Educação

Diretora do Mundi Colégio e Curso representa o RN em evento do Google em São Paulo

Diretora do Mundi Colégio e Curso representa o RN em evento do Google em São Paulo

Única representante do Rio Grande do Norte a ser escolhida, a diretora administrativa do Mundi Colégio e Curso, Kelly Dantas, esteve em São Paulo nessa segunda-feira (24.out.2022) para participar do evento “Aprendizagem Corporativa e inovação como diferenciais competitivos para escolas”, do Google. O evento foi fechado, apenas para escolas selecionadas do Brasil.

Segundo Kelly, a oportunidade foi muito especial pois corrobora com a sua missão de buscar mais conhecimentos no campo educacional, sempre pensando no que se pode agregar ao time do Mundi Colégio e Curso e para os alunos.

“Entre debates sobre inovação e tecnologia também abordamos a necessidade da escola desenvolver as habilidades e soft skills das nossas crianças e jovens para o mercado de trabalho. Precisamos compreender que nossas habilidades ficarão obsoletas e precisamos sempre nos requalificar. Promovendo isso na educação básica, estaremos desenvolvendo aprendizados para a vida inteira, o que o Mundi Colégio e Curso faz desde sua fundação, uma vez que essa formação sempre foi nosso foco. Resultado para vida”, explica.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Diretora do Mundi Colégio e Curso representa o RN em evento do Google em São Paulo Read More »

Mês da Carreira: Estácio conecta universitários e profissionais para discutir futuro do mercado de trabalho

Mês da Carreira: Estácio conecta universitários e profissionais para discutir futuro do mercado de trabalho

O Mês da Carreira será online, gratuito e aberto ao público acontece de 25 a 27 de outubro no YouTube.

Questionamentos referentes ao futuro no mercado de trabalho serão debatidos no “Mês da Carreira”, evento online e gratuito promovido pela Estácio de hoje (25.out.2022) a 27 de outubro. Com o tema: “A tecnologia no mercado de trabalho já não é mais uma tendência, é uma realidade”, a sexta edição do encontro tem como objetivo conectar universitários a profissionais com sólida atuação no mercado de trabalho para debater sobre o impacto da tecnologia nos recrutamentos de seleção e nas diversas áreas de atuação.

Globalmente, os avanços tecnológicos estão redesenhando o ambiente de trabalho. Avanços na automação, aliados à inteligência artificial e outras inovações, vêm substituindo o ser humano, provocando efeitos relevantes no mercado de trabalho, levantando questões importantes como quais serão as capacitações em alta no futuro ou como as empresas retêm talentos em um cenário de médio e longo prazos.

“A transformação digital aconteceu — e ainda acontece — em todos os segmentos, de forma acelerada em razão da pandemia provocada pelo Covid-19. Nosso objetivo é proporcionar aos nossos alunos e à comunidade um debate com especialistas sobre o impacto da tecnologia nas diversas áreas do conhecimento”, afirma Pílade Moraes, diretor de Parcerias, Carreiras e ESG da Estácio.

Os debates e palestras contarão com grandes marcas como Rock In Rio, Red Bull e M.Dias Branco, além da presença de Juliana Ribeiro, diretora de ticketing do Rock In Rio, que promete contar um pouco sobre o THE TOWN.

“O mês da carreira é uma iniciativa que apoia a jornada de quem está entrando no mercado de trabalho – sejam eles nossos alunos ou o público em geral. Preparamos um mix de conteúdos que destacam ainda a importância da diversidade nas relações profissionais, além de tendências de recrutamento, a relevância das soft skills e diversas histórias inspiradoras de grandes profissionais”, destacou Claudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, ESG e Comunicação da Estácio.

O evento também conta com um painel do LinkedIn, em que os especialistas da rede social vão abordar os avanços da tecnologia nos processos seletivos.

Alexandre Ullmann, diretor de Recursos Humanos no LinkedIn, afirma que na plataforma, costuma-se dizer que o aprendizado contínuo é a habilidade que mais possibilita mudanças significativas. “Acreditamos que a educação transforma realidades e queremos unir esforços para capacitar cada vez mais profissionais, discutir ativamente sobre formas de melhorar processos seletivos e, assim, contribuir para um cenário que possibilite mais oportunidades para toda a nossa rede, por isso é tão importante para nós estarmos ao lado da Estácio na 6ª Edição do Mês da Carreira”, declara.

Com transmissão pelo YouTube, a programação contempla três dias de palestras abertas ao público. Os encontros acontecerão pela manhã e tarde, às 11h, 13h e 17 horas. Ao todo, serão mais de 14 horas de conteúdo e, nesta edição, os participantes ainda poderão concorrer a um Iphone e cursos de inglês patrocinados pela The Easy English Fórmula, além de uma cadeira gamer cedida pelo Elements.

Mês da Carreira


Quando:
25 a 27 de outubro
Confira a programação completa e inscreva-se pelo link: https://www.carreirasedu.com.br/mes-da-carreira2022

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mês da Carreira: Estácio conecta universitários e profissionais para discutir futuro do mercado de trabalho Read More »

IFRN abre inscrições para 80 vagas em cursos técnicos à distância

IFRN abre inscrições para 80 vagas em cursos técnicos à distância

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou o edital para o processo seletivo dos cursos técnicos à distância (EAD) para o primeiro semestre de 2023. O instituto vai oferecer, ao todo, 80 vagas para dois cursos.

As inscrições serão abertas na quarta-feira (19.out.2022) e seguem até o dia 6 de novembro, e poderão ser feitas na área do candidato no site do IFRN. O custo da inscrição é de R$ 15. Os candidatos que quiserem também podem solicitar a isenção do pagamento.

Segundo o IFRN, as vagas de cursos técnicos à distância são destinadas aos estudantes que já concluíram o ensino médio e querem obter a qualificação técnica. Estão disponíveis 40 vagas para o curso de Secretaria Escolar e 40 vagas para o curso de administração.

Ainda de acordo com o IFRN, o preenchimento das vagas será de processo classificatório e eliminatório por meio de análise do histórico escolar do ensino médio dos candidatos inscritos. A análise será feita da média final das disciplinas de língua portuguesa e de matemática obtidas pelo candidato no último ano do ensino médio.

Foto: Ilustração/POR DENTRO DO RN/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IFRN abre inscrições para 80 vagas em cursos técnicos à distância Read More »

Mundi Colégio e Curso resgata brincadeiras antigas em programação do Dia das Crianças

Mundi Colégio e Curso resgata brincadeiras antigas em programação do Dia das Crianças

A arte de aprender brincando agitou o Mundi Colégio e Curso. De 8 a 11 de outubro, cerca de 250 alunos participaram das atividades. Por meio de diversas oficinas como pinturas em muro, dia da beleza, muitos jogos e atividades que desenvolvem habilidades motoras, as crianças puderam brincar e aprender muito.

Segundo Kelly Dantas, diretora administrativa da Mundi Colégio e Curso, o objetivo da programação esse ano foi estimular a integração e socialização entre os alunos, além de resgatar as tradições das brincadeiras antigas. “Contamos também com a participação dos pais no momento de cerimônia da entrega das medalhas, onde eles puderam se divertir e brincar junto aos filhos”, lembra.

Para finalizar a programação, na quarta-feira (12), as crianças tiveram um dia repleto de muita diversão, com diversos brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce do jeito que eles mais amam.

De acordo com Jozelia Custódio, Coordenadora da Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais, o resultado foi muito significativo pois durante o período da pandemia, as crianças ficaram muito tempo sem brincar com os amigos. “Trouxe muita alegria para as crianças, nós conseguíamos ver no rosto a felicidade deles, de vivenciar junto aos colegas e aos pais, momentos que durante a pandemia não estavam sendo possíveis de serem realizados”, comemorou.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mundi Colégio e Curso resgata brincadeiras antigas em programação do Dia das Crianças Read More »

UFRN é classificada entre as melhores universidades do mundo

UFRN é classificada entre as melhores universidades do mundo

Entre as melhores universidades federais do mundo, a UFRN está inserida entre as 1.201-1.500 na classificação geral.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está, mais uma vez, entre as melhores universidades do mundo, conforme o Times Higher Education World University Rankings 2023. A instituição está inserida entre as 1.201-1.500 na classificação geral e ocupa a 21ª posição entre todas as instituições brasileiras, o que corresponde a 20 posições à frente da colocação atingida no ranking anterior. Entre as universidades federais do Brasil, a UFRN saltou de 27ª em 2022 para a 13ª posição em 2023 – a melhor conquistada nos últimos cinco anos.

O ranking britânico inclui universidades em 104 países e regiões, com a classificação realizada a partir da análise de 13 indicadores de desempenho nas áreas de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Cada universidade recebe um perfil detalhado, a fim de ajudar alunos, professores e gestores na tomada de decisões. Na avaliação de 2023, a UFRN teve como destaques os pilares de pesquisa e citações internacionais de trabalhos realizados na instituição.

De acordo com o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, as melhorias nos resultados alcançados nos últimos anos estão associadas ao compromisso pela oferta de educação com qualidade na instituição, onde existe uma política de qualidade acadêmica dos cursos. “É importante ressaltar que esses resultados somente foram possíveis por meio do compromisso de toda a comunidade universitária, envolvendo estudantes, docentes e técnicos”, destaca.

Com informações da Agecom/UFRN
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

UFRN é classificada entre as melhores universidades do mundo Read More »

Senac RN abre 400 novas vagas para bolsas de estudo em cursos EAD

Senac RN abre 400 novas vagas para bolsas de estudo em cursos EAD

O Senac RN abriu, na terça-feira (4.out.2022) 400 novas vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional. Segundo a instituição, são ofertadas 2.150 bolsas de estudos em 35 opções de cursos EAD (ensino a distância) neste ano. Nesta etapa, estão disponíveis capacitações nas áreas de TI e Beleza.

As inscrições são limitadas ao número de vagas disponíveis para cada capacitação. O Senac RN explicou que alguns cursos terão início imediato, a partir da finalização da matrícula. Ainda de acordo com a instituição, ao finalizar a formação, todos os participantes receberão certificados com validade em todo território nacional.

O programa de bolsas de estudos do Senac RN é viabilizado por meio do PSG, que estabelece critérios para seleção. Entre eles, o interessado deverá ter uma renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos federais. A instituição também explica que, antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.

Já a seleção será realizada considerando os seguintes critérios: seleção por Estado; seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas; classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.

Foto: Divulgação/Senac RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Senac RN abre 400 novas vagas para bolsas de estudo em cursos EAD Read More »

Ministro da Educação diz que limite de recursos para universidades 'é temporário'

Ministro da Educação diz que limite de recursos para universidades ‘é temporário’

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nessa quinta-feira (6.out.2022) que não procede a informação de que universidades e instituições de ensino federais teriam corte ou redução em seus orçamentos, conforme denunciado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Segundo o ministro, o que foi estabelecido pelo MEC foi apenas um “limite temporário para movimento e empenho” de recursos. Medida que, segundo o ministro, só valerá até novembro.

“O que aconteceu foi uma limitação da movimentação financeira. A gente distribuiu isso ao longo de outubro, novembro e dezembro. A gente chama isso de limitação de movimentação. Portanto não é corte nem redução do orçamento das universidades [e institutos] federais”, disse o ministro à TV Brasil.

A declaração foi em resposta à denúncia do conselho pleno da Andifes, de que “o novo corte de gastos na área de educação inviabilizaria o funcionamento das universidades”. A entidade, que representa os reitores das universidades federais, afirmou que o governo federal teria bloqueado R$ 763 milhões de recursos destinados às entidades.

“No âmbito do Ministério da Educação, o contingenciamento chega a R$ 2,399 bilhões (R$ 1,340 bilhão anunciado entre julho e agosto e R$ 1,059 bilhão agora, dia 30 de setembro)”, informou a Andifes. Já o ministro disse que os recursos destinados às universidades tiveram aumento de 10%; e dos institutos, 20%. “São R$ 930 milhões a mais para garantir todas as atividades de universidades e institutos”, garantiu Godoy.

O Ministro da Educação explicou ainda que, até a semana passada, havia um bloqueio de R$ 2 bilhões no orçamento do ministério. Esse bloqueio, então, foi reduzido para R$ 1,3 bilhão, o que, segundo o ministro, possibilitou a liberação de R$ 700 milhões.

Com informações da Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro da Educação diz que limite de recursos para universidades ‘é temporário’ Read More »

20 mil jovens receberão educação empreendedora pela Junior Achievement em 2022 no RN

20 mil jovens receberão educação empreendedora pela Junior Achievement em 2022 no RN

Cerca de 12 mil jovens foram impactados com educação empreendedora por meio da Junior Achievement no Rio Grande do Norte este ano. E esse número pode chegar a 20 mil. Os resultados são considerados um sucesso, especialmente diante do cenário da pandemia, que acabou interferindo na dinâmica do trabalho da instituição, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, há mais de 100 anos. A JA atua no Brasil há quase quatro décadas e há 17 anos em terras potiguares.

Para festejar essa conquista, a Junior Achievement RN (JARN) recebe, no próximo dia 11 de outubro, o presidente nacional da instituição, Marcelo Carvalho, CEO da Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping center de capital privado no Brasil. Ele irá participar, juntamente com os empresários Glauber Gentil – do Instituto Gentil, e Gabriel Kanner – do Instituto Riachuelo, de uma conversa sobre o tema “ESG: e o impacto nas empresas”.

A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece diversos critérios e ações que devem ser colocados em prática para solucionar problemas envolvendo os três tópicos.

O evento, que acontece no Cinépolis do Natal Shopping a partir das 8h30, é voltado para empresários potiguares que tenham interesse em fazer a diferença no mercado, por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade. O objetivo é, portanto, inspirar a fazerem a sua parte por meio do empreendedorismo social.

“Não há desenvolvimento sustentável no Brasil sem uma revolução na nossa educação. O empreendedorismo e a inclusão econômica precisam estar no centro desse debate. A JA tem uma metodologia já validada de impacto e fomento ao empreendedorismo. Se os empresários não abraçarem essa missão, não podem exigir que o Governo o faça. A ideia desse evento é criar uma consciência de que o setor produtivo precisa protagonizar essa transformação”, pontua Malu Fontes, presidente da JARN.

O Instituto Riachuelo, por exemplo, atua no sertão potiguar, impactando cerca de 150 pequenos e médios empreendedores e mais de quatro mil pessoas, com oficinas de costura, bordado e artesanato. Já o Instituto Gentil é um espaço de transformação social, sediado na cidade de Campo Grande-RN, onde incentiva o estímulo ao conhecimento com a realização de cursos, oficinas, palestras e seminários, no intuito de qualificar e oferecer melhores oportunidades às crianças e aos jovens da cidade.

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement foi fundada em 1919, há mais de 100 anos, e é uma das primeiras organizações a oferecer programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. A JA trabalha para incentivar os jovens por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470 mil voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há quase quatro décadas no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os Estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários.

Já são mais de 100 mil jovens impactados no Rio Grande do Norte, 506 escolas envolvidas, 2.720 voluntários e 20 empresas parceiras. Este ano são mais de 12 mil jovens, 46 escolas e 192 participações voluntárias.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

20 mil jovens receberão educação empreendedora pela Junior Achievement em 2022 no RN Read More »

Casa Escola realiza exposição pedagógica convidando alunos a refletir sobre os limites e as fronteiras para o conhecimento

Casa Escola realiza exposição pedagógica convidando alunos a refletir sobre os limites e as fronteiras para o conhecimento

Exposição pedagógica da Casa Escola, que acontece nesta sexta-feira (23) e sábado (24), convida a refletir sobre as fronteiras do mundo real e virtual.

No ano em que se comemora 39 anos de atuação em Natal/RN, a Casa Escola propõe um mergulho nas fronteiras visíveis e invisíveis do nosso dia a dia. Desde o início deste ano, os alunos são estimulados a desbravar os mundos real e virtual em busca de mais conhecimento a respeito dos limites que existem neles. Na próxima sexta-feira (23) e sábado (24), os estudantes irão apresentar o resultado de suas pesquisas na 31º Exposição Pedagógica, que tem como tema Fronteiras.

Nos últimos meses, os alunos e a equipe escolar se empenharam em desvendar as nuances do tema proposto. Foram muitas leituras, poesias, músicas, experimentos e uso de tecnologia. O Ensino Fundamental II, por exemplo, construiu hologramas para explicar as fronteiras imaginárias/virtuais aos visitantes da exposição, com a orientação do Laboratório de Educação Tecnológica da Casa Escola, uma parceria da instituição com a Robô Ciência.

A professora de Português, Thayane Morais, explica que o subtema de um dos grupos do Ensino Fundamental II é ‘Quebra de Fronteiras’. “A intenção dos alunos é que os visitantes da Exposição possam experimentar a sensação de vivenciar a virtualidade e perceber como se mistura com a realidade em que vivemos, da mesma forma que jogos como Pokémon Go fazem: unem tecnologia e mundo real”, explica Morais.

Já os alunos do 1° ano matutino, se dedicaram a estudar o subtema ‘Fronteiras culturais e territoriais dos povos indígenas’. Ao explorar os costumes que herdamos da cultura indígena, as crianças se surpreenderam ao tomar conhecimento que o uso de redes de balanço e o banho diário são apenas duas das muitas coisas que a sociedade herdou desses povos.

A influência indígena no nosso vocabulário também foi um ponto estudado pelos alunos. Durante as aulas, descobriram que muitas palavras do Português brasileiro são de origem indígena, principalmente nomes de animais, plantas e frutas. Com esse conhecimento, a turma apresentará durante a exposição um mini dicionário com alguns desses termos, ilustrado e produzido pelos próprios estudantes.

Os nossos estudantes se empenharam bastante em suas pesquisas, debates e se aprofundaram, tudo segundo as possibilidades de cada turma, como sempre. Teremos uma Exposição divertida, curiosa, interessante, que, para além disso, será também um local de encontros e maior socialização entre as famílias”, comemora Priscila Griner, diretora da escola.

A Exposição Pedagógica ‘Fronteiras’ tem as apresentações no turno da tarde na sexta-feira (23) e pela manhã no sábado (24), sendo este último aberto ao público externo à Casa Escola. Para saber mais sobre o evento basta acessar o Instagram da escola (@casaescola) e conferir a programação oficial.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Casa Escola realiza exposição pedagógica convidando alunos a refletir sobre os limites e as fronteiras para o conhecimento Read More »

Setembro Verde: como as empresas privadas podem colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência

Setembro Verde: como as empresas privadas podem colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência

Segundo pesquisa do IBGE divulgada em 2021, apenas uma em cada quatro pessoas com deficiência possuía ocupação profissional formal ou informal em 2019.

Em um país com 17,3 milhões de pessoas com deficiência física ou mental, o potiguar Miguel Leobaldo faz parte da pequena parcela dos que têm ocupação profissional. Aos 34 anos, ele trabalha como atendente de secretaria na Estácio. O cargo é ocupado por ele desde 2016, quando se tornou colaborador da faculdade por meio de uma seleção voltada para pessoas com deficiência (PCD).

O rapaz teve meningite na adolescência e ficou com sequelas da doença que comprometem em parte a sua locomoção, mas em nada afetam a realização do seu trabalho com excelência. “Eu trabalho com a parte financeira, documentação para estágio, declarações e solicitações, e também com atendimento ao público na renovação de matrícula e na negociação”, explica.

Comemorado neste mês, o Setembro Verde conscientiza a população sobre os direitos das pessoas com deficiência para a garantia de sua cidadania plena, inclusive no mercado de trabalho. Antes de fazer parte da equipe da instituição de ensino, Miguel trabalhou desde os 18 anos em lojas de departamento – primeiro como auxiliar de estoque e depois como conferente de mercadorias, por três anos. Também foi operador de caixa em outra loja e passou seis anos em uma empresa de telecomunicações.

Com um currículo vasto, ele opina que o que falta para o mercado de trabalho se tornar mais receptivo às pessoas com deficiências físicas e mentais é ir além do que é obrigatório. Segundo a Lei nº 8.213/91, também conhecida como Lei das Cotas, é determinado que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% do quadro de companhias com 100 colaboradores ou mais, de acordo com o número de empregados na empresa.

As empresas precisam passar a contratar os PcDs não apenas para fechar a cota e a porcentagem necessária para cumprir a lei, que é o que ainda acontece. Muitas vezes, não há uma empatia para o acolhimento da pessoa no ambiente de trabalho. É necessário um cuidado para garantir a acessibilidade e que ela se sinta parte da organização”, pontua Miguel.

Segundo Clécio Franco, gestor da Estácio em Natal, contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária é um compromisso da instituição de ensino. “Na Estácio, entendemos que a deficiência não invalida a pessoa para o trabalho ou o aprendizado, então aproveitamos as habilidades de cada indivíduo e o direcionamos para a vaga adequada, de forma a valorizar e acolher de forma empática cada um. É com essa visão que temos implementado vagas voltadas para esse público”, declara.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde – Ciclos de Vida, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2021, a estimativa é que apenas uma em cada quatro pessoas com deficiência (25,4%) em idade apta ao trabalho tinha ocupação formal ou informal em 2019. Entre pessoas sem deficiência, o índice subia para 60,4%, o que mostra a discrepância entre os grupos.

A coordenadora dos cursos de Administração e Gestão da Estácio, Gabriella Saldanha, destaca que as empresas precisam enxergar que ter uma deficiência não é fator excludente de competência. “Uma boa parcela dessa população é extremamente preparada para estar no mercado de trabalho, e precisa apenas de uma chance para demonstrar toda sua potencialidade”, afirma.

Especialista em Recursos Humanos, Gabriella lembra que a inclusão de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores deve ser realizada na essência, “ofertando um ambiente laboral condizente com o perfil do trabalhador junto a uma equipe de trabalho que esteja preparada para recebê-lo, caso contrário teremos uma situação de segregação e não de inclusão”, orienta.

O professor do curso de Direito da Estácio, Higor Kalliano, ressalta ainda que “constitui modo de inclusão da pessoa com deficiência no trabalho a colocação competitiva, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, na qual devem ser atendidas as regras de acessibilidade, o fornecimento de recursos de tecnologia assistiva e a adaptação razoável no ambiente de trabalho”, completa.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Setembro Verde: como as empresas privadas podem colaborar com a inclusão de pessoas com deficiência Read More »

CVV Natal abre inscrições para o curso de novos voluntários

CVV Natal abre inscrições para o curso de novos voluntários

Para se tornar voluntário do CVV Natal, a pessoa interessada deve passar pelo Programa de Seleção de Voluntário (PSV).

O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Natal está com inscrições abertas para novos voluntários. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos, espírito voluntário e disponibilidade de 4h30 para atendimento semanal. O cadastro é feito pelo e-mail [email protected] . Para se tornar voluntário do CVV Natal, a pessoa interessada deve passar pelo Programa de Seleção de Voluntário (PSV), um curso com duração de 10 aulas, que ocorre presencialmente.

De acordo com o atual coordenador do CVV Natal, Edmilson Júnior, o PSV funciona com a apresentação do manual do voluntário aos interessados, com a preparação e explicação de como funcionam os atendimentos do CVV. “O CVV atua prestando apoio emocional a milhões de pessoas que nos procuram. Mas, para nós que somos voluntários, há uma preparação para saber ouvir as pessoas. Então, é necessário o curso preparatório“, explica.

Para o segundo semestre de 2022, o CVV Natal vai disponibilizar o PSV aos sábados, às 14h – iniciando no dia 24 de setembro; e às terças e quintas, às 19h – iniciando no dia 27 de setembro. O voluntário do CVV desenvolve o papel de ouvir e conversar, de modo anônimo, sigiloso e sem julgamentos ou críticas. O atendimento funciona 24 horas.

O CVV recebe, em média, cerca de 3 milhões de ligações em todo Brasil por ano, que são atendidas por 4,2 mil voluntários, espalhados em 120 postos. Em Natal, o CVV conta com 40 voluntários. Em 2022, o posto Natal completou 40 anos de atuação na Valorização à Vida.

Caso você esteja precisando de apoio emocional, o telefone do CVV é 188.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CVV Natal abre inscrições para o curso de novos voluntários Read More »

Setembro amarelo: escolas abordam valorização à vida em salas de aula em Natal

Setembro amarelo: escolas abordam valorização à vida em salas de aula em Natal

O mês de setembro traz consigo uma temática bastante pertinente, relativa à valorização à vida, em alusão à campanha do Setembro Amarelo.

O período da adolescência é marcado por várias transformações físicas, comportamentais e biológicas. Tais mudanças, alinhadas à pressão social pela popularidade, pela sensação de pertencimento e por um bom desempenho escolar podem gerar uma série de gatilhos emocionais que atrapalham o desenvolvimento do jovem, podendo implicar em crises de ansiedade ou depressão.

Nessa perspectiva, o mês de setembro traz consigo uma temática bastante pertinente, relativa à valorização à vida, em alusão à campanha do Setembro Amarelo. No Rio Grande do Norte, o tema tem sido tratado em sala de aula. Segundo a psicóloga Patrícia Peixoto, conversar sobre os cuidados com a saúde mental e entender os próprios sentimentos são de suma importância para viver de forma saudável.

De acordo com Patrícia Peixoto, o ambiente escolar é o local perfeito para quebrar tabus e conversar sobre a saúde mental. Ela, que é psicóloga no Complexo Educacional Contemporâneo, afirma que trabalhar as emoções e falar sobre os sentimentos fazem toda a diferença para o desenvolvimento socioemocional dos jovens.

“Uma palavra de conforto, um abraço, um gesto de atenção podem mudar tudo. Por isso é que desenvolvemos constantemente ações integrativas, que são intensificadas durante todo o mês de setembro, visando justamente conscientizar os alunos, responsáveis e a comunidade escolar em geral sobre questões de empatia com o próximo, pois essa sensibilidade pode transformar uma vida”, explica a psicóloga Patrícia Peixoto.

Ao longo da programação pensada para o Setembro Amarelo, serão desenvolvidas rodas de conversas que desafiam o aluno a falar sobre suas emoções e, principalmente, estimular a formação de uma rede de apoio entre a escola, os alunos e os familiares, usando o diálogo e a compreensão como ferramenta para superar desafios.

Essas iniciativas fazem parte de um projeto posto em prática pelo Contemporâneo há alguns anos, denominado Imagine, que tem acompanhado a evolução da abordagem do tema em sala de aula. A ideia é desenvolver as competências globais de cada um, oportunizando aos alunos um espaço de trocas, construção e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O foco nessa abordagem, como esclarece Patrícia, deve estar na percepção de si, no protagonismo, no autoconhecimento e, principalmente, no fortalecimento emocional, pontos importantes que podem ser trabalhados pela escola e que fazem toda a diferença no enfrentamento de dúvidas e desafios.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Setembro amarelo: escolas abordam valorização à vida em salas de aula em Natal Read More »

Enem 2022: como controlar a ansiedade que aumenta com a aproximação das provas

Enem 2022: como controlar a ansiedade que aumenta com a aproximação das provas

A psicóloga Juliana Alves, do Complexo Educacional Contemporâneo, dá dicas de como controlar a ansiedade no período do Enem.

O mês de novembro será decisivo para o futuro de mais de três milhões de brasileiros que almejam ingressar em uma universidade pública. O Enem 2022, exame responsável por possibilitar esse ingresso, está marcado para os dias 13 e 20 de novembro. A poucos meses para a realização das provas, a ansiedade começa a bater na porta dos estudantes e controla-la é fundamental para garantir uma boa performance.

A psicóloga Juliana Alves, do Complexo Educacional Contemporâneo, conta que, com a aproximação das provas, as preocupações mais comuns entre os estudantes que vão submeter-se ao Enem estão relacionadas ao tema da redação, o volume de conteúdo que ainda está pendente e a quantidade de questões versus o tempo de prova.

Segundo ela, essas preocupações precisam ser trabalhadas para que não comprometam a preparação pela qual o estudante está passando. “A depender da intensidade e da frequência com a qual a ansiedade se manifesta, ele ou ela pode ter dificuldade de concentração, insônia e até mudanças no comportamento, afetando a consolidação do aprendizado e a disposição para a rotina de aulas no dia seguinte”, explica Juliana.

O transtorno de ansiedade é caracterizado por preocupações excessivas e constantes de que algo ruim pode acontecer. Apesar de ser uma reação natural do corpo, esse transtorno pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar o desempenho escolar. A psicóloga conta que a observação e o acolhimento dos pais são fundamentais para se controlar a ansiedade.

“O apoio dos pais e da família ajuda muito no entendimento de que o sucesso ou o fracasso dos estudantes não depende exclusivamente do Enem. Além disso, o estabelecimento de uma rotina de estudos que não sacrifique momentos de lazer e a prática de exercícios físicos também ajudam os alunos a se manterem emocionalmente equilibrados”, conta a psicóloga do Contemporâneo.

Para controlar a ansiedade, Juliana também recomenda que pais e estudantes desliguem o botão da comparação. Como explica ela, cada um tem um ritmo de estudos e de assimilação do conteúdo e “estabelecer uma rotina com base na experiência de um colega, amigo ou irmão, não é uma boa prática para conseguir tranquilidade na véspera das provas”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Enem 2022: como controlar a ansiedade que aumenta com a aproximação das provas Read More »

Estácio oferece curso de alfabetização para jovens e adultos no segundo semestre de 2022

Estácio oferece curso de alfabetização para jovens e adultos no segundo semestre de 2022

Iniciativa é desenvolvida pelo Instituto YDUQS de forma totalmente gratuita e com disponibilização de material didático; aulas para jovens e adultos começam em setembro.

O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior pelo Brasil – está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Em Natal, as atividades acontecem na Estácio Alexandrino, no bairro do Alecrim, de forma totalmente gratuita e com disponibilização de material didático.

Os interessados poderão realizar suas matrículas até o dia 30 de agosto e, para isso, basta acessar o site Instituto YDUQS, ou visitar a unidade para fazer sua inscrição presencialmente. As aulas acontecerão a partir do dia 05 de setembro.

Segundo os últimos registros do IBGE sobre o tema, existem 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais no Brasil. Diminuir esta estatística para que esse grupo tenha autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje é um grande desafio.

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio explica que o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, promovido pelo Instituto YDUQS em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. “Mais de 800 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”, comenta.

O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja iniciativa busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e o corpo docente da instituição.

As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.

Você conhece alguém que gostaria de aprender a ler e escrever? Compartilhe essa iniciativa.

SERVIÇO

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Onde:
Estácio Alexandrino – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim
Inscrições e informações por meio do site: Instituto YDUQS

Estacio oferece curso de alfabetizacao para jovens e adultos no segundo semestre de 2022 2

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estácio oferece curso de alfabetização para jovens e adultos no segundo semestre de 2022 Read More »

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore

Uma equipe de robótica do SESI Natal formada por alunos do 7ª e 8º ano está participando do torneio de robótica FLL (FIRST LEGO League). Chamado “Jovens Punarés” – em referência a espécie predominante da caatinga, de tamanho curto e agilidade em seus movimentos – os alunos desenvolveram uma embalagem resistente e sustentável, feita de fibra de coco e papel de sementes, além de um sistema em que, quando o consumidor comprar o produto, ele poderá plantar a embalagem para nascer uma planta.

O desenvolvimento do projeto atende ao tema da Temporada FLL deste ano, que foi denominado como ‘Cargo Connect’, que significa transporte de cargas com logística. “Observamos que há um auto índice de embalagens que chegam danificadas na casa do consumidor, e consequentemente o produto também chega danificado, causando prejuízos para a empresa e para o consumidor”, explica Tainá Layla Myrria, que integra o setor de marketing da equipe do Sesi Natal.

“Além disso a maioria das embalagens são feitas com produtos, que prejudicam o meio ambiente e demoram para se decompor, por exemplo, a lata, o papel, o vidro, o alumínio e o plástico”, explica Tainá. Diante disso, a equipe resolveu atuar em prol da dedicação ao meio ambiente, lançando a embalagem.

Embalagem que vira uma planta

Tainá explica que a embalagem vai ser mais resistente, sustentável e vai ajudar no reflorestamento da cidade. Para que isso se concretize, ela explica como o processo se dará. “Isso acontece por conta de um processo biológico que ocorrerá com o papel de sementes. Quando a embalagem for plantada, as sementes do papel irão entrar em contato com o solo e com a água, e de acordo com o tempo de crescimento de cada planta, uma árvore vai nascer. Já a fibra de coco vai servir como nutriente para a planta”, relata.

Equipe também desenvolve um robô

A equipe também está desenvolvendo um robô. “Neste ano, nosso robô é o Super Mouse, que é super colorido, e ainda menor que no ano passado, quando criamos o lilo bot, para lembrar o punaré. O atual, conta com melhores anexos, que facilitam a realização de ainda mais missões em menos tempo”, explica a aluna.

Premiação

Na temporada de 2021, denominada ‘RePLAY’, a equipe conseguiu o troféu de terceiro lugar na regional, além da medalha de participação na competição nacional. Para este ano, a pretensão da equipe é alcançar a etapa nacional, indo competir em São Paulo, e conseguir passar para a etapa internacional, competindo no exterior.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Equipe do Sesi Natal desenvolve embalagem sustentável que permite plantação de uma árvore Read More »

Abril Azul: CLIAP promove atividades em celebração ao mês do autismo

Abril Azul: CLIAP promove atividades em celebração ao mês do autismo

Em celebração ao mês de conscientização mundial do autismo, o chamado Abril Azul, a Clínica de Atendimento Personalizado em Terapias Avançadas (CLIAP) tem uma programação especial voltada à sociedade de um modo geral e seus pacientes. Com atividades diferenciadas, o objetivo é proporcionar a compreensão, por experiência pessoal, do que significa ter o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como capacitar sobre os cuidados com as crianças com autismo no ambiente escolar.

Nesta quinta-feira (7), a Clínica estará aberta para a vivência no Circuito das Sensações. “O objetivo é fazer com que uma pessoa típica, que não tem autismo, experimente um pouco do que uma criança com autismo sente, nos diversos sentidos do corpo, seja audição, tato, visão”, explica Daniel Salustiano, administrador do setor de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) da CLIAP. O Circuito estará disponível para entrada no dia no horário, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h.

Já no sábado (9), haverá o encontro do projeto “Escolas Parceiras”, com o tema “Autismo na escola: ações de cuidado e afeto que transformam vidas”. Através de uma palestra, oficina e roda de conversa, o propósito do encontro é auxiliar os profissionais da educação sobre como lidar com os alunos com TEA. Para participação neste encontro é necessário inscrição prévia, disponível através do link: https://forms.gle/SmFjUjggy9ZnNyjw8

Serviço
Evento: Mês de conscientização do Autismo – Cliap Infantil

Dia 09/04 – Encontro do projeto “Escola Parceira”
Horário: das 8h às 12h
Tema: Autismo na escola: ações de cuidado e afeto que transformam vidas

Dia 07/04 – Circuito das sensações
Horário: 09h às 11h e 14h às 16h
Tema: Venha vivenciar um pouco das sensações da pessoa com autismo
Entrada livre

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Abril Azul: CLIAP promove atividades em celebração ao mês do autismo Read More »

Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Serão realizadas neste sábado (6.nov.2021) as provas da segunda fase da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil. Nesta etapa, os alunos do Nível 1 (6º e 7º Ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º Ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (Ensino Médio) farão uma prova discursiva, diferenciada por níveis e composta por seis questões valendo até 20 pontos cada.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), a OBMEP tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Uma das escolas participantes nessa segunda fase é o SESI Escola São Gonçalo do Amarante, localizada na região Metropolitana de Natal. Ao todo, 10 alunos da instituição farão as provas nos três níveis.

Alunas do 7º ano, Tainá Layla e Cecília Aine vão participar da prova pelo Nível 1. As duas são amigas e parceiras de outras competições pelo SESI, como na equipe no Torneio First Lego League, competição de Robótica Escolar, onde participaram junto com a Equipe Jovens Punarés, se classificando na competição regional e representando o RN em todo Brasil.

“Para mim, a OBMEP é uma grande oportunidade para crianças e jovens crescerem no mundo por meio da Matemática. Eu tenho grandes expectativas para a olimpíada, espero conseguir uma medalha, mesmo tendo muita gente na competição”, afirmou Tainá, que já foi premiada com a Medalha de Bronze no Concurso Internacional Canguru de Matemática – ciclo 2021. O concurso Canguru é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de seis milhões de participantes por ano em mais de 80 países.

Cecília também tem boas expectativas, e afirma que deseja ter um bom desempenho na prova: “Eu estou muito animada para fazer a prova e que eu quero muito passar. Mas não apenas pela medalha, até porque o que importa não é só isso, é também o conhecimento que você vai conseguir com tudo”, afirmou a jovem.

Estudantes do SESI Escola Sao Goncalo do Amarante vao participar da 16a Olimpiada Brasileira de Matematica 2

O incentivo também ocorre pelo professor de Matemática da instituição, Smith Oliveira. Segundo ele, a competição possibilita identificar talentos na Matemática e promover a inclusão social através da difusão do conhecimento da ciência numérica: “Aqui no SESI Escola São Gonçalo nós estimulamos os nossos discentes a participação na competição e fomos agraciados com aprovações de estudantes para a segunda fase, como por exemplo, as estudantes Cecília e Tainá do 7⁰ ano, Maria Eduarda e Yhana do 9⁰ ano e Nathalia da 1⁰ série. A 2⁰ fase acontecerá no dia 06 de novembro de 2021”, relata o professor.

Na avaliação do gerente do Sesi Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, a OBMEP contribui com o incentivo para o aprendizado da Matemática por parte dos alunos, rendendo bons frutos aos estudantes: “A olimpíada tem sido uma ferramenta valiosa para o engajamento dos alunos do SESI Escola São Gonçalo no ensino da Matemática. A iniciativa desperta cada vez mais o interesse dos alunos pela disciplina, melhorando seu rendimento em sala de aula e despertando competências e habilidades necessárias para seu desenvolvimento acadêmico”, afirma Anderson.

Provas

Para ter acesso ao local de prova, o aluno deverá acessar este link (http://obmep.org.br/mapa_2afase.htm), informar seu estado, seu município, localizar sua escola e seu nome na lista. As escolas que desejem conferir o local em que seus alunos farão a prova da segunda fase devem informar seu código INEP no mesmo link.

A OBMEP recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), o cartão informativo da OBMEP, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. Para mais informações, acesse o regulamento (http://www.obmep.org.br/regulamento.htm).

Os candidatos terão três horas para concluir a avaliação. A divulgação dos premiados será em 18 de janeiro de 2022. Além disso, o uso de máscara é obrigatório durante a realização da prova.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudantes do SESI Escola São Gonçalo do Amarante vão participar da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática Read More »

Joao Maia se reune com ministros FNDE e Funasa para tratar sobre acoes para o Rio Grande do Norte

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN

O deputado federal João Maia cumpriu mais uma agenda nesta terça-feira (14), em Brasília. O primeiro compromisso foi no FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para uma reunião com o diretor de pagamentos, Gabriel Vilar, na presença do prefeito de Tenente Laurentino, Inácio Macedo, e o coordenador pedagógico Emanuel Vieira. Entre os assuntos a resolução de entraves técnicos dos municípios de Tenente Laurentino, Touros, Lucrécia Goianinha e Sítio Novo.

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN

O deputado também esteve no Palácio do Planalto, onde se encontrou com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Sabendo da visita do ministro ao RN na próxima sexta-feira, João Maia fez o convite para Marcelo Queiroga visitar o Hospital de Campanha de Natal.

Em seguida, o parlamentar participou de importantes reuniões: a primeira com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o presidente nacional da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Miguel da Silva Marques, e o superintendente da Funasa no RN Pablo Tatim. A segunda com a ministra Flávia Arruda na Secretaria Nacional de Governo, acompanhado também de Miguel Marques e Pablo Tatim. Reuniões produtivas sobre a ampliação das ações da Funasa no Rio Grande do Norte.

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

João Maia se reúne com ministros, FNDE e Funasa para tratar sobre ações para o RN Read More »

Escola de Natal mantem dialogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying

No RN, Lei Lucas Santos determina que instituições de ensino insiram em seus projetos pedagógicos ações de enfrentamento a práticas abusivas e ofensivas na internet, o cyberbullying.

Este mês é dedicado à campanha Setembro Amarelo e às ações voltadas à valorização da vida, com o intuito de promover mais empatia, respeito, acolhimento e enfrentamento ao suicídio. No Brasil, um estudo recente realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) revelou que uma em cada quatro crianças e adolescentes demonstra graves sinais de ansiedade e depressão durante a pandemia. Aliás, a pandemia aliada ao uso indiscriminado da internet são apontados como os grandes vilões responsáveis por essa realidade.

Na última sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que um em cada dez adolescentes brasileiros já se sentiu ofendido, humilhado ou sofreu ameaças em redes sociais ou aplicativos. Os dados são resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2019, que entrevistou quase 188 mil adolescentes, entre 13 e 17 anos, em 4.361 escolas do país. Vale ressaltar que o estudo foi realizado antes da pandemia.

Aqui no Estado, um caso de grande repercussão estampou a mídia nas últimas semanas, Lucas Santos, um adolescente de 15 anos, filho da cantora Walkyria Santos, tirou a própria vida após sofrer cyberbullying por causa de um vídeo publicado no Tik Tok. O acontecido gerou grande comoção e preocupação na sociedade, com isso, no último dia 02 a Governadora do RN, Fátima Bezerra, sancionou a Lei Lucas Santos, nº 10.981.

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying

O texto da lei determina que as escolas públicas e privadas incluam em seus projetos pedagógicos medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio que compreendam palestras, rodas de conversas, debates e distribuição de matérias de conscientização a toda comunidade escolar.

Atenta a isso, a Casa Escola mantém um diálogo permanente com alunos, profissionais e familiares, a fim de cuidar da saúde mental e promover empatia desde a infância. Uma rotina que já fazia parte da pedagogia da escola mesmo antes da chegada da pandemia e da lei.

Para reforçar este trabalho, a psicóloga da escola, Juliana Guedes de Melo, convidou Débora Sampaio, mestre em psicologia da adolescência, para que juntas conversassem com os estudantes. “Os alunos foram muito abertos ao debate e compartilharam suas experiências e opiniões. Oportunizar esses momentos ajuda a criar um espaço de confiança que aproxima os alunos da equipe escolar”, afirma Juliana.

De acordo com a psicóloga, o bullying e o cyberbullying partem das mesmas atitudes, resultam em agressões direcionadas a um indivíduo. O que as difere é o espaço em que são praticadas, uma na esfera física e a outra na virtual. A sociedade precisa estar atenta a esse comportamento, como alerta a psicóloga: “essas atitudes têm causado prejuízos de ordem emocional significativos às crianças e adolescentes”, explica.

Como identificar o bullying e o cyberbullying?

De acordo com Juliana Guedes de Melo, o bullying consiste na agressão física ou psicológica a outra pessoa. São atos intencionais que se repetem constantemente, como xingamentos, intimidações e danos físicos. Já o cyberbullying, acontece na esfera virtual da internet, principalmente nas redes sociais. “Com a rapidez da propagação e o encorajamento que o falso anonimato dá para a destrutividade, a internet acaba se tornando um ambiente capaz de ser ainda mais perigoso”, enfatiza a especialista.

A profissional alerta, ainda, que, ”as famílias precisam estar próximas e acompanhar as redes sociais dos seus filhos, o tempo dedicado e o que está sendo consumido, esse é o caminho para evitar a prática do cyberbullying e os danos causados por ele. No caso dos adolescentes, que estão estruturando a sua identidade através da identificação com os pares, lidar com exposições e comentários duros traz fragilidade para quem precisa do olhar dos amigos para se ver, se descobrir e se firmar”, explica Juliana.

As escolas e as famílias dos alunos precisam atuar, em parceria, buscando conscientização para o uso seguro das redes, alerta a especialista. “Não é porque as crianças e adolescentes têm habilidades com a tecnologia que são maduras o suficiente para lidar com algumas situações de forma consciente. Assim como são orientados para o que podem ou não fazer no dia-a-dia, crianças e adolescentes precisam ser orientados para o acesso à internet. Por isso, no intuito de somar com a educação e formação dos adolescentes, estamos realizando esse ciclo de conversas com os alunos da Casa Escola”, conclui a psicóloga.

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying II

Cyberbullying e direito à imagem

O direito à imagem da criança e do adolescente é protegido pelo direito fundamental e garantido pelo artigo 227 Constituição Federal, estando sob os cuidados da família, da sociedade e do Estado que têm o dever de assegurar-lhes essa proteção. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também regula esse direito: os pais ou responsáveis legais são encarregados pela vigilância e pela divulgação tanto da imagem desses indivíduos, quanto pelo que eles postam nas redes sociais.

O advogado e docente de Direito da Estácio Natal, André Franco, explica que, além do ECA, existem leis que preveem a proteção da criança e do adolescente quanto a qualquer constrangimento ou violação à sua imagem. Além disso, “têm também as leis específicas, como a Lei do Bullying, nº 13.185 de 2015, que também pode ser aplicada ao cyberbullying, e as leis próprias de cada cidade ou Estado”, pontua.

Quem responde pela violação de direitos realizada por menores?

Segundo André Franco, “os pais das crianças e dos adolescentes são responsáveis legais pelas imagens postadas por eles”, enfatiza. O advogado explica que, a partir do momento em que uma criança ou adolescente posta determinada imagem nas redes sociais e viola o direito de outra criança, quem responde pelo cyberbullying, ou seja, pela violação dos direitos cometidas por ela são os responsáveis legais.

Para aqueles que vivenciaram ou vivenciam situações de cyberbullying, a recomendação do advogado e professor da Estácio é que “procurem a Delegacia da Criança e do Adolescente, registrem a ocorrência do ciberbullying, utilizando as leis disponíveis, seja a lei federal acerca do bullying ou a lei do seu Estado em relação aos casos desse tipo, como por exemplo a Lei Lucas Santos”.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Escola de Natal mantém diálogo permanente sobre enfrentamento ao cyberbullying Read More »

Novos rumos da Educação Básica - Casa Escola destaca experiências com ensino remoto

Novos rumos da Educação Básica: Casa Escola destaca experiências com ensino remoto

A obrigatoriedade do ensino remoto pegou as escolas e muitas famílias de surpresa. No entanto, o que de início se apresentou como um grande desafio para a comunidade escolar, foi se mostrando uma oportunidade, rompendo barreiras geográficas e possibilitando que a sala de aula estivesse a um clique de qualquer lugar do mundo. A Casa Escola já havia experimentado essa realidade em casos muito específicos, mas, com a pandemia, novos horizontes se expandiram.

Antes de o ensino remoto ser a única opção diante do cenário da pandemia, algumas famílias, por necessidades particulares, optaram por esse tipo de método, como conta Priscila Griner, diretora da Casa Escola: “Uma aluna do Ensino Fundamental II precisou passar seis meses no exterior. Durante esse período, ela foi matriculada por seus pais em uma escola em Lyon, na França. Por isso, enviamos apenas o material essencial para que ela pudesse se manter atualizada com os estudos da escola. Acompanhamos o desenvolvimento dela e já sabíamos que a experiência fora do país se somaria aos conhecimentos já adquiridos”, relembra.

Já em casos de viagens mais curtas, alguns pais aderem à modalidade remota para que os filhos não percam os conteúdos e atividades, como foi o caso de Maria Luíza, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental. A família dela teve que passar alguns dias no Piauí e a mãe, Erica Guimarães, optou pela modalidade de ensino remoto: “ela já é bem adaptada à aula online. A vantagem desse modelo é que pode assistir às aulas sem perder os conteúdos, mesmo estando fora da cidade”, explica.

Assim como Erica, muitas famílias brasileiras, e do mundo, se adaptaram a esse tipo de método durante o isolamento social. De acordo com o estudo Diagnóstico Nacional da Educação, realizado em 2020 com 300 escolas particulares de todo país, o ensino remoto feito pelas instituições de ensino privadas tem aprovação de 82,4% das famílias.

É o caso de Regilane Fernandes, mãe de Bruna, do 6º ano. Mesmo estando em casa, “essa experiência trouxe a recuperação de uma rotina de escola, o senso de pertencimento a uma classe e isso estimulou Bruna a retomar o gosto pelo estudo no meio da pandemia. Isto foi fantástico. O ano de 2020 tinha sido muito desestimulante para ela”, relata Regilane, que manteve residência em Brasília enquanto a filha foi aluna da Casa Escola entre fevereiro e março deste ano.

Segundo ela, o acolhimento da escola foi determinante para a adaptação da aluna. “A relação próxima de diálogo nos ajudou a ir percebendo os caminhos de apoio à Bruna na transição das dinâmicas, tanto de mudança de escola, como de cidade, de abordagem pedagógica etc. Destaco, em especial, a adoção da metodologia de tutoria que faz parte da prática da Casa Escola. Contar com a presença, a sensibilidade e o diálogo permanente com uma professora que acompanha semanalmente, de perto, um pequeno grupo de alunos foi um verdadeiro diferencial em todo esse processo. Thayane, tutora da Bruna, foi muito importante para identificar desafios, escolher formas de abordagem e fazer ponte com todos os outros professores”, declara.

Novos rumos da educação

A experiência do ensino remoto mostrou-se tão positiva que Regilane Fernandes optou, apesar de agora residir em Natal, pela filha permanecer acompanhando as aulas remotamente, até que toda a família esteja imunizada contra a Covid-19. Para Priscila Griner, “independente de onde o aluno esteja, se tiver estrutura física e emocional, um lugar exclusivo para que possa estudar e se concentrar, além do acompanhamento de um responsável e, claro, do professor, ele conseguirá seguir as aulas e os conteúdos sem prejuízos”, afirma.

Casos como esses, em sua maioria, abrem caminhos para uma aproximação das famílias com o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, e isso tem sido muito positivo no relacionamento aluno-família-escola. Os dados da edição 2021 do Global Learner Survey (Pesquisa de Aprendizagem Global) mostram que o ensino remoto fez com que 90% dos pais brasileiros participassem de forma mais ativa da vida escolar dos seus filhos, possibilitando um maior envolvimento com o processo educacional.

O ensino que ultrapassa fronteiras internacionais

Com a possibilidade atual do ensino híbrido e a aderência à modalidade remota, muitas famílias se permitiram vivenciar novas experiências e estiveram ainda mais unidas em meio aos desafios da pandemia. Ricardo Valentim, pai de Ricardo, aluno do 6º ano, teve que se ausentar do Brasil durante 54 dias por motivos de trabalho, dividindo-se entre as cidades de Lisboa e Coimbra, em Portugal.

O filho estava matriculado na Casa Escola desde o início do ano e já havia se habituado ao ensino híbrido, tendo parte das aulas virtuais e parte presenciais. Quando surgiu a oportunidade de trabalho, a modalidade de ensino facilitou a experiência de morar em outro país e, ainda assim, continuar estudando na mesma escola. O aluno não perdeu as aulas e pôde participar das dinâmicas, atividades e conteúdos. Além disso, a hora de estudo foi também o momento de Ricardo, aluno, se socializar, já que em Portugal o lockdown não trazia muitas opções de convívio presencial.

“Para nossa família, achamos a experiência muito positiva. Eu acredito que a escola deveria manter o formato híbrido justamente por oferecer essa possibilidade aos pais que precisam ir a missões internacionais, para que possam levar seus filhos. A escola foi muito parceira nesse período, apoiou e entendeu esse momento que o Ricardo estava vivendo”, relembra o pai.

Foto: Reprodução/Ricardo, aluno do 6º ano

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Novos rumos da Educação Básica: Casa Escola destaca experiências com ensino remoto Read More »

Gestores escolares

Em Natal, prefeitura suspende temporariamente escolha de gestores escolares

O processo eleitoral para a escolha dos novos gestores escolares das escolas da rede municipal foi suspenso temporariamente pela Prefeitura de Natal. A suspensão foi confirmada ontem (24) em comunicado assinado pela secretária de Educação, Cristina Diniz. Parte da comunidade escolar já havia solicitado a secretaria para que os atuais mandatos fossem prorrogados por mais um ano a partir de 01 de janeiro de 2022, considerando a pandemia do coronavírus que levou à suspensão das aulas no ano passado e parte deste ano.

Antes da definição final sobre a prorrogação ou não dos mandatos, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) resolveu fazer uma consulta mais ampla à comunidade escolar para melhor embasar e fundamentar a decisão da gestão. Por isso, a suspensão ocorre em caráter provisório. Segundo a prefeitura, a depender da definição, um novo cronograma do processo eleitoral para os gestores escolares será publicado.

Foto: SME

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Natal, prefeitura suspende temporariamente escolha de gestores escolares Read More »

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo