal nesta terça-feira (28) Read More »

Inmet emite alertas de chuvas para 121 municípios do RN

13 municípios estão presentes em ambos os tipos de avisos: amarelo e laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois alertas de chuvas para o estado do Rio Grande do Norte, com validade até as 10h desta terça-feira (28.mar.2023). Os alertas abrangem 121 municípios do estado, sendo que 13 estão presentes em ambos os tipos de avisos: amarelo e laranja.

Os alertas amarelos indicam perigo potencial de chuvas intensas, enquanto os alertas laranjas indicam perigo devido ao acúmulo de chuvas na escala de severidade.

De acordo com o Inmet, o alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Nesse tipo de chuva, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Já o alerta laranja – de acumulado de chuvas para o RN – prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h e de até 100 m/dia. Com chuvas desse nível, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

O Inmet recomenda evitar enfrentar o mau tempo e observar possíveis alterações nas encostas. Se possível, desligar aparelhos elétricos do quadro de energia e, em caso de situação de inundação, proteger os pertences envoltos em sacos plásticos.

Confira os municípios atingidos pelo alerta amarelo:

  • Acari
  • Assu
  • Angicos
  • Augusto Severo (Campo Grande)
  • Bodó
  • Caicó
  • Carnaúba dos Dantas
  • Cerro Corá
  • Cruzeta
  • Currais Novos
  • Fernando Pedroza
  • Florânia
  • Ipueira
  • Itajá
  • Janduís
  • Jardim de Piranhas
  • Jardim do Seridó
  • Jucurutu
  • Lagoa Nova
  • Lajes
  • Messias Targino
  • Ouro Branco
  • Paraú
  • Parelhas
  • Parnamirim
  • Patu
  • Santana do Matos
  • Santana do Seridó
  • São Fernando
  • São João do Sabugi
  • São José do Seridó
  • São Rafael
  • São Vicente
  • Serra Negra do Norte
  • Tenente Laurentino Cruz
  • Timbaúba dos Batistas
  • Triunfo Potiguar

Confira os municípios atingidos pelo alerta laranja:

  • Assu
  • Afonso Bezerra
  • Água Nova
  • Alexandria
  • Almino Afonso
  • Alto do Rodrigues
  • Angicos
  • Antônio Martins
  • Apodi
  • Areia Branca
  • Augusto Severo
  • Baraúna
  • Bento Fernandes
  • Caiçara do Norte
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Caraúbas
  • Carnaubais
  • Ceará-Mirim
  • Coronel João Pessoa
  • Doutor Severiano
  • Encanto
  • Extremoz
  • Felipe Guerra
  • Fernando Pedroza
  • Francisco Dantas
  • Frutuoso Gomes
  • Galinhos
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Grossos
  • Guamaré
  • Ielmo Marinho
  • Ipanguaçu
  • Itajá
  • Itaú
  • Jandaíra
  • Janduís
  • Jardim de Angicos
  • João Câmara
  • João Dias
  • José da Penha
  • Lajes
  • Lucrécia
  • Luís Gomes
  • Macaíba
  • Macau
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Martins
  • Maxaranguape
  • Messias Targino
  • Mossoró
  • Natal
  • Olho d’Água do Borges
  • Paraná
  • Paraú
  • Parazinho
  • Parnamirim
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Pedra Grande
  • Pedra Preta
  • Pedro Avelino
  • Pendências
  • Pilões
  • Poço Branco
  • Portalegre
  • Porto do Mangue
  • Pureza
  • Rafael Fernandes
  • Rafael Godeiro
  • Riacho da Cruz
  • Riacho de Santana
  • Riachuelo
  • Rio do Fogo
  • Rodolfo Fernandes
  • Santa Maria
  • Santana do Matos
  • São Bento do Norte
  • São Francisco do Oeste
  • São Gonçalo do Amarante
  • São Miguel
  • São Miguel do Gostoso
  • São Pedro
  • São Rafael
  • Serra do Mel
  • Serrinha dos Pintos
  • Severiano Melo
  • Taboleiro Grande
  • Taipu
  • Tenente Ananias
  • Tibau
  • Touros
  • Triunfo Potiguar
  • Umarizal
  • Upanema
  • Venha-Ver
  • Viçosa

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Inmet emite alertas de chuvas para 121 municípios do RN Read More »

RN terá aumento do ICMS a partir do dia 1º de abril

Executivo estadual implementou o aumento na chamada alíquota modal do ICMS para 20%

O Governo do Rio Grande do Norte confirmou que haverá um aumento na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir do dia 1º de abril. Em decreto publicado no Diário Oficial, o Executivo implementou o aumento na chamada alíquota modal do ICMS para 20% a partir do mês que vem. O novo valor será mantido até 31 de dezembro, quando a alíquota retornará ao patamar de 18%.

Segundo o governo, o aumento do imposto estava condicionado à não recomposição por parte do Governo Federal das frustrações de arrecadação decorrentes da redução no ICMS sobre os combustíveis. Embora o Governo Federal tenha anunciado a compensação, o acordo ainda não foi formalizado e, de acordo com o Governo do Estado, o valor de R$ 270 milhões previstos para os cofres estaduais está abaixo dos R$ 420 milhões perdidos no segundo semestre de 2022.

No decreto, o Governo do Estado também publicou o percentual de 7% na alíquota de oito produtos da cesta básica: arroz, feijão e fava; café torrado e moído; flocos e fubá de milho; óleo de soja e de algodão; margarina; pão francês; frango inteiro natural, congelado ou resfriado.

O Governo do Estado também prorrogou o prazo para recolhimento do ICMS relativo à diferença de alíquota das aquisições que realizar em outras unidades da federação, aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional. O prazo anterior era 3 de abril e agora foi prorrogado para 3 de maio.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

RN terá aumento do ICMS a partir do dia 1º de abril Read More »

CBTU anuncia retorno de 100% das viagens na Grande Natal a partir desta terça-feira (28)

Todas as viagens das Linhas Norte e Sul serão retomadas

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou nesta segunda-feira (27.mar.2023) o retorno de 100% das viagens da Grande Natal. A partir de terça-feira (28.mar), todas as viagens do sistema de trens serão retomadas nas Linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/São José de Mipibu).

Na Linha Norte, o primeiro trem partirá de Ceará-Mirim com destino a Natal às 5h04, e o último trem sairá de Natal com destino a Ceará-Mirim às 18h32.

Já na Linha Sul, o primeiro trem sairá de São José de Mipibu com destino a Natal às 5h02, e o último trem partirá de Natal com destino a São José de Mipibu às 18h35.

Foto: Divulgação/CBTU

CBTU anuncia retorno de 100% das viagens na Grande Natal a partir desta terça-feira (28) Read More »

Após diagnóstico de pneumonia, Lula mantém agenda interna no Alvorada até pelo menos quarta-feira (29)

O presidente está se recuperando bem, de acordo com o ministro Alexandre Padilha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manterá agendas internas no Palácio da Alvorada pelo menos até quarta-feira (29.mar.2023), segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O presidente está se recuperando bem, de acordo com o ministro.

No último dia 23 de março, o presidente foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e viral por Influenza A, após passar por exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Por recomendação médica, Lula cancelou sua viagem para a China nesta semana.

Hoje, ele foi avaliado pela médica Ana Helena Germoglio, do serviço médico da Presidência, que, junto com o médico Roberto Kalil, está tratando do presidente. Nesta semana, está ocorrendo a Marcha dos Prefeitos em Brasília, e o vice-presidente Geraldo Alckmin representará o governo federal, como estava previsto, já que Lula estaria na China.

Segundo Padilha, ainda não há uma nova data para a viagem, mas há “muito interesse do governo chinês em receber o presidente”. A previsão do Ministério das Relações Exteriores era que pelo menos 20 acordos comerciais seriam assinados durante a visita.

Na comitiva, centenas de empresários, governadores, senadores, deputados e ministros acompanhariam Lula. Alexandre Padilha explicou que as atividades empresariais foram mantidas e que muitos desses empresários já estavam na China, especialmente do setor do agronegócio, acompanhando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que cumpre agenda no país antes da viagem de Lula.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Após diagnóstico de pneumonia, Lula mantém agenda interna no Alvorada até pelo menos quarta-feira (29) Read More »

Parnamirim: falésias de praias do município têm alto risco de desmoronamento, aponta Defesa Civil

De acordo com a prefeitura, em alguns trechos, parte dos paredões pode cair a qualquer momento

As falésias e encostas das praias de Parnamirim, município da Grande Natal, estão em alto risco de desmoronamento, constatou a Defesa Civil durante uma vistoria realizada no último sábado (25.mar.2023). De acordo com a prefeitura, em alguns trechos, parte dos paredões pode cair a qualquer momento.

Em Cotovelo, as rachaduras são tão grandes que é possível ver através delas, chegando a 1 ou até mesmo 2 cm. Já na região conhecida como “prainha”, frequentada por pescadores e banhistas, muitas encostas já desabaram nos últimos 15 dias, mesmo com o suporte das raízes das árvores. Alguns troncos caíram devido ao peso da copa das árvores.

Além disso, a prefeitura informou que existem plantas ocas, com espaço livre entre as raízes e o solo, visíveis a olho nu. Apesar dos riscos, algumas pessoas ainda se aproximam dessas áreas sem se importar com o perigo.

Durante a vistoria do último sábado (25.mar), agentes da Defesa Civil de Parnamirim abordaram banhistas, pessoas que caminhavam na orla e turistas que se aproximavam do precipício das falésias. A área está sinalizada com placas e uma equipe de plantão está disponível para evitar acidentes no local.

A orientação da prefeitura é que na área mais baixa da orla, as pessoas não se abriguem próximo às encostas e falésias para evitar riscos de desmoronamento. Na parte superior dos paredões, a população não deve se aproximar demais da borda em busca de fotos ou contemplação, sendo necessário respeitar uma distância segura de 10 a 15 metros da borda, mesmo na presença de agentes no local.

Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim

Parnamirim: falésias de praias do município têm alto risco de desmoronamento, aponta Defesa Civil Read More »

Inadimplência no Brasil cresceu: estudo aponta a marca de 65,45 milhões de endividados

Economista levanta os fatores que influenciam nesta elevação e dá sugestões a quem deseja ficar com as contas em dia

O número de cidadãos inadimplentes voltou a crescer em fevereiro deste ano e atinge a marca de 65,45 milhões de brasileiros, apontando que quatro em cada dez brasileiros adultos estavam negativados em fevereiro de 2023. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que divulgaram na última semana um levantamento sobre a inadimplência no país.

Segundo o economista e professor da Estácio, Eduardo Amendola, vários fatores influenciam no endividamento atualmente na economia brasileira, como inflação e juros básicos (Selic) elevados. “O aumento da taxa de juros impacta diretamente na capacidade de pagamento dos consumidores, por tornar as dívidas mais caras e, por isso, difíceis de serem quitadas”, destaca

Outros motivos que ajudam a entender a inadimplência brasileira, segundo Amendola, são a instabilidade econômica no país, além da alta taxa de desemprego e a queda do poder aquisitivo dos consumidores — que afetou a capacidade de pagamento das dívidas. “O excesso de crédito disponível e a facilidade de acesso ao mesmo podem levar ao endividamento dos consumidores. A falta de análise de risco na concessão de crédito pode levar ao aumento da inadimplência, já que consumidores que não possuem capacidade financeira de arcar com as dívidas acabam contraindo mais débitos do que podem pagar”, avalia o professor da Estácio.

Os dados analisados no levantamento do SPC Brasil e da CNDL são referentes a informações de capitais e interior de todos os estados brasileiros. A pesquisa revelou ainda que em fevereiro deste ano cada consumidor negativado devia, em média, R$ 3.895,09 na soma de todas as dívidas, com destaque para a evolução das dívidas com o setor bancário, com crescimento de 28,98%, seguido de água e luz (13,27%). No geral, o número de dívidas em atraso no Brasil teve crescimento de 17,41% em relação ao mesmo período de 2022.

“A expectativa para os próximos meses ainda é de uma taxa de inadimplência elevada, isso porque o índice de inflação de fevereiro não havia incorporado a reoneração dos combustíveis e os reajustes salariais. Assim, podemos esperar uma inflação ainda maior para março, pressionando o poder de compra das famílias e podendo levar à inadimplência”, comenta.

Amendola acrescenta também que o custo do crédito deve permanecer elevado, contribuindo de maneira negativa para o equilíbrio financeiro dos brasileiros. “Diante deste cenário, a opção do consumidor é realmente procurar diminuir os gastos, controlar bem o orçamento e se organizar para não acabar na inadimplência”, destaca.

Dicas para quem não quer ficar endividado

Alguns cuidados com as finanças pessoais são importantes para evitar a inadimplência, principalmente neste cenário com aumento na taxa de juros e inflação em alta. O economista Eduardo Amendola dá sugestões para controle financeiro:

– Faça um planejamento financeiro: é importante ter controle sobre suas finanças; sabendo exatamente quanto ganha e quanto gasta;

– Crie um orçamento mensal e tente se manter dentro dele;

– Evite fazer dívidas desnecessárias, como comprar produtos ou serviços que não são essenciais e que você não pode pagar;

– Se precisar fazer uma compra de grande porte, planeje e economize antes.

Para quem já está em situação inadimplente, Eduardo Amendola também faz algumas recomendações.

– Se você já está endividado, não deixe de negociar suas dívidas, entre em contato com os credores e tente chegar a um acordo que seja viável;

– Priorize o pagamento das dívidas mais caras: se você tem várias dívidas, priorize o pagamento das que têm as taxas de juros mais altas;

– Busque ajuda de um profissional em finanças pessoais se encontrar dificuldades para lidar com suas dívidas, ele pode ajudar a criar um plano de ação para lidar com elas;

– Corte gastos desnecessários para economizar dinheiro e direcioná-lo para o pagamento das dívidas.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Inadimplência no Brasil cresceu: estudo aponta a marca de 65,45 milhões de endividados Read More »

Musical em homenagem ao Coldplay chega a Natal nesta sexta-feira (31)

A capital potiguar receberá o Tributo Coldplay Experience

Fãs da banda Coldplay vão adorar a atração que chegará a Natal nesta sexta-feira (31.mar.2023). A cidade receberá o Tributo Coldplay Experience. O show será realizado às 21h no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 60,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. A produção local é da Idearte Produções.

O espetáculo traz para os palcos algo nunca visto antes no mercado de tributos! Imaginem uma estrutura de shows em estádios, sendo trazida e adaptada para teatros e casas de show, com impressionante riqueza de detalhes e equipamentos de última geração, para trazer a imersão musical e visual do show desta que é uma das maiores bandas do mundo na atualidade: Coldplay!

A semelhança física e vocal do vocalista Thiago Gonçalves é impressionante e faz o público se sentir dentro do universo Coldplay, com as cores e iluminação de última geração! Além dos recursos visuais e luminosos do próprio espetáculo, o público pode adquirir previamente na lojinha vários tipos de luminosos para interagir durante o show.

Serviço:

31 de março de 2023, 21 horas

Classificação indicativa: 12 anos

*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.

Ingressos

R$ 120,00 Balcão Nobre;

R$ 120,00 Frisas;

R$ 140,00 Plateia B;

R$ 160,00 Plateia A;

*valores de inteira

% Descontos:

50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);

50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);

50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);

50% assinantes Tribuna do Norte (2 ingressos, apenas na bilheteria);

50% assinantes Cabo Telecom (2 ingressos, apenas na bilheteria);

50% clientes Sicoob (2 ingressos, apenas na bilheteria);

30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);

*descontos limitados e não cumulativos

Pontos de venda:

– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)

– @uhuuoficial

Realização: @idearteproducoes

Foto: Divulgação

Musical em homenagem ao Coldplay chega a Natal nesta sexta-feira (31) Read More »

Polícia prende 60 suspeitos de envolvimento com atos criminosos no RN

“Operação Agere pro Viribus” foi realizada nesta segunda (27) em 14 municípios

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (27.mar.2023) uma operação envolvendo as polícias Civil, Militar e Federal, com apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia, da Secretaria de Administração Penitenciária e da Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de cumprir mandados de prisões em 14 municípios.

Foram presos 60 suspeitos de integrar facções criminosas envolvidas nos atos criminosos que têm sido orquestrados na capital potiguar e no interior do estado do Rio Grande do Norte. Dois suspeitos foram feridos em confronto nos municípios de Extremoz e Pendências, socorridos, mas não resistiram. Armas e drogas também foram apreendidas. Desde o dia 14 de março, são 263 presos.

“Todas as ações foram feitas de forma integrada com todas as instituições no âmbito do estado do Rio Grande do Norte, a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros com a Polícia Federal e com a Polícia Rodoviária Federal e no âmbito dos municípios com as guardas municipais que têm trabalhado e apoiado e entregado as ações junto com a sua segurança do estado e da união”, afirmou o secretário da Sesed, Coronel Francisco Araújo. O secretário ressaltou que apesar de não haver registo de novos ataques nas últimas 48h, as forças de segurança ”continuam com ações de investigações e operações policiais no enfrentamento da criminalidade”.

A operação, que recebe o nome de AGERE PRO VIRIBUS, cumpriu mandados de prisão nos municípios de Natal, Apodi, Mossoró, Extremoz, Goininha, Tangará, Tibau do Sul, Várzea, Macau, Pendências, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Nova Cruz e Parnamirim.

“A operação é resultado de uma coordenação investigativa, que conta com o apoio do judiciário e do Ministério Público neste trabalho permanente de investigação”, esclareceu a delegada-geral do RN, Ana Claudia Saraiva.

Foto: Divulgação/Governo do RN

Polícia prende 60 suspeitos de envolvimento com atos criminosos no RN Read More »

Juiz de SP é denunciado por violência física, psicológica e sexual contra esposa

Vídeos gravados pela vítima mostram algumas das agressões

Acusado de violência física, sexual e psicológica pela esposa, o juiz Valmir Maurici Júnior, da 5ª Vara Cível de Guarulhos (SP), teve imagens que comprovariam as agressões divulgadas. Os vídeos, gravados com o celular da vítima, mostram o juiz dando empurrões, chutes e tapas na esposa, que cai no chão.

Segundo a mulher, os episódios ocorreram em outubro de 2022, na casa em que viviam em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O caso foi divulgado pelo g1.

Em um terceiro vídeo, aparentemente gravado pelo próprio juiz em abril de 2022, a vítima alega ter sido submetida a uma relação sexual não consentida por não ter tido opção de escolha. O casal está em processo de separação desde novembro do ano passado, quando a mulher de 30 anos deixou a casa. Eles se casaram em 2021 e a violência teria começado depois dos primeiros seis meses de relação.

A mulher obteve medida protetiva na Justiça em janeiro deste ano, com base na Lei Maria da Penha, que proíbe o juiz de se aproximar e manter contato com a vítima, pais e familiares dela. Na mesma decisão, Maurici Júnior, 42 anos, foi obrigado a entregar sua arma, a qual tinha direito por ser magistrado.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu uma investigação sobre o caso e emitiu parecer em que afirma que o juiz demonstrou comportamento violento, manipulador e desviado, o que potencialmente colocaria em risco a integridade da vítima e de seus parentes. O procedimento está no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A defesa do juiz nega os fatos que lhe são imputados e acusa a mulher de furto qualificado, por ter levado um cofre ao sair de casa.

Foto: Reprodução/TV Globo

Com informações do g1

Juiz de SP é denunciado por violência física, psicológica e sexual contra esposa Read More »

Moto cai de ponte no interior do RN; uma mulher morreu

O veículo era conduzido pelo companheiro da vítima, que também ficou ferido

Uma tragédia ocorreu na tarde de domingo (26.mar.2023), na rodovia RN-086, entre as cidades de Parelhas e Equador, na região Seridó potiguar. Uma mulher, identificada como Maria José de Oliveira, de 39 anos, faleceu após a motocicleta em que estava como passageira cair de uma ponte. O veículo era conduzido pelo seu companheiro, que também ficou ferido.

De acordo com informações da polícia, o acidente aconteceu depois que o homem tentou desviar de um buraco na pista e perdeu o controle da motocicleta, resultando na queda do casal da ponte. Ambos foram socorridos e encaminhados para um hospital da região, mas infelizmente Maria José não resistiu aos ferimentos.

O companheiro da vítima foi transferido para um hospital de traumas na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, para receber tratamento médico adequado.

Foto: Reprodução/TV Social Mídia

Moto cai de ponte no interior do RN; uma mulher morreu Read More »

Parnamirim: cratera se abre em rua e isola moradores na comunidade Toca da Raposa

O buraco se abriu justamente onde ocorre uma obra de saneamento básico para o escoamento da água da chuva

Na comunidade comunidade Toca da Raposa, no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, moradores ficaram isolados após abertura de uma cratera quase causou o desmoronamento de uma casa. Muitas pessoas não conseguem tirar seus carros e motos das garagens e idosos não conseguem sair de casa, por causa do buraco na frente dos imóveis.

A cratera começou a se formar ainda na semana passada e voltou a preocupar a população devido à forte chuva que caiu sobre Natal e cidades da região metropolitana na noite de domingo (26.mar.2023).

Parnamirim foi a cidade do estado onde mais choveu neste domingo. De acordo com a Emparn, foram registrados 104 mm de chuva. A força da água abriu outra cratera, dessa vez na parede de uma lagoa de captação em fase de construção.

O buraco se abriu justamente onde ocorre uma obra de saneamento básico para o escoamento da água da chuva. Lonas foram instaladas na rua, na última sexta-feira (24.mar), para tentar evitar novos deslizamentos de terra. Moradores relatam que algumas casas já apresentam rachaduras. A água que desce pela rua arrastou parte da terra na área que está sem calçamento devido aos serviços.

Uma placa no local informa que a obra de quase R$ 4,9 milhões contratada pelo município tinha prazo de encerramento no dia 12 de fevereiro de 2023. Apesar disso, o serviço ainda está em execução.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Parnamirim: cratera se abre em rua e isola moradores na comunidade Toca da Raposa Read More »

Adolescente de 13 anos invade escola em SP e esfaqueia professores e aluno

Uma das professoras esfaqueadas acabou morrendo

Na manhã desta segunda-feira (27.mar.2023), um adolescente de 13 anos invadiu uma escola na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo e esfaqueou um aluno e quatro professores. De acordo com a Polícia Militar, o atentado ocorreu por volta das 7h20, logo após a abertura dos portões da Escola Estadual Thomazia Montoro.

Para evitar a entrada do adolescente, estudantes e professores reforçaram as portas com cadeiras. Além do aluno que foi esfaqueado, outro estudante precisou ser levado ao hospital em estado de choque.

Infelizmente, a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, uma das vítimas do ataque, faleceu por volta das 10h30. O agressor é aluno da instituição de ensino e foi contido pelos policiais.

Desesperados, os pais dos alunos aguardavam na porta da escola em busca de informações sobre seus filhos. Alunos que presenciaram o ataque relataram momentos de pânico e contaram que correram e se esconderam quando a confusão começou.

Foto: Reprodução/SBT

Adolescente de 13 anos invade escola em SP e esfaqueia professores e aluno Read More »

Diretor de política monetária do Banco Central é exonerado do cargo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a saída de Bruno Serra Fernandes

O Banco Central (BC) exonerou na sexta-feira (24.mar.2023) o diretor de política monetária, Bruno Serra Fernandes, e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27.mar). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a saída de Fernandes do cargo.

Ainda não foi anunciado o substituto de Fernandes, apesar de o presidente Lula já ter escolhido os indicados para as duas vagas abertas na diretoria da autoridade monetária: Rodolfo Froés, executivo do mercado financeiro, e Rodrigo Monteiro, um funcionário de carreira do BC.

A expectativa é que Froés assuma a posição, já que tem uma longa experiência no mercado financeiro, incluindo passagens pelo Bank of America e pela Ritchie Capital Management, e também compôs o conselho de administração do Banco Fator com o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, que presidia o colegiado.

Por outro lado, Monteiro deve ir para a área de fiscalização, seguindo a tradição de indicar um servidor do próprio BC. É importante mencionar que ele é negro, o que confere caráter de diversidade racial à diretoria da instituição monetária, e sua escolha foi celebrada no banco.

O presidente Lula concordou com as sugestões feitas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e apresentará os nomes ao Senado Federal, onde devem passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e pelo plenário.

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Com informações da CNN Brasil

Diretor de política monetária do Banco Central é exonerado do cargo Read More »

Garota de programa encomenda morte de coronal e se passa por ele durante quatro meses no RN

Caso aconteceu em Natal, capital do estado

Garota de programa é a principal suspeita de assassinar um coronel aposentado da Força Aérea Brasileira (FAB), identificado como Roberto Antônio Perdiza, no estado do Rio Grande do Norte. O caso ocorreu em agosto de 2022 na cidade de Natal, de acordo com a Polícia Civil.

A investigação revelou que o coronel começou a se relacionar com a suspeita, conhecida como Jerusa, que veio de outro estado e afirmou não ter onde morar. Perdiza ofereceu seu próprio apartamento, localizado no bairro de Ponta Negra, para ela ficar.

As últimas imagens de Perdiza mostram o coronel saindo de seu apartamento para se encontrar com Jerusa em um bar, no dia 30 de agosto. Uma semana depois, o porteiro do edifício notou a ausência do morador e entrou em contato com os familiares do coronel, que moravam em São Paulo. Porém, os familiares informaram que estavam recebendo mensagens e fotos dele.

Um advogado conhecido de Perdiza começou a suspeitar da situação quando parou de receber notícias do amigo. Ele conversou com Jerusa para saber o que estava acontecendo, mas ela disse que os dois estavam bem e que pediria para o coronel entrar em contato com ele. Mais tarde, o advogado percebeu que havia recebido um áudio antigo de Roberto Perdiza e acionou a Polícia Civil.

Segundo a investigação, Jerusa teria contratado um assassino de aluguel, identificado como José Rodrigues pela PC, para matar o coronel aposentado e ficar com seu apartamento. O crime ocorreu no mesmo dia em que Perdiza foi visto pela última vez. O assassino teria se passado por um motorista de aluguel.

O corpo de Perdiza foi encontrado três meses depois, em avançado estado de decomposição, sem as mãos e a cabeça, em um terreno localizado fora de Natal. Jerusa e José foram presos e acusados de latrocínio, denominação para crime de roubo seguido de morte.

Foto: Reprodução/TV Globo

Garota de programa encomenda morte de coronal e se passa por ele durante quatro meses no RN Read More »

Polícia deflagra nova operação e prende suspeitos de realizar ataques criminosos no RN

Ação teve início na manhã desta segunda-feira (27)

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (27.mar.2023) uma operação em várias cidades do Rio Grande do Norte com o objetivo de prender pessoas suspeitas de envolvimento nos atos criminosos que acontecem desde o dia 14 de março no estado.

A Secretaria de Segurança Pública informou que mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos em Natal, cidades da região metropolitana e municípios de outras regiões.

De acordo com a Polícia Civil, entre os presos estão integrantes de facções criminosas e indivíduos envolvidos nos atos criminosos ocorridos na capital e no interior do estado do RN. Ainda não foram informados os números de mandados expedidos e pessoas presas.

A “Operação Agere pro Viribus” conta com o apoio da Polícia Militar, do Instituto Técnico Científico de Perícia, da Secretaria de Administração Penitenciária e da Polícia Rodoviária Federal, segundo informou a Polícia Civil.

Foto: Reprodução/PCRN

Polícia deflagra nova operação e prende suspeitos de realizar ataques criminosos no RN Read More »

Transporte público de Natal circula com frota ampliada nesta segunda-feira (27)

Linhas 04, 76 e 588 voltarão a circular; horário segue até às 19h

Usuários do transporte público em Natal terão uma frota maior de ônibus nas ruas a partir desta segunda-feira (27.mar.2023). Serão disponibilizados 250 veículos das empresas que atuam na capital potiguar, cobrindo um total de 54 linhas de ônibus, três a mais do que as que estavam circulando nos últimos dias, com 13 veículos adicionais.

Após uma reunião entre a cúpula da Segurança, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o Sindicato dos Rodoviários (Sintro) e as empresas de ônibus (Seturn), ficou acordado que as linhas 04, 76 e 588 passarão a circular das 5h15 às 19h.

Além dessas, estarão nas ruas ônibus das linhas 02, 05, 07, 08, 15, 21, 22, 24, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 37, 38, 39, 40, 41A, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 599, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 77, 79, 83, 84 e 588. Também irão operar as linhas do sistema opcional 301, 302, 303, 304, 308, 309, 310, 311, 312, 403, 503 e 600, totalizando uma frota de 46 veículos.

Na reunião, a Guarda Municipal de Natal garantiu apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema. A intenção da STTU é garantir o meio de transporte para a população, mesmo diante dos problemas verificados nesta semana. A operação para a terça-feira (28.mar) será definida ainda nesta segunda-feira.

Até o domingo, a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte (Sesed) havia confirmado a prisão de 206 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques que ocorrem desde o dia 14 de março.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Transporte público de Natal circula com frota ampliada nesta segunda-feira (27) Read More »

Trecho da Avenida Felizardo Moura cede devido às fortes chuvas

Sentido Centro-Zona Norte da avenida foi interditado

Devido às fortes chuvas que ocorreram na Grande Natal desde o início da tarde deste domingo (26.mar.2023, uma parte da pista da avenida Felizardo Moura cedeu. O sentido Centro-Zona Norte da avenida foi interditado na manhã desta segunda-feira (27.mar). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) está orientando a população a usar a ponte Newton Navarro.

De acordo com a STTU, a empresa responsável pela obra está construindo uma barreira de contenção e trabalhando na recuperação dos taludes. A secretaria afirmou que dará apoio à construtora para evitar interrupções no tráfego, caso as chuvas continuem.

Além disso, a STTU relatou vários pontos transitáveis de alagamento em outras áreas, incluindo a avenida Prudente de Morais x avenida Nascimento de Castro; avenida Prudente de Morais x avenida Alexandrino de Alencar; avenida Ayrton Senna x avenida das Alagoas; e avenida Afonso Pena x rua Jundiaí.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte até 11h desta segunda-feira (27.mar). De acordo com o Inmet, o alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Foto: Divulgação/STTU

Trecho da Avenida Felizardo Moura cede devido às fortes chuvas Read More »

Delegado da Polícia Federal é demitido por cobrar propina para facilitar registro de armas

Segundo a denúncia, Campos cobrava uma comissão de 10% do valor da arma, além de uma taxa por autorização

O delegado da Polícia Federal David Sérvulo Campos foi demitido pelo ministro de justiça, Flávio Dino, por corrupção. A investigação interna teve início em 2015, quando Campos chefiava a Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos (Deleaq), sob suspeita de receber propina para facilitar a aquisição e registro de armas de fogo.

Em 2017, David Sérvulo Campos foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por corrupção ativa, passiva e concussão. Segundo a denúncia, Campos cobrava uma comissão de 10% do valor da arma, além de uma taxa que chegava a R$ 300 por autorização.

David Sérvulo Campos já havia sido demitido do cargo em 2020, em um processo relacionado a um incidente de trânsito em Brasília. Na ocasião, Campos furou uma blitz, atropelou uma motocicleta e fugiu por um canteiro, alegando estar com pressa para entregar remédios ao seu pai.

Foto: Divulgação

Delegado da Polícia Federal é demitido por cobrar propina para facilitar registro de armas Read More »

Miss paraibana morre após cair do 6º andar para escapar de incêndio em SP

Mayara Nitão havia sido coroada Miss Sertão Paraibano 2023

A jovem paraibana Mayara Nitão, de 27 anos, faleceu após cair do sexto andar de um prédio em chamas no bairro Itaim Bibi, Zona Oeste de São Paulo, na manhã do último sábado (26.mar.2023). Mayara será velada em João Pessoa, capital da Paraíba, nesta terça-feira (28.mar).

De acordo com o boletim de ocorrência, Mayara teria pulado pela janela para tentar escapar do incêndio que atingiu o seu apartamento. Apesar de ter sido atendida pelos Bombeiros, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Já o irmão dela, de 23 anos, foi internado no Hospital Beneficência Portuguesa, na região central de São Paulo, após ter inalado fumaça durante o incêndio.

A causa do fogo ainda não foi identificada, e o caso foi registrado no 14º Distrito Policial de São Paulo, em Pinheiros. Mayara Nitão era empreendedora e foi coroada como Miss Sertão Paraibano 2023. Ela já havia residido em Itaporanga e Patos, cidades sertanejas, e representaria sua região no Concurso Nacional de Beleza 2023, que escolherá a 63ª Miss Brasil Mundo.

Foto: Reprodução/Instagram

Miss paraibana morre após cair do 6º andar para escapar de incêndio em SP Read More »

Governo federal avalia decretar emergência climática permanente em mais de mil cidades

Medida visa a adoção de ações contínuas para enfrentar os problemas decorrentes das mudanças climáticas

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, informou neste domingo (26.mar.2023) que o governo federal está discutindo internamente a possibilidade de editar um decreto para reconhecer o estado de emergência climática em 1.038 municípios mapeados como mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.

Durante sua visita às áreas afetadas por alagamentos em Manaus, a ministra afirmou que a medida seria permanente e visaria permitir a adoção de ações contínuas para enfrentar os problemas decorrentes das mudanças climáticas. Segundo Marina, a ciência já permite prever a continuidade de eventos climáticos extremos e, em alguns casos, a remoção de populações de áreas de risco deverá ser planejada e executada.

A decretação de estado de emergência permanente permitiria a realização de obras preventivas, como estudos de solo, drenagem e trabalhos de assistência social. De acordo com a ministra, esses seriam projetos de médio e longo prazo, além das ações emergenciais.

Para garantir a transparência nos gastos públicos, a ministra sugeriu a criação de uma estrutura permanente, com comitês, equipes de monitoramento e acadêmicos, para supervisionar a aplicação dos recursos públicos.

As declarações foram dadas ao lado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Manaus, David Almeida, que agradeceu a visita e a ajuda do governo federal. A decretação de estado de emergência climática já havia sido adiantada por Marina Silva mais cedo, em Rio Branco, no Acre.

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

Governo federal avalia decretar emergência climática permanente em mais de mil cidades Read More »

Chuvas provocam alagamentos em diversos pontos de Natal neste domingo (26)

Chuvas provocam alagamentos em diversos pontos de Natal neste domingo (26)

Os condutores devem redobrar a atenção nas vias para evitar acidentes

Motoristas que trafegam em Natal e na Região Metropolitana devem ficar atentos na noite deste domingo (26.mar.2023) após as fortes chuvas que iniciaram no final da tarde terem provocado vários pontos de alagamentos. Os condutores devem redobrar a atenção nas vias para evitar acidentes.

Em Natal, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), há registros de vários pontos de alagamentos:

  • Ponto de alagamento transitável na avenida Prudente de Morais x Nascimento de Castro.
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Prudente de Morais x av Alexandrino de Alencar.
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Ayrton Senna x av das Alagoas.
  • Ponto de alagamento transitável na avenida Afonso Pena x rua Jundiaí.

Alerta do INMET

A situação meteorológica também preocupa. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para todos os municípios do Rio Grande do Norte, válido até as 10 horas desta segunda-feira (27.mar). O aviso, classificado como de perigo potencial, foi emitido na manhã deste domingo e prevê a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

A recomendação é que a população fique atenta às informações divulgadas pelos órgãos oficiais e evite transitar em áreas alagadas ou de risco. É importante também evitar estacionar em locais próximos a córregos ou ribeirões, além de ficar atento às condições de segurança em residências e estabelecimentos comerciais.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chuvas provocam alagamentos em diversos pontos de Natal neste domingo (26) Read More »

ABC elimina Náutico com vitória por 3 a 1 e avança às semifinais da Copa do Nordeste

ABC elimina Náutico com vitória por 3 a 1 e avança às semifinais da Copa do Nordeste

O primeiro gol foi marcado aos 12 minutos pelo atacante Felipe Garcia

O ABC venceu o Náutico (PE) por 3 a 1 neste domingo (26.mar.2023) em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O primeiro gol foi marcado aos 12 minutos pelo atacante Felipe Garcia, que se destacou com dois gols na partida. O segundo gol saiu de uma cobrança de escanteio pela direita de Fábio Lima, que desviou no meio da área e foi para a rede.

No segundo tempo, a chuva intensa que caiu no Frasqueirão complicou ainda mais o jogo. Aos 32 minutos, Felipe Garcia marcou o terceiro gol do ABC, enquanto o gol de honra do Náutico foi marcado por Richarles Ferreira. A partida teve um acréscimo de cinco minutos para finalização e o ABC dominou a partida com tranquilidade.

As semifinais da Copa do Nordeste são disputadas em jogo único na casa da equipe com melhor desempenho na competição. Em caso de empate, a decisão será levada para os pênaltis. O campeão do torneio será definido em final com partida de ida e volta. O ABC, que se classificou em segundo lugar no grupo B, enfrentou o Fluminense-PI na última rodada da Copa do Nordeste e venceu por 3 a 0 com tranquilidade.

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC elimina Náutico com vitória por 3 a 1 e avança às semifinais da Copa do Nordeste Read More »

Músico e humorista Juca Chaves morre aos 84 anos em Salvador

Músico e humorista Juca Chaves morre aos 84 anos em Salvador

Segundo boletim, a causa foram complicações respiratórias

O músico, compositor e humorista Juca Chaves morreu neste sábado (25), aos 84 anos, na capital baiana. “O Hospital São Rafael lamenta a morte do paciente Juca Chaves na noite deste sábado (25) devido a complicações de problemas respiratórios e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, diz a nota.

Jurandyr Czaczkes Chaves nasceu em 22 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro. Com formação em música clássica, começou a compor ainda na infância. Iniciou sua carreira no fim da década de 1950, tocando modinhas e trovas.

Foi um crítico da ditadura militar e se exilou em Portugal e na Itália na década de 1970. De volta ao Brasil, apresentou programas de televisão na década de 1980.

Entre suas canções mais conhecidas estão Caixinha, Obrigado, A Cúmplice, Menina, Que Saudade, Por Quem Sonha Ana Maria e Presidente Bossa Nova.

Foto: Juca Chaves/Divulgação

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Músico e humorista Juca Chaves morre aos 84 anos em Salvador Read More »

ABC x Náutico será com portões fechados

ABC x Náutico será com portões fechados, decide STJD

O Náutico havia entrado com recurso para liberar a presença de sua torcida, mas a petição chegou tarde demais aos autos

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu manter o jogo entre ABC e Náutico pela Copa do Nordeste, que será realizado neste domingo (26.mar.2023), com portões fechados, após os clubes recorrerem da decisão inicial. O Náutico havia entrado com recurso para liberar a presença de sua torcida, mas a petição chegou tarde demais aos autos, inviabilizando a participação de torcedores rivais.

A decisão inicial do STJD havia sido publicada no sábado (25.mar), determinando que a partida seria disputada sem público. O presidente da entidade, Otávio Noronha, citou o cenário de calamidade da segurança pública no Rio Grande do Norte, recomendando a realização do jogo com torcida única do ABC, por questões de segurança.

Anteriormente, a CBF havia aceitado a recomendação da Polícia Militar e do Ministério Público do RN, e a partida estava programada para ser disputada apenas com torcedores do ABC presentes no estádio Frasqueirão. Entretanto, o Náutico entrou com recurso no STJD, solicitando a presença de sua torcida no jogo.

O recurso do Náutico foi protocolado no STJD às 21h12 do sábado, após a decisão inicial ter sido tomada. Com isso, o STJD entendeu que não seria possível permitir a presença de torcedores do Náutico no estádio, pois não haveria tempo hábil para preparar a segurança do evento com a presença de torcidas rivais.

Em um documento assinado pelo presidente Otávio Noronha, o STJD determinou que a partida ocorresse com portões fechados “em vista da inviabilização prática da participação de torcedores rivais“, a fim de manter o equilíbrio da competição e a integridade dos regulamentos.

O jogo entre as equipes será válido pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

Foto: Redes Sociais/ABC FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

ABC x Náutico será com portões fechados, decide STJD Read More »

Motociclista morre após colisão com carro na BR-226 em Jucurutu

Motociclista morre após colisão com carro na BR-226 em Jucurutu

O acidente ocorreu na entrada da Comunidade do Velame

Um acidente registrado na noite deste sábado (25.mar.2023) resultou na morte do motociclista Jorge Henrique da Silva Araújo, de 34 anos, na BR-226, no município de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo informações da Polícia Militar (PMRN), o acidente ocorreu na entrada da Comunidade do Velame, quando o motociclista colidiu de frente com um veículo do tipo Celta.

Jorge Henrique era natural de Currais Novos, também na Região Seridó, e faleceu no local, no momento do acidente. No carro estavam duas pessoas, sendo que uma delas sofreu hematomas na cabeça e foi levada ao hospital para receber atendimento médico, enquanto a outra não teve ferimentos.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep-RN) esteve no local e fez o corpo da vítima.

Foto: Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motociclista morre após colisão com carro na BR-226 em Jucurutu Read More »

RN tem 187 suspeitos presos por onda de ataques

RN tem 187 suspeitos presos por onda de ataques

Forças de segurança apreenderam 43 armas e 148 artefatos explosivos

Balanço parcial das forças de segurança que atuam para combater a organização criminosa responsável pelos ataques iniciados na segunda-feira da semana passada (20) no Rio Grande do Norte indica que 187 suspeitos já foram presos. Desses, 22 foram no âmbito da Operação Normandia e 15 da Operação Sentinela.

Até o momento, 43 armas de fogo foram apreendidas. Também foram capturados 148 artefatos explosivos e 33 galões de combustíveis. De acordo com nota divulgada neste sábado (25), também foram apreendidos dinheiro, drogas e munições. Produtos de furto foram recuperados. Nesses casos, não foram divulgados quantidades ou valores.

Onda de violência

Desde o dia 14 de março, ações orquestradas por facções criminosas causam terror à população, com incêndios e tiros contra prédios públicos, veículos, comércio e até residências. As ações são uma retaliação às condições dos presídios, indicam investigações da polícia.

A custódia de presos está entre os motivos apontados pelos criminosos para a série de ataques no estado. O estado já confirmou pelo menos 300 ataques criminosos desde o início das ações.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN tem 187 suspeitos presos por onda de ataques Read More »

Presidente da Petrobras esclarece que reajuste do salário depende da aprovação dos acionistas

Presidente da Petrobras esclarece que reajuste do salário depende da aprovação dos acionistas

Jean Paul afirma que se absteve da decisão tomada pelo colegiado

Após divulgação de que o Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na última quinta-feira (23.mar.2023), um aumento de 43,88% nas remunerações do presidente, diretores e conselheiros da empresa, o presidente da empresa, Jean Paul Prates, enviou ao POR DENTRO DO RN uma nota de esclarecimento.

Ele afirmou que a decisão (do reajuste) ainda depende da deliberação e aprovação ou rejeição na Assembleia Geral de Acionistas, prevista para o dia 27 de abril – como já informado na matéria. O presidente afirma que se absteve da decisão tomada pelo colegiado, assim como outros três Conselheiros, que, como ele, permanecerão no Conselho.

Confira a nota na íntegra:

A Petrobras esclarece que a proposta de correção da remuneração fixa dos administradores da companhia, que inclui membros da diretoria executiva e conselheiros, matéria que é deliberada diretamente no âmbito do Conselho de Administração (CA), sem passagem prévia pela Diretoria Executiva, foi aprovada pelo CA da Petrobras e não tem efeito imediato. A decisão ainda depende da deliberação e aprovação ou rejeição na Assembleia Geral de Acionistas, prevista para o dia 27/4.

Cabe esclarecer que o presidente Jean-Paul Prates se absteve da decisão tomada pelo colegiado, assim como outros três Conselheiros, que, como ele, permanecerão no Conselho. Os Conselheiros que votaram favoravelmente tiveram como base a percepção de oportunidade de melhoria dos valores de remuneração, atualmente praticados à luz de referências de empresas com as mesmas características.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente da Petrobras esclarece que reajuste do salário depende da aprovação dos acionistas Read More »

Acre está em situação de emergência após chuvas

Acre está em situação de emergência após chuvas

Cerca de duas mil pessoas estão desalojadas e 500 desabrigadas

O governo do Acre a a prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingiram a região. Só na capital, 32 mil pessoas foram afetadas, segundo dados da prefeitura. Pelo menos duas mil estão desalojadas e 500 em abrigos municipais.

Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esperada para o mês de março inteiro. A tempestade começou na quinta-feira (23). A força das águas foi tanta que abriu uma cratera na BR 364, interrompendo o tráfego.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, o Rio Acre chegou, nesse sábado (25), a 16,23 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 14 metros. Um plano de contingência foi montado e a cidade começa a receber as primeiras doações para ajudar os atingidos. São cestas básicas, roupas, colchões e outros insumos.

As aulas na rede estadual foram suspensas e as escolas estão sendo usadas como abrigo para os atingidos. Ao todo, 24 abrigos foram disponibilizados.

A previsão é que chova pelo menos mais 100 milímetros neste fim de semana, com alta possibilidade de inundações principalmente na capital. A região está em alerta laranja. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, também há preocupação com os municípios de Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia.

Foto: Pedro Devani/Secom
Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Acre está em situação de emergência após chuvas Read More »

Beatriz Ferreira sobra na final e fatura bicampeonato mundial de boxe

Beatriz Ferreira sobra na final e fatura bicampeonato mundial de boxe

Pugilista é a 1ª do país a disputar três finais seguidas na competição

Domingo histórico para o boxe brasileiro: a pugilista baiana Beatriz Ferreira, de 30 anos, faturou pela segunda vez na carreira o título mundial. Vice-campeã olímpica em Tóquio e atual número 1 no ranking mundial, a brasileira derrotou hoje (26) na final da categoria até 60 quilos a colombiana Angiel Paola Valdez Pana, em decisão unânime dos árbitros, em Nova Delhi (Índia). Bia Ferreira é a primeira pugilista do país a disputar três finais seguidas na competição: foi ouro em 2019 e ano passado ficou com a prata.

O desempenho do boxe feminino brasileiro no Mundial também é o melhor da história. Além da medalha de ouro, o país também subiu ao pódio nesta edição com Bárbara Santos, que levou o bronze nos 70 kg (categoria não-olímpica). Antes, a campanha mais exitosa do Brasil havia sido a do ano passado, quando Bia foi vice-campeã e a pernambuca Caroline Almeida levou o bronze nos 52 kg.

Na decisão do título nesta manhã, Bia Ferreira sobrou no ringue desde o primeiro round. A baiana, nascida em Salvador, começou mais agressiva: desferiu um golpe de esquerda e, na sequência, investiu mais três vezes contra a adversária. No segundo round, a colombiana esboçou uma reação, mas Bia soube se defender bem. O melhor momento da brasileira foi no início do terceiro round, quando encaixou um cruzado de esquerda, e depois seguiu na defensiva até o término da luta.

A vitória deste domingo (26), por decisão unânime dos juízes, foi a quarta consecutiva no Mundial. Antes de se classificar à final, Bia derrotou a australiana Danielle Scanlon na estreia, e depois derrotou a japonesa Tagachi Ayaka e, na semifinal, bateu a sul-coreana Oh Yeonj.

Bia Ferreira chegou ao Mundial como favorita ao título, após o boicote de alguns países ocidentais à competição organizada pela Associação Internacional de Boxe Amador (IBA), que não vetou a participação de atletas russas e bielorrussas no Mundial em Nova Delhi. Entre as nações que aderiram ao boicote estão Estados Unidos, Canadá, Suécia e Grã-Bretanha.

O título mundial conquistado hoje (26) por Bia Ferreira a mantém no topo do ranking mundial. Tradicionalmente, a pontuação contaria na busca por vaga para a Olimpíada de Paris 2024. No entanto, a IBA está suspensa pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o que a impede de definir os critérios de classificação para a próxima Olimpíada.

De acordo com a Confederação Brasileira de Boxe (CBboxe), a classificação para Paris 2024 ocorrerá este ano nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), de 20 de outubro a 5 de novembro.

O Mundial segue sendo o campeonato mais importante do ano, mesmo com os boicotes. Um título mundial ainda é muito relevante para a carreira dos boxeadores e o campeonato reúne as melhores atletas do mundo inteiro, é importante sabermos como estão as adversárias em ano pré-olímpico”, afirmou a CBboxe, por meio da assessoria de imprensa.

A competição mundial em Nova Delhi reuniu atletas de 23 países. Além das medalhistas Bia Ferreira e Bárbara Santos, a delegação brasileira viajou à Índia com outras cinco atletas: Beatriz Soares (66 kg), Tatiana Chagas (54 kg), Caroline “Naka” Almeida (50kg), Jucielen Romeu (57kg) e Viviane Pereira (75kg).

Foto: Reprodução Twitter/Time Brasil
Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Beatriz Ferreira sobra na final e fatura bicampeonato mundial de boxe Read More »

Relatório aponta tortura, comida estragada e doenças nos presídios do RN

Relatório aponta tortura, comida estragada e doenças nos presídios do RN

Peritos classificam condições das cadeias como preocupantes

Tortura, maus-tratos, alimentos estragados, casos de doenças contagiosas e a falta de atendimento à saúde são algumas das irregularidades encontradas no Complexo Prisional de Alcaçuz e na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, localizadas na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, estado que enfrenta ataques de criminosos há dez dias.

A inspeção nas penitenciárias, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, consta no relatório sobre a situação do sistema prisional potiguar divulgado, nessa quarta-feira (22), pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) – colegiado vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O órgão é composto por 11 especialistas independentes, que têm acesso às instalações de privação de liberdade. Caso sejam constatadas violações de direitos, os peritos produzem relatórios com recomendações às autoridades competentes.

No caso dos presídios da Grande Natal, os peritos classificaram a situação como extremamente preocupante. O relatório do MNPCT afirma que é perceptível o emagrecimento dos presos em razão da ausência de alimentação adequada, seja porque está imprópria para consumo, pela pouca quantidade oferecida ou pelo baixo valor nutricional.

Durante nossa inspeção da alimentação, que incluiu pesagens de marmitas aleatórias e verificação do aspecto da comida, em diversas oportunidades flagramos alimentação imprópria para o consumo, com odor fétido que causava enjoo assim que as tampas eram retiradas“, aponta o documento.

Em relação ao acesso à água, só é disponibilizada três vezes ao dia por 30 minutos, às 7h, 12h e 17h. “E essa água serve para todas as seguintes finalidades: limpeza da cela, lavar roupas, higiene pessoal e consumo, ou seja, além do acesso ser bastante limitado, os custodiados não possuem acesso à água potável para ingestão“.

Tortura

Na penitenciária de Alcaçuz, em todas as celas inspecionadas havia pessoas machucadas e com lesões. Os peritos relataram que, com base nos depoimentos dos internos, existem diferenças entre as equipes de policiais penais, “sendo que algumas tem um perfil mais torturador e agressivo e escutamos vários relatos de uso de spray pimenta nas celas o que configura tratamento cruel, desumano e degradante“. Imagens que ilustram o documento mostram presos feridos, queimados pelo sol e com limitações físicas supostamente provocadas por ações truculentas dos policiais.

De acordo com o MNCPT, existe uma grande dificuldade para se investigar denúncias de tortura, especialmente nos casos de violência psicológica, por exemplo, ao impedir a comunicação do detento com seus familiares ou com o mundo exterior. Também há relatos de redução do número de horas das visitas sociais para apenas uma hora por mês, além da suspensão das visitas íntimas. Segundo o relatório do colegiado, o banho de sol é permitido por uma hora, uma vez por semana.

Sobre a assistência à saúde, foi constatada uma situação bastante precária, especialmente no presídio de Alcaçuz, com a ocorrência de surtos de sarna e diarreia em quase 70% da população carcerária. “A tuberculose também tem um número bem alto de prevalência e o protocolo de separação e cuidados não é seguido; a medicação também falta bastante e a descontinuidade prejudica a recuperação”, informa a perita Bárbara Coloniese.

Em 2017, peritos do MNPCT foram acionados após a ocorrência da maior rebelião da história do Rio Grande do Norte, que culminou com a decapitação e esquartejamento de 27 presos ligados ao grupo criminoso Sindicato do Crime (SDC), no Complexo de Alcaçuz.

Na época, a perita constatou uma série de violações aos direitos humanos e mesmo com o relatório final apontando diversas irregularidades, nada foi feito. “De 2017 para 2022 não existiram mudanças. O cenário é ainda mais recrudescido. O emprego da violência é muito forte. A forma de funcionamento desse sistema prisional se baseia na prática sistemática de tortura física e psicológica“, afirma.

Os integrantes do MNPCT afirmam que tentaram marcar reuniões institucionais com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público, com o governo estadual, mas sem êxito. “Nós ficamos alarmados com a situação do sistema prisional com muita tortura, violência e violação de direitos. Nós tentamos fazer alertas às autoridades, mas até o momento não conseguimos ter diálogo. Continuamos à disposição para expor as questões e mudar esse cenário com a garantia de direitos fundamentais conforme consta na Lei de Execuções Penais”, ressalta.

O relatório final de 2022 do MNCPT trouxe 138 recomendações ao sistema de justiça, governo estadual e federal para a reversão do quadro. Entre as medidas estão concurso para contratação de policiais penais, capacitação sobre direitos humanos e o uso de câmeras corporais pelos agentes. Também foi solicitada a correção nas falhas no fornecimento de comida, na garantia de higiene e no acesso a saúde, educação e trabalho dos presos.

Governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte informou ter recebido os peritos do Mecanismo Nacional de Combate a Tortura em novembro de 2022, e foram adotadas medidas para controle da qualidade dos alimentos nos presídios, adequação no número de vagas nas unidade. O governo afirmou ter assumido o compromisso de repudiar quaisquer atos que violem a dignidade da pessoa humana, adotando as providências necessárias.

Onda de violência

Desde o dia 14 de março, ações orquestradas por facções criminosas causam terror à população, com incêndios e tiros contra prédios públicos, veículos, comércios e até residências. As ações são uma retaliação às condições dos presídios, indicam investigações da polícia.

A custódia de presos está entre os motivos apontados pelos criminosos para a série de ataques no estado.

O estado já confirmou ao menos 300 ataques criminosos registrados desde o início das ações. Mais 15 suspeitos foram presos nesta quinta-feira por participação nos ataques.

Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil
Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Relatório aponta tortura, comida estragada e doenças nos presídios do RN Read More »

Operação conjunta prende mais dois integrantes de facção criminosa foragidos da operação Normandia

Operação conjunta prende mais dois integrantes de facção criminosa foragidos da operação Normandia

Os presos são integrantes de uma facção criminosa com atuação no RN

Em ação conjunta das Forças-Tarefa Susp Natal e Força-Tarefa Susp Recife, a Polícia Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar, prenderam na Região Metropolitana de Recife (PE), nesta sexta-feira (24.mar.2023), mais dois foragidos da Operação Normandia, cuja deflagração ocorreu em 17 de março de 2023, em Natal. Os presos são integrantes de uma facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte.

A ação desta sexta-feira foi realizada no interesse do inquérito policial instaurado pela PF em 2022, por meio do qual se identificou a atuação de uma facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves, como roubos e homicídios.

Entre os alvos da operação Normandia estava um dos líderes dessa facção, já preso anteriormente, e apontado como responsável por ordenar os ataques acontecidos nesta semana em Natal e diversas cidades do interior potiguar.

A Força-Tarefa Susp de Natal (RN) é composta pela Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), para o enfrentamento ao crime organizado.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação conjunta prende mais dois integrantes de facção criminosa foragidos da operação Normandia Read More »

América goleia o Santa Cruz e assume liderança geral do Estadual

América goleia o Santa Cruz e assume liderança geral do Estadual

Mecão não deu chances ao adversário e marcou seus gols através de Wallace Pernambucano, que balançou as redes duas vezes, Ítalo Carvalho e um gol contra de Arthur

O América de Natal segue consolidando sua liderança no quadrangular decisivo do Campeonato Estadual. Nesta sexta-feira (24.mar.2023), a equipe treinada por Leandro Sena goleou o Santa Cruz por 4 a 0 na Arena das Dunas, em Natal, mantendo seu aproveitamento na segunda fase e assumindo a primeira colocação geral da competição.

Com uma atuação avassaladora, o Mecão não deu chances ao adversário e marcou seus gols através de Wallace Pernambucano, que balançou as redes duas vezes, Ítalo Carvalho e um gol contra de Arthur.

O próximo desafio do Alvirrubro será contra o Potiguar de Mossoró, na quinta-feira (30.mar), no mesmo local, com horário ainda a ser definido. A partida promete ser mais um teste importante para a equipe que vem mostrando um excelente desempenho na competição.

Já o Santa Cruz, que teve a estreia do técnico Léo Goiano durante o jogo com o Mecão, perdeu as três partidas que disputou e ocupa a lanterna. O time joga na segunda-feira (27.mar), às 15h, também contra o Potiguar de Mossoró, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

Foto: Canindé Pereira/América FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

América goleia o Santa Cruz e assume liderança geral do Estadual Read More »

Conselho da Petrobras aprova reajuste e Jean Paul terá salário de quase R$ 250 mil

Conselho da Petrobras aprova reajuste e Jean Paul terá salário de quase R$ 250 mil

Se aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas em abril, o aumento será sobre a remuneração fixa

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, na última quinta-feira (23.mar.2023), um aumento de 43,88% nas remunerações do presidente, diretores e conselheiros da empresa. Se aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas em abril, o aumento será sobre a remuneração fixa.

O salário do presidente da Petrobras, atualmente em torno de R$ 116 mil, aumentará para quase R$ 167 mil por mês. A empresa afirmou que a remuneração dos administradores estava congelada desde 2016 e que a decisão considerou a defasagem em relação ao mercado e os resultados positivos da companhia.

O congelamento da remuneração da alta administração da empresa por oito anos foi o argumento usado para justificar a decisão.

Atualização para esclarecimento de informações – 27/03/2023, às 15h10min

Atualmente, o salário do presidente da empresa é de cerca de R$ 116 mil, mas com o aumento – caso seja aprovado -, passará para quase R$ 167 mil por mês.

De acordo com o Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais (RAEEF) de 2022, que fornece informações referentes ao exercício de 2021, a remuneração anual da diretoria e do presidente da Petrobras ultrapassou os R$ 3 milhões por ano, o que equivale a quase R$ 250 mil por mês quando considerados o salário fixo, as gratificações e a participação nos lucros e resultados.

Cabe destacar que a aprovação do reajuste salarial não foi mencionada no comunicado ao mercado sobre a aprovação dos diretores, emitido no final da noite de quarta-feira (22.mar).

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Conselho da Petrobras aprova reajuste e Jean Paul terá salário de quase R$ 250 mil Read More »

Polícia Militar apreende mais de 20kg de substância análoga a cocaína

Polícia Militar apreende mais de 20kg de substância análoga a cocaína

A apreensão foi realizada após incursões na rua Augusto Alves

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), por meio da Força Tática do 1⁰ Batalhão da PM, apreendeu mais de 20kg de substância análoga a cocaína, no bairro Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, na tarde desta sexta-feira (24.mar.2023).

Os policiais realizavam patrulhamento na região quando suspeitaram de um local com materiais e sacolas abandonadas nas proximidades de uma área com areia. A apreensão foi realizada após incursões na rua Augusto Alves.

Os militares iniciaram a varredura e diligências local, encontrando diversos papelotes de substância análoga a cocaína, balanças de precisão e uma embalagem maior com pasta base de pó branco.

Todo o material apreendido foi encaminhado para Central de Flagrantes da Polícia Civil, na Zona Sul de Natal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Militar apreende mais de 20kg de substância análoga a cocaína Read More »

Secretaria de Saúde anuncia vacinação bivalente para todos os grupos prioritários no RN

Secretaria de Saúde anuncia vacinação bivalente para todos os grupos prioritários no RN

O anúncio foi feito pela Sesap-RN nesta sexta-feira (25)

A Campanha de Vacinação Bivalente contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte está aberta para todos os grupos prioritários, de acordo com a nova recomendação do Ministério da Saúde (MS). O anúncio foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) nesta sexta-feira (25.mar.2023).

Inicialmente, o Ministério havia recomendado a aplicação das vacinas por etapas nos grupos prioritários, com o objetivo de facilitar a operacionalização da vacinação. No entanto, o MS mudou essa orientação diante da entrega oportuna dos imunobiológicos pelos fornecedores, e da capacidade operacional de distribuição dessas doses aos estados.

A partir de agora, aqueles que pertencem a qualquer grupo prioritário podem procurar a unidade de saúde mais próxima, para receber o reforço da vacina bivalente e garantir sua proteção contra a covid-19”, disse a coordenadora do Programa de Imunização do RN, Laiane Graziela.

Quem pode se vacinar

Os grupos prioritários definidos pelo Ministério para a vacinação bivalente são:
• Idosos de 60 anos ou mais de idade;
• Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores;
• Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
• Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
• Gestantes e puérperas;
• Trabalhadores da saúde;
• Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
• População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; e,
• Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Esquema vacinal

Todas as vacinas contra a covid-19 oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são comprovadamente seguras e protegem contra formas graves da doença. A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.

Para receber o imunizante bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de 4 meses após a última dose monovalente recebida.

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente. Em seguida, a dose de reforço bivalente Pfizer deverá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário. Já as pessoas que completaram o esquema primário ou já receberam uma ou duas doses e reforço estão aptas a receber a dose de reforço bivalente, respeitando também o intervalo de 4 meses da última dose recebida.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Secretaria de Saúde anuncia vacinação bivalente para todos os grupos prioritários no RN Read More »

Eudo Laranjeiras é reeleito vice-presidente da CNT

Eudo Laranjeiras é reeleito vice-presidente da CNT

Empresário permanece responsável pelo modal de Transporte Rodoviário de Passageiros para o período de 2023 a 2027

O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR, Eudo Laranjeiras, foi reeleito para integrar a diretoria da CNT (Confederação Nacional do Transporte). A posse ocorreu na última quarta-feira (22), na sede da instituição, em Brasília. O empresário mineiro do transporte rodoviário de cargas Vander Costa permanece à frente da entidade e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística).

Com a reeleição, Eudo Laranjeiras permanece na condição de vice-presidente da entidade, responsável pelo modal de Transporte Rodoviário de Passageiros para o período de 2023 a 2027. “É um desafio que continua e que muito me honra. Tenho uma vida dedicada ao Setor de Transporte, e permanecer na diretoria da nossa Confederação, podendo contribuir, defender os interesses do setor, dialogar e avançar, é muito importante“, considera Eudo.

Temos muito o que avançar em relação ao transporte de passageiros, garantindo melhorias dos sistemas de transporte. Isso ocorre através dos diálogos com as esferas de governos e apontando o que pode e deve ser feito para termos sistemas de qualidade em todo o país. Ao mesmo tempo, iremos continuar defendendo e lutando pelo Setor e por todos que atuam no segmento“, afirma.

Breve histórico

Eudo Laranjeiras vem de uma família de empresários do Setor de Transportes, que iniciou suas atividades com a Empresa Nápoles, na década de 1960, em Pernambuco. Nos anos de 1970, o grupo passou a operar linhas do transporte de Natal. Em 1980, seu pai, “Souza”, fundou a empresa Cidade do Sol, que era a segunda maior da capital potiguar.

Na década de 1990, já a frente dos negócios e com uma cisão entre os sócios da Cidade do Sol, Eudo decidiu investir no transporte da Região Metropolitana de Natal, criando a Trampolim da Vitória, responsável pela ligação entre Parnamirim e Natal – que, naquela época, contava com apenas três linhas. Ao longo dos anos, a operação se expandiu, o número de linhas aumentou e a empresa também passou a atuar na ligação dos municípios de Macaíba e São Gonçalo do Amarante.

A Trampolim da Vitória também foi pioneira no segmento da bilhetagem eletrônica, com a implantação dos cartões de “Estudante” e “Gratuidade” em meados de 1995, sendo uma das primeiras empresas do Brasil a aderir à tecnologia para a emissão das passagens. O empresário também criou o “Trampolim Card”, que hoje se tornou “RN Card”.

Em 2010, a Trampolim da Vitória passou a integrar o grupo empresarial composto também pelas empresas Itamaracá e Cidade Alta, ambas com atuação na região metropolitana de Recife, passando a fazer parte de um grande grupo empresarial. Hoje, além da Trampolim da Vitória, o grupo também é responsável pela empresa Litorânea, que atua no transporte de São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Foto: Divulgação/CNT

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Eudo Laranjeiras é reeleito vice-presidente da CNT Read More »

Companhia Giradança estreia espetáculo em Natal

Companhia Giradança estreia espetáculo em Natal

A peça traz narrativas femininas e abre as comemorações do mês da dança

Após circular pelos estados de São Paulo, Ceará, Pernambuco e Paraná, o espetáculo “Graça – uma economia da encarnação”, da Companhia Giradança tem estreia marcada em Natal, na Casa da Ribeira, no dia 1º de abril, às 20h. Uma segunda apresentação acontece no dia 02, às 19h, e conta com intérprete de libras. O primeiro lote de ingressos gratuitos será distribuído através do sympla.com/giradanca a partir das 14h desta sexta-feira (24.mar.2023).

Camadas de tinta e de histórias acumuladas, impressas, misturadas, desbotadas, dissolvidas nos corpos. Assim podem ser observadas as bailarinas do grupo, Jania Santos, Joselma Soares e Ana Carolina Vieira, que fazem parte do elenco. Elas trazem à tona histórias que atribuem aos próprios corpos qualidades e possibilidades múltiplas, como nas narrativas mitológicas, questionando o ser fêmea através das automitologias.

Durante a passagem da companhia pelo estado de São Paulo, o dramaturgo e crítico teatral, Márcio Tito, classificou o espetáculo como “organismo surpreendente, sensível, filosófico e bem inscrito”. A crítica, publicada no site Deus Ateu, afirma ainda que Graça transforma cenário e corpo em idioma que “numa dimensão reformada nos entrega uma corajosa e bem armada nova arquitetura aos sentidos”.

A coreografia do grupo potiguar foi elaborada por Elisabete Finger, que é performer e coreógrafa e desenvolve trabalhos que perseguem uma ‘lógica de sensações’. Já a direção artística é de Alexandre Américo, artista e pesquisador da dança, com enfoque na investigação em arte contemporânea.

Américo afirma que o espetáculo é um marco para a Giradança, pois avança no seu pensamento poético e político. A estreia em Natal, após a circulação em outros estados do país, traz uma peça mais amadurecida, com “um tipo de espirituosidade estética”, como ele diz.

“Graça – uma economia da encarnação” teve a montagem realizada com o apoio do projeto Rumos Itaú Cultural e as apresentações são viabilizadas através do Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança 2022. A temporada do espetáculo em Natal abre a comemoração do mês da dança, celebrada internacionalmente no dia 29 de abril.

Giradança

A Companhia Giradança foi criada em Natal (RN), em 2005, e se estabelece, já em seus primeiros trabalhos, como uma zona capaz de gerar tecnologias inacabadas (coreografias) operadoras de corpos discursivos com o enfoque nas relações tensionais entre corpos com e sem deficiência.

A Giradança tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea. Com quase uma década de trabalho acumula diversos prêmios nos seus mais de 13 espetáculos de repertório, tendo se apresentado por mais de 15 estados brasileiros e 5 países.

Serviço

Estreia do espetáculo “Graça – Uma economia da encarnação” em Natal/RN

01 de abril, às 20h
02 de abril, às 19h
Local: Casa da Ribeira (R. Frei Miguelinho, 52 – Ribeira)
Reserva de ingressos: sympla.com/giradanca (Gratuito)
Classificação indicativa: 16 anos

Fotos: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Companhia Giradança estreia espetáculo em Natal Read More »

Padre Patrick traz show para Natal

Padre Patrick traz show para Natal

Em “Fora da Caixinha”, religioso apresenta reflexões sobre a vida e Deus

Padre Patrick, de 34 anos, ganhou visibilidade nacional através das redes sociais. No Instagram, o religioso capixaba conta com quase 5 milhões de seguidores. Graças à popularidade, ele passou a rodar o Brasil com o show “Fora da Caixinha”, que já tem data para chegar a Natal.

A primeira vez do espetáculo em solo potiguar será no dia 4 de maio, no Teatro Riachuelo, com ingressos já à venda a partir de R$ 60. No palco, o sacerdote apresenta reflexões sobre a vida e Deus, respondendo presencialmente às famosas “caixinhas de perguntas” que o fizeram famoso no mundo virtual.

Natural de Santo Antônio do Canaã, distrito do município de Santa Teresa (ES), Padre Patrick está à frente das celebrações da Paróquia São Sebastião, localizada na cidade de Parauapebas (PA). Durante a pandemia, começou a gravar vídeos e abriu um canal para escutar os fiéis. Essa interatividade tomou outra proporção, ao se deparar com a ligeira crescente no número de seguidores.

Serviço:

04 de maio de 2023, 19h
Classificação indicativa: Livre
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
R$ 120,00 Frisas;
R$ 120,00 Plateia B;
R$ 150,00 Plateia A;
R$ 160,00 Balcão Nobre;
*valores de inteira
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Padre Patrick traz show para Natal Read More »

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita

Objetos foram entregues à Caixa nesta sexta-feira

Por meio de seus advogados, o ex-presidente Jair Bolsonaro, entregou nesta sexta-feira (24.mar.2023), as joias e as armas que recebeu de presente da Arábia Saudita . “Armas presenteadas por governo estrangeiro a ex-autoridade brasileira foram devolvidas, serão periciadas e acauteladas para procedimentos posteriores”, informou pelo Twitter o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Em 2019, o ex-presidente ganhou de presente de representantes dos Emirados Árabes uma pistola e um fuzil.

Outro presente do governo saudita, dado em 2021, um estojo com um relógio, uma caneta, abotoaduras, um anel e um tipo de rosário, da marca suíça de diamantes Chopard, avaliados em R$ 500 mil,  também foram desenvolvidas hoje em uma agência da  Caixa Econômica Federal, em Brasília.

A devolução foi uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 15 de março, o ministro Bruno Dantas, presidente da Corte determinou que o material fosse entregue na Secretaria-Geral da Presidência da República. Dantas lembrou que para um presente ser incorporado ao patrimônio privado de um presidente, ele deve ser classificado como item personalíssimo e ser de baixo valor.

O tribunal determinou que o conjunto de joias e o relógio avaliado em R$ 16,5 milhões que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em 2021, também deve ser enviado à Caixa. Os artigos entraram no Brasil na mochila do assessor do então ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Foto: Reprodução/Twitter

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bolsonaro devolve joias e armas presenteadas pelo governo saudita Read More »

Ministro determina que ex-jogador Robinho entregue seu passaporte à Justiça

Ministro determina que ex-jogador Robinho entregue seu passaporte à Justiça

Ex-jogador é acusado de envolvimento em um estupro coletivo em uma boate de Milão

O ex-jogador Robinho tem cinco dias para entregar seu passaporte ao tribunal. A determinação partiu do Ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta sexta-feira (24.mar.2023).

Na decisão, o ministro justificou a proibição de Robinho deixar o Brasil com a possibilidade de fuga do ex-jogador do país e a gravidade do crime cometido. Robinho é acusado de envolvimento em um estupro coletivo em uma boate de Milão, na Itália, em 2013, e foi condenado em três instâncias.

A Itália solicitou a extradição de Robinho, mas como a Constituição brasileira não prevê a extradição de cidadãos natos, o país europeu pediu a homologação da sentença estrangeira no Brasil.

A União Brasileira de Mulheres fez o pedido de apreensão do passaporte de Robinho e foi autorizada por Falcão a acompanhar o caso e se manifestar sobre o assunto no tribunal.

A defesa de Robinho informou ao STJ que pretende entregar o passaporte voluntariamente e que o ex-jogador está disposto a colaborar com a Justiça. O tribunal vai analisar se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro determina que ex-jogador Robinho entregue seu passaporte à Justiça Read More »

Caixa com suposto explosivo encontrada em supermercado continha panetone

Caixa com suposto explosivo encontrada em supermercado continha panetone

Estacionamento do supermercado onde o objeto foi encontrado chegou a ser evacuado e isolado

Os policiais militares do Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) analisaram o conteúdo da caixa encontrada no estacionamento do supermercado Bompreço, localizado na zona Leste de Natal, e constataram que o suposto explosivo era, na verdade, uma embalagem contendo panetone. A informação foi confirmada pela Polícia Militar nesta sexta-feira (24.mar.2023).

A caixa, que supostamente armazenava uma bomba, foi encontrada na tarde desta quinta-feira (24.mar) e provocou pânico no supermercado, que teve seu estacionamento evacuado e isolado por cerca de duas horas. No local, o Esquadrão Antibombas utilizou um braço mecânico para retirar a caixa do meio do estacionamento e levá-la para um local isolado. Após isso, a caixa foi detonada de forma segura.

Os ataques criminosos já tiveram como alvo a Ponte de Igapó e ainda na tarde da quinta-feira (23.mar), outro artefato foi encontrado na Ponte Newton Navarro. O Esquadrão Antibombas também esteve no local para apreender o objeto que, segundo a PM, está passando por perícia.

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caixa com suposto explosivo encontrada em supermercado continha panetone Read More »

Adolescente que planejava atentado em escola de Minas Gerais é preso no RN

Adolescente que planejava atentado em escola de Minas Gerais é preso no RN

Suspeito foi levado à 92ª Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e de Minas Gerais resultou na prisão de um jovem de 21 anos que criou um perfil em redes sociais com o objetivo de disseminar um possível atentado com arma de fogo em uma escola de Taiobeiras (MG). O perfil, que fazia referência ao massacre de Columbine, causou pânico na população da cidade.

As ameaças começaram na quarta-feira (22.mar.2023), por meio do Instagram, com publicações de fotos recentes do interior da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes. A polícia foi acionada e o local foi evacuado imediatamente.

Com o apoio do Setor de Inteligência do Departamento de Polícia Civil de Montes Claros, o suspeito foi localizado e preso na sexta-feira (24.mar.2023) na 92ª Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos.

Os policiais encontraram, durante a busca e apreensão na casa do suspeito, um notebook e um chip de celular possivelmente usados para a prática do crime. Nenhuma arma de fogo foi encontrada no local.

Foto: Divulgação/PCRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adolescente que planejava atentado em escola de Minas Gerais é preso no RN Read More »

Dilma é confirmada como nova presidente do banco do Brics

Dilma é confirmada como nova presidente do banco do Brics

Mandato vai até julho de 2025

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff foi oficialmente nomeada, nesta sexta-feira (24.mar.2023), como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como banco do Brics. A indicação de Dilma foi feita pelo governo Lula. O mandato dela como presidente do banco do Brics vai até julho de 2025.

O Brasil era responsável por indicar um novo nome para comandar o banco e o nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição, após a ex-presidente passar por uma sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia.

O antecessor de Dilma no cargo era o diplomata brasileiro Marcos Troyjo, que foi indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro. A sede do NBD fica em Xangai, na China, e Dilma deve viajar para o país junto de Lula nos próximos dias.

O banco do Brics é responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição. Em nota, o banco do Brics afirmou que, quando era presidente do Brasil, Dilma priorizou o combate à pobreza e deu ênfase à ampliação dos programas sociais criados nos mandatos de Lula entre 2003 e 2010.

Como resultado de um dos mais intensivos processos de redução da pobreza na história do país, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU“, diz trecho do comunicado do NBD. A instituição acrescentou que, internacionalmente, Dilma defendeu o respeito à soberania de todos os países e a defesa do chamado multilateralismo; do desenvolvimento sustentável; dos direitos humanos; e da paz.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dilma é confirmada como nova presidente do banco do Brics Read More »

Polícia encontra carreta tombada com carga de cigarros contrabandeados no interior do RN

Polícia encontra carreta tombada com carga de cigarros contrabandeados no interior do RN

Caso aconteceu em Macau, na região da Costa Branca

Nesta sexta-feira (24.mãe.2023), a Polícia Covil do Rio Grande do Norte (PCRN) apreendeu uma carga de cigarros contrabandeados após encontrar uma carreta tombada em Macau, na região da Costa Branca potiguar.

Segundo informações da corporação, a carga estava sendo monitorada e a polícia tinha conhecimento de que o material seria distribuído na região. Pela manhã, a carreta foi encontrada tombada às margens de uma salina e, quando a polícia chegou, não havia mais ninguém no local.

A carga apreendida foi encaminhada para a Receita Federal após a realização dos procedimentos necessários e a Polícia Federal (PF) dará continuidade às investigações. Não foram divulgados detalhes sobre a quantidade de cigarros apreendidos. Até o momento, nenhum suspeito foi preso.

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia encontra carreta tombada com carga de cigarros contrabandeados no interior do RN Read More »

Currais Novos: dois irmãos são presos suspeitos de aplicar golpes contra idosos

Currais Novos: dois irmãos são presos suspeitos de aplicar golpes contra idosos

Polícia já identificou pelo menos seis vítimas

Nesta quinta-feira (23.mar.2023), dois irmãos foram presos em Currais Novos, região Seridó do Rio Grande do Norte, sob a suspeita de terem aplicado golpes em idosos na região. Os irmãos poderão responder pelo crime de estelionato, informou a polícia, que já identificou pelo menos seis vítimas.

As investigações preliminares indicam que os dois homens se apresentavam como correspondentes bancários para atrair idosos. Posteriormente, eles levavam as vítimas até caixas eletrônicos, onde realizavam empréstimos consignados, enganavam as pessoas e transferiam o dinheiro diretamente para suas contas pessoais. Através dos golpes aplicados, a dupla teria adquirido cerca de R$ 20 mil.

Nessa quinta-feira (23.mar), os policiais cumpriram mandados de prisão preventiva contra os suspeitos por estelionato. Eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da justiça.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Currais Novos: dois irmãos são presos suspeitos de aplicar golpes contra idosos Read More »

Cerca de 60% dos MEIs ainda misturam finanças do negócio com contas pessoais, aponta pesquisa

Cerca de 60% dos MEIs ainda misturam finanças do negócio com contas pessoais, aponta pesquisa

Somente no Rio Grande do Norte, 180,6 mil negócios estão formalizados como MEI

Três em cada cinco Microempreendedores Individuais (MEIs) correm o risco de comprometer o futuro de seus negócios e acabar se endividando, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 6,1 mil donos de empreendimentos registrados nesta categoria jurídica em todos os estados e no Distrito Federal, entre o fim de 2022 e o início deste ano.

O estudo mostrou que cerca de 60% dos MEIs já usaram o capital pessoal para quitar as despesas da empresa ou vice-versa. Esse tipo de transação é considerada um risco por especialistas e pode gerar problemas financeiros tanto para o negócio quanto para o empreendedor. Somente no Rio Grande do Norte, 180,6 mil negócios estão formalizados como MEI.

A pesquisa também revelou uma falta de planejamento financeiro entre a maioria dos microempreendedores, o que fica mais evidente em momentos de retração econômica. A mistura das contas pessoais e empresariais é um dos principais erros cometidos pelos empresários, e pode levar a um falso lucro e prejuízos.

Os especialistas recomendam a separação rigorosa das contas e um controle financeiro desde o início do negócio, para evitar problemas futuros. O uso de ferramentas para a gestão financeira também é uma alternativa.

De acordo com o gerente da Agência Sebrae na Grande Natal, Thales Medeiros, mesmo a formalização como MEI sendo simplificada, não é motivo para descuidar da área financeira, que é uma das principais fragilidades identificadas neste tipo de negócio. “A atenção deve ser dobrada. A recomendação é que o MEI separe bem o caixa da pessoa física e da pessoa jurídica. Isso evita problemas financeiros futuros, tanto pessoais quanto para a empresa”.

Para evitar esse erro comum, é importante anotar tudo o que é retirado ou utilizado em forma de produto ou serviço, deixando claro o que é retirado do pró-labore, ou seja, um maior controle do que é despesa pessoal e o que é despesa da empresa. Gastos com luz e fornecedores são despesas da empresa, enquanto gastos com lanches são despesas pessoais.

A pesquisa Hábitos de Uso de Produtos Financeiros revelou ainda que 67% dos microempreendedores usam aplicativos de bancos tradicionais e fintechs para realizar as transações envolvendo dinheiro.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cerca de 60% dos MEIs ainda misturam finanças do negócio com contas pessoais, aponta pesquisa Read More »

É amanhã! Rodrigo Marques apresenta o stand up 'Paz de Darwin' no Teatro Riachuelo

É amanhã! Rodrigo Marques apresenta o stand up ‘Paz de Darwin’ no Teatro Riachuelo

Os ingressos estão à venda a partir de R$60,00

Neste sábado (25.mar.2023), o humorista Rodrigo Marques chega a Natal com seu stand up comedy Paz de Darwin. Dono de um talento único, o recifense Rodrigo Marques acumula em seu currículo diversos trabalhos que o credenciam como um dos principais nomes do humor no Brasil. O show será às 20h no Teatro Riachuelo.

Os ingressos estão à venda a partir de R$60,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. A produção local é da Idearte Produções.

Rodrigo já rodou diversos estados do Brasil e do mundo com seus shows. Em 2021, ele fez uma turnê de onze shows por Portugal. Nas redes sociais, o reconhecimento do público é demonstrado pelos números de milhões de seguidores e visualizações.

No novo show, Rodrigo fala de forma bem humorada sobre o preconceito que sofreu ao longo da vida por ser ateu e sobre o processo de desconstrução sobre a monogamia. Com estilo direto e franco, ele fala dos mais diversos assuntos a partir das experiências de vida, o que deixa as histórias únicas.

Serviço:

Paz de Darwin- Rodrigo Marques

Dia: 25 de março de 2023

Horário: 20 horas

Classificação indicativa: Livre

*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.

Ingressos

R$ 120,00 Balcão Nobre;

R$ 120,00 Frisas;

R$ 120,00 Plateia B;

R$ 140,00 Plateia A;

*valores de inteira

% Descontos:

50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);

50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);

50% titulares do Cartão Nordestão (1 ingresso);

50% assinantes Tribuna do Norte (2 ingressos, apenas na bilheteria);

50% assinantes Cabo Telecom (2 ingressos, apenas na bilheteria);

50% clientes Sicoob (2 ingressos, apenas na bilheteria);

30% titulares do Cartão Riachuelo (1 ingresso);

*descontos limitados e não cumulativos

Pontos de venda:

– Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)

– @uhuuoficial

Realização: @idearteproducoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

É amanhã! Rodrigo Marques apresenta o stand up ‘Paz de Darwin’ no Teatro Riachuelo Read More »

Parnamirim expande coleta de lixo com frota escoltada

Parnamirim expande coleta de lixo com frota escoltada

Expectativa para esta quinta-feira (23.mar) é recolher 300 toneladas de lixo

A coleta de lixo domiciliar foi ampliado em Parnamirim, na Grande Natal. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim) do município informou que o serviço está sendo expandido de forma gradativa em todos os bairros do município.

Nesta quinta-feira (23.mar), foram recolhidos cerca de 220 toneladas de resíduos e a expectativa para esta quinta-feira (23.mar) é alcançar a marca de 300 toneladas.

De acordo com a Selim, as ruas do município estão recebendo a presença de 100% da frota de caminhões coletores. Para que o recolhimento do material ocorra de forma segura, a Guarda Municipal está realizando a escolta durante todo o trajeto.

Foto: Ana Amaral/Prefeitura de Parnamirim

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Parnamirim expande coleta de lixo com frota escoltada Read More »

Lula adia embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia leve

Lula adia embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia leve

O presidente passou por exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou sua viagem para a China após ser diagnosticado com pneumonia leve. Na noite de ontem (23.mar.2023), Lula foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, após retornar de viagens à Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Nesta sexta-feira (24.mar), Lula cancelou as reuniões que teria com ministros no Palácio do Planalto e permanecerá na residência oficial do Palácio da Alvorada.

O embarque para a China, que estava programado para sábado (25.mar), foi adiado para domingo (26.mar), conforme confirmado pela Presidência em publicação nas redes sociais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está no Alvorada após exames no hospital Sírio-Libanês ontem à noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China“, escreveu.

O primeiro compromisso de Lula na China seria um encontro com empresários e agentes públicos para discutir desenvolvimento sustentável na segunda-feira (27.mar), em Pequim.

Os principais eventos diplomáticos da viagem estão programados para terça-feira (28.mar), quando Lula terá reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji.

O dia 29 será dedicado a um evento empresarial promovido pela Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível e pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de mais de 240 empresários brasileiros.

No dia 30, o presidente Lula deverá visitar a sede do Novo Banco de Desenvolvimento em Xangai, uma entidade criada pelos países do BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul). Nessa ocasião, a ex-presidente Dilma Rousseff assumirá o comando do banco.

Essa será a primeira viagem de Lula a um país asiático desde que assumiu seu terceiro mandato. No entanto, essa é a terceira viagem internacional de Lula após a posse no cargo, tendo já visitado Argentina e Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores prevê que pelo menos 20 acordos comerciais serão assinados durante a visita.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula adia embarque à China após ser diagnosticado com pneumonia leve Read More »

Ataques provocam cancelamento de 50% das reservas em hotéis do RN, afirma ABIH

Ataques provocam cancelamento de 50% das reservas em hotéis do RN, afirma ABIH

Reunião entre entidades discutiu soluções para os problemas enfrentados pelo setor

Na tarde desta quinta-feira (23.mar.2023), uma reunião entre a Frente Parlamentar do Turismo e representantes de entidades locais e nacionais da área discutiu soluções para os problemas enfrentados pelo setor desde o início da onda de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, em 14 de março.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Abdon Gosson, presente no encontro, apresentou um resumo alarmante: “Apenas na hotelaria, já houve uma perda de 45% a 50% em termos de cancelamentos. E, para as reservas futuras, já se percebe uma parada significativa“, disse ele.

O objetivo do encontro foi discutir soluções para mudar a imagem negativa do RN após o aumento exponencial da violência no estado nas últimas semanas. “O turismo é a indústria mais importante do Rio Grande do Norte, a maior geradora de emprego; mas não combina com violência. Então, precisamos resolver essa questão imediatamente, para que o setor retome o crescimento que vinha registrando“, acrescentou Abdon Gosson.

Três ações foram estabelecidas: o corredor turístico precisa de um tratamento diferenciado e mais protegido, é necessário investir em publicidade e realizar um retrabalho em termos de comunicação e confiança, para que o Rio Grande do Norte volte a ser um destino desejado por todos.

A reunião foi bastante produtiva, e saímos daqui com várias sugestões. Eu serei o interlocutor entre o trade turístico e o Governo do Estado, a Secretaria de Turismo e a Emprotur. Precisaremos fazer um novo planejamento de marketing, para que possamos reconstruir a imagem do RN“, destacou o deputado Luiz Eduardo, presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Assembleia Legislativa.

O parlamentar ressaltou também que irá a Brasília no próximo domingo (25.mar), para tentar sensibilizar o Ministério do Turismo a enviar recursos financeiros à Secretaria de Turismo do Estado e à Emprotur.

Foto: João Gilberto/ALRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ataques provocam cancelamento de 50% das reservas em hotéis do RN, afirma ABIH Read More »

Mossoró: acidente deixa um morto e cinco feridos na BR-304

Mossoró: acidente deixa um morto e cinco feridos na BR-304

Segundo a PRF, uma pampa colidiu de frente com outro carro

Um acidente na BR-304, em Mossoró, deixou um morto e cinco feridos na BR-304, em Mossoró. O caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (24.mar.2023). O trecho é conhecido pelo alto número de acidentes envolvendo veículos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, uma pampa azul colidiu de frente com outro carro, vítima do fatalmente um dos seus passageiros.

A equipe PRF foi acionada ao local e aguarda a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (RN).

Em breve, o POR DENTRO DO RN trará mais informações sobre o caso.

Foto: Reprodução/Instagram @lutonabr304

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mossoró: acidente deixa um morto e cinco feridos na BR-304 Read More »

Presidente do Senado anuncia retorno de comissões mistas para analisar medidas provisórias

Presidente do Senado anuncia retorno de comissões mistas para analisar medidas provisórias

Comissões estavam suspensas desde a pandemia

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (23.mar.2023), que as comissões mistas voltarão a funcionar para análise prévia de medidas provisórias (MPs). As comissões haviam sido suspensas em março de 2020, devido à pandemia de covid-19.

Pacheco disse que sua decisão, como presidente do Congresso, será enviada por escrito aos senadores e deputados, declarando assim a prejudicialidade do ato conjunto, da Câmara e do Senado, que suspendeu o funcionamento das comissões mistas.

A decisão veio após a unanimidade dos líderes partidários manifestarem apoio ao retorno das comissões mistas, reforçando o pedido para que o rito de tramitação das matérias atenda ao que é determinado pela Constituição. Pacheco ressaltou que permitir a apreciação constitucional das MPs é uma obrigação de todos os parlamentares e que a decisão diminui o poder hoje concentrado nas Mesas das duas casas legislativas.

Ele lembrou que, desde o início de fevereiro, a Mesa do Senado decidiu pelo retorno do rito normal das MPs, com o funcionamento das comissões mistas, revogando o ato das duas Casas que permitia a exceção, em razão da pandemia de covid-19.

Pacheco explicou que todas as medidas provisórias encaminhadas pelo governo anterior e que ainda estão tramitando no Congresso Nacional serão analisadas sob as regras do rito excepcional. Já as MPs encaminhadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverão tramitar de acordo com o rito normal, passando pela análise nas comissões mistas e que as indicações deverão ser feitas pelos líderes partidários de cada Casa.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente do Senado anuncia retorno de comissões mistas para analisar medidas provisórias Read More »

Mais 15 suspeitos foram presos por participação em ataques no RN

Mais 15 suspeitos foram presos por participação em ataques no RN

Estado chega nesta sexta-feira (24) ao décimo primeiro dia de ataques criminosos

A polícia prendeu mais 15 suspeitos de liderarem ou participarem da organização criminosa responsável por ataques violentos no Rio Grande do Norte. O estado chega, nesta sexta-feira (24.mar.2023), ao décimo primeiro dia sob ações criminosas, com incêndios e tiros a prédios públicos e veículos.

As prisões ocorreram no âmbito da Operação Sentinela, deflagrada pelo Ministério Público do RN, com apoio da Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Administração Penitenciária. Foram cumpridos oito mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em dez municípios. Cinco pessoas não foram encontradas e passaram a ser consideradas foragidas.

De acordo com o Ministério da Justiça, a maioria dos presos já tinha condenação por crime organizado, tráfico de drogas, roubo e homicídios. Alguns cumpriam pena no regime semiaberto com uso de tornozeleira eletrônica e violaram o monitoramento durante os ataques. Os policiais apreenderam armas, drogas, celulares, dinheiro e documentos. Os presos foram levados para penitenciárias estaduais.

Dois novos ataques foram confirmados nesta quinta-feira (23.mar.2023) em Lagoa Nova e Natal. Na primeira, no interior do estado, um ônibus escolar e um trator foram incendiados. Os criminosos fugiram. Na capital potiguar, criminosos atearam fogo em uma estação elevatória da Companhia de Águas e Esgotos.

Os ataques tiveram início no dia 14 deste mês e já somam mais de 200 em diversas cidades. Agentes da Força Nacional foram enviados para reforçar a segurança pública no estado. O governo federal anunciou mais de R$ 100 milhões em investimento em 2023 para ampliar penitenciárias, dobrar o número de viaturas, compra de câmeras para uso de policiais e aparelhos de raio-x no estado.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mais 15 suspeitos foram presos por participação em ataques no RN Read More »

Quatro países retiraram embargo à carne brasileira após China, afirma ministério

Quatro países retiraram embargo à carne brasileira após China, afirma ministério

Embargo aconteceu devido a um caso atípico de mal da vaca louca no Pará

Quatro novos países seguiram o exemplo da China e voltaram a permitir a importação de carne bovina brasileira, segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores na noite desta quinta-feira (23.mar.2023). No entanto, não foram divulgados quais são esses países.

Em nota, o Ministério informou que seis países ainda bloqueiam o produto: Bahrein, Cazaquistão, Catar, Irã, Rússia e Tailândia. Após um mês de embargo, devido a um caso atípico de mal da vaca louca no Pará, a China, principal comprador da carne bovina brasileira, anunciou a reabertura das importações.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que se reuniu nesta quinta-feira com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, fez o anúncio.

Fávaro chegou à China antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarcará no país asiático na segunda-feira (26.mar) e passará uma semana em viagem oficial com uma comitiva de ministros, parlamentares e empresários.

De acordo com a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, desde o anúncio do caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a pasta tem trabalhado para evitar o fechamento indevido de mercados. “Por meio de monitoramento ativo, o MRE detectou riscos de fechamento em 15 países”, destacou a nota.

“Em quatro casos foi possível evitar o fechamento do mercado e em outros cinco, contando a China, os mercados foram momentaneamente fechados, mas já reabertos. Os esforços continuam com vistas à reabertura dos 6 mercados remanescentes – Bahrein, Cazaquistão, Catar, Irã, Rússia e Tailândia”, afirmou ainda o comunicado.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Quatro países retiraram embargo à carne brasileira após China, afirma ministério Read More »

Adolescente morre afogada após cair de cavalo no rio Piranhas-Açu no interior do RN

Adolescente morre afogada após cair de cavalo no rio Piranhas-Açu no interior do RN

Lara Bruna tinha 14 anos e atravessava o rio a cavalo com um primo

Nesta quinta-feira (23.mar.2023), uma adolescente de 14 anos morreu afogada no Rio Piranhas-Açu, na cidade de Pendências, localizada no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 13h30, quando a adolescente atravessava o rio montada em um cavalo.

A vítima foi identificada como Lairla Bruna de Amorim Cruz, de 14anos, que estava acompanhada de um primo também adolescente. Ambos estavam atravessando o rio, cada um em um cavalo. Durante a travessia, o animal em que a jovem estava montada se assustou e ela caiu no rio.

Ainda segundo a Polícia Militar, a adolescente não sabia nadar. O primo tentou resgatá-la, mas não obteve sucesso. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência. No entanto, o corpo da jovem foi encontrado por populares no rio cerca de três horas depois do acidente.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Civil também foram acionados para realizar a perícia e dar início às investigações sobre as circunstâncias do acidente.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adolescente morre afogada após cair de cavalo no rio Piranhas-Açu no interior do RN Read More »

Transporte público em Natal opera com mais uma linha nesta sexta-feira (24)

Transporte público em Natal opera com mais uma linha nesta sexta-feira (24)

A Região Metropolitana também reativou mais uma linha: Pirangi Praia/Parnamirim

Nesta sexta-feira (24.mar.2023), o transporte coletivo urbano da Grande Natal continuará operando de forma ampliada, com circulação de 80% da frota de ônibus, funcionando das 5h30 às 20h. Na Grande Natal, houve a reativação de mais uma linha, a de Pirangi Praia/Parnamirim, operada pela empresa Litorânea.

Em Natal, a operação será de 51 linhas (237 veículos), uma a mais dos dias anteriores, e os veículos continuarão circulando das 5h15 às 19h. Circularão em caráter emergencial as linhas 02, 05, 07, 08, 15, 21, 22, 24, 25, 27, 29, 30, 33, 33A, 35, 37, 38, 39, 40, 41A, 43, 46, 50, 51, 52, 54, 59, 599, 60, 63, 64, 70, 72, 73, 75, 77, 79, 83 e 84.

A operação dos transportes opcionais continuará com a frota de 46 veículos, com a operação das seguintes linhas: 301, 302, 303, 304, 308, 309, 310, 311, 312, 403, 503 e 600.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que, juntamente com a Força Nacional, seguirá reforçando a segurança das garagens das empresas e nos terminais de passageiros. Na capital, a segurança conta também com o apoio da Guarda Municipal, que se soma às forças de segurança estadual.

Desde o último dia 14, quando o primeiro ataque foi registrado, ações criminosas foram registradas em mais de 50 cidades do Rio Grande do Norte. Ônibus – do transporte regular, de fretamento e do serviço escolar – e veículos do transporte alternativo foram alguns dos alvos dessas ações.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Transporte público em Natal opera com mais uma linha nesta sexta-feira (24) Read More »

Segurança autoriza volta dos torcedores aos estádios do RN, mas mantém torcida única

Segurança autoriza volta dos torcedores aos estádios do RN, mas mantém torcida única

Decisão foi tomada com base na queda do número de ataques no estado

A cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte decidiu autorizar a presença de público nos estados de futebol. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (23.mar.2023) em uma reunião da Secretaria de Segurança Pública (Sesed), na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), com a presença de representantes dos clubes, da FNF, do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN).

A atual situação de queda no número de ataques realizados no estado rendeu o entendimento de que as partidas de futebol poderão contar com a presença dos torcedores já a partir do jogo desta sexta-feira (24.mar), entre América e Santa Cruz, válido pela 4ª rodada do Campeonato Potiguar, na Arena das Dunas. Entretanto, todas as partidas terão torcida única.

A medida também beneficia o ABC, que jogará as quartas de final da Copa do Nordeste em jogo único com a vantagem do mando de campo. O time enfrenta o Náutico-PE às 15h30 deste domingo (26.mar). Com a decisão, o jogo entre Santa Cruz e Potiguar, marcado para às 15h da segunda-feira (27.mar) no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, também será disputado com torcida única.

Foto: Canindé Pereira/América F.C.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Segurança autoriza volta dos torcedores aos estádios do RN, mas mantém torcida única Read More »

Após reunião com ministro, China suspende embargo à carne bovina brasileira

Após reunião com ministro, China suspende embargo à carne bovina brasileira

Importações estavam suspensas desde fevereiro, após a confirmação de um caso de mal da vaca louca

Nesta quinta-feira (23.mar.2023), o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que o governo chinês decidiu suspender o embargo à carne bovina brasileira. A decisão foi tomada após uma reunião entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, em Pequim.

As importações de carne bovina do Brasil estavam suspensas desde fevereiro, após a confirmação de um caso de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como mal da vaca louca. O caso foi registrado em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará, e foi considerado pelo governo brasileiro como “isolado e atípico”.

Segundo a pasta, desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária tem trabalhado com transparência e adotado todas as medidas necessárias de acordo com os protocolos internacionais de importação.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Após reunião com ministro, China suspende embargo à carne bovina brasileira Read More »

“Já esperávamos, mas não era o que queríamos”, diz Tebet sobre manutenção da Selic

“Já esperávamos, mas não era o que queríamos”, diz Tebet sobre manutenção da Selic

Ministra afirmou que está aguardando a ata para compreender os fatores que levaram o BC a manter a taxa

De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o governo federal não se surpreendeu com a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros. Na quarta-feira (22.mar.2023), o Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. A ata da reunião será divulgada na próxima semana e deve trazer mais detalhes sobre a decisão.

Durante um evento em Brasília, a ministra declarou: “Não houve surpresa na manutenção da taxa. Já esperávamos, mas não era o que queríamos. Então vamos aguardar a ata, porque também como foi da última vez, a meu ver, saiu muito mais apertado que prevíamos“.

Tebet afirmou que está aguardando a ata para compreender os fatores que levaram o BC a manter a taxa. A ministra do Planejamento também destacou a expectativa pela próxima reunião do Copom, que acontece em maio, quando o comitê volta a avaliar o cenário econômico para definir a taxa de juros.

Até maio, apresentando o novo arcabouço fiscal e evoluindo no processo legislativo sobre a reforma tributária, temos condições de apontar que o ambiente interno do Brasil está melhorando e temos condições de baixar os juros“, afirmou Tebet.

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“Já esperávamos, mas não era o que queríamos”, diz Tebet sobre manutenção da Selic Read More »

Mossoró: professora universitária sofre golpe de falso funcionário de banco e perde R$ 38 mil

Mossoró: professora universitária sofre golpe de falso funcionário de banco e perde R$ 38 mil

Caso será investigado pela Delegacia de Defraudações e Falsificações

Em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, uma professora universitária foi vítima de um golpe de estelionato e perdeu R$ 38 mil. Além dela, outro homem foi vítima de golpe semelhante e perdeu mais de R$ 30 mil, também em Mossoró. Casos serão investigados pela Delegacia de Defraudações e Falsificações.

Segundo relato da vítima à polícia, ela recebeu uma ligação de um suposto funcionário do banco, que perguntou se ela reconhecia uma transferência agendada para o dia seguinte no valor de R$ 20 mil. Como a mulher não havia agendado nenhuma transferência, o suposto funcionário afirmou que ela teria que ir ao banco para cancelar a operação.

A professora seguiu as instruções do estelionatário, inclusive confirmando a transferência que não havia sido reconhecida por ela, e foi nesse momento que percebeu ter sido vítima de um golpe. O prejuízo total da vítima foi de R$ 38 mil.

Outro caso de golpe foi registrado pela polícia também em Mossoró. Um homem afirmou ter recebido uma ligação via aplicativo de mensagens de um suposto funcionário do Banco do Brasil, com DDD 61.

Após seguir as orientações do golpista, ele percebeu um empréstimo de R$ 25 mil e uma transferência de R$ 8.400 para outra pessoa.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mossoró: professora universitária sofre golpe de falso funcionário de banco e perde R$ 38 mil Read More »

Comunicado atribuído à fação anuncia fim dos ataques no RN

Mensagem está circulando pelas redes sociais e aplicativos de conversa

Um comunicado supostamente atribuído à facção criminosa responsável pelos recentes ataques no Rio Grande do Norte está circulando em aplicativos de mensagens nesta quinta-feira (23.mar.2023). Segundo o comunicado, os ataques serão interrompidos no estado a partir de hoje por decisão própria da facção.

A mensagem ainda destaca que a interrupção das ações é baseada em uma decisão “já assinada” pelo Estado, que teria se comprometido a investir em segurança e melhorias para o sistema prisional.

No entanto, a nota alerta que caso o Executivo Estadual não resolva a “situação desumana e maus tratos” nos presídios, os ataques serão retomados de forma ainda mais violenta. O comunicado também afirma que o governo do RN já estava ciente da onda de ataques antes mesmo do início das ações criminosas, no dia 14 de março.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública não confirmou a veracidade do comunicado e das informações contidas nele.

Foto: Cedida

Comunicado atribuído à fação anuncia fim dos ataques no RN Read More »

Artefato é encontrado embaixo da Ponte Newton Navarro

Artefato é encontrado embaixo da Ponte Newton Navarro

Um popular viu o suposto explosivo, que estava em um dos pilares da ponte

Um artefato foi encontrado embaixo da Ponte Newton Navarro na tarde desta quinta-feira (23.mar.2023). Um popular viu o suposto explosivo, que estava em um dos pilares da ponte, e acionou a polícia.

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi ao local e removeu o artefato, que foi levado para a sede, onde será averiguado se é mesmo um explosivo.

O trânsito no local segue sem qualquer interdição.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Artefato é encontrado embaixo da Ponte Newton Navarro Read More »

Esquadrão Anti-Bombas detona caixa com suposto explosivo em supermercado de Natal

Esquadrão Anti-Bombas detona caixa com suposto explosivo em supermercado de Natal

Caso aconteceu na Zona Leste da capital potiguar

Na tarde desta quinta-feira (23.mar.2023), o Esquadrão Anti-Bombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), detonou uma caixa com um suposto material explosivo deixada no supermercado Bompreço, na Zona Leste de Natal.

A caixa foi encontrada abandonada no estacionamento do supermercado, que fica localizado na intersecção das avenidas Alexandrino de Alencar e Prudente de Morais, no bairro de Barro Vermelho.

Os policiais utilizaram um braço mecânico para tirar a caixa do meio do estacionamento e levá-la para um local mais isolado. Após a detonação, os militares recolheram o material e encaminharam para perícia. Apenas após o trabalho pericial será possível determinar o que havia realmente dentro da caixa.

O estacionamento onde a caixa foi encontrada teve que ser evacuado e isolado, contando somente com a presença dos especialistas da Polícia Militar. A operação durou cerca de duas horas.

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Esquadrão Anti-Bombas detona caixa com suposto explosivo em supermercado de Natal Read More »

Profissionais de diversas áreas apresentam profissões para estudantes do Ensino Médio

Mundi Colégio e Curso realiza neste sábado (25) mais uma edição da Mostra de Profissões

O Mundi Colégio e Curso – escola referência em educação na Zona Norte de Natal – realiza neste sábado (25) mais uma edição da Mostra de Profissões com o objetivo de ajudar estudantes do Ensino Médio a escolherem a carreira profissional, o que aprenderão na graduação e as oportunidades do mercado de trabalho. O evento, gratuito para os estudantes, será realizado a partir das 8h. A programação contará com a participação de diversos profissionais reconhecidos no mercado. As vagas por palestras são limitadas e as inscrições estão sendo feitas no aplicativo da escola.

Participarão da Mostra os profissionais: Dayane Taysis (Ex Aluna Mundi), Engenheira civil, especialista em engenharia ambiental; Dr. Mauricio Bomio, Engenheiro de Materiais; Isabelle Mafra (Ex Aluna Mundi), Arquiteta e Urbanista, pós graduanda em Acústica e Iluminação; Beatriz Araújo (Ex Aluna Mundi), Profissional de Educação Física, Mestranda em Ciências da saúde; Bianca Santana (Ex Aluna Mundi), Fisioterapeuta, pós-graduada em fisioterapia na saúde da mulher com ênfase em obstetrícia, Preceptora da UNP; Jucielly Fonceca (Ex aluna Mundi), Enfermeira, Mestranda pelo programa de pós-graduação em enfermagem pela UFRN, Head de operação no projeto Dona do Plantão; Nadja Azevedo (Ex aluna Mundi), Administradora, MBA Executivo em Supply Chain em Logística; Bárbara Sobral, Psicóloga, com formação em terapia cognitivo comportamental (TCC), aperfeiçoamento em psicologia escolar e educacional, e pós graduanda em Neuropsicologia e Ulysses Freire, jornalista formado na UFRN e pós-graduado em Assessoria de Comunicação.

De acordo com a psicóloga do Mundi, Alyne Mayara, a Mostra de Profissões é muito importante para os estudantes do ensino médio. “Nessa fase, os alunos têm muitas dúvidas. Um momento como esse é essencial pois faz com que eles tenham acesso a todas as informações relevantes sobre a carreira profissional. É uma escolha importante que eles precisam fazer e todo conhecimento que a Mostra de Profissões disponibiliza pode ser diferencial nesse momento de decisão”, reforça.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Profissionais de diversas áreas apresentam profissões para estudantes do Ensino Médio Read More »

Festival Sabores D´Praia terá shows, oficina gratuita e espaço kids neste fim de semana

Festival Sabores D´Praia terá shows, oficina gratuita e espaço kids neste fim de semana

Ribeira Boêmia e o cantor Maebyo Almeida são algumas das atrações

É neste fim de semana a abertura do Festival Sabores D´Praia, evento gratuito que traz como objetivo a valorização da cultura e identidade gastronômica do Rio Grande do Norte. O evento terá shows culturais, oficinas com chefs renomados e espaço kids em sua programação.

Para abrir a programação musical, o grupo Ribeira Boêmia sobe ao palco no sábado (25.mar.2023), e o cantor Maebyo Almeida no domingo (26.mar.2023). A oficina será no sábado e domingo, a partir das 16h, com o chef Fernando Liberato, do @serialgrillerofc.

Apaixonado pela cozinha, pelo fogo e sobretudo pelo churrasco, o potiguar tem orgulho da sua terra e valoriza suas raízes. Além de criador de conteúdo no Instagram @serialgrillerofc, Fernando participa de festivais gastronômicos e de churrasco, sempre levando receitas e preparações autênticas valorizando ingredientes do terroir potiguar e nordestino.

As vagas para a oficina são gratuitas e limitadas. Para participar, basta se inscrever no link https://outgo.com.br/sabores-d-praia-2a-oficina.

O festival acontecerá nos dias 25 e 26 de março, 01 e 02 abril, 08 e 09 de abril e 15 e 16 de abril. O evento será em formato de feira gastronômica e terá também espaço kids para as crianças, um espaço especial para a criançada brincar com conforto e responsabilidade.

O espaço kids oferece oficina, parquinho inflável, brincadeiras com recreadores e muito mais, além de área com mesas e cadeiras pra os pais. O ingresso para uma criança e até dois responsáveis custa R$ 40,00.

O D´Praia oferece música, gastronomia e arte para os turistas e potiguares em uma estrutura com três mil metros quadrados, casa de espetáculo e praça de alimentação.

A casa está localizada na rua Francisco Gurgel, 899, Ponta Negra (Em frente ao Hotel Esmeralda). Mais informações: @saboresdpraia ou (84) 99601-9329.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Sabores D´Praia terá shows, oficina gratuita e espaço kids neste fim de semana Read More »

CREA-RN afirma que houve danos na Ponte de Igapó; DNIT emite nota e discorda

CREA-RN afirma que houve danos na Ponte de Igapó; DNIT emite nota e discorda

Até o momento, pelo menos três órgãos emitiram pareceres sobre a situação

Após um ataque com explosivos na terça-feira (21.mar.2023) à Ponte de Igapó, na capital do Rio Grande do Norte, órgãos públicos emitiram opiniões divergentes sobre os danos causados na estrutura. Até o momento, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) analisaram a situação.

O Itep afirmou que a estrutura da ponte não foi danificada pelo artefato explosivo, mas o CREA-RN discordou, alegando que a corrosão encontrada no local não foi causada pelo tempo, mas sim pelo impacto da explosão.

O Dnit, por sua vez, realizou uma inspeção após a explosão e afirmou que não há comprometimento estrutural na ponte e que não há risco de colapso.

No entanto, o órgão afirmou que um único elemento no primeiro pilar foi danificado e que será reparado por uma empresa de manutenção nos próximos dias. Segundo o Dnit, outros elementos da ponte, como vigas longitudinais e lajes, não sofreram danos.

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CREA-RN afirma que houve danos na Ponte de Igapó; DNIT emite nota e discorda Read More »

Operação Carteiras: advogado que transmitia “salves” de facção criminosa é condenado

Operação Carteiras: advogado que transmitia “salves” de facção criminosa é condenado

Advogado foi condenado a mais de 4 anos de reclusão

Mais um advogado foi condenado por meio da operação Carteiras, deflagrada em junho de 2022, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O motivo da prisão foi a transmissão de bilhetes e “salves” entre integrantes do Sindicato do Crime, facção criminosa que atua dentro e fora de unidades prisionais do RN.

O advogado foi condenado pelo crime de organização criminosa armada, com pena de 4 anos, 9 meses e 5 dias de reclusão e ainda multa. A pena deverá ser inicialmente cumprida em regime semiaberto, em prisão domiciliar, com o uso tornozeleira eletrônica.

Ele está proibido de manter contato com os demais acusados nas ações penais da operação Carteiras; não pode usar o WhatsApp ou qualquer outro aplicativo de mensagem instantânea; e também está proibido utilizar aparelhos eletrônicos (ex. celular, notebook, tablet), a fim de evitar que mantenha contato com os demais integrantes da organização criminosa Sindicato do Crime do RN.

A operação Carteiras foi deflagrada no dia 8 de junho de 2022. Durante o cumprimento do mandado de busca pessoal no advogado, foram encontrados bilhetes no paletó dele que comprovaram que Jailson não seria mensageiro de simples faccionados, mas sim de líderes da facção criminosa.

Para o MPRN, o advogado, utilizando-se das suas prerrogativas profissionais, promoveu, integrou e constituiu a organização criminosa Sindicato do Crime do RN na função de “Gravata”, no período de, pelo menos, dezembro de 2021 até julho de 2022. Foi comprovado que ele era um dos elos de comunicação da facção, repassando recados e diretrizes de lideranças presas para membros soltos, e também o inverso, auxiliando nas ações criminosas da suposta organização criminosa.

Além de repassar os recados e salves, para o MPRN, ele também oferecia “consultoria” para assuntos ligados aos faccionados, para o funcionamento e a manutenção da organização criminosa. Um bilhete apreendido em poder dele também comprova a ligação entre a organização criminosa do RN e uma facção que tem por base o Rio de Janeiro. Nessa mensagem aos criminosos potiguares, os faccionados fluminenses cobravam mais rigor no cometimento de crimes e no controle dos integrantes.

Carteiras

A operação Carteiras cumpriu seis mandados de prisão preventiva e outros quatro, de busca e apreensão, nas cidades de Natal, Parnamirim, Extremoz, Nísia Floresta. Os mandados foram cumpridos nas residências dos advogados, em um escritório de advocacia e ainda nas penitenciárias estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga.

A ação teve o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal. Ao todo, cinco promotores de Justiça, 11 servidores do MPRN, 20 policiais militares e quatro policiais penais participaram do cumprimento dos mandados.

Foto: MPRN/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Carteiras: advogado que transmitia “salves” de facção criminosa é condenado Read More »

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade